Academic literature on the topic 'Segmentação do pulmão'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Segmentação do pulmão.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Segmentação do pulmão"

1

Giraldi, A. C. C., L. P. N. Aires, R. F. Rodrigues, T. M. A. Cruvinel, and A. P. F. Melo. "Anatomia e segmentação pulmonar de tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla - Linnaeus, 1758) de vida livre." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 69, no. 1 (2017): 22–28. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-9197.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente trabalho utilizou oito pulmões de tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), jovens e adultos, de ambos os sexos, provenientes do Setor de Atendimento Clínico Cirúrgico de Animais Selvagens (SACCAS), do Hospital Veterinário "Dr. Halim Atique"( Unirp, localizado na cidade de São José do Rio Preto, estado de São Paulo. Os animais foram encaminhados ao Laboratório de Anatomia Veterinária, onde se procedeu à separação dos órgãos, à lavagem em água corrente e à retirada do excesso de sangue, para serem fixados em formol a 10%. Após a fixação dos pulmões, estes foram dissecados para identificar os segmentos. Os animais apresentaram lobação pulmonar à direita em cranial, médio, caudal e acessório, sendo o lobo cranial dividido em partes cranial e caudal. A lobação pulmonar à esquerda apresentou cranial e caudal em 100% dos animais. Por sua vez, o lobo cranial, em 87,5%, dividiu-se em partes cranial e caudal, e em 12,5% não houve divisão. O pulmão direito apresentou maior tamanho do que o pulmão esquerdo. A árvore brônquica apresentou os brônquios principais direito e esquerdo, os quais se ramificam em brônquios lobares, que dão origem aos segmentos bronquiopulmonares. Em relação à segmentação bronquiopulmonar, foram observadas, à direita, de 14 (12,5%) a 18 segmentos (25%) e, à esquerda, de 10 (25%) a 30 segmentos (12,5%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Penno, Alessandra Kindlein, Maria Acelina Martins de Carvalho, Antônio Chaves de Assis-Neto, Laurita Martins de Azevedo, and Gustavo Wilson de Sousa Mello. "Lobação, ramificação brônquica e distribuição arterial no pulmão da cutia (Dasyprocta sp., Mammalia - Rodentia)." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 42, no. 5 (2005): 327. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2005.26408.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa objetivou estudar as características anatômicas do pulmão da cutia, particularmente os aspectos relativos a lobação, distribuição dos ramos da artéria pulmonar e sua relação com os brônquios.Para tal utilizaram-se dez conjuntos coração-pulmão, dos quais oito tiveram a artéria pulmonar injetada com látex neoprene corado. Os conjuntos foram fixados em solução de formol a 10% e os ramos arteriais no parênquima pulmonar foram dissecados. Em dois pulmões injetou-se "vinil" corado nas artérias e estes foram submetidos à corrosão no ácido clorídrico a 30%. O pulmão da cutia é dividido externamente por fissuras bastante pronunciadas, separando os lobos pulmonares, tanto à direita quanto à esquerda. O pulmão direito apresenta quatro lobos: cranial, médio, caudal e acessório, e o esquerdo dois lobos: cranial e caudal, sendo o lobo cranial dividido em segmentos cranial e caudal. Do brônquio principal direito derivam os brônquios lobares cranial direito, médio, caudal direito e acessório. O brônquio principal esquerdo origina um pequeno tronco, que emite o brônquio lobar cranial, o qual se bifurca, fornecendo ramos para as porções cranial e caudal do lobo cranial esquerdo, e segue como brônquio lobar caudal esquerdo. A artéria pulmonar direita origina, respectivamente, ramos para os lobos cranial, médio, acessório e caudal, e a esquerda fornece, isoladamente, os ramos ascendente e descendente para os segmentos cranial e caudal do lobo cranial esquerdo, prosseguindo para o lobo caudal. Conclui-se que, no pulmão da cutia, as artérias pulmonares seguem as ramificações bronquiais, caracterizando a segmentação anátomo-cirúrgica broncoarterial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Martins, Elias Ribeiro da Silva, Paulo Mazzoncini de Azevedo-Marques, Lucas Ferrari de Oliveira, Roberto Rodrigues Pereira Jr., and Clóvis Simão Trad. "Caracterização de lesões intersticiais de pulmão em radiograma de tórax utilizando análise local de textura." Radiologia Brasileira 38, no. 6 (2005): 421–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842005000600008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Caracterizar lesões intersticiais em radiografias frontais de tórax, com base na análise de atributos estatísticos de textura, os quais permitem detectar sinais de anormalidades com natureza difusa. MATERIAIS E MÉTODOS: O esquema começa com a segmentação semi-automática dos campos pulmonares, sendo o contorno externo marcado manualmente, com posterior divisão automática de cada pulmão em seis regiões. O banco de imagens utilizado neste trabalho é composto por 482 regiões obtidas de exames contendo lesões e 324 regiões obtidas de exames normais. Os atributos de textura são extraídos automaticamente de cada uma dessas regiões e uma seleção das melhores combinações de atributos é feita através da distância Jeffries-Matusita. A classificação das regiões em normal ou suspeita é feita pela comparação com os k vizinhos mais próximos e o treinamento do classificador é baseado na técnica de treino e teste "half-half" e correlação cruzada. RESULTADOS: Os resultados obtidos foram analisados através do valor da área sob a curva ROC ("receiver operating characteristic"), a qual indica um sistema perfeito para uma área igual a 1. Os resultados forneceram uma área sob a curva ROC (A Z) igual a 0,887, com valores de sensibilidade igual a 0,804 e especificidade igual a 0,793. CONCLUSÃO: Os resultados indicam que o sistema de caracterização baseado em atributos de textura possui bom potencial para o auxílio ao diagnóstico de lesões intersticiais de pulmão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Martins, Tracy Martina M., Kleber F. Pereira, Fabiano Campos Lima, Cássio Aparecido P. Fontana, André L. Q. Santos, and Taís Malysz. "Distribuição dos brônquios lobares dos pulmões do veado-catingueiro Mazama gouazoubira." Pesquisa Veterinária Brasileira 34, no. 5 (2014): 473–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2014000500015.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo descrever a lobação do pulmão do veado-catingueiro Mazama gouazoubira. Dois animais da espécie, obtidos post mortem por atropelamento em rodovia, foram utilizados para o estudo, obedecendo aos critérios da Lei Vigente (Lei 1.153/95). Através da dissecação, a pele foi completamente removida e os animais foram fixados em solução de formaldeído a 10%. Através de um acesso ventral, o bloco de vísceras foi removido e posteriormente os pulmões foram dissecados do bloco por uma secção na região torácica da traqueia e de outras estruturas do hilo pulmonar. Os pulmões e a árvore brônquica foram dissecados, fotografados, as imagens foram registradas com câmera fotográfica digital (Câmera Sony a200, 10.2mpx). Os pulmões apresentaram-se unidos pelas estruturas que penetravam a região do hilo pulmonar, o pulmão direito do veado-catingueiro mostrou ser composto pelos lobos cranial (segmento cranial e segmento caudal), médio, caudal e acessório. O pulmão esquerdo apresentou apenas lobo cranial (segmentado em parte cranial e parte caudal) e lobo caudal. A árvore brônquica se inicia emergindo para o pulmão direito um brônquio traqueal acima da bifurcação da traqueia que sequencialmente serão denominados de brônquios principais direito e esquerdo, os quais no nível do hilo pulmonar penetram nos pulmões direito e esquerdo respectivamente. Os pulmões e árvore brônquica de M. gouazoubira apresentaram a mesma descrição anatômica de outros ruminantes, como bubalinos, ovinos e bovinos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costa, Maycira. "Uso de imagens de radar para o cálculo da produção primária de plantas aquáticas nas várzeas da Amazônia." Acta Amazonica 35, no. 2 (2005): 145–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672005000200005.

Full text
Abstract:
A área da planície de inundação da Amazônia é estimada em 300 000km² e sua produtividade primária em 1,17 x 10(14) g C yr-1. Deste total de área e produtividade, estimativas sugerem que 43% e 62%, respectivamente, são atribuídos às plantas aquáticas. Estas estimativas variam de acordo com o pulso de inundação. Por exemplo, durante o período de seca as plantas terrestres (herbáceas) geralmente ocupam áreas que apresentam plantas aquáticas na cheia. A área e a produtividade destes ecossistemas são informações essenciais para a compreensão da dinâmica biogeoquímica da Amazônia. Imagens de satélites (radar) combinadas com amostragem de campo foram utilizadas para estimar a biomassa e mapear a área de cobertura de plantas aquáticas emergentes para calcular a produção primária de plantas aquáticas na várzea do baixo Amazonas. A combinação de bandas C e L forneceu a melhor correlação (r=0,82) e um ponto de saturação de biomassa intermediário (620 gm-2) para estimar biomassa aérea. O método de segmentação e classificação por região foi utilizado para classificar combinações de bandas C e L para cada período de nível de água, e forneceu uma precisão de mapeamento maior que 95% para determinação espacial de áreas cobertas por plantas aquáticas. Combinando a distribuição espacial de plantas aquáticas, o modelo para estimativa de biomassa aérea e a porcentagem de biomassa submersa, estimou-se espacialmente uma produção primária líquida anual de 1.9x10(12) g C yr-1 (±28%) para as plantas aquáticas em uma área de 394km².
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Trindade, Liliane Boide de, Eliane Aparecida Alves de Andrade, and Alan Peres Ferraz de Melo. "Segmentação do pulmão de fetos de bovinos azebuados." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 40, no. 2 (2003). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-95962003000200002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Praxedes Silva, Tiago Emmanuel, and Marcelo Costa Oliveira. "AUXÍLIO COMPUTADORIZADO À IDENTIFICAÇÃO DO CÂNCER DE PULMÃO BASEADO EM MAPAS DE CONEXIDADE FUZZY PARTINDO DA ESCOLHA DE UMA SEMENTE IDEAL." Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde - ISSN:2236-1103, October 20, 2012. http://dx.doi.org/10.18816/r-bits.v2i3.2131.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar de maneira qualitativa a precisáo da segmentaçáo por meio do algoritmo de construçáo de mapas de conexidade fuzzy partindo da escolha de uma semente ideal em relaçáo à segmentaçáo manual. Foram selecionados de maneira aleatória 30 nódulos do projeto “Lung Image Database Consortium”. O algoritmo desenvolvido se mostrou eficaz em identificar os nódulos pulmonares atingindo 90,4% de precisáo. Além disso, superou a precisáo do tradicional algoritmo de segmentaçáo por crescimento de regiáo em 9,1%. Logo, esta técnica possui potencial para ser utilizada como uma ferramenta de auxílio ao diagnóstico do câncer de pulmáo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Segmentação do pulmão"

1

França, Filho Cleunio Bezerra de. "Método Computacional Baseado em Técnicas Tradicionais e Propriedades Matemáticas para Segmentação de Imagens Pulmonares." Universidade Federal de Pernambuco, 2013. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11617.

Full text
Abstract:
Submitted by Daniella Sodre (daniella.sodre@ufpe.br) on 2015-03-10T13:20:52Z No. of bitstreams: 2 Dissertaçao Cleunio de França Filho.pdf: 2349406 bytes, checksum: cf1717c01456559aa0c20fad4c2022a8 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2015-03-10T13:20:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertaçao Cleunio de França Filho.pdf: 2349406 bytes, checksum: cf1717c01456559aa0c20fad4c2022a8 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2013-08-21<br>A segmentação de imagens é uma tarefa de fundamental importância para o desenvolvimento de soluções baseadas em diagnóstico assistido por computador, com diversas aplicações na análise de imagens médicas. Mais especificamente, estudos que envolvem o processamento de imagens de pulmão têm crescido rapidamente motivados pelo interesse na redução da elevada mortalidade provocada pelas doenças malignas deste órgão. Para aperfeiçoar o desempenho nestas aplicações é importante por um lado realizar medições e mapear adequadamente as caracterizações dos pulmões e de suas anomalias, além de desenvolver técnicas automáticas de processamento das imagens que consigam lidar com restrições de tempo e que eliminem o esforço de radiologistas na segmentação manual das imagens. Diversas abordagens são utilizadas para a segmentação pulmonar, cada uma com vantagens e também deficiências. Este trabalho, em particular, apresenta um algoritmo voltado para a segmentação automática de imagens do pulmão baseado na combinação de técnicas de processamento de imagens coletadas de Tomografia Computadorizada por raio-x com propriedades matemáticas extraídas das imagens de pulmão, as quais servem de base para a estrutura do algoritmo. O trabalho investiga duas técnicas típicas para segmentação de imagens e, a partir da observação do comportamento e desempenho apresentado, é desenvolvido um novo método para a segmentação pulmonar que procura minimizar as deficiências encontradas nos algoritmos investigados. Os experimentos realizados avaliam o desempenho do novo algoritmo, bem como os valores das propriedades matemáticas e dos parâmetros estruturais utilizados ao longo do desenvolvimento do algoritmo, e comparam os resultados dos métodos em relação à sensibilidade, especificidade, acurácia, precisão, f-escore, coeficiente Dice, tempo de processamento e área-perímetro-solidez da região pulmonar segmentada, com o padrão referencial segmentado por um especialista. Os métodos são testados com 1173 imagens reais coletadas de 22 pacientes de um grande hospital e os resultados demonstraram que a combinação de técnicas de processamento de imagens tradicionais com propriedades matemáticas apresenta um desempenho satisfatório para a segmentação pulmonar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tavares, Renato Seiji. "Segmentação do pulmão em sequências de imagens de ressonância magnética utilizando a transformada de Hough." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3152/tde-31052011-153716/.

Full text
Abstract:
A segmentação é uma etapa intermediária no registro e reconstrução 3D do pulmão. Geralmente, os métodos de segmentação são interativos e utilizam diferentes estratégias para combinar a expertise dos humanos e a velocidade e precisão dos computadores. A segmentação de imagens RM do pulmão é particularmente difícil devido à grande variação na qualidade da imagem. Dois métodos para a segmentação do contorno do pulmão são apresentados. No primeiro, uma análise individual de cada imagem da série de imagens RM é realizada, e a segmentação ocorre através de técnicas de limiarização e labeling. No segundo método, a respiração é associada a uma função respiração padrão, e através de técnicas de processamento de imagem 2D, detecção de bordas e transformada de Hough, padrões respiratórios são obtidos e, conseqüentemente, a posição dos pontos no tempo são estimados. Seqüências temporais de imagens RM são segmentadas, considerando a coerência no tempo. Desta forma, a silhueta do pulmão pode ser determinada em cada quadro, mesmo em quadros com bordas obscuras. A região do pulmão é segmentada em três etapas, neste método: uma máscara contendo a região do pulmão é criada a partir do resultado do primeiro método de segmentação; a transformada de Hough é aplicada exclusivamente aos pixels da máscara em diversos planos; o contorno do pulmão é extraído do resultado da transformada de Hough utilizando os contornos ativos. O formato da máscara pode ter uma grande variação, e a transformada de Hough modificada pode lidar com essa variação. Os resultados obtidos pelos dois métodos são comparados.<br>The segmentation of the lung is an intermediary step towards its registry and 3D reconstruction. Usually, segmentation methods are interactive and make use of different strategies to combine the expertise of the human and the computers accuracy and speed. Segmentation of lung magnetic resonance (MR) images is particularly difficult because of the large variation in image quality. Two methods for the lung contour segmentation are presented. In this first method, an individual analysis of each image in the series approach is taken, and the segmentation is made through thresholding and labeling techniques. In the second method, the breathing is associated to a standard respiratory function, and through 2D image processing, edge detection and Hough transform, respiratory patterns are obtained and, consequently, the position of points in time are estimated. Temporal sequences of MR images are segmented by considering the coherence in time. This way, the lung silhouette can be determined in every frame, even on frames with obscure edges. The lung region is segmented in three steps: a mask containing the lung region is created from the results of the first method; the Hough transform is applied exclusively to mask pixels in different planes; and the lung contour is created from the results of the Hough transform through active contours. The shape of the mask can have a large variation, and the modified Hough transform can handle such a shape variation. Results from both methods are compared.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Chirinos, José Miguel Manzanares. "Determinação do contorno pulmonar orientado em sequências temporais de imagens de RM pela transformada de Hough." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3152/tde-12072016-095408/.

Full text
Abstract:
O estudo do movimento pulmonar é assunto de grande interesse na área médica. A observação direta do mesmo é inviável, uma vez que o pulmão colapsa quando a caixa torácica é aberta. Dentre os meios de observação indireta, escolheu-se o imageamento por ressonância magnética em respiração livre e sem uso de nenhum gás para melhorar o contraste ou qualquer informação de sincronismo. Esta escolha propõe diversos desafios, como: a superar a alta variação na qualidade das imagens, que é baixa, em geral, e a suscetibilidade a artefatos, entre outras limitações a serem superadas. Imagens de Tomografia Computadorizada apresentam melhor qualidade e menor tempo de aquisição, mas expõem o paciente a níveis consideráveis de radiação ionizante. É apresentada uma metodologia para segmentação do pulmão, produzindo um conjunto de pontos coordenados. Isto é feito através do processamento temporal da sequência de imagens de RM. Este processamento consiste nas seguintes etapas: geração de imagens temporais (2DSTI), transformada de Hough modificada, algoritmo de contornos ativos e geração de silhueta. A partir de um dado ponto, denominado centro de rotação, são geradas diversas imagens temporais com orientações variadas. É proposta uma formulação modificada da transformada de Hough para determinar curvas parametrizadas que sejam síncronas ao movimento diafragmático, chamados movimentos respiratórios. Também são utilizadas máscaras para delimitar o domínio de aplicação da transformada de Hough. São obtidos movimentos respiratórios que são suavizados pelo algoritmo de contornos ativos e, assim, permitem a geração de contornos para cada quadro pertencente a sequência e, portanto, de uma silhueta do pulmão para cada sequência.<br>Lung movement visualization is of great interest in medicine. Direct observation of the lung movement is not practicable, as it collapses if the thoracic cage is opened. Among indirect observation means, we choose magnetic resonance imaging, acquired on free breathing, without the use of any triggering information and any special gas to enhance the contrast. This choice leads us to overcome the high variation on MR images\' quality, which is, generally, low, and, also, artifact susceptibility, among other limitations. Computed Tomography images have better quality and a shorter acquisition time, but they expose the subject to considerably high levels of radiation. A Lung segmentation methodology is presented and it produces a connected set of points. That is achieved through MRI sequences temporal processing and it consists of the following stages: masks generation, 2-dimensional space-time images (2DSTI), modified Hough transform, an active contours algorithm and silhouette generation. Using a given point, which will be called parameter point, various temporal images with varied orientation will be generated. A modified Hough transform is applied to extract parameterized curves, that are synchronous to diaphragmatic movement, which will be called respiratory movements. Also, masks will be used in order to delimit the modified Hough transform application domain. An active contours algorithm will smoothen the obtained respiratory movements, so they will allow the generation of a contour for each frame on the image sequence and, therefore, a lung silhouette for a given sequence.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Freire, Sobrinho Paulo. "Utilização do active shape model para análise de imagens médicas: localização do pulmão de crianças em radiografias para auxiliar no diagnóstico de pneumonia." Universidade Federal de Goiás, 2017. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7316.

Full text
Abstract:
Submitted by JÚLIO HEBER SILVA (julioheber@yahoo.com.br) on 2017-05-11T19:49:56Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Paulo Freire Sobrinho - 2017.pdf: 10088390 bytes, checksum: 93cbaefd8f5c2dc974201729c2e859f7 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)<br>Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-05-15T11:30:14Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Paulo Freire Sobrinho - 2017.pdf: 10088390 bytes, checksum: 93cbaefd8f5c2dc974201729c2e859f7 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)<br>Made available in DSpace on 2017-05-15T11:30:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Paulo Freire Sobrinho - 2017.pdf: 10088390 bytes, checksum: 93cbaefd8f5c2dc974201729c2e859f7 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-04-13<br>Contextualization: Technologies like CAD systems, become ideal as a second opinion, that is, to work in partnership with the doctor. For example, PneumoCAD can be used to perform a diagnosis of absence or absence of pneumonia in children 1 to <5 years of age using X-ray radiographs. Problems: However, the use of PneumoCAD requires a region of interest, referring to the lungs, manually. Based on difficulty and difficulty, we sought a solution that was not found in any research, applied to radiographs, involving PneumoCAD, through the active model, having as a patient children between the ages of 1 and <5 years. Proposal: It is then proposed the use of the active model, associated with the technique developed and called nsAlterar in improvement to segmentation based on ns . Materials and Methods: Fifty-six “padrão ouro” radiographs were submitted to MATLAB, in 8 steps, through modified and improved algorithms, as well as implemented support tools, such as: As well as measures of similarity to investigate quantitatively , On an efficiency of all resources employed for the same purpose. Results: With this question, we obtained, after an analysis of the experiments, a taxon of hits for the right of spraying 75.61% and for the left one in 63.41%, in which nsAlterar promoted the improvement in the distributions, even if They were not segmented correctly, through approximations properly. Conclusions: Based on the active model associated with nsAlterar and other resources, it was possible to complement a functionality of the PneumoCAD system, through the use of segmentation in reais, thus contributing to a higher efficiency and better results.<br>Contextualização: As tecnologias como sistemas CAD, tornam-se ideais como segunda opinião, ou seja, para trabalhar em parceria com o médico. Por exemplo, o PneumoCAD pode ser utilizado para realização do diagnóstico de ausência ou não de pneumonia em crianças de 1 e < 5 anos de idade, através das radiografias de raios-X. Problemática: Entretanto, a utilização do PneumoCAD exige que uma região de interesse, referente aos pulmões, sejam determinadas manualmente. Baseado nesta exigência e dificuldade buscou-se alguma solução que não foi encontrada em nenhuma pesquisa, aplicada a radiografias, envolvendo o PneumoCAD, através do Active Shape Model, tendo como paciente crianças com idade entre 1 e < 5 anos. Proposta: É, então, proposto o uso do Active Shape Model, associado à técnica desenvolvida e denominada nsAlterar em melhora à segmentação baseada no ns . Materiais e Métodos: Foram submetidas, no MATLAB, 56 amostras de radiografias do “padrão-ouro”, em 8 etapas, através de algoritmos modificados e aperfei- çoados, além de ferramentas implementadas de apoio, como: para o treinamento a partir de exemplos; assim como as medidas de similaridades para buscar investigar, de maneira quantitativa, sobre a eficiência de todos os recursos empregados para o mesmo propósito. Resultados: Com isto, foi obtida, após a análise dos experimentos, a taxa de acertos para o pulmão direito em 75,61% e para o esquerdo em 63,41%, em que o nsAlterar promoveu o melhoramento nas distribuições, mesmo as que não foram segmentadas corretamente, através de aproximações de maneira adequada. Conclusões: A partir do Active Shape Model associado ao nsAlterar e demais recursos, foi possível complementar a funcionalidade do sistema PneumoCAD, através do uso da segmentação em situações reais, contribuindo, assim, para a obtenção de maior eficiência e de melhores resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Filho, Pedro Pedrosa RebouÃas. "MÃtodos de contornos ativos Crisp Adaptativo 2D e 3D aplicados na segmentaÃÃo dos pulmÃes em imagens de tomografia computadorizada do tÃrax." Universidade Federal do CearÃ, 2013. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9933.

Full text
Abstract:
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior<br>Sistemas computacionais vÃm desempenhando papel importante em vÃrias Ãreas da medicina, notadamente no auxÃlio ao diagnÃstico mÃdico por imagem. Neste sentido, estudos na Ãrea de VisÃo Computacional sÃo realizados para desenvolver tÃcnicas e sistemas capazes de detectar automaticamente diversas doenÃas. Dentre os exames existentes que permitem o auxÃlio ao diagnÃstico e a aplicaÃÃo de sistemas computacionais em conjunto, destaca-se a Tomografia Computadorizada (TC) que possibilita a visualizaÃÃo de ÃrgÃos internos, como por exemplo, o pulmÃo e suas estruturas. Sistemas de Vis~ao Computacional utilizam estas imagens obtidas por exames de TC para extrair informaÃÃo por meio de tÃcnicas com a finalidade de segmentar, reconhecer e identificar detalhes da regiÃo de interesse nestas imagens. Este trabalho centraliza seus esforÃos na etapa de segmentaÃÃo dos pulmÃes a partir de imagens de TC, empregando-se, para tanto, tÃcnicas baseadas em MÃtodo de Contorno Ativo (MCA), tambÃm conhecido como emph{snake}. Este mÃtodo consiste em traÃar uma curva inicial, em torno ou dentro de um objeto de interesse, deformando-a conforme algumas forÃas que atuam sobre a mesma, deslocando-a atà as bordas do objeto. Este processo à realizado por iteraÃÃes sucessivas de minimizaÃÃo de uma dada funÃÃo energia, associada à curva. Neste contexto, esta tese propÃe um novo mÃtodo para a segmentaÃÃo dos pulmÃes em imagens de TC do tÃrax denominado MÃtodo de Contorno Ativo Crisp Adaptativo. Este MCA à o aperfeiÃoamento do MCA Crisp desenvolvido em um estudo anterior, que visa aumentar a precisÃo, diminuir o tempo de anÃlise e reduzir a subjetividade na segmentaÃÃo e anÃlise dos pulmÃes dessas imagens pelos mÃdicos especialistas. Este mÃtodo à proposto para a segmentaÃÃo de uma imagem isolada ou do exame completo, sendo primeiramente em 2D e expandido para 3D. O MCA Crisp Adaptativo 2D à comparado com os MCAs THRMulti, THRMod, GVF, VFC, Crisp e tambÃm com o sistema SISDEP, sendo esta avaliaÃÃo realizada utilizando como referÃncia 36 imagens segmentadas manualmente por um pneumologista. Jà o MCA Crisp Adaptativo 3D à aplicado na segmentaÃÃo dos pulmÃes em exames de TC e comparado com o mÃtodo Crescimento de RegiÃes 3D, cujos resultados das segmentaÃÃes sÃo avaliados por 2 mÃdicos pneumologistas. Os resultados obtidos demonstram que os mÃtodos propostos sÃo superiores aos demais na segmentaÃÃo dos pulmÃes em imagens de TC do tÃrax, tanto em uma imagem pelo MCA Crisp Adaptativo 2D, como em exames completos pelo MCA Crisp Adaptativo 3D. Deste modo, pode-se concluir que estes mÃtodos podem integrar sistemas de auxÃlio ao diagnÃstico mÃdico na Ãrea de Pneumologia.<br>Computer systems have been playing a very important role in many areas of medicine, particularly, on medical diagnosis through image processing. Therefore, studies on the field of Computer Vision are made to develop techniques and systems to perform automatic detection of several diseases. Among the existing tests that enable the diagnosis and the application of computational system together, there is the Computed Tomography (CT), which allows the visualization of internal organs, such as the lung and its structures. Image analysis techniques applied to CT scans are able to extract important information to segment and recognize details on regions of interest on these images. This work focuses its e&#8629;orts on the stage of lungs segmentation through CT images, using techniques based on Active Contour Method (ACM), also known as snake. This method consists in tracing an initial curve, around or inside the object of interest, wich deform itself according to forces that act over the same, shifting to the object edge. This process is performed by successive iterations of minimization of a given energy, associated to the curve. In this context, this work proposes a new aproach for lung segmentation of chest CT images, which is called Adaptative Crisp Active Contour Method. This ACM is an improvement the previous developed Crisp ACM. The purpose of this new ACM is to increase accuracy, decrease analysis time and reduce segmentation subjectivity in the manual analysis of specialized doctors. This method is proposed to isolated images segmentation or the complete exam, being first in 2D, then expanding to 3D. The 2D Adaptative Crisp ACM is compared to ACMs THRMulti, THRMod, GVF, VFC, Crisp and also with the system SISDEP, being this evaluation performed by using a set of 36 manually segmented images by one pulmonologist. The 3D Adaptative Crisp ACM is applied on lung segmentation in CT exams and compared with the 3D Region Growing method, which segmentation results were evaluated by two pulmonologists. The obtained results shows that the proposed methods are superior to the other methods on lung segmentation in chest CT images, both as in one image by 2D Adaptative Crisp ACM as in full exam by the 3D Adaptative Crisp ACM. Thus, it is possible to conclude that these method can integrate systems to aid medical diagnosis in the field of pulmonology.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Segmentação do pulmão"

1

Train, Glenda, Jeovane Alves, and Lucas Ferrari Oliveira. "Análise da Quantidade de Sementes Necessárias para a Segmentação Semi-Automática em Imagens de TC de Pulmão Utilizando Crescimento de Região." In Anais Principais do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2020.11505.

Full text
Abstract:
Dentre as categorias de câncer, o câncer de pulmão é o terceiro mais incidente e detém a maior taxa de mortalidade mundial. Doenças pulmonares, como câncer e ILDs (Interstitial Lung Disease), possuem uma maior possibilidade de cura quando diagnosticadas precocemente. Visando contribuir para a realização desses diagnósticos, essa pesquisa propõe um método semi-automático de segmentação de pulmão baseado na técnica de crescimento de região e apresenta uma análise do impacto da localização e quantidade das sementes utilizadas. Diversos experimentos foram realizados em duas bases, HUG-ILD e Vessel 12, obtendo coeficientes Dice de 96,94% ​± 1,41% e 96,83% ​± 0,92%, respectivamente.​
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pereira, Fernando Roberto, and Lucas Ferrari De Oliveira. "Proposta de uma solução computacional para detecção de nódulos pulmonares." In XVIII Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2018.3672.

Full text
Abstract:
O câncer ainda é um dos principais motivos de óbitos em todo o mundo. Só o câncer de pulmão causou mais de 1 milhão de mortes recentemente. A detecção precoce aumenta a probabilidade de cura, tentando auxiliar o diagnóstico é apresentada uma proposta de solução computacional para detecção de nódulos pulmonares em imagens de Tomografia Computadorizada de tórax. A base de dados de imagens utilizada foi Lung Imaging Database Consortium. A solução proposta utiliza a segmentação da área pulmonar, segmentação e rotulação de objetos candidatos a nódulos pulmonares, extração de características empregando descritores de textura e forma e classificação dos objetos candidatos a nódulos pulmonares. Na etapa de segmentação menos de 2% dos nódulos foram perdidos e a classificação ficou com 78,44% de sensibilidade e 88,59% de acurácia média. Os resultados indicam que com alguns ajustes a técnica pode ser promissora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rocha Filho, Jorge Paulo Soares, and Paulo Eduardo Ambrósio. "Análise de Técnicas Computacionais Usadas na Segmentação de Nódulos Pulmonares." In XVII Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2017.3702.

Full text
Abstract:
O câncer pulmonar é a causa mais comum de mortes por câncer segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) e a sua detecção precoce está diretamente relacionada com a efetividade do tratamento e com as chances de cura. Uma das principais técnicas diagnósticas para essa doença envolve a análise de imagens digitais obtidas por raio-x convencional e tomografia computadorizada, sendo que o processamento computadorizado dessas imagens tem se destacado como um dos campos de pesquisa em grande ascensão. Este trabalho tem como objetivo a análise comparativa de diferentes técnicas de processamento digital de imagens, buscando identificar e validar quais delas são mais indicadas para a segmentação de nódulos pulmonares em imagens de tomografia computadorizada. Como objetivo final do projeto, o conjunto de técnicas validadas terão seus respectivos algoritmos descritos e integrados em plataforma aberta de apoio ao diagnóstico de câncer de pulmão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!