To see the other types of publications on this topic, follow the link: Sensibilização ambiental.

Journal articles on the topic 'Sensibilização ambiental'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Sensibilização ambiental.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Souza, Mariana Cristina Cunha. "Educação Ambiental e as trilhas: contextos para a sensibilização ambiental." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 9, no. 2 (December 30, 2014): 239–53. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1807.

Full text
Abstract:
A prática da Educação Ambiental (EA) tem se valorizado cada vez mais, pois auxilia, por exemplo, na construção de valores éticos. O objetivo básico da EA é a sensibilização ambiental para que as pessoas adquiram uma visão crítica e integrada do meio ambiente e das questões ambientais, buscando uma transformação na relação homem-ambiente. Neste sentido, as trilhas ecológicas e/ou interpretativas são adotadas em alguns casos como metodologias elementares no processo de EA e de sensibilização ambiental, pois através do contato das pessoas com o ambiente natural, infere-se que há um despertar para reflexões sobre o meio ambiente e sobre a real dimensão de seus problemas. Logo, este artigo aborda de que forma a EA conjuntamente as trilhas ecológicas e/ou interpretativas se constitui em uma metodologia eficiente e de qualidade quando se trata de educar ambientalmente, influenciando para que as pessoas adquiram uma postura ética e inovadora, sendo sujeitos da conservação e preservação ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Aguiar, Maria Elcilane Prado de, and Quêzia Leandro de Moura Guerreiro. "Projetos de educação ambiental realizados pela Prefeitura Municipal de Santarém (PA) a partir da Lei 9.795/1999." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, no. 6 (July 3, 2018): 333–43. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.006.0031.

Full text
Abstract:
As mudanças ambientais sempre ocorreram; porém, agravaram-se quando o homem descobriu que o fogo podia transformar e modificar o seu entorno, de maneira que se fazem necessárias mudanças urgentes no hábito da sociedade. Portanto, ações de sensibilização se tornaram indispensáveis para a construção de novos valores, atitudes e habilidades sociais sustentáveis. Conforme a Lei Federal nº 9.795/1999, o poder público é um dos responsáveis para promover a educação ambiental. O presente trabalho buscou elencar as ações e práticas de educação ambiental realizadas no município de Santarém pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A pesquisa teve abordagem de caráter quantitativo-qualitativo, a coleta de dados ocorreu por meio de levantamento bibliográfico sobre a temática e pesquisa documental junto a Semed e a Semma. Foram identificados 72 projetos direcionados para a sensibilização ambiental. Os principais métodos de sensibilização registrados nos projetos da Semed foram seminários e atividades lúdicas, seguidos de oficinas e treinamentos. As temáticas mais abordadas foram educação ambiental, resíduos e meio ambiente. Os projetos registrados pela Semma apresentaram como principais métodos de sensibilização as atividades lúdicas, seguidos de reuniões de conscientização e hortas escolares. As temáticas mais abordadas foram as questões ambientais em geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, José Ribamar Neres, and Gilberto Luiz Alves. "Texto literário como instrumento de Educação Ambiental." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 15, no. 7 (December 3, 2020): 33–45. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10572.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo investigar como os textos literários, em variados gêneros, podem servir como instrumento pedagógico de sensibilização ambiental, podendo despertar o interesse de leitores para problemas ambientais que, embora nem sempre façam parte do corpus central da obra literária, são ressaltados pelos autores e podem dar margens para discussões acerca de questões que envolvam o ambiente. O estudo traz como objetos de análise textos escritos em três gêneros: poesia, literatura infantil e crônica, que são estudados sob as perspectivas da Educação Ambiental e da literatura, chegando-se à conclusão de que é possível a utilização de textos literário como instrumento de sensibilização para problemas ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Satler, Ana Paula, Danni Maisa da Silva, Divanilde Guerra, Ramiro Pereira Bisognin, Robson Evaldo Gehlen Bohrer, Marciel Redin, Vanderlei Franck Thies, and Eduardo Canepelle. "SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIA EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO NO NOROESTE GAÚCHO." Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável 9, no. 04 (March 3, 2020): 89–99. http://dx.doi.org/10.21206/rbas.v9i04.8925.

Full text
Abstract:
A educação, especialmente no âmbito ambiental, deve despertar a compreensão, necessidade de comprometimento com o meio para que a sociedade assuma responsabilidades, para enfrentar os desafios ambientais da atualidade. O trabalho teve como objetivo desenvolver ações de Educação Ambiental com associados e colaboradores de uma Cooperativa de Crédito da Região Noroeste do Rio Grande do Sul, a fim de promover a sensibilização ambiental, mudanças no comportamento e atitudes relacionadas ao meio ambiente, bem como realizar uma análise sobre a importância dos aspectos ambientais (reduzir, repensar, reaproveitar, reciclar e recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais) relacionados ao cotidiano dos participantes. O método utilizado foi a realização inicial de uma revisão bibliográfica, aplicação de questionários, adaptados de Prieto (2012), para 272 pessoas, com a realização posterior de ações de Educação Ambiental, norteadas pela Agenda Brasileira 21. Determinou-se que a grande maioria dos participantes possui pouco interesse em assuntos ligados às causas ambientais, e desenvolvem poucas ações ligadas ao meio ambiente. Nas ações de Educação Ambiental foram envolvidas 327 pessoas, onde se buscou mostrar de maneira prática aos participantes de atitudes que podem ser realizadas no cotidiano para a melhoria e preservação do meio ambiente. Portanto, com a execução do trabalho foi possível proporcionar momentos de compreensão, responsabilidades individuais e em conjunto, além da reflexão com um público da Cooperativa de Crédito, buscando assim, a construção de um mundo mais sustentável e cooperativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Adriana Souza, and Nísia Maria París de Medeiros. "Percepção e conscientização ambiental sobre resíduos sólidos no ambiente escolar: respeitando os 5R’s." Geografia Ensino & Pesquisa 23 (October 20, 2019): 8. http://dx.doi.org/10.5902/2236499437041.

Full text
Abstract:
Essa pesquisa buscou identificar e analisar a percepção ambiental dos alunos da E. E. Prof. Paulo Pinheiro de Viveiros, situada na zona norte da cidade de Natal, sobre a problemática e conscientização ambiental de resíduos sólidos a partir da política dos 5R’s. Este trabalho foi realizado em três etapas distintas: levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos (sondagem); aulas expositivas dialógicas (formação); elaboração pelos alunos de ações educativas de sensibilização ambiental. Os resultados demonstraram de forma geral que a percepção dos alunos em relação a essa temática é ingênua e restrita, com conceitos em sua maioria simplista e com base em seus conhecimentos prévios, e que essa percepção reflete em suas práticas ambientais. A formação proporcionou aos alunos conhecimentos para a elaboração de ações educativas de sensibilização ambiental. A elaboração de planos de ações pelos alunos com estratégias de sensibilização junto à comunidade escolar tem por objetivo despertar a consciência ambiental e estimular a participação dos envolvidos, além de propor oficinas e palestras para que educadores e alunos aprendam a reaproveitar e reciclar os resíduos utilizados. Os resultados revelam um caráter dinâmico atrelado aos conceitos ambientais, incentivando o exercício constante de novas formas de ver, sentir e agir sobre o mundo. Portanto, observa-se a importância de se inserir nas disciplinas curriculares a Educação Ambiental como um eixo transversal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gobira, Ari Silva, and Áurea Regina Guimarães Tomasi. "Uma reflexão sobre uma modalidade de educação para sensibilização ambiental." Revista Pedagógica 19, no. 40 (April 27, 2017): 216. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v19i40.3751.

Full text
Abstract:
Diante da complexidade da prática da Educação Ambiental e da diversidade de sujeitos, das mais diversas áreas do conhecimento, que atuam nesse campo, é preciso levantar alguns questionamentos sobre o papel desses educadores e quais são as possibilidades e as colaborações que eles podem proporcionar para o desenvolvimento local dos territórios onde estas são desenvolvidas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi refletir sobre as ações de Educação Ambiental, de modo que possibilite compreender o sentido dessa modalidade de educação, uma vez que não é somente uma atividade do educador formal. O artigo se apoia em uma revisão bibliográfica sobre a temática e a formação de educadores. Assim, esta reflexão parte do seu processo histórico, passando pelas modalidades de Educação Ambiental e finalmente chegando ao processo de formação dos docentes e na forma com as ações são desenvolvidas. Ao longo do texto, buscou-se levantar algumas considerações sobre a forma como a Educação Ambiental é praticada pelos educadores ambientais e o perfil desses educadores, já que a área não pode ser vista somente como um campo dos profissionais da área de Ciências Naturais. Espera-se que este trabalho possa colaborar de alguma forma para a reflexão sobre a prática da Educação Ambiental e para a formação desses sujeitos, pois esse campo encontra-se em constante transformação, no contexto político, econômico ou social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Adailza Guilherme da, Maria José Ramos da Silva, Alian Cássio Pereira Cavalcante, and Belísia Lúcia Moreira Toscano Diniz. "Educação ambiental e a agroecologia: uma prática inovadora no processo educativo no educandario aprendendo a aprender, Bananeiras - PB." Revista Monografias Ambientais 13, no. 13 (February 17, 2014): 2818–27. http://dx.doi.org/10.5902/2236130810702.

Full text
Abstract:
A educação ambiental é o principal instrumento para moldar esta nova forma de ver e de sentir o mundo ao nosso redor. Desta forma objetivou- se trabalhar a educação ambiental e a agroecologia de forma precisa, enfatizando o lixo como um dos principais problemas ambientais da atualidade através da sensibilização dos educandos. O trabalho foi realizado no Educandário Aprendendo a Aprender, na turma do 5º ano do ensino fundamental, consistindo na exposição de aulas teórica, evidenciando o uso de dinâmicas, seguida de práticas com oficinas de reciclagem, e aplicação de questionários semiestruturado. Constatou-se que a educação ambiental e a agroecologia é hoje o instrumento eficaz e necessário para a sensibilização dos educandos, permitindo criar e aplicar formas sustentáveis de interações com a natureza. Esta possibilitou a visualização do nível de conhecimentos dos entrevistados e seu posterior compromisso com os recursos ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Costa, Junior de Souza, and Débora Machado Corrêa. "Sensibilização ambiental por meio de Eco Pontos." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 13, no. 1 (March 30, 2018): 140–55. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2376.

Full text
Abstract:
Quando o lixo eletrônico é inadequadamente destinado, um grande risco ao meio ambiente é ocasionado. Tendo em vista esta problemática, o objetivo deste projeto foi fornecer embasamento teórico para facilitar a implantação de projetos de reciclagem em quaisquer instituições de ensino. Desta forma, incentivando a replicação deste tipo de ação no país e incentivando o principio dos 3 R's (reduzir, reutilizar e reciclar). O estudo se caracterizou de uma abordagem qualitativa, onde foram realizadas consultas bibliográficas e documentais que permitiram a identificação de práticas que devam ser levadas em consideração antes e durante a implantação dos pontos de coleta de lixo na escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mello, Alexandra Freitas de, and Paulo Edelvar Corrêa Peres. "O uso da língua inglesa como ferramenta de ensino e aprendizagem na educação ambiental: uma experiência na Escola Agostinha Dill- Condor, RS." Revista Monografias Ambientais 4, no. 4 (October 11, 2011): 660–71. http://dx.doi.org/10.5902/223613083927.

Full text
Abstract:
Esse documento apresenta alguns resultados obtidos na Monografia de Conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Educação Ambiental, edição realizada em 2008 e 2009 pela Universidade Federal de Santa Maria no Pólo de Panambi/RS. O presente trabalho utilizou a Língua Inglesa como ferramenta de sensibilização e mudanças deatitudes no ensino da educação ambiental com os alunos da Escola Estadual de Ensino MédioAgostinha Dill Condor/RS, utilizando ferramentas lúdicas, jogos e brincadeiras para promovereducação ambiental, bem como verificar o conhecimento experiente na população escolar sobreas questões ambientais. Também realizou atividades com os alunos em língua inglesarelacionadas ao meio ambiente. Para atingir os objetivos propostos, foram realizados estudosbibliográficos, aplicados questionários para verificar o conhecimento prévio dos aprendizes, bemcomo materiais para a sensibilização dos alunos em relação à educação ambiental, como porexemplo, vídeos e textos informativos, jogos e atividades práticas. Os resultados demonstram que a educação ambiental trabalhada no âmbito escolar traz muitos conhecimentos e benefícios necessários aos aprendizes, os quais visam à sustentabilidade do Planeta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bastos, Layanna de Almeida Gomes, Maria Cristina Basilio Crispim da Silva, and Gil Dutra Furtado. "Compostagem de algas arribadas como ferramenta de Educação Ambiental em uma escola pública." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 14, no. 1 (March 30, 2019): 416–38. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2699.

Full text
Abstract:
sexto ano de uma escola pública de Cabedelo-PB utilizando a compostagem de algas arribadas. A análise foi realizada avaliando a percepção ambiental pela aplicação de questionários em dois momentos: no contato inicial e após uma sensibilização ambiental. Essa sensibilização ocorreu de maneiras diferentes nos grupos: teórica (palestra); e prática (compostagem e horta). Foi possível observar que houve uma melhoria na percepção dos problemas ambientais e maior abrangência nos conceitos de Meio Ambiente e EA, especialmente para o grupo que realizou a atividade de forma prática, evidenciando que a compostagem pode ser usada como ferramenta de EA e que seu uso na prática oferece resultados mais substanciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Santos da Paixão, Angélica, Cristina Maria Dacach Fernandez Marchi, and Edvaldo Hilário Dos Santos. "Ritual de dança e gastronomia como viés de educação ambiental numa comunidade negra do município de São Francisco do Conde-Bahia-Brasil." AmbientalMENTEsustentable 23-24, no. 1 (March 30, 2018): 337–47. http://dx.doi.org/10.17979/ams.2017.23-24.1.3388.

Full text
Abstract:
O presente trabalho expõe o resultado das ações da equipe de educação ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, junto aos moradores da Ilha do Paty pertencente a Prefeitura de São Francisco do Conde-BA e ressalta a importância das ações de sensibilização ambiental entre os povos e comunidades tradicionais. Objetiva demonstrar uma experiência no campo da educação ambiental não formal, sugerida pela Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, assim como, na Política Nacional de Educação Ambiental, baseada no tripé, diagnóstico, sensibilização e ações efetivas, num estudo de caráter descritivo, exploratório e bibliográfico, resultando num levantamento de impactos ambientais, seguido de momentos de reflexão e promoção de gestos concretos de reversão dos processos de geradores da degradação, culminando num processo gradativo de auto reconhecimento das atitudes degradadoras em relação ao ambiente local e às diversas possibilidades de minimização dos impactos gerados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Moura, Emanoel Rodrigues, Cristiane Maria Sampaio Forte, and Andréa Pereira Silveira. "Influência de um Projeto Não Governamental na Educação Ambiental Formal e Informal: O Caso do Projeto Algas, Cultivando Sustentabilidade." Conexões - Ciência e Tecnologia 11, no. 4 (December 21, 2017): 37. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v11i4.955.

Full text
Abstract:
Ações de Educação Ambiental formal e informal não são mutuamente excludentes, embora na prática predominem abordagens segregadas. Por isso, nosso objetivo foi saber se um projeto não governamental de atividades sustentáveis e com fundamentos na educação ambiental influencia na sensibilização ambiental de estudantes da escola local. Nossa hipótese é que os alunos da Escola Fortunato Severiano da Costa (Escola B –EB), situada na comunidade de Flecheiras local de desenvolvimento do projeto “Algas: Cultivando Sustentabilidade”, são mais sensíveis a questão ambiental do que a dos alunos da escola Raimundo Nonato Ribeiro (Escola A – EA), situada na sede do município de Trairi-Ceará, onde não existe nenhum projeto com estas qualificações. Selecionamos 35 alunos da EA e 33 alunos da EB, das turmas de 3º ano do ensino médio para este estudo de caso. Utilizamos um questionário com 13 questões objetivas divididas em três tópicos: hábito diário, consumo responsável e conhecimentos ambientais. Diferente do esperado, não registramos uma sensibilização superior dos alunos da EB em relação aos alunos da EA, pois as porcentagens das respostas elencancas nos três tópicos foram semelhantes. Essa semelhança pode i) ser resultado de um trabalho de conscientização escolar superior na EA, visto que 69% dos alunos obtem informações ambientais na EA, em comparação com os 38% da EB e/ou ii) ser reflexo de uma abrangência do projeto algas fora dos limites da comunidade. As duas explicações são plausíveis e devem atuar conjuntamente, resultando em níveis de sensibilização ambiental elevados e semelhantes entre os alunos das duas escolas investigadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Saft, Daniela Mengue, Paulo Edelvar Corrêa Peres, Dionísio Link, and Toshio Nishijima. "Paisagismo no pátio escolar: a arte como instrumento de sensibilização à educação ambiental." Revista Monografias Ambientais 2, no. 2 (March 31, 2011): 285–96. http://dx.doi.org/10.5902/223613082769.

Full text
Abstract:
Atualmente, a maioria das escolas dispõe de pátios reduzidos, praticamente todos cimentados e sem atrativos. Esta proposta teve o objetivo de apresentar, discutir e criar alternativas interdisciplinares que promovessem interações entre meio ambiente, arte, estética e cultura como instrumentos de sensibilização para Educação Ambiental, através da reconstrução do pátio escolar. O trabalho foi realizado na EMEF Maria Ruth Raymundo, Sapiranga/RS. As atividades foram desenvolvidas em oito etapas entre abril e maio de 2010. Os resultados fomentaram discussões, reflexões e ações sobre temas ambientais e demonstraram a importância da arte na sensibilização das questões ambientais, fugindo da linguagem fatalista e ameaçadora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Moitinho, Elicarla Barbosa, Gabriella Moreira Campos, Igor Bruno Machado, Dayane Mayara Figueredo, Icaro Matheus França Mendes, and Ricélia Maria Marinho Sales. "A educação ambiental como instrumento de sensibilização para reutilização de resíduos sólidos." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 12, no. 5 (March 12, 2018): 874. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v12i5.5585.

Full text
Abstract:
A inserção da educação ambiental no recinto escolar tem grande relevância nas mobilizações efetivas para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, objetivou-se desenvolver estratégias de sensibilização para disseminação dos princípios da educação ambiental junto a discentes do ensino médio de uma escola estadual situada em Pombal, Paraíba. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em três etapas: a observação não participante; a realização de rodas de conversas com elementos estruturados visando à quantificação; e a inserção de atividades de reutilização de resíduos sólidos, objetivando iniciar um processo de sensibilização dos estudantes a partir da prática. Os resultados da análise revelaram que a Educação Ambiental no ambiente escolar se dá de maneira sucinta, contribuindo com uma lacuna que dificulta a compreensão de integração entre a natureza e a sociedade, ressaltando apenas a ideia de que as questões ambientais resumem-se apenas às noções do conservadorismo e da natureza como algo intocável, desenraizando a responsabilidade de cada indivíduo na construção de uma identidade planetária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Baracho, Nicoler, and Grace Soares Costa. "ANÁLISE DA SENSIBILIZAÇÃO DO JORNALISMO AMBIENTAL EM RIO GRANDE DO NORTE." Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação 3, no. 2 (May 1, 2019): 172–88. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n2p172.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta alguns dos resultados obtidos no projeto de pesquisa que analisa a qualificação da cobertura jornalística da região sobre meio ambiente e ciência do jornal “Tribuna do Norte” (Natal/RN - http://www.tribunadonorte.com.br/), considerando a periodicidade que estas reportagens são publicadas e os critérios gerais do jornalismo e de seus gêneros científico e ambiental. O objetivo foi avaliar se a imprensa local informou eficientemente o seu público sobre as questões ambientais e suas consequências na região Nordeste. Assim, a partir da avaliação dos resultados, busca-se contribuir com a qualificação do conhecimento e informação que são repassados para o público leitor, de forma que possam tomar decisões esclarecidas sobre a temática. PALAVRAS-CHAVE: Tribuna do Norte; Jornalismo Ambiental; Meio ambiente. ABSTRACT This article presents some of the results obtained in the research project that analyses the qualification of the journalistic coverage in the region about environment and science in the journal “Tribuna do Norte” (Natal/RN - http://www.tribunadonorte.com.br/), considering the periodicity in which these reports are published and the general criteria of journalism and its scientific and environmental genders. The goal was to evaluate if the local press efficiently informed its public about the environmental issues and its consequences in the Northeast region. Thus, from the evaluation of the results, we seek to contribute with the qualification of the knowledge and information that are passed on to the reading public, so that they can make enlightened decisions about the subject. KEYWORDS: Tribuna do Norte; Environmental Journalism; Environment. RESUMEN Este artículo presenta algunos de los resultados obtenidos en el proyecto de pesquisa que estudia la calificación de la cobertura periodística de la región respecto al medio ambiente y ciencia del periódico "Tribuna do Norte" (Natal/RN - http://www.tribunadonorte.com.br/), llevando en cuenta la periodicidad en que estos repostajes son publicados y los criterios generales del periodismo y sus géneros cientifico y ambiental. El objetivo fue lo de evaluar si la imprenta local le informó a su publico de modo efectivo las cuestiones ambientales y sus consecuencias en la región Noreste. Así siendo, a partir de la evaluación de los resultados, se busca contribuir con la calificación del conocimiento y información que son repasados al público lector, de forma que puedan tomar decisiones aclaradas sobre el tema. PALABRAS CLAVE: Tribuna do Norte; Periodismo Ambiental; Medio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Fernandes, Karoline Matos, and Maria Inês Gasparetto Higuchi. "Parques verdes urbanos: espaços de sensibilização ambiental e bem-estar social." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 8, no. 4 (September 15, 2017): 23–36. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2017.004.0003.

Full text
Abstract:
Os Parques Verdes Urbanos são espaços destinados à proteção do ambiente natural e bem-estar psicossocial para a população de grandes cidades. Diante dessas funções, esse estudo de caráter qualitativo, investigou os tipos de usos sociais e a percepção ambiental de frequentadores de um Parque Verde Urbano (PVU), na cidade de Manaus-AM. Participaram da pesquisa 30 adultos, a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas logo após a visita ao parque. Os resultados apontam que as pessoas se deslocam para este espaço em busca de contato com a natureza, bem-estar e lazer. O estudo mostra que as percepções ambientais dos visitantes sobre o PVU evidenciam aspectos relacionados à sua atratividade, sentimentos de prazer e valorização da natureza além de despertar pensamentos relacionados à conservação da natureza. Constatou-se que a percepção ambiental dos visitantes incorpora de forma contundente aspectos ambientais que levam ao bem-estar e estes aspectos socioambientais dão suporte ao caráter de importância do PVU. Dessa forma, os espaços se configuram como instrumentos de sensibilização das pessoas para a proteção da natureza e espaços sociais de socialização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Lopes, Marília de Oliveira. "Sabão artesanal no espaço escolar como ferramenta de sensibilização ambiental." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 16, no. 1 (February 7, 2021): 450–71. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11040.

Full text
Abstract:
Problemas ambientais e suas consequências estão interligados e influenciam todas as esferas do meio biológico e do nosso cotidiano, sendo um dos assuntos mais abordados dentro da disciplina de Biologia em que o uso de novas abordagem na maneira de trabalhar Educação Ambiental é justificável, pois é assunto urgente e necessário devido a degradação ambiental que o planeta vem sofrendo. Muito mais do que ensinar conceitos, é preciso tornar o aluno um participante efetivo e ativo na prática de conservação do meio ambiente. Diante do exposto, o presente estudo avaliou o engajamento de alunos do Ensino Médio, de uma escola pública no interior do estado do Rio de Janeiro, sobre a problemática ambiental, a partir da vivência prática na produção de sabão reciclado de óleo de cozinha usado, em que os alunos foram os protagonistas de cada etapa da sequência didática, inclusive na coleta do óleo, que rendeu uma enorme quantidade de produto arrecadado. A metodologia contou com uma sequência didática desenvolvida no decorrer do ano letivo, contando ainda com palestras, pesquisas, produção de material expositivo e aplicação de questionário. Este último, sendo aplicado antes e após as intervenções, permitindo verificação quantitativa com respostas comparadas através de análise estatística. Foi possível constatar como positiva a participação dos alunos, observando-se uma postura diferenciada destes diante do objeto de estudo, interesse durante palestras de sensibilização e pensamento crítico perante as descobertas dos impactos negativos do homem no ambiente natural, reforçando a potencialidade desse método para aumentar a sensibilização ambiental nos adolescentes, bem como reforçar o propósito da escola de educar para a cidadania. A proposta mostrou-se uma alternativa viável, adaptável ao cronograma escolar e de amplo alcance. Concluindo-se, ainda, que a sequência didática utilizada é passível de ser replicada em outras escolas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Silva, Fabrícia Souza Da, Lindalva Sâmela Jacaúna De Oliveira, Augusto Fachín Terán, and Aílton Cavalcante Machado. "PRÁTICAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 8, no. 2 (June 5, 2020): 438–54. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v8i2.10006.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa aborda uma experiência durante o curso de Educação Ambiental, disciplina oferecida pelo curso de graduação em Pedagogia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Os objetivos foram analisar em que medida as práticas de sensibilização ambiental propostas contribuíram para a formação profissional dos acadêmicos em relação às problemáticas socioambientais na sociedade contemporânea e identificar se o contato dos discentes com o meio natural despertou a formação de um sujeito mais sensível ambientalmente. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, tendo como participantes 60 alunos do 5º período e o professor da disciplina. As técnicas utilizadas na coleta de dados foram a observação participante e a entrevista estruturada. O embasamento teórico está fundamentado em Brasil (1988, 1999, 2002, 2012), Alencar e Barbosa (2018), Tristão (2008), Maturana (1998), entre outros. De acordo com os resultados alcançados, as práticas de sensibilização ambiental realizadas, mostram um efeito positivo na formação do pedagogo, os quais adquiriram conhecimentos acerca das práticas e valores ambientais, tais como: responsabilidade individual, cooperação e cuidados com o meio natural. Portanto, por meio das ações e práticas de educação ambiental é possível incentivar esses indivíduos a pensar coletivamente e não apenas como indivíduos, entendendo as questões presentes no cotidiano de maneira contextualizada e crítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Oliveira, Adriana Paiva de, and Rosana Pereira da Silva. "PERCEPÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DE EDUCADORES DE UMA CRECHE MUNICIPAL LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ - MT." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 4, no. 2 (October 9, 2015): 273. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v4e22015273-291.

Full text
Abstract:
Os graves problemas ambientais da atualidade, e, a falta de sensibilização por parte das pessoas sobre as questões ambientais mostram a necessidade da criação de condições para transformações comportamentais e culturais, gerando assim uma nova forma de desenvolvimento para a sociedade, o qual a participação dos educadores é de suma importância. Frente ao exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos educadores de uma creche do município de Cuiabá, a respeito da importância da educação ambiental no ambiente escolar infantil. Inicialmente foi feita a aplicação de um questionário investigativo constituído de dez questões objetivas, e posteriormente, promoveu-se a sensibilização dos educadores sobre a importância da educação ambiental por meio de uma palestra, com o intuito de estimular os professores a elaborarem projetos educacionais relacionados à educação ambiental na unidade de ensino infantil em estudo. Os resultados indicaram que apesar dos educadores reconhecerem a importância da prática da educação ambiental no ambiente escolar infantil, a aplicação desta temática tem sido feita com pouca freqüência e sem incentivo dos órgãos gestores. Neste contexto, a capacitação dos professores da educação infantil é de grande relevância a fim de que os educandos sejam estimulados e compreendam o papel de transformadores do mundo em que estão inseridos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Fernandes, Maria Emanuele Bastos, Deisi Beatriz Barcik, and Allan Paul Krelling. "Arte lixo mar: uma poética de sensibilização sobre o lixo marinho." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 16, no. 2 (March 9, 2021): 191–211. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11244.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como fator inicial a sensibilização sobre a problemática do lixo marinho e considera a Educação Ambiental como uma prática transversal, utilizou-se ainda, como poética e como ferramenta de Educação Ambiental, a construção e a exposição de esculturas feitas com lixo marinho. As esculturas produzidas entre outubro de 2018 e junho de 2019 foram expostas na cidade de Paranaguá (PR), em quatro ocasiões e lugares distintos do ano de 2019. Uma coleta de relatos e impressões sobre as exposições identificou o potencial de sensibilização dos visitantes sobre a problemática do lixo marinho, contribuindo para a promoção da Educação Ambiental não-formal. Cerca de 151 relatos foram analisados e concluiu-se que a exposição gerou sensibilização sobre o tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Costa, Bruna, and Walter Martin Widmer. "Colecionando lixo." Metodologias e Aprendizado 4 (January 2, 2021): 82–88. http://dx.doi.org/10.21166/metapre.v1i.1465.

Full text
Abstract:
O lixo no mar é um problema crescente e mundial, que causa impactos sociais, econômicos e ambientais. Debates sobre o lixo no mar são importantes para a sensibilização das pessoas. Nesse sentido esta pesquisa objetiva relatar resultados preliminares sobre a elaboração de coleção didático-científica de lixo no mar, como uma ferramenta de educação ambiental marinha e costeira. A montagem da coleção se deu por meio de coletas de macrolixo encontrados nas praias do município de Governador Celso Ramos (SC), entre 2019 e 2020, durante atividade de monitoramento ambiental. Os itens foram selecionados, lavados, secos e identificados de acordo com sua composição e origem mais provável, para serem acondicionados em potes transparentes e rotulados. Após montagem da coleção, foi realizada sua exposição na Escola do Meio Ambiente do município. A coleção poderá auxiliar nas ações de educação ambiental da prefeitura, visando a sensibilização ambiental dos alunos da rede municipal de ensino e também dos pescadores e usuários das praias, dois atores relevantes da geração de lixo marinho nesse município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Farias Junior, Artur Alves. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OCUPAÇÃO DE ESPAÇOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 11 (December 8, 2021): 1845–59. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i11.3475.

Full text
Abstract:
RESUMO: Instituições de Ensino possuem papel fundamental ao longo da história por sua transmissão do conhecimento científico, sendo este, em maior parte, de sua própria produção. Nessa perspectiva, acredita-se que através da educação, a sensibilização para as pautas ambientais seja despertada e disseminada. Embora desempenhe papel de destaque nessa busca, a educação como instrumento solo não chegará ao objetivo e para além de atividades de educação ambiental, é necessário naturalizar espaços integradores sociais à sustentabilidade no dia a dia das instituições. Deste modo, o presente artigo trata da importância da sensibilização para essa temática, bem como sua relevância como instrumento de construção fornecendo uma proposta de espaço integrador social à sustentabilidade para a comunidade do Campus Aracaju, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Esta proposta, além de possibilitar uma maior sensibilização para a agenda ambiental na comunidade, chama atenção para mais diálogo acerca dessa temática, já que mudanças no layout de espaços, tornando-os mais integradores, contribuem, inclusive, para o desempenho de estudantes e ainda para sua percepção enquanto sujeito ante os outros e a si mesmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Senna, Mary Lúcia Gomes Silveira de, and Ana Julyah Gonçalves Valtuille. "A Educação Ambiental como instrumento de sensibilização para os gestores da hotelaria." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 15, no. 1 (February 24, 2020): 360–78. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9702.

Full text
Abstract:
A capital Palmas concentra hoje um grande número de hotéis. Se por um lado aumenta a geração de renda e emprego, por outro gera também a preocupação em relação à geração de impactos ambientais na região. Desta forma, esse trabalho propôs por meio de ações de Educação Ambiental, capacitar os gestores hoteleiros sobre a ABNT NBR 1540, para que se torne uma hotelaria com selo sustentável. Ao longo do estudo realizado percebeu-se que não houve, a princípio, interesse por parte dos proprietários e gerentes em realizar a ação educativa. Mas após mudar-se a estratégia por visitas in loco, os representantes hoteleiros visitados se mostraram interessados, mas justificaram a dificuldade em investir neste segmento ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Santana, Maria Luciémilly Pereira, Washington Marcelo Avelino Menezes, Eduardo Victor Ferreira de Andrade, Gilmar Álvaro de Aquino, Maria Beatriz Santos Lins, Weverton Williams Silva Costa, Gabriela Gomes Ramos, et al. "A importância das áreas verdes no ambiente escolar para desenvolvimento da sensibilização ambiental." Conjecturas 21, no. 4 (October 8, 2021): 30–44. http://dx.doi.org/10.53660/conj-159-304.

Full text
Abstract:
O presente trabalho foi realizado em um ambiente escolar, com intuito de avaliar a percepção da gestão escolar sobre áreas verdes através de um questionário aplicado em duas cidades diferen-tes, sendo elas a Escola Estadual Odete Bonfim, localizada na cidade de Maribondo - Alagoas, e Campus de Engenharias e Ciências Agrarias, localizado no Município de Rio Largo – Alagoas. As análises após as pesquisas sobre percepção ambiental demostraram um índice de aproximadamente 70% de conhecimento ambiental dos alunos. Com base nas respostas dos alunos sobre conhecimento ambiental, observou-se carência na educação ambiental; 73,9% de alunos não tiveram aula sobre meio ambiente; apenas 2,1% dos alunos conhecem e visitaram uma área protegida; 15,2% nunca visitou e 82,6% não possuem conhecimento algum desses espaços e sua importância. Pode-se concluir que, referente aos alunos de ensino médio, concluiu-se que o co-nhecimento sobre educação deve ser aprimorado em sala de aula, embora projetos de recicla-gem de lixo e jardinagem existam na escola, visto que, se faz necessário que o aluno entenda na teoria o que estará vivenciando na prática junto com a turma. A percepção ambiental no que tange educação básica necessita de reparos, e devem ser aplicadas unidas a aulas teóricas e práticas, que possibilitem ao aluno o entendimento de realizar projetos, sendo de coleta ou diversos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Schwalm, Fernanda, and José Vicente Lima Robaina. "A ABORDAGEM ECOPEDAGÓGICA PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477 11, no. 3 (December 14, 2020): 201. http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1387.

Full text
Abstract:
O presente artigo consiste no relato de uma experiência pedagógica realizada em uma escola de Educação Infantil, na cidade de Porto Alegre/RS. O projeto seguiu os princípios da Ecopedagogia como modelo pedagógico para a sensibilização ambiental e para a sustentabilidade socioambiental. Utilizando material didático e fundamentos estéticos que abordaram conceitos, atitudes e valores pertinentes ao propósito da Educação Ambiental, a proposta buscou possibilitar novas vivências sensoriais relacionando o ensino de Ciências, a Educação Ambiental e a alfabetização científica na primeira infância, através de experiências que envolvem a experimentação artística e científica. A metodologia consistiu em montar um projeto de trabalho a partir de um tema gerador que surgiu a partir do interesse das crianças: a transformação da natureza. A ideia central foi envolver os alunos no processo criativo e na construção dos conhecimentos com significados reais, a partir das atividades realizadas. O objetivo principal do trabalho consistiu na promoção de vivências e na formação de valores contextualizados com o cotidiano dos educandos, tendo como elemento norteador a sensibilização ambiental para construção da cidadania sustentável. Ao longo do projeto foi possível observar que as atividades ao ar livre foram as que causaram maior entusiasmo e curiosidade entre os alunos. Aprovando assim, as ideias da Ecopedagogia que sugerem o maior contato possível com os elementos da natureza durante a primeira infância para o e desenvolvimento da interpretação de mundo conforme os principios éticos da sustentabilidade social e ambiental. O objetivo do trabalho não foi mensurar o nível de aprendizagem das crianças após a realização do projeto. No entanto, pretende-se relatar atividades e seus percursos metodológicos para que possam ser aplicadas na educação infantil. Facilitando as práticas de Educação Ambiental nas escolas, para que novas relações de pertencimento ao meio e respeito pela natureza possam ser criadas desde os primeiros anos de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Luciane Blum Vestena, Carla, and Leandro Redin Vestena. "Análise da percepção e das práticas de Educação Ambiental em escolas de Curitiba/PR: subsídio à sensibilização socioambiental." Ateliê Geográfico 11, no. 1 (June 5, 2017): 87. http://dx.doi.org/10.5216/ag.v11i1.34226.

Full text
Abstract:
ResumoEsse artigo apresenta a percepção de alunos de quarto e quinto ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas, situadas próximas ao rio Belém, na cidade de Curitiba, Estado do Paraná sobre os problemas socioambientais e as práticas de Educação Ambiental desenvolvidas em suas escolas. Realizou-se uma entrevista, contendo três perguntas semiabertas e uma pergunta em que a resposta deveria ser na forma de um desenho. Conclui-se que a percepção dos alunos dos quartos anos é menos elaborada, em relação ao dos alunos de quintos anos. Os alunos apresentam pouco conhecimento dos problemas ambientais, apesar da grande maioria conhecer o rio Belém, embora alguns desconheçam o seu nome. A prática de Educação Ambiental é de caráter intraescolares, sendo relacionada aos conteúdos de animais e plantas, aos rios e a observação da natureza. As metodologias empregadas pelos professores na Educação Ambiental não estão alcançando seus objetivos propostos.Palavras-chave: Percepção ambiental; Educação Ambiental; alunos. AbstractThis paper presents the perception of fourth and fifth year students at state and private elementary schools located close to the River Belém in Curitiba-PR, Brazil, with regard to socio-environmental problems and environmental education practices undertaken in their schools. They were interviewed using three half-open questions and a fourth question to be answered in the form of a drawing. Results show that perception of fourth year students was lower than that of fifth year students. The students showed little knowledge of environmental problems, despite the majority of them knowing River Belém, although some of them do not know its name. Environmental Education at the schools is intramural and involves such subject matter as animals, plants, rivers and nature observation. The methodology used by teachers to provide environmental education is not reaching the proposed objective.Keywords: Environmental Perception; Environmental Education; Students. ResumenEn este artículo se muestra la percepción de alumnos de cuarto y quinto grado de las escuelas primarias, tanto públicas como privadas, ubicadas cerca del río Belém, en la ciudad de Curitiba, Estado de Paraná en cuanto a los problemas socio-ambientales. Además, se investigó la percepción de los mismos sobre las actividades de Educación Ambiental desarrolladas en sus escuelas. Se les ha realizado una entrevista con tres preguntas semi-abiertas y una en la que la respuesta debe ser en la forma de un dibujo. Se concluye que la percepción (conocimiento) de los estudiantes de las salas de cuarto grado es menos elaborado en relación con los alumnos quinto grado. Los estudiantes presentan poco conocimiento de los problemas ambientales, a pesar que la mayoría conoce el río Belém, aunque algunos desconocen su nombre. La mayoría de las actividades de Educación Ambiental son de carácter intraescolar, estando relacionados los contenidos con los animales y las plantas, los ríos y la observación de la naturaleza. Las metodologías empleadas por los docentes de Educación Ambiental no están alcanzando los objetivos propuestos.Palabras clave: Percepción ambiental; Educación Ambiental; estudiantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Fischer, Marta Luciane, Lays Cherobim Parolin, Thalita Bastida Vieira, and Flávia Roberta Amend Garbado. "Bioética Ambiental e Educação Ambiental: levantando a reflexão a partir da percepção." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 12, no. 1 (March 31, 2017): 58–84. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2271.

Full text
Abstract:
A bioética ambiental visa despertar compreensão do certo e errado enquanto condutas ambientais, cuja informação e sensibilização são insuficientes, sendo necessário reeducar. Objetivou-se avaliar a percepção ambiental de população vizinha à Unidades de Conservação, em Morretes, Paraná. Os entrevistados evidenciaram percepção positiva das áreas verdes, sendo a possibilidade de exploração ecoturística e visão antropocêntrica mais evidente na área rural, enquanto na urbana predominou a ética biocêntrica; perceberam pouca degradação ambiental e relacionaram os animais silvestres à sua função ecológica, indicando poucos malefícios, atribuindo sujeira aos mamíferos e transmissão de doenças aos insetos. A análise da percepção ambiental possibilita compreender a relação homem/natureza e subsidiar desenvolvimento de projetos e ações em conservação através da educação ambiental e de princípios da bioética ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Tatiana Tereza Ferreira, Sergio Gomes Sergio Gomes da Silva, Francimeire Fernandes Ferreira, and Francielle Fernandes Ferreira. "Construindo sensibilização ambiental com alunos do ensino fundamental em zona de alta produção agrícola." Diversitas Journal 5, no. 2 (April 7, 2020): 775–92. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-814.

Full text
Abstract:
Ações que envolvam mudança de atitude, no contexto de temas ambientais, é um desafio a ser aplicado nos ambientes escolares. Essa pesquisa buscou através da realização de um projeto, em parceria com o Clube Amigos da Terra – CAT, promover o processo de conscientização e sensibilização ambiental, de alunos do ensino fundamental, sobre a correta destinação de resíduos, sua reutilização e outras aplicações, como forma de preservação e defesa do meio ambiente. A pesquisa ocorreu em uma escola municipal da área urbana do município de Sorriso, Mato Grosso. A metodologia baseada no método explicativa/qualitativa, foi feita em fases que incluíram a) apresentação do projeto, b) palestra, c) aplicação do projeto “aprendendo a reciclar”. Na fase final, os alunos puderam ser inseridos no conhecimento sobre os resíduos diários, coleta e separação, compostagem e horta escolar. Os alunos tiveram um processo de crescimento sustentável ao longo da realização do projeto, denotando a importância da aplicabilidade de atividades extras salas, na formação de conceitos da Educação Ambiental. De uma forma geral, a realização do projeto, permitiu o processo de sensibilização ambiental dos envolvidos, o que os torna multiplicadores das ações vividas, denotando a importância da Educação Ambiental, na transformação de novas gerações, para a aplicabilidade da sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Silva, Grazielle Nascimento, Cleice Kelly Sobrinho S. Antos, Maria José Bryanne Araújo Santos, and Taís dos Anjos Santos. "A educação ambiental formal como ferramenta de sensibilização para a coleta seletiva na EMEF Olga Benário, em Aracaju/SE." Revista Sergipana de Educação Ambiental 2, no. 1 (November 8, 2015): 55–77. http://dx.doi.org/10.47401/revisea.v2i1.4444.

Full text
Abstract:
Educação ambiental se constitui numa forma abrangentede ensino, que se propõe atingir diretamente os cidadãos,através de um processo participativo permanente que procuraincutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental.Este trabalho teve como objetivo principal proporcionar conhecimentoe sensibilização a respeito da coleta seletiva, através depráticas de educação ambiental em um ambiente escolar. Paraa aplicação do projeto de Educação Ambiental foi elaborado umconjunto de atividades lúdicas voltados ao tema Coleta Seletiva,o qual foi aplicado em uma turma de 4º ano, composta de 33alunos, do período vespertino. O estudo pode concluir que estetrabalho desenvolveu no alunado, a sensibilidade e a consciência,formando cidadãos multiplicadores da causa ambiental, levando-os ao conhecimento da Coleta Seletiva e sua importânciana manutenção e cuidado com o Meio Ambiente.Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação formal; Sensibilização;Consciência Ambiental
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Carvalho, Simone Leandro Alves, Ana Lúcia da Silva Lima, Márcia Cléia Vilela dos Santos, and Fábio Zanella. "Concepções e práticas para contribuir na sensibilização ambiental." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 5 (December 7, 2010): 9–17. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2010.v5.1712.

Full text
Abstract:
Devido o crescimento acelerado do planeta, o homem ao longo de sua existência, tem deixado marcas da degradação. A escola dentro da Educação Ambiental deve sensibilizar o aluno a buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta. Com objetivo de proporcionar o conhecimento e a sensibilização de educandos, foram desenvolvidas várias atividades sobre educação ambiental. Os educandos conseguiram posicionar-se de maneira crítica e criativa, discutindo com suas famílias e amigos a questão de sensibilização ambiental, levando-os a aderir a essa causa tão nobre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Marques, Silvia Patricia, and Carla Luciane Blum Vestena. "Tríade da sensibilização ambiental: o uso das novas tecnologias aliada à prática de Educação Ambiental e o ensino na geografia." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 11, no. 4 (September 30, 2016): 336–49. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2216.

Full text
Abstract:
Diante dos avanços tecnológicos que temos sido expostos na última década e o crescente consumismo, principalmente nas cidades, surge a necessidade da conscientização, quanto a consequente produção de resíduos sólidos. Porém ao observarmos à prática da educação ambiental desde sua implementação no currículo básico brasileiro, notamos que esta não têm atendido adequadamente a proposta original, limitando-se a projetos isolados. Este ensaio remete a reflexão de uma proposta, ou seja, a tríade da sensibilização. Nosso argumento se baseia no uso das novas tecnologias aliada à prática da Educação Ambiental e o Ensino na Geografia, como elementos integrados para a sensibilização ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Silva, Fabrícia Souza da, Sammya Danielle Florêncio dos Santos, and Augusto Fachín Terán. "O JARDIM ZOOLÓGICO DO CIGS: UM ESPAÇO ESTRATÉGICO PARA DESPERTAR A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL." REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 7, no. 2 (August 1, 2019): 280–92. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.a2019.v7.n2.p280-292.i8724.

Full text
Abstract:
Este estudo é fruto de uma experiência prática, vivenciada durante a disciplina de Educação em Ciências em Espaços Não-Formais, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. Nosso objetivo é destacar a importância do Jardim Zoológico do CIGS na realização de práticas voltadas para a sensibilização ambiental em relação à fauna amazônica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva. Os sujeitos participantes foram oito estudantes de uma turma especial de Mestrado. Na coleta de dados usamos a observação participante e o registro das atividades realizadas pelo professor. Na prática realizada neste espaço, o professor mediador utilizou diferentes recursos presentes no zoológico para trabalhar a sensibilização ambiental com os alunos. Neste sentido, destacamos que o local pesquisado configura-se como um espaço estratégico que visa despertar a sensibilização ambiental, tendo em vista que abriga diversas espécies da fauna amazônica ameaçadas de extinção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Ribeiro, Genésio Tâmara, Maria da Conceição Viana Invenção, and Joana Camila de Santana Oliveira. "Uso do próprio copo como forma de reduzir a utilização de material descartável do restaurante universitário da Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão." Revista Sergipana de Educação Ambiental 6, no. 2 (November 25, 2018): 53–60. http://dx.doi.org/10.47401/revisea.v6i2.10443.

Full text
Abstract:
O copo plástico descartável é um utensílio utilizado pelo setor de prestação de serviços alimentícios como forma de facilitar a manipulação e armazenamento de líquidos. O seu descarte em altas quantidades, como ocorre em muitos restaurantes universitários (RESUNs) que apresentam grande fluxo de usuários no almoço e janta, gera um grande impacto na natureza. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo promover a sensibilização dos usuários do RESUN, campus São Cristóvão, através de campanhas sobre as consequências ambientais e socioeconômicas do uso excessivo de material descartável, como copo plástico. Para tanto, foram realizadas entrevistas com funcionários do RESUN e campanha de sensibilização nesse espaço. Com base nos resultados obtidos foi observado que a campanha de sensibilização para o uso do copo próprio no RESUN foi significativa, pois a parte dos(as) usuários(as) aderiram o uso do seu próprio copo e pretendem continuar trazendo seu copo contribuindo com o meio ambiente. Palavras-chave: Copo Plástico. Educação Ambiental. Sensibilização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

SILVEIRA JÚNIOR, J. B., C. COUTINHO, and R. RUPPENTHAL. "JARDIM ECOLÓGICO: O PAISAGISMO COMO ESTRATÉGIA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL." Revista Conexao UEPG 15, no. 2 (April 29, 2019): 220–25. http://dx.doi.org/10.5212/rev.conexao.v.15.i2.0014.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Gobira, Ari Silva, and Áurea Regina Guimarães Tomasi. "BH Itinerante: reflexão sobre o processo de formação dos educadores para uma sensibilização ambiental." REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental 36, no. 2 (July 20, 2019): 83–104. http://dx.doi.org/10.14295/remea.v36i2.8930.

Full text
Abstract:
Diante da complexidade da prática da Educação Ambiental e da diversidade de sujeitos, das mais diversas áreas do conhecimento, que atuam nesse campo, é preciso levantar alguns questionamentos sobre o papel desses educadores e quais são as possibilidades e colaborações que eles podem proporcionar para o desenvolvimento local dos territórios onde são desenvolvidas. Desta forma, o artigo busca analisar de que maneira as práticas ambientais propostas pelo Projeto Sala Verde estão sendo implementadas pelos sujeitos sociais envolvidos, no sentido de inserir novas maneiras de praticar a Educação Ambiental e colaborar para o processo potencializador do desenvolvimento local. Os resultados desta pesquisa mostram que as ações desses egressos ainda encontram diversos obstáculos em circunstância das oportunidades e do próprio cidadão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Melo, Evanisa Fátima Reginato Quevedo, and Eduardo Pavan Korf. "Percepção e sensibilização ambiental de universitários sobre os impactos ambientais da disposição de resíduos solidos urbanos em Passo Fundo - RS." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 5 (December 8, 2010): 45–54. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2010.v5.1716.

Full text
Abstract:
O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção ambiental de universitários e sensibilizar quanto aos impactos ambientais da disposição de resíduos sólidos urbanos (RSU) em um antigo local de disposição de resíduos de Passo Fundo, RS. Foram entrevistados universitários do curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental da UPF. Os acadêmicos não perceberam o impacto da disposição de RSU, devido à presença de vegetação na área, a qual traz a aparente visão de um ambiente recuperado. A sensibilização dos universitários foi desenvolvida com o entendimento de que a área ainda apresenta passivos ambientais e à saúde humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Gonzaga, Luis Francisco Oliveira Pereira, Michell Pedruzzi Mendes Araújo, and Viviana Borges Corte. "Jogo Superaves: popularizando a ciência e promovendo a sensibilização ambiental." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 16, no. 2 (March 15, 2021): 331–48. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10604.

Full text
Abstract:
O presente artigo traz à tona um jogo de cartas colecionáveis como estratégia para promoção da popularização da ciência e sensibilização ambiental para diversos públicos. Foram catalogadas 112 espécies de aves dentro do Campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo e os dados provenientes desse catálogo deram origem a um jogo didático nomeado “SuperAves”. Durante o desenvolvimento dessa pesquisa foram realizadas oficinas de observação de aves e posteriormente o instrumento didático “Jogo SuperAves” foi utilizado em grupos focais. Como resultado, destacamos a necessidade de produção de mais materiais didáticos que promovam a popularização da ciência e a sensibilização ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Mota, Ronaldo Dias da, Regina De Oliveira Moraes Arruda, Fabricio Bau Dalmas, and Denise Barcelos. "Aplicação do Método VERAH nos Centros de Educação Ambiental do Município de Guarulhos/SP." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 48 (March 30, 2020): 180. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n48p180-188.

Full text
Abstract:
<p>O objetivo desta pesquisa foi a aplicação do método VERAH (V- Vegetação, E- Erosão, R – Resíduos, A - Água, H- Habitação) como uma ferramenta de educação ambiental aos funcionários dos Centros de Educação Ambiental de Guarulhos (CEA/Guarulhos/SP) para desenvolverem o sentido de responsabilidade, conscientização e de sensibilização para conservação, preservação e proteção do meio ambiente. A escolha do método VERAH deu-se por ser empírico e baseado nas observações das intervenções antrópicas em uma área pré-determinada e delimitada. Ele envolve a realização de palestras, treinamentos, atividades externas de campo interativas, nas quais os participantes vivenciaram os conhecimentos adquiridos com a realidade local. A partir destas atividades foram elaborados os diagnósticos ambientais e propuseram-se ações para contribuir com a redução, neutralização e eliminação da degradação ambiental. As etapas desenvolvidas nesta pesquisa possibilitaram uma melhor sensibilização e conscientização dos participantes sobre a degradação ambiental ocasionada pelas ações antrópicas, fato evidenciado pelas visões sistêmicas apresentadas e a compreensão a partir de uma análise integrada dos temas. Houveram também ricas discussões sobre os tipos de ações nas quais os CEA’s podem contribuir para conservação, preservação e proteção do meio ambiente da região onde estão inseridos. Assim, o binômio diagnóstico/proposta comprovou a aplicabilidade do Método VERAH como proposta de Educação Ambiental.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Silva, Keila Camila da, and Yanina Micaela Sammarco. "Relação ser humano e natureza: um desafio ecológico e filosófico." Revista Monografias Ambientais 14, no. 2 (May 19, 2015): 01–12. http://dx.doi.org/10.5902/2236130817398.

Full text
Abstract:
As questões socioambientais tem sido motivo de muitas discussões e reflexões devido à crise ambiental. Diversos estudos demonstram que uma relação mais estreita existente entre ser humano e a natureza vem se perdendo ao longo do passar dos anos. Nesse cenário, torna-se cada vez mais importante estudar as percepções e atitudes ambientais para a construção de uma sociedade, que resgate os valores e o respeito pelo seu ambiente. A educação ambiental surge, neste contexto como uma ferramenta na busca pela sensibilização para tais percepções e atitudes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Oliveira, Mário, and Olga Santos. "A Educação Ambiental no Conhecimento e Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Lis." CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL 13, Especial (July 12, 2018): 359–80. http://dx.doi.org/10.35168/2175-2613.utp.pens_ed.2018.vol13.nespecial.pp359-380.

Full text
Abstract:
A bacia hidrográfica do rio Lis (BHL) localiza-se na região centro litoral de Portugal. Esta bacia hidrográfica, apesar de reduzida em área, apresenta uma vasta uma complexa teia de problemas ambientais. Aos problemas ambientais existentes na BHL, a comunidade tem tentado responder de múltiplas formas, domínio em que a Educação Ambiental tem desempenhado papel de relevo. No presente trabalho faz-se uma breve análise aos temas abordados, metodologia utilizada, apoios conseguidos, entre outros factos relativos a 28 projetos de educação ambiental implementados na BHL entre 1990 e 2017. Faz-se, ainda, uma reflexão sobre os materiais de sensibilização e educação ambiental editados no âmbito dos projetos analisados, bem como sobre um conjunto de iniciativas passíveis de ser incluídas no âmbito da educação não formal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Nunes, Carolina Ramos de Oliveira, Daniella Honorato Mesquita Miller, Thiago Moreira de Rezende Araújo, and Vicente de Paulo Dos Santos de Oliveira. "Sensibilização ambiental de alunos da educação básica do município de Varre-Sai/RJ a partir da avaliação da qualidade da água do Ribeirão Varre-Sai." Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 13, no. 1 (June 27, 2019): 100–117. http://dx.doi.org/10.19180/2177-4560.v13n12019p100-117.

Full text
Abstract:
O Ribeirão Varre-Sai é um importante manancial hídrico para o município de Varre-Sai no estado do Rio de Janeiro. O presente trabalho avaliou a qualidade da água do Ribeirão por meio de parâmetros físico-químicos e microbiológicos, realizou a identificação da percepção ambiental de alunos do município em relação ao Ribeirão Varre-Sai e, por fim, realizou a sensibilização ambiental dos estudantes. As análises físico-químicas e microbiológicas realizadas permitiram constatar que o Ribeirão vem sendo degradado, principalmente pelo lançamento de esgoto doméstico. A identificação da percepção ambiental dos alunos, por meio da utilização de questionário e proposta de desenho, possibilitou o desenvolvimento da atividade de sensibilização ambiental elencando os problemas enfrentados pelo Ribeirão Varre-Sai e propondo ações mitigadoras, por meio de palestra expositiva, conversa informal e confecção de cartazes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Moura, Eduardo Lemos de, Luiz Filipe Alves Cordeiro, Wanderson dos Santos Sousa, Daniele de Castro Pessoa de Melo, and Thiago Vasconcelos Modenesi. "Gerenciamento de resíduos recicláveis do Tribunal de Justiça de Pernambuco: proposição de capacitação dos servidores." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 7, no. 17 (2020): 1637–52. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2020)071738.

Full text
Abstract:
As instituições públicas, com sua representatividade e indutoras de comportamento social, devem contribuir com exemplos de práticas saudáveis de gestão ambiental, minimizando os impactos negativos provenientes de suas atividades. O presente trabalho tem por objetivo realizar o estudo da percepção ambiental do corpo funcional do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) visando à construção de proposições para o aprimoramento da capacitação com o intuito de elevar a sensibilização desses quanto às questões socioambientais implantadas no gerenciamento de resíduos recicláveis. O trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionários direcionados a 167 servidores. Constatou-se como resultados principais que, apesar da gestão sustentável ter obtido resultados positivos, destacou-se o desafio da quebra do paradigma da dicotomia teoria/prática, onde apesar do corpo funcional possuir conhecimentos ambientais, dificuldades foram encontradas, que demandam gestão para aperfeiçoamento na infraestrutura de gerenciamento de resíduos recicláveis e na sensibilização e capacitação dos servidores, visando a uma participação mais efetiva. Diante do exposto, é recomendado rever a infraestrutura implantada, a construção das capacitações, realizando uma educação ambiental contínua, acessível a todos e voltada para despertar o interesse nas práticas saudáveis nas instituições e fomentar o alcance da responsabilidade socioambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Do Espírito Santo, Maria Eduarda Moço, Gabriel Da Glória Menezes, Mayara Terra Machado Coelho, and Vicente De Paulo Santos De Oliveira. "Educação ambiental como instrumento de sensibilização à preservação de nascentes em distritos de Campos dos Goytacazes/RJ." Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense 4, no. 1 (September 16, 2020): 97–126. http://dx.doi.org/10.19180/2447-8180.v4n12020p97-126.

Full text
Abstract:
O município de Campos dos Goytacazes tem como abrangência quatro bacias hidrográficas importantes para abastecimento de água e energia da região. Historicamente, a região sempre foi alvo da atividade expansionista da agricultura, principalmente no setor sucroalcooleiro. Este trabalho propõe realizar educação ambiental para sensibilizar a população local e a comunidade acadêmica das condições ambientais das nascentes de distritos do município. Primeiramente é feito o diagnóstico ambiental das nascentes nos distritos do município por meio de saídas de campo levando em consideração o estado de conservação da cobertura vegetal e da qualidade da água, da qual são realizadas análises físico-químicas e microbiológicas. Os resultados desse diagnóstico são utilizados para educação ambiental, proporcionada mediante apresentações em eventos, palestras e artigos científicos. Conclui-se que ocorreram modificações nas nascentes cuja causa pode ser as influências antrópicas, tendo, assim, a sociedade um papel essencial na preservação das nascentes. As atividades de educação ambiental deste trabalho informam e sensibilizam sobre o estado das nascentes e sobre a necessária recuperação de sua mata ciliar, protegida por lei como área de preservação permanente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Moura, Vanusa Zimmer de, and Eliane Gonçalves dos Santos. "ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DOIS FILMES COMERCIAIS DE ANIMAÇÃO." Vivências 17, no. 33 (June 21, 2021): 195–211. http://dx.doi.org/10.31512/vivencias.v17i33.425.

Full text
Abstract:
É importante discutir sobre Educação Ambiental (EA) nas escolas, por esta ser um espaço de conviver, aprender, compreender e de desenvolver o pensamento crítico dos alunos sobre os cuidados com o meio em que vivemos. Dessa maneira, um caminho para promover a sensibilização pode ser a partir do uso de filmes comerciais que abordam as questões ambientais, contribuindo com as discussões e reflexões sobre a EA. Este trabalho tem como objetivo analisar dois filmes comerciais de animação, buscando identificar que representações de EA estão presentes nesse recurso e verificar como os filmes podem ser usados no Ensino de Ciências para abordar as questões ambientais. Esta é uma pesquisa qualitativa em Educação, na qual buscou-se nos filmes: A Era do Gelo 2 e O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida a presença das questões ambientais, a fim de identificar as três categorias de representação ambiental: naturalista, globalizante e antropocêntrica de análise. Sabemos que é crescente a influência da tecnologia na vida do ser humano, a partir disso é importante pensarmos nas tecnologias de informação e de comunicação como ferramenta a favor do ensino, usando-as como recurso pedagógico. Nesse sentido, o uso de filmes comerciais de animação pode contribuir com o desenvolvimento de diferentes estratégias de EA no ambiente escolar, estimulando novos caminhos para se chegar ao conhecimento, a conscientização, sensibilização e da busca pela mudança de comportamento frente aos problemas ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Buzatto, Laiza, and Cláudia Felin Cerutti Kuhnen. "TRILHAS INTERPRETATIVAS UMA PRÁTICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL." Vivências 16, no. 30 (December 11, 2019): 291–31. http://dx.doi.org/10.31512/vivencias.v16i30.151.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta as temáticas meio ambiente e educação ambiental através do projeto de extensão realizado denominado Trilhas Interpretativas uma prática para a Educação Ambiental, que, versa um novo paradigma conceitual sobre uma importante ferramenta da Educação Ambiental perante o cenário contemporâneo, onde o processo desencadeado a partir da crise ambiental pós revolução industrial, potencializou os desequilíbrios aos ecossistemas, afetando diretamente a perda da biodiversidade da fauna e flora como também indiretamente os sujeitos participes das comunidades e consequentemente as atividades que exercem. A trilha como ferramenta auxilia na sensibilização dos participantes, exercendo o papel norteador dos conceitos ecológicos e de sustentabilidade dos ecossistemas através do sujeito participe, pois o mesmo apresenta uma potencialidade de reflexão sobre a temática vivenciada no local da trilha e dinamiza o conhecimento para outros sujeitos Foram trabalhados a sensibilização por meio do contato com a natureza, através de atividades lúdicas como jogos que auxiliam no entendimento dos participantes mediante aos conceitos abordados durante a trilha, palestras que desenvolvem as definições sobre as temáticas ambientais e de educação ambiental que se atravessam como: meio ambiente, recursos naturais renováveis e não renováveis, fauna, flora e seus habitats, compreensão sobre a biodiversidade e a crise ambiental, extinção e organização do ecossistema. A trilha interpretativa é desenvolvida nos limites da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus de Frederico Westphalen URI-FW, onde se encontra um fragmento de Mata Atlântica, que sofre com algumas alterações antrópicas, mas mesmo assim apresenta uma vasta diversidade de fauna e flora, a trilha atendeu aproximadamente 1000 alunos escolas de Frederico Westphalen e do programa Jovem Aprendiz do SENAC. Dessa forma, qualificar os significados dos espaços da trilha ecológica e estimular o ethos do sujeito mediante suas atitudes e ações ressignifica a amplitude das questões ambientais e a compreensão da dimensão socioambiental no espaço urbano onde a trilha está estruturada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Tussi, Diva Elizete Kersting, and Toshio Nishijima. "Educação ambiental no ensino público formal e a sensibilização para o valor e importância da água." Revista Monografias Ambientais 4, no. 4 (October 11, 2011): 758–72. http://dx.doi.org/10.5902/223613083952.

Full text
Abstract:
Neste trabalho realizou-se a verificação de conhecimentos e práticas ambientais através do Programa de pesquisa-intervenção educativa, dirigida aos alunos da 4ª série do ensino público formal, da Escola Municipal Bom Pastor, no município de Panambi-RS. O estudo visou ampliar a consciência ambiental coletiva quanto ao valor e importância da água, assim como despertar interesse, reflexão e respeito pelo meio ambiente, através da promoção de uma trilha ecológica interpretativa, incentivando a preservação dos recursos naturais, em especial a água. Para tanto, utilizou-se da Educação Ambiental como instrumento principal e estratégico na sensibilização e preparação dos alunos quanto a necessidade do uso comedido e racional da água, salientando-se entre os meios para a sustentabilidade, a coleta da água da chuva. A pesquisa de intervenção educativa constituiu-se de três etapas: a efetivação de questionários sobre o conhecimento ambiental, a realização da trilha de percurso interpretativo com visitação a uma residência contendo um sistema de coleta da água da chuva e a distribuição e plantio de mudas de espécies de árvores nativas na escola. Os resultados obtidos evidenciaram que o estudo proposto contribuiu para qualificar e ampliar a consciência ambiental dos alunos, visto como um processo contínuo e permanente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Carvalho, Aline Beatriz Pacheco, Letícia Orling Camacho Escobar, and Cristina Vargas Cademartori. "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO TURISMO PEDAGÓGICO." Applied Tourism 2, no. 3 (November 29, 2017): 26. http://dx.doi.org/10.14210/at.v2n3.p26-36.

Full text
Abstract:
Atividades como viagens de estudos e visitas guiadas mostram-se efetivas ao despertar a atenção das pessoas para os problemas decorrentes da degradação do meio ambiente. Neste sentido, o turismo pedagógico, integrando educação e conservação da Natureza, parece ser uma estratégia positiva e capaz de contribuir para a transformação do sujeito a partir da sensibilização para as questões ambientais. Considerando este contexto, o trabalho tem como objetivo apresentar algumas propostas educativas resultantes de um projeto de turismo pedagógico que visou incorporar a educação ambiental em suas práticas. As ações ocorreram entre 2014 e 2017 na sede do Centro de Estudos Ambientais Eco-Terrenão, no município de Glorinha, Rio Grande do Sul. O turismo pedagógico pode, de fato, complementar a educação ambiental ao promover a integração do sujeito com a natureza, através do reconhecimento do meio e da percepção ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Do Nascimento, Ladivania Medeiros, Ana Paula Dias Vitorino de Arruda, and Uaine Maria Felix dos Santos. "Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil." REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental 34, no. 1 (May 4, 2017): 24–38. http://dx.doi.org/10.14295/remea.v34i1.6539.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas a Educação Ambiental vem buscando sensibilizar a sociedade para a problemática ambiental, utilizando a interpretação ambiental como instrumento de comunicação. Os jardins botânicos, como áreas que tem como missão a educação, a cultura, o lazer e a conservação do meio ambiente, têm as trilhas ecológicas interpretativas como ferramenta para atingir esse processo de sensibilização. Foram aplicados questionários semiestruturados aos visitantes, após a realização do passeio nas trilhas guiadas e autoguiadas do Jardim Botânico do Recife, com objetivo de avaliar placas, pontos de parada, percurso, didática utilizada pelo monitor e satisfação com relação ao espaço. Foi possível observar que as estratégias didáticas, assim como os equipamentos utilizados nas trilhas, serviram de ferramenta educativa e de sensibilização para a maioria dos visitantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Teixeira, Tabita, Diego Fernando do Nascimento, and Fernanda da Rocha Brando. "Educação Ambiental para surdos - ASJA Verde: oficinas das águas." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 15, no. 1 (February 20, 2020): 261–76. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9358.

Full text
Abstract:
O Projeto “ASJA VERDE” é uma iniciativa de Educação Ambiental que vem sendo realizada desde 2015 com surdos, amigos e intérpretes da Associação de Surdos de Jaú e Região (ASJA), em parceria com o Instituto Pró-Terra, ambos localizados no Município de Jaú/SP. Seu objetivo é o de promover a sensibilização e conscientização socioambiental junto com os surdos. Em 2018, foram realizadas seis “Oficinas das Águas” com um total de 26 horas e 20 participantes entre surdos e ouvintes. Nas oficinas foram trabalhadas e discutidas questões socioambientais relacionadas à água e a gestão compartilhada da água, tendo sido produzido ao final do processo vídeos de sensibilização e conscientização em Libras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Nunes, Ana Paula, Divanilde Guerra, Ramiro Pereira Bisognin, Robson Evaldo Gehlen Bohrer, Marciel Redin, and Patricia Inês Kemper Back. "Sensibilização ambiental de estudantes de uma escola estadual no noroeste do Rio Grande do Sul." RealizAção 7, no. 14 (December 18, 2020): 102–18. http://dx.doi.org/10.30612/realizacao.v7i14.12385.

Full text
Abstract:
Nas escolas, atividades relacionadas à Educação Ambiental auxiliam na formação de cidadãos conscientes, capazes de atuarem na realidade socioambiental atual e comprometidos com o meio ambiente. Desta forma, no presente trabalho objetivou-se promover a sensibilização ambiental, com ênfase no gerenciamento dos resíduos sólidos, em estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Gonçalves Dias em Três Passos/RS. O trabalho foi desenvolvido na referida escola com 15 alunos do 5° ano. A primeira etapa do estudo consistiu na observação visual das condições momentâneas da separação dos resíduos sólidos na escola e determinação da massa dos mesmos. Após, realizou-se a aplicação de um questionário avaliando o conhecimento dos participantes do projeto sobre a reciclagem. Posteriormente procedeu-se a sensibilização ambiental através de palestras, oficinas pedagógicas, vídeos e jogos didáticos e, por fim, fez-se nova avaliação dos temas para atestar a afetividade da sensibilização. Como resultados observou-se que a separação inicial não estava adequada, embora os alunos apresentassem conhecimento teórico sobre a separação. As atividades de sensibilização permitiram elevada motivação e mudanças de atitudes com relação à reciclagem e reuso de materiais. Portando, pode-se concluir que os alunos do 5° ano entenderam que a correta segregação e reciclagem dos resíduos é importante, pois seu descarte inadequado pode reduzir a qualidade do solo, água e ar e, consequentemente, afetar os seres vivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography