Academic literature on the topic 'Roteiro'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Roteiro.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Roteiro"

1

Queiroz, Debora S., Eliane A. Del Lama, and Maria G. M. Garcia. "Proposta de roteiro geoturístico pelos prédios históricos do centro de Santos (SP)." Terrae Didatica 15 (February 15, 2019): e019002. http://dx.doi.org/10.20396/td.v15i0.8654686.

Full text
Abstract:
A cidade de Santos possui roteiros históricos e culturais que exploram o valor de suas edificações. Porém com a utilização do geoturismo urbano tais roteiros podem ser incrementados para divulgar a geodiversidade dos materiais pétreos. Como a utilização de roteiros geoturísticos em centros urbanos é uma prática que tem se tornado cada vez mais frequente, este trabalho tem o objetivo de apresentar um roteiro geoturístico do centro de Santos. O roteiro é composto por oito edifícios históricos que foram tombados e que em sua construção e ou ornamentação foram utilizados elementos pétreos. Percebe-se que a rocha mais utilizada é o gnaisse milonítico proveniente da região, e que apenas na construção mais recente deste roteiro foram empregadas rochas ornamentais importadas. Este roteiro geoturístico poderá ser usado para divulgar a geodiversidade local e promover o geoturismo urbano, além de auxiliar na preservação do patrimônio da cidade, pois, ao conhecer a geodiversidade a população poderá compreender que os materiais pétreos alteram-se e poderá auxiliar em sua conservação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cordeiro de Mello, Marcelo. "REDESCOBRINDO O ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO NÃO-FILMADO DE A HORA DOS RUMINANTES." Revista GEMInIS 12, no. 2 (August 2021): 54–79. http://dx.doi.org/10.53450/2179-1465.rg.2021v12i2p54-79.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o roteiro cinematográfico inédito e não-filmado de A hora dos ruminantes, escrito em 1967 pelo cineasta Luiz Sergio Person e pelo crítico e roteirista Jean-Claude Bernardet, baseado na obra literária homônima de José J. Veiga. Apresentamos algumas questões teóricas referentes ao texto de roteiro cinematográfico, como os aspectos político-ideológicos e mercadológicos subjacentes aos roteiros, além da discussão sobre a importância dos textos de roteiro cinematográfico e seu eventual caráter literário. Em seguida, transpomos essas questões relativas ao roteiro para o Brasil dos anos 1960, analisando como a parceria dos roteiristas Person e Bernardet trata essas problemáticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vinícius, Victor, Suely Henrique de Aquino Gomes, and Rodrigo Cássio Oliveira. "Olhares sobre o roteiro cinematográfico brasileiro nas revistas A scena muda, Cinearte e O fan." Esferas 1, no. 21 (October 21, 2021): 92. http://dx.doi.org/10.31501/esf.v1i21.13104.

Full text
Abstract:
Este artigo discute as ideias sobre o roteiro cinematográfico em textos publicados em três revistas brasileiras: A scena muda, Cinearte e O fan. São trabalhadas as discussões teóricas geradas e exemplos de roteiros que foram publicados nessas revistas, com o intuito de compreender a concepção de roteiro cinematográfico brasileiro nesse período. Tratase de uma pesquisa histórica documental cujos resultados sugerem formas, estruturas e visões sobre o roteiro de cinema na primeira metade do século XX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rezende, Bruna De Paula, and Ana Carolina Araújo da Silva. "Análise dos roteiros de atividades experimentais nos livros didáticos de Química: um estudo das representações e dos níveis do pensamento químico." Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas 17, no. 39 (December 29, 2021): 46. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i39.10526.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, o estudo das representações e seus usos no ensino de química tem sido uma preocupação para a área. Com isso, apresentamos neste artigo partes de um recorte de pesquisa voltado às representações presentes nos roteiros das atividades experimentais investigativas dos livros didáticos de química para o Ensino Médio, aprovados pelo PNLD de 2018. Desse modo, esta pesquisa buscou avaliar e compreender as representações contidas em cinco roteiros e a relação da representação ou do roteiro com os níveis do pensamento químico proposto por Johnstone (2000, 2004). Para atingir tal objetivo, utilizamos pressupostos teóricos metodológicos da análise de conteúdo; identificamos que somente um roteiro é constituído por dois tipos diferentes de representações, enquanto os demais apresentam um único tipo de representação. Ademais, observamos que algumas atividades se limitam a utilizar as representações apenas para compreensão do roteiro experimental e não para auxiliar o entendimento dos conceitos que este aborda. Reforçamos, portanto, que os roteiros experimentais precisam de mais representações e que estas não sejam somente imagens de procedimentos experimentais ou materiais utilizados na prática. Como também, torna-se importante uma melhor abordagem dos três níveis de pensamento químico, em especial, o nível submicroscópico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Praxedes Filho, Pedro Henrique Lima, Sâmia Araújo dos Santos, and Lindolfo Ramalho Farias Júnior. "Tendência de assinatura avaliativa: um estudo de caso exploratório em roteiro de audiodescrição de peça de teatro." Entrepalavras 7, no. 2 (November 24, 2017): 243. http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.7.7.2.243-265.

Full text
Abstract:
O estudo ora relatado se insere na área disciplinar da Tradução Audiovisual Acessível quanto à modalidade audiodescrição (AD) para pessoas com deficiência visual. Quanto ao roteiro descritivo de um dado produto (audio)visual, havia a prescrição de que deveria ser neutro. Pesquisa conduzida no Laboratório de Tradução Audiovisual da Universidade Estadual do Ceará comprovou empiricamente que não há neutralidade em roteiros escritos segundo esse parâmetro, o que foi feito via Teoria da Avaliatividade (TA) (MARTIN; WHITE, 2005) no âmbito da Linguística Sistêmico-Funcional. Partindo, agora, do pressuposto de que todos os roteiros de AD são avaliativos, foi nossa intenção dar um passo adiante, estudando estilo interpretativo em AD: a assinatura avaliativa do audiodescritor ou o estilo avaliativo do roteiro. Mais especificamente, o objetivo foi descrever a tendência de assinatura avaliativa do par de audiodescritores da peça teatral infantil ‘A Vaca Lelé’, cujo roteiro de AD foi elaborado em português brasileiro. Metodologicamente, o roteiro foi analisado segundo as categorias da TA tendo em vista encontrarmos padrões de uso avaliativo da língua que pudessem apontar na direção de uma tendência de assinatura avaliativa do par de audiodescritores. Como resultado, encontramos uma tendência de assinatura avaliativa caracterizada por avaliações de ‘atitude’ dos tipos ‘afeto’, ‘julgamento’ e ‘apreciação’ e por avaliações de ‘gradação’ do tipo ‘força’.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Castro, A. A. J. F. "Herbário: Roteiro Teórico." Publicações Avulsas em Conservação de Ecossistemas, no. 7 (February 28, 2006): 1–10. http://dx.doi.org/10.18029/1809-0109/pace.n7p1-10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Castro, A. A. J. F. "Espécie: Roteiro Teórico." Publicações Avulsas em Conservação de Ecossistemas, no. 8 (March 31, 2006): 1–3. http://dx.doi.org/10.18029/1809-0109/pace.n8p1-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Devides, Dílson César. "ADAPTAÇÃO E ROTEIRO." Letras Escreve 8, no. 1 (August 21, 2018): 437. http://dx.doi.org/10.18468/letras.2018v8n1.p437-464.

Full text
Abstract:
<p>O presente texto visa levantar algumas discussões acerca das adaptações, sobretudo da adaptação literária, para outros suportes, nomeadamente o cinema, a TV e os videogames. Reuniu-se e comparou-se os posicionamentos da teórica Linda Hutcheon e de roteiristas como Field, Rey, Comparato e McKee, sobre o processo adaptativo, principalmente no vetor literatura→cinema, no entanto não se excluiu outras mídias. Constatou-se que o posicionamento teórico, por vezes, destoa do prático, este preocupado com o público, a produção, por fim, a viabilidade técnica e econômica do produto audiovisual.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mariotto, Rosa Maria Marini, and Maria Eugênia Pesaro. "O roteiro IRDI." Estilos da Clinica 23, no. 1 (April 30, 2018): 99–113. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i1p99-113.

Full text
Abstract:
O instrumento Indicadores de Risco para Desenvovimento Infantil (IRDI) foi construído e validado por meio de uma pesquisa multicêntrica, a partir de uma demanda do Ministério da Saúde, com o propósito de que os pediatras incluíssem em suas consultas de rotina o acompanhamento do desenvolvimento psíquico em bebês de até 18 meses e, ainda, pudessem localizar, por meio dos indicadores, problemas nesse desenvolvimento. Essa articulação da psicanálise com a pesquisa e a saúde pública, que esteve presente na origem do IRDI, mantém-se e pode ser acompanhada por meio dos artigos selecionados neste artigo. O levantamento realizado demonstra que o IRDI vem sendo utilizado nos serviços de saúde e de educação, na produção de conhecimento científico em pesquisas acadêmicas e na formação de profissionais. Pode-se concluir que os profissionais que utilizam o IRDI em suas práticas sustentam a não elisão do sujeito, o conceito de laço constituinte, a singularidade das pessoas envolvidas nos acompanhamentos realizados. Sustentam, portanto, a ética da psicanálise na pólis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Velho, Otávio. "Roteiro de busca." Tensões Mundiais 15, no. 29 (January 6, 2020): 17–44. http://dx.doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v15i29.1860.

Full text
Abstract:
Este artigo examina dilemas postos pela emergência de uma nova Direita para o mundo de hoje e as ciências sociais. Para isto retoma a obra de Karl Mannheim, especialmente a sua insistência em levar em conta todos os pontos-de-vista e o papel de uma intelligentsia. Considerações do filósofo Espinosa são trazidas para complementar essa linha de raciocínio, bem como subsídios retirados do trabalho do antropólogo Tim Ingold e do romancista Orhan Pamuk.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Roteiro"

1

Amorim, Julia Moraes Callado de. "Roteiro museográfico acessível." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123146.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2013.
Made available in DSpace on 2014-08-06T17:52:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 323940.pdf: 8199350 bytes, checksum: 80de435100555e228beed6eb86524be2 (MD5) Previous issue date: 2013
Atualmente, grande parte das fortificações brasileiras remanescentes, tombadas, tem seu uso voltado à visitação turística. No entanto, construídas para serem inexpugnáveis, possuem características arquitetônicas e geográficas que dificultam o acesso de seus visitantes, principalmente se considerarmos a diversidade da população. Além de uma adequação físico-espacial, que respeite as características arquitetônicas, faz-se necessário, também, transmitir o significado da fortificação e possibilitar a educação patrimonial. Este trabalho visa colaborar com as discussões a respeito do conflito entre acessibilidade e patrimônio, tendo como estudo de caso a Fortaleza de Santa Cruz da Ilha de Anhatomirim (SC). Seu objetivo principal é definir um roteiro museográfico acessível, que preserve os atributos arquitetônicos que caracterizam a fortaleza como patrimônio cultural. Esta dissertação foi elaborada em dois momentos distintos: incialmente realizou-se a pesquisa bibliográfica e documental e visitas exploratórias para a formação do referencial teórico, definição e conhecimento do objeto de estudo, além do levantamento de soluções de acessibilidade utilizadas em outros monumentos e sítios históricos; posteriormente, foram empregados os métodos da visita exploratória, passeio acompanhado e walkthrough com especialistas, para identificação dos problemas de acessibilidade e discussão das soluções propostas. Finalmente, elaborou-se um roteiro museográfico acessível para a Fortaleza de Santa Cruz, a fim de transmitir seu significado da melhor forma possível, a maior diversidade de pessoas e, ao mesmo tempo, favorecer a integração do sítio ao cotidiano das comunidades vizinhas, revertendo assim o subaproveitamento do potencial simbólico e econômico da fortaleza. Espera-se, com esse estudo, estimular novas pesquisas, em diferentes áreas do conhecimento, visando um melhor uso e um maior cuidado com essas fortificações, outrora muito importantes na consolidação do território brasileiro e fixação da população e, hoje, infelizmente, em sua maioria, relegadas ao esquecimento.

Abstract : Nowadays, most of the remaining Brazilian fortifications, listed as heritage sites, are used for tourist visitation. However, since they are built to be inexpugnable, they have architectural and geographical features which make it hard for visitors to reach them, especially considering the diversity of the population. In addition to a physico-spacial adaptation which must respect its architectural characteristics, it is also mandatory highlighting the fortification real meaning and relevance as well as providing a proper heritage education. This work aims to contribute to discussions about the conflict between accessibility and heritage. The object of this case study is the Fortress of Santa Cruz in the Anhatomirim Island (SC). It mainly aims to define a museographic accessible route, preserving its architectural attributes which characterize the fortress as a cultural heritage building. This study was divided into two distinct stages: firstly, the bibliographic and documental research plus the exploratory visits were made to work as the foundation for the theoretical referential. Next step was the searching for a definition and knowledge of the object of study to get a sense of accessibility solutions that could be used in other monuments and historic heritage sites; later, methods of exploratory visit were employed besides accompanied walk and walkthrough with experts to identify accessibility problems to enable a deep discussion of proposed solutions. Finally, we elaborated a museographic accessible roadmap to easy the access to the Fortress of Santa Cruz in order to convey its meaning and relevance, in the best way as possible, to the greatest number of people. As a result, it would promote the integration of the heritage site to the daily lives of neighboring communities, minimizing the underutilization of the symbolic and economic potential. It is hoped that this study may stimulate new research, in different areas of knowledge, in order to stimulate better use and greater care for these fortifications. Considering they are,undoubtedly, very important for the consolidation of the Brazilian territory and population settlement, it is unacceptable to see them today, unfortunately, mostly relegated to oblivion.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moreira, Bruno Pereira. "Pontes sonoras: roteiro de Portugal." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13685.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ensino de Música
Este trabalho insere-se na disciplina Projeto Educativo, do Mestrado em Ensino da Música, da Universidade de Aveiro. A área de desenvolvimento deste projeto foi a Música na Comunidade. A inclusão de comunidades que normalmente estão mais isoladas na sociedade, como as comunidades relacionadas com a área da deficiência, foram a população alvo deste projeto. A música foi o elo de ligação entre esta comunidade e as diferentes comunidades e serviu de meio facilitador à inclusão. O objetivo deste projeto foi a inclusão dos utentes da comunidade especial num projeto que lhes desse prazer e alegria. Em relação aos músicos, pretendeu-se quebrar barreiras e preconceitos. Foi realizado no concelho de Albergaria-a-Velha, e teve a participação de utentes da APPACDM Albergaria-a-Velha e músicos das 5 bandas filarmónicas do concelho: AIRA – Associação de Instrução e Recreio Angejense, ARMAB – Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca, Banda Filarmónica do Grupo Desportivo e Cultural de Ribeira de Fráguas, Banda Recreativa União Pinheirense, Banda Velha União Sanjoanense. Deste trabalho resultou uma apresentação pública de um espectáculo com estes participantes no Cineteatro Alba no dia 4 de Junho de 2014. O espectáculo consistiu em canções populares que levaram os espetadores a percorrer Portugal. Estas canções foram interpretadas de diferentes formas, em que os músicos iam interagindo com os utentes. Como legado deste projeto, ficaram as sessões de música na instituição e a intenção de voltar a realizar este tipo de espectáculos, onde a inclusão seja sempre o objetivo a atingir.
This work is part of the discipline Projeto Educativo, the Master of Music Education from the University of Aveiro. The area of development of this project was the Community Music. The inclusion of communities typically more isolated in society, as communities related to the area of disability, were the target population for this project. The music was the link between this community and the different communities and served as a facilitator for inclusion. The objective of this project was the inclusion of a special community users in a project to give them pleasure and joy. Regarding musicians, it aims to break down barriers and preconception. Realized in the municipality of Albergaria-a-Velha, and had the participation of users APPACDM Albergaria-a-Velha and musicians of 5 wind bands of the municipality: AIRA – Associação de Instrução e Recreio Angejense, ARMAB – Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca, Banda Filarmónica do Grupo Desportivo e Cultural de Ribeira de Fráguas, Banda Recreativa União Pinheirense, Banda Velha União Sanjoanense. This work resulted in a public presentation of a show with these participants, in the Cineteatro Alba on 4 June 2014. The show consisted of popular songs that brought the spectators to travel Portugal. These songs have been interpreted in different ways, in which the musicians were interacting with users. As a legacy of this project were the music sessions in the institution and the intention to repeat this kind of shows where the inclusion is always the goal to achieve.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

FERNANDES, T. A. "O Roteiro Turístico Como Prática: Contribuições da Perspectiva das Práticas para Os Estudos Sobre Roteiros Turísticos." Universidade Federal do Espírito Santo, 2018. http://repositorio.ufes.br/handle/10/8920.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2018-08-01T23:40:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_12277_Dissert final Talita Almeida Fernandes.pdf: 2004532 bytes, checksum: bc6b15d680c412ca2d5406dccf433c07 (MD5) Previous issue date: 2018-05-17
O campo dos estudos dos roteiros turísticos adota diferentes perspectivas. A presente pesquisa elaborou uma classificação referente aos estudos que articulam os roteiros turísticos e a dividiu em: (1) Roteiros turísticos como mapas prescritos; (2) Roteiros turísticos como rotas experienciais. No contexto destes estudos, o que não se observou foi a presença de pesquisas que analisem os roteiros turísticos segundo a perspectiva das práticas. A partir de tal necessidade, objetivou-se nesta dissertação compreender as práticas dos roteiros turísticos que envolvem uma agência de turismo receptivo da cidade de Vitória no Espírito Santo, com base na epistemologia das práticas segundo Theodore Schatzki. Realizou-se uma pesquisa qualitativa (CRESWELL, 2007) que utilizou como procedimento de coleta de dados: pesquisa documental (CELLARD, 2008), entrevistas informais (FONTANA; FREY, 2005) e observações participantes (MALINOWSKI, 1978). Os sujeitos de pesquisa foram os humanos turísticos e não-turísticos, assim como os materiais que suportam as ações dos humanos. O tratamento dos dados ocorreu a partir de temas definidos a posteriori (KRIPPENDORFF, 2004) por meio do procedimento da análise em espiral proposto por Creswell (2012). Os resultados indicaram que a dinâmica do roteiro como prática ocorre durante toda a prática do roteiro, não apenas antes durante a visitação aos pontos turísticos. Esta dinâmica é resultado das interações entre humanos e materiais, sejam eles turísticos ou não-turísticos que, a partir dos elementos que organizam as práticas, podem ser transformados de não-turísticos para turísticos e promover alterações em toda a configuração da rede de práticas. A pesquisa também revelou que o elemento tempo transforma as vivências e significados dos espaços. Ficou evidente que durante a prática do roteiro humanos e materiais se transformaram em elementos turísticos, surgindo uma relação que só existe durante o roteiro como prática. Ademais, a pesquisa revelou que o roteiro como prática apresenta compartilhamentos que permitem lidar com o não compartilhamento, ao mesmo tempo em que propicia que ele ocorra. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para o desenvolvimento teórico-empírico de abordagens capazes de analisar a complexidade do setor turístico (BISPO, 2016). Foram discutidas sugestões para futuras pesquisas. Palavras-chave: Teoria da Prática. Epistemologia de Schatzki. Turismo como Prática. Roteiros turísticos. Roteiro como Prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bezerra, Silvia de Paula. "O Invasor: do roteiro ao romance." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2009. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2277.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:46:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silvia de Paula Bezerra.pdf: 707701 bytes, checksum: 13e31c9b0820afc52ffce24cb9064e6e (MD5) Previous issue date: 2009-02-13
Fundo Mackenzie de Pesquisa
In this paper we study the crime fiction and film O Invasor, focusing the success partnership between the writer Marçal Aquino and the film director Beto Brant. The path made by novel, screenplay and film was different from the usual, because Aquino ended writing the novel in 2002, after the release of the film in 2001. As primary purpose of this paper, we intend to demonstrate how the characters Ivan, Anísio, Giba/Alaor are developed in both novel and film. Therefore, this paper was divided in three chapters. First, we study the characters in the novel and in the screenplay, and their relations that give them verisimilitude. After that, we analyze the development of characters in cinema and the point of view that, in a movie, is determined by the camera and its movements. Furthermore, we present several aspects of film narrative, identifying those with great importance to the story development. Finally, we discuss about the main characteristics of crime fiction and film, as well as the relation between crime fiction and film in Brazil. About noir fiction and film, we examine their origins, influences and more relevant aspects to understand the novel written by Aquino.
Neste trabalho abordamos o romance e o filme policial O Invasor, destacando uma parceria de sucesso entre o romancista Marçal Aquino e o cineasta e diretor Beto Brant. O caminho entre romance, roteiro e filme foi transcorrido de forma diferente do habitual, pois Aquino finalizou a escrita do romance em 2002 após o lançamento do filme que ocorreu em 2001. Temos como objetivo principal do estudo em questão mostrar como as personagens Ivan, Anísio e Giba/Alaor são construídas no romance e no filme. Para tanto, o presente trabalho foi divido em três partes. Primeiramente, abordamos a questão das personagens no romance e no roteiro cinematográfico e as relações que lhe conferem verossimilhança. Depois tratamos da construção da personagem no cinema e do foco narrativo que, em um filme, é definido pela câmera e seus movimentos. Apresentamos também diversos aspectos da narrativa fílmica, identificando aqueles que possuem maior destaque para o desenvolvimento da história. Por fim, discorremos sobre as principais características do romance e do filme policial, bem como a relação entre literatura e cinema policial no Brasil. Quanto ao romance e ao filme policial noir, destacamos suas origens, influências e aspectos mais relevantes para situarmos o romance escrito por Marçal Aquino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Batista, Saulo Gomes. "Determinantes de competitividade de destinos tur?sticos aplicados aos roteiros regionais: uma avalia??o do roteiro Serid?/RN." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18156.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-12-17T15:51:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SauloGB_DISSERT_Parcial.pdf: 857357 bytes, checksum: 07a21c82f2d77ef69d1edae35bb6c6ce (MD5) Previous issue date: 2013-09-25
Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior
The tourism industry is gaining representation by move and stimulate the economy, especially by allowing the generation of employment and income, thus allowing growth opportunities for localities where tourism develops. Therefore, the present study entitled determinants of competitiveness of tourist destinations applied to regional routes: an evaluation of the Route of Serid?/RN, discusses the issue of competitiveness in tourism and tries to understand the scenery of this Route. The main objective of the study is to assess the conditions of competitiveness in the Route of Serid?/RN according to benchmarks and global determinants of competitiveness for tourist destinations. The study has also as specifics objectives: define dimensions of the reference model for use in evaluating the competitiveness of the Route of Serid?/RN; identify levels of governance and competitiveness in the municipalities that make up the sample set above the Route, and analyze to what extent the competitiveness of the Route correspond to the global reference of competitiveness of tourism destinations. Regarding the methodology, it is a search for an exploratory- descriptive and used a combination of quantitative and qualitative research method as expected and required in the implementation of the evaluation tool called Compet&enible Model. For data collection, it has been taken technical visits and also analysis of documents and materials. Data analysis was based on the records and documents and the use of simple descriptive statistics for the scores of the elements offered by Compet&enible Model. The results allowed us to know the real conditions of competitiveness of the Serid?/RN Route forward to the attributes of tourist destinations for global competitiveness: the dimension I, Governance, reached 17 points, classified as "in structuring" and dimension II, Competitiveness, reached 10 points, ranking "weak". These results highlight the need for greater involvement of the actors in the supply chain of tourism in Polo Serid?/RN for the actions, programs and projects are put into practice. It is expected that tourism is considered an important activity for the local and global development, serving as a reference for the future management of Serid?/RN Route, guiding new policy guidelines, planning and organization to better competitiveness
A atividade tur?stica vem ganhando representatividade por movimentar e estimular a economia, sobretudo, por possibilitar a gera??o de emprego e renda, permitindo, assim, oportunidades de crescimento para as localidades onde o turismo se desenvolve. Diante disso, o presente estudo intitulado Determinantes de competitividade de destinos tur?sticos aplicados aos roteiros regionais: uma avalia??o do Roteiro Serid?/RN, aborda a tem?tica da competitividade no turismo e tenta compreender o cen?rio deste roteiro. O objetivo central do estudo ? avaliar as condi??es da competitividade tur?stica no Roteiro Serid?/RN, de acordo com referenciais e determinantes globais de competitividade para destinos tur?sticos, tendo como objetivos espec?ficos: delimitar dimens?es do modelo de refer?ncia para utiliza??o na avalia??o de competitividade do Roteiro Serid?/RN; identificar os n?veis de governan?a e competitividade nos munic?pios definidos na amostra que comp?em o referido Roteiro; e analisar em que medida as condi??es de competitividade do Roteiro correspondem aos referenciais globais de competitividade de destinos tur?sticos. Quanto ? metodologia, trata-se de uma pesquisa de car?ter explorat?rio-descritivo e utilizou a combina??o de t?cnicas quantiqualitativas, de acordo com o previsto e requisitado na aplica??o do instrumento de avalia??o denominado Compet&enible Model. Para o levantamento de dados foram realizadas visitas t?cnicas e coleta em fontes secund?rias, principalmente na pesquisa documental. A an?lise dos dados foi pautada nos registros e documentos e no uso da estat?stica descritiva simples para a pontua??o dos elementos oferecidos pelo Compet&enible Model. Os resultados permitiram conhecer as reais condi??es de competitividade do roteiro frente aos atributos de competitividade global para destinos tur?sticos: na dimens?o I, Governan?a, atingiu 17 pontos, classificado como em estrutura??o e na dimens?o II, Competitividade, atingiu 10 pontos, classificado em d?bil . Estes resultados evidenciam a necessidade de um maior envolvimento dos atores que comp?em a cadeia produtiva do turismo no Polo Serid?/RN, para que as a??es, programas e projetos sejam colocados em pr?tica. Espera-se que, assim, o turismo seja considerado uma atividade importante para o desenvolvimento local e global, servindo de refer?ncia para a gest?o futura de roteiros, orientando novas diretrizes pol?ticas, de planejamento e organiza??o para uma melhor competitividade
2020-01-01
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Espada, Rita Rodrigues Raposo Cacito. "Alqueva : roteiro para um destino turístico sustentável." Master's thesis, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/2427.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas, o Turismo consolidou-se como um dos principais sectores económicos à escala mundial, nacional, regional e local, sendo amplamente reconhecido o seu efeito multiplicador, alavancando riqueza no seu próprio sector e no desenvolvimento de outros sectores económicos. No entanto, o desenvolvimento da actividade turística nem sempre acarreta impactes positivos, podendo incompatibilizar-se com os desígnios patentes no conceito de desenvolvimento sustentável. Neste contexto, o paradigma da sustentabilidade aplicada à actividade turística representa actualmente um dos maiores reptos que o sector enfrenta. A presente investigação incide sobre a problemática da sustentabilidade nos destinos turísticos. Desta forma, corporiza o cruzamento dos modelos conceptuais existentes, evidenciando sinergias e boas práticas e, delimita os princípios inerentes a uma gestão integrada dos destinos turísticos com o enunciado dos pressupostos e das vantagens decorrentes. Aplica o modelo conceptual ao caso concreto do destino Alqueva de forma a verificar quais as condições que devem estar reunidas para que esta região se possa afirmar turisticamente num contexto nacional e internacional de concorrência acrescida.
In recent decades, tourism has established itself as one of the leading economic sectors not only at the global scale, but also at national, regional, and local levels, and its multiplying effect is widely recognised, leveraging wealth in its own area of activity and across other economic sectors. However, tourism development does not always entail positive impacts, and it might actually be inconsistent with the principles endorsed by the concept of sustainability. In this context, the paradigm of sustainable development applied to the tourism activity constitutes one of the biggest challenges for the sector. The present research focuses on the issue of sustainability addressed to tourism destinations. Thus, it embodies the intersection between the existing conceptual models, highlighting synergies and best practice, and determines the inherent principles in tourism destinations’ integrated management, by foregrounding assumptions and their resulting benefits. It applies the conceptual model to the Alqueva’s tourism destination so as to understand the essential conditions for this region to become a renowned tourism destination within the scope of the escalating national and international tourism competition.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dantas, Luiz Augusto Duarte. "Roteiro cinematográfico: narrativa clássica, estudo e aplicação." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-01122010-094838/.

Full text
Abstract:
Através da discussão do modelo para análise da estrutura dramática do cinema clássico proposto por Kristin Thompson e David Bordwell em contraposição não somente aos ditamos correntes na maioria dos manuais de roteiro norte-americanos, mas também a uma posição preconizada por autores que procuram analisar o cinema com modelos mais próximos à dramática, o estudo de dois filmes, Cidade de Deus e Central do Brasil, serve de subsídio para a composição de um roteiro cinematográfico intitulado Cléo e Damião.
Through the discussion of the model for analysis of dramatic structure in classical cinema proposed by Kristin Thompson and David Bordwell contrasted with current terms in screenwriting manuals and other works which try to bring the analysis of film closer to drama, the study of two films, City of God and Central Station serves as subsidy for the creation of an original screenplay entitled Cléo and Damião.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cruz, Marcelo Maldonado. "Dama em cetim : da ideia ao roteiro." Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, 2017. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7681.

Full text
Abstract:
Submitted by Caroline Xavier (caroline.xavier@pucrs.br) on 2017-10-09T11:57:47Z No. of bitstreams: 1 DIS_MARCELO_MALDONADO_CRUZ_COMPLETO.pdf: 5596810 bytes, checksum: f4d0a76ed6ad783c6762880178747ab7 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-10-09T11:57:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_MARCELO_MALDONADO_CRUZ_COMPLETO.pdf: 5596810 bytes, checksum: f4d0a76ed6ad783c6762880178747ab7 (MD5) Previous issue date: 2017-10-04
Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Cient?fico e Tecnol?gico - CNPq
Esta disertaci?n presenta el resultado final del proceso de creaci?n de un gui?n cinematogr?fico titulado Dama em cetim. En ?l, se acompa?a el proceso de maduraci?n del joven Marcos, que se encuentra al mismo tiempo con la experiencia del amor, las cuestiones ligadas a su propia identidad al enfrentar un perturbador historial familiar, y el miedo a la muerte. El trabajo tambi?n presenta, en un ensayo te?rico, algunas consideraciones acerca del proceso de concepci?n creativa en el trayecto que llev? de la g?nesis de la idea hasta la elaboraci?n del gui?n. La construcci?n de un gui?n cinematogr?fico atraviesa fases sucesivas, distintas y complementarias. Del tema o de la idea original, se parte para una definici?n m?s detallada acerca de la trama y de los personajes que la componen. La figura del protagonista, aquella que ser? portadora del conflicto principal capaz de mover hacia adelante la trama, gana contornos m?s distintos y niveles m?s complejos de caracterizaci?n, adquiriendo profundidad psicol?gica. En virtud de eso, toda la red de relaciones personales alrededor de este personaje sufre los efectos de ese proceso y los dem?s personajes igualmente ganan relevancia y significaci?n. Cada una de ellos asume su propia motivaci?n, sus propios conflictos y una historia previa cuyo entrelazamiento ser? el v?nculo para la cadena de eventos de la trama. En Dama em cetim, Marcos se comporta como el n?cleo a partir del cual todas las conjeturas e hip?tesis levantadas, representadas por un conjunto de conceptos orientadores como ?ley del conflicto?, ?principio de progresi?n?, ?fuerzas de antagonismo?, entre otros, proveen datos para la construcci?n del sentido de la historia, de sus desdoblamientos y de la secuencia de eventos que resulta en la trama en s?.
Esta disserta??o apresenta o resultado final do processo de cria??o de um roteiro cinematogr?fico intitulado Dama em cetim. Nele, acompanha-se o amadurecimento do jovem Marcos, que se depara a um s? tempo com a experi?ncia do amor, as quest?es ligadas ? pr?pria identidade no confronto com um conturbado hist?rico familiar e o medo da morte. O trabalho tamb?m apresenta, num ensaio te?rico, algumas considera??es acerca do processo de concep??o criativa no percurso que decorreu da g?nese da ideia at? a elabora??o do roteiro. A constru??o de um roteiro cinematogr?fico atravessa fases sucessivas, distintas e complementares. Do tema ou da ideia original, parte-se para uma defini??o mais detalhada acerca da trama e das personagens que a comp?em. A figura do protagonista, aquela que ser? a portadora do conflito principal capaz de mover adiante a trama, ganha contornos mais distintos e n?veis mais complexos de caracteriza??o, adquirindo profundidade psicol?gica. Em virtude disso, toda a rede de rela??es pessoais em torno dessa personagem sofre os efeitos desse processo e as demais personagens igualmente ganham relevo e significa??o. Cada uma delas assume sua pr?pria motiva??o, seus pr?prios conflitos e uma hist?ria pregressa cujo entrela?amento ser? o ve?culo para a cadeia de eventos da trama. Em Dama em cetim, Marcos comporta-se como n?cleo a partir do qual todas as conjecturas e hip?teses levantadas, representadas por um conjunto de conceitos norteadores como ?lei do conflito?, ?princ?pio da progress?o?, ?for?as do antagonismo?, entre outros, fornecem dados para a constru??o do sentido da hist?ria, de seus desdobramentos e da sequ?ncia de eventos que resulta na trama em si.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Costa, Edjandir Corrêa. "Roteiro para desenvolvimento de componentes enterprise javabeans." Florianópolis, SC, 2000. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78937.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
Made available in DSpace on 2012-10-17T21:02:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 203176.pdf: 743132 bytes, checksum: 4d608b11a991090f42b900bff5ecca63 (MD5)
Este trabalho apresenta um roteiro que mostra as atividades existentes no processo de desenvolvimento de componentes de negócio. O roteiro mostra, também, a seqüência de execução dessas atividades. O roteiro sugere, como forma de organização, a divisão do processo de desenvolvimento em quatro etapas: modelagem de negócio, projeto, implementação e instalação de componentes. O roteiro assume que os componentes sejam implementados de acordo com o modelo Enterprise Javabeans. Além do roteiro desenvolvido, este trabalho apresenta tecnologias envolvidas no processo de construção de componentes de negócio como objetos de negócio, objetos distribuídos e o modelo Enterprise Javabeans.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira, Ronaldo Vicente. "Paracambi industrial: uma proposta de roteiro cultural." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2018. http://hdl.handle.net/10438/24461.

Full text
Abstract:
Submitted by Ronaldo Vicente Pereira (rvicentepereira@yahoo.com.br) on 2018-07-13T00:23:00Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Ronaldo FGV definitiva.pdf: 3342222 bytes, checksum: adadd0f07cf773590bba6bb28bbf6a79 (MD5)
Approved for entry into archive by Diego Andrade (diego.andrade@fgv.br) on 2018-07-24T19:32:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Ronaldo FGV definitiva.pdf: 3342222 bytes, checksum: adadd0f07cf773590bba6bb28bbf6a79 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-07-25T13:31:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Ronaldo FGV definitiva.pdf: 3342222 bytes, checksum: adadd0f07cf773590bba6bb28bbf6a79 (MD5) Previous issue date: 2018-05-28
O objetivo desta dissertação é investigar, dentro do mundo do turismo cultural, a possibilidade de elaboração de um roteiro cultural na cidade de Paracambi no Estado do Rio de Janeiro. O referido município se desenvolveu a partir do surgimento de três fábricas têxteis, com destaque para maior delas, a Companhia Têxtil Brasil Industrial, e todo um patrimônio constituído nos seus mais de cem anos de atividades na região. A pesquisa se justifica pelo fato de Paracambi já desenvolver o turismo ecológico, em função da diversidade natural da região. Some-se a isso sua proximidade com o Vale do Café Fluminense, uma rota turística consagrada no Estado. Desta forma, a elaboração de um roteiro cultural poderia ser um importante incremento das atividades de turismo desenvolvidas na cidade. As reflexões desenvolvidas nesta pesquisa se valeram de uma perspectiva teórica multidisciplinar envolvendo Sociologia (Keller. 1997), Antropologia (Leite Lopes, 1988), Educação e Trabalho (Ciavatta, 2007), Historiografia (Furtado, 2003; Silva, 2009), Geografia (Simões, 2006) e Turismo Cultural (Molleta, 1998; Cordeiro, 2006). A proposta metodológica se baseou em revisão de literatura, visitas de campo e em entrevistas realizadas junto a moradores de Paracambi que trabalharam na Companhia Têxtil Brasil Industrial. Ao final do trabalho, apresenta-se uma proposta de roteiro cultural capaz de relacionar a história da referida Fábrica e da cidade de Paracambi, as quais se (con)fundem; paralelamente, a pesquisa produz, para além de um roteiro, subsídios suficientes para se afirmar uma estreita correspondência entre patrimônio industrial e memória operária.
The objective of this dissertation is to investigate, within the world of cultural tourism, the possibility of elaborating a cultural itinerary in the city of Paracambi in the State of Rio de Janeiro. The mentioned municipality was developed from the appearance of three textile factories, especially the Textile Company Brazil Industrial, and an entire asset constituted in its more than one hundred years of activities in the region. The research is justified by the fact that Paracambi already develops ecological tourism, due to the natural diversity of the region. Add to that its proximity to the Fluminense Coffee Valley, a tourist route consecrated in the state. In this way, the elaboration of a cultural itinerary could be an important increase of the activities of tourism developed in the city. The reflections developed in this research were based on a multidisciplinary theoretical perspective involving Sociology (Keller 1997), Anthropology (Leite Lopes, 1988), Education and Work (Ciavatta, 2007), Historiography (Furtado, 2003; Silva 2009), Geography) and Cultural Tourism (Molleta 1998; Cordeiro 2006). The methodological proposal was based on literature review, field visits and interviews with residents of Paracambi who worked at Companhia Têxtil Brasil Industrial. At the end of the work, a proposal is presented for a cultural itinerary capable of relating the history of the said Factory and the city of Paracambi, which are merged; At the same time, research produces, besides a script, enough subsidies to establish a close correspondence between industrial patrimony and working memory.
The objective of this dissertation is to investigate, within the world of cultural tourism, the possibility of elaborating a cultural itinerary in the city of Paracambi in the State of Rio de Janeiro. The mentioned municipality was developed from the appearance of three textile factories, especially the Textile Company Brazil Industrial, and an entire asset constituted in its more than one hundred years of activities in the region. The research is justified by the fact that Paracambi already develops ecological tourism, due to the natural diversity of the region. Add to that its proximity to the Fluminense Coffee Valley, a tourist route consecrated in the state. In this way, the elaboration of a cultural itinerary could be an important increase of the activities of tourism developed in the city. The reflections developed in this research were based on a multidisciplinary theoretical perspective involving Sociology (Keller 1997), Anthropology (Leite Lopes, 1988), Education and Work (Ciavatta, 2007), Historiography (Furtado, 2003; Silva 2009), Geography) and Cultural Tourism (Molleta 1998; Cordeiro 2006). The methodological proposal was based on literature review, field visits and interviews with residents of Paracambi who worked at Companhia Têxtil Brasil Industrial. At the end of the work, a proposal is presented for a cultural itinerary capable of relating the history of the said Factory and the city of Paracambi, which are merged; At the same time, research produces, besides a script, enough subsidies to establish a close correspondence between industrial patrimony and working memory
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Roteiro"

1

Museu Nacional de Arte Antiga (Portugal). Roteiro. Porto: Edições Asa, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Back, Silvio. Aleluia, Gretchen: Roteiro. Rio de Jaineira: Imago, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carvalho, Armando Silva. Lisboas: Roteiro sentimental. Lisboa: Quetzal Editores, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Porto, Carlos Eugênio. Roteiro do Piauí. 2nd ed. Teresina, Piauí: Companhia Editora do Piauí, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rocha, Carlos Eduardo da. Roteiro do Pelourinho. Salvador, Bahia: Oficina do Livro, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

1966-, Vindicatto Marcelo, ed. Feliz Natal: Roteiro. São Paulo: Imprensa Oficial, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Azevedo, Luiz. Roteiro da impunidade. [São Paulo, Brazil?: s.n.], 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Octávio da Silva Paes Mendes. Santarém monumental: Roteiro. [Santarém]: Comissão de Cultura, Desporto e Tempos Livres da Câmara Municipal de Santarém, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cabral, Mário. Roteiro de Aracaju. 3rd ed. Aracaju: SECTUR, Secretaria de Estado da Cultura e do Turismo, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rodrigues, Lysias A. Roteiro do Tocantins. 4th ed. Rio de Janeiro, RJ: INCAER, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Roteiro"

1

Bährle-Rapp, Marina. "Roter Bolus." In Springer Lexikon Kosmetik und Körperpflege, 481. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2007. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-71095-0_8995.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bährle-Rapp, Marina. "Roter Fingerhut." In Springer Lexikon Kosmetik und Körperpflege, 481. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2007. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-71095-0_8996.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bährle-Rapp, Marina. "Sandelbaum, Roter." In Springer Lexikon Kosmetik und Körperpflege, 489. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2007. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-71095-0_9098.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Di Martino, Mario, Alessandro Coletta, Maria Libera Battagliere, and Maria Virelli. "Roter Kamm, Namibia." In Encyclopedic Atlas of Terrestrial Impact Craters, 109–11. Cham: Springer International Publishing, 2019. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-05451-9_20.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Webers, Thomas. "Wirksamkeitsfokus als roter Faden." In Systemisches Coaching, 125–37. Wiesbaden: Springer Fachmedien Wiesbaden, 2015. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-658-08479-0_9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Álvares, Elismar, Celso Giacometti, and Eduardo Gusso. "Roteiro de assessment." In Governança Corporativa, 234–38. Elsevier, 2008. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3092-5.50022-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

"Roteiro do Livro." In Ações para a Qualidade, XV. Elsevier, 2014. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-7926-9.50007-7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Severo, Simone Dorneles. "ANÁLISE SEMÂNTICA DO ROTEIRO DE TELENOVELA." In A língua portuguesa em dia, 254–78. Antonella Carvalho de Oliveira, 2018. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.89518221122.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mendonça, Wilson, and Idia Laura Ferreira. "Como ficcionalizar a moral um roteiro." In Informação, Conhecimento e Ação Ética, 55–80. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2012. http://dx.doi.org/10.36311/2012.978-85-7983-344-1p.55-80.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Teso, Pablo Del. "Metodologia DPA para o Desenvolvimento de Roteiro." In Desenvolvimento de projetos audiovisuais: pela Metodologia DPA, translated by Cristina Cardôso and Raquel Ortega, 151–226. EDITUS, 2016. http://dx.doi.org/10.7476/9788574554488.0005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Roteiro"

1

Fernandes, Cláudia, Marta Luzzi, Alice Couto, Amanda Theodoro, Gustavo Redua Oliveira, Kryslla Carvalho, Matheus Nathan Martinez, and Rodrigo Costa Silva de Oliveira. "NuAR Ambiente Multidisciplinar de Ensino Interativo para a Aprendizagem Criativa." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.119.

Full text
Abstract:
O Núcleo de Animação e Roteiro do IFMS Campus Campo Grande NuAR busca fomentar a leitura e escrita, via pesquisas bibliográficas e estudos de caso nos quais os estudantes identifiquem temas com relevância social e científica consoantes com elementos da cultura e literatura regional. No NuAR elaboram-se roteiros a partir de técnicas de produção de texto, pesquisam-se técnicas de animação e produzem-se filmes. As animações produzidas são submetidas à aceitação do público discente. O método aplicado permite aos estudantes do IFMS a multiplicação de conhecimentos adquiridos nas oficinas de produção textos, desenho e de animação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, João Victor da, Anderson Passos de Aragão, and Nécio De Lima Veras. "Aplicação do Algoritmo Genético Para Elaboração de Roteiros Turísticos na Serra da Ibiapaba, Ceará." In Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/encompif.2021.15947.

Full text
Abstract:
A Serra da Ibiapaba, no Ceará, desponta como uma região com grande potencial turístico no estado. Devido a isso, o presente trabalho realizou a aplicação do Algoritmo Genético (AG) para elaborar uma rota ótima,baseada na menor distância, entre um conjunto de locais turísticos da região. O problema foi modelado através de grafos e as distâncias obtidas através do Google Maps. Os resultados apontaram que o AG reduziu em ate 66,58% a distancia do roteiro inicial proposto, realizando tal função em um tempo inferiora 1,8s. Este trabalho foi utilizado como base para uma aplicação planejadora de roteiros turísticos otimizados e personalizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Novaes, Denise. "O profissional audiodescritor e a audiodescrição (AD) como requisito de acessibilidade a bens culturais pelas pessoas cegas." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.1905.

Full text
Abstract:
: A audiodescrição (AD) é um recurso de acessibilidade a informações visuais, principalmente voltado a pessoas cegas ou com baixa visão. Discute-se, neste trabalho, a necessidade de disponibilizar esse recurso em museus, de modo a ampliar as possibilidades de interação desse público, com vídeos e com propostas de videoinstalações, hoje muito comuns em grande parte desses espaços de memória. Foram utilizadas como referências, as propostas metodológicas para a elaboração dos roteiros de AD de Payá (2007; 2010); Jimenéz-Hurtado (2007) e Jiménez-Hurtado; Rodríguez; Seibel (2010); além de Snyder (2017). Foi proposto um roteiro de AD para dois vídeos que compõem uma videoinstalação, que integra o acervo do Museu de Artes e de Ofícios (MAO), Belo Horizonte/MG. No intuito de contribuir para as discussões sobre a metodologia de elaboração de AD, foi comprovada a necessidade de conhecimento sobre a temática dos vídeos a serem audiodescritos, feita em pesquisa paralela à formulação do roteiro em si, de forma a compreender o cenário e decidir sobre as melhores escolhas lexicais e semânticas que irão melhor expressar, em palavras, o que é percebido pela dimensão visual. Conclui-se que a AD de vídeos pode possibilitar a inclusão de pessoas cegas em espaços museais que se utilizem de vídeo e videoinstalações, ampliando a fruição estética dessas propostas interativas, garantindo o direito constitucional de acesso de todos aos bens culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Celestini, Juliana, Claudia Maria Ferro Mazzarollo, and Andrea Poleto Oltramari. "Roteiro Turístico Termas e Longevidade: Desafios e Criatividade em Evidência." In Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Educs, 2014. http://dx.doi.org/10.18226/610001/mostraxiv.2014.138.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Celestini, Juliana, Claudia Maria Ferro Mazzarollo, and Andrea Poleto Oltramari. "Roteiro Turístico Termas e Longevidade: Desafios e Criatividade em Evidência." In Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Educs, 2014. http://dx.doi.org/10.18226/610001/mostraxiv.2014.38.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Maria Luiza Viegas Rodrigues, and Evandro Guimarães. "ROTEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ASSENTOS INCLUSIVOS:a problemática do idoso." In 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/designpro-ped-00118.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rodrigues, Victor Caetano, Sara Araújo Bezerra, and Ana Karina Bezerra Pinheiro. "Vídeo educativo para promoção da saúde e dos direitos sociais da população transgênero." In XIII Congresso da Sociedade Brasileira de DST - IX Congresso Brasileiro de AIDS - IV Congresso Latino Americano de IST/HIV/AIDS. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/dst-2177-8264-202133p209.

Full text
Abstract:
Introdução: Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais, o Brasil, em 2019, era considerado o país em que mais se assassinavam pessoas transgêneras. Há desinformação da população transexuais sobre seus direitos básicos, como a proteção contra a violência, o reconhecimento de sua identidade de gênero, do processo transsexualizador e de como prevenir e tratar a infecção por vírus da imunodeficiência humana, à qual estão suscetíveis. Objetivo: Construir roteiro de vídeo educativo voltado à população transgênero para promoção da saúde e dos direitos sociais. Métodos: Trata-se de estudo de desenvolvimento tecnológico. O referencial teórico utilizado se baseia nos princípios propostos por Freire. A elaboração do roteiro do vídeo ocorreu em quatro etapas: 1. Revisão da literatura acerca das principais demandas em saúde e sociais da população transgênero, 2. Elaboração do conteúdo do roteiro do vídeo, 3. Produção e edição do vídeo, 4. Divulgação do vídeo por meio das mídias sociais do Grupo de Pesquisa Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e da Atenção Primária em Saúde. Resultados: O roteiro do vídeo é composto de duas entrevistas: a primeira contém seis perguntas direcionadas ao processo transexualizador e vulnerabilidades de saúde, e a segunda apresenta sete perguntas voltadas à violência, ao preconceito e às fragilidades sociais e de saúde, incluindo o risco de infecção por vírus da imunodeficiência humana, vivenciados pela população transexuais. Duas pessoas transexuais participarão do vídeo, as quais irão interagir diretamente com a câmera. As questões abordam estigma e violência contra a população transexuais, direitos sociais, direitos em saúde, especialmente voltados ao processo transsexualizador e à prevenção do vírus da imunodeficiência humana. Conclusão: Verificou-se que o roteiro do vídeo educativo apresenta conteúdos fundamentais para promoção da saúde integral da população transexuais, destacando-se a saúde sexual e prevenção do vírus da imunodeficiência humana, dos direitos sociais e prevenção à violência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pereira, Josias, Eliane Cândido, and Viviane Lino. "Curso de Roteiro para Produção de Vídeo Estudantil: Perfil dos Professores." In Congresso sobre Tecnologias na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ctrle.2020.11390.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta e discute resultados de um curso de roteiro para vídeo Estudantil realizado na modalidade EaD para professores da Educação básica no ano de 2019. Os dados foram coletados na inscrição do curso pelos cursistas. Discutiu-se a transposição de uma ação prática e poética para a modalidade EaD. Foi possível detectar a necessidade de projetos de capacitação docente aliados a metodologia PVE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Malta, Cândido. "Roteiro para revisão de Planos Diretores, com ênfase na Mobilidade Urbana." In Workshop "Solução inovadora para a mobilidade - Domínio de uma tecnologia por brasileiros". Sorocaba, São Paulo: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/wsmo.212390.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Faria, Cláudia, and Diana Pacheco. "EDUCATION 4.0: THE CASE STUDY OF THE APP ROTEIRO ENTRE-MARÉS." In 16th International Technology, Education and Development Conference. IATED, 2022. http://dx.doi.org/10.21125/inted.2022.1091.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Roteiro"

1

Opella, S. J. Structural biology of the sequestration and transport of heavy metal toxins: NMR structure determination of roteins containing the -Cys-X-Y-Cys-metal binding motifs. 1998 annual progress report. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), June 1998. http://dx.doi.org/10.2172/13584.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography