To see the other types of publications on this topic, follow the link: São bento.

Journal articles on the topic 'São bento'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'São bento.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Pontes, Jorge Antônio Lourenço, Márcia Cristina Moraes Giannini, Flávio Augusto Pereira Mello, Ana Angélica Monteiro de Barros, Davi Nepomuceno da Silva, and Pedro Ricardo Barros Marques. "LAGOA DO SÃO BENTO." Anais do Uso Público em Unidades de Conservação 8, no. 13 (December 31, 2020): 11–26. http://dx.doi.org/10.47977/2318-2148.2020.v8n13p11.

Full text
Abstract:
A Lagoa de São Bento com seus 6,9 ha é o resquício de um antigo alagado que cobria boa parte da restinga de Itaipuaçu, Maricá, estado do Rio de Janeiro. Apesar da urbanização do entorno, a área abriga uma elevada riqueza de espécies da fauna e flora, algumas ameaçadas de extinção. A Lagoa presta serviços ecossistêmicos que representam economia de verbas públicas, além de ser local usado em pesquisas e com potencial turístico, mas sofre diversos impactos pela falta de divulgação, proteção e não recebe a devida atenção do governo municipal. Devido as suas características ecológicas, importância econômica e socioambiental regional, propomos sua transformação em uma unidade de conservação da natureza como refúgio de vida silvestre municipal, juntamente com elementos necessários para sua conservação, manejo inicial, ecoturismo e infraestrutura verde do entorno. Desta forma, associamos a preservação da Lagoa do São Bento com o desenvolvimento urbano sustentável regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cosendey, Lucas Andrade Neves Dutra. "Restauração da Capela de São Bento em Bento Rodrigues." Revista da Universidade Federal de Minas Gerais 27, no. 2 (October 1, 2021): 670–91. http://dx.doi.org/10.35699/2316-770x.2020.21480.

Full text
Abstract:
Tomando como ponto de partida a catástrofe resultante do rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), no ano de 2015, o artigo propõe uma discussão conceitual sobre o trato das ruínas da Capela de São Bento, em Bento Rodrigues (MG), no âmbito da conservação e do restauro arquitetônico. Apostando no potencial inerente às situações limítrofes para tensionar as estruturas do pensamento hegemônico, discute-se, em primeiro lugar, a adequação da teoria de Cesare Brandi para o trato da questão. Num segundo momento, propõe-se ampliar a perspectiva ontológica da ruína, vista em Brandi, na direção de uma hontologia, como definido pelo desconstrutivista Jacques Derrida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Luciano Bernardino da. "Da Luz à São Bento." Revista ARA 8, no. 8 (May 25, 2020): 99–110. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v8i8p99-110.

Full text
Abstract:
Neste ensaio, texto e fotografias se articulam procurando problematizar a relação perceptiva e sensível que se instaura nas metrópoles contemporâneas. Nos fluxos humanos diários diferentes intercâmbios se estabelecem entre imagens, memória e esquecimento. A própria experimentação fotográfica torna-se, de modo ambíguo, uma tentativa de aproximação destes fenômenos e um modo circunstancial de registro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Alcântara, Maria de Lourdes. "Dietário dos negros de São Bento." Revista de Antropologia 34 (December 30, 1991): 227–28. http://dx.doi.org/10.11606/2179-0892.ra.1991.111305.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Aio, Michelle de Abreu, and Elisângela Liberatti. "Questionando a funcionalidade das traduções do Chico Bento para o inglês." Domínios de Lingu@gem 5, no. 3 (April 9, 2012): 38–51. http://dx.doi.org/10.14393/dl11-v5n3a2011-4.

Full text
Abstract:
As Histórias em Quadrinhos (HQs) de Chico Bento, da autoria de Maurício de Souza, representam o suposto típico caipira brasileiro, sendo que as figuras e as falas dos personagens são uma tentativa de representação do cenário caipira dessas histórias. As HQs de Maurício de Souza são traduzidas para 50 idiomas diferentes e publicadas em mais de 120 países, mas, quando se trata de HQs do Chico Bento, o panorama é outro: existem apenas três traduções publicadas em língua inglesa, talvez pelo fato de o texto do Chico Bento ser carregado de variações linguísticas do português brasileiro não padrão e apresentar fatores culturalmente marcados. Dentro desse contexto, o presente artigo propõe uma análise funcionalista de alguns quadros de três HQs do Chico Bento traduzidos para o inglês, à luz da proposta de Nord (1991), a fim de analisar se as escolhas tradutórias são pertinentes ao propósito a que foram atribuídas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Medeiros, Raimundo Mainar de, Fernando Cartaxo Rolim Neto, Wagner Rodolfo de Araújo, Luciano Marcelo Falle Saboya, Romildo Morant de Holanda, and Manoel Vieira de França. "Aptidão climática do milho em São Bento do Una - PE como suporte alimentar a avicultura." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 24, 2020): e50991110136. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10136.

Full text
Abstract:
São Bento do Una - PE é o maior produtor de ovos do nordeste e o quarto do Brasil, segundo informações da Associação Avícola de Pernambuco. Na base da ração avícola temos o milho e a soja, grãos que têm apresentado alta de preço, impactando diretamente no custo de produção. Visando sua autossuficiência na produção de milho, o avicultor poderia tentar produzir este componente, para tanto é imprescindível o conhecimento do clima regional, para tomada de decisão de plantio e do adequado manejo a ser aplicada a cultura. Em razão disso, objetivou-se determinar a aptidão e o zoneamento climático para milho, identificando seu potencial produtivo em São Bento do Una (PE), como suporte alimentar a avicultura. Os dados pluviais e térmicos correspondem aos anos de 1920 a 2019, foram obtidos da Agencia Pernambucana de Água e Clima. Utilizaram-se os critérios de classificação de aptidão propostos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola, para classificar a área estudada. São Bento do Una tem aptidão moderada para o plantio do milho. São Bento do Una registra aptidão moderada para o plantio do milho. Como o Iv foi de 36 e há DEF na maior parte do ano, o plantio irrigado deve ser incentivado, bem como o uso de cultivares precoces, visando aproveitar o período de chuvas, tornando obrigatória a irrigação da cultura, sendo uma estratégia de diminuição de risco de produção para o milho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Magalhães, Rafael Marques Ferreira Barbosa, and Alícia Duhá Lose. "SISTEMA DE ABREVIATURAS NO CÓDICE 132 DO ARQUIVO DO MOSTEIRO DE SÃO BENTO DA BAHIA." Revista de Estudos de Cultura 3, no. 03 (December 31, 2017): 35–50. http://dx.doi.org/10.32748/revec.v3i03.8477.

Full text
Abstract:
As abreviaturas são consideradas por diversos autores como uma das principaisdificuldades para a leitura e transcrição de documentos antigos, sendo tema dediversos trabalhos e sendo tratada pela maioria absoluta dos manuais de Paleografia. A abreviação consiste em representar uma palavra de forma encurtada, seja removendo elementos de seu interior ou utilizando de sinais e elementos gráficos para a representar ou substituir. O Códice 132 do Arquivo do Mosteiro de São Bento da Bahia é um manuscrito do século XVIII, adquirido em Portugal e doado ao Mosteiro de São Bento da Bahia por Cláudio de Britto Reis, advogado baiano autor de diversos livros sobre o Marquês de Pombal; o manuscrito apresenta com riqueza de detalhes questões relacionadas à ascensão política de Sebastião José de Carvalho e Mello, a administração do Império Português e aos feitos que se tornaram conhecidos como as Reformas Pombalinas. Mediante a riqueza de abreviaturas presentes nesse documento, foi feita a identificação e a classificação de todas as abreviaturas de acordo com a proposta de Maurice Prou.Palavras-chave: Abreviaturas. Sistema de abreviaturas. Códice 132 do Arquivo do Mosteiro de São Bento da Bahia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Moura, Alexandre Pinho de, Geraldo Andrade Carvalho, Olinto Lasmar, Valéria Fonseca Moscardini, and Denise Tourino Rezende. "Efeitos da aplicação de agrotóxicos utilizados na produção integrada de maçã sobre pupas de Chrysoperla externa." Ciência Rural 39, no. 8 (September 11, 2009): 2285–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009005000182.

Full text
Abstract:
Devido à grande importância de Chrysoperla externa (Neuroptera: Chrysopidae) como agente de controle biológico de artrópodes-praga na cultura da macieira no Brasil, avaliaram-se os efeitos dos agrotóxicos (g i.a. L-1) abamectina (0,02), carbaril (1,73), enxofre (4,80), fenitrotiona (0,75), metidationa (0,40) e triclorfom (1,50) em pupas desse predador, oriundas de Bento Gonçalves e Vacaria, Rio Grande do Sul, bem como sobre o desenvolvimento dos adultos obtidos e sua reprodução. A aplicação dos compostos e de água destilada (testemunha) foi realizada sobre as pupas utilizando-se torre de Potter. Carbaril e triclorfom causaram mortalidade significativa de pupas tratadas de ambas as populações. Abamectina somente causou mortalidade de pupas oriundas de Vacaria; enxofre, fenitrotiona e metidationa mostraram-se inócuos ao predador. Não foram constatadas reduções no número de ovos depositados por C. externa de Bento Gonçalves; entretanto, fenitrotiona causou reduções nessa característica biológica de fêmeas provenientes de Vacaria. Apenas carbaril e abamectina não afetaram negativamente a viabilidade dos ovos depositados por C. externa oriundas de pupas tratadas, provenientes de Bento Gonçalves e Vacaria, respectivamente. Baseando-se no efeito total (E), enxofre, fenitrotiona e metidationa são inócuos, enquanto abamectina, carbaril e triclorfom são levemente prejudiciais a insetos oriundos de Bento Gonçalves. Abamectina e enxofre são inócuos a indivíduos de Vacaria, enquanto carbaril, fenitrotiona, metidationa e triclorfom são levemente prejudiciais, conforme classificação da IOBC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Anjos, Ideylson Dos. "Bioética e Pesquisa em seres humanos." Revista de Cultura Teológica. ISSN (impresso) 0104-0529 (eletrônico) 2317-4307, no. 75 (June 10, 2013): 133. http://dx.doi.org/10.19176/rct.v0i75.15331.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Raimundo Mainar de Medeiros, Manoel Vieira de França, Victor Casimiro Piscoya, Romildo Morant de Holanda, Moacyr Cunha Filho, Alex Morais de Souza, and Wagner Rodolfo de Araújo. "Decadal precipitation in São Bento Una – Pernambuco, Brazil." International Journal of Science and Research Archive 7, no. 1 (September 30, 2022): 078–89. http://dx.doi.org/10.30574/ijsra.2022.7.1.0191.

Full text
Abstract:
The objective is to carry out an analysis of decadal precipitation and its historical comparisons for the municipality of São Bento do Una in the period 1920-2018, which will possibly contribute to the decisions of sectors such as socioeconomic, agriculture, poultry, irrigation, energy production, resources water resources and agricultural technicians and decision makers in the event of extreme winds that may occur. The rainfall data were acquired from the Superintendence of the Development of the Northeast and from the Pernambucana Water and Climate Agency, between the years 1920 to 2016. The statistical simplified calculations were used to define, mean, standard deviation, coefficient of variance, maximum and minimum absolute values ​​occurred, the rainy and dry seasons were defined. The rains registered between decades did not cause great inconvenience to the population, the local economy, except in months where the summer period was extended. The irregularities that occurred in the rainfall in the 1930-1939 decades; 1950-1959 and 2010-2018 were the most prominent in the contributions to livestock farmers for the production of survival agriculture, poultry and water storage in small, medium weirs and cisterns.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Oliveira Fonseca, Gustavo. "A implementação eclesiástica e o desenvolvimento urbano da vila de São Bento do Tamanduá, Minas Gerais (1757-1825)." Faces de Clio 3, no. 5 (June 5, 2019): 164–84. http://dx.doi.org/10.34019/2359-4489.2017.v3.26648.

Full text
Abstract:
O artigo apresentado busca compreender o desenvolvimento da malha urbana da vila de São Bento do Tamanduá (atual Itapecerica, Minas Gerais), nos anos iniciais de sua fundação, na transição do século XVIII para o século XIX. Para isso, utiliza-se como foco de análise o processo de implementação eclesiástica ocorrido através da criação da paróquia de São Bento, da criação de associações devocionais leigas e da construção de templos religiosos. A estrutura eclesiástica é assim compreendida como indicativo da dinâmica social ocorrida na fundação das antigas vilas mineiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Maribondo Barboza, Leila. "A montagem do painel e a montagem de si: corporeidades e sociabilidades de artistas plásticos em Feira de Artesanatos." Revista Ensaios 8 (December 26, 2015): 117. http://dx.doi.org/10.22409/re.v8i0.1760.

Full text
Abstract:
O pesquisa apresentada consiste na exploração de um aspecto desenvolvido na dissertação de mestrado “Formas de sociabilidade e constituição de identidades de artistas plásticos da Feira de Artesanatos do Campo de São Bento”, defendida em 2013, pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense. A metodologia da pesquisa se baseou na etnografia, somado à análise dos relatos orais e histórias de vida das pessoas que compõem a Feira de Artesanatos do Campo de São Bento, sobretudo dos artistas plásticos. Teve como objetivo explorar as possíveis relações e interseções entre o fazer das artes plásticas e o fazer do artista plástico, a fim de perceber suas constituições de identidades e formas de sociabilidades no espaço da venda: a Feira de Artesanato do Campo de São Bento. A feira acontece no bairro de Icaraí, Zona Sul da cidade de Niterói (RJ), de 9 horas às 15 horas nos finais de semana e feriados. Na busca por explorar os símbolos e códigos compartilhados pelos grupos sociais, o estudo visou perceber como são tecidas as interações, as pessoas e objetos, e como os últimos podem agenciar discursos valorando determinadas formas ditas como “artísticas” e outras como “não-artísticas”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Dassie, Bruno Alves, Letícia Maria Ferreira da Costa, and João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho. "As primeiras experiências do movimento da matemática moderna no colégio de São Bento do Rio de Janeiro." Revista HISTEDBR On-line 14, no. 60 (April 18, 2015): 363. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640566.

Full text
Abstract:
Apresentam-se resultados da pesquisa sobre as primeiras experiências do Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. A partir de 1968, o Colégio de São Bento do Rio de Janeiro adotou como metodologia de ensino da disciplina Matemática a desenvolvida por George Papy. Notou-se que o colégio aderiu às propostas de Papy obtendo resultados positivos por mais de três décadas. A análise dessa experiência é feita sobretudo a partir de um considerável acervo escolar datado da década de 1970. Descrevem-se os conteúdos abordados pelo colégio, bem como a análise de como se deu o movimento no colégio – sua implantação, suas dificuldades e justificativas apresentadas pelo introdutor de Papy no colégio, Dom Ireneu Penna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Lira, Maria Gabriela Sampaio, Guilherme Silva Miranda, João Gustavo Mendes Rodrigues, Ranielly Araújo Nogueira, Gleycka Cristine Carvalho Gomes, Lorrane Gabrielle Cantanhêde, and Nêuton Silva-Souza. "ASPECTOS BIOLÓGICOS DE Holochilus sp., HOSPEDEIRO NATURAL DA ESQUISTOSSOMOSE." Ciência Animal Brasileira 17, no. 1 (March 2016): 143–53. http://dx.doi.org/10.1590/1089-6891v17i137093.

Full text
Abstract:
Resumo Neste estudo objetivou-se analisar os aspectos reprodutivos (período estacional e quantidade de embriões) e a positividade para S. mansoni em roedores do gênero Holochilus, no município de São Bento - MA. Para isso, foram realizadas capturas mensais de até 10 roedores Holochilus sp., aleatoriamente quanto ao sexo, anotando-se o período estacional do município de São Bento nos meses de captura. Em laboratório, os roedores tiveram as fezes analisadas quanto à positividade para S. mansoni pelo método Kato-Katz. Após a análise, os animais foram anestesiados para a obtenção do comprimento total, peso corporal e determinação do sexo. Nas fêmeas, foi realizada a incisão da porção ventral do corpo, para a verificação da presença de embriões e contagem dos mesmos. Dentre os roedores capturados, ocorreu dominância de machos em quase todos os meses e eles tenderam a ser mais pesados e apresentaram maior porte que as fêmeas. Os animais mostraram elevado potencial reprodutivo. A positividade para S. mansoni e a reprodução dos Holochilus sp. foram maiores no período chuvoso de São Bento. Quanto ao número de embriões, constatou-se que, no período chuvoso, foram encontrados em maior quantidade por fêmea. Em suma, a intensa atividade reprodutiva juntamente à suscetibilidade para S. mansoni apresentada pelos roedores são fatores que ajudam na manutenção e agravam a esquistossomose na Baixada Maranhense.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Eggert-Steindel, Gisela, and Caroline Santos de Cisne. "A sociedade literária São Bento (SC): uma base institucional de leitura na Serra do Planalto Norte de Santa Catarina." Perspectivas em Ciência da Informação 17, no. 1 (March 2012): 251–64. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362012000100014.

Full text
Abstract:
Apresenta resultados da pesquisa que objetivou responder de que modo a comunidade de São Bento do Sul (SC), conformou uma instituição de leitura ao longo do tempo. Trata-se de um trabalho pautado na abordagem da História Cultural, atentando para autores como Roger Chartier, Sandra Jatahy, entre outros. Como fonte de estudo, analisou-se documentos institucionais, impressos (jornais) e depoimentos orais. As fontes impressas analisadas mostram pouca visibilidade da Sociedade Literária São Bento, no entanto, as fontes orais (como os recolhidos do tesoureiro e da bibliotecária de ofício) revelaram a tenacidade das diferentes diretorias e seu esforço junto à comunidade local, para manter abertas as portas para o futuro dessa instituição de leitura no Planalto Norte do Estado de Santa Catarina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Oliveira, Ellen Cristina dos Santos, and Orlando Caldeira de Farias Junior. "Solidariedade e devoção." Último Andar 24, no. 38 (December 27, 2021): 48–67. http://dx.doi.org/10.23925/ua.v24i38.55819.

Full text
Abstract:
Pretendemos criar um diálogo entre religiosidade e a pandemia, fazendo um recorte no trecho do Caminho da Fé que abrange o município de Estiva, localizado no Sul de Minas Gerais entre a Capela de São Bento e a Capela da Santa Cruz, conhecida como a capelinha da troca. Em tempos de pandemia, retornar a essa atividade de peregrinação tendo apoio solidário de um voluntário, Luiz Carlos Marques Júnior, torna-se uma égide quando o desafio se torna árduo para quem peregrina. Essa guarida será debatida acerca da História Religiosa ligada a devoção de São Bento e a Geografia da Religião, analisando a paisagem acerca do sagrado juntamente com a as palavras do voluntário, que nos concedeu gentilmente uma entrevista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Hanisch, A. L., S. C. S. Pessette, L. L. Schmitt, A. Bavaresco, and J. A. Fonseca. "Persistência de plantas medicinais em sistemas agroflorestais no município de São Bento do Sul, SC, Brasil." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 15, no. 4 suppl 1 (2013): 774–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-05722013000500019.

Full text
Abstract:
No final da década de 90, a comunidade de Rio Natal, no município de São Bento do Sul, SC, passou a fazer parte de uma Área de Preservação Ambiental e desde então, muitas áreas de cultivo, paulatinamente, estão retomando o processo de formação florestal. Neste cenário, foi sugerido pela comunidade, a possibilidade de cultivo de plantas medicinais adaptadas às condições de sombreamento. Em atendimento a essa demanda foi realizada uma pesquisa participativa na comunidade, de 2005 a 2008, onde foram avaliadas 14 espécies de plantas medicinais com potencial de mercado, cultivadas em áreas sombreadas, em três propriedades familiares. Foram avaliados: taxa de sobrevivência das espécies, incidência de doenças e pragas, teor de massa seca e altura das plantas. Apresentaram persistência ao cultivo em áreas sombreadas as espécies: Curcuma longa L. (açafrão-da-índia); Arctium lappa L. (bardana); Pfaffia glomerata (Spreng) Pedersen (fáfia ou ginseng-brasileiro); Mikania glomerata Sprengel (guaco); Alternanthera brasiliana L. Kuntze (penicilina); Pogostemon cablin (Blanco) Benth (patchuli) e Maytenus ilicifolia Mart. Ex Reissek (espinheira-santa).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Campos, Helcio Ribeiro. "A RENOVAÇÃO URBANA DO CENTRO DE SÃO PAULO E O LARGO DE SÃO BENTO." GEOUSP: Espaço e Tempo (Online), no. 32 (December 30, 2012): 40. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2012.74281.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Lopes, Sâmia Marília Câmara, Cleverson Danrley Cruz Dias, and Hellen José Daiane Alves Reis. "Aspectos descritivos da caça de jaçanã (Porphyrio martinicus) em São Ben-to, região da Amazônia maranhense." Journal of Biotechnology and Biodiversity 11, no. 3 (September 1, 2023): 124–34. http://dx.doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v11n3.16683.

Full text
Abstract:
No Maranhão, a caça de jaçanã, Porphyrio martinicus, tem intenso registro e ocorre em área de grande importância ambiental, a Baixada Maranhense. O objetivo da pesquisa é descrever a caça que ocorre em São Bento, Maranhão, Brasil, apontando as principais técnicas utilizadas e possíveis prejuízos ecológicos a ave e ao ambiente. A pesquisa é de abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e construção de rede de contatos baseada em Snowball Sampling e análise de Bardin. Ao todo foram entrevistados 18 caçadores de um povoado no município de São Bento. Os dados demonstraram que dentre as técnicas de captura e aproximação, a mais utilizada foi a espingarda de calibre 36, que permite abater de 10 a 50 aves por caça e na área de estudo ocorre tanto a caça predatória, quanto de subsistência. Os dados descrevem a atividade de caça predatória e são preliminares ao desenvolvimento de uma caça de caráter sustentável e sensibilização dos praticantes por meio da educação ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Álvares Corrêa, Marcelo Oswaldo. "AUGUSTO DE ESCRAGNOLLE TAUNAY – (1912-2000)." Revista do Instituto Adolfo Lutz 60, no. 2 (May 5, 2021): ix—xii. http://dx.doi.org/10.53393/rial.2001.60.35997.

Full text
Abstract:
Augusto de Escragnolle Taunay, filho do Dr. Afonso Escragnolle Taunay e de dona Sara de Souza Queiroz Taunay, nascido aos 19 de julho de 1912 em São Paulo, capital, teve sua formação escolar primária e secundária no Ginásio São Bento para a seguir cursar a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo onde se formou em 1936.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Medeiros, Raimundo Mainar de, Manoel Vieira de França, Luciano Marcelo Fallé Saboya, Romildo Morant de Holanda, Fernando Cartaxo Rolim Neto, and Wagner Rodolfo de Araújo. "Análise estatística das precipitações de Serra Talhada e São Bento do Una – Pernambuco, Brasil." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 18, 2020): e3909119954. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9954.

Full text
Abstract:
Tem-se como objetivo estudar e analisar as flutuações pluviais mensais e interanual para São Bento do Una e Serra Talhada entre (1920 a 2017) acoplada as técnicas das análises frequenciais e da estatística. Em São Bento do Una as chuvas se concentram entre dezembro a julho, com variações expressivas, observadas em cada mês, com meses e ano com zero de chuvas ou próximo disso, para 70,41% dos casos (69 anos) registrou-se precipitações inferiores a setecentos mm. Em Serra Talhada as chuvas se concentraram em dezembro a maio, com oscilações significativas com 82,65% dos casos (81 anos) apresentaram chuvas abaixo dos oitocentos mm. As oscilações climáticas pluviais foram identificadas com irregularidade e com concentração em alguns dias do ano de extremos pluviais, causando contratempos à população. A disponibilidade hídrica repercute em todas as atividades econômicas, para a convivência das situações ocasionadas por eventos climáticos extremos, ocasionados pelas variabilidades nas áreas estudadas, é indispensável a informação do comportamento pluvial, incorporado aos recursos naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Ribeiro de Lima, Jean Carlos. "Cotidiano e redes de sociabilidades no Assentamento São Bento, Heitoraí/Go (1996-2019)." Ateliê Geográfico 14, no. 2 (August 7, 2020): 208–23. http://dx.doi.org/10.5216/ag.v14i2.63128.

Full text
Abstract:
As redes de sociabilidades constituem-se a partir de relações subjetivas entre diferentes sujeitos e em múltiplos espaços sociais. Tais relações, que primam pela subjetividade, apresentam-se sob inúmeras formas, tais como, por meio do apoio mútuo, da cooperação, do associativismo e da reciprocidade. Dessa forma, objetivamos com este estudo analisar as redes de sociabilidades existentes no cotidiano dos assentados do São Bento, por meio das trajetórias de vida, de suas experiências tanto individuais, quanto coletivas e as vivências adquiridas. A discussão está fundamentada em revisão bibliográfica acerca da temática dos assentamentos rurais e das redes de sociabilidades, bem como em trabalho de campo onde foi possível o recolhimento de dados quantitativos e qualitativos, por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas nas parcelas e residências dos assentados. A partir da análise dos dados foi possível identificar que no espaço social do Assentamento São Bento em Heitoraí/GO, as redes de sociabilidades contribuem para a manutenção e a reprodução das relações sociais entre os assentados. Palavras-chave: Assentamento. Trajetórias. Sociabilidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silva, Joao Pedro Do Nascimento, Maria Isabela Marques da Cunha Bello, Tiago Barbosa Da Silva, and Wesley Michael Pereira Silva. "Simulação de Rompimento da Barragem São Bento do Una através do Software HEC-RAS." Revista Brasileira de Geografia Física 15, no. 2 (April 21, 2022): 856. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v15.2.p856-871.

Full text
Abstract:
Os danos associados ao rompimento de uma barragem são enormes, e devem ser evitados a todo custo, já que pode causar perdas de vidas humanas. Diversos estudos são realizados antes de sua construção a fim de evitar futuros desastres, dentre eles, destaca-se a determinação das áreas afetadas por um rompimento hipotético da barragem. Este artigo apresenta o resultado da simulação de ruptura da Barragem São Bento do Una, localizada no município de mesmo nome no interior de Pernambuco, por meio do modelo unidimensional de fluxo não permanente. Foi usada como base a geometria da área de estudo, elaborada por meio do software QGIS através da análise dos modelos digitais de terreno, disponibilizados pelo Programa Pernambuco Tridimensional (PE3D), e exportada para o software HEC-RAS. A partir dos resultados, foi determinada a região afetada, a vazão da água e profundidade, e foram criados mapas a fim de contribuir nos estudos para planos de contingência e mitigação de riscos. Verificou-se que o tempo decorrido para que a ruptura atingisse sua geometria final foi de 56 minutos após o início da simulação. A maior vazão de saída do reservatório aconteceu no minuto 56, onde 6672,72 m³/s de água são expelidos para fora do reservatório, diminuindo na medida que o nível d’água se aproxima da cota inferior da brecha de ruptura. O tempo gasto pela água para atingir a cidade de São Bento do Una, situada a cerca de 17 km da barragem, foi de aproximadamente 1 hora e 50 minutos. Palavras-chave: Pernambuco Tridimensional, modelo digital, análise de risco, geoprocessamento. Rupture Simulation of São Bento do Unas’s Dam using HEC-RAS Software A B S T R A C TThe damage associated with dam rupture is enormous, and must be avoided at all costs, as it can cause loss of human life. Therefore, several studies are carried out before its construction in order to avoid future disasters. Among them, we highlight the determination of the areas affected by a hypothetical rupture of the dam. This article presents the result of the simulation of rupture of the São Bento do Una Dam, located in the municipality of the same name in the interior of Pernambuco, using the one-dimensional model of non-permanent flow. The geometry of the study area was used as a basis, elaborated using the QGIS software through the analysis of digital terrain models, made available by the Pernambuco Three-Dimensional Program (PE3D), and exported to the HEC-RAS software. From the results, the affected area, water speed and depth were provided, and then maps were created in order to contribute to studies for contingency plans and risk mitigation. It was found that the elapsed time for the rupture to reach its final geometry was 56 minutes after the start of the simulation. The highest outlet flow from the reservoir occurs in the 56th minute, where 6672.72 m³ / s of water is expelled out of the reservoir, decreasing as the water level approaches the lower level of the breach gap. The time taken by water to reach the city of São Bento do Una, located about 17 km from the dam, was approximately 1 hour and 50 minutes.Keywords: Pernambuco three-dimensional, digital model, risk analysis, geoprocessing.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Arzolla, Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo, Gláucia Cortez Ramos de Paula, Alain Philippe Chautems, and George John Shepherd. "O primeiro registro de Sinningia gigantifolia Chautems (Gesneriaceae) no estado de São Paulo." Biota Neotropica 7, no. 3 (2007): 373–77. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032007000300040.

Full text
Abstract:
Sinningia gigantifolia Chautems é uma espécie rupícola restrita à Serra da Mantiqueira e partes altas da Serra do Mar, que ocorre principalmente em formações florestais. O presente trabalho apresenta o primeiro registro desta espécie para o Estado de São Paulo, na Serra do Baú, em São Bento do Sapucaí. Uma descrição completa da espécie, uma análise da sua distribuição e uma alteração na chave de identificação do gênero Sinningia da Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo são fornecidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Bonetti, Keila Alves do Prado. "Lauraceae em Parques Ecológicos de São Bento do Sul, SC." Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar 5, no. 1 (August 18, 2016): 54–62. http://dx.doi.org/10.24302/sma.v5i1.801.

Full text
Abstract:
Os Parques Ecológicos são patrimônio público do município de São Bento do Sul, SC e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – SAMAE. Possuem Floresta Ombrófila Mista. O objetivo desta pesquisa foi identificar as espécies de Lauraceae existentes nesses Parques e propiciar espaço para o desenvolvimento de ações voltadas à educação ambiental. Para o desenvolvimento da pesquisa as plantas foram escolhidas, coletados ramos e preparadas exsicatas; a identificação foi feita através das flores, frutos e folhas, seguindo chaves analíticas para a Família. As lauráceas são plantas arbóreas comuns na região, e no passado recente foram muito exploradas para atender à demanda da indústria moveleira, que é típica da região; com isso houve grande devastação da floresta nativa e diminuição da representação da Família. Foram identificadas 07 espécies de Lauraceae: Cinnamomum vesiculosum, Cryptocarya aschersoniana, Nectandra aschersoniana, Ocotea odorifera, O. porosa, O. puberula, Persea pyrifolia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Carvalho, Mercya Rose de Oliveira, and Tânia Maria D. Fischer. "ARS Antiqua: mosteiro de são bento, o eterno no tempo." Revista de Administração de Empresas 46, no. 1 (March 2006): 14–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902006000100003.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga a condição de instituição total da Ordem Beneditina, a partir da experiência do Mosteiro de São Bento da Bahia. Tem como ponto de partida a questão de quanto da tradição beneditina - normas monásticas, ética teológica, instituição total - define o Mosteiro contemporâneo. Trata-se de pesquisa longitudinal que mapeou as mudanças ocorridas na gestão do Mosteiro, no período entre 1994 e 2004. A pesquisa delimitou algumas das ações da atual Abadia no sentido de articular instâncias institucionais, de explicitar laços sociais que compõem suas afiliações de elite e imprimir novos modelos de gestão interna e atuação na cidade. A Ordem pré-moderna, fundamentada na Regra Beneditina do século VI d.C., é apreendida como uma forma singular e paradoxal de “instituição total”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Tofoli, Barbara Faria, and Leni Ribeiro Leite. "A emulação camoniana em Prosopopeia: a Nova Lusitânia cantada em Os Lusíadas." Revista Desassossego 15, no. 29 (July 8, 2023): 87–107. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v15i29p87-107.

Full text
Abstract:
Prosopopeia (1601), épica luso-brasileira de Bento Teixeira, foi por muito tempo lida como um mero simulacro camoniano, sem qualidades literárias próprias, devido às semelhanças com Os Lusíadas, de Camões. Neste artigo, busca-se confrontar essa perspectiva, mediante uma leitura do poema em que a emulação de Camões seja encarada como artifício retórico adotado por Bento Teixeira. Abordamos inicialmente a mímesis, que na Renascença se orientou pela imitação de autoridades consagradas pela tradição (SALTARELLI, 2009), para então destacar Camões como arquétipo do gênero épico em contexto lusitano. Bento Teixeira emula o modelo camoniano, ao elaborar Prosopopeia enquanto canto que Proteu deixou de pronunciar em Os Lusíadas, além de retratar os fidalgos da Nova Lusitânia, que, assim como os heróis antecessores, são assinalados na história como exempla dos valores reinóis lusos. Enquanto variação de Os Lusíadas, Prosopopeia apresenta diversas semelhanças e disparidades em relação à épica camoniana, como as analogias mitológicas, a temática das Grandes Navegações e as ekphraseis de Tritão. Essas associações – que ora se aproximam, ora se distanciam – são elencadas ao longo do artigo, a fim de evidenciar o diálogo entre as épicas, assim como a relevância de Prosopopeia para a camonologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Zilberman, Regina. "O romance da cidade da Bahia – e do Brasil." Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, no. 65 (December 31, 2016): 238. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i65p238-243.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Amaral, Debora Monteiro do, Patricia Hand Littig, Sheiliane Bravim, and Amanda Ludovico Breda. "A Pedagogia da Alternância no Espírito Santo e a EFA São Bento do Chapéu." Revista Brasileira de Educação do Campo 4 (2019): 1–27. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e7305.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Bruzaca, Ruan Didier, and Adriana Dias Vieira. "Linguagem dos juristas frente a representações jurídico-culturais de povos e comunidades tradicionais: o caso do conflito possessório envolvendo a comunidade quilombola de São Bento, Brejo/MA." Prisma Juridico 16, no. 1 (November 30, 2017): 181–204. http://dx.doi.org/10.5585/prismaj.v16n1.7414.

Full text
Abstract:
O presente artigo insere-se no contexto de conflitos jurídicos envolvendo territórios de povos e comunidades tradicionais. Pretende compreender o distanciamento entre as representações advindas da linguagem dos juristas e aquelas empreendidas no âmbito das relações de povos e comunidades tradicionais. Par tal, aborda a consolidação da legitimidade da linguagem dos juristas, a imposição de conformação de povos e comunidades tradicionais àquela linguagem e, por fim, o caso concreto do conflito possessório envolvendo a comunidade quilombola de São Bento, Brejo/MA. O marco teórico utilizado parte da concepção jusrealista e antiformalista de Santoro sobre o Direito, inserindo-a no estudo de Bourdieu a respeito do Estado e do campo jurídico. Quanto à metodologia, utilizou-se pesquisa documental, bibliográfica e de campo, estudando-se o caso concreto da comunidade São Bento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Silva, Vanessa Rodrigues da, and Cláudia Alves de Oliveira. "A faiança fina e o comportamento de consumo na Fazenda São Bento e Engenho Jaguaribe no século XVIII-XIX na Sesmaria Jaguaribe Litoral Norte de Pernambuco." Revista Arqueologia Pública 14, no. 1 (June 22, 2020): 145–64. http://dx.doi.org/10.20396/rap.v14i1.8657772.

Full text
Abstract:
O estudo do comportamento de consumo dos moradores da Fazenda São Bento e do Engenho Jaguaribe no século XVIII-XIX, situados no litoral norte do estado de Pernambuco. Questiona-se o comportamento de consumo de seus moradores em relação ao uso da faiança fina, existiria um padrão de consumo distinto entre os moradores do Engenho e Fazenda? Trabalhou-se com a hipótese de que os moradores teriam comportamento de consumo distinto devido a natureza das unidades trabalhadas. Foram utilizadas a Fórmula de Datação da Cerâmica (South, 1972), Escala Econômica de Miller (Miller, 1980) e a Análise Tipológica. A pesquisa demonstrou que tanto o sítio São Bento quanto o Engenho Jaguaribe possuem louças consideradas de baixo valor, Bandedware, seguidas da faiança fina Transfer Printing de valor mais elevado o que demonstra preocupação com os utensílios do cotidiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Medeiros, Raimundo Mainar de, Manoel Vieira de França, Romildo Morant de Holanda, and Wagner Rodolfo de Araújo. "Regime pluvial de dos municípios São Bento do Una e Serra Talhada – PE, Brasil." Research, Society and Development 9, no. 8 (August 2, 2020): e933986766. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6766.

Full text
Abstract:
A distribuição pluvial no semiárido brasileiro tem características complexas, que podem ser melhores compreendidas com a análise das frequências e da estatística descritiva dos dados. Objetivou-se analisar a distribuição de frequências e a estatística descritiva das oscilações pluviais mensais e interanual dos municípios de São Bento do Una e Serra Talhada, estado de Pernambuco, Brasil. Utilizou-se da estatística descritiva na determinação da média, mediana, desvio padrão, dos máximos e mínimos valores absolutos, coeficiente de variação, coeficiente de assimétrica e coeficiente de curtose, de precipitações em estudo. A distribuição da frequência pluvial média anual foi analisada para os municípios de São Bento do Uma e Serra Talhada, no período entre 1920 a 2019. A variabilidade climática foi identificada, acarretando em irregularidade pluvial que concentra em alguns dias do ano extremos de precipitação gerando transtornos à sociedade. A disponibilidade hídrica repercute em praticamente todas as atividades humanas e animal sendo indispensável às suas sobrevivências, para a convivência das situações motivadas por eventos climáticos extremos oriundos das suas variabilidades nos municípios estudados, torna-se indispensável o conhecimento do comportamento climático da precipitação, aliado a recursos técnicos e naturais que deem subsídio ao desenvolvimento dos municípios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Cunha, Bruna Araujo, and Joelma Santana Siqueira. "Notações sensoriais do espaço urbano em Paulicéia Desvairada (1922), de Mário de Andrade." RUA 27, no. I (April 15, 2021): 117–30. http://dx.doi.org/10.20396/rua.v27ii.8665303.

Full text
Abstract:
O artigo propõe uma análise de três poemas publicados no livro Paulicéia Desvairada (1922), de Mário de Andrade. Essa obra, assim como muitas outras do escritor paulistano, traz importantes imagens e perspectivas da cidade de São Paulo. Os poemas escolhidos, “O Domador”, “Os Cortejos” e “Ruas de São Bento”, permitem-nos discutir, a partir das notações sensoriais do sujeito lírico que vivencia a modernização do espaço urbano, impressões diversas da São Paulo marioandradiana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Oliveira, Fernando Bonadia de. "Sobre o Desespero: São Paulo, Junho de 2013." Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea 7, no. 2 (November 17, 2019): 147–87. http://dx.doi.org/10.26512/rfmc.v7i2.25632.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende analisar as jornadas de junho de 2013 na cidade de São Paulo, assumindo como perspectiva a definição de desespero elaborada por Bento de Espinosa (1632-1677) na parte III da Ética. A partir da ideia de que houve um sequestro da narrativa sobre as jornadas, o texto reconstitui a cobertura midiática dos quatro primeiros atos contra o aumento da tarifa do transporte público, ocorridos na cidade entre os dias 6 e 13 de junho. Em seguida, articula uma discussão a respeito das interfaces possíveis entre a filosofia prática de Espinosa e estes acontecimentos, evidenciando como, segundo certa interpretação, o desespero pode ser considerado o afeto predominante das jornadas, tendo como principal protagonista uma juventude organizada, combativa e crítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Bedtcher, Araceli Barros J. "Antonio Bento e Romero Brest." Revista Visuais 7, no. 1 (June 24, 2021): 69–85. http://dx.doi.org/10.20396/visuais.v7i1.15658.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa a produção crítica de dois expoentes do cenário cultural latino-americano do século XX: Antonio Bento e Romero Brest. Esses autores são contemporâneos entre si e amealharam importantes contribuições para a crítica de arte de seus respectivos países, Brasil e Argentina, na consolidação do abstracionismo. Através de uma abordagem comparativa sobre ambos os críticos, destacaram-se as aproximações e diferenças nos seus discursos em um cenário de importantes transformações culturais: a fundação do MASP (1947) e a I Bienal de Artes (1951). Por fim, buscou-se evidenciar as contribuições de uma crítica de arte especializada no entendimento e promoção da arte abstrata como linguagem artística também válida para o Brasil e Argentina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Medeiros, Raimundo Mainar, Vicente Paulo Silva, Romildo Morant Holanda, and Cristiano Jose Silva. "TENDÊNCIAS PLUVIAIS E ANÁLISE DA MÉDIA MÓVEL PARA SÃO BENTO DO UNA-PE, BRASIL." Revista de Geografia 35, no. 5 (December 18, 2018): 38. http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229384.

Full text
Abstract:
Estudar as variabilidades das chuvas em São Bento do Una torna-se ressaltante na medida em que se observa o município como importante centro aviário, que vem passando por necessidades hídricas. Objetiva-se analisar as distribuições das precipitações pluviais durante o período de 1920 a 2016, examinar os possíveis comportamento da tendência linear e a variabilidade do coeficiente de regressão, levando em consideração a avaliação mensal, com o intuito de identificar os meses com maiores e menores pluviosidade, visando informações com relação à variação pluvial temporal em São Bento do Una. O estudo pode ser utilizado como ferramenta para planejamentos e ações que visem forma de gerenciar os recursos hídricos utilizando sistemas de captação, armazenamento e evitando a problemática da escassez de água. Há a necessidade de políticas e planos de captação e aproveitamento das águas das chuvas, além do uso mais eficiente dos demais recursos naturais da região, para que o desenvolvimento socioeconômico não seja limitado pela disponibilidade hídrica. Permanece a necessidade de estudos mais aprofundados sobre a distribuição pluviométrica da região Nordeste do Brasil e em especial da região, visando à identificação de padrões de chuvas, medidas preventivas contra as secas e armazenamento de água para sobrevivência humana e animal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Farinatti, Luís Augusto Ebling, and Jonas Moreira Vargas. "Elites regionais, guerra e compadrio: a família Ribeiro de Almeida e suas redes de relações (Rio Grande do Sul, c. 1816 - c. 1844)." Topoi (Rio de Janeiro) 15, no. 29 (December 2014): 389–413. http://dx.doi.org/10.1590/2237-101x015029001.

Full text
Abstract:
O artigo analisa os laços de compadrio do casal Bento Manoel Ribeiro e Maria Mâncio e propõe um estudo dos mesmos a partir da análise de redes (network analysis). O marechal do Exército Bento Manoel Ribeiro foi um dos mais ricos estancieiros da fronteira sul do Brasil, tornando-se importante líder político e militar na primeira metade do Oitocentos. Numa sociedade na qual as redes clientelares possuíam notável relevância na estruturação dos poderes locais e regionais e no exercício do mando, as redes de compadrio tinham importante papel, pois refletiam parcela das múltiplas relações sociais estabelecidas por essas elites. As principais fontes utilizadas são os registros de batismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Godoy, Manoel José. "O MISTÉRIO DO MAL." Sapere Aude 6, no. 12 (January 5, 2016): 881. http://dx.doi.org/10.5752/p.2177-6342.2015v6n12p881.

Full text
Abstract:
Giorgio Agamben prova, neste pequeno livro de 78 páginas, que quando se tem algo de sério e profundo para dizer, pode-se fazê-lo com poucas e sábias palavras. Seu livro “O Mistério do Mal” é composto por dois textos e quatro apêndices. No primeiro, ele enquadra a renúncia do Papa Bento XVI num contexto de crise das instituições. No segundo, a questão escatológica emerge com muita força em chave de leitura do significado político do tema messiânico. AGAMBEN, Giorgio. O mistério do mal. Bento XVI e o fim dos tempos. Tradução de Silvana de Gaspari e Patrícia Peterle. 1. Ed. São Paulo: Boitempo; Florianópolis, SC: Ed. da UFSC, 2015.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Hasegawa, Alexandre Pinheiro. "Horácio: Odes e Epodos." Letras Clássicas, no. 11 (December 19, 2007): 219. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i11p219-223.

Full text
Abstract:
<p>HORÁCIO. <em>Odes e Epodos</em>. Tradução de Bento Prado de Almeida Ferraz e organização de Anna Lia Amaral de Almeida Prado. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 269 páginas. ISBN 85-33619-20-0</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Damasio, Felipe, and Maria Helena Steffani. "A física nas séries iniciais (2ª a 5ª) do ensino fundamental: desenvolvimento e aplicação de um programa visando a qualificação de professores." Revista Brasileira de Ensino de Física 30, no. 4 (December 2008): 4503.1–4503.9. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172008000400012.

Full text
Abstract:
Neste trabalho descrevemos uma proposta para melhorar o ensino de física nas séries do ensino fundamental. Com este objetivo foi desenvolvido um programa que visa qualificar professores. O programa é estruturado em módulos, que contemplam diversos instrumentos e estratégias pedagógicas. Cada módulo começa com aulas de laboratório, seguido de uma interação em sala de aula com textos que abordam história da ciência, física do cotidiano e discussão de conceitos físicos. Por fim, cada módulo utiliza recursos multimídia, disponíveis na internet. O programa foi aplicado em curso de extensão da UFRGS para doze professoras do Colégio São Bento, em Criciúma, SC, e em minicurso no II Encontro Estadual de Ensino de Física no Instituto de Física da UFRGS. As professoras do Colégio São Bento aplicaram os conteúdos de física aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental através de oficinas intituladas "Física para Crianças" e fizeram adaptações, quando necessárias, para adequar os conteúdos e estratégias aos interesses e características dos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Sievers, Juliele Maria, and Érick Santos da Silva. "OS ATRAVESSAMENTOS ENTRE A NECROPOLÍTICA E O PACTO NARCÍSICO DA BRANQUITUDE." Revista Ideação 1, no. 47 (June 12, 2023): 343–55. http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i47.9709.

Full text
Abstract:
A partir da noção de “Necroplítica” trabalhada pelo filósofo camaronês Achille Mbembe e de “Pacto Narcísico da Branquitude” trabalhado pela psicóloga brasileira Cida Bento, este artigo tem como objetivo fomentar reflexões críticas sobre os atravessamentos desses dois conceitos. Pelo olhar de Achille Mbembe, Necroplítica é o poder exercido pelo soberano, no qual este usa uma política de aniquilamento e inimizade, decidindo quais corpos devem morrer e quais devem viver. Entendemos que tal perspectiva em grande medida se relaciona com o Pacto Narcísico da Branquitude que, de acordo com Cida Bento, atua de modo a colocar o sujeito branco como o ponto de referência em todas as esferas e estruturas sociais, perpetuando seus privilégios e tornando as demais raças e formas de existência inferiorizadas, inclusive política e socialmente. Nesse sentido, através dessa lógica necropolítica exercida pelo soberano somado a esse pacto narcísico da branquitude, são os corpos negros que devem, dentre os demais, morrer, pois são considerados o “Outro” – do sujeito branco – e o inimigo do Estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Pignatti, Marta Gislene, Reni Aparecida Barsaglini, and Giselle Dantas Senna. "Envelhecimento e rede de apoio social em território rural do Pantanal matogrossense." Physis: Revista de Saúde Coletiva 21, no. 4 (December 2011): 1469–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312011000400016.

Full text
Abstract:
No processo de envelhecimento populacional, em território rural, as redes de apoio social são fundamentais para a reprodução do grupo que, por força da tradição destaca-se a família como unidade essencial de cooperação econômica e principal fonte de apoio social. As transformações no território afetam, reciprocamente, as possibilidades desse apoio. No contexto desse artigo, foram enfocados aspectos do apoio social entre famílias de campesinos idosos tendo como referência a noção de rede social em território rural e como universo empírico duas comunidades rurais (São Pedro e Retiro São Bento), no distrito de Joselândia, município de Barão de Melgaço/MT. Trata-se de estudo orientado pela perspectiva socioantropológica, que permitiu apreender os pontos de vista dos sujeitos, valendo-se da abordagem qualitativa. Foram entrevistados 18 idosos, pertencentes a 11 famílias, sendo 8 delas de São Pedro e 3 de São Bento. De modo geral, os moradores idosos entrevistados não desvinculam a dimensão física da terra, da sua simbologia - que é todo o sentido de sua existência. O parentesco, a amizade e a identidade interligam as pessoas em relações de reciprocidade, por diversos motivos, em situações cotidianas, chamando a atenção para o papel dos vínculos para a manutenção da saúde. As redes de apoio se ampliam, no caso do cuidado com as doenças, e outras são estabelecidas para o acesso aos serviços de saúde. Essa elasticidade/plasticidade da rede para o apoio coaduna-se à noção de territorialidade pela sua conotação material e simbólica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Medeiros, Raimundo Mainar de, Manoel Vieira de França, Luciano Marcelo Fallé Saboya, Fernando Cartaxo Rolim Neto, Romildo Morant de Holanda, and Wagner Rodolfo de Araújo. "Influência do El niño e La Niña na precipitação em São Bento do Una - Pernambuco, Brasil." Research, Society and Development 9, no. 12 (December 24, 2020): e29791211074. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11074.

Full text
Abstract:
Objetiva-se estudar relação entre os índices pluviométricos do município de São Bento do Una – PE em razão da atuação do fenômeno climático El Niño e La Niña. Relacionando a intensidade desses eventos diante do cenário de seca atual no município de São Bento do Una no Estado de Pernambuco visando suas influências ao setor avícola. Utilizou-se de séries mensais e anuais de precipitação, fornecidos pela Agência Pernambucana de Água e Clima do Estado do Pernambuco e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, referente à anos isolados de El Niño (2007, 2009, 2010, 2012 e 2013) e La Niña (1998, 1999, 2000, 2008). Sobre a atuação do El Niño destacam-se os anos 2009, 2010 que registraram 60% e 58,3% de precipitação a mais que a normal climatológica. Os anos 2007 e 2013 foram considerados como normais e o ano 2012 considerado muito seco. Nos anos com atuação da La Niña, especificamente o ano 2000 e 2008, registou-se aumento nos índices pluviométricos de 28,5% e 27,2% respectivamente. No ano 2001, registrou-se precipitações normal. Nos anos de 1998 e 1999 considerou-se como seco pluviometricamente. No município a atuação dos fenômenos El Niño e La Niña não influenciou a aumentos ou reduções nos índices pluviais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Bezerra, Nielson. "MEMÓRIAS CENTENÁRIAS: Joãozinho da Gomeia e o Museu Vivo do São Bento." Periferia 12, no. 3 (March 26, 2021): 154–74. http://dx.doi.org/10.12957/periferia.2020.54883.

Full text
Abstract:
O Museu Vivo do São Bento organizou uma série de atividades em comemoração ao Centenário de Joãozinho da Gomeia, o mais famoso sacerdote de candomblé do Brasil durante o tempo em que ele viveu na cidade de Duque de Caxias. Embora ele comumente seja reconhecido como o “rei do candomblé”, suas memórias na cidade de Duque de Caxias passam por um processo de disputas entre a lembrança e o esquecimento, configurando uma “gangorra da memória” nas narrativas da cidade. O Centenário de Joãozinho da Gomeia (1914-2014) buscou um debate amplo com a cidade através de uma iniciativa de monumentalização de sua memória. Esse artigo transcorre por esse processo problematizando a ideia de memória de resistência e longevidade, o que se caracteriza como uma “memória centenária”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Camolezi, Marcos. "O PROBLEMA DA CAUSALIDADE EM BERGSON:." Revista Limiar 2, no. 4 (March 24, 2019): 80–104. http://dx.doi.org/10.34024/limiar.2015.v2.9258.

Full text
Abstract:
A fi m de realizar uma contribuição pontual à história do bergsonismo no Brasil, propomonos compreender a evolução da interpretação do problema da causalidade na fi losofi a de Bergson a partir de duas interpretações de reconhecida relevância. Trata-se de revisitar as obras Presença e campo transcendental, de Bento Prado Jr., e Bergson: intuição e discurso fi losófi co, de Franklin Leopoldo e Silva, à luz do problema da causalidade. Como ambos os autores compreenderam este problema, sua importância e suas consequências fi losófi cas; quais foram os modos pelos quais o colocaram e a ele responderam à medida que interpretavam a obra bergsoniana; como suas alternativas interpretativas distinguem-se e, ao mesmo tempo, complementam-se: tais são as principais questões que animam este trabalho. Bento Prado Jr. revela como Bergson tende a identifi car a causalidade ao determinismo, e como a realocação da causalidade em sua apropriada “região da realidade” exige uma releitura da primeira crítica de Kant. Por sua vez, Franklin Leopoldo e Silva faz valer a constatação de Bento Prado Jr., cujas consequências são estendidas até a conclusão de que a causalidade, na fi losofi a de Bergson, é precisamente substituída pelo conceito de criação na “região da realidade” do tempo. Segundo Franklin Leopoldo e Silva, ao passo que a causalidade simboliza adequadamente o tempo na ciência, a criação é o conceito que exprime a temporalidade da consciência e a especifi cidade da arte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Damasceno, Marli Ferreira de Carvalho, and Raqueline Castro de Sousa Sampaio. "A representação das variações linguísticas na fala de Chico Bento, de Maurício de Sousa." Research, Society and Development 11, no. 9 (July 13, 2022): e38511931980. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i9.31980.

Full text
Abstract:
Sabe-se que as variações linguísticas são fenômenos intrínsecos às línguas, e que é um processo decorrente da diversidade e da constituição das comunidades humanas. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a variedade linguística na fala do personagem Chico Bento, nas tirinhas de Maurício de Sousa, além de discutir o preconceito linguístico e de que forma o professor pode atuar em sala de aula. Este debate é importante em todos os espaços sociais, principalmente no meio escolar, já que as variedades linguísticas estão presentes na língua materna, nos mais variados espaços e contextos. Este trabalho, de cunho bibliográfico, analisou as variedades linguísticas presentes na fala de Chico Bento. A fala de Chico Bento foi escolhida por apresentar a variação diatópica, uma linguagem coloquial típica da zona rural, em que é trocado “lh” por “i”. Constatou-se que trabalhar a variação linguística em sala de aula é papel fundamental do professor de língua portuguesa, pois, dessa maneira, possibilita que o aluno reflita sobre o uso diferenciado que se deve fazer da língua em determinadas situações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Linke, Paula Piva. "Costumes on set: Congos’s symbolic language." Projetica 11, no. 1supl (June 1, 2020): 104. http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1suplp104.

Full text
Abstract:
Ocorrendo na Lapa, Estado do Paraná, Brasil, a Congada compõe as festas em honra de São Bento e é uma celebração que apresenta uma miscelânea cultural com características africanas, portuguesas e brasileiras. Este texto tem como objetivo apresentar as funções do vestuário como um componente simbólico e significativo de Congada da Lapa. Um documentário produzido pela LUX AGD em 2004 junto com o livro folclórico Congadas Paranaenses escrito por José Loureiro Fernandes são usados como fontes para esta pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Janotti, Bianca Maria Batista, and Maria Cristina da Silva Schicchi. "Os asilos-colônia do Estado de São Paulo." Labor e Engenho 17 (December 1, 2023): e023014. http://dx.doi.org/10.20396/labore.v17i00.8674432.

Full text
Abstract:
A tentativa de conter a propagação da hanseníase no Estado de São Paulo motivou a construção de asilos-colônia, estrategicamente distribuídos no interior do estado. A malha ferroviária e as reivindicações da Comissão das Municipalidades permitiram a instalação de uma rede de asilos, em distintas cidades. Construídos entre 1920 e 1930, os asilos Santo Ângelo, Padre Bento, Pirapitingui, Cocais e Aimorés formaram a rede de profilaxia oficial da doença. A seleção de dois casos de estudo, os asilos Santo Ângelo e Aimorés, levou em consideração as características distintas de cada um deles, com o intuito de constituir uma reflexão passível de ser estendida aos outros asilos, estudando-os em seus contextos territoriais, para além de suas características como conjuntos arquitetônicos. Foi necessário constituir métodos próprios de reconhecimento do território, dos lugares, das morfologias e dinâmicas urbanas, que se somaram às discussões de preservação, no campo de estudo das memórias dolorosas e dos patrimônios marginais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Medeiros, Raimundo Mainar de, Romildo Morant de Holanda, Luciano Marcelo Fallé Saboya, Wagner Rodolfo de Araújo, Manoel Vieira de França, and Fernando Cartaxo Rolim Neto. "Temperaturas decadais extremas e média em São Bento do Una - Pernambuco, Brasil." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 15, 2021): e40110413726. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13726.

Full text
Abstract:
As temperaturas extremas do ar são mutáveis ao percurso do tempo e regiões e possui variação anual quanto às suas características, a análise de períodos curtos, desde que realizados para anos sucessivos de no mínimo dez anos, proporcionar avaliar o comportamento do clima da área. Tem-se como objetivo avaliar, temporal e espacialmente, as tendências climáticas, anuais e estacionais, da temperatura extremam e média para São Bento do Una - Pernambuco entre 1950-2020, bem como discutir possíveis causas. Espera-se que essas informações possam subsidiar pesquisadores e as autoridades governamentais em diversas áreas de atividade, especialmente na agricultura e avicultura. Os dados térmicos extremos e média foram gerados pelo software Estima_T (1950-2020) e dividiu-se os referidos dados a cada 10 anos. Utilizou-se da estatística básica para calcular as médias e outros parâmetros relevantes ao desenvolvimento do estudo. Os dados das flutuabilidades térmicas do ar auxiliam as tomadas de decisões do meio agropecuário, agronegócio urbano e rural em múltiplas áreas do conhecimento. A temperatura média é a representação da variabilidade e suas oscilações das temperaturas extremas, qualquer variabilidade nestes elementos as temperaturas médias se adequam as suas oscilações dos sistemas sinóticos atuantes na quadra chuvosa e seco tal como dos impactos no meio ambiente e a sua elevação em relação ao nível do mar. Variabilidades climáticas registradas em escala global, regional e local foram constatadas na área estudada, para sessenta e sete anos de dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Mainar de Medeiros, Raimundo, Luciano Marcelo Falle Saboya, Manoel Vieira de França, Romildo Morant de Holanda, Fernando Cartaxo Rolim Neto, Wagner Rodolfo de Araújo, and João Carlos Montenegro Coutinho Junior. "TEMPERATURAS DECADAIS EXTREMAS E MÉDIA EM SÃO BENTO DO UNA- PERNAMBUCO, BRASIL." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 9 (October 21, 2021): e29751. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i9.751.

Full text
Abstract:
As temperaturas extremas do ar são mutáveis ao longo do tempo e regiões e possui variação anual quanto às suas características, a analise de períodos curtos, desde que realizados para anos sucessivos de no mínimo dez anos, proporcionar avaliar o comportamento do clima da área. Objetiva-se analisar, temporal e espacialmente, as tendências climáticas, anuais e estacionais, da temperatura máxima, média e mínima do ar em São Bento do Una - PE, no período de 1950-2016, bem como discutir possíveis causas. Espera-se que essas informações possam subsidiar pesquisadores e tomadores de decisão em diversas áreas de atividade, especialmente na agricultura e avicultura. Os dados de temperatura máxima, média e mínima do ar foram estimadas pelo software Estima_T do período 1950-2016 e dividiu-se os referidos dados a cada 10 anos. Utilizou-se da estatística básica para calcular as médias e outros parâmetros relevantes ao desenvolvimento do estudo. A temperatura média é a representação da variabilidade e suas oscilações das temperaturas extremas, qualquer variabilidade nestes elementos as temperaturas médias se adequam as suas oscilações e decorrem dos sistemas sinóticos atuantes na época do período chuvoso e seco tal como dos impactos no meio ambiente e a sua elevação em relação ao nível do mar. Variabilidades climáticas registradas em escala global, regional e local foram constatadas na área estudada, no período de sessenta e seis anos de dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography