To see the other types of publications on this topic, follow the link: Segurança na construção.

Journal articles on the topic 'Segurança na construção'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Segurança na construção.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Padula, Raphael. "Economia Política Internacional da Saúde, autonomia estratégica e segurança nacional." Carta Internacional 12, no. 2 (September 26, 2017): 174. http://dx.doi.org/10.21530/ci.v12n2.2017.641.

Full text
Abstract:
Partindo do cenário econômico e político internacional da saúde, caracterizado como um ambiente competitivo e conflituoso, mas também concentrado nas mãos de um grupo de Estados e empresas transnacionais, o artigo analisa a importância das relações interestatais e entre Estado e mercado para a autonomia estratégica de Estados periféricos. Em particular, aborda-se a discussão sobre a ampliação da agenda de segurança dos âmbitos estritamente militar e nacional, propondo o conceito de segurança de saúde como fundamental para a segurança nacional, e suas conexões com as seguranças econômica, política, societal e militar. O argumento central sustenta que, diante do cenário internacional de saúde, Estados periféricos devem buscar a construção de um complexo industrial de saúde próprio e conectado ao industrial-militar, para alcançar sua autonomia estratégica e segurança nacional, diminuindo suas vulnerabilidades externas politicas e econômicas. Tal construção passa pela internalização da produção material e não material e da propriedade de empresas. Utilizando o arcabouço da Economia Política Internacional, combinando o estruturalismo econômico com o realismo da política internacional, o artigo se apoia em revisão bibliográfica de conceitos, dados e experiências históricas de países selecionados e de conflitos de interesses no âmbito internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues Dantas, Gleydson. "DIDÁTICA APLICADA À SEGURANÇA PÚBLICA." Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (RIBSP) 2, no. 1 (July 9, 2019): 180–92. http://dx.doi.org/10.36776/ribsp.v2i1.53.

Full text
Abstract:
Trata-se de um relato de experiência na construção do policial-educador sobre o ponto de vista da didática como a parte da pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente. Para fins deste artigo, a experiência passou-se na construção do pensamento socionormativo para a didática aplicada no ensino da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte - PMRN a partir de 2017, data da primeira turma de Didática Aplicada à Segurança Pública. Trata-se de uma contribuição na verticalização da discussão sobre a formação do policial como educador. O contexto da violência na contemporaneidade exige do policial-educador atualização constante de suas metodologias de ensino para poder fomentar uma melhor aprendizagem e formação qualitativa dos egressos dos cursos de formação e aperfeiçoamento existente nas corporações policiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gomes, Aureo de Toledo. "Nation-building e segurança internacional: Um debate em construção." Contexto Internacional 31, no. 2 (August 2009): 285–318. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-85292009000200003.

Full text
Abstract:
Este artigo almeja analisar as operações de nation-building, que, desde os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, são consideradas uma das maneiras para se lidar com as novas ameaças de segurança internacional, principalmente os ditos Estados Falidos. Assim sendo, revisaremos a bibliografia sobre o tema, procurando identificar as origens destas operações, assim como as definições utilizadas pelos principais autores e os problemas que elas possam apresentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Chaui, Marilena. "Segurança e liberdade: Espinosa e a construção da paz." Discurso, no. 35 (October 3, 2005): 143–66. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2005.62579.

Full text
Abstract:
Analisando o que se poderia chamar de "sistema medo-esperança" das paixões humanas e seu papel na constituição das sociedades, este estudo busca mostrar que, para Espinosa, a paz é virtude política, porque é a capacidade de enfrentar a contigência e dobrá-la a favor dos homens. Pode-se esboçar, assim, uma resposta a um problema apontado com frequência entre os intérpretes: a finalidade da vida política seria a liberdade, como quer o Tratado teológico-político, ou segurança, como mostra o Tratado político?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rondon Filho, Edson Benedito. "Segurança, território, população." Sociologias 13, no. 28 (December 2011): 370–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-45222011000300013.

Full text
Abstract:
A obra retrata o curso de mesmo nome ministrado por Michel Foucault no Collège de France (1977-1978), onde o autor desenvolveu a genealogia de uma forma de saber político centrado nos mecanismos que possibilitam a regulação da população. A arte de governar e o 'governo de si' são questionados em um transcurso histórico que desaguou em uma "razão de Estado", cuja racionalidade implicou na construção de conjuntos de saberes e de tecnologias de poder, necessários para o crescimento das forças do Estado. Ao demonstrar os problemas que a Polizeiwissenschaft devia controlar, delimitou o papel da polícia como garantidora da ordem interna e técnica de controle populacional, dotada de saberes específicos, constituindo-se, junto com segurança e a Economia Política, naquilo que Foucault denominou de biopolítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira, Marinaldo Loures. "Gestão da saúde e segurança do trabalho na construção civil." Entrepreneurship 4, no. 2 (April 7, 2020): 43–51. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2595-4318.2020.002.0005.

Full text
Abstract:
O setor da construção civil apresenta índices de acidentes de trabalho elevados. As práticas de gestão da segurança e saúde no trabalho através de suas ferramentas gerenciais, podem minimizar os perigos e riscos de acidentes nos canteiros de obras, preservando o maior capital da empresa, a vida humana. Este artigo tem como objetivo verificar o cenário da gestão da segurança e saúde no trabalho nos empreendimentos da construção civil do município de Unaí, suas principais dificuldades, assim como o uso de EPI’s nos canteiros de obras. A coleta de dados se deu por meio de observação in loco e entrevistas semiestruturadas com gestores e colaboradores. O estudo mostra que 84% dos envolvidos nas atividades da construção civil receberam treinamentos sobre uso adequado dos EPIs e orientações sobre os riscos de sua função. Conclui-se que os responsáveis pelos empreendimentos estudados visam apenas atender as normas regulamentadoras e outros requisitos legais pertinentes ao setor da construção, tendo a figura do técnico de segurança apenas no início do empreendimento, para ajudar com a documentação exigida, passível de fiscalização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Saurin, Tarcisio Abreu. "Segurança no trabalho e desenvolvimento de produto: diretrizes para integração na construção civil." Production 15, no. 1 (April 2005): 127–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132005000100011.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta diretrizes para a integração de requisitos de segurança no trabalho à etapa de desenvolvimento de produto (DP) na construção civil. As diretrizes foram desenvolvidas a partir de entrevistas com um grupo de sete projetistas da construção civil, uma entrevista com a projetista de ar condicionado e um estudo exploratório de integração da segurança ao processo de DP. Embora as entrevistas tenham indicado que a integração ainda é uma prática pouco disseminada na construção, a preocupação com a segurança do usuário final, assim como a boa receptividade a uma futura lei que obrigue a integração da segurança aos projetos (como já existe na União Européia), são indícios da viabilidade da mudança desta realidade. Em termos operacionais, propõe-se que a integração esteja fundamentada na adoção do ciclo de gerenciamento de riscos em cada etapa do projeto, assim como em bancos de dados de medidas práticas de integração adequadas à realidade nacional. Além disso, há amplas oportunidades para que a segurança seja considerada como mais uma dimensão nas técnicas e modelos existentes de desenvolvimento de produto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Donadelli, Laura Meneghim, and Matheus De Oliveira Pereira. "Do multi ao bilateralismo." Cadernos PROLAM/USP 18, no. 35 (December 30, 2019): 172–94. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2019.161744.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa o engajamento dos Estados Unidos da América (EUA) na América Latina, enquadrando como foco da análise o campo da segurança hemisférica. A partir de uma perspectiva que combina história e conjuntura, identificamos duas lógicas principais de projeção dos interesses de segurança estadunidenses sobre a região: o multi e o bilateralismo. Associamos tais lógicas à conjuntura e à permeabilidade dos países da região às agendas estadunidenses em diferentes momentos, tomando como referência fontes documentais e a literatura corrente. Assim sendo, organizamos o trabalho em quatro seções: Na primeira delas, destacamos o lugar da segurança na construção da hegemonia dos EUA sobre o continente; em seguida apresentamos de modo sucinto os principais conceitos empregados na análise, como as Seguranças Coletiva, Cooperativa e Multidimensional. A terceira seção sumariza a evolução histórica da cooperação regional em segurança e, por fim, são apresentadas algumas considerações finais sobre a temática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cruz, Glauber Eduardo Ribeiro. "As Conferências de Ministros de Defesa das Américas (1995-2008): a construção do conceito de segurança." Cadernos de História 21, no. 35 (December 17, 2020): 268. http://dx.doi.org/10.5752/p.2237-8871.2020v21n35p268.

Full text
Abstract:
As Conferências de Ministros de Defesa das Américas são reuniões propostas para pensar, discutir e definir um novo conceito de segurança para o continente americano. No período histórico definido como Guerra Fria, a concepção de segurança internacional vigente na região esteve direcionada para as decisões políticas e militares balizadas pela Doutrina de Segurança Nacional, a qual incluía a participação efetiva dos militares na política. A partir da década de 1990 buscou-se, por meio de fóruns, conferências, cúpulas e reuniões, rever, construir e delimitar um novo conceito de segurança, assimilando as posições políticas e as prioridades dos países latino-americanos dentro dos blocos regionais, a partir da ampliação do diálogo entre civis e militares, para definir a atuação e a ação política dos países americanos diante dos desafios impostos à segurança do continente. A ampliação do conceito de segurança e a responsabilidade de cada membro em relação ao seu país realçam o impacto da segurança como tema público relevante no início do século XXI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Taype, Lisseth Espinoza, and Eloisa Dezen-Kempter. "Contribuição de BIM para a segurança laboral na construção civil." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 11 (March 14, 2020): e020002. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v11i0.8653811.

Full text
Abstract:
Entre os anos de 2012 e 2017 foram registrados no Brasil quase 97 mil acidentes laborais na indústria da construção civil. Esse é um índice significativo, se comparado com outras indústrias. Tais dados revelam que a segurança desses trabalhadores requer uma mudança de abordagem, desde a fase de planejamento até a de execução, incluindo o uso de novas tecnologias, processos e metodologias. Nesse sentido, a adoção de Building Information Modeling (BIM) mostra-se como uma possível e efetiva resposta a tal conjuntura. Esse trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) acerca do entendimento de BIM no tocante à segurança laboral na indústria da construção civil, assim como sua aplicação. Para tanto, foi levantado estado da arte de abordagens e tecnologias empregadas na área de segurança laboral, bem como lacunas que abrem espaço para futuras pesquisas nesta área. O trabalho considerou o período de 2007 a 2019 e foi conduzido a partir da metodologia PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). A sistematização dos dados ficou a cargo do software StArt. Chegou-se então ao número de 97 estudos que cumpriram os critérios estabelecidos para seleção. Os resultados foram categorizados de forma a identificar-se o emprego de tecnologias e processos associados ao BIM. Por fim, 28 dentre os 97 artigos confirmaram que uma tendência atual é identificar precocemente os riscos, principalmente no processo de projeto colaborativo. Portanto, a relevância deste trabalho consiste em apresentar um panorama mundial, mostrando possibilidades de desenvolvimento de pesquisas futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Ribeiro, Maria Thereza Rosa. "Itinerário da construção do risco e segurança na sociedade brasileira." Sociedade e Estado 21, no. 3 (December 2006): 725–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922006000300009.

Full text
Abstract:
Este artigo trata de uma análise que busca articular as tradições do pensamento sociológico, do jurídico e do histórico para leitura da construção das idéias de risco e segurança, que surgiram das discussões sobre a codificação civil e a legislação social durante o período da Primeira República brasileira (1891-1930). Busca-se, nesses debates, a pertinência teórica do sentido político atribuído ao direito pelos juristas e políticos, os quais diligenciavam para a elaboração de um padrão normativo das relações sociais na ordem social republicana. Por isso, os argumentos da proteção do trabalhador, sobretudo do risco profissional centrado no tempo e lugar do processo de trabalho, delineiam os impasses e conflitos presentes na complexa experiência da modernização na sociedade brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Sampaio, Allefy Teles, Ana Elisa Lavezo, and Graziella Deldoto Coutinho. "Segurança do trabalho e medidas de proteção na construção civil." Brazilian Journal of Development 6, no. 3 (2020): 9983–97. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n3-032.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Nascimento, Jackson Silva, Bruna Bugarin Tavares Gonçalves, and Cynthia Leonis Dias Cintra. "OTIMIZAÇÃO DA SEGURANÇA EM CANTEIROS DE OBRAS UTILIZANDO VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANTS) COM CONTROLE DE VOO VIA ARDUINO YUN." Acta Tecnológica 12, no. 1 (March 15, 2018): 63. http://dx.doi.org/10.35818/acta.v12i1.576.

Full text
Abstract:
<p>Ao longo dos anos, a indústria da construção civil tem passado por constantes evoluções e transformações. Entretanto, nota-se um atraso na implantação de tecnologia de dispositivos móveis para melhorias no setor. Na área de gestão de segurança, esse ponto de vista é mais acentuado, uma vez que vários avanços tecnológicos podem ser utilizados em benefício da otimização desse setor de operação da construção. Uma dessas tecnologias é a implantação da tecnologia de veículos aéreos não tripulados (VANTs), em inglês <em>Unmanned</em> <em>Aerial</em> <em>Veicheles</em> (UAV), também conhecidos como drones. Na construção civil, seu uso ainda é limitado, principalmente para o suporte de inspeção no setor de segurança em canteiro de obras. O presente trabalho tem como objetivo investigar, de forma teórica, como os drones podem ser benéficos para a otimização da segurança na construção civil, mostrando um modelo a ser utilizado com o seu controle de voo realizado via Arduino Yun, fornecendo gerenciadores de segurança com rapidez, tais como imagens e vídeos em tempo real de inspeção no campo de limitação da obra, a fim de facilitar a inspeção de segurança do local de trabalho.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Velloso de Souza, Gustavo Augusto, Enilson Braga, Luis Arvellos, and José Thomaz De Carvalho. "A GESTÃO DO EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NA SEGURANÇA COMPORTAMENTAL." Revista Eletrônica TECCEN 10, no. 2 (December 1, 2017): 13. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v10i2.973.

Full text
Abstract:
Resumo: Este trabalho buscou apresentar os equipamentos de proteção individual (EPI) na construção civil, onde a utilização do mesmo torna-se necessária cada vez mais para a saúde e segurança dos trabalhadores. A obrigatoriedade das empresas no cumprimento das leis relativas à Segurança e Medicina no Trabalho, trouxe preocupação em evitar acidentes ou doenças ocupacionais. As inovações tecnológicas e a disseminação de informações sobre prevenção destes riscos tornam-se decisivas para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho.Neste artigo foi apresentado os equipamentos de proteção individual (EPI) que podem neutralizar ou minimizar as doenças ocupacionais ou até mesmo evitar as lesões decorrentes dos acidentes. O estudo visa, a abordagem preventiva, onde os profissionais envolvidos na construção civil devem atuar de forma consciente, no que se refere a segurança no trabalho. Para que tal conscientização ocorra se faz necessário levar até profissionais treinamento e capacitação. O objetivo deste trabalho é obter conhecimento, por meio de revisão bibliográfica, no ambiente de trabalho na área da construção civil para que possa ser minimizado o risco de acidentes no trabalho, levando aos futuros leitores o conhecimento necessário dos equipamentos de proteção individual (EPI) no ambiente da construção civil. Desta forma foi desenvolver prevenção em relação aos acidentes, por meio da segurança comportamental através do 5S. Palavras-chave: normas regulamentadoras, segurança do trabalho, EPI, trabalho em altura e 5S.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Chai, Cássius Guimarães, and Igor Martins Coelho Almeida. "A participação cidadã no processo de construção de políticas de segurança pública: uma análise sobre o Projeto de Lei de instituição do Sistema Único de Segurança Pública / Public security policies: an analysis on the draft law that institutes Unifyed..." Revista de Direitos e Garantias Fundamentais 15, no. 2 (February 11, 2016): 215. http://dx.doi.org/10.18759/rdgf.v15i2.586.

Full text
Abstract:
A proposta desse trabalho é analisar o Projeto de Lei nº 3734/2012, que institui o Sistema Único de Segurança Pública – SUSP (entre outras providências), e de que forma o referido projeto se encontra pautado sobre a nova ordem constitucional brasileira, direcionada para a participação democrática dos cidadãos e cidadãs no processo de construção de políticas públicas. Antes de detalhar o Projeto de Lei nº 3734, traçam-se linhas norteadoras sobre a ressignificação da democracia e da cidadania, desde as suas concepções tradicionais, até a mais moderna. Em seguida, uma apresentação do (recente) processo de construção democrática de políticas públicas na área de segurança pública, que culminaram com a formação do Conselho Nacional de Segurança Pública - CONASP e da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública – CONSEG.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Franco, Patrícia da Costa, Daniela Sandy Silva de Souza, Sara Nogueira Sampaio, Bruna de Oliveira Moraes, Hadelândia Milon de Oliveira, and Rizioléia Marina Pinheiro Pina. "Construção de tecnologia leve como produto da disciplina segurança do paciente." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 50 (June 4, 2020): e3182. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e3182.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever a experiência vivenciada por residentes do primeiro ano do Programa de Enfermagem Obstétrica de uma Universidade pública do Amazonas/Hospital Escola na construção de um Procedimento Operacional Padrão (POP) de identificação do paciente direcionado à área obstétrica. Relato de Experiência: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência. Para embasamento metodológico, utilizou-se o método de sistematização de experiências, proposto por Holliday OJ (2006), em que se descreve 1) O ponto de partida; 2) As perguntas iniciais; 3) Recuperação do processo vivido; 4) A reflexão a fundo; 5) Os pontos de chegada. Durante a construção do Procedimento Operacional Padrão (POP), foi possível vivenciar a experiência de trabalho em equipe, com reuniões para construção do protocolo de Identificação, interação entre os residentes com campo de discussões acerca da necessidade real da criação deste instrumento no cenário obstétrico. Considerações Finais: A experiência da elaboração de um POP no processo de formação da residência é vista como uma construção positiva, que leva á a reflexão dos residentes sobre processos necessários para a melhoria na qualidade do serviço de saúde. Destaca-se que o enfermeiro apresenta maior habilidade técnica, agregando cientificidade para desempenhar a aplicabilidade da Segurança do Paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Da Silva, Antonia Keely Araujo, Emilly Silva Castelo Branco, Kellen Fernanda Da Silva Rego, and Flávio Henrique De Jesus Pestana Sousa. "INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL: USO DO SEIF COMO MONITORAMENTO E GESTÃO DE SEGURANÇA NO TRABALHO." Revista Ceuma Perspectivas 34, no. 2 (November 5, 2019): 6. http://dx.doi.org/10.24863/rccp.v34i2.450.

Full text
Abstract:
Devido ao atual cenário da indústria da construção civil nasce a necessidade de programas que aperfeiçoem os métodos de planejamento e controle de segurança, o SEIF surgiu como proposta para promover um comportamento seguro no ambiente de produção ocasionando uma diminuição de acidentes e de custos com ações trabalhistas. Essa proposta visa o cumprimento das Normas Regulamentadoras vigentes de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), possibilitando que os gestores, as equipes e responsáveis pela preservação da saúde acompanhem em tempo real a condição de segurança dos trabalhadores no canteiro de obra. PALAVRAS-CHAVE: Segurança do trabalho. SEIF. Controle de segurança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Bortoluzzi Severo, Marília, Ana Luiza Becher, and Kim Barros Bacedo. "A política externa da União Europeia e a construção de capacidades estatais securitárias." Carta Internacional 12, no. 1 (April 30, 2017): 5. http://dx.doi.org/10.21530/ci.v12n1.2017.637.

Full text
Abstract:
No início da década de 1990, diversos desafios – como a dissolução da Iugoslávia – foram responsáveis pelo aprofundamento da integração europeia e pelo estabelecimento da Política Externa e de Segurança Comum (PESC). Essa, mais tarde, teria na Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD) o seu braço mais visível de intervenção securitária regional. A partir daí, vários eventos tiveram repercussão na imagem da União como ator capaz de promover e manter a paz e a segurança, provocando a discussão sobre o seu papel na estabilidade do sistema internacional. Com a inserção na agenda da UE da necessidade de relações com a vizinhança que garantam a paz na Europa, a sua política externa passou a se voltar à interferência na elaboração de políticas securitárias domésticas nos Estados vizinhos mais frágeis. Por esse motivo, esta pesquisa oferece uma reflexão sobre a compreensão da atuação da UE em questões securitárias que envolvem países vizinhos não membros do bloco, objetivando, com isso, sugerir observações e questionamentos a respeito da atuação da UE no reforço dos domínios de segurança dos Estados que partilham a vizinhança na região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Vinsentin, Stefano. "Segurança, Liberdade e Concórdia no Pensamento Republicano de Espinosa." Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea 7, no. 2 (November 17, 2019): 123–35. http://dx.doi.org/10.26512/rfmc.v7i2.25781.

Full text
Abstract:
O artigo pretende apresentar a construção dos conceitos de segurança e liberdade nos escritos políticos de Espinosa, para rearticular sua construção em diálogo com a tradição humanista, mais especificamente de Thomas More e Erasmo de Rotterdam. Tal diálogo será relacionado com o problema da pietas, no seu aspecto moral, e a concordia, em seu aspecto político, para serem reconsiderados e articulados com o realismo político introduzido por Maquiavel e Hobbes. Finalmente, pretendemos analisar a peculiaridade do filósofo holandês, problematizando tais conceitos na escrita do Tratado teológico-político e o Tratado Político.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Correia, Raphael Henrique Roma. "Segurança Nacional e Biopolítica." Sæculum – Revista de História 25, no. 43 (November 18, 2020): 111–27. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2020v25n43.53820.

Full text
Abstract:
Este artigo, produzido a partir de pesquisa desenvolvida em dissertação fomentada pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal da Paraíba – PPGH/UFPB, apresenta uma análise sobre a construção das estruturas de Segurança Nacional e Informação no Brasil, e especialmente em Pernambuco, ao longo do século XX, como sinal de um projeto biopolítico de poder. O texto articula conceitos da teoria biopolítica explorando a organização da Escola Superior de Guerra, permeada pela ideia de guerra permanente e interna, passando pelo processo de criação das polícias políticas estaduais até o detalhamento da emergência de mecanismos, técnicas, recursos procedimentos e a prática de uma mecânica de controle e monitoramento do cotidiano de pernambucanos nessas circunstâncias. Além disso, sua leitura é fundamental para os que se interessam pelo processo de desenvolvimento das redes de segurança e informação anterior ao golpe civil-militar de 1964, as quais serão indispensáveis para a execução e manutenção da Ditadura Militar de 21 anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Medeiros Filho, Rildécio, Ricardo Mendes de Souza, Cláudia Cristiane Filgueira Martins Rodrigues, and Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador. "PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES DE GESTÃO HOSPITALAR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO GESTOR NO ÂMBITO DA SEGURANÇA DO PACIENTE." RAHIS- Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde 18, no. 2 (June 26, 2021): 107–19. http://dx.doi.org/10.21450/rahis.v18i2.6305.

Full text
Abstract:
Objetivo: identificar a percepção de docentes e discentes acerca da importância do gestor hospitalar no âmbito da segurança do paciente. Método: trata-se de um estudo descritivo, transversal, de abordagem qualitativa, desenvolvido no âmbito de universidade federal, com docentes e discentes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar. Os dados foram coletados com os discentes a partir de entrevistas individuais ou via formulário eletrônico e com os docentes por entrevista individual. Foram analisados com apoio do software IRAMUTEQ. Resultados: a amostra consistiu em 19 docentes, que citaram 17 módulos do curso que abordam segurança do paciente, enquanto os discentes somaram 12 participantes e citaram 5 módulos; ambos abordaram os motivos da importância do gestor, a importância na construção de protocolos, na promoção da cultura de segurança e na garantia da qualidade do serviço e a necessidade de o gestor conhecer a segurança do paciente. Conclusão: evidenciou-se que o gestor é essencial para a segurança do paciente, uma vez que é fundamental na construção de protocolos, na promoção da cultura de segurança e na garantia da qualidade do serviço. Palavras-chave: Segurança do paciente. Gestor de saúde. Formação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Passamai, Larissa De Oliveira, Tércia Oliveira Coelho, Gabriella Lins Guimarães Guirra de Carvalho, Priscila dos Santos Carvalho Chavenco, Noélia Silva Oliveira, and Sônia Maria Isabel Lopes Ferreira. "Contribuições da extensão universitária como estratégia de assistência na promoção da segurança do paciente." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 17, no. 36 (August 21, 2020): 79–93. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n36p79.

Full text
Abstract:
Objetivo: relatar a experiência extensionista do Programa de Extensão Gestão do Cuidar em Saúde, da Universidade Estadual de Santa Cruz. Método: relato de experiência das ações desenvolvidas entre abril/2017 e setembro/2018, pelos componentes do Projeto de Extensão, e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, na construção de um material educativo produzido com a finalidade de contribuir com a formação de uma Cultura de Segurança do Paciente na implantação do Núcleo de Segurança do Paciente em um hospital do Sul da Bahia. Resultados: inicialmente elaboraram-se oito cartilhas sobre as metas de segurança do paciente e, posteriormente, rodas de conversas com profissionais de saúde da rede hospitalar para disseminação do conhecimento e formação de grupos de trabalhos para a construção dos protocolos de segurança do paciente. Participaram da ação aproximadamente 100 profissionais de saúde. Conclusão: essa ação possibilitou a docentes e discentes atuarem de forma multidisciplinar, na implantação das estratégias de segurança do paciente, contribuindo para a redução de riscos decorrentes da assistência à saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Esteves, Paulo, and Letícia Carvalho de Souza. "A Libéria e a construção do nexo entre segurança e desenvolvimento." Revista Brasileira de Política Internacional 54, no. 2 (2011): 22–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-73292011000200002.

Full text
Abstract:
O artigo trata das transformações sofridas pelas OMP conduzidas pela ONU no pós-Guerra Fria. A partir do caso liberiano, pretende-se mostrar a consolidação de um nexo entre segurança e desenvolvimento, o qual relacionar-se-ia a um processo mais amplo de normalização das relações internacionais, informado por um vocabulário liberal-democrático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Caixeta, João. "DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO À CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO DE SEGURANÇA." Entremeios, Revista de Estudos do Discurso 13, no. 13 (August 31, 2016): 231–47. http://dx.doi.org/10.20337/issn2179-3514revistaentremeiosvol13pagina231a247.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Cynthiacarita, Cynthia Carita Luciano da Silva Brito, and Fernando Antônio da Silva Fernandes. "Impactos do eSocial na construção civil e reflexos na segurança do trabalho." Technology Sciences 1, no. 2 (November 18, 2019): 15–23. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6425.2019.002.0003.

Full text
Abstract:
A construção é um setor de grande representação econômica para o país, em virtude da geração de emprego e renda. Apesar da sua importância, é um setor que apresenta altos riscos de acidente no trabalho, sendo considerado um dos setores de maiores índices de acidente e morte no trabalho no país. Nesse sentido, o governo vem implantando novas técnicas para fiscalização e facilitação da regularização de empresas, inclusive de obras da construção civil, entre elas encontra-se o eSocial. Criado em 2014, o objetivo do eSocial é facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores, unificando e padronizando a execução de 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Dentre as obrigações trabalhistas, verifica-se a presença de documentos relativos à Saúde e Segurança no Trabalho, que devem ser regularizados pelos empregadores junto ao governo federal. Frente ao exposto, buscou-se investigar os impactos do eSocial na construção civil e seus reflexos na segurança do trabalho. Identificou-se que o eSocial é altera significativa e positivamente a rotina dos profissionais de segurança e saúde ocupacional, bem como a indústria da construção civil, visto que ele não só altera a legislação da área, como também é uma forma de verificar a prática destas legislações nas empresas. Apesar disso, muitos empregadores vem criticando o sistema, em virtude da ampla obrigatoriedade de apresentação de documentos, o que burocratiza a execução dos serviços nas empresas, o que fez com que o governo federal anunciasse a extinção do eSocial por um sistema mais simples, onde no que se refere à Saúde e Segurança no Trabalho, o novo sistema contemplará somente a obrigação quanto ao Comunidade de Acidente no Trabalho, podendo ser um impasse para a fiscalização do ambiente da construção civil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Tavares, Laryssa Lopes, and Eduardo Gouveia Santiago Lage. "Avaliação da segurança no trabalho em obras de pequeno porte no setor Jardim Aeroporto, Porto Nacional/TO." Inventionis 1, no. 2 (December 30, 2019): 30–38. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6395.2019.002.0004.

Full text
Abstract:
A construção civil é um setor de grande representatividade para a economia brasileira, e tem apresentado um crescimento considerável ao longo dos anos. Entretanto, aliado ao seu crescimento, apresenta-se o aumento do número de acidentes do trabalho nesse ambiente. Isso acontece pela falta da aplicação das Normas Regulamentadoras no ambiente de trabalho da construção, onde há a ausência de segurança e saúde no trabalho. Verifica-se que esta ausência é bastante presente nas obras de pequeno porte, caracterizadas por haver até 20 funcionários, devido muitas vezes serem serviços artesanais e sem planejamento. Frente ao exposto, buscou-se realizar uma investigação quando a segurança no trabalho existente em obras de pequeno porte da construção civil, através da verificação de obras no setor Jardim Aeroporto, em Porto Nacional – TO, por se tratar de um setor novo, com constantes construções residenciais, além de ser um setor afastado, contribuindo para a dificuldade na fiscalização, e consequentemente no aumento de irregularidades que prejudiquem a segurança no trabalho. A pesquisa investigou três obras no setor mencionado, e identificou que há um descumprimento muito grande das normas regulamentadoras, oferecendo riscos à saúde e segurança dos trabalhadores e favorecendo a ocorrência de acidente no trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Carmo, Kellen Rhaynara Mota, and Ângelo Ricardo Balduíno. "A segurança do trabalho em obras residenciais no Brasil e o papel do engenheiro civil na diminuição dos acidentes de trabalho: uma revisão bibliográfica." Engineering Sciences 9, no. 1 (March 26, 2021): 40–52. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-3055.2021.001.0005.

Full text
Abstract:
No cenário econômico brasileiro, a indústria da construção civil se apresenta como um dos setores mais importantes, destacando-se como um dos que mais geram empregos no país. Por esse motivo, a construção civil possui uma participação demasiada no Produto Interno Bruto do país. Apesar da sua importância, a construção civil apresenta-se como um dos setores da indústria que mais possuem índice de acidentes e mortes no trabalho. Dentre as áreas que apresentam mais condições para a ocorrência de acidente no trabalho, encontram-se as obras de pequeno porte, incluindo as obras residenciais, em virtude de possuírem poucos empregados, serem de curta duração, e, desse modo, a fiscalização torna-se difícil e negligente, além de haver muita informalidade e uma falta de conscientização dos empregadores e trabalhadores quanto à importância da segurança no trabalho, deixando de cumprir as exigências das Normas Regulamentadoras. Frente ao exposto, buscou-se realizar um levantamento de dados quanto aos acidentes de trabalho na construção civil e enfatizando a importância do engenheiro civil na diminuição desses acidentes e garantia da segurança do trabalho. Verificou-se que os índices de acidente de trabalho na construção civil são preocupantes, e há uma necessidade de cumprimento das normas de segurança do trabalho, onde o engenheiro civil possui conhecimento necessário para aplicação das mesmas, além de conhecer o ambiente da construção civil. Apesar disso, o papel de mudança da realidade de acidente de trabalho na construção civil deve incluir todos os envolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Santos, Daniel Limeira dos, and Anderson Alves de Souza. "SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS." Cadernos de Linguagem e Sociedade 17, no. 2 (December 21, 2016): 79–98. http://dx.doi.org/10.26512/les.v17i2.4008.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa a estratégia de construção de uma nova representação do policial militar por meio de novas práticas discursivas, orientadas pelo respeito aos direitos humanos, trazidas para o âmbito da formação dos profissionais de segurança pública através da Matriz Curricular Nacional (MCN). Para isto, são investigados, sob a perspectiva da análise de Transitividade da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004), trechos de duas cartilhas sobre abordagem policial. A análise revelou a predominância de processos materiais com os policiais representados na maioria das vezes no papel de Atores com o poder de agir sobre a pessoa abordada. A análise permite constatar a necessidade do discurso dos direitos humanos tanto no âmbito da formação quanto da atuação do policial militar, para que esse poder não se degenere em abuso de autoridade contra o cidadão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Ventura, Leonardo Mendonça, and Rafael Moscardi Pedroso. "Perseguir o inatingível: repensando a construção de ameaças a partir de uma perspectiva lacaniana." Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD 8, no. 15 (June 30, 2019): 103–32. http://dx.doi.org/10.30612/rmufgd.v8i15.11538.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações entre o conceito lacaniano de fantasia e a construção de ameaças. A ideia central do artigo é pensar como determinadas fantasias de segurança servem para sustentar a efetivação do que aqui se entende como a narco-necropolítica filipina. Entendemos o conceito de fantasia como uma narrativa imbuída de desejo através da qual os sujeitos fazem sentido do mundo. Dessa forma, argumentamos que, no campo da segurança, a fantasia é um mecanismo de produção de realidade que mobiliza um desejo inatingível por segurança e tanto promete uma solução simplificada das contradições, quanto acaba legitimando a classificação de outros como ameaças e o emprego de violência e de dispositivos de necropolítica por parte do Estado contra esses corpos. O trabalho surge motivado pelos esforços teóricos em teoria psicanalítica dentro de Relações Internacionais, além de dialogar com autores de outras disciplinas que utilizam esse instrumental de análise. Esperamos que esse artigo consiga desafiar alguns conceitos pré-estabelecidos em teoria de Relações Internacionais, especificamente em estudos de segurança, e demonstrar a importância da fantasia enquanto categoria de análise interessante para a compreensão da política internacional.Recebido em: setembro de 2019Aceito em: março de 2020
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silva, Adriana Campos, and Christiane Costa Assis. "A dimensão política da segurança jurídica." Revista Videre 12, no. 25 (December 18, 2020): 145–63. http://dx.doi.org/10.30612/videre.v12i25.11763.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo analisar a dimensão política da segurança jurídica apresentando construções teóricas sobre o tema e ainda uma abordagem de análise de índices de pesquisa aplicada ao panorama brasileiro. Para tanto, adotou-se o procedimento de pesquisa bibliográfica e o método de abordagem dialético comparativo. Como resultado o artigo apresenta os contornos da segurança jurídica como elemento e garantia da justiça política e sua aplicabilidade no cenário brasileiro. A originalidade do artigo decorre da construção teórica sobre segurança jurídica aplicada aos índices de pesquisa analisados, contribuindo com futuros estudos sobre a democracia no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Moreira, Felipe de Sá, Luiz Maurício Furtado Maués, Ana Carolina de Albuquerque Freitas, and Claudionor Andrade Farias Júnior. "Bem-estar no Trabalho: Evidências na Indústria da Construção." Revista Gestão & Saúde 11, no. 1 (February 1, 2020): 55–77. http://dx.doi.org/10.26512/gs.v11i1.27141.

Full text
Abstract:
Trabalhadores que atuam na indústria da construção são expostos a diversos fatores estressantes, e realizam tarefas exigentes em ambientes de trabalho perigosos, afetando a saúde, a segurança e o bem-estar. O objetivo desta pesquisa é identificar os principais aspectos que estão sendo relacionados ao bem-estar no trabalho (BET) em profissionais do setor da construção. O método consiste na execução de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) em 10 bases de dados internacionais. Um total de 93 publicações apontou 89 aspectos relacionados ao tema. Dentre os principais aspectos encontrados, 31% referem-se a medidas de BET e estresse, 19,8% a saúde física, 14,5% a segurança, 6,1% a saúde mental e 4,4% a aspectos gerais. Os achados desta pesquisa refletem razoavelmente a singularidade dos profissionais da indústria da construção e ratificam a necessidade de uma abordagem convergente a respeito do tema, que, certamente, poderia proporcionar práticas mais eficientes e objetivas de fomento ao bem-estar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Rocha, Raquel Maria de Almeida. "O histórico da segurança humana e o (des)encontro das agendas de desenvolvimento e segurança." Carta Internacional 12, no. 3 (December 30, 2017): 104. http://dx.doi.org/10.21530/ci.v12n3.2017.676.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca reconstruir a trajetória da segurança humana no Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) de 1994 e no Relatório da Comissão Internacional sobre Intervenção e Soberania Estatal (CIISE) de 2001. Pretendemos com isso demonstrar que existe pouco diálogo e contribuição do primeiro com o segundo. Para tanto, traçaremos o histórico do conceito de segurança humana, focando nos relatórios mencionados, a fim de evidenciar a forma pela qual as agendas de desenvolvimento e de segurança possuem baixo nível de debate, diálogo e contribuição entre si. Nossa metodologia inclui revisão bibliográfica e entrevistas, além de análise de documentos e relatórios do sistema ONU e do CIISE para construção de process tracing.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Rocha, Raquel Maria de Almeida. "O histórico da segurança humana e o (des)encontro das agendas de desenvolvimento e segurança." Carta Internacional 12, no. 3 (December 30, 2017): 104. http://dx.doi.org/10.21530/ci.v3n12.2017.676.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca reconstruir a trajetória da segurança humana no Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) de 1994 e no Relatório da Comissão Internacional sobre Intervenção e Soberania Estatal (CIISE) de 2001. Pretendemos com isso demonstrar que existe pouco diálogo e contribuição do primeiro com o segundo. Para tanto, traçaremos o histórico do conceito de segurança humana, focando nos relatórios mencionados, a fim de evidenciar a forma pela qual as agendas de desenvolvimento e de segurança possuem baixo nível de debate, diálogo e contribuição entre si. Nossa metodologia inclui revisão bibliográfica e entrevistas, além de análise de documentos e relatórios do sistema ONU e do CIISE para construção de process tracing.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Cambraia, Fabrício Borges, Tarcísio Abreu Saurin, and Carlos Torres Formoso. "Planejamento e controle integrado entre segurança e produção em processos críticos na construção civil." Production 18, no. 3 (December 2008): 479–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132008000300006.

Full text
Abstract:
O planejamento e controle da segurança são reconhecidos como medida eficaz na prevenção de acidentes do trabalho, sobretudo em processos com elevado risco de acidentes, os quais são aqui denominados de processos críticos. Este artigo propõe um método para planejamento de processos críticos na construção civil e descreve uma aplicação prática de princípios para projeto de processos seguros. Foi realizado o planejamento integrado entre segurança e produção para a montagem de uma escada pré-fabricada de concreto, atividade definida como processo crítico na construção de um hospital. O estudo indicou que o planejamento de processos críticos deve ser desenvolvido em três etapas: coleta de informações e tomada de decisões iniciais; preparação e difusão dos planos; e ajustes nos planos após o primeiro ciclo de produção. Os resultados demonstram como os planos de segurança contribuem para delimitar zonas de trabalho seguras e inseguras, bem como tornar visíveis os limites entre essas zonas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Azevedo, Marco Antônio de, and Regina Maria Marteleto. "Informação e segurança pública: a construção do conhecimento social em ambiente comunitário." Transinformação 20, no. 3 (December 2008): 273–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862008000300006.

Full text
Abstract:
A pesquisa que aqui se relata objetivou descrever processos de construção do conhecimento social em ambientes comunitários. Foram tomadas como objeto de estudo as “práticas informacionais” sobre segurança pública que se desenrolam num Conselho Comunitário de Segurança Pública de Belo Horizonte (MG), considerado como um campo de busca, uso, mediação e construção de informações. Tratada como uma construção social e estudada com os recursos das ciências humanas e sociais, como propõe a “antropologia da informação”, que considera que o desenrolar dos processos informacionais só podem ser bem compreendidos quando o contexto cultural é levado em conta, buscou-se identificar a variedade de informações trocadas, o significado que assumem para os participantes e os diversos pontos de vista que as justificam e legitimam. Observou-se, com base na teoria dos campos sociais, as “disputas simbólicas” e, com o intuito de produzir uma “descrição densa” nos moldes propostos pela antropologia interpretativa, utilizou-se a perspectiva da hermenêutica dialética, que procura articular compreensão (consenso) e crítica (conflito) para compreender a realidade social. Os resultados evidenciaram diferentes maneiras de conceber a segurança pública e que a informação, um modo de comunicação de experiências, é objeto de disputas, que configuram um “campo informacional” específico. Diversos pólos informacionais entram em conflito e dificuldades para o compartilhamento de informações são instauradas, caracterizando um fenômeno denominado “vazio informacional”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Oliveira, Gilberto Carvalho de. "Um filme falado e a construção calculada do sublime: Implicações da estética kantiana na construção social da segurança." Revista Crítica de Ciências Sociais, no. 98 (September 1, 2012): 65–84. http://dx.doi.org/10.4000/rccs.5023.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Rocha, Eduardo Gonçalves. "A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DO DIREITO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E A REGULAÇÃO DE ALIMENTOS." Revista de Direito Sanitário 17, no. 3 (March 9, 2017): 107. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v17i3p107-112.

Full text
Abstract:
Em 2006, foi promulgada a lei brasileira de segurança alimentar e nutricional ‒ Lei n. 11.346/2006 ‒, conhecida como Losan. Sem dúvidas, foi um marco e uma grande conquista no reconhecimento e na defesa do direito à alimentação no Brasil. É a primeira legislação pátria que enuncia a alimentação como um direito fundamental, trazendo já nos seus artigos 2o e 3o definições amplas, mas precisas, sobre o significado do direito à alimentação e da segurança alimentar e nutricional. Mais do que um ponto de chegada é um ponto solo inicial para as conquistas e discussões democráticas vindouras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Souza, Jordanna Peliser Fachinello de, Romilda de Souza Lima, Rose Mary Helena Quint Silochi, and Emanuelle Panatto. "Segurança alimentar e nutricional." Segurança Alimentar e Nutricional 27 (August 18, 2020): e020027. http://dx.doi.org/10.20396/san.v27i0.8659750.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva discorrer sobre atividades realizadas em projeto de pesquisa e extensão realizado em parceria entre a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e Núcleo de Apoio à Saúde da Família. As ações fazem parte de objetivos de projeto aprovado em comitê de ética da instituição de ensino. O projeto atuou junto a mulheres atendidas pelo CRAS-norte, inseridas no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF. Dentre as atividades do PAIF, estão aquelas voltadas às ações comunitárias que envolvem palestras e outras atividades cujos temas de interesse são elencados pelo grupo. Saúde e educação alimentar foram temas escolhidos pelas participantes. Destacam-se, neste trabalho, as atividades relativas à segurança alimentar. São apresentados e discutidos os dados mais importantes obtidos pela aplicação da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar – EBIA. O projeto foi um espaço de reflexão, de troca e [res] significação da alimentação, não só para as mulheres participantes do projeto, mas também para a equipe técnica, que se propôs à troca e à construção compartilhada do conhecimento. Durante o projeto foi possível identificar algumas mudanças nos hábitos alimentares das mulheres, no entanto, compreende-se que as mudanças acontecem de forma gradual e que cada pessoa leva um tempo diferente para sentir-se preparada para mudar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Silva Júnior, Didier Cardoso, and Fabrício Borges Cambraia. "Modelo do processo de ação fiscal de segurança e saúde do trabalho na construção de edificações." Ambiente Construído 13, no. 3 (September 2013): 29–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212013000300003.

Full text
Abstract:
Muitos esforços pela redução dastretanto o serviço estatal de fiscalização do cumprimento das legislações de segurança e saúde na construção de edificações seja considerado como um indutor para introdução de mudanças, seus processos operacionais pouco conhecidos. Este artigo objetiva a construção de um modelo deste processo particular de ação fiscal. Para tanto, foram realizadas entrevistas com agentes de inspeção do trabalho, gerentes de segurança e gerentes de obra, análise de documentos e acompanhamento prático de ações fiscais. Após a produção de uma versão inicial, o modelo foi revisado por um conjunto de agentes fiscais e os gerentes das empresas. O modelo construído é graficamente representado por um fluxograma do processo que descreve, em especial, um ciclo de ação fiscal, sendo constituído por planejamento das ações fiscais, visita de disparo, inspeção direta no empreendimento, resultados e possibilidade de aplicação dos instrumentos de intervenção, término e fatores favoráveis para abertura de novos ciclos. O modelo proposto tem função de organização e estruturação, embora seja limitado em descrever a variabilidade real que um ciclo fiscal pode apresentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Conti, Irio Luiz, and Gabriela Coelho-de-Souza. "POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: A PRODUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL." Amazônica - Revista de Antropologia 5, no. 3 (May 7, 2014): 780. http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v5i3.1605.

Full text
Abstract:
Este estudo visa analisar a construção conceitual sobre povos e comunidades tradicionais nos marcos regulatórios e nas ciências sociais e ambientais, compreender como suas demandas são internalizadas pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e em que medida são transformadas em proposições de políticas públicas pelo governo federal no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Palavras-chave: povos e comunidades tradicionais, povos indígenas, direitos humanos, diversidade étnica, segurança alimentar e nutricional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Medeiros, Suzane Gomes de, Alcides Viana de Lima Neto, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira Saraiva, Mayara Lima Barbosa, and Viviane Euzébia Pereira Santos. "Avaliação da segurança no cuidado com vacinas: construção e validação de protocolo." Acta Paulista de Enfermagem 32, no. 1 (February 2019): 53–64. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201900008.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo: Construir e validar um protocolo para avaliação do cuidado seguro de enfermagem com vacinas na atenção primária. Métodos: Pesquisa metodológica desenvolvida em duas etapas: construção do protocolo e validação de conteúdo e aparência do instrumento, através da técnica Delphi. A avaliação do instrumento foi pelo cálculo do Coeficiente de Validade de Conteúdo, tendo sido considerados válidos os itens com mais de 70% de concordância entre os juízes. Resultados: O instrumento obteve um índice de concordância para os oito quesitos analisados já na primeira rodada e sua aplicação na prática dos serviços de atenção primária foi recomendada por (75%) dos juízes na segunda rodada Delphi. Conclusão: O protocolo para a segurança do cuidado de enfermagem com vacinas demonstrou alta credibilidade e sua adoção nas instituições de saúde pode contribuir para a qualidade da assistência com vacinas e das condutas dos profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Silva, Adriano Macedo, Carolina Martinez Vendimiati, and Ricardo Egídio dos Santos Júnior. "Virtualização na construção: aplicações na gestão de saúde e segurança do trabalho." Brazilian Journal of Business 2, no. 3 (2020): 2645–67. http://dx.doi.org/10.34140/bjbv2n3-054.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Gonçalves, Sérgio. "Desafios na marcação CE." Metálica, no. 60 (December 31, 2020): 34. http://dx.doi.org/10.30779/cmm_metalica_60-06.

Full text
Abstract:
A normalização é crucial para o setor da construção. Através da normalização garante-se a segurança, a qualidade e a avaliação de desempenho dos produtos de construção na União Europeia, a marcação CE e a livre circulação de produtos no mercado europeu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Fernandes, Maria da Paz Medeiros, and Luiz Carlos Pinto da Silva Filho. "Segurança do trabalho no beneficiamento do RCC inerte." Ambiente Construído 15, no. 2 (June 2015): 113–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212015000200017.

Full text
Abstract:
Grande quantidade de resíduos da construção civil (RCCs) é gerada nas atividades de construção. O desafio é reduzir esse volume na geração. Para induzir essa mudança na gestão desses resíduos, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) publicou as Resoluções nº 307/2002, 348/2004, 431/2011 e 448/2012. Entretanto, aspectos relativos à Segurança e Saúde do Trabalho (SST) na manipulação e processamento dos RCCs ainda são olvidados. Com o objetivo de contribuir para enfatizar essa questão e ajudar a superar essa lacuna, esta pesquisa utilizou como método de investigação o estudo de caso através do uso de casos múltiplos, tendo como unidades de análise as três áreas de reciclagem (ARs) de Belo Horizonte, municipalidade que apresenta um dos melhores registros na gestão dos RCCs no Brasil. O levantamento de dados foi realizado de 2009 até 2014 através de documentação indireta, com coleta direta de dados em 2011. Após a análise das evidências coletadas, observa-se que elas corroboraram a proposição teórica inicial, de que as ARs estão sujeitas a condições de SST que necessitam ser estudadas, aprimoradas e mais bem controladas. Assim, os resultados podem orientar as propostas de melhorias no gerenciamento dos RCCs em outros municípios, principalmente no que se refere à SST.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Degraf, Guilherme, Valter Foleto Santin, and Ilton Garcia da Costa. "SEGURANÇA PÚBLICA BRASILEIRA: DIREITO FUNDAMENTAL SOCIAL PARTICIPATIVO." Revista de Movimentos Sociais e Conflitos 6, no. 2 (December 22, 2020): 21. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9830/2020.v6i2.7168.

Full text
Abstract:
O artigo visa demonstrar que a segurança pública consiste em direito fundamental social no contexto da Constituição Federal de 1988; e que além de dever do Estado é um direito e responsabilidade de toda a sociedade brasileira visando à paz social, com a preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A pesquisa utilizou o método de abordagem indutivo-dedutivo, a técnica de documentação indireta e a pesquisa bibliográfica. Concluiu-se pela fundamental participação de toda sociedade brasileira na construção de um serviço público de segurança pública adequado, visando às métricas da qualidade e da excelência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Magalhães, Diogo Fellipe Vênus, Maria Isabela Marques da Cunha Vieira Bello, and Alison de Souza Norberto. "Dimensionamento de geossintético para reforço de aterro sobre solo mole." Research, Society and Development 9, no. 8 (July 7, 2020): e355985323. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5323.

Full text
Abstract:
Construções sobre depósitos de solos moles são motivos de preocupação devido à alta compressibilidade e baixa resistência desses solos, sendo necessário conhecer suas propriedades geomecânicas e as técnicas de melhoramento. Na alternativa de reforço do solo, pode-se empregar geossintéticos na base do aterro, permitindo aumento da sua estabilidade, construção mais rápida e utilização de taludes mais íngremes. Este artigo apresenta o dimensionamento de geossintético para reforço de um aterro de solo mole localizado em Recife, Pernambuco, Brasil. O objetivo foi realizar a análise de estabilidade do aterro sem o reforço e com o reforço de geossintético, obtendo os respectivos valores dos fatores de segurança, e portanto, verificar a eficiência desse material para reforço da área estudada. Foram considerados os mecanismos de instabilidade de expulsão de solo mole de fundação e de ruptura generalizada envolvendo aterro, reforço e solo de fundação. Utilizou-se um programa computacional para realizar as análises de estabilidade. O fator de segurança contra expulsão do solo mole e o fator de segurança mínimo foram bem próximos, em torno de 1,3. O uso de geossintético como reforço para o caso estudado mostrou-se eficiente, com significante elevação do fator de segurança de 0,98 para 1,32. O fator de segurança para o uso combinado de geossintético de reforço e a construção de uma berma foi de 2,37, sendo o maior valor das três opções de estabilização do aterro. A solução adotada em projeto dependerá do valor do fator de segurança mínimo determinado pelo projetista. Diversos fatores como porte da obra, custo e prazo, assim como a logística da construção podem interferir na escolha da solução mais adequada. Esse artigo busca melhor entendimento do tema, e em consequência, projetar aterros mais seguros e econômicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Falcão de Melo, Raphael Henrique, Paulena Araújo Santana, Francisco Felipe Pedrosa Bezerra, Lucas Bezerra da Silva, Sâmia De Morais Lima, and Austriclínio Da Costa Wanderley Neto. "Diagnóstico das condições de segurança no trabalho na construção civil em Cajazeiras-PB." Revista Práxis: saberes da extensão 6, no. 11 (July 4, 2018): 70. http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n11p70-80.

Full text
Abstract:
<p>Este trabalho teve como objetivo apresentar resultados da avaliação realizada em duas obras, sendo uma vertical e outra térrea, no Município de Cajazeiras – PB; verificou-se as condições do trabalho, visando a melhoria e manutenção da saúde mental e física dos trabalhadores, partindo da identificação, avaliação e controle de riscos encontrados no ambiente de trabalho. Foram realizadas visitas técnicas para identificação dos riscos ambientais e situações inadequadas à segurança do trabalho, principalmente quanto a NR 18, e conscientização dos parceiros sociais envolvidos quanto aos gargalos observados em seus canteiros de obra, tendo em vista sempre a saúde e segurança dos trabalhadores envolvidos e evitando, em contrapartida, passivos trabalhistas previstos na legislação vigente para os parceiros sociais.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Sani, Ana Isabel, and Laura M. Nunes. "Questionário de diagnóstico local de segurança: Estudo numa comunidade urbana." Análise Psicológica 31, no. 2 (November 12, 2013): 185–95. http://dx.doi.org/10.14417/ap.609.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta de um questionário construído em colaboração com o Comando Metropolitano do Porto, que intervém numa comunidade urbana problemática, situada na freguesia da Sé, Porto. Subjacente à construção do questionário para levantamento de Diagnósticos Locais de Segurança (DLS), segundo as diretrizes ministeriais nacionais, esteve a necessidade de, naquela comunidade urbana, se caracterizar o sentimento de (in)segurança dos moradores nas suas componentes objetiva e subjetiva. O instrumento, cuja versão final é composta por cinco secções, foi administrado a uma amostra de 244 indivíduos de ambos os sexos, residentes, trabalhadores ou estudantes naquela região e com idades entre os 16 e os 82 anos. O estudo transversal e descritivo revelou o predomínio de uma perceção de segurança, não obstante a noção de aumento da criminalidade. O tráfico de drogas surgiu como crime mais frequente, e os mais temidos foram furto/roubo, assalto a residência e tráfico de drogas. O desemprego e os problemas económicos foram percebidos como causas para o aumento da criminalidade. A reabilitação urbana e o aumento de policiamento foram medidas sugeridas para aumentar a segurança. Estes e outros resultados reforçam a importância de diagnósticos locais de segurança, para a elaboração de estratégias preventivas adequadas a cada comunidade específica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Santos, Ana Carla Petersen de Oliveira, Cátia Andrade da Silva, Lucimeire Santos Carvalho, and Maria do Rosário de Menezes. "A construção da violência contra idosos." Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 10, no. 1 (April 2007): 115–28. http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2007.10019.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo é uma revisão da literatura de 1985 a 2005, e tem como objetivo construir o cenário da violência familiar contra o idoso, ou seja, como ocorre, suas causas, conseqüências e principalmente as formas de enfrentamento do problema. O estudo revelou que a violência contra o idoso é alarmante e ocorre na grande maioria das vezes no âmbito familiar. Essa violência é um fenômeno complexo multifacetado e dinâmico de difícil controle, até mesmo em países com alto nível de qualidade de vida. Concluiu-se que existe ainda um grande atraso na sociedade em relação à garantia de segurança para os idosos, uma vez que as políticas que atualmente protegem essa parcela da população estão ainda muito aquém das práticas adotadas nos serviços púbicos e privados de atendimento aos idosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Pereira Pacheco, Maria Luiza. "UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NOS PROCESSOS DE PAZ." Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto 1, no. 2 (June 26, 2020): 79–91. http://dx.doi.org/10.5377/rlpc.v1i2.9834.

Full text
Abstract:
Por muito tempo, a paz, a violência e a segurança foram termos associados ao Estado. Na década de 1980, no entanto, os movimentos acadêmicos para a incorporação da mulher nos estudos de Relações Internacionais foram sendo desenvolvidos a partir das teorias pós-positivistas, incluindo as Teorias Feministas de R.I. Neste contexto, questionamentos sobre as marginalizações feminina, as violências, o militarismo e as relações de poder nos níveis pessoal e internacional passaram a incorporar uma nova abordagem de segurança vinculada ao gênero como categoria de análise. Assim, tendo como pressuposto a importância dos processos de paz para o desenraizamento das violências e a construção das pazes, este artigo propõe investigar os avanços e desafios da participação das mulheres nos processos de resolução de conflitos, no peacekeeping como militares, no peacemaking como negociadoras, mediadoras e signatárias, e no peacebuilding como civis. Nesta lógica exploratória, utiliza-se a Resolução 1325 sobre Mulheres, Paz e Segurança do Conselho de Segurança das Nações Unidas como o objeto de análise a fim de compreender a sua representação como instrumento político e suas consequências para as questões de gênero, no que permeia a prioridade e o esforço para a participação das mulheres na construção da paz e da segurança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography