Academic literature on the topic 'Sagrado e profano'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Sagrado e profano.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Sagrado e profano"

1

Carvalhaes Carmona, Daniela, and Maria Brígida De Miranda. "Profanar o sagrado, sacralizar o profano." Interfaces Brasil/Canadá 19, no. 1 (May 28, 2019): 37. http://dx.doi.org/10.15210/interfaces.v19i1.15822.

Full text
Abstract:
No presente relato apresento reflexões sobre uma série de apresentações da performance Mitoprofânica, um solo criado dentro do projeto Performances do Parto, que faz parte da pesquisa prática da dissertação de mestrado “Ecos do Arcaico – narrativas contemporâneas de parto para um novo nascer”, de minha autoria (pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina). A encenação foi criada para ser apresentada em eventos e coletivos que lidam com temáticas do nascimento no Brasil; tece uma trama dupla com um dos mitos de Deméter - deusa grega que sintetiza aspectos de poder do feminino - e a narrativa de um parto real, para abordar o assunto da violência obstétrica. A partir dos desdobramentos dialógicos dos públicos participantes nas referidas apresentações, busco situar quais caminhos esta encenação pode percorrer para ser utilizada como ferramenta poética detonadora de diálogos, novas narrativas e reflexões a respeito do atendimento às gestantes e mães no sistema de saúde brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ledesma González, Antonio. "Lo visible y lo invisible en el románico: fuentes y simbología de lo profano." El Futuro del Pasado 1 (March 1, 2010): 489–502. http://dx.doi.org/10.14201/fdp.24524.

Full text
Abstract:
Lo profano se define como “aquello que no es sagrado ni sirve a usos sagrados”, sin embargo,enlaculturamedieval resultará excesivamente complejo independizar mundo profanoy religioso, así como el conocimiento específico de la función que desempeñan las imágenes desacralizadas, dentro de contextos estrictamente eclesiásticos. En el marco de estas interrogantes, se genera la necesidad de abordar un estudio específico sobre lo profano en la escultura románica en Salamanca, que nos permita ofrecer algunas respuestas desde nuevos enfoquesmetodológicos. Las investigaciones efectuadas sobreestamaterianosonmuynumerosas y las escasas fuentesdocumentales,y lapérdidade lamemoriavisual, junto a las transformaciones que han sufrido los templos, limitan aún más la labor a desempeñar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos Silva, Avacir Gomes dos. "Maná, carisma e hierofania: compreensões do sagrado para a Geografia da Religião." Ateliê Geográfico 13, no. 2 (August 20, 2019): 224–39. http://dx.doi.org/10.5216/ag.v13i2.55773.

Full text
Abstract:
O espaço não é a priori. A apreensão dele ocorre em função das espacialidades geográficas. Mas como construímos as concepções de espaço? Por que o categorizamos entre sacralidades e profanidades? Os conceitos de maná, carisma e hierofania, referentes à manifestação do sagrado, direcionam-nos para o entendimento do espaço geográfico como contributo do fenômeno religioso. Assim, nosso intuito é analisar como a formulações desses conceitos foram significativas à consolidação da Geografia da Religião. Para tanto, recorremos aos estudos comparativos dos clássicos de Émile Durkheim: “Formas elementares da vida religiosa” (2008); de Marx Weber: “Sociedade e Religião” (2009); de Mircea Eliade: “O sagrado e Profano” (2010) e de Zeny Rosendahl: “Hierópolis” (2009), entre outros. Numa primeira aproximação pontuamos a existência, a diferenciação e qualificação dos espaços sagrados e profanos defendidas por esses autores. Somente com essas classificações cognitivas o homem dos tempos primordiais conseguiu se localizar e configurar o espaço. Dessa herança passamos a formular os conhecimentos geográficos até chegarmos na Geografia da Religião. Palavras-chave: Imagens. Espaço Sagrado. Espaço Profano. Hierofania.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Medeiros, Carla, and Elaine Pereira Andreatta. "A voz erótica feminina em "Ritmos de inquieta alegria", de Violeta Branca." Jangada: crítica | literatura | artes 2, no. 15 (June 30, 2020): 40–59. http://dx.doi.org/10.35921/jangada.v2i15.237.

Full text
Abstract:
Ritmos de inquieta alegria (1935), de Violeta Branca, tem como uma das principais características o erotismo vazado em um lirismo densamente audacioso e, também por isso, constitui-se como obra de importantíssimo marco na literatura produzida no Amazonas. Este trabalho se propõe a analisar os aspectos eróticos e a espiritualidade provenientes da consciência do eu lírico feminino, bem como elementos sagrados e profanos. Para este fim, buscou-se suporte teórico em obras basilares que foram, principalmente, O erotismo (1987), de Georges Bataille, A Dupla chama: Amor e erotismo (1994), de Octávio Paz, O sagrado e o profano (1992), de Mircea Eliade e A sensibilidade dos Punhais (2011), de Marcos Frederico Krüger, além de artigos que versam sobre o tema. Além disso, realizou-se leitura dos poemas de Violeta Branca a fim analisar a presença do erotismo e da espiritualidade derivados da profunda consciência de eu-no-mundo por parte do eu lírico feminino, observando-se, dessa forma, a relação estabelecida entre o erotismo e a religiosidade da obra que transita, sutilmente, entre pulsões sagradas e profanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Zilles, Urbano. "Experiência do sagrado e do profano." Revista Eclesiástica Brasileira 74, no. 296 (October 18, 2018): 886–904. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v74i296.453.

Full text
Abstract:
A fenomenologia de Husserl motivou uma viragem da filosofia da religião, no século XX, através das obras Das Heilige de Rudolf Otto e O sagrado e o profano de M. Eliade. Ambos partem da experiência religiosa concreta, não de conceitos abstratos de Deus e de religião, para fundamentar a crença religiosa na natureza humana. Otto fala do mysterium tremendum et fascinans na experiência do numinoso e Eliade do homo religiosus e do homo profanus.Abstract: Husserl’s phaenomenology caused a revolution in the philosophy of religion in the twentieth century with the studies Das Heilige of Rudolf Otto and The holy and the profane of M. Eliade. Both authors depart from the concret religious experience, not from the abstract concepts of God and religion, to ground the religious belief in the human nature. Otto speaks about the mysterium tremendum et fascinans in the numinous experience and Eliade about the experience of homo religiosus and the homo profanus.Keywords: Religious experience. Numinous, Mysterium tremendum. Rudolf Otto. Mircea Eliade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pedroso Barbosa, Rodrigo, and Edson Vieira da Silva Filho. "O sagrado e o profano." Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia 48, no. 2 (December 8, 2020): 336–62. http://dx.doi.org/10.14393/rfadir-v48n2a2020-50650.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa, através de uma análise do referencial teórico e o emprego do método bibliográfico, realizar um estudo inicial sobre o significado do sagrado e do profano, bem como suas manifestações, no contexto do constitucionalismo e laicidade brasileiros. Para tal, inicia-se com uma revisão e análise dos possíveis significados e tipos de sagrado, concluindo-se que esse nem sempre está, necessariamente, vinculado ao religioso, sendo perfeitamente possível a existência do sagrado-secular. Analisa-se, também, partindo de uma análise da decisão do Conselho Nacional de Justiça, a adequação dos argumentos atualmente encontrados para a permissão de símbolos religiosos em espaços públicos brasileiros. Por último, analisam-se as diferentes forma com que Estados, com exemplos dos Estados Unidos, França e Turquia, tratando a relação estado-religião e o uso e manifestação de iconografia religiosa nos espaços públicos e privados, e como estas poderia ser aplicadas ao Brasil, concluindo-se pela sua insuficiência e inadequação, que apontam para a necessidade de uma teoria da laicidade específica para o constitucionalismo brasileiro. Com este fim, faz-se a leitura através do marco teórico de Ronaldo Dworkin, com importantes aportes de Roberto Blancarte Pimentel e Ahmet Kuru. Sendo impossível uma conclusão de tema tão amplo, finaliza-se com uma reconstrução sistêmica dos conceitos basilares para se que possa prosseguir com a discussão sobre o processo de laicização, algo continuo, sujeito a falhas, abusos, avanços e retrocessos, e deve sempre ser monitorado e aprimorado, mas que, para tal, necessita de pontos comuns para discussão e diagnósticos de suas fragilidades, o que se espera germinar com o presente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Hautequestt Filho, Genildo Coelho, Alexsandro Rodrigues, and Kiusam Regina Oliveira. "Entre o sagrado e o profano: as crianças contam outras histórias de caxambu, flechas, água e escola." Momento - Diálogos em Educação 28, no. 1 (April 25, 2019): 26–41. http://dx.doi.org/10.14295/momento.v28i1.8777.

Full text
Abstract:
O artigo tem por objetivo colocar em cena, imagens de crianças em seus entrecruzamentos com o sagrado e o profano, adulto e criança, privado e público. Nesses cruzamentos, vivendo heterotopias de si, as crianças não reivindicam as políticas de inclusão com saberes colonizadores que buscam capturar a raridade da vida. As crianças, o sagrado e o profano em encontro, produzem neste trabalho deslocamentos epistemológicos e fazem como força-convite em seu aparecimento que possamos acolher sua raridade. O artigo se vale de experiências em viagem cruzada pela academia e práticas religiosas que desconfiam da norma e do poder colonizador retroalimentado. Em deslizes teóricos e metodológicos, como aposta política fazemos a convocação para que deixemos que as crianças possam viver uma vida no deslizamento entre o sagrado e o profano. Abstract: This paper aims to put on scene, children’s images between their crosslinks with the sacred and the profane, adult and child, private and public. At these crossing, living their own heterotopias, children don't claim inclusion policies with colonizing knowledge that seek to capture the rarity of life. The children, the sacred and the profane in encounter, produce at this work(paper) epistemological displacement and make as inviting force in their appearance so that we can welcome their rarity. The paper is based on cross-travel experiences by the academy and religious practices that distrust the norm and the colonizer power.In theoretical and methodological sliding as a political bet, we call children to live a life sliding between the sacred and the profane. Keywords: children; sacred, profane Keywords: children; sacred, profane
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nascimento, Renata Cristina De Sousa. "Santidades Ibéricas." História Revista 24, no. 1 (July 22, 2019): 134–54. http://dx.doi.org/10.5216/hr.v24i1.57542.

Full text
Abstract:
Neste texto temos por objetivo apresentar elementos que contribuíram para a construção da noção de Ibéria Sagrada. Partindo das aproximações entre sagrado/ profano, a mitificação deste espaço é resultado da presença e inventio de relíquias dos santos, e de objetos relacionados à história cristã. No contexto medieval os vestígios sagrados serviram como fator de atração, e de valorização de reinos e cidades. As relíquias são evocadas como produtoras de memória, que validam um passado de excepcionalidade, solidificando os lugares santos e os personagens memoráveis que constituem a identidade da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira Ribeiro, Marcelo. "O centro-sagrado e o periférico-profano na Conquista da América." Intuitio 12, no. 2 (December 18, 2019): 34349. http://dx.doi.org/10.15448/1983-4012.2019.2.34349.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa oferecer uma análise sobre o processo de Conquista da América, em especial da América Latina, a partir do antagonismo entre os conceitos de sagrado e profano, bem como da oposição entre o centro e a periferia, tomados em correlação com a percepção eurocêntrica sobre o Novo Mundo. A fim de cumprirmos nosso objetivo, nos servirão como base as obras de Fustel de Coulanges, no momento em que analisa a mudança de culto da noiva, no casamento grego antigo, e Mircea Eliade, este desenvolvendo uma abordagem a respeito dos rituais que buscam tornar sagrado o que antes era profano. A América e suas populações, vistas como periféricas e profanas, para que sejam dominadas precisam ser antes sacralizadas, trazidas para o centro. Assim, emerge a ideia de sacrifício, o “tornar sagrado”, aqui tomado não apenas no sentido de um ato físico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fabíola Viana dos Santos, Kelly. "Sacralidade arcaica manifestada na arte e na literatura contemporânea." Diversidade Religiosa 9, no. 1 (July 30, 2019): 236–51. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2317-0476.2019v9n1.45227.

Full text
Abstract:
Aspectos mágicos, sobrenaturais e sagrados atribuídos aos diversos tipos de arte desde os primórdios fazem eco com a arte e a literatura contemporânea. Em certas ocasiões, algumas manifestações artísticas revestem-se de sacralidade e sacramentam também o artista que as criou. Nesse sentido, literatura e outras artes são consideradas, portanto, via de acesso ao sagrado, mas também ao profano. A fim de verificarmos a manifestação da sacralidade arcaica na literatura contemporânea, analisamos o romance histórico “O enteado”, do autor argentino Juan Jose Saer (2002), por seus aspectos antropofágicos e de manifestação do sagrado. Impactos numinosos sofridos pela humanidade por meio da arte e sua ressonância sobre o artista, são analisados a partir do texto referido. Não obstante as implicações sociais, psicológicas e filosóficas dessa sacralidade, refletimos, neste trabalho, a respeito dos símbolos da sacralidade arcaica presentes na arte e na literatura contemporânea, à luz dos fundamentos teóricos de René Girard, “A violência e o Sagrado” (1998); Mircea Eliade, “O sagrado e o profano” (1992) e Emile Durkheim, “As formas elementares de vida religiosa” (2008).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Sagrado e profano"

1

Sukhá, Kateryna Andriivna. "Do sagrado ao profano." Master's thesis, Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura, 2020. http://hdl.handle.net/10400.5/20330.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Arquitetura apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
O presente trabalho propõe-se reflectir uma possibilidade de intervenção num edificado centenário que se encontra devoluto, cuja escala e presença significantes no contexto urbano justificam por si só a benevolência de uma acção capaz de prolongar a vida útil do edifício. A intervenção e o processo de regeneração que lhe corresponde procurará homenagear o seu passado de reminiscências religiosas e, de alguma forma, também a sua adaptação posterior a usos hospitalares, através de uma estratégia de compatibilização do novo programa sugerido com a vivência quotidiana da população residente do bairro, sustentada na análise sociológica da freguesia onde se insere e das carências de que padece. Tratando-se de um problema recorrente nas cidades e vilas em Portugal, o abandono ou a obsolescência funcional deste tipo de edifícios singulares – de tipologia conventual – a partir e em torno dos quais os assentamentos urbanos acabariam por se desenvolver, julga-se premente e relevante apoiar a possibilidade da sua revitalização nas necessidades de quem habita estas cidades. Isto é, pretende-se organizar esse processo de revitalização para o edificado em questão – o Antigo Convento da Nossa Senhora da Boa-Hora, na Ajuda – não só como resposta sustentável para um problema de abandono material de uma infraestrutura patrimonialmente significante, mas também enquanto intervenção estimuladora para a sua reconversão, capaz de dinamizar a convivialidade no bairro onde se insere. Para dar resposta a este problema é necessário compreender o processo de des-sacralização pelo qual o edificado atravessou, compreender de que forma se vivia este espaço e imaginar como poderá ser vivido no futuro. Será ainda tido em conta que a igreja, enquanto parte outrora constituinte e agora adjacente ao devoluto convento, se encontra ainda activa, como sede da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda. A persistência de um forte carácter simbólico, do qual e em relativa medida nos pretendemos desprender ao reabilitar este conjunto edificado, não será entendida como obstáculo, mas como catalisador de um processo que visa convocar uma comunidade e uma dimensão cívica mais alargada (para além do culto religioso) para o uso do mesmo.
ABSTRACT:This work aims to to consider possible interventions to a historically significant vacant building in an urban setting. The substancial presence of this vacant building in its urban context is more than enough to justify taking action to extend the useful life of the building and presence its immense impact on the area where it sits. The intervention and regeneration process will seek to pay homage to its past religious uses and its subsequent adaptation to serve as a hospital. Through a strategy of seeking adaptation and consulting with the resident population of the neighbourhood, this work will provide a sociological analysis of the perish where it is located and the needs from which it suffers. Since the abandonment or functional obsolescence of this type of unique building is a recurrent problem in cities and towns in Portugal, it is urgent and relevant to support the possibility of their reactivation to meet the needs of those who live in these cities. This work is intended to organize the process of reactivation for the building in question - the old Convento da Nossa Senhora da Boa-Hora, in Ajuda. Reactivation is not only a sustainable response to a problem of material abandonment of a heritage infrastructure but also as a stimulating intervention for its reconversion, capable of boosting conviviality in the neighborhood where it is located. To respond to this problem it is necessary to understand the desecration process that this building experienced, how this space was used, and how it could be lived in the future. This work will also be take into account that the church, as a once constituent part and now adjacent to the vacant convent, is still active as the seat of the old Convento da Nossa Senhora da Boa-Hora. The persistence of a strong symbolic character, from which and in a relative measure we intend to detach ourselves by rehabilitating this built complex, will not be understood as an obstacle, but as a catalyst for a process that aims to convoke a community and a wider civic dimension (beyond religious worship) for its use.
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ramos, Benedito Sávio Cardoso. "O SAGRADO E O PROFANO EM ANTÔNIO POTEIRO." Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2009. http://localhost:8080/tede/handle/tede/2263.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-10T10:34:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Benedito Savio Cardoso Ramos.pdf: 2867036 bytes, checksum: 3d6339ca1b0b576a6b22a8e87b7a7228 (MD5) Previous issue date: 2009-12-09
Antônio Poteiro, the most representative artist in brazilian naïf art, presents a very rich theme in his paintings and sculptures, which includes: carnival, annunciation, nativity, indigene rituals, among others. Poteiro seems to search in the Bible, inspiration for his theme when he places in opposition sacred and profane, God and Evil, right and wrong. Questions like this can be discussed by many subjects such as psychology, sociology, fenomenology and neurophysics. However, this dissertation used concepts of the historian Mircea Eliade to reveal the view of the artist about the sacred and profane. An approach on the representation of the sacred and the profane was made with the point of view of temporality, which can be sacred and cyclic or profane and linear. Also an approach on sacred space and profane space was made. By the discussion of homogeneous and heterogeneous space, two types of person were distinguished: the religious man and the non-religious man. In Eliade, the experience of the sacred, the meeting of human with a transcendent reality, arouses the conscience to the idea that there are certain values able to guide man, giving his life significance. Some elements on Poteiro speech and paintings, endorses the thoughts of Eliade that the religious man absolutely doesn´t think that sacred stories had proceeded from his mind, but by a sacred revealing. The existence of relation between Poteiro`s paintings and biographical experiences were shown to establish the discussion. An interview with Poteiro was made to show the particular view of the artist about the divine, sacred, profane, religion and how he represents it in his works. Associated with the interpretation of the theme in Antônio Poteiro, this dissertation showed an approach on naïf art, forming an opinion and inserting Poteiro in the context of plastic arts. This work on Poteiro painting was also used to tell the history of art in the state of Goiás.
Antônio Poteiro, artista de grande representatividade no mundo naïf da arte brasileira, apresenta em sua obra pictórica e escultórica uma extensa temática na abordagem do sagrado e do profano: carnaval, fogaréus, anunciação, nascimento do menino Jesus e rituais indígenas, entre outros. Poteiro parece buscar na Bíblia inspiração para sua temática quando opõe o sagrado ao profano, Deus ao diabo e o bem ao mal. Questões como essas poderiam ter uma abordagem sob muitas vertentes do saber: psicologia, sociologia, fenomenologia e neurofísica. No entanto, a dissertação utiliza-se de conceitos e pensamentos do historiador Mircea Eliade para desvendar a visão do artista sobre o sagrado e o profano. Faz-se uma abordagem da representação do sagrado e do profano sobre o prisma da temporalidade, utilizando conceitos de uma temporalidade sagrada, que se apresenta como cíclica, e de uma temporalidade profana, expressa de maneira linear. Aborda-se ainda o sagrado e o profano a partir da espacialidade, discutindo o que se considera espaço homogêneo e espaço heterogêneo. Faz-se ainda, a partir do estudo do espaço e do tempo, a distinção entre o homem religioso e o não religioso. Em Eliade a experiência do sagrado, o encontro do humano com uma realidade transcendente, desperta a consciência para a idéia de que existem valores absolutos capazes de guiar o homem, conferindo significado à sua existência. Encontra-se, na obra pictórica e na fala de Antônio Poteiro, elementos que endossam o pensamento de Eliade, de que o homem religioso não pensa de forma alguma que as histórias sagradas tenham saído de sua própria imaginação, sendo estas objeto de uma revelação do sagrado. Usa-se, para essa fundamentação, a existência da relação entre dados biográficos do artista, ressaltando experiências vividas e a representação dessas experiências nas imagens de sua obra. Em uma entrevista concedida por Antônio Poteiro busca-se ir direto ao pensamento do artista sobre o tema do sagrado e do profano, ao questionar Poteiro sobre a sua particular visão da religião, da sacralidade expressa em sua obra pictórica e de sua visão do mundo, que contrapõe a idéia do profano à idéia do bem, do puro e do divinizado. Associado à interpretação do sagrado e do profano em Antônio Poteiro, a dissertação apresenta uma abordagem sobre a arte naïf, conceituando-a e inserindo o artista naïf no contexto das artes plásticas. Regionalmente, o trabalho vale-se de entrevistas e publicações sobre Poteiro para contar um pouco da arte em Goiás e especialmente do papel de Poteiro em sua história.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Almeida, Maria Cecilia Pimentel de Castro Pinto. "Manuel Bandeira entre o sagrado e o profano." Universidade Federal da Paraí­ba, 2014. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/6269.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-05-14T12:39:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 807931 bytes, checksum: 5bc5626c916ce365b1200ad6792d305e (MD5) Previous issue date: 2014-02-21
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This work is about recurrent themes in Manuel Bandeira s poetry such as tuberculosis, childhood and religiosity. In three chapters, each of them concerned with the subjects previously mentioned, we tried to study Bandeira s lyrical poetry not only under MirceaEliade theories, but also from some thoughts collected from Aristóteles, MassaudMoisés, Alfredo Bossi, Affonso Romano de Sant Anna, Victor Manuel de Aguiar e Silva whose texts would evoke a better understanding of the poetry of the author of Libertinagem . The first chapter is about Manuel Bandeira s poetry as a kind of cosmogony process through which the lyrical self tries to neutralize the consequences of a bad destiny which had transformed his life on a true chaos; in the second chapter we tried to verify to what extent the poems about childhood highly charged by escape feelings tried to reconstruct, through the sortilege of language, a mythological and paradisiacal territory to neutralize the effects of reality that oppressed him so much. It is worth mentioning that the valuable poems about childhood provided us with other important considerations. In the last chapter, the main focus was on the erotic bias of Bandeira s religious poetry and on the way the lyrical self desecrates the sacred at the same time it makes the profane sacred by giving an erotic touch to the saints like in the poem Balada de Santa Maria Egipcíaca , or by sacralizing humble and anonymous human beings who seems to be accomplishing a true via crucis on earth.
O presente trabalho trata a respeito de temas recorrentes na poesia de Manuel Bandeira: a tuberculose, a infância e a religiosidade. Em três capítulos, cada um deles dedicado aos temas acima referidos, procurou-se estudar a lírica bandeiriana não só à luz das teorias de Mircea Eliade, como também a partir de alguns ensinamentos colhidos de Aristóteles, Massaud Moisés, Alfredo Bossi, Affonso Romano de Sant Anna, Victor Manuel de Aguiar e Silva... cujos textos pudessem suscitar uma melhor compreensão da poesia do autor de Libertinagem . O primeiro capítulo trata da poesia de Manuel Bandeira como uma espécie de procedimento cosmogônico através do qual o eu lírico tenta neutralizar as consequências do mau destino , que convertera a sua vida num verdadeiro caos; já no segundo capítulo, procurou-se constatar até que ponto os poemas sobre a infância, perpassados por um sentimento de fuga, de evasão, buscaram reconstituir, por meio do sortilégio da linguagem, um território paradisíaco, mitológico, para neutralizar os efeitos da realidade que tanto o oprimia. Vale observar ainda que, ricos, bastante ricos, os poemas sobre a infância propiciaram à autora desse trabalho outras considerações que não só as expostas acima; no último capítulo, o principal enfoque incidiu no viés erótico da poesia religiosa de Bandeira, e no modo como o eu lírico dessacraliza o sagrado na mesma proporção com que sacraliza o profano ora emprestando um toque de erotismo às santas, como no poema Balada de Santa Maria Egipcíaca , ora alçando à esfera do sagrado os seres humildes, anônimos, que parecem cumprir uma verdadeira via-crucis sobre a terra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lima, Maria Viviane Matos de. "O sagrado e o profano nos fraseologismos do português do Brasil." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2017. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27982.

Full text
Abstract:
LIMA, Maria Viviane Matos de. O sagrado e o profano nos fraseologismos do português do Brasil. 2017. 94f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2017.
Submitted by Programa de Pós-Graduação em Linguística (ppgling.ufc@gmail.com) on 2017-11-21T16:36:59Z No. of bitstreams: 1 2017_dis_mvmlima.pdf: 1624476 bytes, checksum: 968aef63cfe451424c7a2236b6f3aa70 (MD5)
Rejected by Maria Josineide Góis (josineide@ufc.br), reason: Boa tarde, Favor localizar a aluna MARIA VIVIANE MATOS DE LIMA a ata de defesa não deve constar do trabalho acadêmico. Orientar a aluna para normalizar o arquivo de acordo com o Guia de Normalização da UFC que está disponível no sitio http://www.biblioteca.ufc.br/images/arquivos/documentos_tecnicos/guia_normalizacao_trabalhos_ufc_2013.pdf. Acesse o Templat Templates • Modelo de trabalho acadêmico em Microsoft Word (DOC 1.01 MB) • Modelo de trabalho acadêmico em Libre Office (ODT 947.59 KB) Favor substituir a Ata de Defesa da dissertação pela folha de aprovação conforme Guia de Normalização da UFC e ABNT. Não há necessidade de assinar a folha de aprovação. Josineide Góis Biblioteca de Ciências Humanas. repositório Institucional (RI) da UFC 33667659 on 2017-11-21T18:07:04Z (GMT)
Submitted by Programa de Pós-Graduação em Linguística (ppgling.ufc@gmail.com) on 2017-11-23T17:58:38Z No. of bitstreams: 1 2017_dis_mvmlima.pdf: 895898 bytes, checksum: 9d037a999cf98b1569ca52cc635fdafb (MD5)
Rejected by Maria Josineide Góis (josineide@ufc.br), reason: Bom dia, Por favor, localize a aluna MARIA VIVIANE MATOS DE LIMA e solicite que a mesma normalize o arquivo de acordo com o Guia de Normalização da UFC que está disponível no sitio http://www.biblioteca.ufc.br/images/arquivos/documentos_tecnicos/guia_normalizacao_trabalhos_ufc_2013.pdf. Acesse o Templat Templates • Modelo de trabalho acadêmico em Microsoft Word (DOC 1.01 MB) • Modelo de trabalho acadêmico em Libre Office (ODT 947.59 KB) OBS: 1 Capa da tese: Subordinação hierárquica da UFC. (O arquivo será disponibilizado em bases de dados nacional e internacional, portanto identificação da instituição e suas unidades subordinadas devem seguir o layout do Guia de Normalização da UFC) - Digital a Unidade "UFC" e as unidades subordinadas abaixo na sequencia do maior para a menor. Forma correta UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA Acesse o sitio http://www.biblioteca.ufc.br/images/arquivos/documentos_tecnicos/guia_normalizacao_trabalhos_ufc_2013.pdf. Acesse o Templat Templates • Modelo de trabalho acadêmico em Microsoft Word (DOC 1.01 MB) • Modelo de trabalho acadêmico em Libre Office (ODT 947.59 KB) Josineide Góis 33667659 on 2017-11-24T11:53:00Z (GMT)
Submitted by Programa de Pós-Graduação em Linguística (ppgling.ufc@gmail.com) on 2017-11-24T16:36:50Z No. of bitstreams: 1 2017_dis_mvmlima.pdf: 904733 bytes, checksum: b5669c1b75404739c0f7828d4faaa9c9 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2017-11-27T11:10:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_dis_mvmlima.pdf: 904733 bytes, checksum: b5669c1b75404739c0f7828d4faaa9c9 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-11-27T11:10:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_dis_mvmlima.pdf: 904733 bytes, checksum: b5669c1b75404739c0f7828d4faaa9c9 (MD5) Previous issue date: 2017
Este trabalho propõe o levantamento de fraseologismos do português falado no Brasil que apresentem relação com o campo semântico do sagrado e do profano, com vista a categorizar semanticamente e classificar fraseologicamente as unidades levantadas, segundo a literatura pertinente aos estudos fraseológicos. Pretende ser útil para os diferentes perfis de pesquisadores e estudantes que tenham interesse pelo tema, como tradutólogos/tradutores, lexicógrafos, professores ou estudantes de português como língua materna ou estrangeira. Quanto ao Referencial Teórico adotado, esteve pautado principalmente nos estudos referentes ao léxico e, em especial, nos estudos que concernem à Fraseologia. Para tanto, nos valemos das contribuições de pesquisadores da área, como: Biderman (1996), Barbosa (2009) e Guillén Díaz (2003), que contribuíram com as questões que envolvem léxico e cultura, com especial atenção para o conceito de lexicocultura; Galisson (1987), com as contribuições sobre Carga Cultural Compartilhada. Em relação aos estudos fraseológicos, nos valemos dos seguintes pesquisadores: Monteiro-Plantin (2014), Alvarez (2009, 2011, 2012), Fiala (1988), Tagnin (2005, 2011), Corpas Pastor (1997), Crida Alvarez (2012), Pamies-Bertran (2012). Também foi de indispensável relevância as referências sobre as questões do sagrado e do profano, que foram embasadas principalmente nas obras de Eliade (1992) e Durkheim (1996). Além disso, levantamos algumas considerações sobre o ensino de português como língua estrangeira (PLE) e sobre a formação e miscigenação do povo brasileiro, em que nos pautamos nas contribuições dos pesquisadores Almeida Filho (2005, 2011) e Ribeiro (1995), respectivamente. O repertório levantado durante o processo de formação dos dados foi submetido à validação a partir da utilização da base de dados fornecida pelo projeto Corpus Brasileiro, que trabalha com um corpus de quase um bilhão de palavras do português do Brasil. O projeto está sediado no Centro de Pesquisas, Recursos e Informação de Linguagem (CEPRIL), Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (LAEL) da PUCSP, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Este trabajo propone el levantantamiento, en portugués hablado en Brasil, de fraseologismos que apresenten relación con el campo semántico del sagrado y profano. Intenciona ser útil para los distintos perfiles de investigadores y estudiantes que tengan interés por el tema, como tradutólogos, lexicógrafos, profesores o estudiantes de portugués como lengua primera o extranjera. En relación al Referencial Teórico adoptado, utilizamos principalmente las investigaciones referentes al léxico e, sobretodo, los estudios que establecen relaciones con la Fraseologia. Por conseguiente, algunos investigadores del área nos brindaron con sus contribuciones teóricas, como: Biderman (1996), Barbosa (2009) e Guillén Díaz (2003), que contribuyeron con las custiones que involucran léxico y cultura; Galisson (1987), con contribuciones sobre Carga Cultural Compartilhada. En relación a los estudios fraseológicos, tuvimos por base los expertos del area: Monteiro-Plantin (2014), Alvarez (2009, 2011, 2012), Fiala (1988), Tagnin (2005, 2011), Corpas Pastor (1997), Crida Alvarez (2012), Pamies-Bertran (2012). También fue de indispensable importância las referencias sobre cuestiones del sagrado y profano, que foram basadas principalmente en las obras de Eliade (1992) y Durkheim (1996). Además, ponemos em relieve algunas consideraciones acerca de la enseñanza del portugués como lengua extranjera (PLE) e sobre la formación de la sociedade brasileña. Por lo tanto, nos basamos en la contribuciones de los investigadores Almeida Filho (2005, 2011) y Ribeiro (1995), respectivamente. El repertorio levantado a lo largo del proceso de formación de datos fue validado a partir de la utilización de la base de datos que forma parte del proyecto Corpus Brasileiro, que maneja un corpus de casi un billón de palabras del portugués brasileño. El proyecto forma parte del Centro de Pesquisas, Recursos e Informação de Linguagem (CEPRIL), Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (LAEL) da PUCSP, com apoyo de la FAPESP. Además de la validación, las expresiones fueron clasificadas de acuerdo con la literatura pertinente a los estudios fraseológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Alcione Carvalho da. "O sagrado e o profano na autonomia do homem moderno." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2013. http://hdl.handle.net/10923/5252.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T19:11:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000448632-Texto+Completo-0.pdf: 1349375 bytes, checksum: 60239bd8602814c6cf514670605f2cd1 (MD5) Previous issue date: 2013
In questo lavoro di dissertazione, se desidera analizzare e comprendere la società attuale, che è caratterizzata da culture tecnologiche e scientifiche, e cosi rischi a diperdere il senso dei termini sacri e profani o semplicemente non conosce la differenza tra di loro. Alla luce del pensiero di Mircea Eliade, Umberto Galimberti e Andres Torres Queiruga, la dissertazione parte di uma fondamentazione biblico- teologica rasentando in collegamenti e interpretazioni filosofiche che dimostrano il rapporto sacro e profano, nel decorso della storia Dell`umanità, arrivando al pensiero ed al cambiamento culturale, oltre che allá soggettività religiosa nel mondo in cui l'uomo è incoraggiato a essere indipendente e seguire un contesto arreligioso. Detto questo, si puo domandare: sará possibile allùomo di oggi fare la la distinzione e percepire il valore tra il sacro e il profano, e cultuare una fede in una fonte trascendente? Inoltre, in questa revisione della letteratura, alla luce di documenti post-conciliari e altre opere, cerca di contemplare la visione della Chiesa Cattolica su punti fondamentali nella formazione umana, i quali devono garantire i principi morale e di fede, inseriti in day-to-day dei cristiani. Concludiamo sottolineando i modi in cui i cambiamenti di paradigma e gli avanzi culturale stanno causando, così come un nuovo dialogo tra fede e scienza ed i nuovi mezzi di vivere una esperienza di Dio, vale a dire, per distinguere tra sacro e profano. ita
Neste trabalho de dissertação se quer analisar e compreender a sociedade atual, marcada pela cultura tecnológica e científica, correndo-se, assim, o risco de perder o sentido dos termos sagrado e profano ou, simplesmente, não saber a diferença entre os mesmos. À luz do pensamento de Mircea Eliade, Umberto Galimberti e Andrés Torres Queiruga, a dissertação parte de uma fundamentação bíblico-teológica perpassando por ligações e interpretações filosóficas que demonstram a relação sagrada e profana no decurso da história da humanidade, chegando ao pensamento e à mudança cultural, bem como à subjetividade religiosa no mundo em que o homem é incentivado a ser autônomo e seguir um contexto arreligioso. Diante disso, cabe a interrogação: Será possível o homem atual fazer a distinção e perceber o valor entre o sagrado e o profano, bem como cultuar uma fé em uma fonte transcendente? Também, nesta pesquisa bibliográfica, à luz de documentos pós-conciliares e outras obras, tenta-se contemplar a visão da Igreja Católica sobre pontos fundamentais na formação humana, os quais devem zelar pelos princípios morais e de fé, inseridos no dia-a-dia de cristãos. Conclui-se salientando a importância de que as mudanças de paradigmas e avanço cultural estão provocando, assim como um novo diálogo entre fé e ciência e os novos meios de vivenciar uma experiência de Deus, ou seja, de fazer a distinção entre o sagrado e profano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima, Maria Viviane Matos de. "O sagrado e o profano nos fraseologismos do portuguÃs do Brasil." Universidade Federal do CearÃ, 2017. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20181.

Full text
Abstract:
RESUMEN Este trabajo propone el levantantamiento, en portuguÃs hablado en Brasil, de fraseologismos que apresenten relaciÃn con el campo semÃntico del sagrado y profano. Intenciona ser Ãtil para los distintos perfiles de investigadores y estudiantes que tengan interÃs por el tema, como tradutÃlogos, lexicÃgrafos, profesores o estudiantes de portuguÃs como lengua primera o extranjera. En relaciÃn al Referencial TeÃrico adoptado, utilizamos principalmente las investigaciones referentes al lÃxico e, sobretodo, los estudios que establecen relaciones con la Fraseologia. Por conseguiente, algunos investigadores del Ãrea nos brindaron con sus contribuciones teÃricas, como: Biderman (1996), Barbosa (2009) e GuillÃn DÃaz (2003), que contribuyeron con las custiones que involucran lÃxico y cultura; Galisson (1987), con contribuciones sobre Carga Cultural Compartilhada. En relaciÃn a los estudios fraseolÃgicos, tuvimos por base los expertos del area: Monteiro-Plantin (2014), Alvarez (2009, 2011, 2012), Fiala (1988), Tagnin (2005, 2011), Corpas Pastor (1997), Crida Alvarez (2012), Pamies-Bertran (2012). TambiÃn fue de indispensable importÃncia las referencias sobre cuestiones del sagrado y profano, que foram basadas principalmente en las obras de Eliade (1992) y Durkheim (1996). AdemÃs, ponemos em relieve algunas consideraciones acerca de la enseÃanza del portuguÃs como lengua extranjera (PLE) e sobre la formaciÃn de la sociedade brasileÃa. Por lo tanto, nos basamos en la contribuciones de los investigadores Almeida Filho (2005, 2011) y Ribeiro (1995), respectivamente. El repertorio levantado a lo largo del proceso de formaciÃn de datos fue validado a partir de la utilizaciÃn de la base de datos que forma parte del proyecto Corpus Brasileiro, que maneja un corpus de casi un billÃn de palabras del portuguÃs brasileÃo. El proyecto forma parte del Centro de Pesquisas, Recursos e InformaÃÃo de Linguagem (CEPRIL), Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LinguÃstica Aplicada (LAEL) da PUCSP, com apoyo de la FAPESP. AdemÃs de la validaciÃn, las expresiones fueron clasificadas de acuerdo con la literatura pertinente a los estudios fraseolÃgicos.
Este trabalho propÃe o levantamento de fraseologismos do portuguÃs falado no Brasil que apresentem relaÃÃo com o campo semÃntico do sagrado e do profano, com vista a categorizar semanticamente e classificar fraseologicamente as unidades levantadas, segundo a literatura pertinente aos estudos fraseolÃgicos. Pretende ser Ãtil para os diferentes perfis de pesquisadores e estudantes que tenham interesse pelo tema, como tradutÃlogos/tradutores, lexicÃgrafos, professores ou estudantes de portuguÃs como lÃngua materna ou estrangeira. Quanto ao Referencial TeÃrico adotado, esteve pautado principalmente nos estudos referentes ao lÃxico e, em especial, nos estudos que concernem à Fraseologia. Para tanto, nos valemos das contribuiÃÃes de pesquisadores da Ãrea, como: Biderman (1996), Barbosa (2009) e GuillÃn DÃaz (2003), que contribuÃram com as questÃes que envolvem lÃxico e cultura, com especial atenÃÃo para o conceito de lexicocultura; Galisson (1987), com as contribuiÃÃes sobre Carga Cultural Compartilhada. Em relaÃÃo aos estudos fraseolÃgicos, nos valemos dos seguintes pesquisadores: Monteiro-Plantin (2014),Alvarez (2009, 2011, 2012), Fiala (1988), Tagnin (2005, 2011), Corpas Pastor (1997), Crida Alvarez (2012), Pamies-Bertran (2012). TambÃm foi de indispensÃvel relevÃncia as referÃncias sobre as questÃes do sagrado e do profano, que foram embasadas principalmente nas obras de Eliade (1992) e Durkheim (1996). AlÃm disso, levantamos algumas consideraÃÃes sobre o ensino de portuguÃs como lÃngua estrangeira (PLE) e sobre a formaÃÃo e miscigenaÃÃo do povo brasileiro, em que nos pautamos nas contribuiÃÃes dos pesquisadores Almeida Filho (2005, 2011) e Ribeiro (1995), respectivamente. O repertÃrio levantado durante o processo de formaÃÃo dos dados foi submetido à validaÃÃo a partir da utilizaÃÃo da base de dados fornecida pelo projeto Corpus Brasileiro, que trabalha com um corpus de quase um bilhÃo de palavras do portuguÃs do Brasil. O projeto està sediado no Centro de Pesquisas, Recursos e InformaÃÃo de Linguagem (CEPRIL), Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LinguÃstica Aplicada (LAEL) da PUCSP, com apoio da FundaÃÃo de Apoio à Pesquisa do Estadode SÃo Paulo (FAPESP).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Miller, Laura Teixeira. "Os andares de André Gide entre o profano e o sagrado." Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102419.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura
Made available in DSpace on 2013-07-16T00:54:31Z (GMT). No. of bitstreams: 0
O presente trabalho buscou estabelecer, com as obras Os Subterrâneos do Vaticano e Os Frutos da Terra, uma abordagem que tentou contextualizar os ingredientes político/religiosos da produção literária e artística de André Paul-Guillaume Gide, baseando-se no elemento testemunhal das falas de seus personagens nessas obras, tanto no sentido histórico, como na perspectiva de como a realidade foi por Gide trabalhada, ao mimetizar a estilística bíblica, usando-a como um instrumento na sua prédica. A tese é composta de três capítulos: Capítulo 1 - As Estratificações da Religião, História e Literatura - localiza no tempo e no espaço os primórdios e a trajetória da religião, principalmente da católica, e a subseqüente ascensão da Igreja Católica Apostólica Romana no fazer político dos Estados, especialmente do Estado francês; Capítulo 2 - Relendo a ficção em Os Subterrâneos do Vaticano - mostra como Gide, partindo de um fato real, elabora uma trama caricata na qual expõe: o espírito científico em franco desenvolvimento, contrastando com a forte religiosidade que ainda imperava na França no final do século XIX, e a luta política da Igreja Católica com o Estado francês, para preservar seus interesses políticos na França; Capítulo 3 - O Corpo Metáfora Evangélica em Os Frutos da Terra - mostra a trajetória de um homem na descoberta de seus desejos libidinosos, pregados por um narrador invisível, que defende uma nova linha de pensamento, a da felicidade do gozo do presente, do carpe diem, encorajando o homem a utilizar-se do corpo, matriz do prazer, sempre intermediada pela distorção das metáforas dos ensinamentos dos Evangelhos, e da filosofia de Epicuro. O presente estudo, através da elaboração de uma fábula literária do fazer gideano, procurou traçar um esboço possível de uma época em que ocorreram transformações significativas no fazer social/político/religioso na França, percebidas por alguém que as ressignificou e que através de seus escritos procurou mostrar ao homem um novo caminho, num mundo por ele idealizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pratta, Marco Antonio. "O sagrado e o profano na cultura escolar : dimensões da modernidade brasileira." [s.n.], 2005. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252934.

Full text
Abstract:
Orientador: Sergio Eduardo Montes Castanho
Tese (doutorado) - Universidade Etadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-08-04T14:00:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pratta_MarcoAntonio_D.pdf: 664283 bytes, checksum: d9db93325d21296294afbac6c075e8ae (MD5) Previous issue date: 2005
Resumo: Desde o início da Idade Moderna a instituição escolar passou a desempenhar uma função essencial na sociedade ocidental. Tal fato ocorreu em razão do acesso ao conhecimento ser compreendido como um instrumento de ascensão social, bem como pelo fato da escola ser utilizada como um canal de formação da identidade nacional. À medida que os Estados nacionais se consolidavam e se fortaleciam, a escola também se afirmava como o local privilegiado para a difusão da língua e da cultura nacionais, uniformizando regionalismos, padronizando hábitos e difundindo comportamentos sociais. Paralelamente, a Igreja Católica também enfrentava uma nova situação. O desenvolvimento protestante, inclusive com a sua predominância em muitas regiões européias, aumentou as tensões religiosas, ao mesmo tempo em que o crescente laicismo diminuiu o poder e a influência das instituições religiosas, obrigando a cúpula católica a um redimensionamento dos seus interesses e metas. As atividades educativas em colégios passaram a ser estimuladas e privilegiadas, cujos objetivos estavam voltados para a formação de novas elites afinadas com o pensamento eclesiástico, bem como a disseminação de novas práticas de devoção religiosas e novas manifestações coletivas de fé. O controle sobre as massas passou a ser uma preocupação constante, tanto dos Estados como das Igrejas. No Brasil, a formação do Estado nacional, a partir do início do século XIX, ocorreu através de uma fusão entre os preceitos do liberalismo europeu e o ideário de estratos dirigentes que dependiam fundamentalmente do latifúndio monocultor e do trabalho escravo. Com essa contradição básica, a sociedade brasileira foi se desenvolvendo ora assimilando, ora modificando ou adaptando as pressões externas com as suas especificidades econômicas e sociais. Esse projeto conservador de sociedade foi, gradativamente, acirrando a exclusão social da maioria, aniquilando, inviabilizando ou modificando substancialmente os movimentos populares por melhores condições de vida. Na lenta transição do trabalho escravo para o assalariado, da realidade agrária para a urbano-industrial, entre o final do século XIX e o XX, essas contradições foram intensificadas ao máximo: o Estado oligárquico da I República, o populismo nacionaldesenvolvimentista e o modelo de internacionalização econômica criaram uma nação cada vez mais desigual, injusta e autoritária, na qual os breves períodos de democratização conviveram e convivem com longos decênios de ditaduras oficiais e oficiosas, escancaradas e camufladas. A Igreja Católica, em muitos momentos, foi signatária desse estado de coisas. O seu projeto universal de construção de uma nova identidade em um mundo laicizado gerou, no Brasil, um conjunto de valores, normas, padrões e condutas que modelou e, de certa forma, ainda modela uma concepção profundamente fatalista do cotidiano, na qual o destino individual, a realização profissional e o acesso a uma melhor condição de vida dependem, exclusivamente, de um conjunto de forças sobrenaturais alheias à objetividade material da realidade cotidiana. Na atividade docente, em especial, a recente expansão e consolidação do projeto neoliberal de educação no país criou uma espécie de condição aparentemente imutável para o magistério: os profissionais da educação são todos missionários, semeadores no deserto, cidadãs e cidadãos abnegados que, independentemente das políticas públicas, da remuneração e das organizações de classe estão dispostos a ensinar, mesmo sabendo que a satisfação e o reconhecimento social por essa atividade são praticamente apenas objetos de recompensa moral. Gestores, gerentes, modelos de qualidade total, multiplicadores, facilitadores do conhecimento: novos termos requentados de um ideal profissional que, na realidade brasileira, começou a ser gerado na Contra-Reforma, talvez atingindo no neoliberalismo o seu grau máximo de sofisticação
Summary: Since the beginning of Modern Age the school institution passed to pawn na essential function in the occidental society. This Fact occurred because of the access to the knowledge to be understood as an instrument for social ascension, such by the fact of the schoolto be a channel of development. While the National States consolidated and became strong, the school also affirmed like a privileged place for the diffusion of the national language and culture, equalizing regionalisms, standardizing habits and diffusing social behavor. Parallely, the Catholic Church also faced a new situation. The protestant development, include with its predominance in many Europe regions, increased the religious tensions, at the same time in that crescent laicism decreased the power and the influence of the religious institutions, compeling the catholic dome to a different dimension of its interests and goals. The educative activities in schools passed to bestimulated and privilegeds, whose objectives were revolved to the formation of new in tune elites with the ecclesiastic thoughts, like the dissemination of new practicians of religious devotion and new faith collective manifestation. The control about the masses passed to be a constant worried, as from the states as from the churchs. In Brazil, the formation of the National State, since the beginning of 19th century, occurred beyond a fusion between the precept of Europe liberarism and the characteristics of directing stratum that depended fundamentally from the monofollower latifundium and from the slave work. With this basic contradiction, the brazilian society was development now assimilating, now modifying or adapting the external pressures with its economic and social specified. This conservative project of society was, gradually, increasing the social exclusion of the most, annihilating, unviabily or modifying substancially the popular movement by better conditions of life. In the slow transition of slave from the pay-roll work, from the agrarian reality to a urban-industry, between the end of 19th an 20th century, these contradictions were intensified to maxim: the oligarchical state from 1st Republic, the national development populism and the economic internationalization model created a nation each time more unequal, unjust and authoritarian, in what the brief periods of democratization, lived and live together with long decades of officials and unofficials, fling opened and camouflages dictatorship. VII The Catholic Church, in many moments, was signatory from this state of things. Its building universal project of a new identity in a layed world, caused, in Brazil, a value conjoint, norms, standards and conducts that modeled and still model a very deep deadly conception from quotidian, whose individual destiny, the professional realization and the acess to a better condition of life depend, exclusively, of a conjoint of sobrenatural powers out of the material objectivity from the quotidian reality. In teaching activity, in special, the expansion and consolidation recents, from the education newliberal project in the country, created a kind of immutable condition for professorship: the education professionals are all missionaries, sowers in desert, citizens unselfish that, independent from the public politicals, from the remuneration and the organizations of classes are disposed to teach, even so the satisfaction and social recognizing, by this activity, are just objectives of moral reward. Administrators, managers, models of total quality, propagaters, easy makers of knowledge: new heated terms of a professional ideal that, in Brazilian reality, started being created in the Contra-Reform, maybe reaching in newliberalism its maxim degree of sophistication
Doutorado
Educação, Sociedade, Politica e Cultura
Doutor em Educação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Cintya Kelly Barroso. "O sagrado e o profano n' Pedra do Reino: o riso residual do medievo." Universidade Federal do CearÃ, 2009. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3811.

Full text
Abstract:
RESUMO O Romance dâa Pedra do Reino e o PrÃncipe do Sangue do Vai-e-Volta, livro de Ariano Suassuna, à o corpus desta dissertaÃÃo. A fim de buscar entendimento da simbologia risÃvel da narrativa, a investigaÃÃo se pauta nas vertentes temÃticas da tradiÃÃo religiosa e da profana decorrentes do medievo. No trabalho nos propomos a apresentar algumas aproximaÃÃes entre a cultura brasileira contemporÃnea e a Idade MÃdia, verificando, especificamente, os resÃduos, ou melhor, o que restou, permaneceu no romance, do imaginÃrio mediÃvico. O mÃtodo de investigaÃÃo à o proporcionado pela Teoria da Residualidade, de Roberto Pontes, que tem como premissa estudar os resÃduos de um passado prÃximo ou distante, os quais permanecem de um tempo em outro numa narrativa ou cultura. Segundo os pressupostos dessa teoria, os indicadores culturais estÃo presentes na mentalidade de uma sociedade sob forma cristalizada, e decorrem da hibridaÃÃo cultural havida entre o Brasil e os demais povos.
The Novel Stone of the Kingdom and the Prince of the Blood-and-Go Round, by Ariano Suassuna, is the corpus of this dissertation. In order to try to understanding the humorous symbolism of the narrative, this research is based on the thematic trends related to religious and profane traditions arising from Medieval Times. This paper aims to present some similarities between the Brazilian culture and the Middle Ages, especially verifying the residues, that is, what has remained from that imaginary period in the novel. The research method used was Roberto PontesÂs Theory of Residuality, which is based on the study of residues from a near or distant past, which remain for some time in a certain text or culture. According to this theory, the cultural indicators are present in the minds of the members of a society in a crystallized way and these indicators are originated in the cultural hybridism between Brazil and other peoples.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira, Thais Cristina. "Do sagrado ao profano: transformações fúnebres na cidade de São Paulo - 1858 -1890." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2018. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21587.

Full text
Abstract:
Submitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2018-11-12T10:58:34Z No. of bitstreams: 1 Thais Cristina Pereira.pdf: 5018109 bytes, checksum: 565da3bd0aa30a2afe0b6663d1654270 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-11-12T10:58:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thais Cristina Pereira.pdf: 5018109 bytes, checksum: 565da3bd0aa30a2afe0b6663d1654270 (MD5) Previous issue date: 2018-09-10
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This dissertation deals with changes in funerary customs in the city of São Paulo between 1858 and 1890. After much discussions, in 1858 was inaugurated the first public cemetery of the capital of São Paulo: the Consolation. This edification made possible the construction of other necropolises in the city. The existence of these new public spaces has brought the development of services and funerals companies, commercial activity that was source of much controversy, because for many people, it was an immoral trade. The funeral customs of traditional Catholicism, linked to the sacred, had to adapt to hygienist discourses and specific legislation to advance in the project of desacralization of the rites and spaces of death
Esta dissertação trata das alterações dos costumes funerários na cidade de São Paulo entre 1858 e 1890. Após muitos debates, em 1858 foi inaugurado o primeiro cemitério publico da capital paulista: o da Consolação. Essa edificação viabilizou a construção de outras necrópoles pela cidade. A existência desses novos espaços públicos trouxe o desenvolvimento dos serviços e das empresas funérias, atividade comercial que era fonte de muita polêmica, pois, para muitas pessoas, tratava-se de um comércio imoral. Os costumes fúnebres do catolicismo tradicional, ligados ao sagrado, tiveram de se adaptar aos discursos higienistas e a uma legislação específica para avançar no projeto de dessacralização dos ritos e espaços da morte
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Sagrado e profano"

1

Luis, Racionero, ed. El acertamiento profano al arte sagrado. Madrid: Editorial Parteluz, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Marx, Murillo. Nosso chão: Do sagrado ao profano. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lopes, Régis. Imagens do Padre Cícero: Sagrado e profano. Fortaleza: Museu do Ceará, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Francis, Bacon. Francis Bacon: Lo sagrado y lo profano = the sacred and the profane. Edited by Peppiatt Michael and Musée Maillol. Valencia: Institut Valencia d'Art Modern, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Elda Rizzo de. A profanação do sagrado e sacralização do profano. Araraquara: UNESP, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Elda Rizzo de. A profanação do sagrado e sacralização do profano. Araraquara: UNESP, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Donangel. La mantis: De lo profano a lo sagrado. Barquisimeto, Venezuela: Edición del Autor, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Félix Ruiz de la Puerta. Lo sagrado y lo profano en Tadao Ando. Madrid: Albúm Letras Artes, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Henriksen, Zheyla. Tiempo sagrado y tiempo profano en Borges y Cortázar. Madrid: Editorial Pliegos, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Majluf, Natalia. La piedra de Huamanga: Lo sagrado y lo profano. Lima: Museo de Arte de Lima, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Sagrado e profano"

1

Leuker, Tobias. "Lo sagrado y lo profano en la cultura española medieval. Convergencias y divergencias." In Aspectos actuales del hispanismo mundial, edited by Christoph Strosetzki, 131–33. Berlin, Boston: De Gruyter, 2018. http://dx.doi.org/10.1515/9783110450828-007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rosendahl, Zeny. "Espaço, o sagrado e o profano." In Uma procissão na geografia, 77–92. EDUERJ, 2018. http://dx.doi.org/10.7476/9788575115015.0005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Giumbelli, Emerson. "Monumentais imperfeições: arquitetura e estética de dois grandes templos católicos." In Arte e Religião: passagens, cruzamentos, embates, 159–92. ABA Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.48006/978-65-5973-031-5-7.

Full text
Abstract:
O texto debruça sobre o projeto de duas igrejas: uma, parte do Santuário Santa Paulina, localiza-se no sul do Brasil e foi construída entre 2003 e 2006; a outra, iniciada em 2007, situa-se nos arredores da cidade de Guadalajara, México, e abrigará o Santuário dos Mártires. Os “megatemplos” católicos, analisados do ponto de vista da estética e de sua aparência, lançam uma reflexão sobre o ideal (como telos) e a imperfeição (como resultado não pretendido). Embaralhar sagrado e profano é um dos efeitos paradoxais dessas construções religiosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Manoel, Cássio Ribeiro, and Maria Helena de Paula. "Entre batuques e ritmos: sagrado e profano na Festa do Rosário de Catalão-GO." In Perspectivas em estudos da linguagem, 109–20. EDITORA BLUCHER, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/9788580392265-07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Hugo Vandré Cavalcanti Da, and Kátia Medeiros De Araújo. "O Sagrado e o Profano como Vetores na Configuração do Estandarte Carnavalesco em Pernambuco." In Imaginarios sociales y memorias, 167–84. CLACSO, 2019. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctvtxw396.12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

"INTRODUCCIÓN. PRESENCIA DE LAS TRADICIONES AFRICANAS. SÍMBOLO DE INTERACCIÓN DE LO SAGRADO Y LO PROFANO." In Rito y representación, 141–52. Vervuert Verlagsgesellschaft, 2003. http://dx.doi.org/10.31819/9783865278050-012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Guimarães, Alice Batista. "VISÕES DE UMA PEREGRINA: OS CAMINHOS ENTRE SAGRADO E PROFANO NA PEREGRINAÇÃO À CIDADE DE DIVINA PASTORA." In Pluralidade de Temas e Aportes Teórico-Metodológicos na Pesquisa em História 4, 219–30. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.06621190318.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

"ESCATOLOGÍA PROFANA, ESCATOLOGÍA SAGRADA." In El animal más bello y otros cuentos, 91–98. Programa Editorial Universidad del Valle, 2020. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv1k03m9q.12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ramirez, Ivete Maria Soares Ramirez, Maurício Ribeiro da Silva, Cristina Vieira Barbosa, and Gabrielle Pellucio De Felice Lenci. "OS VÍNCULOS DO CORPO E DA MENTE: O DIVINO, O SAGRADO E O PROFANO E SUAS RELAÇÕES COM OS RITUAIS AFRICANOS EM PAÍSES DO MERCOSUL." In Debates Geográficos da Realidade Brasileira, 254–57. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.17920040520.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Sagrado e profano"

1

Carvalhinhos, Patricia, Maria Célia Lima-Hernandes, and Adriana Lima. "Lo sagrado que se convirtió en profano en la toponimia de São Paulo, Brasil." In The Fourth International Conference on Onomastics „Name and Naming”, Sacred and Profane in Onomastics. Editura Mega, Editura Argonaut, 2017. http://dx.doi.org/10.30816/iconn4/2017/46.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Marchi, Euclides. "Folias de Reis: o sagrado e o profano na tradição religiosa e na sustentação da crença." In VI Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História – Universidade Estadual de Maringá – UEM, 2013. http://dx.doi.org/10.4025/6cih.pphuem.224.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mascarin, Tereza de Fatima. "Ritual de preparação do acarajé para Iansã: dimensão sagrada e profana." In VI Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História – Universidade Estadual de Maringá – UEM, 2013. http://dx.doi.org/10.4025/6cih.pphuem.219.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography