Academic literature on the topic 'Seleção lexical'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Seleção lexical.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Seleção lexical"

1

Paes, Maria Bethânia Gomes, and Marcela Moura Torres Paim. "A variação lexical para peças do vestuário íntimo em um recorte do Projeto ALiB." Tabuleiro de Letras 12 (May 9, 2019): 170. http://dx.doi.org/10.35499/tl.v12i0.5573.

Full text
Abstract:
Este artigo insere-se na perspectiva de investigação lexical e propõe o levantamento das denominações para vestuário íntimo usadas por falantes de cinco pontos distribuídos entre os Estados de Alagoas e Sergipe.Realizou-se análise da variação semântico-lexical constantes no corpusdo Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) nos referidos pontos do Nordeste do Brasil. A metodologia consistiu na leitura de textos teóricos referentes ao tema; seleção do corpus, constituído de inquéritos de pontos situados no interior dos referidos estados, do banco de dados do Projeto ALiB; análise dos dados, verificando-se relações entre o uso das variantes lexicais e fatores sociais. Foram considerados inquéritos de informantes dos grupos etários I (18-30 anos) e II (50-65 anos) do Questionário Semântico Lexical do ALiB, campo semântico vestuário e acessórios (itens calcinhae cueca) para a análise da seleção lexical realizada por falantes de cidades do Nordeste brasileiro. Pretende-se, portanto: (i) registrar as denominações para calcinhae cuecanos pontos supracitados; (ii) analisar as lexias e suas relações com fatores sociais relacionados aos informantes; (iii) confeccionar cartas linguísticas que retratem diatopicamente as variantes lexicais no Brasil. A análise do corpuspossibilitou o registro da diversidade lexical do português falado no Brasil, considerando-se princípios da Dialetologia Pluridimensional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Neves, Herbertt, and Beatriz Farias Almeida. "Seleção lexical como objeto de ensino em videoaulas de língua portuguesa." Revista do GELNE 26, no. 2 (2024): e35596. https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n2id35596.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetivou investigar o tratamento pedagógico dado à seleção lexical em videoaulas para o ensino de língua portuguesa. Direcionamos nossa atenção nas práticas de produção de videoaulas, com foco na seleção vocabular, uma vez que estas assumiram um papel de destaque no cenário pedagógico de nosso país, principalmente em virtude da reorganização metodológica que o ensino experienciou, considerando a pandemia do Covid-19. Assim sendo, nossa pesquisa pode ser caracterizada como documental, aplicada e de finalidade interpretativo-descritiva. O percurso metodológico desenvolvido iniciou pela catalogação de cinco videoaulas, distribuídas em quatro canais educativos on-line, dois em plataforma própria e dois na plataforma YouTube, e, posteriormente, sua interpretação. Para a análise dos conteúdos, pautamo-nos nas contribuições teóricas de Neves (2020), Antunes (2012), Bezerra e Reinaldo (2020), Rocha (2008) e Freire (2015). Por fim, diante dos resultados obtidos, constatamos o trabalho da seleção lexical com os critérios de adequação ao tema, propósito, leitor/ouvinte, gênero textual e contexto. Esses objetos se organizam no eixo de ensino do léxico voltado para o funcionamento textual-interativo dos itens lexicais. Com relação às perspectivas de análise linguística, verificamos que a maior parte das ocorrências estão alinhadas às tendências inovadora e conciliadora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alves, Glaucia Peçanha. "Logos, ethos e pathos como estratégias argumentativas." Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação 22, no. 2 (2022): 56–72. http://dx.doi.org/10.47369/eidea-22-2-3438.

Full text
Abstract:
Partindo do pressuposto de que a argumentação é uma dimensão inerente a todo discurso, este artigo tem por objetivo analisar como ela se dá pela mobilização do logos, do ethos e do pathos através da seleção de itens lexicais considerando todo o contexto em que tais itens se encontram. Para tanto, foram adotados os pressupostos teóricos da Teoria da Argumentação no Discurso proposta por Amossy (2011, 2017, 2020). Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa em que foi analisada uma notícia publicada no jornal Diário de Pernambuco. A análise permitiu constatar que a argumentação foi sendo construída ao longo de todo o discurso através da mobilização das três provas retóricas, que se deu pela seleção lexical. E essa seleção evidenciou a força e o direcionamento argumentativo na notícia analisada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Neves, Herbertt. "Seleção lexical e construção da argumentatividade em textos do domínio jornalístico." Revista Letras Raras 11, no. 3 (2022): 331. http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v11i3.2554.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo analisar o posicionamento argumentativo de textos de comentário sobre as eleições de 2018, com foco no emprego de itens do sistema lexical. Em uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental, foi analisado um corpus de doze textos, igualmente divididos entre os gêneros artigo de opinião e editorial, publicados pelos três principais jornais da impressa recifense no período do segundo turno das eleições de 2018. Nesse conjunto de textos, deu-se foco ao modo como substantivos, adjetivos e verbos ligados ao tema das eleições atuavam como pistas de contextualização (GUMPERZ, 2013) para construção do direcionamento argumentativo do domínio jornalístico como um todo. Partimos, para isso, de uma concepção de língua e de léxico de base sociointeracional (ANTUNES, 2012; MARCUSCHI, 2003; 2004; CARDOSO, 2015). No universo de nossa amostra, constatou-se uma estreita relação entre o gênero textual, a definição do posicionamento de seu autor e a escolha dos itens lexicais relativos ao tema em debate no texto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Paredes Moreno, Liliana Paredes, and Rogério Vicente Ferreira. "Breve análise do léxico encontrado em relatos e contos nas narrativas Ava, Izoceño e Simba Guarani falada na Bolívia." Raído 15, no. 39 (2021): 66–79. http://dx.doi.org/10.30612/raido.v15i39.14901.

Full text
Abstract:
O presente artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado focada no estudo da produção escrita em guarani em contexto de fala castelhana na Universidade Indígena UNIBOL – Bolívia. Este estudo tem como objetivo analisar o léxico guarani utilizado em narrativas escritas em castelhano. Através de uma análise semântico lexical, procura-se focalizar nos possíveis critérios pelos quais aparecem certas construções lexicais em guarani em narrativas que predominantemente estão escritas em castelhano, assim como também quais podem ser seus possíveis significados. Este trabalho focaliza a questão de como os sujeitos constroem sua identidade históricocultural e linguística por meio do discurso e práticas sociodiscursivas e da seleção de seu repertorio lexical. A sustentação teórica de estudo está centrada em discussões sobre conceitos de léxico (BIDERMAN, 2001), (POLGUÊRE, 2018), palavra e tipos de palavra (ISQUERDO e OLIVEIRA, 1998), e sua relação com a cultura e identidade dos falantes (MATORÉ, 1953), (SAPIR, 1969), (SEABRA, 2015) entre outros estudiosos. Metodologicamente se procedeu a coleta do corpus por meio de um recorte dos léxicos em guarani, compilados em um glossário e posterior categorização, tomou-se como critério de seleção a frequência e o tipo de ocorrência do léxico. Os resultados indicam que a escolha do léxico reflete, na maioria das vezes, o caráter subjetivo do falante e pela seleção e manifestação do léxico as pessoas podem construir e reconstruir sua identidade linguística assim como também cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Oliveira Bezerra, Sheila Lucia. "A A organização da estrutura linguística na visão dos modelos multirrepresentacionais." Revista Dissertar 1, no. 26 e 27 (2017): 28–32. http://dx.doi.org/10.24119/16760867ed11320.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo avançar na compreensão dos processos envolvidos na organização fonológica e lexical levando-se em conta os pressupostos teóricos levantados na Linguística Probabilística e Fonologia de Uso, conhecidos como modelos multirrepresentacionais. Foi realizada uma revisão bibliográfica com a seleção de uma série de pesquisas que levantam a hipótese que a representação mental é detalhada e apresenta vários níveis de representação, como o nível fonético paramétrico que relaciona-se diretamente às formas fonéticas dos itens lexicais que o falante é capaz de ouvir e produzir, além de outros níveis, como o de decodificação fonética, o lexical, e o nível da gramática fonológica. Todos estes níveis emergindo de generalizações das formas representadas no léxico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Herbertt, Neves. "Seleção lexical e construção da argumentatividade em textos do domínio jornalístico." Seleção lexical e construção da argumentatividade em textos do domínio jornalístico 11, no. 3 (2023): 331–44. https://doi.org/10.5281/zenodo.8170169.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Estivalet, Gustavo Lopez. "Variáveis lexicais e ortográficas no acesso lexical das palavras do português brasileiro." Revista Linguíʃtica 16, no. 1 (2020): 264–77. http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16n1a31539.

Full text
Abstract:
Quais variáveis influenciam o acesso lexical no português brasileiro? O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência das principais variáveis lexicais e ortográficas no acesso lexical: a. frequência lexical, b. vizinhança ortográfica, c. categoria gramatical, d. número de letras e e. número de sílabas. Modelos de leitura de via dupla postulam diferentes rotas para o processamento lexical e ortográfico, nos quais essas variáveis influenciam diferentemente as etapas do processamento das palavras. Portanto, para uma melhor compreensão do léxico mental, as influências dessas variáveis devem ser analisadas no português brasileiro. Para tanto, aplicou-se um experimento psicolinguístico com tarefa de decisão lexical na modalidade visual entre palavras e pseudopalavras selecionadas e criadas a partir do Léxico do Português Brasileiro. Os resultados apontaram as seguintes diferenças significativas: palavras foram reconhecidas mais rapidamente do que pseudopalavras; palavras de alta frequência foram reconhecidas mais rapidamente do que palavras de média frequência, que por sua vez, foram reconhecidas mais rapidamente do que palavras de baixa frequência; palavras com alta vizinhança ortográfica foram reconhecidas mais rapidamente do que palavras de baixa vizinhança. Esses resultados sugerem que essas variáveis influenciam o processamento das palavras no acesso lexical. Ainda, os resultados das variáveis número de letras e número de sílabas indicam efeitos graduais no reconhecimento das palavras. Assim, a presente investigação contribui para uma melhor compreensão dos processos de leitura durante o acesso lexical, assim como valida a seleção, criação e controle de estímulos com o uso de corpora na pesquisa em psicolinguística experimental no português brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Völz, Lisandro, and Bernardo Kolling Limberger. "Acesso lexical em língua minoritária: A seleção de palavras escritas em hunsriqueano e pomerano." Revista Linguagem em Foco 13, no. 4 (2022): 117–33. http://dx.doi.org/10.46230/2674-8266-13-7371.

Full text
Abstract:
Estudos sobre acesso lexical têm priorizado línguas majoritárias em detrimento das línguas minoritárias. Porém, as comunidades de falantes de língua minoritária, como o hunsriqueano e o pomerano, demonstram um interesse cada vez maior em ler e escrever em uma de suas línguas maternas. Diante disso, o objetivo deste trabalho é discutir questões metodológicas envolvidas na seleção de palavras escritas em hunsriqueano e pomerano para uma tarefa de decisão lexical. Com esse experimento, investigamos o acesso a palavras escritas em língua minoritária. Este estudo discute as especificidades da seleção de estímulos psicolinguísticos em duas línguas minoritárias, considerando principalmente a falta de materiais escritos e de padronização, as diferenças entre ambas as línguas e as semelhanças com a língua alemã. A contribuição deste estudo evidencia a importância de pesquisas que envolvam línguas minoritárias, a fim de cooperar nas necessidades dos falantes, favorecendo, assim, a manutenção das línguas minoritárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Baccin, Paola Giustina. "Do italiano ao português: reflexões sobre a equivalência de unidades lexicais em um glossário gastronômico." Revista de Italianística, no. 9 (December 30, 2004): 37. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i9p37-50.

Full text
Abstract:
A elaboração de um dicionário bilingue tem por objetivo estabelecer a equivalência de unidades lexicais entre duas línguas. Para estabelecê-la devemos considerar a correspondência entre o conjunto de traços significativos de cada unidade lexical, suas características e descritores, bem como o nível de seleção que será o ponto de partida e de chegada da definição. Esses elementos dependem do tipo de obra lexicográfica e se seu público usuário. A pesquisa realizada para a elaboração de um glossário italiano-português sobre massas alimentícias originou uma série de reflexões que apresentamos nesse artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Seleção lexical"

1

Maria, Silva Pinto Rosa. "Quem anuncia, vende : um estudo dos classificados de venda de imóveis." Universidade Federal de Pernambuco, 2004. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7970.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T18:37:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo8349_1.pdf: 1921208 bytes, checksum: 2e40521a7a05bc560eb5a710591ac1ab (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2004<br>Este trabalho investiga de que maneira a seleção lexical atua enquanto instrumento de persuasão nos textos publicitários. A pesquisa, numa abordagem qualitativa, tenta interpretar a associação existente entre seleção lexical, produto anunciado e destinatário. Para isso, investiga-se, a partir do título e da nomeação do produto, de que modo o emissor, fazendo uso da seleção lexical, é capaz de engendrar uma figura idealizada do destinatário e simultaneamente criar uma representação positiva do produto. O corpus, constituído de dez anúncios classificados de venda de imóveis novos, denominados anúncios classificados destacados, foram coletados aos domingos no Jornal do Commercio e no Diário de Pernambuco, entre 2003 e 2004. Na investigação constatou-se que a seleção lexical está diretamente relacionada à classe socioeconômica do destinatário e reflete-lhe os anseios, o estilo de vida e os valores ideologicamente consagrados pela classe social a que ele pertence. Sendo assim, a escolha do léxico exerce papel decisivo na definição da estratégia persuasiva dessas publicidades. Isso nos levou a refletir sobre a necessidade de dotar os usuários da língua de instrumentos que possibilitem, a partir do léxico, uma leitura mais crítica desses textos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Saraiva, José Américo Bezerra. "A seleção lexical à luz da função poética em textos de Caetano Veloso." http://www.teses.ufc.br, 1998. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1237.

Full text
Abstract:
Saraiva, José Américo Bezerra. A seleção lexical à luz da função poética em textos de Caetano Veloso. 1998. 180f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 1998.<br>Submitted by Maria Josineide Góis (josineide@ufc.br) on 2011-11-25T14:24:23Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Jose Americo Bezerra Saraiva.pdf: 965270 bytes, checksum: f21e8c79da5838122c827fa1e95de00c (MD5)<br>Approved for entry into archive by Maria Josineide Góis(josineide@ufc.br) on 2011-11-25T14:43:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Jose Americo Bezerra Saraiva.pdf: 965270 bytes, checksum: f21e8c79da5838122c827fa1e95de00c (MD5)<br>Made available in DSpace on 2011-11-25T14:43:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Jose Americo Bezerra Saraiva.pdf: 965270 bytes, checksum: f21e8c79da5838122c827fa1e95de00c (MD5) Previous issue date: 1998<br>Based on the poetic function as stated by Jakobson, I analyse the following compositions by Caetano Veloso: o quereres, meu bem meu mal, pipoca moderna odara, luz do sol and chuva suor e cerveja. I try to investigate not only structural aspects derived from the definition of the poetic function itself but also semantic grounds. These ones imply two groups of basic notions: denotation x connotation; dictionary x encyclopaedia. Text is the starting point that guides the analysis of the lexical itens. So I had to leave the semantic conceptions that support dictionary founded on isolated words. According to the textual point of view, the meaning of a word emerges from the context, which does not imply some established aspects of meaning should not be taken into account. Before formal and/or semantic considerations concerning the lexemes, I focus each text as a whole in order to make my analysis terse and clear.<br>Baseado na função poética, tal como assentada por Jakobson, analisamos as seguintes composições de Caetano Veloso: o quereres, meu bem meu mal, pipoca moderna, odara, luz do sol e chuva suor e cerveja. Tentamos investigar não apenas aspectos estruturais derivados da definição da função poética, mas também os fundamentos semânticos. Estes implicam dois conjuntos de noções básicas: denotação x conotação; dicionário x enciclopédia. O texto é o ponto de partida que orienta a análise dos itens lexicais. Assim, tivemos de abandonar as concepções semânticas que apóiam o dicionário, fundamentado em palavras isoladas. Conforme o ponto de vista textual, o sentido de uma palavra emerge do contexto, o que não implica que alguns aspectos estabelecidos e consolidados do sentido não devam ser levados em consideração. Antes de considerar as perspectivas formais e semânticas referentes aos lexemas, enfocamos cada texto como um todo, a fim de tornar a análise enxuta e clara.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Paola Junqueira Pinto dos. "Orações infinitivas : da seleção ao controle." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2009. http://hdl.handle.net/10183/21564.

Full text
Abstract:
No português, o sujeito das orações infinitivas não-flexionadas é preenchido pela categoria vazia PRO, que tem, segundo a Teoria Gerativa, natureza mista, comportando-se ora como um pronome, com referenciação livre; ora como uma anáfora, com referenciação vinculada a algum argumento da oração imediatamente superior. Este trabalho objetiva estudar dois aspectos básicos das orações infinitivas: (1) quais verbos as selecionam, e (2) se as mesmas classes de verbos condicionam a forma com que acontece o controle sobre PRO. Para isso, fez-se necessário um estudo sobre a complementização no português a fim de observar quais são os verbos que selecionam infinitivo subordinado e como o fazem. Por fim, procura-se estabelecer se o controle é um fenômeno de ordem sintática, como afirma Chomsky (1981/1982), ou de ordem semântica, envolvendo a interpretação dos predicados básicos por trás dos verbos de controle, tal como observam Culicover e Jackendoff (2003/2005). Com este trabalho, objetiva-se, ainda, contribuir com os estudos lingüísticos através da descrição, análise e explicação de um fenômeno ainda pouco explorado no português do Brasil.<br>En el idioma portugués, el sujeto de las oraciones no flexionado es ocupado por la categoría vacía PRO, que tiene, de acuerdo a la Teoría Generativa, naturaleza mixta, comportándose como un pronombre, con referencia libre; o como una anáfora, con referencia vinculada a algún argumento de la oración inmediatamente superior. Esta investigación tiene por objeto estudiar dos aspectos básicos de las oraciones infinitivas: (1) cuáles verbos las seleccionan, y (2) si las mismas clases de verbos condicionan la forma con la cual ocurre el control del PRO. Para eso, fue necesario un estudio sobre la complementarización en portugués, a fin de observar cuáles son los verbos que seleccionan infinitivo subordinado y cómo lo hacen. Finalmente, se busca establecer si el control es un fenómeno de orden sintáctico, como afirma Chomsky (1981/1982), o de orden semántico, involucrando la interpretación de los predicados básicos detrás de los verbos de control, como observan Culicover e Jackendoff (2003/2005). Con esta investigación, si tiene por objeto, también, contribuir con los estudios lingüísticos a través de la descripción, análisis y explicación de un fenómeno aún poco explorado en el portugués de Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Araujo, Jane Suely Souza de. "A função discursiva de adjetivos na construção da argumentação na crônica de Nelson Rodrigues." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6849.

Full text
Abstract:
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro<br>Dans ce travail, on prétend identifier le fonctionnement de ladjectif qualificateur comme un élément capable détablir et de modifier des comportements. Cest notre hypothèse initiale que Nelson Rodrigues exploite la capacité que la sous-classe qualificateur offre pour instaurer le dialogue avec linterlocuteur. En partant de lanalyse des syntagmes nominaux composés, dans sa majeure partie, par substantif abstract-adjectif, on va confirmer que ladjectif non seulement défait labstraction présente dans le substantif, mais aussi il influence lacheminement de la proposition qui sera partagée avec les sujets du discours. On va remarquer limportance du nom pour le project dargumentation, puisque Nelson Rodrigues structure des énoncés dans lesquels lalternance des substantives et des adjectives du même champ lexical est récurrente. On va analyser la sélection des adjectives comme un recours usé par le communicateur, en ayant en vue le changement de comportement de linterlocuteur. On va parcourrir la théorie de largumentation, en partant de la doctrine aristotélicienne, dans ce qui se rapport à la préoccupation délaboration de la forme pour construire ce qui est signifié. Basé sur lanalyse des syntagmes organisés par Rodrigues, on va remarquer que la sélection lexicale, línversion des structures, la rupture avec la norme, tous les recours sont valides pour la réalisation du project dexpression de lécrivain<br>Neste trabalho, pretende-se identificar o funcionamento do adjetivo qualificador como elemento capaz de estabelecer e modificar comportamento (s). Nossa hipótese inicial é a de que Nelson Rodrigues (2007) explora a capacidade que apresenta a subclasse qualificador para estabelecer o diálogo com o interlocutor. Constataremos, a partir da análise de sintagmas nominais compostos, em sua maioria, por substantivo abstratoadjetivo, que o adjetivo não só desfaz a abstração presente no substantivo, como também influencia no encaminhamento da proposta a ser compartilhada entre os sujeitos do discurso. Observaremos a relevância do nome para o projeto de argumentação, visto que Nelson Rodrigues estrutura enunciados em que a alternância entre substantivos e adjetivos do mesmo campo lexical é recorrente. Analisaremos a seleção dos adjetivos como recurso utilizado pelo comunicador com vistas à mudança comportamental do interlocutor. Percorreremos a teoria da argumentação a partir de Aristóteles no que se refere à preocupação com a elaboração da forma para construir significado. Constataremos, com base na análise dos sintagmas organizados por Rodrigues, que a seleção lexical, a inversão de estruturas, o rompimento com a norma, todo recurso é válido para a concretização do projeto de fala do escritor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tosta, Fabricio Elder da Silva. "Aplicação de conhecimento léxico-conceitual na sumarização multidocumento multilíngue." Universidade Federal de São Carlos, 2014. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5796.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:25:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 6554.pdf: 2657931 bytes, checksum: 11403ad2acdeafd11148154c92757f20 (MD5) Previous issue date: 2014-02-27<br>Financiadora de Estudos e Projetos<br>Traditionally, Multilingual Multi-document Automatic Summarization (MMAS) is a computational application that, from a single collection of source-texts on the same subject/topic in at least two languages, produces an informative and generic summary (extract) in one of these languages. The simplest methods automatically translate the source-texts and, from a monolingual collection, apply content selection strategies based on shallow and/or deep linguistic knowledge. Therefore, the MMAS applications need to identify the main information of the collection, avoiding the redundancy, but also treating the problems caused by the machine translation (MT) of the full source-texts. Looking for alternatives to the traditional scenario of MMAS, we investigated two methods (Method 1 and 2) that once based on deep linguistic knowledge of lexical-conceptual level avoid the full MT of the sourcetexts, generating informative and cohesive/coherent summaries. In these methods, the content selection starts with the score and the ranking of the original sentences based on the frequency of occurrence of the concepts in the collection, expressed by their common names. In Method 1, only the most well-scored and non redundant sentences from the user s language are selected to compose the extract, until it reaches the compression rate. In Method 2, the original sentences which are better ranked and non redundant are selected to the summary without privileging the user s language; in cases which sentences that are not in the user s language are selected, they are automatically translated. In order to producing automatic summaries according to Methods 1 and 2 and their subsequent evaluation, the CM2News corpus was built. The corpus has 20 collections of news texts, 1 original text in English and 1 original text in Portuguese, both on the same topic. The common names of CM2News were identified through morphosyntactic annotation and then it was semiautomatically annotated with the concepts in Princeton WordNet through the Mulsen graphic editor, which was especially developed for the task. For the production of extracts according to Method 1, only the best ranked sentences in Portuguese were selected until the compression rate was reached. For the production of extracts according to Method 2, the best ranked sentences were selected, without privileging the language of the user. If English sentences were selected, they were automatically translated into Portuguese by the Bing translator. The Methods 1 and 2 were evaluated intrinsically considering the linguistic quality and informativeness of the summaries. To evaluate linguistic quality, 15 computational linguists analyzed manually the grammaticality, non-redundancy, referential clarity, focus and structure / coherence of the summaries and to evaluate the informativeness of the sumaries, they were automatically compared to reference sumaries by ROUGE measures. In both evaluations, the results have shown the better performance of Method 1, which might be explained by the fact that sentences were selected from a single source text. Furthermore, we highlight the best performance of both methods based on lexicalconceptual knowledge compared to simpler methods of MMAS, which adopted the full MT of the source-texts. Finally, it is noted that, besides the promising results on the application of lexical-conceptual knowledge, this work has generated important resources and tools for MMAS, such as the CM2News corpus and the Mulsen editor.<br>Tradicionalmente, a Sumarização Automática Multidocumento Multilíngue (SAMM) é uma aplicação que, a partir de uma coleção de textos sobre um mesmo assunto em ao menos duas línguas distintas, produz um sumário (extrato) informativo e genérico em uma das línguas-fonte. Os métodos mais simples realizam a tradução automática (TA) dos textos-fonte e, a partir de uma coleção monolíngue, aplicam estratégias superficiais e/ou profundas de seleção de conteúdo. Dessa forma, a SAMM precisa não só identificar a informação principal da coleção para compor o sumário, evitando-se a redundância, mas também lidar com os problemas causados pela TA integral dos textos-fonte. Buscando alternativas para esse cenário, investigaram-se dois métodos (Método 1 e 2) que, uma vez pautados em conhecimento profundo do tipo léxico-conceitual, evitam a TA integral dos textos-fonte, gerando sumários informativos e coesos/coerentes. Neles, a seleção do conteúdo tem início com a pontuação e o ranqueamento das sentenças originais em função da frequência de ocorrência na coleção dos conceitos expressos por seus nomes comuns. No Método 1, apenas as sentenças mais bem pontuadas na língua do usuário e não redundantes entre si são selecionadas para compor o sumário até que se atinja a taxa de compressão. No Método 2, as sentenças originais mais bem ranqueadas e não redundantes entre si são selecionadas para compor o sumário sem que se privilegie a língua do usuário; caso sentenças que não estejam na língua do usuário sejam selecionadas, estas são automaticamente traduzidas. Para a produção dos sumários automáticos segundo os Métodos 1 e 2 e subsequente avaliação dos mesmos, construiu-se o corpus CM2News, que possui 20 coleções de notícias jornalísticas, cada uma delas composta por 1 texto original em inglês e 1 texto original em português sobre um mesmo assunto. Os nomes comuns do CM2News foram identificados via anotação morfossintática e anotados com os conceitos da WordNet de Princeton de forma semiautomática, ou seja, por meio do editor gráfico MulSen desenvolvido para a tarefa. Para a produção dos sumários segundo o Método 1, somente as sentenças em português mais bem pontuadas foram selecionadas até que se atingisse determinada taxa de compressão. Para a produção dos sumários segundo o Método 2, as sentenças mais pontuadas foram selecionadas sem privilegiar a língua do usuário. Caso as sentenças selecionadas estivessem em inglês, estas foram automaticamente traduzidas para o português pelo tradutor Bing. Os Métodos 1 e 2 foram avaliados de forma intrínseca, considerando-se a qualidade linguística e a informatividade dos sumários. Para avaliar a qualidade linguística, 15 linguistas computacionais analisaram manualmente a gramaticalidade, a não-redundância, a clareza referencial, o foco e a estrutura/coerência dos sumários e, para avaliar a informatividade, os sumários foram automaticamente comparados a sumários de referência pelo pacote de medidas ROUGE. Em ambas as avaliações, os resultados evidenciam o melhor desempenho do Método 1, o que pode ser justificado pelo fato de que as sentenças selecionadas são provenientes de um mesmo texto-fonte. Além disso, ressalta-se o melhor desempenho dos dois métodos baseados em conhecimento léxico-conceitual frente aos métodos mais simples de SAMM, os quais realizam a TA integral dos textos-fonte. Por fim, salienta-se que, além dos resultados promissores sobre a aplicação de conhecimento léxico-conceitual, este trabalho gerou recursos e ferramentas importantes para a SAMM, como o corpus CM2News e o editor MulSen.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Saraiva, Josà AmÃrico Bezerra. "A seleÃÃo lexical à luz da funÃÃo poÃtica em textos de Caetano Veloso." Universidade Federal do CearÃ, 1998. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6686.

Full text
Abstract:
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior<br>Baseado na funÃÃo poÃtica, tal como assentada por Jakobson, analisamos as seguintes composiÃÃes de Caetano Veloso: o quereres, meu bem meu mal, pipoca moderna, odara, luz do sol e chuva suor e cerveja. Tentamos investigar nÃo apenas aspectos estruturais derivados da definiÃÃo da funÃÃo poÃtica, mas tambÃm os fundamentos semÃnticos. Estes implicam dois conjuntos de noÃÃes bÃsicas: denotaÃÃo x conotaÃÃo; dicionÃrio x enciclopÃdia. O texto à o ponto de partida que orienta a anÃlise dos itens lexicais. Assim, tivemos de abandonar as concepÃÃes semÃnticas que apÃiam o dicionÃrio, fundamentado em palavras isoladas. Conforme o ponto de vista textual, o sentido de uma palavra emerge do contexto, o que nÃo implica que alguns aspectos estabelecidos e consolidados do sentido nÃo devam ser levados em consideraÃÃo. Antes de considerar as perspectivas formais e semÃnticas referentes aos lexemas, enfocamos cada texto como um todo, a fim de tornar a anÃlise enxuta e clara.<br>Based on the poetic function as stated by Jakobson, I analyse the following compositions by Caetano Veloso: o quereres, meu bem meu mal, pipoca moderna odara, luz do sol and chuva suor e cerveja. I try to investigate not only structural aspects derived from the definition of the poetic function itself but also semantic grounds. These ones imply two groups of basic notions: denotation x connotation; dictionary x encyclopaedia. Text is the starting point that guides the analysis of the lexical itens. So I had to leave the semantic conceptions that support dictionary founded on isolated words. According to the textual point of view, the meaning of a word emerges from the context, which does not imply some established aspects of meaning should not be taken into account. Before formal and/or semantic considerations concerning the lexemes, I focus each text as a whole in order to make my analysis terse and clear.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Conto, Janete Maria de. "O SISTEMA DE GÊNEROS DA SELEÇÃO DE CANDIDATOS A EMPREGO NO CONTEXTO EMPRESARIAL." Universidade Federal de Santa Maria, 2008. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9793.

Full text
Abstract:
Studies in Genre Analysis have been developed with the aim of exploring the typification of genres of the work environment and interpreting their funtions according to the discursive communities in which they operate. Some examples are studies carried out by Bazerman (2005) and Devitt (1991) on documents from professional contexts. In that regard, Bazerman (2005) discusses notions such as genre, genre sets, genre systems and activity systems. Language practices in professional contexts have also been the object of investigations among Brazilian research teams, for instance LAEL at PUC/SP and PUC/RJ, in efforts to understand how the participants of a communicative event interact and how their lexicogrammatical choices construe meaning. In that sense, the present study approaches the system of genres adopted in the selective process for hiring a salesperson, conducted by a cooperative company in the state of Rio Grande do Sul. This system of genres comprises several texts: Want Ad, Presentation Letter, Curriculum Vitae and Interview. The objective of this study is to investigate the system of genres for job application from the perspective of language as social practice with a focus on practices circumsbribed to the work sphere. This way, the struture of the texts within this system of genres is analyzed using the framework of Systemic-Functional Linguistics (Halliday, 1994; 2004 and Halliday & Hasan, 1989). The texts are analyzed in their organizational patterns and clauses are classified considering the type of processes, according to the System of Transitivity. Besides, the communicative purposes as welll as the characterization of the participants in the activities system are identified. Contrary to initial expectations, the interview was pointed out in the results as the most relevant genre in evaluating the applicants. Overall, the results offer an understanding of the interaction as characterized by specific aims in a particular professional sphere and can be valid for language educators, mainly those who work with Portuguese as mother tongue for instrumental purposes with a focus on professional genres.<br>Estudos em Análise de Gênero têm sido desenvolvidos a fim de explorar a tipificação de gêneros do contexto do trabalho e interpretar suas funções de acordo com as comunidades discursivas em que operam. Alguns exemplos são os estudos desenvolvidos por Bazerman (2005) e Devitt (1991) sobre documentos de contextos profissionais. Em vista disso, Bazerman (2005) discute noções sobre gênero, conjunto de gêneros, sistema de gêneros e sistema de atividades. A linguagem voltada a contextos profissionais também tem sido objeto de análise para grupos de pesquisa brasileiros, por exemplo, o do LAEL da PUC/SP e o da PUC/RJ, no sentido de compreender como os participantes de um evento comunicativo interagem e como suas escolhas léxico-gramaticais constroem significado. Assim, o tema do presente estudo diz respeito ao sistema de gêneros de um processo seletivo para contratação de vendedor autônomo, realizado em uma empresa cooperativa do interior do Rio Grande do Sul. Esse sistema de gêneros acomoda vários textos: Anúncio de Emprego, Carta de Apresentação, Curriculum Vitae e Entrevista Pessoal. O objetivo deste estudo é investigar o sistema de gêneros da seleção a emprego a partir da perspectiva de linguagem como prática social, com ênfase nas práticas relacionadas às esferas do trabalho. Desse modo, a estrutura dos exemplares desse sistema de gêneros é descrita a partir de propostas da Lingüística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994; 2004 e Halliday e Hasan, 1989). São identificados os padrões de organização dos textos e classificados os processos das orações, conforme o Sistema de Transitividade. E, são identificados os propósitos comunicativos e o perfil dos participantes desse sistema de atividades. Na avaliação dos candidatos, contrariando a expectativa inicial, os resultados destacam a relevância maior para a Entrevista Pessoal. Enfim, a discussão aponta à compreensão de como se dá a interação, caracterizada por propósitos específicos em uma situação profissional e pode ser válida para os profissionais da linguagem, principalmente, àqueles que trabalham com o ensino instrumental da língua materna, voltado aos gêneros do contexto empresarial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Seleção lexical"

1

Monnerat, Rosane S. Mauro. "Seleção Lexical pelo Viés de Metáforas no Discurso Publicitário." In LéXico e Semântica. Elsevier, 2011. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-4357-4.50022-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

PEREIRA, Mauricio Alves de Souza. "SELEÇÃO LEXICAL E REPRESENTAÇÃO DE REFUGIADOS NA MÍDIA ON-LINE BRASILEIRA." In INCURSÕES LINGUÍSTICAS. Arco Editores, 2022. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-5417-064-6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Albuquerque, Adriana Ferreira de Sousa de. "PROCESSOS DE SISTEMATIZAÇÃO NA SELEÇÃO LEXICAL EM PLE/PL2: A INTENSIFICAÇÃO DO ADJETIVO." In A Senda nos Estudos da Língua Portuguesa. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9241924077.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Seleção lexical"

1

Correa Antunes, Glauce. "SELEÇÃO LEXICAL E ARGUMENTAÇÃO: EXPERIÊNCIAS COM A ESCRITA ON LINE NO FACEBOOK." In I Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão. Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/silicti2019.147413.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography