Academic literature on the topic 'Sensibilização ambiental'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Sensibilização ambiental.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Sensibilização ambiental"

1

Souza, Mariana Cristina Cunha. "Educação Ambiental e as trilhas: contextos para a sensibilização ambiental." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 9, no. 2 (December 30, 2014): 239–53. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1807.

Full text
Abstract:
A prática da Educação Ambiental (EA) tem se valorizado cada vez mais, pois auxilia, por exemplo, na construção de valores éticos. O objetivo básico da EA é a sensibilização ambiental para que as pessoas adquiram uma visão crítica e integrada do meio ambiente e das questões ambientais, buscando uma transformação na relação homem-ambiente. Neste sentido, as trilhas ecológicas e/ou interpretativas são adotadas em alguns casos como metodologias elementares no processo de EA e de sensibilização ambiental, pois através do contato das pessoas com o ambiente natural, infere-se que há um despertar para reflexões sobre o meio ambiente e sobre a real dimensão de seus problemas. Logo, este artigo aborda de que forma a EA conjuntamente as trilhas ecológicas e/ou interpretativas se constitui em uma metodologia eficiente e de qualidade quando se trata de educar ambientalmente, influenciando para que as pessoas adquiram uma postura ética e inovadora, sendo sujeitos da conservação e preservação ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Aguiar, Maria Elcilane Prado de, and Quêzia Leandro de Moura Guerreiro. "Projetos de educação ambiental realizados pela Prefeitura Municipal de Santarém (PA) a partir da Lei 9.795/1999." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, no. 6 (July 3, 2018): 333–43. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.006.0031.

Full text
Abstract:
As mudanças ambientais sempre ocorreram; porém, agravaram-se quando o homem descobriu que o fogo podia transformar e modificar o seu entorno, de maneira que se fazem necessárias mudanças urgentes no hábito da sociedade. Portanto, ações de sensibilização se tornaram indispensáveis para a construção de novos valores, atitudes e habilidades sociais sustentáveis. Conforme a Lei Federal nº 9.795/1999, o poder público é um dos responsáveis para promover a educação ambiental. O presente trabalho buscou elencar as ações e práticas de educação ambiental realizadas no município de Santarém pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A pesquisa teve abordagem de caráter quantitativo-qualitativo, a coleta de dados ocorreu por meio de levantamento bibliográfico sobre a temática e pesquisa documental junto a Semed e a Semma. Foram identificados 72 projetos direcionados para a sensibilização ambiental. Os principais métodos de sensibilização registrados nos projetos da Semed foram seminários e atividades lúdicas, seguidos de oficinas e treinamentos. As temáticas mais abordadas foram educação ambiental, resíduos e meio ambiente. Os projetos registrados pela Semma apresentaram como principais métodos de sensibilização as atividades lúdicas, seguidos de reuniões de conscientização e hortas escolares. As temáticas mais abordadas foram as questões ambientais em geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, José Ribamar Neres, and Gilberto Luiz Alves. "Texto literário como instrumento de Educação Ambiental." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 15, no. 7 (December 3, 2020): 33–45. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10572.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo investigar como os textos literários, em variados gêneros, podem servir como instrumento pedagógico de sensibilização ambiental, podendo despertar o interesse de leitores para problemas ambientais que, embora nem sempre façam parte do corpus central da obra literária, são ressaltados pelos autores e podem dar margens para discussões acerca de questões que envolvam o ambiente. O estudo traz como objetos de análise textos escritos em três gêneros: poesia, literatura infantil e crônica, que são estudados sob as perspectivas da Educação Ambiental e da literatura, chegando-se à conclusão de que é possível a utilização de textos literário como instrumento de sensibilização para problemas ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Satler, Ana Paula, Danni Maisa da Silva, Divanilde Guerra, Ramiro Pereira Bisognin, Robson Evaldo Gehlen Bohrer, Marciel Redin, Vanderlei Franck Thies, and Eduardo Canepelle. "SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIA EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO NO NOROESTE GAÚCHO." Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável 9, no. 04 (March 3, 2020): 89–99. http://dx.doi.org/10.21206/rbas.v9i04.8925.

Full text
Abstract:
A educação, especialmente no âmbito ambiental, deve despertar a compreensão, necessidade de comprometimento com o meio para que a sociedade assuma responsabilidades, para enfrentar os desafios ambientais da atualidade. O trabalho teve como objetivo desenvolver ações de Educação Ambiental com associados e colaboradores de uma Cooperativa de Crédito da Região Noroeste do Rio Grande do Sul, a fim de promover a sensibilização ambiental, mudanças no comportamento e atitudes relacionadas ao meio ambiente, bem como realizar uma análise sobre a importância dos aspectos ambientais (reduzir, repensar, reaproveitar, reciclar e recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais) relacionados ao cotidiano dos participantes. O método utilizado foi a realização inicial de uma revisão bibliográfica, aplicação de questionários, adaptados de Prieto (2012), para 272 pessoas, com a realização posterior de ações de Educação Ambiental, norteadas pela Agenda Brasileira 21. Determinou-se que a grande maioria dos participantes possui pouco interesse em assuntos ligados às causas ambientais, e desenvolvem poucas ações ligadas ao meio ambiente. Nas ações de Educação Ambiental foram envolvidas 327 pessoas, onde se buscou mostrar de maneira prática aos participantes de atitudes que podem ser realizadas no cotidiano para a melhoria e preservação do meio ambiente. Portanto, com a execução do trabalho foi possível proporcionar momentos de compreensão, responsabilidades individuais e em conjunto, além da reflexão com um público da Cooperativa de Crédito, buscando assim, a construção de um mundo mais sustentável e cooperativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Adriana Souza, and Nísia Maria París de Medeiros. "Percepção e conscientização ambiental sobre resíduos sólidos no ambiente escolar: respeitando os 5R’s." Geografia Ensino & Pesquisa 23 (October 20, 2019): 8. http://dx.doi.org/10.5902/2236499437041.

Full text
Abstract:
Essa pesquisa buscou identificar e analisar a percepção ambiental dos alunos da E. E. Prof. Paulo Pinheiro de Viveiros, situada na zona norte da cidade de Natal, sobre a problemática e conscientização ambiental de resíduos sólidos a partir da política dos 5R’s. Este trabalho foi realizado em três etapas distintas: levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos (sondagem); aulas expositivas dialógicas (formação); elaboração pelos alunos de ações educativas de sensibilização ambiental. Os resultados demonstraram de forma geral que a percepção dos alunos em relação a essa temática é ingênua e restrita, com conceitos em sua maioria simplista e com base em seus conhecimentos prévios, e que essa percepção reflete em suas práticas ambientais. A formação proporcionou aos alunos conhecimentos para a elaboração de ações educativas de sensibilização ambiental. A elaboração de planos de ações pelos alunos com estratégias de sensibilização junto à comunidade escolar tem por objetivo despertar a consciência ambiental e estimular a participação dos envolvidos, além de propor oficinas e palestras para que educadores e alunos aprendam a reaproveitar e reciclar os resíduos utilizados. Os resultados revelam um caráter dinâmico atrelado aos conceitos ambientais, incentivando o exercício constante de novas formas de ver, sentir e agir sobre o mundo. Portanto, observa-se a importância de se inserir nas disciplinas curriculares a Educação Ambiental como um eixo transversal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gobira, Ari Silva, and Áurea Regina Guimarães Tomasi. "Uma reflexão sobre uma modalidade de educação para sensibilização ambiental." Revista Pedagógica 19, no. 40 (April 27, 2017): 216. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v19i40.3751.

Full text
Abstract:
Diante da complexidade da prática da Educação Ambiental e da diversidade de sujeitos, das mais diversas áreas do conhecimento, que atuam nesse campo, é preciso levantar alguns questionamentos sobre o papel desses educadores e quais são as possibilidades e as colaborações que eles podem proporcionar para o desenvolvimento local dos territórios onde estas são desenvolvidas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi refletir sobre as ações de Educação Ambiental, de modo que possibilite compreender o sentido dessa modalidade de educação, uma vez que não é somente uma atividade do educador formal. O artigo se apoia em uma revisão bibliográfica sobre a temática e a formação de educadores. Assim, esta reflexão parte do seu processo histórico, passando pelas modalidades de Educação Ambiental e finalmente chegando ao processo de formação dos docentes e na forma com as ações são desenvolvidas. Ao longo do texto, buscou-se levantar algumas considerações sobre a forma como a Educação Ambiental é praticada pelos educadores ambientais e o perfil desses educadores, já que a área não pode ser vista somente como um campo dos profissionais da área de Ciências Naturais. Espera-se que este trabalho possa colaborar de alguma forma para a reflexão sobre a prática da Educação Ambiental e para a formação desses sujeitos, pois esse campo encontra-se em constante transformação, no contexto político, econômico ou social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Adailza Guilherme da, Maria José Ramos da Silva, Alian Cássio Pereira Cavalcante, and Belísia Lúcia Moreira Toscano Diniz. "Educação ambiental e a agroecologia: uma prática inovadora no processo educativo no educandario aprendendo a aprender, Bananeiras - PB." Revista Monografias Ambientais 13, no. 13 (February 17, 2014): 2818–27. http://dx.doi.org/10.5902/2236130810702.

Full text
Abstract:
A educação ambiental é o principal instrumento para moldar esta nova forma de ver e de sentir o mundo ao nosso redor. Desta forma objetivou- se trabalhar a educação ambiental e a agroecologia de forma precisa, enfatizando o lixo como um dos principais problemas ambientais da atualidade através da sensibilização dos educandos. O trabalho foi realizado no Educandário Aprendendo a Aprender, na turma do 5º ano do ensino fundamental, consistindo na exposição de aulas teórica, evidenciando o uso de dinâmicas, seguida de práticas com oficinas de reciclagem, e aplicação de questionários semiestruturado. Constatou-se que a educação ambiental e a agroecologia é hoje o instrumento eficaz e necessário para a sensibilização dos educandos, permitindo criar e aplicar formas sustentáveis de interações com a natureza. Esta possibilitou a visualização do nível de conhecimentos dos entrevistados e seu posterior compromisso com os recursos ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Costa, Junior de Souza, and Débora Machado Corrêa. "Sensibilização ambiental por meio de Eco Pontos." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 13, no. 1 (March 30, 2018): 140–55. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2376.

Full text
Abstract:
Quando o lixo eletrônico é inadequadamente destinado, um grande risco ao meio ambiente é ocasionado. Tendo em vista esta problemática, o objetivo deste projeto foi fornecer embasamento teórico para facilitar a implantação de projetos de reciclagem em quaisquer instituições de ensino. Desta forma, incentivando a replicação deste tipo de ação no país e incentivando o principio dos 3 R's (reduzir, reutilizar e reciclar). O estudo se caracterizou de uma abordagem qualitativa, onde foram realizadas consultas bibliográficas e documentais que permitiram a identificação de práticas que devam ser levadas em consideração antes e durante a implantação dos pontos de coleta de lixo na escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mello, Alexandra Freitas de, and Paulo Edelvar Corrêa Peres. "O uso da língua inglesa como ferramenta de ensino e aprendizagem na educação ambiental: uma experiência na Escola Agostinha Dill- Condor, RS." Revista Monografias Ambientais 4, no. 4 (October 11, 2011): 660–71. http://dx.doi.org/10.5902/223613083927.

Full text
Abstract:
Esse documento apresenta alguns resultados obtidos na Monografia de Conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Educação Ambiental, edição realizada em 2008 e 2009 pela Universidade Federal de Santa Maria no Pólo de Panambi/RS. O presente trabalho utilizou a Língua Inglesa como ferramenta de sensibilização e mudanças deatitudes no ensino da educação ambiental com os alunos da Escola Estadual de Ensino MédioAgostinha Dill Condor/RS, utilizando ferramentas lúdicas, jogos e brincadeiras para promovereducação ambiental, bem como verificar o conhecimento experiente na população escolar sobreas questões ambientais. Também realizou atividades com os alunos em língua inglesarelacionadas ao meio ambiente. Para atingir os objetivos propostos, foram realizados estudosbibliográficos, aplicados questionários para verificar o conhecimento prévio dos aprendizes, bemcomo materiais para a sensibilização dos alunos em relação à educação ambiental, como porexemplo, vídeos e textos informativos, jogos e atividades práticas. Os resultados demonstram que a educação ambiental trabalhada no âmbito escolar traz muitos conhecimentos e benefícios necessários aos aprendizes, os quais visam à sustentabilidade do Planeta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bastos, Layanna de Almeida Gomes, Maria Cristina Basilio Crispim da Silva, and Gil Dutra Furtado. "Compostagem de algas arribadas como ferramenta de Educação Ambiental em uma escola pública." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 14, no. 1 (March 30, 2019): 416–38. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2699.

Full text
Abstract:
sexto ano de uma escola pública de Cabedelo-PB utilizando a compostagem de algas arribadas. A análise foi realizada avaliando a percepção ambiental pela aplicação de questionários em dois momentos: no contato inicial e após uma sensibilização ambiental. Essa sensibilização ocorreu de maneiras diferentes nos grupos: teórica (palestra); e prática (compostagem e horta). Foi possível observar que houve uma melhoria na percepção dos problemas ambientais e maior abrangência nos conceitos de Meio Ambiente e EA, especialmente para o grupo que realizou a atividade de forma prática, evidenciando que a compostagem pode ser usada como ferramenta de EA e que seu uso na prática oferece resultados mais substanciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Sensibilização ambiental"

1

Alberto, Paula. "Relatório de atividade profissional no Mestrado em Tecnologia Ambiental : sensibilização ambiental e sensibilização para o consumo de energia." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/4504.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Tecnologia Ambiental
A apresentação do presente relatório visa a obtenção do grau de Mestre em Tecnologia Ambiental, de acordo com o estabelecido no regulamento para obtenção do Grau de Mestre por Licenciados "Pré-Bolonha", que abrange as licenciaturas de cinco anos com, pelo menos, cinco anos de experiência profissional. O presente documento é composto por dois capítulos. No primeiro capítulo encontra-se a descrição sucinta do Curriculum Vitae, nomeadamente a experiência de formação, aptidões e competências. O segundo capítulo é composto pela apresentação detalhada da experiência e atividades desenvolvidas, organizada por temas ambientais tratados ao longo do percurso profissional. Será ainda apresentado neste documento uma breve reflexão para cada atividade desempenhada, permitindo demonstrar mais facilmente a evolução das competências adquiridas. O percurso académico e profissional realizado permitiram a aquisição de conhecimentos, na área da Engenharia do Ambiente, e um vasto conjunto de aptidões como a capacidade de trabalhar em equipa, capacidade organizacional, competências sociais e gestão de projetos. A constante vontade em atualizar conhecimentos e adquirir novas competências técnicas tem sido um incentivo para continuar a frequentar cursos de formação, seminários, workshps e conferências dedicadas à área do ambiente e a outras temáticas específicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Bianca Antonio. "A fotografia como recurso à sensibilização ambiental." reponame:Repositório Institucional da UNISUL, 2016. http://www.riuni.unisul.br/handle/12345/608.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-11-30T14:54:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 111849_Bianca.pdf: 4667647 bytes, checksum: 53a16b455a9d74ef3a50e1da6ab167c7 (MD5) license.txt: 214 bytes, checksum: a5b8d016460874115603ed481bad9c47 (MD5) Previous issue date: 2016
Atualmente, vivemos em um contexto de degradação permanente do meio ambiente e de seus ecossistemas, em que o desenvolvimento está cada vez mais ligado à destruição dos ambientes naturais. Assim, faz-se necessário que a Educação Ambiental busque e encontre novas maneiras, meios e dispositivos para tratar/discutir a questão ambiental. A imagem vem sendo utilizada como auxiliar para o aprendizado e como uma nova forma e abordagem para tratar a questão ambiental. O trabalho proposto objetiva compreender se, na percepção dos alunos do Instituto Federal de Santa Catarina, imagens relacionadas à questão ambiental prestam-se a processos educativos voltados à sensibilização ambiental com vistas a uma formação comprometida com a sustentabilidade socioambiental. Realizamos o trabalho a partir de uma pesquisa do tipo qualitativa de cunho fenomenológico, utilizando entrevista e fichas de observação com os sujeitos desta pesquisa - alunos do 3º semestre do curso técnico integrado de comunicação visual do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Palhoça-Bilíngue. A execução do estudo deu-se da seguinte forma: exibimos as fotografias selecionadas relacionadas à questão ambiental aos sujeitos da pesquisa; neste momento, utilizamos três instrumentos de busca de informações: a) filmagem dos sujeitos; b) fichas de observação; c) questionário. Interpretamos as entrevistas transcritas à luz da fenomenologia da percepção Merleau-Pontyana, partindo de uma adaptação do método fenomenológico de Giorgi, adaptando-se as "unidades de significado" de Giorgi para o que chamamos, neste estudo, de "temas de significação".
All we currently lives in a context of permanent environment degradation and its ecosystems, where development is increasingly linked to the destruction of natural environments. Thus, it is necessary that environmental education search and find new ways, means and devices to treat / discuss environmental issues. The image has been used as a support for learning and as a new way and approach to addressing environmental issues. The proposed work aims to understand if, in the perception of the students of the Federal Institute of Santa Catarina, images related to environmental issues lend themselves to educational processes related to environmental sensitize with a view to an education compromised with the social and environmental sustainability. Work was accomplished as of a qualitative study of phenomenological nature, using interview and observation forms with the subjects of this research - students of 3rd semester of integrated technical course in visual communication of Federal Institute of Santa Catarina, Palhoça-Bilingue campus. The execution of the study took place as follows: selected photos related to environmental issues were displayed to the research subjects; in this moment, we used three tools to search information: a) shoot the subject; b) observation forms; c) questionnaire. The transcribed interviews were interpreted in light of the Merleau-Ponty phenomenology of perception, from an adaptation of the phenomenological method of Giorgi, adapting from the "units of meaning" of Giorgi to what we call in this study "issues of significance".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Souza, Moniele Rocha [UNESP]. "Uma proposta de educação musical para a sensibilização ambiental." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/124143.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-06-17T19:34:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-01-29. Added 1 bitstream(s) on 2015-06-18T12:46:45Z : No. of bitstreams: 1 000830531.pdf: 708143 bytes, checksum: 2d42f39337c4ca06d7193eaebdb455d4 (MD5)
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as possíveis contribuições de atividades da área Música para a sensibilização ambiental de crianças de 9 e 10 anos, que participam de um programa de Educação Complementar, na cidade de Itápolis, Estado de São Paulo. Foram elaboradas cinco atividades, trabalhadas em seis encontros, que aconteceram em diferentes espaços da cidade: as proximidades de um córrego, uma área de lazer, o Parque Ecológico da cidade, uma praça e uma indústria de alimentos, além do Centro de Educação Complementar. As atividades foram fundamentadas nos trabalhos de Schafer (2001 e 2011) e Fonterrada (2004), autores que têm refletido sobre a linguagem musical e sua relação com o meio ambiente, utilizando o conceito de paisagem sonora, e foram elaboradas de acordo com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN - Meio Ambiente (BRASIL, 2001). Os dados foram coletados por meio de observação participante, com notas de campo e gravações em áudio e vídeo e os resultados foram organizados em categorias estabelecidas partir desses resultados e de suas relações com os objetivos específicos formulados no estudo. Como considerações, apontamos que as atividades de Música propiciaram conhecimentos sobre diferentes paisagens sonoras e contribuíram para um olhar sensível dos estudantes para com o meio ambiente e também para a uma compreensão de temas ambientais
This study aims to analyze the possible contributions of Musical activities to the environmental awareness of 9 and 10 year-old children, who take part in a Complementary Educational Program, in Itápolis City, São Paulo State. Five activities used in six meetings were developed. The meetings happened in different places in the city: in the vicinities of a stream, at a leisure area, in the City Ecological Park, at a square and at a food industry, and also at the Complementary Educational Center. The activities were based on Schafer's (2001 and 2011) and Fonterrada's studies (2004). Both authors have thought about the musical language and its relation with the environment, making use of the soundscape concept, and such activities were developed according to the guidelines of Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (National Curricular Parameters - Environment (Brazil, 2001). The dada were gathered through participating observation, using field notes, and also audio and video recordings. The results were organized in categories established based on the results and their relations with the study's specific goals. We concluded the Musical activities provided knowledge about different soundscapes and they made the students able to notice the environment more sensitively, and also to their comprehension of environmental issues
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Souza, Moniele Rocha. "Uma proposta de educação musical para a sensibilização ambiental /." Araraquara, 2015. http://hdl.handle.net/11449/124143.

Full text
Abstract:
Orientador: Maria Cristina de Senzi Zancul
Banca: Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
Banca: Silvia Aparecida Martins dos Santos
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as possíveis contribuições de atividades da área Música para a sensibilização ambiental de crianças de 9 e 10 anos, que participam de um programa de Educação Complementar, na cidade de Itápolis, Estado de São Paulo. Foram elaboradas cinco atividades, trabalhadas em seis encontros, que aconteceram em diferentes espaços da cidade: as proximidades de um córrego, uma área de lazer, o Parque Ecológico da cidade, uma praça e uma indústria de alimentos, além do Centro de Educação Complementar. As atividades foram fundamentadas nos trabalhos de Schafer (2001 e 2011) e Fonterrada (2004), autores que têm refletido sobre a linguagem musical e sua relação com o meio ambiente, utilizando o conceito de paisagem sonora, e foram elaboradas de acordo com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN - Meio Ambiente (BRASIL, 2001). Os dados foram coletados por meio de observação participante, com notas de campo e gravações em áudio e vídeo e os resultados foram organizados em categorias estabelecidas partir desses resultados e de suas relações com os objetivos específicos formulados no estudo. Como considerações, apontamos que as atividades de Música propiciaram conhecimentos sobre diferentes paisagens sonoras e contribuíram para um olhar sensível dos estudantes para com o meio ambiente e também para a uma compreensão de temas ambientais
Abstract: This study aims to analyze the possible contributions of Musical activities to the environmental awareness of 9 and 10 year-old children, who take part in a Complementary Educational Program, in Itápolis City, São Paulo State. Five activities used in six meetings were developed. The meetings happened in different places in the city: in the vicinities of a stream, at a leisure area, in the City Ecological Park, at a square and at a food industry, and also at the Complementary Educational Center. The activities were based on Schafer's (2001 and 2011) and Fonterrada's studies (2004). Both authors have thought about the musical language and its relation with the environment, making use of the soundscape concept, and such activities were developed according to the guidelines of Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (National Curricular Parameters - Environment (Brazil, 2001). The dada were gathered through participating observation, using field notes, and also audio and video recordings. The results were organized in categories established based on the results and their relations with the study's specific goals. We concluded the Musical activities provided knowledge about different soundscapes and they made the students able to notice the environment more sensitively, and also to their comprehension of environmental issues
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mertz, Harri Gurth. "A educação ambiental não-formal como instrumento de sensibilização." Florianópolis, SC, 2004. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87794.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-22T02:06:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 226494.pdf: 1536770 bytes, checksum: 30821cd2485e12e67fad29fdc49432aa (MD5)
O presente trabalho tem por objetivo avaliar um programa de educação ambiental não-formal desenvolvido na região lindeira ao Lago da Usina Hidrelétrica de Itaipu, também conhecida como Costa Oeste do Estado do Paraná. A principal contribuição desta pesquisa é a demonstração de que esta modalidade educacional é um importante instrumento para sensibilização, conscientização e educação ambiental para a melhoria da qualidade de vida e ambiental. Descreve-se a evolução da questão ambiental no mundo e no Brasil, bem como, da educação ambiental e educação não-formal. O método de pesquisa utilizado baseia-se na pesquisa bibliográfica e o estudo de caso envolvendo o Projeto LINHA ECOLÓGICA - Educação Ambiental e Tecnologia Rural, através de questionário respondido pelos monitores ambientais e na coleta de dados. Os resultados obtidos confirmam que a Educação Não-Formal é uma ferramenta apropriada para promover a educação ambiental, considerando-se que ela se realiza a partir do envolvimento da própria comunidade para resolução dos problemas ambientais, contribuindo para aproximar o conhecimento científico ao popular. Outra conclusão resultante da avaliação do Projeto Linha Ecológica foi a definição de um plano de ação para implementação das melhorias identificadas e proposição de um modelo metodológico de um programa de educação ambiental não-formal. As conclusões do trabalho apontam que a população não é bem informada sobre a legislação ambiental e questões ambientais devido principalmente à falta de comunicação sobre o assunto, o que contribui também para o desconhecimento das leis ambientais e aplicabilidade desta legislação. Sugere-se a divulgação dos planos e ações ambientais em rádios e jornais regionais, colaborando assim, para que a educação ambiental não-formal ajude a formar uma nova consciência sobre o meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Jungers, Maria Luiza Carlette. "O Instituto Inhotim na sensibilização ambiental: contribuições das visitas mediadas panorâmicas para a educação ambiental." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2015. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3038.

Full text
Abstract:
Submitted by Marta Toyoda (1144061@mackenzie.br) on 2017-01-18T14:19:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Maria Luiza Carlette Jungers.pdf: 5323642 bytes, checksum: 735768ea5e44126769ced9a17b0755a5 (MD5)
Approved for entry into archive by Aline Amarante (1146629@mackenzie.br) on 2017-02-07T18:38:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Maria Luiza Carlette Jungers.pdf: 5323642 bytes, checksum: 735768ea5e44126769ced9a17b0755a5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-07T18:38:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Maria Luiza Carlette Jungers.pdf: 5323642 bytes, checksum: 735768ea5e44126769ced9a17b0755a5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-08-31
Fundo Mackenzie de Pesquisa
Environmental awareness is an indispensable condition in educational work focused on the care related to the environment and indispensable in the formation of citizens for an environmentally sustainable society. Starting from the assumption that the Inhotim Institute offers the community art and environmental education activities, the research aimed to: know the origin and history of the Inhotim Institute and analyze the contributions of the mediated panoramic visits conducted by environmental and art educators of the Institute, aimed at visitors regarding to environmental awareness. The Institute houses a contemporary art museum and a botanical collection of rare beauty, where actions as well as cultural, artistic and environmental education activities are developed, which offer the community at large, students and teachers a rich space in non-formal teaching-learning related to the environment. Its founder Bernardo de Mello Paz completely transformed his private property, where was in an intense highly polluting mining work, in a cultural space for contemporary art in the midst of unspoiled nature. He demonstrated thus be possible to revitalize the cultural and natural heritage of an area that was previously degraded by man. It was established by the discourse of the interviewed visitors that the work of the environmental educators is carried out with responsibility and respect for others, highlighting interdisciplinary. Regarding mediated environmental education visits, it was evident, that program provides to visitors - students, teachers and the general public - fun and educational experiences that can collaborate with the teaching-learning process, and thus achieve the environmental awareness.
A conscientização ambiental é condição indispensável num trabalho educativo voltado para os cuidados em relação ao meio ambiente. Indispensável também na formação de cidadãos para uma sociedade ambientalmente sustentável. Partindo-se do pressuposto de que o Instituto Inhotim oferece à comunidade em geral atividades culturais artísticas e de educação ambiental, a pesquisa teve por objetivos: conhecer a origem e o histórico dessa instituição e analisar as contribuições das visitas mediadas panorâmicas conduzidas por seus educadores ambientais e arte-educadores, voltadas para os visitantes no tocante à sensibilização ambiental. O Instituto Inhotim abriga um museu de arte contemporânea e um acervo botânico de rara beleza. Neles são desenvolvidas ações e projetos educacionais que propiciam um espaço rico em ensino e aprendizagem de caráter não formal relativas ao meio ambiente. Seu idealizador, Bernardo de Mello Paz, transformou completamente sua propriedade particular. Onde antes se realizava um trabalho de mineração altamente poluidor, hoje é um espaço cultural de arte contemporânea em meio a uma natureza preservada. Demonstrou, assim, ser possível revitalizar o patrimônio cultural e natural de uma área que foi anteriormente degradada pelo homem. Foi possível constatar pelo discurso dos visitantes entrevistados que o trabalho dos educadores ambientais é realizado com responsabilidade e respeito ao próximo, destacando-se uma educação interdisciplinar. Com relação às visitas mediadas de educação ambiental, ficou evidente que esse programa propicia aos visitantes – alunos, professores e público em geral – vivências lúdicas e educativas que podem colaborar com o processo de ensino-aprendizagem e assim, alcançar a tão almejada conscientização ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Marques, Jorge. "Segurança ambiental da água: uma prioridade para a actuação policial." Master's thesis, Academia Militar. Direção de Ensino, 2010. http://hdl.handle.net/10400.26/8141.

Full text
Abstract:
O ambiente assume cada vez mais um papel preponderante na qualidade de vida das pessoas pois está directamente relacionado com o Ser Humano. É necessário que as pessoas comecem a sensibilizar-se para a protecção do ambiente e dos poucos recursos que ainda existem, de forma a garantir o futuro das próximas gerações. Em Portugal, a única instituição que reúne as melhores condições para o aparecimento de um serviço com competência e conhecimento para fazer face aos ilícitos ambientais é sem dúvida a GNR/SEPNA e como tal, surge oficialmente em 2006, o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente, designado SEPNA. Este trabalho pretende não só alertar para a temática da água, para as consequências da acção do Homem no que se respeita à contínua poluição da água, bem como verificar o trabalho desenvolvido por parte do SEPNA no que toca à fiscalização da água. Este trabalho apresenta uma introdução na qual são levantadas hipóteses Depois apresenta-se a I Parte na qual se faz um enquadramento teórico da água a nível internacional e nacional, e uma abordagem à actuação da GNR/SEPNA e à sua composição e organização. Numa segunda Parte – II Parte é feito um trabalho de campo, através da realização de entrevistas e aplicação de questionários com o objectivo de verificar as hipóteses levantadas. Deste trabalho de campo pode-se concluir que a água é uma prioridade para actuação policial, que está cada vez mais a ganhar peso na tomada de decisão dos altos cargos político. Este trabalho permite-nos também concluir que com a criação do SEPNA/GNR, a tarefa de preservação, fiscalização e repressão de qualquer ilícito contra água é feita de uma forma mais rápida e eficaz. O SEPNA apresenta condições únicas para justificar a sua existência no futuro e vem assumindo para além do papel repressivo (de qualquer policia), um papel importantíssimo no que toca à sensibilização e educação ambiental.
Abstract The environment takes on an increasingly significant role in people's quality of life, and it is directly related to the human being, so it is extremely important that people begin to raise awareness for environmental protection and the few resources that will survive the human activity. In Portugal, the only institution that brings together the best conditions for the emergence of a service with competence and knowledge to tackle illicit environmental a ctions is undoubtedly the GNR, and so it appears officially in 2006, as the Service of Protection of the Nature and Environment, designated SEPNA. This issue aims to not only draw attention to the theme of water, to the possible consequences of its pollution but also check what has been done by the SEPNA with regard to supervision of water. Therefore this issue presents an introduction in which some assumptions are raised. Later it introduces Part I where it is done a theoretical framework of the water at a international and national level, and an approach to the action of the GNR and to its composition and organization. In Part II is done a fieldwork, through interviews and questionn aires with the aim of verifying the assumptions raised in the Introduction. This fieldwork led us to the conclusion that the creation of SEPNA is an asset for GNR. This service presents unique conditions to justify its existence in the future. It takes, apart from the repressive role (of any police), a vital role in raising en vironmental awareness and education.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Azevedo, Paulo. "O desempenho do serviço de protecção da natureza e do ambiente (SEPNA) no concelho de Bragança." Master's thesis, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação, 2011. http://hdl.handle.net/10198/5097.

Full text
Abstract:
A criação de uma força especializada para a protecção da natureza e do ambiente na Guarda Nacional Republicana (GNR) deu início a uma nova etapa no combate às agressões ambientais em Portugal, fruto essencialmente das condições operacionais que essa força policial apresenta, o panorama ambiental adquirindo assim a presença efectiva nunca antes visto de uma força dotada de meios humanos e materiais vocacionados para por termo às agressões ambientais no território nacional. Assim torna-se pertinente estudar a actuação que vem sendo feita por parte dessa força, o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), no concelho de Bragança. Visto este tema ser demasiado abrangente, formulou-se o seguinte problema: “o SEPNA tem vindo a corresponder às expectativas da população residente nas freguesias rurais do concelho de Bragança, quanto à sensibilização, à prevenção e à fiscalização ambiental?”. Com o presente trabalho pretende-se analisar estes três pontos tidos como chaves na actuação de qualquer força policial. A recolha de dados para a prossecução dos objectivos propostos teve como base a análise documental relativa à criação do SEPNA e à sua forma de actuação, passando ainda pela realização de um conjunto de inquéritos por questionário a habitantes das freguesias rurais do concelho de Bragança. Após o tratamento dos dados, concluiu-se que o SEPNA tem realizado um importante trabalho nas freguesias rurais do concelho de Bragança a nível da fiscalização, da prevenção e da sensibilização na matéria ambiental. No entanto, ainda são apresentadas algumas lacunas nessa actuação, pois os cidadãos referem que o SEPNA pode melhorar o seu desempenho, para isso terá de dispor de mais meios humanos e materiais e deverá apostar mais na formação dos elementos que compõem esse serviço. Os cidadãos inquiridos referiram ainda que o SEPNA deve direccionar as acções de sensibilização na matéria ambiental para as comunidades e para as escolas. Com a informação recolhida foi possível obter conclusões sobre o tema em questão e efectuar um conjunto de recomendações que podem ser aplicadas na melhoria do serviço do SEPNA da GNR. The establishment of a specialized force for the protection of nature and the environment in the Guarda Nacional Republicana (GNR) initiated a new stage in the fight against environmental stresses in Portugal, due essentially operating conditions shows that the police force, the environmental outlook acquiring so the actual presence never seen before, from a force with the human and material resources devoted to an end to environmental insults in the country. Thus it is pertinent to study the action that is being done by this force, the Office for the Protection of Nature and the Environment (OPNE) in the municipality of Bragança. Since this subject is too broad, formulated the following problem: "Has the OPNE been meeting the expectations of the resident population in the rural districts of the municipality of Bragança, on the environmental, prevention and inspection awareness?”. The present work aims to analyze these three points taken as key in the performance of any police force. The data collection for the pursuit of its goals was based on analysis of documents concerning the establishment of OPNE and its form of action, passed through the realization of a set of questionnaire surveys to residents of the rural districts of the municipality of Bragança. After processing the data, we concluded that the OPNE has done an important work on the inspection, prevention and awareness in environmental matters in the rural districts of the municipality of Bragança. However, still are presented some loopholes in this act, because citizens report that the OPNE can improve their performance, for this they have to have more human and material resources and should focus more on the formation of the elements that make up this service. The people surveyed also mentioned that the OPNE should direct the actions of environmental awareness in the communities and schools. With the information collected could draw conclusions on the subject in question and make a set of recommendations that can be applied to improving the service OPNE of the GNR.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cargnin, Ana Beatriz. "Sensibilização socioambiental com as obras cinematográficas de Don Bluth." reponame:Repositório Institucional da UNISUL, 2016. http://www.riuni.unisul.br/handle/12345/3170.

Full text
Abstract:
It is unfortunate that there is still a fragmented view of the Arts and Sciences, especially as regards, for example, the Environmental Education. I wish, with this work, to cooperate to reduce, in part, the existing dichotomy between Art/Science and Human/Nature, dialoguing with the films of Don Bluth. I set the following objectives for this study: to recognize and systematize sensitizer elements, as well as provide subsidies for the use of animations for the educational process in Environmental Education, from the interpretation of the perception of students in two productions of Don Bluth. The definition for the use of Bluth¿s work was given because his productions possess unique characteristics that differ from those of his competitors, and whose theme can provide environmental reflections, beginning with the fact that their characters are, in most cases, animal anthropomorphic forms. For the construction of the theoretical framework, I have relied on authors in the field of Education/Environmental Education and/or Social Sciences. The research, based on qualitative fundamentals of phenomenological descriptive kind, has as its perspective Merleau-Ponty¿s phenomenology of perception.The demarcation of the films to be used in the research was given by a timeline study produced with the filmography of Don Bluth Productions: his first animation, ¿A Ratinha Valente (1982), and an animation of the 90s: "Chantecler, O Rei do Rock" (1991).The two films were shown to a group of 20 students of the School of Basic Education Stanislau Gaidzinski Filho (Capivari de Baixo - SC), to understand how these students are affected (or not) for such animations.For the search of information, the two film screenings were recorded by shooting and observation forms, and groups of conversation with students. The dialogues were transcribed and interpreted in the light of awareness in four levels: audiovisual aspects; impressions of the film; relation between children and the movies; relationswith the Environmental Education. After this process, the films were also analyzed and were selected the scenes or situations in which I consider the existence or potential sensitizer elements in Environmental Education. Among the results, the research allows us to understand various aspects of perception of children about the educational process with films in the classroom, such as: the clarity that the animation film is employed from well-defined objectives; a thought-provoking work that aims an critical, transformative and emancipatory Environmental Education in order to contribute to the formation of subjects as transforming agents of their reality; preparation/creation/adaptation of physical spaces compatible with the needs of children by ensuring a pleasant and comfortable environment for participants; the necessary reflection on what are "values" and its importance;the need for the/teacher/to be aware of the potential offered by the animation film for environmental education. The use of this feature also requires consistent and careful planning of the lesson, the theoretical-methodological and epistemological force about sensitizer process that is aimed to uncover. But above all, with the attentive and careful look of those who seek a strong and loving education.
Submitted by Jovina Laurentino Raimundo (jovina.raimundo@unisul.br) on 2017-10-23T16:15:55Z No. of bitstreams: 1 112652_Ana.pdf: 5210447 bytes, checksum: 13f3b5f5bf5976a5e1829374b8afcdc6 (MD5)
Approved for entry into archive by Fabiane dos Santos (fabiane.santos3@unisul.br) on 2017-10-23T16:42:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 112652_Ana.pdf: 5210447 bytes, checksum: 13f3b5f5bf5976a5e1829374b8afcdc6 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-10-23T16:42:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 112652_Ana.pdf: 5210447 bytes, checksum: 13f3b5f5bf5976a5e1829374b8afcdc6 (MD5) Previous issue date: 2016-06-29
É lamentável que ainda exista uma visão fragmentada entre as Artes e as Ciências, principalmente no que se refere, por exemplo, à Educação Ambiental. Desejo com este trabalho cooperar para reduzir, em parte, a dicotomia existente entre Arte/Ciência e Homem/Natureza, dialogando com as obras cinematográficas de Don Bluth. Estabeleci como objetivos para este estudo: reconhecer e sistematizar elementos sensibilizadores, bem como fornecer subsídios para a utilização de animações para o processo educativo em Educação Ambiental, a partir da interpretação da percepção de estudantes a duas produções de Don Bluth. A definição pela utilização das obras de Bluth deu-se em virtude de suas produções possuírem características peculiares que as diferem das de seus concorrentes, e cuja temática pode proporcionar reflexões socioambientais, a começar pelo fato de suas personagens serem, na maioria das vezes, animais de formas antropomórficas. Para a construção do referencial teórico-metodológico, apoiei-me em autores do campo da Educação/Educação Ambiental e/ou Ciências Sociais. A pesquisa, pautada em fundamentos qualitativos de caráter descritivo fenomenológico, tem como perspectiva a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty. A delimitação dos longas-metragens, a serem utilizados na pesquisa, deu-se por um estudo da linha do tempo produzida com a filmografia das produções de Don Bluth: a primeira animação dele, ¿A Ratinha Valente¿ (1982), e uma animação da década de 90: ¿Chantecler, o Rei do Rock¿ (1991). Os dois filmes foram exibidos a um grupo de 20 alunos da Escola Municipal de Educação Básica Stanislau Gaidzinski Filho (Capivari de Baixo ¿ SC), para compreender como esses estudantes são afetados (ou não) por tais animações. Para a busca de informações, as duas exibições de filmes foram registradas através de filmagem e fichas de observação, além de ¿rodas¿ de conversa com os alunos. Os diálogos foram transcritos e interpretados à luz da percepção em quatro níveis: aspectos audiovisuais; impressões sobre o filme; relação das crianças com os filmes; relações com a Educação Ambiental. Após esse processo, também foram analisados os filmes e selecionadas as cenas e/ou situações nas quais considero a existência ou potencialidade de elementos sensibilizadores em Educação Ambiental. Dentre os resultados, a pesquisa permitiu compreender vários aspectos da percepção das crianças acerca do processo educativo com filmes em sala de aula, tais como: da clareza de que o cinema de animação seja empregado a partir de objetivos bem definidos; de um trabalho instigante que objetive uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória com vistas a contribuir com a formação dos sujeitos como agentes transformadores de sua realidade; da preparação/criação/adaptação de espaços físicos compatíveis com as necessidades das crianças, garantindo um ambiente agradável e confortável aos participantes; da necessária reflexão acerca do que são ¿valores¿ e sua importância; da necessidade de o/a professor/a estar atento às potencialidades oferecidas pelo cinema de animação para a educação ambiental. A utilização desse recurso requer ainda o planejamento consistente e criterioso da aula, o vigor teórico-metodológico e epistemológico acerca do processo sensibilizador que se almeja desvelar. Mas, sobretudo, com o olhar atento e cuidadoso de quem busca uma formação vigorosa e amorosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Schunck, Dulcinéia Schuck. "Arte e natureza: uma experiência de sensibilização ambiental por meio da arte." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2006. http://repositorio.unb.br/handle/10482/7486.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2006.
Submitted by Patrícia Nunes da Silva (patricia@bce.unb.br) on 2011-04-25T19:36:49Z No. of bitstreams: 1 2006_Dulcineia Schuck Schunck.pdf: 7818680 bytes, checksum: db951346d606ef15cad0405498dedfa0 (MD5)
Approved for entry into archive by Patrícia Nunes da Silva(patricia@bce.unb.br) on 2011-04-25T19:38:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2006_Dulcineia Schuck Schunck.pdf: 7818680 bytes, checksum: db951346d606ef15cad0405498dedfa0 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-04-25T19:38:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006_Dulcineia Schuck Schunck.pdf: 7818680 bytes, checksum: db951346d606ef15cad0405498dedfa0 (MD5)
Arte e Natureza: uma experiência de sensibilização ambiental por meio da arte trata de uma viagem no tempo, que apresenta visões de natureza e representações artísticas em diferentes contextos culturais, fazendo-as emergir e atualizar-se no imaginário das pessoas que participaram da experiência prática de sensibilização ambiental. Um retorno ao passado é necessário para um entendimento mais amplo de nossas interações com a natureza hoje. Não se trata, porém, de uma historiografia da arte. A expressão visual é suporte para estudos de cunho ambientalista, no qual o tempo de longa duração e o tempo de curta duração conectam-se e entrecruzam suas significações. O diálogo proposto entre arte e natureza, teoria e prática, passado e presente, universalidade e subjetividade, palavra e imagem, pontua o processo vivo da investigação heurística, evidenciando que a arte é um meio transversal de sensibilização e diálogo, apropriado à Educação Ambiental. A experiência descrita serve de referência teórica e prática para educadores e profissionais que pretendem desenvolver caminhos criativos nesse âmbito da pesquisa educativa. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Art and Nature: an experiment of environmental sensitivity by means of art encompasses a journey through time, which presents visions of nature and artistic representation in different cultural contexts, making them emerge and keeping them up-todate in the imagination of the people who took part in the practical experiment of environmental sensitivity. A reference to the past is necessary for a wide-ranging understanding of our present interactions with nature. Nevertheless, this work does not represent a historic study of art. The visual expression becomes a support for environmental studies, in which there is a connection between both long and short duration and an interaction between their meanings. The proposed dialog between art and nature, theory and practice, past and present, universality and subjectivity, word and image, stresses the living process of heuristic investigation, highlighting that art is a transversal mean of sensitivity and dialog suitable for Environmental Education. The described experiment serves as both theoretical and practical reference to teachers and professionals who intend to develop creative ways within the ambit of educative research. _________________________________________________________________________________________ RÉSÚME
Art et Nature: une expérience de sensibilisation ambientale à travers l'art traite d'un voyage dans le temps, qui présente des visions de la nature et des représentations artistiques dans des différents contextes culturels, en les faisant émerger et s'actualiser dans l'imaginaire des gens qui ont participé à l'éxperience pratique de sensibilisation ambientale. Il faut faire un retour au passé pour avoir une compréension plus ample de notres interactions avec la nature aujourd'hui. Il ne s'agit pas, pourtant, d'une historiografie de l'art. L'éxpression visuelle est un support pour les études de caractère ambientale auquel le temps de longue duration et le temps de courte duration se connectent et entrecroisent ses significations. Le dialogue proposé entre art et nature, théorie et pratique, passé et présent, universalité et subjectivité, parole et image, ponctue un procès vivant d'investigation heuristique, qui démontre que l'art est un moyen transversal de sensibilisation et dialogue, approprié à l'Éducation Ambientale. L'éxperience décrite sert comme référence théorique et pratique pour les éducateurs et profissionels qui ont l'intention de développer des chemins créatifs dans le champs de la recherche éducatif.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Sensibilização ambiental"

1

Rocha de Souza, Moniele. Educação musical e educação ambiental: uma proposta de ensino de música para a sensibilização ambiental. Editora CRV, 2018. http://dx.doi.org/10.24824/978854442520.6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cavalcante, Vitor Hugo Gomes Lacerda, Laisa Pontes da Silva, Francilayra Adelina da Silva Roseno, Islane Vitoria Santos da Costa, Maria Eduarda Ferreira da Silva, Alexander Fernando Ribeiro da Silva, and Liliane Alcântara Araújo. #Fique em casa e cuide da natureza: um guia de atividades promotoras para a educação ambiental. IFPI, 2021. http://dx.doi.org/10.51361/978-65-86592-16-0.

Full text
Abstract:
Com a pandemia do Coronavírus, a tradição de aulas presenciais foram modificadas, proporcionando assim uma nova chance diante dessa problemática mundial, para desenvolver soluções e atitudes que visem proporcionar uma continuidade de experiências, mesmo que em home office, para que por meio destas haja sensibilização, mediante possíveis reflexões para hábitos sustentáveis e os seus impactos na qualidade ambiental. Esse projeto digital interativo tem como objetivo principal produzir e divulgar o conhecimento específico da área de preservação ambiental marinha para educadores e alunos do ensino de educação básica, com ênfase no combate e prevenção do Covid-19. Espera-se que você embarque nessa aventura de recursos e atividades lúdicas com caráter educacional diante dos problemas decorrentes do isolamento social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Sensibilização ambiental"

1

Abreu, Eulane Rys Rufino, Antonia Santos Rodrigues, Dayvid Rafael Araújo Mendes, Daniele Muniz Dos Reis, and Osiel Cesar da Trindade Junior. "DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS: SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL." In Enfoque Interdisciplinar na Educação Ambiental, 66–69. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed8421905066.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

RAFAEL DE OLIVEIRA BRITO, WELLISON, and DIANA NUNES DE OLIVEIRA. "JARDIM DIGITAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO MÉDIO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.324.

Full text
Abstract:
O BRASIL É UM PAÍS RICO EM BIODIVERSIDADE, PORÉM SOFRE COM A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E UMA FORMA DE MINIMIZAR ISSO É COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PARA ISSO, É NECESSÁRIO INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO DESDE AS SÉRIES INICIAIS. PENSANDO NESSAS QUESTÕES O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO ESTREITAR AS RELAÇÕES ENTRE A COMUNIDADE ACADÊMICA E A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZANDO FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM JARDIM DIGITAL, BASEADO NO JARDIM DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO NA CIDADE DE MANAUS/AM. PARA ISSO FOI REALIZADO O LEVANTAMENTO DAS ESPÉCIES VEGETAIS ENCONTRADAS NA ESCOLA, ONDE FORAM RELACIONADAS ATRAVÉS DE UM QR CODE AO DOMÍNIO DIGITAL DA ESCOLA PARA ACESSO AS INFORMAÇÕES. O ESTUDO INTEGROU A COMUNIDADE ESCOLAR PROMOVENDO A SENSIBILIZAÇÃO E APROXIMAÇÃO DA COMUNIDADE A NATUREZA, BEM COMO RESSIGNIFICOU O AMBIENTE COM UMA VISÃO DIDÁTICA, PRINCIPALMENTE QUANTO AO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE PRÁTICAS ESCOLARES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

CATHARINE DOS ANJOS SANTOS, HEVELY, and ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO. "JOGO DO MANGUEZAL: UMA FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.329.

Full text
Abstract:
MESMO TENDO UMA GRANDE IMPORTÂNCIA AMBIENTAL O MANGUEZAL É UM ECOSSISTEMA QUE VEM SENDO CADA VEZ MAIS DEGRADADO, PORTANTO, É NECESSÁRIO SE TRABALHAR EM SALA DE AULA AS QUESTÕES RELACIONADAS A ESSE AMBIENTE. ACREDITAMOS QUE A MANEIRA MAIS ADEQUADA DE LEVAR ESSAS DISCUSSÕES PARA OS ALUNOS É ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A PARTIR DESSA ASSERTIVA FOI ELABORADO O “JOGO DO MANGUEZAL” QUE OBJETIVA PROMOVER UMA SENSIBILIZAÇÃO ACERCA DA ATUAL SITUAÇÃO DOS MANGUEZAIS, MOSTRANDO COMO AS AÇÕES HUMANAS PREJUDICAM OS SEUS SERES VIVOS, BEM COMO FORNECER INFORMAÇÕES SOBRE A SUA FAUNA, FLORA E FUNÇÃO SOCIOAMBIENTAL. O JOGO CONTÉM UM TABULEIRO E 40 CARTÕES, QUE APRESENTAM PERGUNTAS, INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES. OS JOGOS E BRINCADEIRAS SÃO ELEMENTOS MUITO VALIOSOS NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO, POIS AUXILIAM OS ALUNOS NA APRENDIZAGEM E O PROFESSOR NA TRANSMISSÃO DOS CONTEÚDOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vogel, Felipe Werle, Breno Hädrich Pavão Xavier, Thais Ibeiro Furtado, Paloma da Silva Costa, Geraldo Gabriel Araújo Silva, Michele da Rosa Andrade Zimmermann de Souza, and Elisângela Martha Radmann. "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL: TRATAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS." In Meio Ambiente, Sustentabilidade e Agroecologia 2, 27–37. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2861916044.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dictoro, Vinicius Perez, and Frederico Yuri Hanai. "RELAÇÕES HUMANAS COM A ÁGUA: PERSPECTIVAS PARA NOVAS ABORDAGENS NA SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL." In Enfoque Interdisciplinar na Educação Ambiental, 188–202. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed84219050618.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Persegona, Fernanda Mossanik da Silva. "Turismo e educação ambiental em busca da sensibilização de turistas do litoral paranaense." In Turismo: estratégias, competitividade e comportamento humano, 64–87. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20213-4-p64-87.

Full text
Abstract:
O presente estudo propõe a produzir um material impresso em forma de gibi, e atrelada ao desenvolvimento de atividades educativas, reflexivas, lúdicas e criativas podem ser aplicadas na alta temporada nas cidades do litoral paranaense de: Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Fará parte da campanha de sensibilização dos turistas do litoral do Paraná, quanto à importância da separação do material reciclável do lixo orgânico doméstico, destinação correta dos detritos gerados durante a permanência na areia da praia e nas atividades de lazer nos calçadões a beira mar, além da conservação do ecossistema de restingas e riscos de doenças. Instruir sobre os animais que podem trazer doenças, sendo eles insetos, roedores, aves e animais domésticos. Com esta proposta de educação ambiental para turistas, pode também surtir efeitos positivos na população permanente, através de práticas simples de conservação e atitude consciente, e que a população possa desfrutar de um ambiente agradável e saudável. O intuito da aplicação deste projeto é que venha surtir efeitos a médio e à longo prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Alexandre, Alexandre Oliveira, Beatriz Alves Ribeiro, and Milena Dutra da Silva. "ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS DO SUL DE ALAGOAS, BRASIL: AÇÕES PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL." In Sustentabilidade e meio ambiente: rumos e estratégias para o futuro, 229–42. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.58421041018.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Ana Helena da, Eliana de Jesus Lopes, Maria do Socorro da Silva Batista, and Ciliana Regina Colombo. "Escolas sustentáveis: Sensibilização ambiental com alunos de escola municipal do ensino básico." In Educação no Século XXI - Volume 38 – Meio Ambiente. Editora Poisson, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-168-5.cap.03.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

LUIS FAUSTINO DE SOUSA, JOSÉ, and NARA LÍDIA MENDES ALENCAR. "FEIRA DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA: LETRAMENTO CIENTIFICO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.289.

Full text
Abstract:
A FEIRA DO CONHECIMENTO É UMA ATIVIDADE QUE PODE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI REALIZAR UMA AVALIAÇÃO QUALITATIVA SOBRE A ABORDAGEM DO TEMA POLUIÇÃO AMBIENTAL DURANTE A FEIRA DO CONHECIMENTO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL. DURANTE A FEIRA DO CONHECIMENTO, OCORREU O ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS, QUE FICARAM RESPONSÁVEIS DE CONDUZIR A ABORDAGEM SOBRE POLUIÇÃO AMBIENTAL, POR MEIO DA APRESENTAÇÃO DE CARTAZES E DIÁLOGOS COM OS VISITANTES SOBRE A TEMÁTICA. INICIALMENTE, OS ALUNOS APLICARAM UM QUESTIONÁRIO POR MEIO DE ENTREVISTA COM PESSOAS QUE RESIDIAM PRÓXIMO A COMUNIDADE ESCOLAR. A PARTIR DAS RESPOSTAS DOS ENTREVISTADOS, REALIZOU-SE UMA ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE ALGUMAS ATITUDES IMPORTANTES PARA EVITAR OS FATORES DE POLUIÇÃO. AO FINAL DA FEIRA DO CONHECIMENTO, PERCEBEU-SE ASPECTOS POSITIVOS DA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, TENDO EM VISTA O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, ALÉM DA OBTENÇÃO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

CAMPOS, Milena Míria Nobre, Ione Iolanda Dos SANTOS, Leidiane Leão De OLIVEIRA, and Rodolfo Maduro ALMEIDA. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE - APPs EM IGARAPÉS URBANOS." In As múltiplas visões do meio ambiente e os impactos ambientais, 96–109. Uniedusul, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/524558.1-8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Sensibilização ambiental"

1

Eulane Rys Rufino, Abreu, Rodrigues Antonia Santos, Mendes Dayvid Rafael Araújo, Reis Daniele Muniz Dos, and Junior Osiel Cesar da Trindade. "DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS: SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL." In III Congresso Internacional das Ciências Agrárias- COINTER PDVAgro. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.iiicointerpdvagro.2018.00726.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sarah Dia, Azevedo, Torres ; Leandro Marques, Rodrigues Paulo Rick Soares, Pinheiro Cézar Di Paula Da Silva, and Sandim Débora Prissila Reis. "SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS." In III CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.iiicointerpdvagro.2018.00661.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Almeida, Marcus Vinicius Maluf de, and Simone Gonçalves Sales Assunção. "DESENVOLVENDO HORTAS ESCOLARES: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL." In Anais do Ciclo de Formação Complementar de Professores da Educação Básica: discussão sobre a BNCC na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Recife, Brasil: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/138821.1-6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Antunes, Dhenes Ferreira, and Cícera Natália Figueiredo Leite. "PRATICANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TEMPOS REMOTOS: INOVAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO E APROXIMAÇÃO DA UNIVERSIDADE PARA COM A SOCIEDADE." In I Congresso Brasileiro de Especialidades Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/2648.

Full text
Abstract:
Introdução: O modelo de sociedade em que vivemos hoje é dita como “alienação ecológica”: vivemos desconectados e inconscientes do nosso papel e das consequências de nossas ações dentro do ambiente natural. O isolamento social, provocado pela pandemia do novo coronavírus, pôs uma pausa temporária aos encontros presenciais e hábitos comuns do cotidiano da sociedade como o de ir à universidade ou escola. Acreditamos fortemente no poder da educação como meio de transformação. Uma consciência ambiental crítica não será instaurada espontaneamente, mas sim por meio de programas de educação que estimulem todos (e principalmente os jovens) a refletir sobre as questões que vivemos em relação ao meio ambiente. Objetivo: Objetivo desse estudo foi elaborar práticas de educação ambiental em tempos remotos com alunos matriculados na disciplina de Educação Ambiental da universidade regional do Cariri-URCA para que os mesmos (alunos) promovesse seus conhecimentos para sociedade e se tornem mais reflexivos sobre seu papel como futuros educadores ambientais. Material e Métodos: Para produção das praticas de educação ambiental foram utilizadas ferramentas digitais como Google meet e WhatsApp para as reuniões e interação dos alunos (22 alunos) com o monitor e a professora. Para divulgação das práticas realizadas, foi utilizada a plataforma digital Instagram (rede social). Nessas reuniões foram distribuídas 5 atividades para os alunos. Resultados: As atividades foram: 1º Criar mapa mental sobre educação ambiental através de mini vídeo 1 a 2 minutos; 2º Criar posts sobre reciclagem; 3º Fazer reels visando a reciclagem; 4º Criar mini vídeo 1 a 2 minutos sobre reutilização de resíduos sólidos e o 5º Fazer enquete sobre educação ambiental nos storys. As atividades desenvolvidas foram suporte de papelão para notebook, garrafas de pet composteira, papelão para caixas decorativas, galão de combustível em iluminaria, garrafas de pet em vassouras, garrafas de leite para terrários ornamentais, além de vídeos e posts intitulados em diversas temática sobre educação ambiental. Desse modo, a conta do Instagram (https://instagram.com/educa.ambiental.urca) obteve 19 publicações e 88 seguidores atualmente. Conclusão: Por fim, os resultados foram positivos e apontam o Instagram como uma das ferramentas e plataformas digitais para ensino e divulgação da educação ambiental pelo seu potencial social instrutivo, conscientizador e sensibilizador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tanikawa, Cristina, Hosana de Barros, Camila Alonso Santos, Lauro dos Santos, Antonio Djalma Fagundes da Silva, Acácio Aparecido Teixeira, and Nilza Alzira Batista. "Espaço Mandala UNICAMP: área de vivência, extensão universitária e sensibilização ambiental." In Simpósio de Profissionais da UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/sinteses.v0i7.11273.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vieira, Jacqueline de Castro, Bruna Gandufe Rodrigues Oliveira, Jonathan Mendes De Oliveira Dos Santos, Márcia Gomes Da Silva, Mauricy Melquisedeque Santos De Souza, and Thaís Correia Lourenço. "PROJETO MANGUEZAL: SENSIBILIZAR PARA CONSERVAR." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1726.

Full text
Abstract:
Introdução: O ecossistema manguezal é encontrado em ambientes estuarinos, de transição que necessitam das alterações das marés. Os manguezais são considerados um dos ambientes naturais mais produtivos, além de captadores de carbono. Em São Sebastião, o Projeto Manguezal (Instituto Terra & Mar) promove ações de educação ambiental despertando nos atores debates sobre questões da sociedade, o conhecimento sobre os ambientes costeiros locais e especialmente os manguezais. Objetivos: O Projeto Manguezal tem como objetivo difundir a importância dos manguezais e de sensibilizar a comunidade local para atuar na conservação deste ecossistema. Objetivos Específicos: Promover sensibilização nas escolas do entorno do manguezal; Criar parcerias com as instituições locais para elaborar atividades no ecossistema; Identificar as lideranças locais para colaborarem com as ações educativas. Material e Métodos: Conhecer a realidade da comunidade do entorno do manguezal para promover as ações educativas e as intervenções em parcerias com os parceiros locais. Os materiais que foram utilizados nesta pesquisa foram: caderno de anotações, caneta e a câmera fotográfica digital. Além destes materiais a divulgação das ações sempre é feita pelas redes sociais. Resultados: Desde o ano de 2007, foram realizadas diversas palestras em sala de aula, seguidas de visitas monitoradas apresentando para a comunidade as belezas naturais, os inúmeros serviços ambientais prestados e a necessidade de conhecê-los e conservá-los. Foram promovidas brincadeiras, rodas de conversa, mutirões de limpeza e até plantios de espécies nativas. Foram atendidas 11 escolas, duas universidades, seis associações e inúmeros eventos com a temática em Meio Ambiente. Diretamente 1.285 pessoas assistiram as explanações e participaram de alguma ação na área de remanescentes de manguezal e restinga na Enseada e Canto do Mar. Conclusão: O trabalho de sensibilização do projeto segue com algumas alterações devido a pandemia, mas os moradores, parceiros e membros acreditam que o objetivo final futuramente de criar uma unidade de conservação na área estudada será possível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Gustavo da Cunha Abrahim, Victor Hugo El Hage, Breno de Brito Fontel, Maria Eduarda Visentin, Marcos Bastos Pereira, and Vanessa De Magalhães Ferreira. "STAND UPET PELO BRASIL: AÇÕES DE LIMPEZA DE PRAIAS E REMADAS ECOLÓGICAS COMO FERRAMENTAS DE SENSIBILIZAÇÃO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1732.

Full text
Abstract:
Introdução: Como forma de abordagem lúdica da problemática dos resíduos sólidos na natureza, em especial nos ambientes marinhos, o projeto idealiza sensibilizar os jovens com intuito de mudança de hábitos e pensamentos através de atividades de campo (limpezas de praia com aula, por exemplo) e esporte (remadas em pranchas feitas a partir da reutilização de garrafas pet). Objetivos: Promoção de ações que reaproximem as pessoas da natureza através do esporte, com foco no aproveitamento dos corpos hídricos e na sua necessidade de preservação, além de aproximar o conhecimento teórico do empírico através das conversas e dinâmicas com foco em hábitos sustentáveis em longo prazo. Material e métodos: Limpezas de praia com uso de EPI´s, triagem e coleta seletiva; e remadas ecológicas em pranchas de Stand UP paddle feitas a partir da reutilização de garrafas pet são ações desenvolvidas diretamente no ambiente marinho com potencial de sensibilização e práticas de educação ambiental para com crianças e jovens. Resultados: Estivemos em 7 estados do Brasil, com comunidades sociais variadas – de quilombolas a comunidades indígenas – e em espaços formais e não formais de educação – escolas, institutos e eventos acadêmicos – usando do esporte e da ressignificação de resíduos ferramentas de educação ambiental sobre Cultura Oceânica. Como resultado, foram construídas mais de 10 pranchas e houve o ensinamento da metodologia de confecção delas. Com elas foram realizados mutirões de limpeza de corpos hídricos, praias e ilhas; análises oceanográficas; reintegração social de crianças autistas e jovens infratores; transporte para pescadores; atividades de lazer; além de ações de educação ambiental, como aulas expositivas, teatros, dinâmicas de grupo e minicursos, por exemplo. Conclusão: O projeto mostra algumas possibilidades de ressignificação de resíduos sólidos, fortalecimento da prática de esporte em ambientes naturais, fomento de trabalho cooperativo como forma de combater as problemáticas socioambientais e o fortalecimento da Cultura Oceânica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souza, Márcia Teixeira de, Gleysane de Sousa Silva, Felipe Martins Avelino, and Aracelli de Sousa Leite. "OFICINA SOBRE MATERIAIS RECICLÁVEIS NA I SEMANA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NUMA ESCOLA ESTADUAL PARCEIRA DO PIBID EM FLORIANO-PI." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1736.

Full text
Abstract:
Introdução: A educação ambiental surge frente à necessidade de preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, por isso sua implementação configura em um processo que promove sensibilização de novos saberes para aprender processos sociais mais complexos na formação de uma consciência crítica e cidadã, voltada para proposição e execução de políticas públicas. Portanto, realizou-se a I Semana de Sensibilização Ambiental na escola Estadual CETI Fauzer Bucar, os alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio participaram da oficina de materiais recicláveis. Material e métodos: Atividade foi desenvolvida pelos bolsistas do programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal do Piauí- campus Floriano. As turmas trouxeram materiais de suas casas como: garrafas pet, garrafas de vidros, palitos de picolé, revistas, jornais. Foram até a quadra poliesportiva para participarem de uma palestra. Em seguida, os alunos foram organizados em grupos ficando responsáveis por produzir um tipo de artefato com os materiais. Objetivos: apresentar os resultados de uma oficina sobre materiais recicláveis numa escola da rede estadual de Floriano (PI), com o intuito de sensibilizar os alunos sobre o reaproveitamento dos materiais recicláveis. Resultados: A participação de todos os segmentos que compõem a escola foi satisfatório. Os alunos participaram ativamente da palestra e na confecção dos materiais recicláveis. Portanto o objetivo central do projeto foi alcançado, tendo em vista o envolvimento e colaboração do público alvo. Através da reciclagem proporcionou-se aos discentes da instituição uma motivação para adoção de atitudes sustentáveis no dia a dia, almejando-se a formação e a modificação do atual contexto social catastrófico, por um ambiente ecologicamente preservado. Conclusão: A oficina sobre materiais recicláveis realizada na escola, contribuiu na importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente e a consequente aquisição de renda, por meio dos artefatos confeccionados. Perceptível o interesse e a motivação dos discentes em enriquecer seu conhecimento sobre a temática abordada. Nesta experiência foram construídos ensinamentos e preceitos aos bolsistas e professores, referente a relevância da efetuação de ações sustentáveis no ambiente escolar para a formação de sujeitos críticos e ecologicamente conscientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sousa, Francisca Carleandra Moreira De, Gustavo Silva de Almeida, José Thiago Soares Beserra, Raimundo Alves dos Santos, and Patrícia Maria Martins Nápolis. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS ESCOLAS DE BURITI DOS MONTES E JOSÉ DE FREITAS – PIAUÍ." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1738.

Full text
Abstract:
Introdução: A Educação Ambiental (EA) tem sua relevância no que se refere à sensibilização das pessoas e da sociedade sobre a conservação do meio ambiente e a aquisição de hábitos mais saudáveis no contexto educacional. Objetivos: Os objetivos desse trabalho foram: compreender a abordagem da EA nas Escolas pelos professores de Ciências; identificar as dificuldades enfrentadas pelos docentes na execução da EA e quais os materiais didáticos utilizados durantes as ações de EA. Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de caráter quali-quantitativo. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário no formulário do Google Forms, aplicado a 19 professores de Ciências no mês de Junho de 2021. O questionário abrangeu 13 questões sistemáticas sobre Educação Ambiental na escola, práticas docentes e materiais didáticos. Resultados: Verificou-se que 94,7% dos docentes relataram a importância de se trabalhar a Educação Ambiental não apenas na disciplina de Ciências, mas também em outras como, por exemplo, Português, Matemática e História. Identificou-se que 36,8% apresentam dificuldades em abordar essa temática nas suas disciplinas curriculares. Para esses, a metodologia utilizada é a exposição do conteúdo de forma memorística e cartesiana, sendo necessária a inserção de práticas em que os alunos possam refletir e agir sobre as questões ambientais em seus contextos regionais e locais, contribuindo para a conservação do Meio Ambiente. Notou-se ainda que 79% das escolas pesquisadas dispõem de materiais didáticos, tais como livros e apostilas, para a realização de atividades relacionadas à EA. Conclusão: Ressalta-se, portanto, que a Educação Ambiental nas escolas deve ser vista como um meio pelo qual podemos aproximar os problemas ambientais, fortalecer valores e condutas que contribuam para melhoria da relação entre o ser humano e a natureza. Faz-se necessária uma formação mais holística no intuito de formar indivíduos atuantes com a causa ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Castro, Brenda Sarah Cardoso de, Jesuete Bezerra Pacheco, and Bruno Nunes Lima. "PROPOSTA DE SUSTENTABILIDADE PARA UMA COMUNIDADE OFICIOSA DA CIDADE DE MANAUS-AMAZONAS: UM PLANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL." In II Congresso On-line Internacional de Sustentabilidade. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/2077.

Full text
Abstract:
Introdução: O local estudado é a comunidade Buriti, originária da ocupação irregular desde 2013-2014 em uma área destinada para a construção de prédios populares para as famílias sem teto, pertencente ao programa de habitação do município de Manaus-Amazonas. Objetivos: O estudo teve como objetivo propor um Plano de Educação Ambiental (PEA), calcado na sensibilização para a geração de sustentabilidade, cujo enfoque é a mitigação para os cuidados dos sistemas naturais, a redução de impactos ambientais e o bem-viver. Metodologia: A metodologia foi desenvolvida com as estratégias do Diagnóstico Participativo (DP) e a técnica de construção de um PEA com Matriz de Medidas Mitigadoras (Objetivos, Metas, Diretrizes, Parcerias). Resultados: o DP (histórico da implantação irregular da ocupação de moradias, aspectos físicos, saneamento básico, degradação ambiental, infraestrutura), demonstrou como pontos fracos diagnosticados: a inexistência de inclusão da comunidade nos programas públicos, no caso se entende como Oficiosa; não possui infraestrutura urbana básica (fornecimento de água e energia, coleta de descartes sólidos, pavimentação de vias de acesso); tem problemas de água potável e o tributário fluvial que banha a comunidade está sendo poluído; há progressivo desmatamento gerador de erosão pluvial nas vertentes com deslizamento de material intemperizado sobre as áreas das moradias. Do Prognóstico resultou os encontros comunitários para discussão e aprovação da Matriz de Medidas Mitigadoras, cujas principais ações foram as Oficinas de Educação Ambiental para a sensibilização sustentável. Conclusão: A conclusão é parcial, pois as ações com enfoques sustentáveis do PEA foram aprovadas e implementadas por meio da parceria de estudantes e professores de universidade pública federal, moradores e vizinhança (Condomínio de Classe Média), todavia a pandemia provocou a paralização, mas no tempo de implantação as ações de EA para a sustentabilidade do bem-viver foram exitosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography