To see the other types of publications on this topic, follow the link: Robert Linhart.

Journal articles on the topic 'Robert Linhart'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Robert Linhart.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Catani, Afrânio Mendes. "Linhart, Robert. Lenin, os camponeses, Taylor." Revista de Administração de Empresas 26, no. 1 (March 1986): 107–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901986000100012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bosi, Antonio de Pádua. "Trabalho, imigrantes e política em “Greve na Fábrica”." albuquerque: revista de história 12, no. 24 (December 26, 2020): 42–61. http://dx.doi.org/10.46401/ardh.2020.v12.12009.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a relação entre trabalho, imigrantes e política presente no livro “Greve na Fábrica”, de Robert Linhart, publicado em 1978, articulado às experiências vividas no maio de 68, como estudante, dirigente político e operário “integrado”. Trata-se de uma relação historicamente datada, cujo fato principal aqui destacado é a experiência de entrosamento entre operários de diversas nacionalidades na linha de montagem da Citroën em 1969. Num plano paralelo está a narrativa de Linhart sobre seus vínculos com a classe operária encontrados no cotidiano do trabalho. Espera-se abordar tais pontos orbitando em torno de distintas identidades culturais face a experiência do trabalho industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sanches, Pedro Luís Machado, Silvana Salazar Aranibar, and Mara Lúcia Carrett Vasconcelos. "Um “trampolim incomparável para novas descobertas” no estudo da cerâmica antiga e linhas de investigação dele advindas, segundo John Robert Guy – com a tradução integral do texto do perito nas pré-atas do colóquio Céramique et Peinture Grecques, Modes d’Emploi." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 23 (December 26, 2013): 179. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2013.106854.

Full text
Abstract:
Um “trampolim incomparável para novas descobertas” no estudo da cerâmica antiga e linhas de investigação dele advindas, segundo John Robert Guy – com a tradução integral do texto do perito nas pré-atas do colóquio Céramique et Peinture Grecques, Modes d’Emploi.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bredekamp, Horst. "O poder do conhecimento da linha em Galilei, Hobbes e Hooke." Cadernos de História da Ciência 11, no. 2 (December 31, 2015): 16–35. http://dx.doi.org/10.47692/cadhistcienc.2015.v11.33890.

Full text
Abstract:
Desenhos, aquarelas, gravuras em cobre e água-forte podem formar construções em filigrana, extremamente refinadas, que chegam até à elaboração imaterial de um pensamento, mas que também permitem uma reprodução a mais direta possível dos objetos. Essa dupla posição do visual inspirou três pesquisadores do séc. XVII, que foram bem-sucedidos na visualização da superfície da lua (Galileu Galilei), do domínio do Estado (Thomas Hobbes) e do mundo microscópico (Robert Hooke). Ao menos nesses exploradores do estelar, do político e do microbiano, a separação entre “pensamento e contemplação” dissolvese numa intensa simbiose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Simioni, Rafael Lazzarotto, and Robson Soares Leite. "Racionalidade da Decisão Judicial em Robert Alexy." Revista de Teorias da Justiça, da Decisão e da Argumentação Jurídica 1, no. 1 (December 6, 2015): 177. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9644/2015.v1i1.715.

Full text
Abstract:
Um dos primeiros passos dados pelos pós-positivismos foi o de superar a proposta metodológica do positivismo jurídico face a resistência em admitir a submissão das decisões judiciais a critérios objetivos para além das normas jurídicas. Desta ambiência surgem inúmeras teorias, especialmente a teoria da argumentação jurídica [TAJ] de Robert Alexy, cuja finalidade é de conceber uma justificação racional de fundamentação para a decisão jurídica. O presente artigo, assim, tem por objetivo discorrer, ainda que em linhas gerais, a respeito dos mecanismos utilizados para afastar o decisionismo do seio jurídico, cuja subjetividade pode levar à arbitrariedade e, inclusive, à irracionalidade, comprometendo o Estado Democrático de Direito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Saldanha, Gustavo. "Linha cumeada: uma arqueologia dos enunciados epistemológicos da Bibliografia na fundamentação da Ciência da Informação." Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 25, Especial (December 2, 2020): 1–16. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e73443.

Full text
Abstract:
Objetivo: Investigar, através do pressuposto epistemológico-histórico, a formação da Ciência da Informação à luz dos discursos e dos enunciados da Bibliografia em discursos de fundamentação do campo. Método: Trata-se de reflexão teórica, via a abordagem diacrônica da epistemologia histórica e da filosofia da linguagem, tendo como corpus obras seminais de Gabriel Peignot, Paul Otlet, Nicolas Roubakine, Shyiali Ranganathan e Robert Estivals. Resultado: A pesquisa demonstra, a partir dos discursos coletados nas obras de fundamentação do campo, o papel estrutural e estruturante da Bibliografia na construção da Ciência da Informação. Conclusões: A fundamentalidade da Bibliografia é afirmada pelos resultados, demonstrando, para além de seu papel epistemológico central no processo histórico de formação da Ciência da Informação, seus usos como força política e ferramenta de transformação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Anicet, Anne, and Evelise Rüthschilling. "Substraction cutting aplicada ao design de moda sustentável." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 8, no. 17 (October 27, 2015): 37. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v8i17.8.

Full text
Abstract:
O presente artigo traz resultados sobre a aplicação da técnica de modelagem Substraction Cutting, criada e difundida pelo autor e designer Julian Roberts no seu livro Free Cutting (2012), em linha de produção de confecção como possível metodologia de projetação para design de moda sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Meneses, Murilo Sousa de, Juan Carlos Montano Pedroso, Rúbia Fátima Fuzza, and Jerônimo Buzetti Milano. "Análise comparativa de cortes de encéfalos humanos com coloração por três técnicas diferentes." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 62, no. 2a (June 2004): 276–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2004000200016.

Full text
Abstract:
O estudo anatômico do encéfalo em cortes é facilitado empregando-se métodos de coloração para substância cinzenta. Os métodos mais freqüentemente empregados são os de Barnard, Robert e Brown, Mulligan e Green. O objetivo deste estudo foi determinar qual dessas técnicas apresenta melhores resultados com relação à diferenciação entre substâncias branca e cinzenta. Trinta cortes coronais de hemisfério cerebral humano foram submetidos às três técnicas, comparados entre si e analisados de acordo com três parâmetros estabelecidos: grau de diferenciação entre as substâncias branca e cinzenta; presença de linha única e contínua separando a substância branca do córtex cerebral; grau de impregnação da coloração em outros locais de substância branca. Atribuíram-se pontuações de 0 a 3 conforme a presença destes parâmetros, cada corte recebendo pontuação total que variava de 0 a 9. Após análise estatística, a técnica de Barnard, Robert e Brown apresentou média 8,33; a de Green 7,93 e a de Mulligan, 7,5, com diferença estatisticamente significativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Teles Pires, Teresinha Inês. "TEORIAS DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA E A PRÁTICA DISCURSIVA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL: Metodologias Analíticas e Estudo de Casos (AC 4.070/DF e ADI 5526/DF)." Revista Direitos Fundamentais & Democracia 24, no. 2 (August 16, 2019): 102–27. http://dx.doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v24i21228.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem a intenção de expor, em linhas gerais, os fundamentos e as metodologias da argumentação jurídica, cujo propósito consiste em sedimentar um modelo racional de interpretação das leis, capaz de combater o decisionismo e a arbitraidade judiciais. Em um breve estudo das teorias de Robert Alexy, Neil MacCormick e Klaus Günther, serão esboçados os aspectos convergentes e divergentes de suas premissas e as questões relacionadas à justificação objetiva das decisões jurídicas. Na parte final, serão analisadas, à luz dos critérios lançados pelas mencionadas teorias, duas ações julgadas pelo Supremo Tribunal Federal, com o objetivo de aperfeiçoar as principais razões adotadas pelos juízes e problematizar os acertos e desacertos argumentativos que podem ser extraídos dos seus votos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Malaquias, Anderson Gonçalves. "O micróbio protagonista: notas sobre a divulgação da bacteriologia na Gazeta Médica da Bahia, século XIX." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 23, no. 3 (July 18, 2016): 733–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702016005000015.

Full text
Abstract:
Resumo A teoria dos germes, decorrente, em especial, dos trabalhos de Louis Pasteur e Robert Koch, fez estremecer as bases do saber médico a partir da segunda metade do período oitocentista e promoveu uma revolução na “arte de curar”. A busca por micróbios específicos para as doenças norteou as investigações de pesquisadores convertidos aos dogmas pasteurianos. Este trabalho procura mostrar, em linhas gerais, o papel desempenhado pela Gazeta Médica da Bahia no processo de divulgação da bacteriologia junto às comunidades médicas baiana e nacional. O artigo apresenta alguns trabalhos e reflexões de colaboradores do periódico e destaca algumas controvérsias que ajudaram a traçar um panorama da difusão da teoria dos germes pelo Brasil ao longo do século XIX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Alves, Bruno Franco, and Marina Oliveira Guimarães. "Justificação racional das decisões jurídicas em Robert Alexy e a crítica de Jürgen Habermas." Revista de Direitos e Garantias Fundamentais, no. 10 (April 18, 2012): 15. http://dx.doi.org/10.18759/rdgf.v0i10.151.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem por objetivo apresentar em linhas gerais a proposta metodológica de Robert Alexy para a justificação racional das decisões jurídicas e a crítica correspondente que lhe é dirigida por Jürgen Habermas. Alexy desenvolve uma teoria da argumentação jurídica em que busca estabelecer critérios, condições e regras capazes de balizar a correta aplicação do direito. Ao diferenciar as normas jurídicas em regras e princípios, propõe um procedimento próprio a ser seguido pelo intérprete em caso de colisão de princípios e afirma que eles constituem mandados de otimização passíveis de serem aplicados em distintas gradações. Em sua crítica, Habermas apresenta os pontos fracos da teoria da argumentação jurídica de Alexy e alerta para os riscos que sua concepção axiologizante dos princípios representaria aos direitos individuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Balestra, Vinícius Batelli de Souza. "Ainda o Presidencialismo: um debate a partir do pensamento de Roberto Mangabeira Unger." Revista Direito e Práxis 12, no. 2 (April 2021): 1390–418. http://dx.doi.org/10.1590/2179-8966/2021/59625.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo tem como objetivo fazer um debate a respeito da proposta feita por Roberto Mangabeira Unger para a reforma do sistema de governo no Brasil. Aborda-se, em linhas gerais, a proposta de Unger em apontar uma ação política transformadora para o país, e o contexto em que ele propõe a reforma do presidencialismo. A partir de um diálogo com fontes do pensamento político brasileiro, faz-se uma discussão dessa proposta, levantando algumas polêmicas. Desvela-se aqui um esforço para discutir os sistemas de governo no âmbito da proposta de experimentalismo democrático – um exercício Unger contra Unger.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

TAVARES, LEANDRO AUGUSTO Augusto Felix, Tiago Pereira da Silva Correia, Saulo Fernando Gomes Sousa, Neilor Bugoni Riquetti, and Paulo Roberto Arbex Silva. "VIABILIDADE ECONÔMICA DA SEMEADURA DE SOJA EM DIFERENTES ARRANJOS ESPACIAIS DE PLANTAS." ENERGIA NA AGRICULTURA 34, no. 2 (June 12, 2019): 171–79. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2019v34n2p171-179.

Full text
Abstract:
VIABILIDADE ECONÔMICA DA SEMEADURA DE SOJA EM DIFERENTES ARRANJOS ESPACIAIS DE PLANTAS LEANDRO AUGUSTO FELIX TAVARES1, TIAGO PEREIRA DA SILVA CORREIA2, SAULO FERNANDO GOMES SOUSA3, NEILOR BUGONI RIQUETTI4, PAULO ROBERTO ARBEX SILVA5 1 Instituto de Ciências Agrárias, Universidade federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Avenida Universitária, número 1000, bairro Universitários, Cep: 38610-000, Unaí/MG, Brasil, e-mail: leandro.tavares@ufvjm.edu.br 2 Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília, Campos Universitário Darci Ribeiro ICC – Asa Norte, Cep: 04508, Brasília/DF, e-mail: tiagocorreia@unb.br 3 Agroefetiva, Rua Pinheiro Machado, número 689, bairro Vila São Lucio, Cep: 18600-180 Botucatu/SP, e-mail: saulofgs@hotmail.com 4 Departamento de Agricultura, Biodiversidade e Florestas, Universidade Federal de Santa Catarina, Rodovia Ulysses Gaboardi, número 3000, Cep: 89520-000, Curitibanos/SC, e-mail: neilor.b.riquetti@ufsc.br 5 Departamento de Engenharia Rural, Universidade Estadual paulista Júlio de Mesquita Filho, Rua Dr. José Barbosa de Barros, número 1780, Cep: 18610-034, bairro Jardim Paraiso, Botucatu/ SP, e-mail arbex@fca.unesp.br RESUMO: Novos arranjos de semeadura têm sido estudados por diversos pesquisadores na tentativa de se obter maiores produtividades, dentre eles o espaçamento reduzido entre linhas, linhas cruzadas e linha dupla. O objetivo do trabalho foi realizar a produtividade e balanço econômico da semeadura de soja utilizando diferentes arranjos espaciais de plantas e semeadoras-adubadoras. O experimento foi conduzido na área experimental da Fazenda Lageado, pertencente a Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista, Campus Botucatu-SP. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em esquema fatorial 4 x 2, sendo quatro arranjos de plantas na semeadura (convencional, cruzada, adensado e em fileira dupla) e dois tipos de semeadora-adubadora (Precisão e fluxo contínuo), com quatro repetições, totalizando 32 parcelas experimentais. O balanço econômico foi realizado utilizando a metodologia de custo operacional de máquinas agrícolas descrita por Mialhe (1974) e ASABE (2011). Pode-se concluir que o arranjo de semeadura de soja em linha dupla com semeadora-adubadora de precisão apresenta maior produtividade, rentabilidade e benefício/custo. Palavras-chaves: produtividade, desempenho operacional, rentabilidade, linha dupla. ECONOMIC VIABILITY OF SOYBEAN SOWING IN DIFFERENT PLANTS SPATIAL ARRANGEMENTS ABSTRACT: Several researchers has been studying new sowing arrangements, including reduced row spacing, cross row spacing and double row spacing in an attempt to obtain higher yields. The aim of this study was to perform soybean sowing productivity and economic balance using different spatial arrangements of plants and sowing-fertilizers. The experiment was conducted in the experimental area of Lageado Farm, belonging to the College of Agricultural Sciences at University of Sao Paulo State Campus of Botucatu, Sao Paulo, Brazil. The experimental design was in a randomized block design, in a 4 x 2 factorial scheme, with four planting arrangements (conventional, crossed, adensed and double row) and two types of sowing-fertilizers (precision and continuous flow), with four replications, totali zing 32 experimental plots. The economical balance was carried out using operational cost of agricultural machines methodology. It was concluded that the double row soybean sowing arrangement with the precision sowing-fertilizer presents higher productivity, profitability and cost-benefit. Keywords: productivity, operating performance, profitability, double line.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Ferreira, Rafael Fonseca. "(A)crítica recepção das teses alexyanas." Revista Brasileira de Direitos Fundamentais & Justiça 7, no. 25 (December 30, 2013): 87–114. http://dx.doi.org/10.30899/dfj.v7i25.240.

Full text
Abstract:
A proposta do presente trabalho é, a partir da apresentação das principais teorias de Robert Alexy, extraídas de suas obras mais difundidas – Teoria da Argumentação Jurídica e a Teoria dos Direitos Fundamentais – debater a sua incorreta recepção pelo direito brasileiro, ante a descontextualização histórica, política, jurídica. O ponto fundamentalmente criticado é, na ótica da hermenêutica de natureza fenomenológica, que as teses de Alexy – moral como corretiva do direito, discurso jurídico como caso especial do discurso prático em geral, cisão estrutural entre regras e princípios, princípios como mandados de otimização, ponderação e proporcionalidade – não são compatíveis com o constitucionalismo democrático, uma vez que apostam na discricionariedade judicial para solução de problemas interpretativos. Nas entre linhas, se apontará para a necessária mudança de paradigma, fundamentada numa hermenêutica (filosófica), onde a Constituição atua como condição de possibilidade para interpretações compromissadas com a tradição, coerência e integridade do Direito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Da Cruz, Gabriel Dias Marques. "RESENHA DA OBRA A PROJEÇÃO DA CONSTITUIÇÃO SOBRE O ORDENAMENTO JURÍDICO, DE FRANCISCO BALAGUER CALLEJÓN." Novos Estudos Jurí­dicos 20, no. 3 (November 14, 2015): 1188. http://dx.doi.org/10.14210/nej.v20n3.p1188-1191.

Full text
Abstract:
O Professor Francisco Balaguer Callejón tem se tornado cada vez mais conhecido no Brasil, tendo publicado diversas obras no País e recebido, inclusive, o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Maranhão. Atua como Professor Catedrático de Direito Constitucional na Universidade de Granada, na Espanha, assim como é Catedrático Jean Monnet ad personam de Direito Constitucional Europeu e Globalização.<p>Trata-se de obra traduzida pelo Professor Paulo Roberto Barbosa Ramos, publicada na Linha de Direito Comparado do Instituto de Direito Público de Brasília.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Peixoto, Fabiano Hartmann. "DIREITO E CASUÍSMO: O PROBLEMA DA IRRACIONALIDADE NAS DECISÕES JUDICIAIS." Novos Estudos Jurí­dicos 24, no. 2 (August 8, 2019): 643. http://dx.doi.org/10.14210/nej.v24n2.p643-657.

Full text
Abstract:
Convergir direito e justiça e aceitar que o que é injusto não é direitoimpõem uma reflexão sobre o problema do casuísmo. O casuísmo viola regras condizentes com a perspectiva de justiça dos julgamentos, contudo há uma linha tênue entre as perspectivas concretas e consequencialistas que, de alguma maneira, orientam a decisão e a impossibilidade de atendimento de regras básicas do discurso em sua perspectiva de universabilidade. Utilizandose o método dedutivo, o presente artigo buscará a compreensão, dentro do universo da argumentação jurídica, das relações entre o direito e o problemado casuísmo das decisões judiciais. Para atingir o objetivo citado, o presente trabalho abordará elementos teóricos apresentados por Manuel Atienza e Robert Alexy, que identificam o campo da argumentação jurídica e as possibilidades de contribuição dela com o direito em suas perspectivas formal e substancial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Leal, Fernando. "Irracional ou hiper-racional? A ponderação de princípios entre o ceticismo e o otimismo ingênuo." A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional 14, no. 58 (October 14, 2014): 177. http://dx.doi.org/10.21056/aec.v14i58.78.

Full text
Abstract:
A ponderação de princípios é comumente criticada em função de um suposto déficit intrínseco de racionalidade. Neste trabalho, explora-se a possibilidade de uma inversão nos eixos das críticas. Nessa linha, argumenta-se que os principais pontos problemáticos da ponderação e do instrumental metodológico desenvolvido pela teoria dos princípios para conduzir as valorações empregadas nos processos de solução de colisões de princípios – notadamente os esforços de Robert Alexy nesse sentido – não estão relacionados à afirmação da irracionalidade necessária da ponderação, mas nas possíveis pretensões hiper-racionalistas por trás dos métodos que pretendem orientá-la. Nesse sentido, defende-se, por um lado, a plausibilidade dessas críticas a partir de elementos da própria teoria dos princípios de Alexy e, ao final, sugere-se uma possível leitura para o papel que o arsenal metodológico desenvolvido pela teoria pode ter no processo de justificação de decisões jurídicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Strelow, Aline. "Primórdios da imprensa literária no Rio Grande do Sul - A história do jornal O Guayba." Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação 39, no. 2 (August 2016): 19–37. http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201622.

Full text
Abstract:
Resumo A Literatura tomou conta da imprensa no Rio Grande do Sul na segunda metade do século 19. Ao todo, circularam no Estado cerca de 70 publicações nesta linha. A primeira delas foi o jornal O Guayba, lançado em 1856 e objeto de estudo do presente trabalho. A análise teve como fundamentação teórica a História Cultural. A abordagem metodológica da pesquisa baseou-se no modelo proposto por Robert Darnton para o estudo dos impressos, ou seja, abordou o circuito comunicacional que envolve o objeto - suas materialidades, atores envolvidos e relação com a sociedade. O Guayba foi um jornal pioneiro, no qual tiveram lugar as ideias dos principais representantes da primeira geração romântica local. Em suas páginas, muitos nomes importantes da história da imprensa no Rio Grande do Sul tiveram suas primeiras experiências profissionais. A inserção da leitura no cotidiano da cidade é um de seus legados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Gomes, Renata Nascimento, and Rafael Lazzarotto Simioni. "Para uma fundamentação adequada das decisões: o problema do sincretismo metodológico interpretativo." Revista Opinião Jurídica (Fortaleza) 14, no. 18 (July 8, 2016): 249. http://dx.doi.org/10.12662/2447-6641oj.v14i18.p249-266.2016.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa objetiva analisar linhas do discurso de fundamentação do Habeas Corpus nº 82424/RS à luz de algumas teorias de interpretação da decisão e análise do discurso, numa perspectiva macroestrutural. Entre elas, a da Proporcionalidade de Robert Alexy, a do Abuso de direito de Klaus Günther, a do Procedimentalismo Discursivo de Jürgen Habermas e a do Direito como Integridade de Ronald Dworkin. Partindo de uma breve descrição do “caso Ellwanger”, objeto do Habeas Corpus, propõe-se uma análise crítica dos diversos problemas de correção, adequação e legitimidade que a adoção, em uma mesma decisão, de métodos reciprocamente incompatíveis de interpretação jurídica. Para que seja possível a análise crítica dos efeitos da utilização, no contexto de uma mesma decisão, de diferentes teorias que partem de pressupostos completamente distintos, e como medida de garantia de uma maior proximidade da necessária imparcialidade, esta abordagem optou por uma análise desvinculada, sem adotar um referencial teórico específico. Como resultado, chama-se a atenção para a importância da aplicação adequada das teorias interpretativas e metodológicas da decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Silveira, Pedro Elias Parente da, and Eduarda Azevedo Gonçalves. "Gambiarra e outros métodos para esculpir uma paisagem: Modos de pensar e produzir arte a partir da vida no campo." Palíndromo 12, no. 28 (August 29, 2020): 110–25. http://dx.doi.org/10.5965/2175234612282020110.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta prospecções entorno de gambiarras sulinas e modos de vida encontrados na zona rural de Piratini, interior do Rio Grande do Sul, e que funcionam como motivadores de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas na linha de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. Reflito sobre a dialética entre a minha presença e o lugar, por meio da qual concebo paisagens, objetos, desenhos, fotografias e outros modos de fazer arte. Assim, meu olhar atenta ao cotidiano da lida campesina e o reinventa, acentua o que é próprio e possível de ser mote para a criação. Verso sobre os processos construtivos utilizados pelos moradores da localidade, que atribuem singularidade a paisagem, onde enxergo elos entre arte e vida. Para pensar abordagem do lugar trago os artistas: Robert Smithson Hélio Oiticica, Allan Kaprow. Alio reflexões pessoais a de autores como: Francesco Careri, Michel de Certeau, Paola Berenstein.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

França, Andréa Martins. "O documental e o vídeo na trajetória de Roberto Berliner: “quase virei correspondente de guerra”." Significação: Revista de Cultura Audiovisual 48, no. 56 (July 18, 2021): 133–48. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.179192.

Full text
Abstract:
A importância do livro de Arlindo Machado, Made in Brasil: as linhas de força do vídeo brasileiro, tem sido favorecer – entre outros pontos - uma interrogação sobre a “nova geração de videastas” da perspectiva da cidade do Rio de Janeiro. Esta entrevista com Berliner busca responder parte dessa questão a partir de perguntas onde o realizador fala de sua experiência com o vídeo nos anos 1980. Uma das conclusões é que o espaço cultural do Circo Voador foi um lugar importante para a criação de um ambiente marcado por laços afetivos e pela descoberta do vídeo que marcam toda uma geração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Camêlo, Francisco. "A miniaturização como procedimento de escrita / Miniaturization as a Writing Procedure." Cadernos Benjaminianos 15, no. 1 (October 8, 2019): 203. http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.15.1.203-226.

Full text
Abstract:
Resumo: Propõe-se uma reflexão cruzada entre Walter Benjamin e Robert Walser, a partir de suas micrografias. Dentre os muitos objetos que colecionou durante a vida, Benjamin tinha especial apreço por livros infantis, miniaturas e brinquedos. Esse interesse pelo diminuto também se manifestava na extrema pequenez de sua letra e no desejo de chegar a cem linhas numa folha de carta de tamanho convencional, feito conseguido por Walser, que escrevia microtextos com uma grafia minúscula e sobre quem o próprio Benjamin redigiu um curtíssimo ensaio em 1929. Se, por um lado, a letra miniaturizada de Benjamin e de Walser aponta para um gesto de escrita que parece cifrar o conteúdo do texto, por outro lado, a micrografia de ambos diz do interesse mútuo de se esconder nas malhas textuais através de um apequenamento do eu pela escrita. Pode-se, ainda, aproximar a miniaturização da letra de uma estreita vinculação com o universo da infância, seja pelos personagens crianças e fracassados presentes na obra de Walser; seja pelo protagonismo que a infância como Denkbild (imagem de pensamento) assume nos escritos de Benjamin. A partir dessas afinidades eletivas, o artigo procura mostrar a miniaturização como um procedimento de escrita de Benjamin e de Walser através de paralelos entre suas micrografias e de comentários analítico-especulativos de ensaios de Benjamin e de contos de Walser.Palavras-chave: Walter Benjamin; Robert Walser; escrita; miniaturização, infância.Abstract: The article proposes a cross-reflection between Walter Benjamin and Robert Walser and finds its first intersection in the micrographs produced by them. Among the many objects collected during his lifetime, Benjamin seems to have had a special appreciation for children’s books, miniatures and toys. This interest in small items was also manifested in the extreme smallness of his handwriting and in the desire to write one hundred lines in a conventional-size paper – this last one achieved by Walser, who wrote microtexts in a miniscule handwriting and was also the subject of a short essay Benjamin wrote in 1929. If, on the one hand, the miniaturized handwritings of both Benjamin and Walser point to a manner of writing that seems to encrypt the content of texts, on the other hand, the micrographies constructed by both men state a mutual interest in hiding amongst the textual mesh through the suppression of the self in writing. One can, still, liken the miniaturized handwriting with the universe of childhood, be it by the character of the child or the character of the so-called underdog (both present in the works of Walser) or by the protagonism that a childhood-as-Denkbird (image of thought) assumes in Benjamin’s work. Based on these elective affinities, the article seeks to show the miniaturization as a writing procedure employed by both Benjamin and Walser, and it will do so by establishing parallels between the micrographs of the latter and the analytical-speculative commentaries present in Benjamin’s essays and in Walser’s tales.Keywords: Walter Benjamin; Robert Walser; writing; miniaturization; childhood.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Ruben, Guilhermo Raul, Alicia Ferreira Gonçalves, and Lidiane Maciel. "Apresentação." Idéias 5, no. 2 (June 16, 2015): 7. http://dx.doi.org/10.20396/ideias.v5i2.8649427.

Full text
Abstract:
É com imensa satisfação que apresentamos aos leitores o Dossiê Etnografias do Capitalismo Contemporâneo: Revisitado que expressa em sua coletânea de artigos a trajetória do Grupo ao longo de trinta e quatro anos de existência. Inicialmente intitulado de “Culturas Empresariais” o Grupo foi fundado por Roberto Cardoso de Oliveira e Guilhermo Raul Ruben e sua gênese está intrinsecamente ligada à consolidação da Pós-Graduação da Antropologia na Unicamp com a constituição da Linha de Pesquisa Itinerários Intelectuais e Etnografi a do saber e do Programa Estilos de Antropologia, coordenado pelos supracitados professores na década de 1980 que, inspirados em Granger, resgatam a noção de estilo. Esta noção transplantada ao universo das organizações seria a ideia matriz para a constituição do Grupo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Dias, Luiz Antonio Xavier, and Aldimeres Ferraz da Silva. "Reflexões sobre a leitura e a formação do sujeito leitor: um olhar discursivo para o livro didático de língua portuguesa." ArReDia 7, no. 12 (December 19, 2018): 20–32. http://dx.doi.org/10.30612/arredia.v7i12.8385.

Full text
Abstract:
Por meio da Análise de Discurso de linha franco-brasileira, o presente estudo analisa a leitura e a formação do sujeito leitor em sala de aula, por meio de um olhar crítico para o livro didático de Língua Portuguesa, especificamente, para a verificação das questões e da constituição do livro didático. Preocupa-nos saber se a presente obra intenciona ou não formar leitores competentes, conforme anuncia o PNLD. Nosso corpus de pesquisa é o primeiro capítulo do livro didático (manual do professor) intitulado Português, Linguagens de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães destinado ao 6º ano do ensino fundamental II e disponibilizado pelo FNDE por meio do PNLD. A pesquisa é documental e dedutiva, partindo da análise dos documentos para hipóteses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Andrade, Altamir Celio de. "Sobre rostos e distâncias: deslocamentos nas narrativas bíblicas de Sara e Rebeca." SOLETRAS, no. 38 (October 3, 2019): 72–88. http://dx.doi.org/10.12957/soletras.2019.43412.

Full text
Abstract:
Este artigo examina as narrativas bíblicas sobre Sara e Rebeca. Essas personagens, presentes no Livro do Gênesis, são referenciais para se pensar o deslocamento espacial como indicativo de mudanças internas. O Gênesis inicia as páginas de uma obra clássica, emblemática influenciadora do pensamento ocidental, como alertaram Erich Auerbach, Northrop Frye, Robert Alter e Harold Bloom, dentre outros. Ainda que essa Escritura seja tradicionalmente compreendida como um conjunto de vozes masculinas e patriarcais, as mulheres que aparecem em suas linhas desempenharam importantes ações, garantindo a inauguração e manutenção de genealogias dos povos bíblicos em suas dimensões espaciais e simbólicas. A investigação proposta se deixará guiar pelos conceitos de exílio e deslocamento, utilizados contemporaneamente no contexto dos estudos literários, culturais e filosóficos, sobretudo a partir de Emannuel Lévinas, Stuart Hall e Jean-Luc Nancy. Portanto, pode-se adiantar que o estudo do comportamento dessas duas personagens, bem como de suas estratégias de sobrevivência, permite compreender o deslocamento dos seres humanos em todos os tempos e em diversas partes do mundo. O sofrimento, a astúcia e as identidades de Sara e Rebeca permitem reler a história do antigo Israel de forma vívida, estética e empolgante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Rigolon, Walkiria De Oliveira, Lisandra Príncepe, and Rodnei Pereira. "Condições de trabalho no início da docência: elementos constituintes e repercussões no desenvolvimento profissional (Working conditions at the beginning of teaching: constituent elements and repercussions on professional development)." Revista Eletrônica de Educação 14 (October 9, 2020): 4195117. http://dx.doi.org/10.14244/198271994195.

Full text
Abstract:
e4195117This essay aims to problematize the relationship between work condition and professional insertion, considering that the elements that constitute teaching work conditions can have a negative impact on professional development, needing to be taken into account when investigating the phenomenon of evasion and career abandonment, especially by beginning teachers. Assuming that the career is a process of marking and incorporating individuals into the institutionalized practices and routines of the work teams, which depends on positive conditions to consolidate and that it is through the structuring of the career that the objective conditions of the teaching work are manifested, some elements that make up the teaching career considered in this essay, are considered fundamental for the understanding of professional development: a) forms of hiring, b) working hours, c) the number of students per class and classes and of schools in which the beginning teacher teaches, d) the training times and the spaces offered by the institutions, e) the support offered to these professionals. We argue that any analysis that is intended to be made on the professional insertion in the teaching career needs to contemplate the innumerable cleavages that directly affect labor relations and that further intensify the difficulties faced by those who begin to exercise teaching work.ResumoEste ensaio tem como objetivo problematizar a relação entre condição de trabalho e inserção profissional, considerando que os elementos que constituem as condições de trabalho docente podem repercutir negativamente no desenvolvimento profissional, necessitando serem levados em consideração quando se investiga o fenômeno da evasão e do abandono da carreira, em especial pelos professores iniciantes. Partindo do princípio de que a carreira é um processo de marcação e de incorporação dos indivíduos às práticas e rotinas institucionalizadas das equipes de trabalho, que depende de condições positivas para se consolidar e que é por meio da estruturação da carreira que se manifestam as condições objetivas do trabalho docente, são apontados neste ensaio alguns elementos que compõem a carreira docente, considerados fundantes para a compreensão do desenvolvimento profissional: a) as formas de contratação, b) as jornadas de trabalho, c) o número de alunos por turma, de turmas e de escolas em que o professor iniciante leciona, d) os tempos e espaços de formação ofertados pelas instituições, e) os apoios ofertados a esses profissionais. Defendemos que qualquer análise que se pretenda fazer sobre a inserção profissional na carreira docente precisa contemplar as inúmeras clivagens que incidem diretamente nas relações de trabalho e que adensam ainda mais as dificuldades enfrentadas pelos que começam a exercer o trabalho docente.Palavras-chave: Condições de trabalho, Inserção à docência, Professor iniciante.Keywords: Working conditions, Teaching induction, Beginning teacher.ReferencesBLOMMAERT, Jan. Ethnography, superdiversity and linguistic landscapes: chronicles of complexity. Bristol: Multilingual Matters, 2013. 144 p.BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituicao.htm. Acesso em: 1 jan. 2017.BRASIL. Lei nº 11.738, de 16 de Julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” o inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 17 jul. 2008. p. 1. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm>. Acesso em: 12 out. 2015.CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petropolis, RJ: Vozes, 1998. 611 p.CATANI, Denise Bárbara; BUENO, Belmira Oliveira; SOUZA, M. Cecília C.C.; SOUSA, Cynthia Pereira de (org.). Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997. 111 p.ELIAS, Norbert. A Sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. 224 p.ELIAS, Norbert; SCOTSON, John. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. 228 p.GATTI, Bernardete Angelina. Reconhecimento social e as políticas de carreira docente na educação básica. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 145, p. 88-111, abr. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100007. Acesso em: 07 jul. 2014.GATTI, Bernardete Angelina. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, Curitiba, n. 50, p. 51-67, dez. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000400005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 07 abr. 2020.GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá (coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. E-book. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000184682. Acesso em: 21 nov. 2015. 285 p.GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília, DF: UNESCO, 2011. E-book. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000212183. Acesso em: 10 ago. 2018.GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1988. 231 p.GONÇALVES, José Alberto Mendonça. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, Antonio (org). Vida de professores. 2 ed. Porto: Porto Editora, 2013. p. 141-169.INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. Ser professor: uma pesquisa sobre o que pensa o docente das principais capitais brasileiras. In: FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA (São Paulo). Estudos & Pesquisas Educacionais. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2010. p. 17-61. E-book. Disponível em: https://abrilfundacaovictorcivita.files.wordpress.com/2018/04/estudos_e_pesquisas_educacionais_vol_1.pdf. Acesso em: 07 mar. 2017.LAVAL, Christian. A escola não e? uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Planta, 2004. 324 p.LIMA, Emília Freitas de et al. Sobrevivendo ao início da carreira docente e permanecendo nela: como? por quê? o que dizem alguns estudos. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 10, n. 15, p. 138-160, jul. 2007. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/view/161/171. Acesso em: 15 ago. 2015.LINHART, Danièle. Modernisation et précarisation de la vie au travail. Papeles del CEIC. [s.l.], vol. 43, p. 1-19, mar. 2009. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Modernisation-et-pr%C3%A9carisation-de-la-vie-au-travail-Linhart/1ce7e477f72942fae0d2d50b7b1d4938cd039c68. Acesso em: 31 maio 2018.LÜDKE, Menga; BOING, Luiz Alberto. Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1159-1180, dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302004000400005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 25 jun. 2017.MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Editora Porto, 1999. 271 p.MARCELO, Carlos. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação Docente: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [s.l.], v. 2, n. 3, p. 11-49, ago./dez. 2010. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/17. Acesso em: 7 jul. 2014.MARCELO, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 8, p. 7-22, abr. 2009. Disponível em: https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/29247/Desenvolvimento_profissional_docente.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 01 abr. 2017.MEIRIEU, Philippe. Cartas a um jovem professor. Porto Alegre: Artmed, 2006. 95 p.OLIVEIRA, Dalila Andrade; ASSUNÇÃO, Ada Ávila Condições de trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Cancella; VIEIRA, Lívia Fraga. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. on-line. Disponível em: http://gestrado.net.br/?pg=dicionario-verbetes&id=390. Acesso em: 08 ago. 2013.PEREIRA, Rodnei. O desenvolvimento profissional de um grupo de coordenadoras pedagógicas iniciantes: movimentos e indícios de aprendizagem coletiva, a partir de uma pesquisa-formação. 251 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.PINTO, José Marcelino Rezende. Remuneração adequada do professor: desafio à educação brasileira. Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 51-67, jun. 2009. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/101/290. Acesso em: 03 abr. 2013.PRÍNCEPE, Lisandra Marisa. Condições de trabalho e Desenvolvimento profissional de professores iniciantes em uma Rede Municipal de Educação. 2017. 231 f. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.RIGOLON, Walkiria de Oliveira. O que muda quando tudo muda? Uma análise do trabalho docente dos professores alfabetizadores do Estado de São Paulo. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2013.SAMPAIO, Maria das Merce?s Ferreira; MARIN, Alda Junqueira. Precarização do trabalho docente e seus efeitos sobre as práticas curriculares. Educação & Sociedade, [s.l.], v. 25, n. 89, p. 1203-1225, dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302004000400007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 19 out. 2017.SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho do novo capitalismo. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006. 204 p.SOARES NETO, Joaquim José et al. Uma escala para medir a infraestrutura escolar. Estudos em avaliação educacional, São Paulo, v.24, n.54, p. 78-99, abr. 2013. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/issue/view/163/showToc. Acesso em: 18 nov. 2016.SOUZA, Aparecida N. de. Condições de trabalho na carreira docente: comparação Brasil-França. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LA REDESTRADO, 7., 2008, Buenos Aires. Anais eletrônicos... Buenos Aires: Redestrado, 2008. Disponível em: http://redeestrado.org/?page_id=134. Acesso em: 05 maio 2017.SOUZA, Aparecida Neri de. Relações de trabalho docente: emprego e precarização do trabalho. In: PINO, Ivany Rodrigues; ZAN, Dirce Djanira Pacheco (org.). Plano Nacional da Educação (PNE): questões desafiadoras e desafios emblemáticos. Brasília: Inep, 2013. p. 155-167.TARDIF, Maurice. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação & Sociedade. [s.l.) 34, n. 123, 2013, p. 551-571. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200013. Acesso em 05 maio 2017.TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 73, p209-244, dez. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302000000400013&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em 05 maio 2017.ZARAGOSA. José Manuel Esteve. O mal-estar docente: a sala-de-aula e a saúde dos professores. Bauru: EDUSC, 1999. 175 p.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Cantarela, Antonio Geraldo. "QUESTÕES DE HERMENÊUTICA BÍBLICA À LUZ DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO." Perspectiva Teológica 45, no. 127 (September 17, 2014): 419. http://dx.doi.org/10.20911/21768757v45n127p419/2013.

Full text
Abstract:
O artigo propõe algumas questões de interesse de hermenêutica bíblica, discutidas sob o foco teórico da estética da recepção – teoria que destaca o leitor como polo dinamizador do processo da leitura do texto. Na construção de sentido, que se dá no ato da leitura, o leitor poderá sobrepor-se ao texto (o da Bíblia ou qualquer outro), submetendo-o ao próprio interesse ou necessidade, fazendo dele “tabula rasa” para projeção de sentimentos ou usando-o de forma fundamentalista e autoritária. Existiriam “controles” para evitar o uso arbitrário do texto bíblico? Para discutir esta e outras questões correlacionadas ao tema, o artigo apresenta, primeiro, em linhas essencialíssimas, a estética da recepção, a partir de seus dois principais representantes: Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser. Volta-se, em seguida à questão central: Como evitar o historicismo e o fundamentalismo na leitura dos textos bíblicos? Como deixar que o texto apresente sua alteridade e diga, ele mesmo, alguma coisa?ABSTRACT: This article proposes some issues relating to biblical hermeneutics, discussed under the theoretical approach of reception aesthetics. This theory emphasizes the reader as a core facility of the text reading. In the construction of meaning that takes place in the act of reading, the reader may override the biblical text or any other text. Then the reader submits the text to his interest or need, making it a “tabula rasa” projection of feelings, or uses the text in a fundamentalist and authoritarian way. Is there any sort of controls to prevent arbitrary use of the biblical text? To discuss this and other related issues, this article presents firstly the aesthetics of reception, from the point of view of two experts: Hans Robert Jauss and Wolfgang Iser. Then, the text returns to the central question: How to avoid historicism and fundamentalist reading of biblical texts? How to make the text itself presents its alterity and be able to mean something?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Santos, Andreia Moura dos. "Linguagem e escuta nas Aguafuertes Cariocas." Revista Entrecaminos 3, no. 1 (September 30, 2019): 95–104. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v3i1p95-104.

Full text
Abstract:
Nas próximas linhas nos propomos a analisar no livro de crônicas de Roberto Arlt Aguafuertes Cariocas, escritas em 1929 na ocasião de sua visita ao Brasil, a aparição do português, seja em sua forma escrita, seja em forma de escuta. Para tanto, pretendemos verificar nas crônicas como Arlt se apropria e escuta a língua do outro, com o objetivo de averigar de que forma o português se insere na já questionada linguagem arltiana. Buscaremos identificar como e quando o português é a opção do cronista, afim de explicitar o uso territorial que ele faz do idioma além de ponderar sobre a forma como ele se apropria da língua do outro. Também será nosso interesse analisar a forma como Arlt escuta o português: a quem lhe interessava escutar e de que forma. Dessa maneira tentaremos descobrir que tipo de atenção o cronista dá a voz do outro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Blauth, Taís Paulilo. "A PAISAGEM INDESCRITÍVEL EM HEART OF DARKNESS E DUAS TRADUÇÕES BRASILEIRAS:." Belas Infiéis 3, no. 1 (October 8, 2014): 185–97. http://dx.doi.org/10.26512/belasinfieis.v3.n1.2014.11265.

Full text
Abstract:
Este estudo exploratório e parcialmente guiado pelo corpus investiga traços de estilo no clássico de Joseph Conrad, Heart of Darkness (1902), e duas edições brasileiras, traduzidas por Hamilton Trevisan (1984) e José Roberto O’Shea (2008). A metodologia se apoia na etapa descritiva da “estilística tradutória” de Malmkjaer (2003, 2004) e conta com o auxílio do software WordSmith Tools© 6.0 para o levantamento das linhas de concordância. A investigação se concentra na temática da representação da paisagem como reflexo da perplexidade do observador, conforme apontada em estudos literários e estilísticos sobre o texto original. Em consonância com esses estudos, a análise parte do critério gramatical da negação e, em um segundo momento, observam-se os padrões revelados pelo corpus. Esses padrões apontam para algumas preferências estilísticas dos tradutores e para possíveis mudanças de significado, principalmente no texto de Trevisan, com a intensificação de determinados aspectos da paisagem representada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Lázaro Igoa, Rosario. "Mário de Andrade no Brasil e no Rio da Prata: A tradução na reconfiguração do gênero crônica." Revista da Anpoll 1, no. 44 (April 29, 2018): 154–62. http://dx.doi.org/10.18309/anp.v1i44.1163.

Full text
Abstract:
O presente trabalho analisa a “poeticidade”, segundo palavras de Antonio Candido (1980), da crônica brasileira a partir de 1930. A mudança de rumo é trabalhada segundo a tradução de uma parte da obra cronística de Mário de Andrade, Crónicas de melancolíaeufórica (ALTER, 2016), e da sua inserção no Uruguai contemporâneo. Desta maneira, a tradução, enxergada do ponto de vista dos gêneros que relaciona, permite o diálogo entre duas tradições nas que o termo “crônica/crónica” não quer dizer exatamente o mesmo. Em função disso, busca-se estabelecer uma leitura de Mário de Andrade com Lima Barreto, outra afinidade que Candido sugere, mas também com dois cronistas relativamente contemporâneos a Andrade, mas de língua castelhana, como os argentinos Roberto Arlt e AlfonsinaStorni. Finalmente, traçam-se linhas comparadas e pontos de quebra da evolução da “crônica/crónica” no Rio da Prata e no Brasil nas últimas décadas, quando o termo passa a denominar textos diferentes em termos estéticos e obtém fortuna crítica divergente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Zétola, Viviane Flumignan, Marcos Christiano Lange, Juliano A. Muzzio, Ivo Marchioro, Edison Mattos Nóvak, and Lineu C. Werneck. "Doppler transcraniano na prática neurológica." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 64, no. 1 (March 2006): 100–103. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2006000100020.

Full text
Abstract:
O Doppler transcraniano (DTC) é um método relativamente novo, descrito em 1982 por Rune Aaslid e introduzido no Brasil em 1992 por Roberto Hirsch, na Universidade de São Paulo. O serviço de Neurologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR) disponibilizou esse exame em 2001, com divulgação das principais vantagens do método no diagnóstico, seguimento e manejo terapêutico de pacientes com suspeita ou portadores de doença cerebrovascular. O objetivo deste trabalho é demonstrar como o DTC vem sendo utilizado em nosso meio e quais são as especialidades médicas que vêm absorvendo o auxílio do método. Embora diretrizes como a publicada pela Academia Americana de Neurologia em 2004 validem as indicações do DTC, estabelecendo especificidade e sensibilidade do método, verificamos que a solicitação do exame em nosso meio depende da divulgação do serviço, da implementação de linhas de pesquisa e, finalmente, do reconhecimento de sua utilidade na prática diária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Ceniquel, Mario. "Paisagem e configuração espacial no rio de janeiro: os espaços livres urbanos no século 19." Paisagem e Ambiente, no. 8 (December 10, 1995): 233. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i8p233-275.

Full text
Abstract:
Em linhas gerais o assunto central se insere na tese da existência de uma tradição paisagística carioca alicerçada, nos primórdios da cidade, em algumas iniciativas urbanísticas e ambientais ainda no século 18, tanto no período dos governadores como, particularmente, no período dos vice-reis. Este proceso, assim iniciado, irá se desenvolver ao longo do prolífico século 19 - desde Grandjean de Montigny (neoclássico) até Glaziou (romântico), e irá cristalizar-se, no século 20, inicialmente na grande (e polêmica) obra do prefeito Francisco Pereira Passos e, posteriormente, no trabalho de Roberto Burle Marx. Focaliza-se a figura do engenheiro Auguste Marie François Glaziou (1833- 1906), na medida em que consideramos sua obra, em termos paisagísticos, a mais marcante do século 19 em nosso país, que, por outro lado, origina as primeiras discussões urbanísticas conseqüentes sobre o Rio de Janeiro, sobretudo no que se refere ao projeto e gerenciamento dos espaços livres urbanos da cidade, criando, assim, as condições propícias para as grandes intervenções urbanísticas na cidade no século 20
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Tiryakian, Edward A. "Les Formes Élémentaires de la vie religieuse: passado, presente e futuro." Sociologias 19, no. 44 (January 2017): 38–71. http://dx.doi.org/10.1590/15174522-019004402.

Full text
Abstract:
Resumo Neste artigo, o autor discute a obra de Durkheim dedicada às formas de religiosidade, analisando o contexto histórico de sua produção, sua influência hoje no campo da sociologia da religião e as perspectivas futuras diante das atuais tendências culturais no contexto global. Na primeira parte, tratando do passado, discute o complexo contexto cultural de As Formas, como um complemento à abordagem metodológica para o entendimento dessa obra proposta por Roberto Alun Jones. Na segunda parte, explora o posicionamento atual de As Formas no campo da sociologia da religião, argumentando que a obra padece de um 'descaso deliberado' por boa parte dos sociólogos. Na terceira parte, volta-se para o futuro, buscando explorar o potencial de As Formas como fonte de teorização na sociologia da religião e, talvez, no pensamento social de modo geral. Apoiado em trabalhos recentes de Christian Smith, aponta diversas linhas de investigação que poderiam valer-se das análises de Durkheim e desenvolvê-las para o contexto atual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Marino, Rafael. "Roberto Schwarz e a crítica negativa: notas sobre crítica e dialética na periferia do capitalismo." Em Tese 15, no. 1 (June 12, 2018): 75–102. http://dx.doi.org/10.5007/1806-5023.2018v15n1p75.

Full text
Abstract:
Com este texto, pretende-se esquadrinhar e deslindar alguns pontos daquilo que Schwarz entendia como crítica negativa, procurando, ao mesmo tempo, identificar no autor e em algumas de suas obras as grandes linhas de um programa crítico com esse sentido. Para tal, lançaremos mão, principalmente, de algumas obras, entrevistas e comunicações feitas pelo autor acima citado e de alguns comentários de Paulo Arantes, sobre o Pensamento Político e Social brasileiro em geral e sobre o pensamento de Schwarz em particular. De posse de tudo isso, acreditamos identificar no autor a estruturação de uma crítica ou dialética negativa, da qual podemos depreender a busca por uma crítica radical à ordem capitalista mundial e ao reino da mercadoria, juntamente com suas iniquidades. Ou seja, assumindo uma posição distinta de boa parte de seus pares, engajados em achar uma saída para o Brasil, em direção a um ideal de país moderno e coeso em meio ao concerto de nações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Torrão, Nazaré, and Octavio Páez Granados. "Corvo Branco: construção e desconstrução de mitos." Língua-lugar : Literatura, História, Estudos Culturais, no. 1 (June 29, 2020): 85–105. http://dx.doi.org/10.34913/journals/lingua-lugar.2020.e209.

Full text
Abstract:
O trabalho que nos propomos apresentar é a análise da ópera Corvo Branco com libreto de Luísa Costa Gomes, música de Philip Glass e encenação de Robert Wilson, estreada no teatro Camões por ocasião da Expo'98, cuja referência central são as viagens marítimas dos séculos XV e XVI, ainda que o tema central pretenda ser a descoberta. A obra configura não só a sobreabundância de informação, acontecimentos, imagens e lugares que caracteriza as sociedades contemporâneas, como sobretudo a reação que as próprias sociedades engendram para essa sobreabundância: o refúgio em universos simbólicos servindo de reconhecimento entre os seus membros e de confirmação de pertença ao grupo (Augé, 1992). Esse universo simbólico, parte da ideologia explícita ou implícita da sociedade em questão e assim da identidade nacional, é, no caso português, dominado pela importância do império passado, pela ideia de “encontro de culturas” harmonioso e pacífico, pela imagem do português simples, humilde e batalhador que percorre o mundo em busca de aventuras, não descurando, porém, o desejo de regressar à “ditosa pátria [sua] amada” (Gomes, 1998, p. 48). Como a obra desconstrói esses mitos será a nossa linha de análise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Demarchi, André, Odair Giraldin, Maycon Melo, and Odilon Morais. "Aprsentação ao dossiê: Outras imagens do pensamento para a etnologia dos povos Jê do Brasil Central." Revista de Antropologia da UFSCar 11, no. 2 (December 1, 2019): 8–16. http://dx.doi.org/10.52426/rau.v11i2.306.

Full text
Abstract:
Este dossiê tem uma história. Ele surge de encontros, amizades, contínuos debates e reflexões entre pesquisadoras e pesquisadores e, principalmente, de uma profunda reverência aos conhecimentos dos povos indígenas falantes de línguas da família linguística Jê e que habitam a área etnográfica conhecida como Brasil Central. As primeiras linhas do que hoje se concretiza nessas páginas foram traçadas em Tocantinópolis, no Estado do Tocantins, cidade localizada à margem esquerda do rio Tocantins, na divisa com o Estado do Maranhão. Não por acaso, a área do município de Tocantinópolis está sobreposta à Terra Indígena do povo Apinajé, conhecido na etnologia brasileira pelas etnografias de Curt Nimuendaju (1939), Roberto DaMatta (1976) e Odair Giraldin (2000). Foi ali, em contato com os primeiros indígenas Apinajé a adentrarem como estudantes no campus local da Universidade Federal do Tocantins, que surgiu, em 2012, o grupo de pesquisa Redes de Relações Indígenas no Brasil Central, coordenado por André Demarchi e Odilon Morais, ambos professores daquela universidade e realizando pesquisas de doutorado com povos Jê, respectivamente Mebengôkre (Kayapó) e Akwẽ (Xerente).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Reis, Maríllya Gondim. "O DIREITO SOCIAL À MORADIA E À PROTEÇÃO AMBIENTAL:." Revista Saberes da Amazônia 4, no. 09 (June 22, 2020): 7–30. http://dx.doi.org/10.31517/rsa.v4i9.358.

Full text
Abstract:
O mundo globalizado compartilha diversos problemas comuns, contudo,poucos são tão unânimes quanto às questões inerentes ao meio ambiente e àmoradia. É justamente sobre esses dois pontos, aparentemente controversos,que o presente ensaio busca lançar um olhar rumo a um denominador comum.Tal enfrentamento macro, pautado em uma ótica transnacional e sustentável,que são as linhas de pesquisa do presente ensaio, é afunilado a uma questãoespecífica, que se delineou na seguinte problemática: é possível pensar emuma coexistência entre o Direito Social à Moradia e ao Meio Ambienteequilibrado com relação às Áreas de Proteção Ambiental ocupadasirregularmente? Para responder essa pergunta este ensaio, pautado em umametodologia qualitativa, formulou-se três tópicos, os quais buscaram abarcar osobjetivos previamente formulados, quais sejam: analisar o direto social àmoradia como elemento esse essencial a consecução da sustentabilidade e apossibilidade de sua concretização de modo voluntário pelo Poder Público e/ouatravés da judicialização do referido direito social; delinear e conceituar MeioAmbiente e Sustentabilidade e, no tocante a esta última, dedicar especialatenção as suas dimensões; definir e classificar as áreas de proteçãoambiental, segundo o ordenamento jurídico brasileiro, e identificar as escolhaslegislativas acerca da Política Nacional do Meio Ambiente. Concluiu-se queesse questionamento deve ser realizado à luz dos princípios daproporcionalidade e razoabilidade, sob a ótica de Robert Alexy, bem como quea Jurisprudência e a Lei 13.465/2017 já legitimam a coexistência desses doisvalores como corolário da sustentabilidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Neves, Marcelo. "O PROFETA, OS DISCÍPULOS E O “ENVIADO”: COMENTÁRIOS A VIRGÍLIO AFONSO DA SILVA." REI - REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS 5, no. 1 (May 8, 2019): 269–316. http://dx.doi.org/10.21783/rei.v5i1.320.

Full text
Abstract:
Em um artigo de 2008, um dos discípulos de Robert Alexy, Lorenzo Zucca pontificou Alexy como o “profeta do sopesamento estruturado”. Essa rotulação panegírica foi reverberada posteriormente por dois outros discípulos, Klatt e Meister em obra monográfica sobre a matéria. Quando se trata da dimensão religiosa, essa sorte de qualificação não é problemática, sendo, ao contrário, legitimadora. No campo da filosofia, da ciência e da reflexão teórica em geral, trata-se de algo desastroso, pois tende a minar um dos pressupostos da ciência e de outras formas de conhecimento reflexivo, a “limitacionalidade”, a saber, o suposto de que o conhecimento nunca está esgotado. Virgílio Afonso da Silva, em seu artigo “O Supremo Tribunal Federal precisa de Iolau: Resposta às objeções de Marcelo Neves ao sopesamento e à otimização”, propõe-se apresentar uma crítica ao meu livro “Entre Hidra e Hércules". Apresentarei a seguir meus comentários às críticas de Virgílio Afonso da Silva ao meu livro, para comprovar, com argumentos claros, de que se trata de objeções equivocadas e que, às vezes, me parecem apressadas, pois simplificam (e, em parte, deformam) a minha linha de raciocínio de maneira um tanto retórica para imputar-lhe a aparência de uma fragilidade, a rigor, inexistente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Rucovsky, Martin de Mauro. "Como produzir sentido a partir da precariedade? Bios-precário e vida sensível." Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso 15, no. 3 (September 2020): 34–56. http://dx.doi.org/10.1590/2176-457344046.

Full text
Abstract:
RESUMO A operação que nos interessa destacar gira em torno da zona de problematicidade que ilumina o trabalho crítico com materiais culturais e que supõe uma complementaridade conceitual entre os caminhos da biopolítica e da precariedade. Aquilo que essas análises e seu trabalho com materiais indicam, de um modo muito nítido, é um conjunto de dimensões, linhas de indagação e zonas de problematização que não adquirem a suficiente relevância nos debates contemporâneos sobre biopolítica e precariedade. Daí advém a necessidade de elaborar uma ferramenta de trama conceitual que dê conta dos marcadores que codificam uma vida precária. Justamente, este é o ponto cego em comum e, ao mesmo tempo, o espaço de interseção conceitual que nos interessa: os percursos em biopolítica que não tenham considerado os processos de precarização da vida e, em igual medida, as teorizações sobre a condição precária que não tenham pensado em termos estritamente biopolíticos. Denominamos bios-precário a este nó conceitual a partir da conjunção entre a caixa de ferramentas (teóricas) de Judith Butler em relação à ontologia corporal da precariedade e ao cruzamento do percurso biopolítico de Roberto Esposito entre vida impessoal e biopolítica afirmativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Varela, Elizabeth Catoia. "Volpi e o concretismo." MODOS: Revista de História da Arte 5, no. 1 (February 8, 2021): 216–29. http://dx.doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664007.

Full text
Abstract:
O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM Rio – era uma instituição recém-inaugurada no cenário artístico nacional da década de 1950. Visando a ser palco da arte mais recente, o Museu realizou mostras de arte abstrato-geométrica e também informal. Foi ainda, no Rio de Janeiro, a instituição que aglutinou os agentes da arte concreta e neoconcreta. Ali realizaram-se exposições, palestras e cursos. Duas exposições em particular, a segunda coletiva do Grupo Frente e a I Exposição neoconcreta, são centrais para os estudos sobre a vertente concreta no Brasil. Nesse contexto, é importante pesquisar sobre a Retrospectiva de Alfredo Volpi, organizada por Mário Pedrosa em 1957. Essa mostra foi amplamente abordada pela crítica da época, com textos de Mário Pedrosa, Antonio Bento, Jayme Maurício, José Roberto Teixeira Leite, Manuel Bandeira e Ferreira Gullar. Ao estudar exposições individuais como a de Volpi, pretendemos revelar conexões até então não estudadas na abstração-geométrica vivenciada no Brasil. Considerando-se que Volpi já era um pintor de prestígio, sua participação na vertente concreta reafirmava o valor do movimento. Este estudo buscará reconstituir o debate crítico ocorrido, destacando suas principais linhas de tensão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. "A pedagogia histórico-crítica e a formação continuada de professores na rede municipal de ensino de Curitiba." Revista HISTEDBR On-line 14, no. 58 (January 31, 2015): 58. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640378.

Full text
Abstract:
O artigo tem por objeto discutir as políticas públicas de formação continuada dos professores na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, no período 1963-1996, tema que vem sendo estudadona linha de pesquisa “História e Políticas da Educação”, do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O recorte histórico ora selecionado abrange o período 1986-1989, relativo à gestão do prefeito Roberto Requião, quando se implantou o 4º Plano Educacional, inspirado nas ideias pedagógicas de Saviani. O objetivo do trabalho, portanto, é refletir sobre as implicações daadoção da pedagogia histórico-crítica na formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, nesse período. Do ponto de vista metodológico, trata-se de pesquisa de caráter documental, que teve apoio em relatórios disponíveis no Arquivo da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, contando com a contribuição teórica de Mello (1995) e Saviani (2008), entre outros. Os resultados obtidos evidenciaram a ênfase da formação continuada dos professores voltada ao desenvolvimento das competências técnicas e políticas necessárias à execução da proposta pedagógica implantada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Pereira, Maria e. Fátima Rodrigues, and Maria Cristina Elias Esper Stival. "Políticas de Formação de Professores, Violências e Direitos Humanos: entrevistas com Bernardete Angelina Gatti, Carlos Roberto Jamil Cury, Dermeval Saviani." CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL 13, no. 34 (August 31, 2018): 249–90. http://dx.doi.org/10.35168/2175-2613.utp.pens_ed.2018.vol13.n34.pp249-290.

Full text
Abstract:
Publicam-se, nesta edição, três entrevistas realizadas com três iminentes professores brasileiros – Bernardete Angelina Gatti, Carlos Roberto Jamil Cury e Dermeval Saviani –, concedidas à Professora Maria Cristina Esper Stival, no âmbito de seus estudos de Pós-doutorado, quando então desenvolveu o projeto de pesquisa intitulado Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica: perspectivas acerca do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), no Estado do Paraná: possibilidades e contradições no debate das violências e dos direitos humanos, realizado na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e no grupo de pesquisa Trabalho, Educação e Políticas Educacionais, com início no segundo semestre de 2016 e término em março de 2018. O objetivo da publicação das entrevistas é ofertar, aos educadores brasileiros, importantes reflexões que generosa e solidariamente os três professores fazem com respeito a temas candentes e atuais que afligem os professores em suas práticas pedagógicas e pesquisas, a saber: violências, direitos humanos e políticas de formação de professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Pinho, José Antonio Gomes de. "Futebol, nação e o homem brasileiro: o "complexo de vira-latas" de Nelson Rodrigues." Organizações & Sociedade 16, no. 48 (March 2009): 141–67. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302009000100007.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva discutir a contribuição que Nelson Rodrigues, normalmente mais conhecido como teatrólogo, deu à compreensão do futebol brasileiro e do papel que este desempenhava na sociedade brasileira. Suas crônicas futebolísticas constituíam-se em uma forma de ver o jogador brasileiro e, por extensão, o homem brasileiro e a própria nação. Localizamos o estatuto teórico que Rodrigues abraça, ainda que certamente não de forma consciente, no Romantismo, o que demandou uma breve incursão por essa corrente e seu desdobramento no Brasil. Antes de recorrer à obra rodriguiana, o artigo voltou-se para mostrar a importância do futebol no contexto brasileiro, desde o começo do século XX. A contribuição mais decisiva de Rodrigues constitui-se no chamado "Complexo de Vira-Latas" que se tornou célebre. Estabelecemos um diálogo entre o autor e a corrente teórica do Romantismo, mas, também, incorporamos outros elementos do mundo hobbesiano, caros à linha de pensamento do autor. Por fim, fizemos, ainda que brevemente, um cotejo de suas idéias com as de Roberto DaMatta, um rodriguiano, mas que chama a atenção para pontos que negam o Romantismo, ainda que não totalmente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Schefer, Raquel. "Materialidade e Materialismo em Scenes from the Class Struggle in Portugal (1977-79), de Robert Kramer e Philip Spinelli." Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 8, no. 2 (July 12, 2021): 136–59. http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v8n2.791.

Full text
Abstract:
Realizado por Robert Kramer e Philip Spinelli, Scenes from the Class Struggle in Portugal (1977-79) é um dos mais importantes filmes sobre a Revolução Portuguesa de 1974-75. Se a obra de Kramer se inscreve e participa da viragem autorreferencial do cinema militante e engajado nas décadas de sessenta e setenta, Scenes from the Class Struggle, filme de produção norte-americana, integra-se plenamente na história do cinema português, a tal ponto nele se imbricam uma representação crítica, analítica, materialista e dialética da Revolução e uma proposta formal e material em linha com as principais tendências do cinema da Revolução de 1974-75, particularmente no que respeita à tensão entre engajamento político e experimentação formal que atravessa uma parte significativa do seu corpus. Este artigo procura indagar de que maneira o filme de Kramer e Spinelli é atravessado por questões que se prendem com a materialidade e o materialismo do cinema. Estes aspetos fazem de Scenes from the Class Struggle um filme que não só se debruça sobre a Revolução de 1974-75 e as suas figurações no cinema, mas também questiona crítica e ativamente a possibilidade de representação cinematográfica de um processo revolucionário e a própria possibilidade de representação. Em primeiro lugar, o artigo reconstitui brevemente a complexa história material do filme. Em seguida, argumenta que Scenes from the Class Struggle releva de um cinema materialista e dialético, de acordo com a aceção de Jean-Paul Fargier, retomada por Dominique Noguez: é um filme que não procura refletir o “real”, nem tão-pouco produzir uma impressão de realidade, mas que, ao tomar como ponto de partida a sua materialidade fílmica e a materialidade do mundo, dá a ver essa dupla materialidade num mesmo movimento, servindo-se, para tal, de estratégias autorreflexivas e autorreferenciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Paviani, Jayme. "APRESENTAÇÃO." Veritas (Porto Alegre) 42, no. 4 (December 31, 1997): 815. http://dx.doi.org/10.15448/1984-6746.1997.4.35743.

Full text
Abstract:
Os artigos contidos neste número de Veritas, como é de praxe, na edição que corresponde ao mês de dezembro de cada ano, versam sobre temas ligados direta e indiretamente à dialética. Os projetos integrados de Dialética: conhecimento e linguagem, ética e política, sob a coordenação do professor Dr. Carlos Roberto V. Cirne Lima (PUCRS), com a participação dos professores Dr. Manfredo Araújo de Oliveira (UFCE), Dr. Tadeu Weber (PUCRS), Dr. Jayme Paviani (PUCRS), Me. Angelo Cenci (UPF), Doutorando Eduardo Luft (PUCRS), Doutorando Sérgio Augusto Sardi (PUCRS), Doutorando Custódio Luís S. de Almeida (UFCE) e outros professores que estão se integrando ao programa de pesquisa, começam a mostrar os primeiros resultados de uma política de coordenação e sistematização da produção científica. Estes projetos sintonizados com as linhas de pesquisa do Curso de Pós-Graduação em Filosofia, Mestrado e Doutorado, da PUCRS, contribuem para a investigação de problemas filosóficos reatualizados e aprofundados sob o enfoque dialético. Os projetos de pesquisa em andamento ao responderem às perguntas o que é dialética e o que é filosofia investigam questões fundamentais da filosofia e da cultura contemporâneas remetendo-as aos métodos filosóficos desde as suas origens gregas. Os números especiais da revista Veritas têm, portanto, a função de publicar resultados parciais destas pesquisas realizadas pelos professores do núcleo Dialética: conhecimento e linguagem, ética e política e de seus colaboradores e interlocutores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Vidal, Ariovaldo, Edu Teruki Otsuka, and Maria Augusta Bernardes Fonseca. "Editorial." Literatura e Sociedade 26, no. 33 (August 12, 2021): 8–10. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i33p8-10.

Full text
Abstract:
Em 2021, a revista Literatura e Sociedade lança uma edição especial, dedicada à formação da Área de Teoria Literária e Literatura Comparada, para celebrar seus 60 anos, através de uma compilação de depoimentos e documentos.Com exceção feita à professora Sandra Nitrini, que elaborou um histórico do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, os demais colaboradores pertenceram ao primeiro núcleo de professores de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, a maioria instalada no Prédio da Rua Maria Antônia. Em Depoimentos, além de Nitrini, Adelia Bezerra de Meneses, João Alexandre Barbosa, Ligia Chiappini Moraes Leite e Teresa Pires Vara.Constam também os Memoriais Acadêmicos dos professores Antonio Candido, João Alexandre Barbosa, João Luiz Lafetá e Davi Arrigucci Jr., além do Memorial de Roberto Schwarz, professor que no início de sua carreira atuou na Área. Há ainda os discursos de agradecimento pelo título de Professor Emérito recebido por dois docentes do Departamento, Walnice Nogueira Galvão, Davi Arrigucci Jr. e por seu fundador.Em Entrevistas, vários dos professores mencionados dão seu depoimento memorialístico na forma de diálogo geralmente com alunos, o que no conjunto forma um grande quadro das linhas de força e atuação na história do Departamento, entrevistas nas quais comparecem também dois colegas da Área de Russo – Boris Schnaiderman e Aurora Fornoni Bernardini.Na variada reunião de textos aqui apresentados – como uma carta-documento enviada por Antonio Candido a João Alexandre Barbosa, contando da criação da Área –, encontra-se também um texto elaborado pelo professor João Luiz Lafetá abordando modificações no programa de Mestrado no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. Além desse, alguns documentos oficiais como o Pedido de Formação do DTLLC, assinado pela professora Walnice Nogueira Galvão, os Pareceres dos professores Celso de Rui Beisiegel e Jobson de Andrade Arruda e finalmente a Resolução e a Portaria que deram existência formal ao Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Bugoni Riquetti, Neilor, Sérgio Hugo Benez, Paulo Roberto Arbex Silva, Saulo Fernando Gomes de Sousa, and Vinícius Paludo. "EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA SEMEADURA CRUZADA DE SOJA." ENERGIA NA AGRICULTURA 34, no. 4 (December 5, 2019): 552–61. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2019v34n4p552-561.

Full text
Abstract:
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA SEMEADURA CRUZADA DE SOJA1 NEILOR BUGONI RIQUETTI2, SÉRGIO HUGO BENEZ3, PAULO ROBERTO ARBEX SILVA4, SAULO FERNANDO GOMES DE SOUSA5, VINÍCIUS PALUDO6 1 Trabalho retirado da Tese de doutorado do primeiro autor. 2 Ciências Biológicas e Agronômicas, UFSC, Rodovia Ulysses Gaboardi km 03, 89520-000, Curitibanos, SC, Brasil, neilor.b.riquetti@ufsc.br 3 Engenharia Rural, UNESP, Av. Universitária, nº 3780 - Altos do Paraíso, 18610-034, Botucatu, SP, Brasil, benez@fca.unesp.br 4 Engenharia Rural, UNESP, Av. Universitária, nº 3780 - Altos do Paraíso, 18610-034, Botucatu, SP, Brasil, arbex@fca.unesp.br 5 Engenharia Rural, UNESP, Av. Universitária, nº 3780 - Altos do Paraíso, 18610-034, Botucatu, SP, Brasil, saulofgs@hotmail.com 6 Engenharia Rural, UNESP, Av. Universitária, nº 3780 - Altos do Paraíso, 18610-034, Botucatu, SP, Brasil, paludo@fca.unesp.br RESUMO: No cultivo da soja, a dessecação, a semeadura, tratos culturais, colheita e transporte exigem determinada quantidade de energia para sua realização. Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência energética do cultivo da soja em semeadura cruzada no sistema de plantio direto. O delineamento experimental foi de blocos casualizados com 5 repetições contendo os seguintes tratamentos: semeadura em linhas paralelas com 200 kg ha-1 do formulado 11-45-00 e 360000 sementes ha-1; semeadura cruzada com 400 kg ha-1 do formulado 11-45-00 e 720000 sementes ha-1; semeadura cruzada com 7200000 sementes ha-1 e 200 kg ha-1 do formulado 11-45-00; semeadura cruzada com 360000 sementes ha-1 e 400 kg ha-1 do formulado 11-45-00; semeadura cruzada com 200 kg ha-1 do formulado 11-45-00 e 360000 sementes ha-1. Os itens responsáveis pelas maiores demandas energéticas, em todos os sistemas analisados foram fertilizantes, sementes e herbicidas. A maior relação saída/entrada foi obtida com o sistema de semeadura em linhas paralelas, seguida pela semeadura cruzada com mesma quantidade de adubo e sementes. Os resultados mostraram que o sistema de semeadura cruzada não apresentou resultados que justificassem a adoção desse sistema de semeadura. Palavras-chave: Eficiência energética, coeficientes energéticos, sistemas de semeadura. ENERGETIC EFFICIENCY OF SOYBEAN CROSS-SEEDING ABSTRACT: In soybean cultivation, exsiccation, seeding, cultivation, harvesting and grain transportation require a determined amount of energy and financial investment for their fulfillment. The aim of this work was evaluating the energetic balance of soybean cultivation in cross-seeding using the tillage system. The experimental design was randomized blocks with five repetitions containing the following treatments: parallel-line seeding with 200 kg ha-1 of formulated 11-45-00 and 360000 seeds ha-1; cross-seeding with 400 kg ha-1 of formulated 11-45-00 and 720000 seeds ha-1; cross-seeding with 7200000 seeds ha-1 and 200 kg ha-1 of formulated 11-45-00; cross-seeding with 360000 seeds and 400 kg ha-1 of formulated 11-45-00; cross-seeding with 200 kg ha-1 of formulated 11-45-00 and 360000 seeds ha-1. The items responsible for the largest energetic demands in all of the analyzed systems were: fertilizers, seeds and herbicides. The greatest output/input ratio were obtained with parallel-line seeding, followed by cross-seeding with the same amounts of fertilizer and seeds. The results showed that the cross-seeding system did not submit results that could justify the adoption of this seeding system. Keywords: Energy efficiency, energy coefficients, seeding system.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Oliveira, Marcus Vinicius Araujo Mello de, Roberto Lyra Villas Bôas, Carlos Jesus Baca Garcia, and Fernanda Regina Nascimento. "UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE POTÁSSIO NUM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO QUANDO APLICADO POR DIFERENTES INJETORES." IRRIGA 8, no. 3 (December 4, 2003): 234–41. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2003v8n3p234-241.

Full text
Abstract:
UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE POTÁSSIO NUM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO QUANDO APLICADO POR DIFERENTES INJETORES Marcus Vinicius Araujo Mello de Oliveira¹Roberto Lyra Villas BoasCarlos Jesus Baca GarciaFernanda Regina NascimentoDepartamento de Recursos Naturais, Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, CP 237, CEP 18603-970. E-mail: mvamol@fca.unesp.br 1 RESUMO O presente trabalho objetivou comparar a uniformidade de distribuição do potássio em um sistema de irrigação por gotejamento quando utilizado um injetor venturi, uma bomba elétrica Multifertic e uma bomba injetora hidráulica proporcional Dosmatic, ambas de pistão. O experimento foi conduzido na área de experimentação do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas, Unesp campus de Botucatu – SP. Foram escolhidos quatro tempos de injeção: 10, 15, 20 e 25 minutos; sendo recolhidas amostras de solução em diferentes momentos durante e após a injeção do produto. As amostras coletadas tiveram seu teor de potássio determinado via fotometria de chama. Com os resultados obtidos concluiu-se que: 1) não ocorreu variação significativa na uniformidade de distribuição do potássio devido aos injetores utilizados; 2) maiores tempos de injeção possibilitam melhores uniformidades de distribuição, sendo que para sistemas com 200 m de linhas laterais tempos a partir de 20 minutos de injeção podem ser empregados e 3) não houve influência da concentração inicial no tempo de estabilização da fertirrigação. UNITERMOS: fertirrigação, injetores de fertilizantes, injetor venturi, bombas injetoras, distribuição de fertilizantes. OLIVEIRA,M. V. M. de; VILLAS BOAS, R. L.; BACA, C. J. G.; FARIAS, M. F. de; DALRI, A. B.; LEITE JUNIOR, J. B.; NASCIMENTO, F. R. DISTRIBUTION UNIFORMITY OF POTASSIUM IN DRIP IRRIGATION SYSTEM WHEN APPLIED BY DIFFERENT FERTILIZER INJECTORS 2 ABSTRACT The objective of this paper was to compare the potassium distribution uniformity when applied using three fertilizer injectors in field conditions. The experiment was carried out in the experimental area of the Rural Engineering Department, Agricultural Science College – UNESP, in Botucatu – SP. A venturi injector, an electrical pump and a proportional hydraulic pump were the equipments used for fertilizer injection. Four-injection time periods (10, 15, 20 and 25 minutes) have been chosen to study potassium distribution uniformity. The solution samples were picked up in different moments over and after the product injection. The sample potassium contents were measured using flame photometry. According to the obtained results the conclusions were as follows: 1) there was no difference in potassium distribution uniformity among the injectors, 2) longer injection intervals enable better distribution uniformity and irrigation systems with 200 m length lateral lines can use 20-minute minimum injection intervals and 3) there was no influence of initial concentration on fertigation stabilization time. KEYWORDS: fertigation, fertilizers injection, venturi injector, injector pump, fertilizer distribution
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Resende, Ronaldo Souza, Anny Karolini Menezes Rodrigues, Julio Roberto Araujo de Amorim, and Luciano Alves de Jesus Júnior. "INTENSIDADE DA INTRUSÃO DE RAÍZES DE CANA-DE-AÇÚCAR EM GOTEJADORES SOB DIFERENTES MANEJOS DA IRRIGAÇÃO." IRRIGA 1, no. 1 (June 18, 2018): 38. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2016v1n1p38-46.

Full text
Abstract:
INTENSIDADE DA INTRUSÃO DE RAÍZES DE CANA-DE-AÇÚCAR EM GOTEJADORES SOB DIFERENTES MANEJOS DA IRRIGAÇÃO RONALDO SOUZA RESENDE1; ANNY KAROLINI MENEZES RODRIGUES2; JULIO ROBERTO ARAUJO DE AMORIM3 E LUCIANO ALVES DE JESUS JUNIOR4 1Engenheiro Agrônomo, Dr. em Agronomia, Pesquisador, Embrapa Tabuleiros Costeiros, Av. Beira Mar, 3250, Jardins, CEP 49025-240, Aracaju, SE, Brasil. e-mail: ronaldo.resende@embrapa.br.2Engenheira Agrônoma, Rua Nossa Senhora das Mercedes, 867, São Paulo – SP, Cep 04165-001, Email akmrodrigues@gmail.com3Engenheiro Agrônomo, M. Sc. em Irrigação e Drenagem, Pesquisador, Embrapa Tabuleiros Costeiros, Av. Beira Mar, 3250, Jardins, CEP 49025-240, Aracaju, SE, Brasil. e-mail: julio.amorim@embrapa.br.4Estatístico, Especialista em Estatística, Analista, Embrapa Tabuleiros Costeiros, Av. Beira Mar, 3250, Jardins, CEP 49025-240, Aracaju, SE, Brasil. e-mail: luciano.alves@embrapa.br. 1 RESUMO O objetivo deste estudo foi quantificar o intrusionamento das raízes no interior dos gotejadores em função de diferentes níveis de irrigação da cana-de-açúcar e de profundidades de instalação do tubogotejador. Foram avaliadas linhas laterais de irrigação utilizadas durante quatro ciclos de cultivo (2008 a 2011), instaladas em duas profundidades: P1 = 0,25 m e P2 = 0,35 m, em quatro níveis de reposição da demanda evapotranspirativa: W1 = 45%, W2 = 90%, W3 = 135% e W4 = 180% da ETo. Após realização de testes de vazão, os gotejadores de uma amostra de cada tratamento foram dissecados para avaliação da presença e distribuição das raízes no seu interior. Os dados de contagem dos gotejadores com presença de raiz foram submetidos ao teste não paramétrico de Friedman. O tratamento W3 (135% da ETo) resultou em menor nível de intrusão na profundidade P1 (0,25 cm), porém foi o que apresentou maior nível em P2 (0,35 cm). Os resultados obtidos não evidenciaram claramente uma relação entre o manejo da umidade do solo na zona radicular e a ocorrência da intrusão de raízes no orifício de gotejadores. Observou-se a presença de raízes em 65% dos gotejadores, sobretudo localizadas na câmera de saída de água e no labirinto do gotejador. Palavras-chave: Saccharum spp., gotejamento subsuperficial, entupimento de gotejadores, estrutura do gotejador. RESENDE, R. S.; RODRIGUES, A. K. M.; AMORIM, J. R. A. de; JESUS JUNIOR, L. A. deINTENSITY OF SUGARCANE ROOT INTRUSION IN DRIPPERS UNDER DIFFERENT IRRIGATION MANAGEMENTS 2 ABSTRACT This study aimed to quantify the root intrusion inside the drippers due to different levels of irrigation and depths of drip side lines installation. For this purpose, the drip side lines used in the four cycles of sugarcane crop (2008-2011) were evaluated. The side lines were installed at 0.25 m and 0.35 m depth. Sugarcane was submitted to four water replacement levels of the reference crop evapotranspiration (ETo) demand: W1 = 45%, 90% = W2, W3 = W4 = 135% and 180% of ETo. After performing flow tests, emitters from a sample of each treatment were dissected for evaluation of the presence and distribution of the roots within them. The count data of drippers with the presence of roots were submitted to the nonparametric Friedman test. W3 Treatment (135% of ETo) resulted in the lowest level of root intrusion at depth P1 (0.25 cm), but it had the highest level of intrusion at depth P2 (0.35 cm). The results showed an unclear relationship between the management of soil moisture in the root zone of sugarcane and the occurrence of root intrusion into the orifice of drip emitters. The presence of roots was observed in 65% of the evaluated drippers, mainly located inside the water output camera and dripper labyrinth channel. Keywords: subsurface drip irrigation, emitter clogging, irrigation management.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Zuin, Antônio Álvaro Soares, and Luiz Roberto Gomes. "A formação da subjetividade na Idade Mídia (The formation of subjectivity in the Media Age)." Revista Eletrônica de Educação 13, no. 2 (May 10, 2019): 377. http://dx.doi.org/10.14244/198271993350.

Full text
Abstract:
In today’s society of the spectacle, the screens are present in all spheres of public and private spaces, in such a way that it becomes possible to characterize the current society as the Media Age. This omnipresence of screens in all social relations determines unprecedented transformations in both the objective and the subjective dimensions. It is no coincidence that it is possible to identify signs of addictive behaviour in relation to audio-visual stimuli continuously produced and consumed through electronic gadgets, with emphasis on the ubiquitous presence of mobile devices. Following this line of reasoning, it becomes increasingly common to intensify anxiety, if someone separates from their cell phone for example. Given this context, the main objective of this article is to reflect critically on the metamorphoses in the subjective dimension present in the so-called Media Age. In order to do so, we will present considerations about the transformations related to the concept of cultural industry in the era of the microelectronic revolution, as well as the analysis of the changes in subjectivity resulting from the reconfiguration of the public and private spheres in times of hegemony of digital technologies.ResumoNa atual sociedade do espetáculo, as telas estão presentes em todas as esferas dos espaços público e privado, de tal maneira que se torna possível caracterizar a sociedade hodierna como a da Idade Mídia. Esta onipresença das telas em todas as relações sociais determina transformações inéditas tanto na dimensão objetiva, quanto na subjetiva. Não por acaso, já é possível identifcar sinais de comportamento de vício em relação aos estímulos audiovisuais continuamente produzidos e consumidos por meio dos gadgets eletrônicos, com destaque para a presença ubíqua dos aparelhos celulares. Seguindo esta linha de raciocínio torna-se cada vez mais comum o recrudescimento da ansiedade, caso alguém se separe de seu celular, por exemplo. Diante de tal contexto, os autores deste artigo têm, como principal objetivo, refletir criticamente sobre as metamorfoses na dimensão subjetiva presentes na chamada Idade Mídia. Para tanto, serão apresentadas considerações sobre as transformações no conceito de indústria cultural na era da revolução microeletrônica, bem como a análise das modifcações na subjetividade decorrentes da reconfiguração das esferas pública e privada em tempos de hegemonia das tecnologias digitais.Keywords: Subjectivity, Media Age, Cultural Industry, Microelectronic Revolution.Palavras-chave: Subjetividade, Idade Mídia, Indústria Cultural, Revolução Microeletrônica.ReferencesADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.ADORNO, Theodor W. “A indústria cultural”. In: COHN, Gabriel (Org.), Theodor W. Adorno, coleção grandes cientistas sociais, São Paulo: editora Ática, 1994a.ADORNO, Theodor W. “Sobre música popular”. In: COHN, Gabriel (Org.), Theodor W. Adorno, coleção grandes cientistas sociais, São Paulo: editora Ática, 1994b.ADORNO, Theodor W. Minima Moralia: reflexões a partir da vida danificada. Trad. Luiz Eduardo Bicca. São Paulo: Ática, 1993.ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1986.ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017.CABOT, Mateu; LASTÓRIA, Luiz A. C. N.; ZUIN, Antônio, A. S. (Coords.). Tecnologia, violência, memória: diagnósticos críticos de la cultura contemporánea. Barcelona: Anthropos; México: Universidad Autónoma Metropolitana - Iztapalana, 2018. 270p.DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. Comum: ensaio sobre a revolução no século XXI. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2017.HABERMAS, Jürgen. Entre naturalismo y religião. Madrid: Technos, 2005.HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. 2 v. 2003a – volume 1 e 2003b – volume 2.HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Trad. Flávio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.HABERMAS, Jürgen. Theorie des kommunikativen Handelns - Band 1 und 2. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1981.HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como ideologia. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1968.HABERMAS, Jürgen. Strukturwandel der Öffentlichkeit. Neuwied und Berlin: Hermann Luchterhand Verlag, 1962.HEW, Khe F. Students’ and teachers’ use of Facebook, Computers in Human Behaviour, 27, 662-676, 2011.HORKHEIMER, Max. Teoria tradicional e teoria crítica. Coleção os Pensadores. São Paulo: Editora Abril, 1987.HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 1985.KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: que é esclarecimento? In: Textos seletos. Petrópolis: Vozes, 1985.LUHMANN, Niklas. Soziale Systeme: Grundriss einer allgemeinen Theorie. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1994.MARTINS, Sandra Olades. A esfera pública: dos salões à rede virtual. In: BORGES, Bento Itamar; GOMES, Luiz Roberto; JESUS, Osvaldo Freitas de (Orgs.) Direito e democracia em Habermas: pressupostos e temas em debate. São Paulo: Xamã, 2010.MAZER, Joseph P.; MURPHY, Richard E.; SIMONDS, Cheri J. I will see you on “Facebook”: The effects of computer-mediated teacher self-disclosure on student motivation, affective learning, and classroom climate, Communication Education, 56 (1), 1-17, 2007.McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.NOBRE, Marcos. A teoria crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.TÜRCKE, Christoph. Erregte Gesellshaft: Philosophie der Sensation, München: C.H. Beck Verlag, 2002. TÜRCKE, Christoph. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Tradução de Antônio Zuin, Fabio Durão, Francisco Fontanella e Mario Frungillo. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography