Academic literature on the topic 'Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica"

1

Luiz da Rocha Fiúza Branco Júnior, Sérgio, Ana Lúcia Miranda Lopes, Bruno De Almeida Vilela, and Reginaldo De Jesus Carvalho Lima. "Data Envelopment Analisys - DEA no setor elétrico brasileiro: uma proposta para validação dos resultados." Revista Gestão & Tecnologia 18, no. 2 (June 29, 2018): 139–71. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2018.v18i2.1443.

Full text
Abstract:
O presente trabalho buscou identificar o modelo de Data Envelopment Analysis (DEA) que melhor reflete a visão dos especialistas do setor de distribuição de energia elétrica brasileira a respeito da eficiência das empresas que nele atuam. DEA tem sido largamente utilizado para fins de regulação neste setor como metodologia de identificação do custo eficiente das empresas de distribuição e transmissão de energia elétrica. Para obtenção dos resultados, foram compiladas opiniões de especialistas do setor, de forma a obter um ranking das empresas de distribuição de energia elétrica a ser confrontado com diferentes modelos DEA utilizados na literatura, utilizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, e propostos em audiências públicas. Para a análise, utilizou-se ferramentas estatísticas como correlação de Spearman e o teste t de Student. Os resultados apontaram que os modelos que melhor refletem a opinião dos especialistas foram os propostos por Bogetoft e Lopes (2015).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vaccaro, Guilherme Luís Roehe, Jonatas Campos Martins, and Thiago Morais Menezes. "Análise estatística da qualidade de níveis de tensão em sistemas de distribuição de energia elétrica." Production 21, no. 3 (September 30, 2011): 539–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132011005000047.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma proposta de abordagem estatística para análise da qualidade dos níveis de tensão em sistemas de distribuição de energia elétrica baseada nos princípios estabelecidos pela Resolução n.º 505/2001 da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, à qual todas concessionárias de distribuição de energia do país estão submetidas. O artigo faz considerações sobre qualidade na distribuição de energia elétrica, os procedimentos vigentes para o controle da qualidade dos níveis de tensão e evidencia a possibilidade de uso de conceitos do controle estatístico do processo e de índices de capacidade e desempenho como elementos alternativos de informação e predição. Um estudo de caso em dois circuitos de distribuição de baixa tensão é analisado de forma comparativa, usando-se primeiramente os procedimentos e critérios estabelecidos pela ANEEL e, em seguida, a abordagem proposta pelos autores. O artigo finaliza com uma análise das potenciais contribuições do procedimento estatístico proposto aos procedimentos vigentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Netto, Daniel Vinicius, and Jairo Afonso Henkes. "SISTEMA DE GERAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA POR PARTE DO OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA BRASILEIRO: ONS O PÊNDULO DO DESENVOLVIMENTO." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 3, no. 2 (November 11, 2014): 339. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v3e22014339-362.

Full text
Abstract:
Este estudo aborda o tema energia elétrica e tem como principal objetivo analisar qual a eficácia do sistema de geração e distribuição de energia elétrica no Brasil por parte do operador nacional do sistema. Justifica-se a escolha do tema, uma vez que com o aumento populacional e as constantes modernizações e criações tecnológicas o consumo de energia aumentou, acarretando uma ameaça de colapso no seu fornecimento, em algumas regiões do país. É preciso analisar os fatores que ocasionam essa crise e viabilizar ações que promovam uma distribuição qualificada e com equilíbrio. É necessário também que os consumidores se atentem para o fato do consumo excessivo e seus reflexos ambientais pra que os danos não sejam irreversíveis. Para alcance dos objetivos propostos utilizou-se de pesquisa bibliográfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Scalzer, Rodrigo Simonassi, Adriano Rodrigues, and Marcelo Álvaro Da Silva Macedo. "Insolvência empresarial: um estudo sobre as distribuidoras de energia elétrica brasileiras." Revista Contemporânea de Contabilidade 12, no. 27 (December 30, 2015): 27. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2015v12n27p27.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é descobrir quais são os indicadores financeiros e operacionais mais relevantes para a explicação da insolvência no setor de distribuição de energia elétrica no Brasil. Além da grande relevância do setor para a economia brasileira, recentemente a Agência Nacional de Energia Elétrica emitiu a Nota Técnica nº 353/2014 visando criar mecanismos de acompanhamento constante da sustentabilidade econômico-financeira dessas distribuidoras. Para o estudo, foi utilizada a técnica de regressão logística, e a amostra utilizada foi composta pelas empresas de distribuição de energia que tiveram cadastro na Comissão de Valores Mobiliários, ao menos em algum dos anos entre 1997 e 2014. Os resultados foram consistentes em mostrar que os indicadores Índice de Cobertura dos Juros, Liquidez Geral e FEC/FEC Regulatório foram relevantes para explicar a insolvência das empresas respectivamente para dois anos antes, um ano antes, e para o mesmo ano da análise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carvalho, Rafaela Nogueira, and Sérgio Guerra. "Regulação da energia pré-paga no Brasil e os direitos dos consumidores." Revista Brasileira de Direitos Fundamentais & Justiça 13, no. 40 (March 17, 2020): 239–64. http://dx.doi.org/10.30899/dfj.v13i40.653.

Full text
Abstract:
A modalidade de prestação do serviço público de distribuição de energia pré-paga tem sido implementada com sucesso na experiência internacional, seguindo novas tecnologias e inovações. Essa tem se apresentado como sendo uma interessante modalidade de cobrança de tarifa por apresentar vantagens consideráveis para empresas e para usuários/consumidores, notadamente, por trazer maior previsibilidade no valor da conta de consumo, além de apresentar maior racionalidade no consumo da energia elétrica. No Brasil, essa modalidade de cobrança tarifária foi regulamentada em 2014 por normativa expedida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Em que pese a normatização, essa modalidade de cobrança tarifária não foi implementada pelas empresas concessionárias. A hipótese examinada no presente artigo, sob um viés econômico e jurídico, é a de que a não implementação se deve ao alto risco antevisto pelos fornecedores de que, em caso de suspensão do serviço de distribuição de energia elétrica, por não pagamento, os consumidores irão questionar judicialmente a interrupção do serviço por afronta a direitos fundamentais. Caso comprovada a hipótese, em bases empíricas, esse fenômeno constataria a ideia de que há correlação direta entre o excesso de proteção aos direitos dos consumidores e os efeitos negativos causados a eles próprios, o que justificaria a importância da função de regulação para a manutenção do equilíbrio sistêmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Carmo, Ubiratan Alves, Iony Patriota Siqueira, Manoel Henrique Nóbrega Marinho, Guilherme Ferretti Rissi, and Samuel Giuseppe Tomasin. "Análise de vulnerabilidade em concentradores de dados de infraestrutura AMI." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 55 (July 28, 2021): 213. http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4764.

Full text
Abstract:
<p>O desenvolvimento tecnológico dos sistemas computacionais e das comunicações ocasiona uma forte digitalização em todos os setores da sociedade moderna. Conceitos como cidades inteligentes e indústria 4.0 são introduzidos e novos modelos comportamentais são impostos. Essa revolução também está acontecendo nos sistemas de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica. Conceitos como geração distribuída, armazenamento de energia, mobilidade elétrica e redes inteligentes afetam sobremaneira o comportamento das pessoas. Para suportar as redes inteligentes é necessário que se tenha uma infraestrutura de medição inteligente (AMI) que suporte os modelos de negócio entre os consumidores e as empresas de distribuição de energia, garantindo a integridade, a confidencialidade e a disponibilidade das informações. Esta pesquisa apresenta os resultados de teste de varredura de vulnerabilidade executado em um concentrador de dados responsável pela aquisição das informações de medidores de energia de consumidores residenciais e industriais. Utilizou-se para os testes a infraestrutura de medição do Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação – IATI, que faz parte da infraestrutura de hardware do projeto PA3046, “Desenvolvimento de Plataforma Inteligente com <em>Cybersecurity Business Intelligence</em> e <em>Big Data</em>”, patrocinado pela CPFL Energia e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Os estudos demonstraram a importância de se fazer o gerenciamento de vulnerabilidades desde a fase de implantação até a operação final de um sistema AMI.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lafonte, Arnaud. "0 SETOR ELÉTRICO E SUAS RELAÇÕES COM OUTROS SETORES DA ECONOMIA - Energia elétrica e indústria de equipamentos." Revista do Serviço Público 43 (June 20, 2017): 206–11. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1987.

Full text
Abstract:
O setor de energia vem apresentando uma sensível recuperação no nível de encomendas à indústria nacional, após a acentuada queda verificada nos anos de 1982 e 1983. Tal recuperação foi evidenciada no exercício de 1984. Conquanto ainda não retomados os fndices verificados em 1980-1981, a tendência de crescimento deverá ser mdntida nos próximos anos. No que tange a equipamentos e materiais, embora no segmento de geração não tenha havido colocação significativa de pedidos, verificou-se uma evidente recuperação nos segmentos de transmissão e distribuição. O quadro n 9 1, a seguir, indica o crescimento de nível de encomendas em relação a 1983, principalmente para materiais de instalação de transmissão e distribuição de energia elétrica (transformadores de distribuição, relés de proteção, ferragens e isoladores).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souza, Laressa Moreira de. "Metodologia de análise tarifária baseada no consumo de energia elétrica." Technology Sciences 1, no. 2 (November 18, 2019): 7–14. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6425.2019.002.0002.

Full text
Abstract:
Ao fazer uma pequena analise de qual é a opinião da população com relação aos preços pagos nas contas de energia elétrica é possível perceber uma indignação da maioria dos consumidores. Hoje em dia tem algumas temporadas em que estas reclamações são mais evidenciadas, isto se dá devido os aumentos que tem de acordo com o clima da região, pois acaba influenciando o nível de água dos reservatórios. Com isso este estudo analisa como é realizada essa cobrança aos consumidores, sendo identificada por uma tabela que mostra todos os serviços prestados. O parâmetro utilizado foi o consumo médio e as informações fornecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), devido ser uma agência em que toda a administração é realizada por ela, desde a produção até a comercialização. Para a obtenção dos valores de alguns serviços realizados foi necessário buscar informações na Energisa, concessionária local no estado do Tocantins, pois é ela a empresa responsável pela distribuição de energia elétrica na região que foi analisada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dantas, Ozlean de Lima, and Roberto Apolonio. "Qualidade de Energia Elétrica de um Sistema Fotovoltaico de 45 kWp conectado à Rede." E&S Engineering and Science 7, no. 4 (December 30, 2018): 49–62. http://dx.doi.org/10.18607/es201877332.

Full text
Abstract:
Os sistemas fotovoltaicos conectados à rede vêm cada vez mais ganhando espaço no Brasil. Isto é fruto de uma política energética regulatória iniciada em 2012, expansão mundial dessa tecnologia e o alto potencial de irradiação solar disponível no país. Este trabalho tem por objetivo comparar grandezas elétricas medidas no ponto comum de conexão (PCC) de uma unidade consumidora (UC) com perfil de carga comercial e sua microusina fotovoltaica (FV) de 45kWp conectada à rede elétrica em relação ao atendimento dos parâmetros da qualidade da energia elétrica (QEE) em regime permanente estabelecidos no Módulo 8 do Procedimento de Distribuição (PRODIST) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Os parâmetros analisados no PCC da instalação foram: perfil de tensão, fator de potência, distorção harmônica total de tensão, fator de desequilíbrio e frequência. Também é apresentado o consumo e geração da unidade consumidora com a usina fotovoltaica para um dia útil e um dia do final de semana. Os resultados obtidos mostram que a UC com a usina FV conectada à rede elétrica em operação não impacta na QEE da rede de distribuição e os parâmetros analisados estão dentro dos limites estabelecidos pelo Módulo 8 do PRODIST da ANEEL, com exceção da tensão que requer ajustes no comutador de carga do transformador da distribuidora que alimenta a instalação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Janaina Oliveira Pamplona da, Lucas Baldoni, and Mariana Sartorato Marques. "Georreferenciamento de redes e análise de redes sociais." Revista Brasileira de Inovação 18, no. 1 (August 2, 2019): 177–204. http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v18i1.8651217.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é investigar as redes de P&D formadas no escopo do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o triênio de 2006 a 2008. A principal contribuição do artigo é empírica. São utilizadas métricas de análise de redes sociais e georreferenciamento para visualização da rede e mapeamento das interações no território nacional. Apresenta-se o perfil das interações quanto à sua localidade geográfica e distribuição no território e identificam-se os principais atores na criação e circulação do conhecimento a partir das atividades de P&D e quando a proximidade geográfica estava presente na criação de tais interações. Os resultados mostram que as redes são hierarquizadas e as concessionárias de energia elétrica exercem liderança na governança da criação e circulação de conhecimento sobre organizações de pesquisa extramuro e sobre os coordenadores de projetos. Estas criaram interações com pesquisadores baseados nas regiões do país que oferecem infraestrutura de pesquisa consolidada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica"

1

Macieira, Leonardo dos Santos. "Risco moral no cálculo do reposicionamento tarifário : o problema do oportunismo das distribuidoras de energia elétrica." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2006. http://repositorio.unb.br/handle/10482/4864.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2006.
Submitted by Érika Rayanne Carvalho (carvalho.erika@ymail.com) on 2009-10-24T01:09:51Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Leonardo dos Santos Maciera.pdf: 470773 bytes, checksum: 60611757abe134646a04406d76dc7252 (MD5)
Approved for entry into archive by Gomes Neide(nagomes2005@gmail.com) on 2010-05-31T18:26:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Leonardo dos Santos Maciera.pdf: 470773 bytes, checksum: 60611757abe134646a04406d76dc7252 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-05-31T18:26:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Leonardo dos Santos Maciera.pdf: 470773 bytes, checksum: 60611757abe134646a04406d76dc7252 (MD5) Previous issue date: 2006
Com base na pergunta de pesquisa, buscou-se averiguar a ocorrência de problemas de risco moral no cálculo do índice de reposicionamento tarifário de distribuidoras de energia elétrica brasileiras. O objetivo era identificar situações nas quais as distribuidoras poderiam se beneficiar de comportamentos oportunistas após a Aneel definir os procedimentos, metodologias e resoluções a serem empregados no cálculo do reposicionamento (Seção 1). Inicialmente, pesquisou-se as contribuições dadas pela literatura acadêmica, especificamente, pelas teorias da agência, dos custos de transação e da regulação. As contribuições da literatura acadêmica formaram o marco teórico de referência (Seção 2). Em seguida, na Seção 3, elaborou-se metodologia de pesquisa a ser utilizada, optando-se, como técnica de coleta de dados, pela utilização de pesquisa bibliográfica, documental e pela realização de entrevistas. As informações coletadas foram tratadas com auxílio principalmente de recursos qualitativos, embora se tenha utilizado, em menor escala, recursos quantitativos. A metodologia de pesquisa consistiu na análise dos principais elementos presentes nas entrevistas e nos documentos, confrontando-os com a literatura acadêmica, numa espécie de triangulação de fontes e de métodos. O universo de análise foi composto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e por uma seleção de dez distribuidoras. Na Seção 4, descreveu-se as características e as peculiaridades do processo de cálculo do índice de reposicionamento tarifário, bem como os procedimentos, metodologias e resoluções empregados pela Aneel. Na Seção 4, buscou-se também identificar situações nas quais poderiam ocorrer problemas de assimetria de informação, conflito de interesse, monitoramento imperfeito, contrato incompleto. A presença dessas variáveis aumentaria a probabilidade de ocorrer comportamentos oportunistas por parte das distribuidoras, conduzindo a possibilidade de risco moral no cálculo do reposicionamento tarifário. Na Seção 5, apresentou-se as conclusões da dissertação. Essas conclusões permitiram inferir sobre a possibilidade de ocorrência de problemas de risco moral no cálculo do índice de reposicionamento das distribuidoras estudadas. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Based on the research’s question, we tried to find occurrencies of moral risk problems with the tariff recalculation for the electricity distributors in Brazil. The objective is to identify situations where distributors could benefit from opportunist behavior after Aneel to define procedures, methodology and resolution on the tariff recalculation (Section 1). Initially some research was done on academic papers on the subject, specifically the theories of the regulatory agency, the costs of transactions and of the regulation. The contribution of the academic papers helped to build the reference theoretical mark (Section 2). Then a research methodology to be used was prepared; as for data gathering technic, we did bibliographical and document researching, as well as conducting of interviews (Section 3). The collected data was organized and studied using mainly qualitative resources, although we also used, less frequently, quantitative resources. The research methodology consisted in the analysis of the main elements found in the interviews and in the documentation, comparing them with academic papers, and then performing an integrated study of sources and methods. Then, the analysis was done on Aneel and on a selection of ten distributors. In Section 4 we described the characteristics and peculiarities of the tariff recalculation process as well as of the procedures, methodologies and resolutions used by Aneel. In Section 4 we also tried to identify cases where information asymmetry, interest conflict, imperfect monitoring and incomplete contract could occur. The existence of these variables would increase the probability of opportunist behavior by the distributores, leading to the possibility of moral risk in the tariff re-calculation process. In Section 5 we developed a wrap-up for this paper. Conclusions allowed us to understand the possibility of occurring moral risk problems in the tariff recalculation for the distributors selected to be studied in this paper.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Correa, Ronaldo dos Santos. "Regulação econômica na distribuição de energia no Brasil : emprego das fórmulas COGE no cálculo no valor novo de reposição do banco de preço das distribuidoras." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2016. http://hdl.handle.net/1884/43671.

Full text
Abstract:
Orientadora : Prof. Dr. José Guilherme Silva Vieira
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ecônomico. Defesa : Curitiba, 2016
Inclui referências : f. 89-92
Resumo: O setor elétrico brasileiro opera sob a égide de uma regulação técnica e econômica exercida pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL. Em 2014, através da Audiência Pública nº023, a ANEEL solicitou contribuições da sociedade para aprimorar o mecanismo de atualização de preços dos ativos denominados de equipamentos principais (postes, cabos, transformadores, medidores de energia, dentre outros), os quais são largamente imobilizados nas redes de distribuição de energia elétrica. A referida Audiência Pública criou a janela de oportunidade para sugerir a adoção das Fórmulas COGE no escopo regulatório nacional. As Fórmulas COGE, são fórmulas empregadas nos reajuste de preços dos contratos de fornecimento de equipamentos para as concessionárias de energia. Apresentam em sua composição os percentuais de mão de obra e matérias primas necessárias a fabricação destes equipamentos, assim sendo, são fórmulas que visam se aproximar da estrutura de custos de produção. Estas fórmulas possuem seu uso difundido e consolidado na frente da logística de suprimentos do setor elétrico brasileiro, portanto, o desafio para atender a Audiência Pública nº 023 reside no fato de demonstrar as vantagens na adoção das Fórmulas COGE no escopo regulatório do setor. Desta forma, a presente dissertação visa estruturar uma análise em termos da eficiência da atuação das Fórmulas COGE em sua aplicação atual, que é a frente de suprimentos. Esta análise de eficiência irá observar se as Fórmulas COGE atendem ao fim ao qual se propõem, neste caso, apresentar-se enquanto uma aproximação da estrutura de custos para a fabricação dos equipamentos, atualizando os preços conforme a evolução dos custos de produção. Com esta análise serão criados os subsídios necessários para sugerir à ANEEL a aplicação das Fórmulas COGE no escopo regulatório setorial. Palavras-chave: ANEEL, distribuidoras de energia, regulação econômica e Fórmulas COGE.
Abstract: The Brazilian electricity industry operates under the aegis of a technical and economic regulation exercised by the National Electric Energy Agency - ANEEL. In 2014, through the Public Hearing nº023, ANEEL requested contributions from the society to improve the price update mechanism of assets so-called major equipment (poles, cables, transformers, energy meters, among others), which are largely fixed in electricity distribution networks. This Public Hearing created the window of opportunity to suggest the adoption of the Formulas COGE on national regulatory scope. The Formulas COGE are formulas used in the adjustment of prices of contracts to supply equipment, present in its composition the percentage of the labor and raw materials required to manufacture such equipment. These formulas have their widespread and consolidated use in front of the supply logistics of the Brazilian electric sector, so the challenge to meet the Public Hearing No. 023 lies in the fact demonstrate the advantages in adopting the Formulas COGE in the regulatory scope. Thus, this thesis aims to structure an analysis in terms of the performance efficiency of the Formulas COGE in your current application, which is ahead of supply. This efficiency analysis will look into whether the Formulas COGE meet the end which they propose, in this case, be presented as an approximation of the cost structure for the manufacture of equipment, updating prices according to changes in production costs. With this analysis the subsidies needed to suggest to ANEEL the application of the Formulas COGE in the sectoral regulatory scope will be created. Keywords: ANEEL, power distribution, economic regulation and Formulas COGE
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Caldeira, Thiago Costa Monteiro. "Indicador de desempenho global das distribuidoras de energia elétrica." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/16510.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Mestrado Profissional em Regulamentação e Gestão de Negócios, 2013.
Submitted by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2014-10-15T19:35:32Z No. of bitstreams: 1 2013_ThiagoCostaMonteiroCaldeira.pdf: 1949093 bytes, checksum: 09a96a39901617a2f068da289cf7350e (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2014-10-15T20:34:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_ThiagoCostaMonteiroCaldeira.pdf: 1949093 bytes, checksum: 09a96a39901617a2f068da289cf7350e (MD5)
Made available in DSpace on 2014-10-15T20:34:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_ThiagoCostaMonteiroCaldeira.pdf: 1949093 bytes, checksum: 09a96a39901617a2f068da289cf7350e (MD5)
A prestação do serviço adequado de distribuição de energia elétrica pressupõe a satisfação dos princípios da regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia e modicidade. A prestação inadequada do serviço, nos termos da Lei das Concessões e contratos de concessões, é motivo suficiente para aplicação de penalidades administrativas, intervenção, caducidade e justifica a não prorrogação de contratos vencidos, se houver esta possibilidade. A regulação econômica e técnica realizada pela ANEEL mostra resultados diferentes, a depender do aspecto de análise do serviço. Verifica-se estabilidade nos principais indicadores de qualidade, incremento de eficiência operacional para as distribuidoras de controle privado e perda de eficiência para as estatais. O volume de investimentos é definido pelas distribuidoras de acordo com as necessidades da rede elétrica, ainda que haja a obrigação de universalização do serviço, o qual ocorreu dentro do previsto pelo poder público para a maioria das concessionárias. Esta dissertação constrói alguns indicadores parciais de desempenho e o Indicador de Desempenho Global. O Indicador de Desempenho Global facilita a leitura dos dados e a tomada de decisões políticas e regulatórias, ao atribuir uma nota para cada distribuidora, agregando o desempenho observado nos indicadores de: i) eficiência, que inclui a modicidade; ii) qualidade (cortesia e continuidade); iii) atualidade e generalidade; e iv) regularidade. Para cada indicador foram levantados dados regulatórios e reais e, ao final, testados diferentes métodos estatísticos de normalização e ponderação. Os resultados apontam para forte estabilidade no ranking de desempenho global, principalmente para as quatro melhores e nove piores distribuidoras, quando realizados os testes de incerteza e sensibilidade. Recomenda-se a não prorrogação do contrato de nove distribuidoras, prorrogação com condicionalidades para vinte e três e prorrogação sem condicionalidades para vinte e nove. Recomendam-se também novas rodadas de desestatização no setor, tendo em vista que as estatais dominam as últimas posições nos rankings de desempenho calculados sob diferentes métodos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The supplying of an appropriate electricity distribution service presumes the fulfillment of the following principles: regularity, continuity, efficiency, reliability, modernity, generality, courtesy, affordability. An inappropriate service supplying, under the Concessions Law and the Concession Agreements, is sufficient reason for applying administrative penalties, intervention, caducity and justifies the nonextension of expired agreements, if it is possible to do so. The economic and technical regulation established by ANEEL presents different results, such as stability in the main quality indicators, an increase in operational efficiency in the private distribution utilities and loss of economic efficiency by the state-owned companies. The investment amount is defined by the electricity utilities in accordance with the power network requirements. However, there is an obligation to universalize electricity supply, which most electricity utilities were able to do as planned by the government. This dissertation builds a few parcial indicators and one composite Global Performance Indicator. The Global Performance Indicator helps data understanding and political and regulatory decisions. The composite indicator assigns a grade for each distribution utility, aggregating the remarked performance on the indicators of: i) efficiency, which includes affordability; ii) quality, which reflects courtesy and continuity; iii) modernity and generality; and iv) regularity. For each indicator it has been collected regulatory and real data and, in the end, different statistical methods of data normalisation and data weighting and aggregation were tested. The results indicate a strong stability in the chosen composite performance ranking, mainly for the four best and nine worst distribution utilities when performed uncertainty and sensitivity tests. It is recommended not to extend nine concession contracts, to extend twenty-three with conditions and to renew twenty-nine without conditions. It is also recommended new privatization processes in the distribution sector, in view of the last positions reached by the state-owned distribution utilities in the performance rankings, constructed using different methods and data.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Ângelo Henrique Lopes da. "Mensuração da produtividade relativa para o setor de distribuição de energia elétrica nacional inserida no cálculo do fator X." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2006. http://repositorio.unb.br/handle/10482/4946.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2006.
Submitted by Kathryn Cardim Araujo (kathryn.cardim@gmail.com) on 2009-11-01T12:24:44Z No. of bitstreams: 1 2006_Angelo Henrique Lopes da Silva.pdf: 581837 bytes, checksum: 757b54052a2c69ca4352cde41c75ca39 (MD5)
Approved for entry into archive by Gomes Neide(nagomes2005@gmail.com) on 2010-06-08T19:31:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2006_Angelo Henrique Lopes da Silva.pdf: 581837 bytes, checksum: 757b54052a2c69ca4352cde41c75ca39 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-06-08T19:31:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006_Angelo Henrique Lopes da Silva.pdf: 581837 bytes, checksum: 757b54052a2c69ca4352cde41c75ca39 (MD5) Previous issue date: 2006
Em meados da década de 90, a regulação pelo preço máximo foi opção adotada para setor de distribuição de energia elétrica no Brasil. Um componente crucial nessa modalidade tarifária tem sido o fator X, cujo principal papel é dotar as concessionárias de incentivo para incremento de eficiência empresarial, em prol da modicidade tarifária futura. À luz dessas razões, propomos nesta pesquisa uma metodologia de cálculo de fator X respaldada na experiência internacional e contendo vantagens teóricas em relação à vigente metodologia calcada na Resolução ANEEL nº 55/2004. A eficiência técnica da firma é tomada como parâmetro de produtividade entre as empresas. Um benchmarking, por meio da Data Envelopment Analysis - DEA, é realizado em uma significativa amostra de distribuidoras, buscando-se através de um só modelo explicar a produtividade entre tais empresas, que atuam em áreas de concessão tão díspares. A metodologia proposta gera uma competição por comparação resultando em um mecanismo mais robusto de incentivo à eficiência no setor. Esta pesquisa apresenta, portanto, um ranking de eficiência entre as distribuidoras com o objetivo de uma primeira estimativa do conjunto de valores de fator X no atual aparato regulatório brasileiro. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In the mid-90’s, the price-cap regulation was chosen to be the regulatory methodology for the industry of distribution of electric energy in Brazil. A paramount component in this kind of regulation has been factor X, whose main role is to lead such companies to increase their efficiency levels so as to reduce tariff in the near future. Considering these reasons, we suggest a methodology of calculation of factor X based on the international experience, which has theoretical advantages compared to the current methodology based on the Resolution ANEEL nº 55/2004. The firm technical efficiency is taken as parameter of productivity among the companies. Using Data Envelopment Analysis – DEA, a benchmarking is carried out in a significant sample of distribution companies and seeks, by means of just one model, to explain the productivity among such companies, which perform in such contrasting areas. Our proposal creates a competition for comparison, which results in a more robust incentive mechanism to efficiency in the sector. Therefore, this research project presents a ranking of efficiency among distribution companies with the objective of estimating a set of values for X factor in the current Brazilian regulatory apparatus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Araujo, Rubens Milagre. "Uma retrospectiva da expansão do sistema eletrico na bacia do rio Tocantins, com estudo de caso na região de Lajeado - Palmas - Porto Nacional, (TO), 1996-2003." [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/263932.

Full text
Abstract:
Orientador: Arsenio Oswaldo Seva Filho
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Made available in DSpace on 2018-08-03T20:42:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Araujo_RubensMilagre_M.pdf: 2911200 bytes, checksum: 1c03f2313582267056d61e545efb9699 (MD5) Previous issue date: 2003
Mestrado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima, Laura de Araújo Grault Vianna de. "A influência das medidas regulatórias sobre a governança corporativa e a atuação do conselho de administração: o exemplo das distribuidoras de energia do setor elétrico brasileiro." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2017. http://hdl.handle.net/10438/24179.

Full text
Abstract:
Submitted by Laura de Araújo Grault Vianna de Lima (lauragrault@gmail.com) on 2018-03-20T13:43:30Z No. of bitstreams: 1 Trabalho Final MEX_Laura Grault_v54_vf_com assinaturas.pdf: 1972732 bytes, checksum: aa4ca637d6011167d84eedc2127d4bc2 (MD5)
Approved for entry into archive by Janete de Oliveira Feitosa (janete.feitosa@fgv.br) on 2018-06-25T14:44:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho Final MEX_Laura Grault_v54_vf_com assinaturas.pdf: 1972732 bytes, checksum: aa4ca637d6011167d84eedc2127d4bc2 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Almeida (maria.socorro@fgv.br) on 2018-06-25T14:56:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho Final MEX_Laura Grault_v54_vf_com assinaturas.pdf: 1972732 bytes, checksum: aa4ca637d6011167d84eedc2127d4bc2 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-06-25T14:57:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trabalho Final MEX_Laura Grault_v54_vf_com assinaturas.pdf: 1972732 bytes, checksum: aa4ca637d6011167d84eedc2127d4bc2 (MD5) Previous issue date: 2017-11-23
Objetivo – O presente estudo propõe-se a contribuir com a pesquisa em governança corporativa em setores regulados, com ênfase no campo de atuação do conselho de administração nas empresas do setor de distribuição de energia elétrica do Brasil. Metodologia – Foi adotada uma abordagem qualitativa de pesquisa, recorrendo-se a utilização de entrevistas semi-estruturadas com investidores e agentes do setor. Resultado – Os resultados obtidos direcionam que há mitigação de parte dos riscos operacionais em face das diversas obrigações impostas pelo contrato de concessão, entretanto, sem interferência direta sob as responsabilidades do conselho de administração das companhias reguladas, quando comparadas as não reguladas. Limitações – Grande parte da literatura reflete um cenário econômico distinto do brasileiro, no qual o controle acionário é pulverizado e as medidas de governança corporativa e escopo de atuação do conselho estão bem definidos e implementados. Contribuições práticas – Observou-se que grande parte dos trabalhos que discorrem sobre o mesmo objeto prontificam-se a estudar o impacto da adoção de mecanismos de governança corporativa em indicadores de eficiência selecionados ou no valor da ação das empresas. Assim, esse trabalho buscou abordagem diferenciada de modo que sua contribuição reside na investigação sob a influência da regulação sobre as atribuições e atuação do conselho de administração, visto as medidas de controle impostas pelo agente regulador às distribuidoras do setor elétrico brasileiro. Contribuições sociais – Ao identificar que o arcabouço regulatório imposto pelo órgão regulador pode auxiliar a atuação do conselho de administração abre-se espaço para expansão de seu escopo visando a redução de assimetria de informação e o aumento da transparência entre todas as partes relacionadas. Originalidade – Pelo nosso conhecimento, este é o primeiro estudo que relaciona escopo de atuação do conselho de administração e regulação.
Purpose - The present study aims to contribute to the research on corporate governance in regulated sectors, with emphasis on the board of directors of energy distributors in Brazil. Deslgn/Methodology - A qualitative research approach was adopted, using semistructured interviews with investors and agents of the sector. Findings - The results obtained in this research point out that there is mitigation of part of the operational risks due to the various obligations imposed by the concession contract, but without direct interference with the responsibilities of the board of directors of the regulated companies when compared to companies operating in nonregulated segments. Research limltations - Much of the literature refiects a distinct economic scenario from Brazil, where stock control is pulverized and the measures of corporate governance and the scope of the board of directors' performance are well defined and implemented. Praticai implications - This work sought a differentiated approach so that its contribution lies in the research under the infiuence of regulation on the attributions and performance of the board of directors, given the control measures imposed by the regulator to the distributors of the Braziiian electricity sector. Social implicatlons - By identifying that the regulatory framework imposed by the regulatory agency can help the board of directors' act to expand its scope in order to reduce asymmetric information and increase transparency among ali related parties. Orlglnality - To our knowledge, this is the first study that relates the scope of action of the board of directors and regulation. Key-words: corporate governance, board of directors, e/ectric sector, energy distributors, regu/alion. Paper category: Master's thesis/Research paper
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

SILVA, Éden Jenklins Rabelo. "Essa luz é da nossa conta: reforma do Estado, privatização e participação na regulação da energia elétrica no Ceará." http://www.teses.ufc.br, 2009. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1256.

Full text
Abstract:
SILVA, Éden Jenklins Rabelo. Essa luz é da nossa conta: reforma do Estado, privatização e participação na regulação da energia elétrica no Ceará. 2009. 153f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2009.
Submitted by Liliane oliveira (morena.liliane@hotmail.com) on 2011-11-18T13:48:38Z No. of bitstreams: 1 2009_Dis_EJRSilva_noPW.pdf: 693964 bytes, checksum: 580f827e62d054d061ab2eb1f7f5d93b (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Josineide Góis(josineide@ufc.br) on 2011-11-28T12:52:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_Dis_EJRSilva_noPW.pdf: 693964 bytes, checksum: 580f827e62d054d061ab2eb1f7f5d93b (MD5)
Made available in DSpace on 2011-11-28T12:52:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_Dis_EJRSilva_noPW.pdf: 693964 bytes, checksum: 580f827e62d054d061ab2eb1f7f5d93b (MD5) Previous issue date: 2009
This dissertation is the upshot of a work that surveyed public consultations filed with The Regulating Agency for Delegated Public Services of the State of Ceara (Agencia Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Ceará – ARCE) and the Brazilian Electricity Regulatory Agency (Agencia Nacional de Energia Eletrica – ANEEL) related to electrical energy distribution in the period of 2006 to 2008. The research aimed at identifying major problems and current difficulties faced by electric energy’s consumers within the State, considering the context of pos-privatization of the State Electrical Company (Companhia Energetica do Ceara – COELCE) as well as current issues faced by regulating agencies in their job of overseeing distribution of energy in the State. The afore-mentioned analysis was guided by themes such as State reform, decentralization, privatization, regulation, participation as well as by items provided by lecturers on the three public hearings adopted as analysis object. The main point was to identify the potentiality of that participative tool in order to determine whether consumers’ involvement in this process resulted in regulation improvement that could lead to the solution of problems pointed by consumers themselves. Within this framework it was possible to identify problems and agents involved in the process of distribution of energy and the regulation of this activity, while observing as well the complexity of problems that was brought forth by those public hearings which led to the conclusion that it was only due to sheer pressure during the three events, especially in the third session, that some results may modify the trend and lead to issues more closely related to public interest.
Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou as consultas públicas realizadas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – ARCE e pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL na área de distribuição de energia elétrica no Ceará entre os anos de 2006 e 2008. A pesquisa visou identificar os principais problemas e dificuldades atuais enfrentados pelos consumidores de energia elétrica nesse estado no contexto pós-privatização da Companhia Energética do Ceará – COELCE, bem como os dilemas atuais das agências reguladoras na regulação e na fiscalização sobre a empresa de energia no estado. A referida análise foi norteada por temas como reforma do Estado, descentralização, privatização, regulação, participação, bem como pelos elementos oferecidos pelos expositores das três consultas públicas adotadas como objeto de análise. O principal objetivo foi de verificar o potencial desse instrumento participativo no sentido de saber se a participação dos consumidores nesse mecanismo se traduz no aprimoramento da regulação e na obtenção de resultados positivos que revertam os problemas apontados pelos próprios consumidores. Nessa perspectiva, foi possível identificar as problemáticas e os agentes envolvidos na distribuição de energia e na regulação dessa atividade, tendo sido observada também a complexidade das problemáticas trazidas às consultas públicas, chegando-se conclusão que somente com a forte pressão exercida nos três eventos começou-se a verificar, na terceira consulta pública, alguns resultados que poderão modificar os problemas de interesse mais coletivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

SCHOR, Juliana Melcop de Castro. "Aplicação do modelo de retail wheeling ao setor elétrico: vantagens e possibilidades." Universidade Federal de Pernambuco, 2016. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25501.

Full text
Abstract:
Submitted by Pedro Barros (pedro.silvabarros@ufpe.br) on 2018-08-03T21:22:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Juliana Melcop de Castro Schor.pdf: 1474562 bytes, checksum: 11ddbe294bf3060d596bd9689dcdfa67 (MD5)
Approved for entry into archive by Alice Araujo (alice.caraujo@ufpe.br) on 2018-08-09T19:15:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Juliana Melcop de Castro Schor.pdf: 1474562 bytes, checksum: 11ddbe294bf3060d596bd9689dcdfa67 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-09T19:15:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Juliana Melcop de Castro Schor.pdf: 1474562 bytes, checksum: 11ddbe294bf3060d596bd9689dcdfa67 (MD5) Previous issue date: 2016-03-06
CAPES
A indústria da eletricidade no Brasil não foi completamente desverticalizada, mantendo-se a conjugação das atividades de distribuição e comercialização de energia aos pequenos consumidores como monopólio dos agentes de distribuição. A existência de arcabouço legal que admite a reforma do setor elétrico nacional indica a relevância do estudo sobre as possibilidades de criação do mercado varejista de eletricidade, com a aplicação do modelo de retail wheeling, para que todos os consumidores possam escolher seus fornecedores de energia, em ambiente de contratação livre. Reformas desregulatórias nesse sentido ocorreram em diversos países, com bons resultados, consistindo em modelo regulatório que reflete melhor as necessidades dos usuários e incrementa a eficiência e a qualidade dos serviços. Apesar da existência de estudos que questionam alguns dos efeitos benéficos da criação de mercado varejista de energia elétrica, a evolução natural e necessária do setor elétrico passa pela abertura do mercado a todos. Assim, as críticas devem ser analisadas, mas não de modo a impedir a aplicação do retail wheeling, e sim ao seu aprimoramento. A instituição de novo modelo regulatório, no país, mediante a criação de mercado varejista, deve se espelhar na prática internacional, em especial no exemplo do Reino Unido, uma vez que o atual modelo brasileiro consiste em adaptação do modelo reformista britânico. Ademais, convém estudar os equívocos observados na crise energética californiana da década de 2000, a fim de evitar sua reprodução em futura regulação nacional. Recentemente, o Brasil apresentou modificações legais e regulatórias que indicam a tendência pela instituição de mercado varejista no setor elétrico. Dentre outros aspectos, pode-se citar a disciplina da figura do comercializador varejista, nos Procedimentos de Comercialização aprovados pela ANEEL, a proposta do Projeto de Lei nº 1.917/2015, que prevê a abertura de mercado a todos os consumidores de eletricidade, e o posicionamento da área técnica da ANEEL a favor da expansão do mercado livre.
The electricity industry in Brazil was not completely unbundled. It has maintened the vertical integration at the retail level, with the lack of a retail market. Retail supply still is dominated by utilities operators. The existence of legal possibility of national regulatory reform shows the relevance of the study about the institution of electricity retail market and all of its possibilities. It means the usage of retail wheeling on Brazil, allowing all users to choose their suppliers, in a free market. Deregulatory reforms at this level have already occured in a large number of countries, showing good results. It is a regulatory model that reflects better the users needs and increases service’s efficiency and quality. Although some studies contest the beneficial effects of the institution of a electricity retail market, the natural and necessary evolution of electric sector follows the completely opening of markets. All critics must be analyzed, with the aim to improve the model, not to prevent its application. The institution of a new regulatory model in Brasil, by the creation of a electricity retail market, must consider international practices, specially United Kingdom example. The british model was adapted and implemented in Brazil as its current regulatory model. It is relevant also to study the mistakes observed at California’s energetic crisis on the 2000’s, in order to prevent its reproduction in future national regulation. Recently, Brazil has presented legal and regulatory modifications that indicate the tendecy of a retail market institution. Among other aspects, it has been disciplined the role of retail suppliers, by the national regulation authority (ANEEL), a law proposition (Lei nº 1.917/2015) which intents to open the electricity market to all users and the technical positioning of ANEEL, favorable to the implementation of a retail market.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica"

1

Vilela, Pinto Paulo Roberto, Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica., and Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (16th : 2004 : Brasília, Brazil), eds. A mão e a luz: Memórias da distribuição da energia elétrica. Brasília: Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

A mão e a luz: Memórias da distribuição da energia elétrica. Brasília: Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica"

1

Gonçalves, Richard Aderbal, Carolina Paula De Almeida, Sandra Mara G. S. Venske, Josiel N. Kuk, and Lucas M. Pavelski. "Seleção Adaptativa de Operadores Aplicada ao Problema do Despacho Econômico de Energia Elétrica." In XLIII Seminário Integrado de Software e Hardware. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/semish.2016.9529.

Full text
Abstract:
O Despacho Econômico de Energia Elétrica é um dos mais importantes problemas na área de geração e distribuição de energia elétrica. A Evolução Diferencial é um algoritmo evolutivo eficiente para otimização contínua. Diferentes operadores da Evolução Diferencial são adequados para a resolução de problemas com características diferentes, contudo a escolha do operador mais adequado é uma tarefa complexa. Neste trabalho são investigadas duas técnicas de seleção adaptativa de operadores (Adaptive Pursuit e Probability Matching) para escolher em tempo de execução qual o operador mais eficiente para a resolução do Despacho Econômico de Energia Elétrica. Os algoritmos propostos são validados em problemas de teste que consideram 13 e 40 geradores térmicos e levam em consideração efeitos de ponto de válvula. Os métodos propostos superam os resultados reportados na literatura obtidos por metaheurísticas modernas, sendo capazes de encontrar o melhor valor de custo mínimo conhecido para todos os sistemas de teste considerados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Amaral, Mariane, Anderson Silveira, Viviane Mattos, and Eduardo Borges. "Previsão da demanda de energia elétrica a curto prazo para Região Sul do Brasil utilizando o Modelo ARIMA e o Modelo de Suavização Exponencial de Holt (SEH)." In Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/eniac.2020.12154.

Full text
Abstract:
Prever a demanda por energia elétrica é tarefa essencial para estratégia econômica da nação, sendo de extrema necessidade ocorrer um balanceamento adequado entre geração de distribuição. Neste contexto, este trabalho realizou a previsão da demanda de energia elétrica na Região Sul do Brasil utilizando modelagem da série temporal de dados de consumo residencial. Foram utilizados o Modelo de Suavização Exponencial de Holt e o Modelo ARIMA. Os resultados alcançados mostraram que os modelos foram capazes de se ajustar adequadamente aos dados em curto prazo, apresentando baixo erro de validação que pode ser explicado pela crise econômica global de 2008.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

PIOTROWSKI, LEONARDO JONAS, DIOGO FRANCHI, LEONARDO HAUTRIVE MEDEIROS, ANTôNIO MARIO KAMINSKI JUNIOR, GUSTAVO M. DE LAZARI, and ALZENIRA DA ROSA ABAIDE. "Análise das Perdas de Energia no Sistema Elétrico de Distribuição Brasileiro." In Seminar on Power Electronics and Control (SEPOC 2021). sepoc, 2021. http://dx.doi.org/10.53316/sepoc2021.012.

Full text
Abstract:
As perdas de energia elétrica são um dos problemas que afetam negativamente os sistemas de distribuição de energia. As perdas técnicas – PT e as perdas não técnicas – PNT representam um enorme desperdício da potência ativa proveniente da geração de energia e acarretam em prejuízos tanto para as distribuidoras de energia como para os seus consumidores. Ao passo que as PT são inerentes à operação do sistema, as PNT estão associadas aos furtos ou fraudes na rede elétrica, problema que as distribuidoras enfrentam e procuram combater. Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise geral das perdas elétricas das concessionárias do Rio Grande do Sul – RS, principalmente com destaque nas PNT. Esta análise é fundamentada na comparação com base nos valores de perdas elétricas a nível nacional através de um levantamento de dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Ana Júlia S., Paulo Sausen, and Airam Sausen. "Modelagem Matemática de um Segmento da Rede Primária de Distribuição de Energia Elétrica utilizando o Modelo PI." In CNMAC 2017 - XXXVII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. SBMAC, 2018. http://dx.doi.org/10.5540/03.2018.006.01.0394.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

MARINHO, GLERISTON VERÍSSIMO, ARTUR FERREIRA LEÃO NETO, GABRIELLA MENDES PEREIRA DE SOUSA, ERIC MONTENEGRO SALES, and FÁBIO BORGES. "PROJETO DO TRABALHO EM UMA SALA DE CONTROLE INTEGRADO DE UMA CONCESSIONÁRIA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DO NORDESTE." In ENEGEP 2018 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2018 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2018. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2018_tn_sto_261_497_35910.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ahmed Coronel, Amina, Luis C. Ramirez Vergara, Oswaldo Hideo Ando Junior, and Jorge Javier Gimenez Ledesma. "Análise da Viabilidade Técnica de um Sistema de Distribuição Automatizada na Administração Nacional de Eletricidade." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2362.

Full text
Abstract:
O sistema elétrico paraguaio possui um monopólio estatal sob o domínio da Administração Nacional de Eletricidade (ANDE). No caso do sistema de distribuição de energia elétrica para mensurar a qualidade do serviço, os indicadores de continuidade considerados são a Duração Equivalente de Potência (DEP) e Frequência Equivalente de Potência (FEP), o sistema não conta a medição da Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor (FEC) e Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor (DEC) e não possui a associação cliente-transformador. Atualmente os valores desses indicadores são elevados, o que significa uma baixa qualidade de serviço, este trabalho propôs a aplicação de uma rede elétrica automatizada interconectando alimentadores entre si de acordo com o critério de configuração da estrutura. A interconexão foi feita através de interruptores e seccionadores automatizados sem modificação da arquitetura atual, para isso foi utilizado uma amostra delimitada de Cidade do Este, Alto Paraná. Um fluxograma foi projetado para representar o algoritmo de processo de tomada de decisão dos equipamentos inteligentes. Os dispositivos incluídos demonstraram um bom desempenho, obtendo resultados para a melhoria dos indicadores FEP e DEP em aproximadamente 88% por hora e, como consequência, a diminuição da Perda de Energia Não-Faturada (PENF) de aproximadamente 112% no mesmo período.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alves da Silva e Silva, Paulo Henrique, Marcelo E. de Oliveira, Marcos A. A. de Freitas, Matheus B.S. Pinto, and Josemar A. S. Junior. "Análise de desempenho da geração Fotovoltaica e Diesel em áreas remotas." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2197.

Full text
Abstract:
O fornecimento de energia elétrica em áreas remotas representa um dos problemas enfrentados pelos setores de energia. Diante desse cenário, a geração diesel tem sido válvula de escape para acesso a energia elétrica para consumidores localizados onde a capacidade de transmissão e distribuição de energia são dificultados pela localização. O barateamento dos preços de instalação da geração fotovoltaica diversificam o atual cenário e perfil de geração elétrica em aldeias e lugares desconectados do Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia, possibilitando sistemas isolados e/ou híbridos. Para estes consumidores a qualidade da energia torna-se essencial devido a utilização de motores, sistemas de irrigação e automação em fazendas ou aldeias. Dessa forma, este trabalho apresenta análise de desempenho para ambas gerações e operando em conjunto (híbrida), observando os níveis de distorção harmônica para tensão e corrente em cada cenário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

S. Alves, Camila, Jo´ão R. da S. Muniz, Luiz E. S. e Silva, Marcus Vinícius A. Nunes, João Paulo A. Vieira, and Ghendy C. Jr. "Alocação Ótima de Sistemas de Armazenamento de Energia a Baterias para Mitigar Sobretensão em Redes Elétricas sob Massiva Penetração de Geração Fotovoltaica." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2310.

Full text
Abstract:
Este trabalho propõe uma metodologia para a alocação ótima de sistemas de armazenamento de energia a baterias utilizando o método algoritmo genético (AG) visando a mitigação do problema da sobretensão causada pela massiva penetração da geração distribuída fotovoltaica (GDFV). Na aplicação e validação, utiliza-se o software Open Distribution System Simulator (OpenDSS) para simular a rede IEEE-13 Barras. Deste modo, compara-se os impactos causados pela alocação dos sistemas de armazenamento de energia por bateria (do inglês, BESS) proposta pelo método algoritmo genético e a alocação direta nas barras da GDFV. Ao avaliar-se a quantidade de transgressões de tensão referentes aos níveis propostos pelo Módulo 8 do Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (PRODIST) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), identifica-se desempenho superior na solução proposta com AG e o uso de menos unidades de BESS ao comparar-se a solução usual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

SANTOS, JADERSON ROSA DOS, LEONARDO DA SILVEIRA, LAURA LISIANE CALLAI DOS SANTOS, CELSO BECKER TISCHER, and RUI ANDERSON FERRAREZI GARCIA. "Método de Extração de Atributos Técnicos e Geográficos de Distribuidoras de Energia Elétrica." In Seminar on Power Electronics and Control (SEPOC 2021). sepoc, 2021. http://dx.doi.org/10.53316/sepoc2021.013.

Full text
Abstract:
O setor de distribuição de energia elétrica brasileiro é caracterizado por ser um monopólio natural. Como forma de reproduzir o funcionamento de um mercado competitivo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) define indicadores de continuidade do serviço individuais e coletivos. Para esses indicadores, são estabelecidos limites por meio de uma metodologia de análise comparativa entre distribuidoras, que consiste na formação de clusters, com conjuntos de unidades consumidoras (UC) que possuam atributos semelhantes. Tais atributos são extraídos da Base de Dados Geográfica das Distribuidoras (BDGD) e de outras bases de dados. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma ferramenta para a determinação dos atributos provenientes da BDGD. A ferramenta consiste na utilização do software de mapeamento QGIS para extração dos atributos. Os dados são organizados em uma planilha do software Excel e servirão de base para estudos de avaliação de novos atributos para a metodologia de análise comparativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

H. G. Schmidt, Fernando, Carlos A. de Souza, and Mauricio Sperandio. "Análise do Impacto da Inserção de Geração Distribuída de Fonte Solar Fotovoltaica no Fator de Potência da Rede Elétrica." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1186.

Full text
Abstract:
Com o crescente interesse dos consumidores de energia elétrica pelos benefícios trazidos pela Geração Distribuída (GD), surge a preocupação com o impacto que tal inserção trará às – por muito inalteradas – redes de distribuição. Após as mudanças trazidas ao setor pela Resolução Normativa (REN) 687/15 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que levaram ao rápido crescimento do setor no país, surgiu a necessidade de estudos de modo a mitigar os impactos técnicos e comerciais que tal modalidade de geração traz ao setor elétrico. Um dos pontos impactados pela inserção de geração junto à carga é o fator de potência (FP). Como o faturamento da GD se dá pela parcela de energia ativa entregue a rede, o agente gerador não é incentivado a controlar o FP de geração, que permanece unitário, de modo a produzir apenas energia ativa. Contudo, estes consumidores muitas vezes demandam também energia reativa, esta que necessariamente precisa ser retirada da rede, pois não é gerada pelas unidades de GD. Como a energia reativa não é faturada para clientes da baixa tensão, surge um problema técnico-comercial, já que tal energia ainda ocasiona perdas e serviços à rede da concessionária. Assim, este trabalho busca analisar o impacto causado pela GD de fonte solar fotovoltaica no FP de uma rede de distribuição a partir da simulação de um sistema elétrico com GD no software OpenDSS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography