Academic literature on the topic 'Semiótica greimasiana e das Culturas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Semiótica greimasiana e das Culturas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Semiótica greimasiana e das Culturas"

1

Rastier, François. "Da semântica estrutural à semiótica das culturas." Galáxia (São Paulo), spe2 (December 2019): 15–40. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25532019545627.

Full text
Abstract:
Resumo A linguística saussurriana e greimasiana abriu uma tradição de estudos semânticos caracterizada por uma descrição sistemática dos contextos e dos textos. A semântica interpretativa propõe uma teoria unificada, da palavra ao texto e ao corpus. Uma vez que o global determina o local, o corpus de descrição tem uma incidência sobre o sentido do texto, que por seu turno determina o sentido de suas unidades. As aplicações vão da descrição das línguas ameríndias à linguística computacional. Paralelamente à elaboração do conceito de texto, a semântica interpretativa propõe uma nova articulação entre a linguística, a filologia e a hermenêutica. A metodologia adotada é histórica e comparativa. A semântica interpretativa é assim parte integrante de uma semiótica das culturas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Demuru, Paolo. "Arenas, naming rights e apelidos: estratégias discursivas e modelos de cidade na comunicação do Allianz Parque e da Arena Corinthians / Arenas, naming rights and nicknames: discursive strategies and city-patterns around the communication of Allianz Parque and Arena Corinthians." Intexto, no. 37 (December 21, 2016): 292. http://dx.doi.org/10.19132/1807-8583201637.292-312.

Full text
Abstract:
Com base em um diálogo entre a Semiótica discursiva greimasiana e pós-greimasiana e a Semiótica da cultura lotmaniana, como também em abordagens que defendem a complementariedade entre as duas e em confrontos mais pontuais com os estudos sobre a glocalização, o presente artigo propõe uma reflexão sobre os nomes e os processos de nomeação dos dois mais novos estádios de São Paulo: a Arena Corinthians e o Allianz Parque. Três são as questões que nos interessa discutir: as consequências semiótico-comunicacionais implícitas na passagem da denominação de estádio para aquela de arena; a reiteração, na cidade, da tendência mercadológica internacional que prevê a venda dos assim chamados naming rights dos estádios para empresas privadas; e a resistência implícita contra tal tendência manifestada por meio da celebração midiática do apelido Itaquerão – razão pela qual, segundo sua diretoria, o clube não teria ainda conseguido vender os direitos de nomeação da Arena.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Colas-Blaise, Marion. "Remédiation et réénonciation: opérations et régimes de sens (Remediação e reenunciação: operações e regimes de sentido)." INTERIN 23, no. 1 (January 1, 2018): 64–84. http://dx.doi.org/10.35168/1980-5276.utp.interin.2018.vol23.n1.pp64-84.

Full text
Abstract:
O presente artigo se propõe a desenvolver o conceito de remediação a partir do ponto de vista da semiótica greimasiana e pós-greimasiana. A semiótica da enunciação aborda a questão da (re)mediação sob a perspectiva de um tríplice ângulo: aquele da mediação “originária”, que corresponde à experiência que uma instância faz do mundo; o da mobilização de configurações significantes reunidas na práxis enunciativa; enfim, aquele dos elementos (re)mediadores implicados em uma dinâmica responsável pelo devir das semióticas-objetos. A reflexão desenvolve-se em três tempos. Em primeiro lugar, visamos a identificar as operações da remediação: a recontextualização (agir sobre o ambiente), a remediatização (mudar para outro meio), a reformatação (modificar o formato), a remedialização (transformar o meio) e a retexturização (intervir no nível das relações micro- e macrotextuais). Na sequência, exploramos os regimes da remediação: a hibridização, a bricolagem, a mestiçagem e a espetacularização, tomando nossos exemplos essencialmente do domínio do digital (a ópera filmada, o Google Arts&Culture Project, a Visual Aesthetics de Manovich, Living Mona Lisa). Por fim, a atenção concentra-se nas modalidades da recepção das semióticas-objetos remediadas: as noções de “imediaticidade” e “hiperimediaticidade”, no sentido em que as entendem Bolter e Grusin, são questionadas em relação com aquelas de imersão, de participação (cf. “cultura participativa” – Jenkins) e de tomada de distância reflexiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Medeiros, Analuce Danda Coelho, and Marcia Boroski. "Percursos e tendências da semiótica:." INTERIN 25, no. 2 (June 26, 2020): 249–61. http://dx.doi.org/10.35168/1980-5276.utp.interin.2020.vol25.n2.pp249-261.

Full text
Abstract:
Jacques Fontanille é um dos expoentes da semiótica de tradição greimasiana, tendo participado como um dos discípulos e estudiosos mais próximos do reconhecido semioticista Algirdas-Julien Greimas nos círculos de debates dos seus Seminaires em Paris, aos quais dá continuidade juntamente com outros pesquisadores de destaque pela criação dos Séminaires Intersémiotiques de Paris. Doutor em Semiótica pela Universidade de Paris IV-Sorbonne e docente da Université de Limoges, onde fundou o Centre de Recherches Sémiotiques – CERES (Centro de Pesquisas Semióticas) e atuou como reitor. Fontanille é Professor Emérito do Institut Universitaire de France. Em seus trabalhos, mantém articulação com a semiótica fundadora, sem deixar de fazer importantes desdobramentos para as investigações atuais, sobretudo trazendo novos objetos de investigação a esse domínio de conhecimento. Além disso, tem uma vasta e referenciada obra, com a publicação de dezenas de livros e artigos, muitos deles traduzidos para diversas línguas. Para citar alguns: Le savoir partagé (1987), Les espaces subjectifs (1989), Sémiotique des passions (1991, em co-autoria com A. J. Greimas), Semiótica de las pasiones: El seminario (1995), Sémiotique du visible (1995), Tension et signification (1998, em co-autoria com C. Zilberberg), Sémiotique et littérature (1999), Soma et séma (2004), Dictionnaire des passions littéraires (2005, em co-autoria com E. RalloDitche e P. Lombardo) e Significação e visualidade – exercícios práticos (2005). Em entrevista à Revista Interin[1], o pesquisador falou sobre as diferenças e proximidades entre os processos de comunicação, significação, enunciação e linguagens e também sobre as transformações sofridas e necessárias à semiótica no contato com seus objetos de pesquisa. Relembrou o caráter empírico da semiótica enquanto ciência, além de estabelecer algumas relações entre estudos sobre corpo e sinestesia. Compartilhou ainda passagens e memórias do processo de escrita e publicação do livro Semiótica das paixões (1991), com A. J. Greimas, relembrando a necessidade de vínculo com o outro (ou outros) para a produção de conhecimento. [1] Entrevista concedida por ocasião de sua visita a Curitiba, convidado a ministrar palestras no PPGCom/UTP. Sua vinda foi possível graças à solidariedade acadêmica de colegas do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem – UFF-RJ e a parceria dos Grupos de Pesquisa INCOM (Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais), da UTP, e SeDi (Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso), vinculado ao PPG Estudos de Linguagens da UFF. Contou com o apoio financeiro da FAPERJ-RJ e da UTP-PR. Agradecemos à professora Doutora Kati Eliana Caetano por mediar o evento e auxiliar neste percurso semiótico de conhecer o outro. Entrevista realizada em Francês, em 12 de março de 2020, na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e traduzida por Analuce Danda Coelho Medeiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Brait, Beth. "Entre o semiótico e o ideológico." Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso 10, no. 3 (December 2015): 5–26. http://dx.doi.org/10.1590/2176-457322054.

Full text
Abstract:
RESUMOO objetivo deste artigo é apresentar e discutir a importância da articulação existente entre semiótica e ideologia como marca original e fundante do pensamento do linguista brasileiro José Luiz Fiorin. Dentre tantos trabalhos por ele publicados, explicitando e explorando essa constitutiva relação, a escolha aqui recai sobre suas duas primeiras obras - Linguagem e ideologia e O regime de 1964: discurso e ideologia. Esses livros inauguram, no final dos anos 1980, conforme os títulos explicitam, a coerência da maneira como o autor compreende linguagem em consonância com a vida e, especialmente, com os valores em tensão que regem a vida social e cultural de uma comunidade. Essa postura pioneira dentro das áreas do conhecimento em que se insere, com destaque para a Semiótica greimasiana, oferece e inspira, já nesses dois estudos, caminhos teóricos e práticos para a constituição das pesquisas semiótico-ideológicas e, a partir daí, para a pertinente leitura de um Brasil submetido a uma truculenta ditadura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Fátima Barbosa de Mesquita Batista, MARIA. "EDITORIAL." Acta Semiótica et Lingvistica 24, no. 1 (November 11, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2019v24n1.49023.

Full text
Abstract:
O periódico Acta Semiotica et Lingvistica apresenta ao leitor, seu vigésimo quarto volume, referentes Ano 43, com três números: Nº 1, Nº2 e uma Edição Especial. Na sua política editorial, dá continuidade ao caráter intercultural que acolhe o diferente, aprendendo com ele e, assim, caminhando de acordo com os anseios do mundo moderno, sobretudo no Brasil, país continental, onde a espetacular mistura de raças e culturas pode levar a um ideal democrático de compreensão mútua. O mundo necessita de excluir a barbárie e de aceitar as diferenças. Este primeiro número contém artigos produzidos por pesquisadores, nacionais e estrangeiros, que analisaram textos, literários ou não, dentro do perfil de tendências semióticas contemporâneas como a greimasiana a peirceana e a semiótica das culturas. Nesta última direção, caminha o texto Devenir un Bouddha: analyse sémiotique des visualisations dans le bouddhisme tibetain, escrito por Louis Hérbert do Departamento de Letras e Humanidades da Universidade do Quebec em Rimouski (UQAR). Tomando como base a teoria das zonas antrópicas de Rastier (2010), à qual anexa “quelques precisions et complements”, aquele autor faz um estudo do Sādhana, um tipo de prática do Vajrayāna, ou seja, do budismo tântrico hindu-tibetano. A tradução incide sobre este texto do autor canadense, bem como a entrevista destaca seu percurso acadêmico e profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lemos, Tércia Montenegro. "NATUREZA E CULTURA NA FOTOGRAFIA DE TIAGO SANTANA." CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada 13, no. 1 (August 26, 2015): 227. http://dx.doi.org/10.21709/casa.v13i1.7690.

Full text
Abstract:
Nosso artigo, resultado de uma recente pesquisa em semiótica visual, pretende investigar a construção do sentido em imagens de autoria do fotógrafo cearense Tiago Santana. A semiótica, como teoria da relação, une termos – que podem ser unidades significantes de qualquer grandeza – do ponto de vista da significação. Assim, os componentes visuais de uma foto podem ser entendidos como termos constituintes de um sentido, na medida em que se põem numa dimensão relacional. Tais relações se articulam em diferentes níveis de análise, conforme sabemos pelo modelo da semiótica greimasiana, que indica procedimentos que vão desde a construção de um programa narrativo num percurso global (capaz de simular a geração de sentido da estrutura profunda à estrutura de superfície) até abrir espaço, mais recentemente, para as aplicações da semiótica tensiva, utilizada em nossa análise. Com fundamentação teórica também respaldada pelos estudos de Floch (1985), Pietroforte (2007) e Dondero (2008 e 2011), obtivemos resultados esclarecedores em torno da oposição fundamental humano/cultura vs. animal/natureza, observada na construção de um universo sertanejo em cinco fotografias de nosso corpus de base.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Schneider, Carla Andreia, and Rita De Cassia A. Pacheco Limberti. "IMAGEM DA MULHER INDÍGENA NO DISCURSO CIENTÍFICO SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS." Cadernos do IL, no. 52 (January 1, 2017): 381. http://dx.doi.org/10.22456/2236-6385.67817.

Full text
Abstract:
Objetiva-se descrever, pela Semiótica greimasiana, a imagem da mulher indígena nos discursos resultantes do encontro étnico-racial entre a academia e mulheres de comunidades indígenas da região de Dourados-MS em relação ao conhecimento sobre as plantas medicinais. O corpus constituiu-se de três monografias (TCC) e um artigo científico com abordagem etnodirigida. Os resultados mostram que a imagem da mulher indígena é vista como uma fonte de conhecimentos sobre as plantas medicinais e revela conflitos de identidades entre as comunidades indígena e científica, bem como mostram a busca da comunidade científica pela agregação das culturas. Entretanto, a assimilação promovida pelo conhecimento científico é preponderante e tenta silenciar a imagem da mulher indígena, que responde com resistência a essa assimilação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Batalha, Cassia Vanessa, Daniela Raffo Scherer, and Renan Luis Salermo. "Biografias silenciadas: um percurso semiótico do herói em Lima Barreto e Theodoro Sampaio." ArReDia 6, no. 10 (June 10, 2017): 91. http://dx.doi.org/10.30612/arredia.v6i10.5955.

Full text
Abstract:
Na tentativa de trazer à tona uma discussão acerca da contribuição dos negros na construção da identidade nacional brasileira, este trabalho analisa o percurso semiótico de duas personalidades: Lima Barreto e Theodoro Sampaio. O primeiro destacou-se na área da literatura e o segundo, na geografia. A trajetória do homem negro no Brasil foi marcada pela luta de forças, traduzida no desequilíbrio entre os sujeitos, marcada pelo discurso da intolerância e pela reprodução de preconceitos – presentes na educação escolar e cujo combate tem sido realizado por meio de políticas educacionais e legislação própria. A semiótica greimasiana serve de arcabouço teórico por meio do qual discutimos o percurso narrativo do herói negro, com vistas a desvelar sua luta e tornar visível sua identidade histórica e cultural em meio a uma história construída pelo pensamento europeizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Bruno Pael dos, and Rita De Cassia A. Pacheco Limberti. "A morte como acontecimento semiótico." Revista Odisseia 3, no. 2 (December 20, 2018): 163–82. http://dx.doi.org/10.21680/1983-2435.2018v3n2id15781.

Full text
Abstract:
A morte é uma certeza. Entretanto, passamos toda a nossa existência tentando evitá-la. Sendo a linguagem o processo simbólico que nos torna capazes de compreender e significar a realidade, o conceito de morte paira como um elemento irrepresentável, um vácuo de sentido, destinatário de inúmeros investimentos semânticos que buscam preenchê-lo. Assim, realizou-se pesquisa bibliográfica da teoria Semiótica Greimasiana e de outras ciências como a Sociologia e a Psicologia objetivando contemplar reflexões acerca dos desdobramentos culturais que impactam sobre os conceitos de vida e viver e sobre o modus vivendi do homem através da história, como a maneira que ele avalia o significado de viver/morrer, suas produções culturais em torno da morte e a mudança de seus objetos de valor durante a narrativa chamada “Vida”. Como principal resultado da pesquisa obteve-se melhor compreensão sobre a produção de efeito de sentido que o termo morte causa para o conceito de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Semiótica greimasiana e das Culturas"

1

Cavalcante, Maria do Socorro de Araujo. "Discursos de e sobre cegos: pelas veredas da Semiótica." Universidade Federal da Paraí­ba, 2012. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/6217.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-05-14T12:39:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2187862 bytes, checksum: 80ee093ba3947a1c5e81d1c4aaa55264 (MD5) Previous issue date: 2012-09-28
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This thesis studied discourses by and about blind people in the Brazilian and International Popular Literature which previously belonged to the oral tradition and subsequently were collected for writing; as well as texts produced in modern times. To accomplish this, the starting point was the hypothesis that the discourses by and about blind people pertinent to Popular Literature delineate the socially constructed image of the blind subject. The research was guided by the general objective that aimed at analyzing popular texts by and about blind people in the light of theoretical designs of the Greimasian Semiotics at its three levels: fundamental, narrative and discursive, which generate meaning to unravel the systems of values invested by the blind subjects, their beliefs, their world view and their image in society. The analytical assessment was completed by the Cultural Semiotics which verified the anthropogenic areas surrounding human beings. The available corpus consisted of three hundred and eighty-four popular national and international texts produced by blind and not blind poets. This statistical population grouped literary genres of popular expression classified as quatrains, narratives of cordel, arguments or poetries of challenge, songs, poetries, poems, stories and oral novels; among those, seven texts were selected to compose the sample. The analyzed discourses were compiled by the initial letters of the words in the title: Cantador que perdeu a vista (CPV), O cego de Várzea Alegre e o milagre do Cícero (CVAMPC), Os dois cegos e o engraçado (DCE), A luz e a escuridão (LE), Meu caminho é o céu (MCC), Peleja com Zé Pretinho (PCAZP) e A virgem e o cego (VC). The content of the paper is organized into three chapters: the first chapter comprises the Theoretical Study from Signs to Semiotics, the second one outlines the Exhibition of the corpus and the third is the acomplishment of the Semiotic Analysis of discourses by and about blind people. In the end, the results achieved through the appreciation of discourses are presented.
Esta tese estudou discursos de e sobre cegos oriundos da Literatura Popular brasileira e estrangeira que a priori pertenceram à tradição oral e a posteriori foram coligidos para escrita; assim como, textos produzidos na contemporaneidade. Para realizá-la, partiu-se da hipótese de que os discursos de e sobre cegos pertinentes à Literatura Popular delineiam a imagem do sujeito cego construída socialmente. A pesquisa foi norteada pelo objetivo geral que propôs analisar textos populares de e sobre cegos, à luz dos desígnios teóricos da Semiótica greimasiana, nos seus três níveis geradores da significação: fundamental, narrativo e discursivo, para desvendar os sistemas de valores investidos pelos sujeitos cegos, suas crenças, visão de mundo e a imagem deles na sociedade. A apreciação analítica foi completada pela Semiótica das Culturas que verificou as zonas antrópicas do entorno humano. O corpus disponível foi constituído de trezentos e oitenta e quatro textos populares, nacionais e estrangeiros produzidos por poetas cegos ou não. Esta população estatística agrupou gêneros literários de expressão popular classificados como: quadras, narrativas de cordel, pelejas ou poesias de desafio, canções, poesias, poemas, contos e romances orais; dela foram selecionados sete textos para compor a amostra. Os discursos analisados foram compilados pelas letras inicias das palavras do título: Cantador que perdeu a vista (CPV), O cego de Várzea Alegre e o milagre do Cícero (CVAMPC), Os dois cegos e o engraçado (DCE), A luz e a escuridão (LE), Meu caminho é o céu (MCC), Peleja com Zé Pretinho (PCAZP) e A virgem e o cego (VC). O conteúdo do trabalho foi organizado em três capítulos: o primeiro compreende o Estudo Teórico do Signo à Semiótica, o segundo esboça a Exposição do corpus e o terceiro é a realização da Análise semiótica de discursos de e sobre cegos. No final, enunciaram-se os resultados alcançados através da apreciação dos discursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moura, Adriano Carlos de. "O espetáculo semiótico do maracatu rural da zona da mata norte pernambucana." Universidade Federal da Paraíba, 2016. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/9179.

Full text
Abstract:
Submitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2017-07-31T13:28:14Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 5652320 bytes, checksum: 9f1462e24b2e43d0c4ca3b0ced08a771 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-07-31T13:28:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 5652320 bytes, checksum: 9f1462e24b2e43d0c4ca3b0ced08a771 (MD5) Previous issue date: 2016-03-21
The central purpose of this work is situate rural maracatu among the cultural events in the state of Pernambuco, as a semiotic show. For this purpose, we use theory and methodology of French or greimasian semiotics. We assume that the rural maracatu is being constituted from various ethnic, social, religious and cultural influences. We also aim to point out what the main actors, themes and figures taking part in this magnificent popular festivity of the Zona da Mata of Pernambuco state; and we analyze the rural maracatu choreographic acquis from the roles each character plays in the dance. Taking into account the relevance of chosen maracatus and the visual quality of DVDs, we selected four presentations: Maracatu Estrela de Ouro de Aliança and Leão Misterioso , that occurred during the Annual Meeting of Rural Maracatus in Nazaré da Mata-PE, in 2009; and presentations of maracatus Coração Nazareno and Cambinda Brasileira, which took place during the Annual Meeting of Rural Maracatus, in 2011. From the analysis of generative course of meaning of the poetic compositions of the maracatu masters, we realized that, due to the inherent improvisation to performances in public square the subject of enunciation, which often plays a role of an enunciator-actor, is emerging in many narrative actants, themes and figures related to issues of interest to the communities in which they operate and that arise from the interaction with the audience. In presentations we reviewed, for example, topics were discussed related to football, politics, the environment, education, public safety, feminine statement, the Christian religion etc. In rural maracatu, we find characters such as Mateus, Catirina and burrinha, which can be seen in the cavalo-marinho and the bumba meu boi. In turn, king, queen, maid of palace, ambassadors, princes, princesses and even baianas come from maracatu nação. Virtually every rural maracatu master is or has been master of bumba meu boi or master-cirandeiro which proves, once again, the maracatu's relationship with other popular festivities. They were present in the maracatu loose thud, hieratic and totemic elements related to Catholicism, Candomblé and Catimbó. In addition, the orchestra and the terno that dictate the pulsating rhythm of maracatu usually perform frevo, coco, sieves or samba de matuto during the dance, which do not have a rigidity regarding the choreographic script. Finally, we argue that rural maracatu is a true amalgam of popular culture of Pernambuco.
Este trabalho tem por finalidade fulcral situar o maracatu rural, de baque solto ou de orquestra dentre as manifestações culturais do estado de Pernambuco, enquanto um espetáculo semiótico. Para tanto, utilizamo-nos do cabedal teórico-metodológico da semiótica de linha francesa ou greimasiana. Partimos do pressuposto de que a brincadeira do maracatu rural vem-se constituindo a partir de diversas influências étnicas, sociais, religiosas e culturais. Buscamos analisar o acervo coreográfico do maracatu rural a partir dos papéis que cada personagem desempenha no brinquedo, bem como apontar quais os principais atores, temas e figuras tomam parte deste esplendoroso folguedo popular da Zona da Mata Norte pernambucana. Levando em consideração a relevância dos maracatus e a qualidade audiovisual dos DVDs, selecionamos quatro apresentações como corpus para as análises, a saber, as apresentações dos maracatus Estrela de Ouro de Aliança e Leão Misterioso, realizadas durante o Encontro Anual dos Maracatus Rurais, em Nazaré da Mata-PE, no ano de 2009; e as apresentações dos maracatus Coração Nazareno e Cambinda Brasileira, que ocorreram durante o Encontro Anual dos Maracatus Rurais de 2011. A partir da análise do percurso gerativo da significação das composições poéticas dos mestres, percebemos que, devido à improvisação inerente às apresentações em praça pública, o sujeito da enunciação, que muitas vezes assume um papel de um enunciador-ator, faz emergir, na narrativa, diversos actantes, temas e figuras relacionados a questões de interesse das comunidades nas quais se inserem e que vão surgindo a partir da interação com a audiência. Nas apresentações que analisamos, por exemplo, foram abordados temas relacionados ao futebol, à política, ao meio-ambiente, à educação, à segurança pública, à afirmação feminina, à religiosidade cristã etc. No maracatu rural, encontramos personagens, tais como, o Mateus, a Catirina e a burrinha, que podem ser vistos no cavalo-marinho e no bumba meu boi. Por sua vez, rei, rainha, dama do paço ou da boneca, embaixadores, príncipes, princesas e, até mesmo, as baianas são oriundos do maracatu nação. Praticamente todo mestre de maracatu rural ou é ou já foi mestre de boi ou mestre-cirandeiro, o que comprova, mais uma vez, a relação do maracatu com outros folguedos populares. Fazem-se presentes, no maracatu de baque solto, elementos hieráticos e totêmicos relacionados ao catolicismo, ao candomblé e ao catimbó. Além disso, a orquestra e o terno que ditam o ritmo pulsante do maracatu, normalmente, executam frevos, cocos, cirandas ou sambas de matuto durante a execução das evoluções, as quais não possuem uma rigidez no que tange o roteiro coreográfico. Enfim, defendemos que a brincadeira do maracatu rural representa um verdadeiro amálgama da cultura popular pernambucana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Régis, Líllian da Cruz. "Reinvenção da cultura popular na música de Beto Brito: uma abordagem semiótica." Universidade Federal da Paraí­ba, 2012. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/6288.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-05-14T12:40:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1312394 bytes, checksum: c801745178487572c5fa8d2230cdd141 (MD5) Previous issue date: 2012-02-22
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The present study aims to examine how the singer, songwriter and rabequeiro piauiense Beto Brito uses popular culture in his compositions. We understand popular culture as dynamic tradition in which they operate changes of each historical and social moment. However, the popular genres are not fixed or immutable. Our objective is to see how Beto Brito updates the tradition element of popular culture into their musical compositions. To achieve our goals, we analyzed the songs Zabé, Ciranda mei-de-feira and Bazófias, grounded in Semiotics Greimas (Greimas A.J.) and the Semiotics of Song (Luiz Tatit).
O presente trabalho pretende analisar de que maneira o cantor, compositor e rabequeiro piauiense Beto Brito utiliza a cultura popular em suas composições. Entendemos a cultura popular como tradição dinâmica, na qual se operam mudanças próprias de cada momento histórico e social. De modo que os gêneros populares não são fixos nem imutáveis. Nosso objetivo é verificar como Beto Brito atualiza o elemento tradição da cultura popular em suas composições musicais. Para alcançar nossos objetivos, analisamos as canções Zabé, Ciranda mei-de-feira e Bazófias, fundamentados na Semiótica Greimasiana, de A. J. Greimas e na Semiótica da Canção, de Luiz Tatit.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Portela, Jean Cristtus. "Práticas didáticas : um estudo sobre os manuais brasileiros de semiótica greimasiana /." Araraquara : [s.n.], 2008. http://hdl.handle.net/11449/103599.

Full text
Abstract:
Orientador: Arnaldo Cortina
Banca: Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento
Banca: Ivã Carlos Lopes
Banca: Lucia Teixeira de Siqueira e Oliveira
Banca: Maria de Lourdes Ortiz Gandini Baldan
Resumo: Esta tese consiste em um estudo sobre a prática didática dos textos de introdução à semiótica greimasiana publicados originalmente no Brasil. O corpus analisado compreende um total de nove textos (cinco livros de autoria individual, três artigos publicados em coletânea e uma coletânea) editados entre 1978 e 2005. Partindo de uma reflexão semiótica sobre as características gerais da Didática como disciplina e como método prévia e intencionalmente elaborado para a transmissão do conhecimento (modelos didáticos de construção), procurei definir a prática didática como a situação típica em que um enunciador procura explicitamente transmitir, por categorização e tipificação dos conteúdos em um percurso canônico (motivação - adaptação - explicação - exemplificação), o saber que julga essencial para o conhecimento de uma determinada matéria, no caso, as bases da teoria semiótica preconizada por A. J. Greimas e a Escola de Paris. Eleitos entre os nove textos que compõem o corpus, os livros Elementos de Análise do Discurso, de J. L. Fiorin, e Teoria Semiótica do Texto, de D. L. P. de Barros, foram classificados como manuais prototípicos de semiótica, por apresentarem um panorama integral da elaboração e aplicação do percurso gerativo da significação, construção teórica que atua como limite/quadro sinóptico para a exposição didática.
Abstract: This thesis consists of a study over the didactic practice of introductory texts to the Greimassian Semiotics that were originally published in Brazil. The corpus is formed by nine texts (five books of individual authors, three articles published in a collection and one collection) edited between 1978 and 2005. Starting from a semiotic reflection about the general characteristics of Didactics as a subject and as a method previously and intentionally elaborated to the transmission of knowledge (didactic models of construction), I intended to define didactic practice as the typical situation in which an enunciator explicitly searches to transmit, by categorization and typification of the contents in a canonical path (motivation - adaptation - explanation - exemplification), the knowledge that is judged to be essential to one subject, in this case, the bases of the semiotic theory as conceived by A. J. Greimas and the School of Paris. Among the nine texts that integrate the corpus, the books "Elementos de Análise do Discurso" (Elements of Discourse Analysis), by J. L. Fiorin, and "Teoria Semiótica do Texto" (Semiotic Theory of the Text) by D. L. P. Barros were elected and classified as prototypical handbooks of semiotics, as they present a broad view of the elaboration and application of the generative trajectory of meaning, theoretical concept that plays a role as a boundary or a synoptical frame to the didactic exposition.
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Portela, Jean Cristtus [UNESP]. "Práticas didáticas: um estudo sobre os manuais brasileiros de semiótica greimasiana." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2008. http://hdl.handle.net/11449/103599.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:32:47Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2008-04-15Bitstream added on 2014-06-13T19:43:31Z : No. of bitstreams: 1 portela_jc_dr_arafcl.pdf: 3660936 bytes, checksum: 6ecd08648cda08372395fef8fc2c0290 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Esta tese consiste em um estudo sobre a prática didática dos textos de introdução à semiótica greimasiana publicados originalmente no Brasil. O corpus analisado compreende um total de nove textos (cinco livros de autoria individual, três artigos publicados em coletânea e uma coletânea) editados entre 1978 e 2005. Partindo de uma reflexão semiótica sobre as características gerais da Didática como disciplina e como método prévia e intencionalmente elaborado para a transmissão do conhecimento (modelos didáticos de construção), procurei definir a prática didática como a situação típica em que um enunciador procura explicitamente transmitir, por categorização e tipificação dos conteúdos em um percurso canônico (motivação – adaptação – explicação – exemplificação), o saber que julga essencial para o conhecimento de uma determinada matéria, no caso, as bases da teoria semiótica preconizada por A. J. Greimas e a Escola de Paris. Eleitos entre os nove textos que compõem o corpus, os livros Elementos de Análise do Discurso, de J. L. Fiorin, e Teoria Semiótica do Texto, de D. L. P. de Barros, foram classificados como manuais prototípicos de semiótica, por apresentarem um panorama integral da elaboração e aplicação do percurso gerativo da significação, construção teórica que atua como limite/quadro sinóptico para a exposição didática.
This thesis consists of a study over the didactic practice of introductory texts to the Greimassian Semiotics that were originally published in Brazil. The corpus is formed by nine texts (five books of individual authors, three articles published in a collection and one collection) edited between 1978 and 2005. Starting from a semiotic reflection about the general characteristics of Didactics as a subject and as a method previously and intentionally elaborated to the transmission of knowledge (didactic models of construction), I intended to define didactic practice as the typical situation in which an enunciator explicitly searches to transmit, by categorization and typification of the contents in a canonical path (motivation – adaptation – explanation – exemplification), the knowledge that is judged to be essential to one subject, in this case, the bases of the semiotic theory as conceived by A. J. Greimas and the School of Paris. Among the nine texts that integrate the corpus, the books “Elementos de Análise do Discurso” (Elements of Discourse Analysis), by J. L. Fiorin, and “Teoria Semiótica do Texto” (Semiotic Theory of the Text) by D. L. P. Barros were elected and classified as prototypical handbooks of semiotics, as they present a broad view of the elaboration and application of the generative trajectory of meaning, theoretical concept that plays a role as a boundary or a synoptical frame to the didactic exposition.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vasconcelos, Suani de Almeida. "Caminhando com o povo: discurso político e ideologia nas malhas da semiótica greimasiana." reponame:Repositório Institucional da UFBA, 2013. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8549.

Full text
Abstract:
Submitted by Cynthia Nascimento (cyngabe@ufba.br) on 2013-02-18T16:03:19Z No. of bitstreams: 1 Suani de Almeida Vasconcelos.pdf: 1564580 bytes, checksum: 6ee5ba54b6e33895458dadcf5feea670 (MD5)
Approved for entry into archive by Fatima Cleômenis Botelho Maria (botelho@ufba.br) on 2013-02-19T16:34:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Suani de Almeida Vasconcelos.pdf: 1564580 bytes, checksum: 6ee5ba54b6e33895458dadcf5feea670 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-02-19T16:34:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Suani de Almeida Vasconcelos.pdf: 1564580 bytes, checksum: 6ee5ba54b6e33895458dadcf5feea670 (MD5)
A tese "Caminhando com o povo: Discurso Político e Ideologia nas malhas da semiótica greimasiana”, produzida a partir de uma pesquisa bibliográfica, teve como objetivo a análise do percurso gerativo de sentido em alguns discursos escritos e em dois textos visuais do ex-Deputado Federal pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro), Francisco José Pinto dos Santos (Chico Pinto), ex-político da cidade de Feira de Santana/Ba. Teve ainda como meta específica verificar a memória intertextual que a cadeia de significação permite extrair do discurso, atrelada ao problema central que diz respeito à forma pela qual os recursos linguísticos se apresentam no âmbito da significação, estruturados no percurso gerativo de sentido, com vistas a atingir o ouvinte e conseguir veicular persuasão e o sentido ideológico pretendido. Tomou-se, assim, como aporte científico, os pressupostos da Semiótica Textual, lastreada nos trabalhos de Algirdas-Julien Greimas e em seus consequentes desdobramentos teóricos no campo dos textos políticos e imagéticos. O corpus escolhido é composto por duas fotografias e quatro discursos, cujos conteúdos retratam a ação política do ex-deputado entre os anos de 1979 e 1981 na Câmara Federal. Os discursos analisados, situados no período do regime militar, sob a presidência do General João Baptista de Oliveira Figueiredo, intitulam-se: “A posse do General Figueiredo não é honrada pela unção popular” de 14 de março de 1979; “A greve dos camponeses de Conquista e Barra do Choça” de 02 de junho de 1980; “O inquérito infame do Riocentro (não acredite em sinceridade de IPM. Isto é coisa de general)” de 16 de junho de 1981 e “Um Governador cruel com a rebeldia popular (Povo e líderes: Prisioneiros amargurados de um regime selvagem)” de 25 de agosto de 1981. A semiótica textual, como ciência da significação, possibilitou as análises das estratégias narrativas e discursivas, uma vez que são, a partir delas, que se pode acompanhar e entender o sentido pretendido, considerando-se, nos textos analisados, o valor da argumentação e o jogo persuasivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ribeiro, Wilma da Silva. "Histórias que os Xukuru contam: uma abordagem em semiótica das culturas." Universidade Federal da Paraí­ba, 2010. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/6314.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-05-14T12:40:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2777048 bytes, checksum: 1620a3f20b983fa49106aa64deebdbc2 (MD5) Previous issue date: 2010-08-02
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
La convivencia con alumnos oriundos de indígenas Xukuru en la enseñanza media y en el PROEJA del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Pernambuco/IFPE unidad en Pesqueira nos ha inspirado el trabajo con el tema Histórias que os Xukuru contam: uma abordagem em semiótica das culturas - Historias que los Xukuru cuentan: un abordaje en semiótica de las culturas. La base teórica utilizada ha sido la Semiótica y la semiótica de las culturas de vertiente francesa, basada en los teóricos Greimas, Pais y Rastier. El objetivo general ha sido estudiar las historias contadas por los indígenas Xukuru de la Serra do Ororubá del municipio de Pesqueira, PE, en el que se han verificado los sistemas de valores que caracterizan su ideología. A través de los objetivos específicos hemos recolectado informaciones sobre los indígenas seleccionados, hemos verificado el modo cómo la ideología pasada, a través de las historias, influencia en su diario y hemos identificado cómo se cuentan dichas historias y cuál el momento apropiado para hacerlo. El corpus analizado se compone de diez historias elegidas entre cuarenta y cuatro personas entrevistadas en doce aldeas visitadas en un periodo de un año y cuatro meses. Hemos observado, desde las hipótesis propuestas, que las historias se cuentan en el aula, en encuentros familiares y de amigos y durante la asamblea que el pueblo Xukuru realiza todo el mes de mayo de cada año - mes en que se asesinó a Chicão. Los Xukuru transmiten, a través de la historia, el deseo de luchar por sus derechos y por sus tierras, influenciando en la formación ideológica de sus descendientes. Como resultados, hemos observado que el modo como los indígenas conciben el universo actualmente difiere del modo de ver de los blancos: el indígena quiere la tierra para preservarla, para garantizar su mantenimiento, su historia y su cultura; el hombre blanco la quiere para la pecuaria, lo que provoca la degradación de la tierra. De ese modo, hemos realizado el estudio en semiótica y semiótica de las culturas con la intención más dirigida a los valores ideológicos investidos en las cuestiones del sujeto con su objetivo de valor y las relaciones intersubjetivas de persona, tiempo y espacio.
A convivência com alunos remanescentes de indígenas Xukuru no ensino Médio e no PROEJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco/IFPE unidade em Pesqueira, levou-nos a trabalhar o tema Histórias que os Xukuru contam: uma abordagem em semiótica das culturas. A base teórica constituiu-se da Semiótica e da Semiótica das culturas da linha francesa, baseada nos teóricos Greimas, Pais e Rastier. O objetivo geral foi estudar as histórias contadas pelos índios Xukuru da Serra do Ororubá do município de Pesqueira/PE, verificando, assim, os sistemas de valores que caracterizam sua ideologia. Através dos objetivos específicos, levantamos informações sobre os índios escolhidos, verificamos como a ideologia passada, através das histórias, influencia no seu dia a dia e identificamos como essas histórias são contadas e qual o momento apropriado para isso. O corpus analisado constou de dez histórias escolhidas dentre quarenta e quatro pessoas entrevistadas em doze aldeias visitadas num período de um ano e quatro meses. Observamos, a partir das hipóteses levantadas, que as histórias são contadas em salas de aula, em encontros familiares e de amigos e durante a assembleia do povo Xukuru realizada todo ano no mês de maio, mês em que o Cacique Chicão foi assassinado. Os Xukuru passam, através da história, o desejo de lutar por seus direitos e por suas terras, influenciando na formação ideológica dos descendentes. Como resultados, verificamos que o modo de conceber o universo dos índios atuais difere do modo de ver dos brancos: o índio quer a terra para preservá-la, manter o seu sustento, sua história e sua cultura; o branco objetiva a criação de gado, o que causa o desmatamento da terra. Dessa forma, realizamos o estudo em semiótica e semiótica das culturas com a atenção mais voltada para os valores ideológicos investidos nas questões do sujeito com seu objeto de valor e as relações intersubjetivas de pessoa, tempo e espaço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dourado, Ioná Pizzi. "O homem na publicidade sob o olhar da semiótica." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19105.

Full text
Abstract:
Submitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2016-09-28T17:28:37Z No. of bitstreams: 1 Ioná Pizzi Dourado.pdf: 1583132 bytes, checksum: abc201428bb63225c375e33e34ad41b9 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-28T17:28:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ioná Pizzi Dourado.pdf: 1583132 bytes, checksum: abc201428bb63225c375e33e34ad41b9 (MD5) Previous issue date: 2016-06-30
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This work, supported by Greimas’ semiotics, proposes to study the construction of a male meaning in the selected commercials. From commercials of personal care products aimed at male public, twelve commercials broadcasted in the last 5 years on TV and on the Internet, between 2012 and 2016, which advertised products in scenes of male behaviour, were examined. The project here presented inquiries how these commercials produce the publicity simulacrum which will render the male meaning in current society. The traditional male stereotype has continued to be presented, nevertheless, new appeals and approaches were incorporated. The main objectives of this research, therefore, are to perceive how the masculinity meanings are built in publicity in dialogue with other discursive expressions of Brazilian social environment and to contribute to communication studies so that it consolidates a methodological path, which enables the observation of the articulate phenomenon of meanings amongst publicity, audience and Brazilian society, from the investigation of the diverse factors involved in the communicational process. In this perspective, the social representations of men in publicity are analysed through a semiotic angle, in which men are <>, integrated in meaning generative programmes. In this sense, the man is analysed in advertising texts while an agent, subject to action, implying a narrative conceptualization of the advertising message. In order to deepen the discussions in relation to masculinities, the texts from Connell, Nolasco, Bourdieu were important. And texts from discursive semiotic scholars: Barros, Greimas, Landowski, Oliveira and Fantinatti, Fiorin, have guided the semiotic analysis
O presente trabalho, apoiado na semiótica greimasiana, propõe-se a estudar a construção do sentido de masculino nos comerciais selecionados para esta pesquisa. A partir de comerciais de produtos para cuidados pessoais, dirigidos ao público masculino, examinaram-se doze comerciais veiculados nos últimos cinco anos, na TV e na Internet, entre 2012 e 2016, cujos produtos se destinavam ao público masculino. O projeto aqui apresentado investiga como esses comerciais produzem o simulacro da publicidade que dará o sentido de masculino na sociedade atual. O estereótipo masculino tradicional é apresentado, porém, novos apelos e abordagens foram incorporados. Os objetivos principais desta pesquisa, portanto, são caracterizados pela percepção de como se constroem os sentidos de masculinidade na publicidade, em diálogo com outras manifestações discursivas do ambiente social brasileiro. Além disso, pretende contribuir com os estudos da comunicação, de forma a consolidar um percurso metodológico que permita observar o fenômeno da articulação de sentidos entre publicidade, audiência e sociedade brasileira, a partir da investigação dos diversos fatores envolvidos no processo comunicacional. Nessa perspectiva, as representações sociais do homem na publicidade são analisadas através de um ângulo semiótico, em que os homens são «signos publicitários», integrados em programas gerativos de sentido. Dessa forma, o homem é analisado no texto publicitário enquanto um actante, sujeito de ação, implicando uma conceptualização narrativa da mensagem publicitária. Para aprofundar as discussões em relação às masculinidades, foram importantes os textos de Connell, Nolasco, Bourdieu, ademais dos textos dos estudiosos da semiótica discursiva: Barros, Greimas, Landowski, Oliveira e Fantinatti e Fiorin que nortearam a análise semiótica greimasiana
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carvalho, Guilherme Cunha de. "Efeitos literários e níveis de pertinência: o papel da literatura na obra Anatomia de um instante, de Javier Cercas." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-29062016-140920/.

Full text
Abstract:
Esta dissertação consiste em um estudo sobre os efeitos de sentido causados pelas obras literárias sob a ótica da semiótica greimasiana. O corpus analisado mais detidamente é a obra Anatomia de um romance, de Javier Cercas; também são analisados para comparação parte das obras 23-F: El golpe del Cesid, de Jesús Palacios, e Os três mosqueteiros, de Alexandre Dumas. Começando por uma reflexão sobre o objeto literário a partir do ponto de vista de uma metalinguagem não-científica, criou-se uma ponte entre a metalinguagem nãocientífica e a metalinguagem científica da semiótica greimasiana, tendo como base os conceitos desenvolvidos nos dois dicionários de semiótica. Os conceitos foram complementados pelo desenvolvimento de uma linha recente da semiótica, os níveis de pertinência. O corpus foi analisado conforme os níveis de pertinência, principalmente os níveis do texto enunciado, objeto, prática e estratégia. O efeito de sentido literário será considerado como dependente de diferentes níveis de pertinência e de forma gradual, podendo uma obra se estabelecer como mais ou menos literária dentro de um continuum.
This dissertation is a study on the effects of meaning caused by literary works from the perspective of greimasian semiotics. The corpus analyzed more closely Anatomia de um instante by Javier Cercas; They are also analyzed for comparison of the works 23-F: El golpe del CESID, Jesús Palacios, and The Three Musketeers by Alexandre Dumas. Starting with a reflection on the literary object from the point of view of an unscientific meta-language, it created a bridge between the non-scientific metalanguage and the scientific metalanguage of greimasian semiotics, based on the concepts developed in the two dictionaries semiotics. The concepts were complemented by the development of a new line of semiotics, the relevance levels. The corpus was analyzed according to the relevance levels, especially text, object, practice and strategy. The literary meaning effect will be considered as dependent on different levels of relevance and gradually, can a work be established as more or less literary within a continuum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Carvalho, Márcia Ferreira de. "A representação da mulher em xilogravuras de autoria nordestina." Universidade Federal da Paraíba, 2015. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/8297.

Full text
Abstract:
Submitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-06-22T14:34:54Z No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 4060838 bytes, checksum: 5655ff597bf0ad4cf0162a8e7b059fe2 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-22T14:34:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 4060838 bytes, checksum: 5655ff597bf0ad4cf0162a8e7b059fe2 (MD5) Previous issue date: 2015-03-31
El presente trabajo constituye un análisis semiótico de xilografías sueltas que ilustran capas de cordeles, pertenecientes a dos artistas nordestinos, el pernambucano Marcelo Soares y el paraibano José Costa Leite que reproducen la mujer bajo distintos aspectos de la vida cotidiana. Se buscó crear espacios para descubrir como la mujer es aprehendida en la concepción de esos artistas xilógrafos, cuestionando, aún, si la expresión popular se encuentra insertada en dichas obras, o si hay una interferencia de la cultura erudita en el arte popular. A causa de eso, el objetivo se centró en el examen, del punto de vista semiótico, de la representación de la mujer en la xilografía, con vistas a observar los valores de ese sujeto y la ideología que subyace a los discursos. Para alcanzar ese objetivo, hicimos el análisis del discurso de la significación, considerando aspectos como: los valores investidos, la instauración del sujeto semiótico, las relaciones intersubjetivas de enunciación y enunciado, los procedimientos discursivos de tematización y figurativización, además deb la inserción de los sujetos/actores en las zonas antrópicas de identidad, proximidad y distanciamiento culturales y sus modos de mediación. El desarrollo de ese trabajo contiene dos momentos interligados: discusiones teóricas sobre a semiótica (percurso gerativo e semiótica das culturas) e sobre a xilogravura (história, presença no Brasil, hacer xilográfico y descripción de la metodología), además del análisis del corpus elegido, constituídos de ocho textos: cuatro icónicos (sólo xilografías) y cuatro icônicos literarios (xilografía que acompañan una narrativa de cordel), pertenecientes a los dos poetas indicados. El corpus elegido presenta particularidades en cuanto a la forma y al contenido, lo que puede afectar los valores estruturales del mismo.
O presente trabalho constitui uma análise semiótica de xilogravuras avulsas e xilogravuras que ilustram capas de cordéis, pertencentes a dois artistas nordestinos, o pernambucano Marcelo Soares e o paraibano José Costa Leite que reproduzem a mulher sob diferentes aspectos da vida cotidiana. Procurou criar espaços para descobrir como a mulher é apreendida na concepção desses artistas xilogravadores, questionando, ainda, se a expressão popular encontra-se inserida nessas obras, ou se existe uma interferência da cultura erudita na arte popular. Em vista disso, o objetivo centrou-se no exame, do ponto de vista semiótico, da representação da mulher na xilogravura, a fim de observar os valores desse sujeito e a ideologia que subjaz aos discursos. Para atingir esse objetivo, fizemos a análise do percurso da significação, considerando aspectos como: os valores investidos, a instauração do sujeito semiótico, as relações intersubjetivas de enunciação e enunciado, os procedimentos discursivos de tematização e figurativização, além da inserção dos sujeitos/atores nas zonas antrópicas de identidade, proximidade e distanciamento culturais e seus modos de mediação. O desenvolvimento desse trabalho contém dois momentos interligados: discussões teóricas sobre a semiótica (percurso gerativo e semiótica das culturas) e sobre a xilogravura (história, presença no Brasil, fazer xilográfico e descrição da metodologia), além da análise do corpus escolhido, constituídos de oito textos: quatro icônicos (apenas xilogravuras) e quatro icônicos literários (xilogravura que acompanham uma narrativa de cordel), pertencentes aos dois poetas indicados. O corpus escolhido apresenta particularidades quanto à forma e ao conteúdo, o que pode afetar os valores estruturais do mesmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Semiótica greimasiana e das Culturas"

1

De la Garza Chávez, María Luisa, and Cicerón Aguilar, eds. La música como diálogo intercultural. Actas del Primer Encuentro de Etnomusicología. Universidad de Ciencias y Artes de Chiapas. Centro de Estudios Superiores de México y Centroamérica, 2013. http://dx.doi.org/10.29043/cesmeca.rep.104.

Full text
Abstract:
La nueva etnomusicología, como lo explican quienes sobre ello escriben, se inserta en una antropología más vasta, que trata de la comprensión de la cultura y de su papel en la vida social de los seres humanos. Es una disciplina fundamentada en el estudio del entorno sonoro de las sociedades y borda sus métodos apoyada en la antropología lingüística, la semiótica y la etología. Es, sin duda, una disciplina compleja. Su importancia en el campo de los estudios interculturales es cada día mayor. Si en alguna de las creaciones culturales se logra una comunicación efectiva entre culturas diferentes, en el campo de la música.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ramírez Rincón, Eliseo. Investigación formativa: semillero fractales. Universidad Libre Sede Principal, 2019. http://dx.doi.org/10.18041/978-958-5466-89-0.

Full text
Abstract:
El grupo de investigación DIMATES (Didáctica de las matemáticas y la Estadística) nació en el Centro de Investigaciones de la FCEAC2, en abril de 2012, como respuesta a la complejidad de las dificultades latentes en la enseñanza, el aprendizaje y en la investigación de la matemática escolar, pero también, para generar interés en el uso y aplicación de modelos matemáticos en otras disciplinas como la Contaduría y la Administración de Empresas. Este libro es una muestra de los alcances logrados con mis estudiantes investigadores, porque son ellos quienes algún día, desde las prácticas investigativas como las que se presentan acá, que podrán transformar las dificultades en logros y motivaciones para las futuras generaciones. El grupo debió esperar hasta el 2015 para que la universidad lo avalara, en 2016 Colciencias lo categorizó en C y en 2018 nos ratificaron en esta categoría. Desde su inicio el grupo se ha preocupado por la problemática generalizada en los procesos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas, particularmente en su lenguaje como campo semiótico a partir del cual se pueden resaltar los significados (semántica), significantes (sintáctica) y usos (pragmática) de los objetos del saber matemático que circulan en la FCEAC en los primeros semestres de la formación básica de los estudiantes, pero que deben contribuir con el fortalecimiento integral de la formación específica y profesional de ellos y es allí donde el semillero es importante porque posibilita la articulación semiótica de los significantes, significados y usos de las matemáticas a través de proyectos centrados en la modelación matemática como apoyo a otras disciplinas, proyectos que surgen como ideas de los estudiantes y que se articula con la investigación del grupo. Atendiendo a los contextos anteriores en el grupo se proponen dos líneas de investigación articuladas entre sí; una de ellas es la línea de investigación de Modelación Matemática en Contaduría y Administración de Empresas, como respuesta a las inquietudes de aquellos estudiantes que tienen interés por conocer algunas aplicaciones de las matemáticas en la formación profesional de ellos, a partir del pensamiento variacional y del uso de tecnologías que fundamenten y permitan a los estudiantes modelar situaciones propias de su saber disciplinar centradas en la variación, el cambio y la causalidad que además son inherentes en las situaciones de la realidad social humana. Fue así como dicha preocupación generó interés por la creación del semillero FRACTALES en el que tienen cabida estudiantes desde primer semestre inclusive, porque otra intención es que los estudiantes que participen en el semillero se formen en investigación del saber matemático aplicado desde la modelación y que interactúen desde la comunicación matemática como un proceso de doble vía (estudiante, profesor, contextos y cultura) A partir de lo anterior, surge la necesidad de revisar y estudiar el pensamiento variacional y en él destacar los modelos matemáticos asociados a la Contaduría (contabilidad) y a la 13 Administración de Empresas como ámbitos fundamentales del semillero. De otra parte, el vocablo FRACTALES proviene del latín “fractus”, traducido como fragmentado o fracturado, que además es el nombre de una geometría de dimensión fraccionaria con la cual se pueden estudiar situaciones cuyas características especiales son la similitud (idéntica, cuasi idéntica y estadística) y la respetabilidad de patrones geométricos en cualquier escala que la dotan de propiedades que le permiten modelar realidades en contextos diversos tanto de las matemáticas como de las ciencias sociales, naturales y humanas; por ejemplo, en la pintura son famosos los fractales del pintor Holandés Escher (1898-1972), en bilogía la reproducción celular, en las ciencias sociales las culturas (etnología, etnografía)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Semiótica greimasiana e das Culturas"

1

Azevedo, K. E. R., and C. F. L. Leite. "OS SENTIDOS DO CONTO “DIANTE DA LEI” NA PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA GREIMASIANA." In Linguística, Letras e Artes e as Novas Perspectivas dos Saberes Científicos 2, 64–76. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6382008126.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brito, Regina Célia Lopes, and Sônia Maria de Oliveira Pimenta. "Youtubers e a troca de idiomas e culturas: aprendizagem não linear, multilateral e multimodal." In Semiótica social, multimodalidade, análises, discursos, 98–109. Pimenta Cultural, 2019. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2019.478.98-109.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Semiótica greimasiana e das Culturas"

1

Sanches Fofano, Clodoaldo, Eliana Crispim França Luquetti, Sinthia Moreira Silva, and Roberta Santana Barroso. "UM ESTUDO SOB O OLHAR DA SEMIÓTICA GREIMASIANA SOBRE A ANTROPOFAGIA OSWALDIANA EM ABAPURU." In CONINTER 2020. Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/coninter2020.294447.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography