To see the other types of publications on this topic, follow the link: Secador de peças cerâmicas.

Journal articles on the topic 'Secador de peças cerâmicas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Secador de peças cerâmicas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Kimura, Arthur, Claudinei Dos Santos, Fernando Dos Santos Ortega, Rockfeller Maciel Peçanha, Alexandre Fernandes Habibe, and Sizue Ota Rogero. "Propriedades de cerâmicas dentárias consolidadas pela técnica gelcasting Properties of dental ceramics obtained by gelcasting method." Cadernos UniFOA 4, no. 10 (March 27, 2017): 73. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v4i10.989.

Full text
Abstract:
Gelcastng é uma nova técnica de consolidação de partes cerâmicas que tem sido empregada com muito sucesso na preparação de peças cerâmicas estruturais de geometrias extremamente complexas. Neste trabalho, cerâmicas biocompatíveis a base de óxido de alumínio Al2O3, óxido de zircônio ZrO2 e seus compósitos foram moldados por gelcasting, usando monômeros do sistema MAM-MBAM, com subsequente sinterização e caracterizações preliminares. Pós de alta pureza de ZrO2 tetragonal (3%Y2O3) e a–Al2O3 foram usados como matérias-primas. Misturas de pós contendo 80% em peso de alumina e 20% de zircônia foram obtidas por moagem/homogeneização. Em todos os casos, as suspensões obtidas apresentaram aproximadamente 55% vol. de carga sólida. Após consolidação em molde de borracha, os corpos cerâmicos foram desmoldados, secados e caracterizados por sua densidade relativa a verde. Os compactos foram sinterizados ao ar a 1575ºC, por 120 minutos, com taxas de aquecimento controladas para facilitar a remoção dos orgânicos responsáveis pela polimerização. As amostras sinterizadas foram caracterizadas por sua densidade relativa e analisadas por difração de raios –X, e microscopia eletrônica de varredura. Os valores de dureza e tenacidade à fratura foram determinados usando método de indentação Vickers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Zorzi, J. E., C. A. Perottoni, and J. A. H. da Jornada. "Moldagem por injeção em baixa pressão de peças complexas de cerâmicas avançadas produzidas com pós submicrométricos." Cerâmica 50, no. 315 (September 2004): 202–8. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132004000300006.

Full text
Abstract:
A moldagem por injeção em baixa pressão (MIBP) tem constituído, nos últimos anos, uma excelente alternativa para a produção de pequenos lotes de peças cerâmicas diversificadas e com formas complexas. Esta técnica de conformação é relativamente simples e barata, mas apresenta diversos problemas na etapa de extração dos ligantes, principalmente quando o pó cerâmico é muito fino e as peças possuem grande seção transversal. Neste trabalho é descrita uma metodologia específica para a produção de peças cerâmicas por moldagem por injeção a baixa pressão de alumina submicrométrica (0,4 mim), incluindo a formulação da mistura para injeção, bem como detalhes do processo de extração dos ligantes orgânicos utilizados na moldagem. Para o desenvolvimento deste processo fez-se necessário (i) entender melhor o processo de MIBP, (ii) desenvolver a formulação da mistura de pó cerâmico e aditivos orgânicos, (iii) confeccionar moldes adequados para a injeção a baixas pressões e (iv) otimizar os parâmetros de injeção. A metodologia desenvolvida neste trabalho, possibilita a confecção de peças cerâmicas complexas, com seção transversal relativamente grande, permitindo uma produção robusta de pequenos lotes de peças cerâmicas diversificadas com ótima qualidade e excelente reprodutibilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barbieri, R. A., and J. E. Zorzi. "Constante de mola de molas cerâmicas injetadas a baixa pressão." Cerâmica 57, no. 344 (December 2011): 381–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132011000400002.

Full text
Abstract:
A dificuldade de usinagem de peças cerâmicas já sinterizadas é muito grande, principalmente devido à dureza e fragilidade destes materiais, o que implica em altos custos de produção. Por isso, grandes esforços tem sido feitos no sentido de melhorar os processos de conformação a verde existentes, ou criar novos processos que permitam a obtenção de peças cada vez mais próximas do formato final desejado. Produzir peças cerâmicas com formatos complexos, livres de defeitos, é uma tarefa que implica em grandes dificuldades. Molas cerâmicas possuem formatos extremamente difíceis de serem moldados e, conseqüentemente, atualmente são produzidas comercialmente molas cerâmicas pelo processo de usinagem, geralmente a um custo elevado. Uma alternativa para a produção de molas cerâmicas é a moldagem por injeção em baixa pressão. Para o desenvolvimento de molas cerâmicas para aplicações tecnológicas, é necessário, além de obter peças íntegras e livres de defeitos, aferir algumas de suas propriedades, como a constante de mola. Uma vez que estas molas encontram aplicação em altas temperaturas, torna-se imprescindível realizar a medida da resistência imposta pela mola à deformação elástica em diferentes temperaturas. Para tanto, este trabalho propõem a montagem de um sistema para a medição da constante de mola de molas cerâmicas injetadas a baixa pressão, tanto à temperatura ambiente como em altas temperaturas, usando o método dinâmico da excitação por impulso para medir a frequência de vibração da mola suspensa no interior de um forno. Para ilustrar a aplicação desta técnica são apresentados resultados obtidos para uma mola helicoidal de alumina, da temperatura ambiente até 1100 ºC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Catafesta, J., R. Andreola, C. A. Perottoni, and J. E. Zorzi. "Colagem de barbotina de aluminas submicrométricas comerciais." Cerâmica 53, no. 325 (March 2007): 29–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132007000100005.

Full text
Abstract:
O processo de moldagem de peças cerâmicas conhecido como colagem de barbotina é um processo antigo, mas que ainda é muito utilizado devido ao seu baixo custo, simplicidade e pelas excelentes propriedades mecânicas das peças sinterizadas. Boas propriedades mecânicas são obtidas quando o pó de partida tem tamanho de partícula submicrométrico. Neste trabalho foram moldadas peças cerâmicas por colagem de barbotina com três aluminas comerciais com partículas submicrométricas e, após a sinterização, foram medidas algumas de suas propriedades, como dureza, densidade e resistência ao desgaste. As barbotinas não flocularam e foram obtidas peças de excelente qualidade, sendo que as peças moldadas com a alumina de menor tamanho de partícula apresentaram a melhor dureza, elevada densidade (chegando a 99% da densidade teórica) e o menor coeficiente de desgaste. Peças de alumina de alta qualidade podem ser usadas em inúmeras aplicações, desde a indústria têxtil até em aplicações biomédicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mendes Filho, Antônio Alves, Luiz Carlos Barbosa de Miranda Pinto, Cristovam Paes de Oliveira, and Fernando Gabriel da Silva Araujo. "Influência das temperaturas de síntese e de queima na sinterização de cerâmicas de titanato de bário obtido por via hidrotérmica." Rem: Revista Escola de Minas 55, no. 2 (April 2002): 89–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672002000200003.

Full text
Abstract:
Pós finos de titanato de bário, na composição BaTiO3, foram produzidos por síntese hidrotérmica entre 140°C e 220°C, com tempos variando entre 4 e 20h, com o enchimento crítico das autoclaves. Foram empregadas, na mistura, proporções Ba/Ti de 1,02 e 2,00. Desses pós foram produzidas peças cerâmicas sinterizadas a 1180°C, 1250°C e 1320°C com patamares de 2,5h e taxa de aquecimento de 1°C/min. As densidades das pastilhas cerâmicas de titanato de bário foram determinadas e correlacionadas à temperatura de sinterização. As microestruturas das peças sinterizadas foram observadas por microscopia eletrônica de varredura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues, Maria de Fátima da Silva, Rebecca Veldhuis, Larissa Kerollaine Maia Gomes, Jorge Marcell Coelho Menezes, Raimundo Nonato Pereira Teixeira, and João Hermínio da Silva. "Avaliação da capacidade retentiva de metais tóxicos provenientes de indústrias de galvanoplastia utilizando matrizes cerâmicas." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 30, 2020): e679974616. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4616.

Full text
Abstract:
O uso de argilas na remoção de metais tóxicos presentes em corpos hídricos vem sendo testados por inúmeros pesquisadores. Todavia há uma necessidade de dar uma destinação a esse tipo de material após o seu uso como adsorvente. Uma opção para uma eficiente destinação deste material seria a incorporação dos mesmos na constituição das misturas argilosas constituintes de cerâmicas. Objetivou-se verificar a capacidade de remoção de íons metálicos Cu(II) e Ni(II) a partir de matrizes cerâmicas. Foram avaliadas a capacidade de retenção dos íons metálicos nas estruturas das cerâmicas e as propriedades mecânicas das mesmas após a incorporação do lodo galvânico e do efluente contaminado com os metais tóxicos. Estudos de lixiviação foram feitos sobre as peças cerâmicas para avaliar a possível liberação dos íons metálicos ao meio ambiente. Os resultados apresentados para os aspectos mecânicos das peças cerâmicas mostraram que a incorporação do lodo galvânico, bem como do efluente liquido não comprometeram as propriedades mecânicas de resistência das peças produzidas. Sobre os aspectos referentes à lixiviação os resultados mostraram que em determinadas condições não liberação de níquel ou cobre. Os resultados experimentais mostraram que a lixiviação em meio básico e no meio ácido, não houve liberação dos metais nas amostras umedecidas com o efluente, mas houve a liberação de níquel na concentração de 10% da amostra com lodo galvânico e a liberação de cobre nas concentrações de 6%, 8%, 10% das amostras com lodo galvânico. Em todos os ensaios não houve liberação dos dois íons em meio neutro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, A. J., B. C. A. Pinheiro, and J. N. F. Holanda. "Efeito da adição de resíduo de rocha ornamental nas propriedades tecnológicas e microestrutura de piso cerâmico vitrificado." Cerâmica 57, no. 342 (June 2011): 212–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132011000200013.

Full text
Abstract:
A indústria de rochas ornamentais gera grandes quantidades de resíduos sólidos na forma de pós finos. Estes resíduos, quando descartados no ambiente, provocam impacto ambiental negativo. Foi feito um estudo sobre a influência de um resíduo de rocha ornamental nas propriedades e microestrutura de piso cerâmico vitrificado. Foi preparada uma série de massas cerâmicas contendo até 30% em peso de resíduo de rocha ornamental. Peças cerâmicas foram preparadas por prensagem uniaxial e sinterizadas entre 1190 e 1250 ºC em um ciclo de queima rápida. As seguintes propriedades tecnológicas foram determinadas: retração linear, absorção de água, massa específica aparente, e tensão de ruptura a flexão. A evolução da microestrutura e a análise de fases foram acompanhadas por microscopia eletrônica de varredura e difração de raios X. Os resultados mostraram que adições de até 30% em peso de resíduo de rocha ornamental causaram variações significativas na generalidade das propriedades tecnológicas da massa cerâmica de referência. A microestrutura das peças cerâmicas também foi influenciada com a incorporação do resíduo estudado. Os resultados também mostram que a substituição de feldspato sódico por resíduo de rocha ornamental nas massas cerâmicas tende a melhorar a qualidade do piso cerâmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bragança, S. R., H. C. M. Lengler, and C. P. Bergmann. "Rocha com espodumênio como fundente para massas cerâmicas tradicionais." Cerâmica 56, no. 339 (July 2010): 291–99. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132010000300013.

Full text
Abstract:
Investigou-se a atuação de uma rocha com espodumênio como fundente em massas cerâmicas, analisando-se sua reatividade com outras matérias-primas, como quartzo e caulim. Primeiramente, caracterizou-se petrograficamente o pegmatito de onde se extrai esse fundente. Posteriormente avaliou-se o comportamento de moabilidade, fundência e deformação piroplástica da rocha com espodumênio. Analisou-se então sua influência nas propriedades tecnológicas finais das peças, principalmente em relação à temperatura de queima, às fases e à microestrutura. Comparou-se a gresificação com outros fundentes comerciais como a albita e o feldspato. O espodumênio mostrou maior capacidade de reduzir a temperatura de gresificação das peças que os fundentes tradicionais, promovendo a densificação por fluxo viscoso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Hotza, Dachamir. "Artigo revisão: colagem de folhas cerâmicas." Cerâmica 43, no. 283-284 (December 1997): 159–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69131997000400002.

Full text
Abstract:
A colagem de folhas cerâmicas (tape casting) é uma técnica de fabricação de peças cerâmicas de espessura fina e grande área superficial, usadas principalmente na indústria eletrônica como substratos de circuitos e capacitores de multicamadas. O processo consiste essencialmente na formação de uma barbotina e na colagem desta por meio de uma lâmina niveladora sobre uma superfície, geralmente móvel. Depois da secagem, é produzida uma folha flexível e resistente que pode então ser sinterizada. Neste artigo de revisão, são discutidos alguns conceitos teóricos envolvidos na formulação da barbotina, bem como aspectos tecnológicos do processo de colagem de folhas cerâmicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, I. M. G., J. M. Silva, M. F. S. Trindade, L. E. B. Soledade, A. G. Souza, C. A. Paskocimas, and E. Longo. "Efeito da adição de rejeito na redução de coração negro em cerâmicas vermelhas." Cerâmica 51, no. 318 (June 2005): 144–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132005000200012.

Full text
Abstract:
Um dos problemas que afeta a indústria cerâmica é a elevada perda de produtos acabados, decorrente do próprio processamento, levando a trincas e peças fora de conformidade. Deste modo, é necessário o reaproveitamento desses resíduos, como forma de reduzir o impacto ambiental. Neste trabalho, os resíduos de duas indústrias de cerâmica vermelha foram moídos e adicionados à própria massa, levando, também, a um ganho econômico. As porcentagens variaram de 10% a 30%, em peso. As peças foram conformadas por extrusão e sinterizadas a 950 ºC e 1000 ºC. Os resultados obtidos mostram que a adição levou a uma melhoria nas propriedades das amostras, pois diminuem a possibilidade de ocorrência de coração negro, levando a peças mais uniformes e menos porosas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Osório, A., S. Almeida, R. Costeira da Silva, and T. Vieira. "Decorar ou não quando surge a questão: as cerâmicas com decoração brunida do Castelo de Arraiolos." digitAR - Revista Digital de Arqueologia, Arquitectura e Artes, no. 3 (March 13, 2018): 75–81. http://dx.doi.org/10.14195/2182-844x_3_9.

Full text
Abstract:
As cerâmicas com decoração brunida do Bronze Final/ I Idade do Ferro são um dos grupos decorativos com maior dispersão no Sudoeste alargado da Península Ibérica, para as quais foi frequentemente proposto um cariz “especial”, de distinção social ou ritual. Este texto discute brevemente a tipologia formal e caracteriza arqueometricamente a mineralogia de um conjunto de cerâmicas exumadas no povoado proto-histórico do Castelo de Arraiolos (S. Pedro de Arraiolos) de modo a avaliar se a distinção entre peças decoradas e não decoradas permeava, ou não, toda a cadeia operatória de produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Albuquerque, F. R., S. J. G. Lima, C. A. Paskocimas, E. Longo, A. G. Souza, and I. M. G. Santos. "Processamento de cerâmicas reticuladas a partir de matérias-primas naturais." Cerâmica 52, no. 322 (June 2006): 185–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132006000200011.

Full text
Abstract:
Foram produzidas cerâmicas porosas reticuladas a partir de uma matéria-prima natural (AF) empregada na produção de telhas e tijolos, misturando-a com caulim (AC). A matéria-prima AF é constituída basicamente de quartzo e feldspatos. O método empregado para confecção das peças cerâmicas foi o da impregnação em espuma polimérica. Foram otimizadas as viscosidades de barbotinas contendo 70% m/m, utilizando poliacrilato de sódio (PAA-Na) como defloculante. As suspensões com 70% m/m de AF apresentaram viscosidade em torno de 600 mPa.s, reduzindo para 300 mPa.s após adição de 20% m/m de AC. O teor de PAA-Na empregado para a fabricação das cerâmicas porosas foi 2,0% m/m. A tixotropia e a pseudoplastia das barbotinas facilitaram a impregnação de espumas poliméricas com 5, 10 e 40 poros/cm. As cerâmicas reticuladas foram obtidas após sinterização a 1100 e 1200 ºC. Os difratogramas de raios X indicaram a dissolução do quartzo a 1200 ºC, com uma peça apresentando basicamente mulita e fase vítrea. As cerâmicas reticuladas com porosidade 10 poros/cm apresentaram estrutura suficientemente rígida com resistência mecânica superior a 1,70 MPa e com constante de permeabilidade darciana na ordem de 3,58.10-9 (±10,0%) m².
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Robrahn-González, Erika Marion. "The ethnographic collection of the MAE-USP: analysis of the Kaingáng vessels." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 7 (December 19, 1997): 133. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1997.109301.

Full text
Abstract:
O Museu de Arqueologia e Etnologia da USP possui em seu acervo etnológico uma coleção de 43 peças coletadas entre grupos Kaingáng de São Paulo. Dentre elas tem-se 29 vasilhas cerâmicas, formando a maior coleção do Estado. O objetivo do presente texto é apresentar e descrever, dentro de uma perspectiva arqueológica, este conjunto de vasilhas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Saboya Jr., F., and J. Alexandre. "Algoritmo para misturas combinadas de solos na confecção de peças cerâmicas vermelhas." Cerâmica 45, no. 296 (December 1999): 181–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69131999000600003.

Full text
Abstract:
Na confecção de peças cerâmicas, é bastante comum a mistura de dois ou mais materiais para composição da massa. No entanto, não se conhece a priori a curva granulométrica que resultará da mistura, em função da proporção usada de cada material. O problema inverso também pode ser questionado: Para se obter uma determinada curva granulométrica, qual proporção de cada material deve ser usada? A resolução do problema consiste em se determinar uma função de distribuição granulométrica, e através da otimização desta função e de uma curva alvo, encontrar a melhor proporção possível de cada material. Este algoritmo permite às indústrias cerâmicas encontrar a melhor proporção de misturas, quando se trabalha com mais de uma jazida, ou com materiais distintos na preparação de massas, evitando exploração desnecessárias. Apresenta-se um exemplo de uma indústria cerâmica da região de Campos dos Goytacazes que utiliza quatro materiais na mistura. O algoritmo mostra que, utilizando-se apenas dois deles em proporções fornecidas pelo algoritmo, obtém-se a mesma curva granulométrica da mistura dos 4 componentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Rodrigues, Ana Cláudia, Renan Negri Franco de Souza, Otavio Ferrarini Galisa, Thiago Valle França, Eduardo Carlos Bianchi, and Cesar Renato Foschini. "Efeito dos parâmetros de retificação no acabamento superficial de cerâmicas avançadas." Matéria (Rio de Janeiro) 21, no. 4 (December 2016): 1012–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620160004.0093.

Full text
Abstract:
RESUMO As cerâmicas avançadas apresentam uma ampla aplicação, desde componentes para a indústria eletrônica até implantes e próteses. Nas últimas décadas a biocerâmica vem chamando atenção em aplicações como próteses ósseas e implantes dentários, pois apresentacaracterísticas de material bioinerte, bioativo, com boa biocompatibilidade, além de alta resistência à compressão. Neste trabalho, estudou-se o efeito dos parâmetros de retificação em cerâmicas de alta alumina preparadas com três granulometrias diferentes, através da análise do acabamento superficial destas cerâmicas. Durante o processo de retificação, os parâmetros variados foram: velocidade da peça (55 mm/s e 250 mm/s) e profundidade de corte (5 µm e 60 µm). Além destes parâmetros, empregaram-se dois tipos de lubri-refrigeração: convencional e MQL (Mínima Quantidade de Lubrificante). Os resultados obtidos através de medidas de rugosidade da superfície retificadae análises estatísticas mostram que houve uma redução na rugosidade das peças com granulometria media e fina quando se utilizou a lubri-refrigeração MQL. As cerâmicas de granulometria fina retificadas com velocidade da peça de 55 mm/s e profundidade de corte de 60 µm apresentaram rugosidade inferior a 0,28 µm usando o sistema de lubri-refrigeração MQL. Porém quando retificadas em velocidades maiores utilizando MQL as cerâmicas de granulometria mais fina apresentaram um aumento nos valores de rugosidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Da Silva, Carlos Augusto, Ane Karoline Rosas Brito, and Therezinha de Jesus Pinto Fraxe. "DIGITAIS DO GÊNERO FEMININO NAS CERÂMICAS CONTEMPORÂNEAS E POSSIVELMENTE NAS PEÇAS ARQUEOLÓGICAS NO AMAZONAS-BRASIL." Terceira Margem Amazônia 6, no. 15 (January 26, 2021): 166–81. http://dx.doi.org/10.36882/2525-4812.2020v6i15p166-181.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo foi perceber como ocorria o uso de saberes ancestrais nas cerâmicas contemporâneas e na perspectiva da arqueologia hodierna. Para conceber tal percepção, realizou-se visita à comunidade Cai N’água, em Manaquiri-Amazonas, para observar como as oleiras as utilizaram para a confecção de recipiente cerâmico e as funções sociais das cerâmicas entre essas mulheres, além de como elas produziam os recipientes e lhes davam uso no cotidiano. Ao fim, descobriu-se que as oleiras tinham uma verdadeira vitrina em que os modelos arquitetônicos eram com base na fauna e estavam de acordo com o gênero que usaria os recipientes, no caso dos alguidares. Finalmente, chegou-se à conclusão de que as oleiras praticavam uma técnica de modelagem cerâmica milenar cuja digital ainda está presente nos recipientes contemporâneas e possivelmente na vida pretérita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Nakano, F. P., R. B. Ribeiro, S. J. L. Rosa, W. G. Bornal, C. M. Queiroz, and S. P. Taguchi. "Análise microestrutural, composicional e dureza das cerâmicas indígenas do sítio arqueológico Caninhas, SP." Cerâmica 56, no. 338 (June 2010): 123–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132010000200005.

Full text
Abstract:
Cerâmicas arqueológicas possuem uma infinidade de dados sobre a dinâmica social e cultural dos indígenas do sítio Caninhas, SP. A superfície de fratura apresenta gradiente de cor, do ocre ao cinza escuro, quando da superfície para o centro da peça. Este aspecto é decorrente dos gradientes de temperatura gerados durante a queima da peça cerâmica, de forma que na superfície a combustão dos compostos orgânicos é completa (coloração mais clara) e na parte interna é incompleta (coloração mais escura). Foram realizadas análises composicionais por difração de raios X e mapeamento por EDS, sendo identificadas as fases ilita, quartzo e lutecita (região ocre) e ilita, quartzo, alumina-hidratada e lutecita (região cinza escura). Os resultados de EDS confirmaram a presença dos elementos químicos das fases identificadas por difração de raios X. As análises microestruturais por microscopia óptica e eletrônica por varredura sugerem a presença de raízes e restos de cerâmicas sinterizadas nas peças indígenas. Os resultados de dureza Vickers mostraram o quanto frágeis e heterogêneas são as cerâmicas arqueológicas, alcançando aproximadamente 203 HV (grãos de sílica) e 16 HV (matriz cerâmica).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Hoshino, Isis Almeida Endo, Natalia Roberta Martin, Gabrielly Barros Dias, Naiara Reis Gil Anchieta, Eduardo Passos Rocha, and Rodolfo Bruniera Anchieta. "Utilização de laminados cerâmicos para recuperação funcional e estética em situações de grande desgaste dentário." Journal of Clinical Dentistry and Research 17, no. 3 (November 20, 2020): 68–84. http://dx.doi.org/10.14436/2447-911x.17.3.062-084.oar.

Full text
Abstract:
Introdução: Caracterizado por atos involuntários de apertar ou ranger os dentes, o bruxismo pode causar desgaste dentário severo. Apesar de ser uma situação desafiadora, a combinação de preparos dentários conservadores, materiais adesivos e cerâmicas ácido-sensíveis — as restaurações cerâmicas minimamente invasivas — tem sido proposta como uma das opções reabilitadoras para pacientes com bruxismo. Objetivos: O objetivo do presente caso clínico é demonstrar a resolução estético-funcional, usando lamina- dos cerâmicos, de uma paciente com hábitos parafuncionais e severo desgaste dos dentes. Relato do caso: No presente caso clínico, a paciente apresentou perda precoce das guias de desoclusão, resultando em padrão oclusal inadequado e deficiência estética. Após compensar os sintomas de bruxismo com uma abordagem multidisciplinar, foi realizado o manejo correto da estrutura remanescente, a fim de preservar o máximo da estrutura dentária sadia e manter a adesão das peças cerâmicas ao esmalte. Conclusão: O tratamento com laminados cerâmicos pode ser uma opção conservadora, além de permitir um resultado estético e recuperar guias de desoclusão normais da oclusão mutuamente protegida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Campos, S. D. de, É. A. de Campos, C. B. da Silveira, and R. A. Bini. "Biomateriais à base de Na2O-CaO-SiO2-P2O5 preparados com serragem e com glucose de milho: influência na porosidade e na cristalinidade." Cerâmica 51, no. 319 (September 2005): 274–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132005000300016.

Full text
Abstract:
Neste trabalho biomateriais à base de Na2O-CaO-SiO2-P2O5 foram obtidos pelo método clássico de fusão e os biovidros submetidos ao tratamento térmico a diferentes temperaturas. A porosidade das peças foi controlada pela adição de serragem e/ou glucose de milho.A porosidade e a cristalinidade das amostras sintetizadas foram acompanhadas com auxílio das técnicas de Microscopia Eletrônica de Varredura e difração de raios X, respectivamente. Amostras tratadas termicamente a 800 °C mostraram uma reorganização estrutural e conseqüente aumento da dureza. Observou-se que em ambas as cerâmicas tanto a adição de serragem quanto de glucose de milho aumentou a porosidade das peças. Contudo, a estrutura mais organizada e poros mais homogêneos foram obtidos para a mistura vidro/glucose de milho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Oliveira, Ricardo V. B., Eduardo A. Pinheiro, Valdir Soldi, Alfredo T. N. Pires, and Márcio C. Fredel. "Moldagem por injeção de pós cerâmicos: remoção da parafina e do polipropileno utilizados como veículo orgânico." Polímeros 14, no. 3 (September 2004): 150–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282004000300009.

Full text
Abstract:
A moldagem por injeção de pós cerâmicos tem se tornado um processo altamente atrativo por aliar a versatilidade e a produtividade da moldagem por injeção convencional às propriedades inerentes aos materiais cerâmicos. A remoção do ligante, usado como veículo orgânico nesse processo, é uma das etapas críticas para a produção de peças cerâmicas sem defeitos. Neste trabalho avaliou-se a influência da geometria das peças injetadas na remoção do ligante, tanto por imersão em solvente como por decomposição térmica. Alumina em pó foi misturada fisicamente a um ligante composto por polipropileno [PP], parafina [PW] e ácido esteárico [AE]. As peças com diferentes geometrias foram mantidas imersas em hexano, secas sob vácuo e acompanhada a variação de massa devido à solubilização do PW e AE. A determinação da porosidade das peças, realizada por meio das isotermas de adsorção/desorção de nitrogênio, mostrou um aumento de porosidade de 0,5% volume para aproximadamente 20% volume após a imersão em solvente. A remoção térmica do PP remanescente produziu hidrocarbonetos alifáticos e compostos insaturados, determinados e quantificados por espectroscopia de infravermelho, que permearam a estrutura porosa da peça. A geometria das peças tem grande influência na remoção do ligante, podendo afetar não só a qualidade do produto final, mas também as etapas subseqüentes do processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Alexandre, J., R. Toledo, F. Saboya, and M. Pereira. "Utilização de planejamento em rede Simplex na previsão de propriedades mecânicas de peças cerâmicas vermelhas." Cerâmica 47, no. 303 (September 2001): 170–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132001000300008.

Full text
Abstract:
As indústrias cerâmicas de um modo geral, no seu processo produtivo, utilizam matérias-primas provenientes de sedimentos argilosos e/ou alterações de minerais formadores de rochas. Trata-se portanto de um material com alto grau de heterogeneidade tanto do ponto de vista mineralógico quanto em relação ao grau de alteração dos seus minerais, dificultando sobremaneira a previsão do comportamento mecânico do produto final (tijolos, telhas, etc.). Uma prática que é comumente adotada durante a confecção de peças cerâmicas é a mistura de diferentes tipos de solo, realizada muitas vezes, de maneira intuitiva e empírica, onde as características do produto são fortemente dependentes das proporções usadas nessas misturas. O presente trabalho apresenta uma metodologia numérica, utilizando o planejamento em rede Simplex, na previsão das propriedades resultantes destas misturas. Dependendo do modelo escolhido (linear, quadrático, cúbico, etc.), o resultado de uma mistura genérica de até três componentes pode ser determinado numericamente a partir do conhecimento prévio das propriedades de cada componente original, bem como das misturas em determinadas proporções fundamentais. Estes resultados foram testados empiricamente em escala laboratorial e podem ser adaptados posteriormente ao processo produtivo, possibilitando a economia de matéria-prima e reduzindo a exploração predatória das jazidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Miller, George L. "Valores indexados revisados para louças CC, visando classificação e seriação econômica de cerâmicas inglesas de 1787 a 1880." Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica 3, no. 1 (June 30, 2009): 102–40. http://dx.doi.org/10.31239/vtg.v3i1.10713.

Full text
Abstract:
Esse artigo apresenta um conjunto atualizado e expandido dos valores indexados de louça CC para pratos, peças de chá e de tigelas, referente ao período entre 1787 e 1880. Isso implica a substituição dos valores apresentados no artigo Classification and Economic Scaling of 19th-Century Ceramics (Miller 1980). Além de ampliar o período estudado, o conjunto passa a incluir também valores para peças de chá de tamanho irlândes e para travessas, assim como corrige o equívoco acerca da estabilidade de preços da louça CC durante a primeira metado do século XIX. Uma compreensão mais apurada das taxas de desconto fez necessário recalcular os valores indexados para o período após 1844. Esse artigo também apresenta extensas informações cronológicas e descritivas acerca dos tipos comuns das cerâmicas importadas desde a década de 1780 à década de 1880.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Dias, Thiago, and Dulcina P. F. de Souza. "Placas cerâmicas obtidas por colagem de fita." Matéria (Rio de Janeiro) 13, no. 3 (September 2008): 448–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762008000300005.

Full text
Abstract:
Placas cerâmicas densas, com espessuras variando entre 10 µm e ~ 1 mm, podem ser obtidas pela técnica de colagem fita que é uma técnica de conformação cerâmica, de custo relativamente baixo. A etapa mais crítica deste processo de conformação é a preparação de suspensões com elevado teor de sólidos, ~ 30% em massa, e, também, elevado teor de aditivos orgânicos, tais como ligante e plastificante. Dentre os vários produtos cerâmicos que podem ser produzidos pela técnica de colagem de fita, substratos eletrônicos e eletrólitos planares para pilhas a combustível de óxido sólido (PaCOS) destacam-se pelo elevado consumo e pelo valor agregado, respectivamente. Neste trabalho, a quantidade apropriada de aditivos em suspensões de alumina e suspensões de zircônia estabilizada com ítria (8 e 10% em mol) foi determinada através da avaliação do comportamento reológico das suspensões. Embora exista semelhança no tamanho médio de partículas das matérias primas, foi determinado que cada matéria prima necessita de quantidade específica de aditivos orgânicos para conferir às suspensões o comportamento pseudoplástico. Placas obtidas pela colagem das suspensões foram analisadas antes e após a sinterização. Os resultados obtidos mostram que a densidade, o tamanho de grão e a distribuição de poros são sensíveis ao teor de ligante. O tamanho de grão das placas é menor que os grãos desenvolvidos em peças obtidas por prensagem e, por conseqüência, a incidência de poros intragranulares também é muito menor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Araújo, Railde Paula Diniz, and Denilson Moreira Santos. "Design cerâmico e aproveitamento de resíduos sólidos: desenvolvimento de porcelana a partir das cinzas de ossos bovinos." Projetica 9, no. 2 (December 17, 2018): 9. http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2p9.

Full text
Abstract:
O trabalho apresenta a obtenção de cerâmica tipo porcelana a partir da incorporação de cinza de ossos bovinos, por meio de calcinação e moagem dos mesmos, desenvolvimento de moldes de gesso e testes com óxidos, resultando na vitrificação de peças cerâmicas em referência à culinária maranhense. Como resultado, foram desenvolvidas petisqueiras de porcelana. Diminuindo os descartes de resíduos sólidos descartados na natureza e inserindo posteriormente este conhecimento nas comunidades ceramistas do Maranhão, buscou-se contribuir para o desenvolvimento local utilizando o design.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Rosane Patricia Fernandes and Dione da Rocha Bandeira. "A coleção etnográfica de cerâmicas caseiras de Guilherme Tiburtius – cultura material e história da região de Araucária (PR)." Revista Confluências Culturais 9, no. 1 (February 1, 2021): 104–16. http://dx.doi.org/10.21726/rcc.v9i1.117.

Full text
Abstract:
Este artigo trata de parte da Coleção Etnográfica de Cerâmicas Caseiras Guilherme Tiburtius, coletadas em municípios do entorno de Curitiba (PR) no início dos anos 1940, discutindo especificamente as peças provenientes do município de Araucária (PR). O estudo tem como objetivo compreender o conjunto cerâmico etnográfico coletado no município de Araucária (PR), buscando elucidar a origem dessas cerâmicas e seu contexto cultural, com base em estudos bibliográficos e documentais com utilização de fontes históricas e etnológicas acerca daquela coleção, partindo da publicação “Äletere Hauskeramiikaus der Umgebung von Curitiba, Paraná, Südbrasilien”, de Guilherme Tiburtius (1968), e dos cadernos de inventário desse arqueólogo. O trabalho de pesquisa realizado auxiliou o desvelar de um passado cultural híbrido e miscigenado, que merece outras investigações e novos olhares para o precioso acervo histórico e patrimonial daquela região, a fim de dar voz ao que a cultura material é capaz de revelar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Rambo, Carlos Renato. "Materiais avançados inspirados na natureza: estruturas celulares, fibras e compósitos." Exacta 4, no. 1 (March 12, 2008): 95–103. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v4i1.657.

Full text
Abstract:
Biomodelagem é uma tecnologia recentemente desenvolvida para fabricar cerâmicas a partir de estruturas naturais. Após processamento, o material resultante exibe estrutura celular similar à do original. Fibras biomórficas de SiC foram produzidas do bambu, por meio da redução carbotérmica da sílica naturalmente presente. Peças de bambu submetidas a pirólises a 1.500 graus Celsius (°C) em atmosfera de argônio promoveram a reação entre sílica e carbono. Gerou-se alumina biomórfica pela infiltração de vapor de alumínio em préformados pirolisados de ratã, pinheiro e sisal e subseqüente oxidação. Durante infiltração em vácuo a 1.600 °C, bicarbonato e vapor de alumínio reagiram, formando Al4C3. Após processo de oxidação/sinterização a 1.550 °C durante três horas, os préformados de Al4C3 converteram-se totalmente em Al2O3. As aluminas biomórficas obtidas mantiveram as características morfológicas da plantas originais no nível micrométrico. As caracterizações microestrutural e morfológica das cerâmicas biomórficas foram realizadas por microscopia eletrônica de varredura, difratometria de raios X e picnometria ao hélio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Rambo, Carlos Renato. "Materiais avançados inspirados na natureza: estruturas celulares, fibras e compósitos DOI: 10.5585/exacta.v4i1.657." Exacta 4, no. 1 (March 12, 2008): 95–103. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v4i1.657.

Full text
Abstract:
Biomodelagem é uma tecnologia recentemente desenvolvida para fabricar cerâmicas a partir de estruturas naturais. Após processamento, o material resultante exibe estrutura celular similar à do original. Fibras biomórficas de SiC foram produzidas do bambu, por meio da redução carbotérmica da sílica naturalmente presente. Peças de bambu submetidas a pirólises a 1.500 graus Celsius (°C) em atmosfera de argônio promoveram a reação entre sílica e carbono. Gerou-se alumina biomórfica pela infiltração de vapor de alumínio em préformados pirolisados de ratã, pinheiro e sisal e subseqüente oxidação. Durante infiltração em vácuo a 1.600 °C, bicarbonato e vapor de alumínio reagiram, formando Al4C3. Após processo de oxidação/sinterização a 1.550 °C durante três horas, os préformados de Al4C3 converteram-se totalmente em Al2O3. As aluminas biomórficas obtidas mantiveram as características morfológicas da plantas originais no nível micrométrico. As caracterizações microestrutural e morfológica das cerâmicas biomórficas foram realizadas por microscopia eletrônica de varredura, difratometria de raios X e picnometria ao hélio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Godoy, A. L. E., J. C. Bressiani, and A. H. A. Bressiani. "Efeito da adição de polímero precursor cerâmico na sinterização de alumina." Cerâmica 56, no. 337 (March 2010): 97–104. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132010000100016.

Full text
Abstract:
Foram estudados os efeitos da adição de polímero precursor na sinterização, microestrutura e dureza da alumina. O polímero inorgânico polifenilmetilvinilhidrogenosilsesquioxano (PPS) foi utilizado como aditivo em cerâmicas de alumina sinterizadas a 1650 ºC. Os materiais sinterizados foram caracterizados por dilatometria, determinando-se a densidade aparente por picnometria de hélio, pela análise de carbono total, por difração de raios X, por microscopia eletrônica de varredura, espectrometria de energia dispersiva de raios X e por análise de indentação Vickers para determinação de dureza e tenacidade a fratura. Foram obtidas fases heterogêneas de Si2Al4O4N4 nas amostras com PPS. Dentre as amostras analisadas, a que contém 5% de PPS apresentou dureza e tenacidade à fratura superiores à da alumina pura. A preparação de compósitos cerâmicos com pequenas quantidades de polímero precursor mostrou-se um processo adequado para cerâmicas à base de alumina, sendo uma rota simples de conformação com grande potencial para a obtenção de peças com geometria complexa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Rodrigues, L. dos S., J. C. Silva, R. S. Angélica, A. A. Rabelo, R. L. R. Portugal Fagury, and E. Fagury Neto. "Avaliação tecnológica de cerâmicas tradicionais incorporadas com rejeito do minério de manganês." Cerâmica 60, no. 356 (December 2014): 580–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132014000400018.

Full text
Abstract:
A indústria cerâmica tem grande papel ambiental quando o assunto é reciclagem de rejeitos. A grande produção industrial que vem se desenvolvendo na Região Norte do país abre espaço para utilização de rejeitos como substituto de matéria-prima na produção de cerâmicas. Esta substituição, além da vantagem ambiental, também confere vantagens às características físicas da cerâmica produzida. O presente trabalho visou estudar os efeitos causados pela incorporação de rejeito de minério de manganês em formulações de cerâmica argilosa, para avaliar até que ponto é possível incorporar o referido rejeito sem que haja prejuízo das propriedades dos produtos. Foram propostas algumas formulações contendo quantidades variadas de rejeito. Os corpos-de-prova obtidos por prensagem foram sinterizados de 1000 ºC a 1200 ºC por 2 h. Os resultados mostraram que o rejeito atua como fundente, melhorando propriedades do material, diminuindo a porosidade e absorção de água e aumentando a resistência mecânica das peças cerâmicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Brito, Geovana Nascimento, and Dione Vieira Salis. "CAMINHOS DOS SABERES: A CERÂMICA DE ICOARACI-PA, ELEMENTOS HISTÓRICOS E INFLUÊNCIAS." Nova Revista Amazônica 5, no. 2 (June 1, 2017): 113. http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i2.6400.

Full text
Abstract:
A produção fílmica que se apresenta é resultado de uma pesquisa realizada sobre as peças de cerâmicas na região de Icoaraci-PA. Quando visitamos o espaço de venda do Sr. Rosemiro Pereira, nos deparamos com um conjunto de conhecimentos adquiridos por ele, durante seus 69 anos de profissão, o que nos proporcionou percorrer um longo caminho através de suas narrativas, as influências históricas e estéticas da cerâmica produzida em Icoaraci: marajoaras, tapajônicas, maracá e rupestre. As imagens foram registradas no mês de outubro de 2016 em Icoaraci-PA.Assista aqui.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Lopes, Guilherme De Andrade, José Otávio Brito, and Luiz Fernando de Moura. "USO ENERGÉTICO DE RESÍDUOS MADEIREIROS NA PRODUÇÃO DE CERÂMICAS NO ESTADO DE SÃO PAULO." Ciência Florestal 26, no. 2 (June 20, 2016): 679. http://dx.doi.org/10.5902/1980509822767.

Full text
Abstract:
O uso da biomassa florestal é uma importante alternativa de fonte energética renovável, econômica, técnica e ambientalmente viável, disputando espaço com outras fontes energéticas, mais caras ou não renováveis, tais como gás natural, óleo diesel e GLP. Dentro do setor industrial, maior consumidor de energia a partir de biomassa, destaca-se o segmento de cerâmicas vermelhas, tradicional consumidor de lenha para a produção de energia. Uma considerável parcela de empresas deste setor recentemente passou a utilizar, como alternativa de energia, cavacos produzidos a partir de resíduos madeireiros diversos. A opção por esse tipo de biomassa se deve a quatro principais razões: maior disponibilidade desse material para aquisição no mercado; envolver um importante aspecto ambiental, uma vez que se trata de um material de origem renovável; por proporcionar uma maior homogeneidade durante a combustão, quando comparado com a lenha; e possibilita a automação da alimentação dos fornos. O presente estudo teve por objetivo caracterizar e descrever o segmento de cerâmicas vermelhas no Estado de São Paulo quanto ao consumo de resíduos madeireiros para fins energéticos. A pesquisa por amostragem coletou dados regionais sobre a quantidade e eficiência do uso de resíduos madeireiros como fonte de geração de energia no setor, bem como aspectos tecnológicos, econômicos e logísticos associados ao uso desta biomassa. Estima-se que o uso de cavacos de madeira vem sendo adotado atualmente por cerca de 80% das cerâmicas de porte médio no Estado de São Paulo. Os cavacos são originados de resíduos de serrarias, operações da colheita florestal de pinus e eucalipto, poda de arborização urbana e reciclagem de produtos madeireirosem geral. Oraio médio de distância para suprimento dos cavacos até as cerâmicas é de aproximadamente 200 km. As cerâmicas avaliadas compram os cavacos de terceiros a um preço médio em torno de R$ 43,00 por m³. A eficiência média apurada foi de 1,4 m³ de cavaco para cada milheiro de peças acabadas produzidas. As cerâmicas expressaram a necessidade de maior regularidade na qualidade deste biocombustível, que normalmente varia a cada carga recebida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Milheira, Rafael Guedes, Carlos Roberto Appoloni, and Paulo Sérgio Parreira. "Arqueometria em cerâmicas Guarani no sul do Brasil: um estudo de caso." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 19 (December 17, 2009): 355. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2009.89894.

Full text
Abstract:
Através da análise arqueométrica com uso da técnica de Fluorescência de Raios X (EDXRF) aplicada em amostras de materiais cerâmicos provenientes de sítios arqueológicos Guarani pré-históricos da margem sudoeste da Laguna dos Patos-RS, buscamos discutir aspectos formais das análises tradicionais em arqueologia. É o caso de cerâmicas com a presença de uma “crosta preta” com até cinco milímetros de espessura que ocorre geralmente na superfície externa das peças, cuja análise formal indicava se tratar de traços culturais decorrentes das panelas usadas em contexto sistêmico. No entanto, através da presente análise arqueométrica, conseguimos alcançar resultados mais refinados que indicam outras causas de formação destes traços. Além de discutir os resultados, abordaremos neste texto algumas reflexões sobre a necessidade do uso de técnicas arqueométricas como complementares às análises tradicionais em arqueologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Pinheiro, B. C. A., and J. N. F. Holanda. "Efeito da temperatura de queima em algumas propriedades mecânicas de cerâmica vermelha." Cerâmica 56, no. 339 (July 2010): 237–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132010000300005.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar algumas propriedades mecânicas de cerâmica vermelha como uma função da temperatura de queima. A massa argilosa usada foi caracterizada por meio da determinação da composição química, difração de raios X, distribuição do tamanho de partícula, morfologia, plasticidade e comportamento dilatométrico. Foram conformadas peças cerâmicas por prensagem uniaxial e queimadas a 850 ºC, 950 ºC e 1050 ºC. As peças queimadas foram avaliadas em termos de tensão de ruptura a flexão, módulo de elasticidade flexural, parâmetro de Weibull, tensão característica, massa específica aparente, absorção de água e área superficial específica. A evolução da microestrutura foi acompanhada via microscopia eletrônica de varredura e difração de raios X. Os resultados mostram que a temperatura de queima influencia diretamente nas propriedades mecânicas de cerâmica vermelha. Uma quantidade significativa de poros abertos foi eliminada, principalmente para temperaturas acima de 950 ºC. Os dados de tensão de ruptura a flexão resultaram em distribuição de Weibull, cujos parâmetros de Weibull estão compreendidos na faixa 8,59 -12,42.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Godoy, A. L. E., J. C. Bressiani, and A. H. A. Bressiani. "Cerâmicas à base de SiC: Al2O3:Y2O3 com adição de polímeros precursores." Cerâmica 54, no. 329 (March 2008): 110–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132008000100016.

Full text
Abstract:
O carbeto de silício (SiC) é utilizado como material estrutural devido à boa combinação de propriedades, como altas resistências ao desgaste, ao choque térmico e à oxidação. Cerâmicas à base de SiC foram obtidas com aditivos poliméricos polimetilhidrogenossiloxano, polimetilhidrogenossiloxano com D4Vi e, como aditivos de sinterização, alumina (Al2O3, 4% em peso) e ítria (Y2O3, 4% em peso). Após obtenção das composições, foi feita cura, pirólise (500 ºC e 900 ºC/1 h) e sinterização dos materiais compactados (1850 ºC e 1950 ºC/1 h, sob Ar). A maior densidade obtida foi 3,0 g/cm³ para as amostras pirolisadas a 900 ºC/1 h e sinterizadas a 1950 ºC/1 h. Foram avaliados os efeitos dos aditivos poliméricos na microestrutura e na dureza das cerâmicas. A obtenção de compósitos cerâmicos utilizando pequenas adições de polímeros precursores cerâmicos mostrou-se viável para materiais à base de SiC, apesar da alta perda de massa. É uma rota simples de conformação, com grande potencial para a fabricação de peças com geometria complexa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Mendonça, A. M. G. D., J. M. Cartaxo, R. R. Menezes, L. N. L. Santana, G. A. Neves, and H. C. Ferreira. "Expansão por umidade de revestimentos cerâmicos incorporados com residuos de granito e caulim." Cerâmica 58, no. 346 (June 2012): 216–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132012000200012.

Full text
Abstract:
Expansão por umidade (EPU) é o aumento das dimensões dos materiais cerâmicos em virtude da adsorção de água. A EPU geralmente ocorre lentamente e é relativamente pequena, mas, mesmo assim, pode comprometer a aderência das placas cerâmicas ao contrapiso, levar ao gretamento do vidrado e conduzir ao aparecimento de trincas em tijolos. Neste trabalho empregaram-se massas incorporadas com resíduos de caulim e de granito objetivando estudar a EPU de revestimentos cerâmicos. As matérias-primas foram beneficiadas e submetidas às caracterizações físicas e mineralógicas através de ensaios de análise granulométrica por difração a laser, análise química, análise termodiferencial, termogravimétrica e difração de raios X. Os resultados mostraram que os resíduos de caulim e de granito podem ser utilizados como matéria-prima cerâmica alternativa, pois apresentam características similares às matérias-primas cerâmicas convencionais, permitindo a obtenção de peças com resultados de EPU satisfatórios quando comparado ao valor limite de 0,6 mm/m (0,06%) proposto pela ABNT para revestimentos cerâmicos, notadamente em composições com teores de até 20% de resíduos, a temperaturas superiores a 1000 ºC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Rodrigues, D. V., G. C. Xavier, F. Saboya, P. C. A. Maia, and J. Alexandre. "Durabilidade de peças cerâmicas vermelhas com adição de rejeito de rocha ornamental isenta de granalha." Cerâmica 58, no. 347 (September 2012): 286–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132012000300003.

Full text
Abstract:
Para avaliação da degradação acelerada em laboratório sofrida pelos corpos de prova de cerâmica vermelha com adição de rejeito de rocha ornamental isento de granalha, foi utilizado um equipamento que lixivia com água quente e fria em tempos controlados, e também, congela a amostra em até -4 ºC. Os corpos de prova cerâmicos foram confeccionados com até 10% em massa de rejeito de rocha ornamental a seco, e em seguida, umedecidos e moldados por extrusão. Os materiais produzidos foram calcinados nas temperaturas de 700 ºC, 800 ºC e 900 ºC. Após 1060 h de degradação acelerada em equipamento de laboratório, analisaram-se as propriedades cerâmicas do material. Os resultados das resistências mecânicas foram comparados através da distribuição de Weibull, antes e depois da degradação. Nota-se que o material com adição de 10% de rejeito de rocha ornamental na massa cerâmica é mais confiável quando queimada a 900 ºC após a degradação, quando comparados com as amostras sem adição de rejeito, proporcionando maior durabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Oliveira, E. M. S., and J. N. F. Holanda. "Influência da adição de resíduo (lodo) de estação de tratamento de águas nas propriedades e microestrutura de cerâmica vermelha." Cerâmica 54, no. 330 (June 2008): 167–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132008000200006.

Full text
Abstract:
As estações de tratamento de águas (ETA) geram grandes quantidades de resíduo (lama). Este resíduo quando descartado nos sistemas hídricos provoca impacto ambiental negativo. No presente trabalho foi feito um estudo sobre a influência de um resíduo de estação de tratamento de águas nas propriedades e microestrutura de cerâmica vermelha. Foi preparada uma série de misturas argila/resíduo contendo até 15% em peso de resíduo de estação de tratamento de águas. Peças cerâmicas foram preparadas por prensagem uniaxial e sinterizadas entre 850 e 1050 ºC. As seguintes propriedades físico-mecânicas foram determinadas: retração linear, absorção de água, massa específica aparente e tensão de ruptura a flexão. A evolução da microestrutura e a análise de fases foram acompanhadas por microscopia eletrônica de varredura e difração de raios X. Os resultados experimentais mostraram que adição de até 15% em peso de resíduo de ETA não causa variações significativas na generalidade das propriedades tecnológicas da massa cerâmica padrão. A microestrutura das peças de cerâmica vermelha também não foi influenciada com a incorporação do resíduo estudado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Albuquerque, F. R., I. M. G. Santos, S. J. G. Lima, M. R. Cássia-Santos, L. E. B. Soledade, A. G. Souza, and A. E. Martinelli. "Planejamento experimental aplicado à otimização de massas cerâmicas contendo matérias-primas naturais." Cerâmica 53, no. 327 (September 2007): 300–398. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132007000300014.

Full text
Abstract:
A otimização da composição é uma etapa de fundamental importância no processamento cerâmico. Neste trabalho, planejamento experimental foi aplicado a fim de se avaliar a relação entre propriedade e a composição de um sistema obtido a partir de matérias-primas naturais extraídas no Pegmatito do Seridó, na região fronteiriça RN-PB. Para o estudo do sistema ternário foram combinadas variáveis de processo (temperatura: 1100 e 1200 ºC; patamar de calcinação: 0 e 2 h), com a utilização de planejamento de misturas, de acordo com o planejamento simplex centróide. Os percentuais mínimos de cada componente na mistura foram de 10% v/v. Foram avaliadas as propriedades reológicas de suspensões aquosas das misturas com 50% v/v, otimizadas com PAA-Na. Determinou-se a porosidade aparente e massa específica aparente, além da retração de queima. A composição mineralógica das peças cerâmicas obtidas a 1200 ºC foi basicamente mulita e quartzo. O estudo permitiu especificar a região de composição que leva à maior densidade após sinterização, com um número relativamente pequeno de amostras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Silveira, Rogério Zanon da, and Marcelo Calderari Miguel. "GESTÃO E QUALIDADE EM SERVIÇOS DAS CERAMISTAS NO VALE DO JEQUITINHONHA." Revista Alcance 25, no. 2(Mai/Ago) (October 5, 2018): 226. http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v25n2(mai/ago).p226-239.

Full text
Abstract:
Este artigo enfatiza o trabalho desenvolvido pelas empreendedoras ceramistas de Padre Paraíso, município localizado na região nordeste do estado de Minas Gerais. O objetivo da pesquisa é avaliar a satisfação dos compradores, consumidores de arte da cerâmica, em relação àqualidade dos produtos e do trabalho das mulheres que produzem e comercializam peças cerâmicas nas estradas e feiras livres do Médio Vale do Rio Jequitinhonha. A metodologia deste estudo possui caráter descritivo e qualitativo, a partir de uma readaptação da abordagem teórico-metodológica Servqual. Os resultados obtidos sugerem que os atributos da qualidade são delineados primordialmente pelas facetas empáticas e tangíveis. Ao final, são discutidas as implicações socioculturais, comerciais e acadêmicas dos resultados obtidos nesse território multifatorial de contrastes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Favarão, J., D. C. R. S. Oliveira, M. G. Rocha, M. M. Zanini, and M. A. C. Sinhoreti. "Absorção Fotônica de Diferentes Fotoiniciadores de Acordo com a Atenuação da Irradiância de Fotoativadores Multiwave Através de Cerâmicas." Journal of Health Sciences 19, no. 5 (February 23, 2018): 120. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p120.

Full text
Abstract:
O objetivo neste estudo foi avaliar a transmissão de luz através de uma peça cerâmica utilizando um fotoativador multi-wave e sua eficiência quanto a absorbância de diferentes sistemas fotoiniciadores. Para tanto, a absorbância dos fotoiniciadores canforquinona (CQ) e TPO foi avaliada por meio de espectrofotometria UV-vis. Um fotoativador multi-wave foi avaliado quanto a sua irradiância e emissão espectral nos comprimentos de onda violeta (380-420nm) e azul (420-495nm) por meio de espectrofotometria. Essa caracterização também foi realizada através de uma peça cerâmica com 0,5mm de espessura e de um cimento resinoso com 0,3mm de espessura. Na análise de absorbância, a CQ absorveu luz dentro do espectro azul com pico de absorção em 468nm e o TPO, dentro do espectro violeta com pico de absorção em 380nm. O fotoativador emitiu 1218mW/cm2 sendo que, 903mW/cm2 dentro do espectro azul e 265mw/cm2 dentro do espectro violeta. Com a interposição da cerâmica e do cimento, houve uma atenuação da emissão total de 65% (424mW/cm2), sendo 57% (406mW/cm2) para o espectro azul e 93% (18mW/cm2) para o espectro violeta. Dessa forma, foi possível concluir que para fotoativação de peças cerâmicas, a irradiância emitida pelos fotoativadores sofre grande atenuação, sendo realmente necessário o aumento do tempo de exposição para eficiência de polimerização de materiais que contenham CQ. Entretanto, a irradiância emitida por fotoativadores multi-wave não seria capaz de ativar fotoiniciadores com absorção no espectro violeta em situações de cimentação de peças cerâmicas.Palavras-chave: Fotoiniciadores Dentários. Polimerização. Cimentação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Casteletti, Luiz Carlos, Frederico Augusto Pires Fernandes, Gustavo Satoru Takeya, Carlos Alberto Picon, and Germano Tremiliosi-Filho. "Avaliação da resistência à corrosão do aço AISI 420 depositado por processos variados de aspersão térmica." Rem: Revista Escola de Minas 63, no. 1 (March 2010): 87–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672010000100015.

Full text
Abstract:
Entre as técnicas utilizadas no melhoramento de desempenho de materiais, a deposição na superfície de componentes pode ser eficaz para recuperação de elementos desgastados. Os processos de aspersão térmica, devido a sua versatilidade, quanto à aplicação, tipos de camadas e espessuras, constituem-se numa forma bastante adequada na obtenção de camadas de elevada dureza para proteção ou reparo do componente base, sendo possível revestir substratos metálicos com polímeros, metais ou cerâmicas. Entre esses processos, destacam-se: HVOF (High Velocity Oxygen Fuel), Arc-spray (arco elétrico) e Flame-spray (chama-pó). A seleção de um aço inoxidável, para aplicação, envolve algumas considerações como resistência à corrosão da liga, propriedades mecânicas, fabricabilidade e custo. Nesse trabalho foram usadas amostras do aço AISI 1045, revestidas, com aço inoxidável AISI 420, por meio das técnicas de Arc-Spray, HVOF e Flame-Spray, para o estudo comparativo de suas resistências à corrosão em água do mar, visando à produção de peças de menor custo, em comparação com peças maciças desse aço. Os melhores desempenhos em termos de dureza, porosidade e resistência à corrosão ocorreram na seguinte seqüência crescente: Flame-Spray, Arc-Spray, e HVOF.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Amaral, Laricy Janaína Dias do, Fernanda Trindade Gonzalez Dias, Janete Eunice Zorzi, and Robinson Carlos Dudley Cruz. "Obtenção de amidos termoplásticos para a extrusão de pós cerâmicos." Polímeros 26, spe (January 19, 2016): 60–67. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.2001.

Full text
Abstract:
Resumo Polímeros termoplásticos podem ser utilizados como veículo orgânico (VO) em processos de conformação de peças cerâmicas por extrusão. Neste contexto, termoplásticos à base de amido surgem como uma alternativa sustentável ao emprego das poliolefinas convencionalmente utilizadas na formulação de pastas cerâmicas. O passo inicial para o desenvolvimento de um feedstock (carga extrudável) é a seleção adequada do sistema polimérico ligante, o qual é responsável por conferir propriedades reológicas adequadas durante o processamento. O presente trabalho se propôs a caracterizar termoplásticos a base de amido obtidos na presença de ácido cítrico e avaliar o potencial de utilização destes materiais na extrusão de pós cerâmicos. A processabilidade das pré-misturas de amido foi avaliada em extrusora dupla-rosca e em reômetro de torque. A variação dos teores de água e glicerol na composição das pré-misturas de amido influenciou significativamente as interações entre as cadeias poliméricas, promovendo alterações nos valores de densidade e de viscosidade para a maior parte das amostras analisadas. O amido foi parcialmente esterificado como efeito da ação do ácido cítrico no sistema. Dentre as formulações investigadas, a amostra hidratada e processada com 34% p/p de glicerol (H-34) foi a que apresentou as melhores propriedades de pasta, podendo ser futuramente empregada em processos de conformação de pós cerâmicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Castanho, S. Mello, and R. Moreno. "Processamento de nitreto de silício utilizando-se técnicas de filtração coloidal." Cerâmica 44, no. 290 (December 1998): 233–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69131998000600005.

Full text
Abstract:
Apresentam-se os estudos relacionados ao processamento de pós de Si3N4, sistematizando-se cada etapa dos processos de conformação por colagem e colagem sob pressão. A avaliação das propriedades eletroforéticas e do comportamento reológico possibilitou a preparação de suspensões aquosas concentradas de Si3N4 estáveis e homogêneas. Os estudos cinéticos foram realizados em função da pressão aplicada e dos aditivos de sinterização. As análises de superfície dos pós (XPS) demonstraram que com o controle dos parâmetros estudados é possível a obtenção de peças a verde de Si3N4 com baixa oxidação superficial. Produziu-se cerâmicas densas de Si3N4 (96%DT) com boas propriedades mecânicas (E = 312 GPa, K IC = 6,2 MPa.m1/2 ), tanto a temperatura ambiente como em altas temperaturas (1200 e 1300°C), compatíveis com os valores reportados na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Rocha, C. D., M. A. P. Santos, J. M. Melo, A. R. C. Souza, and C. A. Costa Neto. "Influência dos parâmetros de processamento e sinterização sobre o controle dimensional relativo de cerâmicas à base de alumina com geometria hemisférica." Cerâmica 59, no. 352 (December 2013): 501–7. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132013000400003.

Full text
Abstract:
Na produção de componentes cerâmicos, além de se buscar propriedades especificas e superiores, também se busca produzir peças com dimensões que atendam aos requisitos do projeto. Um dos exemplos da importância do controle dimensional é a produção de cerâmicas do tipo piezoelétricas à base de titanato-zirconato de chumbo, aplicadas em transdutores hidroacústicos, cujo processamento não é trivial, sendo dispendioso e de risco ao manuseio (por causa da presença de chumbo), principalmente se a geometria especificada for hemisférica. Para a otimização do processamento (conformação e sinterização) destas cerâmicas pode-se utilizar outros insumos, como alumina, menos agressivo ao meio ambiente, maior disponibilidade, maior facilidade para processamento, de baixo risco ao manuseio, bem como, de baixo custo. Por esta razão, neste trabalho foram utilizadas duas composições à base de alumina, A (96,1% Al2O3, 3,0% SiO2, 0,9% MgO) e B (99,1% Al2O3, 0,9% MgO) e temperaturas de sinterização de 1550 ºC e 1650 ºC. O objetivo deste estudo foi produzir uma cerâmica com geometria hemisférica, de alta densidade, com controle dimensional relativo, por meio de prensagem uniaxial para conformação. Observou-se que a melhor relação entre o controle dimensional e a alta densificação foi obtida com a composição A e sinterização a 1550 ºC, em presença de fase líquida pela adição de SiO2. Apesar de os resultados para a composição B com sinterização a 1650 ºC terem sido aparentemente melhores, esta composição teve sua densificação comprometida e muito abaixo da esperada. Com os resultados obtidos da relação entre controle dimensional e processamento, podem-se aplicar algumas das etapas utilizadas para a produção de cerâmicas à base de PZT com alta densidade, por uma técnica de conformação simples, e geometria complexa (hemisférica), exigida como requisito de projeto de transdutores hidroacústicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Alves, Gilmar Soares, Alamar Kasan Duarte, Vanessa de Freitas Cunha Lins, and Danilson Gonçalves de Melo Silva. "Metodologia para previsão da vida útil de âncoras refratárias aplicadas em fornos de reaquecimento." Matéria (Rio de Janeiro) 21, no. 4 (December 2016): 906–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620160004.0084.

Full text
Abstract:
RESUMO O uso da técnica de ultrassom na avaliação, seleção e classificação de âncoras cerâmicas aplicadas em teto e paredes de fornos de reaquecimento permite identificar os seus principais defeitos e também determinar a sua resistência ao choque térmico em função da alteração do módulo de elasticidade com o número de ciclos térmicos aplicados ao material. A resistência ao dano por choque térmico típica de âncoras novas que cumprem todas as especificações técnicas é de aproximadamente 29 ciclos, sendo que estes materiais possuem um histórico de vida média de 15 anos para as paredes e de 10 anos para o teto. A degradação do módulo de elasticidade e da resistência ao dano por choque térmico destas peças ao longo de sua vida permite estimar a expectativa de vida útil do revestimento refratário montado com estes materiais. Com estes resultados, pode-se comparar a "idade real", identificada por esta metodologia, com a "idade cronológica" que considera o tempo de operação do revestimento refratário. Pode-se ainda, como consequência, estimar o tempo para a falha destas peças refratárias, melhorar o planejamento das paradas destes fornos para manutenção e evitar paradas não programadas, o que causaria perda de produção e prejuízos para as empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Alves, Jacqueline Pereira Cursino, Fernanda Santos de Carvalho, Jordan Pinto Guimarães, Thallya Nóbrega Oliveira, and Diogo Pedreira Lima. "Análise da qualidade dos blocos cerâmicos de vedação produzidos no município de Porto Nacional (TO)." Engineering Sciences 7, no. 1 (June 20, 2019): 22–29. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-3055.2019.001.0003.

Full text
Abstract:
A qualidade da obra acabada está diretamente associada a qualidade dos materiais nela empregados. O presente estudo teve como objetivo analisar os blocos de cerâmicas vermelhas produzidos na região de Porto Nacional (TO). Os parâmetros adotados foram de acordo com o que dita a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), exposto na NBR 15270: 2005. Segundo os dados obtidos é possível observar que a maioria dos fornecedores entrevistados afirmaram desconhecer a norma ABNT NBR 15270: 2005 (apenas 1 dos 4 analisados diz conhecê-la, o que equivale a 25%). Isso constitui um dado preocupante, porque o não conhecimento sugere que os blocos produzidos dificilmente apresentarão qualidades satisfatórias. Para a fabricação dos itens, a extração da matéria-prima de todas as empresas examinadas foi feita no município de Monte do Carmo (TO). A verificação dos blocos, foi realizada em laboratório. Observou-se que os resultados dos ensaios geométricos, físicos e mecânicos mostram que os fornecedoras não possuem produtos conforme a ABNT NBR 15270: 2005. No ensaio de resistência à compressão, nenhum dos blocos analisados apresentou resistência maior ou igual a 1,5MPa. Além disso, foram detectadas várias fissuras e deformabilidades nos blocos de todas as cerâmicas que prejudicam a utilização e desempenho das peças. Há necessidade de um esforço maior para as empresas adequarem os seus respectivos modos de fabricação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Souza, A. J., B. C. A. Pinheiro, and J. N. F. Holanda. "Influência da incorporação de resíduo de rocha ornamental sobre as propriedades e microestrutura sinterizada de piso cerâmico." Matéria (Rio de Janeiro) 18, no. 1 (2013): 19–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762013000100004.

Full text
Abstract:
O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de rochas ornamentais no mundo. No entanto, a indústria de rochas ornamentais gera enormes quantidades de resíduos sólidos na forma de pó fino não biodegradável. No século XXI o grande desafio do setor de rochas ornamentais é o descarte final deste abundante resíduo de forma ambientalmente correta. Os resíduos de rochas ornamentais são ricos em materiais fundentes, que promovem a formação de fase líquida e auxiliam na densificação de materiais cerâmicos tradicionais. Neste trabalho foi avaliada a possibilidade de utilização de resíduo de rocha ornamental como um material de fluxo em composição para fabricação de piso cerâmico vitrificado de alta qualidade. As massas cerâmicas contendo até 45 % em peso de resíduo de rocha ornamental foram preparadas pelo processo via seca. Peças cerâmicas prismáticas foram preparadas por prensagem uniaxial a 50 MPa e sinterizadas a 1230 ºC usando um ciclo de queima rápida. As seguintes propriedades física e mecânica foram determinadas: retração linear, absorção de água, massa específica aparente, porosidade aparente e tensão de ruptura a flexão. A microestrutura sinterizada foi acompanhada por microscopia eletrônica de varredura e as fases cristalinas foram identificadas por difração de raios-X. Os resultados mostram que o efeito da adição do resíduo de rocha ornamental foi o de promover maior densificação e propriedades melhoradas dos pisos cerâmicos vitrificados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Carvalho, António Faustino. "Produção cerâmica no início do Neolítico em Portugal: dados recentes sobre os VI e V milénios a.C." SAGVNTVM. Papeles del Laboratorio de Arqueología de Valencia 51 (December 20, 2019): 9. http://dx.doi.org/10.7203/sagvntvm.51.12934.

Full text
Abstract:
Uma caracterização das primeiras cerâmicas neolíticas de Portugal (VI milénio a.C.) foi há poucos anos publicada nas páginas desta mesma revista. No entanto, a investigação mais recente tem vindo a dar atenção a três aspetos, que são discutidos aqui: 1) a relação entre cerâmica cardial e boquique, em que a primeira se pode considerar mais antiga se se atender a uma avaliação crítica da evidência cronoestratigráfica disponível; 2) os novos achados da chamada “cerâmica simbólica”, que incluem abundante evidência de representações antropomórficas e zoomórficas a par de exemplos, mais escassos, de plantas e representações solares; e 3) as análises petrográficas e químicas de cerâmica e argilas, que apontam para a conclusão segundo a qual peças cardiais e com cordões eram transportadas a longa distância por via marítima. Alguns sítios atualmente em estudo poderão proporcionar novos conhecimentos sobreestes temas num futuro próximo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Aguiar, R., C. A. Paskocimas, E. R. Leite, E. Longo, and M. R. D. Maurício. "Desenvolvimento do pigmento condutor SnO2 -Sb2O3 e sua aplicação em vidrados semicondutores." Cerâmica 50, no. 314 (June 2004): 134–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132004000200010.

Full text
Abstract:
Esmaltes semicondutores são utilizados no recobrimento de isoladores elétricos para evitar descargas superficiais nos isoladores, associadas a grandes diferenças de potencial, proporcionando uma melhora no desempenho sob poluição ambiental. Como os vidrados utilizados nas indústrias cerâmicas são isolantes, uma maneira de torná-los semicondutores é adicionando óxidos condutores. Misturou-se ao esmalte porcentagens variadas do pigmento condutor SnO2 dopado com 5% de Sb2O3. O esmalte foi aplicado sobre peças de porcelana a verde e queimado a 1250 ºC. Por microscopia eletrônica de varredura verificou-se que a concentração de pigmento na superfície das amostras é baixa e não influencia a condutividade elétrica. Na fratura, a porcentagem de pigmento ficou próxima de 35%. Assim, a superfície ficou com aspecto visual de ótima qualidade. A resistividade elétrica ocorreu pelo interior do vidrado, obtendo-se valores próximos de 10(4) Ohm.m.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Almeida, Leonardo, Stefany Couto Santana, Fabiana Scarparo Naufel, Vera Lúcia Schmitt, Lucinara Ignez Tavares Luzzi, and Adriano Piccolotto. "A utilização do sistema CAD/CAM na resolução estética anterior de paciente com diferentes substratos." Research, Society and Development 10, no. 3 (March 25, 2021): e53410313491. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13491.

Full text
Abstract:
Atualmente na odontologia, existem tratamentos que aliam não só estética e longevidade, mas também facilidade na execução e consequentemente economia de tempo. O objetivo deste trabalho é demonstrar, através de um relato de caso clínico, a capacidade do sistema CAD/CAM CEREC (Ceramic Reconstruction) na mimetização da estrutura dental e padronização do substrato dental no resultado final. O presente estudo relata a confecção de restaurações anteriores (13, 12, 11, 21, 22 e 23) em dissilicato de lítio (E.max – Ivoclar vivadent), em uma paciente do gênero feminino, 50 anos, com diferentes substratos dentais, através de sistemas completos para consultório (chairside). Como resultados obteve-se: etapas clínicas alcançadas com sucesso, ótimas adaptações das peças, mimetização das estruturas dentais, resultando em restaurações cerâmicas de excelência, bem indicadas, confiáveis e esteticamente agradáveis, que foi o principal motivo pelo qual a paciente procurou atendimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography