To see the other types of publications on this topic, follow the link: Seis personagens a procura de um autor.

Journal articles on the topic 'Seis personagens a procura de um autor'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 46 journal articles for your research on the topic 'Seis personagens a procura de um autor.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Valle, Vanice Lírio do. "Mandado de injunção, um enredo em andamento – Seis personagens à procura de um autor." A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional 13, no. 51 (2013): 155. http://dx.doi.org/10.21056/aec.v13i51.147.

Full text
Abstract:
A mudança de orientação da jurisprudência da Suprema Corte em relação ao mandado de injunção, com a decisão dos MI`s 670, 708 e 712, apresentou-se como uma solução definitiva ao tormentoso problema da inércia legislativa, quando se cuidasse de direitos fundamentais. Os casos que na sequencia se apresentaram à Corte – especialmente os recentes MI`s 943, 1010, 1074 e 1090 – em verdade, evidenciaram que os precedentes anteriores devem ser vistos como o primeiro ato de uma peça ainda em andamento, que está em verdade, longe de seu pano final. Esse artigo apresenta seis aspectos que a recente juris
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Maduro, Daniela Côrtes. "CHARACTERS DON’T NEED CLOSURE: A AVENTURA IMPRESSA E DIGITAL." Revista de Estudos Literários 4 (January 20, 2016): 377–92. http://dx.doi.org/10.14195/2183-847x_4_17.

Full text
Abstract:
“Quem teve a sorte de nascer personagem pode rir até da morte. As personagens não morrem”, escreveu Luigi Pirandello em Seis personagens à procura de um autor (1921). Mesmo que estas sejam executadas pelo autor podem permanecer camufladas entre as letras até serem despertadas. A sua morte é apenas ensaiada e nunca é sinónimo de despedida. Porém, não é apenas o acto de leitura que estende a mão às personagens e que as resgata do esquecimento. Muitas vezes elas são reanimadas por outros média ou por outras formas de expressão. Elas comprovam que um livro não tem um carácter ensimesmado, nem está
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mulinacci, Roberto. "Seis personagens à procura de um tradutor (ou de um crítico). Por uma história das traduções de Machado de Assis na Itália como história das não traduções." O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira 25, no. 1 (2016): 109–31. http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.25.1.109-131.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende debruçar-se sobre as dinâmicas editoriais da tradução dos romances de Machado de Assis na Itália, cuja característica dominante é, sem dúvida, representada pela prática da retradução, à qual estão periodicamente submetidas as três obras maiores (Memórias póstumas, Quincas Borba, Dom Casmurro) em detrimento de todas as demais. Portanto, se levarmos em conta que as pouquíssimas traduções não pertencentes à trilogia são bastante negligenciadas pela crítica que se ocupa da recepção do autor e, além disso, nem sequer todas as traduções da trilogia cabem no cânone italiano dele,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pinheiro, Valter Cesar, and Elton Jônathas Gomes de Araújo. "A palavra em declínio: um autor à procura da escrita no conto “As três toucas brancas”, de Breno Accioly." Revista Letras Raras 9, no. 3 (2020): 180. http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i3.1702.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe-se a examinar o conto “As três toucas brancas”, de Breno Accioly (1921-1966), que integra o livro de estreia do autor, João Urso, lançado em 1944 pela EPASA. Como atestam os fragmentos de rodapés publicados em periódicos e que estampam a quarta capa da primeira edição do livro, essa obra foi bem acolhida pelo meio literário e rendeu ao escritor dois importantes prêmios: o Graça Aranha e o Afonso Arinos.“As três toucas brancas” têm por narrador Sigismundo, médico de formação cujo desejo sempre foi escrever. Esse narrador-protagonista aflige-se, no momento da enunciação, por u
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Elisângela Da Silva. "Sete personagens lobatianas à procura da nação." Plural (São Paulo. Online) 15 (December 1, 2008): 47. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2008.75227.

Full text
Abstract:
<p>Neste texto tentamos observar a posição de Monteiro Lobato sobre os rumos que a nação brasileira deveria seguir para ter características modernas e desenvolvidas durante a primeira metade do século XX, momento em que o autor destina sua produção literária ao público infantil, e que consolidou como a série literária intitulada O Sítio do Pica-pau Amarelo. Neste trabalho enfocaremos a participação ativa das seguintes personagens: Dona Benta, Narizinho, Pedrinho, Emília, tia Nastácia, tio Barnabé e o Sabugo de Milho Visconde, na consolidação de propostas ao longo da narrativa. Pretendemo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gomes, Álvaro Cardoso. "Tratatado das Perversões." Remate de Males 35, no. 2 (2016): 351. http://dx.doi.org/10.20396/remate.v35i2.8645196.

Full text
Abstract:
Neste artigo, o autor trata das perversões encontradas no livro de contos Espelhos gêmeos, de Péricles Prade. Ao longo da análise, procura mostrar que há nas personagens um comportamento sexual que as leva à prática da masturbação, que, na imaginação do autor, tem um viés simbólico, ou seja, representa o princípio estético.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Roncari, Luiz. ""O poço", de Mário de Andrade: na beira do moderno e da tradição, do cosmopolita e do regional." Teresa, no. 14 (June 23, 2014): 167. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-8997.teresa.2014.99462.

Full text
Abstract:
O trabalho tem em vista apreciar o processo de composição literária de Mário de Andrade. Para isso, analisa uma passagem descritiva de uma “casinha”, do conto “O poço”, de seu livro Contos Novos, e sua similitude com a construção da personalidade de uma das personagens. O estudo procura verificar os sentidos das mudanças e deformações promovidas pelo autor quando, na busca da representação, transpõe o seu material das fontes empíricas para o texto ficcional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

De Brito, Daniela. "Fluxos identitários e as relações de poder em Moçambique." Abril – NEPA / UFF 10, no. 21 (2018): 221. http://dx.doi.org/10.22409/abriluff2018n21a515.

Full text
Abstract:
Recorrendo às discussões em torno do conceito de identidade, este artigo procura esclarecer, por meio da trajetória das personagens, o modo como os romances Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, O outro pé da sereia e, principalmente, A varanda do frangipani, de Mia Couto, absorvem e desenvolvem a questão identitária, destacando a convivência entre grupos distintos e a tentativa do autor de estabelecer uma forma mais abrangente de abordar conflitos gerados pelas diferenças, estabelecidas, geralmente, por interesses de grupos dominantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

De Brito, Daniela. "Fluxos identitários e as relações de poder em Moçambique." Abril – NEPA / UFF 10, no. 21 (2018): 221–31. http://dx.doi.org/10.22409/abriluff.v10i21.29976.

Full text
Abstract:
Recorrendo às discussões em torno do conceito de identidade, este artigo procura esclarecer, por meio da trajetória das personagens, o modo como os romances Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, O outro pé da sereia e, principalmente, A varanda do frangipani, de Mia Couto, absorvem e desenvolvem a questão identitária, destacando a convivência entre grupos distintos e a tentativa do autor de estabelecer uma forma mais abrangente de abordar conflitos gerados pelas diferenças, estabelecidas, geralmente, por interesses de grupos dominantes. ---DOI: http://dx.doi.org/10.22409/abriluff2018n2
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

De Oliveira, Marinyze das Graças Prates. "RECRIAÇÕES DE UM TEXTO LITERÁRIO, OU: DO RISO AO SUSSURRO." A Cor das Letras 11, no. 1 (2017): 69. http://dx.doi.org/10.13102/cl.v11i1.1503.

Full text
Abstract:
Promove-se, neste artigo, uma análise da coletânea Missa do galo: variações sobre o mesmo tema, na qual seis escritores fazem uma releitura do conto de Machado de Assis, adotando, em sua maioria, o ponto de vista de diferentes personagens. Procura-se explorar as similaridades entre tal o-peração e a transcriação de um texto literário para o cinema, bem como o fa-to de o ponto de vista das escravas negras, referidas no texto matricial, não ter sido adotado em nenhuma das novas versões do conto machadiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Da Silva, Fernando Crespim Zorrer. "O sagrado em Estórias Abensonhadas de Mia Couto." Abril – NEPA / UFF 8, no. 17 (2017): 45–54. http://dx.doi.org/10.22409/abriluff.v8i17.29907.

Full text
Abstract:
Em Estórias Abensonhadas, o autor moçambicano Mia Couto procura re-cuperar a tradição cultural através de personagens que são envolvidos por situações-limite em suas vidas. Entre os contos do livro, “Nas águas do tempo” destaca-se por apresentar traços tanto do profano como do sagrado que são peculiares às narrativas míticas. No enredo, o ser divino deve ser respeitado a fim de que não se rompa a unidade mantida com o homem e, deste modo, não se abale a ordem do mundo.---DOI: http://dx.doi.org/10.21881/abriluff.2016n17a360
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Schleumer, Fabiana. "FERREIRA, Roquinaldo Amaral. Cross-cultural exchange in the Atlantic World: Angola and Brazil during the Era of the Slave Trade. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. 262 p." História, histórias 4, no. 8 (2017): 253–56. http://dx.doi.org/10.26512/hh.v4i8.10956.

Full text
Abstract:
FERREIRA, Roquinaldo Amaral. Cross-cultural exchange in the Atlantic World: Angola and Brazil during the Era of the Slave Trade. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. 262 p.
 
 Fabiana Schleumer
 Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/Guarulhos)
 
 “A África e a formação do Mundo Atlântico”[1], obra primordial para a expansão e o fortalecimento dos estudos sobre o Mundo Atlântico no Brasil, trouxe novas e importantes indagações. Abordou os aspectos cotidianos da vida dos africanos na África e nas sociedades coloniais do Atlântico, enfocando a cultura, a reli
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Torre, Melissa Cobra. "O jogo entre real e ficcional em Antonio Tabucchi." Em Tese 19, no. 3 (2013): 148. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.19.3.148-158.

Full text
Abstract:
<p>O jogo literário é recorrente na obra do escritor italiano Antonio Tabucchi. Este se dá na construção da própria narrativa através de jogos de espelho e inversões de identidade dos personagens. A partir da relação estabelecida entre o conto “A frase a seguir é falsa. A frase anterior é verdadeira” e o romance <em>Noturno Indiano</em>, o escritor italiano busca confundir o leitor, levando-o a acreditar na veracidade dos fatos narrados em seus textos. Isso faz com que as identidades do protagonista de <em>Noturno Indiano</em> e do personagem de “A frase a seguir
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Sterzi, Eduardo. "HISTÓRIA, ENSAIO, INTERVALO OS LUGARES DA CRÍTICA E DA LITERATURA EM JOÃO ALEXANDRE BARBOSA." Via Atlântica, no. 9 (June 17, 2006): 99. http://dx.doi.org/10.11606/va.v0i9.50043.

Full text
Abstract:
<p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;">EM ENTREVISTA CONCEDIDA SEIS ANOS ANTES DE SUA MORTE, OCORRIDA EM 2006, O CRÍTICO LITERÁRIO JOÃO ALEXANDRE BARBOSA EXPLICITARIA AO AUTOR O DESEJO DE ESCREVER UM “ENSAIO DE HISTÓRIA DA LITERATURA BRASILEIRA”, QUE PERMANECEU COMO PROJETO. NESTE ARTIGO, O AUTOR PROCURA CONFERIR LEGIBILIDADE À OBRA “NÃO-LEGÍVEL”, PORQUE NÃO EFETIVAMENTE ESCRITA, DO CRÍTICO BRASILEIRO, BUSCANDO VÊ-LA COMO UMA ESPÉCIE DE “MOTOR SECRETO” DE SEU PERCURSO CRÍTICO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Da Silva, Fernando Crespim Zorrer. "O sagrado em Estórias Abensonhadas de Mia Couto." Abril – NEPA / UFF 8, no. 17 (2017): 45. http://dx.doi.org/10.21881/abriluff.2016n17a360.

Full text
Abstract:
<p>Em <em>Estórias Abensonhadas</em>, o autor moçambicano Mia Couto procura re-cuperar a tradição cultural através de personagens que são envolvidos por situações-limite em suas vidas. Entre os contos do livro, “Nas águas do tempo” destaca-se por apresentar traços tanto do profano como do sagrado que são peculiares às narrativas míticas. No enredo, o ser divino deve ser respeitado a fim de que não se rompa a unidade mantida com o homem e, deste modo, não se abale a ordem do mundo.</p><p>---</p><p>DOI: http://dx.doi.org/10.21881/abriluff.2016n17a360<
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Musse, Christina Ferraz, and Isabella De Sousa Gonçalves. "Narrativa e animação: representações da maternidade na websérie “Conception”." Revista Mídia e Cotidiano 14, no. 3 (2020): 199. http://dx.doi.org/10.22409/rmc.v14i3.41392.

Full text
Abstract:
Depois do New Journalism, houve uma nova aproximação entre jornalismo e narrativa, a partir de profissionais, que procuraram se utilizar de técnicas literárias para a produção de suas reportagens. A influência de tal movimento pode ser vista até hoje, em produtos que procuram se afastar do formato tradicional. Este é o caso da websérie “Conception”, produzida pelo New York Times, que traz a história sobre a maternidade de seis mulheres, por meio de animações curtas. Este artigo procura entender como a maternidade é representada na primeira temporada da websérie, a partir da análise de conteúdo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Melo Araújo, André de. "Imagens da simultaneidade e os impasses da narrativa – O caso da Synopsis historiae universalis (1766) de Johann Christoph Gatterer." Tempo 21, no. 38 (2015): 24. http://dx.doi.org/10.20509/tem-1980-542x2015v213811.

Full text
Abstract:
No contexto acadêmico em que o pensamento histórico moderno se cientificiza, Johann Christoph Gatterer (1727-1799) publica um conjunto de seis tábuas históricas reunidas sob o título Synopsis historiae universalis (1766). Por meio delas, o autor procura apresentar uma visão geral da simultaneidade dos acontecimentos históricos e, assim, solucionar os impasses de representação narrativa da história universal. Ao analisar os seis fólios publicados por Gatterer, este artigo identifica nas tábuas de 1766 tanto a retomada de um gênero historiográfico já bastante difundido na época das Luzes, quanto
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Araújo, André de Melo. "Imagens da simultaneidade e os impasses da narrativa - O caso da Synopsis historiae universalis (1766) de Johann Christoph Gatterer." Tempo 21, no. 38 (2015): 192–215. http://dx.doi.org/10.1590/tem-1980-542x2015v213801.

Full text
Abstract:
Resumo No contexto acadêmico em que o pensamento histórico moderno se cientificiza, Johann Christoph Gatterer (1727-1799) publica um conjunto de seis tábuas históricas reunidas sob o título Synopsis historiae universalis (1766). Por meio delas, o autor procura apresentar uma visão geral da simultaneidade dos acontecimentos históricos e, assim, solucionar os impasses de representação narrativa da história universal. Ao analisar os seis fólios publicados por Gatterer, este artigo identifica nas tábuas de 1766 tanto a retomada de um gênero historiográfico já bastante difundido na época das Luzes,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Freitas, Ricardo Cabral. "“Pelas calmarias e ventos contrários”." Revista de História, no. 179 (February 11, 2020): 01–29. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.154075.

Full text
Abstract:
O artigo analisa os anos finais da trajetória de Francisco de Mello Franco (1757- 1823), tomando como ponto de partida sua participação como primeiro médico da comitiva que acompanhou a arquiduquesa Leopoldina em viagem ao Rio de Janeiro, onde uniu-se ao príncipe Pedro de Alcântara, futuro D. Pedro I. Natural de Paracatu, Minas Gerais, Mello Franco realizou estudos médicos na Universidade de Coimbra e construiu sólida carreira em Lisboa como médico da Câmara Real, membro da Academia de Ciências e autor de conhecida produção intelectual. A análise privilegia as redes de sociabilidade e as artic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Sá, Celso Pereira de. "Sobre a psicologia social no Brasil, entre memórias históricas e pessoais." Psicologia & Sociedade 19, no. 3 (2007): 7–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822007000300002.

Full text
Abstract:
Este artigo envolve uma recuperação de fatos e textos diversos, assim como de experiências vividas, que alimentaram o funcionamento de memórias históricas e a construção de memórias pessoais ao longo dos quarenta anos da trajetória acadêmica do autor como estudante e como professor de psicologia social no Rio de Janeiro. Procura-se, através dos relatos de tais memórias, caracterizar diferentes fases e orientações no desenvolvimento da psicologia social no Brasil, especialmente em suas relações com a psicologia e com as ciências humanas e sociais, bem como registrar algumas das condições - cult
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Dias, Luís Augusto Costa. "Personagens inventadas: jornalismo e ficção na I Grande Guerra mediática (1914-1918)." Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, no. 6 (March 5, 2018): 41–59. http://dx.doi.org/10.14195/2183-6019_6_3.

Full text
Abstract:
O texto parte da perspetiva, já anteriormente estudada, de que a imprensa de massas em Portugal − que tem em 1865, com a fundação do Diário de Notícias, o seu ano zero e, a partir de 1881, com o jornal O Século a sua expansão imparável – transformou a I Grande Guerra, de 1914-1918, na primeira grande guerra mediática. À apoteose da guerra não faltou o recurso à ficção, no sentido literário − aquilo a que o jornalista Mário de Almeida então chamou a “literatura da guerra”, como um “campo baldio” pronto a “passa[r]-lhe a charrua por cima”, e que designo por ficções de guerra. O corpus textual de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

ALBUQUERQUE JUNIOR, DURVAL MUNIZ DE. "A história tem juízo." História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography 13, no. 34 (2020): 17–40. http://dx.doi.org/10.15848/hh.v13i34.1623.

Full text
Abstract:
O texto busca evidenciar, através da análise de um autor e de um livro considerados clássicos no campo historiográfico: O problema da incredulidade no século XVI: a religião de Rabelais, de Lucien Febvre, como o campo do direito e da justiça se colocam como fontes de modelos de procedimentos de investigação, de procedimentos de análise e de argumentação, e como fornecedores de um dado método de pesquisa para os historiadores. Como o juiz é, inclusive, tomado como um modelo de autoria, como uma figura que emula o papel desempenhado pelo historiador, na investigação e na escrita da historiografi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Santos, Odirlei Costa dos. "Paisagens marginais e o percurso transgressor de Lúcio Cardoso." Revista do Centro de Estudos Portugueses 28, no. 39 (2008): 133. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.28.39.133-148.

Full text
Abstract:
<p>O presente estudo procura realizar o deslinde do artifício da provocação face às novelas urbanas do escritor mineiro Lúcio Cardoso. Em <em>Inácio </em>(1944) e <em>O enfeitiçado </em>(1954) perscrutamos o percurso marginal do autor pelas cidades e os modos como sua tessitura literária ontológica atende seu ideário transgressor e provocador. A trajetória pelo submundo repleto de personagens criminosos e grotescos sustenta seu projeto pessoal de compor uma obra transgressora de forte apelo expressionista.</p> <p>This article approaches Lúcio Cardoso’s
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Lacerda, Antonio Corrêa de, Joaquim Miguel Couto, and Luiz Paulo F. Nogueról. "Celso Furtado em seu centenário de nascimento: pensamento e ação." Estudos Avançados 34, no. 100 (2020): 291–304. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.018.

Full text
Abstract:
resumo O objetivo deste artigo é analisar o pensamento de Furtado tomando-se por base seis obras selecionadas do autor, publicadas entre 1959 e 1974. O conjunto bibliográfico analisado possui uma constância: a procura do entendimento do subdesenvolvimento brasileiro. Essa busca se apresenta na análise da gênese de nossa estrutura econômica em Formação econômica do Brasil, na denúncia dos efeitos perversos que requereu a continuidade do processo de crescimento econômico em Análise do modelo brasileiro e em O mito do desenvolvimento econômico e, por fim, na proposta de objetivos que fossem alter
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Lima, Alexandre Baquero. "Martín Rivas: entre o romance histórico e o de costumes." La Junta (São Paulo) 1, no. 1 (2017): 34. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-7753.lajunta.2017.138380.

Full text
Abstract:
Martín Rivas – Novela de Costumbres político-sociales, de Alberto Blest Gana, foi publicado em 1862 e desde então tem sido reconhecido como uma obra realista de costumes, aos moldes dos romances de Balzac. O autor narra a exemplar ascensão de um “tipo social” que vem do interior para triunfar na alta sociedade aristocrática de Santiago. Inserida na tradição latino-americana da cidade letrada, esta obra busca presentear os leitores da época com esse herói romântico que paira acima de todos os outros personagens e que, no entanto, possui suas próprias contradições, particularmente derivadas das
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Cunha, Maria do Rosário. "PARA UMA POÉTICA DA PERSONAGEM QUEIROSIANA." Revista de Estudos Literários 6 (December 27, 2017): 201–17. http://dx.doi.org/10.14195/2183-847x_6_9.

Full text
Abstract:
Este ensaio tem como objetivo proceder a uma reflexão em torno das estratégias de construção da personagem na ficção narrativa de Eça de Queirós, em particular a que se situa na década de 70 do século XIX, ou seja, em plena fase realista do escritor. Num momento introdutório, e recorrendo à correspondência do autor, referem-se as dúvidas tantas vezes manifestadas relativamente ao seu trabalho e à ilusão de vida e de verdade que ambicionava imprimir nas suas personagens. Segue-se uma reflexão sobre a personagem-tipo, tão presente na produção literária do Realismo e com tão vasto lugar nos mundo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Gomes, Edison, and Elizabeth Harkot-de-la-Taille. "VESTÍGIOS DO CORPO EM UM ROMANCE DE FICÇÃO CIENTÍFICA." CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada 14, no. 1 (2016): 179. http://dx.doi.org/10.21709/casa.v14i1.8253.

Full text
Abstract:
Revendo a relação entre corpo, cultura e linguagem (iniciada em Sémiotique des Passions, 1991), Jacques Fontanille procura estabelecer, na teoria semiótica francesa, um diálogo entre o sensível e o inteligível, a partir de um novo ângulo: assumindo um corpo biopsíquico como importante entidade na construção do sentido, responsável por unir expressão e conteúdo, e presente no texto como vestígio da experiência, transformado em semiótica-objeto, plano de imanência e figura. No livro Corps et Sens (2011), o semioticista entrelaça arcabouços teóricos oriundos das ciências humanas e naturais, com c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Martins, Ana Isabel Correia. "VIAGEM(S), HISTÓRIA(S) E ESPAÇO(S) EM GONÇALO M. TAVARES: TRAVESSURAS E TRAVESSIAS FICCIONAIS." Revista de Estudos Literários 8 (January 9, 2019): 223–50. http://dx.doi.org/10.14195/2183-847x_8_9.

Full text
Abstract:
Gonçalo M. Tavares tem a consciência aguda da inextricabilidade do bem e do mal na natureza humana e assumindo esse pano de fundo, a nossa análise incide sobre três obras em particular: Uma Viagem à índia, Histórias Falsas e o Bairro (O Senhor Calvino). No seu universo ficcional, desfila uma galeria de personagens pós-modernas que são frágeis, traumatizadas, obsessivas, angustiadas pela culpa e pelo tédio mas que não deixam de convocar as heranças epistémicas da Antiguidade Clássica, neste processo de aemulatio e variatio. O presente estudo procura dar um contributo na análise da matriz temáti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Chaves, Vania Pinheiro. "Nas origens do romance brasileiro: As primeiras narrativas de J. M. Pereira da Silva." Navegações 11, no. 2 (2019): 147. http://dx.doi.org/10.15448/1983-4276.2018.2.33155.

Full text
Abstract:
Este ensaio se debruça sobre as seis narrativas que, publicadas por J. M. Pereira da Silva no periódico carioca Gabinete de Leitura, em 1837, não tiveram o seu pioneirismo reconhecido pelos historiadores e críticos da literatura brasileira. A análise dos temas, assuntos e formas desses relatos procura demonstrar o importante contributo do autor para a criação e nacionalização da prosa de ficção brasileira. *** In the origins of the Brazilian novel: the first narratives of J. M. Pereira da Silva ***This essay focuses on the six narratives that, published by J. M. Pereira da Silva in the Rio new
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Oliveira, Marta Kohl de, and Teresa Cristina Rego. "Contribuições da perspectiva histórico-cultural de Luria para a pesquisa contemporânea." Educação e Pesquisa 36, spe (2010): 107–21. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022010000400009.

Full text
Abstract:
Este ensaio procura explorar a fecundidade dos postulados de Alexander Romanovich Luria para a pesquisa contemporânea. Especificamente, busca explicitar o vigor das premissas, das ideias e dos procedimentos investigativos adotados em seus estudos sobre os processos mentais em sua relação com a cultura ao longo de quase seis décadas de atividade. As contribuições da abordagem luriana são ilustradas por meio da apresentação de algumas de suas pesquisas realizadas ao longo do século passado. Foi salientado o caráter promissor dessa abordagem para a investigação do desenvolvimento humano, pois ela
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Oliveira, Valnikson Viana, and Daniela Maria Segabinazi. "AS AVENTURAS DE TELÉMACO E DIÓFANES: A FORMAÇÃO VIRTUOSA ATRAVÉS DE NARRATIVAS ROMANESCAS NO SÉCULO XVIII | THE ADVENTURES OF TELÉMACO AND DIÓFANES: THE VIRTUOUS UPBRINGING THROUGH NOVELISTIC NARRATIVES IN THE EIGHTEENTH CENTURY." Estudos Linguísticos e Literários, no. 55 (December 1, 2016): 292. http://dx.doi.org/10.9771/2176-4794ell.v0i55.17149.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo procura mostrar de que maneira os romances <em>As aventuras de Telémaco</em> (2006), do autor francês François Fénelon, e <em>Aventuras de Diófanes</em> (1993), da escritora luso-brasileira Teresa Margarida da Silva e Orta, contribuíam para a formação virtuosa de crianças durante o século XVIII. As narrativas resgataram personagens e mitos da antiguidade clássica greco-romana para difundir determinados valores morais e cívicos, também envolvendo críticas ao contexto político e social de França e Portugal. Para embasar nosso trabalho, nos valemos pri
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Lucotti, Eugenio. "Padrões culturais controversos em Amar, verbo intransitivo, de Mário de Andrade / Controversial Cultural Patterns: The Case of Amar, verbo intransitivo by Mário de Andrade." O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira 29, no. 1 (2020): 131. http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.29.1.131-154.

Full text
Abstract:
Resumo: O presente artigo procura destacar a contribuição de Amar, verbo intransitivo para o projeto de compreensão da realidade brasileira de Mário de Andrade. Numa ótica que vai além da intentio específica da obra, a reflexão sugere se adoperar das Considerações Intempestivas de Nietzsche como chave hermenêutica para compreender uma faceta da sátira que se dirige à burguesia paulistana da época. O cotejamento de dois textos tão distantes ressalta o caráter medíocre da protagonista alemã, criando um paradoxo com a atitude reverencial que as demais personagens lhe tributam. Sob esse enfoque, o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Simões, Robson Fonseca. "NA MARÉ DOS SCRIPTS DIGITAIS: O CARÁTER EDUCATIVO DA FANFICTION “TODO MUNDO ODEIA O CHRIS”." CAMINHOS DA EDUCAÇÃO: diálogos, culturas e diversidades 1, no. 2 (2020): 102. http://dx.doi.org/10.26694/caedu.v1i2.9693.

Full text
Abstract:
Resumo: Numa tentativa de trazer para a discussão as postagens da página digital Fanfiction intitulada “Todo mundo odeia o Chris”, este estudo procura privilegiar o âmbito educativo dessas práticas de escrita sobre o episódio televisivo homônimo no universo digital. As histórias contadas pelos sujeitos trazem à tona as suas representações, leituras, interpretações pessoais de mundo sobre as várias temáticas do cotidiano. Como num mosaico de experiências linguísticas, aquele site procura convidar os sujeitos a continuarem as aventuras vividas pelos personagens daquele episódio da televisão; ago
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Belrose, Annick Marie. "A diglossia literária em Patrick Chamoiseau: o caso de seus romances autobiográficos Antan d’enfance e Chemin d’école / The Literary Diglossy in Patrick Chamoiseau: the Case of His Autobiographic Romances Antan D’Enfance and Chemin D’École." Caligrama: Revista de Estudos Românicos 25, no. 3 (2020): 237. http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.25.3.237-251.

Full text
Abstract:
Resumo: Patrick Chamoiseau (1953) é um escritor martinicano contemporâneo que produziu romances, ensaios, peças de teatro e contos filosóficos. Considerado sucessor de grandes autores martinicanos como Aimé Césaire e Édouard Glissant, Chamoiseau é um autor comprometido que questiona em seus textos a noção de literatura, a tradição literária francesa, a história das Antilhas francesas e a relação dos escritores antilhanos com o mundo e seus papéis no contexto cultural globalizado. Este trabalho de reflexão é realizado pelos personagens de seus romances, bem como pelos diferentes narradores. Cha
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Da Silva, Marco Antônio Guimarães. "Mortalidade máxima, mortalidade mínima." Fisioterapia Brasil 11, no. 3 (2017): 163. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v11i3.1587.

Full text
Abstract:
Percam as esperanças os que imaginam que, à luz dotitulo escolhido para este editorial, escreverei sobre temasrelacionados à epidemiologia ou coisas afi ns. Talvez não osdecepcionasse, se falasse sobre os efeitos causais e distribuiçõesde frequência das mortalidades; afi nal, lecionei epidemiologiapor vários anos em curso de mestrado. Mas não fugireià regra que impus aos mais de 50 editoriais que escrevi paraessa revista. Parto, portanto, para as costumeiras digressões.Dois mil seiscentos e sessenta e seis é o ultimo romance doescritor chileno Roberto Bolaño, morto, prematuramente, deinsufi ci
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Lanero Fernández, Juan. "De cómo los ingleses deben comerciar en la Península Ibérica : The Marchants Avizo (1589)." Pecvnia : Revista de la Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales, Universidad de León, no. 7 (December 1, 2008): 149. http://dx.doi.org/10.18002/pec.v0i7.692.

Full text
Abstract:
En el año siguiente a la derrota de la Armada Invencible se publicó en Londres un pequeño manual titulado The Marchants Avizo. El contenido de esta breve guía ayuda a que el lector comprenda la perspectiva global de un mercader de la Inglaterra isabelina. Su autor, John Browne, facilita a sus lectores modelos contables apropiados para el trabajo que iban a emprender. El objeto de estas cuentas era enseñar al joven a llevar un archivo metodológico de todas sus operaciones en el extranjero y facilitar al mercader la información que necesitara para incorporarla a sus propios libros de contabilida
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Martins da Rocha, Carol. "Apresentação." Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios 6, no. 1 (2018): 1–3. http://dx.doi.org/10.34019/2318-3446.2018.v6.23265.

Full text
Abstract:
Apresentação A presente edição da revista Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios da Universidade Federal de Juiz de Fora reúne contribuições de diversas naturezas. Ao total publicamos onze artigos, seis traduções e uma resenha.No que diz respeito aos artigos, a área de Estudos Clássicos conta com cinco deles. O primeiro, de autoria de Bruna Fernanda Abreu, tem como título “Referências ao teatro nas Filípicas de Cícero e suas implicações para o ethos de Marco Antônio: a atriz de mimo Volumnia Cytheris”. Esse estudo trata da estratégia difamatória de Cícero, nas Filípicas, contra Mar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Da Silva, Marco Antônio Guimarães. "Eu sou eu e minhas circunstâncias." Fisioterapia Brasil 10, no. 3 (2017): 151. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v10i3.1657.

Full text
Abstract:
Com a aposentadoria, tardiamente, solicitada e com a dupla nacionalidade que me permite morar em qualquer pais da comunidade européia, começo a fazer as malas para viver, ao menos seis meses por ano, em Paris.Não pretendo com esse editorial entoar cantos funebres para anunciar a minha desilusão com o país que me acolheu desde o nascimento. A minha intenção é a de, baseado nos fatos que exporei, justificar o parcial auto exilio que me imporei a partir desse ano.Não sou insensivel à beleza da minha cidade e tampouco à gentileza, à amabilidade e à generosidade do povo que vive nesses trópicos. Pa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Mezadri, Fernando, and João Gabriel Vieira Bordin. "Editorial." Em Tese 13, no. 1 (2016): 1. http://dx.doi.org/10.5007/1806-5023.2016v13n1p1.

Full text
Abstract:
Desde 2014, a Em Tese, revista editada pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vem passando por uma série de reformulações estruturais. A definição de critérios mais altos na seleção de avaliadores, a introdução de um formulário de avaliação dos artigos para guiar os pareceristas sobre os aspectos que devem ser avaliados e a manutenção da periodicidade na publicação das edições levaram à incorporação da revista em vários indexadores nacionais e internacionais de prestígio. A presença nesses indexadores e a ut
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Silva, Giovani José da, and Izabel Missagia de Mattos. "Apresentação ao dossiê Protagonismos indígenas: diálogos entre História & Ciências Sociais em diferentes tempos e espaços contemporâneos." Revista Brasileira de História & Ciências Sociais 10, no. 20 (2018): 4–7. http://dx.doi.org/10.14295/rbhcs.v10i20.521.

Full text
Abstract:
Apresentação ao dossiêProtagonismos indígenas: diálogos entre História & Ciências Sociais em diferentes tempos e espaços contemporâneos. Prof. Dr. Giovani José da Silva (UNIFAP) Profª. Drª. Izabel Missagia de Mattos (UFRRJ) Organizadores Em continuidade à primeira parte deste dossiê, abordamos neste número da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS um abrangente leque de trabalhos – seja do ponto de vista da periodicidade seja do ponto de vista das regiões sobre os quais se voltam – que conferem visibilidade aos processos que envolvem os indígenas enquanto protagonist
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Von Glehn, Priscila Rodrigues. "O Cristo de Hans Holbein na Composição Interna da Obra O idiota de Dostoiévski." Revista do Sell 4, no. 1 (2014). http://dx.doi.org/10.18554/rs.v4i1.533.

Full text
Abstract:
Um Cristo morto que traz em todo seu semblante a dor e o sofrimento, um cadáver rígido que traz as marcas do tormento e da putrefação. Um Cristo homem despido de sua divindade. Foi este Cristo que tanto impressionou Dostoiévski. E foi retratado em um de seus romances mais íntimo e pessoal em que há um entrelaçamento de todas as suas convicções e apresenta em sua tessitura o ideal de perfeição e beleza. A partir do estudo do romance O idiota (1868) de Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski e do quadro Cristo Morto na Tumba (1521) do pintor alemão renascentista Hans Holbein, o jovem, este trabalho ana
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Neubern, Maurício Da Silva. "Drama como Proposta de Compreensão da Clínica de Milton Erickson." Interação em Psicologia 16, no. 2 (2012). http://dx.doi.org/10.5380/psi.v16i2.25294.

Full text
Abstract:
O presente trabalho procura oferecer, por meio da noção de drama, um arcabouço inicial para a compreensão da clínica de Milton Erickson. Tal como esse autor parecia conceber, a noção de drama toma o teatro como metáfora da subjetividade humana, concebendo que as ações da pessoa ocorrem num cenário vivido e são pautadas por enredos simbólicos que influenciam suas tramas relacionais, mas, geralmente, mantêm-se inconscientes. Tal noção remete a uma complexa relação da pessoa com o mundo, na qual as ações, produção de sentido, papéis e corporeidade são perpassadas pela cultura, incluindo a partici
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Leonardeli, Poliana Bernabé. "A CULTURA POPULAR NA NARRATIVA INFANTOJUVENIL DE MONTEIRO LOBATO." Caderno Seminal 35, no. 35 (2020). http://dx.doi.org/10.12957/cadsem.2020.48052.

Full text
Abstract:
: O artigo se propõe a identificar a presença da cultura popular na obra infantil de Monteiro Lobato, evidenciando a relação da literatura infanto-juvenil, desse autor, com os saberes populares nacionais. Considera-se, também, nesta análise, que as referências à cultura popular utilizadas por Lobato na construção do imaginário em torno do sitio e suass personagens, acabam por contribuir para o tom sarcástico da narrativa, uma vez que a marca da cultura popular e o confronto com uma ordem já estabelecida. À procura de salientar a importância do livre-pensamento, sobretudo no universo da infânci
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Sousa de Oliveira, Elisama. "Peregrinação e a Comedia Famosa en dos Partes: Fernão Mendes Pinto do outro lado do espelho." Boletín Galego de Literatura, no. 52 (June 30, 2018). http://dx.doi.org/10.15304/bgl.52.4596.

Full text
Abstract:
Fernão Mendes Pinto mareou entre o eu "pobre de mim" prestigiado pela obra na qual se (re)verteu e o "este ainda sou" do autor empírico, tendo desta forma nascido "personagem viva", qualidade ontológica que lhe tem permitido "rir até da morte". Cumpre-se, em Mendes Pinto, o aforismo que Pirandello exarou na obra Seis Personagens em Busca de Autor: "quem tiver a dita de nascer personagem viva, pode troçar até da morte. Nunca morre!" (Pirandello, 1962: 31). Em conformidade com o plano de análise apresentado, o tema do trabalho incide, sobretudo, no estudo de algumas composições que, tendo defluí
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Alcanfor, Lucilene Rezende, and Jorge Garcia Basso. "Infância, Identidade Étnica e Conhecimentos de Matriz Africana na Escola." Educação & Realidade 44, no. 2 (2019). http://dx.doi.org/10.1590/2175-623688363.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo analisa a produção literária infantil e juvenil do escritor Reginaldo Prandi, que aborda a mitologia iorubá e a cultura iorubá-descendente no Brasil, com o propósito de apresentar suas possibilidades de uso como literatura e material didático na escola. Com base na seleção de seis obras do autor, procura-se situar esta produção no conjunto dos seus escritos, com vistas a examinar as representações de infância e criança expressas nessas narrativas. O ensaio articula temas como identidade étnica, diáspora africana, educação antirracista e decolonial, como contribuição à refle
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Matias, Pryscilla Gomes. "O oeste e seus mistérios na obra de James Joyce." Revista do Sell 5, no. 4 (2016). http://dx.doi.org/10.18554/rs.v5i4.1299.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por escopo analisar as menções presentes na obra de James Joyce a respeito do “oeste”, não tomado somente como um elemento geográfico, mas principalmente como elemento místico e velado, sempre referente a questões passadas (más lembranças), incompreendidas, mortificadoras, e angustiantes às personagens, ao mesmo tempo em que representa também primitivismos e questões de tradição e de identidade irlandesas. Procura-se compreender a importância de tal elemento na vida do autor, mormente sua opção pelo exílio e sua relação mal resolvida com a tradição irlandesa diante do c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!