Academic literature on the topic 'Sapucaia do Sul (RS)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Sapucaia do Sul (RS).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Sapucaia do Sul (RS)"

1

Heck, Maria Antonia, Juvenal Soares Dias da Costa, and Marcelo Felipe Nunes. "Avaliação do programa de tuberculose em Sapucaia do Sul (RS): indicadores, 2000-2008." Ciência & Saúde Coletiva 18, no. 2 (2013): 481–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232013000200019.

Full text
Abstract:
OBJETIVO:descrever a tendência dos indicadores da tuberculose em relação à sua prevalência e incidência e os percentuais dos desfechos dos casos no encerramento (cura, abandono ao tratamento ou óbito) dos pacientes que ingressaram no Programa em Sapucaia do Sul, RS, entre 2000 e 2008. MÉTODOS: Foi realizada uma análise ecológica das taxas. Foram apresentadas as taxas brutas de frequência e os respectivos intervalos de confiança a 95%. Verificaram-se as estimativas das taxas através das variações percentuais médias anuais. Foram realizadas médias móveis a cada três anos. RESULTADOS: As taxas médias de prevalência e incidência foram de 64,3 e 58,0 por 100.000 habitantes respectivamente. As análises dos indicadores não apresentaram diferenças estatisticamente significativas entre as taxas anuais ou nas médias móveis durante o período. DISCUSSÃO: Os desfechos estavam abaixo das metas propostas pela Organização Mundial de Saúde o que compromete o controle da doença, já que não se consegue interromper a cadeia de transmissão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Prochnow, Tania R., Bernardo Liberman, Nadia T. S. Pfeifer, et al. "POLLUTION EFFECTS ON THE ENVIRONMENT, MACROPHYTES AND FISHES IN THE SAPUCAIA STREAM, GUAiBA HYDROGRAPHIC BASIN, RS, BRAZIL." SOUTHERN BRAZILIAN JOURNAL OF CHEMISTRY 13, no. 13 (2005): 27–43. http://dx.doi.org/10.48141/sbjchem.v13.n13.2005.30_2005.pdf.

Full text
Abstract:
This paper shows the results of air, water and sediment quality of Sapucaia stream, which belongs to Guafba Hydrographic Basin, in the State of Rio Grande do Sul, Southern Brazil. The correlations among the concentrations of Al, Cu, Fe, Mn, and Zn, present in the atmosphere, water and sediments, and their bioaccumulation in macrophytes are determined. Different degrees of pollution is characterized through the study of oxidative damage in fishes. The results indicate metal accumulation in macrophytes and fishes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vieira, Paola, Josiel Dos Santos, Hélen Bernardo Pagani, and Juliano Bitencourt Campos. "Levantamento preliminar de bens de interesse histórico cultural de municípios situados ao norte do lago Guaíba/RS." Revista Memorare 3, no. 3 (2016): 202. http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v3e32016202-226.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um levantamento de bens culturais inseridos na área de implantação de um empreendimento linear entre os municípios de Eldorado do Sul, Charqueadas, Triunfo, Montenegro, Capela Santana, São Sebastião do Caí, Portão, Lindolfo Collor, Ivoti, Dois Irmãos, Sapiranga, Nova Hartz, Ararica, Parobé, Taquara, Glorinha, Santo Antônio da Patrulha, Capivari do Sul, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul e Gravataí, Rio Grande do Sul. Por meio das categorias de patrimônio material edificado e natural, retrata as diferentes manifestações culturais da região. Busca enfatizar a importância destes bens como evocadores de memória, evidenciando a necessidade de proteção. A metodologia de pesquisa conta com o testemunho oral da comunidade local e levantamento bibliográfico a fim de conceituar esta prática. Observou-se que os bens pertencentes ao cotidiano da sociedade são negligenciados, cedendo lugar aos bens de caráter sociopolítico. Desta forma, a educação patrimonial apresenta-se como mecanismo viável de promoção e manutenção do contato e relacionamento das comunidades com estes testemunhos históricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cardoso, Luan Lopes, Elisete Dahmer Pfitscher, Fabricia Silva Da Rosa, Thuine Lopes Cardoso, and Camila Brehm Da Costa. "Transparência Pública: Análise Em Portais De Transparência Do Poder Executivo Municipal Do Brasil." Revista Meta: Avaliação 10, no. 29 (2018): 443. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v10i29.1583.

Full text
Abstract:
Perante a necessidade de aperfeiçoamento da transparência pública avaliou-se a transparência da gestão pública em portais. Assim, detectou-se o seguinte problema: Como está a transparência ativa, divulgada por meio dos portais, dos maiores municípios brasileiros? Esta pesquisa possui como objetivo geral analisar o estado de transparência ativa, divulgada por meio dos portais, dos maiores municípios brasileiros. Quanto aos resultados, mensurou-se o desempenho dos municípios, que foi de 25,27 pontos. Os municípios com melhor status quo de transparência foram Porto Alegre – RS, Codó – MA e Balneário Camboriú – SC. Já os três municípios com os piores status quo foram: Sapucaia do Sul – RS, Camaragibe – PE e Barra Mansa – RJ. Foram identificas oportunidades de melhoria da transparência, como a adesão integral aos normativos de acesso à informação; a maior exploração das mídias sócias; a elaboração de mapas e manuais discriminando fatores relacionados à funcionalidade de seus portais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Chaise, Fabiana de Oliveira, Simoní Assunção Soares, and Stela Nazareth Meneghel. "Estão nossos jovens doentes? Percepções de adolescentes em relação à saúde em dois municípios gaúchos." Physis: Revista de Saúde Coletiva 18, no. 4 (2008): 817–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312008000400012.

Full text
Abstract:
O artigo procurou compreender os significados atribuídos à saúde por adolescentes, na faixa etária entre 11 a 13 anos, e quem eles consideram seu cuidador de saúde. O estudo foi realizado com estudantes de escolas pública e privada, dos municípios de Sapucaia do Sul/RS e Porto Alegre/RS. As informações foram obtidas por meio de um questionário semi-estruturado. Os depoimentos indicaram que os jovens da escola pública consideram a família como o agente de cuidado à saúde, enquanto que os da escola privada consideram apenas a mãe. Observou-se, também, que para os estudantes da escola pública, saúde está relacionada com bem-estar físico e mental, enquanto que para os da instituição privada é somente ausência de doenças. Estes achados auxiliam a um melhor entendimento dos conceitos de saúde dos adolescentes, identificando seus cuidadores e servindo para subsidiar as práticas educativas e sanitárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Amaral, Graziele Ramos do, Samuel Vinícius Bonato, Errol Fernando Zepka Pereira Junior, and Pelayo Munhoz Olea. "CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS: PROPOSTA DE UM MODELO DE TERMO DE REFERÊNCIA PARA O MUNICÍPIO DE SAPUCAIA DO SUL-RS." Revista Gestão e Organizações 6, no. 3 (2021): 1. http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v6n3p1-23.

Full text
Abstract:
<p>Termo de Referência é um documento que uma instituição contratante estabelece os termos pelos quais um serviço deve ser prestado ou um produto deve ser entregue por prováveis contratados. Neste caso houve a necessidade de um modelo de Termo de Referência a ser utilizado como base para licitações na Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul-RS.<strong> </strong>Este<strong> </strong>é um município de médio porte localizado na região metropolitana de Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul. O estudo visou apresentar a importância do planejamento e elaboração dos Termos de Referências em serem construídos de forma transparente, clara e objetiva. A metodologia foi uma pesquisa qualitativa com a técnica de grupo focal e uma análise documental. Nos resultados, houve a construção do modelo de Termo de Referência, com orientações aos servidores e recomendação da criação de um decreto que venha a normatizar a implementação do modelo. Outra definição que emergiu do estudo foi o surgimento de uma comissão especial com a participação de diferentes áreas do poder público. O Termo de Referência deve ser construído por uma equipe multidisciplinar e/ou multissetorial, onde cada um de seus integrantes irá dar sua contribuição para melhor qualificar o objeto a ser contratado.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Jofer Gomes Passo, Sthefanie, Mateus Stein, and José Edimar de Souza. "Os primeiros tempos do telefone em Sapucaia do Sul (RS): memórias e uso social de uma tecnologia de comunicação." Revista Liberato 17, no. 27 (2016): 105–16. http://dx.doi.org/10.31514/rliberato.2016v17n27.p105.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Heck, Maria Antonia, Juvenal Soares Dias da Costa, and Marcelo Felipe Nunes. "Prevalência de abandono do tratamento da tuberculose e fatores associados no município de Sapucaia do Sul (RS), Brasil, 2000-2008." Revista Brasileira de Epidemiologia 14, no. 3 (2011): 478–85. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-790x2011000300012.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Estabelecer a prevalência de abandono do tratamento da tuberculose e fatores associados nos pacientes que ingressaram no Programa de Controle de Tuberculose do município de Sapucaia do Sul (RS), entre 2000 e 2008. MÉTODO: Foi realizado estudo transversal com base em dados notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação da Secretaria Municipal de Saúde . RESULTADOS: Dos 632 casos incluídos no estudo, 65 (10,3%; IC 95% 7,9-12,7) foram classificados como abandono do tratamento. Entre 2000 e 2004, a prevalência de abandono foi de 12,7% (IC 95% 9,1-16,2) e no período de 2005 a 2008 diminuiu para 7,0% (IC 95% 4,0-9,9). A análise bruta mostrou associação com sexo, idade e presença de AIDS. A análise ajustada, através da regressão de Poisson, não mostrou diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis independentes. CONCLUSÕES: A análise mostrou uma redução das prevalências de abandono do tratamento a partir da criação do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, a partir de 2005, embora os intervalos de confiança tenham apresentado superposição. Ainda assim, a prevalência de abandono foi considerada alta e situou-se acima da meta de 5%, pactuada entre os níveis de governo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Caetano, Maria Raquel, and Marineiva Teresinha de Melo Manganeli. "A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSul." Revista Insignare Scientia - RIS 3, no. 3 (2020): 174–89. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i3.11782.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa-ação cujo tema foi o desenvolvimento de uma prática utilizando a pesquisa como como princípio pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, realizada com estudantes e professores de uma turma de primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Mecânica no IFSul-Campus Sapucaia do Sul/RS no ano de 2019. Essa pesquisa buscou produzir melhorias qualitativas no processo de ensino e aprendizagem através do uso da pesquisa. Partiu-se de uma ação intencional para desenvolver o eixo formativo do curso na proposta do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Ao longo do processo essa prática foi sendo construída especialmente pelos estudantes com a mediação dos professores, a partir da metodologia da problematização. Percebemos que a concepção da pesquisa como princípio educativo e pedagógico buscou articular a construção do conhecimento ao projeto pedagógico do curso e a uma concepção de educação integrada. Buscamos, com essa experiência inicial, a formação dos estudantes numa perspectiva integral e integrada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Chazan, Cassiane Prestes da Silveira, and Juvenal Soares Dias-da-Costa. "Avaliação da atenção primária em Sapucaia do Sul: comparação entre o modelo tradicional e a Estratégia Saúde da Família." Cadernos Saúde Coletiva 29, no. 1 (2021): 98–109. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x202129010362.

Full text
Abstract:
Resumo Introdução O uso de métodos de avalição é uma forma de qualificação do sistema de saúde. Objetivo Avaliou-se a qualidade dos serviços de atenção primária à saúde e compararam-se os atributos entre as unidades básicas de saúde com Estratégia Saúde da Família (ESF) com aquelas de modelo tradicional, em Sapucaia do Sul, RS, permitindo a identificação dos atributos mais vulneráveis. Método Trata-se de estudo transversal de avaliação da APS utilizando-se o instrumento PCATool - Brasil, versão profissionais de saúde. Os respondentes foram enfermeiros da rede. As unidades foram comparadas mediante o uso de médias dos escores observados nos atributos e seus intervalos de confiança de 95%. Resultados Das 24 unidades avaliadas, 20 (83,3%) apresentaram escore geral médio maior que 6,60. O escore geral das unidades com ESF foi 7,24 (IC95% 7,0-7,3), enquanto a média das BHU tradicionais foi 6,70 (IC95% 6,1-7,0). Na maioria dos atributos, houve melhor desempenho nas equipes com ESF, embora a diferença tenha sido constatada nos atributos integralidade-serviços disponíveis e orientação comunitária. A acessibilidade atingiu o desempenho menos satisfatório nos dois modelos. Conclusão Apontou-se a necessidade de se melhorar o acesso e de se incrementar o sistema de referência, e foram mostradas ações para aperfeiçoar o desempenho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Sapucaia do Sul (RS)"

1

Gonçalves, Felipe de Sousa. "A expansão urbana sobre o relevo do município de Sapucaia do Sul – RS." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2013. http://hdl.handle.net/10183/76851.

Full text
Abstract:
Este trabalho se propõe a analisar a expansão urbana sobre o relevo do Município de Sapucaia do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, identificando as formas de relevo presentes no município, as respectivas gêneses morfoestrutural e morfoescultural, combinado com a caracterização do crescimento urbano e indicação de tendências de crescimento. Ao entender a dinâmica geomorfológica em conjunto com as dinâmicas socioeconômicas, o estudo contribui para que o ser humano seja o sujeito do trabalho. Os procedimentos adotados foram pesquisa em instituições públicas, onde estavam mapas e fotografias aéreas base para a elaboração de mapas temáticos, saídas de campo, e trabalhos em laboratório, além de publicações que auxiliaram na compreensão da dinâmica socioeconômica da cidade no seu processo histórico de evolução. De forma a subsidiar outros estudos que tenham como mote o ambiente e o relevo, a geomorfologia atende aos requisitos de uma visão sistêmica da paisagem, abordando e relacionando questões referentes à sociedade e à natureza. Ao elaborar o mapa geomorfológico do município, identificou-se que grande parte da cidade hoje está assentada ou em Formas de Planície ou em Formas de Colinas. Nestes compartimentos ocorrem inundações próximos ao rio dos Sinos e aos arroios do município, além de transtornos de alagamentos na cidade. As grandes áreas que sobraram para serem ocupadas ficam no setor que predomina as Formas de Morros. As transformações na superfície causadas pela ação humana devem ser entendidas e estudadas como ações geomorfológicas, independente da natureza de determinada ação, uma vez que as ações antrópicas são sim parte dos processos geomorfológicos. A partir de uma espacialização daquilo que pode e não pode ser ocupado na cidade, é possível perceber que nem tudo, em um território, tem que cumprir alguma função urbana. As cidades têm suas limitações e o ser humano não tem o total controle sobre elas. Acredita-se que Sapucaia do Sul já cresceu aquilo que havia de crescer em toda a sua história, iniciando agora um período de rearranjo espacial dentro do município, levando a outra configuração urbana.<br>This study aims to analyze the urban expansion over the relief of the city of Sapucaia do Sul, state of Rio Grande do Sul, identifying the morfology types present at the municipality, the respective morphostructural and morphosculptural genesis, combined with the characterization of the urban evolution and the indication of sprawling tendencies. When understanding the geomorphologic dynamic in conjunction with the socioeconomic dynamics, the study contributes so that the human being becomes the subject of work. The adopted procedures were research in public institutions, where were found maps and aerial photographs basis for the elaboration of thematic maps, field and laboratory work, besides publications that supported the comprehension of the socioeconomic dynamic of the city on its process of evolution. In order to subsidize other studies that have as their motif the environment and the relief, the geomorphology attends the requirements of a systemic view of the landscape, approaching and relating issues relative to society and nature. When preparing the geomorphological map of the city, it was realized that much of the city sits nowadays either on forms of planes or on forms of hills. At this compartments, it occurs floods near to the river of Sinos and the streams of the municipality, besides flooding nuisances. The large areas that remained to be occupied are localized at the sector were predominates the shapes of noses. The transformations at the surface caused by the human action must be understood and studied as geomorphologic actions, independently of the nature of this action, once the anthropic actions are rather part of the geomorphological process. From an spatialization of what can and what cannot be occupied at the city, it is possible to realize that not everything, in a territory, has to fulfill some urban function. The cities have its limitations and the human being does not have total control over them. It is believed that Sapucaia do Sul has already grew the much it was supposed to in its whole story, and starts now a period of spatial rearrangement, which will lead the city to another urban configuration.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Filho Teodoro Antunes. "Saberes docentes em EJA: um estudo na rede municipal de Sapucaia do Sul (RS)." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2012. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3290.

Full text
Abstract:
Submitted by CARLA MARIA GOULART DE MORAES (carlagm) on 2015-04-14T12:52:08Z No. of bitstreams: 1 Gomes_Filho.pdf: 1236716 bytes, checksum: 21b3e2381d439b9f2d93145248a80a2d (MD5)<br>Made available in DSpace on 2015-04-14T12:52:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gomes_Filho.pdf: 1236716 bytes, checksum: 21b3e2381d439b9f2d93145248a80a2d (MD5) Previous issue date: 2012-02-23<br>CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior<br>Esta pesquisa, de caráter qualitativo, procurou fazer uma relação entre a educação de jovens e adultos e os saberes docentes utilizados nessa modalidade de ensino. Teve como sujeitos de pesquisa os professores da educação de jovens e adultos das séries finais do ensino fundamental, da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS). Para a coleta dos dados empíricos foram utilizados questionários junto a 35 professores da referida rede, assim como a realização de entrevistas com 8 destes professores. A investigação teve como objetivo geral mapear os saberes utilizados pelos docentes da EJA nas suas tomadas de decisões em seu fazer pedagógico. Teve como hipótese de trabalho a afirmativa que 'o saber da ação pedagógica é o mais necessário à profissionalização do ensino, contudo o menos desenvolvido e explicitado no repertório de saberes dos professores'. Como resultado observou-se que diversos saberes docentes estão presentes na prática de sala de aula do professor da educação de jovens e adultos, destacando-se entre eles os saberes 'experienciais' e os 'curriculares'; logo, não foi possível afirmar que o saber 'da ação pedagógica' é o mais necessário dentre os saberes identificados; os professores não têm um preparo especial para trabalhar com a EJA, embora sua larga experiência os ajude no trato dos conhecimentos a serem veiculados. Concluiu-se que faz-se necessário ter um olhar diferenciado sobre o professor da educação de jovens e adultos e que este precisa dar maior visibilidade aos seus saberes, problematizando-os, qualificando sua prática pedagógica, para que os objetivos esperados nesta modalidade de ensino sejam melhor atingidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pacheco, Patrícia Brum. "Entre muros invisíveis: as sociabilidades de jovens na experiência do acolhimento institucional em Sapucaia do Sul-RS." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2018. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7287.

Full text
Abstract:
Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2018-09-21T16:46:02Z No. of bitstreams: 1 Patrícia Brum Pacheco_.pdf: 1290312 bytes, checksum: 1a7faf40364cd84e41089d1b5dbcd917 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-09-21T16:46:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Patrícia Brum Pacheco_.pdf: 1290312 bytes, checksum: 1a7faf40364cd84e41089d1b5dbcd917 (MD5) Previous issue date: 2018-05-21<br>Nenhuma<br>Esta dissertação é resultado de uma pesquisa sobre as formas de sociabilidades dos jovens na experiência do acolhimento institucional em Sapucaia do Sul, buscando compreender os benefícios oriundos da ampliação dos círculos sociais. Portanto, o conceito de sociabilidades a partir da obra de Georg Simmel é central na análise sociológica, compreendendo que sociabilidade e identidades são processos relacionais. A metodologia empregada é baseada na etnografia a partir do interacionismo simbólico, que buscou pela observação participante, entrevistas e levantamento documental os conteúdos para análise das significações atribuídas pelos jovens acolhidos sobre suas interações sociais dentro e fora do Abrigo. Assim, a pesquisa de campo foi fundamental para desvelar os conceitos estruturantes das formas de sociabilidades, sendo o conflito e a violência a principal linguagem adotada pelos jovens, consequência do estigma social e do não reconhecimento como conteúdo que permeia as interações sociais. Considerando a relevância do contexto desta pesquisa, o Abrigo, ficou constatado os dualismos do serviço de acolhimento institucional. Portanto, as sociabilidades conflitivas são cerceadas no entre espaços que o Abrigo ocupa na vida dos jovens acolhidos, onde novas formas de interações sociais são bloqueadas, metaforicamente, por muros visíveis e invisíveis. Os muros visíveis isolam os jovens do mundo da rua, enquanto os muros invisíveis restringem a formação de redes sociais por meio da ampliação dos círculos sociais, ou seja, das redes sociais reais e virtuais, imprescindível para a ressignificação das experiências de conflito e violência que estruturam suas formas de sociabilidades.<br>This dissertation is the result of a research about the forms of sociability of young people in the experience of institutional reception in Sapucaia do Sul, seeking to understand the benefits of expanding social circles. Therefore, the concept of sociabilities from the work of Georg Simmel is central to sociological analysis, understanding that sociability and identities are relational processes. The methodology used is based on ethnography from the symbolic interactionism, which sought for the participant observation, interviews and documentary survey contents to the parsing of the meanings attributed by the young people received on their social interactions inside and outside the shelter. Thus, field research was fundamental to unveil the structuring concepts of forms of sociability, conflict and violence being the main language adopted by young people, a consequence of social stigma and non-recognition as content that permeates social interactions. Considering the relevance of the context of this research, the Shelter, the dualisms of the institutional reception service were verified. Conflicting sociabilities, therefore, are constrained in the between spaces that Shelter occupies in the lives of young people, where new forms of social interactions are metaphorically blocked by visible and invisible walls. Visible walls isolate young people from the world of the street, while invisible walls restrict the formation of social networks through the expansion of social circles, that is, of real and virtual social networks, essential for the re-signification of experiences of conflict and violence that structure their forms of sociability.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mombach, Lauri Alfonso. "A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS)." Faculdades EST, 2015. http://tede.est.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=634.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior<br>A espiritualidade é um tema cujas pesquisas têm sido ampliadas nos últimos anos. Buscar uma redação conceitual é um primeiro desafio para aqueles que se propõem a empreender uma análise investigativa a respeito. Poucas pesquisam buscam, como esta, compreender as possíveis aproximações da espiritualidade ao campo educacional. O presente trabalho reúne, numa pesquisa bibliográfica e de campo, através da opção metodológica qualitativa, uma investigação acerca das possibilidades de relacionar a espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente. A pesquisa concentra-se no município de Sapucaia do Sul, onde doze professores são entrevistados, sendo as entrevistas transcritas, agrupadas e analisadas em quatro diferentes categorias. Consideramos que para as escolas terem sucesso no seu propósito de serem um espaço de ensino e aprendizagem, dentre outras, é fundamental a presença de professores qualificados e motivados para tal. Entretanto, em virtude de diversos fatores, muitos profissionais da educação, especialmente no Brasil, são acometidos pelo que os especialistas denominam de mal-estar docente. Sentem-se sufocados pela elevada carga horária, pouca valorização e exigências do trabalho. O cultivo de hábitos de espiritualidade pode agregar alento à vida pessoal e profissional dos professores para enfrentar os percalços do dia a dia, potencializando suas atitudes positivas, acarretando em qualidade de vida e desempenho profissional.<br>Spirituality is a theme that has been increasingly researched in the last years. The quest for a conceptual redaction is a first challenge for those who propose to undertake an investigative analysis of the issue. Few research projects have sought, like this one, to understand the possible approximations of spirituality with the educational field. The present work gathers together in a bibliographical and field research through a qualitative methodological option an investigation about the possibilities of relating spirituality to confronting the professor malaise. The research is concentrated in the municipality of Sapucaia do Sul, where twelve professors are interviewed, being that the interviews are transcribed, grouped and analyzed in four different categories. We consider that, for schools to be successful in their purpose of being a teaching and learning space, it is fundamental, that, among other items, there be qualified and motivated professors for such. However, many professionals in education, especially in Brazil, are afflicted by what specialists call the professor malaise. They feel they are being suffocated by the elevated class load, low valorization and work demands. The cultivation of spirituality habits can propitiate relief for the personal and professional lives of the professors thus helping to confront the daily troubles, potencializing their positive attitudes, leading to enhanced quality of life and professional performance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Prochnow, Tania Renata. "Biomonitoramento de metais em suspensão atmosférica na sub-bacia do Arroio Sapucaia, RS - Brasil." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2005. http://hdl.handle.net/10183/4806.

Full text
Abstract:
A degradação da qualidade do ar troposférico, especialmente em áreas de grande densidade humana, e a interferência desta degradação em organismos vivos motivou este trabalho. As alterações da qualidade do ar podem causar danos e mudanças significativas em ecossistemas e afetar de modos diversos e cada vez mais acentuados, a qualidade de vida de todos os organismos, incluindo as populações humanas. Os diversos poluentes atmosféricos gerados pelas atividades antrópicas da região sofrem dispersão com os ventos atingindo áreas onde a geração destes poluentes é muito baixa, provocando o repasse dos mesmos por deposição seca ou pela precipitação com a chuva aos demais compartimentos abióticos e à cadeia trófica. Por dependerem exclusivamente de material abiótico de origem atmosférica, foram selecionados indivíduos de duas espécies de liquens, Rimelia simulans (Hale) Hale & Fletcher e Canomaculina sp., e uma bromeliácea, Tillandsia usneoides (L.) Linnaeus (Barbade- pau), coletados em Tainhas, área considerada como de baixo impacto ambiental. Estes indivíduos foram expostos em três diferentes áreas da bacia hidrográfica do arroio Sapucaia, durante um período de dez meses, com a intenção de verificar a relação das variações nas concentrações dos elementos alumínio, cálcio, chumbo, cobre, ferro, lítio, magnésio, manganês, mercúrio, potássio, sódio e zinco em massa seca de seus tecidos e as concentrações destes mesmos elementos em material particulado da baixa troposfera. As áreas de exposição apresentaram diferenças nas concentrações atmosféricas dos elementos, com maiores concentrações médias anuais em material particulado coletado na área industrial, e menores na área rural. A área urbana apresentou a maior média apenas para o elemento sódio. As três espécies expostas evidenciaram comportamentos diferenciados em relação à assimilação e bioacumulação destes elementos. Os elementos alumínio, chumbo, cobre, ferro, lítio e sódio foram concentrados nas três espécies, que apresentaram diminuição nas concentrações de potássio. Os dois liquens apresentaram comportamento semelhante na concentração de cobre, sendo estatisticamente evidenciadas, como bioacumuladoras deste elemento. A bioacumulação de zinco ocorreu de modo mais lento que a de cobre, mas de modo bastante similar nos dois liquens. Os indivíduos das três espécies, coletados em Tainhas apresentaram altas concentrações de mercúrio, que foram diminuindo com o tempo de exposição nas três áreas da bacia do arroio Sapucaia. Os resultados indicam que R.simulans e Canomaculina sp. são mais sensíveis que T.usneoides às alterações ambientais a que foram expostas. Os resultados obtidos para esta última sofreram interferência devida à ação de predadores durante o período de primavera. Mesmo com estas interferências é possível observar alterações nas concentrações dos elementos analisados nas três espécies, que podem ser atribuídas tanto às concentrações dos mesmos na atmosfera, à interferência de outros contaminantes ou a fatores climáticos que possam alterar o comportamento destas espécies em relação à assimilação dos elementos. A aplicação de geoprocessamento evidenciou as relações entre as concentrações atmosféricas de Ca, Fe e Zn e suas nas três espécies, bem como as diferenças e semelhanças entre concentrações atmosféricas dos outros elementos e as acumuladas pelas espécies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Heckler, Gisele Lopes. "A especificidade do trabalho docente no PROEJA : um estudo sobre a experiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Campus Sapucaia do Sul/RS." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2012. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3570.

Full text
Abstract:
Submitted by CARLA MARIA GOULART DE MORAES (carlagm) on 2015-05-19T17:15:03Z No. of bitstreams: 1 GiseleLopesHeckler.pdf: 664205 bytes, checksum: 83099f36a61fcefe1f137ab4a39c2938 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2015-05-19T17:15:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GiseleLopesHeckler.pdf: 664205 bytes, checksum: 83099f36a61fcefe1f137ab4a39c2938 (MD5) Previous issue date: 2012-02-27<br>CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior<br>A presente investigação se situa na confluência dos campos da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Profissional Técnica integrada ao Ensino Médio, e tem por objetivo desenvolver conceitualmente aspectos que envolvem a especificidade da docência neste programa que articula a EJA com a Educação Profissional através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA. O local de pesquisa é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, campus Sapucaia do Sul/RS. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo, numa bricolagem metodológica que une a coleta de dados entre o método documentário de interpretação e o referencial de Marie-Christine Josso na perspectiva da pesquisa-formação. Além da legislação específica e do documento base do PROEJA, o referencial teórico utilizado dá sustentação aos temas da docência, formação e docência para a EJA e formação de professores para a Educação Profissional. Com base nas entrevistas coletivas realizadas por meio dos grupos de discussão foi possível concluir que os docentes do PROEJA percebem as especificidades do público da EJA e procuram atendê-las em sua prática docente. Também foi possível concluir que o curso de especialização em PROEJA, no IFSUL - campus Sapucaia do Sul/RS teve mínima participação dos docentes e que não existem outros cursos de formação, no momento, que atendam às necessidades dos professores, em especial dos professores substitutos que possuem vínculo temporário com a instituição. As causas de resistência ou adesão ao programa estão vinculadas às experiências formadoras nas trajetórias dos docentes bem como aos posicionamentos político-pedagógicos dos professores.<br>This investigation is situated among the fields of Young and Adult Education and Professional Education integrated to Brazilian High Schools. It aims at helping develop concepts specifically related to teaching at a Program called PROEJA, a National Program for the Integration of Professional Education and Basic Learning for Young and Adults which deals with both Young and Adult Education and Professional Education. This study took place at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, in the Sapucaia do Sul/RS campus. The methodology adopted is a qualitative one, in a methodological bricolage that joined data collection following the documentary method of interpretation and the work of Marie-Christine Josso under the perspective of formation-research. Besides the specific laws and the PROEJA framework document, the literary review approaches the subjects of teaching, formation and teaching for young and adults (EJA), as well as the formation of teachers for Professional Education. Based on collective interviews done with groups of discussion, it was possible to conclude that the teachers of PROEJA are conscious about the specificities of the EJA students, and that they want to attend them. Another conclusion is that the specialization course about PROEJA at IFSUL in the Sapucaia do Sul/RS campus had minimum attendance. There are no other instruction courses with this aim at the moment to fulfill the necessities of the teachers -- specially substitute ones, who are temporarily employed. The causes of resistance or adherence to the program are related to the educational experiences that teachers previously had, as well as to their political and pedagogical positions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Falkenbach, Danielle. "Conhecimentos, atitudes e práticas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre nutrição e alimentação na rede municipal de ensino de Sapucaia do Sul/RS." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2014. http://hdl.handle.net/10183/99160.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: É na infância e adolescência que os hábitos alimentares e de atividade física são formados. A promoção da saúde infanto-juvenil no contexto escolar é uma medida estratégica, uma vez que o acesso a essa população se dá em seu ambiente próprio. O papel do educador é fundamental, sendo sua formação condição indispensável para a realização do processo de educação em saúde. OBJETIVO: Este estudo teve como objetivo desenvolver um questionário e avaliar os conhecimentos, atitudes e práticas de alimentação e nutrição de professores do ensino fundamental. METODOLOGIA: Foi elaborado e aplicado questionário estruturado, autoaplicável, dividido por tópicos sobre nutrição e alimentação. Os sujeitos foram professores da pré-escola ao quinto ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Sapucaia do Sul/RS. RESULTADOS: Participaram da pesquisa 288 (62%) dos professores convidados. Desses, 97% eram do sexo feminino, com idade média de 37 anos, 60% declararam ter filhos e 19% não possuíam graduação. A média de respostas adequadas para "Atitudes" em relação à alimentação na escola foi de 7,2 (72%). A maior parte dos professores (94%) concordou que o ambiente da escola deve promover o consumo de alimentos saudáveis. Todos os professores foram a favor da promoção da alimentação saudável na escola e 80% acreditavam ter as competências necessárias para incluir alimentação e nutrição nos planos de aula. A fonte de informação mais utilizada para foi o livro didático (71 %). Para "Práticas'' em relação à alimentação na escola, a média de respostas adequadas foi de dois pontos (40% das questões). Poucos professores declararam tomar o café da manhã/lanche da tarde (15%) e o almoço (14%) na escola com seus alunos. A média de respostas adequadas/positivas sobre "Percepções de Saúde Pessoal" foi de 2,5 (31 %). 54% estavam satisfeitos com seus hábitos alimentares. Mais de 70% dos professores tiveram consumo inferior ao recomendado para os grupos das frutas, legumes e verduras e leite e derivados. Em "Conhecimentos", os professores acertaram, em média, 41% das questões. 76% dos professores consideraram ter bons conhecimentos sobre alimentação saudável. Entretanto, estes não apresentaram melhor desempenho neste tópico (p=0,215). Do total das 43 questões, o número médio de acertos foi de 20,5. Não foram encontradas associações significativas entre o tempo que o professor lecionava (p=0,453), sua idade (p=0,081), se tinha filhos (p=0,652) ou seu nível de formação (p=0,297) com melhor desempenho geral. Foram estatisticamente significativas as associações entre as respostas mais positivas em "Atitudes", "Práticas" e "Percepções de Saúde Pessoal" e a pontuação em "Conhecimentos" (p<O,OOl). CONCLUSÕES: Embora a maior parte dos professores seja graduada, lecione há mais de 10 anos e considere possuir bons conhecimentos, os resultados da pesquisa demonstraram que os conhecimentos sobre nutrição e alimentação são insuficientes. A maioria dos educadores realiza atividades de educação nutricional baseadas em fontes pouco confiáveis, o que somado ao pouco conhecimento, pode promover conceitos e práticas inadequadas de alimentação entre os alunos. Desta forma, são urgentes as ações que busquem qualificar o professor, de forma que ele desenvolva as ferramentas necessárias para a promoção da alimentação saudável na escola.<br>INTRODUCTION: The habits regarding diet and physical activity are formed in the infancy and in the adolescence. The promotion of juvenile health in the school context is a strategic measure, once the access to this population happens in their own environment. The role of the educator is fundamental, being his formation a paramount condition for the realization of the educational process in health. OBJECTIVE: This study aimed at developing a questionnaire and assessing the knowledge, attitudes and practices regarding feeding and nutrition amongst elementary school teachers. METHODOLOGY: A structured questionnaire, self-applicable, was elaborated, divided into topics about nutrition and feeding. The subjects were teachers from pre-school to the 5th grade of the public elementary school in Sapucaia do Sul/RS. RESULTS: The participants in the survey were 288 ( 62%) o f the invited teachers. Out o f these, 97% were females, at an average age of 37, 60% claimed to have children and 19% did not have a degree. The average of adequate answer for "Attitudes" regarding diet in school was 7,2 (72%). Most teachers (94%) agreed that the school environment should promote the consumption of healthy food. All teachers were in favor of the promotion of a healthy diet in school and 80% believed to have the necessary skills to include feeding and nutrition in the lesson plan. The source of information mostly used was the textbook (71% ). As of "Practices" regarding diet in school, the average of adequate answers was two points (40% of the questions). Few teachers claimed to have breakfast/aftemoon snack (15%) and lunch (14%) at the school with their students. The average of adequate/positive answers regarding "Perceptions on Personal Health" was 2,5 (31 %). 54% were happy about their dietary habits. Over 70% of the teachers had an intake of fruit, vegetables and dairy inferior to the recommended. In "Knowledge", the teachers got an average of 41% of the questions right. 76% of the teachers thought they had good knowledge on healthy diet. However, these did not present better performance in this topic (p=0,215). From a total of 43 questions, the average number of correct answers was 20,5. No signi:ficant associations between the amount of time the teacher taught (p=0,453), his age (p=0,081), having children (p=0,652) or his degree levei (p=0,297) with better overall performance were found. The associations between the more positive answers in "Attitudes", "Practices" and "Perceptions on Personal Health" were statistically signi:ficant (p<O,OOl). CONCLUSIONS: Even though most of the teachers have a degree and have been teaching for over 10 years and think they have good knowledge, the results of the survey showed that the knowledge about nutrition and feeding are insufficient. Most educators perform food and nutrition education activities based on unreliable sources, which added to little knowledge, may promote inadequate nutrition concepts and practices among the students. Thus, actions that aim at qualifying the teacher so that he can develop the necessary tools for the promotion of healthy diet in school are urgent.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Machado, Marcia Maria Bremm. "Temas meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental no ensino de biologia : um estudo sobre as práticas dos professores do ensino médio de Sapucaia do Sul, RS." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2014. http://hdl.handle.net/10183/96039.

Full text
Abstract:
Aprender é se informar ou aprender pode ser se transformar. Quando aprendemos e atribuímos significados ao que foi aprendido, temos a capacidade de transformar a informação em conhecimento. Nesse sentido esta Dissertação de Mestrado investigou a prática em sala de aula e em projetos dos professores de Biologia do Ensino Médio do município de Sapucaia do Sul – RS, quanto aos temas Meio Ambiente, Sustentabilidade e Educação Ambiental e nos aspectos: metodologias de ensino, contextualização, interdisciplinaridade, avaliação e quantidades de horas disponibilizadas para os temas citados. Foi utilizado um questionário semiestruturado com questões fechadas para a caracterização do profissional quanto a dados de identificação (idade e gênero), qualificação (formação inicial e educação continuada) e profissional (tempo de regência de classe, turnos de trabalho, carga horária, número de turmas e alunos, identificação da instituição como pública ou privada, regime de trabalho e se exerce outra atividade além da educação) e perguntas abertas para análise qualitativa através de categorização. A amostra foi composta por 16 professores, sendo 13 do gênero feminino e três masculinos. 87,5% encontram-se na faixa etária de 30 a 45 anos. Todos os professores são licenciados em Ciências Biológicas, a maioria exerce a docência no Ensino Médio nos turnos do dia e há mais de nove anos. A rede pública (Estadual e Municipal) ficou amostrada com 12 professores e 75% dos professores têm na docência sua única atividade profissional. Nas questões categorizadas, sem diferenciar instituições privadas e públicas, ficou evidenciado que os professores desenvolvem os temas Meio Ambiente, Sustentabilidade e Educação Ambiental, principalmente, Meio ambiente, mas ministram as suas aulas de forma tradicional, baseados em conteúdos, com pouca interdisciplinaridade e contextualização. Com relação à prática de desenvolver projetos, foi evidenciado que os professores tem concepções diferenciadas sobre o assunto, mas que os realizam. Com a mudança do Ensino Médio no Estado, e a inclusão da obrigatoriedade de projetos (nos três anos), pode-se observar que os professores que realizam projetos referem-se ao Seminário Integrado e não a disciplina de Biologia. O desafio está posto, a melhoria da educação passa por mudanças. Mudanças essas em que a educação e a aprendizagem sejam contínuas e permanentes e tenham uma utilidade ao longo da vida, “necessitamos tornar esse mundo em rápida mudança mais hospitaleiro para a humanidade” (BAUMAN, 2009, p. 163).<br>Learning is to get informed, or learning may be to get transformed. When we learn and give meaning to what have been learnt, we have the ability to transform information into knowledge. In this sense, this Master’s Dissertation has investigated the classroom’s practice and the projects of the high school teachers of Biology at the city of Sapucaia do Sul - RS, about the themes Environment, Sustainability and Environmental Education and in the aspects: teaching methodologies, contextualization, interdisciplinarity, evaluation and number of hours allowed for the referred themes. A semi-structured questionnaire was used, with closed questions for the characterization of the professional about identification data (age and gender), qualification (early years education and continued education) and professional status (class regency time, work shifts, work hours, number of classes and students, if he/she works at a private/public institution, work procedures and if he/she has another professional activity beyond education) and open questions for qualitative analysis through categorization. The sample was compounded of 16 teachers, being 13 of female gender and three male. 87,5% find themselves between the age of 30 to 45. All the teachers are licensed in Biological Sciences, and most of them teach at High Schools in the day shift for over nine years. Twelve of the teachers are from public institutions (both State and City) and 75% of the teachers are exclusively in this professional activity. On the categorized questions, without separating private and public institutions, it was evidenced that the teachers develop the themes Environment, Sustainability and Environmental Education, mainly Environment, but they work their classes in a traditional way, based on contents, with little use of interdisciplinarity and contextualization. On the project development practice it was evidenced that the teachers have different conceptions about the topic, but they accomplish it. With the change in High School policies at the State, and the inclusion of project obligatoriness (within all the three years), we could observe that teachers who perform projects are referring to the Integrated Seminar and not the Biology discipline. The challenge is set, and the improvement in education is going through changes. These changes demand education and learning to be continuous and permanent and have a lifetime utility, “we must make this fast-changing world more hospitable for mankind”. (BAUMAN, 2009, p.163).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Barros, Anália Bescia Martins de. "A relação entre os saberes-experiência do trabalho e os saberes escolares, vista por alunos do proeja do IFSUL de Sapucaia do Sul." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2010. http://hdl.handle.net/10183/24152.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa teve por objetivo estudar a relação entre os saberesexperiência do trabalho e os saberes escolares, sob o ponto de vista dos alunos do PROEJA do IFSul, campus de Sapucaia do Sul. Os objetivos específicos foram: a) conhecer as trajetórias ocupacionais e escolares dos alunos do PROEJA de Sapucaia do Sul; b) analisar seus saberes-experiência do trabalho; c) discutir a importância dos saberes-experiência do trabalho, no processo de aprendizagem; d) analisar o reconhecimento da relação entre saber-experiência do trabalho e os saberes escolares, por parte dos alunos. A abordagem teórica utilizada está situada no campo de estudos Trabalho e Educação e Educação de Jovens e adultos. A metodologia utilizada foi o materialismo histórico e dialético. Foram entrevistados 48 alunos, na fase da pesquisa exploratória. Depois, 11 alunos participaram das entrevistas; seis, do sósia-substituto; sete, do trabalho com as fotografias; e seis, do grupo focal. Os resultados da pesquisa mostram uma diversidade muito grande de saberes-experiência de que os alunos são portadores, além de indicar que eles fazem uso dos saberes escolares, em suas atividades de trabalho, de forma intensa, particularmente de Português e dos conhecimentos das disciplinas da formação da área técnica. Pode-se afirmar que uma parte significativa dos alunos que participaram da pesquisa veem relação entre os seus saberes-experiência de trabalho e as aulas no PROEJA. A maioria dos estudantes demonstrou se sentir orgulhosa do seu trabalho, mas não faz uma relação direta entre os seus saberes e os conteúdos que devem ser ensinados em sala de aula pelos professores.<br>La actual pesquisa tuve por objetivo estudiar la relación entre los saberesexperiencia de los trabajos e los saberes de la escuela, bajo el punto de vista de los alumnos del PROEJA del IF-Sul, campus de la ciudad de Sapucaia do Sul. Los objetivos específicos fueran: a) conocer las trajetórias ocupacionais y escolares de los alumnos del PROEJA de la ciudad Sapucaia do Sul; b) analizar sus saberesexperiencia del trabajo; b) discutir la importancia de los saberes-experiencia del trabajo, en el proceso de la aprendizaje; c) analizar el reconocimiento de la relación entre el saber-experiencia del trabajo y los saberes escolares, por parte de los alumnos. La abordaje teórica empleada está situada en el campo de estudios Trabajo y Educación y Educación de Jovenes y adultos. La metodología utilizada fue el materialismo histórico y dialéctico. Fueran entrevistados 48 alumnos, en la etapa de pesquisa exploratória. Después, 11 alumnos participaran de las entrevistas; seis, del sosia-sustituto; siete, del trabajo con las fotografias; y seis, del grupo focal. Los resultados de la pesquisa mostran una diversidad muy grande de los saberesexperiencia de que los alumnos son portadores, más allá de indicar ya puesto que elles hacen uso de los saberes escolares, en suyas atividades en el trabajo, de forma intensa, particularmente del Portugues y de los conocimientos de las disciplinas de la formacion en el campo de acción técnica. Puede-se afirmar que una parte significativa de los alumnos que participaran de la pesquisa ven relación entre suyos saberes-experiencia del trabajo y las aulas en el PROEJA. La mayoría de los estudiantes demonstraran sentir-se orgullosa de su seu trabajo,pero no hacen una relación directa entre suyos saberes y los contenidos que deben ser enseñados en aula por los profesores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Brubacher, João Paulo. "Inundações e enxurradas, município de Esteio - RS." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2016. http://hdl.handle.net/10183/134686.

Full text
Abstract:
As inundações se constituem como um dos principais desastres que acometem frequentemente diversas cidades no mundo. Embora sejam ocasionadas por meio da dinâmica natural dos cursos de água, as cidades que tiveram o seu desenvolvimento às margens de rios e arroios e apresentam como característica crescimento irregular, principalmente em áreas da planície de inundação, sofrem com os danos causados. O município de Esteio/RS é cortado por dois arroios, afluentes do rio dos Sinos, e são recorrentes os casos em que esses arroios causam inundações. Esse estudo tem como objetivo principal analisar as ocorrências de inundações no município de Esteio/RS, considerando o contexto da dinâmica local e as recentes obras viárias realizadas no município. Para tanto, o primeira etapa realizada foi a aquisição de dados de precipitação do período entre 1984 e 2015, assim como a aquisição de imagens LANDSAT. Posteriormente, foi realizada a organização das séries históricas de precipitação e o pré-processamento das imagens LANDSAT e matemática de bandas, visando a análise das inundações no município de Esteio por meio de índice de água por diferença normalizada modificada (MNDWI) e índice de diferença normalizada para lagos (NDPI); elaboração dos mapas de distribuição espacial das maiores inundações; a última etapa, contou com o estudo do contexto das obras viárias nas inundações do município. Entre os principais resultados, destaca-se a análise da série histórica de precipitação, por meio da qual é possível afirmar que a dinâmica das inundações e eventos extremos não é novidade no município, no entanto, os eventos referentes a agosto, outubro e novembro de 2013, além do evento de julho de 2015 foram, de fato, acima da média histórica. As áreas do município afetadas pelas inundações praticamente se repetem a cada evento extremos. A construção da BR 448 e da Avenida Brasil, coincidiu com o aumento das inundações no município, o que não se explica simplesmente pelo aumento da precipitação. A falta de mecanismos para evitar o efeito de remanso das águas dos arroios próximos a BR 448, bem como as alterações na várzea do rio dos Sinos, pode ter contribuído com os últimos eventos. Questionar a eficácia da Avenida Brasil enquanto dique de contenção de inundações, nesse momento, seria precipitado, principalmente se for levado em conta a necessidade das obras das bacias de contenção - a serem construídas. No entanto, medidas estruturais nem sempre são garantias de resolução desse tipo de desastre.<br>Floods constitute one of the main disasters that often affect several cities in the world. Although caused by natural dynamics of rivers, cities that had the development on the banks of rivers and streams and have a characteristic irregular growth, especially in areas of the floodplain, suffer the damage. The municipality of Esteio/RS is cut by two streams, tributaries of the Sinos river, and are recurring cases where these streams cause flooding. This study aims to analyze the occurrence of flooding in the city of Esteio/RS, considering the context of the local dynamics and the recent road works carried out in the municipality. Therefore, the first step was carried out the acquisition period of the precipitation data between 1984 and 2015, as well as the acquisition of LANDSAT images. It was subsequently set up the organization of the historical series of precipitation and pre-processing of Landsat and math bands images, aimed at analysis of floods in Esteio municipality through a modified normalized difference water index (MNDWI) and normal difference pound index (NDPI); preparation of spatial distribution maps of the largest floods; the last stage, had the study of the context of road works in the city's flooding. Among the main results, there is the analysis of time series of precipitation, by which it can be said that the dynamics of floods and extreme events is not new in the city, however, the events related to August, October and November 2013 beyond the July 2015 event were, in fact, above the historical average. The municipal areas affected by floods almost repeat every extreme event. The construction of the BR 448 and Brazil Avenue, coincided with increased flooding in the city, which cannot be explained simply by the increase in precipitation. The lack of mechanisms to prevent backwater effect of the waters of the streams near BR 448, as well as changes in the floodplain of the Sinos river, may have contributed to the latest events. Questioning the effectiveness of the avenue Brazil as dike containment flooding at this point would be premature, especially if one takes into account the need of the works of containment basins - to be built. However, structural measures are not guarantees of resolution this type of disaster.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Sapucaia do Sul (RS)"

1

Padilha, Iranelci. Sapucaia do Sul, homens e origens. Martins Livreiros, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Caminhos da colônia: Caxias do Sul-Flores da Cunha-RS. EST Edições, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Positivismo: Um projeto político alternativo (RS, 1889-1930). L & PM Editores, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vogt, Olgário Paulo. A produção de fumo em Santa Cruz do Sul, RS, 1849-1993. EDUNISC, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Georgiadis, Carolina. Tribunal de Justiça do RS: 125 anos de história, 1874-1999. 2nd ed. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rossoni, Sirlei. Cassino Guarani: Histórias, memórias e personagens : Iraí, RS, 1940-1994. Universidade de Passo Fundo, UFP Editora, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Félix, Loiva Otero. Tribunal de Justiça do RS: Mais de um século de história. Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Azambuja, Lissi Iria Bender. Língua alemã: Um legado dos imigrantes alemães para Santa Cruz do Sul, RS. EDUNISC, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Casarotto, Cadorna Marcílio. 50 anos da Câmara Municipal de Vereadores de Antônio Prado, RS. 2nd ed. Assembléia Legislativa, Estado do Rio Grande do Sul, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cardoso, Raul Róis Schefer. Escravidão rural: Formação de um território negro no Vale do Caí, RS, 1870-1888. EST Edições, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Sapucaia do Sul (RS)"

1

Bicca Júnior, Walter Romeu, Natalia Silveira Antunes, Jenifer Thais Pagani, and Luana Ribeiro. "ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER NO MUNICÍPIO DE SAPUCAIA DO SUL/RS." In Ciências do Esporte e Educação Física: Uma nova Agenda para a Emancipação 2. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.67919020918.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ritter, Elizandra Sirlei Del Zotto, and Patricia Thoma Eltz. "Curso técnico integrado em eventos: Formação profissional ofertada no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) de Sapucaia do Sul/RS." In Série Educar - Volume 34 Matemática, Tecnologia, Educação Profissional. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-14-0.cap.15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Coelho, Leda Rúbia Maurina, Déborah Goulart Silveira, Rafael da Silva Cezar, and Letícia Santos. "PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS: A PERCEPÇÃO DAS ORIENTADORAS EDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO DE SAPUCAIA DO SUL/RS." In Bases Conceituais da Saúde. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4111915021.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nascimento, Gabriel de Mamann, Vinicius Silveira dos Santos, and Daniel Junges Menezes. "Mapeamento geoambiental de São Vicente do Sul - RS." In Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento. INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS - UNICAMP, 2017. http://dx.doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2229.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Raupp, Daniela Oliveira, and Carmen Iara Walter Calcagno. "PROJETO DE MAPA TÁTIL DO IFSUL– SAPUCAIA DO SUL PARA ACESSIBILIDADE DE DEFICIENTES VISUAIS." In A Aplicação do Conhecimento Científico na Engenharia Mecânica. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8202013025.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Renata Pereira de, Mérlim Fachini, and Rossano Sartori Dal Molin. "PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA MORTALIDADE INFANTIL DE CAXIAS DO SUL/RS." In Saúde da Mulher e do Recém-Nascido: políticas, programas e assistência multidisciplinar. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210504844.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santana, João Pedro de Jesus, Cristiane Heredia Gomes, Luis Fernando de Lara, and Diogo Gabriel Sperandio. "PETROGRAFIA DA FÁCIES LEUCOGRANÍTICA DO GRANITO SANTO FERREIRA, CAÇAPAVA DO SUL, RS." In As Ciências Exatas e da Terra e a Interface com vários Saberes. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.86119231218.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Brose, Markus Erwin, Valéria Borges Vaz, and Bruno Deprá. "CARACTERIZAÇÃO E CUSTOS DOS DESASTRES NATURAIS EM SANTA CRUZ DO SUL – RS." In Redução de Riscos de Desastres: Métodos e Práticas. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5931915046.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

BRUMELHAUS, V. R. "DESCARTE DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS NO MUNICÍPIO DE TIRADENTES DO SUL-RS." In DEBATES E DISCUSSÕES: AMPLIANDO OLHARES SOBRE A PESQUISA. Arco Editores, 2021. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-994894-5-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Riegel, Jauana Marilise do Nascimento, Gabriel D’Ávila Fernandes, Pedro Daniel da Cunha Kemerich, and José Luiz Silvério da Silva. "AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE INTRÍNSECA A CONTAMINAÇÃO DO AQUÍFERO EM SALVADOR DO SUL – RS." In Educação, Meio Ambiente e Território 3. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.44219210215.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Sapucaia do Sul (RS)"

1

Scheunemann, Camila Maria Bandeira, Caroline Medeiros Martins De Almeida, and Paulo Tadeu Campos Lopes. "Percepções de Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental Sobre o Uso das Tecnologias Digitais nas Atividades de Sala de Aula." In Congresso sobre Tecnologias na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ctrle.2020.11435.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo investigar e analisar as percepções de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental sobre o uso de tecnologias digitais nas atividades de sala de aula. Os participantes foram 80 alunos de uma escola municipal de Sapucaia do Sul/RS. Os dados foram coletados por questionário com questões abertas e fechadas, analisadas pela análise de conteúdo e pelos escores das respostas. Os resultados apontaram que os professores utilizam pouco as tecnologias digitais, de forma rara e o recurso mais usual é o PowerPoint. Os alunos apresentaram-se abertos ao uso das tecnologias e gostariam de utilizá-las durante as aulas, preferencialmente por meio de aplicativos e jogos, e acreditam que elas podem facilitar o ensino e a aprendizagem, por proporcionar uma aula mais divertida, facilitar práticas e aumentar seu interesse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Camargo, Sandro Da Silva, and Leonardo Bidese De Pinho. "ERAD/RS 20 anos: Quem fez esta história?" In Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/eradrs.2020.10799.

Full text
Abstract:
A Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul (ERAD/RS), evento itinerante criado em 2001 com foco no RS, expandiu-se ao longo dos anos almejando divulgar a produção científica e qualificar profissionais da região sul em Processamento de Alto Desempenho (PAD). Na sua vigésima edição, atingiu quase 1200 trabalhos que contam a evolução da pesquisa Sul-brasileira em PAD. Este estudo explora, com técnicas de Análise de Redes Sociais e de Genealogia Acadêmica, as publicações das vinte edições, identificando os autores e grupos que se destacaram nesta história. Seus resultados fornecem subsídios à Comissão Regional de Alto Desempenho para o reconhecimento dos pesquisadores e relações que construı́ram os vinte anos da ERAD/RS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barba, Roberta de, Maria Salete Goulart Martins Denicol, Alex Eckert, Marlei Salete Mecca, and Roberto Biasio. "Implantação do eSocial em organizações contábeis de Caxias do Sul-RS." In Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Educs, 2016. http://dx.doi.org/10.18226/610001/mostraxvi.2016.01.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Piraine Travassos, Rodrigo, Elton Luiz Dantas, João Henrique Boniatti, et al. "Aeromagnetometria aplicada na interpretação estrutural regional do Escudo Sul-RioGrandense, RS." In Simpósio Brasileiro de Geofísica. Sociedade Brasileira de Geofísica, 2014. http://dx.doi.org/10.22564/6simbgf2014.004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Amalfi Fiorite, Louise, José Pedro Rebés Lima, Marco Antonio Fontoura Hansen, and Juno Nogueira do Amaral. "Caracterização geoelétrica e sensoriamento remoto do mármore dolomítico, Caçapava do Sul, RS." In Simpósio Brasileiro de Geofísica. Sociedade Brasileira de Geofísica, 2014. http://dx.doi.org/10.22564/6simbgf2014.015.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira dos Santos, Ana Carolina, Fernanda Vargas de Mello, Juliana de Souza Correa Kamphorst, and César Augusto Moreira. "Estudos de Eletrorresistividade em aterro controlado nomunicípio de Caçapava do Sul-RS." In Simpósio Brasileiro de Geofísica. Sociedade Brasileira de Geofísica, 2010. http://dx.doi.org/10.22564/4simbgf2010.134.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Chinato, Acácio, Ricardo Garcia, Joel Da Silva, et al. "Análise do funcionamento de dispositivos LoRa e LoraWAN na cidade de Caxias do Sul/RS." In Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/eradrs.2020.10745.

Full text
Abstract:
O LoRa é uma das tecnologias que oferece comunicação a longas distâncias com baixo consumo de energia para dispositivos IoT. Neste trabalho foram testados o alcance da transmissão e sua integração com a rede LoraWAN existente na cidade de Caxias do Sul/RS. Como resultados obtidos, chegou-se à distância máxima de 240 metros e foi possível conectar-se à rede LoraWAN somente através de um gateway alternativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mota*, Lucas Freitas da, Luis Felipe de Melo Tassinari, Marcos Vinicios da Silva Ferreira, and Mario Jesus Tomas Rosales. "Dados Aeromagnéticos e Topográficos ASTER aplicados ao estudo de ocorrências de rochas básicas ao sul de Lavras do Sul - RS." In 12th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEF, Rio de Janeiro, Brazil, 15-18 August 2011. Society of Exploration Geophysicists and Brazilian Geophysical Society, 2011. http://dx.doi.org/10.1190/sbgf2011-137.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carolina Oliveira dos Santos, Ana, Fernanda Vargas de Mello, Juliana de Souza Correa Kamphorst, and César Augusto Moreira. "Estudos De Eletrorresistividade Em Aterro Controlado No Município De Caçapava Do Sul/Rs." In IV Simpósio Brasileiro de Geofísica. European Association of Geoscientists & Engineers, 2010. http://dx.doi.org/10.3997/2214-4609-pdb.197.sbgf_2354.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Camargo, Cassiane de, Adriana Porto, Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Cassiane de Camargo, Adriana Porto, Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Lucas Charão Brito, and Luis Felipe Dias Lopes. "Estilos de Liderança nas Empresas Top Of Mind de Cachoeira do Sul - RS." In Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Educs, 2014. http://dx.doi.org/10.18226/610001/mostraxiv.2014.144.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Sapucaia do Sul (RS)"

1

Dorfman, Adriana, and Rafael da Rocha Ribeiro. CRITÉRIOS GEOGRÁFICOS PARA LOCALIZAÇÃO DOS “POSTOS” DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL NO RS. UFRGS, 2019. http://dx.doi.org/10.21826/relatorio23078.517306/2019-11.

Full text
Abstract:
Falta de efetivo, postos fechados e sensação de insegurança fazem parte da realidade do controle do território por parte dos órgãos de segurança pública no Brasil e, de maneira mais concreta, no Rio Grande do Sul. Este quadro nos leva a buscar maior qualificação das decisões tomadas pelas instâncias gestoras da segurança pública. Um dos papéis da Universidade é colaborar para essa qualificação, sendo este o propósito deste projeto, em colaboração com a Polícia Rodoviária Federal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!