Academic literature on the topic 'Semeteĭ'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Semeteĭ.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Semeteĭ"

1

Santos, Taciana Oliveira dos, Tarciana Gomes de Oliveira Morais, and Valderez Pontes Matos. "Escarificação mecânica em sementes de chichá (Sterculia foetida L.)." Revista Árvore 28, no. 1 (February 2004): 1–6. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622004000100001.

Full text
Abstract:
Espécies florestais com sementes duras freqüentemente apresentam consideráveis problemas para os viveiristas, porque seus tegumentos duros e impermeáveis à água dificultam e retardam a germinação. Por isto, este trabalho teve como objetivo determinar a metodologia mais eficiente, prática e de baixo custo para superação da dormência em sementes de chichá. As sementes foram submetidas a cinco tratamentos: escarificação com lixa nº 40 por 3 minutos nos dois lados da semente, sem embebição; escarificação nos dois lados da semente, seguida de embebição por 24 horas; escarificação em um lado da semente, sem embebição; escarificação em um lado da semente, seguida de embebição; e a testemunha, cujas sementes não sofreram escarificação (intactas). As características avaliadas foram primeira contagem, porcentagem total de germinação, índice de velocidade de emergência e massa seca da parte aérea e raiz. Os resultados obtidos permitiram recomendar a escarificação com lixa nº 40 em um lado da semente por 3 minutos, seguida de embebição em água por 24 horas, e escarificação nos dois lados da semente, sem embebição, para superação da dormência de sementes de chichá.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, I. C., F. A. Ferreira, G. V. Miranda, and L. D. T. Santos. "Germinação de sementes aéreas e subterrâneas de Commelina benghalensis." Planta Daninha 19, no. 2 (August 2001): 163–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582001000200002.

Full text
Abstract:
O conhecimento dos mecanismos de reprodução de uma espécie de planta daninha, principalmente em relação à dormência e germinação de suas sementes, é de grande importância na determinação do método e da época ideal de seu controle. Com o objetivo de avaliar a germinação de sementes aéreas e subterrâneas de Commelina benghalensis, plantas desta espécie foram cultivadas em vasos, em casa de vegetação, nas condições de Viçosa, Estado de Minas Gerais, Brasil. Semente subterrânea grande (SSG) e semente aérea pequena (SAP) apresentaram o maior e o menor peso (8,81 e 1,90 mg/semente, respectivamente). Semente aérea grande (SAG) e semente subterrânea pequena (SSP) apresentaram pesos intermediários (3,65 e 3,51 mg/semente, respectivamente), porém semelhantes entre si. A data de coleta das sementes aéreas influenciou seu peso, observando-se, nas condições do experimento e no intervalo considerado (setembro a dezembro), maior peso de semente na primeira coleta (24/9/1999). A germinação das sementes aéreas não foi influenciada pelo tempo de armazenamento. Sementes aéreas pequenas germinaram melhor a 20-35 ºC, e as grandes, a 25 ºC. A germinação de sementes aéreas recém-colhidas variou de 7,50% em SAP a 21,67% em SAG/E (semente aérea grande com envoltório). O armazenamento por quatro meses aumentou a porcentagem de germinação de SAG e não alterou a de SAG/E e SAP. Sementes subterrâneas pequenas e grandes armazenadas por três meses apresentaram 32,5 e 92,5% de germinação, respectivamente. O aumento do tempo de armazenamento de três para seis meses diminuiu a porcentagem de germinação de SSG e SSP. O calor seco aumentou a porcentagem de germinação de SAG/E e SSP, não alterou a de SAG e SAP e diminuiu a de SSG. O grau de dormência diferiu muito entre os quatro tipos de sementes. A produção de sementes polimórficas com grandes diferenças no grau de dormência permite que C. benghalensis germine e se estabeleça nos mais diversificados ambientes e épocas do ano, o que dificulta o manejo desta espécie daninha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Hölbig, Letícia Dos Santos, Leopoldo Baudet, and Francisco Amaral Villela. "Hidrocondicionamento de sementes de cebola." Revista Brasileira de Sementes 33, no. 1 (2011): 171–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222011000100019.

Full text
Abstract:
O objetivo nesse trabalho avaliar o desempenho fisiológico de sementes de cebola após hidrocondicionamento e tratamento com fungicida e recobrimento com polímero. Foram utilizadas sementes de cebola, cv. Bola Precoce, fornecidas pela Hortec, submetidas ao hidrocondicionamento fisiológico em amostras de 5,0 g de sementes embebidas em água destilada entre duas folhas de papel Germitest, com 2,5 vezes o peso seco do papel, durante 24 horas a 25 ºC. Após o hidrocondicionamento efetuou-se a secagem das sementes em estufa com circulação de ar forçado à ±35 ºC por 20 horas, até atingirem a umidade inicial de 7%. Logo após as sementes foram tratadas com o fungicida Captan® na dose de 2 g.kg-1 e recobertas com o polímero Colorseed-Rigran® na dose de 50 mL.kg-1. Os tratamentos foram: 1-testemunha; 2-sementes + fungicida; 3-sementes + polímero; 4-sementes + fungicida + polímero; 5-semente hidrocondicionada; 6-semente hidrocondicionada + fungicida; 7- semente hidrocondicionada + polímero; 8-semente hidrocondicionada + fungicida + polímero. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 4 repetições e as médias foram comparadas pelo teste de Scott-Knott no nível de 5% de significância. Pelos resultados verificou-se que o hidrocondicionamento das sementes de cebola favorece a velocidade de emergência e a porcentagem de plântulas emergidas. Sementes hidrocondicionadas originam plântulas maiores e com maior acúmulo de biomassa. O uso de polímero afeta negativamente o vigor das sementes de cebola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Possenti, Jean Carlo, and Francisco Amaral Villela. "Efeito do molibdênio aplicado via foliar e via sementes sobre o potencial fisiológico e produtividade de sementes de soja." Revista Brasileira de Sementes 32, no. 4 (2010): 143–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222010000400016.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar a qualidade fisiológica e a produtividade de sementes de soja produzidas a partir de sementes enriquecidas com molibdênio, via foliar e via sementes, em dois anos consecutivos. No primeiro ano, sementes de três cultivares, CD-206, MSOY-7101 e BRS-183, foram enriquecidas com duas aplicações foliares de 400 g.ha-1 de Mo, nas fases R3 e R5. Avaliou-se a produtividade, peso de mil sementes e teor de molibdênio. A germinação e o vigor por envelhecimento acelerado foram avaliados aos zero e seis meses de armazenamento. No segundo ano, as cultivares CD-206 e BRS-183, produzidas a partir das sementes enriquecidas no ano anterior com Mo foram submetidas à aplicação, via semente, do elemento na dose de 20 g.ha-1. Avaliou-se a produtividade, peso de mil sementes, teor de molibdênio, germinação e vigor por envelhecimento acelerado. A semente produzida mediante a aplicação de molibdênio em altas doses durante as fases de R3 e R5 apresenta altas concentrações do nutriente, porém, não transfere a mesma concentração do nutriente para a semente da próxima geração. Este enriquecimento e a aplicação via semente não afetam a qualidade fisiológica das sementes produzidas, tampouco a produtividade, nas condições em que o trabalho foi realizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Roelis, Bruno Vindilino, Ana Aparecida Bandini Rossi, Aisy Botega Baldoni, Auana Vicente Tiago, and Helio Tonini. "Divergência genética de Castanheira-do-Brasil por meio de caracteres biométricos de frutos e sementes." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, no. 8 (May 14, 2019): 249–59. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.008.0022.

Full text
Abstract:
A Castanheira-do-brasil é considera uma das espécies mais importantes da Floresta Amazônica, por contribuir para a subsistência de muitas comunidades locais. Objetivou-se determinar a divergência em Castanheira-do-Brasil, com propósito de subsidiar trabalhos de seleção de matrizes para coleta de sementes, programas de conservação e melhoramento genético da espécie. Foram avaliados 210 frutos e 2100 sementes coletados em 21 matrizes em Itaúba (MT) na safra 2016/2017. Os caracteres: massa total do fruto (MTF, g), diâmetro longitudinal do fruto (DLF, mm), diâmetro transversal do fruto (DTF, mm), espessura da casca do fruto (ECF, mm), número de sementes por fruto (NSF), massa fresca das sementes (MFS, g), massa seca das sementes (MSS, g), massa unitária da semente (MUS, g), maior eixo da semente (MAS, mm), eixo médio da semente (EMS, mm), menor eixo da semente (MES, mm) e massa unitária da amêndoa (MUA, g) foram avaliados. Análises multivariadas foram realizadas para a obtenção das estimativas de divergência genética por meio do método da distância Euclidiana Média Padronizada. Com base na matriz de distância gerada foi realizado o agrupamento das matrizes. As distâncias entre os pares de matrizes variaram de 0,11 a 0,84, com média de 0,32. A maior divergência dii’ = 0,84 foi encontrada entre as matrizes ITA19 e ITA5. Os caracteres de maior contribuição para discriminação das matrizes foi massa fresca das sementes, massa seca das sementes, massa unitária da semente e maior eixo da semente. Há divergência genética entre as árvores matrizes de Castanheira-do-Brasil, podendo ser utilizadas para a produção de mudas via coleta de sementes ou seleção de gemas para bancos de germoplasma e para produtores que desejam reflorestar áreas degradas ou realizar plantios comerciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues, Adriana Paula D'Agostini Contreiras, Clause Fátima de Brum Piana, Silmar Teichert Peske, Orlando Antônio Lucca Filho, and Francisco Amaral Villela. "Produção de sementes de cebola em sistemas convencional e de transição agroecológica." Revista Brasileira de Sementes 29, no. 3 (2007): 97–110. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222007000300013.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo fazer um estudo nos sistemas de produção de semente de cebola convencional e agroecológico. Foram acompanhadas três propriedades nos municípios de Candiota e Hulha Negra, RS, de produção agroecológicas e duas convencionais, sendo marcadas aleatoriamente seis unidades de amostragem, cada uma delas com dois metros sobre a linha de produção, em cada uma das propriedades. As variáveis estudadas foram peso de bulbo, diâmetro bulbo quantidade de bulbos por área, quantidade de hastes por bulbo, quantidade de flores por umbela, quantidade de sementes por flor, teor de água da semente, rendimento de sementes, germinação, primeira contagem, peso de 1000 sementes, envelhecimento acelerado, índice e velocidade de germinação e sanidade de sementes, bem como o levantamento dos custos de produção. A produção de semente de cebola através do sistema de produção agroecológico é economicamente viável e ecologicamente sustentável. A produção de semente de cebola em sistema convencional situa-se em média de 30% do seu potencial. O potencial de produção e qualidade fisiológica da semente de cebola agroecológica e convencional são similares. A variável número de flores por umbela pode ser considerada o componente principal da produção de semente de cebola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Monteiro, Shirley Santos, Fillipe Silveira Marini, Dualyson Da Silva Santos, Emmanuel Moreira Pereira, and Andreia Vasconcellos. "Morfometria de sementes leguminosas produzidas em diferentes espaçamentos." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 14, no. 1 (January 1, 2019): 146. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v14i1.5881.

Full text
Abstract:
A produção de sementes de leguminosa pode ser uma estratégia para aumentar a renda dos agricultores familiares, assim como a melhoria das características do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar as características morfométricas das sementes de espécies leguminosas produzidas em diferentes espaçamentos. O experimento foi conduzido na Universidade Federal da Paraíba, Campus III, Bananeiras, Paraíba. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados no esquema fatorial 3 x 3, sendo três espécies de leguminosas (mucuna preta, feijão de porco e lablab,) e três espaçamentos (0,50 x 0,50; 0,50 x 0,75 e 0,50 x 1,0 m) com três repetições. Avaliou-se as características físicas: comprimento e largura de vagem, comprimento e largura de semente, peso da vagem com semente, peso da vagem sem semente, peso da semente, número de semente por vagem, produtividade, peso total da vagem, peso total da semente e peso de 100 semente. A leguminosa Feijão de Porco teve maior acréscimo no desempenho morfométrico, seguido da Mucuna Preta e Lablab. Os espaçamentos não apresentaram influência na morfometria das sementes das leguminosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vettorato, Jordana Gabriele, Samantha Chitolina, Darlei Luiz Heck, and Nilvane Teresinha Ghellar Muller. "POTENCIAL GERMINATIVO DE SEMENTES DE ERVILHA (Pisum sativum L.)." Vivências 18, no. 35 (January 1, 2022): 315–28. http://dx.doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.354.

Full text
Abstract:
O processo de germinação de sementes ocorre em sucessivas etapas e depende da qualidade fisiológica das sementes. Os cultivos de ervilha (Psidium sativa L.) em diversas regiões do Brasil vêm se destacando por ser uma alternativa economicamente viável de produção e comercialização. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar o potencial germinativo e os vigores de sementes de ervilhas provenientes de diferentes fornecedores. O experimento foi realizado no município de Ijuí, RS, entre os meses de abril a junho de 2018 e envolveu um esquema fatorial (3x4x20), com um total de 480 sementes. Foram analisados os teores de umidade das sementes, bem como, a percentagem de germinação das sementes, altura média e número médio de folhas das plântulas e vigor característico. Foi possível concluir que a semente intitulada por T3 é a que tem maior potencial de germinação, não diferindo estatisticamente das sementes T1 e T2, mas sendo a única a diferir da semente T4. Para as características, altura média de plântulas, número médio de folhas e vigor, a semente T3 apresentou diferenças significativas em relação às demais. A qualidade fisiológica das sementes, incluindo vigores e germinação é dependente dos fornecedores de sementes. Análises de germinação e vigor são extremamente necessárias para saber as potencialidades produtivas de culturas de interesse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sales, Nathana Izabela Silva, Evelynne Urzêdo Leão, Marcos Giongo, and Gil Rodrigues dos Santos. "PATOGENICIDADE E TRANSMISSÃO DE FUNGOS ASSOCIADOS ÀS SEMENTES DE Tectona grandis L.f." Ciência Florestal 28, no. 3 (October 1, 2018): 970. http://dx.doi.org/10.5902/1980509833369.

Full text
Abstract:
A produção de mudas de teca é realizada principalmente por sementes, que é um importante veículo de transmissão de diversos patógenos. Objetivou-se com este trabalho identificar e quantificar os fungos associados às sementes de teca, a patogenicidade desses microrganismos às mudas e a transmissibilidade semente-plântula. Para o teste de sanidade foram utilizadas sementes coletadas em Tocantins e outras adquiridas nos estados do Goiás (GO) e São Paulo (SP). Os tratamentos utilizados foram sementes desinfestadas e não desinfestadas, e sementes com e sem mesocarpo. O ensaio foi conduzido utilizando o método do papel de filtro (Blotter test). Para o teste de patogenicidade em mudas, foram utilizados os isolados de Fusarium sp., Botryodiplodia sp., Alternaria sp. e Plenodomus sp. Para a avaliação da transmissão de fungos via semente-plântula foram utilizadas sementes de cada local. Foram identificados os seguintes gêneros de fungos nas sementes: Fusarium, Trichoderma, Botryodiplodia, Aspergillus, Penicillium, Rhizopus, Cladosporium, Alternaria e Plenodomus. Foi observada maior ocorrência de fungos nas sementes provenientes dos estados de GO e SP. Fusarium foi o gênero fúngico com maior incidência nas sementes dos três estados. Apenas os gêneros Fusarium e Botryodiplodia foram patogênicos às mudas de teca. Houve baixa transmissibilidade semente-plântula, sendo que apenas o gênero fitopatogênico Fusarium foi transmitido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Coelho, Elisângela Borges, José Eduardo Barbosa De Souza, Thaís Antonia Martins, and Dahyane Pereira dos Santos. "INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA SEMENTE NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DA SOJA." Ipê Agronomic Journal 3, no. 1 (June 3, 2019): 71–79. http://dx.doi.org/10.37951/2595-6906.2019v3i1.4330.

Full text
Abstract:
A demanda por sementes de boa qualidade física, fisiológica e sanitária tem aumentado, e os produtores de sementes têm passado a praticar a classificação das sementes de soja por tamanho após o processo de limpeza. Apesar da adoção dos produtores da classificação por tamanho, existe ainda muita controvérsia em relação ao efeito do tamanho da semente de soja no desempenho da cultura. O presente trabalho tem por objetivo verificar a influência do tamanho da semente na qualidade fisiológica da soja. Para isso foi utilizada a cultivar de soja, BMX. Bônus IPRO, classificada em três tamanhos: 5 mm; 6 mm e 7 mm. Foi realizado testes de germinação em canteiro e laboratório e teste do vigor por meio da massa seca de plântula e comprimento de plântula. Constatou-se que as sementes da peneira de 6 mm apresentaram maiores taxas de germinação nos testes realizados em campo e canteiro. A classificação das sementes possui influência direta sobre a taxa de germinação e vigor das sementes, bem como o tempo de armazenamento da semente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Semeteĭ"

1

Pizo, Marco Aurélio. "Estudo comparado da dispersão e predação de sementes de Cabralea canjerana (Meliaceae) em duas areas de mata do Estado de São Paulo." [s.n.], 1994. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/316278.

Full text
Abstract:
Orientador: Wesley Rodrigues Silva
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Made available in DSpace on 2018-07-19T21:21:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pizo_MarcoAurelio_M.pdf: 4923428 bytes, checksum: be77f4ffe0aa07f58d562b7c0d711a7a (MD5) Previous issue date: 1994
Resumo: O estudo de dispersão e predação de sementes fornece subsídios para entender a estrutura e dinâmica das comunidades vegetais, pois desses dois fenômenos depende, em parte, o estabelecimento das plântulas e, conseqüentemente, o sucesso reprodutivo das plantas. Este estudo investiga e compara o sistema de dispersão de uma espécie arbórea cujas sementes ariladas são dispersas por aves, Cabralea canjerana (Meliaceae), em duas áreas de mata do Estado de São Paulo: a Fazenda Intervales (FI), e a Mata de Santa Genebra (MSG). A primeira área é uma reserva com 38000 ha de Floresta Atlântica (sensu strictu) relativamente bem preservada, enquanto a MSG é um fragmento de Floresta Semidecídua do Planalto Paulista com 250 ha, cuja avifauna encontra-se empobrecida. A maioria das espécies de aves observadas engole as sementes ariladas, retêm o arilo, e as regurgita intactas, porém sem o arilo. Assim, as aves contribuem para a germinação das sementes, pois a presença do arila propicia a infestação por fungos que prejudica a germinação. Na FI, os frutos de C. canjerana foram aproveitados como alimento por trinta e cinco espécies de aves, e o principal dispersor foi Titvra cavana (Cotingidae). No entanto, várias outras espécies exerceram um papel importante na dispersão das sementes. Na MSG, por outro lado, catorze espécies alimentaram-se dos frutos. Nesta área, empobrecida em avifauna, Q. Janjerana parece depender em grande parte de Vireo chivi (Vireonidae) para a dispersão de suas sementes. Esta espécie de ave no entanto, derruba parte das sementes que consegue coletar e, provavelmente, deposita sementes em locais impróprios para a germinação. Na FI, as sementes no solo são intensamente atacadas por roedores e insetos predadores. Estes últimos atacam preferencialmente as sementes depositadas nas proximidades da planta-mãe. Sementes ariladas que caem sob as copas são removidas por formigas Ponerinae, que podem atuar como dispersores secundários de sementes. Na MSG a predação por insetos é menor que na FI e, devido à baixa densidade de roedores relacionada ao processo de fragmentação, o papel de vertebrados predadores de sementes parece ser exercido por aves granivoras de solo, abundantes na área. Formigas Ponerinae, que também removem sementes ariladas na MSG, podem ter um papel mais importante nesta área que na FI, devido ao menor número de agentes dispersores e a ineficiência de alguns deles na remoção das sementes. Algumas das diferenças encontradas entre os sistemas de dispersão de C. canjerana na FI e MSG podem ser o resultado da fragmentação e isolamento desta última área, que levou ao atual grau de empobrecimento das comunidades animal e vegetal
Abstract: Seed dispersal and seed predation studies are important to clarify our knowledge about the structure and dynamic of plant communities because both phenomena are directly related to seedling establishment and, ultimately, to plant reproductive success. This study investigates and compares the seed dispersal system of a neotropical tree whose arillated seeds are dispersed by birds, Cabralea canjerana (Meliaceae), in two forested areas located in São Paulo State, southeastern Brazil. The first study site, Fazenda Intervales (FI). is a 38,000 ha reserve composed mostly by pristine Atlantic Forest. The second one, Mata de Santa Genebra (MSG), is a 250 ha fragment of semideciduous forest whose bird fauna is nowadays markedly different from the original composition, in part as a consequence of the fragmentation process. Most bird species observed visiting the study trees swallow arillated seeds whole, and regurgitate intact seeds without arils. Acting in this way, they promote the germination of the seeds, which otherwise will fail to germinate due to fungi infestation. At FI thirty-five bird species ate the fruits of C. canjerana. Black-tailed Tityra (Titvra cayana, Cotingidae) was the main seed disperser, but several other species were also important as seed dispersers. In contrast, at MSG C. canjerana fruits were eaten by only fourteen bird species. At this area, the Red-eyed Vireo (Vireo chivi, Vireonidae) was the most important seed disperser, but it was also a "waster" because it often dropped seeds beneath the parent plant, and also carried some of them to unsuitable sites for germination. At FI, seeds exposed on the forest floor are heavily attacked by rodents and insect predators. The latter destroy mainly seeds deposited near parent plants. Arillated seeds that eventually drop beneath the parent plants are removed by Ponerinae Arillated seeds that ants which can act as secondary seed dispersers. At MSG, insect predation seems to be less important than at FI. In addition, the rodent density at this area seems to be unusually small (probably due to fragmentation), and the role of vertebrate seed predators may be performed by ground granivorous birds. Given the low number of primary seed disperser agents and the relatively inefficiency of some of them in removing the seeds, Ponerinae ants, that also remove arillated seeds at MSG, may be relatively more important seed dispersers at this area than at FI. Some of the differences observed between the seed dispersal systems of C. canjerana at FI and MSG may be the result of the fragmentation and isolation of the latter area, which led to the degradation of its animal and plant communities
Mestrado
Ecologia
Mestre em Ciências Biológicas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bueno, Rafael da Silveira [UNESP]. "Frugivoria e efetividade de dispersão de sementes dos últimos grandes frugívoros da Mata Atlântica: a anta (Tapirus terrestris) e o muriqui (Brachyteles arachnoides)." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010. http://hdl.handle.net/11449/87873.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:23:02Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-08-13Bitstream added on 2014-06-13T19:28:52Z : No. of bitstreams: 1 bueno_rs_me_rcla.pdf: 1185373 bytes, checksum: a1a01711e7528314a079b69aa146743e (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Grandes mamíferos exercem um considerável impacto no recrutamento de plantas nas florestas tropicais. A anta (Tapirus terrestris) e o muriqui (Brachyteles arachnoides), ambos ameaçados de extinção, são os maiores frugívoros terrestre e arborícola da Floresta Atlântica Brasileira e pouco estudados em termos de efetividade na dispersão de sementes. Nós comparamos aspectos quantitativos e qualitativos da dispersão de sementes por estas espécies uma Floresta Atlântica contínua no sudeste do Brasil. Muriquis dispersaram pelo menos 28 espécies de plantas, com média de 23,3 sementes por defecação, enquanto as antas dispersaram somente 6 espécies, porém com média de 72,5 sementes por defecação. Apenas uma espécie (Euterpe edulis) dispersa pela anta não foi encontrada nas defecações dos muriquis. Muriquis podem dispersar sementes de 2,2 a 23,4 mm de largura, enquanto as antas podem dispersar de 2,9 a 30 mm. Antas depositam as sementes de forma agregada em cada defecação ou latrinas, enquanto os muriquis as espalham pela sua área de vida. Um único muriqui dispersa no mínimo 918 sementes ≥ 2 mm por mês enquanto uma única anta na mesma área dispersa no mínimo 140 sementes ≥ 2 mm por mês. Em cerca de 1000 ha, um indivíduo de muriqui podem dispersar mais de 11.000 sementes ≥ 2mm/ano e um indivíduo de anta cerca de 1.680 sementes ≥ 2mm/ano. Ambos animais são fundamentais e complementares para a dispersão de sementes da Mata Atlântica. Se por um lado o muriqui dispersa mais espécies, a anta dispersa sementes muito grandes. Apesar dos muriquis dispersarem pelos menos 13 vezes mais sementes e produzirem uma chuva de sementes mais intensa que as antas, essas são capazes de dispersar sementes em locais que os muriquis não visitam, como áreas abertas e florestas degradadas, além de dispersam as semente a maiores distâncias. A extinção desses megafrugívoros...
Large bodied mammals may pose a great impact on plant recruitment in tropical forests. The tapir (Tapirus terrestris) and the muriqui (Brachyteles arachnoides), both threatened by extinction, are the largest frugivores in the Brazilian Atlantic forests and are poorly studied in terms of seed dispersal effectiveness. We compared quantitative and qualitative aspects of seed dispersal by these species in a continuous Atlantic forest in southeastern Brazil. Muriquis was observed to disperse at least 28 fruit species, with mean of 23,3 seeds per feces while tapirs dispersed only six species but with mean of 72,5 seeds per feces. Only one species (Euterpe edulis) dispersed by tapirs was not found in muriqui’s feces. Muriquis can disperse seeds from 2.2 to 23.4 mm wide, while tapirs from 2.9 to 29.4 mm. Tapirs deposit the dispersed seeds aggregated in single feces or in latrines, while muriquis scatter them around their home range. A single muriqui can disperse at least 918 seeds >2mm/month while a single tapirs in the same area occupied by muriquis can disperse 140 seeds >2mm/month. Therefore, in 1000ha about 11.000 seeds >2mm/year are dispersed by the muriquis and tapirs dispersed about 1.680 seeds >2mm/year. Both animals are complementary to the seed dispersal cycle in the Atlantic Forest. If in one hand muriquis disperse more species, tapirs disperse very large seeds. Despite muriquis disperse at least 13 times more seeds and produce a more intense seed rain, tapirs are able to disperse seeds in places not visited by the muriquis, as open areas, degraded forests, and disperse seeds farther than muriquis. The extinction of these megafrugivores can negatively affect the recruitment of several species of plants, specially those with large seeds occurring in the Atlantic Forest (like Sapotaceae and Chrysobalanaceae) that have muriquis and tapirs as the last seed dispersers
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Batista, Thiago Barbosa 1992. "Longevidade de sementes condicionadas de tomate : estudos fisiológicos e moleculares /." Botucatu, 2018. http://hdl.handle.net/11449/157084.

Full text
Abstract:
Orientador: Edvaldo Aparecido Amaral Silva
Coorientador: Júlio Maia de Oliveira
Banca: João Nakagawa
Banca: Dai Tokuhisa
Resumo: O Priming é uma tecnologia utilizada para aprimorar a qualidade fisiológica de sementes. Todavia, a técnica reduz a longevidade das sementes. Portanto, o objetivo do trabalho foi avaliar a aplicação de Epibrassinolídeo (EpiBL), ácido abscísico (ABA) e choque térmico (CT) associado ao priming para estender a longevidade das sementes de tomateiro e estudar o transcriptoma do tratamento que prolongar a longevidade das sementes condicionadas. As sementes dois acessos de S. lycopersicum foram condicionadas em solução de PEG -1,0 MPa (tratamento tradicional) pelo período de 60 horas (h) a 20 °C. Alternativamente, foram associados os tratamentos com 0,1 µM de EpiBL, 1 µM de ABA e após o priming as sementes foram secas pelo período de 24 h a 20 °C e ±60% de umidade relativa (UR). O choque térmico foi aplicado após o condicionamento submetendo-se as sementes a ambiente de 32% UR/38 °C pelo período de 2 h e posteriormente ao ambiente de 20 °C e ±60% UR. Avaliou-se a qualidade fisiológica da sementes pela germinação, velocidade de germinação (T50), uniformidade (T16-84) e a longevidade a 75% UR/35 °C. O priming aprimorou a qualidade fisiológica das sementes de S. lycopersicum com benefício adicional a velocidade de germinação empregando-se EpiBL e choque térmico. O choque térmico após o priming é capaz de ampliar a longevidade das sementes condicionadas e a análise de transcriptoma revelou abundancia e expressão de transcritos sHSP e HSPs, associadas a longevidade de sementes.
Abstract: Seed priming is a technology used to improve the physiological quality of seeds. However, the technique reduces seed longevity. Therefore, the aim of this work was to evaluate the application of Epibrassinolide (EpiBL), abscisic acid (ABA) and heat shock (CT) associated with priming to extend the longevity of tomato seeds and the associated transcriptome application of treatment to prolong longevity of conditioned seeds. The seeds two accessions of S. lycopersicum were conditioned in PEG solution -1.0 MPa (traditional treatment) for the period of 60 hours (h) at 20 °C. Alternatively, the treatments were associated with 0.1 μM EpiBL, 1 μM ABA and after priming the seeds were dried for up to 24 h at 20 °C and ±60% relative humidity (RH). The heat shock was applied after the conditioning by exhibition the seeds to 32% RH/38 °C for 2 h and then to the environment of 20 °C and ±60% RH. Physiological quality of the seeds was evaluated by germination, germination speed (T50), uniformity (T16-84) and longevity at 75% RH/35 °C. Priming improved the physiological quality of S. lycopersicum seeds with additional benefit to germination speed using EpiBL and heat shock. Heat shock after priming is able to extend the longevity of conditioned seeds and transcriptome analysis revealed abundance and expression of sHSP and HSPs transcripts, associated with seed longevity
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Chamma, Larissa. "Fenotipagem de linhagens de soja em relação à qualidade fisiológica de sementes /." Botucatu, 2019. http://hdl.handle.net/11449/190832.

Full text
Abstract:
Orientador: Edvaldo Aparecido Amaral da Silva
Banca: João Nakagawa
Banca: José Baldin Pinheiro
Resumo: Programas de melhoramento têm permitido a expansão e adaptação da soja frente aos problemas bióticos e abióticos. Contudo, pouca ênfase é dada à seleção de características associadas à qualidade fisiológica e desempenho de sementes, pois estas determinam uma germinação rápida e uniforme, que garantem o estabelecimento de plântulas normais em campo, refletindo alta produtividade, além de conferir a viabilidade das sementes para o armazenamento (longevidade). Deste modo, objetivou-se avaliar à qualidade fisiológica de sementes de soja a partir de linhagens endogâmicas recombinantes (RILs), a fim de identificar materiais contrastantes quanto a qualidade fisiológica de sementes. Foram estudados os genótipos parentais IAC-100 e CD-215, respectivamente, suscetível ou não ao ataque de percevejo, e 166 RILs obtidas através do método "Single Seed Descent" (SSD). Inicialmente, os parentais e as RILs foram avaliados em relação a germinação, vigor e longevidade, para verificar se havia contrastes entre os materiais com relação a qualidade fisiológica de sementes, permitindo a seleção de materiais de alta qualidade fisiológica. Com bases nos resultados obtidos foi possível observar contrastes entre os materiais em relação a germinação, vigor e longevidade, permitindo a seleção de materiais com características superiores e inferiores. As linhagens selecionadas como superiores foram as 3, 24, 44, 76, 113, 141, 143, 153, 155 e 164, e as inferiores 12, 18, 28, 47, 97, 98, 105, 107, 109, 112 e... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Breeding programs have allowed the expansion and adaptation of soybeans to biotic and abiotic stress. However, few emphases is given to the selection of characteristics associated with the physiological quality and seed performance, since they determine a fast and uniform germination that guarantee the establishment of normal seedlings in the field, reflecting high productivity. Moreover, they confer the viability of the seeds for storage (longevity). The aim of this study was to evaluate the physiological quality of soybean seeds from recombinant inbred lines (RILs) in order to identify contrast materials on the physiological quality of seeds. The parental genotypes IAC-100 and CD-215, and 166 RILs obtained through the "Single Seed Descent" (SSD) method were studied. The genitors and RILs were evaluated for germination, vigor and longevity, to verify if there were contrasts between the materials in relation to the physiological quality of seeds, allowing the selection of high physiological quality materials. Based on the results obtained, it was possible to observe contrasts between the materials in relation to germination, vigor and longevity, allowing the selection of materials with superior and inferior characteristics. The lines selected as superior were 3, 24, 44, 76, 113, 141, 143, 153, 155 and 164, and the lines selected as inferior were 12, 18, 28, 47, 97, 98, 105, 107, 109, 112 and 163.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sekita, Marcelo Coelho. "Efeito do nitroprussiato de sódio na germinação de sementes de ervilha (Pisum sativum L.)." Universidade Federal de Viçosa, 2013. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6550.

Full text
Abstract:
Submitted by Amauri Alves (amauri.alves@ufv.br) on 2015-11-05T15:19:50Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1256591 bytes, checksum: 7fb1f90875c23ff0319fba481041b6af (MD5)
Made available in DSpace on 2015-11-05T15:19:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1256591 bytes, checksum: 7fb1f90875c23ff0319fba481041b6af (MD5) Previous issue date: 2013-08-21
A aplicação de ON em sementes tem se mostrado promissora, uma vez que as sementes em contato com a solução de nitroprussiato de sódio (SNP), doador de ON, em geral, germinam mais e com maior velocidade, tolerando melhor tanto estresses abióticos como a deterioração natural ocasionada pelo armazenamento. Assim, na presente pesquisa, teve-se como objetivo avaliar as principais alterações que ocorrem na durante a germinação de sementes de ervilha devido à aplicação do ON. Para tanto, foram conduzidos dois experimentos. No primeiro experimento, três lotes de sementes de ervilha com diferentes níveis de qualidade fisiológica foram semeados em substrato umedecido com água (controle) ou com solução de SNP (50 μM). Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias foram analisadas pelo teste F a 5% de probabilidade. No segundo experimento, sementes de ervilha foram semeadas em substrato umedecido com água (controle), solução de polietilenoglicol [PEG 6000 (-0,15 MPa)] e solução de PEG 6000 + SNP (-0,15 MPa; 50 μM). O delineamento estatístico adotado foi inteiramente casualizado com quatro repetições. Os dados foram submetidos a análise de variância e as médias foram analisadas pelo teste Tukey a 5% de probabilidade. Conclui-se que o ON não aumenta a germinação das sementes de ervilha, entretanto há aumento no vigor. Sementes com menor potencial fisiológico respondem melhor à aplicação do ON. O estresse hídrico diminui a germinação e o vigor das sementes de ervilha e causa desbalanço das espécies reativas de oxigênio. A aplicação do SNP promoveu maior germinação e maior velocidade de germinação em sementes sob estresse hídrico. Houve maior atividade das amilases, das enzimas antioxidativas e menor conteúdo de H 2 O 2 , menor liberação de O 2- e menor peroxidação de lipídeos em sementes tratadas com doadores de ON.
The NO application in seeds has shown promising, because the seeds in contact with the sodium nitroprusside (SNP) solution, NO donor, usually germinates more and faster and are more tolerant to abiotic stresses such as natural deterioration caused by storage. Thus, it is interesting to know how the NO acts on the seeds germination to improve the early seedling development. Therefore, the research aimed to evaluate the main changes that occur during the germination of pea seeds due the NO application. Therefore, two experiments were conducted. In the first one, three lots of pea seeds with different physiological potential levels were sown in a substrate with water (control) or with SNP solution (50 μM). It was adopted the completely randomized design with four replications. The data were subjected to variance analysis and the means were analyzed by F test at 5% of probability. In the second experiment, pea seeds were sown in a substrate with water (control), polietilenoglicol [PEG 6000 solution (-0,15 MPa)] and PEG 6000 + SNP solution (-0,15 MPa; 50 μM). It was adopted the completely randomized design with four replications. The data were subjected to variance analysis and the means were analyzed by Tukey test at 5% of probability. To conclude, the NO does not increase the germination of pea seeds, but increase the seeds vigor. Seeds with lower physiological potential gives a better response to the NO application. Water stress decrease the germination and vigor of pea seeds and cause reactive oxygen species imbalance. The SNP application promoted a higher and faster germination in seeds under water stress. There were higher activity of the amylases, higher activity of the antioxidative enzymes, less H 2 O 2 content, less O 2- liberation and consequently less lipid peroxidation in seeds treated with NO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Juliana Faria dos [UNESP]. "Teste de tetrazólio para avaliação do potencial fisiológico de sementes de amendoim." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012. http://hdl.handle.net/11449/96871.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:28:29Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-02-27Bitstream added on 2014-06-13T18:34:42Z : No. of bitstreams: 1 santos_jf_me_jabo.pdf: 495992 bytes, checksum: 158cb672c3a44d3b3d0c7ea36f7ca978 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
O teste de tetrazólio assume posição de destaque na avaliação do potencial fisiológico de sementes, devido ao grande número de informações fornecidas. Entretanto, a eficiência desse teste está relacionada a procedimentos apropriados e, para o amendoim, a técnica aplicada não está totalmente adequada, pois cultivares distintos podem apresentar respostas diferenciadas. Esta pesquisa objetivou adequar o teste de tetrazólio para sementes de amendoim. Oito lotes de sementes de amendoim, quatro do cv. IAC Tatu ST e quatro do Runner IAC 886, foram avaliados pelos testes de germinação, vigor (envelhecimento acelerado e condutividade elétrica) e emergência de plântulas em campo. Para o teste de tetrazólio, as sementes foram submetidas ao pré-condicionamento a 25 ºC por três, seis, nove, 12 e 16 horas (embebição direta em água - copo) e por 16 e 24 horas (embebição em papel umedecido). Após determinação do melhor período, as sementes foram preparadas com tegumento, sem tegumento e com cotilédones separados, sendo imersas em solução de tetrazólio 0,05; 0,075; 0,1 e 0,2%, a 40 ºC, por duas horas. O melhor período de pré-condicionamento foi o de 16 horas (copo). A solução de tetrazólio 0,05% para o cv. IAC Tatu ST em todos os preparos permitiu maior diferenciação entre lotes e para o cv. Runner IAC 886 as concentrações 0,075% em sementes com tegumento e com cotilédones separados e 0,2% para sementes sem tegumento foram as melhores. Assim, o teste de tetrazólio para sementes de amendoim deve ser conduzido com pré-condicionamento por 16 horas diretamente em água, preparo sem tegumento com imersão em solução de tetrazólio 0,05%, para cv. IAC Tatu ST, e preparo com cotilédones separados e imersão em solução 0,075%, para cv. Runner IAC 886
The tetrazolium test stands out in the physiological assessment of the seeds, given the large number of information provided. However, the efficiency of this test is related to accurate procedures and for peanut seeds, the applied technique is not entirely appropriate, since different cultivars may have different responses. This study aimed to adjust the tetrazolium test for peanut seeds. Eight lots of peanut seeds, four of the cv. IAC Tatu ST and four of the Runner IAC 886, were evaluated by germination, vigor (accelerated aging and electrical conductivity) and seedling emergence in the field tests. For tetrazolium test, seeds were submitted to preconditioning at 25 ºC for three, six, nine, 12 and 16 hours (immersed directly in water - cup) and for 16 and 24 hours (moistened germination paper). After determining the best preconditioning period, seeds with and without seedcoat and with separated cotyledons were submitted to staining in 0.05%, 0.075%, 0.1% and 0.2% tetrazolium solutions at 40 ºC for two hours. The best preconditioning period was 16 hours (cup). For cv. IAC Tatu ST, 0.05% tetrazolium solution permitted a greater differentiation between seed lots. For cv. Runner IAC 886, staining seeds with seedcoat and with separated cotyledons in 0.075% tetrazolium solution and seeds without seedcoat in 0.2% solution promoted better results. Thus, the tetrazolium test for peanut seeds should be conducted with 16 hours of preconditioning directly in water, without seedcoat followed by staining in 0.05% tetrazolium solution for cv. IAC Tatu ST, and with separated cotyledons and staining in 0.075% tetrazolium solution for cv. Runner IAC 886
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Dora Suely Barbosa dos. "Germinação de sementes de Beta vulgaris L. cv Kawemegamano." [s.n.], 1985. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/315338.

Full text
Abstract:
Orientadora : Maria de Fatima D. Aleixo Pereira
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Made available in DSpace on 2018-07-16T17:39:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Santos_DoraSuelyBarbosados_D.pdf: 7637972 bytes, checksum: 2cf5d3691422ccbf865c50d4e772e740 (MD5) Previous issue date: 1985
Resumo: Em virtude da carência de informação a respeito da fisiologia da germinação de sementes de beterraba açucareira (Beta vulgaris L.) e de sua importância econômica, procurou-se determinar as condições ambientais ideais para a germinação destas sementes e também quais as causas da baixa germinação e como superá-las. A temperatura tem grande influencia na germinação das sementes desta espécie, sendo a faixa ótima localizada entre '15graus' e '25graus' constante, quando no escuro, pois a partir de '30graus' já ocorre redução na viabilidade. Na luz a temperatura ótima é de '25graus'. Quando em temperaturas alternadas, ocorre maior germinação na ausência de luz, em temperaturas abaixo de 20oC, mas a partir daí elas se comportam como indiferentes à presença de luz. A '35 graus' apesar da germinação ser alta, não é aconselhável o seu uso, já que há uma redução acentuada na viabilidade das sementes. De uma maneira geral, ficou comprovado que as sementes de beterraba açucareira possuem dois tipos de impedimentos à sua germinação. Uma seria a presença de inibidores no tegumento. O outro seria a própria morfologia da semente.A semente desta espécie apresenta duas regiões bem distintas, as quais são formadas pelo poro basal e pelo opérculo, sendo constatado que o poro basal é a principal região atuando nas trocas gasosas. ...Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital
Abstract: Not informed.
Doutorado
Doutor em Ciências Biológicas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Macedo, Eduardo Cortado. "Testes de vigor para avaliação da qualidade fisiologica de sementes de Brachiaria humidicola (Rendle) Schweick durante o armazenamento." [s.n.], 1992. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/257186.

Full text
Abstract:
Orientador: Doris Groth
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agricola
Made available in DSpace on 2018-07-18T08:09:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Macedo_EduardoCortado_M.pdf: 2116589 bytes, checksum: 875708a813a6931339769228970c128c (MD5) Previous issue date: 1992
Resumo: Sementes de gramíneas forrageiras necessitam ser melhor estudadas, principalmente quanto à,avaliação de sua qualidade para fins de armazenamento e comercialização. Com esse objetivo, a qualidade de sete lotes de sementes de Srachiaria humidicola, de diferentes procedências, foi avaliada no início e durante doze meses de armazenamento em condiç5es comuns de ambiente de armazém, na região de Campinas, SP. Os testes realizados foram os de germinação,frio,envelhecimento acelerado, tetrazólio, condutividade elétrica lixiviação de potássio, peso de mil sementes, peso hectolitricô, pureza e umidade. Os três primeiros testes mencionados,foram realizados com e sem escarificação com ácido sulfúrico concentrado por dez minutos, e contagens feitas aos 14 e 21 dias, As diferenças entre tratamentos e lotes foram avaliadas por meio de comparações estatísticas, inclusive correlação e regressão simples entre os resultados de diversos testes realizados no início e os de germinação obtidos mensalmente por todo o período, Os resultados mostraram que a escarificação com ácido sulfúrico concentrado por dez minutos foi prejudicial à germinação das sementes. Os testes iniciais mais eficientes para a previsão da qualidade fisiólogica dos lotes de sementes durante os doze meses de armazenamento foram as seguintes: o de germinação contagem 21 dias para os meses dois,três,sete e doze; o de germinação contagem 14 dias para os meses oito, nove e dez; o de frio contagem 14 dias para os meses quatro,cinco e seis; e os de envelhecimento acelerado contagem 21 dias e condutividade elétrica para os meses um e onze,respectivamente.Os coeficientes de correlação simples obtidos pelos testes mais eficientes para os diversos períodos de armazenamento foram estatisticamente significativos e seus valores variam entre -0,459* e 0,780** que, embora nio possam ser considerados altos, permitiram, pelas correspondentes equações de regressão, satisfatórias indicações da armazenabilidade das sementes. Por outro lado, os testes de tetrazóilio,condutividade elétrica e lixiviação de potássio,não mostraram eficiência para a predição da qualidadefisiológica dos lotes durante o armazenamento.A pequena variação observada em relação ao peso de mil sementes,peso hectolítrico, pureza e umidade da semente,durante os doze meses foi devida aos efeitos de umidade relativa e temperatura do ambiente
Abstract: Seeds of forage grasses need to be better studied, mainly in relation their quality for purposes of storage and marketing. With this aim, the quality of seven signalgrass(Srachiaria humidicola) seed lots of different provenances, was evaluated at the beginning and during twelve months of storage 1n ambient conditions of a common warehouse, in Campinas region, State of São Paulo, Brazil. The test performed were germination, cold test, accelerated germination, cold test, accelerated aging, tetrazolium, electrical condutivity, potassium leakage, weight per thousand seeds, weight per hectoliter, purity and moisture content. The first three mentioned tests were carried out with and without previous scarification with concentrated sulphuric acid, and counts were made at 14 and 21 days. The differences among treatments and lots were evaluated by statistical comparisons, including simple correlation and regression between the results of several tests performed at the beginning and those of germination obtained at monthly intervals during the whole period. Results showed that scarification with concentrated sulphuric acid for 1O minutes was harmful to the germination of the seeds. The most efficient initial tests for predicting of the physiological quality of the seed lots during the twelve months of storage were: germination count at 21 days for months two, three, seven and twelve; germination count at 14 days for months eight, nine and ten; cold test count at 14 days for months four, five and six; accelerated aging count at 21 days and electrical conductivity for months one and eleven, respectively.The simple correlations coefficients obtained by use of the most efficient tests for the several storage periods varied between -O,459* and O,780** which, although cannot be considered high, allowed by the corresponding regression equations, satisfactory indications of the storability of the seeds. On the other hand, the tetrazolium, electrical condutivity, and potassium leakage tests did not: show efficiency for predicting the physiological quality of the lots during storage. The small amount of variation in weight per thousand seeds, weight per hectoliter, purity and seed moisture during the twelve months was due to the effects of relative humidity and temperature of the environment
Mestrado
Pre-Processamento de Produtos Agropecuarios
Mestre em Engenharia Agrícola
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Juliana Faria dos. "Teste de tetrazólio para avaliação do potencial fisiológico de sementes de amendoim /." Jaboticabal : [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/11449/96871.

Full text
Abstract:
Orientador: Roberval Daiton Vieira
Banca: Rinaldo César de Paula
Banca: Carla Gomes Machado
Resumo: O teste de tetrazólio assume posição de destaque na avaliação do potencial fisiológico de sementes, devido ao grande número de informações fornecidas. Entretanto, a eficiência desse teste está relacionada a procedimentos apropriados e, para o amendoim, a técnica aplicada não está totalmente adequada, pois cultivares distintos podem apresentar respostas diferenciadas. Esta pesquisa objetivou adequar o teste de tetrazólio para sementes de amendoim. Oito lotes de sementes de amendoim, quatro do cv. IAC Tatu ST e quatro do Runner IAC 886, foram avaliados pelos testes de germinação, vigor (envelhecimento acelerado e condutividade elétrica) e emergência de plântulas em campo. Para o teste de tetrazólio, as sementes foram submetidas ao pré-condicionamento a 25 ºC por três, seis, nove, 12 e 16 horas (embebição direta em água - copo) e por 16 e 24 horas (embebição em papel umedecido). Após determinação do melhor período, as sementes foram preparadas com tegumento, sem tegumento e com cotilédones separados, sendo imersas em solução de tetrazólio 0,05; 0,075; 0,1 e 0,2%, a 40 ºC, por duas horas. O melhor período de pré-condicionamento foi o de 16 horas (copo). A solução de tetrazólio 0,05% para o cv. IAC Tatu ST em todos os preparos permitiu maior diferenciação entre lotes e para o cv. Runner IAC 886 as concentrações 0,075% em sementes com tegumento e com cotilédones separados e 0,2% para sementes sem tegumento foram as melhores. Assim, o teste de tetrazólio para sementes de amendoim deve ser conduzido com pré-condicionamento por 16 horas diretamente em água, preparo sem tegumento com imersão em solução de tetrazólio 0,05%, para cv. IAC Tatu ST, e preparo com cotilédones separados e imersão em solução 0,075%, para cv. Runner IAC 886
Abstract: The tetrazolium test stands out in the physiological assessment of the seeds, given the large number of information provided. However, the efficiency of this test is related to accurate procedures and for peanut seeds, the applied technique is not entirely appropriate, since different cultivars may have different responses. This study aimed to adjust the tetrazolium test for peanut seeds. Eight lots of peanut seeds, four of the cv. IAC Tatu ST and four of the Runner IAC 886, were evaluated by germination, vigor (accelerated aging and electrical conductivity) and seedling emergence in the field tests. For tetrazolium test, seeds were submitted to preconditioning at 25 ºC for three, six, nine, 12 and 16 hours (immersed directly in water - cup) and for 16 and 24 hours (moistened germination paper). After determining the best preconditioning period, seeds with and without seedcoat and with separated cotyledons were submitted to staining in 0.05%, 0.075%, 0.1% and 0.2% tetrazolium solutions at 40 ºC for two hours. The best preconditioning period was 16 hours (cup). For cv. IAC Tatu ST, 0.05% tetrazolium solution permitted a greater differentiation between seed lots. For cv. Runner IAC 886, staining seeds with seedcoat and with separated cotyledons in 0.075% tetrazolium solution and seeds without seedcoat in 0.2% solution promoted better results. Thus, the tetrazolium test for peanut seeds should be conducted with 16 hours of preconditioning directly in water, without seedcoat followed by staining in 0.05% tetrazolium solution for cv. IAC Tatu ST, and with separated cotyledons and staining in 0.075% tetrazolium solution for cv. Runner IAC 886
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinto, Antonio Moçambite. "Conservação e vigor de sementes de pau-de-balsa Ochroma pyramidale (Cav. ex Lam.) Urban." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2013. http://hdl.handle.net/1884/28867.

Full text
Abstract:
O experimento foi conduzido nos Laboratórios de Sementes do Departamento de Silvicultura e Manejo da Universidade Federal do Paraná e do Centro Nacional de Pesquisa de Florestas da Embrapa e teve como objetivo definir um método para o armazenamento de sementes de Ochroma pyramidale (Cav. ex Lam.) Urbano As sementes foram embaladas em sacos de papel tipo kraft e sacos de plástico ( 0,10 mm ) e armazenadas em ambiente de laboratório (22°C e 65% UR), câmara úmida (5°C e 86% UR) e câmara seca (15°C e 40% UR). A percentagem de germinação, grau de umidade e vigor das sementes foram avaliados no início e após períodos de 120, 240 e 400 dias de armazenamento. Após esses períodos, concluiu-se que houve correlação significativa entre a umidade das sementes na sua germinação e vigor. As melhores condições de armazenamento que permitem manter a viabilidade por até 400 dias foram: saco plástico em condições de laboratório ou câmara seca, e saco de papel em câmara seca. A manutenção do vigor até 120 dias foi conseguido em todos os tratamentos testados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Semeteĭ"

1

Yusufu, Mamayi, and Kyrbashev K, eds. Semeteĭ: Ėpos. Bishkek: Sham Basmasy, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mambetaliev, Urkash. Semeteĭ: Baatyrdyk ėpos. Bishkek: Turar, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Akmataliev, Abdyldazhan. Shapak Rysmendeev: Semeteĭ. Bishkek: Poligrafbumresursy, 2018.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Kasymgeldieva, Malina. "Semeteĭ", "Seĭtek" eposundaghy toponimder. Bishkek: Biĭiktik, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Moldokeev, Seĭdene. "Semeteĭ" ėposu: Seĭdene Moldokeevanyn aĭtuusunda. Bishkek: Biĭiktik, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

kyzy, Toktobu̇bu̇ Ysak. Zhun︠g︡go Kyrgyzdarynda "Semeteĭ" ėposunun mazmun kurulmalyk ȯzgȯchȯlu̇gu̇. Bishkek: Biĭiktik, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ch. Aĭtmatov atyndagy Til zhana adabii︠a︡t institutu, ed. Zii︠a︡sh Bektenov. Bishkek: Poligrafbumresursy, 2018.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Kaziev, Tokon. Semeteĭchi Ysa Zhumabek uulu. Bishkek: Manastaanuu zhana kȯrkȯm madanii︠a︡ttyn uluttuk borboru, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Zhumaliev, Kurmanbek. Chu̇ĭlu̇k-talastyk manaschylar zhana semeteĭchiler. Bishkek: BYUnun Aldyndagy Gumanitardyk Ilim-Izildȯȯ Institutu, Uzgultuksuz Bilim Beruu Institutu, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Daniel, Prior, Obolbekov Ishembi, and Kenje Kara ca 1859-1929, eds. The Semetey of Kenje Kara: A Kirghiz epic performance on phonograph : with a musical score and a compact disc of the phonogram. Wiesbaden: Harrassowitz, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Semeteĭ"

1

Qin, Yujia, Zhiyuan Liu, Yankai Lin, and Maosong Sun. "Sememe-Based Lexical Knowledge Representation Learning." In Representation Learning for Natural Language Processing, 351–400. Singapore: Springer Nature Singapore, 2023. http://dx.doi.org/10.1007/978-981-99-1600-9_10.

Full text
Abstract:
AbstractLinguistic and commonsense knowledge bases describe knowledge in formal and structural languages. Such knowledge can be easily leveraged in modern natural language processing systems. In this chapter, we introduce one typical kind of linguistic knowledge (sememe knowledge) and a sememe knowledge base named HowNet. In linguistics, sememes are defined as the minimum indivisible units of meaning. We first briefly introduce the basic concepts of sememe and HowNet. Next, we introduce how to model the sememe knowledge using neural networks. Taking a step further, we introduce sememe-guided knowledge applications, including incorporating sememe knowledge into compositionality modeling, language modeling, and recurrent neural networks. Finally, we discuss sememe knowledge acquisition for automatically constructing sememe knowledge bases and representative real-world applications of HowNet.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Albright, Christine L. "Semele." In Ovid's Metamorphoses, 50–54. Abingdon, Oxon: Routledge, 2017.: Routledge, 2017. http://dx.doi.org/10.4324/9781315265605-11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pinner, Richard. "Spring semester." In Authenticity and Teacher-Student Motivational Synergy, 90–151. Abingdon, Oxon ; New York, NY : Routledge, 2019.: Routledge, 2019. http://dx.doi.org/10.4324/9781351184298-4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pinner, Richard. "Autumn semester." In Authenticity and Teacher-Student Motivational Synergy, 152–98. Abingdon, Oxon ; New York, NY : Routledge, 2019.: Routledge, 2019. http://dx.doi.org/10.4324/9781351184298-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Randecker, Günter. "Über 400 Semester wirtschaftswissenschaftliche Vorlesungen an der Eberhard Karls Universität Tübingen 1798 bis 2013. Titel 1." In Über 400 Semester, edited by Joachim Starbatty and Heinrich Strecker, 1–159. Berlin, Boston: De Gruyter, 2014. http://dx.doi.org/10.1515/9783110505443-004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Scipioni, Marco. "EU European Semester." In The New Palgrave Dictionary of Economics, 3916–29. London: Palgrave Macmillan UK, 2018. http://dx.doi.org/10.1057/978-1-349-95189-5_3035.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Scipioni, Marco. "EU European Semester." In The New Palgrave Dictionary of Economics, 1–14. London: Palgrave Macmillan UK, 2017. http://dx.doi.org/10.1057/978-1-349-95121-5_3035-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Liu, Zhiyuan, Yankai Lin, and Maosong Sun. "Sememe Knowledge Representation." In Representation Learning for Natural Language Processing, 125–61. Singapore: Springer Singapore, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-981-15-5573-2_6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Williams, Kate, and Michelle Reid. "Reviewing the term/semester." In Time Management, 111–12. London: Macmillan Education UK, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-0-230-34371-9_28.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Stubhaug, Arild. "First Semester in Uppsala." In Gösta Mittag-Leffler, 75–83. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2010. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-11672-8_7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Semeteĭ"

1

Xie, Ruobing, Xingchi Yuan, Zhiyuan Liu, and Maosong Sun. "Lexical Sememe Prediction via Word Embeddings and Matrix Factorization." In Twenty-Sixth International Joint Conference on Artificial Intelligence. California: International Joint Conferences on Artificial Intelligence Organization, 2017. http://dx.doi.org/10.24963/ijcai.2017/587.

Full text
Abstract:
Sememes are defined as the minimum semantic units of human languages. People have manually annotated lexical sememes for words and form linguistic knowledge bases. However, manual construction is time-consuming and labor-intensive, with significant annotation inconsistency and noise. In this paper, we for the first time explore to automatically predict lexical sememes based on semantic meanings of words encoded by word embeddings. Moreover, we apply matrix factorization to learn semantic relations between sememes and words. In experiments, we take a real-world sememe knowledge base HowNet for training and evaluation, and the results reveal the effectiveness of our method for lexical sememe prediction. Our method will be of great use for annotation verification of existing noisy sememe knowledge bases and annotation suggestion of new words and phrases.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, Renan Santana, Humberto B. da Cunha Júnior, Cosmo Rufino de Lima, Érik Alves Almeida, Fábio José Marques, and Pablo Radamés C. de França. "Análise do Percentual de Germinação de Sementes a partir do uso em Aplicação Mobile." In Congresso Brasileiro de Agroinformática. Sociedade Brasileira de Computação, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/sbiagro.2023.26535.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é discorrer sobre o desenvolvimento de uma funcionalidade para uma aplicação mobile já existente, voltada para a análise do percentual de germinação de sementes em laboratório. O recurso apresenta a possibilidade do pesquisador registrar dados como quantidade e tipo de semente, analisando graficamente como as sementes têm se comportado do ponto de vista do processo germinativo. A funcionalidade foi testada com dados de semente de Poincianella pyramidalis coletados e analisados previamente em laboratório, e os resultados obtidos indicam que o recurso desenvolvido apresenta caráter promissor, ampliando o uso da aplicação móvel já existente no contexto de análise de sementes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

De Souza Júnior, Marcelo, Rafael S. Bressan, Douglas F. Pereira, Priscila T. M. Saito, and Pedro H. Bugatti. "Rumo à Melhoria de Produtividade e Sustentabilidade Agrícola por meio da Classificação Automática do Vigor de Sementes de Soja." In XLV Anais do Seminário Integrado de Software e Hardware. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/semish.2018.3428.

Full text
Abstract:
O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de sementes de soja do mundo. Sua ótima aceitação é dada a suas peculiaridades nutritivas e industriais. Tendo em vista a maior produtividade, a utilização de semente de alta qualidade é um fator importante. Nesse sentido, o teste de tetrazólio têm se destacado, devido à sua precisão e rapidez na avaliação do vigor de sementes de soja. No entanto, o processo de análise é totalmente relacionado ao conhecimento e experiência do analista de semente. Dessa forma, este artigo propõe uma metodologia automática para classificação de sementes de soja por meio de análise de imagens, empregando técnicas de visão computacional agregado ao aprendizado profundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Avila, Tarso, Nicácia Machado, Adenauer Yamin, and Marcelo Rossi. "Secador de Sementes para o Pequeno Agricultor: Uma Proposta com Estimação Dinâmica das Variáveis de Secagem." In Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wcama.2020.11024.

Full text
Abstract:
A produção de sementes em pequena escala é prática comum por pequenos produtores que resistem à imposição comercial para produção de alimentos com variabilidade genética estreita, considerada ameaça para agrobiodiversidade do planeta. Nesse contexto, existem os chamados guardiões de sementes, que adotam práticas de origem camponesa para a produção de alimentos de grande variabilidade genética. Segundo estudos na área de tecnologia de produção de sementes, a secagem antes do armazenamento é considerada uma das etapas primordiais. Contudo, existem regiões nas quais as condições meteorológicas não são favoráveis para secagem das sementes, bem como é usual faltar tecnologias neste sentido para o pequeno produtor. Portanto, verificando essa necessidade, o objetivo geral deste trabalho é a concepção de um equipamento para a eficaz secagem artificial de pequenos lotes de sementes, levando em consideração a cultura da semente envolvida e as condições meteorológicas locais. Os resultados atingidos se mostraram promissores, apontando para a continuidade da pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sousa, Gilmara Matias de, and JUAN CARLOS ALVAREZ PIZARRO. "EFEITO DO CONDICIONAMENTO EM ÁGUA DESTILADA NA GERMINAÇÃO DE GRAMÍNEAS FORRAGEIRAS." In III Congresso Brasileiro de Ciências Biologicas. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/iii-conbracib/6830.

Full text
Abstract:
Introdução: As pastagens representam a base alimentar para produção de carne bovina no Brasil, sendo de grande importância para o crescimento da pecuária. O capim Urochloa brizantha e Megathyrsus maximus têm boa representatividade nas pastagens com potencial considerável na produção de matéria seca por unidade de área. Porém a velocidade no estabelecimento da pastagem inicial depende do sucesso na germinação da semente. Objetivo: analisar a taxa de germinação da semente nas espécies de U. brizantha (cultivares xaraés, piatã, braúna e vitória), U. decumbens (cv. basilisk) e M. maximus (cultivares massai 1, massai 2 mombaça, paredão, tanzânia e araúna) quando hidratadas previamente ou não em água destilada por 16 horas. Material e métodos: O teste de germinação foi realizado em papel filtro umedecido com água destilada à temperatura de 25ºC, os quais foram colocados verticalmente em copos contendo 10 ml de CaCl2 0,5 mM. Os copos foram envolvidos com saco plástico transparente e acondicionados em B.O.D. Para cada cultivar, foram preparadas 3 repetições (rolos) cada uma constituída de 30 sementes. Resultados: As sementes de U. brizantha, cv. xaraés e M. maximus, cv. massai 2 e cv. araúna tiveram taxas de germinação melhoradas com o tratamento em água destilada. As demais cultivares do estudo não necessitaram de condicionamento em água destilada para impulsionar a germinação. Conclusão: Mais estudos precisam serem desenvolvidos para investigar os fatores que impulsionam a germinação nas sementes de gramíneas forrageiras, e outros tratamentos devem ser testados para as cultivares do referente estudo que não obtiveram resultado satisfatório com o condicionamento em água destilada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tejo, Debora Perdigão, Carlos Henrique Dos Santos Fernandes, Caroline Aparecida Moreira Leite, Guilherme Neves De Macedo, and Lúcia Sadayo Assari Takahashi. "INFLUÊNCIA DA DIMENSÃO DE SEMENTES NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA." In I Congresso Nacional de Ciências Agrárias On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1610.

Full text
Abstract:
Introdução: A soja (Glycine max) é uma cultura de relevância para a alimentação humana e animal devido aos elevados teores de proteína e óleo presente em seus grãos. Possui importância no cenário econômico sendo a principal cultura agrícola do Brasil, o país também se destaca a nível mundial em sua produção e exportação. No entanto para se obter sucesso na produção é crucial um estabelecimento de estande adequado e para isso é necessário a utilização de sementes com qualidade fisiológica, e muito se discute se a dimensão das sementes classificadas em diferentes peneiras comerciais influência nos níveis de viabilidade e vigor. O objetivo deste estudo foi verificar a influência de diferentes peneiras comerciais, ou seja, diferentes tamanhos de sementes na qualidade fisiológica de sementes de soja. Materiais e métodos: O experimento foi conduzido no Laboratório de análise de sementes em Londrina-PR, foram utilizados quatro lotes de sementes de soja que sendo submetidos incialmente ao teste de retenção de peneiras para segregação das sementes em função de sua dimensão, para isso contou-se com auxílio de um jogo de peneiras de laboratório. Foram selecionadas duas peneiras onde estava retido a maior quantidade de sementes de cada lote, totalizando oito tratamentos. Aplicou-se as metodologias de teste de germinação em rolos de papel e de comprimento de plântulas, conforme recomendação para a cultura. O experimento seguiu o delineamento inteiramente casualizado. Resultados: Os resultados do teste de germinação demonstraram não haver diferença estatística nos dados de viabilidade em função das diferenças de tamanho das sementes dentro de cada lote, apenas diferença entre os lotes, sendo que a dimensão da semente estivesse atrelada, ele foi verificado nos dados obtidos no teste de comprimento de plântula. Conclusão: Concluiu-se que nas condições nas quais foi desenvolvido o presente experimento a qualidade fisiológica de sementes de soja não é influenciada significativamente pela dimensão (peneiras comerciais).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Anne Louise Meireles Contreiras, Olívia Domingues Ribeiro, and Ely Simone Cajueiro Gurgel. "ARMAZENAMENTO DE SEMENTES RECALCITRANTES DA AMAZÔNIA." In I Congresso Nacional de Ciências Agrárias On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1590.

Full text
Abstract:
Introdução: O Brasil detém a maior megadiversidade em termos mundiais e em níveis endêmicos, na qual o bioma amazônico representa a maior biodiversidade do planeta. As sementes nativas da Amazônia possuem um papel importante para a sustentabilidade e alimentação e são fundamentais para a recuperação ambiental e para a produção de mudas em plantios florestais. Contudo, a escassez de dados sobre métodos específicos durante o armazenamento torna o conhecimento do comportamento fisiológico de sementes imprescindíveis. As sementes são classificadas como ortodoxas; intermediárias e recalcitrantes. O comportamento recalcitrante possui elevado teor de água inicial ao se desprenderem da planta-mãe no final da maturação, entretanto, não suportam a perda de água a valores baixos do seu nível crítico de umidade (15 a 50%), limite térmico que a semente suporta. Logo, diferentes metodologias são empregadas no armazenamento de sementes recalcitrantes para manter a viabilidade das mesmas por períodos maiores. Por exemplo, sementes de Carapa guianensis Aubl. submetidas ao armazenamento em sacos plásticos fechados ou de sementes de Helicostylis tomentosa (Poep & Endl.) quando foram enterrados em areia úmida. Objetivo: Objetivou-se realizar uma revisão bibliográfica sobre os principais métodos de conservação e armazenamento de sementes com o comportamento recalcitrante pertencentes a espécies nativas da Amazônia. Materiais e Métodos: Para o desenvolvimento dessa revisão foi realizado um levantamento bibliográfico por meio de artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais de diferentes bases de dados eletrônica (Google Scholar, Web of Science, periódicos da Capes, Scopus), direcionado aos principais fatores que afetam a viabilidade das sementes com o comportamento recalcitrante ao armazenamento, e foram inseridos em uma tabela. Resultado: Evidenciou-se que ainda é incipiente dados em pesquisas cientificas de outras metodologias para aplicar durante o armazenamento. Apesar do método de dessecamento, eficaz em sementes ortodoxas, ser o mais utilizado nos artigos pesquisados é notório a presença de outras metodologias eficazes na conservação dessas sementes. Contudo, as espécies possuem sua particularidade, logo, pesquisas mais aprofundadas para que os métodos utilizados na conservação e armazenamento das sementes sejam adequados para a conservação da espécie. Conclusão: Devem ser investigadas metodologias de conservação e armazenamento, principalmente às sementes recalcitrantes da Amazônia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cristina de Oliveira Santana, Fabiani, Karoline Panato, and Carmen Maria Olivera Müller. "Aproveitamento do resíduo agroindustrial de sementes de pitaya orgânica (Hylocereus undatus): Um estudo de métodos de separação semente-polpa." In III Congresso Tocantinense de Ciência e Tecnologia de Alimentos. ,: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/iiictocta2020.303423.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Cibele da Silva Lira dos, Letícia Carniato Jorge dos Santos, Vanessa Generale Moreno, Juliana Luna Bilheiro Peixoto, Arney Eduardo do Amaral Ecker, and Ana Paula Margioto Teston. "Teor e análises físico-químicas de óleo de semente de uva extraído por diferentes métodos." In II Congresso Internacional Interdisciplinar da Uningá. Editora Uningá, 2023. http://dx.doi.org/10.46311/ed.un.20221018184.

Full text
Abstract:
O processo de vitivinicultura gera muitos resíduos, correspondendo até a 25% do total processado. O aproveitamento de subprodutos traz benefícios financeiros e ao meio ambiente. O óleo de semente de uvas pode ser extraído por métodos convencionais e não convencionais, como o ultrassom. Sabendo disso, objetivou-se extrair óleo de sementes de uvas, variedade Carmen, pelo método de Sohxlet e ultrassom, utilizando os solventes diclorometano e acetona. Em ambos os métodos se obteve teor semelhante de óleo extraído. Mas a qualidade do óleo variou, assim como as condições para aplicação dos dois métodos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pawłowski, Marek, and Ryszard Rączka. "Gauge Theories of Fundamental Interactions." In XXXII Semester in the Stefan Banach International Mathematical Center. WORLD SCIENTIFIC, 1990. http://dx.doi.org/10.1142/9789814539944.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Semeteĭ"

1

Schwarzenburg, Bianca. Ein Semester in China: Wirtschaft, Werte und Warteschlangen. Technische Hochschule Wildau, 2014. http://dx.doi.org/10.15771/2199-1618_2014_2_1_7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brown, S., L. Capaldi, M. A. Garcia, S. S. Kahn, D. N. Monbleau, D. Nault, N. Nicks, M. Ho, and N. L. Tran. Undergraduate research semester internship fall 1999 abstracts and research papers. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), December 1999. http://dx.doi.org/10.2172/15003865.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dibble, S., A. Fernandez, C. Mayers, A. Omikunle, and O. Weiss. Undergraduate research semester internship spring 1999 abstracts and research papers. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), May 1999. http://dx.doi.org/10.2172/13776.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Almeida Santos, André, Hector Azpurua, and Gustavo Pessin. Dispositivo para dispersão e semeadura automática de sementes via robôs aéreos. ITV, 2022. http://dx.doi.org/10.29223/prod.tec.itv.mi.2022.1.miranda.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pineda, Jesús, Jan Kercher, Susanne Falk, Theresa Thies, Hüseyin Hilmi Yildirim, and Julia Zimmermann. Accompanying international students in Germany to academic success: Results and recommendations for action from the SeSaBa project. Deutscher Akademischer Austauschdienst, May 2022. http://dx.doi.org/10.46685/daadstudien.2022.07.

Full text
Abstract:
In the framework of the research project „Success and withdrawal of international students in Germany“ (SeSaBa), the study and life situation of international students was analysed in detail. Between the winter semester 2017/18 and the summer semester 2020, more than 4,500 international bachelor’s and master’s students from 125 universities were surveyed about their study and living situation in Germany. This publication summarizes key findings from the SeSaBa project.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Williams, Beverly. Science and engineering research semester internship spring 1997 abstracts and research papers. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), October 1997. http://dx.doi.org/10.2172/598778.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Williams, B., E. Brown, M. Davis, J. Downs, K. Fox, C. Hayden, E. Jacobsen, et al. Science and engineering research semester internship, Fall 1996, abstracts and research papers. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), December 1996. http://dx.doi.org/10.2172/567403.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Jara, Alejandro. Services, Anti-dumping and Other "New Issues" in the WTO Negotiations and Their Relevance for the FTAA. Inter-American Development Bank, September 2002. http://dx.doi.org/10.18235/0012240.

Full text
Abstract:
In the semester following the Doha Ministerial, WTO Members were able to set up the essential elements of the Work Program decided by Ministers at Doha (November 2001), including the negotiations mandated in the declaration.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bênia, Gerson. Cadernos do Cade- Mercado de insumos agrícolas - 2020. Edited by Guilherme Resende. Departamento de Estudos Econômicos - Cade, February 2020. http://dx.doi.org/10.52896/dee.cc1.020.

Full text
Abstract:
O décimo número da série “Cadernos do Cade” enfoca os mercados de insumos agrícolas, mais especificamente os mercados de sementes, defensivos agrícolas, fertilizantes e máquinas e implementos agrícolas. Tais mercados são de extrema importância para a economia brasileira e apresentam características que exigem da autoridade antitruste uma constante atenção, pelo volume de fusões e aquisições, e aprimoramento de metodologias de análise, em função da sua complexidade e da sua trajetória de evolução tecnológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gasparotto, Thatyanne, and Julia Ambrosano. Opportunities for Sustainable Infrastructure Investments at City Level in Brazil. Inter-American Development Bank, August 2020. http://dx.doi.org/10.18235/0002639.

Full text
Abstract:
This policy brief was developed in order to identify preliminary green /sustainable infrastructure opportunities for cities in Brazil. The rapidly growing green bond market can help local authorities to attract new sources of capital for financing subnational infrastructure. Water and sanitation, waste to energy and urban mobility were the sectors selected for an inicial assessment, given the investment needs in Brazilian municipalities and their alignment with low carbon development and resilience. This brief was also used to raise awareness across key infrastructure stakeholders in Brazil, and build a number of market education activities in the second semester of 2018.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography