Academic literature on the topic 'Seguros (não vida)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Seguros (não vida).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Seguros (não vida)"

1

Dultra, Maruzia De Almeida. "Escreviver: o decurso como experiência da pesquisa da vida toda, que não tem tamanho." Geograficidade 7, no. 2 (January 10, 2018): 103. http://dx.doi.org/10.22409/geograficidade2017.72.a12985.

Full text
Abstract:
Chega aos olhos do leitor uma experimentação verbivisual sobre a perspectiva múltipla do saber, aliada à sensibilidade, ao ambiente, à ciência e à vida. Saber este que abarca um pensamento que arrasta e é arrastado pelo vivente, que é movente, que adentra territórios seguros ou desconhecidos, que se propõe a mais perigosa das aventuras que é escrever – escrever a vida toda, escrever a pesquisa da vida toda, que não tem tamanho. Através de um “Caderninho de pele”, vemos a plasticidade desse empreendimento, como se possível fosse tocar no dia a dia do pesquisador que se arrisca no espaço-tempo da criação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bussinguer, Elda Coelho. "DOENÇAS PRÉ-EXISTENTES E OS PRINCÍPIOS DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E DA BOA FÉ VIOLADOS NA RECUSA DE CONTRATAÇÃO DE PLANOS E SEGUROS DE SAÚDE." Interfaces Científicas - Direito 4, no. 2 (February 29, 2016): 21–32. http://dx.doi.org/10.17564/2316-381x.2016v4n2p21-32.

Full text
Abstract:
A expansão dos planos privados de saúde no país, de forma desordenada e sem a devida regulamentação, tem acarretado o surgimento, cada vez mais frequente, de violação de direitos fundamentais daqueles que os contratam. A negativa de contratação, em razão da existência de doenças pré-existentes, tem sido frequente bem como a recusa de atendimento no caso de não informação prévia da existência de doenças quando da contratação do plano. A pesquisa se propôs a analisar os princípios constitucionais violados na negativa de contratação de planos e seguros de saúde privados em razão de existência prévia de doenças bem como os argumentos utilizados pelos planos e seguros de saúde quando dessas negativas. Dentre os princípios violados destaca-se o da Dignidade da Pessoa Humana. Concluiu-se ainda que, em razão do comando normativo, não podem as empresas de planos e seguros privados de saúde se negarem a cobertura quando o consumidor o necessitar, especialmente em casos que envolvam urgência e emergência. Em caso de recusa de atendimento o juiz poderá conceder indenizações aos usuários que venham a ingressar no Poder Judiciário, tendo como fundamento o preceito constitucional da garantia do Direito à vida e à saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Júnior, Cássio Murilo Almeida Lima, Wilson Pereira Lima, Lúcio Marques Vieira Souza, Claudia Mara Santos Souza, Jorge Rollemberg Dos Santos, Frederico Barros Costa, André Luiz de Santana Silva, Evelini Veras De Jesus, Paula Esteves Carvalho, and Estélio Henrique Martin Dantas. "O treinamento físico como estratégia de intervenção em pessoas com Insuficiência Renal Crônica." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 2 (February 14, 2021): e6140. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e6140.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar os indicadores positivos e negativos do treinamento físico em pessoas com Insuficiência Renal Crônica (IRC), para subsidiar os profissionais e acadêmicos de educação física e áreas afins, como referencial teórico do treinamento físico para nefropatas. Revisão bibliográfica: A pessoa com IRC possui uma grande perda de massa muscular, que é o mais significante indicador de mortalidade nas pessoas em tratamento de hemodiálise. A perda de massa muscular, sarcopenia, pode ser um risco mitigado pela atividade física, que exerce um controle importante na reversão dessa perda, ressaltando que os programas de exercícios físicos aeróbios e/ou de força, quando adequadamente prescritos durante a hemodiálise, são seguros para os pacientes e podem gerar uma gama de benefícios para estes indivíduos. Considerações finais: O estudo aponta que treinamento físico apresenta benefícios para a melhora do estado geral e da qualidade de vida dos pacientes renais crônicos, sendo observada melhorias em diversas funções, tendo influência direta na qualidade de vida desse grupo, podendo ser adotado como proposta não farmacológicas seguras e eficazes para pessoas com IRC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Donangelo, Ines, Karina Une, and Mônica Gadelha. "Diagnóstico e tratamento da acromegalia no Brasil." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 47, no. 4 (August 2003): 331–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302003000400006.

Full text
Abstract:
Acromegalia é uma doença debilitante e desfigurante que, se não controlada adequadamente, reduz a expectativa de vida do paciente. Complicações cardiovasculares e respiratórias representam as principais causas de morte nos acromegálicos. Atualmente, o diagnóstico é realizado de acordo com as diretrizes do consenso de 2000: ausência de supressão do GH para um valor <1ng/mL e IGF-1 elevado. Avanços em todas as modalidades terapêuticas têm ocorrido, propiciando o controle bioquímico da doença em um número cada vez maior de pacientes. Estudos prévios mostraram que a obtenção de níveis seguros de GH (GH médio <2,5ng/mL) e de IGF-1 normal reduz a taxa de mortalidade para o normal. Em 2002, foram publicadas diretrizes para o manejo da acromegalia, o qual envolve, muitas vezes, uma abordagem multidisciplinar. Neste artigo, fazemos uma avaliação crítica do que dispomos no Brasil para seguirmos as diretrizes estabelecidas nos consensos sobre diagnóstico e tratamento da acromegalia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Serraglio, Diogo Andreola, Heline Sivini Ferreira, and Nicholas Robinson. "Climate-induced migration and resilient cities: a new urban agenda for sustainable development." Seqüência: Estudos Jurídicos e Políticos 42, no. 83 (December 31, 2019): 10–46. http://dx.doi.org/10.5007/2177-7055.2019v41n83p10.

Full text
Abstract:
O presente estudo propõe-se a examinar como migrações de cunho climático podem contribuir para a expansão sustentável de cidades. A partir do método dedutivo, as conexões entre mudanças climáticas e mobilidade humana são inicialmente analisadas. Em seguida, investiga-se como os centros urbanos lidam com tais fenômenos e, por fim, volta-se à Agenda 2030, com especial atenção ao ODS 11. Apesar de almejar tornar as cidades e os assentamentos urbanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, esse ODS não considera o papel desempenhado por migrantes climáticos em áreas urbanizadas. Explora-se, diante disso, a Nova Agenda Urbana(ONU-HABITAT),que reconhece que migrantes podem trazer contribuições sociais, econômicas e culturais para a vida urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Andrade, Luciene Miranda de, Maria de Fátima Maia Costa, Joselany Áfio Caetano, Enedina Soares, and Eveline Pinheiro Beserra. "A problemática do cuidador familiar do portador de acidente vascular cerebral." Revista da Escola de Enfermagem da USP 43, no. 1 (March 2009): 37–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342009000100005.

Full text
Abstract:
Objetivou-se identificar a problemática da família de pessoas acometidas de acidente vascular cerebral hospitalizadas e discutir as dificuldades do cuidador familiar para o cuidado no âmbito domiciliar. A amostra constou de 154 famílias de pacientes internados em um hospital da rede pública de saúde, Fortaleza-CE. Conforme os resultados denotam, a maioria dos cuidadores são mulheres, 104 (67,5%); 122 casos (79,2%) apresentam comprometimento familiar e alterações na vida diária em 115 dos acompanhantes (74,7%); 150 (97,4%) não receberam orientações acerca dos cuidados, mas 143 (92,9%) sentem-se seguros para acompanhá-los. O sentimento predominante foi a tristeza, 125 (81,2%), e as dúvidas principais foram: alimentação, 64 (41,6%), administração de medicamentos, 49 (29,9%), e possíveis complicações clínicas após a alta, 49 (29,9%). Estes resultados alertam para o papel do enfermeiro como educador, não somente na prevenção das doenças crônico-degenerativas, mas, também, na orientação aos cuidadores familiares sobre os cuidados dispensados após a alta hospitalar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Machado, Daiana De Souza, Juliana Clemente Machado, José Olimpio Tavares De Souza, and Aline Cristina Sant'Anna. "A importância da guarda responsável de gatos domésticos: aspectos práticos e conexões com o bem-estar animal." Revista Acadêmica Ciência Animal 17 (July 5, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.7213/1981-4178.2019.17103.

Full text
Abstract:
A permissão do livre acesso à rua e outros ambientes externos aos gatos domésticos (Felis silvestris catus) por seus tutores pode gerar muitos problemas. Os transtornos causados pela presença destes animais vão desde sérios impactos à fauna local das regiões com populações de gatos ferais e semi-domiciliados, até a disseminação de doenças graves. Gatos que não possuem áreas de vida delimitadas por seus tutores estão susceptíveis a sofrerem maus-tratos, contrair e disseminar patógenos e parasitos, sendo muitas das doenças veiculadas por eles, tidas como zoonoses. Portanto, o objetivo deste trabalho foi oferecer elementos e informações precisas que embasem uma reflexão acerca da importância de um manejo apropriado e tutela responsável do gato doméstico. Um método eficaz para solucionar os problemas associados ao livre acesso dos gatos à rua é a delimitação do espaço usado pelos mesmos. Animais que permanecem dentro de casa, em geral, estão seguros e com potencial de apresentar níveis adequados de bem-estar, além de não causarem impactos à fauna silvestre nem no bem-estar de outros animais domésticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Macedo, Marcelo Alvaro da Silva, Fabrícia de Farias da Silva, and Rodrigo Melo Santos. "Análise do mercado de seguros no Brasil: uma visão do desempenho organizacional das seguradoras no ano de 2003." Revista Contabilidade & Finanças 17, spe2 (December 2006): 88–100. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772006000500007.

Full text
Abstract:
A análise de desempenho de uma organização é sempre algo passível de muitas discussões. Questionamentos sobre quais indicadores utilizar e como consolidá-los de forma a estabelecer um critério justo de avaliação de performance estão presentes em vários estudos e no dia-a-dia das empresas. É nesse sentido que se apresenta este trabalho: como uma proposta de modelagem desse problema, através da utilização da Análise por Envoltória de Dados (DEA). Busca-se um índice de performance relativa que seja capaz de conjugar indicadores financeiros de lucratividade e de risco na análise de desempenho organizacional. Em outras palavras, o índice década empresa é uma combinação integrada de vários vetores de desempenho e é função não só de sua performance, mas também do desempenho das outras empresas analisadas. Fizeram parte da amostra desta pesquisa seguradoras de quatro segmentos: 25 de automóveis, 10 de saúde, 13 de vida e previdência e 18 de coberturas diversas, que estavam em operação no Brasil em 2003, listadas no ranking da Revista Balanço Financeiro da Gazeta Mercantil (2004), acerca do desempenho das melhores seguradoras e outras instituições financeiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Manso, Maria Elisa Gonzalez Elisa Gonzalez, and Leonardo Garcia Góes. "ESPIRITUALIDADE E DOENÇAS CRÔNICAS: itinerários terapêuticos de pessoas vinculadas a seguros-saúde nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro." Interespe. Interdisciplinaridade e Espiritualidade na Educação. ISSN 2179-7498, no. 12 (June 3, 2019): 23–39. http://dx.doi.org/10.23925/2179-7498.2019n12p23-39.

Full text
Abstract:
RESUMO: Espiritualidade é um conceito mais amplo do que religião e está relacionado à transcendência. É uma definição que não desmembra os aspectos físicos e mentais e que agrega o aspecto espiritual, fazendo parte de uma multidimensionalidade, e que se apoia nas contribuições atuais da física quântica e biologia. Ela faz parte do itinerário terapêutico como uma perspectiva para o futuro e alívio do sofrimento dos indivíduos, desempenhando papel fundamental na saúde como um recurso de enfrentamento dos desafios da vida. Trata-se de um estudo qualitativo com o objetivo de comprovar, ou não, a crença de que pessoas que utilizam seguros-saúde procurariam alívio para suas doenças apenas dentro da medicina hegemônica sem recorrer aos tratamentos alternativos e religiosos, por meio de entrevistas com um grupo de pessoas portadoras de doenças crônicas que se enquadram nessa crença, a fim de conhecer como sua espiritualidade influencia seu itinerário terapêutico. Todos os entrevistados, desde quando se sentiram doentes ou após o recebimento do diagnóstico, procuraram atendimento dentro do modelo médico hegemônico. Entretanto, várias práticas de alívio e cura foram procuradas pelos mesmos paralelamente aos cuidados alopáticos. Para essas pessoas, não há uma substituição do sistema médico hegemônico, mas vários caminhos terapêuticos que se complementam. Percebeu-se que o grupo entrevistado possui um itinerário terapêutico, que inclui, além da biomedicina, práticas espirituais e religiosas, independentemente da idade e do tipo de doença que os acomete. Dessa forma, é importante a abordagem da espiritualidade na atenção primária, para estreitar o vínculo médico-adoecido, devendo-se investir na formação destes profissionais, introduzindo o conhecimento sobre as terapias complementares, práticas populares e os efeitos da espiritualidade e religiosidade no processo saúde-doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Geitenes, Ana Paula Mendes, and Cristina Maria Dacach Fernandez Marchi. "Alternativas tecnológicas para o tratamento e disposição final dos resíduos de serviços de saúde." Revista Monografias Ambientais 17 (May 28, 2019): 3. http://dx.doi.org/10.5902/2236130832904.

Full text
Abstract:
O Atualmente vivemos inúmeras transformações, percebe-se que o estilo de vida das pessoas, vem provocando modificações. Um exemplo bastante atual dessas modificações são os resíduos sólidos, que vem comprometendo a qualidade ambiental, e, a qualidade de vida do homem a julgar pelos impactos socioeconômicos, sanitários e ambientais a eles inerentes. Os resíduos dos serviços de saúde (RSS) se inserem dentro desta problemática e vêm assumindo grande importância nos últimos anos. Esta preocupação cresceu devido ao conhecimento sobre os riscos impostos à saúde pública e ao meio ambiente. O presente estudo objetivou apresentar alternativas tecnológicas no tratamento e na disposição final utilizados na gestão de RSS. Trata-se de um estudo descritivo simples, de cunho bibliográfico. A coleta de dados, foi alcançada por meio de informações junto à bibliotecas eletrônicas. Percebe-se, no entanto que, existem inúmeras tecnologias de tratamento de RSS, com diferentes características, em termos de custos, segurança ao meio ambiente e à população, entre outros. Nota-se que aqueles processos que apresentam custo baixo, não são considerados seguros e biodegradáveis e que há necessidade de conhecer todas as características desses processos para que haja uma escolha do tratamento mais adequado, podendo variar essa adequação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Seguros (não vida)"

1

Lopes, Armando Jorge Pereira de Oliveira. "Subscrição de seguros não vida no canal bancário : controlo e optimização." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/4464.

Full text
Abstract:
Mestrado em Finanças
O objectivo principal do projecto é a análise e optimização do processo de subscrição de seguros não vida no canal bancário, focando-se na conformidade dos contratos de seguro produzidos em dois critérios: os requisitos legais a satisfazer e a evidência de uma correcta e efectiva venda. As análises regulares às carteiras, os relatórios de auditorias internas, o teor de algumas reclamações recebidas e mesmo a especificidade da regulação de alguns processos de sinistro, vinham formando a noção de que um determinado número destes contratos, não exactamente quantificável, estaria a ser celebrado sem a observância dos critérios exigidos. Este projecto visa, precisamente, dar resposta a esta evidência percepcionada, procurando mensurar o problema e retirar conclusões que levem a acções correctivas, de forma a minimizar e/ou eliminar este tipo de situações, que objectivamente incorporam risco adicional. Recorrendo à utilização de amostras, examinaram-se propostas geradas no canal, avaliando a presença dos critérios definidos e procedendo-se a análises que permitissem fazer-se inferência estatística para a carteira global produzida no banco.
The project's main objective is the analysis of underwriting process of non-life insurance policies generated through the bancassurance channel, in particular the controls and procedures used to verify that the policies are issued in accordance with two criteria: a) the legal/regulatory requirements and b) the sale was conducted in a proper, suitable and effective manner. The periodic analysis of the insurance policies' portfolio, of the internal audit reports, of the client's complaints and of the specific regulation applicable to some of the claims has contributed to the perception that a number of issued policies via this channel, not exactly quantifiable, did not fully comply with the approved requirements/criteria. In order to address the above mentioned perception, this project will focus on the identification of the main causes, on the quantification of the non-compliant policies and, furthermore, propose corrective actions to minimize/eliminate the potential additional risks that arise from issuance of non-compliant policies. The applications for non-life insurance policy generated through bancassurance were examined, through the use of the statistical sampling method, to evaluate their compliance with each of the criteria and define a consistent framework for statistical inference on the overall portfolio generated via the bank channel.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cavalcante, Renata Telles. "Relação entre o crescimento econômico, o desenvolvimento financeiro e os prêmios de seguros não-vida no Brasil." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/31350.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2017.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-12-22T15:51:44Z No. of bitstreams: 1 2017_RenataTellesCavalcante.pdf: 1702288 bytes, checksum: 2ed2ce6a6219cab6565ef59405279fb2 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-03-02T21:34:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_RenataTellesCavalcante.pdf: 1702288 bytes, checksum: 2ed2ce6a6219cab6565ef59405279fb2 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-03-02T21:34:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_RenataTellesCavalcante.pdf: 1702288 bytes, checksum: 2ed2ce6a6219cab6565ef59405279fb2 (MD5) Previous issue date: 2018-03-02
O mercado de seguros está entre os maiores detentores de investimentos financeiros do mundo. Sua importância tem atraído pesquisadores que buscam verificar a relação causal entre o mercado de seguros, o crescimento econômico e o desenvolvimento financeiro. Apesar de sua relevância no âmbito econômico e financeiro, a análise científica dos determinantes econômicos que impulsionam o consumo dos produtos de seguro não-vida é recente e pouco explorada. Dentre os estudos já realizados, nenhum tem como escopo a análise específica do Brasil. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar a relação do crescimento econômico e do desenvolvimento financeiro como determinantes no consumo de prêmios de seguro nãovida no Brasil, fazendo uso de regressão linear múltipla. Os resultados empíricos obtidos revelam uma relação positiva de longo prazo entre o crescimento econômico, o volume de crédito e o consumo de seguros não-vida no Brasil, confirmando evidências empíricas internacionais. Adicionalmente, foi observada bicausalidade de Granger entre atividade econômica e seguros não-vida no Brasil.
The insurance market is among the largest holders of financial investments in the world. Its importance has attracted researchers who seek to verify the causal relationship among insurance market, economic growth and financial development. Despite its relevance in economic and financial context, the scientific analysis of the economic determinants that drive the consumption of non-life insurance products is recent and little explored. Among the studies carried out, none has as scope the specific analysis of Brazil. In this sense, the objective of this study is to analyze the relationship of economic growth and financial development as determinants of non-life insurance premiums consumption in Brazil, whose analysis framework considers multiple linear regression method. The empirical results revealed a long run positive relationship among economic growth, credit and non-life insurance market in Brazil, confirming international empirical evidence. In addition it was observed Granger bicausality between economic activity and non-life insurance premium in Brazil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pereira, Adriana Martins. "Satisfação com a comunicação interna formal : estudo de caso numa empresa de seguros não-vida." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2018. http://hdl.handle.net/10400.5/16579.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
A comunicação interna desempenha um papel estratégico fundamental no seio das organizações, com impacto comprovado na satisfação, motivação e envolvimento dos colaboradores, na qual, cada vez mais, a Gestão de Recursos Humanos se fundamenta e justifica. Esta investigação procura avaliar a satisfação dos funcionários de uma empresa de seguros não-vida relativamente à comunicação interna formal. Foram utilizados três questionários similares, dirigidos a três grupos hierárquicos distintos (Colaboradores, Chefias Diretas e Chefias de Topo), no sentido de conhecer os seus graus de satisfação em função dos fluxos de informação horizontal, descendente e ascendente que incidiram sobre determinados fatores e meios de comunicação. As conclusões revelaram que os três grupos amostrais estão determinantemente satisfeitos com os fatores de comunicação, entre os quais ganha maior saliência a confiança/credibilidade na informação transmitida. Quanto aos meios, o e-mail destaca-se pela utilização, satisfação e preferência entre os três grupos, seguindo-se-lhe os meios que implicam contacto pessoal entre os inquiridos.
Internal communication plays a fundamental strategic role within organizations. With a proven impact on employee satisfaction, motivation and involvement, has a major contribute on the foundation of the Human Resources. This investigation goal is to evaluate the impact of formal internal communication in the satisfaction of employees of a non-life insurance company. Three similar surveys were distributed among Employees, Direct Managers and Top Management in order to find out their satisfaction levels determined by horizontal, descending and ascending information flows. These surveys were focused on the factors information and media. The results showed convergence of the three sample groups studied. Also showed that they were satisfied with the communication factors, with focus on the confidence/credibility of the information transmitted. Regarding the means, the e-mail stands out for its use, satisfaction and preference among the three groups, followed by the means that imply personal contact between the respondents.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Garcia, Ricardo Bruno Rogado. "Aplicação do Tail Conditional Expectation à determinação do requisito de capital de uma Empresa de Seguros Não Vida." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2004. http://hdl.handle.net/10400.5/19718.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ciências Actuariais
A questão da determinação do requisito de solvência das empresas de seguros assume uma importância primordial dada a natureza da actividade seguradora, a sua importância para a economia e o papel das seguradoras como investidores institucionais. A presente dissertação pretende evidenciar que é possível formular um modelo de solvência que, através da medida de risco Tail Conditional Expectation, determine o requisito de solvência de uma empresa de seguros, que explore o Ramo Automóvel e que mantenha a sua actual estrutura de activos e responsabilidades, para o horizonte temporal de um ano. O requisito de capital será calculado a partir da função de distribuição dos possíveis resultados futuros, que será gerada com recurso a simulação dos principais factores de risco que afectam a actividade seguradora, através da técnica de Monte Carlo, e que são susceptíveis de influenciarem as rubricas que determinam o valor de uma empresa de seguros. Assim, é apresentada a medida de risco Tail Conditional Expectation e formulado o modelo de solvência, sendo para tal definidos os diversos factores de risco considerados, estudada a sua modelação individual e conjunta e apresentados os respectivos mecanismos de simulação. O modelo proposto é aplicado a uma seguradora não vida, calculando-se o seu requisito de capital e comparando-se este resultado com o capital próprio existente.
Setting the solvency requirement of an insurance company is a major question, due to the nature of the insurance activity, its importance in the economy and the role played by insurance companies as institutional investors. The present dissertation intends to emphasize that is possible to formulate a solvency model that calculates, applying the Tail Conditional Expectation risk measure, the solvency requirement of an insurance company that operates solely in the Automobile Branch, given that its present structure of assets and liabilities remains unchanged, for a one year time horizon. The solvency requirement is calculated from the distribution of possible future values generated through Monte Carlo simulation of the main risk factors that affect the insurance activity and influence the assets and liabilities that determine the value of an insurance company. First, we present the Tail Conditional Expectation risk measure. Second, formulate the solvency model, namely trough the definition of risk factors involved, the explanation of the individual and joint behaviour risk factors modelling and the description of the simulation mechanisms considered. The proposed model is tested in a general insurance company, in particular, we calculate the capital requirement and compare the equity values.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Simões, Ana Luísa Madeira. "Análise de modelos de solvência no âmbito do projecto solvência II : desenvolvimento de um modelo interno parcial numa companhia de seguros não vida." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2008. http://hdl.handle.net/10400.5/4005.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ciências Actuariais
Perceber até que ponto uma Companhia de Seguros tem capacidade para honrar os seus compromissos para com os tomadores de seguros, ou outros intervenientes envolvidos, justifica a necessidade de construção de um modelo de solvência que permita às Empresas de Seguros identificarem, medirem e gerirem adequadamente os riscos a que estão expostas com o intuito de calcularem um requisito de capital o mais adequado possível. Na presente dissertação pretende fazer-se uma análise global da evolução do regime de solvência na União Europeia que culmina no projecto Solvência II em actual desenvolvimento através de estudos de impacto quantitativo. Com vista à realização de uma possível análise comparativa abordar-se-ão as versões standard de outros sistemas de solvência baseados no risco, em vigor em vários países. Com o intuito de exemplificar o que poderá ser a construção de um modelo interno de solvência, identificar-se-ão os principais factores de risco que afectam a actividade seguradora, dando especial atenção ao risco de subscrição não vida. Aplicando os dados de uma seguradora não vida, este irá ser modelado calculando as necessidades de capital dele resultantes, fazendo uso de modelos estocásticos e recorrendo às medidas de risco Value at Risk e Tail Value at Risk.
To understand until which point an Insurance Company has the ability to honour their obligations to the policyholders or others stakeholders, justifies the need to develop a solvency model that allows Insurance Companies to identify, measure and manage properly the risks to which they are exposed, with the purpose of estimating adequately, as much as possible, the capital requirement. The present dissertation intends to globally analyse the evolution of the solvency regime on the European Union that culminates in the Solvency II project under development making use of quantity impact studies. Aiming a possible comparative analysis, other solvency systems based on risk, in use by several countries, will be approached on its standard version. With the purpose of showing the possible construction of an internal solvency model, the main risk factors that affect the insurance activity will be identified, taking special attention to the non life subscription risk. Using data from a non life insurance company, this will be modelled by calculating its capital needs, making use of stochastic models and applying the risk measures Value at Risk e Tail Value at Risk.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moreira, Luís Filipe da Costa. "O impacto do ciclo económico na sinistralidade dos ramos patrimoniais." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/3741.

Full text
Abstract:
Mestrado em Finanças
Na elaboração deste trabalho tivemos por objectivo verificar cientificamente a veracidade de uma teoria existente no mercado segurador, de que o ciclo económico tem impacto na sinistralidade dos ramos patrimoniais. Ainda segundo esta teoria, os cortes na segurança efectuados pelas empresas em dificuldades, o aumento do desemprego e, consequentemente, da criminalidade, o chamado risco moral, provocam o aumento da taxa de sinistralidade. Tomam-se muitas decisões de gestão nas seguradoras com base na teoria acima, porém não existe, em Portugal, qualquer estudo que demonstre a correlação entre as variações do PIB e a sinistralidade. Com este estudo pretendemos verificar cientificamente a veracidade desta. teoria e encontrar variáveis explicativas para a sinistralidade. Atendendo a que os dados de mercado estão muito agregados e que os da seguradora em estudo se limitam a cinco anos, os resultados do nosso estudo não permitiram provar a teoria. No entanto, criámos um "ponto de partida" para que, com dados de mais alguns anos, se consiga concluir sobre a existência ou não de impacto do ciclo económico sobre a sinistralidade.
The purpose of this research is to verify scientifically the theory of the Insurance market about the impact of the economical cycle in property insurance losses. Accordingly to the above theory, the reduction on the investment with security measures taken by Insurance Companies with several economical problems, the unemployment increasing and consequently, criminality, i.e moral risk, causes de increasing of accident rates. Companies take many management decisions based in the above theory, however, in Portugal, it did not exist any study that proves the correlation between PIB and claimed values. The aim of this study is to prove scientifically the appointed theory and also find the causes that my support losses. Since the market database are very aggregated and the variables of the study Insurance Company refers only to 5 years, the result of the Case Study did not allow to prove the veracity of the above theory. Although we consider this is a first approach, hereafter, considering a consistent database, enable to prove the economical impact in accident rates and consequently losses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Guimarães, Sérgio Rangel. "Fundamentação técnica e atuarial dos seguros de vida : um estudo comparativo entre o seguro de vida individual e o seguro de vida em grupo no Brasil." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2003. http://hdl.handle.net/10183/3227.

Full text
Abstract:
A indústria de seguros é uma atividade econômica relativamente jovem, possuindo raízes na revolução industrial. O desenvolvimento dessa indústria ocorreu de forma bastante intensa durante o século passado, quando a atividade passou a ser inserida na área de gestão de riscos. As Companhias de Seguros que trabalham nesse ambiente de negócio fundamentam todo o processo de precificação dos seus produtos em rígidas bases técnicas e atuariais. O presente trabalho dedica-se ao estudo dessas questões, abordando especificamente os seguros de vida, com ênfase à cobertura de morte. A pesquisa tem por objetivo comparar duas modalidades distintas de seguros que são ofertadas ao mercado: o seguro de vida individual e o seguro de vida em grupo. Embora ofereçam aos consumidores coberturas bastante similares, ambas as modalidades devem obedecer a requisitos e princípios técnicos diferenciados por parte das instituições que fazem a sua gestão.
The insurance industry is a relatively young economic activity; its bases are found in the industrial revolution. The development of such industry occurred in a very intense way in the last century, when the activity started being placed in the area of management of risks. The insurance companies that work in this business environment base the whole pricing process of their products on rigid technical and actuarial bases. The present work aims at studying these questions, focusing on the life insurance, with emphasis on the death coverage. The research intends to explore and compare two distinct modalities of insurance that are offered to the market: the individual life insurance and the group life insurance. Even though they offer similar coverage, they must fulfill requirements and different technical principles ruled by the institutions which are responsible for their management.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carlos, Gustavo Barreto Bernardo. "Asset portfolio of an health insurer : the multicare case." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/7686.

Full text
Abstract:
Mestrado em Finanças
A Indústria Seguradora tem várias particularidades, mas eventualmente uma das mais importantes é a incerteza relativamente aos cash flows futuros, devido à natureza imprevisível de catástrofes naturais ou doenças, no caso dos seguros de saúde. Todavia, as seguradoras tentam gerir o risco, entre outras formas, utilizando técnicas de Gestão de Activos-Passivos. De qualquer modo, devido à dificuldade em prever com exactidão os passivos futuros, ao alinhar as maturidades de activos e passivos pode criar uma desarticulação entre ambos, caso acontecimentos inesperados ocorram e os custos com sinistros sejam bastante maiores do que o estimado. Como tal, este estudo visa encontrar uma abordagem alternativa à escolha da carteira de investimentos: ao estabelecer um floor razoável para o rácio de financiamento, procura rentabilizar-se os fundos excedentários de forma a atingir melhores rentabilidades que podem ser úteis como almofadas de capital em períodos com maiores taxas de sinistralidade, ao mesmo tempo que se procura encontrar um equilíbrio nas proporções entre classes de activos, de forma a não penalizar os requisitos de capital da seguradora, ao abrigo do estabelecido na Directiva Solvência II. Para este fim foi rastreado o índice EUROSTOXX 600, o benchmark do mercado accionista utilizado neste estudo, aplicando critérios pré-estabelecidos a partir dos quais foi possível chegar a uma carteira de acções, utilizando os pressupostos do Modelo de Índice Único (MIU). Por fim, tanto o portfolio original como o que foi calculado, foram avaliados em função dos respectivos rácios de Sortino.
The Insurance Industry has many particularities, but probably one of the most important is the uncertainty regarding future cash flows, due to the unpredictability nature of future catastrophes or illnesses, in the case of health insurance. Nonetheless, insurers try to manage risk, among others, by using Asset-Liability Management (ALM) techniques, which rely mainly on future cash flow matching between assets and liabilities, according to the company's expected future responsibilities. However, as liabilities are difficult to predict in an accurate way, indexing assets to the liabilities' maturities can create a mismatch should unforeseen events occur and claims costs develop worse than expected. As such, this study aims an alternative approach to portfolio selection: by establishing a reasonable floor value to the funding ratio, it tries to monetize the surplus funds to achieve greater returns which can be used as buffers in periods with higher loss ratios, while attempting to find an equilibrium asset mix not to penalize the company?s capital requirements under the Solvency II Directive. For this purpose, the EUROSTOXX 600, the stock benchmark used in this study, was screened using specified criteria and from which a portfolio of stocks was chosen under the Single Index Model (SIM) assumptions. Lastly, the current and the new portfolio were measured against each other using the respective Sortino ratios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Wünsch, Paulo Eduardo Rosselli. "Evolução e perspectivas do seguro de vida e de acidentes pessoais no mercado segurador nacional." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2006. http://hdl.handle.net/10183/10681.

Full text
Abstract:
A área de seguros é uma atividade extremamente importante no dia-a-dia da sociedade, uma vez que, independentemente dos prejuízos que sofremos, os seguros permitem a continuidade de nossas vidas. Apesar disso, o número de pessoas que contrata uma apólice de seguro, em especial de Vida e de Acidentes Pessoais, ainda é muito pequeno em relação ao total da população brasileira. Inúmeras causas podem ser indicadas como responsáveis por esta situação. Todas, certamente, possuem motivos plausíveis de sua indicação. A presente dissertação dedica-se a estudar quais as principais causas que realmente dificultam o acesso das pessoas a contratarem uma apólice e, obviamente, manterem-se seguradas.
Insurance business is an activity extremely important in our routine, since it allows people to continue their lives, no matter which losses they have been through. Despite it, the number of people who contract an insurance policy in Brazil, especially of Life and Personal Accidents, is still very small if compared to the total Brazilian population. A number of causes could be indicated as responsible for this situation. Certainly, all of them present plausible reasons for their indication. This work studies which really are the main reasons that difficult the access of people to contract a policy and, obviously, to keep it.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mármol, Jiménez Maite. "Política de dividendos en una cartera de seguros no vida: Un análisis desde la teoría colectiva del riesgo." Doctoral thesis, Universitat de Barcelona, 2002. http://hdl.handle.net/10803/2143.

Full text
Abstract:
El análisis de la solvencia en las carteras de seguros no vida es un tema que ha sido muy tratado en la literatura actuarial generando una amplia bibliografía. Las hipótesis y los riesgos analizados han ido ampliándose, incluyéndose, ya no sólo el riesgo básico que viene representado por las fluctuaciones de la siniestralidad, sino otros muchos factores como la rentabilidad de las reservas, la inflación, los ciclos económicos, el reparto de dividendos, etc...

El entorno en el que se desarrolla la tesis es el enfoque que ofrece la teoría del riesgo, que se centra básicamente en la modelización de la cuantía total de los siniestros de una cartera de riesgo.

Dentro de la teoría del riesgo se encuentran trabajos que plantean la introducción de políticas de dividendos en los modelos básicos que formalizan el comportamiento de las reservas en carteras de seguros no vida. La idea consiste en que la parte de las reservas consideradas excedentes se repartan en forma de dividendos. Formalmente, su introducción en el modelo, se realiza mediante la definición de barreras de dividendos que determinan las cuantías de reservas que como máximo la compañía de seguros ha decidido mantener.

El estudio de los efectos de la modificación del modelo mediante la introducción de estrategias de reparto de dividendos se convierte en el punto de partida de la tesis. Así, los objetivos generales de la tesis se pueden agrupar básicamente en dos:

· Analizar los efectos de la introducción de barreras de dividendos en la probabilidad de ruina.

· Cuantificar los dividendos repartidos.

Respecto al primer objetivo indicado, es evidente que la introducción de políticas de dividendos provoca una menor acumulación de reservas, y por tanto una mayor probabilidad de que las reservas sean insuficientes para cubrir la siniestralidad. Analizar cómo se verá afectada la solvencia de las carteras en función de la política de dividendos elegida será pues uno de los puntos a tratar a lo largo del trabajo.

En lo relativo a la cuantificación de los dividendos repartidos, se puede considerar el papel de los dividendos como incentivo a los accionistas que han aportado el capital inicial, dividendos que pueden ser considerados, bien como rendimientos, bien como amortización a su inversión inicial. Se debería valorar, por tanto, si un mayor reparto de dividendos compensa el mayor riesgo de insolvencia, situación que puede interpretarse como una más rápida amortización de las aportaciones iniciales.

De ahí surge la necesidad de cuantificar los dividendos repartidos, de analizar su influencia sobre la solvencia de la cartera y de determinar la política de dividendos considerada óptima desde el punto de vista de criterios económico-actuariales.

La elección de la magnitud elegida para valorar los dividendos repartidos es un aspecto básico. Así, veremos a lo largo del trabajo como en la literatura actuarial se trabaja con la esperanza del valor actual de los dividendos repartidos, asumiendo que el proceso acaba en el momento de ruina o bien permitiéndose valores negativos de las reservas, y por tanto la recuperación del proceso.

Una vez planteados los objetivos, surgió la necesidad de formalizar el modelo modificado con el reparto de dividendos. Así, en el Capítulo 2, se especifican las hipótesis a partir de las cuales se determina el reparto: se puede considerar que se repartirán dividendos siempre que el nivel de las reservas alcance el nivel de la barrera de dividendos (reparto continuo), o bien que el reparto sólo se producirá en momentos determinados del tiempo, suponiendo que las reservas sean mayores que la cuantía predeterminada por la barrera de dividendos (reparto discreto). Se recogen también los dos tipos de barreras definidas en la literatura actuarial: por un lado, las barreras reflectantes, que mantienen el nivel de las reservas en la barrera hasta la ocurrencia del siguiente siniestro, y por otro, las barreras absorbentes, definidas de tal forma que siempre que las reservas alcancen la barrera, se da por acabado el proceso.

Una vez definidas las hipótesis de reparto y su formalización, otro de los temas interesantes fue el de analizar las barreras que aparecían definidas en la literatura actuarial para controlar el crecimiento ilimitado de las reservas. Así, encontramos trabajos sobre la barrera constante y la barrera lineal creciente.

Nos centramos primero en el estudio de la barrera constante, realizado en los Capítulos 3 y 6. En el capítulo 3 se analiza suponiendo reparto continuo, y en el capítulo 6 se asume reparto discreto. Independientemente del reparto asumido, la característica básica es que, en el análisis en tiempo infinito, se producen valores de la probabilidad de ruina igual a uno. Se recoge la demostración asumiendo reparto continuo, y se presenta la demostración de que en el reparto discreto la ruina también es segura.

En el análisis de la barrera constante, al ser la ruina cierta, centramos el estudio en la cuantificación de los dividendos repartidos. En la primera parte del capítulo 3 se presentan nuevas medidas que permiten aportar datos sobre la cuantía y el momento en que se empiezan a repartir dividendos, suponiendo que éstos sean positivos, mientras que en la segunda parte se realiza un estudio en el que se determina un óptimo económico del nivel de la barrera y el nivel inicial de las reservas. La idea que nos llevó a plantear este problema es que se puede considerar el nivel inicial de las reservas como una aportación de los accionistas. La comparación de esta cuantía con los dividendos que recibirán a cambio permite hallar combinaciones óptimas y obtener datos para analizar la rentabilidad obtenida por los accionistas.

En el capítulo 6, en el que se analiza la barrera constante con reparto discreto, y tras buscar la bibliografía existente, hallamos que el cálculo de los dividendos repartidos se realizaba para unas distribuciones del coste total concretas. Así, nos planteamos un método de resolución válido para cualquier distribución discreta de la siniestralidad agregada. Optamos por el planteamiento de un sistema de ecuaciones lineal y su correspondiente generalización en la forma matricial que nos permitiese hallar la esperanza del valor actual de los dividendos, independientemente de la distribución del coste agregado.

La otra barrera planteada hasta ahora, es la barrera lineal tratada en el Capítulo 4. Aquí la ruina ya no es segura, por lo que debemos plantearnos el cálculo de la probabilidad de ruina, tema tratado en la primera parte del capítulo.

La segunda parte está dedicada a la valoración de las cuantías repartidas en forma de dividendos. De especial importancia en este capítulo es el uso de un planteamiento alternativo para el cálculo de la probabilidad de ruina y de los dividendos repartidos (Grandell (1991)), que nos permite la demostración analítica de las condiciones de contorno necesarias para la resolución de las ecuaciones en derivadas parciales obtenidas.

En el capítulo 5 presentamos una nueva barrera de dividendos a la que denominamos barrera parabólica. La idea de introducir una nueva estrategia de reparto de dividendos surgió cuando, mediante simulación, pudimos comprobar que existen barreras alternativas equivalentes desde el punto de vista de la solvencia, pero que producen un reparto de dividendos diferente. Analizamos en este capítulo la probabilidad de ruina y los dividendos repartidos, incluyéndose comparaciones con la barrera lineal.

En el capítulo 7 se presentan las conclusiones de la Tesis. En el capítulo 8 se incluyen los programas informáticos en Fortran y APL2 necesarios para el desarrollo de algunos apartados de la Tesis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Seguros (não vida)"

1

Pessoa, Henrique Novais. Segura bem para o branco não cair: Histórias africanas (contos da vida real). Alhos Vedros: Tip. Lousanense, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Habib Lantyer de Mello, Victor. 15 Direitos do Consumidor que você precisa saber. Navida Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51968/navida.direitosdoconsumidor.

Full text
Abstract:
As relações de consumo estão presentes em nossa vida todo o tempo, desde quando vamos no cinema; no supermercado; no restaurante; quando assinamos algum serviço: seja de internet fixa e móvel, de revisão do carro, de streaming, de seguro do carro, ou bancário. O entendimento acerca dos nossos direitos é essencial para evitar problemas, e para impedir que sejamos enganados eventualmente. Ter pleno conhecimento deles é estar no controle de nossas ações, possibilitando uma maior autonomia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lourenço, Luciano, and Hudson Rodrigues Lima, eds. Resiliência ao Risco. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2020. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-54942-7-9_8.

Full text
Abstract:
Neste volume da coleção Estudos Cindínicos, o leitor encontrará discussões com base em estudos e investigações desenvolvidas por profissionais de Portugal e Brasil. São discussões apresentadas e referenciadas no III Simpósio Ibero-Afro-Americano de Riscos, realizado na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, no período de 17 a 20 de junho de 2019 em parceria com a Riscos – Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, com base na Universidade de Coimbra, Portugal. Os textos possuem como tema de diálogo a resiliência em situações de riscos, um dos três eixos estruturais do referido evento científico. Neste sentido, este volume sobre Resiliência e Riscos tem por objetivo trazer à tona o conhecimento e o debate acerca de realidades territoriais em que as comunidades ameaçadas, poder público e empreendedores, submetidos às inúmeras situações de risco e mesmo de administração de um acidente e/ou desastre, conseguem e/ou conseguiram experiências de êxito com relação à gestão de tais fenômenos. Vivemos num tempo em que o mercado gera necessidades de consumo cada vez mais em grande escala. Em tal ritmo ocorre a submissão de pessoas e ambientes a uma diversidade cada vez maior dos tipos de riscos. Esta situação exige das comunidades ameaçadas, poder público e empresas implicadas, a previsão dos riscos para melhor gestá-los e garantir um mínimo de segurança, ou no caso de crises ter estabelecida a capacidade de resposta à altura dos problemas. Assim, a leitura deste livro pode inspirar investigadores, gestores públicos e pessoas em geral um vez que, em diferentes situações de riscos, sujeitos sociais foram e são capazes de, em meio a desafios enormes provenientes de riscos, atuarem sobre os territórios a fim de torná-los seguros ou até mesmo de superação em casos de tragédias. Clara demonstração que a mesma criação humana de situações das mais diversas modalidades de riscos, é de onde surge a capacidade e a força social de enfrentamento, determinação e gestão eficiente do território a fim de torná-lo seguro e saudável à vida humana e às outras formas vitais do ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lourenço, Luciano, and Vicente de Paulo da Silva, eds. Territórios em Risco. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2020. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-54942-5-5_7.

Full text
Abstract:
Os empreendimentos de grande magnitude têm provocado sérias transformações no espaço e, ao mesmo tempo, expõem territórios e populações a vulnerabilidades e riscos sem precedentes. Atualmente, a forma de apropriação do espaço é cada vez mais predatória ao ponto de colocar os territórios e as pessoas em risco. Assim, questionamos: Seria possível pensar uma vida segura no planeta? Nós, humanos, queremos garantir nossa vida na terra, repleta de mordomias, sem qualquer risco de prejuízo a essa condição de mordomia. Queremos o milagre, mas, sem merecê-lo e, isso é o que revela a relação de ganância e estupidez que, conforme Stephen Howking, são o que acabará com a vida na terra. Não queremos mudar nosso modo de viver, nossos valores. O que isso nos inspira a pensar? Que sentimos fascinados pelo mundo das coisas; dos produtos industrializados; fascinados pela modernidade etc. esquecemos a essência da vida: a de que sem o chão, não se constrói nem se garante a segurança da casa. Ou seja, a casa é o planeta e os hábitos modernos simplesmente partem do princípio da exploração dos bens naturais até sua exaustão, esquecem o planeta. Este livro vem contribuir com esse debate trazendo diferentes trabalhos de autores envolvidos com a temática dos Riscos, que ainda constituem desafios a investigadores e profissionais diversos, como a identificação de riscos e sua gestão, uma vez que vários países promovem políticas econômicas cada vez mais ameaçadoras à segurança das pessoas e sistemas vivos. Cada capítulo traz uma contribuição ao debate dos riscos, os quais podem se manifestar em forma de inundações em áreas urbanas, riscos socioambientais em comunidades pesqueiras, necessidade de implantação de unidades de conservação para amenizar riscos, dentre outros. Quem dera pudéssemos dizer “esta é uma obra de ficção”, mas, ao contrário, são aspectos reais de diferentes situações que expõem os territórios e as pessoas a riscos. Esperamos oferecer ao leitor uma contribuição aos estudos desse tema e desejamos uma boa leitura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Fabio José Antonio da. Cogito Ergo “SUS”: relatos de experiencias de profissionais de educação física no SUS. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.ces399.1121-0.

Full text
Abstract:
Falar da atuação do Profissional de Educação Física no SUS para mim é um prazer e um dever. PRAZER porque é bom falar daquilo que gostamos e o DEVER onde me cabe apontar, fiscalizar e promover as ações e dar visibilidade a nossa profissão da melhor maneira possível. Ver o quanto podemos fazer na saúde pública e não ter isso registrado, formalizado, foi pra mim a mola propulsora para organizar esse e-book. Confesso que desde o princípio sabia que ia dar certo. Quando comecei a entrar em contato com os colegas de outros estados, pude sentir em suas vozes a certeza de que queiram a mesma coisa que eu, ou seja, dar vazão aquilo que realizavam no SUS, mas que não tinha a sua valorização, o seu reconhecimento. Não acordamos em busca de reconhecimento, mas sim, merecimento. Merecemos ser valorizados, merecemos ser lembrados, merecemos ter o nosso espaço definido dentro de tantos outros já consolidados. Foi com imensa alegria que recebi os aceites dos colegas e assim organizando essa bela coletânea de relatos de experiência, em formato digital, intitulado de COGITO ERGO “SUS”: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO SUS. “ Esse título nos remete a expressão latina “cogito ergo sum” que significa “Penso, logo sou”. A inclusão da palavra SUS nesta expressão para mim tem o valor notório que pensamos em SUS em todas as nossas ações sendo estas realizadas nos cenários de práticas, nos territórios sanitários ou qualquer outro espaço de saúde pública, na certeza de que promoveremos saúde e qualidade de vida a todos os usuários do sistema público de saúde. Este livro digital, escrito por mãos de especialistas, oferece um forte diferencial de relatos de experiencia na atuação de Profissionais de Educação Física no SUS. Os colaboradores deste livro digital apresentam um olhar direcionado para o lado humano, enxergando inúmeras perspectivas e caminhos a serem seguidos na direção da formação integral e investindo no potencial que cada um traz consigo, na intenção de se desenvolver, evoluir e transpor os seus limites, a fim de conquistar seus lugares na sociedade e vivenciar experiências longe de padrões adotados cultural e historicamente, que muitas vezes desconsideram o real significado de humanidade. Estes profissionais, e eu me incluo neste grupo, acreditam e lutam por uma sociedade inclusiva com práticas que envolvem a equidade e o respeito por toda a diversidade. Sendo assim, o ebook está regionalizado, proporcionado dessa forma uma viagem de norte a sul do país, do Caburai/RR ao Chuí/RS, com textos de fácil leitura e repleto de intencionalidades durante as diversas práticas corporais e intervenções proporcionadas aos usuários do sistema, comumente chamados os pacientes do SUS. Na região norte pudemos perceber o quanto o regionalismo está presente, principalmente nas nomenclaturas dos territórios de saúde. Na região nordeste, considerada a região com maior número de estados, num total de 9 estados, colabora com relatos de experiencias inigualáveis, começando desde os Programas de Residências, até a atuação cega, mas altamente segura das equipes de NASF-AP. Digo cega pois temos normas a seguirem, porém não temos modelos a quem nos espelhar, o que faz de cada equipe de NASF-AP o seu próprio modelo a seguir, atestando a máxima de que “não importa se está certo ou errado, o que vale é o que está combinado”. Descendo o mapa e parando no coração do Brasilllllll, chegamos à região centrooeste, região que me deixa extremamente a vontade em parafrasear Manoel... (colocar uma fala dele), considerado um ícone da cultura pantaneira, fauna e flora abundante e que reflete nas práticas corporais dessa região, diversas sensações e experiencias inigualáveis. Ter contato com ações realizadas na capital federal não é para qualquer um. Região Sudeste... uma megalópole reunida em 4 estados, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo. Linha de passagem para quem sobe ou para quem desce na geografia brasileira. Uma mistura de povos e culturas expressas em relatos técnicos-científicos. E por fim, região sul, a minha região. Nascido no Paraná, mas transitando entre os outros 2 estados, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, poderemos experimentar relatos típicos da região, mas também intervenções profissionais pontuais na promoção da saúde e qualidade de vida, em meio a pandemia. Ah, já ia me esquecendo desse tal COVID-19, uma mudança radical na dinâmica de trabalho, mas que não nos desanimou de forma alguma, promovendo saúde e qualidade de vida via redes sociais. O SUS não pode parar, não é! De uma forma ou de outra, soubemos manter a saúde física e mental em meio a esta pandemia, na certeza de que os nossos usuários precisariam bem mais de nós neste momento tão inseguro. Utilizo uma frase que cabe bem no momento que estamos vivendo: “Do pouco que fazemos, pode ser muito para eles (usuários)”. Uma leitura rica e agradável, na expectativa de que esse time de sucesso possa oferecer com amor e competência dados que qualificam e validam a atuação do Profissional de Educação Física na saúde pública brasileira. Sou do SUS... Vivo o SUS...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bachur, Tatiana Paschoalette Rodrigues. Toxicologia: uma abordagem multidisciplinar – Volume I. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.tam719.1121-0.

Full text
Abstract:
Desde os períodos mais remotos, nas civilizações primitivas, substâncias presentes na natureza eram utilizadas para fins diversos, como a caça e extermínio de inimigos. Com a evolução da humanidade, muitos esforços têm sido feitos para o avanço no conhecimento acerca do uso seguro de substâncias presentes em diversos contextos da vida, através da identificação e caracterização do potencial tóxico e das condições de exposição a estas substâncias que podem repercutir em perigo para os seres vivos. Deste modo, o objetivo principal destes avanços consiste em prevenir agravos relacionados ao contato ou exposição com substâncias potencialmente tóxicas. Em nosso cotidiano, estamos constantemente expostos a potenciais agentes tóxicos, mesmo que não percebamos, a exemplo dos medicamentos, alimentos, substâncias presentes nos meios ocupacional e ambiental, além das substâncias produzidas e usadas intencionalmente por exercer atividades tóxicas no organismo, como as drogas de abusos lícitas e ilícitas. Assim, a Toxicologia surge como a ciência que, em suas diferentes áreas de atuação, busca compreender a natureza, os mecanismos das ações tóxicas e as alterações biológicas resultantes da exposição de um organismo vivo a diferentes substâncias químicas. No contexto da saúde humana, o papel principal desta ciência é a avaliação de risco e o estabelecimento de medidas preventivas e corretivas para a utilização segura destas substâncias pelo homem. O estudo acerca de acidentes por animais peçonhentos também se enquadra no escopo da Toxicologia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorrem 5 milhões de acidentes por picada de serpente por ano, resultando em 2,5 milhões de envenenamentos e em, pelo menos, 100.000 mortes. Portanto, tanto as intoxicações exógenas como os envenenamentos por animais peçonhentos correspondem a relevantes situações de risco à saúde que requerem atendimento especializado, constituindo um sério problema sanitário mundial. De modo agudo, as intoxicações e envenenamentos ocorrem em diversos contextos, como intenção suicida, acidentes, abuso de substâncias, prescrições médicas equivocadas, dentre outros. Porém, também a exposição crônica a substâncias com potencial tóxico pode desencadear consequências deletérias ao organismo a longo prazo, a exemplo da mutagênese e da carcinogênese. Este cenário requer a formação aaaaa LLLLLLLLLIIIII de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, especialmente da área da saúde, com visão integrada, multidisciplinar e abrangente sobre Toxicologia. Neste contexto, a proposta da obra “Toxicologia: uma abordagem multidisciplinar” é trazer, ao leitor, estudos que contemplam as diversas áreas da Toxicologia demonstrando o impacto de diferentes tipos de substâncias sobre a saúde humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bachur, Tatiana Paschoalette Rodrigues. Toxicologia: uma abordagem multidisciplinar – Volume II. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.tam726.2121-0.

Full text
Abstract:
Desde os períodos mais remotos, nas civilizações primitivas, substâncias presentes na natureza eram utilizadas para fins diversos, como a caça e extermínio de inimigos. Com a evolução da humanidade, muitos esforços têm sido feitos para o avanço no conhecimento acerca do uso seguro de substâncias presentes em diversos contextos da vida, através da identificação e caracterização do potencial tóxico e das condições de exposição a estas substâncias que podem repercutir em perigo para os seres vivos. Deste modo, o objetivo principal destes avanços consiste em prevenir agravos relacionados ao contato ou exposição com substâncias potencialmente tóxicas. Em nosso cotidiano, estamos constantemente expostos a potenciais agentes tóxicos, mesmo que não percebamos, a exemplo dos medicamentos, alimentos, substâncias presentes nos meios ocupacional e ambiental, além das substâncias produzidas e usadas intencionalmente por exercer atividades tóxicas no organismo, como as drogas de abusos lícitas e ilícitas. Assim, a Toxicologia surge como a ciência que, em suas diferentes áreas de atuação, busca compreender a natureza, os mecanismos das ações tóxicas e as alterações biológicas resultantes da exposição de um organismo vivo a diferentes substâncias químicas. No contexto da saúde humana, o papel principal desta ciência é a avaliação de risco e o estabelecimento de medidas preventivas e corretivas para a utilização segura destas substâncias pelo homem. O estudo acerca de acidentes por animais peçonhentos também se enquadra no escopo da Toxicologia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorrem 5 milhões de acidentes por picada de serpente por ano, resultando em 2,5 milhões de envenenamentos e em, pelo menos, 100.000 mortes. Portanto, tanto as intoxicações exógenas como os envenenamentos por animais peçonhentos correspondem a relevantes situações de risco à saúde que requerem atendimento especializado, constituindo um sério problema sanitário mundial. De modo agudo, as intoxicações e envenenamentos ocorrem em diversos contextos, como intenção suicida, acidentes, abuso de substâncias, prescrições médicas equivocadas, dentre outros. Porém, também a exposição crônica a substâncias com potencial tóxico pode desencadear consequências deletérias ao organismo a longo prazo, a exemplo da mutagênese e da carcinogênese. Este cenário requer a formação aaaaa LLLLLLLLLIIIII de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, especialmente da área da saúde, com visão integrada, multidisciplinar e abrangente sobre Toxicologia. Neste contexto, a proposta da obra “Toxicologia: uma abordagem multidisciplinar” é trazer, ao leitor, estudos que contemplam as diversas áreas da Toxicologia demonstrando o impacto de diferentes tipos de substâncias sobre a saúde humana. Boa leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Suministro de sangre para transfusiones en los países de América Latina y el Caribe 2016-2017. Organización Panamericana de la Salud, 2020. http://dx.doi.org/10.37774/9789275321713.

Full text
Abstract:
Las transfusiones de sangre son necesarias para mejorar o salvar la vida de niños con anemias graves, madres en emergencias obstétricas, pacientes con hemoglobinopatías, pacientes con cáncer, pacientes trasplantados, pacientes con enfermedades crónicas relacionadas con la edad, como hemorragias causadas por problemas vasculares y cirugías ortopédicas, personas heridas en accidentes, entre otras causas. La provisión y el acceso a sangre segura para transfusiones están estrechamente relacionados con la organización y el grado de desarrollo de los servicios de sangre, con la gobernanza y la participación de la sociedad a través de la donación voluntaria no remunerada. Desde 2004, la Organización Panamericana de la Salud (OPS) ha estado recopilando y publicando indicadores relacionados con el suministro de sangre en los países de América Latina y el Caribe. En 2014, los países de la Región reafirmaron su compromiso con la salud universal a través de la aprobación del Plan de acción para el acceso universal a sangre segura 2014-2019, aprobado por el 53.º Consejo Directivo celebrado en octubre de 2014 (CD53.6), este plan promueve el acceso universal a sangre segura para transfusiones en la región, a través de donaciones voluntarias no remuneradas, la organización de servicios de sangre, la implementación de estándares de calidad y seguridad y la aplicación de acciones de gobernanza. Los datos presentados aquí permiten monitorear e informar sobre el progreso y las limitaciones en la aplicación del Plan de acción para el acceso universal a sangre segura 2014-2019. Asimismo, se espera que estos datos promuevan el análisis y la evaluación de los indicadores a nivel nacional, subregional y que se fortalezcan o modifiquen las estrategias que mejoren la seguridad de la sangre y la accesibilidad a las transfusiones. La información fue proporcionada por las autoridades de los países y corresponde a los años 2016 y 2017.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Acevedo Aguilar, Juan Pablo, Darío Francisco Bernal Guzmán, Juan José Bernal Guzmán, María Fernanda Bernal López, Alejandro Bohórquez Keeney, Minerva Campion Canelas, Juan David Cárdenas Ruiz, et al. Después del final. Edited by Sergio Roncallo-Dow, Daniel Aguilar Rodríguez, and Enrique Uribe-Jongbloed. Universidad de La Sabana, 2021. http://dx.doi.org/10.5294/978-958-12-0578-3.

Full text
Abstract:
En nombre del rock se ha escrito lo más alegre y lo más triste, en nombre del rock se han alabado el amor y los más profundos abismos de la tristeza. El rock es vida y es muerte, el rock es una forma de habitar este mundo. El rock es lo que ha hecho que desde los salones de clase hayamos seguido sintiendo lo que somos y siendo lo que somos y, a pesar de que muchos lo han tachado como un producto más del capitalismo global, seguimos creyendo en él como un lugar de liberación. Ese espíritu recorre este libro. Se espera que este texto sea un aporte valioso para todos los interesados en el tema y que abra el camino para pensar el rock desde Colombia y América Latina. Este es un libro lleno de músicos y de música. Esta es una escena que merece ser pensada y vivida, no es la “escena underground que pagó tu papá y que tú te creíste que era verdad”. El rock no ha muerto, vive después del final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bernate Martínez, Juan Manuel, Leonor Mojica Sánchez, Diego Armando Jaramillo Ocampo, Luis Fernando Valero Iglesias, Camilo Andrés Roa Rugeles, Melva Irene Díaz Díaz, César Santiago Galindo, et al. Experiencias desde la cuarentena. Edited by Carol Viviana Castaño-Trujillo. 2020th ed. Editorial Corporación Universitaria del Meta -UNIMETA, 2020. http://dx.doi.org/10.52043/twxq1891.

Full text
Abstract:
Con la intención de seguir creando espacios para que se exprese la voz de nuestra comunidad, este concurso de ensayo, del cual presentamos hoy resultados en un libro que conjuga expresiones artísticas rigurosas y provocadoras, es un homenaje a las más de tres décadas de formación en una institución en la que el escucharnos, leernos, discutirnos y apoyarnos, junto con la confianza, la perseverancia y la inequívoca exaltación de la dignidad humana, son los motivos para continuar pensando, acaso, pensando-nos. Las diferentes expresiones artísticas que componen este libro, el primero de una colección que espero sea vasto, son la evidencia de que, aun cuando el ambiente se vuelve denso y la naturaleza parece ser la distopia que tantas veces la imaginación nos había anunciado, nos seguimos preguntando por cómo actuamos, por cuál es la respuesta que nos exige el mundo. Entre textos y fotos, asistimos a nuevas representaciones de la realidad que nos agobia y nos sorprende. Entre textos y fotos, nos conmovemos por la mirada de esos otros que se atrevieron, con valentía y generosidad, a mostrarnos una arista de sus vidas. Este libro es también, una invitación. En cada una de las irrupciones de los autores encontramos una provocación para cuestionar la hegemonía, esa que nos trastoca sin siquiera intentar persuadirnos, de la que somos cómplices cuando no cuestionamos. Una invitación para preguntarnos desde la palabra del otro, cuál es nuestra propia respuesta a los tiempos aciagos que nos abruman. Cuál es ese lugar desde donde le rebatimos al mundo por nuestra autonomía. Cuál es, en definitiva, nuestra contestación a la vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Seguros (não vida)"

1

"SEGURO DE VIDA. ¿SE PUEDE CONSIDERAR RENOVADO EL CONTRATO DE SEGURO AUNQUE DICHA CIRCUNSTANCIA NO SE RECOJA EXPRESAMENTE EN LAS CONDICIONES PARTICULARES?" In Cuestiones controvertidas en materia de derecho de seguros, 209–13. Dykinson, 2019. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctvr7fb5r.36.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Magalhães, Joaquim Romero. "Os primórdios de uma «vida segura e conversável» no Brasil." In O poder local em tempo de globalização: uma história e um futuro, 123–32. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2005. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0439-8_6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

"OCULTACIÓN DOLOSA DEL RIESGO POR PARTE DEL ASEGURADO, A PESAR DE NO HABER SIDO SOMETIDO AL CUESTIONARIO. VALIDEZ DE LA “DECLARACIÓN DE SALUD” EN EL SEGURO DE VIDA." In Cuestiones controvertidas en materia de derecho de seguros, 214–19. Dykinson, 2019. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctvr7fb5r.37.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

BARRETO, LILIÁDIA DA SILVA OLVEIRA, MIGUEL ARTURO CHAMORRO VERGARA, and NOÊMIA LIMA SILVA. "COVID-19 E AS AÇÕES PEDAGÓGICAS REMOTAS DO NUPATI/UFS: EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.049.

Full text
Abstract:
GRANDE ALIADA PARA O CUMPRIMENTO DAS MEDIDAS DE SAÚDE RECOMENDADAS PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS, 2020) DE ENFRENTAMENTO AO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2) TEM SIDO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE DIRIGIDA ÀS PESSOAS IDOSAS AFETADAS PELA RESTRIÇÃO DA CONVIVÊNCIA SOCIAL COM OUTRAS PESSOAS EM AMBIENTES REAIS. OBJETIVO: EVIDENCIAR ALTERNATIVAS REMOTAS DE CONVIVÊNCIA SOCIAL TRABALHADAS POR AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O CUMPRIMENTO DAS MEDIDAS SANITÁRIAS VOLTADAS PARA O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL, FUNDAMENTADA NO CONCEITO AMPLIADO DE SAÚDE DE “COMPLETO BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL, E NÃO SIMPLESMENTE A AUSÊNCIA DE DOENÇA OU ENFERMIDADE”(BRASIL, 2002). METODOLOGICAMENTE, ANALISOU AS OFICINAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELO NÚCLEO DE PESQUISA E AÇÕES DA TERCEIRA IDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (NUPATI/UFS) COM FOCO NO DETALHAMENTO DA AÇÃO PEDAGÓGICA REMOTA SOBRE O CUIDADO EM SAÚDE PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL, TRABALHADA EM UM DOS MÓDULOS DESTAS OFICINAS. RESULTADOS APONTARAM MELHORAS NA SITUAÇÃO DE VIDA DOS IDOSOS EM ISOLAMENTO SOCIAL ATIVADA PELOS CUIDADOS SAÚDE PARA A CONVIVÊNCIA SOCIAL REMOTA COMO UMA ALTERNATIVA SEGURA DE ENFRENTAMENTO À COVID-19. O IMPACTO DO DISTANCIAMENTO, DO MOVIMENTO E MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS FUNDAMENTARAM AS REFLEXÕES PARA RESPONDER ÀS NECESSIDADES DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA NA DINÂMICA PROPOSTA PELO ENVELHECIMENTO ATIVO EM TEMPOS DE PANDEMIA. CONCLUIU-SE QUE APESAR DA EXPERIÊNCIA HUMANA DA PANDEMIA IMPLICAR GANHOS E PERDAS, A INCLUSÃO DIGITAL PARA O IDOSO SE APRESENTOU COMO UMA ALTERNATIVA BENÉFICA PARA QUEBRA DO ISOLAMENTO SOCIAL DE FORMA SEGURA PROMOTORA DE UM AMBIENTE SAUDÁVEL DE CONVIVÊNCIA INIBIDORA DOS RISCOS E PÂNICOS DESENCADEADOS NO CONTEXTO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

SILVA, JOSÉ CRISTIANO PAES LEME DA. "AVALIAÇÃO EM IDOSOS: PERFIS DE MOBILIDADE FUNCIONAL EM INDIVÍDUOS FISICAMENTE ATIVOS DE AMBOS OS SEXOS." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.042.

Full text
Abstract:
AGRAVOS DO ENVELHECIMENTO IMPACTAM A ESTRUTURA MORFOFUNCIONAL REPERCUTINDO NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO MOTOR. OBJETIVO: APLICAR TESTE DE MOBILIDADE FUNCIONAL (TMF) PARA RISCO DE QUEDA (RQ), FRAGILIDADE E DÉFICIT FUNCIONAL, COMPARAR DIFERENÇA ENTRE MÉDIAS DO ESTUDO E DE REFERÊNCIA (P<0,05). AMOSTRA: PARTICIPANTES (N = 2262) MULHERES (1790) E HOMENS (472). IDADE ENTRE 60 A 95 ANOS (69,2 MULHERES E 71,2 HOMENS), EM PROGRAMA OFERECIDO PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA/RJ. RESULTADOS: - AS MÉDIAS OBTIDAS (MULHERES - 9.78 SEGS. - P<0.000), (HOMENS- 9.72 SEGS. - P <0.009) SUPERAM A MÉDIA DE REFERÊNCIA (10,0 SEGS.) NO TMF EM 77.1 % ENTRE MULHERES E 76.3 % HOMENS. - O AGRUPAMENTO DE IDOSOS EM INTERVALOS ETÁRIOS DE: 60-69, 70-79 E 80 E ACIMA IDENTIFICOU QUE, AS MÉDIAS DE DESEMPENHO NO TMF FORAM 9.22, 10.29 E 11.58 SEGUNDOS/MULHERES E 8.86, 10.08 E 11.48 SEGUNDOS/HOMENS, SUGERINDO REDUÇÃO DE DESEMPENHO COM AVANÇO DA IDADE CRONOLÓGICA. CONCLUSÃO: 1 - HÁ ASSOCIAÇÃO ENTRE ESTILO DE VIDA ATIVO E MELHOR DESEMPENHO NO TMF. 2 - HÁ CASOS MERECEDORES DE REVISÃO NA MEDIDA EM QUE, MESMO NA CONDIÇÃO DE GRUPO FISICAMENTE ATIVO, FORAM ENCONTRADOS DADOS CONFLITANTES ÀS EVIDÊNCIAS QUE RESPALDAM A ASSOCIAÇÃO AQUI DESCRITA. 3 - RECOMENDA-SE NECESSIDADE DE SUPERVISÃO DE EQUIPE MULTI PROFISSIONAL NA ORGANIZAÇÃO DOS PROGRAMAS DE AEF."
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Janiele Ferreira da, Silva, Barros Géssica Alexandre de, Duarte Larissa Querino da Silva, and Filho José Jordão. "POTENCIAL ANTIOXIDANTE DE EXTRATO DE ESPECIARIAS NA CONSERVAÇÃO DE PRODUTOS CÁRNEOS- REVISÃO." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02, 135–49. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.135-149.

Full text
Abstract:
Diversos estudos consolidam o uso de antioxidantes sintéticos na indústria de produtos à base de carne, no entanto afirmam que o uso desses componentes pode trazer risco a saúde do consumidor por apresentar potencial cancerígeno e tóxico. Com isso diversas alternativas vêm sendo estudadas, dentre elas o uso de fontes naturais com potencial antioxidante tem chamado a atenção da indústria alimentícia. O objetivo dessa revisão é apresentar pesquisas que abordaram o uso de antioxidantes naturais em produtos cárneos, os compostos bioativos dessas fontes, a retardação do processo oxidativo, além do uso de antioxidantes naturais em substituição aos sintéticos, suas utilidades e aplicações dentro da fabricação de alimentos, investigações sobre as propriedades e compostos bioativos presentes nos extratos ou aditivos alimentares a base de especiarias, quais são as propriedades antibacterianas e antioxidantes que minimizam o processo de oxidação em diversos produtos, além de melhorar os atributos sensoriais e qualidade dos mesmos aos quais são adicionados. Garantindo assim um aumento na vida de prateleira e retardação do processo oxidativo, assegurando maior estabilidade lipídica de produtos formulados com carnes. Concluimos que o uso de antioxidantes naturais proveniente de vegetais, especiarias, e frutas tem um enorme potencial, para ser utilizada na indústria alimentícia devido as suas propriedades antioxidantes e microbiológicas que garatem o aumento do tempo de vida útil desses produtos levando ao público consumidor adquirirem produtos de qualidade, seguro e saudavéis, tendo em vista que por ser uma fonte natural traz diversos beneficios aos consumidores e ao meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

LANDIM, ELANE CRISTINA SILVA, BRUNO WESLEY RAMALHO CIRILO FERREIRA, CIBERIO LANDIM MACEDO, and ANAÍS BEZERRA DE GUSMÃO. "CRITÉRIOS DE ESCOLHA NA FARMACOTERAPIA DA DEPRESSÃO NO PACIENTE IDOSO EM TEMPOS DE COVID-19." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.025.

Full text
Abstract:
DEPRESSÃO É UM TRANSTORNO MENTAL GRAVE QUE COMPROMETE A QUALIDADE DE VIDA DESSAS PESSOAS. O ISOLAMENTO SOCIAL DECORRENTE DA PANDEMIA RELACIONADA A COVID-19, CONTRIBUIU COM O AUMENTO DOS CASOS DE DEPRESSÃO NO MUNDO. O PROBLEMA É MAIS ACENTUADA NOS IDOSOS, POIS MUITOS DESSES PACIENTES APRESENTAM OUTRAS DOENÇAS ASSOCIADAS. A ESCOLHA DO ESQUEMA TERAPÊUTICO MAIS ADEQUADO PARA ESSES PACIENTES DEVE SER INDIVIDUALIZADA, UMA VEZ QUE MUITOS DESSES PACIENTES FAZEM USO DE OUTROS MEDICAMENTOS. O OBJETIVO DESSE ESTUDO FOI AVALIAR A FARMACOTERAPIA ATUAL DISPONÍVEL PARA O TRATAMENTO DA DEPRESSÃO NO IDOSO, APRESENTANDO AS CLASSES TERAPÊUTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS, BEM COMO NOVAS ALTERNATIVAS TERAPÊUTICAS. PARA TANTO, FOI UTILIZADO OS INDEXADORES DE ARTIGOS SCIELO, PUBMED E SCIENCEDIRECT. AS CLASSES TERAPÊUTICAS CLÁSSICAS DOS INIBIDORES DA ENZIMA MONOAMINA OXIDASE (I-MAO) E DOS ANTIDEPRESSIVOS TRICÍCLICOS (ADT) COMPREENDEM OPÇÕES DE SEGUNDA LINHA PARA OS IDOSOS, EM VIRTUDE DE DESENCADEAREM VÁRIOS EFEITOS INDESEJÁVEIS E INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS QUE PODEM SER GRAVES, SOBRETUDO PARA O IDOSO. AS CLASSES DE MEDICAMENTOS: INIBIDORES SELETIVOS DE RECAPTAÇÃO DE SEROTONINA (ISRS), INIBIDORES DE RECAPTAÇÃO DE SEROTONINA E NORADRENALINA (IRSN), INIBIDOR DE NORADRENALINA E DOPAMINA (BUPROPIONA), A AGOMELATINA E OS AGENTES MULTIMODAIS (VORTIOXETINA), CONTROLAM BEM AS MANIFESTAÇÕES DA DEPRESSÃO NORMALMENTE CAUSAM MENOS EFEITOS INDESEJÁVEIS, COMPREENDENDO AS OPÇÕES MAIS ADEQUADAS E SEGURAS A SEREM UTILIZADAS NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO NO PACIENTE IDOSO. A AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO EFICÁCIA E SEGURANÇA É FUNDAMENTAL NA ESCOLHA DO ESQUEMA TERAPÊUTICO MAIS ADEQUADO PARA SER UTILIZADO NO TRATAMENTO DOS PACIENTES IDOSOS COM DEPRESSÃO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

DAVI AZEVEDO FERREIRA, REGINA LÍGIA WANDERLEI DE, and DAVI AZEVEDO FERREIRA. "O USO DE PSICOFÁRMACO POR PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.071.

Full text
Abstract:
O SABER NA PSIQUIATRIA FARMACOLÓGICA É FUNDAMENTALMENTE EMPÍRICO, PELA FALTA DE CAUSALIDADE ENTRE EFEITOS BIOQUÍMICOS DOS PSICOFÁRMACOS E AS RESPOSTAS PSICOPATOLÓGICAS OBSERVADAS NOS PACIENTES. O ENVELHECIMENTO AUMENTA A PROBABILIDADE DE DEPENDÊNCIA A DROGAS E INTOXICAÇÃO, SIGNIFICANDO QUE OS IDOSOS SÃO VULNERÁVEIS AOS EFEITOS DESSES MEDICAMENTOS. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO PROVER EVIDÊNCIAS INTEGRATIVAS CONTEMPORÂNEAS ACERCA DO USO DE PSICOFÁRMACOS POR IDOSOS COM SINTOMAS DE DEPRESSÃO E/OU DE ANSIEDADE. ESTUDO NO FORMATO REVISÃO DA LITERATURA DO TIPO INTEGRATIVA, REALIZADA EM MAIO DE 2020, TENDO COMO PROBLEMÁTICA: COMO SE DÁ O USO DE PSICOFÁRMACOS PELOS IDOSOS? A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA NO PERIÓDICO CAPES, SCIELO E LILACS, UTILIZANDO OS DESCRITORES PSICOFÁRMACOS, DEPRESSÃO E ANSIEDADE. APÓS A APLICAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E DE EXCLUSÃO, 24 ARTIGOS FORAM SELECIONADOS POR ATENDEREM AOS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS PARA ANÁLISE. CONSTATOU-SE GRANDE USO DE PSICOFÁRMACOS NA POPULAÇÃO IDOSA, SENDO ESSA MEDICAMENTALIZAÇÃO OCORRIDA POR VÁRIOS FATORES, COMO DESIGUALDADE SOCIAOECONÔMICA, MODO COMO ENXERGA A VIDA, FATORES DE ABANDONO OU DE SENTIMENTO DE SOLIDÃO, OCORRÊNCIAS DE QUEDAS, PODENDO SER CAUSADAS PELO USO DO MEDICAMENTO OU NÃO, PÓS HOSPITALIZAÇÃO OU DURANTE, ONDE ACABA SE FAZENDO USO DE ANTIDEPRESSIVOS, BENZODIAZEPÍNICOS, ANSIOLÍTICOS E HIPONÓTICOS. EVIDENCIA-SE ASSIM, A NECESSIDADE DE UMA MELHOR COMPREENSÃO DESSA PRÁTICA MEDICAMENTOSA EM SENIS, PARA UM MELHOR PREPARO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE VÃO LIDAR COM ESSE TIPO DE TRANSTORNO EM IDOSOS, SENDO, NA MAIORIA DAS VEZES, UM PACIENTE POLIMEDICADO E DE DIFÍCIL PRESCRIÇÃO SEGURA DE MEDICAMENTOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Seguros (não vida)"

1

Borrelli, Elis Mayumi Yamamoto, and Sergio Scheer. "Building Information Modeling nos processos de gerenciamento de instalações." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2019. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.182.

Full text
Abstract:
O Building Information Modeling (BIM) para Facility Management (FM) é um método para fornecer ambientes de trabalho seguros, eficazes e eficientes. A manutenção é o período mais longo no ciclo de vida de um edifício, onde a maioria (85%) das despesas operacionais naturalmente se acumulam. No entanto, devido à falta de conhecimento sobre o assunto, muitos gerentes não dão a devida importância ao FM. Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com o objetivo de identificar os temas de pesquisa mais frequentes para a FM com a adoção do BIM, bem como as ferramentas mais utilizadas para o BIM-FM.Esta pesquisa foi desenvolvida como uma parte inicial de uma dissertação de mestrado. Os resultados das pesquisas de 2010 a 2018 relacionadas à aplicação do BIM no Gerenciamento de Instalações são apresentados neste artigo. No total, 81 artigos foram analisados. A ferramenta BIM mais utilizada foi o Revit e, para FM, o padrão COBie. O assunto mais explorado na literatura revisada é a “Proposta da estrutura BIM-FM” e, por isso, uma estrutura BIM-FM é proposta. Há uma lacuna quando se trata de custos na implementação e operação do BIM-FM, abrindo espaço para pesquisas sobre o assunto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sousa, Jenny Gil, and Catarina Mangas. "Acessibilidade no turismo e hotelaria: desafios contemporâneos." In INNODOCT 2020. Valencia: Editorial Universitat Politècnica de València, 2020. http://dx.doi.org/10.4995/inn2020.2020.11835.

Full text
Abstract:
Na sociedade contemporânea, o turismo detém uma ligação muito estreita com a realização pessoal e o bem-estar dos indivíduos, convertendo-se numa prática social e cultural, que movimenta milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, e apesar da crescente democratização, este fenómeno ainda não é para Todos. São muitos os cidadãos que pelas suas caraterísticas e incapacidades se veem impossibilitados de usufruir, de forma equitativa, dos espaços e dos equipamentos turísticos, designadamente hoteleiros. Neste exercício de massificação do turismo, as pessoas com deficiência surgem enquanto segmento do mercado ainda pouco contemplado, mas cada vez mais emergente e exigente. Com efeito, as pessoas com deficiência procuram um nível de autonomia cada vez maior e, neste quadro, as unidades hoteleiras veem-se perante um novo paradigma que as desafia, dentro daquilo que é também a rentabilidade financeira e o aumento de valor, a criar ambientes integradores e seguros que possam ser utilizados por todas as pessoas, na sua maior extensão possível. Falamos, pois, da criação de ambientes que respeitem os princípios do Desenho Universal, que no contexto da hotelaria diz respeito a muito mais do que a simples adaptação de espaços físicos para pessoas com deficiência, mas antes ao planeamento de todos os aspetos da vida do hotel. Face ao exposto, com este trabalho, pretendemos realizar uma reflexão teórica que, cruzada com uma análise de natureza mais prática, estimule o debate e aumente o conhecimento sobre a importância do Desenho Universal no âmbito de uma hotelaria realmente para Todos, numa perspetiva de oportunidade de rentabilização e vantagem competitiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Garcés, Lina, Flávio Oquendo, and Elisa Yumi Nakagawa. "Uma arquitetura de referência para sistemas de casas inteligentes de apoio ao cuidado à saúde da perspectiva de Sistemas-de-sistemas." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2019.6287.

Full text
Abstract:
Sistemas de casas inteligentes para o cuidado da saúde (em inglês Health- care Supportive Home ou HSH) podem prover serviços de saúde nas residências de pacientes diagnosticados com uma ou múltiplas doenças crônicas, visando princi- palmente a melhoria da qualidade de vida e da autonomia, bem como a diminuição dos custos dos sistemas públicos de saúde. Contudo, sistemas HSH apresentam gran- des desafios principalmente no tocante ao projeto de sua arquitetura e que preci- sam ser de fato tratados visando sua alta qualidade e viabilidade econômica. Além disso, sistemas de HSH são na maioria dos casos constituı́dos por diversos outros sistemas que são complexos, independentes, distribuı́dos e heterogêneos, como por exemplo dispositivos médicos, sistemas de saúde eletrônica (e-Health), sistemas de informação em saúde, entre outros. Dessa forma, eles não devem ser tratados como sistemas monolı́ticos (como atualmente os são), mas sim como Sistemas-de-Sistemas (do inglês, Systems-of-Systems ou SoS). Nesse cenário, o principal objetivo desta tese foi contribuir para o projeto arquitetural de HSH-SoS 1 ; para isso, foi estabelecida a HomecARe, uma arquitetura de referência que dá suporte ao reúso sistemático do conhecimento técnico e de domı́nio, facilitando o projeto e desenvolvimento de HSH-SoS. Para estabelecer a HomecARe, foi adotado um processo sistemático que apoia a engenharia de arquiteturas de referência. Visando analisar a viabilidade e relevância da HomecARe, foi conduzido um amplo estudo de caso no qual a Ho- mecARe foi utilizada para projetar o DiaManT@Home, um HSH-SoS de apoio a pacientes com diabetes mellitus para a autogestão de sua doença. Resultados obti- dos evidenciaram a relevância e viabilidade da HomecARe possibilitando construir HSH-SoS reusáveis, interoperáveis, confiáveis, seguros e adaptativos, sendo inclu- sive uma contribuição inédita para a área de saúde eletrônica, e trazendo avanços nas áreas de arquitetura de referência e SoS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Thays Rosa da, Gerson Zanusso Junior, Márcia Regina Momesso Neri Ferreira, and Hélen Cássia Rosseto. "FIDELIZAÇÃO DE DOADORES DE SANGUE: AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS COM O SERVIÇO EM UM HEMOCENTRO REGIONAL." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1459.

Full text
Abstract:
Introdução: A doação de sangue é de interesse mundial, visto que nenhuma substância pode substituir, completamente, o tecido sanguíneo essencial à vida. Todavia, a manutenção regular dos estoques de sangue nos hemocentros enfrenta dificuldades para atender demandas específicas e emergenciais. Dessa forma, faz-se necessário o estudo dos fatores de satisfação com o serviço, os quais contribuem para que os voluntários fidelizem-se ao processo. Objetivos: Analisar a percepção que os doadores possuem em relação ao serviço de atendimento hemoterápico e hematológico. Material e método: Realizou-se um estudo observacional descritivo em um banco de sangue, com participantes selecionados de forma aleatória. A partir da aplicação de um questionário as informações foram coletadas, durante o mês de setembro de 2019. Os voluntários participaram do estudo após concordância com o termo de consentimento livre e esclarecido. Os dados foram analisados pela estatística descritiva. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Maringá, com Protocolo n° 17866919.0.0000.0104. A pesquisa foi desenvolvida dentro dos parâmetros contidos na Resolução nº 466/2012. Resultados: A partir de uma amostra de 201 participantes, prevaleceram 80% dos indivíduos que não estavam doando sangue pela primeira vez, 37% afirmaram que a satisfação com o serviço contribui na fidelização do processo e 81% não encontrou dificuldade para estacionar o veículo. Os voluntários atribuíram notas de 1 a 5 para os seguintes setores: recepção (4,75), triagem hematológica (4,73), triagem médica (4,78), coleta (4,73), copa (4,82) e ambiente/estrutura (4,77). Um total de 72% dos doadores avaliou como excelente o serviço prestado pelo Hemocentro Regional de Maringá (HRM). Ainda, 68% dos participantes classificaram como excelente os esclarecimentos frente às dúvidas que surgiram durante a doação de sangue. De forma geral, 99% do público participante da pesquisa declararam-se satisfeitos ou extremamente satisfeitos com o HRM. Ademais, o estudo demonstrou que 99% dos voluntários voltariam a doar. Conclusão: Ressaltou-se a importância da satisfação com o serviço no processo de fidelização dos doadores, bem como a relevância do bom atendimento para que os voluntários sintam-se confortáveis e seguros durante todas as etapas que abrangem a doação de sangue.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Laura Beatriz, Nathalya Soken Ikeda, Laryssa Cruz Rocco, Mariana Benites Oshiro, and Rúbia Adrieli Sversut. "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DA MATÉRIAPRIMA E DOS COMPRIMIDOS GENÉRICOS DE PREDNISONA." In II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1046.

Full text
Abstract:
Introdução: A prednisona é um glicocorticoide utilizado para o tratamento de artrite, hepatite e doenças autoimunes. Alguns lotes de medicamentos podem não cumprir com rigor os padrões de qualidade exigidos, o que pode resultar em ineficácia terapêutica ou toxicidade. Portanto, o controle de qualidade visa assegurar a eficácia de produtos farmacêuticos. Objetivo: Avaliar a qualidade da matéria-prima e de comprimidos de prednisona através dos testes preconizados pela Farmacopeia Brasileira 6ª edição (2019) para determinação dos padrões de qualidade. Material e métodos: A matéria-prima de prednisona procedeu-se da empresa distribuidora de insumos e o medicamento genérico da prednisona foi adquirido em uma drogaria em Campo Grande – MS. As análises designadas para matéria-prima foram: organoléptica, reação colorimétrica, ponto de fusão, solubilidade e cromatografia em camada delgada (CCD); enquanto para os comprimidos foram realizadas as análises organoléptica, peso médio, friabilidade, dureza e desintegração. Resultados: Quanto às análises organolépticas, a prednisona matériaprima possuía característica de pó amorfo, entretanto, a Farmacopeia descreve a aparência da prednisona como pó cristalino, evidenciando uma divergência; já os comprimidos estavam íntegros e as embalagens em boas condições. Formaram-se as colorações esperadas para a reação colorimétrica: laranja seguido de verde-azulado. A faixa de fusão obtida foi de 230ºC à 245ºC e estava em divergência com a literatura. A amostra apresentou-se muito pouco solúvel em água. Na CCD, obtiveram-se os fatores de retenção (Rf) de 0,6 para a matéria-prima e 0,5 para a amostra comercial. O peso médio + DPR (%) obtido foi de 217mg ± 6,03; friabilidade de 0,63; dureza média (N) de 43,65 e desintegração (min) de 06 min e 30 segundos. Ao todo, os resultados mostraram-se satisfatórios, observando que as amostras foram aprovadas na maioria dos ensaios. Conclusão: Diante desses resultados, a matéria-prima e os comprimidos não apresentaram desvios dos padrões de qualidade pré-estabelecidos, mostrando-se seguros e eficazes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pereira, Mariana Soares. "USO DE QUIMIOTERAPIA E ELETROQUIMIOTERAPIA NO CONTROLE DE MELANOMA ORAL AMELANÓTICO CANINO - RELATO DE CASO." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1922.

Full text
Abstract:
Introdução: O melanoma oral canino é uma neoplasia maligna, formado a partir de melanócitos. Quando ele é classificado como amelanótico, ele não sintetiza melanina intracitoplasmática e tem um comportamento agressivo, uma vez que possui um rápido desenvolvimento. Por causa disso, se infiltra localmente, tendo aumento do volume da cavidade oral, bem como deformação do contorno facial, hemorragia e perda de peso, podendo ocorrer metástase por via linfática até os linfonodos e pulmões. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um caso de melanoma oral amelanótico, onde é abordado o tratamento para o controle do crescimento do tumor, a fim de se garantir uma qualidade de vida relativamente boa ao animal. Material e métodos: Uma cadela, da raça teckel, de 8 anos, foi atendida na Clínica Veterinária Vital Vet com histórico de sangramento na gengiva, halitose e dificuldade para se alimentar. Após o exame clínico, foi vista uma massa aderida, envolvendo terceiro e quarto dente pré-molar e invadindo o palato. Logo, o animal foi submetido ao exame histopatológico, tendo o diagnóstico de melanoma amelanótico com infiltração no tecido conjuntivo peritumoral. Assim, iniciou-se protocolo quimioterápico com a utilização da carboplatina via intravenosa, a fim de reduzir a chance de metástase, visto que a radiografia do tórax apresentou normalidade. Ademais, optou-se pela eletroquimioterapia, com sulfato de bleomicina e cloridrato de doxorrubicina via intravenosa, que foi intercalada com a carboplatina após 21 dias. Resultados: Houve remissão tumoral no local, mantendo a qualidade de vida do animal. Contudo, devido à infiltração tumoral, a cadela apresentou dificuldade para se alimentar e foi colocada uma sonda esofágica no dia da eletroquimioterapia. Além disso, houve deformação facial e a eutanásia foi indicada após um mês do diagnóstico. Conclusão: Apesar desse esquema ter sido descrito poucas vezes na literatura, ele se mostrou satisfatório no controle local do melanoma amelanótico oral em cães, já que impediu o crescimento tumoral na maxila. Entretanto, ainda vale destacar que essa neoplasia é importante, pois mesmo que os tratamentos indicados sejam seguidos, os animais acometidos têm uma taxa de sobrevida baixa, mostrando, assim, que os protocolos não são totalmente eficazes, sendo necessário novos estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Leal, Guilherme Guimarães, Julia Fernanda Bossolan Brito, and Wagner Carlucci. "DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: EM BUSCA DE NOVOS TRATAMENTOS ATUANTES NA MICROBIOTA INTESTINAL." In I Congresso Nacional de Microbiologia Clínica On-Line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1164.

Full text
Abstract:
Introdução: A microbiota intestinal é essencial para os seres vivos, desde antes do nascimento. Vários fatores estão envolvidos em sua formação, principalmente nos primeiros meses de vida, até atingir o estado de microbiota madura ao final do segundo ano de vida (MORAES et al., 2014). A dieta alimentar, o estilo de vida, o consumo de antibióticos, a ingestão de prebióticos e probióticos ou o processo de envelhecimento exercem grande influência sobre a formação do microbioma intestinal, predispondo indivíduos a desenvolverem ou não doenças crônicas, com ênfase na diabetes e obesidade, além das doenças inflamatórias intestinais (DIIs), representadas pela retocolite ulcerativa (RCU) e doença de Crohn (DC). Objetivos: Compreender o funcionamento do intestino como um ambiente simbiótico e analisar intervenções alimentares ou medicamentosas que favoreçam tal condição. Material e métodos: Levantamento bibliográfico, no qual serão utilizados como fonte de pesquisa, os artigos publicados em tais literaturas científicas: The Lancet; SciELO; Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; Brazilian Journal of Health Review. Os trabalhos selecionados passarão por uma seleção, de modo que os escolhidos sejam de grande relevância para esta análise. Serão excluídos, portanto, fontes cuja veracidade não seja comprovada, bem como trabalhos muito antigos. Resultados: A disbiose é um desequilíbrio da flora bacteriana intestinal que reduz a capacidade de absorção dos nutrientes no trato gastrointestinal. Assim, diante dos avanços científicos mais recentes, as ações para reverter a disbiose são baseadas na modulação da microbiota. A adequação dietética se consolida como a solução mais viável para modificar a composição da microbiota intestinal e produzir metabólitos essenciais para a saúde. Dessa forma, os prebióticos, que compõem a dieta, desencadeiam o crescimento de micróbios protetores (probióticos), como bifidobactérias e lactobacilos. Cogita-se também o transplante de matéria fecal. Trata-se de um método novo, seguro, de baixo custo, boa tolerância e poucos efeitos adversos. Conclusão: O entendimento acerca da modulação da microbiota, se consolida, portanto, como de extrema valia, uma vez que se estabelecem terapêuticas em potencial. À vista disso, há a possibilidade de desenvolvimento de abordagens preventivas, o que permitiria a preservação do bem-estar do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Da Silva, Carlo, and Vinícius Garcia. "Uma Modelagem de Risco Centrada em Comportamentos para o Desenvolvimento Seguro de Serviços no Ecossistema Web." In Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbseg.2019.13983.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar uma modelagem de risco para o desenvolvimento de serviços no ecossistema Web. A proposta visa estimar um fator de risco e impacto aos ativos considerando a violação de dados, os aspectos humanos e a conformidade do serviço. Além de considerar os comportamentos de seus atores, dispositivos e recursos. Adicionalmente, a proposta é validada através de catálogos de ataques top-threats disponíveis publicamente e testes estruturais com a linguagem Java e técnicas BDD. Com isso, é possível observar sua aplicabilidade sobre os riscos mais emergentes, caracterizando-se como um artefato que proporciona um desenvolvimento guiado na prevenção de ameaças para serviços da Web.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

De Sá, Matheus, and Roberto Araújo. "A Implementação de um Protocolo Criptográfico para Geração Distribuída de Credenciais no Sistema CIVIS." In XIX Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbseg_estendido.2019.14007.

Full text
Abstract:
O sistema para eleições via Internet CIVIS é baseado em um protocolo criptográfico que possibilita resistência à ataques coercivos, e para tal utiliza a ideia de credenciais. Uma credencial é formada por um conjunto de bits que deve ser gerado por um conjunto de autoridades eleitorais e entregue a cada votante em sigilo. Do contrário, o protocolo não garante resistência à ataques coercivos. Na versão atual do sistema CIVIS, entretanto, cada credencial é gerada porúnica autoridade eleitoral. Como consequência, o sistema depende que essa autoridade seja confiável para garantir a geração segura da credencial. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma implementação de um protocolo para a geração distribuída de credencias a fim de tornar a geração de credenciais mais segura no sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Chagas Manhães de Abreu, Gustavo Luiz, and Tiago Peghin Cenale. "Controle Ótimo Robusto de Vibrações em Sistemas com Variação de Frequência de Excitação utilizando Amortecedor Magnetoreológico e Observador de Estados." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1077.

Full text
Abstract:
Absorvedores dinâmicos de vibrações (ADV's) são bastante empregados na atenuação de vibrações em estruturas, porém não apresentam bons resultados em sistemas com variação de frequência de excitação, pois são limitados quanto à banda de frequência que são capazes de absorver. Como forma de contornar esse problema, surgiram trabalhos de controle utilizando amortecedor magnetoreológico (MR) como um ADV. Estes sistemas ainda deixam a desejar no quesito de robustez por considerarem que todas as variáveis são instrumentáveis, o que não ocorre em problemas reais envolvendo vibração. Neste sentido, este trabalho propõe um projeto de controle ótimo robusto, obtido via LMI (Desigualdades Matriciais Lineares), onde um observador de estados será utilizado para estimar valores não disponíveis dos sensores, buscando um sistema de controle de vibração mais seguro e robusto. A metodologia a ser empregada parte do estudo de um sistema vibratório experimental constituído por uma mesa vibratória de dois graus de liberdade com amortecedor MR acoplado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography