Academic literature on the topic 'Robert Linhart'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Robert Linhart.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Robert Linhart"

1

Catani, Afrânio Mendes. "Linhart, Robert. Lenin, os camponeses, Taylor." Revista de Administração de Empresas 26, no. 1 (March 1986): 107–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901986000100012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bosi, Antonio de Pádua. "Trabalho, imigrantes e política em “Greve na Fábrica”." albuquerque: revista de história 12, no. 24 (December 26, 2020): 42–61. http://dx.doi.org/10.46401/ardh.2020.v12.12009.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a relação entre trabalho, imigrantes e política presente no livro “Greve na Fábrica”, de Robert Linhart, publicado em 1978, articulado às experiências vividas no maio de 68, como estudante, dirigente político e operário “integrado”. Trata-se de uma relação historicamente datada, cujo fato principal aqui destacado é a experiência de entrosamento entre operários de diversas nacionalidades na linha de montagem da Citroën em 1969. Num plano paralelo está a narrativa de Linhart sobre seus vínculos com a classe operária encontrados no cotidiano do trabalho. Espera-se abordar tais pontos orbitando em torno de distintas identidades culturais face a experiência do trabalho industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sanches, Pedro Luís Machado, Silvana Salazar Aranibar, and Mara Lúcia Carrett Vasconcelos. "Um “trampolim incomparável para novas descobertas” no estudo da cerâmica antiga e linhas de investigação dele advindas, segundo John Robert Guy – com a tradução integral do texto do perito nas pré-atas do colóquio Céramique et Peinture Grecques, Modes d’Emploi." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 23 (December 26, 2013): 179. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2013.106854.

Full text
Abstract:
Um “trampolim incomparável para novas descobertas” no estudo da cerâmica antiga e linhas de investigação dele advindas, segundo John Robert Guy – com a tradução integral do texto do perito nas pré-atas do colóquio Céramique et Peinture Grecques, Modes d’Emploi.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bredekamp, Horst. "O poder do conhecimento da linha em Galilei, Hobbes e Hooke." Cadernos de História da Ciência 11, no. 2 (December 31, 2015): 16–35. http://dx.doi.org/10.47692/cadhistcienc.2015.v11.33890.

Full text
Abstract:
Desenhos, aquarelas, gravuras em cobre e água-forte podem formar construções em filigrana, extremamente refinadas, que chegam até à elaboração imaterial de um pensamento, mas que também permitem uma reprodução a mais direta possível dos objetos. Essa dupla posição do visual inspirou três pesquisadores do séc. XVII, que foram bem-sucedidos na visualização da superfície da lua (Galileu Galilei), do domínio do Estado (Thomas Hobbes) e do mundo microscópico (Robert Hooke). Ao menos nesses exploradores do estelar, do político e do microbiano, a separação entre “pensamento e contemplação” dissolvese numa intensa simbiose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Simioni, Rafael Lazzarotto, and Robson Soares Leite. "Racionalidade da Decisão Judicial em Robert Alexy." Revista de Teorias da Justiça, da Decisão e da Argumentação Jurídica 1, no. 1 (December 6, 2015): 177. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9644/2015.v1i1.715.

Full text
Abstract:
Um dos primeiros passos dados pelos pós-positivismos foi o de superar a proposta metodológica do positivismo jurídico face a resistência em admitir a submissão das decisões judiciais a critérios objetivos para além das normas jurídicas. Desta ambiência surgem inúmeras teorias, especialmente a teoria da argumentação jurídica [TAJ] de Robert Alexy, cuja finalidade é de conceber uma justificação racional de fundamentação para a decisão jurídica. O presente artigo, assim, tem por objetivo discorrer, ainda que em linhas gerais, a respeito dos mecanismos utilizados para afastar o decisionismo do seio jurídico, cuja subjetividade pode levar à arbitrariedade e, inclusive, à irracionalidade, comprometendo o Estado Democrático de Direito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Saldanha, Gustavo. "Linha cumeada: uma arqueologia dos enunciados epistemológicos da Bibliografia na fundamentação da Ciência da Informação." Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 25, Especial (December 2, 2020): 1–16. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e73443.

Full text
Abstract:
Objetivo: Investigar, através do pressuposto epistemológico-histórico, a formação da Ciência da Informação à luz dos discursos e dos enunciados da Bibliografia em discursos de fundamentação do campo. Método: Trata-se de reflexão teórica, via a abordagem diacrônica da epistemologia histórica e da filosofia da linguagem, tendo como corpus obras seminais de Gabriel Peignot, Paul Otlet, Nicolas Roubakine, Shyiali Ranganathan e Robert Estivals. Resultado: A pesquisa demonstra, a partir dos discursos coletados nas obras de fundamentação do campo, o papel estrutural e estruturante da Bibliografia na construção da Ciência da Informação. Conclusões: A fundamentalidade da Bibliografia é afirmada pelos resultados, demonstrando, para além de seu papel epistemológico central no processo histórico de formação da Ciência da Informação, seus usos como força política e ferramenta de transformação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Anicet, Anne, and Evelise Rüthschilling. "Substraction cutting aplicada ao design de moda sustentável." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 8, no. 17 (October 27, 2015): 37. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v8i17.8.

Full text
Abstract:
O presente artigo traz resultados sobre a aplicação da técnica de modelagem Substraction Cutting, criada e difundida pelo autor e designer Julian Roberts no seu livro Free Cutting (2012), em linha de produção de confecção como possível metodologia de projetação para design de moda sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Meneses, Murilo Sousa de, Juan Carlos Montano Pedroso, Rúbia Fátima Fuzza, and Jerônimo Buzetti Milano. "Análise comparativa de cortes de encéfalos humanos com coloração por três técnicas diferentes." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 62, no. 2a (June 2004): 276–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2004000200016.

Full text
Abstract:
O estudo anatômico do encéfalo em cortes é facilitado empregando-se métodos de coloração para substância cinzenta. Os métodos mais freqüentemente empregados são os de Barnard, Robert e Brown, Mulligan e Green. O objetivo deste estudo foi determinar qual dessas técnicas apresenta melhores resultados com relação à diferenciação entre substâncias branca e cinzenta. Trinta cortes coronais de hemisfério cerebral humano foram submetidos às três técnicas, comparados entre si e analisados de acordo com três parâmetros estabelecidos: grau de diferenciação entre as substâncias branca e cinzenta; presença de linha única e contínua separando a substância branca do córtex cerebral; grau de impregnação da coloração em outros locais de substância branca. Atribuíram-se pontuações de 0 a 3 conforme a presença destes parâmetros, cada corte recebendo pontuação total que variava de 0 a 9. Após análise estatística, a técnica de Barnard, Robert e Brown apresentou média 8,33; a de Green 7,93 e a de Mulligan, 7,5, com diferença estatisticamente significativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Teles Pires, Teresinha Inês. "TEORIAS DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA E A PRÁTICA DISCURSIVA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL: Metodologias Analíticas e Estudo de Casos (AC 4.070/DF e ADI 5526/DF)." Revista Direitos Fundamentais & Democracia 24, no. 2 (August 16, 2019): 102–27. http://dx.doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v24i21228.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem a intenção de expor, em linhas gerais, os fundamentos e as metodologias da argumentação jurídica, cujo propósito consiste em sedimentar um modelo racional de interpretação das leis, capaz de combater o decisionismo e a arbitraidade judiciais. Em um breve estudo das teorias de Robert Alexy, Neil MacCormick e Klaus Günther, serão esboçados os aspectos convergentes e divergentes de suas premissas e as questões relacionadas à justificação objetiva das decisões jurídicas. Na parte final, serão analisadas, à luz dos critérios lançados pelas mencionadas teorias, duas ações julgadas pelo Supremo Tribunal Federal, com o objetivo de aperfeiçoar as principais razões adotadas pelos juízes e problematizar os acertos e desacertos argumentativos que podem ser extraídos dos seus votos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Malaquias, Anderson Gonçalves. "O micróbio protagonista: notas sobre a divulgação da bacteriologia na Gazeta Médica da Bahia, século XIX." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 23, no. 3 (July 18, 2016): 733–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702016005000015.

Full text
Abstract:
Resumo A teoria dos germes, decorrente, em especial, dos trabalhos de Louis Pasteur e Robert Koch, fez estremecer as bases do saber médico a partir da segunda metade do período oitocentista e promoveu uma revolução na “arte de curar”. A busca por micróbios específicos para as doenças norteou as investigações de pesquisadores convertidos aos dogmas pasteurianos. Este trabalho procura mostrar, em linhas gerais, o papel desempenhado pela Gazeta Médica da Bahia no processo de divulgação da bacteriologia junto às comunidades médicas baiana e nacional. O artigo apresenta alguns trabalhos e reflexões de colaboradores do periódico e destaca algumas controvérsias que ajudaram a traçar um panorama da difusão da teoria dos germes pelo Brasil ao longo do século XIX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Robert Linhart"

1

Volpato, Junior Alvaro. "Análise estrutural de componentes de plásticos amorfos frágeis com linhas de solda por meio da mecânica da fratura / Alvaro Volpato Junior ; orientador, Roberto Dalledone Machado." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_PR, 2002. http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=560.

Full text
Abstract:
Dissertação (dissertação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2002
Inclui bibliografias
Este trabalho tem por objetivo avaliar a resistência de peças de plástico injetado que, sob certas circunstâncias, apresentamm uma região enfraquecida denominada "linha de solda". As linhas de solda, que se formam pelo encontro de duas frentes de material
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

David, Anne-Marie. "Le roman sans projet : représentations du travail et de la débâcle industrielle dans la littérature française contemporaine." Thèse, 2016. http://hdl.handle.net/1866/18458.

Full text
Abstract:
À ses débuts au XIXe siècle et jusque dans la première moitié du XXe, le roman social français a accordé une place de choix au travail. Si l’objet littéraire est relégué à l’arrière-plan après la Deuxième Guerre mondiale, il connaît un important regain dans les textes actuels, alors que ses référents empiriques ont considérablement changé. Il en résulte que les représentations contemporaines, pour notables que soient les différences formelles qui les démarquent des antécédentes, ont en commun avec elles d’être structurées par les mêmes thèmes fondamentaux : la mort est l’un d’eux, cependant qu’elle affecte désormais autant l’individu au travail que le travail lui-même. Cette thèse prend acte d’une telle continuité disruptive. La lecture des textes contemporains qu’elle propose est soucieuse de leur inscription à la fois dans l’histoire sociale, dans l’histoire des formes littéraires et dans un ensemble de représentations nouvelles. Elle cherche à décrire les mises en texte du travail en interaction avec un imaginaire social conjoncturel, ce qui indique qu’elle se situe sur le terrain de la sociocritique. Dans cette perspective sociocriticienne, elle mobilise divers outils critiques et théoriques des études littéraires, pour décortiquer l’organisation interne des textes, et engage un dialogue avec la sociologie du travail et la philosophie moderne, pour les interpréter. Son objectif est de comprendre ce que les textes disent du travail et de la société, mais aussi de montrer en quoi « représenter le travail » affecte les modalités de l’acte de « représenter » tout court. Les concepts mis en relation avec le travail pour évaluer sa trajectoire narrative sont d’abord dégagés par l’analyse des codes naturalistes et réalistes « classiques » (dans _Germinal_ d’Émile Zola, 1885, et _Élise ou la vraie vie_ de Claire Etcherelli, 1967). Ces concepts sont la mort, l’ensauvagement et le non-travail. L’étude porte ensuite sur les déplacements et les réagencements qu’ils subissent dans les textes récents. Une comparaison entre les modes principaux de traitement qu’ils appliquent au travail permet de mettre en valeur les traits définitoires de sa représentation actuelle et les particularités de ses variantes. La littérature de recherche, campée par l’œuvre de François Bon, est mise en rapport avec le témoignage (_L’établi_ de Robert Linhart, 1978) et le roman noir (_Lorraine Connection_ de Dominique Manotti, 2006), tandis qu’une discussion autour de la notion de roman d’entreprise (_Nous étions des êtres vivants_ de Nathalie Kuperman, 2010) introduit une distinction thématique au sein du corpus essentiellement industriel. Le parcours complet fait apparaître, par recoupements et par dissonances, les contours d’une catégorie esthétique à la fois plus englobante et légèrement décalée : le « roman sans projet » du travail contemporain. Ce roman accuse autant qu’il met en forme une idée de perte généralisée, dont l’aboutissement est la précarité grandissante – du travail et de l’expérience humaine qu’il génère – évoquée dans _Composants_ de Thierry Beinstingel (2002).
From its beginnings in the nineteenth century to the 1950s, the French social novel ("roman social") gave a prominent place to labour. After World War II, the topic is relegated to the background, but current texts show a significant revival, whilst the empirical referents of "work" have changed considerably. Though notably different in their form from the previous ones, contemporary representations of labour are structured according to the same basic themes. Death is one of them; however, it now affects the working individual as well as work itself. This dissertation acts upon such a disruptive continuity. Its reading of contemporary texts is aware of the role these texts play in both social and literary history as well as in the elaboration of new representations. Following the methods of sociocriticism ("sociocritique"), it seeks to describe the way work is thematised in interaction with a social imaginary ("imaginaire social"). In this perspective, the dissertation borrows various critical and theoretical tools from literary studies, to analyse the texts’ internal organisation, and engages a dialogue with the sociology of work and modern philosophy, in order to interpret them. Its goal is to understand what those texts say about work and about society, but also to show how "representing work" affects the act of "representing". The concepts used to assess the narrative trajectory of work are derived from the analysis of naturalistic and realistic codes (in Émile Zola’s _Germinal_, 1885, and Claire Etcherelli’s _Élise ou la vraie vie_, 1967). These concepts are death, "ensauvagement" and non-work. The study then focuses on how these concepts are rearranged in recent texts. A comparison between the modes of literary treatment they apply to work allows to define the features of current representations as well as to identify the specificity of variants. "Literature of research", embodied by the writings of François Bon, is examined in its relationship to testimony (_L’établi_ by Robert Linhart, 1978) and to the roman noir (_Lorraine Connection_ by Dominique Manotti, 2006). A discussion around the notion of "business novel" (_Nous étions des êtres vivants_ by Nathalie Kuperman, 2010) introduces a thematic distinction within the mainly industrial corpus. Through various subtractions and parallels, the dissertation reveals the outlines of a larger aesthetic category: the "novel without a project" of contemporary work. As much as it expresses an idea of widespread loss, this novel is shaped by that very loss, which culminates in the growing precariousness – of work and of the human experience it generates – described in _Composants_ by Thierry Beinstingel (2002).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Daemon, Flávia Xavier Moreira. "A cooperação homem-robot em sistemas de produção flexíveis e reconfiguráveis: contribuições para uma metodologia de desenho de linhas de produção." Dissertação, 2017. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/106523.

Full text
Abstract:
Atualmente, os sistemas de produção tem vindo a aguentar uma grande pressão para lidar com mudanças e incertezas em diversos aspectos relacionados tanto com o produto em si como com a produção. A indústria produtiva vê-se então forçada a reavaliar seus paradigmas de produção, de modo que um sistema de fabrico possa ser projetado e operado de forma eficiente no ambiente em constante mudança. Sendo o conceito de sistemas de produção muito abrangente, o trabalho desenvolvido foca-se num dos seus elementos-chave - Linhas de Montagem - Assembly Lines. A presente dissertação visa analisar a influência de uma característica que atualmente, e cada vez mais, mostra-se essencial em ambientes fabris, a flexibilidade das linhas. Assim, pretende-se a elaboração de uma abordagem sistemática que simplifique e auxilie a inclusão dos conceitos de flexibilidade e reconfigurabilidade em linhas de montagem. O foco será otimizar a estruturação da linha segundo o tipo de mão de obra utilizada e o nível de automação empregue. Como resultado final pretende-se a obtenção de um procedimento decomposto num conjunto de passos simplificados e objetivos que, ao serem concretizados, resultem na melhor maneira de alocar homens e máquinas para otimizar a flexibilidade do sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Daemon, Flávia Xavier Moreira. "A cooperação homem-robot em sistemas de produção flexíveis e reconfiguráveis: contribuições para uma metodologia de desenho de linhas de produção." Master's thesis, 2017. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/106523.

Full text
Abstract:
Atualmente, os sistemas de produção tem vindo a aguentar uma grande pressão para lidar com mudanças e incertezas em diversos aspectos relacionados tanto com o produto em si como com a produção. A indústria produtiva vê-se então forçada a reavaliar seus paradigmas de produção, de modo que um sistema de fabrico possa ser projetado e operado de forma eficiente no ambiente em constante mudança. Sendo o conceito de sistemas de produção muito abrangente, o trabalho desenvolvido foca-se num dos seus elementos-chave - Linhas de Montagem - Assembly Lines. A presente dissertação visa analisar a influência de uma característica que atualmente, e cada vez mais, mostra-se essencial em ambientes fabris, a flexibilidade das linhas. Assim, pretende-se a elaboração de uma abordagem sistemática que simplifique e auxilie a inclusão dos conceitos de flexibilidade e reconfigurabilidade em linhas de montagem. O foco será otimizar a estruturação da linha segundo o tipo de mão de obra utilizada e o nível de automação empregue. Como resultado final pretende-se a obtenção de um procedimento decomposto num conjunto de passos simplificados e objetivos que, ao serem concretizados, resultem na melhor maneira de alocar homens e máquinas para otimizar a flexibilidade do sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Robert Linhart"

1

Silva, Álvaro Ferreira da. Transtorno mental de professores da rede municipal de educação em Palmas TO, 2008 a 2011, e a possível relação com o trabalho. Editora Dialética, 2020. http://dx.doi.org/10.48021/978-65-5877-279-8.

Full text
Abstract:
O livro mostra a árdua trajetória de buscar a maior isenção possível para conseguir uma melhoria na qualidade de Notificação, do que estava disponível até então. Nos quatro anos que antecederam a pesquisa, 2 notificações apenas de Transtornos Mentais relacionadas com o trabalho. Durante a aplicação de 250 testes SRQ 20 foi possível identificar 3 casos notificáveis. Duas situações são importantes: a primeira se restringe ao número de testes que permitem significância matemática, ou X2 (qui quadrado) que depois foi conhecido como 350 testes. Se essa tivesse sido conhecida antes, teríamos significância matemática, e fica aqui aberta a dica para futuros trabalhos; a segunda tem a ver com as considerações multiprofissionais coletivas que resultou em dois anos com 10 notificações cada, e logo após, voltou a cair no esquecimento. Esse trabalho só foi possível com a autorização da Secretaria de Educação Municipal de Palmas, isso depois de uma tentativa frustrante de fazer o levantamento via Sindicato. Os Professores Christofe Dejours e Alvaro Roberto Crespo Merlo, respectivamente da França e do Brasil, foram guardiões da linha adotada da mudança e transitório do sofrimento devido ao trabalho. A contribuição ao entendimento e respeito ao complexo perfil exigido dos professores da rede básica de ensino é pela identificação dos casos de sofrimento e afastamento até completar o tratamento. A contribuição que o trabalhador dá a seu trabalho de forma prazerosa é um elemento a ser perseguido. A frustração de um professor quando não está preparado, violência no trabalho e mal-estar organizacional. Conhecedor de sua condição, o trabalhado pode fazer outra coisa para a qual esteja mais preparado ou lhe dê mais prazer. A prevenção e evitar que situações como essas ocorram, é uma contribuição do SRQ20 aplicado a rede municipal de ensino (ensino fundamental).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Robert Linhart"

1

Soron, Antony. "L’établi de Robert Linhart, un héros du peuple en intertexte." In Le héros populaire, un héros politique ?, 293–302. Presses Universitaires de Bordeaux, 2012. http://dx.doi.org/10.4000/books.pub.23723.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography