Academic literature on the topic 'Segurança na construção'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Segurança na construção.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Segurança na construção"

1

Padula, Raphael. "Economia Política Internacional da Saúde, autonomia estratégica e segurança nacional." Carta Internacional 12, no. 2 (September 26, 2017): 174. http://dx.doi.org/10.21530/ci.v12n2.2017.641.

Full text
Abstract:
Partindo do cenário econômico e político internacional da saúde, caracterizado como um ambiente competitivo e conflituoso, mas também concentrado nas mãos de um grupo de Estados e empresas transnacionais, o artigo analisa a importância das relações interestatais e entre Estado e mercado para a autonomia estratégica de Estados periféricos. Em particular, aborda-se a discussão sobre a ampliação da agenda de segurança dos âmbitos estritamente militar e nacional, propondo o conceito de segurança de saúde como fundamental para a segurança nacional, e suas conexões com as seguranças econômica, política, societal e militar. O argumento central sustenta que, diante do cenário internacional de saúde, Estados periféricos devem buscar a construção de um complexo industrial de saúde próprio e conectado ao industrial-militar, para alcançar sua autonomia estratégica e segurança nacional, diminuindo suas vulnerabilidades externas politicas e econômicas. Tal construção passa pela internalização da produção material e não material e da propriedade de empresas. Utilizando o arcabouço da Economia Política Internacional, combinando o estruturalismo econômico com o realismo da política internacional, o artigo se apoia em revisão bibliográfica de conceitos, dados e experiências históricas de países selecionados e de conflitos de interesses no âmbito internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues Dantas, Gleydson. "DIDÁTICA APLICADA À SEGURANÇA PÚBLICA." Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (RIBSP) 2, no. 1 (July 9, 2019): 180–92. http://dx.doi.org/10.36776/ribsp.v2i1.53.

Full text
Abstract:
Trata-se de um relato de experiência na construção do policial-educador sobre o ponto de vista da didática como a parte da pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente. Para fins deste artigo, a experiência passou-se na construção do pensamento socionormativo para a didática aplicada no ensino da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte - PMRN a partir de 2017, data da primeira turma de Didática Aplicada à Segurança Pública. Trata-se de uma contribuição na verticalização da discussão sobre a formação do policial como educador. O contexto da violência na contemporaneidade exige do policial-educador atualização constante de suas metodologias de ensino para poder fomentar uma melhor aprendizagem e formação qualitativa dos egressos dos cursos de formação e aperfeiçoamento existente nas corporações policiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gomes, Aureo de Toledo. "Nation-building e segurança internacional: Um debate em construção." Contexto Internacional 31, no. 2 (August 2009): 285–318. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-85292009000200003.

Full text
Abstract:
Este artigo almeja analisar as operações de nation-building, que, desde os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, são consideradas uma das maneiras para se lidar com as novas ameaças de segurança internacional, principalmente os ditos Estados Falidos. Assim sendo, revisaremos a bibliografia sobre o tema, procurando identificar as origens destas operações, assim como as definições utilizadas pelos principais autores e os problemas que elas possam apresentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Chaui, Marilena. "Segurança e liberdade: Espinosa e a construção da paz." Discurso, no. 35 (October 3, 2005): 143–66. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2005.62579.

Full text
Abstract:
Analisando o que se poderia chamar de "sistema medo-esperança" das paixões humanas e seu papel na constituição das sociedades, este estudo busca mostrar que, para Espinosa, a paz é virtude política, porque é a capacidade de enfrentar a contigência e dobrá-la a favor dos homens. Pode-se esboçar, assim, uma resposta a um problema apontado com frequência entre os intérpretes: a finalidade da vida política seria a liberdade, como quer o Tratado teológico-político, ou segurança, como mostra o Tratado político?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rondon Filho, Edson Benedito. "Segurança, território, população." Sociologias 13, no. 28 (December 2011): 370–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-45222011000300013.

Full text
Abstract:
A obra retrata o curso de mesmo nome ministrado por Michel Foucault no Collège de France (1977-1978), onde o autor desenvolveu a genealogia de uma forma de saber político centrado nos mecanismos que possibilitam a regulação da população. A arte de governar e o 'governo de si' são questionados em um transcurso histórico que desaguou em uma "razão de Estado", cuja racionalidade implicou na construção de conjuntos de saberes e de tecnologias de poder, necessários para o crescimento das forças do Estado. Ao demonstrar os problemas que a Polizeiwissenschaft devia controlar, delimitou o papel da polícia como garantidora da ordem interna e técnica de controle populacional, dotada de saberes específicos, constituindo-se, junto com segurança e a Economia Política, naquilo que Foucault denominou de biopolítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira, Marinaldo Loures. "Gestão da saúde e segurança do trabalho na construção civil." Entrepreneurship 4, no. 2 (April 7, 2020): 43–51. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2595-4318.2020.002.0005.

Full text
Abstract:
O setor da construção civil apresenta índices de acidentes de trabalho elevados. As práticas de gestão da segurança e saúde no trabalho através de suas ferramentas gerenciais, podem minimizar os perigos e riscos de acidentes nos canteiros de obras, preservando o maior capital da empresa, a vida humana. Este artigo tem como objetivo verificar o cenário da gestão da segurança e saúde no trabalho nos empreendimentos da construção civil do município de Unaí, suas principais dificuldades, assim como o uso de EPI’s nos canteiros de obras. A coleta de dados se deu por meio de observação in loco e entrevistas semiestruturadas com gestores e colaboradores. O estudo mostra que 84% dos envolvidos nas atividades da construção civil receberam treinamentos sobre uso adequado dos EPIs e orientações sobre os riscos de sua função. Conclui-se que os responsáveis pelos empreendimentos estudados visam apenas atender as normas regulamentadoras e outros requisitos legais pertinentes ao setor da construção, tendo a figura do técnico de segurança apenas no início do empreendimento, para ajudar com a documentação exigida, passível de fiscalização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Saurin, Tarcisio Abreu. "Segurança no trabalho e desenvolvimento de produto: diretrizes para integração na construção civil." Production 15, no. 1 (April 2005): 127–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132005000100011.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta diretrizes para a integração de requisitos de segurança no trabalho à etapa de desenvolvimento de produto (DP) na construção civil. As diretrizes foram desenvolvidas a partir de entrevistas com um grupo de sete projetistas da construção civil, uma entrevista com a projetista de ar condicionado e um estudo exploratório de integração da segurança ao processo de DP. Embora as entrevistas tenham indicado que a integração ainda é uma prática pouco disseminada na construção, a preocupação com a segurança do usuário final, assim como a boa receptividade a uma futura lei que obrigue a integração da segurança aos projetos (como já existe na União Européia), são indícios da viabilidade da mudança desta realidade. Em termos operacionais, propõe-se que a integração esteja fundamentada na adoção do ciclo de gerenciamento de riscos em cada etapa do projeto, assim como em bancos de dados de medidas práticas de integração adequadas à realidade nacional. Além disso, há amplas oportunidades para que a segurança seja considerada como mais uma dimensão nas técnicas e modelos existentes de desenvolvimento de produto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Donadelli, Laura Meneghim, and Matheus De Oliveira Pereira. "Do multi ao bilateralismo." Cadernos PROLAM/USP 18, no. 35 (December 30, 2019): 172–94. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2019.161744.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa o engajamento dos Estados Unidos da América (EUA) na América Latina, enquadrando como foco da análise o campo da segurança hemisférica. A partir de uma perspectiva que combina história e conjuntura, identificamos duas lógicas principais de projeção dos interesses de segurança estadunidenses sobre a região: o multi e o bilateralismo. Associamos tais lógicas à conjuntura e à permeabilidade dos países da região às agendas estadunidenses em diferentes momentos, tomando como referência fontes documentais e a literatura corrente. Assim sendo, organizamos o trabalho em quatro seções: Na primeira delas, destacamos o lugar da segurança na construção da hegemonia dos EUA sobre o continente; em seguida apresentamos de modo sucinto os principais conceitos empregados na análise, como as Seguranças Coletiva, Cooperativa e Multidimensional. A terceira seção sumariza a evolução histórica da cooperação regional em segurança e, por fim, são apresentadas algumas considerações finais sobre a temática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cruz, Glauber Eduardo Ribeiro. "As Conferências de Ministros de Defesa das Américas (1995-2008): a construção do conceito de segurança." Cadernos de História 21, no. 35 (December 17, 2020): 268. http://dx.doi.org/10.5752/p.2237-8871.2020v21n35p268.

Full text
Abstract:
As Conferências de Ministros de Defesa das Américas são reuniões propostas para pensar, discutir e definir um novo conceito de segurança para o continente americano. No período histórico definido como Guerra Fria, a concepção de segurança internacional vigente na região esteve direcionada para as decisões políticas e militares balizadas pela Doutrina de Segurança Nacional, a qual incluía a participação efetiva dos militares na política. A partir da década de 1990 buscou-se, por meio de fóruns, conferências, cúpulas e reuniões, rever, construir e delimitar um novo conceito de segurança, assimilando as posições políticas e as prioridades dos países latino-americanos dentro dos blocos regionais, a partir da ampliação do diálogo entre civis e militares, para definir a atuação e a ação política dos países americanos diante dos desafios impostos à segurança do continente. A ampliação do conceito de segurança e a responsabilidade de cada membro em relação ao seu país realçam o impacto da segurança como tema público relevante no início do século XXI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Taype, Lisseth Espinoza, and Eloisa Dezen-Kempter. "Contribuição de BIM para a segurança laboral na construção civil." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 11 (March 14, 2020): e020002. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v11i0.8653811.

Full text
Abstract:
Entre os anos de 2012 e 2017 foram registrados no Brasil quase 97 mil acidentes laborais na indústria da construção civil. Esse é um índice significativo, se comparado com outras indústrias. Tais dados revelam que a segurança desses trabalhadores requer uma mudança de abordagem, desde a fase de planejamento até a de execução, incluindo o uso de novas tecnologias, processos e metodologias. Nesse sentido, a adoção de Building Information Modeling (BIM) mostra-se como uma possível e efetiva resposta a tal conjuntura. Esse trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) acerca do entendimento de BIM no tocante à segurança laboral na indústria da construção civil, assim como sua aplicação. Para tanto, foi levantado estado da arte de abordagens e tecnologias empregadas na área de segurança laboral, bem como lacunas que abrem espaço para futuras pesquisas nesta área. O trabalho considerou o período de 2007 a 2019 e foi conduzido a partir da metodologia PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). A sistematização dos dados ficou a cargo do software StArt. Chegou-se então ao número de 97 estudos que cumpriram os critérios estabelecidos para seleção. Os resultados foram categorizados de forma a identificar-se o emprego de tecnologias e processos associados ao BIM. Por fim, 28 dentre os 97 artigos confirmaram que uma tendência atual é identificar precocemente os riscos, principalmente no processo de projeto colaborativo. Portanto, a relevância deste trabalho consiste em apresentar um panorama mundial, mostrando possibilidades de desenvolvimento de pesquisas futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Segurança na construção"

1

Studart, Luciana Barroso de Arruda. "Aprendizagem de segurança na construção civil." Universidade de Fortaleza, 2017. http://dspace.unifor.br/handle/tede/102003.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2019-03-30T00:16:04Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2017-04-18
There are more and more high-risk organizations for employee health and safety due to the insertion of new technologies and greater emphasis given to the cognitive dimension of work, that is the need for greater knowledge about the performed activity. Civil construction is one of the sectors of economic activity in which occupational accidents occur more often and in wich the risk of accidents is greater. By linking the field of practices with work safety within civil construction, the question arises is: if civil construction is such a relevant sector for the Brazilian economy and if there is a range of accidents in this environment even though there are specific regulatory norms for the sector, how to obtain safety practices in this activity? One of the ways to work preventively on safety issues would be to understand how employees learn safety in their work environment. One of the researches that made a great contribution in this respect was developed by Gherardi and Nicolini (2002), a work that provided an opportunity to describe some of the mechanisms and processes involved in learning in general practice and safety practices in particular. Considering that the investigations of Gheradi, Nicolini and Odessa (1998), Gherardi and Nicolini (2000) and especially Gherardi and Nicolini (2002) allow further reflections, as previously explained, the research question of the present study is to understand how the learning process of safety occurs in civic construction. In order to achieve the aim of this work, a basic qualitative research, of the type study case through a descriptive and interpretive approach. Data were collected using direct observation techniques, using field notes and field diaries, semi-structured interviews and documentary research with a group of employees from a construction company located in Fortaleza. With this research enabled to identify the influence of the social and cultural character in the learning process, being the learning by practice the most relevant factor identified in it. Keywords: Learning. Practices. Safety culture. Security maturity.
Existem cada vez mais organizações de alto risco para a segurança e saúde do colaborador devido à inserção de novas tecnologias e maior ênfase dada à dimensão cognitiva que o trabalho vem adquirindo, ou seja, a necessidade de um maior conhecimento sobre a atividade a ser executada. A construção civil é um dos setores de atividade econômica em que mais ocorrem acidentes e onde o risco de acidentes é maior. Fazendo uma relação entre o campo das práticas com a segurança do trabalho dentro da construção civil, vem o questionamento: se a construção civil é um setor tão relevante para a economia brasileira e se existe uma gama de acidentes nesse ambiente mesmo existindo normas regulamentadoras específicas para o setor, como obter práticas de segurança nessa atividade? Uma das formas de se trabalhar preventivamente questões de segurança seria entendendo como os colaboradores aprendem segurança em seu ambiente laboral. Uma das pesquisas que trouxe grande contribuição nesse aspecto foi desenvolvida por Gherardi e Nicolini (2002), sendo um trabalho que forneceu uma oportunidade para descrever alguns dos mecanismos e processos envolvidos na aprendizagem na prática em geral e práticas de segurança em particular. Considerando que as investigações de Gheradi, Nicolini e Odessa (1998), Gherardi e Nicolini (2000) e, principalmente, Gherardi e Nicolini (2002) permitem novas reflexões, conforme anteriormente exposto, a questão de pesquisa do presente estudo é entender como se dá o processo de aprendizagem de segurança na construção civil. No intuito de alcançar os objetivos deste trabalho, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso por meio de uma abordagem descritiva e interpretativa. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas de observação sistemática, aberta e não participante, com o recurso a notas de campo e diários de campo, entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental com um grupo de colaboradores de uma empresa do ramo da construção civil situada em Fortaleza. Com esta pesquisa foi possível identificar a influência do caráter social e cultural no processo de aprendizagem, sendo o aprender pela prática o fator mais relevante identificado na mesma. Palavras-chave: Aprendizagem. Práticas. Cultura de segurança. Maturidade de segurança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Coutinho, Bruno Miguel Nogueira. "Segurança e Saúde na construção: gestão documental." Bachelor's thesis, [s.n.], 2008. http://hdl.handle.net/10284/6961.

Full text
Abstract:
Monografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de licenciado em Engenharia do Civil
Ao encarar com o título deste trabalho, espera-se encontrar antes de mais, o significado de segurança e saúde na construção, como se actua neste campo, com que documentos se podem gerir esta área. Assim, esta monografia tenta dar a conhecer o estado do sector da construção, assim como a grandeza deste sector na economia nacional. Mais a frente desenvolve-se o tema segurança, higiene e saúde no trabalho com especial rumor no planeamento, da organização e da coordenação da segurança, nos estaleiros temporários ou móveis, contido no Decreto-lei n.º 273/2003, de 29 de Outubro. Também com base neste diploma, se estrutura o plano de segurança e saúde para a fase de execução da obra, assim como, a gestão documental deste mesmo processo.
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Machado, Carla Sofia Gonçalves. "Segurança e Saúde na construção: sistemas de gestão documental." Bachelor's thesis, [s.n.], 2009. http://hdl.handle.net/10284/6960.

Full text
Abstract:
Monografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de licenciada em Engenharia Civil
Actualmente começa a existir uma maior atenção para a especificidade do sector da construção e para a necessidade de intervenção em diversos domínios para acabar com alguns problemas que teimam em persistir como é o caso da sinistralidade laboral. Muito se tem feito e muito há ainda a fazer para se conseguir a resolução de graves problemas que afectam o sector desde o seu início. O presente trabalho pretende essencialmente abordar a questão da influência de boas práticas de Segurança e Saúde na Construção na redução da sinistralidade laboral. A exposição encontra-se dividida em três capítulos abordando diferentes áreas como a Segurança e Higiene no Trabalho, o novo Regime de Alvarás, os novos regulamentos existentes susceptíveis de influenciar este tema. A primeira parte deste trabalho centra-se na Segurança e Saúde do trabalho, abrangendo diversos aspectos que se encontram interligados com o mesmo. Começa-se por falar na evolução da área, passando posteriormente à necessidade e obrigatoriedade de uso de equipamentos de protecção e enumerando também diversos conceitos. Não foi ainda esquecido o factor da sinalização, tentando mostrar-se a importância que assume em obra. No segundo capítulo foi efectuada uma breve abordagem a um caso prático que teve a participação directa da autora, não sendo revelado o nome da empresa, pretendendo demonstrar o que se faz na prática em termos de Segurança. No último capítulo é feita uma breve abordagem ao tema da Gestão Documental, incidindo na necessidade de documentação em obra.
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pereira, Luciano de Almeida. "Princípio da segurança jurídica no direito tributário: uma construção axiológica." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8575.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-26T20:29:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciano de Almeida Pereira.pdf: 628342 bytes, checksum: 60c112209153c3dae4b86eb5a55c57fc (MD5) Previous issue date: 2009-03-24
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This work has the scope to demonstrate, through an interdisciplinary approach we call goal, the construction of the big principles of legal certainty, from a minimum of semantic meaning, complete with impressions Insite, so unique, each be cognoscente. For this, moot sciences as the Theory of Values, Semiotics, Semantics and others that support for the formation of such a concept of individual primacy. This, however, brings undeniable problems. We therefore identify them and discuss this issue
O presente trabalho tem o escopo de demonstrar, através do que denominamos meta interdisciplinaridade, a construção do magno princípio da Segurança Jurídico, a partir de um mínimo de significado semântico, completado com impressões ínsitas, e por isso únicas, de cada ser cognoscente. Para isso, trazemos à baila ciências como a Teoria dos Valores, Semiótica, Semântica dentre outras, que corroboram para a formação de um conceito individual de tal primado. Isso, todavia, traz inegáveis problemas. Buscamos, pois, identificá-los e discutir tal problemática
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Coutinho, Andreia Fecha. "Fatores que condicionam o desempenho da segurança na construção: modelo." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10044.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Civil
O tema da segurança na Construção assume particular relevância na atualidade, por se tratar de um setor com um número elevado de acidentes de trabalho. Assim, a presente dissertação teve como objetivo, a criação de um modelo que correlacione os fatores que contribuem para a origem dos mesmos neste setor de atividade. Este modelo é direcionado para pequenas e médias empresas, uma vez que fazem parte da maioria do tecido empresarial português, sendo no entanto aplicável a qualquer empresa. Para além da análise dos fatores que podem estar na origem dos acidentes, tendo em conta a importância da fase de projeto na segurança e saúde em fases posteriores, procedeu-se à elaboração de uma lista de verificação de acordo com o modelo proposto, de forma a auxiliar a análise de projetos, relativamente aos fatores que possam influenciar posteriormente a segurança, tanto na fase de execução como de exploração e manutenção da edificação. Conclui-se da presente dissertação, que são inúmeros os fatores que podem contribuir para a ocorrência dos acidentes de trabalho, desde a fase de projeto à execução. Importa realçar o manifesto atraso na implementação de uma verdadeira cultura de segurança e saúde no trabalho sentida no país, constituindo um dos fatores de maior entrave ao desenvolvimento de melhores condições de segurança e saúde no trabalho. Perante a análise efetuada a projetos, apesar de algumas soluções favoreceram o nível de segurança nas fases posteriores, verifica-se que não existiu uma intenção clara da aplicação de soluções que privilegiem a segurança dos trabalhadores, mas sim a opção de soluções construtivas que satisfaçam critérios económicos e de arquitetura, entre outros. Logo, verificou-se que não é devidamente considerada a componente da segurança, durante a fase de conceção da obra, fundamental para melhorar de forma significativa a segurança à posteriori, levando assim, a uma diminuição da sinistralidade laboral neste setor.
Safety at construction sites is relevant nowadays because it is occupational accidents high rates. So, this work aims to develop a model that correlates the causal factors since the design phase. This model is targeted to small and medium companies, since they to the majority of the Portuguese business scenario, but it can be applied in any other company. To analyse the factors that may be in the cause of an accident, taking into consideration the importance of safety in the design phase for later stages, a checklist was created to support projects analysis according to the model proposed. In this checklist it was considered the project factors that may influence the safety conditions during the execution phase and during the use phase (conservation, maintenance, rehabilitation, demolition works). The outcome of this work is the several factors that can contribute to the accurrence of work accidents, from the beginning of the design phase until the end of the use phase. It is notice the manifest delay in the implementation of a effective health and safety culture at work in Portugal. This is the biggest factor that hampers the development of better health and safety work conditions. According to the analysed projects although some solutions will favour the safety level in the subsequent stages it was verified that there was not a clear intention of implementing solutions that promote safety of workers. The aim of that design and construtivo solutions were the achievement of economic and architecture criteria, among others. Through the projects analysis it appears that the safety components is not properly considered during the design phase, wich could significantly improve the safety increasing leading to a decrease of accidents at construction work sites.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cruz, Sybele Maria Segala da. "Gestão de segurança e saúde ocupacional nas empresas de construção civil /." Florianópolis, SC, 1998. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77501.

Full text
Abstract:
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
Made available in DSpace on 2012-10-17T04:48:46Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-08T23:54:52Z : No. of bitstreams: 1 142121.pdf: 3812901 bytes, checksum: 23bc03e97f10fa2ef2a21eda8a7fedee (MD5)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pasquim, Elaine Martins. "Construção de conhecimento na extensão universitária em segurança alimentar e nutricional." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/31057.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós Graduação em Nutrição Humana, 2017.
Texto parcialmente liberado pelo autor. Conteúdo restrito: Artigos 1, 2, 4, 5 e 6.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-12-08T18:47:36Z No. of bitstreams: 1 2017_ElaineMartinsPasquim_PARCIAL.pdf: 1731505 bytes, checksum: 8eb4670a68a3c6f87bfc81ebfbebd2f4 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-01-22T18:15:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_ElaineMartinsPasquim_PARCIAL.pdf: 1731505 bytes, checksum: 8eb4670a68a3c6f87bfc81ebfbebd2f4 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-01-22T18:15:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_ElaineMartinsPasquim_PARCIAL.pdf: 1731505 bytes, checksum: 8eb4670a68a3c6f87bfc81ebfbebd2f4 (MD5) Previous issue date: 2018-01-22
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A extensão de modo ideal promove a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade. A construção de conhecimento realizada nessa interação segundo a perspectiva da segurança alimentar e nutricional (SAN) traz à tona as relações entre as práticas de saúde e produção, considerando princípios da SAN, como respeito à diversidade cultural, à sustentabilidade, à participação social. O objetivo foi compreender a construção do conhecimento na extensão universitária à luz do conceito de SAN. Usou-se triangulação de métodos, com abordagem qualitativa e pluriepistemológica. Inicialmente, realizou-se um levantamento das demandas aprovadas sobre extensão nas Conferências de SAN. A seguir, identificou-se todas as propostas financiadas pelos editais Proext 2011, 2013 e 2014, com o termo “segurança alimentar e nutricional”, chegando-se a 116 propostas e 63 relatórios. O campo ocorreu em três universidades do Proext 2014, com entrevistas, grupos focais, elaboração de registro gráfico. As falas foram transcritas, juntamente aos documentos, codificadas e analisadas, segundo Bardin (1977). Os resultados quanto às Conferências Nacionais de SAN indicaram um possível desconhecimento ou desvalorização da extensão universitária e do seu papel pelas organizações e movimentos que atuam na área. Os projetos Proext revelam uma diversidade de públicos e situações-problema, refletidas em uma grande criatividade de soluções. A predominância das áreas de ciências da saúde e ciências agrárias é outra característica dos projetos. Entretanto, o maior foco está na produção de alimentos. Cerca de 90% dos projetos buscam o diálogo entre saber popular e científico, por meio da interdisciplinaridade, do comprometimento social e ambiental, com multiplos atores e políticas públicas, além de promoção de tecnologias sociais. Tais características, reconhecidas também no trabalho de campo, estão relacionadas a uma ciência para o bem da sociedade. Todavia, diferentes paradigmas coexistem na área, inclusive expressando visões lineares de ciência e tecnologia. As universidades se deparam com dificuldades de implementação devido a problemas operacionais e financeiros relacionados ao Proext; a questões sociais (violência, obstruções arquitetônicas), barreiras culturais (realidades, língua e tempos diferentes); precarização do trabalho docente (como problemas de infra-estrutura e transporte); cansaço existencial das comunidades (tensões permanentes sofridas pelos sujeitos para manter sua existência); crise nas instituições (relações entre os sujeitos e as normas e aspectos simbólicos das instituições e dirigentes), perda de valores/ conhecimento tradicional. Tais limitações interferem na execução do Proext, no alcance de objetivos e na participação. Resultados alcançados nem sempre estão diretamente relacionados à SAN, mas contribuem para transformações da realidade e das pessoas envolvidas. Os processos de formação valorizam desde alternativas sustentáveis de produção e consumo; até práticas sociais e participação ativa; porém, por outro lado, há valorização da modernização tecnológica e da formação prescritiva. A continuidade das ações ocorre pela ação permanente dos grupos de pesquisa com comprometimento junto às comunidades. Concluindo, a extensão em SAN favorece o processo de formação humana por meio de relações individuais e coletivas que ocorrem na ação-reflexão. Embora o Proext favoreça a interação entre academia e sociedade, permanece necessária a reflexão continua sobre os valores que guiam as práticas na extensão, além do cumprimento das obrigações do Estado e revisão da execução do Proext.
University outreach ideally promotes the transformative interaction between the university and other sectors of society. The construction of knowledge made in this interaction through the perspective of food and nutrition security (FNS) brings up relations between health and production practices, considering the principles of FNS which involves respect to cultural diversity, sustainability, social participation. The purpose of the study was to understand knowledge construction at university outreach guided by the concept of FNS. We used triangulation methods, with a qualitative and pluriepistemological approach. Initially, we analyzed the demands on university outreach in the FNS Conferences. We identified all the proposals financed by the Proext 2011, 2013 and 2014, with the term "food and nutrition security", which reached 116 projects and 63 reports. The fieldwork took place at three universities of Proext 2014. We made interviews, focus groups, drawing activity. The statements were transcribed, codified and analyzed, as well as the documents presented by the universities, according to Bardin’s perspective. The analyses of the Conferences of FNS indicate that university outreach and its role may be unknown or under-valued by organizations and movements in FNS, in comparison to agrarian extension. The Proext documents analyzed reveal a diversity of public and situations, reflected by a great creativity of solutions. The predominance of health and agrarian sciences is another characteristic that came to light. However, there is a major focus on food production. The analyzed projects show that around 90% of the proposals intended to promote dialogue between scientific and popular knowledge, by an interdisciplinary approach, with social and environmental commitment, involving multiple actors and public policies, including the promotion of social technologies. Those characteristics, recognized also at the fieldwork, are related to an approach of a science for the good of society. Nevertheless, different paradigms coexist in the area, including those that express a linear vision of science and technology. Universities face implementation difficulties due to operational and financial problems related to Proext grant; social issues (violence, architectural obstructions), cultural barriers (realities, language and different times); precariousness of teaching work (such as infrastructure and transportation problems); existential fatigue of the communities (permanent tensions suffered by the subjects to maintain their existence); crisis in institutions (relations between subjects and norms and symbolic aspects of institutions and leaders), loss of traditional knowledge/ values. Such limitations interfere with Proext implementation, the achievement of objectives and participation. Results achieved are not always directly related to FNS, but contribute to changes in reality and in people involved. Regarding the training process, on one hand, some projects value sustainable alternative production and consumption strategies, social practices and active participation; on the other hand, there are those that value technological modernization and prescriptive training. The continuity of the projects occurs by the permanent action of the research groups that are also committed to the communities they work with. In conclusion, university outreach on FNS contributes to the process of human formation through individual and collective actions and reflections. Although Proext favors the interaction between university and society, it is still necessary a continuous reflection about the values that guide the practices, the fulfillment of government obligations and a review of Proext execution.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

NÓBREGA, Raquel Mírian. "Segurança pública e identidade: A construção do ethos Policial Militar Paraibano." Universidade Federal de Campina Grande, 2014. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/161.

Full text
Abstract:
Submitted by Johnny Rodrigues (johnnyrodrigues@ufcg.edu.br) on 2017-11-30T14:01:12Z No. of bitstreams: 1 RAQUEL MÍRIAN NÓBREGA - DISSERTAÇÃO PPGCS 2014..pdf: 1777829 bytes, checksum: 44063f3759bf69712005d8f78842c96e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-11-30T14:01:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAQUEL MÍRIAN NÓBREGA - DISSERTAÇÃO PPGCS 2014..pdf: 1777829 bytes, checksum: 44063f3759bf69712005d8f78842c96e (MD5) Previous issue date: 2014
Este trabalho versa sobre a identidade do Policial Militar paraibano a partir do soldado. A discussão sobre identidade parte do pressuposto de que o indivíduo não possui uma identidade única, mas consiste num ator que desempenha vários papéis no cenário social. A metodologia é Qualitativa e lança mão de entrevistas, análise de conteúdo e observação in locu. A pesquisa foi desenvolvida no 10° e no 2° Batalhão da Polícia Militar da Paraíba (2° BPM-PB), localizados na cidade de Campina Grande. As entrevistas foram realizadas entre Outubro e Dezembro de 2013, gravadas e depois digitalizadas. Doze policiais foram entrevistados: dois Oficiais e dez soldados, entre eles, quatro mulheres e oito homens. Os referenciais empíricos são os sites da Polícia Militar da Paraíba e do Ministério da Justiça, além de obras de Balestreri e estudiosos da segurança pública brasileira. Goffman, Foucault e Giddens estão entre os aportes que dão suporte à discussão teórica da pesquisa. O capítulo um discute segurança pública e identidade com os referenciais teóricos que dão suporte a discussão. O capítulo dois analisa o processo seletivo para o Curso de Formação de Soldados (CFSD) a partir do edital do CFSD-PMPB, do ano de 2008. O terceiro versa sobre o processo de socialização, ou educação do PM a partir dos CFSD’s realizados entre 2009 e 2012. No quarto e último capítulo, homens e mulheres soldados falam de suas experiências no interior e além da instituição. Os processos de entrada, formação e permanência na instituição, que se assemelha àquelas do tipo Totais, revela que a identidade policial militar é constituída por idealizações que fazem do soldado mais um indivíduo de guerra do que “de rua”. Além disto, os discursos e as práticas tanto do estabelecimento quanto dos próprios policiais indicam que querer entrar na PM, ser um de seus integrantes e desejar deixá-la são fases distintas do ser soldado, que longe de possuir uma identidade permanente é um fenômeno em fluxo constante de socializações.
This work concerns Paraíba Military Police’s identity, from the soldier. The discussion of identity assumes that the individual does not have a unique identity, but consists of an actor who plays several roles in the social scene. The methodology is qualitative and makes use of interviews, content analysis and observation in locus. The research was developed on the 10th and the 2nd Military Police Battalion of Paraíba (PB - 2 ° BPM ), located in the city of Campina Grande. The interviews were accomplished between October and December 2013, recorded and digitized. Twelve military polices were interviewed, two officers and ten soldiers, among them four women and eight men. PMPB social networks also constituted valuable elements of observation of the soldiers. Empirical benchmarks are websites of the Military Police of Paraiba and the Ministry of Justice, as well as Balestreri and students of Brazilian public safety’s work. Goffman, Foucault and Giddens are among the theoretical frameworks that support the theoretical discussion of the research. The chapter one discusses public safety and identity with the theoretical frameworks that support the discussion. The chapter two discusses the selection process for the Training Course for Soldiers (CFSD) from the announcement of the CFSD-PMPB, in 2008. The third chapter deals with the process of socialization or education PM from CFSD's made between 2009 and 2012. In the fourth and final chapter, from their experiences, men and women soldiers talk about their experiences within and beyond the institution. The input processes, training and stay in the institution, which resembles those of type Totals reveals that military police identity is constituted of idealizations that make of the soldier more a war than "street" individual. Moreover, the discourses and practices of both the establishment and the proper soldiers indicate that the wishing of inputting PM, be one of your members and want to leave it are distinct phases of a soldier, that far from having a permanent identity is a phenomenon in constant flow of socializations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Constantino, Pedro Miguel Moreira. "União Europeia e terrorismo : uma construção do setor privado de segurança?" Master's thesis, FEUC, 2016. http://hdl.handle.net/10316/32793.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado em Relações Internacionais (Estudos Europeus), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paula Duarte Lopes.
os ataques terroristas do 11 de setembro de 2001, e de forma mais veemente, no pós 11 de Março de 2004, tornou-se evidente que o problema do terrorismo internacional, deixou de estar confinado aos EUA e passou a ser uma preocupação permanente da UE. Destarte, o terrorismo deixou de estar confinado apenas aos processos soberanos decisórios, organizacionais e informacionais dos Estados. Ao mesmo tempo, fomos presenciando toda uma gradual progressão discursiva, deliberativa e operacional dentro do espaço europeu, dando origem à excecionalidade do fenómeno do terrorismo e a um consequente processo de securitização conjunta do mesmo. Apesar do terrorismo não ser um fenómeno novo, os últimos atentados em solo europeu, vieram evidenciar que é um problema com o qual os europeus cada vez mais se vêm confrontando. O terrorismo é um conceito ontologicamente instável e por este motivo são imensas as suas definições. Apesar dos vastos estudos que existem sobre terrorismo, a maioria deles não tentam pensar o problema de uma forma mais crítica. Continua a ser ainda um saber muito técnico das forças de segurança (polícias e militares), sendo fundamental que os mesmos o estudem e saibam tecnicamente tratar o assunto. Mas, também é muito importante sair desse quadro concetual técnico e analisá-lo como qualquer outro fenómeno relevante contemporâneo da nossa vida política. Este trabalho, utilizando um método de investigação qualitativo e quantitativo, tem como objetivo avaliar em que medida a ameaça que nos é colocada pelo terrorismo na UE versos a resposta que as instituições europeias e os respetivos Estados Membros lhe dão, são relativamente desproporcionais. Ao contrário do que possa parecer o efeito do terrorismo na Europa é extraordinariamente baixo em número de incidentes, em número de mortos por incidente, em número de mortos totais e em número de mortes agregada por década. No entanto, o terrorismo é um dos fenómenos sociais que mais preocupa os europeus. Esta investigação remete-nos para um quadro de análise subjetivo, em que as perceções em torno do medo vão determinar a forma como se responde ao fenómeno do terrorismo. O argumento exposto vem defender que está em curso na UE um crescimento desproporcional do setor privado de segurança e este está visceralmente conectado com a construção efetuada em torno da ameaça terrorista. Esta co-construção vai sendo alvitrada quer pelas Instituições Europeias e Estados Membros, quer pelas próprias empresas do setor privado de segurança, que participam perspicazmente nesta mesma construção. Os discursos e práticas securitárias vão adulterando as perceções em torno do medo da ameaça terrorista e ao mesmo tempo alimentando interesses político- materiais do setor privado de segurança. Desta forma, o contributo desta dissertação é duplo: primeiro, constitui uma crítica à orientação tradicional de abordar o fenómeno do terrorismo; segundo, vem alertar para os possíveis perigos futuros decorrentes de um crescimento desproporcional do setor privado de segurança na UE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Trindade, José Joaquim Oliveira. "Perceção do Risco na Construção Civil." Master's thesis, Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/8382.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Segurança e Higiene no Trabalho
O presente estudo aborda a temática referente à perceção do risco na construção civil, nomeadamente na empresa XPTOT. Pretende-se analisar de que forma as chefias directas e encarregados dos sectores que abarcam os assistentes operacionais percepcionam as questões associadas à perceção dos riscos profissionais. Este trabalho pretende perceber de que forma as chefias, com papel de coordenação dos assistentes operacionais, vêm as questões ligadas à percepção dos riscos na organização e de que forma influenciam nos comportamentos, e na promoção da qualidade do trabalho e consequente nos procedimentos adequados dos trabalhadores. Tratou-se de um estudo exploratório inserido numa abordagem quantitativa. Foi utilizado como metodologia um questionário de perguntas fechadas, baseado num estudo de caso. Os participantes foram indivíduos da categoria profissional dos técnicos superiores – engenheiros com função de coordenação e da categoria profissional dos encarregados operacionais, da carreira profissional dos assistentes operacionais de uma organização privada. Constituiu-se assim uma amostra de conveniência de 50 indivíduos. De acordo com os dados obtidos sugere-se que esta organização se envolva mais na promoção da segurança no trabalho dos seus trabalhadores, melhorando as condições organizacionais, físicas e humanas, assim como investindo na formação e prevenção de acidentes implicando os trabalhadores nas estratégias utilizadas.
Abstract:The present study deals with the climate of security in a local autarchy. It intends to analyze in which way the line managers and people in charge of the operational assistants deal with the issues realated to the security climate. This work intends to perceive how the managers, with roles of coordination of the operational assistants, deal with questions related to the security climate in the organization and how this affects the behaviors, the promotion of work quality and consequently the adequate procedures of the workers. The study had a quantitative approach by distributing a closed questionnaire based in a case study. The participants belonged to the class of senior technicians - engineers with roles of coordination, operational workers and operational assistants, in a public organization, local autarchy. In total, 50 individuals participated in the present study. Based on the data obtained, it is strongly suggested that the public organizations increase their involvement in the promotion of work security. Consequently this will improve the physical and human conditions in the organizations as well as it will be seen as an investment in the education and prevention of work accidents.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Segurança na construção"

1

Portugal. Segurança, higiene e saúde na construção civil: Adenda. [Lisboa]: Vislis Editores, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brazil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Segurança alimentar e nutricional: Trajetória e relatos da construção de uma política nacional. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pereira, Telmo Dias. Segurança na construção: PSS e CS. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1157-0.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pereira, Telmo Dias. O PSS e a coordenação de segurança na construção. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1930-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Hugo Sefrian, Peinado, Lucena Arthur Felipe Echs, Borges Camila Maria, Peixoto Cinthia Martins dos Santos, Tomanik Eduardo Augusto, Galdamez Edwin Vladimir Cardoza, Rodrigues Evandro Junior, et al. Segurança e Saúde do Trabalho na Indústria da Construção Civil. Editora Scienza, 2019. http://dx.doi.org/10.26626/978-85-5953-048-3.2019b0001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

PIZZANO, Giselle Viomar, Julianno Pizzano AYOUB, and Marcel Ricardo Nogueira de OLIVEIRA. Engenharia de segurança do trabalho na construção civil: trabalho em altura e uso de EPI. Editora Pascal LTDA, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/56224.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Medeiros, Marcos Barros de, Francisca Tatiana de Oliveira Souza, Gabriela Torres Costa Lima, Jair Batista de Souza, João Batista Tavares Junior, Thamillys do Nascimento Silva, and Virgínia Maria Magliano de Morais, eds. OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DOS AGROTÓXICOS: Segurança alimentar e alternativas para a construção de uma agricultura sustentável. Gepra Editora e Eventos Científicos, 2020. http://dx.doi.org/10.36599/gepra-2020_ed-0003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Costa, Olga. Ferramenta de Apoio à Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) em Projetos de Construção Industrial. Silabas e Desafios, 2020. http://dx.doi.org/10.37548/fsst.2020.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ribeiro, Maria Manuela Tavares, Maria Fernanda Rollo, Isabel Maria Freitas Valente, and Alice Cunha. Cultura e Sociedade na Europa pós 1945. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2021. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-2139-5.

Full text
Abstract:
A cultura e o debate intelectual refletem desenvolvimentos políticos e sociais; são uma chave para as perceções de mudança do tempo histórico, para a experiência de continuidades e descontinuidades. Assim se compreende que uma história cultural da sociedade europeia a partir de 1945 deva ter uma abordagem ampla e interdisciplinar. Uma análise dos desenvolvimentos culturais na Europa pós 1945 permite compreender os conflitos de ordem social, de carácter económico e as atitudes de ordem política. No âmbito temático, “Cultura e Sociedade na Europa pós 1945”, reúnem-se nesta obra textos de carácter teórico, empírico, comparativo, que permitem uma reflexão e análise entre outros, sobre os seguintes temas: Discursos políticos democráticos e antidemocráticos; cultura europeia e diversidade cultural; o impacto da Segunda Guerra no Brasil – repercussões sociais, económicas e culturais; a análise historiográfica sobre a estratégia, segurança, diplomacia cultural nos países da “Europa do Sul” e a posição dos Estados Unidos; a centralidade politica e cultural da Arte num contexto múltiplo e controverso; o papel fundamental da cultura na construção institucional da Europa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Diálogos entre políticas públicas e direito: participação e efetividade na sociedade contemporânea. Editora Amplla, 2020. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.dpp146.1120-0.

Full text
Abstract:
Esta obra se debruça sobre diálogos entre políticas públicas e direito, trazendo artigos científicos de diversos autores brasileiros acerca da participação e da sua efetividade na sociedade contemporânea. O livro apresenta um olhar interdisciplinar, sendo composto por capítulos escritos por pesquisadores não só da área jurídica, como também de Psicologia, Biologia, Odontologia e Pedagogia. A divisão dos capítulos parte de temas mais relacionados à participação política por diferentes vias, passando pelas demandas por efetivação dos direitos humanos, sem retrocesso social. Em seguida, transita por violações específicas no âmbito dos direitos a educação, igualdade racial e de gênero, moradia, dignidade física, psíquica e sexual, segurança pública e saúde. O primeiro capítulo discute em que medida foi eficaz a participação popular na tramitação da reforma política na Câmara dos Deputados do Brasil. Descreve as vias de participação popular nesse âmbito e discute seus efeitos na tramitação da referida reforma, a partir dos procedimentos metodológicos de revisão bibliográfica, análise de documentos, estudo de caso e process tracing com elite interviewing, em abordagem qualitativa. Os resultados indicam que, embora tenha havido aumento da participação popular institucional no período sob enfoque, o parlamento aplicou não decisões em relação à reforma política intencionada pelas entidades da sociedade civil que organizaram as provocações ao Poder Legislativo. Em seguida, o segundo capítulo tem como principal objetivo a análise acerca do Portal e-Democracia e o seu papel para uma maior democracia participativa de, principalmente, inclusão das minorias sociais. Estuda a relação entre a democracia brasileira e a participação popular, investiga o porquê do Portal e-Democracia ser tão necessário para a defesa dos direitos das minorias sociais, bem como explica a importância da participação popular legislativa das minorias sociais. Esta pesquisa parte de fontes bibliográficas primárias e secundárias, com revisão bibliográfica e análise do próprio portal em estudo. O estudo conclui que é essencial a criação de políticas públicas para a participação política das minorias sociais, sendo uma delas o mencionado portal eletrônico, porém esta medida isolada não resolve a presente questão, sendo necessárias políticas públicas de fácil acesso a todos e todas. O terceiro capítulo aborda as relações que conectam o princípio da vedação ao retrocesso social com as manifestações que apoiam o movimento de retorno da ditadura militar no Brasil no século XXI. Para tanto, no primeiro momento, os autores elucidam os conceitos de vedação ao retrocesso social, bem como o significado do chamado efeito cliquet, o qual corrobora com os ditames fixados do respectivo princípio, haja vista que, no alpinismo, significa que quando atingida uma determinada altura, não se pode mais voltar. Contextualizam, ademais, as heranças e as consequências da ditadura militar no Brasil, além de analisarem as manifestações que têm ocorrido na atualidade em prol de um retrocesso ao período ditatorial. O trabalho comprova que a volta da ditadura militar seria uma afronta ao princípio da vedação ao retrocesso social, uma vez que extinguiria e revogaria direitos fundamentais já consolidados no ordenamento jurídico brasileiro e regressaria a um período autoritário, que não se coaduna com o Estado Democrático de Direito. Conectando-se à discussão acerca de retrocessos e inefetividade de direitos, o quarto capítulo mergulha no debate democrático acerca da expansão da educação superior brasileira e das políticas de acesso que promoveram um significativo acréscimo de ingressantes nos cursos de graduação no Brasil. O trabalho atende a pesquisa bibliográfica e fundamenta-se na revisão de literatura com o suporte teórico de autores e legislações da área afim, refletindo sobre o processo de evolução e inclusão mediante a implementação de programas e ações afirmativas para a educação superior que corroboraram para dirimir o caráter elitista impregnado no perfil deste nível de ensino. Embora distante de reparar as injustiças sociais no Brasil, tais políticas geraram um número maior de ingressantes das camadas menos favorecidas da sociedade e, com isso, a representatividade dos grupos denominados de minorias aumentou, ainda que de modo tímido, mas refletindo na redução do déficit de acesso ao ensino superior. Ainda sobre desigualdades na educação no país, no quinto capítulo as autoras investigam como a discussão sobre o mito da democracia racial no Brasil impulsionou práticas racistas ao longo do tempo e como, a partir de um viés multiculturalista, se assentam as políticas afirmativas, com destaque para a política de cotas para ingresso de negros e pardos nas Universidades, implementadas a partir de 2012. Apontam, para tanto, que a construção deste mito não se coaduna com questões mais modernas e de relevo econômico e social que pautaram a promoção de políticas afirmativas no Brasil. Nesta senda, as políticas sociais afirmativas de cotas são medidas tomadas pelo Estado, de cunho temporário ou especial, com o objetivo de assegurar igualdade de oportunidades e que foram negadas historicamente para a população afro. Para embasar este artigo, foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica e a análise documental das políticas afirmativas de cotas. O capítulo seguinte aventa que as relações sociais são produtos da vida em sociedade e caracterizam-se, essencialmente, pela interação que há entre seus componentes considerando territórios, culturas, identidade e ideias. Contudo, é da natureza dessa dinâmica social que alguns grupos sociais se sobressaiam sobre os demais e imponham seus interesses pessoais acima dos interesses públicos, prejudicando, assim, a concretização de interesses gerais. Dessa maneira, com o intuito de explicar como essas relações de poder e de domínio influenciam na concretização de políticas públicas, o trabalho se propôs a analisar qual o protagonismo que os agentes sociais têm nessa fase. Como exemplo prático dessa discussão acadêmica, analisa-se como a elite governante brasileira busca conciliar seus interesses com a efetivação de políticas públicas habitacionais. Em outro aspecto de violação de direitos através de deficiências de políticas públicas, o sétimo capítulo analisa a evolução da taxa de homicídios no Brasil, verificando grande heterogeneidade entre os estados. Isso constitui uma deficiência estrutural grave, que compromete as bases do desenvolvimento no país. Assim, o propõe-se o entendimento da correlação das taxas de homicídios no Brasil em um período de 10 anos, verificando que os estados do Rio Grande do Norte, Goiás, Maranhão e Piauí se correlacionaram positivamente, apresentando um aumento na taxa de homicídios, enquanto Espírito Santo e Paraíba obtiveram redução. Diante dos resultados, destaca-se a atenção às políticas de segurança pública e conclui-se que é possível identificar padrões estruturais das distintas dinâmicas de homicídios contribuindo para e informações relevantes que possam subsidiar a implantação e efetividade das políticas públicas no país. Na seara das violências, o oitavo capítulo destaca aquelas cometidas contra mulheres no ambiente doméstico no bairro de Narandiba, em Salvador-BA. O artigo tem como objetivo geral analisar a possibilidade ou não de ampliação no atendimento às mulheres que sofrem violência doméstica através da unidade do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC), órgão vinculado ao Tribunal de Justiça da Bahia, localizado no bairro de Narandiba, em Salvador. Como primeiro objetivo específico, examina se o acolhimento dessas vítimas estaria em conformidade com o regulamento e a missão que fundamenta o trabalho do CEJUSC. Como segundo objetivo específico, reflete sobre a demanda de mulheres, vítimas de agressão doméstica, que passam pela unidade de Narandiba em busca de um apoio ou uma orientação jurídica. Em termos metodológicos, o artigo é qualitativo e analisa o tema proposto utilizando a revisão bibliográfica, a análise de documentos e a observação da autora durante o período de janeiro a outubro de 2019. As violências domésticas atingem, não raro, a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Assim, a conexão para o nono capítulo apresenta as etapas da perícia psicológica nos casos de suspeita de abuso sexual, tendo como enfoque os instrumentos e testes psicológicos mais utilizados nestas avaliações. Os objetivos específicos englobam conceituar avaliação psicológica e abuso sexual, bem como trazer técnicas da Psicologia que melhor respaldem o psicólogo nesse processo de avaliação. O método deste estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica. A avaliação psicológica pericial difere de outros tipos de avaliação psicológica em função de sua meta final onde atua subsidiando decisões legais quando estas dependem de um entendimento de funcionamento psicológico do(s) envolvidos(s) nos casos de suspeita de abuso sexual de crianças e adolescentes. Abuso sexual é qualquer contato ou interação entre uma criança ou adolescente e alguém em estágio psicossexual mais avançado do desenvolvimento, na qual a criança ou adolescente estiver sendo usado para estimulação sexual do perpetrador. As avaliações psicológicas têm sido requisitadas em todas as fases de encaminhamento dos casos, da notificação ao processo judicial. Desde a fase inicial ou investigativa, a criança pode passar por inúmeras intervenções (entrevistas, aplicação de testes psicológicos, etc), inclusive de psicólogos que não atuam diretamente com a justiça, mas que acabam colaborando no processo quanto à veracidade da situação de abuso. Não obstante possam ser vítimas de diversas violações de direitos, por vezes crianças e adolescentes entram em conflito com a lei. Nesse contexto, o décimo capítulo investiga a contribuição da aplicabilidade da entrevista terapêutica no processo de avaliação psicológica de adolescentes em conflito com a lei, descrevendo as características de adolescentes, explicando a função da Psicologia e elucidando entrevista terapêutica como ferramenta diferencial na avaliação psicológica desses adolescentes. Como metodologia foi realizada uma revisão bibliográfica, com base em livros e artigos científicos, com tratamento particular de publicações da área de Psicologia e da legislação específica sobre os direitos do adolescente. Como resultados, os adolescentes em conflitos com a lei apresentam características que se fundamentam em aspectos históricos, sociais e culturais e a entrevista terapêutica mostrou-se como importante na contribuição da avaliação psicológica desses adolescentes, uma vez que se dispõe como uma técnica de analise aberta, capaz de se ajustar a diferentes situações clínicas, com possibilidades de descobrir as subjetividades, conhecer comportamentos, indicar encaminhamentos ou fazer intervenções. Diante de uma realidade vivencial complexa e aprisionadora, a avalição psicológica é uma prática relacional, que visa com alteridade contribuir para incluir socialmente os adolescentes. É certo que a mudança comportamental dos adolescentes infratores requer apoio familiar e um trabalho multidisciplinar, que não comporta apenas o papel do Psicólogo, mas, o envolvimento do Estado e da sociedade como um todo em ações conjuntas, para efetivamente produzir transformações. Conclui-se que o estudo produziu uma discussão importante, por dispor conhecimentos para área da Psicologia, profissionais que atuam e para a sociedade, que podem melhor conhecer os espaços de intervenção, meios de atuação e a importância da psicologia neste contexto. Nessa linha de discussão que abarca questões relacionadas à saúde, o capítulo seguinte analisa a judicialização do direito à saúde. Esse direito, conforme o artigo 196 da Constituição Federal, pertence a todos e é dever do Estado fornecê-lo por meio de políticas públicas. Entretanto, a possibilidade de exercício por todos do referido direito fica limitada aos recursos disponíveis e por ações judiciais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo geral, portanto, é analisar se a judicialização da saúde é a solução mais adequada para se obter uma vaga de leito de UTI no SUS. Assim, o trabalho descreve como o SUS regula a distribuição de leitos e reflete sobre o fenômeno da judicialização e o seu potencial ou não de efetivar esse direito com isonomia. Para a sustentação metodológica, o estudo utilizou de uma pesquisa qualitativa, com método fundamentado em análise de documentos e revisão bibliográfica a respeito do tema. Os resultados mostram que, embora o SUS estabeleça a quantidade de leitos de UTIs, alguns hospitais carecem de mais ofertas de leitos. Desta forma, é relevante ter um políticas públicas que efetivem o direito à saúde, em cumprimento às previsões legais. Nesse contexto de inefetividade do direito à saúde, o capítulo seguinte descreve o perfil das demandas judiciais referentes a medicamentos no município de Cuiabá – Mato Grosso, realizado na Defensoria Pública, em 2013, utilizando indicadores de Pepe. Foram analisadas 135 ações judiciais relativas às solicitações de medicamentos e 166 medicamentos requeridos nas mesmas. Em quatro dimensões (sócio demográficas do autor da ação judicial; processuais das ações judiciais; médico sanitárias das ações judiciais; político-administrativas das ações judiciais). As informações obtidas e delineadas no capítulo expõem o cenário da saúde frente a judicialização de medicamentos e as características dos indivíduos que abriram demandas contra o Estado ou o Município. Em preocupação com a saúde e a segurança alimentar dos brasileiros, o décimo terceiro capítulo discute o cabimento de arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) contra a nova política brasileira de agrotóxicos. A evolução clássica da política brasileira de agrotóxicos foi marcada pela ótica da proteção. Todavia, novos desafios, hoje, contrariam a política até então vigente e faz surgir um movimento, cada vez mais forte, pela flexibilização de normas. Nesse cenário, percebe-se o surgimento de uma nova política sobre tema, mas desta vez, tendo o agronegócio como protagonista. Desse modo, os efeitos desta nova política já são tangíveis, o que nos leva a discutir a constitucionalidade de tais ações. Posto isso, este trabalho tem como objetivo promover um debate acerca da existência de uma nova política brasileira sobre agrotóxicos em suas principais questões. Para realizar este trabalho, foram utilizados os tipos de pesquisa bibliográfica e documental, através da abordagem qualitativa. Conclui-se que a nova política de agrotóxicos é inconstitucional e, por consequência, atacável por meio da ADPF. Avançando na busca de efetivação de direitos humanos através de políticas públicas, o último capítulo investiga a necessidade de ressignificação das bases da teoria da execução para efetivar ações civis públicas em que se discutem tais políticas. Para tanto, utiliza-se de procedimento monográfico e bibliográfico. O estudo expõe as razões que levaram à judicialização da política, bem como traça diretrizes gerais sobre o atual panorama da execução. Aborda, ainda, a crise de efetividade da execução, que insiste em se valer de multas pelo descumprimento – que vêm sendo inefetivas para o cumprimento. Após essa discussão, o trabalho traz instrumentos jurídicos hábeis a colaborar com a concretização dos direitos. Espera-se que esta seleção de artigos científicos contribua, como obra coletiva, para avanços no conhecimento sobre políticas públicas como efetivadoras de direitos humanos, bem como sobre as múltiplas formas de participação popular na luta por tais direitos na sociedade contemporânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Segurança na construção"

1

Mauad, Júlia Nogueira, and Alexandre Pinto da Silva. "O TRABALHO INFORMAL NO BRASIL ATUAL E OS IMPACTOS NA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR." In AMPLAMENTE: SOCIEDADE EM (DES)CONSTRUÇÃO, 307–20. Amplamente Cursos e Formação Continuada, 2020. http://dx.doi.org/10.47538/ac-2020.15-20.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sampaio, Allefy Teles, Ana Elisa Lavezo, and Graziella Deldoto Coutinho. "SEGURANÇA DO TRABALHO E MEDIDAS DE PROTEÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL." In Ciências da Saúde: conceitos e perspectivas (vol. 4), 126–39. Brazilian Journals Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000397.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Kaiser, Anderson Francisco, and Marcos Hister Pereira Gomes. "SEGURANÇA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM EMPRESAS TERCEIRIZADAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL." In Coleção desafios das engenharias: Engenharia elétrica, 143–57. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.60621220711.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rebellato, Carolina, and Virgílio Garcia Moreira. "AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA." In INTRODUÇÃO ÀS VELHICES LGBTI+, 64–71. SBGG-RJ | EternamenteSOU | ILC-BR, 2021. http://dx.doi.org/10.24328/2021/92908.00/07.

Full text
Abstract:
A vivência do processo de envelhecimento e da velhice ocorre de forma singular e heterogênea, e sofre influência de fatores socio-culturais, oportunidades de acesso à saúde, segurança, educação e participação social ao longo da vida. Nesse contexto, com o intuito de atender as demandas individuais e coletivas e os direitos da população idosa, não basta compreender o envelhecimento atrelado apenas às capacidades físicas e mentais de um indivíduo, deve-se ampliar para uma construção que considera também o seu contexto de vida e a capacidade funcional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pierin, Igor, João Artur Casado, Samuel Lucin Meurer, and Sueli Mieko Miamoto. "Análise das medidas de segurança contra incêndio e pânico de uma instituição religiosa na cidade de Paranavaí." In Tecnologia e inovação na Construção Civil, 60–80. EduFatecie, 2018. http://dx.doi.org/10.33872/tec.engcivil.unifatecie.2018.cap6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fabiano Costella, Marcelo, Emanuela Rizzotto, and Letícia Nonennmacher. "Sistemas de Proteção Contra Quedas com Cabo de Segurança na Construção." In Tecnologia para canteiro de obras sustentável, 133–48. Editora Scienza, 2017. http://dx.doi.org/10.26626/978-85-5953-027-8.2017c0006.p.133-148.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Maura Tomesani, Ana. "Reforma do Setor de Segurança: a Construção de uma Agenda Latino-Americana." In Os Desafios da Política Externa e Segurança no século XXI, 191–222. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2018. http://dx.doi.org/10.36311/2018.978-85-7983-968-9.p191-222.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Dayana de Lira Martins da, Leila Macedo da Silva, and Nubia Mariano Holguim Souza. "Building information modeling: A modelagem do gerenciamento de risco na Construção Civil." In Segurança e Gestão: A multidisciplinaridade e os avanços tecnológicos – Volume 1. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-124-5.cap.07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cunha, Kalliny Kelly da Silva, Luciana Maria de Lima Silva Nóbrega, and José Moisés Nunes da Silva. "REFLEXÃO SOBRE A TRILOGIA: CONSTRUÇÃO CIVIL, (IN)SEGURANÇA DO TRABALHO E ORDEM CAPITAL." In Educação Profissional e contradições sociais: pontos e contrapontos, 31–38. FAMEN, 2018. http://dx.doi.org/10.36470/famen.2019.lc3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Araujo, Mariana Gonçalves, and Maria Carolina Brandstetter. "APLICAÇÃO DA GESTÃO DE RISCO RELACIONADA À SEGURANÇA EM UMA OBRA DE CONSTRUÇÃO HOSPITALAR." In Engenharia de Produção: What's Your Plan? 3, 173–85. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.55519120414.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Segurança na construção"

1

Zago, Victor Guimarães Salum, Fabiana Souza Caetano, Fernando Henrique Silva Melo, Thainara Rodrigues Souza, and Fabiola Eugênio Arrabaça Moraes. "A segurança do trabalho na construção civil." In 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/biochem-8entec-014.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SAMPAIO, Allefy Teles. "SEGURANÇA DO TRABALHO E MEDIDAS DE PROTEÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL." In Anais Eletrônico do XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/110527.1-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Taype, Lisseth Rocio Espinoza, and Eloisa Dezen-Kempter. "Relação entre segurança e produtividade no contexto BIM: uma revisão sistemática da literatura." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2019. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.174.

Full text
Abstract:
Na indústria da construção civil, a produtividade e a segurança do trabalho têm sido gerenciadas de formas separadas ao longo do tempo. No entanto, estudos e experiências mostram que um ambiente seguro influencia a produtividade do trabalhador, melhorando o fluxo e a qualidade do trabalho. Portanto, incorporar segurança ao plano de produtividade demonstra uma oportunidade de minimizar o número de acidentes. Por outro lado, o BIM (Building Information Modeling) foi implementado na indústria da construção, e com ele novas tecnologias focadas em segurança do trabalho foram desenvolvidas, tais como BIM-4D, IPASS, regras verificadores, incluindo outros. Bem como ferramentas de Lean Construction para aumentar a produtividade. Este trabalho apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com o objetivo de abordar a relação entre produtividade e segurança, e assim conhecer as tecnologias BIM que foram utilizadas. Para tanto,um intervalo de tempo entre 2007-2018 foi considerado; o estudo foi conduzido através da metodologia PRISMA (Itens de Relatórios Preferidos para Revisões Sistemáticas e Meta-Análises). Resultando em 28 estudos que mencionam o vínculo entre segurança e produtividade, dos quais 25 utilizaram ferramentas de Lean Construction. Este estudo conclui com uma síntese das principais tecnologias associadas ao BIM, integrando segurança no trabalho e produtividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Melo, Adriana Virgínia Santana, Luara Lopes de Araujo Fernandes, Emerson de Andrade Marques Ferreira, and Dayana Bastos Costa. "Identificação de riscos e proposições de melhoria na segurança do trabalho em canteiro de obras com auxílio do BIM." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2019. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.160.

Full text
Abstract:
O setor da construção ainda é líder em acidentes de trabalho no Brasil e no mundo e uma das formas de preveni-los é investir no planejamento da segurança no canteiro. Há um grande potencial de identificação e visualização dos problemas associados à segurança do trabalho em canteiros durante a fase de elaboração de projeto. O Building Information Modeling (BIM) pode auxiliar os gestores no planejamento de segurança e comunicação, antecipando possíveis riscos associados às atividades do canteiro e simulando melhorias no processo. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é identificar os riscos envolvidos nas atividades de transporte de formas de alumínio em obras de parede de concreto e propor melhorias, especialmente na fase de projeto, com o auxílio do BIM. A coleta de dados foi desenvolvida em um canteiro de obras do projeto Minha Casa Minha Vida na cidade de Camaçari, Bahia. Os modelos para simulação foram desenvolvidos nos softwares Revit e Navisworks. Como principais resultados do estudo, foram propostas alterações no projeto, que podem reduzir a densidade do fluxo de trabalhadores na movimentação das formas de alumínio, destacando a importância de inserir o planejamento da segurança do trabalho nas primeiras etapas de projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lima, Mahara Iasmine Sampaio Cardoso, Rafaela Oliveira Rey, Larissa Vieira Sampaio Sá, Dayana Bastos Costa, Roseneia Rodrigues Santos de Melo, João Lucas Torres Nogueira, and Luciano de Brito Staffa Junior. "Plataforma Web para inspeção da segurança em canteiros de obra apoiado por VANT e dispositivos móveis." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v3i00.574.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é desenvolver e implementar uma plataforma web para inspeção da segurança em obras com uso de VANT e dispositivos móveis em obras. O desenvolvimento deste artefato envolveu as linguagens HTML, CSS e JavaScript e a infraestrutura do Firebase. A implementação piloto ocorreu em 14 inspeções de segurança. A plataforma web contribuiu para a melhoria do compartilhamento de informações na obra e reduziu em média 80% do tempo de inspeção com uso do VANT sem sistema e 50% do tempo necessário para a conclusão do relatório quando comparado ao protótipo deste sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Kátia C. A., Antonio A. A. Rocha, and Flávio Q. Guimarães. "Confiança na Nuvem a partir da construção de Sec-SLA nos diversos modelos quanto à implantação e serviço." In XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2016.5979.

Full text
Abstract:
Um dos requisitos fundamentais para a consolidação da computação em nuvem, como solução robusta e confiável, é a segurança. As organizações que buscam adotar a nuvem como solução devem estar cientes que esta tecnologia herda todas as vulnerabilidades de segurança existentes em soluções tradicionais, aliadas à complexidade e heterogeneidade de suas configurações quanto à arquitetura, à privacidade e à conformidade deste novo modelo computacional. Ao impor práticas de gestão uniformes aos provedores quanto ao controle de segurança, com políticas de privacidade acordadas com seus clientes definidos em Acordo de Nível de Serviço de Segurança (Security Service Level Agreements), ou simplesmente Sec-SLA, espera-se que a nuvem seja capaz de melhorar seu controle e segurança, bem como obter respostas eficientes a incidentes. Propõe-se neste trabalho, um modelo para calcular a confiança de provedores a partir de medidas de solução e mitigação a incidentes de segurança oferecidas em seus catálogos de serviço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rey, Rafaela Oliveira, Larissa Vieira Sampaio Sá, and Dayana Bastos Costa. "Aplicação de reconhecimento de padrão em processamento de imagens coletadas por VANT para inspeção de guarda-corpo." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2019. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.147.

Full text
Abstract:
No setor de construção, a falta de acesso a informações em tempo real é um dos motivos que atrasam a tomada de decisões relacionadas ao gerenciamento de segurança, especialmente em operações complexas. Com o advento da indústria 4.0 e das diversas alternativas tecnológicas, a forma de realizar processos tende a mudar, tornando a coleta, o processamento e a visualização de dados mais dinâmicos e automatizados. Estudos recentes relatam o uso de tecnologias visuais, como o uso de veículos aéreos não tripulados (VANT), tecnologias visuais e técnicas de reconhecimento de imagem para auxiliar as atividades de inspeção no canteiro de obras, para reduzir situações inseguras no campo. Apesar desses esforços, poucos estudos são voltados para a inspeção de equipamentos de proteção coletiva (EPC). Portanto, este trabalho tem como objetivo propor um sistema automatizado de inspeção de segurança em obras, com foco em EPC, utilizando reconhecimento de padrão em processamento de imagens coletadas por VANT. Através de um estudo experimental, foi possível comparar diferentes variáveis ​​e avaliar a precisão do sistema. Portanto, a principal contribuição é o desenvolvimento de uma ferramenta para a inspeção das condições de segurança no canteiro de obra, fornecendo informações precisas para tomada de decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Renato, and Geraldo Santos. "Trabalho e educação nas atividades dos técnicos de segurança do trabalho: prevenção, prescrição e fazer educativo na análise das trajetórias." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.1803.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa relatos das trajetórias e das atividades desenvolvidas por técnicos de segurança do trabalho nas suas interações com os outros trabalhadores nas organizações. Os profissionais presentes nas linhas de frente dos processos de saúde e segurança no trabalho convivem com uma variabilidade de ambientes produtivos. Nesse estudo qualitativo, de natureza descritivo-exploratória, elaborado através de entrevistas semiestruturadas e da análise de conteúdo para o tratamento das informações levantadas, foi possível perceber como acontece a construção da aprendizagem nas atividades desenvolvidas pelos técnicos, ou seja, como o seu saber fazer e sua busca em conciliar as demandas de prescrição, presentes no seu dia a dia, se correlaciona com as exigências do seu trabalho e de suas organizações. Na formação desses técnicos predomina uma visão focada no comportamento individual e nos erros decorrentes deste. Essa visão orienta suas ações e interpretações na segurança, limita sua intervenção e dificulta a construção de soluções alternativas para a segurança do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Martins, Ana Lucia Gallego, Luana Souza Serafim de Lima, and Eduardo Toledo Santos. "uso do BIM no canteiro de obras e a sua influência na segurança do trabalho." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v3i00.615.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta possíveis usos do BIM para o canteiro de obras. A aplicação da metodologia BIM impacta diretamente na qualidade do canteiro e pode ser usada como uma ferramenta auxiliar no gerenciamento de riscos, porque permite melhor planejamento e maior industrialização, entre outros fatores que impactam diretamente no grau de riscos de um canteiro. A sua aplicação vai desde o planejamento do canteiro à utilização de realidade aumentada para treinamentos específicos. O objetivo deste artigo é, através de revisão bibliográfica, identificar alguns avanços que têm sido feitos nesta temática e analisar como algumas ferramentas ligadas ao BIM têm sido usadas nos canteiros de obras para apoiar a segurança do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Miani, Rodrigo, Bruno Zarpelão, and Leonardo Mendes. "Investigação sobre a Ausência de Validação nos Métodos Empregados para Quantificar Segurança da Informação." In XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2015.5832.

Full text
Abstract:
A área conhecida como quantificação de segurança é fundamental para construção de modelos e métricas relevantes para apoiar as decisões que devem ser tomadas para a proteção de sistemas e redes. A investigação proposta nesse trabalho consiste em identificar as razões que envolvem a ausência de validação nos métodos empregados para a quantificação da segurança. Os resultados encontrados ao longo da análise crítica e classificação de 57 trabalhos científicos revelam que grande parte dos modelos para quantificar segurança buscam medir alvos genéricos e complexos, como por exemplo medir a segurança da rede ou a segurança da organização, contudo, as tentativas de validações aparecem com maior frequência nos trabalhos que propõem a quantificação de alvos locais e específicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography