Academic literature on the topic 'Selante dentário'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Selante dentário.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Selante dentário"

1

FARIA, Max Douglas, and Caio SAMPAIO. "APLICAÇÃO DE SELANTES DE FÓSSULAS E FISSURAS SOBRE A PREVENÇÃO DE CÁRIE DENTÁRIA EM PACIENTES DE 6 A 9 ANOS DE IDADE." REVISTA FUNEC CIENTÍFICA - MULTIDISCIPLINAR - ISSN 2318-5287 3, no. 5 (August 25, 2015): 17–23. http://dx.doi.org/10.24980/rfcm.v3i5.1575.

Full text
Abstract:
Recentes pesquisas apontam a ocorrência da doença cárie, principalmente na superfície oclusal, em pacientes egressos de atendimentos odontológicos da Bebê Clínica das Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul - FUNEC. Assim o presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia do selante oclusal na prevenção da cárie dentária em pacientes de 6 a 9 anos de idade. Foram selecionados 23 pacientes que apresentavam molares decíduos indicados ao selamento. Utilizamos duas marcas comerciais de selante, aplicados de acordo com as recomendações do fabricante. Os dentes selados foram avaliados de 2 em 2 meses durante 1 ano, utilizando os parâmetros clínicos da presença do selante e da condição da superfí­cie selada. Os selantes utilizados foram: Bioseal (Biodinâmica) e Fluoroshield (Dentsply). Nas avaliações realizadas, ambos os materiais apresentaram desempenho semelhantes, nos critérios de retenção do material selador e prevenção da carie dentária. Após a avaliação de 4 meses, pode-se concluir que a retenção dos materiais seladores no esmalte dentário foi satisfatória, e a prevenção da cárie dentária nestes pacientes foi eficaz, mesmo em dentes que não apresentavam mais o material selador em sua superfí­cie oclusal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vieira, P. H. A. G. P., E. M. A. Sales, S. F. F. Guedes, M. M. A. Frota, M. M. R. Lima, B. G. Neves, D. S. C. M. Castelo-Branco, and L. K. A. Rodrigues. "Análise do Biofilme Sobre Selantes Resinosos e Ionoméricos com Adição de Clorexidina Por Meio de Microscopia Confocal de Varredura Laser." Journal of Health Sciences 19, no. 5 (February 23, 2018): 239. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p239.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho foi avaliar in vitro o padrão do biofilme formado sobre um selante resinoso (SR) e selante ionomérico quimicamente ativado (SI) incorporados com digluconato de clorexidina (DC) a 0,5% e sobre o esmalte dentário adjacente a esses materiais, através de microscopia confocal de varredura a laser (MCVL). Blocos de esmalte dentário bovino (8x8x4 mm) foram restaurados, de acordo com os grupos: SR (Bioseal®), SRDC (Bioseal® + 0,5% de DC), SI (Riva Protect ®) e SIDC (Riva Protect ® + 0,5% de DC). Para a indução de cárie em esmalte, utilizou-se um modelo microbiológico de formação de biofilme de S. mutans UA 159 durante cinco dias, sendo três blocos de cada grupo para cada triplicata experimental. Após 5 dias de incubação, o biofilme foi avaliado através de MCVL. Os parâmetros avaliados do biofilme foram biomassa total, espessura média, espessura média total, coeficiente de homogeneidade e relação superfície/volume para células vivas. Os dados foram analisados utilizando Teste t pareado, com nível de significância em 5% (SigmaStat 3.5). Quando comparado o biofilme formado sobre o esmalte dentário adjacente e sobre o selante, todos os parâmetros avaliados foram estatisticamente significantes para o grupo SR, no grupo SI nenhuma diferença foi observada, já para os grupos SRDC e SIDC somente a relação área/volume foi significante. Os selantes resinosos apresentaram um maior efeito antibiofilme, no entanto a incorporação de DC promoveu dispersão em selantes resinosos e ionoméricos.Palavras-chave: Biofilmes. Clorexidina. Selantes de Fóssulas e Fissuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

CAMPOS, Maria Inês. "Estudo Microscópico da Prevenção da Desmineralização do Esmalte Dentário Durante Tratamento Ortodôntico Utilizando Selante de Fóssulas e Fissuras." Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada 11, no. 3 (September 1, 2012): 399–405. http://dx.doi.org/10.4034/pboci.2011.113.15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Longo, Daniele Lucca, Fernanda Maria Machado Pereira Cabral de Oliveira, Maya Fernanda Manfrin Arnez, Giovana Gonçalves Martins, Alexandra Mussolino de Queiroz, and Francisco Wanderley Garcia Paula-Silva. "INTRA AND EXTRABUCCAL ASPECTS OF MIXED VASCULAR MALFORMATION IN CHILDREN." Revista UNINGÁ 58 (March 11, 2021): eUJ3719-eUJ3719. http://dx.doi.org/10.46311/2318-0579.58.euj3719.

Full text
Abstract:
Anomalias vasculares constituem distúrbios de células endoteliais que podem afetar capilares, artérias, veias e/ou sistema linfático. São classificadas como “tumores vasculares” ou “malformações vasculares”. As malformações vasculares são subdivididas em malformações capilares, linfáticas, venosas, arteriovenosas e mistas de acordo com o tipo de vasos afetados. O objetivo do presente estudo é relatar um caso de um paciente com malformação vascular mista (veno-linfática) e descrever o planejamento e o tratamento dentário realizado. O paciente do sexo masculino, 7 anos, foi encaminhado para avaliação odontológica. A mãe relatou que o ele estava em tratamento médico no hospital por apresentar “hemangioma e malformação vascular linfática” em região bucal. Durante o exame clínico, foi observada malformação vascular veno-linfática no assoalho oral. A criança relatou dificuldade para realizar a higiene bucal devido à lesão, sendo encontradas várias lesões de cárie. O tratamento odontológico consistiu em restaurações dentárias, selantes e exodontia de dentes decíduos. O tratamento da malformação vascular mista foi realizado com solução esclerosante (OK-432). A atenção à saúde bucal de pacientes com malformações vasculares deve incluir orientações de higiene bucal, escovação supervisionada e indicação do uso de escovas macias para evitar lesões nas áreas já afetadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Reis, Isabelly da Costa, Adílis Kalina Alexandria de França, Maysa Lannes Duarte, Aline dos Santos Letieri, and Thaís Rodrigues Campos Soares. "TRATAMENTO MINIMAMENTE INVASIVO DE LESÕES CARIOSAS EM ODONTOPEDIATRIA." Revista UNINGÁ 57, no. 4 (December 23, 2020): 129–43. http://dx.doi.org/10.46311/2318-0579.57.4.129-143.

Full text
Abstract:
Dificuldades no atendimento odontológico das crianças, devido à necessidade de controle do comportamento e de suporte familiar adequado, além de peculiaridades relativas à anatomia dos dentes decíduos, suscitam o uso de técnicas de mínima intervenção para o controle da cárie dentária. Logo, o objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre o tratamento minimamente invasivo de lesões de cárie em dentes decíduos, abordando as características, indicações e limitações de diferentes técnicas dentro desse conceito. O controle de biofilme sem selamento dentário é uma abordagem na qual nenhum tipo de material restaurador é colocado para selar as cavidades, sendo instituída a higiene bucal de modo eficiente como estratégia para paralisar as lesões de cárie. O selamento da lesão sem remoção de tecido cariado prevê a utilização de selantes resinosos ou coroas metálicas diretamente sobre as cavidades, sem remoção prévia de tecido cariado. Já a remoção seletiva de cárie seguida de restauração é a técnica mais aceita e utilizada em odontopediatria, sendo atualmente considerado o padrão ouro, em detrimento da remoção total de tecido cariado. Apesar de a mínima intervenção ser bem aceita pelas crianças, sua aceitabilidade pelos responsáveis e odontopediatras ainda é questionável. Verificou-se que todas essas técnicas se apresentam como alternativas eficazes para o tratamento minimamente invasivo em odontopediatria. Entretanto, é fundamental o entendimento, participação e comprometimento dos familiares, tendo em vista que o controle do biofilme e da dieta possuem papel fundamental para garantir o sucesso desses tratamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Goes, Mario Fernando de. "Modismo, polêmica ou ignorância científica?" Journal of Clinical Dentistry and Research 18, no. 2 (August 19, 2021): 160–65. http://dx.doi.org/10.14436/2447-911x.18.2.160-165.cmc.

Full text
Abstract:
Raphael Lee Bowen (1925-2020), em 1962 criou a molécula de Bis-GMA, ou resina de Bowen. Além do trabalho revolucionário de Bowen com materiais restauradores compostos, ele também desenvolveu os selantes dentários usados para prevenir a cárie. Sua indiscutível contribuição à Odontologia mundial o levou a várias homenagens, incluindo sua introdução no Hall da Fama da Herman Ostrow School ff Dentistry of USC, em 1997.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rastelli, Márcio Cristiano de Souza, Stella Maria Glaci Reinke, Marcos Scalabrin, and Fábio André dos Santos. "Avaliação dos selantes de fossas e fissuras aplicados por estudantes de Odontologia." Revista de Odontologia da UNESP 41, no. 5 (October 2012): 324–29. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-25772012000500005.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Selantes de fossas e fissuras são indicados para prevenir lesão de cárie em superfícies oclusais. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar os selantes de fossas e fissuras aplicados por estudantes do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina. MATERIAL E MÉTODO: O estudo descritivo retrospectivo desenvolveu-se em três etapas: na primeira, procedeu-se à análise dos prontuários do Setor de Triagem, tendo como critério de inclusão a existência de radiografias dos dentes selados. Na segunda etapa, analisaram-se as radiografias dos prontuários selecionados e a história clínica da criança. A terceira etapa foi realizada por meio de exames clínicos e radiográficos, pelos quais eram verificadas as condições dos selantes de fossas e fissuras. RESULTADO: Foram analisados 800 prontuários, sendo selecionados 131 (16,37%) para a segunda etapa, quando se observou que 321 selantes de fossas e fissuras foram aplicados. Compareceram à consulta de controle 119 (90,84%) crianças, ocasião em que se confirmou a aplicação de 160 (49,85%) selantes resinosos, 126 (39,25%) com cimento de ionômero de vidro e 35 (10,90%) com resina flow. Foram observados 296 (92,21%) selantes em dentes permanentes. Ao exame clínico, verificou-se que 114 (35,51%) selantes haviam sido perdidos totalmente em diferentes períodos de tempo. Nenhuma lesão de cárie foi observada em 294 (91,59%) dentes selados. CONCLUSÃO: Verificou-se que os selantes de fossas e fissuras, aplicados por estudantes do Curso de Odontologia da FURB, foram eficazes na manutenção da maioria das superfícies dentárias livres de lesão de cárie, mesmo quando foram perdidos parcial ou totalmente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Borges, Boniek Castillo Dutra, Francisco Canindé da Silva Trindade, Renata Suellen Galvão da Silva, Maria Julieta Medeiros Fernandes, Íris do Céu Clara Costa, and Isauremi Vieira de Assunção Pinheiro. "A ESCOLA COMO ESPAÇO PROMOTOR DE SAÚDE BUCAL: CUIDANDO DE ESCOLARES POR MEIO DE AÇÕES COLETIVAS." Revista Baiana de Saúde Pública 33, no. 4 (September 1, 2012): 642. http://dx.doi.org/10.22278/2318-2660.2009.v33.n4.a296.

Full text
Abstract:
Como alternativas ao controle da cárie dentária em serviços públicos, o Tratamento Restaurador Atraumático (ART), bem como o selamento de cicatrículas e fissuras, têm sido realizados de forma a minimizar o número de extrações dentárias realizadas nos países subdesenvolvidos. Este trabalho objetivou relatar os resultados de uma ação coletiva realizada por estudantes de Odontologia da UFRN. O público alvo incluiu 120 alunos de uma Escola Municipal na cidade de Jardim de Piranhas (RN), Brasil. Foram feitas orientações quanto à saúde bucal, pormeio de palestras educativas e teatro de fantoches, extensivas aos pais/responsáveis. Após exame clínico e medição do CPO-D/ceo-d, todos os escolares receberam orientação de higiene bucal e aplicação tópica de flúor. Crianças de 4 a 12 anos de idade receberam restaurações atraumáticas (ART) e selamentos da superfície oclusal com cimento de ionômero de vidro. O Índice de Placa Visível (IPV) médio e o Índice de Sangramento Gengival (ISG) médio foram 31% e 15%, respectivamente. Foram executados 34 ART’s e 39 selamentos. Após seis meses, a média do IPV reduziu para 15% (p<0.001) e a do ISG para 6% (p<0.001). Notou-se que 40% das ART’spermaneceram íntegras e 60% haviam sido perdidas. Quanto aos selantes, 21,9% estiveram íntegros, 25% com perda parcial e 53,1% perderam-se totalmente. Não houve incidência de cárieneste período. Percebeu-se que o programa foi efetivo na promoção e manutenção de saúde oral dos escolares envolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Celeste, Roger Keller, Paulo Nadanovsky, and Antonio Ponce de Leon. "Associação entre procedimentos preventivos no serviço público de odontologia e a prevalência de cárie dentária." Revista de Saúde Pública 41, no. 5 (October 2007): 830–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102007000500018.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a associação entre as atividades odontológicas preventivas do serviço público de odontologia e a saúde bucal de jovens. MÉTODOS: Foram utilizados dados de 4.033 jovens de 15 a 19 anos, de 85 municípios do estado do Rio Grande do Sul, obtidos no inquérito epidemiológico Saúde Bucal Brasil, realizado no período de 2002-2003. As variáveis estudadas foram: idade, sexo renda, escolaridade, tempo desde a última visita ao dentista, motivo da visita, e presença de flúor na água de abastecimento. Dados sobre as atividades odontológicas foram extraídos da base de dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde. Para análise estatística foi utilizada a regressão logística multinível. RESULTADOS: Os indivíduos dos 21 municípios com menores taxas de procedimentos (por 100 habitantes) de procedimentos individuais preventivos (limpeza + flúor + selante) tiveram 2,27 (IC 95%: 1,45;3,56) vezes mais chance de ter uma cárie não restaurada do que residentes dos 21 municípios com maiores taxas. Essa chance permaneceu mesmo depois de ajustada por fatores individuais e contextuais, mas decresceu para 1,76 (IC 95%: 1,13;2,72). A proporção da variabilidade atribuível aos municípios foi de 14,1% para o modelo vazio e 10,5% para o modelo cheio. CONCLUSÕES: O serviço público de odontologia no Rio Grande do Sul pode ter contribuído para a redução no número de cáries não restauradas em jovens. Porém, não foi possível detectar influência desse serviço na experiência total da cárie .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Freitas, A. O., F. R. P. Santos, M. V. Nascimento, C. M. Nolasco-Lopes, T. A. D. Mendes, V. P. Feitosa, J. S. Mendonça, and J. C. Silva. "Estratégias que Promovem Acesso aos Fluoretos para as Populações Indígenas: um Panorama Mundial." Journal of Health Sciences 19, no. 5 (February 23, 2018): 270. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p270.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo é abordar estratégias usadas em diferentes países que promovem o acesso aos fluoretos para as populações indígenas. Foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos disponíveis nas bases de dados PubMed e Bireme, entre 2007 e 2017, em língua inglesa, com os descritores: Indigenous Population, Flourides e Dental Caries. Foram encontrados 98 artigos. Através de uma leitura crítica dos títulos e resumos foram selecionados 10 relevantes ao tema: 4 estudos observacionais, 3 ensaios clínicos e 3 ensaios comunitários. Artigos de revisão, protocolos de pesquisa e os que não estavam adequados ao objetivo do trabalho foram excluídos. Os povos indígenas estão entre os grupos mais socioeconomicamente marginalizados nos países em que ainda estão presentes. A saúde oral dessa população remete a um cenário de alta prevalência de doenças bucais, principalmente a cárie. Por ser uma doença multifatorial, a cárie requer um programa de combate que inclua diferentes estratégias. Uma das principais formas de prevenção é o uso de flúor tópico ou sistêmico. Entretanto, o acesso a esse recurso pela população indígena é, muitas vezes, dificultado. Em países como Austrália, Canadá e Estados Unidos as estratégias incluem a ampliação da fluoretação das águas (≤0.5 mg/L) para áreas remotas, múltiplas aplicações de verniz de flúor e selantes, assim como fornecimento de dentifrícios fluoretados (0,243% de fluoreto de sódio). Os estudos apontaram essas estratégias como uma opção sustentável para a redução de cáries nesse grupo e de gastos para os sistemas de saúde.Palavras-chave: População Indígena. Fluoretos. Cárie Dentária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Selante dentário"

1

Campos, Maria Inês da Cruz. "Estudo microscópico da prevenção da desmineralização do esmalte dentário durante tratamento ortodôntico utilizando selante de fóssulas e fissuras." Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2009. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3870.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2017-03-24T19:41:16Z No. of bitstreams: 1 mariainesdacruzcampos.pdf: 3772933 bytes, checksum: d920efddd81a4b47ed532cc9a500b5d3 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2017-03-27T17:56:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mariainesdacruzcampos.pdf: 3772933 bytes, checksum: d920efddd81a4b47ed532cc9a500b5d3 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-03-27T17:56:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mariainesdacruzcampos.pdf: 3772933 bytes, checksum: d920efddd81a4b47ed532cc9a500b5d3 (MD5) Previous issue date: 2009-06-16
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A desmineralização do esmalte dentário durante o tratamento ortodôntico é, ainda, um problema significante na Ortodontia. A presença de um aparato metálico retentivo sobre uma superfície dentária plana permite um sítio ideal para retenção de bactérias e restos alimentares, dificultando a higienização. O presente trabalho teve como objetivo avaliar através da lupa estereoscópica e da microscopia eletrônica de varredura, o efeito de um adesivo ortodôntico e um selante de fóssulas e fissuras na prevenção da desmineralização do esmalte ao redor dos bráquetes ortodônticos após exposição dos dentes à solução desmineralizadora. Foram utilizados 90 incisivos bovinos separados em três grupos de 30 dentes cada: grupo adesivo (G1), grupo selante de fóssulas (G2) e grupo controle (G3). Após a colagem dos bráquetes, os dentes foram submetidos a uma solução desmineralizadora durante 14 dias com monitoramento do pH através de um peagômetro. A análise por lupa estereoscópica e microscopia eletrônica de varredura mostrou que em todos os 90 dentes foram observados a ocorrência de desmineralização ao redor do bráquete ortodôntico. Entretanto, as áreas de perda de esmalte foram diferentes nos três grupos (ANOVA, p < 0,001). O grupo G2 apresentou uma redução significativa na incidência de desmineralização do esmalte (71,9%), enquanto esta redução no grupo G1 foi de 38%, quando comparados com grupo G3 (Tukey, p < 0,001). À microscopia eletrônica de varredura pode-se verificar a presença de crateras, poros e perda da camada aprismática do esmalte nos três grupos. O uso de selantes de fóssulas e fissuras para proteção da superfície vestibular dos dentes reduziu significativamente a desmineralização do esmalte in vitro.
The demineralization of dental enamel during orthodontic treatment is still a significant problem in Orthodontics. The presence of a retentive metallic apparatus on a dental flat surface allows an ideal site for retention of bacteria and food debris, making the cleaning difficult. This study aimed to evaluate through the stereoscopic microscope and scanning electron microscopy, the effect of an orthodontic adhesive and pit and fissure sealant preventing demineralization of enamel around orthodontic brackets after exposure of the teeth to demineralized solution. Ninety bovine incisors were used in three separate groups of 30 teeth each: adhesive group (G1), sealant of fossulae group (G2) and control group (G3). After bonding of brackets, the teeth were demineralized in a solution during 14 days with pH monitoring by a pH Meter. The analysis by stereoscopic microscope and scanning electron microscopy showed that in all 90 teeth was observed the occurrence of demineralization around orthodontic brackets. However, the areas of loss of enamel were different in the three groups (ANOVA, p < 0,001). The G2 group showed a significant reduction in the incidence of demineralization of enamel (71,9%), while the reduction in G1 was 38% when compared with group G3 (Tukey, p < 0,001). Scanning electron microscopy verified the presence of craters, pores and loss of the enamel aprismatic layer in the three groups. The use of pit and fissure sealant for protecting the labial surface of the teeth resulted in a significantly reduction of enamel demineralization in vitro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tunes, Fábio Sanches Magalhães. "Análise microbiológica da vedação com selante industrial de microgaps nas diferentes conexões implantares: estudo in vitro." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25146/tde-02102018-171536/.

Full text
Abstract:
A utilização de implantes osseointegráveis e componentes protéticos tornaram-se recursos muito viáveis à resolução de casos simples e complexos na odontologia reabilitadora. No entanto, a junção implante componente pode apresentar problemas, tais como a presença de um microgap entre essas partes constituintes. Assim, vários materiais tem sido testados na tentativa de obstruir esse espaço, com resultados controversos. O objetivo deste estudo foi avaliar in vitro o comportamento de um adesivo anaeróbico (Loctite® 510, Henkel Ltda) monocomponente, de alta resistência e inerte, na vedação do microgap impedindo a passagem bacteriana do meio externo para o interno do conjunto. Foram utilizados 90 implantes de conexão externa hexagonal (n = 30), conexão interna hexagonal (n = 30) e conexão interna cônica (n = 30), divididos em Grupo Controle (n = 45) e Grupo Teste (n = 45). Os implantes foram abertos em fluxo laminar e cada unidade recebeu 3l de BHI estéril internamente. Sobre cada unidade era parafusado um componente protético especifico para cada marca e com torques recomendados pelos fabricantes com torquímetro digital. Os conjuntos Teste receberam ainda uma fina camada de adesivo que era aplicada com microbrush entre as partes; e todas as unidades dos grupos Controle e Teste foram vedados com material obturador provisório na sua porção mais coronal. Cada conjunto foi então imerso em 75 l de Enterococcus faecalis (ATCC 29212) em minitubos até o limite entre a junção implante/componente protético. Todas as amostras foram incubadas em estufa bacteriológica por 7, 14 e 28 dias a 37oC antes de serem reabertas. Após o período proposto, o conteúdo interno dos implantes foi coletado com cones de papel estéreis, diluído e semeado em placas de Petri, incubadas por 48 horas. Houve diferença significante entre o grupo teste e controle no grupo de conexão externa hexagonal, em todos os tempos (Teste de Fischer e Qui-quadrado, p 0.05). O adesivo anaeróbico testado funciona como barreira, não permitindo a migração de bactérias para o meio interno do conjunto implante/componente protético.
The use of dental implants and prosthetic components have become very feasible resources to solve simple and complex cases in rehabilitation dentistry. However, the implant component junction may present problems, such as the presence of a microgap between these components parts.Therefore, several materials have been tested in an attempt to obstruct this space, with controversial results. The objective of this study was to evaluate in vitro the behavior of an anaerobic monocomponent adhesive (Loctite® 510, Henkel Ltda), high resistance and inert characteristics, in the microgap seal preventing bacterial passage from the external side to the inner side of the assembly. A total of 90 implants were used, with hexagonal external connection (n = 30), internal hexagonal connection (n = 30) and internal conical connection (n = 30) divided into Control Group (n = 45). Implants were opened in laminar flow cabinet and each unit received 3l of sterile BHI internally. On each unit a specific prosthetic component was screwed in for each brand and with torques recommended by the manufacturers with digital torque wrench. The sets of Test also received a thin layer of adhesive that was applied with microbrush between the parts; and all units of the Control and Test groups were sealed with provisional obturator material in their most coronal portion. Each set was immersed in 75 l of Enterococcus faecalis (ATCC - 29212) in mini-tubes to the limit between the implant / prosthetic component junction. All samples were incubated in a bacteriological incubator for 7, 14 and 28 days at 37oC before being reopened. After the proposed period, the internal contents of the implants were collected with sterile paper cones, diluted and seeded in Petri dishes, incubated for 48 hours. There was a significant difference between the test and control groups in the hexagonal external connection group at all times (Fischer and Chi-square test, p 0.05). The anaerobic adhesive tested works as a barrier, not allowing the migration of bacteria into the internal environment of the implant / prosthetic component assembly.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Gabriela Cristina de. "Uso de infiltrante sobre esmalte hígido e com lesão inicial de erosão submetido a desafio erosivo in vitro." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25145/tde-07112013-095009/.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo avaliar in vitro a eficácia da aplicação do infiltrante comparativamente a um selante e dois sistemas adesivos na prevenção (etapa 1 esmalte hígido) e na inibição da progressão de lesões erosivas iniciais de esmalte associado ou não ao condicionamento da superfície de esmalte previamente à aplicação dos materiais (etapa 2). Os espécimes foram preparados a partir de esmalte bovino. Na etapa 1 (prevenção), as superfícies de esmalte hígidos (H) foram aleatoriamente divididos em 5 grupos, de acordo com o material aplicado: HCn sem tratamento controle negativo, HH aplicação de selante resinoso de fossas e fissuras Helioseal Clear®, HA aplicação de sistema adesivo autocondicionante Adhese®, HT aplicação de sistema adesivo convencional Tetric N-bond®, HI aplicação de infiltrante Icon®. Na etapa 2, todos os espécimes foram inicialmente imersos em HCl 0,01M, pH2,3 por 30 s, simulando a lesão inicial de erosão, e posteriormente aleatorizados em 9 grupos (E). Nos grupos ECn, EH, EA, ET e EI, os espécimes foram tratados com os mesmos materiais respectivamente, seguindo as recomendações dos fabricantes e nos grupos EHs, EAs, ETs e EIs não houve condicionamento da superfície de esmalte. Para as duas etapas, todos dos espécimes após tratamento, foram submetidos à ciclagem erosiva, pela imersão dos espécimes 4x/dia por 5 dias em ácido clorídrico (0,01M; pH 2,3) por 2 minutos, seguida da imersão em saliva artificial por 120 min e overnight. O desgaste do esmalte e a análise de espessura dos materiais foram avaliados por perfilometria e os resultados submetidos à Kruskal-Wallis e Teste de Dunn (p<0,05). Na etapa 1, o infiltrante (HI), selante (HH) e adesivo autocondicionante (HA) protegeram o esmalte contra a erosão e foram significativamente diferentes do controle, sendo efetivos na prevenção da erosão. Na etapa 2, os grupos EH, EA, EI (selante, adesivo autocondicionante, infiltrante), ETs e Eis (adesivo convencional e infiltrante, ambos sem condicionamento ácido), foram semelhantes e não promoveram alteração no esmalte, sendo os mais eficazes na inibição da progressão da erosão. Maior desgaste do esmalte foi observado nos grupos ECn ( sem tratamento controle negativo), ET ( sistema adesivo convencional de 2 passos), EHs (selante resinoso de fossas e fissuras sem condicionamento ácido), EAs (sistema adesivo autocondicionante sem condicionamento ácido), sendo estatisticamente similares. Considerando os resultados conclui-se que a aplicação de infiltrante Icon® (com ou sem condicionamento do esmalte) e de selante de fossas e fissuras Helioseal Clear®, sobre o esmalte hígido ou com lesão inicial de erosão foram efetivos para prevenir e inibir a progressão erosiva.
This study aimed to evaluate in vitro the efficacy of the application of infiltrant, compared to sealant and two different adhesive systems on prevention (phase 1 - sound enamel) and inhibition of the progression of erosive lesions associated or no the enamel surface conditioning prior to application of the material (phase 2). The specimens were prepared from bovine enamel. In phase 1 (prevention), the sound enamel surface (H) were randomly divided into 5 groups according to the material used: HCN untreated - negative control, HH application of resin sealant - Helioseal Clear®, HA application of self-etching adhesive system - AdheSE®, HT application of phosphoric acid-etching adhesive system - Tetric Nbond ®, HI application of infiltrant - Icon®. In phase 2, all specimens were eroded by immersion in 0.01 M HCl, pH 2,3 for 30 s to simulate initial erosion lesion, and then randomized into 9 groups (E). In groups ECn, EH, EA, ET and EI, the specimens were treated with the same materials, respectively, following the manufacturers recommendations and the groups, EHs, EAs, ETs e EIs no enamel surface conditioning was performed. For both phases, all blocks were subjected to erosive cycling by immersion of the blocks in hydrochloric acid (0.01 M, pH 2.3) for 2 minutes, followed by immersion in artificial saliva for 120 minutes 4x/day for 5 days. The enamel alteration was evaluated by profilometry and the results subjected to Kruskal-Wallis and the Dunns test (p <0.05). In phase 1, the infiltrant (HI), sealant (HH) and self-etching adhesive (HA) protected the enamel against erosion and were significantly different from control. In phase 2, the groups EH, EA, EI (sealant, selfetching adhesive, infiltrant), ETs and EIs (phosphoric acid-etching adhesive and infiltrant, both without surface conditioning) were similar and showed no enamel alteration after erosion. Greater enamel wear was observed in groups ECn (untreated - negative control), ET (phosphoric acid-etching adhesive), EHs (resin sealant without surface conditioning), AEs (self-etching adhesive without surface conditioning) and these were statistically similar. Taking into consideration the results, it is concluded that the application of infiltrant (with or without prior enamel conditioning) and sealants on sound and initially eroded enamel, prevented enamel alterations when subjected to erosive challenge.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Guimarães, Murilo de Sousa [UNESP]. "Reparabilidadede um cimento ionomérico aderido ao esmalte com sistemas adesivos autocondicionantes." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2009. http://hdl.handle.net/11449/104278.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:33:01Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2009-02-16Bitstream added on 2014-06-13T20:24:35Z : No. of bitstreams: 1 guimaraes_ms_dr_arafo.pdf: 1443329 bytes, checksum: 2d3d8b079af9426aadd16dd726576433 (MD5)
O objetivo deste trabalho, dividido em três estudos, foi investigar (1) a reparabilidade de um cimento de ionômero de vidro modificado por resina, (2) o efeito cariostático e (3) a retenção de selantes ionoméricos aderidos ao esmalte não desgastado com sistemas adesivos autocondicionantes simplificados. Materiais e Métodos: Para o estudo 1 foram confeccionados 60 espécimes de cada material, Vitremer (VT) e resina Z250 (RC). Após envelhecimento químico e térmico, eles foram divididos em 3 grupos de acordo com o tratamento mecânico da superfície: ponta diamantada em alta rotação, ponta em ultra-som e sem desgaste. Cada espécime foi reparado com o mesmo material utilizado inicialmente. Aplicou-se na superfície do VT o Vitremer Primer (VP), e para a resina, utilizou-se ácido fosfórico seguido de adesivo Single Bond. Os espécimes foram isolados deixando exposta a interface de união. Após novo envelhecimento, os mesmos foram impregnados por nitrato de prata, seccionados e avaliados quanto à infiltração e formação de fendas. Os dados foram analisados pelos testes de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney (α=0,05). No segundo estudo 64 incisivos bovinos foram distribuídos em 4 grupos segundo o tratamento da superfície de esmalte: VP, Prompt L-Pop (Pr), Xeno III (Xe) ou sem tratamento. Um cilindro de VT foi construído em metade dos dentes, enquanto que a RC foi utilizada na outra metade. Os corpos de prova foram 19 submetidos a desafio cariogênico e seccionados, para realização de testes de dureza em três regiões: externa, união e interna, até a profundidade de 300 μm. Os dados transformados em porcentagem de perda mineral foram analisados pelo teste de ANOVA complementado pelo teste de Tukey ao nível de significância de 5%. No terceiro estudo, 20 pares de molares permanentes hígidos foram selecionados de crianças entre 6 e 10 anos. Em um dos dentes foi aplicado...
The purpose of this work, divided into three studies, was to investigate (1) the reparability of a resin-modified glass-ionomer cement, as well as (2) the cariostatic effect and (3) retention of glass-ionomer sealants bonded to enamel with one-step self-etching adhesive systems. Materials and Methods: For the first study, 60 specimens were prepared with Vitremer (VT) and Z250 resin. After chemical and thermal aging, the specimens were divided into 3 groups according to the mechanical treatment of the surface: diamond bur, ultrasound coupled bur or no treatment. Each specimen was repaired with the original restorative material. For VT repairs, Vitremer Primer (VP) was first applied while for composite resin the surface was phosphoric acid etched followed by the application of Single Bond. The specimens were coated with acid resistant varnish except for 1 mm around de interface. After additional aging, the specimens were impregnated by silver nitrate and sectioned medialy for the evaluation of silver infiltration and gap formation in SEM. Data were submitted to Kruskal-Wallis and Mann-Whitney tests (α=0.05). In the second study, 64 bovine teeth were randomly assigned to 4 groups according to the enamel surface treatment: VP, Prompt L-Pop (Pr), Xeno III (Xe) or no treatment. A cylinder of VT was built up in half of the teeth while a composite resin was used in the other half. The teeth were then submitted to a cariogenic challenge after which they 23 were medialy cut. Transversal hardeness evaluation was performed in three regions, external, interface and internal, up to the depth of 300μm. Hardness numbers were converted to percentage of mineral loss and the data were submitted to ANOVA and Tukey tests at the level of significance of 5%. For the third study, 20 pairs of sound permanent molars were selected from children between 6 and 10 years of age. One tooth of the pair received... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tereza, Guida Paola Genovez. "Influência da remoção do excesso de materiais adesivos sobre o esmalte erodido, na resistência a desafio erosivo in vitro." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25145/tde-25112015-094345/.

Full text
Abstract:
O uso de materiais resinosos sobre o tecido dentário é uma alternativa para a prevenção da progressão da erosão, contudo existem poucas informações sobre o efeito da infiltração resinosa na lesão de erosão. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito dos materiais resinosos sobre (sem remoção de excesso) e supostamente dentro (com remoção de excesso) do esmalte previamente erodido, submetido a desafio erosivo subsequente. Os blocos de esmalte bovino foram imersos em HCl 0,01 M, pH 2,3 durante 30 segundos para a formação de lesão inicial de erosão. Em seguida, os blocos foram divididos aleatoriamente e tratados de acordo com 8 grupos (n=12): Cc e Cs- controle sem tratamento, Hc e Hs- selante de fossas e fissuras (Helioseal Clear®), Ac e As- adesivo autocondicionante (Adhese®), Ic e Is- infiltrante (Icon®); sendo c- com remoção de excesso e s- sem remoção de excesso do material. Os materiais foram aplicados de acordo com as recomendações dos fabricantes. Nos grupos com remoção de excesso, após a aplicação dos materiais houve a remoção de seu excesso da superfície de esmalte com um cotonete, anteriormente a fotopolimerização. Após o tratamento, todos os espécimes foram submetidos à ciclagem erosiva, por meio da imersão em ácido clorídrico (0,01M; pH 2,3) por 2 minutos, seguida da imersão em saliva artificial por 120 minutos, 4 vezes ao dia, durante 5 dias. A espessura de material e o desgaste dentário foram analisados por meio da perfilometria e os resultados submetidos ao teste ANOVA a dois critérios e teste de Tukey (p<0,05). Na análise do desgaste dentário após o desafio erosivo, os grupos sem remoção de excesso (Hs, As, Is) se comportaram de forma semelhante (p>0,05), constatando-se a presença de material sobre o esmalte prevenindo a perda da estrutura dentária. Os grupos nos quais o excesso de material sobre o esmalte foi removido (Hc, Ac, Ic) resultaram em perda de esmalte após a aplicação. Além disso, esses grupos (Hc, Ac, Ic) não foram capazes de proteger o esmalte contra a erosão, uma vez que após o desafio erosivo o desgaste do esmalte destes grupos foi semelhante ao grupo controle. Com base nos resultados do presente estudo, conclui-se que os materiais resinosos são capazes de proteger o esmalte contra a erosão dentária somente quando estão presentes sobre a superfície dentária, formando uma barreira mecânica.
The use of resin-based materials over the dental tissue is an alternative for erosion progression prevention, however there is little information regarding the effect of resin infiltration into erosive lesion. The aim of this study was to evaluate the effect of resin-based materials over (without excess removal) and into (with excess removal) previously eroded enamel, subjected to erosive challenge. Bovine enamel blocks were immersed in HCl 0.01 M, pH 2.3 for 30 seconds for the formation of softened erosion lesion. Then the blocks were random divided and treated according to 8 groups (n=12): Cc and Cs- control without treatment, Hc and Hs- fissure resin sealant (Helioseal Clear®), Ac and As- self-etch adhesive (Adhese®), Ic and Isinfiltrant (Icon®); being c- with excess removal and s- without excess removal of the material. The materials were applied according to manufacture instructions. The groups with excess received the same materials, however before light curing the excess of material over enamel was gently removed with a cotton roll. After treatment, the blocks were immersed in HCl for 2 min, followed by immersion in artificial saliva for 120 min, 4 times per day, during 5 days (erosive cycling). Enamel wear and material thickness were analyzed using profilometry and the results submitted to two-way ANOVA and Tukeys test (p<0.05). Groups Hs, As, Is, resulted in the formation of a layer of material over enamel, being effective in inhibiting erosion progression. Groups in which the material over enamel was removed (Hc, Ac, Ic), resulted in enamel loss after application. In addition, they (Hc, Ac, Ic) were not able to protect enamel, since after the erosive challenge enamel wear of these groups was similar to control. Based on the results of this study, resin-based materials are able to protect enamel against erosion only when they are present over enamel, forming a mechanical barrier.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Hoshi, Adriano Tomio. "Efeitos de um cimento de ionômero de vidro e de um selante resinoso em esmalte bovino desmineralizado, submetido ou não a desafio cariogênico - estudo ‘in situ’." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25133/tde-06022007-114758/.

Full text
Abstract:
Este estudo in situ avaliou em esmalte bovino desmineralizado, submetido ou não a um desafio cariogênico, os efeitos de um cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade (CIVav) e de um selante resinoso, comparativamente a um controle (sem selamento). Doze voluntários usaram dispositivos intrabucais palatinos (DIP) contendo 12 blocos de esmalte bovino desmineralizado, fixados dois a dois para simular uma fissura em V, a qual foi selada com um dos materiais: CIVav (Ketac, Molar Easymix), selante resinoso (Delton) ou controle (sem selamento). Metade dos espécimes foi submetida ao acúmulo de biofilme, recebendo oito aplicações diárias de sacarose a 20% para provocar um desafio cariogênico, além de outras três, de solução de dentifrício fluoretado (1 g : 3 mL), enquanto a outra metade não sofreu acúmulo de biofilme, mas também recebeu o dentifrício. Após 14 dias, foram avaliadas as concentrações de flúor no biofilme e no esmalte, bem como o conteúdo mineral (microdureza em secção longitudinal). Os dados obtidos foram analisados estatisticamente ('alfa'= 5%). O teste Friedman ANOVA revelou que a concentração de flúor no biofilme foi estatisticamente maior com o uso do CIVav, em comparação ao selante resinoso e ao controle. A ANOVA e o teste de Tukey constataram que houve maior concentração de flúor no esmalte associado ao CIVav, sobretudo na ausência de desafio cariogênico, enquanto o selante resinoso e controle foram semelhantes. Em relação ao conteúdo mineral, a ANOVA e o teste de Tukey detectaram diferenças entre os grupos na camada mais superficial do esmalte. Com desafio cariogênico, o conteúdo mineral foi sempre maior no esmalte associado ao CIVav do que naquele associado ao selante resinoso, sendo que o controle apresentou resultados intermediários. Sem o desafio cariogênico, houve uma tendência de um maior conteúdo mineral no grupo controle. Os resultados sugerem que o CIVav, aplicado sobre uma superfície desmineralizada e sob desafio cariogênico, demonstrou um potencial cariostático pela sua capacidade de doar flúor à estrutura e ao biofilme dentários, minimizando os efeitos da desmineralização, mas não melhorou a remineralização.
This in situ study evaluated on demineralized bovine enamel, submitted or not to a cariogenic challenge (dental biofilm), the effects of a high viscosity glass ionomer cement (HV-GIC) and a resin sealant in comparison with a control group (without sealing). Twelve volunteers wore a palatal appliance containing 12 blocks of demineralized bovine enamel mounted (2 by 2) to simulate a fissure in a V shape and sealed with: HV-GIC (Ketac? Molar Easymix), resin sealant (Delton) or maintained with no sealing material (control). Half of specimens was submitted to a cariogenic challenge by dripping a 20% sucrose solution 8 times/day besides a fluoride dentifrice solution (1 g : 3 mL) 3 times/day. The others specimens only received a dentifrice solution. After 14 days, the concentration of fluoride in dental biofilm and enamel was evaluated as well as the mineral content (cross-sectional microhardness) of the enamel. The concentration of fluoride in dental biofilm was higher with HV-GIC (Friedman ANOVA, p<0.05) in comparison with resin sealant and control group. The concentration of loosely-bound fluoride on enamel was significant (ANOVA and Tukey test, p< 0.05) specially without a cariogenic challenge for HVGIC, while it was similar for the resin sealant and control group. Concerning the mineral content, ANOVA and Tukey test (p<0.05) detected differences among the groups on the superficial layers of the enamel. Under the dental biofilm influence the mineral content was always higher on the enamel associated with HV-GIC than with resin sealant and the control group presented intermediary results. Without dental biofilm the control group presented a tendency of a higher mineral content. The results suggest that HV-GIC applied on a demineralized surface and under the dental biofilm influence has shown a cariostatic potential by its ability to give fluoride to the dental structure and biofilm reducing the demineralization effects.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Luca, Fraga Luciola Rangel de. "Avaliação clinica de materiais hibridos de ionomero de vidro resina composta utilizados como selantes de fossulas e fissuras." [s.n.], 1997. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/289739.

Full text
Abstract:
Orientador: Luiz Andre Freire Pimenta
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontlogia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-07-22T22:10:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LucaFraga_LuciolaRangelde_M.pdf: 2708746 bytes, checksum: 263e8cde6b81530b4f48917819c3f732 (MD5) Previous issue date: 1997
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar clinicamente os materiais híbridos de ionômero de vidro/resina composta, Vitremer (3M) e Dyract (Dentsply), quando utilizados como sei antes de fóssulas e fissuras. Para tanto, foram utilizados os primeiros molares permanentes inferiores de cem crianças na faixa etária de sete e oito anos, sendo um dos materiais utilizado no elemento esquerdo e o outro no direito, alternadamente. Decorridos seis e doze meses do selamento, foi efetuada a avaliação clínica e a análise comparativa dos materiais, quanto à retenção e à capacidade de prevenção de cárie em relação a um grupo controle não selado. Os resultados da análise estatística demonstraram a semelhança de desempenho entre os materiais no período de seis meses.. quanto à retenção. Aos doze meses as avaliações clínicas demonstraram índices de 95,9% e 85,7% de retenção para o Dyract e o Vitremer respectivamente, implicando em uma diferença estatisticamente significativa entre os materiais (OR > 1). Os materiais híbridos demonstraram efeito protetor contra a cárie estatisticamente significante em relação ao grupo controle, aos seis e doze meses (OR < 1)
Abstract:The aim of this study was to evaluate the clinical performance of two glass ionomer/resin composite hybrid materiais, when applied as pits and fissures sealants. The mandibular first permanent molars on one side of dental arch in 100 children were sealed with Vitremer (3M), and the same teeth on the other side were sealed with Dyract (Dentsply). Six and twelve months after placement, examiners documented sealant retention and caries prevention in relation to an unsealed contrai group. The results, supported by statistical analysis, showed similarity betwen the material's perfomance afier six months. At one year, the retention of the Vitremer (3M) Was significantly less (OR) than the Dyract (Dentsply), the rates of complete retention were 95.9% and 85.7% fqr Dyract and Vitremer respectively. The caries preventive effect of hybrid materiais in sealed group was significantly different (OR<1) in comparison with the unsealed group, at six and twelve months
Mestrado
Dentística
Mestre em Clínica Odontológica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Biella, Vivian de Agostino. "Avaliação de dois cimentos de ionômero de vidro comparados a um selante resinoso, utilizados para selamento de fossas e fisuras aplicados em esmalte bovino hígido, sob condições de severo desafio cariogênico: estudo in situ." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25133/tde-25062007-092837/.

Full text
Abstract:
Este estudo in situ, desenvolvido em uma fase de 14 dias, teve como objetivo avaliar o efeito de dois cimentos de ionômero de vidro (CIV) comparados a um selante resinoso, utilizados para selamento de fossas e fissuras aplicados em esmalte bovino hígido, com acúmulo de biofilme dentário, por meio da análise do conteúdo de flúor do biofilme dentário e da microdureza em secção longitudinal. Foram utilizados 88 blocos de esmalte (4mm x 4mm) de incisivos bovinos, selecionados por seu valor de microdureza inicial. Os blocos formaram uma fissura artificial em forma de \"V\" a qual foi selada, para compor os seguintes grupos: GI-CIVav (Ketac? Molar Easymix); GII-CIV modificado por resina (Vitremer?); GIII-selante resinoso sem flúor (Helioseal® Clear) ou GIV-controle, sem selamento. As fissuras artificiais foram fixadas em um dispositivo intrabucal palatino (DIP), em duas fileiras distintas que foram cobertas por uma tela plástica para favorecer o acúmulo de biofilme dentário. Onze voluntários utilizaram o DIP 24 h/dia; gotejaram 8x/dia, uma solução de sacarose a 20% e, uma solução de dentifrício fluoretado (3ml de água deionizada : 1g de dentifrício fluoretado) sobre todas as fissuras 3x/dia. Após o período experimental, coletou-se o biofilme acumulado para a avaliação do conteúdo de flúor. As fissuras foram seccionadas ao meio para a avaliação da microdureza em secção longitudinal a partir da superfície do esmalte, em 4 profundidades (10, 30, 50, 70 µm). O limite esmalte/material da região oclusal era a posição zero (borda do material) e, a partir deste, realizadas seqüências de impressões a 50, 150 e 500 µm interna e externamente à borda do material. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente (a= 5%). O teste de Friedman revelou que a concentração de flúor no biofilme não foi estatisticamente significante entre os grupos, (p<0,07), com uma tendência de melhores resultados para o CIVav. Quanto ao conteúdo mineral, a ANOVA e o teste de Tukey detectaram significância (p<0,05) para todos os grupos individualmente, na camada mais superficial do esmalte (10 µm). Nesta profundidade, não houve diferença entre os grupos. Essas comparações foram válidas para a maioria das distâncias analisadas.
This in situ study, developed in a 14-day period, aimed to evaluate the effect of two glass ionomer cements (GIC) compared to a resin sealant, employed for pit and fissure sealing on intact bovine enamel, with accumulation of dental biofilm, by analysis of the fluoride content on the dental biofilm and longitudinal microhardness. Eighty-eight enamel blocks (4mm x 4mm) of bovine incisors were employed, selected according to their initial microhardness value. The blocks formed a V-shaped artificial fissure that was sealed, constituting the following groups: GI - high-viscosity conventional GIC (Ketac? Molar Easymix); GII - resin-modified GIC (Vitremer?); GIII - resin sealant without fluoride (Helioseal? Clear); and GIV - control, without sealing. The artificial fissures were fixated on a palatal plate (PP), in two distinct rows, which were covered with a plastic screen to favor the accumulation of dental biofilm. Eleven volunteers employed the PP for 24h/day, dripped a 20% sucrose solution 8 times a day, and used a fluoridated dentifrice solution (3ml of deionized water : 1g of fluoridated dentifrice) on all fissures 3 times a day. After the study period, the accumulated biofilm was collected for evaluation of the fluoride content. The fissures were sectioned through the middle for evaluation of longitudinal microhardness from the enamel surface, at 4 depths (10, 30, 50, 70 µm). The enamel/material limit at the occlusal region was the zero position (material margin); from this point, indents were sequentially performed at 50, 150 and 500 µm internally and externally to the material margin. Data were statistically analyzed (a = 5%). The Friedman test revealed that the fluoride concentration in the biofilm was not statistically significantly different among groups (p<0.07), yet there was a tendency of better outcomes for the high-viscosity conventional GIC. With regard to the mineral content, the ANOVA and Tukey test revealed significance (p<0.05) for all groups individually, at the most superficial enamel layer (10 µm). At this depth, there was no difference among groups. These comparisons were valid for most distances analyzed..
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pardi, Vanessa. "Comparação entre diferentes materiais utilizados como selantes oclusais." [s.n.], 2002. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/290322.

Full text
Abstract:
Orientador: Antonio Carlos Pereira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-08-01T02:26:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pardi_Vanessa_M.pdf: 3609956 bytes, checksum: a3fcc1a8d3579efd46f079e6d1412ebf (MD5) Previous issue date: 2002
Resumo: Embora se observe uma diminuição da prevalência da doença cárie, a superfície oclusal permanece tendo a maior incidência, devido, principalmente, à sua morfologia complexa que dificulta a limpeza mecânica e permite o acúmulo de placa dental. A utilização de selantes de fissuras tem tido comprovada efetividade na prevenção da cárie nessa superfície, no entanto, existe uma busca contínua por um material que- apresente- alta retenção à estrutura dental e efeito anticariogênico mesmo com sua perda macroscópica. Assim, esse trabalho composto por quatro artigos tem como objetivos avaliar a retenção e efetividade na proteção da cárie de: 1) um cimento de ionômero convencional e um cimento de ionôrnero modificado por resina após 2 anos de aplicação clínica como selantes; 2) um cimento de ionômero de vidro modificado por resina, uma resina composta de alto escoamento e uma resina modificada por poliácido após 6 e 12 meses de aplicação clínica como selantes; 3) dois materiais ionoméricos utilizados como selantes após 5-anos de aplicação clínica; 4) uma resina modificada por poliácido após 6 anos de aplicação como selante. Os resultados encontrados mostram que os materiais avaliados por períodos superiores à dois anos, apresentaram uma baixa retenção, no entanto, foram efetivos na prevenção da cárie oclusaL Já os materiais avaliados após 6 e 12 meses apresentaram taxa de retenção total satisfatória. Em relação à cárie, os materiais ionoméricos apresentaram-se efetivos na prevenção de lesões cariosas nas fissuras oclusais
Abstract: Although a decrease of cavities prevalence are observed, occlusal surface remains as a major incidence rate, because of its complex morphology that difficult the mechanical cleaning and allows the accumulation of dental plaque. The use of fissure sealant had proved its effectiveness on cavities prevention on this surface, however there is a continue quest for a material that presents high retention rate to enamel and a anticariogenic effect even after its macrocospic loss. This study is composed of four manuscripts, which main goals are to evaluate retention and effectiveness on cavities prevention of:: 1) two íonomer materiais after two years of clinical use; 2) a ionomer glass cement modified by resin, a flowable composite and a resin modified by a polyacid, after a clínical use as a occlusal sealant during six and twelve months, 3) two ionomer cements used as físsure sealant after five years of clinical use; 4) a polyacid modified resin after six years used as fissure sealant. The finding results show that the materiais evaluated for periods longer than two years present a low retentton rate, however they showed effectiveness on occlusal cavity prevention. Materiais evaluated after six and twelve months presented a satisfactory retention rate. Regarding cavities, the ionomeric material showed its effectiveness on occlusal caries prevention
Mestrado
Cariologia
Mestre em Cariologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pardi, Vanessa. "Selantes de fossulas e fissuras : avaliação clinica e laboratorial." [s.n.], 2004. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/290351.

Full text
Abstract:
Orientadores: Antonio Carlos Pereira, Mario A. Coelho Sinhoreti
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-08-03T18:50:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pardi_Vanessa_D.pdf: 2278132 bytes, checksum: 707d334aa58b758590632e60e1480f0b (MD5) Previous issue date: 2004
Resumo: Selantes de fissuras têm sido considerados eficazes na prevenção de cárie oclusal, entretanto há controvérsias na literatura quanto ao material de escolha para o procedimento de selamento. Desse modo, o presente trabalho composto por 4 artigos tem como objetivos: I) descrever o desempenho dos selantes de fóssulas e fissuras ao longo dos anos e discutir sua importância como método preventivo; 2) avaliar clinicamente 3 diferentes materiais aplicados como seiantes de fissuras (Vitremer, Dyract Flow e Revolution) após 2 anos de aplicação clínica; 3) comparar, in vitro, o desgaste e mudanças na rugosidade superficial de 4 materiais odontológicos (Delton, Filtek Flow, Dyract Flow e Vitremer) aplicados como selantes após abrasão por escovação e dentifrício; 4) avaliar, in vitro, a infiltração marginal em seiantes de fissuras realizados com diferentes materiais odontológicos (Delton, Filtek Flow, Dyract Flow e Vitremer). Em relação à revisão sobre selantes, foi concluído que eles são eficazes na prevenção de cárie e suas indicações e contra-indicações devem ser cuidadosamente avaliadas pelos profissionais. Os resultados após dois anos de aplicação clínica permitiram concluir que a resina composta de alto escoamento Revolution apresentou a melhor taxa de retenção, embora não tenha havido diferença estatisticamente significante em relação à presença de cárie entre os grupos. Quanto à resistência à abrasão, não houve diferença estatisticamente significante entre os materiais Vitremer e Dyract Flow e nem entre Filtek Flow e Delton, entretanto os primeiros apresentaram maior taxa de desgaste. O material Vitremer apresentou o maior valor de rugosidade, enquanto o material Delton apresentou o menor valor após o teste de abrasão. Em relação ao teste de microinfiltração, embora todos os materiais estudados tenham apresentado um certo grau de microinfiltração, não houve diferença estatisticamente significante entre os mesmos. O contínuo estudo de materiais odontológicos para a aplicação como selantes de fissuras é recomendado, uma vez que avanços tecnológicos podem contribuir para a melhora das propriedades físicas dos materiais e, conseqüentemente, para a melhora de seu comportamento clínico
Abstract: Fissure sealants had been considered efficacious on occlusal caries prevention, however there are controversies in the literature with regard to the material to apply. This present study, composed by four articles, has the following aims: a) to describe the performance of the fissure sealants and to discuss their relevance as a preventive method; b) to evaluate three different materiaIs (Vitremer, Dyract Flow and Revolution) used as an occlusal sealant after 2-year clinical application; c) to compare the in vitro wear and changes on the superficial roughness of different materiaIs (Delton, Filtek Flow, Dyract Flow e Vitremer) used as fissure sealant after abrasion with toothbrush and dentifrice and d) to evaluate the in vitro microleakage of different materiaIs used as fissure sealants (Delton, Filtek Flow, Dyract Flow e Vitremer). Regarding the review (a), it was concluded that the fissure sealant is efficacious on caries prevention and the indications and contraindications of this proceeding should be carefully evaluated by professionals. In the 2-year clinical evaluation (b) was verified that Revolution showed the best retention rate, however there was no statistically significant difference with regard to caries presence after the evaluated period among the groups (Revolution, Dyract Flow and Vitremer). With reference to the abrasion test (c), there were no statistically significant difference either between Vitremer and Dyract Flow or Filtek Flow and Delton, however the former showed the highest wear before the abrasion test. Vitremer showed the highest roughness measurement, while Delton showed the lowest measurement after the abrasion test. Regarding the microleakage test (d), although all the materiaIs had exhibited some degree of microleakage, there were no statistically significant difference among them. A continuous study of dental materiaIs to apply as fissure sealants is recommended, since that technological advances can contribute to the improvement of physical properties of dental materiaIs and consequent1yto the improvement of their clinical behavior
Doutorado
Cariologia
Doutor em Odontologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography