Academic literature on the topic 'Semiótica greimasiana'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Semiótica greimasiana.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Semiótica greimasiana"

1

Vasconcelos, Suani De Almeida. "A semiótica greimasiana sob aspectos fenomenológicos: uma relação de sentido." A Cor das Letras 18, no. 2 (December 18, 2017): 68. http://dx.doi.org/10.13102/cl.v18i2.1665.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta considerações que envolvem a relação entre a fenomenologia com os estudos em linguagem, mais especificamente no campo da significação, focalizando o trabalho do lingüista Algirdas-Julien Greimas – Semiótica Textual. Para tal, fez-se um breve retrospecto teórico, a partir da filosofia platônica (séc. V a.C), chegando até os filósofos contemporâneos no campo da Filosofia da Linguagem, os quais serviram de base para o arranjo lógico-semiótico e fenomenológico moderno, desembocando na teoria greimasiana sobre a significação e o processo interpretativo. Palavras-chaves: Linguagem. Filosofia da Linguagem. Semiótica Textual
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tatit, Luiz, and Waldir Beividas. "Potencialidades da narrativa greimasiana." Estudos Semióticos 14, no. 1 (March 14, 2018): 45–54. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2018.144309.

Full text
Abstract:
Epicentro das reflexões da semiótica de Algirdas Julien Greimas, desde sua origem, a narratividade é investigada aqui em três direções propositivas: (i) compreender a tensividade implícita no modelo narrativo greimasiano, a partir das propostas heurísticas de Claude Zilberberg; (ii) incorporar à narratividade – concebida como antropologia do imaginário humano – o regime tímico-pulsional, defendido por Jean Petitot; (iii) sugerir a entrada da semiótica no debate sobre as “grandes narrativas da antropogênese” – narrativas científicoevolucionistas sobre a espécie humana, narrativas humanistas da “exceção humana”, narrativas fenomenológicas da “diferença antropológica” – para instruir tal debate com a proposta de um relato semiológico que ponha em evidência a presença e a ação da linguagem na antropogênese.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sobral, Adail. "Considerações epistemológicas sobre a semiótica greimasiana." Estudos Semióticos 5, no. 1 (June 7, 2009): 63. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2009.49234.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Demuru, Paolo. "Arenas, naming rights e apelidos: estratégias discursivas e modelos de cidade na comunicação do Allianz Parque e da Arena Corinthians / Arenas, naming rights and nicknames: discursive strategies and city-patterns around the communication of Allianz Parque and Arena Corinthians." Intexto, no. 37 (December 21, 2016): 292. http://dx.doi.org/10.19132/1807-8583201637.292-312.

Full text
Abstract:
Com base em um diálogo entre a Semiótica discursiva greimasiana e pós-greimasiana e a Semiótica da cultura lotmaniana, como também em abordagens que defendem a complementariedade entre as duas e em confrontos mais pontuais com os estudos sobre a glocalização, o presente artigo propõe uma reflexão sobre os nomes e os processos de nomeação dos dois mais novos estádios de São Paulo: a Arena Corinthians e o Allianz Parque. Três são as questões que nos interessa discutir: as consequências semiótico-comunicacionais implícitas na passagem da denominação de estádio para aquela de arena; a reiteração, na cidade, da tendência mercadológica internacional que prevê a venda dos assim chamados naming rights dos estádios para empresas privadas; e a resistência implícita contra tal tendência manifestada por meio da celebração midiática do apelido Itaquerão – razão pela qual, segundo sua diretoria, o clube não teria ainda conseguido vender os direitos de nomeação da Arena.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Matte, Ana Cristina Fricke. "Epissemiótica: entorno, contorno e turno." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 7, no. 1 (March 22, 2014): 139–47. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.139-147.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem o objetivo de estabelecer alguns princípios, com base na epistemologia que sustenta a teoria semiótica greimasiana, com a finalidade de viabilizar a interdisciplinaridade desta com outras teorias, em qualquer domínio do conhecimento. Não se trata de uma investida exaustiva nas questões epistemológicas de maior importância para a teoria semiótica greimasiana, mas a discussão daqueles pontos que, em nossas abordagens interdisciplinares, mostraram-se de fundamental importância para um bom relacionamento entre as disciplinas implicadas. Assim, procuramos aqui definir questões como: qual a unidade mínima de análise para a semiótica? Como a semiótica vê a relação entre texto e contexto? E qual a relação possível entre o corpo ontológico e o corpo linguageiro?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Andrade, Tiago S. Monteiro de. "NARRATIVAS MITOLÓGICAS: SOB O OLHAR DA SEMIÓTICA GREIMASIANA." Colloquium Humanarum 10, Especial (October 25, 2013): 1379–92. http://dx.doi.org/10.5747/ch.2013.v10.nesp.000598.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lopes, Paulo Eduardo. "Contribuições da semiótica greimasiana para a estratégia empresarial." Estudos Semióticos 14, no. 1 (March 14, 2018): 83–107. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2018.144313.

Full text
Abstract:
O artigo relata experiências reais de emprego da semiótica greimasiana para a gestão estratégica numa empresa do setor financeiro, buscando mostrar a produtividade da proposta teórico-metodológica de Greimas nesse domínio. Diferentemente do que ocorre com a maioria das iniciativas anteriores – que privilegiam áreas ligadas ao marketing, como o branding e a propaganda –, este trabalho focaliza contribuições teóricas para a redefinição de conceitos e o desenvolvimento de novos métodos para práticas administrativas, como o modelo de relacionamento com clientes, a análise do macroambiente e o processo de planejamento estratégico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Moraes, Letícia. "noção de texto na semiótica: do texto-absoluto ao texto-objeto." Estudos Semióticos 16, no. 3 (December 17, 2020): 233–50. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2020.162157.

Full text
Abstract:
O presente artigo consiste em um estudo sobre a noção de texto na semiótica de filiação greimasiana. Neste trabalho, apresenta-se uma hipótese de percurso textual, demonstrando como a geração do texto se dá a partir de uma grandeza de ordem epistemológica até a sua manifestação em um objeto semiótico. Com base nos estudos de L. Hjelmslev (2013 [1943]) e A. J. Greimas (1974; 2008 [1979], em colaboração com J. Courtés), discute-se a importância da análise hjelmsleviana para a constituição do objeto semiótico e apresenta uma hipótese de organização do percurso gerativo textual, desvelando seus polos e suas instâncias intermediárias - a instância textual e a instância da textualização. O percurso textual, que tem o seu início demarcado no texto-absoluto e o seu fim na manifestação do texto-objeto, auxilia a compreensão de como os diferentes objetos (ex. a canção, a pintura, a dança, a arquitetura, as práticas, etc) podem ser concebidos com base em uma grandeza não analisada, não quantificável e geral, tornando-se, todos eles, ao final do percurso, objetos semióticos. Espera-se, com a proposta, contribuir para a discussão acerca do texto enquanto objeto da semiótica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Sueli Maria Ramos da. "A semiótica greimasiana no quadro epistemológico das teorias da linguagem e dos estudos da religião." HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião 16, no. 51 (December 31, 2018): 1066. http://dx.doi.org/10.5752/p.2175-5841.2018v16n51p1066.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo proceder à relação entre as teorias da linguagem e o estudo das religiões, notadamente por meio da apresentação do quadro epistemológico da semiótica greimasiana de linha francesa. O artigo, de natureza teórica, ao observar as recorrências dos mecanismos de construção do sentido dos textos, presentes nos enunciados de interpretação religiosa, efetivados pela semiótica, procura realizar um breve histórico desses estudos, traçando algumas considerações acerca de como se processa o projeto da semiótica no que concerne ao tratamento de enunciados das linguagens da religião. Do mesmo modo que a área que trata das Linguagens da Religião, a semiótica greimasiana da qual trabalhamos, difere-se de propostas centradas nos aspectos de comunicação religiosa e nos aspectos de relações midiáticas, tomando por base os aspectos mais elementares da relação entre religião e linguagem. Ao tomarmos a religião como prática social, presente no espaço tensivo das práticas, esperamos contribuir com a apresentação de uma epistemologia diferenciada no que concerne ao tratamento das linguagens da religião.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Colas-Blaise, Marion. "Remédiation et réénonciation: opérations et régimes de sens (Remediação e reenunciação: operações e regimes de sentido)." INTERIN 23, no. 1 (January 1, 2018): 64–84. http://dx.doi.org/10.35168/1980-5276.utp.interin.2018.vol23.n1.pp64-84.

Full text
Abstract:
O presente artigo se propõe a desenvolver o conceito de remediação a partir do ponto de vista da semiótica greimasiana e pós-greimasiana. A semiótica da enunciação aborda a questão da (re)mediação sob a perspectiva de um tríplice ângulo: aquele da mediação “originária”, que corresponde à experiência que uma instância faz do mundo; o da mobilização de configurações significantes reunidas na práxis enunciativa; enfim, aquele dos elementos (re)mediadores implicados em uma dinâmica responsável pelo devir das semióticas-objetos. A reflexão desenvolve-se em três tempos. Em primeiro lugar, visamos a identificar as operações da remediação: a recontextualização (agir sobre o ambiente), a remediatização (mudar para outro meio), a reformatação (modificar o formato), a remedialização (transformar o meio) e a retexturização (intervir no nível das relações micro- e macrotextuais). Na sequência, exploramos os regimes da remediação: a hibridização, a bricolagem, a mestiçagem e a espetacularização, tomando nossos exemplos essencialmente do domínio do digital (a ópera filmada, o Google Arts&Culture Project, a Visual Aesthetics de Manovich, Living Mona Lisa). Por fim, a atenção concentra-se nas modalidades da recepção das semióticas-objetos remediadas: as noções de “imediaticidade” e “hiperimediaticidade”, no sentido em que as entendem Bolter e Grusin, são questionadas em relação com aquelas de imersão, de participação (cf. “cultura participativa” – Jenkins) e de tomada de distância reflexiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Semiótica greimasiana"

1

Portela, Jean Cristtus. "Práticas didáticas : um estudo sobre os manuais brasileiros de semiótica greimasiana /." Araraquara : [s.n.], 2008. http://hdl.handle.net/11449/103599.

Full text
Abstract:
Orientador: Arnaldo Cortina
Banca: Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento
Banca: Ivã Carlos Lopes
Banca: Lucia Teixeira de Siqueira e Oliveira
Banca: Maria de Lourdes Ortiz Gandini Baldan
Resumo: Esta tese consiste em um estudo sobre a prática didática dos textos de introdução à semiótica greimasiana publicados originalmente no Brasil. O corpus analisado compreende um total de nove textos (cinco livros de autoria individual, três artigos publicados em coletânea e uma coletânea) editados entre 1978 e 2005. Partindo de uma reflexão semiótica sobre as características gerais da Didática como disciplina e como método prévia e intencionalmente elaborado para a transmissão do conhecimento (modelos didáticos de construção), procurei definir a prática didática como a situação típica em que um enunciador procura explicitamente transmitir, por categorização e tipificação dos conteúdos em um percurso canônico (motivação - adaptação - explicação - exemplificação), o saber que julga essencial para o conhecimento de uma determinada matéria, no caso, as bases da teoria semiótica preconizada por A. J. Greimas e a Escola de Paris. Eleitos entre os nove textos que compõem o corpus, os livros Elementos de Análise do Discurso, de J. L. Fiorin, e Teoria Semiótica do Texto, de D. L. P. de Barros, foram classificados como manuais prototípicos de semiótica, por apresentarem um panorama integral da elaboração e aplicação do percurso gerativo da significação, construção teórica que atua como limite/quadro sinóptico para a exposição didática.
Abstract: This thesis consists of a study over the didactic practice of introductory texts to the Greimassian Semiotics that were originally published in Brazil. The corpus is formed by nine texts (five books of individual authors, three articles published in a collection and one collection) edited between 1978 and 2005. Starting from a semiotic reflection about the general characteristics of Didactics as a subject and as a method previously and intentionally elaborated to the transmission of knowledge (didactic models of construction), I intended to define didactic practice as the typical situation in which an enunciator explicitly searches to transmit, by categorization and typification of the contents in a canonical path (motivation - adaptation - explanation - exemplification), the knowledge that is judged to be essential to one subject, in this case, the bases of the semiotic theory as conceived by A. J. Greimas and the School of Paris. Among the nine texts that integrate the corpus, the books "Elementos de Análise do Discurso" (Elements of Discourse Analysis), by J. L. Fiorin, and "Teoria Semiótica do Texto" (Semiotic Theory of the Text) by D. L. P. Barros were elected and classified as prototypical handbooks of semiotics, as they present a broad view of the elaboration and application of the generative trajectory of meaning, theoretical concept that plays a role as a boundary or a synoptical frame to the didactic exposition.
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Portela, Jean Cristtus [UNESP]. "Práticas didáticas: um estudo sobre os manuais brasileiros de semiótica greimasiana." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2008. http://hdl.handle.net/11449/103599.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:32:47Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2008-04-15Bitstream added on 2014-06-13T19:43:31Z : No. of bitstreams: 1 portela_jc_dr_arafcl.pdf: 3660936 bytes, checksum: 6ecd08648cda08372395fef8fc2c0290 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Esta tese consiste em um estudo sobre a prática didática dos textos de introdução à semiótica greimasiana publicados originalmente no Brasil. O corpus analisado compreende um total de nove textos (cinco livros de autoria individual, três artigos publicados em coletânea e uma coletânea) editados entre 1978 e 2005. Partindo de uma reflexão semiótica sobre as características gerais da Didática como disciplina e como método prévia e intencionalmente elaborado para a transmissão do conhecimento (modelos didáticos de construção), procurei definir a prática didática como a situação típica em que um enunciador procura explicitamente transmitir, por categorização e tipificação dos conteúdos em um percurso canônico (motivação – adaptação – explicação – exemplificação), o saber que julga essencial para o conhecimento de uma determinada matéria, no caso, as bases da teoria semiótica preconizada por A. J. Greimas e a Escola de Paris. Eleitos entre os nove textos que compõem o corpus, os livros Elementos de Análise do Discurso, de J. L. Fiorin, e Teoria Semiótica do Texto, de D. L. P. de Barros, foram classificados como manuais prototípicos de semiótica, por apresentarem um panorama integral da elaboração e aplicação do percurso gerativo da significação, construção teórica que atua como limite/quadro sinóptico para a exposição didática.
This thesis consists of a study over the didactic practice of introductory texts to the Greimassian Semiotics that were originally published in Brazil. The corpus is formed by nine texts (five books of individual authors, three articles published in a collection and one collection) edited between 1978 and 2005. Starting from a semiotic reflection about the general characteristics of Didactics as a subject and as a method previously and intentionally elaborated to the transmission of knowledge (didactic models of construction), I intended to define didactic practice as the typical situation in which an enunciator explicitly searches to transmit, by categorization and typification of the contents in a canonical path (motivation – adaptation – explanation – exemplification), the knowledge that is judged to be essential to one subject, in this case, the bases of the semiotic theory as conceived by A. J. Greimas and the School of Paris. Among the nine texts that integrate the corpus, the books “Elementos de Análise do Discurso” (Elements of Discourse Analysis), by J. L. Fiorin, and “Teoria Semiótica do Texto” (Semiotic Theory of the Text) by D. L. P. Barros were elected and classified as prototypical handbooks of semiotics, as they present a broad view of the elaboration and application of the generative trajectory of meaning, theoretical concept that plays a role as a boundary or a synoptical frame to the didactic exposition.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vasconcelos, Suani de Almeida. "Caminhando com o povo: discurso político e ideologia nas malhas da semiótica greimasiana." reponame:Repositório Institucional da UFBA, 2013. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8549.

Full text
Abstract:
Submitted by Cynthia Nascimento (cyngabe@ufba.br) on 2013-02-18T16:03:19Z No. of bitstreams: 1 Suani de Almeida Vasconcelos.pdf: 1564580 bytes, checksum: 6ee5ba54b6e33895458dadcf5feea670 (MD5)
Approved for entry into archive by Fatima Cleômenis Botelho Maria (botelho@ufba.br) on 2013-02-19T16:34:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Suani de Almeida Vasconcelos.pdf: 1564580 bytes, checksum: 6ee5ba54b6e33895458dadcf5feea670 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-02-19T16:34:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Suani de Almeida Vasconcelos.pdf: 1564580 bytes, checksum: 6ee5ba54b6e33895458dadcf5feea670 (MD5)
A tese "Caminhando com o povo: Discurso Político e Ideologia nas malhas da semiótica greimasiana”, produzida a partir de uma pesquisa bibliográfica, teve como objetivo a análise do percurso gerativo de sentido em alguns discursos escritos e em dois textos visuais do ex-Deputado Federal pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro), Francisco José Pinto dos Santos (Chico Pinto), ex-político da cidade de Feira de Santana/Ba. Teve ainda como meta específica verificar a memória intertextual que a cadeia de significação permite extrair do discurso, atrelada ao problema central que diz respeito à forma pela qual os recursos linguísticos se apresentam no âmbito da significação, estruturados no percurso gerativo de sentido, com vistas a atingir o ouvinte e conseguir veicular persuasão e o sentido ideológico pretendido. Tomou-se, assim, como aporte científico, os pressupostos da Semiótica Textual, lastreada nos trabalhos de Algirdas-Julien Greimas e em seus consequentes desdobramentos teóricos no campo dos textos políticos e imagéticos. O corpus escolhido é composto por duas fotografias e quatro discursos, cujos conteúdos retratam a ação política do ex-deputado entre os anos de 1979 e 1981 na Câmara Federal. Os discursos analisados, situados no período do regime militar, sob a presidência do General João Baptista de Oliveira Figueiredo, intitulam-se: “A posse do General Figueiredo não é honrada pela unção popular” de 14 de março de 1979; “A greve dos camponeses de Conquista e Barra do Choça” de 02 de junho de 1980; “O inquérito infame do Riocentro (não acredite em sinceridade de IPM. Isto é coisa de general)” de 16 de junho de 1981 e “Um Governador cruel com a rebeldia popular (Povo e líderes: Prisioneiros amargurados de um regime selvagem)” de 25 de agosto de 1981. A semiótica textual, como ciência da significação, possibilitou as análises das estratégias narrativas e discursivas, uma vez que são, a partir delas, que se pode acompanhar e entender o sentido pretendido, considerando-se, nos textos analisados, o valor da argumentação e o jogo persuasivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carvalho, Guilherme Cunha de. "Efeitos literários e níveis de pertinência: o papel da literatura na obra Anatomia de um instante, de Javier Cercas." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-29062016-140920/.

Full text
Abstract:
Esta dissertação consiste em um estudo sobre os efeitos de sentido causados pelas obras literárias sob a ótica da semiótica greimasiana. O corpus analisado mais detidamente é a obra Anatomia de um romance, de Javier Cercas; também são analisados para comparação parte das obras 23-F: El golpe del Cesid, de Jesús Palacios, e Os três mosqueteiros, de Alexandre Dumas. Começando por uma reflexão sobre o objeto literário a partir do ponto de vista de uma metalinguagem não-científica, criou-se uma ponte entre a metalinguagem nãocientífica e a metalinguagem científica da semiótica greimasiana, tendo como base os conceitos desenvolvidos nos dois dicionários de semiótica. Os conceitos foram complementados pelo desenvolvimento de uma linha recente da semiótica, os níveis de pertinência. O corpus foi analisado conforme os níveis de pertinência, principalmente os níveis do texto enunciado, objeto, prática e estratégia. O efeito de sentido literário será considerado como dependente de diferentes níveis de pertinência e de forma gradual, podendo uma obra se estabelecer como mais ou menos literária dentro de um continuum.
This dissertation is a study on the effects of meaning caused by literary works from the perspective of greimasian semiotics. The corpus analyzed more closely Anatomia de um instante by Javier Cercas; They are also analyzed for comparison of the works 23-F: El golpe del CESID, Jesús Palacios, and The Three Musketeers by Alexandre Dumas. Starting with a reflection on the literary object from the point of view of an unscientific meta-language, it created a bridge between the non-scientific metalanguage and the scientific metalanguage of greimasian semiotics, based on the concepts developed in the two dictionaries semiotics. The concepts were complemented by the development of a new line of semiotics, the relevance levels. The corpus was analyzed according to the relevance levels, especially text, object, practice and strategy. The literary meaning effect will be considered as dependent on different levels of relevance and gradually, can a work be established as more or less literary within a continuum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

SOUSA, Napoleão Gomes de. "A semiótica e o conto popular: uma proposta de análise aplicável ao 9º ano do ensino fundamental." Universidade Federal de Campina Grande, 2016. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/202.

Full text
Abstract:
Submitted by Denize Lourenço (biblicfp@cfp.ufcg.edu.br) on 2018-01-02T12:37:07Z No. of bitstreams: 1 NAPOLEÃO GOMES DE SOUSA - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS 2016.pdf: 1850236 bytes, checksum: a5c96e9b0bdc4a76b30cc8bdcde466c1 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-01-02T12:37:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NAPOLEÃO GOMES DE SOUSA - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS 2016.pdf: 1850236 bytes, checksum: a5c96e9b0bdc4a76b30cc8bdcde466c1 (MD5)
Capes
Também denominado de estória de Trancoso, o conto constitui um gênero de relevância reconhecida no universo da literatura popular oral. Apresentando grande capacidade de resistir ao tempo, este tipo de narrativa desempenha papel substancial no estabelecimento de relações dialógicas entre os envolvidos na atividade: enunciador e enunciatário. Com o propósito de explorar a leitura do conto popular no ensino fundamental elegeu-se neste trabalho como arcabouço teórico o modelo do Percurso Gerativo da Significação de Greimas. Nesse sentido, elaboramos como objetivo geral analisar o conto popular numa perspectiva semiótica, a fim de propor um modelo de estratégias de leitura deste gênero aplicável ao 9º ano do Ensino Fundamental. Seguiu-se um percurso metodológico constituído das seguintes etapas: compreensão da semiótica de linha francesa e realização de um estudo sobre o conto popular; coletânea de contos na comunidade de Brejo Santo, região sul do Estado do Ceará; seleção do corpus de análise entre os contos coletados; procedimento de uma análise dos contos selecionados, com construção de um modelo de análise aplicável ao 9º ano do Ensino Fundamental. Cada análise proposta apresenta três módulos para cada um dos três contos selecionados e cada módulo explora um nível de leitura. No primeiro nível, foram observados os sujeitos em busca de um objeto de valor, ajudados por um adjuvante, prejudicados por um oponente e destinados por um destinador. Observaram-se também as modalizações e os estados de junção e disjunção do sujeito de seu objeto de valor. No nível discursivo foram identificadas as relações intersubjetivas de espaço e de tempo, de enunciação e de enunciado. No nível fundamental foram verificados os elementos constituintes do quadrado semiótico, isto é, os contrários, os contraditórios e as implicações ou complementaridades, bem como as qualificações positivas e negativas. De um universo de quatorze contos, selecionaram-se três para constituir o corpus da pesquisa: Limoeiro doido, Senhora Santana e Moreno, um cangaceiro. A escolha desses três contos se justifica em razão das temáticas subjacentes perpassarem a cultura do povo de Brejo Santo-CE. O cangaço é outro tema bem característico na memória do povo de Brejo Santo. A fé e o cangaço, portanto, entrelaçam dois universos ricos em personagens presentes no imaginário coletivo. Nesta perspectiva, o conto Senhora Santana destaca a fé dos cidadãos brejo-santenses. Já o conto Moreno, um cangaceiro mostra a figura de um cangaceiro de existência real. E o último conto selecionado, Limoeiro doido, aborda a loucura como temática. Assim, compreendemos que a percepção dos sentidos do texto numa perspectiva semiótica, que levam a uma significação, configura-se relevante para uma leitura mais satisfatória do gênero conto à educação básica, especificamente 9º ano do Ensino Fundamental, como foi o proposto.
También llamado la historia de Trancoso, el cuento es un género relevante reconocido en el universo de la literatura oral popular. Con gran capacidad para resistir el tiempo, este tipo de narrativa juega un papel importante en el establecimiento de relaciones dialógicas entre los que participan en la actividad: enunciador y enunciatario. Con el propósito de explorar la lectura del cuento popular en la enseñanza fundamental fue elegido en este trabajo como marco teórico el modelo generativo importancia ruta de Greimas. En este sentido, hemos preparado como objetivo general analizar el cuento popular en una perspectiva semiótica, con el fin de proponer un modelo de lectura de este tipo de estrategias para el 9º año de la escuela primaria. Fue seguido un enfoque metodológico constituida de los siguientes pasos: la comprensión de la línea francesa de la semiótica y un estudio sobre el cuento popular; colección de historias cortas en la comunidad de Brejo Santo, al sur del Estado de Ceará; la selección del corpus de análisis de los cuentos recogidos; procedimiento de análisis de cuentos seleccionados, con la construcción de un modelo de análisis para el 9º año de la enseñanza fundamental. Cada análisis hay propuesto tres módulos para cada uno de los tres pisos seleccionados y cada módulo opera en un nivel de lectura. En el primer nivel, se observaron los sujetos en busca de un objeto de valor, ayudados por un adyuvante, obstaculizados por un rival y prevista, con un remitente. También se observa en las modalizaciones y estados de unión y separación de la materia de su valor de objeto. En el nivel discursivo se identificaron las relaciones interpersonales de espacio y tiempo, enunciación y enunciado. En el nivel fundamental se verificaron los elementos del cuadro semiótico, es decir, el contador, el contradictorio y las implicaciones o complementariedad, así como las calificaciones positivas y negativas. Un universo de catorce cuentos, seleccionados por tres para constituir el corpus de investigación: limón loco, la señora Santana y Moreno un cangaceiro. La elección de estas tres historias se justifica debido a los temas subyacentes perpasarem la cultura de las personas de Brejo Santo-CE. El cangaço es otro tema característico en la memoria de las personas de Brejo Santo. La fe y el cangaço de este modo se entrelazan dos universos ricos, personajes presentes en el imaginario colectivo. En esta perspectiva, el cuento Señora Santana pone de relieve la fe de los ciudadanos brejo-santenses. Ya el cuento de Moreno, un cangaceiro muestra la figura de un verdadero cangaceiro existencia. Y el último cuento seleccionado, limón loco, se dirige a la locura como un tema. Así entendemos que la percepción de las direcciones del texto en una perspectiva semiótica, lo que lleva a la significación, está configurado relevante para una lectura más satisfactorio del género cuento a la educación básica, específicamente 9º año de la enseñanza fundamental, como propuesto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Arrais, Maria Nazareth de Lima. "O Fazer semiótico do Conto Popular Nordestino: intersubjetividade e inconsciente coletivo." Universidade Federal da Paraí­ba, 2011. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/6175.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-05-14T12:39:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2221102 bytes, checksum: a4b0813bbf56e6e180f15142dc365e24 (MD5) Previous issue date: 2011-02-28
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Popular narratives are rich in elements of the natural world in which underlie unconscious contents. This survey brought a reflection over the images of the collective unconscious in the relations of intersubjectivity found in folktales from the Brazilian Northeast. This concern came from the fact that the human being is not only seen as a biological structure, but also as social and psychic structure. Under this view, we sought for more satisfactory positions on the significance of folktales. We started from the assumption that underlying the discourse of the folktale, there are images of the collective unconscious, capable of describing the relations of intersubjectivity, meaning that intersubjectivity as a form of constitution of subjectivity emerges under the subject's performance in relation to otherness and the archetypes of the collective unconscious manifested symbolically through myths, magic and fantasy. The research was conducted from the general objective that was proposed to examine, under the interface between Semiotics and Psychoanalysis that is present in images of the collective unconscious intersubjective relations of enunciation and utterance that characterize the northeastern folktale, in order to perceive aspects identify the subjects, the relations among them and between subjects and between subject and object of their value. The theoretical basis focused Greimasian semiotics explaining the semiotic function, from a generative trajectory composed of three levels: narrativization, speechlization and deep semantics. The analysis was complemented by this tensive semiotics of Fontanille which accounts for inflections of axiological values from an intense and extensive grading. It was discussed too, the theories of the unconscious, from Freud and Jung who, in addition to a personal unconscious, proposes a collective. Then we tried to see how "self" is constructed, following the understanding that subjectivity is constituted as otherness. To situate the corpus, we discussed about the literature of the folktale, especially considering the origin, structure and identification according to Nascimento s Catalogue of Brazilian Folktale. This research consisted of two hundred and eighty thousand of which were selected among those nine versions from the Northeast Brazil. The stories were coded by the initial graphemes of words in the title: As mil e uma noites (MN), O macaco e o rabo (MR), A Moura Torta (MT); Seu Nino (SN) As perguntas de Dom Lobo (PDL); Boi Leição (BL) and A Aranha Caranguejeira e o Quibungo (ACQ), O macaco e a cabaça (MC), A menina dos brincos de ouro (MBO). Before the analysis, it was built a synopsis and segmentation. In narrative structure, one identified the semiotic subject, searching for their value objects, sometimes aided by an adjuvant, sometimes hampered by an opponent. In the discourse structure, we analyzed their interpersonal relations of space and time, enunciation and statement, in which the symbolic richness of the stories revealed the presence of the major archetypes of the collective unconscious: the animus, the anima, the shadow, the persona and Self, who spoke on different images and contributed to the perception of the various issues. In the fundamental structure, it was elucidated the opposition of good versus evil as the matrix pole for the emergence of other oppositions.
As narrativas populares são ricas em elementos do mundo natural nos quais subjazem conteúdos inconscientes. A pesquisa intentou uma reflexão em torno das imagens do inconsciente coletivo nas relações de intersubjetividade presentes nos contos populares nordestinos. Tal inquietude partiu da compreensão de que o ser humano não se constitui apenas como estrutura biológica, mas também como estrutura psíquica e social. Sob essa ótica, buscaram-se posições mais satisfatórias sobre a significação dos contos populares. Partiu-se da hipótese de que, subjacentes ao discurso do conto popular, encontram-se imagens do inconsciente coletivo, capazes de caracterizar as relações de intersubjetividade, entendendo que a intersubjetividade, como forma de constituição da subjetividade, emerge sob a performance dos sujeitos em relação à alteridade e que os arquétipos do inconsciente coletivo se manifestam, simbolicamente, através de mitos, magias e fantasias. A pesquisa foi direcionada a partir do objetivo geral que propôs analisar, sob a interface Semiótica e Psicanálise, imagens do inconsciente coletivo presentes nas relações intersubjetivas de enunciação e de enunciado que caracterizam o conto popular nordestino, a fim de perceber aspectos que identificam os sujeitos, as relações entre eles e entre o sujeito e seu objeto de valor. A fundamentação teórica privilegiou a semiótica greimasiana que explica a função semiótica, partindo de um percurso gerativo composto de três níveis: narrativização, discursivização e semântica profunda. A análise desta foi complementada pela semiótica tensiva de Fontanille que responde pelas inflexões dos valores axiológicos a partir de uma gradação intensa e extensa. Discutiram-se, ainda, as teorias do inconsciente, a partir de Freud e de Jung que, além de um inconsciente pessoal, propõe um coletivo. Em seguida abordou-se como o eu se constrói, seguindo o entendimento de que a subjetividade é constituída a partir da alteridade. Para situar o corpus, discorreu-se sobre a literatura do conto popular, considerando principalmente a origem, a estrutura e a identificação conforme o Catálogo do Conto Popular Brasileiro de Nascimento. O universo da pesquisa constou de duzentos e oitenta contos dos quais foram selecionadas nove versões entre aquelas levantadas no Nordeste brasileiro. Os contos foram codificados pelos grafemas iniciais dos vocábulos do título: As mil e uma noites (MN); O Macaco e o Rabo (MR); A Moura Torta (MT); Seu Nino (SN); As perguntas de Dom Lobo (PDL); O Boi Leição (BL); A aranha Caranguejeira e o Quibungo (ACQ); O macaco e a cabaça (MC); A menina dos brincos de ouro (MBO). Antes da análise, foram construídas uma sinopse e a segmentação. Na estrutura narrativa, identificaram-se os sujeitos semióticos, realizando um percurso em busca do seu objeto de valor, ora ajudado por um adjuvante, ora prejudicado por um oponente. Na estrutura discursiva, foram analisadas as relações intersubjetivas de espaço e de tempo, de enunciação e de enunciado, em que a riqueza simbólica dos contos revelou a presença dos principais arquétipos do inconsciente coletivo: o animus, a anima, a sombra, a persona e o Self, que se manifestaram sob diferentes imagens e contribuíram para a percepção dos vários temas. Na estrutura fundamental, elucidou-se a oposição bem versus mal como polo matriz para a emergência de outras oposições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Galdino, Marcelino Donizeti de Oliveira. "Relações dialógicas entre o texto verbal e a obra pictórica." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2009. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2295.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:46:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcelino Donizeti de Oliveira Galdino.pdf: 583524 bytes, checksum: bff165fb7cf2b3a92482b8931aa698da (MD5) Previous issue date: 2009-08-13
The purpose of this paper is to analyze and relate verbal and nonverbal texts with each other. We observe the resources that stimulate readings, and also the constitutive elements of meaning found in the elaboration of the short stories: "Leite empedrado", by Fabrício Carpinejar, and "Apenas eco", by Flávio Izhaki, both published in the book Contos sobre tela, by Marcelo Moutinho. We also study the paintings "As gêmeas", by Alberto da Veiga Guignard, and "Moças", by Di Cavalcanti, that are included in the book abovementioned as reference of intertextuality and interdiscursivity. Therefore, we examine the intentions, assumptions and implicit elements registered in the discourses of verbal and visual texts, based on the theoretical aspects of the philosophy of language studied by Bakhtin and the French semiotics of Greimas. In the analysis of the texts, we intend to discuss the question related to the materiality of the language used in the short stories, as well as the effects of meaning that this textual choice produces from a new field of description and analysis of the nonverbal. At first, we do not assume the transfer of the nonverbal to the verbal, but we present an instrument to interpret the images. With this study, we aim to find a way to analyze, elaborate meanings and show the relations in the reading of the verbal sign and also of the pictorial text.
Este trabalho tem como propósito analisar e relacionar entre si textos verbais e não verbais. Observamos os recursos propiciadores de leituras, assim como os elementos constitutivos de sentido encontrados na construção dos contos Leite empedrado , de Fabrício Carpinejar, e Apenas eco , de Flávio Izhaki, publicados na obra Contos sobre tela, de Marcelo Moutinho. Também estudamos as pinturas As gêmeas , de Alberto da Veiga Guignard, e Moças , de Di Cavalcanti, presentes na obra supracitada como referência de intertextualidade e interdiscursividade. Dessa forma, analisamos as intenções, os pressupostos e os implícitos inscritos nos discursos dos textos verbais e visuais, com base nos fundamentos teóricos da filosofia da linguagem de Bakhtin e da semiótica francesa de Greimas. No exame dos textos, pretendemos ainda discutir a questão relativa à materialidade da linguagem utilizada nos contos, bem como os efeitos de sentido que essa escolha textual produz de um campo novo de descrição e de análise do não verbal. Em primeira instância, não pressupomos o repasse do não verbal pelo verbal, mas apresentamos um instrumental de interpretação das imagens. Por meio deste estudo, acreditamos encontrar uma forma de analisar, construir significados e mostrar as relações da leitura do signo verbal e do texto plástico-pictórico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cavalcante, Maria do Socorro de Araujo. "Discursos de e sobre cegos: pelas veredas da Semiótica." Universidade Federal da Paraí­ba, 2012. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/6217.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-05-14T12:39:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2187862 bytes, checksum: 80ee093ba3947a1c5e81d1c4aaa55264 (MD5) Previous issue date: 2012-09-28
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This thesis studied discourses by and about blind people in the Brazilian and International Popular Literature which previously belonged to the oral tradition and subsequently were collected for writing; as well as texts produced in modern times. To accomplish this, the starting point was the hypothesis that the discourses by and about blind people pertinent to Popular Literature delineate the socially constructed image of the blind subject. The research was guided by the general objective that aimed at analyzing popular texts by and about blind people in the light of theoretical designs of the Greimasian Semiotics at its three levels: fundamental, narrative and discursive, which generate meaning to unravel the systems of values invested by the blind subjects, their beliefs, their world view and their image in society. The analytical assessment was completed by the Cultural Semiotics which verified the anthropogenic areas surrounding human beings. The available corpus consisted of three hundred and eighty-four popular national and international texts produced by blind and not blind poets. This statistical population grouped literary genres of popular expression classified as quatrains, narratives of cordel, arguments or poetries of challenge, songs, poetries, poems, stories and oral novels; among those, seven texts were selected to compose the sample. The analyzed discourses were compiled by the initial letters of the words in the title: Cantador que perdeu a vista (CPV), O cego de Várzea Alegre e o milagre do Cícero (CVAMPC), Os dois cegos e o engraçado (DCE), A luz e a escuridão (LE), Meu caminho é o céu (MCC), Peleja com Zé Pretinho (PCAZP) e A virgem e o cego (VC). The content of the paper is organized into three chapters: the first chapter comprises the Theoretical Study from Signs to Semiotics, the second one outlines the Exhibition of the corpus and the third is the acomplishment of the Semiotic Analysis of discourses by and about blind people. In the end, the results achieved through the appreciation of discourses are presented.
Esta tese estudou discursos de e sobre cegos oriundos da Literatura Popular brasileira e estrangeira que a priori pertenceram à tradição oral e a posteriori foram coligidos para escrita; assim como, textos produzidos na contemporaneidade. Para realizá-la, partiu-se da hipótese de que os discursos de e sobre cegos pertinentes à Literatura Popular delineiam a imagem do sujeito cego construída socialmente. A pesquisa foi norteada pelo objetivo geral que propôs analisar textos populares de e sobre cegos, à luz dos desígnios teóricos da Semiótica greimasiana, nos seus três níveis geradores da significação: fundamental, narrativo e discursivo, para desvendar os sistemas de valores investidos pelos sujeitos cegos, suas crenças, visão de mundo e a imagem deles na sociedade. A apreciação analítica foi completada pela Semiótica das Culturas que verificou as zonas antrópicas do entorno humano. O corpus disponível foi constituído de trezentos e oitenta e quatro textos populares, nacionais e estrangeiros produzidos por poetas cegos ou não. Esta população estatística agrupou gêneros literários de expressão popular classificados como: quadras, narrativas de cordel, pelejas ou poesias de desafio, canções, poesias, poemas, contos e romances orais; dela foram selecionados sete textos para compor a amostra. Os discursos analisados foram compilados pelas letras inicias das palavras do título: Cantador que perdeu a vista (CPV), O cego de Várzea Alegre e o milagre do Cícero (CVAMPC), Os dois cegos e o engraçado (DCE), A luz e a escuridão (LE), Meu caminho é o céu (MCC), Peleja com Zé Pretinho (PCAZP) e A virgem e o cego (VC). O conteúdo do trabalho foi organizado em três capítulos: o primeiro compreende o Estudo Teórico do Signo à Semiótica, o segundo esboça a Exposição do corpus e o terceiro é a realização da Análise semiótica de discursos de e sobre cegos. No final, enunciaram-se os resultados alcançados através da apreciação dos discursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moura, Adriano Carlos de. "O espetáculo semiótico do maracatu rural da zona da mata norte pernambucana." Universidade Federal da Paraíba, 2016. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/9179.

Full text
Abstract:
Submitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2017-07-31T13:28:14Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 5652320 bytes, checksum: 9f1462e24b2e43d0c4ca3b0ced08a771 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-07-31T13:28:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 5652320 bytes, checksum: 9f1462e24b2e43d0c4ca3b0ced08a771 (MD5) Previous issue date: 2016-03-21
The central purpose of this work is situate rural maracatu among the cultural events in the state of Pernambuco, as a semiotic show. For this purpose, we use theory and methodology of French or greimasian semiotics. We assume that the rural maracatu is being constituted from various ethnic, social, religious and cultural influences. We also aim to point out what the main actors, themes and figures taking part in this magnificent popular festivity of the Zona da Mata of Pernambuco state; and we analyze the rural maracatu choreographic acquis from the roles each character plays in the dance. Taking into account the relevance of chosen maracatus and the visual quality of DVDs, we selected four presentations: Maracatu Estrela de Ouro de Aliança and Leão Misterioso , that occurred during the Annual Meeting of Rural Maracatus in Nazaré da Mata-PE, in 2009; and presentations of maracatus Coração Nazareno and Cambinda Brasileira, which took place during the Annual Meeting of Rural Maracatus, in 2011. From the analysis of generative course of meaning of the poetic compositions of the maracatu masters, we realized that, due to the inherent improvisation to performances in public square the subject of enunciation, which often plays a role of an enunciator-actor, is emerging in many narrative actants, themes and figures related to issues of interest to the communities in which they operate and that arise from the interaction with the audience. In presentations we reviewed, for example, topics were discussed related to football, politics, the environment, education, public safety, feminine statement, the Christian religion etc. In rural maracatu, we find characters such as Mateus, Catirina and burrinha, which can be seen in the cavalo-marinho and the bumba meu boi. In turn, king, queen, maid of palace, ambassadors, princes, princesses and even baianas come from maracatu nação. Virtually every rural maracatu master is or has been master of bumba meu boi or master-cirandeiro which proves, once again, the maracatu's relationship with other popular festivities. They were present in the maracatu loose thud, hieratic and totemic elements related to Catholicism, Candomblé and Catimbó. In addition, the orchestra and the terno that dictate the pulsating rhythm of maracatu usually perform frevo, coco, sieves or samba de matuto during the dance, which do not have a rigidity regarding the choreographic script. Finally, we argue that rural maracatu is a true amalgam of popular culture of Pernambuco.
Este trabalho tem por finalidade fulcral situar o maracatu rural, de baque solto ou de orquestra dentre as manifestações culturais do estado de Pernambuco, enquanto um espetáculo semiótico. Para tanto, utilizamo-nos do cabedal teórico-metodológico da semiótica de linha francesa ou greimasiana. Partimos do pressuposto de que a brincadeira do maracatu rural vem-se constituindo a partir de diversas influências étnicas, sociais, religiosas e culturais. Buscamos analisar o acervo coreográfico do maracatu rural a partir dos papéis que cada personagem desempenha no brinquedo, bem como apontar quais os principais atores, temas e figuras tomam parte deste esplendoroso folguedo popular da Zona da Mata Norte pernambucana. Levando em consideração a relevância dos maracatus e a qualidade audiovisual dos DVDs, selecionamos quatro apresentações como corpus para as análises, a saber, as apresentações dos maracatus Estrela de Ouro de Aliança e Leão Misterioso, realizadas durante o Encontro Anual dos Maracatus Rurais, em Nazaré da Mata-PE, no ano de 2009; e as apresentações dos maracatus Coração Nazareno e Cambinda Brasileira, que ocorreram durante o Encontro Anual dos Maracatus Rurais de 2011. A partir da análise do percurso gerativo da significação das composições poéticas dos mestres, percebemos que, devido à improvisação inerente às apresentações em praça pública, o sujeito da enunciação, que muitas vezes assume um papel de um enunciador-ator, faz emergir, na narrativa, diversos actantes, temas e figuras relacionados a questões de interesse das comunidades nas quais se inserem e que vão surgindo a partir da interação com a audiência. Nas apresentações que analisamos, por exemplo, foram abordados temas relacionados ao futebol, à política, ao meio-ambiente, à educação, à segurança pública, à afirmação feminina, à religiosidade cristã etc. No maracatu rural, encontramos personagens, tais como, o Mateus, a Catirina e a burrinha, que podem ser vistos no cavalo-marinho e no bumba meu boi. Por sua vez, rei, rainha, dama do paço ou da boneca, embaixadores, príncipes, princesas e, até mesmo, as baianas são oriundos do maracatu nação. Praticamente todo mestre de maracatu rural ou é ou já foi mestre de boi ou mestre-cirandeiro, o que comprova, mais uma vez, a relação do maracatu com outros folguedos populares. Fazem-se presentes, no maracatu de baque solto, elementos hieráticos e totêmicos relacionados ao catolicismo, ao candomblé e ao catimbó. Além disso, a orquestra e o terno que ditam o ritmo pulsante do maracatu, normalmente, executam frevos, cocos, cirandas ou sambas de matuto durante a execução das evoluções, as quais não possuem uma rigidez no que tange o roteiro coreográfico. Enfim, defendemos que a brincadeira do maracatu rural representa um verdadeiro amálgama da cultura popular pernambucana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dourado, Ioná Pizzi. "O homem na publicidade sob o olhar da semiótica." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19105.

Full text
Abstract:
Submitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2016-09-28T17:28:37Z No. of bitstreams: 1 Ioná Pizzi Dourado.pdf: 1583132 bytes, checksum: abc201428bb63225c375e33e34ad41b9 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-28T17:28:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ioná Pizzi Dourado.pdf: 1583132 bytes, checksum: abc201428bb63225c375e33e34ad41b9 (MD5) Previous issue date: 2016-06-30
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This work, supported by Greimas’ semiotics, proposes to study the construction of a male meaning in the selected commercials. From commercials of personal care products aimed at male public, twelve commercials broadcasted in the last 5 years on TV and on the Internet, between 2012 and 2016, which advertised products in scenes of male behaviour, were examined. The project here presented inquiries how these commercials produce the publicity simulacrum which will render the male meaning in current society. The traditional male stereotype has continued to be presented, nevertheless, new appeals and approaches were incorporated. The main objectives of this research, therefore, are to perceive how the masculinity meanings are built in publicity in dialogue with other discursive expressions of Brazilian social environment and to contribute to communication studies so that it consolidates a methodological path, which enables the observation of the articulate phenomenon of meanings amongst publicity, audience and Brazilian society, from the investigation of the diverse factors involved in the communicational process. In this perspective, the social representations of men in publicity are analysed through a semiotic angle, in which men are <>, integrated in meaning generative programmes. In this sense, the man is analysed in advertising texts while an agent, subject to action, implying a narrative conceptualization of the advertising message. In order to deepen the discussions in relation to masculinities, the texts from Connell, Nolasco, Bourdieu were important. And texts from discursive semiotic scholars: Barros, Greimas, Landowski, Oliveira and Fantinatti, Fiorin, have guided the semiotic analysis
O presente trabalho, apoiado na semiótica greimasiana, propõe-se a estudar a construção do sentido de masculino nos comerciais selecionados para esta pesquisa. A partir de comerciais de produtos para cuidados pessoais, dirigidos ao público masculino, examinaram-se doze comerciais veiculados nos últimos cinco anos, na TV e na Internet, entre 2012 e 2016, cujos produtos se destinavam ao público masculino. O projeto aqui apresentado investiga como esses comerciais produzem o simulacro da publicidade que dará o sentido de masculino na sociedade atual. O estereótipo masculino tradicional é apresentado, porém, novos apelos e abordagens foram incorporados. Os objetivos principais desta pesquisa, portanto, são caracterizados pela percepção de como se constroem os sentidos de masculinidade na publicidade, em diálogo com outras manifestações discursivas do ambiente social brasileiro. Além disso, pretende contribuir com os estudos da comunicação, de forma a consolidar um percurso metodológico que permita observar o fenômeno da articulação de sentidos entre publicidade, audiência e sociedade brasileira, a partir da investigação dos diversos fatores envolvidos no processo comunicacional. Nessa perspectiva, as representações sociais do homem na publicidade são analisadas através de um ângulo semiótico, em que os homens são «signos publicitários», integrados em programas gerativos de sentido. Dessa forma, o homem é analisado no texto publicitário enquanto um actante, sujeito de ação, implicando uma conceptualização narrativa da mensagem publicitária. Para aprofundar as discussões em relação às masculinidades, foram importantes os textos de Connell, Nolasco, Bourdieu, ademais dos textos dos estudiosos da semiótica discursiva: Barros, Greimas, Landowski, Oliveira e Fantinatti e Fiorin que nortearam a análise semiótica greimasiana
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Semiótica greimasiana"

1

Azevedo, K. E. R., and C. F. L. Leite. "OS SENTIDOS DO CONTO “DIANTE DA LEI” NA PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA GREIMASIANA." In Linguística, Letras e Artes e as Novas Perspectivas dos Saberes Científicos 2, 64–76. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6382008126.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Semiótica greimasiana"

1

Sanches Fofano, Clodoaldo, Eliana Crispim França Luquetti, Sinthia Moreira Silva, and Roberta Santana Barroso. "UM ESTUDO SOB O OLHAR DA SEMIÓTICA GREIMASIANA SOBRE A ANTROPOFAGIA OSWALDIANA EM ABAPURU." In CONINTER 2020. Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/coninter2020.294447.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Chen, Luciana, and Myrna Arruda Nascimento. "Cuerpo, espacio y tiempo: (in) visibilidades en las obras de Kusama, Salat e Eliasson." In IV Congreso Internacional de Investigación en Artes Visuales. ANIAV 2019. Imagen [N] Visible. Valencia: Universitat Politècnica de València, 2019. http://dx.doi.org/10.4995/aniav.2019.9334.

Full text
Abstract:
Las relaciones entre imagen, cuerpo y espacio teniendo en vista el interés creciente que la articulación entre tales dimensiones adquirió en la contemporaneidad, evidencia el papel de estos elementos en la interacción manifestación / destinatario o producción / público objetivo. El contexto actual reconoce la visibilidad como objeto de valor, y la imagen como protagonista y como medio para estudiar tal visibilidad, teniendo en vista las nuevas formas de interacciones relativas al cuerpo y al espacio, por ella elaboradas y reveladas. Sin embargo, teóricos del arte, estudios desarrollados a partir de las semióticas greimasiana y peirceana, de la antropología de la imagen, y de las artes visuales aplicadas en otros campos del conocimiento, revelan que algunos eventos estéticos modifican las nociones de tiempo y espacio en las salas de exposiciones, permitiendo al receptor una experiencia atemporal y desconectada de la habitual relación que el cuerpo establece con el espacio. Estas transformaciones derivadas de las vivencias cuerpo / espacio / tiempo, en las obras de artistas Yayoi Kusama, Serge Salat, Olafur Eliasson, exploran los límites de la visibilidad para crear campos de invisibilidad, en que las nociones de temporalidad y / o espacialidad se abstraen convirtiéndose rehenes de la experiencia subjetiva, parcial e imperfecta de cada espectador de sus instalaciones. Nuevas posibilidades de significados son descubiertas por los interactores al reconocer la imperfección como analogía para amplificar sus sensibilidades a los fenómenos que estimulan y desplazan la atención y los sentidos. Para esta reflexión investigamos a autores como A.J. Greimas (Da Imperfeição, 2002), E. Landowski (A sociedade refletida, 1992 e Interações Arriscadas, 2014), Jochen Volz (Olafur Eliasson: Seu corpo da obra, 2011). Serge Salat (Les labyrinthes de l'éternité, 2002) Philip Larratt-Smith &amp; Frances Morris (Yayoi Kusama: Obsessão Infinita, 2014).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography