To see the other types of publications on this topic, follow the link: Scaffolds por impressão 3D.

Journal articles on the topic 'Scaffolds por impressão 3D'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Scaffolds por impressão 3D.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Vargas, Brizza Fernandes dos Santos, Melina Almeida Coutinho, and Flaviane Silva Coutinho. "Impressão 3D na medicina legal e resolução de crimes: revisão integrativa da literatura." Revista de Medicina 100, no. 1 (March 17, 2021): 62–69. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i1p62-69.

Full text
Abstract:
A tecnologia de impressão 3D oportunizou explorações em novas áreas biológicas, como na Medicina Legal, auxiliando na resolução de crimes. Considerando o uso dessa tecnologia na Perícia Criminal, este trabalho consiste em uma revisão literária que visa relatar a contribuição da impressão 3D na solução de atos criminosos. Foram relatadas as principais impressões 3D utilizadas, suas vantagens e desvantagens. Como adjuvante, foram apresentadas ainda as técnicas moleculares em impressões 3D que podem auxiliar na resolução de crimes. A análise dos dados revelou que o uso da tecnologia de impressão 3D colaborou nos laudos periciais que elucidaram investigações conduzidas na área criminal. A tecnologia apresentou-se como opção por reduzir custos, prazos e impactos invasivos sobre o corpo em contextos forenses. Concluiu-se que é preciso planejar a construção do objeto levando em conta restrições técnicas das impressoras 3D, principalmente o processo de digitalização. Além disso, determinar qual método computacional combinar para se obter os melhores resultados na Medicina Legal é passo crítico no processo de impressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Graça, Alan José Salomão, Juliana Moulin Fosse, Luís Augusto Koenig Veiga, and Mosar Faria Botelho. "A Impressão 3D no Âmbito das Representações Cartográficas." Revista Brasileira de Cartografia 73, no. 3 (July 8, 2021): 809–26. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv73n3-56659.

Full text
Abstract:
A tecnologia de impressão 3D vem revolucionando muitas práticas de projeto com a possibilidade de geração de protótipos ou peças perfeitamente funcionais nas mais diversas áreas do conhecimento, tal como a Cartografia. Diferentes tipos de produtos cartográficos confeccionados por esses métodos produtivos podem ser encontrados na literatura. Todavia, ainda pouco é explorada a questão científica de como é este processo de produção cartográfica 3D, tampouco discutida sobre esta nova forma de abordagem de produtos cartográficos tangíveis. Neste sentido, o presente artigo apresenta os conceitos de impressão 3D aplicados à Cartografia e exemplos teórico-conceituais sobre o emprego da modelagem tridimensional aliada à manufatura aditiva na geração de produtos cartográficos. São apresentadas as vantagens da impressão 3D, tais como a visualização, o tempo de produção, uso de diferentes materiais para variados produtos, que antes eram de difícil produção, além da possibilidade de geração de novas formas de representação. São destacados elementos que ainda necessitam de maiores pesquisas, tais como a simbolização, a generalização aplicada aos modelos geométricos tridimensionais, o uso de cores na impressão 3D e de textos e toponímias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Garré, Saulo De Oliveira, Adriane Prisco Petry, Alexandre Vagtinski De Paula, José Leandro Rosales Luz, Tanit Daniel Jodar Vecina, and Guilherme Jahnecke Weymar. "Criação de peças tridimensionais complexas a partir de impressora 3D compacta: Protótipos de um microgerador eólico." Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade 2, no. 2 (December 23, 2016): 97. http://dx.doi.org/10.15210/rbes.v2i2.9815.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta a metodologia para confeccionar-se peças complexas a partir de uma impressora 3D compacta. Para tanto desenvolvem-se testes iniciais necessários para se conhecer o equipamento, descreve-se o tempo demandado para a prototipagem, apresentam-se as soluções para impressão remota, expõem-se os custos (impressão in loco versus terceirização do serviço) e os resultados dos diversos testes. Para avaliar a qualidade da impressão resultante, projetam-se pás aerodinâmicas que originam dois protótipos de um microgerador eólico, os quais são expostos a escoamento de ar forçado em túnel aerodinâmico. O processo de impressão 3D administrado, consegue traduzir fidedignamente as características aerodinâmicas de uma pá eólica. Por esse motivo, os protótipos idealizados neste trabalho, auxiliam na tomada de decisão para o projeto e construção de um microgerador eólico que será concebido em escala real. Evidenciando a viabilidade de se utilizar impressoras compactas no desenvolvimento de projetos complexos. Após as análises de projeto, de prototipagem e dos testes, constata-se a viabilidade econômica do processo executado in loco, mesmo se for necessário a aquisição do equipamento 3D.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lauxen Spohr, Daniel, Felipe Antônio Lucca Sánchez, and André Canal Marques. "ESTUDO DA VIABILIDADE DE FABRICAÇÃO DE FILAMENTOS COMPÓSITOS SUSTENTÁVEIS PARA IMPRESSÃO 3D A PARTIR DE UMA MATRIZ PLA REFORÇADA COM RESÍDUOS DE FIBRAS DE MADEIRA." MIX Sustentável 7, no. 4 (August 23, 2021): 115–26. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2021.v7.n4.115-126.

Full text
Abstract:
Processos tecnológicos de manufatura aditiva, como a de impressão 3D, vem permitindo transcender os limites do desenvolvimento dos produtos atuais a um custo menor em de forma mais rápida. Nos últimos anos a impressão 3D se tornou mais fácil de usar e mais barata, tornando acessível para diferentes mercados. A literatura vem demonstrando que há uma grande demanda para conceber materiais mais sustentáveis para fabricação de bens de consumo por impressão 3D o que inclui, por exemplo, a utilização de resíduos de processos industriais da indústria moveleira como pós e serragens incorporados a matrizes poliméricas. Neste trabalho, foi utilizada a combinação de PLA com resíduos de pó de madeira com objetivo de criar um filamento com aspecto de madeira, com propriedades mecânicas melhores do que o filamento sem a adição da carga e assim mais sustentável. Para isto, fez-se primeiramente a caracterização do pó de madeira para determinar os melhores parâmetros de processo e após foram determinadas três formulações diferentes e extrudadas para a produção dos filamentos. Ao final foram analisadas quanto a suas propriedades de interesse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Castro, João Henrique Dayrell, and Marcelo Henrique Stoppa. "PROTOTIPAGEM 3D APLICADA A CIRURGIAS DE IMPLANTES DENTÁRIOS." HOLOS 8 (December 31, 2018): 49–58. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2018.7039.

Full text
Abstract:
A perda dental é um dos grandes problemas da Odontologia. Com os avanços tecnológicos, o implante dentário veio para realizar reposições de dentes extraídos. O uso de impressões 3D trouxe a possibilidade da reprodução das arcadas dentárias de forma fidedigna, graças ao programa InVesalius que processa imagens tomográficas transformando-as em um arquivo capaz de reproduzir por meio de impressão um protótipo dimensionalmente fiel. Com relação ao Odontólogo, a prototipagem ofereceu grandes benefícios, tais como, clareza no planejamento cirúrgico e segurança na execução dos procedimentos, além de permitir ao paciente elucidação prévia do processo, diminuindo inúmeras insatisfações e dúvidas quanto ao tratamento proposto. Aliados às vantagens oferecidas ao dentista e ao paciente, pelo protótipo 3D, o fator custo é de suma importância devido à sua irrelevância quanto ao valor total de um implante dentário frente aos benefícios oferecidos decorrentes do uso da prototipagem 3D. Este trabalho apresenta o processo de geração de um modelo tridimensional por meio do software Invesalius e a impressão deste, com posterior teste de implante dentário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Castaneda, Luciana. "FORMAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: REDE NACIONAL DE LABORATÓRIOS DE IMPRESSÃO 3D NO SUS." Educação Profissional e Tecnológica em Revista 4, Especial (April 30, 2020): 215–24. http://dx.doi.org/10.36524/profept.v4iespecial.641.

Full text
Abstract:
A presente comunicação apresenta as ações em desenvolvimento da 3DSUS - Rede Nacional de Pesquisa e Extensão Tecnológica de Laboratórios de Impressão 3D no SUS. As ações de transferência de tecnologia de Fabricação Aditiva (Impressão 3D) são desenvolvidas como resultado de estratégias de ensino em espaços não-formais da Educação Profissional e Tecnológica. Tem como público-alvo os trabalhadores do SUS do componente da Atenção Especializada do SUS, Oficinas Ortopédicas. A ação emergencial em andamento tem se dado em conjunto com três Instituições de Ciência e Tecnologia (IcT) e duas Oficinas Ortopédicas. As atividades em andamento são uma pequisa-ação de Ensino-Serviço para o Desenvolvimento de Produto, a Engenharia de Tecidos e a Educação Permanente em Saúde e buscam alcançar representatividade nacional. Envolvem ações em Rede de Pesquisa e Inovação para: 1) Prototipação Rápida de insumos e componentes para o enfrentamento a COVID 19 por Fabricação Aditiva (Impressão 3d), 2) Testagem de insumos e componentes para a produção emergencial de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) por manufatura tradicional, e 3) Qualificação Profissional dos trabalhadores do SUS para o manuseio de tecnologias de Manufatura Avançada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Taparello, Gladys Ilka Klen. "A INDUSTRIALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO COM TERRA ATRAVÉS DA IMPRESSÃO 3D." MIX Sustentável 2, no. 2 (September 13, 2016): 87. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2016.v2.n2.87-92.

Full text
Abstract:
A arquitetura tem incorporado novas estratégias e tecnologias para a materialidade do edifício e sustentabilidade no uso dos recursos. Dentre estas, a impressão 3D tem conseguido cada vez mais espaço nas indústrias em geral como um método inovador de fabricação, embora a tecnologia exista desde a década de 1980. Recentemente houve a introdução desta tecnologia no setor da construção civil, ainda em escala de testes. Entre os diversos materiais utilizados na impressão 3D de edificações destaca-se o solo, por ser um material barato, com grande disponibilidade, possibilidade de reciclagem total, com baixos impactos ambientais e ótimas propriedades de conforto térmico. Entretanto a construção com terra ainda é subaproveitada e vista com reservas, especialmente as técnicas mais artesanais. Assim este artigo propõe-se a explorar a prototipagem associado ao uso do solo de forma a aliar o baixo impacto ambiental e a racionalidade no uso do recurso com a diversidade da forma que a prototipagem pode conferir à arquitetura. Para cumprir com os objetivos revisou-se os principais conceitos da fabricação digital, as potencialidades do uso da terra como material de construção e por fim, o emprego deste material na prototipagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fontes, Anna Beatriz, and Raphael Fortes Marcomini. "3D Bioprinting: a review of materials, processes and bioink properties." Journal of Engineering and Exact Sciences 6, no. 5 (December 12, 2020): 0617–39. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl6iss5pp0617-0639.

Full text
Abstract:
Bioimpressão 3D é um método de manufatura aditiva para engenharia de scaffolds usados como modelos para adesão celular, crescimento celular e subsequente formação de tecidos. Um dos biomateriais mais utilizados para biotintas é o hidrogel devido às suas propriedades adaptáveis que facilitam o processo de bioimpressão 3D e fornecem ambientes extracelulares favoráveis para várias funções celulares. A bioimpressão 3D pode ser dividida em técnicas baseadas em extrusão, jato de tinta ou impressão assistida a laser. Um dos maiores desafios na bioimpressão 3D é sua otimização, que depende da complexidade da estrutura 3D, das propriedades dos materiais e do desenvolvimento da biotinta para a “janela de bioimpressão”. Este trabalho pretende revisar o estado da arte das classificações e materiais componentes de hidrogéis, a física envolvida em técnicas de bioimpressão e as propriedades que afetam printabilidade e viabilidade celular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Reis, Daniela De Alcântara Leite dos, Beatriz Laura Rojas Gouveia, Brenda Mendonça de Alcântara, Brunna Pereira Saragiotto, Érica Esther Domanski Baumel, Janaina Santos Ferreira, José Carlos Rosa Júnior, Francileusa Delys de Oliveira, Paulo Ramos da Silva Santos, and Antônio Chaves de Assis Neto. "Biomodelos Ósseos Produzidos por Intermédio da Impressão 3D: Uma Alternativa Metodológica no Ensino da Anatomia Veterinária." Revista de Graduação USP 2, no. 3 (December 22, 2017): 47. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376x.v2i3p47-53.

Full text
Abstract:
Recursos tecnológicos podem contribuir para o ensino da Anatomia Veterinária, tornando as disciplinas relativas a tal área, que são essenciais para a formação dos estudantes de Medicina Veterinária, cada vez mais atualizadas frente às novas tecnologias e às novas gerações de estudantes. Neste trabalho, o objetivo foi aplicar a digitalização e a impressão 3D para produzir biomodelos dos esqueletos canino e equino, de modo a disponibilizar as peças produzidas como ferramenta alternativa de estudo nas aulas práticas de anatomia veterinária. Ossos de cão e equino foram digitalizados, sendo possível realizar a sua impressão 3D com preservação eficaz das principais estruturas anatômicas. Por meio desse processo, também foi possível gerar arquivos digitais para que sejam utilizados durante as aulas práticas. Além disso, os biomodelos e os arquivos digitais produzidos poderão ser aplicados como uma forma alternativa e complementar para o estudo anatômico do esqueleto canino e equino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira, Tamires, Alan Vítor de Jesus, Gabriel Valverde, Roulien Roland, and Luanda Kívia de Oliveira Rodrigues. "ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO PADRÃO DE PREENCHIMENTO E DA ALTURA DE CAMADA DE DEPOSIÇÃO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE PEÇAS FABRICADAS EM PLA A PARTIR DE IMPRESSÃO 3D." DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins 8, no. 1 (March 12, 2021): 95–103. http://dx.doi.org/10.20873/uftv8-9605.

Full text
Abstract:
A manufatura aditiva alterar as propriedades mecânicas do polímero extrudado, além disso, os parâmetros de impressão 3D influenciam na resistência da peça extrudada. Por isso, este trabalho tem o objetivo de analisar a influência dos parâmetros de impressão 3D nas propriedades mecânicas de corpos de prova produzidos em PLA (Poli Ácido Lático). Foram confeccionados quatro corpos de prova na impressora modelo 3D Cloner DH Plus, variando padrão de preenchimento (hexagonal e linha) e altura de camada (0,1mm e 0,35mm). O ensaio de tração foi realizado a uma velocidade de 5 mm/min. Uma análise estática foi realizada utilizando o SolidWorks Simulation. Os corpos de prova com maior altura de camada foram os que apresentaram maior deformação. A configuração que apresentou menos resistência foi a peça fabricada com padrão hexagonal e menor altura de camada, enquanto que a peça fabricada com padrão em linhas e menor altura de camada teve a maior força aplicada. Isso mostra que a resistência está relacionada com o padrão de preenchimento. Os resultados foram satisfatórios, o que motiva a realização de mais trabalhos na área de impressão
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Prado, Vaner José do, Leonardo Cardoso de Freitas, Fernanda Muller Jesuíno, and Euclério Barbosa Ornellas Filho. "Desenvolvimento de um Projeto Para Impressão 3D Multimaterial Utilizando um Módulo Extrusor Duplo Para Impressões Pessoais." Research, Society and Development 9, no. 4 (March 20, 2020): e62942853. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i4.2853.

Full text
Abstract:
O tema deste estudo envolve a tecnologia de impressão 3D. Apesar do tão apregoado crescimento e atualidade desta da tecnologia, o que não deve ser totalmente refutado, a impressão 3D com seu respectivo estágio de desenvolvimento tecnológico, já estava presente desde o ano de 1984, quando Charles Hull inventou o processo de estereolitografia. A problemática reside no fato de buscar impressão que permita imprimir com materiais diferentes, em impressoras pessoais. Assim, o objetivo deste estudo é projetar e desenvolver um sistema de extrusão para impressoras 3D, baseadas em tecnologia FDM, com baixo custo e com capacidade de trabalhar com dois materiais diferentes simultaneamente. A pesquisa tem natureza exploratória e foi desenvolvida pelo método experimental com análises de laboratório. No contexto foi levado em conta que o principal componente de uma impressora 3D é o seu módulo extrusor, verificou-se que grande parte das impressoras pessoais ainda utilizam módulos extrusores capazes de trabalhar com apenas um material por vez. Nesse sentido, o resultado deste projeto consistiu no desenvolvimento de um módulo extrusor capaz de trabalhar com dois materiais diferentes, expandindo a capacidade da maioria das impressoras vendidas para uso pessoal. Portanto, foi perfeitamente possível, com a metodologia utilizada, atender ao objetivo de projetar e desnvolver um sistema de extrusão para impressoras 3D, baseadas em tecnologia FDM, com baixo custo e com capacidade de trabalhar com dois materiais diferentes simultaneamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Rodrigues Camargo, Giulia Roberta, Pedro Augusto Gomes Barbosa, and Fernando de Almeida Santos. "IMPRESSÃO 3D NA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL E A REDUÇÃO DE CUSTOS." ABCustos 16, no. 1 (April 30, 2021): 118–43. http://dx.doi.org/10.47179/abcustos.v16i1.593.

Full text
Abstract:
Empresas que possuem produções em largas escalas industriais precisam considerar a manutenção de suas máquinas como ponto chave para seu crescimento e desenvolvimento. Nesse sentido, o custo e o tempo para realização da manutenção das máquinas industriais são fundamentais, por isso foi realizada uma pesquisa com tecnologias emergentes que podem otimizar os processos das empresas no quesito de manufatura de peças para troca durante a manutenção das máquinas. Portanto, realizou-se um estudo de caso, com pesquisa qualitativa, sobre uma empresa de grande porte do ramo alimentício que aplica a impressão 3D na manutenção das máquinas da produção de embalagens. A implementação da nova tecnologia obteve resultados positivos que passaram a agregar financeiramente à empresa. A partir deste estudo, conclui-se que a implementação da nova tecnologia é muito vantajosa para médias e grandes empresas que necessitam de trocas de peças rápidas para continuidade de suas produções, dado que a paralisação acarreta em prejuízo ou em retração nos volumes de produção e venda. A impressão 3D ainda é uma tecnologia emergente e pouco difundida no Brasil, mas cresce exponencialmente e atinge diversas áreas que já se beneficiam de sua praticidade e precisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Mourão, Laura Braz, Carlos Alberto Silva De Miranda, and Paulo Henrique Campos Prado Tavares. "Impacto da Manufatura Aditiva nos Processos Tradicionais de Produção: Um Estudo de Caso em Joalheria Artesanal." Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas 14, no. 3 (July 1, 2019): 222. http://dx.doi.org/10.15675/gepros.v14i3.2622.

Full text
Abstract:
Atualmente, com as novas formas de produzir, em que as organizações buscam gastar menos e produzir mais as tecnologias ganham espaço para apoiar essas novas formas de produção. O uso da impressão 3D vem quebrando paradigmas e criando valor para os clientes de uma forma a transformar as maneiras tradicionais de produção. No setor joalheiro essa tecnologia já vem sendo utilizada como ferramenta de construção de modelos, um trabalho anteriormente realizado manualmente por um modelador. Nesse artigo os processos de fabricação de joias tradicionais serão apresentados e também será abordada a utilização da tecnologia de prototipagem por impressão 3d no setor joalheiro. Além de um estudo de caso comparando a fabricação de uma joia pelo modo tradicional e com o uso da manufatura aditiva. Foi comparado o processo de desenvolvimento de um projeto de uma joia, através do processo de manufatura artesanal tradicional, onde o desenho do artesão foi modelado em software CAD e submetido a uma plataforma online de serviços de impressão em ouro, para efeitos de comparação. Evidenciamos o potencial de aplicação desta tecnologia emergente e a possibilidade da otimização e redução de custos. Em contraposição, também realçamos a importância fundamental da produção artesanal e o valor atribuído a esta atividade neste setor produtivo específico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Calazans, Alex, and Caio Alberto Martins. "O USO DA TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D NA EDUCAÇÃO: PRESSUPOSTOS CONCEITUAIS A PARTIR DA TEORIA DO DUPLO ASPECTO DE ANDREW FEENBERG." Revista Dialectus - Revista de Filosofia, no. 23 (August 28, 2021): 33–53. http://dx.doi.org/10.30611/2021n23id71847.

Full text
Abstract:
Feenberg apresenta a teoria do duplo aspecto como uma forma de abordar a natureza de objetos técnicos. Isso, por sua vez, tem relação com sua concepção de que a tecnologia não é neutra e nem determinada. Para ele, tal teoria possui uma dupla dimensão, que envolve, além do conhecimento técnico, aspectos sociais de objetos técnicos. Assim, o uso da tecnologia, a partir de seus valores impregnados nela, torna possível um aprimoramento de seu produto. Neste trabalho, pretende-se analisar essa relação a partir da tecnologia de Impressão 3D, considerando o contexto específico da educação. Trata-se de compreender, a partir do que o duplo aspecto estabelece, algumas das demandas necessárias para que o uso de tal impressão, no processo educativo, promova uma compressão adequada da tecnologia, permitindo a sua democratização. Outro conceito que Feenberg apresenta é o de democratização da tecnologia. A Impressora 3D passa por constantes aprimoramentos e está se tornando mais acessível em vista da popularização do uso de sua tecnologia. Contudo, mais do que permitir acesso à tecnologia, a democratização está relacionada a vários elementos, dentre elas a possibilidade de uma diversificação da tecnologia, possibilitando soluções técnicas distintas e modos de vidas distintos. Contudo para que isso se estabeleça, aparece junto a demanda de uma compreensão diferente da natureza e uso da tecnologia. Assim, o que é necessário levar em consideração para que o uso de Impressão 3D, na educação, promova um avanço democrático no modo como se compreende a tecnologia?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Medeiros, Magno, Marlon Da Silva, Daniella De Oliveira, Fábio Dos Santos, and Luanda Kívia Rodrigues. "Influência da Densidade de Preenchimento e do Número de Perímetros nas Propriedades Mecânicas de Peças Fabricadas em PLA a Partir de Impressão 3D." CALIBRE - Revista Brasiliense de Engenharia e Física Aplicada 5 (December 20, 2020): 33. http://dx.doi.org/10.17648/calibre.v5.1478.

Full text
Abstract:
<p>With the dissemination of the additive manufacturing by deposition of molten material, popularly known as 3D printing, studies on the mechanical properties of the pieces manufactured through this process are necessary to increase the understanding of their behaviors, as well as to know how to expand the application horizons of the technology in the manufacture of items that will<br />work under mechanical stresses. Therefore, the aim of this article is to analyze the influence of two printing parameters (number of perimeters and filling density) on the mechanical properties of specimens manufactured in PLA from 3D printing. For the study, the specimens made of PLA filament with a diameter of 1.75 mm, using the FDM technique and a 3D Cloner DH Plus model machine, were submitted to tensile test. From the analyzes carried out, it was possible to verify that the number of perimeters is more relevant with regard to the mechanical resistance to traction. The results were satisfactory and allow to trace interesting parallels with the data obtained in other studies used as references in present work.</p><p><br /><strong>Key words</strong>: PLA; 3D printing; number of perimeters; filling density; mechanical properties.</p><p>==================================================================</p><p>Com a disseminação da manufatura aditiva por deposição de material fundido, popularmente conhecida como impressão 3D, fazem-se necessários estudos a respeito das propriedades mecânicas das peças fabricadas por este processo a fim de aumentar a compreensão do comportamento destes objetos e expandir os horizontes de aplicação da tecnologia na fabricação de itens que irão trabalhar sob solicitações mecânicas. Portanto, o objetivo deste artigo é analisar a influência de dois parâmetros de impressão (número de perímetros e densidade de preenchimento) sobre as propriedades mecânicas de corpos de prova fabricados em PLA a partir da impressão 3D. Para o estudo, os corpos de prova foram confeccionados a partir do filamento de PLA com diâmetro de 1,75 mm, por meio da técnica FDM, utilizando uma máquina 3D Cloner, modelo DH Plus, e submetidos ao ensaio de tração. A partir das análises efetuadas, foi possível constatar que o parâmetro “número de perímetros” é mais relevante no que tange a resistência mecânica à tração. Os resultados foram satisfatórios e permitem traçar paralelos interessantes com dados obtidos em outros estudos utilizados como referência na elaboração deste artigo.</p><p><br /><strong>Palavras-chave</strong>: PLA; impressão 3D; número de perímetros; densidade de preenchimento; propriedades mecânicas</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Rodrigues, Ernesto Dutra. "Alinhadores CAD/CAM in-office: futuro ou realidade?" Revista Clínica de Ortodontia Dental Press 18, no. 3 (August 1, 2019): 38–53. http://dx.doi.org/10.14436/1676-6849.18.3.038-053.epa.

Full text
Abstract:
A busca por tratamentos ortodônticos mais estéticos tem aumentado a demanda por alinhadores transparentes. Apesar dessa modalidade de tratamento produzida pelo método digital estar disponível há mais de uma década, apenas recentemente a evolução da tecnologia 3D permitiu aos ortodontistas produzir alinhadores pelo método CAD/CAM dentro de seus próprios consultórios, o que traz vantagens e desvantagens. O objetivo do presente artigo é apresentar e discutir as etapas de produção dos alinhadores, incluindo os métodos de aquisição do modelo digital, planejamento virtual, impressão 3D e estampagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Tavares, Aline Barros, and Luciano Da Silva Oliveira. "DIREITO AUTORAL, A INTERNET E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE IMPRESSÃO E SCANNER 3D." Cadernos de Prospecção 10, no. 3 (September 30, 2017): 356. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v10i3.22984.

Full text
Abstract:
Este artigo tem o obejtivo de discutir o direito autoral sob a perspectiva das novas tecnologias de impressão e scanner 3D e fazer uma reflexão de forma a provocar o surgimento de regulamentos que beneficiem a sociedade como um todo. Para tanto, fez-se pesquisa qualitativa, a partir de revisão bibliogŕafica acerca do tema. Identificou-se que as novas tecnologias no caso impressão e scanner 3D e o direito autoral são intrinsicamente utilizados, porém entre eles existe uma discussão real que não afeta somente o direito de propriedade intelectual – direito autoral e sim vários direitos de propriedade intelectual, sendo aqui discutido somente o direito autoral. Diante do fato, constata-se que é importante haver uma averiguação, um método, regulamentação ou até mesmo procedimento para que não afete o direito autoral com a utilização dessas novas tecnologias. Este artigo propõe contribuir, apresentando um simplificado procedimento, que pode ser incluído desde a venda das novas tecnologias e nas buscas por novas tecnologias de forma geral no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Zucca, Rafael, Rodrigo Couto Santos, Juliano Lovatto, Rafaela Silva Cesca, and Felipo Lovatto. "Development of a Low Cost 3D Printer Indicated to Prototyping Objects." Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas 40, no. 1 (June 27, 2019): 47. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0375.2019v40n1p47.

Full text
Abstract:
A indústria 4.0 vem impactando a cadeia produtiva refletindo no desenvolvimento tecnológico sustentável, sendo que o uso da impressão em 3D se encontra entre as tendências que devem criar novas oportunidades de negócios, como confecção de peças personalizadas e de difícil aquisição, entre outras. Em países como Brasil a impressora 3D comercial ainda possui elevado custo. Assim, este estudo teve por objetivo desenvolver uma impressora 3D de baixo custo, aplicando o método RepRap de auto replicação, testar, calibrar e imprimir peça para comparar com uma impressora comercial similar certificada. Realizou-se a montagem de uma impressora similar ao modelo Prusa i3 com o firmware Marlin utilizado para controle de seus componentes e software Repetier para sua configuração e controle. Como resultado foi desenvolvida a impressora 3D configurada e calibrada realizando-se a comparação de qualidade imprimindo uma peça na impressora 3D de baixo custo e em impressora comercial certificada. Também foram fabricadas peças como tela protetora e suporte para filamento, visando a melhoria do projeto. Com esta pesquisa foi possível concluir que é possível desenvolver uma impressora 3D RepRap de baixo custo se comparada à impressora comercial certificada com características idênticas quanto a precisão na qualidade final da impressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Araujo, Maria Clara Emos de, Marcelo Mota de Souza Duarte, Lucas da Mota Louredo, Joelma da Mota Louredo, and Jalsi Tacon Arruda. "Contribuições da engenharia reversa e produção de modelos 3D para o ensino médico." Research, Society and Development 10, no. 11 (September 4, 2021): e385101119692. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19692.

Full text
Abstract:
O uso da impressora 3D na prática médica tem aumentado, sendo uma inovação que auxilia positivamente o processo de ensino-aprendizagem, envolvendo a aprendizagem visual e cinestésica. O presente estudo descreve o uso da engenharia reversa na produção de modelos 3D e sua aplicabilidade no contexto de ensino-aprendizagem médico. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada a partir de buscas nas bases de dados PubMed, LILACS, SciELO e Google Acadêmico, utilizando os descritores “Educação Médica”, “Impressão Tridimensional” e “Desenho Assistido por Computador”. A engenharia reversa proporciona a obtenção de modelos CAD (computer aided design) de objetos a partir de dados de exames de imagem, obtendo-se um desenho técnico com muito detalhe, o que resulta em peças impressas por impressora 3D altamente realistas. As peças 3D podem ser empregadas no estudo de Anatomia Humana, em casos clínicos e cirúrgicos. A aplicabilidade desses modelos já é observada ao redor do mundo e no Brasil. As peças permitem melhor compreensão de pontos anatômicos complexos, doenças e sua relação com o tratamento, além de variações anatômicas. No contexto do ensino-aprendizagem médico, a engenharia reversa pode ser inserida nas aulas práticas, para que o estudante possa manipular os exames de imagem e reproduzir as peças em 3D e recursos digitais, cada vez mais inseridos no mundo globalizado. Portanto, existe grande oportunidade de crescimento para o curso de medicina que faz uso das peças 3D, tendo como grandes aliados o baixo custo e a alta precisão anatômica da impressão por engenharia reversa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Sousa, Ferdinan, Nayana Gatinho, André Demaison, and Lívia Flávia Campos. "DESIGN, ERGONOMIA E IMPRESSÃO 3D: UM EXERCÍCIO PRÁTICO DE PROJETO PARA PROTETORES DE TOMADA." Ergodesign & HCI 7, Especial (December 31, 2019): 168. http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v7iespecial.1313.

Full text
Abstract:
O estudo refere-se ao desenvolvimento de um projeto para protetores de tomada, levando em consideração critérios ergonômicos e de usabilidade. O estudo foi desenvolvido em duas disciplinas do curso de graduação em Design (Projeto de Produto 1 e Ergonomia e Projeto de Produto), ocorrendo de maneira integrada a fim de corroborar conteúdos e as práticas do design na solução de um problema. Nesse caso, o problema abordado incluiu o risco de acidentes domésticos, principalmente envolvendo crianças. O objetivo do projeto foi elaborar um novo produto mais eficiente, seguro e confortável. Para tanto, utilizou-se a metodologia de desenvolvimento de produto proposta por Lobach (2000), juntamente com ferramentas apresentadas por Baxter (2011) e Análise da Tarefa (MORAES; MONT’ALVÃO, 2000). Testes de validação como Teste de Erick (CAVALCANTI, 2003) e uma escala de satisfação (SUS) (BROOKE, 1986) foram aplicados após a impressão 3D do protótipo. O estudo resulta em uma proposta conceitual para novos protetores de tomada, que fora testado e avaliado por usuários, a partir do protótipo desenvolvido. Os critérios ergonômicos e de usabilidade neste projeto de produto norteou a escolha de alternativas, a fim de melhorar os aspectos funcionais e consequentemente a satisfação dos indivíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Espel de Oliveira, Mariana Rodrigues de Almeida. "Ensaio: Um toque na Poesia Concreta." Revista ARA 5, no. 5 (October 8, 2018): 199–228. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v5i5p199-228.

Full text
Abstract:
O ensaio apresenta uma proposta de exposição que recria obras da Poesia Concreta utilizando tecnologia em impressão 3D. Pretende sugerir estudos de viabilidade para facilitar o acesso a públicos invisuais por meio do toque ao ensino tipográfico, com suporte de áudio descrição e letras impressas em 3D. A intenção é facilitar a inclusão deste público em eventos culturais no universo da literatura, contribuir para o dinamismo na oferta de atividades desta temática em equipamentos culturais e desenvolvimento de habilidades sensoriais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Nascimento Martins, Ketinlly Yasmyne, Rodolfo Ramos Castelo Branco, Katiuska Duarte De Andrade, Josivânia Bezerra Da Silva, and Maria de Lourdes Fernandes De Oliveira. "DESENVOLVIMENTO DE UM EDUCADOR VAGINAL ATRAVÉS DO PROCESSO DE MANUFATURA ADITIVA (IMPRESSÃO 3D)." Revista Pesquisa em Fisioterapia 7, no. 1 (February 21, 2017): 20. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i1.1239.

Full text
Abstract:
Introdução: A utilização de educadores vaginais é uma das formas de uso da cinesioterapia para tratamento do assoalho pélvico, trabalhando a musculatura de forma ativa aumentando a resistência muscular. Dessa forma, estes dispositivos tem demonstrado grande importância no treinamento da musculatura do assoalho pélvico por permitir o acompanhamento dos movimentos das paredes internas da vagina fornecendo feedback ao profissional e ao próprio paciente. O acesso a este tipo de dispositivo é reduzido e por este motivo buscou-se uma maneira de desenvolver um dispositivo diferenciado e de fácil acesso através do processo de manufatura aditiva (Impressão 3D) o qual permite criar objetos precisos, em menor tempo e com baixo custo. Objetivo: Desenvolvimento de um educador vaginal através do processo de Manufatura Aditiva (MA). Metodologia: O dispositivo será desenvolvido a partir de modelagem em software CAD e impresso através processo de MA em impressora 3D que utiliza como matéria prima o poliácido lático (PLA). Resultados: A concepção deste disposto será feita a partir de estudos em um modelo de educador vaginal já existente. Portanto, será desenvolvido um novo designer de educador vaginal, visando um melhor acoplamento deste na vagina, para assim fornecer uma resposta sensorial da região perineal da paciente. Após modelagem, o dispositivo será encaminhado para estação de impressão 3D e impresso com precisão como prevê a tecnologia de MA. Conclusão: A criação deste dispositivo através do processo de Manufatura Aditiva dá uma nova perspectiva aos tratamentos de disfunções do assoalho pélvico, uma vez que este pode ser produzido com designer inovador, em pequenas escalas, de forma imediata e com custo reduzido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Ramos Barbosa Lima, Daniela, Leomar Rodrigues Meira, and Alexon Braga Dantas. "ALVENARIA ESTRUTURAL E MÉTODO 3D: COMPARATIVO DE CUSTO PARA CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL." Revista Integralização Universitária, no. 22 (February 5, 2021): 94–110. http://dx.doi.org/10.31501/1982-9280.2020v14n22p.94-110.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo apresentar um estudo comparativo de custo entre a construção por impressora 3D e alvenaria estrutural, pensando na necessidade de diminuir o déficit na construção de habitações de interesse social. Trata-se de um estudo bibliográfico, com abordagem quantitativa, fundamentada em análises feitas em artigos científicos, revistas, livros e documentos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal com o intuito de buscar e avaliar as técnicas de construção adotada na problemática da pesquisa. Os principais resultados encontrados demonstraram que 18,5% dos custos com o método construtivo por alvenaria estrutural está relacionada ao revestimento. Levando em conta os métodos adotados foi notório a diferença de custo entre construção por impressora 3D e alvenaria estrutural, na qual a impressão pela ICON e WINSUN chegaram a ter uma redução nos custos de 50% e 39% quanto ao método de alvenaria estrutural, entretanto não foram levados em conta custos como instalação, mão de obra qualificada e aquisição do maquinário, o que não deixa de demonstrar que a aplicabilidade da impressão 3D pode causar mudanças significativas para o setor. Os dados levantados neste artigo podem contribuir com uma melhor visibilidade no sentido de mecanização dos processos construtivos, possibilitando a incrementação de métodos que possam contribuir com a redução de custos na construção de novas moradias. Pode-se afirmar que a utilização de impressoras 3D na construção demonstrou alto potencial de utilização e pode ser uma ferramenta capaz de diminuir os custos financeiros e ambientais, entretanto este pode ser um grande desafio para a construção civil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Borges, André Fiel, Judson Ferreira dos Santos Junior, Leticia Oliveira Sousa, Renan Cavalcante Souza, Rafael Cavalcante Duarte Galvão, Vinícius Campos Tinoco Ribeiro, Vitor Rodrigues Greati, Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva, and Francisco Irochima Pinheiro. "Dispositivo óptico vestível para o auxílio de deficientes visuais na sala de aula." Research, Society and Development 9, no. 9 (September 13, 2020): e930997623. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7623.

Full text
Abstract:
A baixa visão é uma condição caracterizada pelo comprometimento visual mesmo após tratamento ou correção médica, gerando diversos impactos na vida dos indivíduos. Diante disso, a utilização de dispositivos auxiliares é fundamental para mitigar os efeitos da perda visual. Entre os diversos auxílios ópticos disponíveis atualmente, a maior parte ainda apresenta um custo elevado, o que dificulta a sua aquisição pelos pacientes. O presente trabalho teve como propósito a criação de um dispositivo óptico vestível para baixa visão, utilizando tecnologias de impressão 3D com baixo custo final. Foi realizado um estudo descritivo do tipo experimental, dividido em 7 etapas: Ideação e criação, Modelagem 3D, Impressão 3D das peças estruturais, Desenvolvimento de aplicativo próprio, Montagem, Testes e Calibração. Durante as 3 primeiras etapas criamos um suporte de cabeça para receber um smartphone e um módulo de captura e transmissão de imagens. Em seguida, foi desenvolvido um aplicativo que enviasse as imagens do módulo ao smartphone. Por fim, foi realizada a calibração do conjunto com um voluntário com baixa visão. Foi desenvolvido um dispositivo óptico vestível funcional na forma de MVP (Minimum Viable Product) que passou por testes e alguns ajustes de funcionalidade. O trabalho resultou na criação de um MVP que está sujeito a modificações industriais para seu aperfeiçoamento. No entanto, o processo de validação do dispositivo para a utilização por sujeitos de baixa visão já está em andamento pelos autores do trabalho..
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Bertoncini Andrade, Marco Antônio, Charlene Da Silva, Jéssika Valeska da Silva Cella, and Matheus Brum Marques Bianchi Savi. "Impressão 3D de protetores faciais para proteção de profissionais da saúde contra a infecção do COVID-19." Revista Tecnologia e Sociedade 16, no. 44 (September 25, 2020): 59. http://dx.doi.org/10.3895/rts.v16n44.12207.

Full text
Abstract:
No Brasil, a pandemia de COVID-19 já totalizou até o mês de abril mais de 30 mil casos confirmados. O vírus possui alto risco de transmissibilidade principalmente no ambiente de saúde, por isso é necessário que os profissionais que atuam nesse espaço tenham a disposição os equipamentos de proteção individual (EPI). Considerando a alta demanda de EPI em um hospital pediátrico da região de Santa Catarina, um grupo de pesquisadores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), expandiu um projeto de extensão já existente, chamado “Impressão 3D aplicada à medicina II; da sala de aula para a cirurgia”, a fim de atender a solicitação do serviço na confecção de protetores faciais a partir da impressão 3D. Para isso o grupo da instituição de ensino ofereceu treinamento aos funcionários do hospital, visto que o serviço possui uma impressora 3D, bem como mentoria na confecção das máscaras e outros protótipos. Essa interação permitiu uma aproximação da comunidade acadêmica com os funcionários, além de possibilitar um feedback instantâneo, permitindo ajustes e aperfeiçoamento do modelo produzido, que foi disponibilizado imediatamente para as equipes do hospital e outras instituições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

De Araújo, Rodrigo Barbosa, Amilton José Vieira de Arruda, and Emília Cristina Pereia Arruda. "INVESTIGAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEVEZA E RESISTÊNCIA DAS FIBRAS DE AGAVE PARA MATERIAL DE IMPRESSÃO 3D BIOINSPIRADO." MIX Sustentável 5, no. 1 (March 31, 2019): 53–65. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2019.v5.n1.53-65.

Full text
Abstract:
Matérias-primas são fundamentais para fabricação de artefatos diversos. Porém, a crescente demanda por recursos naturais finitos para extrair matérias-primas contribui significativamente para a degradação ambiental. A substituição de materiais sintéticos por produtos naturais vêm ganhando espaço, como por exemplo, fibras lignocelulósicas. Dentre as fibras vegetais mais utilizadas, as de Agave sisalana são uma alternativa de extremo valor por apresentar excelentes propriedades mecânicas. Através de uma abordagem metodológica multidisciplinar em biomimética no campo do design de materiais e biologia, tem-se o objetivo de emular as estratégias da natureza complexa e multifuncional dos sistemas biológicos no desenvolvimento de materiais bioinspirados, sobretudo no contexto da fabricação digital. O desenvolvimento de novos biomateriais disponibilizados a partir da combinação de matérias-primas renováveis e biodegradáveis deve-se principalmente à hierarquia estrutural dos elementos que o constituem. Neste sentido, esta pesquisa adentra na investigação das propriedades mecânicas dos elementos que constituem as paredes celulares das fibras de sisal, para o desenvolvimento de um novo material bioinspirado nas estratégias de leveza e resistência do agave, direcionado à fabricação digital de artefatos sustentáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Wen, Chao Lung. "Homem Virtual (Ser Humano Virtual 3D): A Integração da Computação Gráfica, Impressão 3D e Realidade Virtual para Aprendizado de Anatomia, Fisiologia e Fisiopatologia." Revista de Graduação USP 1, no. 1 (July 18, 2016): 7. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376x.v1i1p7-15.

Full text
Abstract:
O projeto Homem Virtual promove a integração entre o aprendizado da anatomia topográfica e estrutural humana, da fisiologia, da fisiopatologia e de métodos de diagnósticos por imagens por meio do uso de objetos de aprendizagem interativos a partir da utilização de mídias digitais, impressoras 3D, tablets e smartphones. Existem três aspectos de destaque nesta iniciativa: a construção (modelagem de objetos digitais) das estruturas em computação gráfica 3D, utilização de recursos dinâmicos (animações) para explicar o funcionamento dos processos fisiológicos e fisiopatológicos de maneira objetiva e clara e a coordenação educacional para a organização didática dos conteúdos. De um modo geral, os recursos provenientes do projeto Homem Virtual abrem possibilidades inovadoras para aprendizagem uma vez que o seu acervo 3D estimula o estudante a observar e analisar vídeos específicos, a associar imagens com textos de referência, a identificar detalhes significativos nos conteúdos transmitidos, a personalizar objetos anatômicos e, até mesmo, a gerar objetos físicos de peças anatômicas em três dimensões com qualidade realística, por meio de impressoras 3D. E com a popularização destas, pela primeira vez na história do Brasil, é possível difundir conhecimentos científicos por meio da internet que podem ser produzidos localmente pelos usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Pitágora, Heliane Celestino, and Kim De Vasconcelos e Araújo. "CICLO DE VIDA DE PATENTES: UMA ANÁLISE DO CENÁRIO GLOBAL DA MANUFATURA ADITIVA A PARTIR DE 2009 E 2014." Cadernos de Prospecção 11, no. 1 (April 1, 2018): 64. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i1.23086.

Full text
Abstract:
A perda de validade de duas patentes chaves no ramo da impressão 3D por FDM em 2009 e SLS, 2014, trouxe mudanças significativas em setores importantes da economia global. O presente artigo pretende avaliar de forma exploratória as tendências relacionadas ao mercado de manufatura aditiva com foco em processos, métodos e maquinário, em relação aos eventos. O estudo foi feito através da análise de patentes, artigos e tendências globais de buscas por termos em diferentes softwares e bancos de dados. Os resultados antecipam um crescimento significativo de 89 documentos de patentes da primeira tecnologia e 1966 da segunda, a partir destes anos, além de um aumento no número de artigos e maior interesse por esses temas no mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Vaz, Cristina Lúcia Dias, and Edilson dos Passos Neri Júnior. "O lugar da aprendizagem criativa: Uma experiência com a matemática mão na massa." REMATEC 15 (May 30, 2020): 137–55. http://dx.doi.org/10.37084/rematec.1980-3141.2020.n0.p137-155.id243.

Full text
Abstract:
Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado Atos e Lugares de Aprendizagem Criativa em Matemática. O principal objetivo é apresentar como o processo de impressão tridimensional pode potencializar ações interdisciplinares para promover uma aprendizagem criativa em Matemática. Tais ações são norteadas pelos princípios da Cultura Maker (“aprender fazendo”) e da metodologia STEAM (acrônimo formado pelas iniciais dos nomes, em inglês, das disciplinas ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática), realizadas no lugar de aprendizagem criativa, denominado Garagem, que tem como proposta experimentar uma “matemática mão na massa” por meio da prototipagem de objetos de aprendizagem. Como metodologia de pesquisa, utiliza-se o método da cartografia, ancorado na proposta dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari. O conceito de aprendizagem criativa tem como referenciais teóricos as ideias de aprendizagem defendidas pelo educador Paulo Freire; o conceito de criatividade, por sua vez, segundo o psicanalista Donald Winnicott; por interdisciplinaridade, nos apoiamos nas ideias de Ivani Fazenda. Os resultados da pesquisa apontaram que a impressão 3D promove uma aprendizagem criativa, pois valoriza um processo interdisciplinar em que o aluno é o protagonista, permitindo-lhe (re)criar saberes de modo próprio e original, de modo a possibilitar uma aprendizagem mais autônoma, autoral e criativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silva, André Luiz Emmel, Jorge André Ribas Moraes, Lisianne Brittes Benitez, Ezequiel Augusto Kaufmann, and Leonardo Bertolin Furstenau. "Mapeamento da produção científica acerca do uso de biocompósitos nos processos de impressões 3D." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 1 (January 6, 2020): 236–50. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.001.0022.

Full text
Abstract:
Soluções em prol da sustentabilidade cercam as mais variadas pesquisas atualmente. Também é notório o impacto negativo que os resíduos sólidos causam ao meio ambiente, o que estimula o uso de matérias-primas originárias de fontes naturais, onde os biocompósitos aparecem como alternativa interessante. Novas tecnologias e modos de usá-las despertam a inventividade para estudos aprofundados, sendo a manufatura aditiva, também conhecida como impressão 3D, uma realidade de fácil acesso. Este estudo objetiva mapear as publicações científicas sobre o uso dos biocompósitos nos processos de impressão 3D disponíveis na base Scopus. Fez-se uso de técnicas bibliométricas para identificar a evolução dos temas no campo de pesquisa, os tópicos atuais e autores especialistas; criar um mapa do campo de estudo e descobrir as referências, periódicos e palavras-chave para pesquisas futuras. Para realizar este mapeamento utilizou-se do software SciMAT, ancorado em um método guiado por quatro fases: (i) detecção de temas de pesquisa; (ii) visualização de temas e ligações temáticas; (iii) descoberta de áreas temáticas; e (iv) análise de performance. Apenas 14 publicações foram encontradas sobre o assunto no período analisado. Identificou-se que o cluster 'TISSUE-ENGINEERING' é o único que se mantém ativo em todos os subperíodos analisados. Já o cluster 'FUSED-DEPOSITION-MODELING' é o mais representativo devido à quantidade de documentos associados ao tema. A partir dos resultados encontrados, observou-se que o uso de biocompósitos nos processos de impressões 3D é promissor e carece de pesquisa, sendo uma oportunidade para a revalorização dos resíduos sólidos através do uso da tecnologia aplicando e/ou desenvolvendo técnicas para a diminuição do impacto ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Bertti, J. V. P., E. E. Silveira, and A. C. Assis Neto. "Reconstrução e impressão 3D do neurocrânio de cão com o uso de tomografia computadorizada como ferramenta para auxiliar no ensino da anatomia veterinária." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 72, no. 5 (September 2020): 1653–58. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-11209.

Full text
Abstract:
RESUMO A impressão tridimensional (3D) vem contribuindo para o aprendizado da anatomia e para áreas aplicadas da medicina veterinária utilizando uma interface que pode valorizar o conhecimento da anatomia das espécies domésticas de maneira dinâmica. O presente trabalho objetivou utilizar imagens tridimensionais geradas por tomografias computadorizada (TC) para a obtenção de imagens digitalizadas e de modelos de ossos do crânio de cão por meio de uma impressora tridimensional. Foram gerados arquivos 3D de TC a partir de imagens que foram editadas pelo software Osirix Lite. Partes dos ossos e particularidades anatômicas do crânio foram impressas em escalas de 60% e 100%. Os resultados permitiram gerar imagens digitalizadas e impressões tridimensionais advindas das tomografias, e, assim, foi criado um acervo de imagens e modelos impressos para os estudos da anatomia do crânio da espécie canina. Além disso, a metodologia demonstrou claramente a importância para uso de planejamentos cirúrgicos nos casos de procedimentos que envolvam comprometimento de estruturas ósseas. Produziu-se um material interativo e impresso em 3D com maior durabilidade, o qual poderá ser disponibilizado para fins educacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

De Sampaio, Claudio Pereira, and Sônia Maria Fabris Luiz. "DESIGN E IMPRESSÃO 3D NA PANDEMIA: UMA ANÁLISE DE POSSIBILIDADES A PARTIR DO MODELO TEÓRICO DFSS." MIX Sustentável 7, no. 4 (August 23, 2021): 149–60. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2021.v7.n4.149-160.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um estudo crítico do desenvolvimento de soluções de aplicação da tecnologia de impressão 3D para a saúde pública em um hospital universitário da rede pública brasileira, tendo como contexto a pandemia de covid-19 que atingiu o Brasil e o mundo no ano de 2019. Apresenta como base teórica e metodológica norteadora o design e seus níveis de intervenção, bem como a abordagem de sistemas e problemas complexos. Os autores descrevem três casos de aplicação distintos em nível local, sendo dois em nível de produto e um em nível de sistema, e os analisam de forma qualitativa utilizando um framework de análise em nível de produto, processo e paradigma, desenvolvido por Corsini e Moultrie (2019). Como resultado, são apresentados e discutidos aspectos críticos de cada caso, bem como oportunidades de melhoria e sugestões para novos estudos, e enfatiza-se a criação de um núcleo de fabricação de digital em um hospital público como alternativa sistêmica para os problemas identificados no início do estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Monaco, Danilo M., Arthur G. Zanduzzo, Leandro N. Zanette, Tiago Catecati, Fernanda Araújo, Fernanda Faust, and Marcelo Gitirana. "Avaliação da usabilidade de produtos eletroeletrônicos com o auxílio da prototipagem rápida por impressão 3D e da realidade aumentada." DAPesquisa 9, no. 12 (September 12, 2018): 202–18. http://dx.doi.org/10.5965/1808312909122014202.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

De Oliveira Figueiredo, Tony, and Celio Albano da Costa Neto. "Dispositivo de segurança para assistência ventilatória: Conectony - minimizando riscos no contexto COVID-19." Saúde Coletiva (Barueri), no. 54 (August 6, 2020): 2719–28. http://dx.doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i54p2719-2728.

Full text
Abstract:
Objetivo: Apresentar o relato de experiência da ação colaborativa que possibilitou, a partir da ideia de inovação proposta pelo autor, a confecção do CONECTONY. Este trata-se de um dispositivo de segurança composto por dois conectores interligados por um segmento de tubo flexível que tem por objetivo prolongar a cânula de traqueostomia e possibilitar o clampeamento com uma pinça forte, permitindo atender as recomendações das principais sociedades de assistência à saúde, nacionais e internacionais, no que diz respeito a manipulação da via aérea avançada nos pacientes acometidos por COVID-19. Metodologia: Estudo descritivo tipo relato de experiência fundamentado no processo de Design thinking. Relato de Experiência: A partir das expecificações técnicas e medidas fornecidas pelo autor, um professor de Engenharia Metalúrgica e de Materiais realizou a constução do desenho técnico das peças para impressão em formato 3D. O protótipo impresso em 3D demonstrou perfeita adaptabilidade à cânula de traqueostomia e aos conectores e circuitos de assistência ventilatória. Considerações finais: Incorporar a utilização do dispositivo CONECTONY à prática assistencial e ao cuidado de Enfermagem aos pacientes traqueostomizados, tem potencial para conferir maior segurança aos profissionais de saúde, minimizando risco de contaminação por COVID-19.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Ferreira dos Santos, Amanda, Iulas Souza Ramos, Ana Clara Silva dos Santos, Grasiely Faccin Borges, Ita De Oliveira e Silva, and Jane Mary De Medeiros Guimarães. "Equipamentos de Proteção Individual Impressos em 3D por Instituições de Ensino Federais para o Enfrentamento da COVID-19." Cadernos de Prospecção 13, no. 5 (October 1, 2020): 1237. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v13i5.38373.

Full text
Abstract:
<p class="western" align="justify"> </p><p>A pandemia causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2), associada à escassez dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), apresenta-se como uma ameaça à saúde global. O objetivo do estudo foi identificar a produção de EPIs impressos em 3D nas Instituições de Ensino Federais para o enfrentamento da COVID-19. A fonte de pesquisa foi o banco de dados do Portal do Ministério da Educação de Monitoramento nas Instituições de Ensino. Até o momento, 89 instituições estavam produzindo três modelos diferentes de EPIs em 3D. Os modelos encontrados foram os Protetores Faciais tipo <em>“Face Shield”</em>,<em> </em>as máscaras similares ao modelo N-95 e a máscara com uma cúpula em formato semicilíndrico. As Instituições de Ensino Federais estão colocando a tecnologia e a ciência à disposição da sociedade brasileira no combate à COVID-19, buscando responder à crise global com a impressão 3D, de forma segura, com inovação, baixo custo e com rápida produção.</p><p class="western" align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><br /></span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Gomes, Rafael Rocha, Helosman Valente De Figueiredo, Alessandro Corrêa Mendes, and Marcio Tadeu de Assis Honorato Muella. "ANÁLISE, MODELAGEM E IMPRESSÃO 3D DE UM FRAME PARA VANTs DO TIPO QUADRÍCOPTEROS PARA VOOS EM AMBIENTE INDOOR." Revista Univap 22, no. 40 (January 25, 2017): 414. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.944.

Full text
Abstract:
O foco do projeto de pesquisa foi analisar, modelar e construir utilizando uma impressora 3D, um frame de um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) para voos em ambiente indoor. Esta aeronave será usada para experimentos laboratoriais, que exijam características especiais para ambientes indoor e de pesquisa, tais como, ser compacto, leve e uma estrutura que minimize os riscos aos operadores, pois dividirá espaço com pessoas. A motivação desta pesquisa se deu pelo fato dos frames disponíveis no mercado serem voltados para voos outdoor, como por exemplo, os utilizados para monitoramento. Com o intuito de proporcionar uma solução de aeronave para espaço laboratorial indoor, a proposta deste trabalho foi de modelar e imprimir em 3D um protótipo de frame que atenda todos os requisitos necessários para este tipo de voo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Safira, Lucio Costa, Anderson Da Silva Maciel, José Carlos Criales Souto-Maior, Roberto Almeida de Azevedo, Weber Ceo Cavalcante, Carlos Eduardo Francischone, and Viviane Almeida Sarmento. "Aplicação dos biomodelos de prototipagem rápida na Odontologia, confeccionados pela técnica da impressão tridimensional." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 9, no. 3 (January 1, 2010): 240. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v9i3.5165.

Full text
Abstract:
A Prototipagem Rápida (PR) é uma tecnologia de uso recente na Odontologia, que consiste na aquisição de biomodelos, compatíveis com a anatomia humana, a partir da associação da imaginologia médico-odontológica com sistemas de computadores (CAD - CAM). A confecção de biomodelos de prototipagem rápida assume grande importância na Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Implantodontia, por permitir um melhor planejamento cirúrgico. Esses modelos anatômicos facilitam a visualização da extensão da lesão e dos tecidos, o planejamento da cirurgia em todas as suas etapas e a utilização dos materiais cirúrgicos no modelo, reduzindo o tempo de intervenção cirúrgica. O objetivo deste trabalho é apresentar uma atualização sobre esse tema, ilustrada com biomodelos confeccionados pela técnica da Impressão Tridimensional (3DP- 3D Printing), utilizados em cirurgias realizadas no Hospital Santo Antônio (BA), e em hospitais privados de Salvador (BA).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Bonfada, Carolina De Freitas, Aline Reis Kauffmann, and Fabio Pinto da Silva. "Desenvolvimento e avaliação de réplicas em resinas de bens do patrimônio cultural com uso de digitalização 3D e fabricação digital." Gestão & Tecnologia de Projetos 15, no. 1 (January 17, 2020): 42–53. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v15i1.152672.

Full text
Abstract:
O uso das novas tecnologias digitais viabiliza estratégias essenciais para a documentação e preservação do patrimônio cultural. A utilização da digitalização 3D permite o registro digital de obras do patrimônio, ao passo que esses registros possibilitam o desenvolvimento de análises e estudos. As digitalizações podem ainda ser utilizadas para a produção de réplicas fidedignas de obras danificadas ou furtadas. Este trabalho tem por objetivo a análise dimensional de réplicas produzidas em resinas a partir do uso da digitalização 3D em conjunto com técnicas de fabricação digital. Nesse sentido, foi adotada uma metodologia de pesquisa experimental, a partir de um estudo de caso. Para tanto, as placas em bronze do monumento a Bento Gonçalves (Porto Alegre, RS) foram digitalizadas em 3D e um trecho de uma delas foi selecionado para a realização de ensaios de fabricação digital. Foram produzidas duas peças, uma pelo processo de usinagem por comando numérico computadorizado (CNC) e outra por impressão 3D por filamento fundido (FFF). A peça usinada foi selecionada para a construção de um molde em silicone para posterior produção das réplicas em resina. Todas as etapas do processo de produção das réplicas foram digitalizadas para a realização de análise dimensional. Os resultados demonstraram que a usinagem CNC é o processo mais preciso dimensionalmente para a produção das réplicas das placas. Entre os materiais ensaiados, a resina de poliéster cristal é a mais apropriada para produção de uma eventual peça de reposição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Daguano, Juliana Kelmy Macário Barboza, Claudinei Santos, Manuel Fellipe Rodrigues Pais Alves, Jorge Vicente Lopes da Silva, Marina Trevelin Souza, and Maria Helena Figueira Vaz Fernandes. "State of the art in the use of bioceramics to elaborate 3D structures using robocasting." International Journal of Advances in Medical Biotechnology - IJAMB 2, no. 1 (March 1, 2019): 55. http://dx.doi.org/10.25061/2595-3931/ijamb/2019.v2i1.28.

Full text
Abstract:
Robocasting, também conhecido como Direct Ink Writing, é uma técnica de fabricação aditiva (AM), que inclui extração direta de sistemas coloidais, que consiste na exposição de camadas e um controlador controlado por computador de uma mídia altamente concentrada nesta extrusão. Este artigo apresenta uma visão geral das contribuições e desafios no desenvolvimento de biomateriais cerâmicos tridimensionais (3D) por esse método de impressão. O estado da arte em diferentes biocerâmicas como alumina, zircônia, fosfato de vidro, vidro / vitrocerâmica e compostos é avaliado e discutido em relação a suas aplicações e comportamento biológico, em uma pesquisa que produziu desde uma produção de próteses dentárias personalizadas a biofabricantes 3D humanos tecidos.Embora o robocasting represente uma interrupção na fabricação de estruturas porosas, como os andaimes para a Engenharia de Tecidos (TE), muitas vantagens ainda são necessárias, mas ainda são divulgadas, essa técnica já está usando a utilização de peças densas. Assim, são necessárias estratégias para a fabricação de biocerâmica densificada, com o objetivo de ampliar as possibilidades dessa técnica de AM. As vantagens e desvantagens e também perspectivas futuras da aplicação do robocasting no processamento biocerâmico também são exploradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Garretto, João Victor Tavares Mendonça, and Fábio Pimentel Martins. "Substitutivos do modelo animal no ensino de técnica cirúrgica." Revista de Medicina 97, no. 6 (December 30, 2018): 561–68. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v97i6p561-568.

Full text
Abstract:
A utilização de modelos animais vivos no ensino da Técnica Cirúrgica nas Escolas de Medicina foi reduzida devido principalmente ao debate bioético. Assim, são necessárias alternativas para que a qualidade na formação do acadêmico se mantenha adequada. O objetivo do artigo foi proceder uma revisão na literatura atual sobre os métodos alternativos ao modelo animal vivo para o ensino da Técnica Operatória no curso de graduação em medicina, considerando a relação custo /benefício. Para isso, foi realizada uma revisão da bibliografia em artigos científicos publicados nas plataformas SciELO, PubMed e Google Acadêmico, nos últimos 15 anos, com uso dos descritores: Ensino médico; treinamento com simulador; modelos cirúrgicos; modelos estruturais; impressão em 3D. Existem diversos modelos que foram desenvolvidos como alternativa para o uso de animais vivos no ensino de técnica operatória. Eles variam desde tecido sintético para treinamento em suturas, passando por cadáveres quimicamente preservados e modelos impressos por impressoras 3D, até chegar aos sofisticados simuladores computadorizados. Os modelos existentes atualmente, seja o sintético, os modelos 3D ou os simuladores, ainda apresentam certas limitações, mas com o advento das novas tecnologias novas alternativas estão surgindo e, com certeza complementarão de forma eficaz o ensino de cirurgia nas Escolas de Medicina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Fragoso Martins, Eunice, Alexandre de Paula Sampaio, Juliana Borges Duarte, Maria De Lourdes Regina Gomes Dolphine, and Taynara de Jesus Souza Teixeira. "Proposta para confecção de implantes protéticos de braços mecânicos com custos reduzidos." Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences 2, no. 2 (February 25, 2020): 48–61. http://dx.doi.org/10.36557/2674-8169.2020v2n2p48-61.

Full text
Abstract:
Introdução: Grandes são as dificuldades dos pacientes amputados nos membros superiores. A maioria das próteses de braço apresentam alto custo e difícil acesso. Objetivos: Este trabalho apresenta o projeto de um dispositivo protético de baixo custo para desarticulação do ombro Metodologia: Um design adequado dos mecanismos foi abordado para obter um protótipo que apresenta 7 graus de liberdade. O movimento do ombro é realizado por meio de um manipulador paralelo esférico, o movimento do cotovelo é realizado por um mecanismo de seis barras e o movimento do punho é implementado por um manipulador paralelo esférico. Um conjunto de simulações dinâmicas foi realizado para avaliar a funcionalidade do projeto. O protótipo foi construído usando técnicas de impressão 3D e implementando atuadores de baixo custo. Uma avaliação experimental foi realizada para caracterizar este dispositivo. Resultados: O resultado deste trabalho é um protótipo de 1350 g, capaz de realizar movimentos relacionados às atividades da vida diária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Romãozinho, Ana Mónica. "AS FLORES DE JOSEFA: LINHA DE JOALHARIA DE AUTOR The Josefa’s Flowers: a Line of Author's Jewelry." Res Mobilis 6, no. 7 (February 10, 2017): 117. http://dx.doi.org/10.17811/rm.6.2017.117-129.

Full text
Abstract:
O Barroco Jesuítico em Portugal espelha um momento de afirmação da nacionalidade mas é também reflexo de um contexto internacional, marcado pela Contra Reforma e pela necessidade de inebriar através de imagens, correspondendo a pintura a um instrumento privilegiado de comunicação. O presente artigo incide no processo criativo subjacente a uma linha de joalharia que tem como conceito a natureza vista através do olhar de Josefa de Óbidos, importante pintora que marca o século XVII. Aborda-se a génese do projecto que reside na interpretação de variantes como o sentido poético de metamorfose e de passageiro, assim como o sentido de espacialidade presente nos elementos retratados pela artista, marcados por contrastes intensos de claro-escuro e assimetria na sua contextualização. Na metodologia projectual, cruzam-se esquissos, modelação tridimensional e impressão 3D, que nos permitiram testar a versatilidade das peças, constituídas por elementos modulares essencialmente dinâmicos, que o público pode girar, suscitando diferentes leituras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Hotza, D. "Prototipagem rápida de pilhas a combustível de óxido sólido." Matéria (Rio de Janeiro) 14, no. 4 (2009): 1101–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762009000400003.

Full text
Abstract:
Tecnologias de Prototipagem Rápida (Rapid Prototyping, RP) permitem a fabricação automática de peças com geometria complicada a partir de dados de Projeto Auxiliado por Computador (Computer Aided Design, CAD). A peça tridimensional é construída por consolidação de pó em camadas (processo "aditivo" ou "generativo"). Por isso, estas técnicas estão freqüentemente chamadas de fabricação de forma livre sólida ou fabricação em camadas. Em geral, uma abordagem de 5 etapas do desenvolvimento de produto é comumente aplicada: criação de um modelo de CAD, conversão do modelo de CAD em formato STL, fatiamento do arquivo STL em camadas de seção transversal, fabricação do produto, e finalmente acabamento superficial do produto. Técnicas de RP têm muitos benefícios sobre métodos tradicionais para geração de modelos, ferramentaria e construção de peças de produção de qualidade. Por exemplo, em contraste com processos "subtrativos" (furação, moagem, desbaste) os métodos "aditivos" de RP permitem a fabricação de produtos com estrutura complexa de poros internos que não podem ser fabricados por outros métodos. Técnicas de RP podem diminuir significativamente o tempo de fabricação de pilhas a combustível de óxido sólido (PaCOS) com pequena despesa de operação e reduzido custo de produto quando aplicadas corretamente. Tecnologias como Sinterização Seletiva a Laser (Selective Laser Sintering, SLS), Manufatura de Objetos Laminados (Laminated Object Manufacturing, LOM) e Impressão 3D (3D Printing, 3DP) podem ser usadas para fabricação de protótipos de pilhas a combustível, em particular na configuração planar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Morais, Marcos de Oliveira, Osmildo Sobral dos Santos, and Gabriel Alves Morais. "A importância das metodologias 4.0 no desenvolvimento de uma pequena empresa: Estudo de caso sobre a utilização de impressão 3D em uma empresa Metalúrgica." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 27, 2021): e56710112218. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.12218.

Full text
Abstract:
A evolução rápida da tecnologia por meio da globalização e abertura dos mercados permite que as empresas possam ser cada vez mais flexíveis em seus processos operacionais e também organizacionais, buscando por um sistema perfeito de produção e de comercialização bem como novos clientes para a sua atuação possibilitando a inclusão em processos inovativos tornando-a competitiva e lucrativa. Objetivo principal do artigo é identificar os elementos principais na implementação de metodologias aplicadas na indústria 4.0. Foi utilizado a metodologia de caso de estudo pelo seu grau de relevância com tema, e pela abrangência que pode ser utilizado de tal maneira que possa ser orientador para outras empresas de micro e pequeno porte que estejam em vias dê ou mesmo aplicando estas metodologias. Os resultados se mostraram positivos para os entrevistados o que reforça a importância do tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Leites Souza, Gabriel, José Lucas Lourenssi Oliveira, Fabiano Alberto Rosa, and Vitor Sales Dias Da Rosa. "Produção de Face Shields utilizando a manufatura aditiva: m auxílio para o combate ao Covid-19." Tecno-Lógica 24 (September 4, 2020): 334–41. http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v2i0.15758.

Full text
Abstract:
Com a crise epidemiológica enfrentada nesse momento pela população brasileira, faz-se necessário utilizar as IES (instituições de Ensino Superior), que possuem conhecimentos acumulados para auxiliar no combate ao Covid-19. O IFSC, por meio de suas práticas de extensão e com a infraestrutura e equipamentos disponíveis no campus, é possível ofertar à comunidade itens de primeira necessidade médica e auxiliá-la. Nesse contexto, foi desenvolvido um projeto utilizando a manufatura aditiva para a produção de Face Shields. Em vista disso, o projeto buscou empregar a tecnologia de impressão 3D para planejar e fabricar protetores faciais. Utilizou-se como base um modelo já existente no mercado e, a partir disso, foram realizadas algumas alterações buscando otimizar o processo e reduzir custos de fabricação. Ao final, os protetores foram doados aos profissionais de saúde do município de Caçador-SC para auxiliá-los no combate ao Covid-19.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Pereira, Fabiana Toledo Bueno, and Yara Silvia Marques de Melo Issa. "Técnicas de ensino e atividades em sala de aula para disciplina de patologia na graduação: revisão de literatura / Teaching techniques and classroom activities for the pathology course on undergraduate programs: a literature review." Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo 63, no. 3 (December 10, 2018): 215. http://dx.doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.3.215.

Full text
Abstract:
A patologia é uma disciplina da cadeira básica de vários cursos de graduação na área da saúde, exercendo papel primordial no link entre as ciências básicas e as disciplinas clínicas. Artigos recentes apontam para a tendência de, cada vez mais, ser priorizado o currículo integrado. O presente estudo visa levantar diferentes técnicas de ensino e atividades propostas em sala de aula na disciplina de patologia, em cursos de graduação na área da saúde, por meio de revisão da literatura integrativa. Observa-se que o patologista docente pode empregar, na sua rotina, aulas expositivas, autópsias, uso do microscópio, microscopia virtual, criação de sites, aplicativos, wiki, estudo de peças cirúrgicas formolizadas, imagens em terceira dimensão, impressão 3D, visitas a museus, atividades em sala de aula como palavras cruzadas, formação de questões escritas pelos alunos, trabalhos em pequenos grupos, aprendizagem baseada em problemas, monitorias, estágios eletivos, dentre muitas outras ideias sem limites. Cabe a cada professor reconhecer quais as suas preferências e avaliar o que acredita que gerará um aprendizado mais sólido de seus alunos.Descritores: Patologia/educação, Ciências da saúde, Ensino/tendências, Tecnologia educacional/métodos, Instrução por computador/métodos, Docentes/educação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Chimielewski, Adão Maciel Monteiro, Antônio José Dias Da Silva, and José Roberto Emiliano Leite. "INDÚSTRIA 4.0: REVOLUÇÃO E IMPACTO NO MUNDO MODERNO." Projectus 5, no. 1 (August 24, 2021): 1–12. http://dx.doi.org/10.15202/25254146.2020v5n1p1.

Full text
Abstract:
Um grande desafio tecnológico começa a se tornar realidade no mundo atual, pois já está causando um grande impacto em toda a humanidade. Esta revolução é conhecida como a quarta revolução industrial ou indústria 4.0, a qual teremos bilhões de pessoas conectadas por dispositivos móveis, com poder de processamento, recursos de armazenamento e acesso ao conhecimento sem limites. Essa nova onda tecnológica incluirá diversas áreas: inteligência artificial (IA), robótica avançada, internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), veículos autônomos, big data, armazenamento em nuvem, realidade aumentada, sistemas cyber físicos, segurança digital, impressão 3D, entre outras. O objetivo desse trabalho é mostrar historicamente como as revoluções industriais vieram evoluindo desde a 1ª até a 4ª revolução ou Indústria 4.0. A partir daí, definir seu conceito, explicar cada tecnologia que a envolve, dar exemplo de aplicações e analisar os impactos em vários setores. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos publicados no Portal de Periódicos da Capes, nos últimos dez anos. Por consequência observou-se que essa nova tecnologia vem sendo cada vez mais incorporada pelas grandes empresas, como uma nova tendência a ser explorada, possibilitando mais segurança e produtividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Melo, Laércio Almeida de, Camila Moreira Lima, Lucas Lactim Ferrarez, Delano Neves Silva, and Fabíola Pessôa Pereira Leite. "Precisão da adaptação de próteses totais confeccionadas pela tecnologia CAD/CAM: Uma revisão sistemática." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 14, 2020): e6839109154. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9154.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar a precisão da adaptação de próteses totais confeccionadas pela tecnologia utilizando o desenho e a manufatura assistidas por computador (CAD/CAM).Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática de estudos laboratoriais através das bases de dados Medline-PubMed, Scopus, Scielo, Lilacs, Web of Science e Cochrane Library, usando os descritores: “Complete denture”, “Complete dentures”, “Total denture”, “Total dentures”, “Complete prosthesis”, “Complete prostheses”, “Total prosthesis”, “Total prostheses”, “Computer Aied Design”, “Computer Aied Manufacturing”, “CAD/CAM”, Adaptation” e “Precision”. Três revisores calibrados obtiveram dados e compararam os resultados. Todos os estudos avaliaram a precisão da adaptação de próteses totais confeccionadas pela tecnologia CAD/CAM. Esta revisão seguiu as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyzes (PRISMA). Resultados: A estratégia utilizada de busca eletrônica e manual resultou em 863 títulos e resumos. Destes, 10 foram selecionados pelos critérios de inclusão e exclusão e lidos na íntegra. Ao final, 7 foram eleitos para inclusão na revisão. Os estudos selecionados demonstraram resultados satisfatórios em relação a adaptação e efetividade sobre as próteses confeccionadas a partir do processo CAD/CAM quando comparadas aos métodos convencionais. Conclusão: Os estudos in vitro demonstraram que o processo de fabricação de prótese total por meio do sistema CAD/CAM apresenta melhor precisão de adaptação quando comparados ao método convencional. O método de fresagem apresentou resultados superiores quando comparado ao por impressão 3D.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Cândido, Luis Henrique Alves, Suzane Miritz, and Jéssica Do Canto Pureza. "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS CONSTRUTIVAS COMO FERRAMENTA DE PROJETO." Gestão & Tecnologia de Projetos 11, no. 1 (April 4, 2016): 39. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v11i1.99133.

Full text
Abstract:
Das etapas metodológicas para o desenvolvimento de produtos, a aplicação de práticas construtivas pode ser orientada pela fabricação de modelos, protótipos e maquetes. Diante da evolução das ferramentas de projeto e da necessidade contínua de inovação, cada vez mais se necessita de laboratórios e oficinas que contemplem estruturas tecnológicas de equipamentos e pessoal de apoio. Essa estrutura visa a auxiliar a prática pedagógica orientada pela integração do projeto virtual e sua análise física. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso no qual foi desenvolvido um equipamento utilizado para filtragem de água para consumo humano. Para isso, foi realizada a construção de um modelo estrutural que integrou tecnologias de corte a laser, de impressão 3D e processos manuais de fabricação. O foco dessa prática foi a análise, a reflexão e a validação de princípios e parâmetros projetuais a serem aplicados no projeto final. O resultado da aplicação dessa prática pedagógica, apontam para a relevância da integração de processos tecnológicos com práticas manuais, proporcionando, dessa forma, um fluxo contínuo e dinâmico de aprendizagem orientada para a resolução de problemas funcionais e construtivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Pereira, Juliana Fernandes, and João Eduardo Guarnetti dos Santos. "PROTOTIPAGEM RÁPIDA: UM APOIO DE PÉS ERGONÔMICO PARA AUXILIAR O RETORNO VENOSO." Revista Conhecimento Online 2 (June 10, 2021): 114–29. http://dx.doi.org/10.25112/rco.v2i0.2543.

Full text
Abstract:
O avanço tecnológico crescente das últimas décadas vem trazendo novos conceitos de trabalho, aumentando o serviço realizado à frente de máquinas e computadores, na postura sentada, e, consequentemente, aumentando a incidência do sedentarismo, pondo em risco a saúde dos indivíduos que mantém a mesma postura por longos períodos. Juntamente com este avanço, novas proporções estão se dando quanto a produção e construção de produtos e projetos, que vem se ressignificando por meio das facilidades e qualidades trazidas pela prototipagem rápida. A partir desta problemática quanto à manutenção da postura sentada, e das positivas perspectivas trazidas pela impressão 3D, o presente trabalho buscou encontrar formas para minimizar os aspectos negativos por meio das possibilidades e estudos do design ergonômico multidisciplinar, identificando as características do contexto e buscando soluções em projeto. Com isto, foi desenvolvido um apoio de pés de movimentação ativa para melhorar os aspectos salutares dos membros inferiores dos indivíduos que permanecem em postura sentada. Esta compreensão foi dada pela avaliação de usabilidade realizada por meio da experiência dos usuários, na finalidade de encontrar características positivas para serem replicadas e negativas para serem descartadas. Após o desenvolvimento do produto por meio da prototipagem rápida, foi avaliada sua eficácia em relação às melhorias quanto à volumetria dos membros inferiores, com um n=60, sendo 30 membros inferiores no grupo controle, os quais não realizaram movimento ativo, e 30 no grupo intervenção, os quais realizaram movimentação ativa com o protótipo. Foi possível observar a diferença entre a volumetria, afirmando que o uso do protótipo gerou melhoria no fluxo sanguíneo dos membros inferiores em relação ao valor basal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography