Academic literature on the topic 'Roteiro de entrevista'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Roteiro de entrevista.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Roteiro de entrevista"

1

Andrade, Bruno Carneiro de. "Percepções acerca de um projeto de ampliação de jornada escolar: validação de roteiros de entrevista." Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional 6 (April 26, 2025): e025005. https://doi.org/10.51281/impa.e025005.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo validar instrumentos de pesquisa na área de programas de ampliação de jornada escolar. De modo a validar os três roteiros de entrevista aplicados juntos aos segmentos pesquisados, a saber, coordenadores, monitores e estudantes, adotou-se o método de Índice de Validação de Conteúdo (IVC) conforme as orientações de Alexandre e Coluci (2011) e Joventino (2010). Houve a participação de seis avaliadores, entre doutores (4) e mestres (2). Considerou-se válido o IVC ≥ 0,80. Nos cinco critérios postos em análise este indicador foi obtido, ficando o IVC total (média dos IVC total de cada critério) do roteiro de entrevista dos coordenadores e dos estudantes 0,94, ao passo que o índice obtido pelo roteiro de entrevista dos monitores foi de 0,92. No que tange à nota (de 0-10) atribuída por avaliador na análise do instrumento, a média dos três roteiros de entrevista foi a mesma (9,03).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, William B. "A Entrevista Fenomenológica e o Estudo da Experiência Consciente." Psicologia USP 8, no. 2 (1997): 305–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65641997000200015.

Full text
Abstract:
Uma maneira de estudar a experiência consciente é através de entrevistas. Há muitos modos de se entrevistar uma pessoa. Uma possibilidade é através de um roteiro flexível e aberto aos diferentes modos de reação do entrevistado. As entrevistas são gravadas em audioteipe, transcritas e estudadas em uma forma sistêmica e sistemática, através de três passos reflexivos: descrição fenomenológica, redução fenomenológica e interpretação fenomenológica. Utiliza-se a entrevista para captar a experiência consciente dos entrevistados e os passos reflexivos indicados para estudar a consciência do pesquisador do material recolhido em suas entrevistas. Na tradição da fenomenologia semiótica a experiência consciente é entendida em sua associação com os conceitos de intencionalidade, sentido e existência. Assim, a experiência consciente é considerada em conjunção com seu aparato cognitivo, afetivo e conativo. Nossas pesquisas focalizam a transformação de uma consciência epistêmica em uma consciência psicológica e seu reverso. A entrevista tem se mostrado um instrumento profícuo para este fim.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gauy, Fabiana Vieira, and Suely Sales Guimarães. "Triagem em saúde mental infantil." Psicologia: Teoria e Pesquisa 22, no. 1 (2006): 5–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722006000100002.

Full text
Abstract:
Este estudo foi conduzido para comparar os resultados de um procedimento grupal aberto e um procedimento individual estruturado para avaliação do comportamento da criança conforme o relato materno. Participaram deste estudo 29 mães que buscavam atendimento para seus filhos em uma unidade de saúde mental infanto-juvenil. As primeiras 15 mães que procuraram o serviço foram entrevistadas individualmente conforme um roteiro estruturado desenvolvido a partir do CBCL e depois foram entrevistadas em grupo, em formato aberto. As outras 14 mães participaram da entrevista grupal aberta e em seguida participaram da entrevista individual estruturada. Os resultados das entrevistas foram comparados tomando como referência as 67 categorias comportamentais identificadas a partir do roteiro individual e quatro variáveis contextuais relatadas nos dois procedimentos. Os resultados mostram que um número substancialmente maior de comportamentos-problema foi identificado através de entrevista individual estruturada do que através de entrevista grupal aberta realizada com os mesmos informantes. É possível que o uso de um roteiro estruturado em entrevistas grupais possa oferecer mais informações com otimização do tempo de avaliação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Caires, Iago da Silva, Fernanda Bergamini Vicentine, and Janise Braga Barros Ferreira. "A construção de roteiros de entrevista a partir do referencial dos determinantes sociais da saúde: enfoque sobre a população jovem que vive em aglomerados subnormais." Cadernos Saúde Coletiva 29, no. 3 (2021): 387–98. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x202129030174.

Full text
Abstract:
Resumo Introdução A construção do roteiro de entrevista é uma etapa crucial para garantir o sucesso da pesquisa. Objetivo Descrever o processo de construção, validação e adaptação de instrumento voltado à pesquisa com população jovem que vive em aglomerados subnormais. Método A partir do referencial dos determinantes sociais da saúde e da temática da juventude foram elaboradas as versões iniciais de dois roteiros de entrevista, entre outubro e dezembro de 2017, para posterior validação e aplicação: um voltado para os jovens vivendo em aglomerados subnormais e outro para os trabalhadores da atenção básica. Posteriormente, foram realizados o pré-teste e a elaboração da versão final. Resultados A validação do conteúdo foi realizada por nove especialistas. Na avaliação geral do roteiro dos trabalhadores, o quesito com pior avaliação foi a abrangência do instrumento, e, na avaliação do formulário dos jovens, a ausência de itens foi mencionada por 44,4% dos juízes. Em ambos os roteiros, a compreensibilidade, a objetividade e a pertinência foram bem avaliadas. Os roteiros pós-validação foram aplicados a três trabalhadores e três jovens. Foram identificados problemas no ordenamento das questões e no encadeamento dos assuntos. Conclusão Os roteiros finais aproximaram a entrevista de uma proposta de maior diálogo entre pesquisador e participante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cabral, Cleber Araújo, and Sérgio Henrique da Silva Lima. "Roteiro de variações - entrevista com Manuel de Freitas." Em Tese 20, no. 3 (2014): 250. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.20.3.250-257.

Full text
Abstract:
Entrevista com o poeta, ensaísta, tradutor e antologista português Manuel de Freitas, que publicou, dentre outros títulos, <em>Poetas sem qualidades</em> (2002), <em>A Última Porta</em> (2010), <em>Uma espécie de crime: Apresentação do Rosto de Herberto Helder</em> (2001), <em>Me, Myself and I — Autobiografia e imobilidade na poesia de Al Berto</em> (2005) e <em>Pedacinhos de Ossos</em> (2012).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Abud, Cristiane Curi, Vera Blondina Zimmermann, Ana Cecilia Lucchese, and Mario Alfredo De Marco. "Metodologia de ensino em psicologia médica e atenção integral ao paciente." Revista Brasileira de Educação Médica 36, no. 3 (2012): 436–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022012000500020.

Full text
Abstract:
Relata-se uma experiência de ensino da disciplina de Psicologia Médica do segundo ano de graduação de Medicina da Unifesp-EPM, que vem se mostrando bastante profícua em sensibilizar e capacitar o aluno para a observação, percepção e avaliação do estado psíquico e emocional dos pacientes. A partir do ensino teórico de campos do conhecimento, como História da Medicina, Comunicação, Psiquiatria, Psicanálise, e Psicologia do Desenvolvimento, preparamos os alunos para sua aplicação prática por meio de entrevistas com pacientes. Com base nos recortes desses campos de conhecimento e de nossa experiência, criamos um roteiro de entrevista, que visa não engessar o aluno/entrevistador, mas oferecer uma referência geral dos temas básicos que devem ser abordados e observados na entrevista com os pacientes. Os roteiros orientam não apenas o momento da realização das entrevistas, como também sua organização posterior sob a forma de um relatório escrito. Numa relação dialética, os alunos estudam e ensaiam aplicações da teoria, realizam as entrevistas e escrevem relatórios sobre a experiência prática articulada com a teoria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Wenceslau, Leandro David, Victor Kelles Tupy da Fonseca, Luíza de Alcântara Dutra, and Letícia Gonçalves Caldeira. "Um roteiro de entrevista clínica centrada na pessoa para a graduação médica." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 15, no. 42 (2020): 2154. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc15(42)2154.

Full text
Abstract:
O ensino de habilidades de comunicação clínica na graduação médica encontra nos princípios e componentes do Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP) uma referência importante para a definição de suas competências. No entanto, mesmo tendo contato com o MCCP em sua formação, é frequente que estudantes de medicina recorram à utilização da anamnese tradicional centrada na agenda médica como um roteiro mais seguro para realização de suas entrevistas. Propomos, como uma hipótese para essa dificuldade dos estudantes, a falta de uma tradução do MCCP em um roteiro padronizado de entrevista médica, especialmente para ensino na graduação. Neste relato, a partir de modelos de entrevista clínica centrada na pessoa (ECCP) selecionados da literatura internacional, apresentamos a primeira etapa de um roteiro de ECCP original, adaptado ao cenário brasileiro. O objetivo deste relato é oferecer uma referência de fácil utilização em língua portuguesa e que possa ser aprimorada pelos profissionais envolvidos com o ensino de comunicação clínica na educação superior no Brasil. Estudos empíricos ainda são necessários para endossar uma utilização mais ampla da proposta aqui apresentada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Silvaney de, Orliney Maciel Guimarães, and Jacques de Lima Ferreira. "As entrevistas semiestruturadas na pesquisa qualitativa em educação." Revista Linhas 24, no. 55 (2023): 210–36. http://dx.doi.org/10.5965/1984723824552023210.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma pesquisa do tipo bibliográfica, de natureza interpretativa, sobre a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados nas investigações qualitativas na área da educação. A partir de uma revisão teórica nas produções de autores de referência foi possível destacar as características das investigações qualitativas, diferenciar os principais tipos de entrevista e detalhar etapas para o desenho e execução das entrevistas semiestruturadas. Concluiu-se que ao combinar um roteiro com perguntas principais complementadas por outras questões inerentes às circunstâncias em que se estabelece o diálogo, as entrevistas semiestruturadas apresentam maior flexibilidade ao pesquisador e possibilitam que o informante se expresse mais livremente sobre o objeto da investigação. Contudo, sua utilização requer planejamento prévio e preparo do entrevistador para a manutenção de um ambiente que permita interação e profundidade na conversa direcionada que se estabelece com o entrevistado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ballester-Gil, Lucia Maria, Eduardo Navarro Stotz, Alejandro Marcel Hasslocher-Moreno, Belarmino Alves de Azevedo, and Tania Cremonini de Araújo-Jorge. "O saber do paciente chagásico sobre a sua doença: construção compartilhada de um instrumento para a pesquisa e teste de sua aplicabilidade." Ciência & Saúde Coletiva 13, suppl 2 (2008): 2199–214. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232008000900025.

Full text
Abstract:
Relatamos a experiência de construção compartilhada de um instrumento de pesquisa (roteiro de entrevista) para investigar os saberes de pacientes chagásicos atendidos na Fundação Oswaldo Cruz. Profissionais de diferentes setores de pesquisa da instituição participaram da experiência de desenvolvimento do roteiro de entrevista semi-estruturada, passando por seis versões. O roteiro elaborado objetiva recolher dados para uma abordagem qualitativa das concepções e percepções de pacientes sob uma perspectiva de relações humanas no contexto de saúde e vida, identificando as vivências do processo de adoecer, seus conhecimentos sobre a doença (e a infecção), suas emoções, reações e afetos. Pontuamos aspectos teóricos oriundos da reflexão sobre as práticas sociológica e antropológica em ações em saúde coletiva. Submetido a teste para ajustes, o roteiro de entrevista confirmou-se adequado para o estudo de saberes de pacientes chagásicos, captando diversos aspectos subjetivos e cognitivos que podem ser úteis para a formulação de estratégias, ações e materiais informativos que contribuam para a melhoria e humanização da atenção ao paciente chagásico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Altemeyer Jr., Fernando. "Entrevista com Afonso Soares, intelectual refinado." Revista de Estudos da Religião (REVER). ISSN 1677-1222 16, no. 1 (2016): 153. http://dx.doi.org/10.21724/rever.v16i1.28444.

Full text
Abstract:
Esta texto apresenta os dados biográficos d Afonso Soareas, professor e livre-docente da PUC-SP, como uma entrevista com ele mesmo. Usarei do memorial de sua qualificação acadêmica como o roteiro de perguntas para meditarmos sobre as experiências e palavras geradoras de seu caminho pessoal e intelectual interpenetrado das memórias, dos percalços e entretecido pelas dores e amores deste nosso refinado intelectual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Roteiro de entrevista"

1

Silva Júnior, Silvio Nunes da. Entrevistas com egressos: o PPGLL/UFAL e a formação de pesquisadores em Linguística e Literatura. Diálogos, 2022. http://dx.doi.org/10.52788/9786589932390.

Full text
Abstract:
O e-book “Entrevistas com egressos: o PPGLL/UFAL e a formação de pesquisadores em Linguística e Literatura” é fruto de um trabalho conjunto e comprometido de discentes matriculados/as no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL) no ano de 2019, quando o programa comemorou seus 30 anos de existência. Um cuidadoso percurso de elaboração de roteiros, diálogo contínuo com pesquisadores/as egressos/as que colaboraram com as entrevistas e apoio da coordenação do programa frutificou uma obra que representa uma pequena parcela das contribuições do PPGLL/UFAL para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão tanto no campo do ensino superior como na educação básica. Espera-se que a disseminação do conteúdo aqui apresentado possa servir de inspiração para novos/as pesquisadores/as e ressalte a necessidade de valorizar as vozes que compõem os programas de pós-graduação em todo o território brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Azevedo dos Santos, Marta, Ana Terra de Araújo Rodrigues, Leila Rute Gurgel do Amaral, Rozilaine Lago, Maria Inês Gandolfo Conceição, and Danielle Keylla Alencar Cruz. Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios / Investigación Cualitativa en Salud: Avances y Desafíos. Ludomedia, 2020. http://dx.doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.1026-1041.

Full text
Abstract:
Objetivo: Compreender a atuação dos profissionais da saúde mental nos Centros de Atenção Psicossocial em um município do Norte do Brasil. Método: Pesquisa qualitativa, com técnica de entrevistas individuais, através de um roteiro elaborado pela autora. Amostra: composta por nove profissionais da saúde mental do CAPS II, e CAPS AD III. Resultados: esta pesquisa possibilitou identificar que há profissionais que conseguem entender o modelo de atenção comunitário e territorial, entretanto, ainda existem, práticas de saúde desenvolvidas pautadas na lógica do modelo hospitalocêntrico, e biologicista. Os entraves são inúmeros dentro da equipe, devido à sobrecarga de trabalho, equipe reduzida e coesão dentro da equipe. Conclusão: A assistência prestada no município é fragmentada e verticalizada. Há divergências entre a teoria e a prática cotidiana, como a presença de diferentes assistências, modos de pensar rígidos o que tornam a prática muito longe do que é proposto na Política de Saúde Mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Roteiro de entrevista"

1

Todero, Marissandra. "Roteiro semiestruturado para entrevista com professores(as) alfabetizadores(as)." In A alfabetização das crianças das classes populares na escola pública: uma proposta de formação continuada de professores(as). Editora UFFS, 2022. http://dx.doi.org/10.7476/9786550190361.0007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Guilherme, Ana Carla Geraldo Manoel, and Leila Schmidt Bechtlufft. "ROTEIRO DE ENTREVISTA: BASE PARA O SUCESSO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM." In Ciências Biológicas e da Saúde: Pesquisas Básicas e Aplicadas 3. Stricto Sensu Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.35170/ss.ed.9786586283679.22.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

ALEX OLIVEIRA FIGUEREDO, FRANCISCO, and REGINALDO DOS SANTOS. "DIFICULDADES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DEBOTÂNICA: SOBRE A ÓTICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.202.

Full text
Abstract:
TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DE PROMOVERMOS UM ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA MAIS ÚTIL E CONTEXTUALIZADO, O PRESENTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DESENVOLVIDA NO ANO 2019, COM O OBJETIVO DE CONHECER ENTRAVES E PRÁTICAS EFICIENTES PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO PARAENSE DE ALTAMIRA-PA, SEGUNDO PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DESSAS ESCOLAS. COMO TÉCNICA E ESTRATÉGIA DE COLETA DE DADO OS PESQUISADORES USARAM ENTREVISTA COM ROTEIRO SEMIESTRUTURADO, E OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRAM QUE, NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICA DESSE MUNICÍPIO, O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA AINDA POSSUI IMPORTANTES OBSTÁCULOS A SEREM SUPERADOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cruz, Silvia Helena Ribeiro, Milene de Cássia Santos de Castro, and Gleiciane de Melo Alves. "OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS PRÁTICAS DE TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA EM UMA RESERVA DA VIDA SILVESTRE: ANÁLISE DO ROTEIRO EM SANTO AMARO/BENEVIDES/PARÁ." In Interdisciplinaridade em Áreas Protegidas: usos e sustentabilidade. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21120106.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo analisar se o Turismo de Base Comunitária (TBC) em Santo Amaro/PA está em consonância com dois, dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sendo estes o ODS 8 – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável e o ODS 12 – Assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis, na perspectiva dos operadores e residentes. Os procedimentos metodológicos foram a revisão de literatura; o levantamento e caracterização da localidade escolhida; pesquisa de campo, amparada pela observação direta; a aplicação de uma matriz e entrevista com perguntas fechadas aos operadores e residentes. Os resultados apontam que as práticas de turismo em operação na comunidade atende, em parte, os ODSs 8 e 12, posto que os roteiros iniciaram em 2018 e está em processo de estruturação, porém, observou-se que há preocupação e que as práticas do turismo comunitário estão proporcionando o que estabelece o ODS 8, com preocupações que vão desde o compromisso com o trabalhador, sua segurança e dignidade, assim como o ODS 12, pois o roteiro estabelece regras de uso dos recursos naturais, manejo da floresta e produção associada à sustentabilidade ambiental, cultural e social do turismo comunitário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

DOS SANTOS, REGINALDO, FRANCISCO ALEX OLIVEIRA FIGUEREDO, and JOÃO GABRIEL SILVA SILVA. "EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COM ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.280.

Full text
Abstract:
ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DESENVOLVIDA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019, COM O OBJETIVO DE CONHECER EXPERI?NCIAS QUE UM GRUPO DE PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA DE ESCOLAS P?BLICAS TIVERAM COM ESPA?OS N?O FORMAIS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E EDUCA??O, EM RAZ?O DA SUA ATUA??O DOCENTE. COMO T?CNICA E INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, A PESQUISA USOU ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADO. OS RESULTADOS DESSA PESQUISA MOSTRAM QUE ESSES PROFESSORES S?O ABERTOS AO USO DE DIFERENTES ESTRAT?GIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR, MAS APRESENTAM SIGNIFICATIVA DIFICULDADE PARA PLANEJAR SUAS AULAS COM USO DE ESPA?OS N?O FORMAIS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Carvalho, Jaqueline Mirian Alves, and Gislaine Martinelli Baniski. "DESAFIOS DO HOME OFFICE NA PANDEMIA DE COVID-19 SOB A PERSPECTIVA DAS SERVIDORAS PÚBLICAS FEDERAIS." In Administração Contemporânea Vol 4, 4th ed. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20218-8-p32-46.

Full text
Abstract:
A adoção do home office na pandemia de Covid-19 é um tema atual, logo torna-se relevante refletir como as servidoras públicas, enquanto mulheres, estão lidando com a adoção emergencial do home office e conciliando o trabalho remoto com a vida pessoal. Desta forma, este estudo foi norteado pela seguinte problemática de pesquisa: “Como as servidoras públicas federais estão enfrentando o desafio do home office durante a pandemia de Covid-19, e como estão conciliando o trabalho remoto com os diversos papéis da mulher contemporânea?” A técnica de coleta de dados escolhida foi entrevista individual semiestrutura, por meio de um roteiro composto por 12 questões centrais. As entrevistas foram realizadas no dia 21 de dezembro de 2020, com duas servidoras públicas federais, lotadas em uma instituição de ensino federal, e que estão, desde o início da pandemia, trabalhando em home office. Os principais resultados evidenciaram que, com a adoção emergencial do home office foi necessária uma reorganização da rotina, sendo que o principal desafio das servidoras foi conciliar a vida pessoal e profissional no mesmo espaço. A pesquisa também evidenciou os sentimentos de preocupação, medo, desespero e insegurança na fase inicial de adaptação ao home office.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Menezes, Gabriel Jose De, Lorrane Oliveira Neres, Wendel Samuel Silva Alves, et al. "PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM SOBRE OS SENTIMENTOS DOS PAIS DE CRIANÇAS COM CÂNCER." In Open Science Research X. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/221211531.

Full text
Abstract:
Objetivo: Compreender a percepção de profissionais de enfermagem sobre sentimentos de pais de crianças com câncer. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo com a fenomenologia como referencial teórico-filosófico. O cenário do estudo foi o hospital referência para tratamento oncológico em Montes Claros, com todos os profissionais de enfermagem que atuam no setor de oncologia. A coleta de dados foi realizada com um roteiro de entrevista semiestruturada, com perguntas baseadas nos objetivos propostos deste estudo. A interpretação dos dados ocorreu através do método de análise de conteúdo com auxílio do Programa Software Nvivo, versão 11. A resolução 466/2012 orienta como um estudo pode ser conduzido de forma ética, com segurança e respeito total às pessoas envolvidas. Resultados: Para construção dos resultados (Figura 1), a partir das entrevistas com três enfermeiros (E1, E2 e E3), determinou-se a categoria temática baseada no objetivo e método emergente mediante as narrativas dos profissionais de saúde. Categoria temática: Conhecendo os sentimentos dos profissionais de enfermagem da oncologia pediátrica perante a fenomenologia de Husserl. Conclusão: O objetivo deste estudo foi alcançado uma vez que nas falas das enfermeiras foi possível identificar que eles tiveram aprendizado mediante a observação dos sentimentos de incertezas que os pais têm em relação à doença da criança com câncer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Freitas, Marilis, Brenner Lima, and Wilson Silva Prata. "Guerrilha em prática: entrevista, card sorting e teste a/b para coleta ágil em campo." In Anais do XV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design. Edua, 2024. https://doi.org/10.29327/5457226.1-397.

Full text
Abstract:
Este estudo buscou adaptar e agilizar a aplicação das técnicas de pesquisa de UX para um sistema de gestão de trade marketing com Design Thinking. A pesquisa foi conduzida com curto tempo disponível para a execução de técnicas em um ambiente de desenvolvimento ágil. A pesquisa foi baseada no método de duplo diamante, seguindo as etapas de Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar. Primeiramente, foi feito um benchmarking sobre trade marketing e suas nomenclaturas, em seguida o roteiro da dinâmica e elaboração de materiais para cada etapa. Em campo foram realizadas entrevistas, card sorting e testes A/B com o público-alvo do produto, no caso, promotores de venda. Constatou-se que alguns termos necessitavam de revisão e validação, enquanto outros apresentaram bons resultados. A aplicação ágil e adaptável das técnicas de UX contribuiu significativamente para melhor entendimento do usuário final e validação do sistema com menos tempo e recurso disponíveis. Palavras Chave: Teste de guerrilha; Trade marketing; UX em B2B.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

FREITAS DE LEMOS, MARIA PATRÍCIA, SANTANA LIRA FREIRE MUNIZ, and JESSICA ALVES FURTADO. "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE PARNAÍBA: DESAFIOS ENFRENTADOS POR DOCENTES DURANTE A PANDEMIA COVID-19." In Alfabetização, Linguagens e Letramentos. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/iv.conbrale.2022.01.052.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem por objetivo investigar as dificuldades enfrentadas pelo professor da Educação de Jovens e Adultos – EJA - no processo de ensino e aprendizagem, no contexto presencial e online, durante a pandemia da COVID 19. Para isso, trabalhamos com a pesquisa do tipo qualitativa de cunho exploratório e como método para a coleta de dados, utilizamos uma entrevista semiestruturada, através de um roteiro baseado em perguntas que forma elaboradas previamente. Por meio dos dados coletados, foi possível analisar os desafios que cada professor entrevistado enfrentou em seu processo de ensino e aprendizagem, seja no ensino remoto ou presencial. Percebemos a desigualdade presente no sistema de ensino EJA, essa problemática refere-se às lutas que os sujeitos ali inseridos enfrentam em sua realidade sejam eles alunos ou professores, na comunidade em que estão inseridos. Com esse estudo, ressaltamos que, mesmo depois de tantos anos, a modalidade de Ensino de Jovens e Adultos ainda precisa de atenção por partes dos governantes deste país. Concluímos que a educação de jovens e adultos, em meio a pandemia, teve um declínio na participação de alunos nas aulas remotas, levando os professores a buscarem ferramentas que incluem e motivam os alunos na participação das atividades propostas pela escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SANTOS CORREIA ROSA, ISABELA, and ROSILÉIA OLIVEIRA DE ALMEIDA. "QUESTÕES CULTURAIS NOS DISCURSOS DE PROFESSORES/AS DE BIOLOGIA EM FORMAÇÃO INICIAL." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.485.

Full text
Abstract:
ARGUMENTAMOS QUE O DEBATE DE QUESTÕES CULTURAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE BIOLOGIA PODE CONTRIBUIR PARA QUE ELES/AS DESENVOLVAM PROPOSTAS COMPROMETIDAS COM A DIVERSIDADE CULTURAL. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO VISOU IDENTIFICAR E CARACTERIZAR OS DISCURSOS DE PROFESSORES/AS DE BIOLOGIA EM FORMAÇÃO INICIAL, SENDO RESULTANTE DE UM ESTUDO EMPÍRICO REALIZADO COM LICENCIANDOS/AS EM BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, NO CONTEXTO DE UMA DISCIPLINA OPTATIVA DE ENSINO DE GENÉTICA, DE 60 HORAS, MINISTRADA PELA PESQUISADORA, QUE PROMOVEU PROBLEMATIZAÇÕES DE QUESTÕES CULTURAIS. AO TÉRMINO DA DISCIPLINA, 12 PARTICIPANTES NOS CONCEDERAM UMA ENTREVISTA, COM BASE EM ROTEIRO SEMIESTRUTURADO. AS RESPOSTAS FORAM ANALISADAS TENDO POR REFERÊNCIA À TEORIA SOCIOCOGNITIVA DO DISCURSO PROPOSTA POR VAN DIJK. CONCLUÍMOS QUE UMA FORMAÇÃO COMPROMETIDA COM A DIVERSIDADE CULTURAL E COM A DESCONSTRUÇÃO DE PRECONCEITOS E A SUPERAÇÃO DE DESIGUALDADES CONTRIBUIU PARA QUE OS/AS PROFESSORES/AS VISLUMBRASSEM PRÁTICAS DESSA NATUREZA EM ATIVIDADES DOCENTES FUTURAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Roteiro de entrevista"

1

Teodoro, Tayná, Pedro Lima, and Victor Pereira. "Escassez do empoderamento feminino nos cargos de coordenação e gerência contábil em multinacionais." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.2812.

Full text
Abstract:
Este artigo teve como objetivo verificar o fenômeno do teto de vidro perante o possível empoderamento feminino para o alcance dos cargos de coordenação e gerência contábil de empresas multinacionais. A metodologia utilizada foi à pesquisa descritiva e qualitativa por meio de um estudo de campo utilizando um roteiro de entrevista semiestruturado para obtenção de informações. Participaram da entrevista, 12 mulheres entre 18 e 30 anos, em cargos contábeis de multinacionais. Por meio dos resultados obtidos foi possível verificar que as mulheres não se sentem empoderadas, além das empresas não contribuírem para o crescimento e desenvolvimento das funcionárias que estão em cargos abaixo, utilizando do teto de vidro para blindarem a pirâmide de líderes do sexo masculino e muitas vezes machistas deixando assim escasso e estagnado o empoderamento feminino nos altos cargos contábeis dentro das organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues, José Damião, Filipe Ferreira Costa, and Iraquitan de Oliveira Caminha. "Educação popular em saúde: Uma forma do cuidar." In ​III SEVEN INTERNATIONAL CONGRESS OF HEALTH. Seven Congress, 2023. http://dx.doi.org/10.56238/homeiiisevenhealth-047.

Full text
Abstract:
O estudo objetivou identificar como o Profissional de Educação Física (PEF) desenvolve suas ações concernentes a Educação Popular em Saúde (EPS) com os usuários da atenção primária à saúde, na cidade de João Pessoa-PB. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com 14 PEF de ambos os sexos, com idades entre 27 e 53 anos, trabalhando a mais de 5 anos nos NASF-AB em João Pessoa-PB, escolhidos intencionalmente. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada para coleta de dados, com categorias definidas a priori e subcategorias a posteriori; para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Resultados: O PEF é capaz de construir a escuta e o diálogo. Conclusão: A EPS ainda parece um conceito estranho para maioria dos PEF entrevistados. Essa estratégia de inclusão e participação social parece estar um pouco distante de tornar-se realidade na atuação em Educação Física.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

NASSER, Yana dos Santos Moysés, and Rodrigo Nuñez VIÉGAS. "Conflitos ambientais envolvendo as comunidades pesqueiras da Baía de Guanabara, Rio de Janeiro." In I Simpósio de bolsistas da FIPERJ. Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro - FIPERJ, 2022. http://dx.doi.org/10.57068/simposio.fiperj.338.

Full text
Abstract:
O presente projeto de pesquisa propõe registrar um panorama dos conflitos ambientais da região da Baía de Guanabara ao realizar o mapeamento das áreas de ocorrência dos mesmos, suas origens, efeitos e atores sociais partícipes, tendo como foco os conflitos envolvendo as comunidades pesqueiras (pescadores, marisqueiras, catadores de caranguejo, descarnadeiras de siri etc.). O projeto de pesquisa propõe três planos de investigação: análise documental, entrevistas e mapeamento. No que concerne à análise documental, realizou-se um levantamento de documentos oficiais de órgãos públicos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Chico Mendes (ICMBio) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) referentes aos conflitos ambientais da região. Com isso, obteve-se acesso aos autos de infração disponíveis relacionados ao tema da pesca dentro do Estado do Rio de Janeiro entre os anos de 2000 e 2021. Foram identificados e selecionados os autos referentes aos municípios do entorno da Baía de Guanabara. Fora do plano jurídico-institucional, foram produzidas entrevistas semiestruturadas com os atores sociais que desenvolvem suas atividades no espaço da Baía de Guanabara e que estejam envolvidos em dinâmicas conflituais relativas à atividade da pesca, procurando dirimir os efeitos da “violência simbólica” possível na relação entrevistador-entrevistado e instaurar uma relação de escuta ativa e metódica, tão afastada da pura não-intervenção da entrevista não dirigida, quanto do dirigismo do questionário. Desse modo, buscou-se elaborar entrevistas que levantem questões abrangentes que possam ajudar a compreender a dinâmica dos conflitos existentes na região, seguindo um roteiro metodológico que nos habilite a reconhecer e examinar os interesses e demandas coletivas envolvidos nos conflitos. Os dados coletados sobre a localização dos conflitos foram plotados em base cartográfica com auxílio de técnicas de geoprocessamento, permitindo melhor visualização e análise da distribuição espacial desses conflitos. A partir disso, foram construídos mapas contendo diversos tipos de conflitos, tais como: armazenar espécie em período de defeso; corte de árvore de mangue; instalar petrecho de pesca não permitido, pesca sem licença; pesca em local não permitido etc. Ao trazer para análise tais conflitos ambientais, a pesquisa visa fornecer subsídios para a construção de políticas públicas democráticas e sustentáveis que assegurem a preservação do patrimônio natural, da qualidade de vida dos habitantes da região e o combate à desigualdade ambiental, isto é, o combate à concentração dos danos ambientais sobre as populações de menor renda, particularmente as comunidades pesqueiras tradicionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Souza, Jéssika Lamartine de, and Gustavo Barbieri Lima. "O PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA DO CONSUMIDOR EM UMA LOJA DE ROUPAS CASUAIS." In IV Simpósio de Tecnologias da Fatec de Sertãozinho (SITEFA/Stz). Fatec Sertãozinho, 2022. http://dx.doi.org/10.33635/sitefa.v4i1.165.

Full text
Abstract:
O objetivo central da presente pesquisa é compreender o comportamento de compra de consumidoras de uma loja de roupas casuais, localizada no interior do estado de Minas Gerais, assim como investigar o nível de satisfação das clientes com a loja (localização, infra-estrutura, atendimento, etc). Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza exploratória. Para o desenvolvimento da mesma, realizaram-se 06 entrevistas com clientes da referida loja, seguindo-se um roteiro de entrevista semi-estruturado, contendo 19 questões. Os principais resultados apontam que: (a) as consumidoras entrevistadas seguem os perfis de lojas para acompanhar o que está na moda e o que tem sido usado, mas não seguem exatamente as últimas tendências, comprando de acordo com o que gostam e suas necessidades;(b)todas as entrevistadas valorizam a comodidade das compras pela internet, mas a maioria ainda prefere a compra na loja física, o que não deixa de ser muito importante estar presente nas redes sociais, acompanhado o que está acontecendo e também postando as novidades, uma vez que as consumidoras têm o hábito de visualizar as roupas divulgadas na Internet e ir até a loja para experimentar e comprar; (c) na maioria das respostas, as compras de roupas e acessórios acontecem por impulso e muitas vezes as consumidoras não vão às compras com um modelo pré-definido; (d) em relação às perguntas específicas sobre a loja, as consumidoras gostam muito do estilo de roupa oferecido e as consideram lindas, mas não inovadoras e diferenciadas; um estilo mais básico e casual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

LIMA, JULIANA OLIVEIRA COUTO ESPÍNDOLA VAZ DE, HERON COUTO ESPÍNDOLA VAZ DE LIMA, and PAULA REGINA ZARELLI. "Níveis de Maturidade em Gestão do Conhecimento na Diretoria de Pesquisa de uma Instituição Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Paraná: Estudo de caso." In I Brazilian Congress of Engineering. brazco, 2021. http://dx.doi.org/10.51162/brc.eng2021-0022.

Full text
Abstract:
A Gestão do Conhecimento é um fator estratégico das organizações uma vez que o conhecimento é o ponto-chave que possibilita às organizações gerarem inovação e atingirem seus objetivos com mais facilidade. O não gerenciamento e disseminação dos conhecimentos produzidos pelos acadêmicos impede o cumprimento com excelência dos princípios e finalidades das Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Portanto, mostra-se relevante diagnosticar o Nível de Maturidade da Gestão do Conhecimento e aprimorá-la. O objetivo desta pesquisa foi diagnosticar o grau de Maturidade em Gestão do Conhecimento na Diretoria de Pesquisa de uma Instituição Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Paraná. Esta pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, tratando-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa de abordagem não experimental. A coleta de dados para este estudo foi realizada por meio de pesquisa via formulário eletrônico e entrevista online. Utilizou-se como instrumento de pesquisa, uma forma adaptada do Modelo de Diagnóstico de Maturidade em GC desenvolvido pela APO e o roteiro de entrevista de Durst e Wilhelm (2012) e Zarelli, Vaz, Muran e Seling (2015). Os dados foram analisados conforme as metodologias utilizadas. Identificou-se que o ponto forte desta Diretoria é a Dimensão Liderança em GC e o ponto fraco a Dimensão Pessoas. Foi possível também avaliar os pontos fortes e fracos de cada critério e elaborar um radar apontando as dimensões em que apresentam mais força e as que precisam melhorar. Em relação ao nível de Maturidade da Gestão do Conhecimento foi identificado divergência de nível obtido entre as duas ferramentas de pesquisas utilizadas pois, obteve-se que a Diretoria em questão se encontra no nível de Refinamento com base nas respostas do questionário e se encontra no nível de Expansão com base na entrevista realizada. Pode-se concluir que a Diretoria de Pesquisa da Instituição Federal de Educação estudada possui pontos para serem melhorados em relação à Gestão do Conhecimento para gerar inovação e atingir seus objetivos com eficiência, cumprindo assim, seus princípios e finalidades com excelência.,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gonçalves, Verônica, Larissa de Souza Ananias, Izabela da Silva Pinheiro, et al. "Caracterização de mulheres grávidas positivas para o vírus da imunodeficiência humana que vivenciam violência por parceiro íntimo." In XIII Congresso da Sociedade Brasileira de DST - IX Congresso Brasileiro de AIDS - IV Congresso Latino Americano de IST/HIV/AIDS. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/dst-2177-8264-202133p161.

Full text
Abstract:
Introdução: A violência e o vírus da imunodeficiência humana são problemas sociais que possuem consequências nefastas à saúde das mulheres grávidas, principalmente. Esse contexto acarreta a alta prevalência de violência perpetrada por parceiro íntimo na gravidez, causando repercussões negativas à saúde do binômio mãe-bebê e aumentando o risco de transmissão do vírus da imunodeficiência humana, bem como de outras infecções sexualmente transmissíveis. Objetivo: Caracterizar o perfil sociodemográfico de mulheres grávidas convivendo com vírus da imunodeficiência humana e sua relação com a violência por parceiro íntimo. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa, desenvolvida em três municípios do estado do Rio de Janeiro, sendo um hospital universitário, localizado na Zona Norte do município do Rio de Janeiro (RJ), e duas unidades de assistência especializada em vírus da imunodeficiência humana/aids, localizadas nos municípios de Macaé (RJ) e Rio das Ostras (RJ). A técnica de coleta de dados foi um roteiro de entrevista semiestruturada. Resultados: Foram entrevistadas 27 mulheres, das quais 24 vivenciaram violência perpetrada por parceiro íntimo. As formas de violência relatadas foram a psicológica, para 19 mulheres, física, para 12 delas, sexual, para 5 das mulheres, patrimonial, para 10 delas, e moral, para 18 delas. Dessas, 10 se autodeclararam de cor preta, 10 pardas e 7 brancas. Quanto à escolaridade, apenas 1 possuía ensino superior completo, 11 possuíam ensino médio completo e 8 ainda não haviam concluído. Uma completou apenas o ensino fundamental e seis pararam de estudar ainda nesse período. Quanto ao preservativo, 22 nunca haviam usado. Onze relataram ter tido inúmeros relacionamentos. Conclusão: Os dados analisados possibilitaram a identificação do perfil das gestantes positivas para o vírus da imunodeficiência humana/aids nas regiões em questão, mostrando que a baixa escolaridade, a cor da pele preta ou parda, as relações sexuais com muitos parceiros e o não uso do preservativo podem se tornar fatores de risco tanto para vivenciar a violência perpetrada por parceiro íntimo como para contrair o vírus da imunodeficiência humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Conzatti, Suelen, Cintia Conzatti, Jonata Giovanella, and Daniela Tomio. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE DO ENTORNO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL NASCENTE DO GARCIA: UMA ANÁLISE DO PROJETO PROTETORES DA BIODIVERSIDADE." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1808.

Full text
Abstract:
Introdução: Atualmente enfrentam-se muitos problemas socioambientais e o ataque as Unidades de Conservação (UCs). As UCs de proteção integral são de suma importância para a proteção das áreas naturais, para a preservação e conservação da biodiversidade e apresentam potencial para desenvolver atividades em Educação Ambiental (EA) e sensibilizar a comunidade referente à mudança de hábitos. É necessário abordar atividades em EA nas UCs e no entorno, para que a comunidade se sinta parte integrante do processo tornando-se mais participativa preservação. E a partir desta problemática foi desenvolvida uma pesquisa no Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia que desenvolve um projeto nomeado “Protetores da Biodiversidade” que atua em conjunto com a Escola Básica Municipal Pedro II e a comunidade do entorno. Este projeto está vinculado ao Termo de Parceria firmado entre o Instituto Parque das Nascentes (IPAN) e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) e com a parceria da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS). Objetivo: Analisar as contribuições do projeto “Protetores da Biodiversidade”, desenvolvido nas relações Parque e a comunidade do bairro Progresso localizada no entorno do Parque para EA. Material e métodos: Com base em um estudo de caso, geraram-se dados por meio de entrevista com o presidente do IPAN e análise de informações online disponíveis no site do IPAN e a elaboração de um roteiro de leitura para a sistematização de dados coletados, identificando a prática educativa, os objetivos, o local de realização, as pessoas envolvidas e uma descrição das atividades. Resultados: A partir das análises das práticas educativas desenvolvidas e através dos depoimentos relatados percebe-se que o projeto fez com que os protetores e a comunidade se aproximassem do Parque e pudessem assim conhecer e entender o seu papel e sua importância na sociedade, fez com que a comunidade desenvolve-se um pensamento crítico sobre os problemas socioambientais e com isso a mudanças de hábitos. Conclusão: A comunidade reconhece da importância desse projeto em sua vida. Porém é necessários a sua continuidade para que um maior número de pessoas possam ser sensibilizadas ao longo do tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

XAVIER, PEDRO HENRIQUE ZUBA, ANDREIA APARECIDA BARBOSA, MARCOS AURÉLIO SILVA OLIVEIRA, and REGINALDO COELHO GUIMARÃES JÚNIOR. "SÍNDROME DE BURNOUT: EXPOSIÇÃO A FATORES DE RISCO DOS PROFISSIONAIS DA LINHA DE FRENTE DA COVID-19." In I Congresso Brasileiro de Doenças Crônicas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/cronics/6126.

Full text
Abstract:
Introdução: Diante do contexto atual, o ano de 2020 foi marcado como um dos mais emblemáticos quando o assunto é a saúde pública. Estudos mostram que os profissionais da área da saúde possuem de 97 a 100% de risco de serem contaminados, destacando que os profissionais de saúde têm que lidar todo o tempo com a morte e com casos complicados, podendo afetar seu bem mental e físico. Por conta do rápido crescimento de profissionais contaminados com o vírus, a pressão e estresse que os mesmos vêm sofrendo, o esgotamento emocional tem sido assinalado como uma grande preocupação. Objetivo: Analisar a ocorrência da síndrome de burnout nos profissionais da saúde da linha de frente de covid-19 diante da exposição a fatores de risco. Metodologia: Caráter qualitativo, cuja população estudada foi composta por profissionais da saúde da linha de frente da Covid-19 na cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Foram incluídos os profissionais da área da saúde que trabalharam diretamente com pacientes com Covid-19. Foi realizado o levantamento de dados por meio de uma entrevista com roteiro semiestruturado. As seguintes perguntas foram feitas: A carga horária de trabalho aumentou durante a pandemia? Quais foram os impactos e o que mudou na sua vida profissional? A nova dinâmica de atendimento aos pacientes com Covid afetou a sua saúde? Resultados e Discussão: Percebe-se que o estresse ocupacional vivenciado, a disseminação do vírus SARS-COV-2 e o aumento do número de mortes de pacientes infectados pela doença, contribuíram significativamente para o crescimento dos problemas relacionados a saúde mental dos profissionais da saúde que estão na linha de frente da covid-19. A Síndrome de Burnout, tem se intensificado na pandemia devido a necessidade do aumento da jornada de trabalho dos profissionais no combate ao Covid-19 e ao crescente número de casos de pacientes infectadas pelo vírus. Conclusão: A preocupação de ser infectado com o vírus, por estar na linha de frente do Covid-19 é um dos fatores que prejudica a saúde mental dos profissionais, sendo necessário buscar medidas para prevenir o acometimento da Síndrome de Burnout.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Piccinin, Geovane F., and Mirella M. Moro. "Investigação da Rotina de Aprendizagem de Desenvolvedores de Software." In Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wei.2020.11157.

Full text
Abstract:
Este trabalho descreve uma pesquisa qualitativa realizada com profissionais desenvolvedores de software a respeito de suas rotinas de aprendizagem. Investigamos as percepções dos participantes sobre suas tarefas de aprendizagem e estratégias empregadas. Utilizamos um roteiro de entrevistas baseado no modelo de Autorregulação da Aprendizagem (Self-Regulated Learning). Os resultados indicam que a capacidade de aprender é crucial para esses profissionais e que suas rotinas muito se assemelham a de aprendizes autorregulados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

de Matias, Reginaldo, Carla D. M. Berkenbrock, Eric C. Silveira, and Fabíola S. F. Sell. "Validação de um Dicionário Colaborativo da Língua Brasileira de Sinais utilizando Design Sprint." In Escola Regional de Engenharia de Software. Sociedade Brasileira de Computação, 2022. http://dx.doi.org/10.5753/eres.2022.227740.

Full text
Abstract:
Segundo o Censo de 2010, realizado pelo IBGE, 9,7 milhões de pessoas têm deficiência auditiva. Essa parte da população enfrenta diversos problemas de acessibilidade, sendo estes agravados pela falta de ferramentas que auxiliem as pessoas surdas em tarefas comuns do dia a dia. O presente trabalho consiste em validar um Produto Mínimo Viável (MVP) relacionado com o desenvolvimento mínimo de um software para cadastro de sinais de Libras. Para isso, foram realizadas entrevistas com 8 usuários aprendizes e 2 especialistas de Libras, seguindo o roteiro da metodologia Design Sprint. Os resultados coletados demonstram que usuários aprendizes de Libras consideraram a ferramenta útil para realizar consultas e cadastro de palavras com o correspondente ao sinal em Libras. As entrevistas realizadas com especialistas de Libras resultou no apontamento de pontos de melhoria na ferramenta em desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Roteiro de entrevista"

1

Radiografia do Brasil contemporâneo. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2023. http://dx.doi.org/10.38116/ri-rbc.

Full text
Abstract:
Este relatório visa, fundamentalmente, sistematizar a base de dados produzida, com o intuito de oferecer material para pesquisas vindouras tanto de técnicos do Ipea quanto de pesquisadores externos. Objetiva-se, fundamentalmente, apresentar o material ao pesquisador interessado, abordando os principais aspectos do estudo – desde os fundamentos teórico-metodológicos, passando pela construção do roteiro de entrevistas, a abordagem de campo, as características da amostra e a codificação de escalas sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography