Academic literature on the topic 'Sala de aula interativa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Sala de aula interativa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Sala de aula interativa"

1

Ferreira, Graça Regina Armond Matias, and Lorena Andrade Matias. "AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTAL." Interfaces Científicas - Educação 10, no. 2 (November 16, 2020): 95–109. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p95-109.

Full text
Abstract:
Com a difusão do conhecimento, e a ressignificação da cultura digital, na atualidade, o ambiente escolar como espaço formador da cidadania, precisa repensar as práticas pedagógicas, visto que observamos os artefatos interativos cada vez mais presentes no cotidiano dos educandos. Neste contexto, com a diversidade das Tecnologias Digitais em Rede (TDR), dentre elas o Skype, a presente pesquisa objetivou relatar uma experiência de ampliação da sala de aula, apropriando-se desse artefato para dialogar e promover uma aula interativa. Com esse propósito os estudantes realizaram uma entrevista com profissional que se encontrava distante geograficamente da aula do Ensino Fundamental I. Concluímos que muitas são as contribuições da utilização de tecnologias para a docência, dentre elas: a melhor utilização do tempo e espaço na sala de aula e a transformação do ambiente de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gonçalves, Adair Vieira, and Paula Francineti De Araújo. "AULA DE LEITURA: POR UMA ARTICULAÇÃO DO ESTUDO DE GÊNERO DE TEXTO COM A ANÁLISE LINGUÍSTICA." Revista Leia Escola 18, no. 1 (July 31, 2018): 157–75. http://dx.doi.org/10.35572/rle.v18i1.1087.

Full text
Abstract:
Resumo: Como desenvolver aula de leitura produtiva em sala de aula? É uma pergunta que objetiva apresentar um dispositivo didático aos professores em formação inicial e continuada, para turmas do Ensino Fundamental ou Médio, com base no modelo comunicativo-interativo de leitura e no modelo didático do gênero textual. A primeira etapa sugerida para as aulas de leitura consiste em orientar e ativar os conhecimentos partilhados pelos alunos para facilitar a leitura (CICUREL, 1991; LEURQUIN, 2001; 2014); na segunda etapa, recomenda-se um trabalho sistemático com as dimensões ensináveis referentes ao conjunto de observáveis, e ao contexto de produção, conjunto de parâmetros que exerce uma influência sobre a forma como o texto se organiza e aos níveis do folhado textual. (BRONCKART 2007; ADAM, 2008; DOLZ, GAGNON E DECÂNDIO, 2010).Palavras-chave: Leitura comunicativo-interativa. Gênero de texto. Modelo Didático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Roberto Douglas, Tchiang Rodrigues Fong Nien Neto, José Paulo Ribeiro Júnior, and Wanderson Modesto da Silva. "CAPACITAÇÃO NO USO DA LOUSA INTERATIVA." Revista Diálogos da Extensão 1, no. 1 (December 29, 2015): 73. http://dx.doi.org/10.15628/dialogos.2015.3879.

Full text
Abstract:
O maior desígnio da tecnologia é proporcionar melhorias nas atividades cotidianas. Portanto, este projeto teve como objetivo capacitar professores e profissionais da educação para o uso do quadro interativo ou lousa interativa como recurso tecnológico aplicado no uso educacional, possibilitando à classe educadora um maior dinamismo na explanação dos seus conteúdos em sala de aula. Foram capacitados em torno de trinta profissionais, entre eles servidores do IFRN oriundos de vários Campi, como também um público externo formado por professores da rede pública estadual e municipal do estado do Rio Grande do Norte, os quais servirão de disseminadores dessa tecnologia para capacitação de outros profissionais nas suas instituições de origem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Almeida, José Adolfo Mota de, and Pedro da Cunha Pinto Neto. "A lousa digital interativa: táticas e astúcias de professores consumidores de novas tecnologias." ETD - Educação Temática Digital 17, no. 2 (August 31, 2015): 394. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v17i2.8636465.

Full text
Abstract:
Considerando que uma das características da sociedade atual é o maior contato com as novas mídias, principalmente na juventude, público da educação básica do século XXI, o uso de recursos audiovisuais em sala de aula pode funcionar como um elemento atrativo para os estudantes. Nesse sentido, a Lousa Digital Interativa (LDI) surge como uma ferramenta adotada por muitas escolas públicas e particulares da educação básica. Entretanto, o uso dessa nova tecnologia ainda é marcado pela seguinte contradição: se por um lado a LDI é uma ferramenta pedagógica cada vez mais presente no ambiente escolar, por outro, falta conhecer como os professores estão se apropriando dessa nova tecnologia e quais são as “estratégias, táticas e astúcias” que estão acompanhando o uso desse recurso na sala de aula. Nesse contexto, essa investigação tem como objetivo identificar como alguns professores que atuam em escolas que recentemente passaram pelo processo de implementação das LDIs em suas salas de aula estão lidando com essa nova situação. O aporte teórico dessa pesquisa está centrado nas ideias de Michel de Certeau e as etapas consideradas para atingir esses objetivos compreenderam: entrevistas com professores de escolas públicas e particulares que recentemente adotaram o uso das LDIs em suas salas de aula, aplicação de questionário aos outros professores da mesma rede de ensino. Ao final desse processo verificamos que, embora em realidades diferentes, os docentes das diferentes escolas enfrentavam as mesmas dificuldades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Amaral, Sergio Ferreira do, Luciana Ozello Baratti, Daniel Moutinho Bataca, João Henrique de Augustinis Franco, José Manuel Martin Rios, and Amilton da Costa Lamas. "Serviço de apoio a distância ao professor em sala de aula pela tv digital interativa." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 1, no. 2 (December 13, 2004): 53. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v1i2.2080.

Full text
Abstract:
Este é um artigo de um projeto em andamento desenvolvido em parceria com a Diretoria Técnica de Serviços do CPqD Telecom & IT Solutions e a Faculdade de Educação da UNICAMP, que objetiva estabelecer um serviço de apoio a distância aos professores em sala de aula em 03 Escolas da região de Barão Geraldo em Campinas/ SP , para utilizar a TV Digital Interativa como ferramenta de busca e desenvolvimento de conteúdo multimídia interativo nas práticas pedagógicas. Fundamentalmente esta ferramenta será de fácil uso por utilizar como terminal de escolha e exibição um televisor colocado nas salas de aula das escolas e controlado por controle remoto. O professor poderá interagir com o conteúdo exibido no televisor de modo a obter uma programação não linear que se desenvolverá conforme o seu projeto pedagógico. As principais características do serviço são a facilidade de uso, fornecimento a distância de material multimídia interativo, baixo custo de implantação e grande área geográfica de cobertura, proporcionada pela disponibilidade quase total de sinal de televisão no território nacional. Este serviço é parte de um conjunto de serviços de teleducação que estão sendo desenvolvidos para o futuro Sistema de TV Digital terrestre que será implantado no Brasil. Palavras-chave: Educação a distância; TV digital interativa; Novas tecnologias aplicadas na educação; Tecnologia da informação e comunicação Abstract This is an article of a developed in progress project in would seem the Direction Technique of Services of the CPqD Telecom & IT Solutions and the College of Education of the UNICAMP, that objective in the distance to establish a support services to the teacher in classroom in 03 Schools of the region of Barão Geraldo in Campinas, SP, to use the Interactive Digital TV as a search tool and practical development of interactive multimedia content in the pedagogical practical ones. Basically this tool will be easy to use as a terminal of choice and exhibition a television set placed in the school’s classrooms and controlled for remote control. The teacher be able to interact with according to the content shown in the television set in order to get a non linear programme that will develop this pedagogical project. The main services characteristics are the easiness of use, supply of the interactive at distance multimedia material, low cost of implantation and covering of a great geographic area, for the almost total availability of signal of television in domestic territory. This service is part of a set of TV-education services that are being developed for the coming System of terrestrial Digital TV that will be implanted in Brazil. Key words: Distance Education; Interactive Digital TV; New Technologies applied in Education
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Hessel Silveira, Rosa Maria, and Letícia Fonseca Richthofen de Freitas. "Livros literários em sala de aula: possibilidades de leitura e." Signo 43, no. 78 (September 3, 2018): 32–43. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v43i78.12165.

Full text
Abstract:
O artigo objetiva analisar a recepção de três obras dos acervos para anos iniciais do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) 2012, com a finalidade de contribuir para a reflexão sobre possíveis práticas de leitura literária em anos iniciais. A análise foi feita no material gerado em sessões de leitura de tais livros em três escolas públicas do Rio Grande do Sul, abordando os seguintes tópicos: as possibilidades de enriquecimento da leitura compartilhada, quando feita de forma interativa em sala de aula; a importância de uma leitura multissemiótica (multimodal) dos livros; a importância de uma articulação entre o universo ficcional da obra e as experiências pessoais, culturais e sociais das crianças; a produtividade de instrumentalizar o aluno para manipular elementos paratextuais do objeto livro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ribeiro de Araújo, Aleandra. "Sequência didática: o gênero oral argumentativo e o debate regrado." LínguaTec 5, no. 2 (November 20, 2020): 238–47. http://dx.doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4372.

Full text
Abstract:
O presente artigo versa o relato de experiência da prática docente realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Domingos Perim, na turma de Ensino Fundamental 9º V01, localizada no município Venda Nova do Imigrante, estado do Espírito Santo. As aulas, no total de quatro, foram realizadas sequencialmente duas a duas. O tema abordado nas aulas foi o gênero oral argumentativo na modalidade debate regrado, que teve por ponto de reflexão a gravidez na adolescência. Os principais resultados encontrados indicaram que os professores devem apropriar-se das teorias referentes à aprendizagem, das normativas constantes nas políticas governamentais e dos livros didáticos que estão disponíveis para os auxiliar no dia a dia na sala de aula, para a elaboração de uma aula participativa e interativa. Constatou-se também que é imprescindível que o professor trabalhe em sala de aula interdisciplinarmente questões sociais relevantes, como a gravidez na adolescência, uma vez que se espera que a formação da sala de aula extrapole os muros escolares e signifique melhoria na qualidade de vida dos alunos e alunas, como também de toda a sociedade. As principais bases teóricas para tais conclusões foram Schneuwly & Dolz (2011), Cereja & Cochar (2018), como também as normativas da BNCC (2017).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pires, Dorotéia Baduy. "Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola." Educação & Sociedade 20, no. 66 (April 1999): 181–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73301999000100009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Enadieliton Dos, and Ivanderson Pereira da Silva. "A topografia da sala de aula online: reflexões a partir de uma experiência de pesquisa-formação com professores de ciências." Caderno Brasileiro de Ensino de Física 36, no. 1 (May 13, 2019): 204–23. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n1p204.

Full text
Abstract:
A disciplina “Temas de física na pesquisa-formação de professores” foi ofertada na modalidade online, no segundo semestre de 2017, nos Programas de Pós-graduação (PPG) em Educação em Ciências e em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande. Além dos alunos desses PPG, participaram dessa disciplina, alunos e professores dos cursos de Física Licenciatura da Universidade Federal do Pampa e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), bem como alunos do PPG em Ensino de Ciências e Matemática da UFAL. Tal experiência reuniu 18 sujeitos que compuseram grupos e exploraram temas de Física na perspectiva da pesquisa-formação. Dado o perfil dos sujeitos e da proposta de construção de uma sala de aula interativa, emergiu o seguinte problema de pesquisa: Qual a topografia da sala de aula construída a partir das interações online no contexto da pesquisa-formação? Trata-se de uma investigação qualitativa, classificada como um estudo de interação por meio de dados escritos. Como recurso de análise, foi realizado o mapeamento das interações dos sujeitos. Dentre os módulos que compuseram esta disciplina, foi analisado apenas o módulo 5 intitulado “O cordel no ensino de Física”. A escolha se justificou pelo fato deste conter o fórum com o maior número de interações. Nesse movimento de pesquisa, analisamos seu desenho didático, material didático, a docência online e da topografia da sala de aula constituída a partir das interações dos sujeitos. Como resultados constatamos que apesar das intervenções que ocuparam a posição discente indicarem majoritariamente uma comunicação todos-todos, do desenho didático estar apoiado na flexibilidade e na interatividade do ciberespaço, bem como do material didático ter sido produzido de forma dialógica, multimidiática e hipertextual, as intervenções dos sujeitos que ocuparam a posição docente acabaram por centralizar as interações, resultando numa topografia intermediária entre a sala de aula tradicional e a sala de aula interativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira, Alexandre Jader da Silva, Renato Araujo da Costa, Adriano Santos da Rocha, Robson de Sousa Feitosa, Elaine Cristina Medeiros da Rocha, Davi Henrique Trindade Amador, and João Augusto Pereira da Rocha. "A utilização do aplicativo “física interativa” no ensino de Física." Research, Society and Development 10, no. 6 (June 8, 2021): e5011068885. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.8885.

Full text
Abstract:
Este trabalho aborda o uso do aplicativo “Física Interativa” que pode ser instalado em smartphones que utilizam o sistema Android, e além disso, pode ser utilizado como ferramenta de ensino de Física em sala de aula. Assim, esta pesquisa objetivou analisar o uso do aplicativo “Física Interativa” como recurso metodológico no ensino de Física, assim como identificar se os smartphones podem auxiliar no processo ensino aprendizagem, aumentando a concentração sobre os conteúdos estudados. A pesquisa de base qualitativa, lançou mão do estudo de caso com dados quantitativos e qualitativos, considerando como instrumentos de coleta de dados, a observação e a aplicação de entrevista com questões fechadas. A investigação foi realizada especificamente em uma turma de primeiro ano do ensino médio em uma escola pública localizada em Bragança-PA. Este estudo foi aplicado em duas fases, a primeira consistindo em uma pequena aula com correção de questões extraídas do livro didático, e a segunda consistindo em utilizar questões similares à da primeira fase onde os alunos contaram com ajuda do aplicativo “Física Interativa”. Posteriormente, os dados foram analisados, indicando que o aplicativo “Física Interativa” auxilia no processo de ensino e aprendizagem do ensino de Física em escolas públicas do Pará. Os resultados permitem apontar que o uso do aplicativo em sala de aula no ensino de Física altera drasticamente o nível de resolução das atividades pelos alunos. E, da mesma forma, demonstra que a facilidade e a melhoria do processo ensino e aprendizagem é largamente impactado pela utilização do aplicativo no ato de resolver as questões, indicando maior estímulo em aprender, dinamicidade no processo e significância dos conteúdos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Sala de aula interativa"

1

Tassoni, Elvira Cristina Martins. "A dinamica interativa na sala de aula : as manifestações afetivas no processo de escolarização." [s.n.], 2008. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251875.

Full text
Abstract:
Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-08-10T19:40:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tassoni_ElviraCristinaMartins_D.pdf: 2027685 bytes, checksum: d74a98c83d1f3d1324876dfd7ebc0fdb (MD5) Previous issue date: 2008
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar a afetividade na dinâmica interativa da sala de aula, envolvendo alunos em quatro diferentes momentos do processo de escolarização ¿ as últimas séries de cada nível de ensino ¿ Infantil 4 (alunos com 6 anos em média), ciclo II/4ª série (alunos com 10 anos em média), ciclo IV/8ª série (alunos com 14 anos em média) e 3º ano do Ensino Médio ( alunos com 17 anos em média). A intenção é discutir o papel da afetividade neste processo, identificando suas diferentes formas de manifestação, demonstrando o processo de transformação pelo qual ela passa. Fundamenta-se na abordagem histórico-cultural, discutindo a natureza social dos processos psíquicos, o entrelaçamento entre processos afetivos e cognitivos, como também a perspectiva de desenvolvimento que os acompanha. Destaca, ainda, a função social das emoções e o papel determinante da afetividade no desenvolvimento da criança, bem como o papel das interações sociais para a construção do conhecimento e da própria pessoa. A coleta de dados baseou-se em observações realizadas em sala de aula, envolvendo 8 professores e 51 alunos das quatro séries citadas, numa escola da rede particular em Campinas (São Paulo/Brasil). Utilizou-se o procedimento da autoscopia que consiste na realização de vídeogravações dos sujeitos envolvidos e, posteriormente, submetê-los à observação do material filmado. Registrou-se, através da câmera de vídeo, a dinâmica interativa da sala de aula e, após uma etapa inicial de seleção das imagens e identificação dos sujeitos, estes foram convidados a assistir o material editado. Durante as sessões de autoscopia, os sujeitos eram incentivados a fazer comentários a respeito das práticas pedagógicas, envolvendo a atuação dos professores. Desta maneira, foi possível identificar, nos comentários dos alunos sobre a prática docente, as diversas formas de manifestação da afetividade em cada momento do processo de escolarização, bem como as mudanças que se observaram nas diferentes idades. Tais comentários foram organizados em oito núcleos de significação, segundo os sentidos atribuídos pelos sujeitos às práticas pedagógicas da sala de aula. Os núcleos referem-se aos seguintes aspectos: formas do professor ajudar o aluno, formas do professor falar com o aluno, atividades relevantes destacadas pelos alunos, outras aprendizagens indo além dos conteúdos, formas do professor corrigir e avaliar, aspectos da prática pedagógica que repercutem na relação do aluno com o objeto de conhecimento, a própria relação do professor com o objeto de conhecimento e os sentimentos e percepções dos alunos em relação ao professor
Abstract: This research aims to identify the affection in the interactive dynamics of the classroom, involving students in four different moments of the educational process ¿ the latest grade of each level of education - kindergarten (students around 6 years old), elementary school ¿ 4th grade (students around 10 years old), 8th grade (students around 14 years old) and high school (students around 17 years old). The intention is to discuss the role of affection in this process, identifying its various forms of expression, demonstrating the process by which it goes through, acquiring different forms of expression. The research is based in the historical-cultural approach, discussing the social nature of mental processes, the relationship between affective and cognitive processes and the character of development that accompanies it. It highlights the crucial role of emotions and affection in the child¿s development, as well as the role of social interactions in developing knowledge and people. The data collection was based in classroom observations, involving 8 teachers and 51 students of the four grades mentioned above, in a private school in the city of Campinas (São Paulo/Brazil). The autoscopia procedure was utilized, which consists of holding video-recordings of the individuals involved and submitting these individuals to the observation of the material recorded. A video camera was used to record the interactive dynamics of the classroom and after an initial stage of selection of images and identification of the individuals, they were invited to see the edited material. During the autoscopia sessions, the individuals were encouraged to make comments about what they saw. Thus, it was possible to identify, by the comments of the students, the various forms of affection expressed in every moment of the educational process, as well as the differences that were observed in different levels of education. Such comments have been organized into eight clusters of meaning, according to the meanings the individuals assigned to the teaching practices in the classroom. The clusters of meaning relate to the following points: the teacher¿s ways of helping the student, the teacher¿s forms to speak to the student, relevant activities highlighted by the students, other learning beyond the contents, the teacher¿s forms to correct and evaluate, aspects of the pedagogical practice that impact in the relationship of the student with the object of knowledge, the teacher's own relationship with the object of knowledge and the student¿s feelings and perceptions in relation to the teacher
Doutorado
Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte
Doutor em Educação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Salustiano, Helena Paula Rufino. "Caos e fractais na sala de aula." Master's thesis, Universidade de Évora, 2010. http://hdl.handle.net/10174/19963.

Full text
Abstract:
O objectivo deste trabalho é o estudo do tema Caos e Fractais, com o propósito fundamental da sua implementação na sala de aula ou outro ambiente do Ensino Secundário. Com esse fim, é feita uma abordagem teórica dos conteúdos e são apresentadas algumas actividades a desenvolver com os alunos daquele nível de ensino. A introdução dos conceitos é feita de modo a possibilitar a sua leitura por um público mais geral, onde se incluem os alunos mais interessados e curiosos no tema. O estudo é acompanhado, sempre que possível, de exemplos e ilustrações gráficas. Para tal, foi utilizado o software Maxima (software livre) e outras aplicações interactivas disponíveis na Internet. ABSTRACT: The aim of this work is to study the theme of Chaos and Fractals, with the fundamental purpose of its implementation in the classroom, or in other environments of secondary school education. To carry out this aim a theoretical outlook of the contents will be provided alongside some activities to be undergone with students of that school level. The introduction to these concepts is open to the understanding of a larger audience, where we can include the most interested and curious students in this issue. The study is accompanied, whenever possible, with examples and graphics. To do so, the Maxima software (free software) was used, besides other interactive applications available on the Internet.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fernandes, Edumila da Trindade. "Sistemas interativos: aplicações à sala de aula de S. Tomé." Master's thesis, Universidade de Évora, 2019. http://hdl.handle.net/10174/26211.

Full text
Abstract:
Com este trabalho pretendemos abordar o assunto sobre os sistemas iterativos numa perpectiva de os apresentar em sala de aula nas aulas de matemática para o ensino secundário em S. Tomé e de forma a que os alunos tenham o devido conhecimento e compreensão sobre um tema que ocupa um lugar de destaque na matemática em geral. Inicialmente vamos fazer uma introdução aos conceitos fundamentais dos sistemas dinâmicos para depois podermos compreender conceitos elementares da dinâmica associada aos sistemas iterativos de funções, tais como, o conceito de ponto fixo, ponto periódico, orbitas, entre outros conceitos. Conhecer alguns aspetos da dinâmica de funções a_ns, quadráticas e cúbicas através de exemplos concretos. Para entender este conceito que está presente no dia a dia dos alunos, _e necessário que se eles dêm conta disso para identificarem-no de modo a incorporarem esse conhecimento como ponto fundamental na cultura científica que terão pela vida inteira. Há vários elementos da vida quotidiana dos alunos que são descritos por sistemas não lineares, sem que os mesmos tenham conhecimento dessa realidade. Com esse fim, é feita uma abordagem teórica dos conteúdos de forma a tornar os exemplos sólidos em termos conteúdo científico. A introdução dos conceitos é feita de modo a possibilitar a sua leitura por um público mais geral, onde se incluem os alunos mais interessados e curiosos pelo tema dos sistemas dinâmicos. Ao longo do trabalho a exposição dos assuntos em estudo é acompanhado, sempre que possível, de exemplos e ilustrações i gráficas. Para tal, foi utilizado o software XMaxima (software livre) e outras aplicações interactivas disponíveis na Internet; The objective of this work is the study of the topic Iterative Systems – Application t o the Classroom in São Tomé , with the fundamental purpose of its implementation in the classroom or other environment of Secondary Education . In this work we will introduce the fundamental concepts of dynamic systems. To understand elementar concepts of the Dynamics associated with iterative systems of functions, such as the concept of _xed point, periodic point, orbits and so on. To learn some aspects of the dynamic of the _rst-degree polynomial function , quadratic and cubic . To fully understand such a concept - which is present in the students' everyday e may become a daily aspect of their future lives. There are several elements of students' everyday life that are described by non-linear systems. Thus, a theoretical approach to content is made. The concepts are introduced in a way that enables them to be understood by a more general audience , namely which includes the most interested and curious students in the subject . The study is accompanied, whenever possible , by exemples and graphic illustrations . For that, Maxima software (free software) and other interactive applications available on the Internet were used
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Freitas, Ana Paula de. "A construção de narrativa por adolescentes com sindrome de Down : um estudo da dinamica interativa na sala de aula." [s.n.], 1996. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252518.

Full text
Abstract:
Orientador: Maria Cecilia Rafael de Goes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-07-21T17:07:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Freitas_AnaPaulade_M.pdf: 6008328 bytes, checksum: 863d9b137309d6d0f65472a2a72ce2ce (MD5) Previous issue date: 1996
Resumo: A Síndrome de Down pode ser caracterizada sob vários aspectos: genéticos, orgânicos, cognitivos, lingüísticos, entre outros. Este estudo interessa-se pelos aspectos de linguagem que se vinculam a essa síndrome, em especial pelas questões referentes à produção narrativa. Para análise desses processos, é tomada como referência a abordagem histórico-cultural, principalmente no que diz respeito à importância do papel da linguagem no funcionamento psicológico e ao caráter dialógico das relações interpessoais. A maioria das pesquisas sobre características de sujeitos com Síndrome de Down tende a descrever suas dificuldades de linguagem, e poucos são os trabalhos que se orientam para suas possibilidades de construção da linguagem. Buscando contribuir para a compreensão de questões relativas ao narrar enquanto processo, o estudo aqui apresentado privilegia a produção de narrativas orais em alunos com Síndrome de Down numa situação dialógica de sala de aula. A análise baseou-se em situações vídeogravadas e foi organizada em torno de três tópicos: a composição do texto narrativo, abrangendo os relatos orientados, partilhados e autônomos; os modos de participação de educadores e pares na construção narrativa pelo aluno; e as negociações dos interlocutores sobre a veracidade dos eventos narrados. Os resultados indicam que adolescentes com Síndrome de Down participam ativamente da construção de narrativas orais, e que o jogo dialógico na sala de aula é a condição que permite a constituição desse processo de linguagem. Com relação a implicações do trabalho pedagógico conclui-se que, assim como discutido por L. S. Vygotsky, a proposta de educação precisa ser pensada considerando-se principalmente as possibilidades e não as limitações dos alunos deficientes. Aos educadores cabe buscar construir o trabalho educativo proporcionando atividades que invistam na superação das conseqüências da deficiência, conhecimentos e de modos de ação dos alunos. Permitindo a elaboração de conhecimentos e de modos de ação dos alunos
Abstract: Down Syndrome may be chacacterized in terms of various aspects, related to genetic, organic, cognitive or linguistic factors, among others. This study is concerned with language features usually associated with such syndrome, and focuses on issues concerning narrative production. The analyses of processes in narrative language is referenced in the historical-cultural approach, mainly with respect to the relevance of language in psychological functioning and to the dialogical character of interpersonal relationships. The majority of investigations about characteristics of Down Syndrome subjects tend to describe their language difficulties; few works are oriented to their possibilities of language construction. Seeking to contribute to the understanding of issues related to the narrative language of such individuais, this study priviledges the production of oral narratives by Down Syndrome students in the diological interplay during classroom activities. The analysis was based on video-taped situations and was organized around three topics: the composition of narrative texts, encompassing oriented, shared, and autonomous reports; the modes of participation of educators and peers in the construction of narratives by the student; and the negotiations of interlocutors about the veracity of the events being narrated. The findings indicate that Down Syndrome adolescentes éan actively participate in the construction of oral narratives, and that the dialogical interplay in the classroom allows for the constitution of such language processo As to implications for the pedagogical work, it is suggested that, in accordance with discussions by L. S. Vygotsky, educational planning must be thought, primarily, in relation to the students' possibilities, and not to their limitations. Educators should invest in the overcoming of the consequences of the deficiency, promoting the construction of knowledge and of forms of action ín the students
Mestrado
Psicologia Educacional
Mestre em Educação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Júnior, Álvaro Lorencini. "O professor e as perguntas na construção do discurso em sala de aula." Universidade de São Paulo, 2000. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-04042014-145646/.

Full text
Abstract:
Este estudo se fundamenta na construção de um modelo didático de formulação de perguntas que atenda às demandas educativas dos alunos nas aulas de Ciências e Biologia. Esse modelo didático tem como unidade central o discurso interativo entre professor e alunos para atribuição de significados compartilhados, que denominamos de discurso reflexivo. Consideramos que uma perspectiva de formação continuada reflexiva, investigativa e crítica possibilita que o professor implemente o modelo didático de formulação de perguntas provocando efeitos significativos nos processos cognitivos e interativos em sala de aula. Adotando o modelo didático de formulação de perguntas, os professores promovem modificações na sua postura pedagógica frente ao processo de ensino e aprendizagem das ciências, bem como re-significam as suas concepções sobre o currículo e seus elementos: conteúdos, objetivos educacionais, atividades de aprendizagem e avaliação.
This study is based upon the construction of a didactic model of questions formulation to meet the educational demands of students during the classes of Sciences and Biology. This didactic model has as its core unit the interactive discourse between the teacher and the students for the attribution of shared meanings, that we call reflexive discourse. We consider that the perspective of a reflexive, investigatory and critical continuing educational enables the teacher to implement the didactic model of questions formulation which will provoke meaningful effects in the cognitive and interactive process in the classroom. By adopting a didactic model of questions formulation, the teachers promote changes in their pedagogical attitude toward the teaching and learning sciences, and give new meaning to the their conceptions of the curriculum and its elements: contents, educational objectives, learning activities and evaluation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lemos, Wellington Gon?alves. "O uso de uma sala interativa para a aprendizagem de poliedros estrelados no ensino m?dio." Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2015. https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1369.

Full text
Abstract:
Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2017-01-12T13:19:24Z No. of bitstreams: 1 2015 - Wellington Gon?alves Lemos.pdf: 9868472 bytes, checksum: c653096dd1677c18027859c47248be69 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-01-12T13:19:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Wellington Gon?alves Lemos.pdf: 9868472 bytes, checksum: c653096dd1677c18027859c47248be69 (MD5) Previous issue date: 2015-08-31
Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior - CAPES
Currently working with stellar polyhedra in high school is not registered in official national proposals. Such polyhedra arouse interest in teachers and also the students because of its beauty and also for its conceptual struture. Therefore, the presente work aims to analyze how a classroom dedicated to diversity, and not just to students skill limitations, cognitive and contribues differently for learning each of them when the topic studied are the stellar polyhedra. We show you an interactive room is able to include students who easily exclude school due to a difficulty to perform activity with a feature that exposes its limitations. This architeture of classroom challenges educators to rethink different possiblities for analysis of teaching-learning process. In addition to curricular innovations, we believe that the results of the work bring new perspectives for the analysis of mathematical learning through the use of foldings, adjutments, animations and instutional videos
Atualmente o trabalho com poliedros estrelados no ensino m?dio n?o possui registro nas propostas oficiais nacionais. Tais poliedros despertam interesse nos professores, tamb?m nos alunos, devido sua beleza e tamb?m pela sua estrutura conceitual. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de analisar como uma sala de aula interativa voltada para a diversidade, e n?o apenas para limita??es de habilidades dos alunos, contribui cognitiva e diferentemente no aprendizado de cada um deles quando o tema estudado s?o os poliedros estrelados. Mostramos como uma sala interativa ? capaz de incluir alunos que facilmente se excluem da aula devido a uma dificuldade apresentada ao realizar atividade com um recurso que exp?e suas limita??es. Essa arquitetura de sala de aula desafia os educadores a repensarem as diferentes possibilidades para an?lise do processo ensino-aprendizagem. Al?m de propor inova??es curriculares, acreditamos que os resultados do trabalho tragam novas perspectivas para a an?lise do aprendizado matem?tico mediante o uso de dobraduras, planifica??es, anima??es e v?deos did?ticos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Cristiano Lessa de. "O dêitico gestual como processo comunicativo no discurso interativo de sala de aula." Universidade Federal de Alagoas, 2008. http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/437.

Full text
Abstract:
This master work has the objective to discuss the deitic gesture, observing like the indicate, element which is considered a communicative act, at the moment of its discharges, in classroom, it can contribute to the construction of knowledge, as helping in the interactive process between classroom speech participants - teacher and students. In this discussion work, we understand that the act of pointing out doesn t work as an identificatory behavior, but also like something which permits the construction of sense. We developed an ethnographic study in the speech which happened in a public school in the city of Maceió - AL. The corpus was definided by Sciences video recordings classes from the sixth grade basically studies, orthographic transcriptions and captivation of pictures. Among the gesture categories, we chose as the observation focus the deitic gesture or the indicate (CAVALCANTE, 1994; MONDADA, 2005) because this gesture turned an important element, catching the speakers attention (students) turning the access of the discursive topic more accessiful, knowed, motivated, justified, legitimating its introduction. Our investigation has the theorical base the studies of the non-verbal and verbal elements, centered on the Conversation Analyses. In this sense, we followed the contributions of Kerbrat-Orecchioni (2006), Marcuschi (1997), Knapp & Hall (1999), and others. For these studies, we also used a literature which treats reference phenomena and deixis, taking the dates provided by Mondada (2005), Levinson (2007), and others. The results pointed diversity in the referential-gesture action, which allowed us to get the following classification: 1) conventional indicating; 2) pointing with the hand; 3) pointing for insistention gesture; 4) pointing with all the hand and fingers semi-manageable; and 5) pointing with objects among the fingers. The types of observed indicates contributed to the teacher to barter the texts sense done by her, especially when it was necessary to emphasize a particular term of the discursive topics. Pedagogically, the referential-gesture actions helped the speakers involvement, because they get possible the construction of knowledge developing an interactive habitat where was possible the students learning.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Este trabalho teve por objetivo analisar os gestos dêiticos, observando como o apontar, elemento que consideramos um ato comunicativo, no momento de sua deflagração, em sala de aula, pôde contribuir para a construção de conhecimento, bem como auxiliar no processo interativo entre os participantes do discurso escolar - professor e alunos. Partindo de uma perspectiva que entende que o ato de apontar não funciona apenas como um comportamento identificatório, mas também como algo que permite a construção de sentido, desenvolvemos um estudo de cunho etnográfico do discurso que aconteceu em uma escola pública da cidade de Maceió AL. O corpus foi definido por gravações em vídeo de aulas de Ciências da 6ª série do ensino fundamental, transcrições ortográficas e captações de imagens. Entre os muitos tipos de categorias gestuais, selecionamos como foco de observação o gesto dêitico ou de apontar (CAVALCANTE, 1994; MONDADA, 2005) pelo fato de esse gesto ter se mostrado um importante elemento, servindo para obter a atenção dos interlocutores (alunos), tornando o acesso ao tópico discursivo mais acessível, reconhecido, motivado, justificado, legitimando sua introdução. Nossa investigação teve como base teórica os estudos dos elementos não-verbais e verbais, centrados na Análise da Conversação. Nesse sentido, perseguimos as contribuições de Kerbrat-Orecchioni (2006), Marcuschi (1997), Knapp & Hall (1999), dentre outros. Fizemos uso também de uma literatura que trata dos fenômenos referenciais e da dêixis, tomando os dados fornecidos por Mondada (2005), Levinson (2007), dentre outros. Os resultados apontaram para uma diversidade na ação gestual-referencial, o que nos permitiu chegar à seguinte classificação: 1) apontar convencional; 2) apontar com toda a mão; 3) apontar para insistência gestual; 4) apontar com toda a mão e dedos semifletidos; e 5) apontar com objeto entre os dedos. Os tipos de apontar observados contribuíram para que a professora negociasse os sentidos dos textos por ela veiculados, principalmente, quando se fazia necessário destacar algum termo em particular dos tópicos discursivos. Pedagogicamente, as ações gestualreferenciais ajudaram no envolvimento dos interlocutores, uma vez que possibilitaram a construção de conhecimento, desenvolvendo um ambiente interativo propício à aprendizagem dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Maria Laura Petitinga. "Construção de identidades de letramento no contexto da sala de aula." Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA, 2007. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10958.

Full text
Abstract:
Submitted by Edileide Reis (leyde-landy@hotmail.com) on 2013-05-13T17:50:59Z No. of bitstreams: 1 Maria Laura Petitinga Silva.pdf: 890290 bytes, checksum: 4a5e127f24cb7b2601f66ebc8a6c947f (MD5)
Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-05-16T17:04:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Maria Laura Petitinga Silva.pdf: 890290 bytes, checksum: 4a5e127f24cb7b2601f66ebc8a6c947f (MD5)
Made available in DSpace on 2013-05-16T17:04:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Laura Petitinga Silva.pdf: 890290 bytes, checksum: 4a5e127f24cb7b2601f66ebc8a6c947f (MD5) Previous issue date: 2007
A prática da leitura no âmbito da escola tem se constituído numa intensa discussão, na medida em que se tem concluído, nos últimos anos, que os resultados desse processo não têm sido suficientemente capazes de influir na construção de sujeitos letrados. Essa questão traz no seu bojo alguns equívocos conceituais que interferem nas ações que a escola desenvolve para a “formação” desses sujeitos. Primeiro, pela concepção não muito clara acerca da leitura e do seu objeto de ensino. Segundo, por não conceber o letramento como o desenvolvimento de práticas sociais em torno da escrita. Terceiro, pela falta de uma política efetiva e significativa de formação do professor. Essas três questões têm interferido no processo de letramento dos alunos da educação básica, destacando-se o ensino fundamental, últimos ciclos, foco desta pesquisa. O presente trabalho tem, por objetivo, portanto, discutir a possibilidade da construção de identidades de sujeitos letrados no contexto de sala de aula, levando-se em conta uma base teórica pautada em três aspectos essenciais: primeiro, o sujeito leitor é aqui considerado, na perspectiva do letramento, como aquele inserido nas práticas sociais de leitura e escrita; segundo, que a construção da(s) identidade(s) é um processo relacional (depende do outro para constituir-se), atravessado pelas marcas culturais que os sujeitos historicamente carregam; e, por último, que a formação profissional precisa ser capaz de possibilitar o desenvolvimento de estratégias de ensino de leitura na perspectiva social. Assim, com base nos pressupostos da pesquisa etnográfica, foram observadas algumas aulas nas áreas de Língua Portuguesa, História e Geografia, de uma escola pública de Salvador, para análise das representações do professor e dos alunos, procurando definir, a partir das atividades de leitura propostas e das situações criadas, como o sujeito constrói identidade(s) de leitor. Consideramos, finalmente, o poder exercido pelo professor sobre os alunos através dos discursos proferidos, o silenciamento, muitas vezes, provocado nesses sujeitos e as conseqüentes dificuldades, pela qualidade da formação dos professores, de um trabalho de leitura que promova o letramento numa perspectiva social.
Salvador
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sales, Matheus de Oliveira. "Jogos Textuais Interativos na escola: efeitos dos Role- Playing Games na sala de aula." Universidade Federal de Pernambuco, 2013. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10234.

Full text
Abstract:
Submitted by Paula Quirino (paula.quirino@ufpe.br) on 2015-03-03T19:49:39Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Matheus Sales - Jogos Textuais Interativos na Escola.pdf: 1734339 bytes, checksum: 053eb1a5621f8d2f576166e30c176c9b (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-03T19:49:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Matheus Sales - Jogos Textuais Interativos na Escola.pdf: 1734339 bytes, checksum: 053eb1a5621f8d2f576166e30c176c9b (MD5) Previous issue date: 2013
Esta dissertação apresenta os resultados da aventura de pesquisar como Jogos Textuais Interativos, na modalidade de Role-Playing Games (RPGs – ―jogos de interpretação de papéis‖), influenciaram a aprendizagem de duas turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Paulista, Pernambuco. Reconhecida a complexidade do fenômeno ―aprendizagem‖, recortamo-lo em conceitos mais simples: ―motivação para aprender‖ e ―capacidade de assimilação de conteúdo‖. Argumentamos que jogos podem ser usados efetivamente como ferramenta pedagógica e indicamos, como uma alternativa viável, o RPG adaptado ao contexto de sala de aula, por suas capacidade motivadora e capacidade de simulação. Na literatura o RPG é descrito como facilitador da assimilação de conteúdos e ferramenta de motivação para aprendizagem escolar – mas os resultados empíricos dessa literatura são ainda insipientes. Participaram da pesquisa 55 adolescentes, alunos da supracitada escola, além da professora de História que leciona nas três turmas selecionadas. Na fase de treinamento da professora colaboraram quatro jovens adultos de profissões diversas que já possuíam vasta experiência com jogos de RPG. Os alunos foram divididos entre um Grupo de Referência e dois Grupos de Jogo, de acordo com as diferentes turmas do 2º ano. Todos os grupos foram submetidos antes e após o período da intervenção à ―Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Médio‖ (Marchiore & Alencar, 2009) e a um Teste de Conhecimentos elaborado especificamente para a pesquisa, baseado no conteúdo corrente de suas disciplinas de História. Ao final da intervenção os participantes dos Grupos de Jogo foram entrevistados coletivamente. A análise quantitativa dos dados revelou que as aulas-jogo foram tão eficazes quanto as aulas usuais, pois não foram identificadas diferenças significativas de desempenho no Teste de Conhecimentos entre os alunos participantes da intervenção e os não participantes. Porém, hipotetizamos que uma amostra maior revelaria melhor performance no Teste de Conhecimento entre os participantes da aula- jogo, uma vez que o histograma do Grupo de Referência demonstra ter havido nele muito mais notas zero do que no grupo de participantes da intervenção (09 de 20 contra 06 de 35, respectivamente). Além disso, uma amostra maior poderia revelar que os alunos de nota mais alta no Grupo de Referência seriam outliers. Ademais, não foi identificada diferença significativa entre esses dois grupos para a Escala de Motivação, nem relação significativa entre os resultados da Escala de Motivação e o Teste de Conhecimentos. Também não foi identificada diferença significativa nos três grupos em relação a sua motivação investigada do momento do pré-teste para o pós-teste. Não foram identificadas diferenças significativas entre os participantes da intervenção para a variável ―sexo‖ comparados entre si e com os alunos do Grupo de Referência. Analisados qualitativamente, os dados indicam que os alunos que participaram da aula com RPG tiveram facilitada sua inserção no campo semiótico das questões, na forma de aprendizagem horizontal (Gee, 2012). Do mesmo modo, os dados apontam para a facilitação da assimilação de conteúdos dentro do contexto de jogo quando estes são componentes de um desafio a ser superado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rodrigues, Amalia Josiane Weber. "Ensino de língua portuguesa por meio da metodologia WebQuest no ensino regular: uma proposta didática que inclui o mundo virtual dos aprendizes na sala de aula." Universidade Federal do Pampa, 2018. http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3787.

Full text
Abstract:
Submitted by Andrea Pereira (andrea.pereira@unipampa.edu.br) on 2019-02-25T17:51:22Z No. of bitstreams: 2 DIS Amalia Rodrigues 2018..pdf: 4711519 bytes, checksum: 174989b69ffefb2be6b8b25af48ae717 (MD5) Prod. Edu. Amalia Rodrigues 2018..pdf: 1239291 bytes, checksum: fbfed676c44ff643584504bab5a5cc1e (MD5)
Approved for entry into archive by Dayse Pestana (dayse.pestana@unipampa.edu.br) on 2019-02-25T18:48:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DIS Amalia Rodrigues 2018..pdf: 4711519 bytes, checksum: 174989b69ffefb2be6b8b25af48ae717 (MD5) Prod. Edu. Amalia Rodrigues 2018..pdf: 1239291 bytes, checksum: fbfed676c44ff643584504bab5a5cc1e (MD5)
Made available in DSpace on 2019-02-25T18:48:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DIS Amalia Rodrigues 2018..pdf: 4711519 bytes, checksum: 174989b69ffefb2be6b8b25af48ae717 (MD5) Prod. Edu. Amalia Rodrigues 2018..pdf: 1239291 bytes, checksum: fbfed676c44ff643584504bab5a5cc1e (MD5) Previous issue date: 2018-12-07
A presente pesquisa foi realizada a partir do tema “o ensino de línguas mediado pelo computador” tendo como questão de pesquisa “de que forma a metodologia WebQuest pode vir a contribuir no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa em uma turma de nono ano do ensino fundamental da rede pública?”. Para responder essa questão, tivemos por objetivo geral analisar a implementação de uma WebQuest interativa e adaptativa voltada ao ensino de Língua Portuguesa, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, da rede pública municipal de ensino, no município de Santana do Livramento/RS. Para isso, traçamos três objetivos específicos, sendo eles: 1) Elaborar um material didático digital voltado ao ensino de Língua Portuguesa; 2) Analisar o processo de implementação de uma WebQuest interativa e adaptativa apontando os possíveis benefícios e limitações do produto elaborado com a turma alvo; e 3) Potencializar o trabalho com as habilidades de escrita e oralidade na sala de aula através da WebQuest Interativa e Adaptativa. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a Pesquisa-ação de Thiollent (2011), sendo esta de caráter qualitativo. A metodologia de ensino foi ancorada pelos os autores Marcuschi (2001, 2004, 2005) e Antunes (2003, 2009, 2014) que defendem o estudo da língua sob uma perspectiva interacionista. Para corroborar a isto, seguimos também os pressupostos de Vygotsky (1978), autor que entende que o desenvolvimento cognitivo do sujeito se dá a partir da interação social com o seu meio. No que tange ao ensino de línguas por meio de tecnologias, utilizamo-nos dos escritos de Buzato (2006) e Leffa (2006). Neste sentido, a elaboração e implementação da WebQuest Interativa e Adaptativa foi a partir de Dodge (1995), Abar e Barbosa (2008), Leffa (2012), Santos (2014) e Botenttuit (2015). A coleta dos dados foi a partir das rubricas de Dodge (1999), uma preenchida pelos alunos para avaliar a elaboração da WebQuest e outra preenchida pelo professor, para avaliar o desempenho dos alunos, também, através do questionário aplicado ao final da intervenção pedagógica e notas de campo. A partir das análises realizadas, pudemos observar que, com a metodologia WebQuest Interativa e Adaptativa, os alunos mostraram-se mais motivados e engajados na execução das mini tarefas e tarefa, proporcionando condições mais favoráveis de aprendizagem a partir de atividades interativas, construindo conhecimento de forma cooperativa e colaborativa a partir do uso de recursos humanos e não humanos, ainda que com algumas limitações devido à estrutura escolar e resistência dos alunos quanto à leitura dos recursos disponibilizados.
The present research was carried out from the theme "the teaching of languages mediated by the computer" having as a research question "how the WebQuest methodology can contribute to the process of teaching and learning of the Portuguese language in a group of ninth year of the primary education of the public network? ". To answer this question, we had as general objective to analyze the implementation of an interactive and adaptive WebQuest aimed at the teaching of Portuguese language, in a class of 9th grade Primary School, the municipal public school network, in the municipality of Santana do Livramento/RS. To accomplish this, we set out three specific objectives: 1) To prepare a digital didactic material aimed at teaching Portuguese; 2) Analyze the implementation process of an interactive and adaptive WebQuest pointing out the possible benefits and limitations of the product elaborated with the target group, and 3) To increase the work with writing and oral skills in the classroom through Interactive and Adaptive WebQuest. The methodology used in this research was Thiollent's Action Research (2011), which is a qualitative one, with the purpose of obtaining an initial diagnosis. The teaching methodology was anchored by the authors Marcuschi (2001, 2004 and 2005) and Antunes (2003, 2009 and 2014) who defend the study of language from an interactionist perspective. To corroborate this, we also follow the assumptions of Vygotsky (1978), author who understands that the cognitive development of the subject occurs from the social interaction with its environment. With regard to the teaching of languages through technologies, we use the writings of Buzato (2006) and Leffa (2006). In this sense, the elaboration and implementation of Interactive and Adaptive WebQuest was from Dodge (1995), Abar and Barbosa (2008), Leffa (2012), Santos (2014) and Botenttuit (2015). Data collection was based on Dodge (1999), one completed by the students to evaluate the elaboration of WebQuest and another completed by the teacher, to evaluate the students' performance, also, through the questionnaire applied at the end of the pedagogical intervention and field notes. From the analysis carried out, we could observe that, with the Interactive and Adaptive WebQuest methodology, the students were more motivated and engaged in the execution of the mini tasks and task, providing more favorable conditions of learning from interactive activities, building knowledge of cooperative and collaborative form based on the use of human and non-human resources, albeit with some limitations due to the school structure and the students' resistance to the reading of the available resources.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Sala de aula interativa"

1

A sala de aula. Lisboa, Portugal: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cândido, Antônio. Na sala de aula. São Paulo: Ática, 1985.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pinheiro, Hélder. Cordel na sala de aula. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Paiva, Adriano Toledo. História indígena na sala de aula. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Goulart, Bia. Centro SP: Uma sala de aula. São Paulo, SP: Prefeitura, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Goulart, Bia. Centro SP: Uma sala de aula. São Paulo, SP: Prefeitura, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Solano, Virgílio, ed. Atividades de Harmonização em sala de aula. Feira de Santana, Bahia: © Copyright, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

A questão do negro na sala de aula. S. [i.e. São] Paulo: Editora Atica, 1990.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Galvão, Coutinho Rejane, and Sales Heloisa Margarido, eds. Artes visuais: Da exposição à sala de aula. São Paulo, SP, Brasil: Edusp, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

1951-, Popoff Yuri, ed. Festa mestiça: O Congado na sala de aula. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Sala de aula interativa"

1

GEISSA SOARES DA SILVA, MARIA, EUGENIO PACELLI NUNES BRASIL DE MATOS, and JOSÉ LUIS FAUSTINO DE SOUSA. "USO DE MODELOS DIDÁTICOS TRIDIMENSIONAIS EM AULAS DE BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.545.

Full text
Abstract:
OS MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA AUXILIAM NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO E APOIAM O PROFESSOR NO ATO DE LECIONAR. LOGO, ESTE TRABALHO MIRA AVALIAR O USO DE MODELOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE BIOLOGIA, ALÉM DE RELATAR AS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO COM 82 ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PARACURU, CEARÁ, ONDE REALIZOU-SE A APLICAÇÃO DOS MODELOS DIDÁTICOS SEGUIDOS DE UM QUESTIONÁRIO MISTO PARA FINS DE AVALIAÇÃO. OBSERVOU-SE UM CONSENTIMENTO NA EFICÁCIA DOS MODELOS NA SALA DE AULA, ONDE 91% DOS ALUNOS PREFEREM AULAS COM A EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR JUNTAMENTE COM OS MODELOS DIDÁTICOS E 79% DISSERAM QUE AS AULAS SE TORNAM MAIS DINÂMICAS E INTERATIVAS. NOTOU-SE NOS DISCENTES BENEFÍCIOS COMO PROTAGONISMO, CURIOSIDADE E ENTUSIASMO, BEM COMO, PARA O DOCENTE, UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA DEIXAR A AULA MAIS PRÁTICA, CRIATIVA E DINÂMICA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mattos, Carmem Lúcia Guimarães de. "Imagens da exclusão na microanálise da sala de aula: uma instância interativa de confronto cultural." In Etnografia e educação: conceitos e usos, 101–15. EDUEPB, 2011. http://dx.doi.org/10.7476/9788578791902.0005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Martins, Ernane Rosa, and Luís Manuel Borges Gouveia. "SALA DE AULA INVERTIDA COM WHATSAPP." In Demandas e contextos da educação no século XX, 254–63. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.82719040223.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Keiserman, Nara. "Jogos corporais em sala de aula." In Cartografias do ensino do teatro, 221–31. EDUFU, 2008. http://dx.doi.org/10.7476/9788570785183.0023.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cearon, Igor Filipini, and Juliana Cordeiro Begnini. "A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM SALA DE AULA." In Retratos de uma trajetória: Pibid/UCS – 2014 a 2018, 163–70. Educs, 2018. http://dx.doi.org/10.18226/9788570619136/16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Arruda, Mariana Paula Muñoz. "FORMAS DE ATENUAÇÃO EM SALA DE AULA." In Coletânea de Pragmática: Grupo de Pesquisa Linguagem, comunicação e cognição. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-075-5-6.

Full text
Abstract:
The Pragmatics Collection, organized by the Language, Communication and Cognition Research Group CNPq, aims to present scientific research carried out in this area in its multiple dialogues with other sciences, such as neuroscience, biology, psychology, social sciences, literary studies, law , translation, social communication, among many others, as well as disseminating research applied to the most diverse contexts of human activity . This inaugural volume includes research by national and foreign doctoral professors, signed jointly with colleagues and students, with the purpose of both strengthening the exchange of ideas at ABRAP - Brazilian Association of Pragmatics, as well as maximizing the reach, originality, potential impact and interdisciplinarity of this science in Brazil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Levy, Lênio Fernandes. "ORDEM, DESORDEM, INFINITO E SALA DE AULA." In As Diversidades de Debates na Pesquisa em Matemática, 219–27. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.89719180619.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sousa, Ivan Vale de. "NA SALA DE AULA COM MIKHAIL BAKHTIN." In Letras, Linguística e Artes: Perspectivas Críticas e Teóricas 4, 112–22. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.04819091011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pantoja, Mariana Ciavatta. "Sala de aula, intercultural? Um primeiro experimento." In Licenciatura indígena na formação de professores no Estado do Acre. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-57-7.cap.03.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Borges, Bruna, and Susana Souza. "CULTURA EM SALA DE AULA: RELATO DE HALLOWEEN." In Retratos de uma trajetória: Pibid/UCS – 2014 a 2018, 253–56. Educs, 2018. http://dx.doi.org/10.18226/9788570619136/34.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Sala de aula interativa"

1

Kotz, Andressa, Marilei Kovatli, and Ederson Locatelli. "Possibilidades de Uso da Impressora 3D em Projetos de Sala de Aula." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1109.

Full text
Abstract:
Este artigo, caracterizado como relato de experiência, descreve atividades realizadas com a impressora 3D em projetos educativos na educação básica, a partir da Educação Infantil. A crescente disponibilidade da tecnologia de impressão 3D abriu oportunidades de explorações em novas áreas, como a educação. O estudo justifica-se considerando que a inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no espaço escolar vem tornando-se realidade e contribuindo para a aprendizagem, tornando a educação mais atrativa e interativa. A experiência permitiu observar a aplicabilidade da tecnologia de Impressão 3D no contexto de projetos educativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silveira, Diego R. S., and Thaíse K. L. Costa. "Produção de Material Instrucional para o Ensino de História da Paraíba." In Congresso sobre Tecnologias na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ctrle.2020.11396.

Full text
Abstract:
Animações interativas podem ser utilizadas no apoio educacional de História e auxiliar alunos com dificuldade em abstrair conceitos. Este artigo descreve a visão geral da construção de uma animação interativa voltada ao ensino de História da Paraíba, bem como sua aplicação com alunos de ensino fundamental. Seu uso pode estimular processos cognitivos como percepção, memória, linguagem e pensamento. A interação, combinada a desafios relacionados ao conteúdo, permite uma atenção focada em partes específicas de assuntos. Com base na aplicação da animação em sala de aula, observa-se o potencial desse material como recurso de apoio ao ensino de História, estimulando a participação e curiosidade dos alunos acerca do tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

ALVES, EDINA CRISTINA RODRIGUES DE FREITAS, RENATO GOMES DOS SANTOS, AYANDA FERREIRA NASCIMENTO LIMA, LINDOMAR FERREIRA DE FARIA, PATRICIA ROBERTA DOS SANTOS, RAPHAEL DA SILVA COSTA, IURY HENRIQUE ALMEIDA LIMA, and VANILLA DE CASSIA RODRIGUES. "Aplicação de uma sequência didática sobre as Funções Orgânicas, com o uso de Metodologias Ativas e Ferramentas Tecnológica, no CEPI Dom Veloso, Itumbiara -GO." In Latin American Publicações. lapubl, 2021. http://dx.doi.org/10.47174/lace2021-0023.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma sequência didática-SEA como proposta para o ensino de Funções Orgânicas para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, do Centro de Educação em Período Integral Dom Veloso, Itumbiara –GO. Trata-se de uma SEA investigativa, dividida em 5 unidades contendo 17 etapas a serem trabalhadas em 24 hora aulas. A metodologia de aplicação da SEA baseia-se em metodologias ativas, sendo elas: Sala de Aula Invertida; Movimento Maker; Modelo Virtual Enriquecido; Aula Expositiva Interativa; Rotação por estações; Laboratório Rotacional; Roda de Conversa; Jigsaw; Contação de História; Desing Thinking; Peer Instruction e Aprendizagem Baseada em Problema PBL. Os aplicativos e ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento da SEA são: You Tube; Meet; WordWall; Padlet; Linoit; Jamboord e Benime; Chem Sketch Free; Educolorir; Google Forms; Canva; LucidChart; Plataforma de Ensino Pegasus; Redes Sociais. Até o presente momento, já foram ministradas 2 etapasda SEA.Espera-se com a finalização desta SEA a incorporação da mesma no Banco Interativo de Aprendizagem –BIA, da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás -SEDUC –GO; o fortalecimento da cooperação técnica–científica entre os professores da rede e a produção de novos artigos científicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

LIMA, PEDRO HENRIQUE GARCIA RODRIGUES DE, JULIA MACHADO MARANGON, MAURÍCIO FERREIRA SANTANA, IZABELLE CRISTINA GARCIA RODRIGUES, and CRISTIANO CAVEIÃO. "UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES NA UTILIZAÇÃO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NAS AULAS DE HISTÓRIA." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.52314.

Full text
Abstract:
AS METODOLOGIAS ATIVAS POSSUEM COMO OBJETIVO SUPRIR A DEFASAGEM QUE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM TRADICIONAL APRESENTA. ASSIM, PARA QUE O ALUNO APRESENTE UM MELHOR APROVEITAMENTO DO ENSINO, OS PROFESSORES FAZEM O USO DE OUTRAS METODOLOGIAS, COMO BLENDED LEARNING, QUE SE CARACTERIZA PELO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC). ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A UTILIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA, UTILIZANDO COMO OBJETO DE ESTUDO O FILME CHILENO MACHUCCA. A METODOLOGIA UTILIZADA É A DE REVISÃO DE LITERATURA BASEADA EM ESTUDOS PUBLICADOS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS. CONCLUI-SE QUE A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA, RECURSO JÁ AMPLAMENTE UTILIZADO PRESENCIALMENTE COMO ESTRATÉGIA INTERATIVA, PODE SER MELHOR EXPLORADA NO ENSINO À DISTÂNCIA, CONTRIBUINDO PARA A DINÂMICA DA DOCÊNCIA
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

FERREIRA, GRAÇA REGINA ARMOND MATIAS, and LORENA ANDRADE MATIAS. "RELATO DO USO DE SKYPE COMO DISPOSITIVO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.53335.

Full text
Abstract:
O INTUITO DESSE ARTIGO É COMPARTILHAR UMA VIVENCIA COM O UNIVERSO DA CIBERCULTURA, ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM, PAUTADO NO PROCESSO DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO, E A RESSIGNIFICAÇÃO DA CULTURA DIGITAL, NA ATUALIDADE, ATRAVÉS DO AMBIENTE ESCOLAR COMO ESPAÇO FORMADOR DA CIDADANIA. NESTE CONTEXTO, COM A DIVERSIDADE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM REDE (TDR), DENTRE ELAS O SKYPE, A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DE ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA, APROPRIANDO-SE DESSE ARTEFATO PARA DIALOGAR E PROMOVER UMA AULA INTERATIVA. A METODOLOGIA DE PESQUISA-AÇÃO, ATRAVÉS DE UMA APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ESTRATÉGIAS DIVERSIFICADAS, TAIS COMO: RODA DE CONVERSA, ESCRITA CIENTÍFICA, ENTREVISTA VIRTUAL COM PROFISSIONAIS DISTANTES, DENTRE OUTRAS DE FORMA A AMPLIAR A VARIEDADE DE TÁTICAS UTILIZADAS, COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. CONCLUÍMOS QUE MUITAS SÃO AS CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA A DOCÊNCIA, DENTRE ELAS: A MELHOR UTILIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO NA SALA DE AULA E A TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, A APLICAÇÃO DESSA ATIVIDADE NOS PROPORCIONOU AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE CONVITES E REALIZAÇÃO DESSA PRÁTICA COM OUTRAS TEMÁTICAS CONCEITUAIS, BEM COMO OUTROS PROFISSIONAIS, INCLUSIVE PERMITINDO UMA VIVÊNCIA INTERCULTURAL, QUE PODEM SER FRUTOS DE OUTROS TRABALHOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

FERREIRA, GRAÇA REGINA ARMOND MATIAS, and LORENA ANDRADE MATIAS. "RELATO DO USO DE SKYPE COMO DISPOSITIVO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.53335.

Full text
Abstract:
O INTUITO DESSE ARTIGO É COMPARTILHAR UMA VIVENCIA COM O UNIVERSO DA CIBERCULTURA, ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM, PAUTADO NO PROCESSO DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO, E A RESSIGNIFICAÇÃO DA CULTURA DIGITAL, NA ATUALIDADE, ATRAVÉS DO AMBIENTE ESCOLAR COMO ESPAÇO FORMADOR DA CIDADANIA. NESTE CONTEXTO, COM A DIVERSIDADE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM REDE (TDR), DENTRE ELAS O SKYPE, A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DE ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA, APROPRIANDO-SE DESSE ARTEFATO PARA DIALOGAR E PROMOVER UMA AULA INTERATIVA. A METODOLOGIA DE PESQUISA-AÇÃO, ATRAVÉS DE UMA APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ESTRATÉGIAS DIVERSIFICADAS, TAIS COMO: RODA DE CONVERSA, ESCRITA CIENTÍFICA, ENTREVISTA VIRTUAL COM PROFISSIONAIS DISTANTES, DENTRE OUTRAS DE FORMA A AMPLIAR A VARIEDADE DE TÁTICAS UTILIZADAS, COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. CONCLUÍMOS QUE MUITAS SÃO AS CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA A DOCÊNCIA, DENTRE ELAS: A MELHOR UTILIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO NA SALA DE AULA E A TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, A APLICAÇÃO DESSA ATIVIDADE NOS PROPORCIONOU AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE CONVITES E REALIZAÇÃO DESSA PRÁTICA COM OUTRAS TEMÁTICAS CONCEITUAIS, BEM COMO OUTROS PROFISSIONAIS, INCLUSIVE PERMITINDO UMA VIVÊNCIA INTERCULTURAL, QUE PODEM SER FRUTOS DE OUTROS TRABALHOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

MENDONCA, NATHAN JOSE SANTOS DE, EDINA CRISTINA RODRIGUES DE FREITAS ALVES, RENATO GOMES DOS SANTOS, LAURICEA AQUINO RAMOS VILELA, KIMBERLLI SILVA FERREIRA DE MORAIS, MARIA JULIA COSTA E. SILVA, KARINA SANTOS SILVA, and NELIO MAURICIO GASPAR FRANCO. "Recurso hídrico como tema transversal em aulas de eletiva, no CEPI Dom Veloso, Itumbiara -GO." In Latin American Publicações. lapubl, 2021. http://dx.doi.org/10.47174/lace2021-0031.

Full text
Abstract:
O estudo da água como recurso econômico é de suma importância, sendo que este tema transversal deve ser trabalhando em aulas contínuas dentro do contexto escolar, e dessa forma o Centro de Educação Em Período Integral Dom Veloso, promove a transversalidade com o estudo da água como recurso hídrico, por meio da oferta de uma eletiva denominada Recursos Hídricos. A ementa contempla os seguintes objetos de estudo: água como substância química, com valor econômico, quantidade no planeta, importância histórica, tratamento de água e esgoto, influencia no clima, bacia hidrográfica, doenças de veiculação hídrica, agua no metabolismo de animais e vegetais, legislação especifica, parâmetro de qualidade e reuso. As metodologias ativas previstas para auxiliarem no direcionamento das aulas serão: sala de aula invertida, cultura maker, modelo virtual enriquecido, azula expositiva interativa, rotação por estações e laboratório rotacional, roda de conversa, jigsaw. peer instruction e aprendizagem baseada em problema-PBL. A avaliação da eficiência da referida sequencia dar-se-á por meio de avaliações diagnósticas, formativas, comparativas e somatórias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

De Castro, Juscileide Braga, Francisco Youri Miranda De Freitas, Lidya De Lima Monteiro Rufino, Joyce Da Silva Sousa, Nathan Souza, Márcia Duarte Medeiros, Maria de Fátima Souza, and José Aires De Castro Filho. "Ilha das Operações: Um Recurso Educacional Digital com Múltiplas Representações para a Compreensão do Campo Multiplicativo." In Congresso sobre Tecnologias na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ctrle.2020.11448.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar e descrever o processo de criação do Recurso Educacional Digital (RED) Ilha das Operações e suas estratégias para facilitar o processo de aprendizagem acerca de situações do campo conceitual multiplicativo. O RED foi desenvolvido com HTML5, Java Script e CSS. Do ponto de vista pedagógico, este RED destina-se ao 4° ano do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC, podendo ser usando dentro ou fora de sala de aula, para resolução de exercícios e para avaliação diagnóstica. Com o suporte da gamificação e interface interativa com múltiplas representações, o usuário é convidado a resolver cinco situações randômicas, quaternárias, que exploram a ideia de proporcionalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Castro, Juscileide Braga de, Francisco Youri Miranda de Freitas, Lidya De Lima Monteiro Rufino, Joyce Da Silva Sousa, Rayssa Melo de Oliveira, Nassara Maia Cabral Cardoso Gomes, Márcia Duarte Medeiros, and José Aires de Castro Filho. "Ilha das operações: um recurso educacional digital com múltiplas representações para a compreensão do campo aditivo." In Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2020.108.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta o Recurso Educacional Digital (RED) Ilha das Operações: em busca das pedras Somartius e Subtrartius, desenvolvido para explorar conceitos presentes em situações do campo aditivo. O RED foi desenvolvido por grupo multidisciplinar, com HTML5, Java Script e CSS. Do ponto de vista pedagógico, este RED destina-se ao 3° ano do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC, podendo ser usando dentro ou fora de sala de aula, para resolução de exercícios e para avaliação diagnóstica. Com o suporte da gamificação e interface interativa com múltiplas representações (textual, numérica, pictórica), o usuário é convidado a resolver situações de composição e de transformação de quantidades, ou seja, com as ideias de juntar, separar, acrescentar e retirar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira Neves, Miranilde, and Octávio de Oliveira Jorge. "PRÁTICAS DE LINGUAGEM E INFORMÁTICA EM SALA DE AULA: CONSTRUÇÃO DO GLOSSÁRIO INTERATIVO INFORTEXTUS." In I Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão. Castanhal, Pará: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/silicti2019.146144.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography