To see the other types of publications on this topic, follow the link: Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

Journal articles on the topic 'Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Gandelman, Luciana Mendes. "A Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro nos séculos XVI a XIX." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 8, no. 3 (December 2001): 613–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702001000400006.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apontar as principais transformações ocorridas no espaço e nos prédios da irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro da sua fundação até o século XIX, relacionando-as a alguns dos possíveis significados sociais dessas mudanças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vignol Lucheti, Nayara. "Assistência aos presos nas cadeias públicas do Rio de Janeiro e de Salvador pela Santa Casa da Misericórdia (séculos XVII-XIX) * Assistance to prisoners in public prisons of Rio de Janeiro and Salvador by Santa Casa da Misericórdia (XVII-XIX centuries)." História e Cultura 6, no. 2 (September 10, 2017): 56. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v6i2.2079.

Full text
Abstract:
Desde sua fundação, a Santa Casa da Misericórdia teve entre suas principais tarefas o auxílio aos presos. No Rio de Janeiro e em Salvador, contudo, os criminosos transferidos às cadeias da Relação tornaram impossível à instituição realizar seus trabalhos com excelência. Assim, a irmandade não conseguiu, a partir do Seiscentos e principalmente no Setecentos, arcar com as despesas relativas aos presos. Sabendo disso, apresentaremos as regras de assistência da Misericórdia, destacando as especificidades das cadeias do Rio e de Salvador e como isso afetou o cumprimento das obrigações da irmandade. Por fim, discorreremos sobre o que foi dito acerca do trato dos presos em um período de crise financeira da Misericórdia e de extrema lotação das cadeias da colônia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Venancio, Renato Pinto. "Antes da Corte: população e pobreza no Rio de Janeiro, c.1763-c.1808." Antíteses 6, no. 11 (June 1, 2013): 10. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2013v6n11p10.

Full text
Abstract:
Antes mesmo da chegada da família real, em 1808, o Rio de Janeiro havia se transformado no principal centro urbano da América portuguesa. No entanto, isso tinha implicações negativas para a população mais pobres. O aumento demográfico fazia com que os preços dos alimentos básicos subissem, assim como tornava mais difícil o acesso a terrenos para construção de habitações. O presente artigo analisa o impacto dessa situação no aumento de óbitos de pobres registrados na Santa Casa da Misericórdia carioca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

De Castro, Daniel Fraga, and Pedro Theobald. "Encenar Shakespeare hoje: entre o texto e o teatro – Entrevista com Daniel Fraga de Castro." Letrônica 10, no. 1 (December 27, 2017): 499. http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2017.1.27091.

Full text
Abstract:
Formado em Teatro no Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Daniel Fraga de Castro realizou seus estudos de pós-graduação em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Em 2016 dirigiu a encenação da peça Como gostais no Teatro da PUCRS e no Teatro do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Em janeiro de 2017 concluiu, com louvor, a tese de doutorado Skenepoiesis: direção teatral como interação poética. Prepara uma nova temporada de Como gostais na Santa Casa de 13 a 16 de abril. Nesta entrevista, ele conversa com o Prof. Pedro Theobald, docente de Literatura Inglesa e Teoria da Literatura no Curso de Letras da PUCRS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sanglard, Gisele. "Entre o Hospital Geral e a Casa dos Expostos: assistência à infância e transformação dos espaços da Misericórdia carioca (Rio de Janeiro, 1870-1920)." Revista Portuguesa de História 47 (April 30, 2018): 337–58. http://dx.doi.org/10.14195/0870-4147_47_16.

Full text
Abstract:
Este artigo busca analisar a assistência à infância oferecida pela Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro no período em que ainda não havia, no Brasil, instituições voltadas para a saúde da criança. A principal hipótese com a qual estarei trabalhando é de que a Casa dos Expostos passou a exercer, paulatinamente, funções distintas daquelas de que fora inicialmente incumbida. Nessa perspectiva, a linha de continuidade dar- -se-ia pela manutenção do nome, de sua vinculação à Misericórdia e ao simbolismo e ritualística da Irmandade. Para demonstrar essa hipótese estarei me baseando em um conjunto documental guardado na antiga Casa dos Expostos, composto de dois livros em que se registravam as crianças para lá encaminhadas a fim de serem aleitadas enquanto suas mães eram atendidas no Hospital Geral da Misericórdia. Essa documentação permite conhecermos o cotidiano da Irmandade na assistência à criança desamparada, categoria que começa a frequentar os corredores da Casados Expostos, a partir da década de 1870; bem como questões relativas aos quadros de saúde e doença destas crianças e, em alguns casos,de suas mães; raça e cultura material.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima, Silvio Cezar de Souza. "CRUZ JOBIM E AS DOENÇAS DA CLASSE POBRE O CORPO ESCRAVO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MÉDICO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX." Almanack, no. 22 (August 2019): 250–78. http://dx.doi.org/10.1590/2236-463320192207.

Full text
Abstract:
Resumo Durante a primeira metade do século XIX no Rio de Janeiro, a produção do conhecimento médico estava intimamente associada à prática e àobservação dos pacientes em seus leitos, unindo o ensino na Faculdade de Medicina aos cuidados de saúde com ospacientes e, posteriormente, ao registro e divulgação das reflexões em teses, manuais, livros e periódicos. Este artigo investiga a construção do conhecimento médico na primeira metade do século XIX a partir das experiências médicas de Cruz Jobim na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Ao analisar discussões publicadas nos periódicos da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro e os textos de Jobim, demonstramos a importância dos pacientes escravizados em tratamento naquele estabelecimento para a construção de teorias etiológicas que influenciaram a medicina brasileira por todo o século XIX. Assim, é possível perceber o quanto a produção de saberes e o cotidiano das práticas médicas estevecomplemente imerso no universo da escravidão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Kodama, Kaori, Tânia Salgado Pimenta, Francisco Inácio Bastos, and Jaime Gregorio Bellido. "Mortalidade escrava durante a epidemia de cólera no Rio de Janeiro (1855-1856): uma análise preliminar." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 19, suppl 1 (December 2012): 59–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702012000500005.

Full text
Abstract:
Apresenta uma primeira análise do perfil sociodemográfico dos óbitos registrados durante a primeira epidemia de cólera no Rio de Janeiro, a partir de dados coletados nos registros de óbito da Santa Casa de Misericórdia. Desde a manifestação do cólera, em 1855, relatos médicos brasileiros apontam seu viés social, que, no caso do país, implicava a alta mortalidade de escravos e livres pobres. Do ponto de vista histórico, entretanto, a epidemia e sua dinâmica foram pouco estudadas. A recuperação de dados originais sobre o cólera e a análise das taxas de mortalidade associadas à doença auxiliam-nos a melhor compreender aspectos do universo escravo na zona urbana da cidade, no período subsequente ao fim do tráfico negreiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gomes, Marleide da Mota, and Jose Luiz de Sá Cavalcanti. "The Brazilian Neurology centenary (1912-2012) and the common origin of the fields of Neurology and Psychiatry." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 71, no. 1 (January 2013): 63–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2013000100014.

Full text
Abstract:
It is reported the Brazilian Neurology birth (1912), that has as the hallmark its first Neurology Cathedra of Rio de Janeiro, and the links between Neurology and Psychiatry, besides the main medical protagonists at that time in Rio de Janeiro: João Carlos Teixeira Brandão (1854-1921), first professor of the cathedra of Clinical Psychiatry and Nervous Diseases (1883-1921); Juliano Moreira (1873-1933), the founder of the Brazilian scientific Psychiatry and director of the Hospício Nacional de Alienados (National Hospice for the Insane) (1903-1930); Antônio Austregésilo Rodrigues de Lima (1876-1960), first professor of the cathedra of Neurology, considered the father of the Brazilian Neurology. Aloysio de Castro (1881-1959) was a great Brazilian neurosemiologist at that time. Austregésilo practiced both disciplines, Neurology and Psychiatry, and like Jean-Martin-Charcot, he was very interested in a typically psychiatric disorder, the hysteria. It is also considered in this paper the first Brazilian authors of Neurology and/or Psychiatric texts and the places where Neurology was initially developed by the main founders: Hospício Nacional de Alienados, Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro and Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Peres, Maria Angélica de Almeida, Ieda de Alencar Barreira, Tânia Cristina Franco Santos, Antonio José de Almeida Filho, and Alexandre Barbosa de Oliveira. "O ensino da psiquiatria e o poder disciplinar da enfermagem religiosa: o hospício de Pedro II no segundo reinado." Texto & Contexto - Enfermagem 20, no. 4 (December 2011): 700–708. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072011000400008.

Full text
Abstract:
O estudo tem como objetivos descrever as relações entre o ensino de psiquiatria e o poder disciplinar das Irmãs de Caridade no Hospício de Pedro II, analisar as circunstâncias em que se deu o concurso que elegeu o primeiro Catedrático de Psiquiatria da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e discutir suas repercussões para o poder disciplinar das Irmãs de Caridade no Hospicio. Estudo histórico documental, que analisa livros administrativos da Santa Casa de Misericórdia e artigos do Jornal do Commércio, com base no referencial foucaultiano. O concurso para catedrático de psiquiatria, embora amplamente questionado na imprensa, elegeu um médico que se opunha frontalmente à administração do Hospício pela Santa Casa. Ao ser admitido como Diretor Sanitário do Hospício, esse catedrático iniciou uma reforma administrativa, levando à progressiva redução da atuação religiosa e consequente declínio da assistência de enfermagem naquele espaço, possibilitando sua medicalização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Nacional de Medicina, Academia. "Sessão 18 de março de 2021: Simpósio Alergia Alimentar: da Gestação à Vida Adulta." Anais da Academia Nacional de Medicina 192, no. 2 (2021): 33–35. http://dx.doi.org/10.52130/27639878-aanm2021v192n2p33-35.

Full text
Abstract:
Para entendermos a alergia alimentar precisamos voltar ao início de tudo, traçando um paralelo ao momento da gestação e questionar um capítulo intrigante da vida: por que não fomos rejeitados pelo organismo de nossas mães, já que éramos um corpo estranho, habitando-o? Tudo isso está relacionado intimamente com a reação do sistema imune que, paradoxalmente, não rejeita o desenvolvimento do feto que possui 50% de componentes genéticos paternos. Este é o milagre da reprodução como definiu o médico Luiz WerberBandeira, da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, em sua live sobre Imunologia da gravidez, na sessão do dia 18 de março de 2021, promovida pela ANM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza. "A mistica do silência: a prática de enfermagem na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro no século XIX." Revista Brasileira de Enfermagem 51, no. 2 (June 1998): 345. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671998000200015.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Nacional de Medicina, Academia. "Sessão 25 de maio de 2021: Sessão da Saudade em Memória do Acad. Carlos Américo Paiva Gonçalves Filho." Anais da Academia Nacional de Medicina 192, no. 2 (2021): 89–91. http://dx.doi.org/10.52130/27639878-aanm2021v192n2p89-91.

Full text
Abstract:
Não Perdemos Paiva Gonçalves Filho, ele Ingressou na Imortalidade. Um homem muito sentido pela ausência, mas muito lembrado pela presença, eu diria na História, não apenas da Academia Nacional de Medicina (ANM), mas da Oftalmologia brasileira.”, proferiu o presidente da ANM, professor Rubens Belfort Jr, na abertura da Sessão Saudade, realizada em 25 de maio, que homenageou o acadêmico Carlos Américo Paiva Gonçalves Filho, falecido em 2 de janeiro de 2021. Na sequência, outros colegas acadêmicos discursaram, relembrando a trajetória profissional impecável de Paiva Gonçalves Filho, como professor dedicado e apaixonado pela Escola de Medicina Souza Marques, entre outros locais que lecionava. Foi lembrado também pelo excelente trabalho frente ao serviço de oftalmologia na Santa Casa de Misericórdia, no Rio de Janeiro, onde conviveu diretamente com o acadêmico Sérgio Novis que dedicou algumas palavras ao amigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

PIMENTEL, MARIA LÚCIA VELLUTINI, SILVIA MARIA VIDAL ALVES, SÉRGIO A. PEREIRA NOVIS, RAFAEL ZANDANI BRANDÃO, and EPAMINONDAS BELO NETO. "Múltiplos tuberculomas intracerebrais na vigência de terapia específica para tuberculose pulmonar: a propósito de um caso." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 58, no. 2B (June 2000): 572–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2000000300028.

Full text
Abstract:
A forma clássica de apresentação da neurotuberculose é a meningite. Os tuberculomas cerebrais são formas raras de neurotuberculose e resultam da disseminação hematogênica de focos distantes de infecção pelo Mycobacterium tuberculosis. Aproximadamente 1% dos pacientes com tuberculose do sistema nervoso central desenvolve tuberculomas intracranianos, poucas semanas ou meses após o início da quimioterapia tuberculostática. A involução das lesões é lenta e não necessariamente significa resistência medicamentosa ou falta de aderência ao tratamento. Descrevemos o caso, diagnosticado e tratado na 25ª Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, de um paciente imunocompetente que apresentou meningite e tuberculomas múltiplos do sistema nervoso central, durante o tratamento específico de tuberculose miliar. A literatura é revisada e o diagnóstico, terapêutica e possíveis mecanismos imunológicos são discutidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

COSTA, HELOISA HELENA F. G. "Museus fazem bem à saúde?" Museologia & Interdisciplinaridade 9, no. 17 (May 17, 2020): 147–57. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v9i17.29475.

Full text
Abstract:
O artigo tem a intenção de demonstrar, através de resultados de pesquisa sobre as relações necessárias entre memória, museus, patrimônio cultural e saúde dos indivíduos, que o uso adequado e constante dos bens culturais de uma dada sociedade podem promover saude cultural e integral nos cidadãos e nas cidades. Para demonstarr isso, foram explicitados os autores de referencia que fundamentam a pesquisa e corroboram para a comprovação das questões suscitadas, assim como foram relatadas experiencias marcantes entre patrimônio cultural, museus e público que dão base aos pressupostos que levaram à formulação do titulo indagativo Museus fazem bem à saúde? A autora, professora de Museologie e de História, vem dedicando seu tempo à pesquisia desse tema que lhe parece fundamental ao campo da Museologia, desde 2008, principalmente durante os anos de intervenção com percepção sensivel no Museu de Imagens do Inconsciente, no Rio de Janeiro e no Hospital Santa Isabel, unidade da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Souza, Lúcia Maria de Sena, William Meihack Miller, José Augusto da Costa Nery, Arnaldo Feitosa Braga de Andrade, and Marise Dutra Asensi. "A syphilis co-infection study in human papilloma virus patients attended in the sexually transmitted infection ambulatory clinic, Santa Casa de Misericórdia Hospital, Rio de Janeiro, Brazil." Brazilian Journal of Infectious Diseases 13, no. 3 (June 2009): 207–9. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-86702009000300010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Azevedo, Adeli Cardoso de, Hilton Augusto Koch, and Ellyete de Oliveira Canella. "Auditoria em centro de diagnóstico mamário para detecção precoce de câncer de mama." Radiologia Brasileira 38, no. 6 (December 2005): 431–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842005000600010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Este trabalho apresenta o modelo de auditoria nos resultados das mamografias do Centro de Diagnóstico Mamário da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. MATERIAIS E MÉTODOS: No período de maio de 1997 a setembro de 1998, foram realizadas 2.000 mamografias, sendo 1.570 em mulheres assintomáticas, cujos resultados foram objeto da auditoria. RESULTADOS: As mamografias das 1.570 mulheres assintomáticas foram classificadas em: categoria 1 - 1.362 casos; categoria 2 - 9 casos; categoria 3 - 95 casos; categoria 4 - 24 casos; categoria 5 - 6 casos; categoria 0 - 74 casos. Dos 199 exames anormais (categorias 0, 3, 4 e 5), foram acompanhadas 107 mulheres (54%) e perdidas 92 mulheres (46%). Os 107 casos incluídos no trabalho tiveram a seguinte classificação: categoria 3 - 48 casos; categoria 4 - 18 casos; categoria 5 - 4 casos; categoria 0 - 37 casos. Dos 48 casos categoria 3, nenhum caso de câncer foi encontrado; dos 18 casos categoria 4, dois casos de câncer foram encontrados; dos quatro casos categoria 5, todos foram diagnosticados câncer; dos 37 casos categoria 0, um caso de câncer foi encontrado. Os valores de auditoria obtidos foram os seguintes: valor preditivo positivo (baseado no exame com resultado anormal) - 11%; valor preditivo positivo (quando houve recomendação de biópsia) - 31%. A taxa de detecção de câncer, em 1.570 mulheres, foi de sete casos; a sensibilidade foi de 100%; a especificidade foi de 96%; a taxa de reconvocação foi de 4,7%. CONCLUSÃO: Todos os resultados obtidos reproduzem os resultados recomendados na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Khoo, Lee Seng, Henrique N. Radwanski, Vasco Senna-Fernandes, Nsingi Nsosolo Antônio, Leonardo Luiz Fernandes Fellet, and Ivo Pitanguy. "Does the Use of Intraoperative Breast Sizers Increase Complication Rates in Primary Breast Augmentation? A Retrospective Analysis of 416 Consecutive Cases in a Single Institution." Plastic Surgery International 2016 (March 22, 2016): 1–8. http://dx.doi.org/10.1155/2016/6584810.

Full text
Abstract:
Background. Is the use of intraoperative breast sizers beneficial for plastic surgeons or do they result in higher complication rates? Methods. This is a retrospective study of 416 consecutive cases of primary breast augmentation with silicone implants at the Plastic Surgery Service of Professor Ivo Pitanguy at the 38th Infirmary Santa Casa Misericórdia Hospital, Rio De Janeiro, from January 2011 to March 2014. 212 cases (51%) were carried out with use of intraoperative breast sizers with 204 cases (49%) without the use of implant sizers. This study compares the outcome of cases that employed the use of intraoperative implant sizers versus those that did not in terms of infection, hematoma/seroma formation, and capsular contracture. Results. Of 416 primary breast augmentation cases, there were 5 cases of infection (1.2%), 4 cases of seroma (1%), 3 cases of hematoma (0.7%), and 7 cases of capsular contracture (Baker’s Grade III/IV)(1.7%). Total complication rate limited to infection, seroma, hematoma, and capsular contracture was 1.15% (95% CI 0.96–1.93%). There was a significant difference in the scores for breast sizers (M = 4.3, SD = 1.4) and no breast sizers (M = 2.3, SD = 0.87) conditions, t(8) = 2.79, p=0.018. The use of implant sizers was correlated with a higher complication rate. Conclusion. Good results could be obtained without the use of breast sizers in primary breast augmentation with use of a biodimensional tissue based planning system while eliminating risks of infection and reducing intraoperative time. Notwithstanding, in a residency program breast sizers can be an excellent training tool to shorten the learning curve in the novice surgeon.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Aguillera, Maísa de Oliveira, Gustavo Silva Pelissaro, José Carlos Garcia de Mendonça, Janayna Gomes Paiva Oliveira, Alana Oswaldina Gavioli Meira dos Santos, and Ellen Cristina Gaetti Jardim. "Fixação cirúrgica de fratura oblíqua de mandíbula utilizando lag screw: relato de caso." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 9, no. 6 (December 29, 2020): 670–73. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v9i6.4985.

Full text
Abstract:
A mandíbula se configura como um dos ossos mais acometidos por trauma no esqueleto maxilofacial em virtude de sua projeção anteriorizada. Sua localização está associada a direção e força do impacto, ocorrendo mais frequentemente na região de ângulo mandibular seguidas de sínfise e corpo. O tratamento de qualquer tipo de fratura consiste na redução e fixação dos fragmentos ósseos, o mais precoce possível, assim que as condições gerais do paciente permita. Este trabalho tem como objetivo descrever uma das técnicas de fixação interna rígida mandibular, utilizando parafusos na técnica lag screw. Relato de caso: Paciente, 37 anos, gênero feminino, compareceu ao pronto atendimento do Hospital Maria Aparecida Pedrossian com histórico de agressão física cursando com dificuldades de mastigação, apresentando ao exame tomográfico fratura de corpo mandibular com moderado deslocamento e em posição oblíqua. Diante do exame clinico e tomográfico, optou-se como conduta terapêutica o tratamento cirúrgico sob anestesia geral por meio da técnica lag screw que se mostrou uma técnica com resultado satisfatório até o momento e menos oneroso para o sistema publico de saúde. Descritores: Mandíbula; Fixação de Fratura; Cirurgia Bucal. Referências Flandes MP, Dias LBGM, Paulesini Junior W. Fratura de mandíbula – relato de caso. Rev Odontol Univ Cid São Paulo. 2019; 31(2):205-12. Zamboni RA, Wagner JCB, Volkweis MR, Gerhardt EL, Buchmann EM, Bavaresco CS. Levantamento epidemiológico das fraturas de face do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – RS. Rev Col Bras Cir. 2017; 44(5):491-97. Dantas BPSS, Fialho PV, Fernandes ACF, Silva DT, Queiroz CS. Fratura complexa de mandíbula: relato de caso. Rev Odontol Araçatuba. 2017; 38(3):43-8. Hupp JR, Ellis III E, Tucker MR. Cirurgia Oral e Maxilofacial. 5.ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2009. Wang R, Liu Y, Wang JH, Baur DA. Effect of interfragmentary gap on the mechanical behavior of mandibular angle fracture with three fixation designs: A finite element analysis. J Plast Reconstr Aesthet Surg. 2017;70(3):360-69. Brons R, Boering G. Fractures of the mandibular body treated by stable internal fixation: a preliminary report. J Oral Surg. 1970;28(6):407-15. Campolongo GD, Barros TP, Amantéa DV. Fixação das fraturas mandibulares, utilizando a técnica lag screw associada à sedação: relado de caso. Rev Cir Traumatol Buco-Maxilo-Fac. 2005, 5(1):39-44. Fonseca RJ, Walker RV, Barber HD, Powers MP, Frost DE. Trauma Bucomaxilofacial. 4.ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2015. Miloro M, Ghali GE, Larsen PE, Waite PD. Princípios de cirurgia bucomaxilofacial de Peterson. 3.ed. São Paulo: Santos; 2016. El-Anwar MW, Sweed AH, Abdulmonaem G. Mental Foramen Relation to Mandibular Fracture. J Craniofac Surg. 2016;27(8):e743-e745. Mendonça JCG, Gaetti Jardim EG, Manrique GR, Freitas GP. Acesso cirúrgico para tratamento de fraturas mandibulares: Revisão de literatura. Arch Heath Invest. 2013;2(2):19-23. Ramalho RA, Araújo FAC, Santos FSM, Caubi AF, Sobreira T. Tratamento de fratura de mandibula: miniplacas e parafusos x lag screws - relato de caso. Rev Cir Traumatol Buco-Maxilo-Fac. 2011;11(1):9-12. Pereira ICS, Galdino AS, Palitó APPG, Santos TL, Barros F, Sobreira T. Redução cirúrgica de fratura mandibular oblíqua: parafusos transcorticais x placas de titânio - relatos de caso. Rev Cir Traumatol Buco-Maxilo-Fac. 2011;11(3):69-76.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Santos, Alessandra, Mauro Geller, Spyros Mezitis, Allan E. Rubenstein, Lisa Oliveira, Daniel JM Medeiros Lima, Mendel Suchmacher Neto, et al. "Determination of Vitamin D Levels in Patients With Neurofibromatosis Type 1 in the Pediatric Age Group." Clinical Pathology 13 (January 2020): 2632010X2092893. http://dx.doi.org/10.1177/2632010x20928930.

Full text
Abstract:
Introduction: Neurofibromatosis type 1 (NF1) is one of the most common autosomal dominant genetic disorders. Some clinical manifestations are present at birth, while some develop during childhood, and others can occur at any age. Given the early age at which patients develop clinical features, diagnosis is often made during childhood. The most prevalent features of NF1 are café au lait spots, dermal and plexiform neurofibromas, and learning disability. A variety of skeletal problems may be seen in NF1, including scoliosis, short stature, and pseudoarthrosis. Reduced skeletal bone mass has been documented to be a common phenomenon in children and adults with NF1. Decreased serum 25-hydroxyvitamin D (vitamin D) levels have been noted in adults and children with NF1 and have been reported to be inversely correlated with the number of dermal neurofibromas in adults. However, the actual correlation of vitamin D level to bone density and dermal neurofibroma number in children with NF1 remains unclear. Objectives: The primary objective of this study was to evaluate vitamin D levels among children and adolescents with NF1. The secondary objective was to describe the levels of vitamin D among children and adolescents with NF1, to verify in which age group there is a higher frequency of vitamin D alterations, and to explore vitamin D level correlations between age, gender, sun exposure, number of neurofibromas, and number of plexiform neurofibromas. Methods: This was an observational, cross-sectional, hospital-based study. We obtained a convenience sample of individuals with confirmed diagnosis of NF1 from patients attending the Medical Genetics Service of the IPPMG-UFRJ and Santa Casa de Misericórdia of Rio de Janeiro over a 24-month period. We evaluated vitamin D levels in blood samples of patients with NF1 by a chemiluminescent immunoassay method, and we correlated the results with gender, age, number of neurofibromas, number of plexiform neurofibromas, and satisfactory sun exposure. Results: Of the 55 patients, 28 (50.9%) were female and 27 (49.1%) were male. Patient ages ranged from a minimum of 1.2 to a maximum of 19.6 years (mean age 10.95 years) and the median was 11.11 years. Median and mean body mass index (BMI; z score) were -0.09 (minimum value -1.63 and maximum of 4.62) and 0.16, respectively. The mean value of vitamin D was 30.82 ng/mL (±12.31) and the median was 29 ng/mL (minimum value of 10.40 ng/mL and maximum of 79.19 ng/mL). Conclusions: The levels of vitamin D did not differ according to gender, age group, or the presence or number of cutaneous neurofibromas. Among patients with adequate sun exposure, there was a higher incidence of sufficient serum vitamin D levels. Patients with cutaneous neurofibromas in the 0 to 11 age group had a greater tendency to vitamin D sufficiency in relation to patients aged 11 to 19 years.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Barbosa, Danilo Vieira, Waleska Fernanda Souto Nóbrega, Gustavo Correia Basto da Silva, Osires de Medeiros Melo Neto, and Faldryene de Souza Queiroz Feitosa. "Prontuário eletrônico do cidadão: aceitação e facilidade de uso pelos cirurgiões-dentistas da atenção básica." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 9, no. 5 (April 20, 2020): 414–19. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v9i5.4795.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar a aceitação e facilidade de uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão pelos Cirurgiões Dentistas da Atenção Básica. Metodologia: O estudo foi do tipo transversal, descritivo e analítico, tendo como população alvo os Cirurgiões Dentistas que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de uma cidade do interior do Nordeste. Para coleta de dados foi utilizado um formulário estruturado, com questões objetivas e autoadministradas. Os dados obtidos através dos questionários respondidos foram digitados e tabulados no software SPSS 22.0 e analisados com base em estatísticas descritivas e análise inferencial através do teste qui-quadrado admitindo-se significância de 5% (p≤0,05). Resultados: A maioria dos entrevistados era do sexo feminino (63%), com idade entre 31-50 anos (44,4%), formados entre 0-5 anos (51,9), com menos de 5 anos de trabalho nas unidades (63%). A maioria (63%) julgou o prontuário eletrônico fácil de usar. Houve diferença estatisticamente relevante na questão sobre dificuldade do uso do PEC e o tempo de atuação na Unidade, entre o esforço utilizado para adaptação ao PEC e o tempo de formação e ainda entre achar o PEC de difícil uso em geral com a idade do participante. Conclusão: O PEC foi, em geral, bem aceito e amplamente utilizado pelos profissionais da saúde bucal, havendo algumas lacunas para melhoria do uso como o tempo de treinamento.Descritores: Registros Eletrônicos de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Sistemas de Informação.ReferênciasMorais AC. Prontuário Eletrônico do Paciente. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2006.Galvão MCB, Ricarte ILM. O prontuário eletrônico do paciente no século XXI: contribuições necessárias da ciência da informação. InCID Rev Ci Inf Doc. 2011;2(2):77-100. Lopes VJ, Carvalho D. KDD Na avaliação da usabilidade do prontuário eletrônico do paciente por profissionais da enfermagem. R Bras Inov Tecnol Saúde. 2016;6(3):21-31.Muylder CF, Carneiro SD, Barros LC, Oliveira JG. Prontuário eletrônico do paciente: aceitação de tecnologia por profissionais da saúde da região metropolitana de Belo Horizonte. RAHIS. 2017;14(1):40-52.Pinto VB. Prontuário eletrônico do paciente: documento técnico de informação e comunicação do dominio da saúde . Eletr Bibliotecon Ci Inf. 2006;2(21):34-48.Saraiva AS. A importância do prontuário odontológico – com ênfase nos documentos digitais. Rev Bras Odontol. 2011;68(2):157-60.Machado MJF. Prontuário Eletrônico do cidadão. Fortaleza: Encontros Universitários da UFC, v. 1, 2016.Brasil. Ministério da Saúde. Resolução nº 7, de 24 de novembro de 2016. Brasil. Ministério da Saúde. Departamento as Atenção Básica. Prontuário eletrônico do cidadão, 2016.Fraige A. Prontuário eletrônico do centro de atendimento a pacientes especiais: desenvolvimento e implementação [tese]. São Paulo: Faculdade de Odontologia da USP; 2007.Majewski CC. Pesquisa de satisfação de usuários do sistema de prontuário eletrônico do complexo hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre [dissertação]. Porto Alegre: Escola de Engenharia, URGS; 2003.Davis JR, Fred D. A Technology acceptance model for empirically testing new end-userinformation system: theory and results – MIT, 1986.Beiguelman B. Curso prático de bioestatística – 4. ed. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética; 1996.Lolli LF. Documentos digitais em Odontologia – aspectos de legalidade, conhecimento e utilização por cirurgiões-dentistas. UNI Review. 2011;8(2):112-21.Souza RS. Prontuário eletrônico: ótica do profissional de saúde da atenção primária [dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; 2017.Silveira LGG. Avaliação do uso da informática pelo CD e acadêmico em Odontologia. RGO. 2006;54(2):119-22.Fontanella V, Schardosim M, Lara M. Tecnologias de informação e comunicação no ensino da odontologia. Rev ABENO. 2007;7(1):76-81.Dotta EAV, Serra MC. Conhecimento e utilização da informática pelo cirurgião-dentista como ferramenta de trabalho. RGO (Porto Alegre). 2006;54(2):99-102.Santos RPS. Análise da competência em informação mediante a transição do prontuário físico para o eletrônico. Rev Cub Inf Cienc Salud. 2017;28(4):1-13.Greiver M, Barnsley J, Glazier RH, Moineddin R, Harvey BJ. Implementation of electronic medical records: effect on the provision of preventive services in a pay-for-performance environment. Can Fam Physician. 2011;57(10):e381-89.Soranz D, Pinto LP, Camacho LAB. Análise dos atributos dos cuidados primários em saúde utilizando os prontuários eletrônicos na cidade do Rio de Janeiro. Ciênc saúde coletiva. 2017;22(3):819-830.Silva CA, Pereira MR. Estudo e Análise das Tecnologias de Informação e Comunicação (tic) na Odontologia no Rio Grande do Sul [monografia]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS; 2013.Gregor P, Newell AF, Zagicek M. Designing for dynamic diversity - interfaces for older people. International ACM SIGCAPH Conference on Assistive Technologies. 2002:151-56.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Weber, Beatriz Teixeira. "Identidade e corporação médica no sul do Brasil na primeira metade do século XX." Varia Historia 26, no. 44 (December 2010): 421–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-87752010000200005.

Full text
Abstract:
Este texto analisa a organização da medicina no Rio Grande do Sul nas primeiras décadas do século XX, por meio da atuação dos médicos na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, na Faculdade de Medicina de Porto Alegre e no Sindicato Médico Rio-Grandense. A proposta dos médicos conflitou com a organização política positivista que possuía assento no governo gaúcho até 1928, procurando formas de inserção diversas, visando o fim da liberdade profissional no estado. Sua organização consolidou-se com o regulamento nacional para o exercício da medicina e das profissões correlatas em 1932, embora apresentando problemas para sua execução no Rio Grande do Sul. A efetiva delimitação das atividades ocorreu com a reorganização dos serviços de higiene e saúde pública, através do Regulamento do Departamento Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, de 1938, que determinou minuciosamente todos os encargos da assistência médica social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

FERREIRA, Alex Teixeira, Moacir PORTOLAN, and Marcos Antonio TORRIANI. "Estudo de prevalência das fraturas buco-maxilo-faciais na região de Pelotas." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 45, no. 2 (October 4, 2004): 35–38. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.7663.

Full text
Abstract:
Analisamos 745 casos de fraturas Buco-Maxilo-Faciais registrados no SAME (Serviço de Arquivo Médico Estatístico) da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e no Centro de Estudos e Reabilitação Buco-Maxilo-Facial de Pelotas (CERBMF), no período de 1° de janeiro de 1996 a 31 de dezembro de 2000. Os dados foram colhidos e anotados em fichas, as quais totalizaram 745 casos de pacientes submetidos à cirurgia. O nariz foi o local mais atingido. As agressões foram as principais causas de fraturas. O gênero masculino foi o mais atingido, numa proporção de 8/2 em relação ao feminino. A faixa etária mais atingida foi a de 21 a 30 anos de idade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Lima, Lílian Moura de, Camila Cardoso de Oliveira, and Katiuscia Milano Rosales de Rodrigues. "Exposição ocupacional por material biológico no Hospital Santa Casa de Pelotas - 2004 a 2008." Escola Anna Nery 15, no. 1 (March 2011): 96–102. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452011000100014.

Full text
Abstract:
A pesquisa trata de exposições ocupacionais por material biológico a que foram submetidos os profissionais de saúde, no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, no período de janeiro de 2004 a junho de 2008. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário elaborado com base na ficha de notificação de acidente de trabalho da referida instituição. Os dados foram digitados e analisados no programa Epi-info 6.04. Como principal resultado encontrou-se a maior ocorrência de acidentes de trabalho com material biológico entre os profissionais técnicos em enfermagem do sexo feminino (38,6%), com idade de 21 a 30 anos (53,9%). A maioria dos acidentes aconteceu através de lesões com perfurocortantes (82,2%), sendo 24,1% no Centro Cirúrgico e 84,5% envolvendo sangue. Conclui-se que o estudo é de extrema relevância, pois, com base no reconhecimento do tipo de acidentes mais frequentes, pode-se conhecer os riscos existentes e intervir na sua redução, por meio de ações preventivas que beneficiem o trabalhador e a instituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

D´Almeida, José Mário, and Regina Dantas. "Casa dos pássaros: local de preparação de material zoológico a ser enviado para Portugal." História da Ciência e Ensino: construindo interfaces 18 (November 28, 2018): 3–22. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2018v18p3-22.

Full text
Abstract:
ResumoA Casa de História Natural, conhecida pela população do Rio de Janeiro como Casa dos Pássaros foi criada por pelo Vice-Rei D. Luis de Vasconcelos em 1784 e extinta em 1813 por D. João VI. Para conduzir os trabalhos nessa instituição, o Vice-Rei convidou um artista plástico catarinense conhecido por Xavier dos Pássaros que, apesar de autodidata, preparou excelente material zoológico para ser enviado para Portugal. Com essa pesquisa espera-se elucidar algumas dúvidas, se a Casa dos Pássaros foi realmente precursora do Museu Nacional, como também, o destino dado ao material zoológico preparado por Xavier dos Pássaros, após a extinção da Casa de História Natural.Palavras – Chave: História da Biologia; Museu Nacional; Rio de Janeiro.AbstractThe House of Natural History, known by the population of Rio de Janeiro as House of the Birds was created by the Lord-Lieutenant D. Luis de Vasconcelos in 1784 and extinguished in 1813 by D. João VI. In order to conduct the work in this institution, the Lord-Lieutenant invited a Santa Catarina artist known by Xavier dos Pássaros that, self-taught, prepared excellent zoological material to be sent to Portugal. With this research it is hoped to elucidate some doubts, if the House of the Birds was really precursor of the National Museum, as well as the destiny given to the zoological material prepared by Xavier dos Pássaros, after the extinction of the House of Natural History. Keywords: History of Biology; National Museum; Rio de Janeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Lopes, José Mauro Ceratti, Bianca Niemezewski Silveira, Eduardo Aires de Oliveira, and Francisco Souza Santos. "Nem você acreditava que este lance daria tão certo, Carlos Grossman!" Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 9, no. 30 (November 13, 2013): 83–84. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc9(30)848.

Full text
Abstract:
Carlos Grossman formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1951. Participou da criação da primeira Residência Médica do Rio Grande do Sul na UFRGS. Além disso, participou também da criação de um dos primeiros programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (MFC) do Brasil, no Centro de Saúde Escola Murialdo - em Porto Alegre - e, posteriormente, foi coautor na criação da Residência em MFC do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), a qual é, hoje, referência nacional. Foi eleito global doctor em outubro de 2004, pela WONCA – World Organization of Family Doctors – , e, acima de tudo, contribuiu enormemente para o desenvolvimento da MFC como especialidade médica e para as bases da criação do Programa de Saúde da Família, de 1994. Mais do que um médico, Dr. Carlos Grossman é um sábioque, como ele mesmo diz, soube aproveitar bem todas asoportunidades que a vida lhe proporcionou. Filho de imigrantes russos, Carlos Grossman nasceu no dia 2 de janeiro de 1928 em Porto Alegre. A escolha pela medicina não foi simples. A profissão do pai – agrônomo e pesquisador – sempre lhe trouxe a certeza de que cursaria agronomia; entretanto, nos meses que antecederam a inscrição para as provas, Grossman começou a considerar a possibilidade de cursar medicina. Escolheu ambos, porém agronomia foi colocada como segunda opção. Para sua surpresa, Grossman foi aprovado em primeiro lugar no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de fevereiro de 1946 e, apesar de as dúvidas persistirem, deu início ao curso de Medicina.Ao longo do curso, Carlos pouco expressou sua face humanista que tanto diferenciou posteriormente sua atuação – talvez pelo fato de que na época não era realizada a prática do estágio obrigatório pelas faculdades de medicina. Foi num estágio opcional na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre que Grossman conheceu o professor Maurício Seligmann, o qual promoveu o contato do jovem com os pacientes, despertando, talvez pela primeira vez, o interesse deste pela medicina.Em 1951, Grossman formou-se e foi visitar a família nos Estados Unidos. Neste período, solicitou bolsas de estudo em genética e estatística – não havia, afinal, desistido inteiramente da pesquisa – e, enquanto esperava o resultado, observou que, naquele país, os médicos somente consideravam-se preparados a exercer a medicina após fazerem especialização através da residência – no Brasil, só havia tais programas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Grossman se inscreveu na residência de Medicina Interna, em Washington, e teve como preceptor John Fitzgerald Smith, renomado internista que discutia casos complexos com seus alunos, contribuindo fortemente para a formação da personalidade médica de Grossman. No segundo ano de residência, chegou resposta em relação a um de seus pedidos de bolsa: havia sido aprovado, mas recusou. Já havia se decidido pela medicina. De volta ao Brasil, na década de 60, junto de Eduardo Faraco e Rubem Maciel, Grossman participou da criação da primeira Residência Médica do Rio Grande do Sul na UFRGS. Depois disso, tendo em vista a sua residência nos EUA e a sua experiência nessa criação, em 1975, Ellis Busnello e Isaac Lewin o convidaram para elaborar uma das primeiras Residências em Medicina de Família e Comunidade (MFC) do Brasil, no Centro de Saúde Escola Murialdo. Em 1979, Grossman retornou ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) – onde já havia sido diretor por um breve período em 1973, quando se afastou por discordar da demissão injusta de uma auxiliar de enfermagem – para coordenar todos os programas de residência médica do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Assim, “com a faca e o queijo na mão” – como relata Grossman – criou a residência em MFC do GHC. Percebendo a necessidade de locais para os residentes atuarem, unido a Carlos Dora e José Mauro Lopes, Grossman em 1982 coordenou a implementação da Unidade de Medicina de Família do HNSC, a qual culminou na implementação do Serviço de Saúde Comunitária (SSC) com doze Unidades de Saúde da Família em Porto Alegre. Grossman ressalta que todas essas iniciativas deram certo devido ao empenho dos profissionais que o fizeram pela satisfação em melhorar a saúde pública. No início da década de 90, avaliadores do Ministério da Saúde visitaram o SSC, impressionaram-se com a qualidade dos serviços ali prestados e usaram-no como modelo para criar, em 1993, o Programa Saúde da Família, auxiliando ainda mais no desenvolvimento da MFC. Para Grossman, o médico de família e comunidade deve ser a “porta de entrada do SUS”: conhece e é conhecido por todos, é acessível à população e geralmente acerta seus diagnósticos. Para isso, é preciso que o médico seja qualificado e permaneça em sua comunidade. Tendo isso em vista e o fato de que, para ele, “aprender a atender é ver atender”, compreendemos por que ele aproveitou todas as oportunidades que teve para criar novas residências médicas e auxiliar na qualificação dos médicos em formação. Além dessa trajetória de grandes feitos, Grossman também é muito conhecido pelo seu senso crítico e por seus ensinamentos. Para ele, há três questões cruciais para uma boa saúde: alta qualidade dos serviços, baixo custo e fácil acesso pelas pessoas. Sabendo da dificuldade de superar esses desafios na prática, ele sugere que “se use mais a cabeça (referindo-se ao aprimoramento dos exames realizados durante a consulta) e menos a caneta (diminuir gastos com exames, remédios e internações)”. Outro legado de Grossman – marcado pelo seu bom-humor e sabedoria – é o de que a medicina também “se faz muito com a bunda”, pois, segundo ele, quem não tem tempo de sentar e ouvir o que o paciente tem a dizer devia fazer outra coisa. Ressalta também a importância de acreditar no que se ouve a fim de criar um vínculo de confiança com o paciente. Pensando nisso, podemos entender os seus “princípios”: (1) O paciente sempre tem razão; (2) O paciente sempre diz a verdade; (3) Sempre é orgânico; (4) Sempre duvide de si mesmo. Hoje, ele possui um consultório no Hospital Moinhos de Vento, onde atua como clínico geral, e é instrutor de Residência de MFC no GHC. De maneira descontraída e divertida, Carlos Grossman resume sua vida até o momento como uma surpresa boa, a qual inclusive se encontra registrada numa inscrição feita em uma placa em sua homenagem pela equipe da Unidade de Saúde Floresta que diz: “Nem você acreditava que este lance daria tão certo!”.1-5
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Avelar, Rosana Maria de, Sílvia Regina Brandão Rodrigues, Tatiana Lima dos Santos, Jorge Luis Monteiro Spinelli, Rafael Ângelo Araújo, Paulo Eduardo Santos Avila, and Daniel da Costa Torres. "PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE NEONATOS COM PNEUMONIA NA UTI DE UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA MATERNO INFANTIL DE BELÉM-PA." Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v12n3 (2020): 1–9. http://dx.doi.org/10.36692/v12n3-37.

Full text
Abstract:
Objetivo: Realizar o levantamento do perfil clínico e epidemiológico de neonatos internados com pneumonia em um hospital de referência Materno infantil de Belém-PA. Método: Foi realizado um estudo epidemiológico com delineamento transversal retrospectivo quantitativo, sobre base de dados, na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), a partir dos registros dos prontuários de neonatos internados no período de janeiro de 2016 a dezembro de 2017. Foi realizada análise descritiva simples dos dados. Resultados: Amostra constitui-se de neonatos do Gênero Masculino (67,1%) e Feminino (32,90%) Idade gestacional (34,69 ± 3,39) Massa corporal (8,82 ± 9,28) Altura/centímetros (42,7 ± 5,55) Apgar no 1º minuto (6,68 ± 2,14) Apgar no 5º minuto (8,45 ± 0,64) Tipo de parto: Cesárea (50%) e vaginal (50%) Procedência; Capital (59,5%) e Interior (40,5%). Conclusão: Estes resultados revelam as características dos neonatos internados na UTI neonatal, demonstrando uma alta frequência de internações quando relacionado ao sexo masculino, apgar, tempo de internação e baixo peso ao nascer, como os principais fatores associados à internação por pneumonia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Mattos, Raimundo César de Oliveira. "Instituições e sociabilidades: estratégias para a cidadania no oitocentos do Vale Do Paraíba Fluminense." Latin American Journal of Development 3, no. 3 (May 31, 2021): 1227–36. http://dx.doi.org/10.46814/lajdv3n3-017.

Full text
Abstract:
A obtenção da cidadania no século XIX era um alvo perseguido por não poucos. Em um país que limitava esse direito a poucos elementos, estrangeiros e elementos que não possuíam um “nome de família” valiam-se de uma série de estratégias para alcançarem uma posição relevante no aristocrático Vale do Paraíba Fluminense. No entanto, também aqueles membros da “boa sociedade” procuravam criar e manter sua imagem diante de todos. Assim sendo, lançavam mão de instituições filantrópicas, religiosas, políticas e outras para se destacarem. Em Valença, situada na província fluminense, encontram-se alguns dos mais destacados exemplos disso, como o Conde de Baependy, criador e primeiro provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, o Visconde do Rio Preto e o Comendador Manoel Antônio Esteves. Esse trabalho procurar demonstrar como agiram esses elementos, em demanda da inserção social, da cidadania e da construção da auto-imagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Maia, Bernardo Guimarães, Fábio Ribeiro Pedrozo de Paula, Gabriela Drummond Cotta, Marcos de Abreu Lima Cota, Pedro Gontijo Públio, Helena De Oliveira, and Tarcísio Araújo de Oliveira. "Perfil Clínico-Epidemiológico das Ocorrências de Traumatismo Cranioencefálico." Revista Neurociências 21, no. 1 (March 31, 2013): 43–52. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2013.v21.8204.

Full text
Abstract:
Introdução. O traumatismo cranioencefálico (TCE) constitui pro­blemática relevante na sociedade atual, com consequências que ultra­passam os limites médicos. O presente estudo tem por objetivo avaliar aspectos clínicos e epidemiológicos e fazer uma análise comparativa entre os mecanismos de trauma, lesões e o perfil de gravidade das ví­timas de trauma. Método. Trata-se de um estudo de corte transversal sobre indivíduos vítimas de TCE internados no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Barbacena entre janeiro de 2008 a janeiro de 2011. Do instrumento de coleta constataram dados de identificação, causa do trauma, presença de embriaguez, diagnóstico tomográfico, Escala de Coma de Glasgow, complicações, lesões associadas, terapêutica e tempo de internação. Resultados. Foram analisados 298 prontuários, e destes, evidenciou-se maior ocorrência de TCE no sexo masculino (79,2%) e idade média de 39,7 anos. A principal causa externa dos traumas foi a queda da própria altura (37,2%). Constatou-se clinica­mente a embriaguez em 17,7% dos pacientes. Entre os diagnósticos tomográficos foi observada maior frequência das hemorragias intracra­nianas (47,6%). Complicações evolutivas foram observadas em 30,8% dos casos. Conclusão. O perfil encontrado sugere a importância da atuação do sistema de saúde local e estadual, possibilitando a criação e implantação de estratégia de prevenção e aprimoramento no atendi­mento dos TCEs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Costruba, Deivid Aparecido. "Entre o real e o ficcional: uma análise do romance A Casa Verde (1898-1899)." Esboços: histórias em contextos globais 25, no. 40 (January 18, 2019): 335–57. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7976.2018v25n40p335.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo discutir os limites entre o real e o ficcional no romance A Casa Verde, escrito pelo casal Filinto de Almeida (1857-1945) e Julia Lopes de Almeida (1862-1934), publicado em folhetim no Jornal do Comercio, entre 1898 e 1899. O título da obra foi motivado pelo da residência dos cônjuges, situada no bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro, conhecida pela intelectualidade da época como o “Salão Verde”. Na escrita do romance foram abordados alguns temas caros aos escritores, que procuram não só examinar a imagem da mulher na sociedade daquele momento, como também o de estruturar o texto em torno de aspectos da anglofilia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Lessa Filho, José Dos Santos. "Seropidemiological study of Chlamydia trachomatis infections in blood donors from the Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 9, no. 2 (January 1, 2010): 130. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v9i2.4945.

Full text
Abstract:
<!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:TrackMoves /> <w:TrackFormatting /> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning /> <w:ValidateAgainstSchemas /> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:DoNotPromoteQF /> <w:LidThemeOther>PT-BR</w:LidThemeOther> <w:LidThemeAsian>X-NONE</w:LidThemeAsian> <w:LidThemeComplexScript>X-NONE</w:LidThemeComplexScript> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables /> <w:SnapToGridInCell /> <w:WrapTextWithPunct /> <w:UseAsianBreakRules /> <w:DontGrowAutofit /> <w:SplitPgBreakAndParaMark /> <w:DontVertAlignCellWithSp /> <w:DontBreakConstrainedForcedTables /> <w:DontVertAlignInTxbx /> <w:Word11KerningPairs /> <w:CachedColBalance /> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> <m:mathPr> <m:mathFont m:val="Cambria Math" /> <m:brkBin m:val="before" /> <m:brkBinSub m:val=" " /> <m:smallFrac m:val="off" /> <m:dispDef /> <m:lMargin m:val="0" /> <m:rMargin m:val="0" /> <m:defJc m:val="centerGroup" /> <m:wrapIndent m:val="1440" /> <m:intLim m:val="subSup" /> <m:naryLim m:val="undOvr" /> </m:mathPr></w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" DefUnhideWhenUsed="true" DefSemiHidden="true" DefQFormat="false" DefPriority="99" LatentStyleCount="267"> <w:LsdException Locked="false" Priority="0" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Normal" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="heading 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 7" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 8" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 9" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 7" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 8" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 9" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="35" QFormat="true" Name="caption" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="10" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Title" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="1" Name="Default Paragraph Font" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="11" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Subtitle" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="22" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Strong" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="20" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Emphasis" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="59" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Table Grid" /> <w:LsdException Locked="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Placeholder Text" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="1" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="No Spacing" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Revision" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="34" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="List Paragraph" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="29" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Quote" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="30" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Intense Quote" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="19" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Subtle Emphasis" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="21" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Intense Emphasis" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="31" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Subtle Reference" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="32" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Intense Reference" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="33" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Book Title" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="37" Name="Bibliography" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" QFormat="true" Name="TOC Heading" /> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><!--[if !mso]><object classid="clsid:38481807-CA0E-42D2-BF39-B33AF135CC4D" id=ieooui></object> <mce:style><! st1\:*{behavior:url(#ieooui) } --> <!--[endif]--><!--[if gte mso 10]> <mce:style><! /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} --> <!--[endif]--> <p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 0cm; line-height: normal;"><span style="font-size: 11pt; color: windowtext;" lang="EN-US">The prevalence of antibodies to <em>Chlamydia</em> <em>trachomatis</em> and epidemiological factors associate with the chlamydial infection were studied in donors of a blood bank located in Porto Alegre – RS/Brazil. In a total number of 494 blood samples, 149 (30.2%) were positive for <em>C. trachomatis</em>, 105 (28.2%) from males and 44 (36.4%) from females. The higher risk to acquire chlamydial infections was observed in 28-32-year old females with past clinical history of amniotic sac rupture and premature newborn as well as 23-27-year old males with past clinical history of gonorrhea and/or other sexually transmitted diseases (STDs).</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Melo, Daniela Oliveira de Carvalho Veríssimo e., and Dante Marcello Claramonte Gallian. "Tecendo a História da Terapia Ocupacional no Brasil: O pioneirismo de Fernanda Guerreiro." Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO 1, no. 1 (February 10, 2017): 105–18. http://dx.doi.org/10.47222/2526-3544.rbto4751.

Full text
Abstract:
Para fazer jus à memória, à sua história de vida e às suas contribuições no processo de fundação da Terapia Ocupacional, neste artigo, a narrativa de Fernanda Leal de Carvalho Guerreiro será privilegiada por meio da apresentação de sua história oral de vida. Formada pela segunda turma do Curso oferecido pelo Instituto de Reabilitação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em dezembro de 1960, Fernanda foi docente responsável pela disciplina de Trabalhos Manuais no período de janeiro de 1960 a março de 1963. Como uma das pioneiras da profissão em São Paulo, implantou o Setor de Terapia Ocupacional do Pavilhão Fernandinho Simonsen da Santa Casa de Misericórdia, além de atuar no Centro de Reabilitação Sarah Kubtsheck em Brasília e outras cidades do mundo. Como desdobramento de sua entrevista e com o objetivo de incentivar a realização de novas pesquisas de cunho historiográfico, Fernanda doou sua narrativa e parte de seu acervo pessoal ao Centro de História e Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (CeHFi-UNIFESP), aos cuidados dos autores deste artigo. Tais gestos reforçam a importância de divulgação desta narrativa aos terapeutas ocupacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

FARIAS, Maria Sinara, Keila Maria de Azevedo PONTE, Maria Gabriela Miranda FONTENELE, Francisco Elinaldo Santiago BASTOS, and José Garcia DE SOUSA. "RELAÇÃO ENTRE SINAL/SINTOMA E TEMPO PARA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE PACIENTES EM UNIDADE DE EMERGÊNCIA." Revista Brasileira de Ciências da Saúde 21, no. 3 (June 26, 2017): 255–60. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n3.27618.

Full text
Abstract:
Objetivo: Verificar a relação entre sinal/sintoma e o tempo para resolução do problema de pacientes em unidade de emergência. Material e Métodos: Pesquisa qualitativa realizada de novembro de 2014 a janeiro de 2015 com 85 pacientes hospitalizados na Emergência do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral-Ceará. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista individual e analisados a partir da Análise de Conteúdo de Minayo. Resultados: O início dos sinais/sintomas variou, desde a ocorrência no dia da hospitalização até queixas crônicas há oito meses. Quanto ao tempo entre o aparecimento dos sinais/sintomas até a chegada ao hospital, variou de meia hora até seis dias. Já o tempo da admissão no hospital à efetivação do tratamento, os relatos foram de satisfação quanto ao tempo rápido, apesar de alguns descontentamentos com a demora percebida. Conclusão: Em se tratando de cuidados em serviços de emergência, o tempo entre o início dos sinais e sintomas e a efetivação do tratamento deve ser considerado em todos os atendimentos, visto que o problema de saúde deve ser solucionado com maior brevidade possível com vistas a prevenir complicações. DESCRITORES: Emergências. Sinais e Sintomas. Tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

De Morais, Karolayne Sabrina, Arthur Henrique Resende Porto, Débora da Penha Herculano, Luana Matos Silva Araújo, Jaquelina Elvira Marques De Oliveira, Tânia Maria Delfraro Carmo, Talane Alcântara De Oliveira, and Policardo Gonçalves Da Silva. "Prevalência de sífilis em gestantes de um município mineiro no período de 2015-2020." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 4 (April 24, 2021): e7159. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e7159.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever e analisar a prevalência do diagnóstico de sífilis em gestantes, bem como seus determinantes sociais, no município de Passos/MG no período de janeiro de 2015 a junho de 2020. Métodos: Trata-se de pesquisa descritiva, retrospectiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, realizada a partir de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Foram incluídas como participantes do estudo pacientes que tenham realizado acompanhamento junto ao Programa Materno-Infantil (PROMAI) da Santa Casa de Misericórdia de Passos (SCMP). Foi executada, ainda, estratificação segundo raça, faixa etária, trimestre gestacional de diagnóstico e tratamento concomitante do parceiro. Resultados: 121 casos de sífilis gestacional (SG) foram atendidos pelo PROMAI no período em questão, sendo 89 provenientes de Passos e 32 de outros municípios da região. Foi percebido, em sua maioria, um perfil de gestantes jovens e com diagnóstico tardio, sem correlação de raça. A informação acerca do tratamento concomitante dos parceiros foi, em sua maioria, desconhecida. Conclusão: Acredita-se que esse estudo possa contribuir com a temática bem como evidenciar a necessidade de capacitações profissionais voltadas para o preenchimento adequado das fichas de notificação do SINAN, objetivando reduzir subnotificações e identificar perfis fidedignos das pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Da Costa, Samuel Silva, and Roney Ricardo Cozzer. "Religião, periferia e leitura popular da Bíblia: uma análise do documentário Santa Cruz à luz da pneumatologia pentecostal." Protestantismo em Revista 44, no. 2 (December 14, 2019): 15. http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v44i2.3604.

Full text
Abstract:
O presente artigo faz uma análise do Documentário Santa Cruz, gravado em 1999, que retrata o desenvolvimento de uma pequena igreja de matriz pentecostal que opera em Santa Cruz, uma comunidade carente do Rio de Janeiro. O Documentário, dirigido por João Moreira Salles, acompanhou durante o período de um ano o desenvolvimento da igreja "Casa de Oração Jesus é o General", e registrou diversos momentos dessa pequena comunidade eclesial. O objetivo do presente texto é observar como a interação religiosa dessas pessoas e sua relação com a Leitura Popular da Bíblia irá gerar benefícios sociais concretos em suas próprias vidas e na comunidade inteira, respondendo assim à pergunta: Qual o impacto causado por uma igreja evangélica atuante? Para tanto, estabeleceu-se um diálogo com autores como Antonio Gilberto, teólogo pentecostal, e Frei Carlos Mesters, que pesquisou extensivamente o tema da Leitura Popular da Bíblia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Hangui, Roberto Mariano Gómez, Ronaldo Elías Carnut Rêgo, Viviane Coimbra Augusto Demarchi, Flávio Daniel Saavedra Tomasich, and Adhemar M. Pacheco Jr. "Complicações pós-operatórias de colecistectomias: análise comparativa em relação ao sexo." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 31, no. 1 (February 2004): 57–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912004000100011.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar a incidência das complicações pós-operatórias das colecistectomias por via aberta e laparoscópica, em relação ao sexo. Método: Estudo retrospectivo de 1123 pacientes submetidos a colecistectomia eletiva, por via aberta ou laparoscópica, no Departamento de Cirurgia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no período de Janeiro/1997 a Janeiro/2001. Foi realizada uma avaliação comparativa das complicações pós-operatórias, relacionando os resultados com a idade, ASA, via de acesso, tempo de cirurgia, acidentes intra-operatórios, necessidade de drenagem, período de permanência hospitalar, resultado anátomo-patológico e mortalidade. RESULTADOS: Houve predominância do sexo feminino na população estudada, com 82,5% dos casos. A média de idade foi de 48,8 anos (14 a 97 ). Das operações realizadas, 693 (61,7%) foram por via laparoscópica, sendo a maior proporção de abordagens abertas no sexo masculino (p=0,0014). A taxa global de conversão foi de 2,31%, sem diferença entre os sexos, assim como a realização de procedimentos associados e a ocorrência de acidentes intra-operatórios. A duração da intervenção, a drenagem, a permanência hospitalar pós-operatória, complicações e mortalidade foram significativamente mais freqüentes entre os homens. Neste grupo, observou-se duração maior do ato operatório e permanência hospitalar pós-operatória, com significância estatística, principalmente quando se realizou o tratamento tradicional. CONCLUSÕES: O sexo masculino mostrou-se como provável fator de risco para complicações nas colecistectomias, resultando em operações prolongadas, maior período de permanência hospitalar, necessidade de drenagem mais freqüente e mortalidade elevada em relação ao sexo feminino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Romeiro, Catarina Da Silva, and Ana Beatriz Resende de Oliveira. "Análise filológica e histórica do Acervo Família Benjamin Constant." LaborHistórico 5, no. 2 (December 7, 2019): 165–212. http://dx.doi.org/10.24206/lh.v5i2.25039.

Full text
Abstract:
A pesquisa filológica realizada é uma das etapas do Projeto “Posição do sujeito e estrutura informacional da sentença na história do Português Brasileiro”, que tem como principal objetivo analisar a sintaxe da posição do sujeito. Esta etapa consiste da reunião de documentos, através de sua digitalização por meio de fotografia, transcrição e edição dos mesmos, para compor o Corpus do Laboratório de História da Língua (HistLing). Os documentos são compostos por cartas pessoais trocadas entre os familiares de Benjamin Constant da segunda metade do século XIX até o início do século XX. Essas cartas fazem parte do acervo de documentos do Fundo Família Benjamin Constant, disponibilizado pelo Museu Casa Benjamin Constant, situado no bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro e que está sob os cuidados do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Fonseca, Claudia. "Mães "abandonantes": fragmentos de uma história silenciada." Revista Estudos Feministas 20, no. 1 (April 2012): 13–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-026x2012000100002.

Full text
Abstract:
Inspirado nos relatos dos membros de uma associação brasileira de filhos adotivos, este artigo propõe rastrear pistas sobre as mulheres que deram seus filhos em adoção em meados do último século. Juntando evidências fragmentadas - nas entrevistas com os adotados, nas cartas no site da associação, nos processos jurídicos do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, nos relatórios da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, nas informações sumárias fornecidas hoje por instituições filantrópicas que acolhiam gestantes solteiras décadas atrás -, esta análise procura responder a duas perguntas levantadas pelos próprios adotados: por que eles foram dados em adoção? E por que os detalhes da adoção foram sistematicamente silenciados pelos pais adotivos, pelos intermediários e pelas autoridades estatais? O material sugere diversas possibilidades para explicar a entrega de uma criança em adoção no contexto brasileiro dos anos 1950-1970: a falta de autonomia legal e econômica das mulheres, uma moralidade sexual repressiva e a instabilidade geográfica e conjugal associada à pobreza. Ao mesmo tempo, as próprias dificuldades de encontrar informações sobre as mulheres "abandonantes" daquela época levantam hipóteses sobre as disputas institucionais (entre pais adotivos, serviços filantrópicos e juizados) que criaram um silêncio em torno desse momento da evolução da adoção legal no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Dias-Damé, Josiane L., and Juraci A. Cesar. "Disparities in Prevalence of Smoking and Smoking Cessation during Pregnancy: A Population-Based Study." BioMed Research International 2015 (2015): 1–8. http://dx.doi.org/10.1155/2015/345430.

Full text
Abstract:
Objective. To examine time trends in prevalence of smoking and smoking cessation during pregnancy by family income, maternal level of education, skin color, and age.Methods. We conducted three population-based surveys in 2007, 2010, and 2013 with newly delivered mothers living in the municipality of Rio Grande, Southern Brazil. Data were collected using questionnaires administered after delivery in all (two) maternity units in the city, at Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior Hospital and at Santa Casa de Misericórdia. Time trends were analyzed using chi-square test for linear trend.Results. Data of 7,572 women showed that the prevalence of smoking before pregnancy decreased from 28% (26.2–29.7) in 2007 to 22% (20.8–24.0) in 2013 (P<0.001). Prevalence of smoking during pregnancy decreased from 22% (20.4–23.7) in 2007 to 18% (16.6–19.5) in 2013 (P<0.001). This reduction varied across income ranging from 17% (poorest) to 35% (richest) (P<0.001). The lower the income, the higher the smoking prevalence during pregnancy. Smoking cessation was more prevalent among women of higher level of education and income.Conclusions. Smoking before and during pregnancy is still highly prevalent and the prevalence of cessation is low pointing to a need to strengthen actions targeting low-income, less educated, black pregnant women.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Paiva, Daniele Socorro de Brito Souza, Heliana Helena de Moura Nunes, Sônia Fátima da Silva Moreira, and Maria Goreth Silva Ferreira. "Pré-natal de alto risco em um serviço de referência: perfil sociodemográfico e clínico." Revista Eletrônica Acervo Saúde 11, no. 2 (December 25, 2018): e136. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e136.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever o perfil sociodemográfico e clínico de gestantes de alto risco. Métodos: Estudo transversal, retrospectivo e descritivo com abordagem quantitativa, elaborado a partir de coleta e análise de dados obtidos em prontuários de gestantes atendidas no pré-natal de alto risco da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará no período de janeiro a junho de 2016. Resultados: A análise dos 536 prontuários incluídos na pesquisa demonstrou que 79,8% das gestantes estão nas faixas etárias abrangentes dos 15 aos 34 anos, 48,3% convivem em união estável, 78% são pardas, 48,3% possuem o ensino médio, 36% são do lar, 44,4% são procedentes de Belém, 81% possuem antecedentes mórbidos familiares e 53,9% antecedentes mórbidos pessoais. Em relação ao histórico obstétrico, 32,1% são primigestas, 65,9% não tem antecedentes de abortamento e 90,1% estavam com idade gestacional inferior a 32 semanas na primeira consulta médica. As três patologias mais prevalentes encontradas nesta pesquisa foram a hipertensão arterial (15,3%), malformações fetais (9,5%) e diabetes (7,3%). Conclusões: Considerando a importância da identificação e intervenção dos fatores de risco gestacional para a redução da morbimortalidade materna e neonatal, é fundamental que pesquisas periódicas sejam realizadas para a identificação dos agravos mais prevalentes, subsidiando o planejamento de estratégias das políticas públicas. Neste estudo, as patologias mais frequentes foram a hipertensão arterial, malformações fetais e diabetes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Zubaran, Maria Angélica, and Vitor Da Silva Costa. "Biografias entrelaçadas: uma família de afrodescendentes em Porto Alegre no Pós-Abolição." Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica 3, no. 8 (September 14, 2018): 591. http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426x.2018.v3.n8.p591-605.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, analisam-se as biografias dos membros de uma família afrodescendente, os Baptista da Silva, no pós-abolição, no Rio Grande do Sul. Busca-se investigar a trajetória de vida de cada um de seus membros, do pai Major João Baptista da Silva (1858-1937) e de seus dois filhos, Felippe Baptista da Silva (1883-1923) e João Baptista da Silva Junior (1891-1920), na sociedade porto-alegrense da época. O objetivo da análise é mapear os mecanismos de inserção social desses sujeitos negros na sociedade porto-alegrense e problematizar estereótipos e preconceitos raciais atribuídos aos negros nesta época, particularmente, a imagem de anomia social das famílias negras. Inicialmente, discutem-se estudos realizados sobre biografias, nos âmbitos internacional, nacional e regional, e também a historiografia brasileira recente sobre famílias de afrodescendentes. Em termos teórico-metodológicos, trata-se de uma pesquisa documental, fundamentada teoricamente nos estudos sobre biografias, em particular, de biografias de afrodescendentes, cruzando-se várias fontes de pesquisa: os jornais O Exemplo e A Federação, Livros de Registro de óbitos, Termos de Juramento de Irmãos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, além de Registros da Cúria Metropolitana. A pesquisa demonstra o envolvimento dos membros da família Baptista da Silva no jornal de imprensa negra O Exemplo, em irmandades negras e sociedades recreativas e culturais. Os fragmentos biográficos revelam também que estabelecer laços familiares, trabalhar regularmente e educar-se eram estratégias de inclusão social que faziam parte da trajetória de vida dos afro-rio-grandenses, em Porto Alegre/RS no pós-abolição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Daher Filho, Presper F., Tercio de Campos, Laíse Kuryura, Marcos Belotto, Rodrigo Altenfelder Silva, and Adhemar M. Pacheco Júnior. "Avaliação de complicações relacionadas à CPRE em pacientes com suspeita de coledocolitíase." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 34, no. 2 (April 2007): 114–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912007000200009.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Determinar os fatores preditivos de complicações da colangio-pancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) nos doentes com suspeita diagnóstica de coledocolitíase. MÉTODO: Os dados foram coletados retrospectivamente durante o período de agosto de 1999 a janeiro 2005. Foram incluídos os doentes com suspeita diagnóstica de coledocolitíase submetidos à CPRE internados na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Os doentes com neoplasia de vias biliares ou de pâncreas foram excluídos. Foram avaliados: o sucesso do procedimento, as complicações como pancreatite, sangramento, colangite, perfuração, vômitos, hiperamilasemia e em quais situações estas complicações se desenvolveram. Os testes t de Student, Qui-quadrado e o teste exato de Fisher foram empregados para análise estatística, considerando-se p< 0,05 como significativo. RESULTADOS: Cento e setenta oito doentes foram incluídos, sendo 52 homens e 126 mulheres com média etária de 54,3 + 19,3. A CPRE confirmou o diagnóstico de coledocolitíase em 124 doentes (69,7%), obtendo sucesso no tratamento endoscópico em 92 casos (74,2%). As complicações foram detectadas em 19 doentes (10,7%), com seis casos de pancreatite aguda (3,4%), quatro (2,2%) que tiveram sangramento durante o procedimento endoscópico, dois (1,1%) doentes que desenvolveram colangite, um (0,6%) com perfuração duodenal, quatro (2,2%) com vômitos sem pancreatite e dois (1,1%) com complicações clinicas. A cateterização do ducto pancreático durante a realização do procedimento endoscópico esteve associada com o desenvolvimento de pancreatite aguda (p=0,004). CONCLUSÃO: A cateterização do pâncreas durante a CPRE constituiu um fator preditivo para o desenvolvimento de pancreatite aguda pós-CPRE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Caldeira, Marcos Vinicius Winckler, Mauro Valdir Schumacher, Elda Raquel Vargas De Oliveira, Edson Luís Piroli, and Luciano Farinha Watzlawick. "Influência de vermicomposto na produção de mudas de Pinus elliottii Engelm." Revista Acadêmica: Ciência Animal 1, no. 3 (July 15, 2003): 47. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v1i3.14943.

Full text
Abstract:
O presente estudo foi conduzido em uma casa de vegetação do Centro Tecnológico de Silvicultura do Departamento de Ciências Florestais, da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, com a espécie Pinus elliottii Engelm, no período de janeiro a abril de 1997. O presente trabalho teve com objetivo avaliar o efeito de diferentes doses de vermicomposto (0; 5,0; 10,0; 15,0 e 20,0 cm3) em tubetes com capacidade de receber aproximadamente 50 cm3 de substrato a base de solo (horizonte A (0-20 cm) da Unidade de Mapeamento São Pedro – Podzólico Vermelho Amarelo). Para correção do pH, isto é, elevar o pH a 6,0 utilizaram-se CaCO3 e MgCO3 na proporção de 2:1 (300g:150g). Constatou-se após 100 dias de desenvolvimento que as mudas responderam de maneira distinta às doses de vermicomposto e recomendam-se doses entre 10,0 (20%) e 20,0 (40%) cm3 vermicomposto para produzir mudas com bom padrão de qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Papavero, Nelson, and Dante Martins Teixeira. "Remessa de animais de Santa Catarina (1791) para a “Casa dos Pássaros” no Rio de Janeiro e para o Real Museu da Ajuda (Portugal)." Arquivos de Zoologia 44, no. 4 (December 2, 2013): 185. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7793.v44i4p185-209.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Silva, Fabiola Caroline da, Helen Cristina Bruno de Barros Falco, Fernanda Grasiele da Silva, and Paula Kossatz de Carvalho. "Retinopatia da prematuridade: fatores de risco perinatais." Semina: Ciências Biológicas e da Saúde 37, no. 1 (November 24, 2016): 3. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n1p3.

Full text
Abstract:
Resumo: Objetivo: Investigar os principais fatores de risco para o desenvolvimento da retinopatia da prematuridade (ROP) nos prematuros da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa. Métodos: Estudo retrospectivo, tipo caso controle, através da revisão de prontuários entre Janeiro/2010 à Dezembro/2014. Foram incluídas crianças com peso ao nascer ?1.500 gramas, idade gestacional ?37 semanas e, excluídos portadores de malformação congênita, não submetidos à fundoscopia e os com prontuários incompletos. Os fatores de risco foram comparados com análises uni e multivarida. Para as variáveis quantitativas foi empregado o Teste t, para as qualitativas o Teste Exato de Fisher e, após análise univariada utilizou-se regressão logística. Resultados: Foram selecionados 172 neonatos, divididos em grupos: controle com 154 (89,5%) e caso com 18 (10,5%). Os fatores estudados foram: idade gestacional, peso ao nascer, APGAR 1º e 5º minuto, uso de surfactante, tempo de oxigenoterapia, fração inspirada de oxigênio (FiO2) utilizada, icterícia, necessidade de fototerapia, desenvolvimento de broncodisplasia pulmonar, enterocolite necrotizante, hemorragia intracraniana e cirurgias. Perante a análise univariada a idade gestacional, peso ao nascer, APGAR 1º e 5º minuto, tempo de oxigenoterapia, FiO2 máxima, necessidade de surfactante, tempo de início da icterícia e nível de bilirrubina indireta apresentaram significância estatística (p<0,001). Após correção com análise multivariada não se obteve p significativo. Conclusão: A frequência da ROP encontrada foi inferior à da literatura, o estadiamento III predominou, 38,9% dos prematuros com ROP grave beneficiaram-se da fotocoagulação, confirmando que identificação, triagem e tratamento precoce dos prematuros são essenciais na prevenção da cegueira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Bernardi, Alberto C. de Campos, Silvio Roberto de Lucena Tavares, and Arthur Agelune Schmitz. "PRODUÇÃO DE MELOEIRO UTILIZANDO UM POLÍMERO HIDROFÍLICO EM DIFERENTES FREQÜÊNCIAS DE IRRIGAÇÃO EM CASA-DE-VEGETAÇÃO." IRRIGA 10, no. 1 (March 28, 2005): 82–87. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2005v10n1p82-87.

Full text
Abstract:
PRODUÇÃO DE MELOEIRO UTILIZANDO UM POLÍMERO HIDROFÍLICO EM DIFERENTES FREQÜÊNCIAS DE IRRIGAÇÃO EM CASA-DE-VEGETAÇÃO Alberto C. de Campos Bernardi1; Sílvio Roberto de Lucena Tavares1; Arthur Agelune Schmitz21 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Solos, R. Jardim Botânico, 1024, CEP: 22460-000,Rio de Janeiro – RJ, alberto@cnps.embrapa.br2Universidade Santa Úrsula, Instituto de Ciências Biológicas e Ambientais, Rio de Janeiro - RJ 1 RESUMO O uso de condicionadores do solo representa uma alternativa para aumentar a capacidade de retenção de água dos solos arenosos. Este trabalho teve o objetivo de avaliar o efeito de um polímero hidrofílico em diferentes freqüências de irrigação sobre a produção do meloeiro. Cultivou-se o melão (Cucumis melo L.) híbrido amarelo Gold Mine em um Neossolo Quartzarênico em vasos de 3 kg em casa-de-vegetação. Adotou-se um delineamento experimental em blocos ao acaso, com 3 repetições, em esquema fatorial com 4 doses do produto e 3 freqüências de irrigação. Utilizou-se um polímero hidrofílico comercial nas doses de 0; 2; 4 e 8 g por kg de solo. As freqüências de irrigação adotadas foram: diária, e com intervalos de um e dois dias. A dose ideal do polímero hidrofílico foi na faixa de 5 a 6 g por kg de solo e, a utilização esta dose possibilitou adotar-se um intervalo de 1 dia entre as irrigações. UNITERMOS: condicionador de solo, Cucumis melo. BERNARDI, A. C. C.; TAVARES, S. L. R.; SCHMITZ, A. A.MELON PRODUCTION USING A HYDROPHYLIC POLYMER UNDER DIFFERENT IRRIGATION FREQUENCY AND GREENHOUSE CONDITIONS 2 ABSTRACT The use of soil conditioners represents an alternative to increase the water holding capacity of sandy soils. This research aimed to evaluate the effect of a hydrophilic polymer at different irrigation frequencies on melon production. The melon (Cucumis melo L.) var. Gold Mine was grown on a sandy soil (Quartzpsament) in 3 kg-pots under greenhouse conditions. The experiment was carried out in a 4 x 3 randomized block factorial design. Treatments with commercial hydrophilic polymer at 0, 2, 4 and 8 g per kg of soil were used. The irrigation frequency was 3 daily irrigations and then at 1-day and 2-day intervals. Results showed that adequate level of hydrophilic polymer ranged from 5 to 6 g per kg of soil, and the use of this level allowed a 1-day irrigation interval. KEYWORDS: soil conditioner, Cucumis melo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Machado, Anarin Cassol, and Janaína Pereira Pretto Carlesso. "As Relações Familiares Na Constituição Do Sujeito Perverso." Research, Society and Development 8, no. 4 (February 25, 2019): e3184901. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i4.901.

Full text
Abstract:
Alberti, S. (2006). Perversão não é perversidade. In: Fontenele, L., Jorge, M.A., & Carvalho, D.F. Anais do Congresso Nacional de Psicanálise. A teoria da Sexualidade, 100 anos depois; Fortaleza: UFC. Bardin, L. (2006). Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa, PO: Edições 70. Bergeret, J. (2015). A personalidade normal e patológica. 3. ed. Porto Alegre. Editora Artmed.Bergeret, J. (2006). Psicopatologia: teoria e clínica. Porto Alegre: ArtMed. Birman, J. (2007). Laços e Desenlaces na Contemporaneidade. São Paulo: Jornal de Psicanálise. 47-62. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-58352007000100004Acesso: 31/12/2018. Carlesso, J.P.P. (2011). Análise da Relação entre Depressão Materna e Índices de Risco ao Desenvolvimento Infantil. (Dissertação) Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Ceccarelli, P.R. (2011). As possíveis leituras da perversão. Belo Horizonte: Estudos de Psicanálise. p. 135-148. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-34372011000300013. Acesso: 31/12/2018. Dör, J. (1990). Introdução à leitura de Lacan. O inconsciente estruturado como linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas. Freud, S. (1905/1996). Um caso de histeria. Três ensaios sobre a sexualidade e outros trabalhos. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, v. VII. Rio de Janeiro: Imago. Gil, A.C.(2009). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas. Jerusalinsky, J.(2009). A criação da criança: letra e gozo nos primórdios do psiquismo. São Paulo. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/15847. Acesso em: 31/12/2018. Laplanche, J., & Pontalis, J.P. (2001). Vocabulário de psicanálise. São Paulo: Martins Fontes. Roudinesco, E. (1998). Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar. Sequeira, C.V. (2009). Pedro e o Lobo: O criminoso perverso e a perversão social. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25(2). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-7722009000200010&script=sci_abstract&tlng=ptAcesso: 31/12/2018. Soifer, R. (1992). Psicologia da Gravidez, parto e puerpério. 6. ed. Porto Alegre: Artmed. Winnicott, D.W. (1999). Tudo começa em casa. Trad. Paulo Sandler. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes: 282p.Titulo Original: Home Is Where We Start From. Winnicott, D.W. (1990). A integração do ego no desenvolvimento da criança. In: Winnicott, D W. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas. p. 55-61. Winnicott, D.W. (1983). O Ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas. Zimerman, D.E. (2008).Vocabulário Contemporâneo de Psicanálise. Porto Alegre: Artmed. Zimerman, D.E. (2004). Fundamentos Psicanalíticos: teoria, técnica e clínica. Porto Alegre: Artmed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Farina Júnior, Marco Aurélio, Tyana Mara Ribas D'Ávila Raymundo de Oliveira, Gabriel Sartori Pacini, Thaísa Hanemann, Fernanda Lange Coelho, Mariana Oliveira Tripoli de Mattos, and Rafael Fabiano Machado Rosa. "“CARECA AMIGA”: UMA NOVA PERSPECTIVA DE TROTE NA UNIVERSIDADE." REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 9, no. 1 (April 3, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.24317/2358-0399.2018v9i1.5244.

Full text
Abstract:
Os trotes vêm passando por um processo de mudança nas universidades brasileiras, visando preservar a integridade moral e física do calouro. Por outro lado, é percebido um declínio progressivo da empatia dos estudantes durante os anos de graduação. Nesse panorama, a Liga do Câncer da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA – organizou a atividade de extensão chamada “Careca Amiga”, um evento em que os calouros têm seus cabelos raspados por pacientes oncológicos pediátricos do Hospital da Criança Santo Antônio (Irmandade Santa Casa da Misericórdia de Porto Alegre) e realizam a doação de seus cabelos para confecção de perucas. Participam do evento o Centro Acadêmico XXII de Março da Medicina da UFCSPA (organização), a ONG Doutorzinhos (que utiliza a figura do palhaço e da arte cênica para animar os pacientes), a ONG Cabelaço (na coleta e distribuição dos cabelos dos estudantes) e cabelereiros voluntários (para auxiliar as crianças no corte dos cabelos). Em 2017, o evento alcançou sua 3ª edição e contou com 14 calouros. Ao todo, já foram mais de 39 estudantes que participaram ativamente do evento e várias mechas de cabelo cedidas para a confecção de perucas. Mais do que os números, esse encontro visa desmistificar o estigma da careca e ser um momento de transição de etapas: passar no vestibular e lutar contra um câncer. Além disso, a conexão criada entre estudantes e pacientes permite cultivar a empatia e fortalece a mudança no estilo do trote nas universidades brasileiras. Palavras-chave: Trote Solidário, Corte de Cabelos, Perucas, Empatia, Extensão Universitária “Careca Amiga”: a new perspective in the university trot Abstract: Freshman pranks are undergoing a process of change in Brazilian universities, aimed at preserving the moral and physical integrity of the freshman student. On the other hand, is perceived decline in student empathy during undergraduate years. In this scenario, the academic society of cancer (Liga do Câncer) of the Federal University of Health Sciences of Porto Alegre – UFCSPA (Porto Alegre, Rio Grande do Sul State, Brazil) organize an extension activity called “Careca Amiga”, an event which freshmen have their hair shaved by oncology pediatric patients of Hospital of Children Santo Antônio (Irmandade Santa Casa da Misericórdia of Porto Alegre) and perform the donation of their hair for the creation of wigs. Attending the event are the Academic Center of Medicine of the University, the Doutorzinhos NGO (with uses the clown figure and scenic art to animate patients), the Cabelaço NGO (in the collection and distribution of student’s hair) and volunteer hairdressers (to help children cut the hair). In 2017, the event reached your third edition and count with 14 freshmen. In all, 39 students have attended the event and several strands of hair were donated to make wigs. More than a number, this meeting aims to desmystify the stigma of bald and being a moment of step transition: pass in the entrance exam and fight against a cancer. Also, the connection between students and patient lets cultivate empathy and reiterates the chance the style of pranks in Brazilian universities. Keywords: Solidary Trot, Haircut, Wig, Empathy, University Extension Careca Amiga”: una nueva perspectiva del trote en la universidad Resumen: Las bromas de estudiante del primer año vienen atravesando un proceso de cambio en las universidades brasileñas, con el intuito de preservar la integridad moral y física del estudiante. Sin embargo, es percibida una disminución progresiva de la empatía de los estudiantes durante los años de la graduación. En este panorama, a sociedad académica del cáncer de la Universidad Federal de Ciencias de la Salud de Porto Alegre – UFCSPA (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil) organizó la actividad de extensión llamada “Careca Amiga”, evento en el que estudiantes del primer año tiene su cabello raspado por pacientes oncológicos pediátricos del Hospital de los niños Santo Antonio (Irmandade Santa Casa de Misericordia de Porto Alegre) y realizan la donación de su cabello para la confección de pelucas. Participan del evento Centro Académico de Medicina, ONG Doutorzinhos (utilizan la figura del payazo y artes escénicas para alegrar a los pacientes), ONG Cabelaço (en la colecta y distribución del cabello) y peluqueros voluntarios (para auxiliar los niños en los cortes de cabello). En 2017, el evento alcanzó su tercera edición y conto con 14 estudiantes del primer año. En el total, ya fueron más de 39 estudiantes que participaron activamente del evento. Más que números, ese encuentro visa desmitificar el estigma de la calva y ser un momento de transición de etapas: ingresar en la universidad y luchar contra un cáncer. Más allá de eso, la conexión creada entre estudiante y paciente permite cultivar la empatía y fortalece el cambio en el estilo de la broma en las universidades brasileñas. Palabras-clave: Broma solidaria, Corte de Cabello, Pelucas, Empatía, Extensión Universitaria
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Magalhães, Carlos Augusto. "Jeitos do deambular, sentidos do contemplar: da rua e da janela em narrativas de Aníbal Machado." O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira 26, no. 2 (August 25, 2017): 343–63. http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.26.2.343-363.

Full text
Abstract:
A janela e a rua constituem-se como imagens que, nos primórdios da modernidade, tornaram-se matrizes recorrentes nas artes e na literatura, e cujas representações tematizam a pujança da cidade moderna (GOMES, 2002). Na literatura brasileira, as duas imagens comparecem, respectivamente, nas narrativas “O telegrama de Ataxerxes” e “Viagem aos seios de Duília”, de Aníbal Machado. No primeiro conto, o fantasioso Ataxerxes apresenta-se como certo tipo de flâneur, entusiasta e deslumbrado ante o espetáculo e a vitalidade das ruas do Rio de Janeiro, em cuja pulsação e energia ele, ardentemente, deseja se imiscuir. No segundo conto, José Maria observa a capital federal a partir da janela da própria casa, em Santa Teresa. A aposentadoria é a oportunidade de o melancólico funcionário público fazer um balanço de vida e constatar o vazio da própria trajetória. A janela de onde José Maria vê a cidade lá embaixo seria uma metáfora da experiência melancólica identificada com a postura de contemplação da vida, em lugar da efetiva inserção nela. Há um elo com o passado e com uma cidadezinha de Minas Gerais, tempo-espaço de uma experiência fetichista envolvendo os seios de Duília. O retorno ao lugarejo em busca do passado e de Duília se apresenta como um grande equívoco. A dificuldade em lidar com o tempo se reflete também no descompasso entre a experiência do tempo biológico e a do tempo existencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Medeiros, Filipe Rolim, Maria Mirelle Ferreira Leite Barbosa, Daniela Matos Carneiro, Inêz Gabrielle Duarte Sousa, Francisco Davi Gomes Araújo, Flaviana Ferreira de Oliveira, and Millene Ivania Ferreira Leite Barbosa. "PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS INTERNAÇÕES POR NEOPLASIAS MALIGNAS DA PRÓSTATA NO CEARÁ EM 2017." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, no. 40 (March 10, 2018): 18. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1071.

Full text
Abstract:
Introdução: O câncer de próstata é o quinto tumor maligno mais frequente no mundo. As taxas de incidência e de mortalidade por câncer de próstata variam grandemente entre os diferentes países, possivelmente em decorrência de fatores ambientais e das variações na probabilidade de eventos genéticos necessários para a progressão do tumor. O elevado número de internamentos por neoplasias malignas da próstata sugere ser reflexo da maior expectativa de vida da população masculina. No Brasil, a incidência dessa afecção tem aumentado consideravelmente. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer prostático é o mais frequente em todas as regiões. Objetivo: Caracterizar o perfil epidemiológico das internações dos pacientes com neoplasia maligna da próstata no Ceará durante o ano de 2017. Método: Trata-se de um estudo descritivo e analítico, de caráter retrospectivo, baseado em dados secundários do Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Entre janeiro e dezembro de 2017, foi contabilizado o número de internamentos por neoplasia maligna da próstata no Ceará, analisando a prevalência entre regiões macrorregiões de saúde assim como as variáveis raça/cor, faixa etária, caráter dos atendimentos e estabelecimento. Resultados: O Ceará apresentou um total de 1023 internamentos registrados por câncer de próstata no ano de 2017. Em relação às macrorregiões de saúde, há um predomínio do número de internamentos realizados em Fortaleza (82,01%), seguido por Sobral (8,60%), Cariri (7,42%), Litoral Leste (1,27%) e, por fim, Sertão Central (0,68%). Quanto à raça/cor, mais de 75% das vítimas são pardas entre 60 a 69 anos (40,17%). Analisando o estabelecimento de internação, o Instituto do Câncer do Ceará teve o maior índice (44,09%), seguido pelo Hospital Cura DARS (21,13%) e pela Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza (17,80%). Das internações realizadas, 71,70% foram eletivas e 28,30% em caráter de urgência. Conclusão: Foi possível observar no estudo realizado que o Ceará acompanha a alta taxa de prevalência do país. O principal perfil epidemiológico das vítimas, corroborando com a literatura, foi idoso, pardo, principalmente das regiões litorâneas do Ceará. Logo, esses indivíduos merecem investimento da sociedade para que as internações e complicações da neoplasia sejam minimizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Giovana Cabral, Carla. "As mulheres nas escolas de engenharia brasileiras: história, educação e futuro." Cadernos de Gênero e Tecnologia 1, no. 4 (December 1, 2005): 9. http://dx.doi.org/10.3895/cgh.v1n4.6139.

Full text
Abstract:
Historicamente, as mulheres foram afastadas do círculo criativo e líder da produção científica e tecnológica. Isso limitou sua atuação fora da esfera privada da casa e foi, séculos após séculos, evidenciado pela sua ausência e condução em carreiras como física, química, biologia, matemática e engenharia. O acesso das mulheres à leitura e à escrita, algo que começou em meados do século XVII, foi mudando seu lugar nas sociedades e, por conseqüência, sua participação em carreiras científicas e tecnológicas. Hoje, não há restrições aparentes para o seu acesso aos sistemas educacionais, mas ergue-se urna série de outras barreiras que restringem que participe mais da produção do conhecimento cientifico e tecnológico, hierárquica e territorialmente, num universo ainda predominantemente masculino de pesquisa e ensino. Embora tenha crescido o número de mulheres nos cursos de engenharia nos últimos anos, a média de professoras e pesquisadoras, em áreas como engenharia e ciência da computação, segundo o último censo do CNPq, é de 25%. Trabalhos realizados na Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina, por exemplo, pesquisam a presença feminina na engenharia nos séculos XX e XXI, recuperam a história das pioneiras e investigam questões sóciohistóricas e epistemológicas. Corno uma maior participação das mulheres na engenharia poderia contribuir para a construção de uma tecnologia mais voltada ao bem-estar das pessoas e uma educação tecnológica crítica que melhor prepare os engenheiros para os desafios contemporâneos?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography