To see the other types of publications on this topic, follow the link: Romance de Aprendizagem.

Journal articles on the topic 'Romance de Aprendizagem'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 33 journal articles for your research on the topic 'Romance de Aprendizagem.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Mazzari, Marcus Vinicius. "Editorial." Literatura e Sociedade 23, no. 28 (2018): 5–6. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i28p5-6.

Full text
Abstract:
Com este conjunto de ensaios a Revista Literatura e Sociedade dá continuidade ao dossiê do número anterior, dedicado a manifestações, em diversas literaturas, do chamado “Romance de Formação” (Bildungsroman), gênero historicamente associado ao nome de Goethe e a seu romance Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister (1795/96). Desta vez, porém, não é Wilhelm Meister que abre a coletânea, mas sim o primeiro grande herói romanesco da literatura ocidental, abordado (assim como seu escudeiro) justamente sob o aspecto da aprendizagem – e, portanto, também da formação – no ensaio “Cervantes: dom Quix
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Calaça, Fausto, and Célia Maria Domingues da Rocha Reis. "O Édipo Romântico, da literatura ao cinema." Revista Crítica Cultural 9, no. 1 (2014): 119. http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v9e12014119-130.

Full text
Abstract:
No presente artigo, realizamos uma análise comparada entre o romance de Honoré de Balzac, O lírio do vale (1836) e o filme de François Truffaut, Beijos proibidos (1968), tendo como perspectiva os temas desencantamento, nostalgia, romance de aprendizagem, Nouvelle vague e a noção de “Édipo romântico”, elaborada por Pierre Laforgue (2002). Colocamos em destaque o drama de Antoine Doinel, protagonista do filme, que re-apresenta um episódio semelhante ao da trajetória do jovem protagonista Félix de Vandenesse, do romance de Balzac.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pimentel, F. J. Vieira. "A ‘CRÍTICA DA CRÍTICA’ COMO ‘ROMANCE DE APRENDIZAGEM’: O CAPÍTULO PRESENÇA." Revista de Estudos Literários 1 (November 4, 2014): 99–131. http://dx.doi.org/10.14195/2183-847x_1_5.

Full text
Abstract:
O autor descreve a sua longa relação com a Presença, nomeadamente com a sua doutrina, teoria e crítica. Dividido em quatro partes – 1) criação poética, 2) natureza e finalidade da arte literária, 3) história e periodologia literárias, 4) defesa e ilustração da crítica –, o ensaio pretende demonstrar como o trabalho de reflexão de José Régio, Gaspar Simões e Casais Monteiro, grandes nomes desta geração, se alicerçam em cadeias de pensamento típicas da modernidade, i.e., aquele longo período entre o final do século XVIII e a segunda metade do século XX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Chiarini, Ana Maria. "Jhumpa Lahiri: Mulher traduzida, escritora italiana." Revista da Anpoll 1, no. 47 (2018): 68–75. http://dx.doi.org/10.18309/anp.v47i1.1197.

Full text
Abstract:
Jhumpa Lahiri, que obteve sucesso e prestígio escrevendo romances e contossobre a experiência de indianos e seus descendentes nos Estados Unidos, fez sua primeira experiência de escritora em língua italiana com In altre parole, no ano de 2015. A esse volume composto de textos curtos – relatos pessoais de sua aprendizagem do italiano –, vieram se somar um outro volume sobre as capas de livros, Il vestito dei libri, e Dove mi trovo, um romance. Este trabalho se propõe a traçar algumas considerações sobre a relação de Lahiri, escritora deslocada e mulher traduzida, com as línguas inglesa e italia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Wrege Rassier, Luciana. "As trapaças de um sofista ou da aprendizagem da insubmissão em Lavoura arcaica, de Raduan Nassar." Revista Légua & Meia 6, no. 1 (2017): 58. http://dx.doi.org/10.13102/lm.v6i1.2041.

Full text
Abstract:
O escritor e jornalista paulista Raduan Nassar publica Lavoura arcaica em 1975, durante a ditadura militar. Esse romance, frequentemente descrito como uma versão da parábola bíblica do filho pródigo, põe em cena o universo de uma família organizada em torno da ordem paterna, de valores austeros baseados no trabalho e na disciplina. Longe dos estereótipos de uma suposta “literatura engajada”, Lavoura arcaica trata do questionamento tanto das relações de força quanto de uma ordem imposta, que pode ser desmascarada graças ao estudo das técnicas retóricas utilizadas pelas personagens. Com efeito,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Jeronimo, Thiago Cavalcante. "Clarice Lispector: o livro da revelação do prazer." Em Tese 24, no. 2 (2019): 11. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.24.2.11-22.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa as três epígrafes que abrem o romance Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, de Clarice Lispector, como prenúncios do processo formativo que sua protagonista vivenciará. Paratextos que se articulam na tessitura de todo o romance, direcionando-o à renovação possibilitada pela morte dos estereótipos, conceitos sociais e pessoais de Loreley, personagem principal da narrativa. Percebe-se que o trio de citações (Bíblico, Poético e Dramático) além de possibilitar ao leitor uma observação quanto ao repertório de leitura – cultural e literário – da escritora, evidencia uma persp
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Nitschack, Horst Rolf. "Quarup: uma educação sentimental pelo povo." Literatura e Sociedade 24, no. 29 (2019): 13–32. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i29p13-32.

Full text
Abstract:
A década de 1960 não é apenas um período de profundas transformações sociais, técnicas e culturais, mas mudanças decisivas se produzem também no âmbito dos afetos dos sujeitos, seja dos sujeitos coletivos, seja dos individuais. Ao mesmo tempo, esses novos afetos que se formaram, por sua vez, vão influenciar a transformação social e cultural. O romance Quarup corresponde, em sua estrutura fundamental, a um romance de formação, apesar de apresentar — conforme a nossa leitura — duas modificações básicas, as quais exatamente correspondem às circunstâncias da década de 1960: o processo de aprendiza
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Flores Jr., Wilson José. "Aprendizagem como desajustamento: considerações sobre Resumo de Ana, de Modesto Carone." Inter Litteras, no. 2 (November 30, 2020): 126–44. http://dx.doi.org/10.34096/interlitteras.n2.9733.

Full text
Abstract:
O artigo analisa Resumo de Ana (1998), do escritor brasileiro Modesto Carone, entendendo-o como romance de aprendizagem. As situações narradas no livro estão centradas em duas personagens, Ana e Ciro, mãe e filho, e abrangem um período de cem anos da história brasileira. Para as personagens do livro, Ana em particular, a parca educação estética que alcançam acaba por operar como desajustamento, uma vez que colide com situações históricas e sociais que frustram as aspirações, ainda que moderadas, suscitadas pelo contato com a ópera, a música e com noções elementares de elegância e civilidade. P
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, Guilherme da Silva. "O conceito de compreensão em Bakhtin e o Círculo: reflexões para pensar o processo educativo." Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso 15, no. 3 (2020): 297–317. http://dx.doi.org/10.1590/2176-457348458.

Full text
Abstract:
RESUMO A compreensão é um processo que fundamenta a atividade educativa e permite o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Este artigo apresenta um esforço teórico para sintetizar o conceito de compreensão presente nas contribuições de Bakhtin e do Círculo, baseado em uma revisão das obras Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem e O freudismo, bem como dos ensaios Os gêneros do discurso, presente na coletânea Estética da criação verbal, e O discurso no romance, da coletânea Questões de literatura e de estética: a teoria do r
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Ademir Luiz da. "Elementar, meu caro mestre: cinema, literatura e educação medieval no filme O nome da rosa (1986)." Comunicação & Educação 25, no. 2 (2020): 104–14. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p104-114.

Full text
Abstract:
Neste artigo será focado a questão do ensino e da aprendizagem durante a Idade Média, conforme representado no filme O nome da rosa, lançado em 1986, com direção do francês Jean-Jacques Annaud, um cineasta especialista em obras com temática histórica, como a Guerra do fogo (1981), o Amante (1992) e Círculo de fogo (2001). O filme é uma adaptação do romance homônimo do escritor italiano Umberto Eco. Partindo de sua narrativa de suspense investigativo, analisar-se-á a relação entre mestre (o monge franciscano Guilherme de Baskerville, inspirado em figuras históricas e da ficção policial) e discí
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Feliciano de Oliveira, Diogo Henrique, and Leonardo Maia. "THOR - UMA ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA DO BILDUNGSROMAN." Aprender - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, no. 24 (December 14, 2020): 26–41. http://dx.doi.org/10.22481/aprender.i24.7744.

Full text
Abstract:
No presente artigo foram analisados os filmes “Thor” (2011) e “Thor: Mundo Sombrio” (2013), verificando influências e semelhanças com o processo de formação da experiência vivenciada no movimento literário alemão, o Bildungsroman (Romance de Formação). A partir da obra “Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister”, do escritor alemão Johann W. Von Goethe, observamos a importância da formação do caráter, da moral, nessa personagem, e seus reflexos para a formação dos leitores e, no caso dos filmes de super-heróis, dos espectadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Dultra, Maruzia De Almeida. "'Uma aprendizagem' outra: ensaio crítico-criativo de 'O livro dos prazeres', de Clarice Lispector." FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, no. 23 (December 10, 2019): 42–56. http://dx.doi.org/10.23925/1983-4373.2019i23p42-56.

Full text
Abstract:
Este ensaio se apresenta como uma carta da personagem Loreley endereçada a Ulisses, professor de Filosofia por quem ela é apaixonada. Como estratégia poética, rearranjamos trechos do livro Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres (LISPECTOR, 1970), para constituir a escrita de Lóri enquanto remetente. Portanto, o romance se torna epistolar a partir do presente texto, que realizamos através do “modo intensivo de leitura” (DELEUZE, 2010) da obra, e do modo intensivo de escritura, tanto de Clarice Lispector, quanto da carta que aqui enviamos. Em lugar da interpretação da escrita clariceana, optam
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Staudt, Sheila Katiane. "Entre o Oriente e o Ocidente: a problemática do duplo no romance Les Désorientés, de Amin Maalouf." Literatura e Sociedade 23, no. 28 (2018): 284–97. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i28p284-297.

Full text
Abstract:
Comparado a um Ulisses moderno, nosso herói Adam sofre os percalços de ser estrangeiro e exilado na capital francesa, além de regressar à sua terra natal – Líbano – e confrontar-se com os fantasmas do passado. O romance Les désorientés, do escritor francês Amin Maalouf, publicado em 2012, apresenta, desde o seu título, a falta de orientação, a necessidade de um norte por parte das personagens. A escrita dupla do texto vai ao encontro das personagens que orbitam nosso protagonista, por vezes, reflexos invertidos de si mesmas. Buscar os rastros do duplo na trajetória de nosso narrador-personagem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Staudt, Sheila Katiane. "Entre o Oriente e o Ocidente: a problemática do duplo no romance Les Désorientés, de Amin Maalouf." Literatura e Sociedade 23, no. 28 (2018): 290–303. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i28p290-303.

Full text
Abstract:
Comparado a um Ulisses moderno, nosso herói Adam sofre os percalços de ser estrangeiro e exilado na capital francesa, além de regressar à sua terra natal – Líbano – e confrontar-se com os fantasmas do passado. O romance Les désorientés, do escritor francês Amin Maalouf, publicado em 2012, apresenta, desde o seu título, a falta de orientação, a necessidade de um norte por parte das personagens. A escrita dupla do texto vai ao encontro das personagens que orbitam nosso protagonista, por vezes, reflexos invertidos de si mesmas. Buscar os rastros do duplo na trajetória de nosso narrador-personagem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Domingos, Ana Cláudia Munari. "Intermidialidade na literatura brasileira contemporânea." Letras de Hoje 55, no. 1 (2020): 33552. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2020.1.33552.

Full text
Abstract:
A questão sobre a influência das práticas em hipermídia na literatura tem emergido a partir de estudos de vários campos, desde a aprendizagem da leitura, com a hiperleitura, até a questão dos gêneros, por exemplo, o retorno das narrativas jornalísticas e do romance-reportagem. Neste trabalho eu trago apenas uma pequena parte de uma extensa pesquisa que vem sendo feita nos últimos quatro anos, em cuja fase atual vem analisando a literatura brasileira contemporânea para identificar tendências, questões estéticas, formais, que possam demarcar alguma mentalidade do nosso tempo, sobretudo essa que
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Santos, Elisângela Da Silva. "Pelos fios da memória: infância e ancestralidade em "Ponciá Vicêncio"." Anuário de Literatura 24, no. 2 (2019): 42–58. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7917.2019v24n2p2.

Full text
Abstract:
A escritora mineira Conceição Evaristo traz como marca a produção literária nascida da experiência de vida do sujeito negro na sociedade brasileira, o que abala a estruturas e padrões literários hegemônicos. Neste artigo, discute-se a temática da infância na obra de Conceição Evaristo, Ponciá Vicêncio, que também pode ser lida como uma quebra de padrões ao oferecer protagonismo à criança. Como veremos, neste romance, a infância das personagens, transita historicamente entre passado e presente, descrevendo as diferentes formas de aprendizagem, brincadeiras, fantasias, violência e opressão, em c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Freitas, Josenildes. "Perro viejo (2005) de Teresa Cárdenas e a perspectiva étnico-racial na aula de ELE." Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade 30, no. 62 (2021): 103–17. http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p103-117.

Full text
Abstract:
Neste texto pretendo discutir sobre a importância de se promover um ensino de espanhol língua estrangeira (ELE) inclusivo “de nossas referências étnico-raciais” (LIMA, 2015, p. 25) e que proponho aqui a partir de um trabalho pedagógico com o romance infanto-juvenil Perro viejo (2005), da escritora afro-cubana Teresa Cárdenas, a ser realizado com estudantes do Ensino Médio, considerando as possibilidades que a obra oferece para o exercício de uma prática docente sensível às identidades que compõem a sala de aula e pautada no resgate da memória da diáspora negra na América Latina. Para justifica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Perin, Conceição Solange Bution, and Silvana Malavasi. "A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O ENSINO ANALISADOS EM DUAS OBRAS CLÁSSICAS: CÁRCEL DE AMOR E LA VIDA DE LAZARILLO DE TORMES." História da Educação 22, no. 54 (2018): 190–208. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/64229.

Full text
Abstract:
Resumo O estudo tem como objetivo analisar duas obras clássicas, no ensino da literatura espanhola medieval: Cárcel de Amor, escrita no século XV por Diego de San Pedro, e La vida de Lazarillo de Tormes, romance anônimo escrito no século XVI, no ensino. Partimos do pressuposto que, as obras clássicas auxiliam-nos a entender melhor o passado e, consequentemente, podem ser consideradas como instrumentos para a compreensão e desenvolvimento do ensino. O objetivo central é evidenciar, por meio das obras, os acontecimentos cotidianos de cada período e analisar, como exemplo em Cárcel de Amor, a lut
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Dalbosco, Claudio Almir, Miguel Da Silva Rossetto, and Márcio Luís Marangon. "A figura do mestre em Goethe e Foucault | The figure of the master in Goethe and Foucault." Revista de Educação PUC-Campinas 24, no. 1 (2019): 157. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4091.

Full text
Abstract:
A reflexão sobre a figura do mestre parece ter desaparecido do cenário pedagógico contemporâneo. Originadas das reformas pedagógicas do final do século XIX e início do século XX, teorias educacionais atuais focam mais na figura do educando e menos na do educador. Partindo da hipótese de que não há formação humana sem autoformação, o presente ensaio procura investigar a figura do mestre em dois autores distantes historicamente entre si, Wolfgang Goethe e Michel Foucault. Reconstrói, na primeira parte, alguns traços que estão subjacentes ao personagem Wilhelm Meister, do romance de formação “Os
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

MANSILLA, FERNANDO RODRÍGUEZ. "Escepticismo, paradoja y metapoesía en Sor Juana Inés de la Cruz: Finjamos que soy feliz (núm. 2)." Bulletin of Hispanic Studies: Volume 98, Issue 8 98, no. 8 (2021): 751–66. http://dx.doi.org/10.3828/bhs.2021.37.

Full text
Abstract:
Este trabajo analiza el romance número 2, ‘Finjamos que soy feliz…’ como poema satírico-burlesco. En mi análisis, presto particular atención a cómo el locutor poético emplea la perspectiva filosófica del escepticismo para reflexionar acerca de la verdadera felicidad. En el poema, se adopta una visión prudente frente al estudio y se acaba por proponer el aprendizaje de la ignorancia. Empleando términos filosóficos, erudición y el recurso de la paradoja, este romance dialoga con una tradición poética que postulaba que el ejercicio de las letras era el que producía la verdadera felicidad. De esa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Malanovicz, Aline Vieira. "Métodos de pesquisa para administração: investigações de Sherlock Holmes." Revista Eletrônica Gestão e Serviços 10, no. 2 (2020): 2751. http://dx.doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v10n2p2751-2766.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é identificar “pistas” de recomendações de métodos de pesquisa úteis para Administração relatados como métodos de investigação utilizados pelo personagem Sherlock Holmes. A pesquisa é qualitativa, exploratória e descritiva, e consiste na consulta bibliográfica ao cânone de obras narrativas de Sir Arthur Conan Doyle, protagonizadas pelo célebre detetive (quatro romances e cinco livros com 56 contos). Os resultados desta pesquisa são trechos ilustrativos de métodos utilizados por Sherlock Holmes, e a análise de dados os coteja com métodos recomendados em artigos e livro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Ugalde, Ana Isabel, and Joseba Arregi Orue. "Euskal toponimia, baserrien izenak eta deituren ondarea, Gizarte-Zientziak ikasteko abiapuntu. Bigarren hezkuntzarako proposamena." Tantak 28, no. 1 (2016): 65–86. http://dx.doi.org/10.1387/tantak.16340.

Full text
Abstract:
El artículo presenta una propuesta de enseñanza-aprendizaje de las Ciencias Sociales para Educación Secundaria, tomando como punto de partida los apellidos vascos que tienen su origen en el nombre del caserío, es decir, la casa tradicional de las provincias de Bizkaia, Gipuzkoa, norte de Álava y de Navarra y el País Vasco Francés. En época difícil de determinar los terrenos comunales comenzaron a privatizarse, adoptando la forma de parcelas circulares. La documentación en romance los denomina seles, un vocablo de origen prerromano y en euskara han dado lugar a una serie de topónimos, algunos d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pereira da Silva, Eufrida. "FALAR PARA CURAR, OUVIR PARA APRENDER -- NIKETCHE: UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA, DE PAULINA CHIZIANE." Revista Mulemba 3, no. 5 (2011). http://dx.doi.org/10.35520/mulemba.2011.v3n5a4882.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar a oralidade como instrumento de aprendizagem no romance moçambicano Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane. Nossa pesquisa é investigar a oralidade, especificamente as “conversas de mulheres” que funcionam como instrumento pedagógico de aprendizagem e formação. Subordinadas aos padrões de uma sociedade patriarcal de histórico de violência, as mulheres do romance questionam a opressão tomando o significado da dança do niketche e da oralidade como ação afirmativa de subversão. Para este estudo, nós utilizamos os trabalhos de Leite (1998);
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

JUNIOR, ARNALDO FRANCO. "UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES, DE CLARICE LISPECTOR, ROMANCE MODERNO E ROMANCE DE MOCINHA." Signótica 18, no. 1 (2008). http://dx.doi.org/10.5216/sig.v18i1.3716.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Barbosa, Allan Michell. "Uma aprendizagem do prazer: a epistemologia do romance na escritura clariceana." Revista de Letras 20, no. 31 (2018). http://dx.doi.org/10.3895/rl.v20n31.4633.

Full text
Abstract:
A multiperspectiva interpretativa da obra de arte literária suscita a necessidade teórica de uma epistemologia do romance que apreenda um ponto hermenêutico o qual torne mais simples e direta a interpretação do texto literário. Passando pelo princípio formativo que norteia a obra (serio ludere), identificando o efeito estético pelo qual ela foi elaborada, e integrando-a ao momento histórico-literário de sua criação, procuramos entender com maior clareza a estrutura íntima do livro Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres, publicado em 1969, como grande marco da escritura de Clarice Lispector.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Botana, Cecília Martha. "O movimento pendular no ensino/aprendizagem de língua estrangeira, a partir do romance «Budapeste» de Chico Buarque." Caligrama: Revista de Estudos Românicos 11 (December 31, 2006). http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.11.0.7-25.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Melo, Cimara Valim de, and Silvia De Castro Bertagnolli. "Ensino de Literatura e Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta Interacionista." #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia 1, no. 1 (2012). http://dx.doi.org/10.35819/tear.v1.n1.a1715.

Full text
Abstract:
Resumo: Este trabalho propõe-se a discutir as relações entre sociedade contemporânea, novas tecnologias e estudos culturais, bem como a analisar as possibilidades de ensino-aprendizagem em literatura a partir de uma abordagem interacionista. Para isso, a pesquisa centra-se no uso de objetos de aprendizagem para o estudo de obras do romance brasileiro contemporâneo, em suas relações com a fotografia e o cinema. São utilizados recursos como a lousa interativa e mídias audiovisuais, digitais e impressa, que corroboram à formação de um ambiente de aprendizagem centrado na valorização da leitura, e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silva, Lorena Pereira, and Maria das Graças Fonseca Andrade. "O MUNDO ZOO EM CLARICE LISPECTOR." fólio - Revista de Letras 11, no. 2 (2020). http://dx.doi.org/10.22481/folio.v11i2.5707.

Full text
Abstract:
Autora de obras importantes que reverberam até hoje, tais como Perto do coração selvagem, A paixão segundo G.H., Água Viva e A hora da estrela, Clarice Lispector é um dos nomes de maior relevância no cenário da literatura brasileira. Desde suas primeiras composições, a autora demonstra uma relação extremamente próxima e empática com os animais chegando, muitas vezes, a legar-lhes total protagonismo. Lispector, engenhosamente, constrói suas narrativas de modo a aproximar humano e animal, esferas aparentemente tão distintas entre si. Interessa-nos, aqui, analisar como isso aparece em Uma aprendi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Meneses, Adelia Bezerra de. "Sereias." Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, April 27, 2020, 71–93. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v1i75p71-93.

Full text
Abstract:
No recorte de um estudo do mito odisseico em contraponto com a literatura brasileira, a proposta foi trabalhar o tema das Sereias (na Odisseia e no romance Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres, de Clarice Lispector, com uma breve incursão pela Lorelei, de Heine). Na sequência de uma leitura adorniana da Odisseia, aborda-se a sereia de um viés menos explorado na diluição desse mito, que é a inquietante relação entre sedução e saber, ou melhor: a sedução pelo conhecimento. Isso levou, inevitavelmente, a um paralelo com o mito bíblico de Adão e Eva e a Árvore do Conhecimento, e consequente su
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

SOUZA, Anderson Ibsen Lopes de, and Raquel Lazzari Leite BARBOSA. "O ENSINO COMO ATO DE RESISTÊNCIA EM DIÁRIO DE ESCOLA." Revista ORG & DEMO 18, no. 1 (2017). http://dx.doi.org/10.36311/1519-0110.2017.v18n1.06.p97.

Full text
Abstract:
O presente estudo aborda a obra Diário de escola, do escritor francês Daniel Pennac, a partir de um viés crítico embasado à luz dos conceitos de globalização e de pós-modernidade, onde confrontamos tais conceitos ideológicos com os paradoxos da educação na atualidade, tudo no intuito de verificar a possibilidade de se trabalhar o ensino como ato de resistência. Nesse romance de teor autobiográfico, que traz a figura de um bem-sucedido professor que fora um aluno problemático e com dificuldade de aprendizagem, Pennac demonstra que a escola tradicional apenas reproduz a ordem social hegemônica,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Nogueira, Camila. "Literaturas indígenas no ensino-aprendizagem de história e cultura indígena." Articulando e Construindo Saberes 6 (April 9, 2021). http://dx.doi.org/10.5216/racs.v6.66077.

Full text
Abstract:
O presente artigo reflete o uso de textualidades de matrizes ameríndias no processo de ensino e aprendizagem de história e cultura indígenas, tendo em vista que as representações de povos indígenas do território brasileiro estão presentes em diferentes memórias, nas dos próprios indígenas e na dos não indígenas. Como exemplo é possível sublinhar a de missionários europeus; a literatura (romances, poemas); registros de viajantes do século XIX, cinema nacional, livros didáticos de história, documentos oficiais do Estado brasileiro, entre outros textos que representam um conjunto de interpretaçõe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Schnirmajer, Ariela Érica. "Ifigenia de Teresa de la Parra como romance de formação sentimental." Signótica 32 (January 11, 2021). http://dx.doi.org/10.5216/sig.v32.65314.

Full text
Abstract:
A partir de la lectura de María Inés Lagos Pope (1996 y 2003) y de otros textos críticos latinoamericanos que reflexionan sobre la categoría de Bildungsroman, el artículo considera Ifigenia de Teresa de la Parra una “novela de formación sentimental”, en la que, a pesar de la claudicación y obturación del amor “sentido”, la problemática del deseo se plantea en abierta e irresoluble tensión con la Institución matrimonial. Aunque el sujeto deseante, la protagonista, descubre las trampas del deseo, y hasta desiste de este, también experimenta momentos de gran potencia imaginaria, leídos como espac
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Amado, Bibiana, Ana Cecilia Pérez, and Richard Brunel Matias. "Desarrollo de una conciencia ambiental en una propuesta de intercomprensión en lenguas romances para estudiantes de nivel medio." Revista EntreLinguas, September 28, 2015, 271–90. http://dx.doi.org/10.29051/el.v1i2.8064.

Full text
Abstract:
El presente trabajo analiza el tratamiento de temas ambientales en una propuesta de Intercomprensión en Lenguas Romances (IC) que el equipo de InterRom, de la Universidad Nacional de Córdoba, ha elaborado para el desarrollo de las capacidades de lenguaje de estudiantes de los últimos años de la escuela secundaria desde la óptica de la enseñanza y el aprendizaje de IC en torno a los géneros de textos. Esta propuesta integra los enfoques plurales de las lenguas con aportes del interaccionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2007), de la teoría sociocultural del desarrollo humano (BRUNER, 1994; NELSO
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!