Academic literature on the topic 'Separação materna'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Separação materna.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Separação materna"

1

Coelho, Elisabeth Cavalcanti, Maria de Fátima Vilar de Melo, and Glória Maria Monteiro de Carvalho. "DIFICULDADES NA AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O CASO DE UMA IMIGRANTE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS." Caderno de Letras, no. 36 (May 12, 2020): 377–95. http://dx.doi.org/10.15210/cdl.v0i36.17165.

Full text
Abstract:
O presente artigo investiga aspectos da relação de uma brasileira com a língua estrangeira na condição particular de imigrante. Objetiva levantar questões sobre o medo da separação da língua materna, considerando dificuldades e obstáculos no processo de tornar-se falante de uma língua estrangeira. Os construtos teóricos que embasam o texto estão respaldados em autores que consideram a interface entre a linguística e a psicanálise, ao se debruçarem sobre a aquisição de língua estrangeira sem perder de vista a incontestável relação com a língua materna, constitutiva do sujeito. Parte do discurso de Celina, obtido por entrevista semiestruturada via skype, quando fala sobre dificuldades enfrentadas na relação com a língua inglesa. Os resultados revelam a insistência do significante medo no seu discurso, que marca a dificuldade de separação da língua materna, além de contradições, confusão pronominal e predominância de discurso direto. São aspectos que convergem para a indidicação de um retorno da angústia e do medo gerados por separações vividas no processo de aquisição da língua materna e que geram efeitos na relação com a língua estrangeira.Palavras-chave: Língua materna; língua estrangeira; imigrante; medo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Araújo, Mayeve Rochane Gerônimo Leite, and Cristina Maria de Souza Brito Dias. "Papel dos avós: apoio oferecido aos netos antes e após situações de separação/divórcio dos pais." Estudos de Psicologia (Natal) 7, no. 1 (January 2002): 91–101. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2002000100010.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa teve como objetivo averiguar os tipos de apoio oferecidos pelos avós aos netos antes e após situações de separação/divórcio dos pais, bem como a existência ou não de alterações nas formas de apoio. Foram considerados dois tipos de apoio: o emocional e o instrumental, sob a influência das seguintes variáveis: distância geográfica, custódia parental, vinculação materna ou paterna, idade, situação empregatícia e estado civil dos avós. Participaram da mesma 30 avós que não moravam com os netos, antes nem após a separação/divórcio dos pais. O instrumento utilizado foi um questionário contendo itens que atendiam aos objetivos da pesquisa, bem como os dados sócio-demográficos. Os resultados indicaram uma preferência, por parte dos avós, pelas atividades do tipo emocional, notando-se um aumento, em geral, após a separação/divórcio, nas seguintes atividades: dar conselhos, transmitir informações sobre a família, telefonar e uma diminuição na atividade visitar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Schwengber, Daniela Delias de Sousa, and Cesar Augusto Piccinini. "A experiência da maternidade no contexto da depressão materna no final do primeiro ano de vida do bebê." Estudos de Psicologia (Campinas) 22, no. 2 (June 2005): 143–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2005000200004.

Full text
Abstract:
O presente estudo investigou a experiência da maternidade no contexto da depressão materna no final do primeiro ano de vida do bebê. Participaram dezoito díades mãe-bebê, metade das quais com mães com indicadores de depressão e as demais sem esses indicadores, conforme os escores do Inventário Beck de Depressão. A análise de conteúdo de entrevista sobre o desenvolvimento do bebê e a experiência da maternidade mostrou que mães com indicadores de depressão relataram mais insatisfação com o desenvolvimento do bebê, com o desempenho do papel materno e com o apoio recebido do companheiro e de outras pessoas, maior nível de estresse pela separação dos filhos em função do trabalho, pela ocorrência de conflitos familiares e conjugais, por dificuldades no manejo com o bebê e por dificuldades financeiras. Esses achados apontam para a importância de avaliações e intervenções precoces para minimizar os efeitos negativos da depressão materna para a díade mãe-bebê.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dantas, Cristina, Bernardo Jablonski, and Terezinha Féres-Carneiro. "Paternidade: considerações sobre a relação pais-filhos após a separação conjugal." Paidéia (Ribeirão Preto) 14, no. 29 (December 2004): 347–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2004000300010.

Full text
Abstract:
O presente trabalho busca investigar a construção e a manutenção do vínculo afetivo entre pai e filhos após a separação focalizando a questão da paternidade e a da própria formação da identidade masculina, além, é claro, do que se sabe hoje acerca da "paternidade à distância" e de seus efeitos sobre os filhos. Com a família contemporânea em franco processo de reformulação, presenciamos um crescente intercâmbio entre as funções materna e paterna, já que nos dias de hoje tanto os homens quanto as mulheres dividem seu tempo entre o trabalho fora de casa e os cuidados destinados aos filhos. Além disso, o divórcio e, posteriormente, o recasamento dos componentes da família criam uma teia complexa de relacionamentos que necessita ser estudada, principalmente no que diz respeito ao papel a ser exercido pelos homens, como pais separados e sua relação para com seus filhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Zornig, Silvia Abu-Jamra, and Lídia Levy. "Uma criança em busca de uma janela: função materna e trauma." Estilos da Clinica 11, no. 20 (June 1, 2006): 28. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v11i20p28-37.

Full text
Abstract:
Este trabalho pretende refletir sobre a relação entre trauma e função materna, contrapondo uma concepção do trauma enquanto estrutural (Freud) à noção trazida por Winnicott referida ao trauma enquanto uma descontinuidade de cuidados do meio ambiente. O caso clínico de uma criança adotada tardiamente, com uma história de vida inicial marcada por uma relação com uma mãe psicótica e por sua separação, nos ajuda a discutir pressupostos psicanalíticos sobre a importância das relações precoces no processo de construção subjetiva da criança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bossi, Tatiele J., and Cesar Augusto Piccinini. "A Vivência materna do processo de separação-individuação de bebês que frequentavam ou não a creche." Temas em Psicologia 26, no. 4 (2018): 2031–46. http://dx.doi.org/10.9788/tp2018.4-12pt.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Melchioril, Lígia Ebner, and Zélia Maria Mendes Biasoli Alves. "Comportamento de bebês em situações de separação e reencontro com os pais, na rotina diária da creche." Paidéia (Ribeirão Preto) 10, no. 18 (July 2000): 51–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2000000100005.

Full text
Abstract:
Esse trabalho teve por objetivo verificar como é o comportamento dos bebês e adultos no momento de separação e reencontro em uma creche do interior paulista. Os dados foram obtidos através de entrevista semi-estruturada com 21 educadoras de creche, individualmente entrevistadas, sobre cada bebê de 4 a 24 meses sob seus cuidados (n=71) e através da observação gravada em vídeo da situação de separação e reencontro entre pais-bebês. Os dados obtidos foram analisados de forma quantitativa, quantitativa-interpretativa e qualitativa. Os resultados desse estudo parecem indicar que essa amostra de bebês tem uma forte ligação com a figura materna, evidenciada principalmente depois dos oito meses em diante, com possibilidades de ser um apego seguro em função da manifestação de alegria quando as mães retornam e da afetividade demonstrada por elas; isto leva a afirmação de que o fato de o bebê permanecer no ambiente coletivo durante o dia não estaria afetando o seu vínculo afetivo com a mãe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vasconcelos, Maria Gorete Lucena de, Adriana Moraes Leite, and Carmen Gracinda Silvan Scochi. "Significados atribuídos à vivência materna como acompanhante do recém-nascido pré-termo e de baixo peso." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 6, no. 1 (March 2006): 47–57. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292006000100006.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: identificar o significado de ser mãe acompanhante do recém-nascido pré-termo e de baixo peso, em participantes de um grupo de apoio multidisciplinar. MÉTODOS: pesquisa qualitativa, realizada por meio de estudo descritivo e exploratório. O contexto da investigação foi o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, sendo os dados coletados por meio da observação e entrevista gravada com 16 mães acompanhantes, no período de março a dezembro de 2003, seguindo critérios de inclusão até a saturação teórica, em resposta a duas questões norteadoras. Utilizou-se a análise de conteúdo, na modalidade análise temática transversal. RESULTADOS: a idade das mães variou entre 15 e 28 anos e 11 delas já tinham um filho. A partir da percepção materna acerca da experiência vivida, foram identificados quatro temas: o sofrimento pela separação da família e o apoio recebido; o alojamento materno como prisão; a não admissão da possibilidade de alta sem o filho e o alojamento materno enquanto espaço de novas amizades, aconselhamento e conflitos. CONCLUSÕES: o estudo aponta para a necessidade da ação humana de cuidar. O aprendizado coletivo se dá de forma concreta e positiva num contexto formal, podendo servir como subsídio para outras realidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Henriques, Maria do Socorro da Mata Trindade, Ana Rodrigues Falbo, Marisa Amorim Sampaio, Maria Lia Avelar da Fonte, and Deborah Foinquinos Krause. "O exercício da função materna em mães de filhos obesos na perspectiva da psicanálise." Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 18, no. 3 (September 2015): 461–75. http://dx.doi.org/10.1590/1415-4714.2015v18n3p461.4.

Full text
Abstract:
A pesquisa analisou as implicações da relação mãe-bebê na obesidade, sob a perspectiva da teoria psicanalítica, com cinco mães de adolescentes obesos, em Recife-PE, entre setembro e novembro/2013. Realizadas entrevistas individuais, semiestruturadas. Apontam-se impasses no exercício da função materna, criando obstáculos à resolução do processo de alienação-separação, vivência da alternância presença-ausência e reserva do lugar do pai na promoção da lei. Destaca-se a relevância de se considerar a complexa etiologia da obesidade e do seu caráter multifatorial, o que inclui a relação mãe-bebê e suas implicações na obesidade dos filhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Schneebeli, Fernanda Cabral Ferreira, and Maria Cristina Smith Menandro. "Com quem as crianças ficarão?: Representações sociais da guarda dos filhos após a separação conjugal." Psicologia & Sociedade 26, no. 1 (April 2014): 175–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822014000100019.

Full text
Abstract:
No Brasil, na maior parte dos casos, a guarda dos filhos ainda é unilateral e materna, pois se parte do princípio de que é natural que eles sejam criados pelas mães, com o auxílio dos pais. A edição da Lei da Guarda Compartilhada (Lei 11.968/08), contudo, reativou a discussão dessa concepção naturalista. Com base na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, este artigo refere-se a uma pesquisa que buscou averiguar as representações sociais da guarda de filhos no atual contexto. Foram entrevistadas 30 pessoas, habitantes de Vitória/ES, com filhos de até 18 anos incompletos. As respostas foram interpretadas por análise de conteúdo temática. Os resultados indicam preferência pela guarda unilateral e resistência à guarda compartilhada devido à ligação que se faz entre as representações sociais da maternidade e da paternidade com as representações sociais da guarda de filhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Separação materna"

1

SILVA, Matilde Cesiana da. "Estresse por Separação Materna: Estudo do Comportamento Alimentar em Ratos." Universidade Federal de Pernambuco, 2012. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12061.

Full text
Abstract:
Submitted by Lucelia Lucena (lucelia.lucena@ufpe.br) on 2015-03-11T19:05:50Z No. of bitstreams: 2 TESE_DEFINITIVA_MATILDE_CESIANA_DA_SILVA.pdf: 1193415 bytes, checksum: b7deca9ad8a8f1fd01f1f16289544855 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-11T19:05:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TESE_DEFINITIVA_MATILDE_CESIANA_DA_SILVA.pdf: 1193415 bytes, checksum: b7deca9ad8a8f1fd01f1f16289544855 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2012-03-08
FACEPE
Entre os fatores que podem modificar a responsividade do organismo ao estresse, estão experiências que incidem durante o período de rápido desenvolvimento do sistema nervoso. A separação periódica entre mães e filhotes tem sido utilizada como modelo de estresse perinatal. Ratos provenientes desse modelo apresentam na vida adulta elevada responsividade ao estresse e ansiedade, déficits de aprendizado e memória e modificações na expressão de comportamentos. O presente estudo teve como objetivo investigar, em ratos machos e fêmeas, os efeitos da separação materna periódica durante a lactação em diferentes ciclos de luminosidade sobre parâmetros do controle do comportamento alimentar na vida adulta. Foram utilizados ratos da linhagem Wistar provenientes do biotério do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco. A separação entre mães e filhotes foi realizada do 1° ao 14°dia de vida, por seis horas, nos períodos claro ou escuro do ciclo de luminosidade. Na vida adulta aos 180 dias, foram avaliados a Sequência Comportamental de Saciedade, a preferência a macro-nutrientes, resposta a dieta palatável e ao jejum, bem como dosagem de corticosterona sanguínea. Em relação ao consumo alimentar fêmeas separadas no claro foi maior (CF=8.2±0.2 n=10 v.s SCF= 9.9±0.3 n=10, P<0.05) quando comparado com as fêmeas controle. Quando comparamos os gêneros (machos e fêmeas) observamos que as fêmeas apresentou maior consumo alimentar (CF=23.3±0.5, n=10 v.s CM= 18.2 ±0.7, n=10, P<0.001). No teste de preferência alimentar, houve aumento no consumo de proteína (CF= 4.1±0.7, n=8 v.s SCF= 7,1±0.5, n=8, P<0,05), redução de lipídios (CF= 17.7±0.9, n=8 v.s SCF= 13±1.1, n=8, P<0,001) e nenhuma alteração de carboidrato (CF= 15.7±0.7, n=8 v.s SCF= 14.2±0.8, n=8, P>0.05) por fêmeas comparado ao seu controle. Fêmeas de separação materna apresentaram maior ingestão de alimentos palatáveis (CF=15.41±0.43 v.s SCF= 17.71±0.69 P<0.001). Para ratos machos, foi identificado aumento nos níveis de corticosterona apenas para aqueles separados durante o período escuro do ciclo (CM=128,4±13,4, n=8 v.s SEM= 173,9±12,8, n=10, P<0,05). Para fêmeas foi observado maior corticosterona devido a separação materna independente do ciclo de luminosidade (CF=74,6±8, n=8 v.s SCF=142,7±12, n=8, P<0,001; CF=50,5±9,3, n=5 v.s SEF=153,5±8,9, n=9, P<0,001).Neste estudo, observamos algumas diferenças em parâmetros do consumo alimentar entre animais separados de suas mães durante o período claro e escuro. Esses resultados indicam que diferentes fatores envolvidos na interação mãe-filho apresentam influências programadoras distintas sobre o padrão do comportamento alimentar na vida adulta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gehm, Tauane Paula. "Efeitos da separação materna sobre o desenvolvimento de respostas sociais em ratos." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-05022018-150751/.

Full text
Abstract:
A separação materna é um procedimento bastante utilizado com ratos, no qual a prole é privada do contato com a mãe por algumas horas diárias no período anterior ao desmame, observando-se os efeitos sobre o desenvolvimento comportamental e biológico dos filhotes. O objetivo desta tese foi investigar o efeito da separação materna no desenvolvimento de respostas sociais em ratos de ambos os sexos mais especificamente, sobre o brincar social, entre os dias pós-natais 28 e 36; sobre o comportamento sexual, entre a puberdade e a idade adulta; e sobre o comportamento materno, na idade adulta, de fêmeas submetidas à separação materna na infância. Para tanto, os episódios de separação foram conduzidos por 3hs diárias, entre os dias pós-natais 2 e 14, tendo como controle ratos não expostos a esse procedimento. Observou-se que os animais submetidos ao procedimento de separação materna emitiram mais respostas de brincar do que os animais controle. No que se refere ao desenvolvimento sexual, machos submetidos ao procedimento na infância tiveram frequência elevada de respostas de cópula menos efetivas, em detrimento das mais efetivas. Já nas fêmeas, constatou-se um atraso no início da puberdade, além de elas terem se tornado atrativas para machos em idade mais precoce que o grupo controle. Por fim, quando as fêmeas submetidas à separação materna na infância se tornaram mães, suas proles tiveram proporção sexual alterada, com maior número de machos, e índices de mortalidade menores. Ademais, mãe e filhotes foram mais atraídos pelo cheiro do ninho em teste olfativo, em comparação ao grupo controle. Esses resultados sugerem que a separação materna tem efeitos extensos sobre o desenvolvimento de respostas sociais, indicando a necessidade da condução de mais estudos que investiguem os motivos pelos quais esse evento, na infância, leva às alterações observadas
Maternal separation is a frequently used procedure with rats in which the offspring is daily deprived of the contact with the mother during a few hours in the period previous to weaning in order to observe the effects on the behavioral and biological development of the pups. Our aim in this study is to explore the effect of maternal separation on the development of social responses in rats of both sexes, specifically on the social play, between the post-natal days 28 and 26; on the sexual behavior, between puberty and adulthood; and on maternal behavior of females in adulthood that underwent maternal separation during childhood. Therefore, the separation episodes were conducted for 3 hours daily between post-natal days 2 and 14. Rats not exposed to this procedure were used as control. We observed that animals submitted to the maternal separation procedure emitted more play responses than control animals. Regarding sexual development, males submitted to maternal separation had high frequency of less effective copula over more effective copula. The females presented a delay in puberty and became attractive to the males in a more precocious age than the control group. Lastly, when the females submitted to maternal separation became mothers their offspring had altered sexual ratio with a higher number of males and a lower mortality rate. In addition, the mother and her pups were more attracted by the nests odor than the control group in an olfactory test. These results suggest that maternal separation has extensive effects on the development of social responses, indicating the necessity of more studies that investigate why this event in childhood leads to the observed alterations
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Tractenberg, Saulo Gantes. "Efeitos da separação materna nos comportamentos tipo ansiedade em camundongos adultos." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2016. http://hdl.handle.net/10923/8045.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-14T12:30:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000478026-Texto+Parcial-0.pdf: 595 bytes, checksum: d0fbd1a6482abe487fb1f30024b91347 (MD5) Previous issue date: 2016
Introduction: Exposure to early life stress (ELS) has been considered an environmental factor that is able to shape the brain development, leading to negative and long-lasting consequences. It is believed that ELS, in addition to the recognized structural and functional deleterious effects, may be involved in the increase vulnerability to develop specific behavioral phenotype, such as anxiety and stress-responsiveness. Several molecular and neurobiological targets have been investigated and identified as potential mediators of these effects due ELS. Objectives: The present thesis aims to investigate the maternal separation (MS) effects in the development of anxiety-like behaviors in adult mice. Methods: Here, we presented an experimental study with male Balb/c mice separated from the dam during the first two weeks of life for a daily period of 180 min. MS mice were tested in postnatal day (PND) 60 in multiple anxiety tasks and had their performance were compared to non-separated mice. Results: MS affected different anxiety parameters, especially in the Open-field Test and Light Dark Test. We also found MS effects in physiological measures, such as the number of fecal boli produced during the tasks. Additional measures assessed by the anxiety-related tasks, for example, exploration/gathering information and risk assessment behaviors seem to be affected by exposure to early life stressors. Conclusion: Our findings corroborates prior studies suggesting that ELS, through MS paradigm, could be a risk factor for the development of behavioral phenotypes underpinning mental disorders, manly related to anxiety and stress-responsiveness spectrum.
Introdução: A exposição a estressores no início da vida vem sendo considerado um fator ambiental capaz de moldar o desenvolvimento cerebral, levando a consequências negativas e duradouras que se estendem a vida adulta. Acredita-se que o estresse precoce para além de alterações estruturais e funcionais pode estar associado ao aumento da vulnerabilidade para apresentação de fenótipos específicos, como ansiedade e responsividade ao estresse. Diversos mecanismos moleculares e neurobiológicos têm sido investigados e apontados como possíveis mediadores dessas alterações. Objetivo: A presente dissertação objetiva investigar os efeitos da separação materna (SM) no desenvolvimento do fenótipo tipo ansiedade em camundongos adultos. Método: Trata-se de um estudo experimental com camundongos, machos, da linhagem Balb/c, separados precocemente durante as primeiras duas semanas de vida do cuidado mãe por um período diário de 180 minutos. Os animais separados foram testados no dia pós-natal (PND) 60 em uma bateria de tarefas comportamentais relacionadas ao fenótipo de ansiedade e tiveram seu desempenho comparado a animais controle. Resultados: A SM afetou diferentes parâmetros de ansiedade, principalmente nas tarefas de campo aberto (Open-field Test) e teste claro e escuro (Light Dark Test). Também foram encontrados efeitos da SM em medidas fisiológicas, como o número de bolos fecais produzidos durante a realização das tarefas de comportamento tipo ansiedade. Outras medidas avaliadas por essas tarefas como, por exemplo, comportamentos de exploração/coleta de informações e avaliação de risco parecem também sofrer influência da exposição a SM no início da vida. Conclusões: Nossos resultados reforçam alguns achados da literatura que sugerem o estresse precoce, através da SM, como um fator de risco para o desenvolvimento de fenótipos comportamentais subjacentes a transtornos mentais principalmente relacionados ao espectro da ansiedade e responsividade ao estresse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barros, Isabel Chaves. "O impacto da separação mãe/bebé no período pós-parto - perspectiva materna." Bachelor's thesis, [s.n.], 2010. http://hdl.handle.net/10284/1461.

Full text
Abstract:
Monografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau Licenciada em Enfermagem
A separação do bebé de sua mãe, logo após o nascimento, é uma situação que tem uma carga emocional muito forte nos pais, principalmente na mãe, que vivencia todos os acontecimentos na sua plenitude. Neste sentido, surge o trabalho de graduação intitulado: “O Impacto da Separação Mãe/Bebé no Período Pós-Parto, Perspectiva Materna”. Este estudo reportou-se a uma abordagem qualitativa, do tipo fenomenológico, sendo que a colheita de dados, foi efectuada através de uma entrevista semi-estruturada, em que o investigador teve o auxílio de um guião de entrevista e do gravador áudio. O processo de amostragem utilizado foi o não acidental e intencional, sendo que a amostra respeitou os critérios de exclusão (qualquer mãe que por motivos pessoais rejeita-se o uso do gravador áudio como instrumento de registo magnético de dados) e inclusão (o bebé estar internado numa UCINP e ter sido separado da sua mãe imediatamente após o nascimento). Deste modo, a população, foi constituída por nove mães que corresponde à amostra em estudo. A colheita de dados foi realizada no serviço de Obstetrícia de um Hospital da Região Norte, no período de tempo de 16 de Dezembro de 2009 a 24 de Dezembro de 2009 e do 11 ao 14 de Janeiro de 2010. Posteriormente à realização da entrevista analisou-se os dados produzidos pelas utentes e fez-se a transcrição dos mesmos para programas informáticos Excel® (dados quantitativos) e Word® (dados qualitativos). Os resultados obtidos, com o presente estudo foram tratados, através da análise de conteúdo, segundo Bardin (2004). Assim, após a colheita de dados, obtiveram-se discursos individuais que deram resposta aos seguintes objectivos: - Conhecer o impacto da separação, na relação mãe/bebé no período pós-parto, na perspectiva materna; - Identificar os sentimentos maternos aquando da primeira visita ao seu bebé na UCI Neonatais e Pediátricos; - Verificar se existe apoio por parte do marido/acompanhante, à mulher nesta fase da sua vida e de que forma; - Conhecer a reacção do marido/acompanhante da mulher, face à situação de separação com o bebé; - Verificar se a mãe sente apoio, conforto e segurança por parte da Equipe Multidisciplinar e de que forma; - Verificar se a mãe colabora com os Enfermeiros nos cuidados ao seu bebé e de que forma. Como forma de ressalvar os direitos pessoais das entrevistadas, garantiu-se os seguintes princípios éticos: o princípio do respeito à pessoa, o princípio da beneficiência e o princípio da justiça. Através deste trabalho de graduação, pode-se apurar que os dados obtidos com esta investigação foram: sentimentos maternos, face ao impacto da separação mãe/bebé e aquando a primeira visita ao bebé na UCI Neonatais e Pediátricos, papel do marido/companheiro, sentimentos paternos face à separação com o bebé, relação de ajuda e a participação das mães nos cuidados ao bebé.
The separation of the baby from his mother, just after being born, is a situation which carries a very strong emotional charge on the parents, mainly in the mother, who lives the whole process from the beginning. So, this work is called: “The Impact of the Separation Mother/Baby in the After Birth, Mother’s Perspective”. This study reports a qualitative phenomenological approach, in which the collected data came from a semi structured interview where the investigator used an interview guide and an audio recorder. The sampling process was the non accidental one, where the sample respected the excluding criteria (any mother who would, for any personal reason, reject the use of the audio recorder as a magnetic data recorder) and inclusion (the fact that the baby is in a Neonatal and Paediatric Intensive Care Unit and was separated from his mother just after being born). Thus, the population was formed by nine mothers who correspond to the studied sampling. The data were collected in the obstetrics service of a Hospital from the north of Portugal, between December 16, 2009 and December 24, 2009 and also from January 11, 2010 to January 14, 2010. After the interviews took place, the data produced by the using people were studied and they were recorded in the informatic programs Excel® (quantitative) and Word® (qualitative). The final results of this study were treated, by analyzing its content, as told by Bardin (2004). So, after collecting the data, we had individual speeches which answer to the following subjects: - To know the impact of the separation in the relation mother/baby, in the after-birth period, on the mother’s perspective; - Identify the maternal feelings in the first visit to the Neonatal and Paediatric Intensive Care Unit; - Check if there is any support from the husband/companion to the woman in this part of her life and how it is done; - To know the reaction of the husband/companion of the woman in the moment of the separation from the baby; - Check if the mother feels support, comfort and security by the Multidisciplinary Team and how she feels it; - Check if the mother cooperates with the Nurses in the baby cares and how she does it. To protect the personal rights of the interviewed mothers, ethical rights were assured: the respect to the interviewed person, beneficence and justice. With this graduation work, we can conclude that the obtained data were: maternal feelings in the moment of the mother’s separation from the baby and in the first visit to the Neonatal and Paediatric Intensive Care Unit, father’s behaviour, paternal feelings in the separation with the baby; mother helping relation and participation in baby cares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Kawakami, Suzi Emiko [UNIFESP]. "Aspectos neurobiológicos da influência da separação materna na sensibilização comportamental ao etanol." Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012. http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22245.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-12-06T23:45:35Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012
O estresse no inicio da vida aumenta a vulnerabilidade a disturbios psiquiatricos, como depressao e ansiedade, assim como ao abuso de drogas. Um paradigma utilizado para estudar esses efeitos em roedores e a separacao materna longa (SML). Em um estudo previo realizado por nosso grupo, a SML acelerou o desenvolvimento da sensibilizacao comportamental ao efeito estimulante do etanol (EtOH) em femeas e este efeito pode ter sido decorrente de diversas alteracoes, entre elas, hormonais, neuroquimicas e comportamentais. No presente estudo procuramos dissecar essas influencias dos efeitos da SML sobre a sensibilizacao comportamental ao EtOH. Para isso, foram utilizados camundongos machos e femeas, submetidos a SML, que consiste em separar os filhotes de suas maes por 3h/dia do 2º ao 14º dia de vida. O grupo controle foi formado por ninhadas nao manipuladas, exceto para a limpeza das gaiolas-moradia (cuidado padrao de bioterio - CPB). No primeiro experimento, avaliou-se o efeito da SML per se ou apos o tratamento cronico de EtOH na atividade locomotora, nas concentracoes plasmaticas de corticosterona (CORT) e de monoaminas no cortex frontal, estriado e hipocampo, dosadas pelo metodo de ohigh performance liquid chromatographyo (HPLC). Os principais resultados deste experimento mostraram que os machos submetidos a SML e tratados cronicamente com EtOH apresentaram maiores concentracoes de CORT plasmatica e monoaminas hipocampais. Esse ultimo resultado poderia sugerir alteracao do comportamento tipo ansioso, que foi avaliado no Experim ento 2. Assim, os animais CPB e SML foram testados no labirinto em cruz elevado apos a administracao aguda de salina ou de 1,0 ou de 1,25 g/kg de EtOH e os machos SML apresentaram maior comportamento tipoansioso apos a administracao de salina, enquanto que foram mais sensiveis ao efeito ansiolitico do EtOH do que os machos CPB. Outros sistemas envolvidos no processo da sensibilizacao comportamental sao os sistemas opioidergico e do hormonio liberador de corticotrofina (CRH), que foram testados, respectivamente, nos experimentos tres e quatro. Os antagonistas opioidergico (naltrexone) e do receptor 1 do CRH (CRH-R1; CP-154526) diminuiram ou bloquearam a sensibilizacao comportamental dependendo do sexo, sendo que a SML nao modificou este efeito. Concluindo, as concentracoes de CORT e monoaminas foram mais sensiveis aos efeitos da SML, sendo que os machos foram mais influenciados pela manipulacao. A sensibilizacao comportamental nao foi modificada pela SML e o bloqueio da expressao desse fenomeno pelos antagonistas opioidergico e de CRH-R1 ocorreu de maneira sexo-dependente, sendo que os machos foram mais sensiveis ao naltrexone e as femeas ao antagonista de CRH-R1
BV UNIFESP: Teses e dissertações
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Melo, Catia. "A separação materna promove alterações no perfil termorregulatório em ratos Wistar adultos." reponame:Repositório Institucional da UFABC, 2017.

Find full text
Abstract:
Orientadora: Profa. Dra. Maria Camila Almeida
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição, 2017.
Eventos estressantes que ocorrem ao longo da vida são um importante foco nos estudos de doenças psiquiátricas. Para este estudo, utilizou-se a privação materna no início da vida que favorece o aparecimento de comportamentos análogos à depressão, além de alterações no sistema neuroendócrino. A depressão é caracterizada por humor deprimido e pacientes deprimidos apresentam disfunção de mecanismos de refrigeração termorreguladora. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil termorregulatório de ratos Wistar machos adultos submetidos a um modelo de separação materna (SM). Os animais foram submetidos à SM do dia pós-natal 2 ao 14, durante 3 horas por dia. Após 3 meses do nascimento, os animais foram submetidos a testes comportamentais, a um procedimento cirúrgico para colocação de datalogger e, posteriormente, a testes termorregulatórios. Os testes comportamentais demonstraram que os animais SM apresentaram comportamentos relacionados à ansiedade (menor tempo gasto no centro do campo aberto e nos braços abertos do labirinto em cruz elevado) e à depressão (menor motivação observada no maior tempo de imobilidade no teste de natação forçada). Os animais SM apresentaram maior temperatura corporal no período escuro quando comparados aos controles. Além disso, os animais SM apresentaram maior resposta hipertérmica quando expostos ao ambiente de calor e, quando possível selecionar sua temperatura ambiente de preferência, permaneceram por períodos mais longos a temperaturas ambientes mais baixas quando comparados aos controles. Os resultados sugerem que em uma condição de SM, há uma mudança no perfil termorregulatório em ratos. A compreensão dos mecanismos relacionados a essas mudanças é importante para conhecer melhor os sintomas e o tratamento das patologias relacionadas ao estresse.
Stressful lifelong events are an important focus on psychiatric disease studies. For this study, early maternal deprivation was used to induced depression-like behaviors. Depression is characterized by depressed mood and depressed patients have dysfunction of thermoregulatory cooling mechanisms. The objective of this study was to evaluate the thermoregulatory profile of adult male Wistar rats submitted to a maternal separation model (MS). The animals were submitted to MS from postnatal day 2 to 14, for 3 hours per day. After 3 months of birth, the animals were submitted to behavioral tests, a surgical procedure to place a datalogger and, later, to thermoregulatory tests. The behavioral tests showed that SM animals exhibited anxiety-like behaviors (less time spent in the center of open field and in the open arms of the elevated plus maze) and depression (less motivation in the forced swimming test). SM animals presented higher body temperature in the dark period when compared to controls. In addition, SM animals presented a higher hyperthermic response when exposed to the heat environment and, when allowed to select their preferred ambient temperature, they remained for longer periods at lower ambient temperatures when compared to controls. The results suggest that in a condition of MS, there is a change in the thermoregulatory profile in rats. Understanding the mechanisms related to these changes is important to a better comprehension of the symptoms and treatment of stress-related pathologies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Merlo, Suélen. "Neurogênese e plasticidade sináptica no Hipocampo de ratos submetidos à separação materna e enriquecimento ambiental." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17140/tde-17012015-134343/.

Full text
Abstract:
Eventos estressantes durante a infância promovem alterações comportamentais e encefálicas persistentes, aumentando a predisposição para transtornos psiquiátricos. A separação materna tem sido utilizada como modelo de estresse pós-natal. Animais submetidos à separação materna apresentam uma resposta exacerbada do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal ao estresse. Ao contrário, estudos sugerem que o ambiente enriquecido, por aumentar a neurogênese no giro denteado do hipocampo, pode ter efeitos benéficos sobre doenças de distúrbio comportamental. No presente projeto questionamos se o enriquecimento ambiental interfere com as alterações plásticas promovidas pela separação materna no hipocampo de ratos jovens. Utilizamos imunofluorescência, microscopia confocal, microscopia eletrônica e qRT- PCR de amostras coletadas por microdissecção a laser. A separação materna reduziu a neurogênese hipocampal, bem como a expressão de mRNA para os genes Nr3c1, codificador de receptores glicocorticóides, e Htr1a, codificador de receptores serotoninérgicos (5TH-1A). O enriquecimento ambiental reduziu a expressão de Htr1a. Além disso, aumentou a proporção de sinapses sobre espinhos dendríticos, sugerindo maior plasticidade sináptica. O enriquecimento ambiental, nos animais previamente submetidos à separação materna, aumentou a sobrevivência celular e a expressão de Nr3c1, mas não a diferenciação neuronal hipocampal. As alterações promovidas pela separação materna parecem ser persistentes, mas podem ser parcialmente revertidas pelo enriquecimento do ambiente.
Stressful events during childhood promote persistent behavioral and brain changes, increasing the predisposition to psychiatric disorders. The maternal separation has been used as postnatal stress model. Animals subjected to maternal separation exhibit an exaggerated response of the hypothalamus-pituitary-adrenal axis to stress. Instead, studies suggest that environmental enrichment, by increasing neurogenesis in the dentate gyrus of the hippocampus, has beneficial effects on behavioral disorders. In this project, we discuss whether the environmental enrichment interferes with plastic changes promoted by maternal separation in the hippocampus of young rats. We used immunofluorescence, confocal microscopy, electron microscopy and qRT-PCR of samples collected by a laser microdissection system. The maternal separation reduced hippocampal neurogenesis, as well as the mRNA expression for the genes Nr3c1, that codify glycocorticoid receptors, and Htr1a, that codify serotonin receptors (5HT-1A). Environmental enrichment reduced the expression of Htr1a. Furthermore, increases the proportion of synapses on dendritic spines, suggesting greater synaptic plasticity. The environment enrichment of the animals subjected to maternal separation increased cell survival and the expression of Nr3c1 mRNA, but not the neuronal differentiation in the hippocampus. The changes promoted by maternal separation are persistent, however may be partially reversed by the environmental enrichment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Carla S. V. Teixeira de. "Qualidade da vinculação e ansiedade materna de separação nas crianças do pré-escolar." Master's thesis, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, 2003. http://hdl.handle.net/10400.12/741.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
Com este estudo procurou testar-se a utilização de uma medida de avaliação da vinculação com uma base representativa, na população portuguesa, e relacioná-la com uma medida comportamental, bem como analisar a relação existente entre a ansiedade materna de separação e a qualidade da relação de vinculação, em cada uma destas dimensões. Este trabalho teve como amostra vinte e cinco crianças e respectivas mães, com uma média de idades de 40,88 meses e de 32,16 anos, respectivamente. Foi utilizado o Attachment Behavior Q-Set (Waters, 1987) para a avaliação da qualidade da vinculação, a Attachment Story Completion Task (Bretherton & Ridgeway, 1990) para avaliação das representações da qualidade da vinculação e ainda a Maternal Separation Anxiety Scale (Hock, McBride & Gnezda, 1989) na avaliação da ansiedade de separação materna. A análise estatística dos dados foi realizada em três momentos. Inicialmente foi realizada a análise referente aos dados do Attachment Behavior Q-Set, na qual e pela Análise Hierárquica de Clusters, identificámos três grupos de crianças relativamente aos critérios de Segurança e Dependência. Caracterizou-se o Grupo 1 como seguro e independente, o Grupo 2 como inseguro e independente e o Grupo 3 como inseguro e dependente. Seguidamente, procurou-se caracterizar o comportamento destes três grupos em cada uma das Escalas de Posada e Waters (1995) e recorrendo a uma análise de variância, foi possível verificar a existência de diferenças significativas entre os grupos em todas as escalas. O Grupo 1 (seguro e independente) e o Grupo 2 (inseguro e independente) apresentaram valores significativamente superiores ao Grupo 3 (inseguro e dependente) nas escalas de interacção Suave com a Mãe e na Interacção com Outros Adultos. No diz respeito às escalas de Proximidade à Mãe e Contacto Físico com a Mãe, o Grupo 1 (seguro e independente) e o Grupo 3 (inseguro e dependente) apresentaram valores significativamente superiores ao Grupo 2 (inseguro e independente). Num segundo momento, centrámo-nos na análise das narrativas das crianças, com vista à caracterização das suas representações da relação de vinculação, como seguras ou inseguras. Posteriormente, relacionámos estes dois grupos com os critérios de Segurança e de Dependência, e foi possível encontrar diferenças significativas entre os grupos, na dimensão da Segurança e nas escalas de Proximidade à Mãe e na escala de Contacto Físico com a Mãe, onde o Grupo 1 (representações seguras) obteve sempre valores significativamente superiores ao Grupo 2 (representações inseguras). Finalmente., o último momento de análise incidiu sobre os dados relativos à ansiedade materna de separação. Verificou-se a existência de uma correlação significativamente negativa entre a idade de inicio dos cuidados não maternos e sub-escala de Preocupações Acerca da Separação Provocada pelo Emprego, na globalidade da amostra. Em seguida, procurámos compreender de que forma a ansiedade materna de separação se relaciona com os dados da avaliação da vinculação pelo Attachment Behavior Q-Set e também pelo Attachment Story Completion Task, tendo em consideração os grupos previamente formados em cada uma das avaliações. No que respeita aos dados comportamentais, recolhidos pelo Attachment Behavior Q-Set, e recorrendo a uma análise Post Hoc, verificou-se a existência de valores significativamente superiores no Grupo 1 (seguro e independente) em relação aos Grupos 2 (inseguro e independente) e 3 (inseguro e independente), na sub-escala de Preocupações Acerca da Separação Provocada pelo Emprego. Quanto aos grupos formados com base na Attachment Story Completion Task, não se verificaram diferenças significativas em nenhuma das sub-escalas da Maternal Separation Anxiety Scale.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pinheiro, Milena Lobão. "Efeitos da separação materna sobre o comportamento, a imunidade inata e o crescimento tumoral." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-15122008-131700/.

Full text
Abstract:
Um modelo de indução de estresse/ansiedade é a separação materna. Sabe-se, a este respeito, que o desenvolvimento do comportamento emocional normal em mamíferos jovens depende da interação entre a mãe e o filhote. Além disso, eventos estressantes na infância e interrupções no cuidado materno podem levar a efeitos deletérios na resposta imune e na resistência a doenças ao longo da vida. Buscamos neste trabalho estudar os efeitos da separação materna sobre o comportamento, imunidade inata e crescimento tumoral de uma prole de camundongos machos adultos. Nossos resultados mostraram que a separação materna, em camundongos A/J, (1) não produziu alterações robustas no comportamento e em parâmetros hematológicos (antes e após o crescimento tumoral), (2) aumentou a atividade de neutrófilos sanguíneos e macrófagos alveolares (antes e após o crescimento tumoral), (3) aumentou os níveis estriatais de serotonina, seu metabólito 5-HIAA e o turnover de dopamina, (4) diminuiu os níveis séricos de corticosterona e (5) não influenciou a incidência tumoral. Em camundongos C57BL/6, a separação materna produziu um comportamento ansioso e um aumento na atividade de neutrófilos sanguíneos. Tomados em seu conjunto, parece-nos possível afirmar que a separação materna tenha produzido alterações na atividade neuroimune dos animais, modificando, nos mesmos a atividade do eixo HPA e essas alterações foram influenciadas pelas características individuais das linhagens.
Maternal separation is one model of stress/anxiety induction. We know about it that the mammals normal emotional behavior development depends on the interaction between mother and younglet. Beside this, early life stressed events can induce deletery effects in immune response and to illness resistance for all life long. In this work we searched for the maternal separation effects on the behavior, innate immunity and tumor growth in an adult male mice offspring. Our results showed that the maternal separation, in A/J mice (1) had no big effects in the behavior and in the hematological parameters (before and after the tumor growth), (2) increased the neutrophil and alveolar macrophages activity (before and after the tumor growth), (3) increased the serotonin striatum levels, the 5-HIAA metabolite and the dopamine turnover (4) decreased the corticosterone serum levels and (5) had no effects on tumor incidence. In the C57BL/6 mice, the maternal separation induced an anxiety behavior and increased the neutrophil activity. These results suggest that the maternal separation could have produced alterations in neuroimmune activity, modifying the HPA axis activity and these alterations could be influenced by individual strains characteristics.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Menegat, Carla de Barros. "Estratégias lúdicas utilizadas pelas crianças frente à separação materna na entrada da pré-escola." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2006. http://hdl.handle.net/10923/4845.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T19:08:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000348248-Texto+Completo-0.pdf: 840626 bytes, checksum: 9917acec26a3b5d86dd583e4d6b4ed59 (MD5) Previous issue date: 2006
Foram elaborados dois artigos para a composição da dissertação de mestrado. O primeiro, tem como objetivo discutir a ligação entre a relação mãe-filho e a expressão do brincar. A revisão da literatura centra-se, principalmente, nos estudos desenvolvidos por Donald W. Winnicott, pois este autor compreende que a construção do brincar está interligada com a relação mãe e filho. Assim, o brincar inicia a sua expressão na relação com a mãe, mas, ao mesmo tempo, para ele poder, cada vez mais, tornar-se criativo e simbólico a criança precisa tolerar a sua separação da mãe. Evidenciamos, ao longo deste trabalho, a importância que o brincar tem para a criança como um meio de expressão e de elaboração de angústias. São apresentadas algumas pesquisas atuais que investigam e salientam a valorização do uso do brinquedo em situações em que as crianças enfrentam dificuldades. Entretanto, percebemos que ainda há poucos trabalhos com o referencial psicanalítico sobre o brincar além do setting da psicoterapia psicanalítica e da psicanálise com crianças. O segundo artigo busca analisar as estratégias lúdicas que crianças utilizam para enfrentar a separação materna na entrada da pré-escola. Este entendimento ocorreu com base em observações do brincar de crianças pré-escolares e de entrevistas com as mães. Foram observadas, durante um período de três meses, seis crianças, com idades entre quatro e cinco anos na fase de ingresso na escola. Neste estudo se destacaram algum elementos: a relação entre mãe e filho, a identificação no brincar, o brincar e a fantasia do abandono, a angúsita e o objeto transacional. Apesar das dificuldades de cada criança em lidar com a sua angústia de separação, todas conseguiram, no seu tempo, construir estratégias lúdicas na entrada da pré-escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Separação materna"

1

Oliveira, Deyvison de Lima, and Gessy Dhein Oliveira. CPCs em questão: Contabilidade societária - Geral e avançada - Volume III. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-058-8.

Full text
Abstract:
A contabilidade brasileira está estreitamente arraigada aos padrões contábeis internacionais, que estão materializados nos Pronunciamentos Contábeis emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). CPCs em Questão nasceu da necessidade de um material que possibilitasse a compreensão dos textos dos Pronunciamentos Contábeis pelos discentes do primeiro autor [e que, sem dúvida, também é uma necessidade da academia e da classe contábil no país]. A obra é uma fonte de estudos e de consulta que atende a essa demanda ao reunir os principais elementos teóricos dos CPCs, aliados a questões pontuais que permitem a imediata aplicação da teoria, e complementados por exemplos práticos desenvolvidos pelos autores no decorrer do texto. Como recurso de fixação, CPCs em Questão apresenta uma figura no início de cada capítulo que resume os principais elementos de cada um dos Pronunciamentos abordados, denominada ‘CPC em um lance’. Adicionalmente, ao final de cada capítulo constam questões em número suficiente para a revisão do Pronunciamento, sendo todas as questões comentadas exaustivamente à luz de cada CPC em material separado. Essa abordagem fomenta a aprendizagem dos Pronunciamentos e o interesse pela compreensão de conceitos e requisitos dos CPCs aplicados. A obra visa atender aos profissionais de contabilidade, à academia, aos estudantes da área, dentre outros. Pode ser aplicada nas disciplinas de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis, Administração, Economia, especialmente, às disciplinas: Contabilidade Introdutória, Contabilidade Geral, Contabilidade Intermediária, Contabilidade Empresarial, Contabilidade Societária, Contabilidade Avançada, Contabilidade de Agronegócio ou Rural, Teoria da Contabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ortega Navas, M. ª. del Carmen, Francisco Javier García Castilla, and Ángel De Juanas Oliva. Guía para la elaboración de trabajos fin de máster de investigación educativa. Octaedro, 2021. http://dx.doi.org/10.36006/16260.

Full text
Abstract:
Este es un libro pensado por y para ser un manual de consulta que oriente a los estudiantes en la realización de trabajos fin de máster (TFM) en investigación educativa. Se centra en cada uno de los aspectos que pueden mejorar la calidad de los trabajos, lo cual permitirá hacer frente a cualquier duda que le pudiera surgir a un estudiante y servirá de material de referencia para el profesorado universitario que dirija el TFM. Seguramente, los estudiantes cuentan con un bagaje y formación importante para el desarrollo de los TFM, pero en este libro iremos un poco más allá, exponiendo consejos más útiles y viables a la hora de realizar trabajos de alta calidad. Por ello, en esta obra participa un gran número de profesores universitarios procedentes de diferentes universidades presenciales y semipresenciales, volcados todos ellos en la innovación docente en torno a la realización de trabajos fin de título y que han procurado ofrecer, cada uno desde su especialidad, las mejores recomendaciones sobre la elaboración de TFM de investigación educativa. A tal efecto, el libro presenta una estructura modular en la que los capítulos se conectan entre sí, pero, a la par, posibilitan la lectura por separado. Todo ello, con el propósito de que los alumnos tomen un control autónomo de su propio aprendizaje en relación con sus necesidades e intereses de cara a emprender el camino de la realización de un TFM con la máxima garantía de éxito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

León Silva, Glorimar Alejandra. Protección de los derechos humanos en la detención y expulsión de inmigrantes: Aportes del modelo europeo al sistema migratorio chileno. Universidad Autónoma de Chile, 2020. http://dx.doi.org/10.32457/20.500.12728/87522020dd3.

Full text
Abstract:
La migración internacional es un fenómeno que se ha incrementado a nivel mundial, alcanzando sus niveles máximos históricamente. A esta realidad global están innegablemente asociadas las múltiples formas de discriminación que experimentan muchos inmigrantes en base a su nacionalidad y estatus legal. En Europa este panorama no es un asunto de data reciente y sus Estados no están excluidos del fenómeno de la globalización y la migración. Por ello, la Unión Europea (en lo sucesivo, UE) ha consagrado –a través de una serie de normativas regulatorias– la protección de derechos humanos. Esta salvaguarda se ha extendido expresamente a los inmigrantes a través de la implementación de una serie de directivas. Pese a tales previsiones –en atención al principio de subsidiariedad– los Estados miembros de la UE por separado han promulgado legislaciones y adoptado decisiones judiciales con contenido muy variado respecto de sus asuntos migratorios. Esto ha generado debates y polémicas en diferentes ámbitos. A lo anterior se suma la propagación del racismo y xenofobia en Europa –así como el pronunciamiento de órdenes de expulsión– que, lejos de posibilitar la inclusión dentro de la sociedad europea de estos grupos migratorios, exacerba tales conflictos creando segundas categorías de ciudadanos. Por tanto, a nivel de la UE no es tarea sencilla determinar el alcance y contenido de las directivas relativas a los procedimientos de detención y expulsión de inmigrantes. Especialmente cuando se pretende aglutinar los diferentes criterios en la materia contenidos en las diversas legislaciones migratorias de los Estados miembros. Con este propósito, la Directiva 2008/115/CE9 (en lo sucesivo, directiva retorno), se erige como una normativa de mínimos a ser implementada por los Estados miembros. Sin embargo, en su implementación se enfrenta a criterios interpretativos de índole diversa. Estos han pretendido zanjarse mediante el planteamiento de la cuestión prejudicial, con resultados de naturaleza dispar por parte del Tribunal de Justicia de la Unión Europea (en lo sucesivo, TJUE). Por ello, la primera parte de esta investigación tiene por propósito identificar el aporte específico de la UE en la protección de los inmigrantes ante la detención y expulsión. Ello a través del estudio de los principios emanados del derecho europeo primario relativos a la progresiva protección de los derechos humanos de los inmigrantes, junto a la Carta de los Derechos Fundamentales de la UE (en lo sucesivo, la CDFUE) y sus directivas, a fin de responder: ¿bajo qué parámetros se promueve la protección de los derechos humanos de los inmigrantes en estos procedimientos administrativos?, y ¿cómo ha interpretado el TJUE la aplicación de estos principios europeos en relación a la protección de los derechos humanos de los inmigrantes frente a la detención administrativa y la expulsión?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Separação materna"

1

Persegona, Fernanda Mossanik da Silva. "Turismo e educação ambiental em busca da sensibilização de turistas do litoral paranaense." In Turismo: estratégias, competitividade e comportamento humano, 64–87. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20213-4-p64-87.

Full text
Abstract:
O presente estudo propõe a produzir um material impresso em forma de gibi, e atrelada ao desenvolvimento de atividades educativas, reflexivas, lúdicas e criativas podem ser aplicadas na alta temporada nas cidades do litoral paranaense de: Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Fará parte da campanha de sensibilização dos turistas do litoral do Paraná, quanto à importância da separação do material reciclável do lixo orgânico doméstico, destinação correta dos detritos gerados durante a permanência na areia da praia e nas atividades de lazer nos calçadões a beira mar, além da conservação do ecossistema de restingas e riscos de doenças. Instruir sobre os animais que podem trazer doenças, sendo eles insetos, roedores, aves e animais domésticos. Com esta proposta de educação ambiental para turistas, pode também surtir efeitos positivos na população permanente, através de práticas simples de conservação e atitude consciente, e que a população possa desfrutar de um ambiente agradável e saudável. O intuito da aplicação deste projeto é que venha surtir efeitos a médio e à longo prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Separação materna"

1

ALMEIDA, N. P., M. C. CANHADAS, J. L. V. NETO, and K. G. dos SANTOS. "SEPARAÇÃO SÓLIDO-FLUIDO NO CAMPO GRAVITACIONAL: GERAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EMPREGANDO SIMULAÇÕES CFD." In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-0157-26774-183992.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Braga, Raphael da Silva, Hilton de Araújo Lopes, and Tiago Fernandes Lima. "A UTILIZAÇÃO DO SOLVER NA SEPARAÇÃO DE PEDIDOS DE MATERIAL DE UMA ORGANIZAÇÃO MILITAR FORNECEDORA (OMF)." In XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/spolm2019-013.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guedes, Samara Mirelly dos Santos, Greifus Greigor Benites, Denise Cristina Moz Vaz Oliane, Gabriel Rodrigues Anacleto, Fausto da Silva Gonçalves, and Carolina Buck. "Gemelaridade imperfeita do tipo parapagus." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130246.

Full text
Abstract:
Introdução: A gemelaridade imperfeita caracteriza-se pela fusão dos fetos em gestações monocoriônicas e monoamnióticas em decorrência da divisão tardia do blastocisto com incidência estimada de 1,5 por 100 mil nascimentos. A gemelaridade imperfeita é classificada de acordo com o local da fusão e seu prognóstico depende do compartilhamento de órgãos, malformações associadas e a possiblidade de separação dos fetos. Objetivo: Relatar o caso de gemelaridade imperfeita do tipo “parapagus”, caracterizada pela união lateral extensa dos fetos com compartilhamento de órgãos, representando um desafio no manejo e no aconselhamento pré e pós-natal. Material e Métodos: Paciente de 21 anos, secundigesta, encaminhada ao serviço de Medicina Fetal em razão de ultrassonografia de 24 semanas apresentando gestação com fetos unidos a partir do tórax (gêmeos siameses). Na avaliação ecográfica realizada em nosso serviço, foram visualizados dois polos cefálicos separados de aspecto habitual, tórax e abdome únicos, com duas colunas vertebrais, dois estômagos e um fígado. Dois membros superiores e dois membros inferiores de aspectos habituais. Em região cardíaca, coração à esquerda aparentemente com quatro câmaras de aspecto habitual e, adjacente a este, à direita, coração aparentemente com duas câmaras; ambos fundidos na linha média. Foram realizados avaliação multidisciplinar e aconselhamento ao casal da impossibilidade da separação cirúrgica pós-natal. Antecipação terapêutica do parto foi solicitada e negada. Paciente evoluiu com trabalho de parto com 36 semanas e 5 dias, sendo realizada cesariana com recém-nascido de 3590 g, Apgar 3/7. Mantém-se vivo aguardando exames complementares para posterior seguimento clínico e conduta. Resultado e Conclusões: O diagnóstico precoce, o conhecimento da correta determinação do tipo de gemelaridade imperfeita e a extensão da fusão podem auxiliar no aconselhamento ao casal, permitindo acompanhamento em centro de Medicina Fetal com equipe multidisciplinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Ially Silva, Antônio Roberto Martins Bunes, Bárbara Nascimento Santos, Bruno Silva Dos Santos, and José Jairo Florentino Cordeiro Júnior. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM NOSSA SENHORA DA GLÓRIA-SE." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1794.

Full text
Abstract:
Introdução: A temática Educação Ambiental visa explicar a relação do homem com a natureza, à qual é um processo que busca promover orientação, conscientização e informação para o desenvolvimento de seres humanos ambientalmente ecológicos. Objetivo: O Projeto de Extensão Educação Ambiental em Ação buscou conhecer as principais causas dos problemas ambientais urbanos recorrentes em Nossa Senhora da Glória - SE e região. Material e métodos: Foi elaborado um questionário com 25 questões tratando-se dos principais problemas ambientais observados em Nossa Senhora da Glória - SE e região. Foi aplicado a partir do mês de setembro de 2020 e finalizado em janeiro de 2021, direcionado para estudantes da rede pública e privada de ensino situados na zona urbana e rural. 93 pessoas responderam ao questionário. Após a realização das atividades os dados gerados com a aplicação dos questionários foram processados para análise, na qual foi utilizada a estatística descritiva para possibilitar a interpretação dos mesmos. Resultados: São diversas as causas dos problemas ambientais, uma delas se refere ao descarte irregular do lixo, pois 46,2% dos participantes realizam o descarte em lugares onde acontecem a coleta de lixo, já nas áreas rurais acabam realizando o descarte de forma inapropriada e prejudicial para o meio ambiente. Além disso, 40,9% dos participantes relataram que não realizam a separação do lixo, o que é preocupante, pois o mesmo segue para lixões a céu aberto impedindo que ocorra a reciclagem. Do mesmo modo, 55% dos participantes não separam ou separam parcialmente o óleo de cozinha, podendo causar sérios danos ao meio ambiente. Observa-se que a principal problemática é o descarte final do lixo, bem como o processo de coleta em que não há separação dos tipos de lixo, tendo em vista, a importância de destinar o lixo ao local correto para minimizar o impacto do mesmo sobre o meio ambiente. Conclusão: Portanto, através do questionário analisou-se que os problemas ambientais são decorrentes das ações negligentes da sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Boronat-Moll, Carles, and Emiliano Santolaria-Orrios. "Actualización metodológica y material de los módulos de automatización en Ciclos Formativos de mantenimiento ante los retos de la industria 4.0." In INNODOCT 2020. Valencia: Editorial Universitat Politècnica de València, 2020. http://dx.doi.org/10.4995/inn2020.2020.11910.

Full text
Abstract:
El objetivo principal de esta innovación educativa ha sido alejar al alumnado de paneles didácticos y simuladores para enfrentarse a sistemas automatizados con mayor similitud a los que encontrarán en su vida laboral y tener un pequeño contacto con los sistemas robotizados, para tal fin se han adecuado las prácticas de una asignatura de FP a la industria 4.0 Se han adquirido unos kits básicos del sistema MECLAB de FESTO para posteriormente ampliarlos. Éstos se han unido con los componentes existentes en el centro, sobre todo con los PLCs SIEMENS S7-1200 que fueron colocados en paneles con conexiones rápidas tipo banana, para montar sistemas automatizados que permitan a los alumnos mejorar su aprendizaje. También se ha adquirido un pequeño robot. El sistema de trabajo ha sido realizar prácticas con las diferentes estaciones por separado y luego unirlas en un proyecto común.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Veloso, Braian. "A FRAGILIZAÇÃO DOS VÍNCULOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS IMPLICAÇÕES PARA A DOCÊNCIA VIRTUAL: PERSPECTIVAS A PARTIR DA SOCIOLOGIA DE DURKHEIM." In I Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/918.

Full text
Abstract:
Introdução: A atuação docente na Educação a Distância (EaD) possui especificidades como divisão e fragmentação do trabalho, disparidade geográfica e/ou espacial no ensinoaprendizagem, fragilização de vínculos, atuação em tempo parcial, etc. Sendo assim, conjectura-se que a docência nessa modalidade, somada à mencionada fragilização e à instabilidade, acaba por gerar entraves no que concerne à sensação de pertencimento no trabalho. Objetivo: O objetivo deste texto é, portanto, discutir a organização do trabalho na EaD e suas implicações para a sensação de pertencimento por parte dos docentes. Material e métodos: De acordo com a sociologia de Émile Durkheim, nas sociedades modernas, o trabalho se torna um dos principais responsáveis por manter a coesão e a ordem social. Para o sociólogo, o labor assegura a organicidade – ou solidariedade orgânica – desse intrincado conjunto de indivíduos que formam o todo social. Partindo, assim, de algumas pesquisas recentes que empreendemos, utilizamos dados coletados em entrevistas semiestruturadas e questionários virtuais para analisar o fenômeno investigado. Resultados: A docência na EaD apresenta características do trabalho coetâneo, isto é: fragilização dos vínculos empregatícios, disparidade no tempo e/ou no espaço, dificuldade de mobilização entre os trabalhadores, atuação em tempo parcial, dentre outros. Conclusão: Na medida em que apoia-se nas características presentes nas novas relações entre capital e trabalho, a docência na EaD pode gerar dificuldades na sensação de pertencimento. A própria fragmentação e divisão das atividades faz com que alguns profissionais, como tutores, possam se sentir, a depender da experiência, como alheios à rotina institucional, situando-se à margem da própria universidade em que atuam. A separação no tempo e/ou no espaço também acaba por dificultar a construção de uma consciência coletiva. Enfim, são afirmações incipientes, que buscam explorar a sociologia de Durkheim e a condição docente na EaD. Outros estudos precisam ser realizados para aprofundar e/ou falsear nossas hipóteses iniciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cavalcante, Fabio Moura, and Arnaldo Márcio Ramalho Prata. "INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE GLICEROL RESIDUAL E CLORETO DE SÓDIO NA FERMENTAÇÃO POR Klebsiella Oxytoca." In I Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/806.

Full text
Abstract:
Introdução: A fermentação de glicerol residual da indústria do biodiesel pela bactéria Klebsiella oxytoca pode ser utilizada para conversão em produtos com maior valor agregado, como 2,3-butanodiol. A presença de cloreto de sódio neste substrato como impureza é comum, em decorrência de sua separação, se tratando de uma matéria-prima residual. Em altas concentrações, este sal pode inibir o crescimento da bactéria, inviabilizando o processo. Objetivo: Avaliar a influência da concentração inicial de glicerol e de cloreto de sódio no crescimento celular durante a fermentação. Material e métodos: Foram realizados ensaios em frascos agitados por 24 horas variando-se a concentração inicial de glicerol residual: 10, 20, 40, 60, 80 e 100 g/L, e acompanhandose o crescimento celular em alguns pontos no processo. Para a avaliação da influência de sal, foram realizados ensaios utilizando-se 40 g/L de glicerol PA e variando-se a concentração de cloreto de sódio: 0,0, 1,0, 2,0, 4,0, 6,0 e 8,0 g/L, também acompanhando o crescimento celular. A concentração de células foi determinada por turbidimetria. Resultados: Os resultados mostraram que o aumento da concentração de substrato representou uma tendência aparente a inibir o crescimento celular, tendo como valores médios finais: 1,36 g/L de células (10g/L de glicerol), 1,21 g/L (20 g/L), 1,17 g/L (40 g/L), 0,98 g/L (60 g/L), 1,00 g/L (80 g/L) e 0,88 g/L (100 g/L), que, no entanto, se mostraram estatisticamente iguais. Para a concentração de cloreto de sódio, os valores também não apresentaram diferenças estatísticas, não tendo tendência de influência no crescimento celular, variando entre 0,87 a 1,01 g/L de células após 24 horas. Conclusão: Para as faixas de concentração de glicerol residual e cloreto de sódio estudadas não houve efeito de inibição no crescimento, podendo ser utilizadas sem prejuízos e preferindo-se por maiores concentrações de substrato para maior conversão em produto de interesse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Jailson de Araújo. "NANOMATERIAIS COM APLICAÇÕES BIOLÓGICAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1304.

Full text
Abstract:
Introdução: Os nanomateriais estão na vanguarda do campo de rápido desenvolvimento da nanotecnologia. Suas propriedades únicas, que dependem do tamanho das partículas sintetizadas, tornam esses materiais superiores e indispensáveis em muitas áreas da atividade humana, incluindo as ciências biológicas. Objetivo: Dessa forma, o presente estudo busca apresentar, através de uma revisão de literatura, os mais recentes desenvolvimentos no campo dos nanomateriais aplicados a biologia. Material e métodos: A revisão de literatura consistiu na busca por artigos científicos e livros publicados nas bases de dados Scielo, Scopus e Web of Science. Na busca dos artigos e livros foram utilizados os descritores: “nanomateriais”, “biologia”, “biopolímeros” e “biomateriais” os quais foram utilizados isolados e/ou em combinações. Foram encontrados diversos artigos e livros relacionados ao tema e os mesmos foram analisados quanto a relevância do tema voltado para aplicação na área de ciências biológicas. Resultados: Os resultados apontaram muitos exemplos do uso de biomateriais nanométricos em diversas áreas da biologia. Observou-se que na genética, diversos nanomateriais são utilizados com os mais variados propósitos. Como por exemplo, a utilização de nanomateriais na terapia gênica para a entrega de genes e drogas em células específicas. Além desse, observou-se o uso da nanotecnologia para a sondagem da estrutura do DNA e o uso como marcadores biológicos fluorescentes. Além disso, observou-se aplicações de nanomateriais no campo da biologia celular, tais como na separação e purificação de moléculas e células biológicas, biossensores celulares, e utilização em microssistemas enzimáticos. Na área da microbiologia, verificou-se a utilização de biomateriais com atividade antibacteriana, antifúngica e na detecção biológica de patógenos. Conclusão: Portanto, a partir dos resultados apresentados nesse estudo, verifica-se que o uso de nanomateriais nas diferentes áreas da biologia vem crescendo cada vez mais e se torna de extrema importância para o cenário da pesquisa atual tendo em vista que essa tecnologia permite diferentes aplicações com excelentes resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Da Silva, Dérek Lima, Maria Eduarda Lima De Araújo, and Chistian Neri Lameira. "CONTROLE DE QUALIDADE DO VINHO DE AÇAÍ, COMERCIALIZADO NOS MUNICIPIOS DE BELÉM." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/735.

Full text
Abstract:
Introdução: O açaizeiro é nativo da região Amazônica Brasileira, e o estado do Pará é o principal centro de dispersão natural e comercialização dessa palmácea. O açaí tem grandes importâncias como, econômica, social e ambiental. Dessa forma, é de extrema importância que seja dada a devida atenção para a forma que é produzida. Apesar de leis já existentes, como forma de diminuir a contaminação por micro-organismos, ainda é encontrado lugares com produtos contaminados e que não seguem o padrão correto de produção. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a presença de amido no suco de açaí, avaliar a presença de protozoários no suco comercializado, avaliar a presença de ovos e larvas de helmintos, desenvolver metodologia simples e acessível á população para identificação do amido. Material e métodos: foi realizada a aquisição do produto através da compra, no município de breves, cinco no primeiro semestre e cinco no segundo semestre, e no laboratório foi armazenado em um Becker e adicionado a solução de lugol, para saber se havia adulteração por amido, para pesquisa de protozoários e helmintos foi feito dois processos distintos, o primeiro processo de centrifugação (processo que vai haver a separação de partículas com diferentes densidades) e o segundo a metodologia de Hoffman, que consiste na mistura do açaí com água, é colocado em repouso, e em alguns minutos vai haver a sedimentação. Além disso, fizemos o método direto a fresco, para saber também se havia contaminação. Como resultado obtivemos a amostra um, no método de Hoffman, como positivo, e a amostra dois, no método da centrifuga, como positivo. Na tabela dois a amostra quatro testou positivo para adulteração de amido. Resultados: nota-se uma amostra adulterada por amido, prática para engrossar o produto (o que gera sérios riscos a saúde do consumidor que tenha alergia ao amido) e duas amostras contaminadas por protozoários e helmintos (levando a problema gastrointestinal), é observado então a falta da prática de lavagem das mãos, ponto crítico para o controle de contaminação. Conclusão: Logo, é necessário o aumento das fiscalizações para garantir a qualidade do produto, em boas condições higiênico-sanitária e sem adulteração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Almeida, Valéria Silva, and Karinne Wendy Santos Menezes. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS POSSIBILIDADES DE USO DO PARQUE ECOLÓGICO DO PASSARÉ – FORTALEZA/CE." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1755.

Full text
Abstract:
Introdução: A educação ambiental está garantida ao povo brasileiro por meio da legislação, englobando os níveis educativos formal e não formal. Logo, a pesquisa foi elaborada no Parque Ecológico do Passaré, localizado no município de Fortaleza/Ceará, reconhecido como Unidade de Conservação(UC) mediante legislação. Os parques ecológicos são áreas verdes em meio as cidades que podem trazer qualidade de vida a população através do contato com a natureza. Quando as estruturas e a qualidade ambiental desses locais são adequadas a atratividade desses espaços são maiores e mais positivas na vida humana. Objetivos: A proposta da pesquisa é analisar as formas de uso do Parque Ecológico do Passaré pela população de Fortaleza. Desta forma, tem-se como objetivo principal apresentar as problemáticas, funcionalidades e importância populacional e científica encontradas nesta UC, além de verificar como é trabalhada a EA nesse contexto. Esta unidade é bastante notória e importante para a população da cidade, além de apresentar grande relevância ambiental. Material e Métodos: Investigou-se quais tipos de atividades de EA são desenvolvidas no parque voltadas para a população visitante. A pesquisa foi desenvolvida na área que corresponde ao Parque Ecológico, onde foram sondados as formas e o motivo do uso do equipamento pelos visitantes do local, não deixando de observar a origem residencial dos usuários entrevistados. Toda a pesquisa foi embasada a partir de leituras de material bibliográfico analisado e separado para o desenvolvimento deste artigo, seguida de visita a campo para reunir informações necessárias a composição desta pesquisa. O método aqui aplicado foi o qualitativo, que se apresentou como a melhor forma de se alcançar os resultados propostos. Resultados: Na área de estudo, foi identificada uma população que utiliza majoritariamente o Parque para o lazer, reconhecendo que no local há uma quebra da alta temperatura da cidade e que esses usuários são em grande parte residentes de bairros distantes do Parque. Enquanto as atividades de EA, constam apenas a doação de mudas e sinalização educativa para com o meio ambiente. Conclusão: conclui-se que há a necessidade de um maior trabalho, por parte do orgão, voltado a EA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography