To see the other types of publications on this topic, follow the link: Separação materna.

Journal articles on the topic 'Separação materna'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Separação materna.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Coelho, Elisabeth Cavalcanti, Maria de Fátima Vilar de Melo, and Glória Maria Monteiro de Carvalho. "DIFICULDADES NA AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O CASO DE UMA IMIGRANTE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS." Caderno de Letras, no. 36 (May 12, 2020): 377–95. http://dx.doi.org/10.15210/cdl.v0i36.17165.

Full text
Abstract:
O presente artigo investiga aspectos da relação de uma brasileira com a língua estrangeira na condição particular de imigrante. Objetiva levantar questões sobre o medo da separação da língua materna, considerando dificuldades e obstáculos no processo de tornar-se falante de uma língua estrangeira. Os construtos teóricos que embasam o texto estão respaldados em autores que consideram a interface entre a linguística e a psicanálise, ao se debruçarem sobre a aquisição de língua estrangeira sem perder de vista a incontestável relação com a língua materna, constitutiva do sujeito. Parte do discurso de Celina, obtido por entrevista semiestruturada via skype, quando fala sobre dificuldades enfrentadas na relação com a língua inglesa. Os resultados revelam a insistência do significante medo no seu discurso, que marca a dificuldade de separação da língua materna, além de contradições, confusão pronominal e predominância de discurso direto. São aspectos que convergem para a indidicação de um retorno da angústia e do medo gerados por separações vividas no processo de aquisição da língua materna e que geram efeitos na relação com a língua estrangeira.Palavras-chave: Língua materna; língua estrangeira; imigrante; medo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Araújo, Mayeve Rochane Gerônimo Leite, and Cristina Maria de Souza Brito Dias. "Papel dos avós: apoio oferecido aos netos antes e após situações de separação/divórcio dos pais." Estudos de Psicologia (Natal) 7, no. 1 (January 2002): 91–101. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2002000100010.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa teve como objetivo averiguar os tipos de apoio oferecidos pelos avós aos netos antes e após situações de separação/divórcio dos pais, bem como a existência ou não de alterações nas formas de apoio. Foram considerados dois tipos de apoio: o emocional e o instrumental, sob a influência das seguintes variáveis: distância geográfica, custódia parental, vinculação materna ou paterna, idade, situação empregatícia e estado civil dos avós. Participaram da mesma 30 avós que não moravam com os netos, antes nem após a separação/divórcio dos pais. O instrumento utilizado foi um questionário contendo itens que atendiam aos objetivos da pesquisa, bem como os dados sócio-demográficos. Os resultados indicaram uma preferência, por parte dos avós, pelas atividades do tipo emocional, notando-se um aumento, em geral, após a separação/divórcio, nas seguintes atividades: dar conselhos, transmitir informações sobre a família, telefonar e uma diminuição na atividade visitar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Schwengber, Daniela Delias de Sousa, and Cesar Augusto Piccinini. "A experiência da maternidade no contexto da depressão materna no final do primeiro ano de vida do bebê." Estudos de Psicologia (Campinas) 22, no. 2 (June 2005): 143–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2005000200004.

Full text
Abstract:
O presente estudo investigou a experiência da maternidade no contexto da depressão materna no final do primeiro ano de vida do bebê. Participaram dezoito díades mãe-bebê, metade das quais com mães com indicadores de depressão e as demais sem esses indicadores, conforme os escores do Inventário Beck de Depressão. A análise de conteúdo de entrevista sobre o desenvolvimento do bebê e a experiência da maternidade mostrou que mães com indicadores de depressão relataram mais insatisfação com o desenvolvimento do bebê, com o desempenho do papel materno e com o apoio recebido do companheiro e de outras pessoas, maior nível de estresse pela separação dos filhos em função do trabalho, pela ocorrência de conflitos familiares e conjugais, por dificuldades no manejo com o bebê e por dificuldades financeiras. Esses achados apontam para a importância de avaliações e intervenções precoces para minimizar os efeitos negativos da depressão materna para a díade mãe-bebê.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dantas, Cristina, Bernardo Jablonski, and Terezinha Féres-Carneiro. "Paternidade: considerações sobre a relação pais-filhos após a separação conjugal." Paidéia (Ribeirão Preto) 14, no. 29 (December 2004): 347–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2004000300010.

Full text
Abstract:
O presente trabalho busca investigar a construção e a manutenção do vínculo afetivo entre pai e filhos após a separação focalizando a questão da paternidade e a da própria formação da identidade masculina, além, é claro, do que se sabe hoje acerca da "paternidade à distância" e de seus efeitos sobre os filhos. Com a família contemporânea em franco processo de reformulação, presenciamos um crescente intercâmbio entre as funções materna e paterna, já que nos dias de hoje tanto os homens quanto as mulheres dividem seu tempo entre o trabalho fora de casa e os cuidados destinados aos filhos. Além disso, o divórcio e, posteriormente, o recasamento dos componentes da família criam uma teia complexa de relacionamentos que necessita ser estudada, principalmente no que diz respeito ao papel a ser exercido pelos homens, como pais separados e sua relação para com seus filhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Zornig, Silvia Abu-Jamra, and Lídia Levy. "Uma criança em busca de uma janela: função materna e trauma." Estilos da Clinica 11, no. 20 (June 1, 2006): 28. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v11i20p28-37.

Full text
Abstract:
Este trabalho pretende refletir sobre a relação entre trauma e função materna, contrapondo uma concepção do trauma enquanto estrutural (Freud) à noção trazida por Winnicott referida ao trauma enquanto uma descontinuidade de cuidados do meio ambiente. O caso clínico de uma criança adotada tardiamente, com uma história de vida inicial marcada por uma relação com uma mãe psicótica e por sua separação, nos ajuda a discutir pressupostos psicanalíticos sobre a importância das relações precoces no processo de construção subjetiva da criança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bossi, Tatiele J., and Cesar Augusto Piccinini. "A Vivência materna do processo de separação-individuação de bebês que frequentavam ou não a creche." Temas em Psicologia 26, no. 4 (2018): 2031–46. http://dx.doi.org/10.9788/tp2018.4-12pt.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Melchioril, Lígia Ebner, and Zélia Maria Mendes Biasoli Alves. "Comportamento de bebês em situações de separação e reencontro com os pais, na rotina diária da creche." Paidéia (Ribeirão Preto) 10, no. 18 (July 2000): 51–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2000000100005.

Full text
Abstract:
Esse trabalho teve por objetivo verificar como é o comportamento dos bebês e adultos no momento de separação e reencontro em uma creche do interior paulista. Os dados foram obtidos através de entrevista semi-estruturada com 21 educadoras de creche, individualmente entrevistadas, sobre cada bebê de 4 a 24 meses sob seus cuidados (n=71) e através da observação gravada em vídeo da situação de separação e reencontro entre pais-bebês. Os dados obtidos foram analisados de forma quantitativa, quantitativa-interpretativa e qualitativa. Os resultados desse estudo parecem indicar que essa amostra de bebês tem uma forte ligação com a figura materna, evidenciada principalmente depois dos oito meses em diante, com possibilidades de ser um apego seguro em função da manifestação de alegria quando as mães retornam e da afetividade demonstrada por elas; isto leva a afirmação de que o fato de o bebê permanecer no ambiente coletivo durante o dia não estaria afetando o seu vínculo afetivo com a mãe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vasconcelos, Maria Gorete Lucena de, Adriana Moraes Leite, and Carmen Gracinda Silvan Scochi. "Significados atribuídos à vivência materna como acompanhante do recém-nascido pré-termo e de baixo peso." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 6, no. 1 (March 2006): 47–57. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292006000100006.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: identificar o significado de ser mãe acompanhante do recém-nascido pré-termo e de baixo peso, em participantes de um grupo de apoio multidisciplinar. MÉTODOS: pesquisa qualitativa, realizada por meio de estudo descritivo e exploratório. O contexto da investigação foi o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, sendo os dados coletados por meio da observação e entrevista gravada com 16 mães acompanhantes, no período de março a dezembro de 2003, seguindo critérios de inclusão até a saturação teórica, em resposta a duas questões norteadoras. Utilizou-se a análise de conteúdo, na modalidade análise temática transversal. RESULTADOS: a idade das mães variou entre 15 e 28 anos e 11 delas já tinham um filho. A partir da percepção materna acerca da experiência vivida, foram identificados quatro temas: o sofrimento pela separação da família e o apoio recebido; o alojamento materno como prisão; a não admissão da possibilidade de alta sem o filho e o alojamento materno enquanto espaço de novas amizades, aconselhamento e conflitos. CONCLUSÕES: o estudo aponta para a necessidade da ação humana de cuidar. O aprendizado coletivo se dá de forma concreta e positiva num contexto formal, podendo servir como subsídio para outras realidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Henriques, Maria do Socorro da Mata Trindade, Ana Rodrigues Falbo, Marisa Amorim Sampaio, Maria Lia Avelar da Fonte, and Deborah Foinquinos Krause. "O exercício da função materna em mães de filhos obesos na perspectiva da psicanálise." Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 18, no. 3 (September 2015): 461–75. http://dx.doi.org/10.1590/1415-4714.2015v18n3p461.4.

Full text
Abstract:
A pesquisa analisou as implicações da relação mãe-bebê na obesidade, sob a perspectiva da teoria psicanalítica, com cinco mães de adolescentes obesos, em Recife-PE, entre setembro e novembro/2013. Realizadas entrevistas individuais, semiestruturadas. Apontam-se impasses no exercício da função materna, criando obstáculos à resolução do processo de alienação-separação, vivência da alternância presença-ausência e reserva do lugar do pai na promoção da lei. Destaca-se a relevância de se considerar a complexa etiologia da obesidade e do seu caráter multifatorial, o que inclui a relação mãe-bebê e suas implicações na obesidade dos filhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Schneebeli, Fernanda Cabral Ferreira, and Maria Cristina Smith Menandro. "Com quem as crianças ficarão?: Representações sociais da guarda dos filhos após a separação conjugal." Psicologia & Sociedade 26, no. 1 (April 2014): 175–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822014000100019.

Full text
Abstract:
No Brasil, na maior parte dos casos, a guarda dos filhos ainda é unilateral e materna, pois se parte do princípio de que é natural que eles sejam criados pelas mães, com o auxílio dos pais. A edição da Lei da Guarda Compartilhada (Lei 11.968/08), contudo, reativou a discussão dessa concepção naturalista. Com base na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, este artigo refere-se a uma pesquisa que buscou averiguar as representações sociais da guarda de filhos no atual contexto. Foram entrevistadas 30 pessoas, habitantes de Vitória/ES, com filhos de até 18 anos incompletos. As respostas foram interpretadas por análise de conteúdo temática. Os resultados indicam preferência pela guarda unilateral e resistência à guarda compartilhada devido à ligação que se faz entre as representações sociais da maternidade e da paternidade com as representações sociais da guarda de filhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Santos, Maciel Francisco dos, and Telma Domingues da Silva. "Sujeito histórico e amor eterno: a significação da figura materna em músicas sertanejas." RUA 19, no. 2 (July 6, 2015): 151. http://dx.doi.org/10.20396/rua.v19i2.8638201.

Full text
Abstract:
Com base na Análise de Discurso francesa, este trabalho busca compreender, nas músicas sertanejas, o funcionamento de um discurso sobre o amor de mãe e um discurso de amor de filho, tomando como corpus cinco canções do estilo que produzem sentidos enquanto discurso amoroso no âmbito da relação filho/mãe. A análise partiu do estudo das condições de produção da música sertaneja e da relação que esta tem com a cultura caipira, por um lado, e, por outro lado, com os processos de urbanização. Procuramos compreender a significação da mãe nas canções analisadas, atentando para o fato de que o sujeito é condicionado sócio-historicamente e, assim sendo, consideramos a produção de música sertaneja e a inserção do locutor sertanejo na cultura caipira como constitutivas dessa significação. Através de recortes, mostramos um locutor sertanejo que, através de canções, demonstra seu amor por sua mãe, e que esse amor é enaltecido devido a fatores como a separação, aparecendo também associado ao discurso religioso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Francisco, Vera Lúcia, António Pires, Susana Pingo, Rute Henriques, Maria Ascensão Esteves, and Maria José Valada. "A depressão materna e o seu impacto no comportamento parental." Análise Psicológica 25, no. 2 (December 8, 2012): 229–39. http://dx.doi.org/10.14417/ap.442.

Full text
Abstract:
Pretendeu-se construir um modelo sobre o Comportamento Parental de mães deprimidas. As participantes foram 23 mães com idades compreendidas entre os 20 e os 47 anos e cujos filhos têm idades entre os 4 meses e 8 anos de idade. Dezassete destas mães pertencem a estudos realizados anteriormente (Esteves, Pires & Valada, 2001; Henriques, 2002; Pingo, 2002). As entrevistas semi-estruturadas foram gravadas e posteriormente transcritas e analisadas de acordo com o método “Grounded Theory”. Constatou-se que estas mães se sentem indisponíveis para os seus filhos e para os outros, sendo invadidas por um sentimento de inadequação materna, o que leva ao emergir de sentimentos de culpa. O processo social básico é o da Relação de Proximidade e de Exclusividade. Assim, estão sempre presentes, dedicam-se exclusivamente à criança, abdicam do seu tempo em prol da criança, são permissivas, protectoras, companheira de brincadeiras, vêm a criança como sendo só sua e afirmam ser mãe e pai. Esta relação de proximidade e exclusividade é moderada por sentimentos de incompreensão, pelo medo/insegurança, falta de apoio, sentimento de vazio, mas também pela rejeição de apoio, ausência da figura paterna, o tipo de relação conjugal, deixar de trabalhar e a preocupação, tendo como consequências as dificuldades de separação e crianças que são difíceis, dependentes, desobedientes, imaturas, ansiosas, teimosas, egoístas, agitadas, nervosas, insatisfeitas e com dificuldades na interacção com o outro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva, Marina José Abud da, Marina F. R. Ribeiro, and Daina Bittar. "As problemáticas na diferenciação entre mães e filhas: um estudo de caso." Estilos da Clinica 24, no. 3 (December 30, 2019): 471–81. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i3p471-481.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa investigar as dinâmicas psicológicas das relações entre mães e filhas, utilizando como base a perspectiva psicanalítica. Mais especificamente, buscou-se compreender as problemáticas existentes quando há um grau elevado de indiferenciação entre a menina e sua mãe. Para isso, realizou-se uma articulação entre um estudo de caso e conceitos da psicanálise que fundamentam as cenas clínicas apresentadas. O estudo de caso concretizou-se a partir de um atendimento psicológico de uma criança que apresentava importantes sofrimentos oriundos de uma dificuldade de separação da figura materna. Assim, pretende-se fornecer uma melhor compreensão a respeito das vicissitudes de uma relação simbiótica com a mãe e as consequências de tal para a constituição da vida psíquica da mulher.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Gnatta, Hellen Terluk, Juliana Marcolino-Galli, and Cléa Maria Ballão. "A Função do educador na creche sob a abordagem psicanalítica." Educação 43, no. 2 (July 16, 2020): e32010. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.32010.

Full text
Abstract:
A creche é um espaço privilegiado para o desenvolvimento infantil e envolve questões sobre a separação mãe-bebê. O educador que atua na creche vivencia alguns conflitos sobre a maternagem dos bebês. Diante disso, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, entre os anos de 2002 e 2016, com o objetivo de apresentar a contribuição dos conceitos psicanalíticos para definir a função do cuidador/educador na creche. Quatorze publicações, que se enquadram nas questões da presente pesquisa, foram utilizadas como referência. A maioria dos estudos analisados destacaram a importância da primeira infância na constituição do aparelho psíquico a partir dos conceitos psicanalíticos fundantes. Sendo assim, infere-se que o cuidador/educador na creche é um mediador na constituição psíquica do bebê, inserindo a criança no campo da linguagem e operando na função materna e paterna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Santos, Rodrigo Alves dos. "Associando o ensino de língua e ensino de literatura nas aulas de português do ensino médio." Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ 17, no. 26 (July 3, 2018): 200–219. http://dx.doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35296.

Full text
Abstract:
A dissociação entre o ensino de língua e o ensino de literatura é um dos grandes entraves do ensino médio brasileiro, no que se refere às aulas de língua portuguesa. Neste texto, essa questão é abordada com vistas a apresentar um exemplo de opção de estratégias pedagógicas que demonstram como é possível a superação dessa separação já há tempos condenada pelo discurso regulador oficial da educação brasileira. Antes de apresentar essa opção, no entanto, o texto faz, na sua segunda parte, uma síntese dos pressupostos veiculados pelo discurso oficial que deu forma à configuração hoje desejável para as aulas de língua portuguesa do ensino médio. Nesse movimento, dialoga-se com autores nacionais e estrangeiros que têm se dedicado à produção de conhecimento acerca da formação de usuários competentes da língua materna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Almeida, Aléssio Tony Cavalcanti de, and José Luis da Silva Netto Júnior. "Medidas de transmissão intergeracional da obesidade no Brasil." Ciência & Saúde Coletiva 20, no. 5 (May 2015): 1401–13. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015205.13382014.

Full text
Abstract:
A crescente parcela de indivíduos com excesso de peso na população brasileira realça a relevância de pesquisas nessa área. Assim, este artigo investiga o problema da obesidade do ponto de vista intergeracional, a partir dos índices de massa corporal (IMC) de pais e filhos. As informações sobre o IMC e as variáveis de controle socioeconômicas são oriundas da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009. A metodologia de análise considera as matrizes de transição markovianas e regressões quantílicas e logísticas com separação por gênero e estrutura da família. Os principais resultados sugerem a existência de uma forte associação entre o IMC dos pais e filhos, com o aumento da fração de crianças obesas em cenários familiares monoparentais e em lares em que ambos os pais são obesos. Pela análise da elasticidade intergeracional quantílica, quanto maior a idade da criança e o seu nível de IMC, maior é o efeito intergeracional das condições de saúde dos pais. Por fim, o papel da obesidade materna sobrepõe-se ao da paterna em termos de transmissão intergeracional da obesidade para os filhos, independentemente do gênero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Lansky, Sônia, Kleyde Ventura de Souza, Eliane Rezende de Morais Peixoto, Bernardo Jefferson Oliveira, Carmen Simone Grilo Diniz, Nayara Figueiredo Vieira, Rosiane de Oliveira Cunha, and Amélia Augusta de Lima Friche. "Violência obstétrica: influência da Exposição Sentidos do Nascer na vivência das gestantes." Ciência & Saúde Coletiva 24, no. 8 (August 2019): 2811–24. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018248.30102017.

Full text
Abstract:
Resumo O excesso de intervenções no parto no Brasil tem sido reportado como violência obstétrica e contribui para os índices elevados morbi-mortalidade materna e neonatal. A exposição Sentidos do Nascer busca incentivar o parto normal para promover a saúde e melhorar a experiência de parir e nascer no País. Este artigo analisa o perfil e a experiência de parto de 555 mulheres que visitaram a exposição durante a gestação, com enfoque na percepção sobre violência obstétrica. A violência obstétrica foi reportada por 12,6% das mulheres e associada ao estado civil, à menor renda, à ausência de companheiro, ao parto em posição litotômica, à realização da manobra de Kristeller e à separação precoce do bebê após o parto. Predominaram nos relatos de violência obstétrica: intervenção não consentida/aceita com informações parciais, cuidado indigno/abuso verbal; abuso físico; cuidado não confidencial/privativo e discriminação. A visita à exposição aumentou o conhecimento das gestantes sobre violência obstétrica. Entretanto, o reconhecimento de procedimentos obsoletos ou danosos na assistência ao parto como violência obstétrica foi ainda baixo. Iniciativas como esta podem contribuir para ampliar o conhecimento e a mobilização social sobre as práticas na assistência ao parto e nascimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Medeiros da Rosa Aires, Débora, and Isabella Ferreira Mozzillo. "PUREZA LINGUÍSTICA X ALTERNÂNCIA RACIOCINADA DE LÍNGUAS: IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA." Caderno de Letras, no. 35 (January 19, 2020): 265. http://dx.doi.org/10.15210/cdl.v0i35.17122.

Full text
Abstract:
Os aspectos ideológicos são constituintes dos processos de significação social e dos usos da linguagem. Ao ensinar e/ou aprender uma língua exercem fundamental influência as ideologias linguísticas de todos os sujeitos envolvidos. Del Valle (2007) define as ideologias linguísticas como sistemas de ideias que articulam noções de linguagem, línguas, fala e comunicação com formações culturais, políticas e sociais específicas. O processo de tornar as representações sociolinguísticas naturalizadas e normalizadas se articula e se apoia em ideologemas, que são os postulados ou máximas que funcionam como pressupostos do discurso e que embasam e guiam as ideologias (ARNOUX; DEL VALLE, 2010). Objetiva-se propor reflexões acerca de ideologias linguísticas implicadas na relação entre a língua portuguesa como língua materna e a língua espanhola como língua estrangeira. Os ideologemas apresentados demonstram haver múltiplas visões sobre o contato de línguas, a presença, a função e o uso do português nas aulas de espanhol. Em alguns momentos, a proximidade e a alternância entre as línguas são vistas como facilitadoras, como um auxílio para a compreensão e o desenvolvimento de muitas competências na língua estrangeira. Já em outros momentos, há um destaque para a necessidade de separação entre as línguas para que a aprendizagem não sofra interferências e há a aspiração por um ideal de pureza linguística, como se pudesse haver uma construção de conhecimentos limpa, ou seja, sem a mácula das influências de elementos externos ao sistema linguístico.Palavras-chave: Ideologias linguísticas; ideologemas; línguas em contato; ensino de língua estrangeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Clementino, Paulo Frederico Medeiros, and Larissa Medeiros Marinho Dos Santos. "PATERNIDADE ADOLESCENTE: A ATUAÇÃO COM FILHOS ENTRE TRÊS E SETE ANOS." Psicologia em Estudo 21, no. 3 (November 25, 2016): 425. http://dx.doi.org/10.4025/psicolestud.v21i3.28271.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi investigar a atuação dos pais adolescentes no intervalo entre o nascimento do filho e a fase corrente do desenvolvimento infantil. Quatro pais de crianças de três a sete anos participaram da pesquisa realizada a partir do referencial teórico-metodológico bioecológico de Bronfenbrenner. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, focalizaram no transcurso do tempo: o impacto da experiência da paternidade em suas trajetórias pessoais; as mudanças e continuidades nos processos interativos; os fatores de promoção e constrangimento da participação paterna. A análise foi realizada de acordo com teoria fundamentada. As variações observadas nas possibilidades de se vivenciar a paternidade adolescente basearam-se nas interações recíprocas entre as oportunidades e restrições contextuais e as características individuais dos participantes. Os dados indicaram o afastamento dos modelos tradicionais de parentalidade, com a percepção da atuação para além do provimento, incluindo os cuidados diretos à criança e a manifestação mútua de afeto. Contudo a estabilidade da atuação revelou-se comprometida pelos fatores de constrangimento, especialmente pela separação conjugal e pela distância geográfica, que repercutiram na acessibilidade do pai e consequentemente nas oportunidades de participação. Observaram-se maior sobrecarga para a família materna e restrições nas práticas parentais, antes diversificadas, que resultaram prioritariamente em atividades sociais, relacionadas a passeios e entretenimento. Atestou-se que uma boa participação inicial não se mostrou garantia de estabilidade, pois tanto pessoas quanto os contextos se modificam no transcurso do tempo. Mesmo diante das restrições, o interesse e o envolvimento paternos foram mantidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Pulido-Rodríguez, Lina Fernanda, Evaldo Antonio Lencioni Titto, Fábio Luís Henrique, Ana Luisa Silva Longo, Henrique Barbosa Hooper, Thuanny Lúcia Pereira, Alfredo Manuel Franco Pereira, and Cristiane Gonçalves Titto. "Termografia infravermelha da superfície ocular como indicador de estresse em suínos na fase de creche." Pesquisa Veterinária Brasileira 37, no. 5 (May 2017): 453–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2017000500005.

Full text
Abstract:
RESUMO: Desmama é uma fase crítica na vida do suíno devido a separação materna e a introdução de uma dieta seca. A termografia infravermelha medida na região ocular se mostra como um indicador confiável para a condição de estresse pontual de suínos. O objetivo deste estudo foi determinar a relação entre medidas de termografia infravermelha da superfície ocular e de cortisol em situações de estresse em leitões na pós desmama. Foram avaliados 66 leitões, uma vez por semana, durante sete semanas, em dois períodos do dia (7h e 15h) com medidas de temperatura superficial ocular, temperatura superficial do dorso e amostras de saliva para determinação de cortisol salivar. A análise estatística contemplou os efeitos fixos de semana e período do dia e sua interação e correlações de Pearson para relação entre termografia ocular, temperatura superficial e cortisol a 5% de significância. Cortisol salivar não diferiu entre os períodos, mas foi superior nas três primeiras semanas após o desmame (P<0,05). Nas duas primeiras semanas após a desmama o cortisol apresentou correlação alta e positiva (P<0,05) com a temperatura ocular máxima (0,89) e a temperatura superficial do dorso (0,80). As duas temperaturas superficiais apresentaram uma associação moderada positiva (r=0,41; P<0,0001) durante todo o período experimental. Este estudo destaca que a temperatura de superfície ocular obtida por meio da termografia infravermelha pode ser um indicador de temperatura de superfície corporal e estado de bem-estar de leitões em fase de creche, além de ser um método não invasivo e de rápida mensuração. Entretanto, mais pesquisas são necessárias para aprofundar a relação entre temperatura ocular e cortisol durante estresse crônico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Lopes, Rita De Cássia Sobreira, Cristiane Alfaya, Cibele Vargas Machado, and Cesar Augusto Piccinini. ""No início eu saía com o coração partido...": as primeiras situações de separação mãe-bebê." Journal of Human Growth and Development 15, no. 3 (December 1, 2005): 26. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.19768.

Full text
Abstract:
O presente artigo investigou os sentimentos de mães diante das situações de separação física de seus bebês. Participaram do estudo 47 mães primíparas, com idade entre 20 e 37 anos, de diferentes níveis socioeconômicos, que coabitavam com o pai do bebê. Uma entrevista foi utilizada para investigar a experiência da maternidade no terceiro mês de vida do bebê. As respostas das mães foram examinadas através de análise de conteúdo com base em quatro categorias (situações de separação, sentimentos relacionados à separação, cuidadores substitutos e sentimentos relacionados a eles). As mães relataram sentimentos de permanência com o bebê, mesmo quando separadas fisicamente. Nestas ocasiões predominaram sentimentos de tristeza, abandono e preocupação. As mães se perceberam como as principais cuidadoras, mesmo não permanecendo fisicamente com os bebês, o que poderia estar indicando a presença de um vínculo afetivo seguro. Apesar das preocupações maternas diante das situações de separação, elas também relataram sentimentos de segurança, quando tinham figuras de apoio confiáveis para cuidar do bebê.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Carmona, Elenice Valentim, Kelly Pereira Coca, Ianê Nogueira do Vale, and Ana Cristina Freitas de Vilhena Abrão. "Conflito no desempenho do papel de mãe em estudos com mães de recém-nascidos hospitalizados: revisão integrativa." Revista da Escola de Enfermagem da USP 46, no. 2 (April 2012): 505–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342012000200032.

Full text
Abstract:
A hospitalização de um recém-nascido provoca a separação entre mãe e filho quando o contato é fundamental para o desenvolvimento do papel materno. Assim, as mães tendem a se sentir incapazes de atender as necessidades dos filhos, enfrentando dificuldades para lidar com seus sentimentos e com as demandas dos familiares. O objetivo deste estudo foi identificar as Características Definidoras do Diagnóstico de Enfermagem Conflito no desempenho do papel de mãe em estudos sobre a experiência de ser mãe na unidade neonatal. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que utilizou 15 estudos qualitativos, publicados de 2004 a 2009 em periódicos indexados na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Medical LiteratureandRetrieval System OnLine. Este diagnóstico é um fenômeno de enfermagem a ser estudado por enfermeiros neonatais para que possam reconhecer e propor intervenções às necessidades maternas, visto que nove das dez Características Definidoras foram identificadas nos depoimentos das mães.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Nogueira, Angelita, Bruna Mariane Vasconcelos Ferreira, Luana Vanessa Ferreira de Azevedo Costa, Júlio César Bernardino da Silva, Marilia Cruz Gouveia Câmara Guerra, and Nayale Lucinda Andrade Albuquerque. "ALEITAMENTO MATERNO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO: SENTIMENTOS DA LACTANTE." Revista Ciência Plural 6, no. 1 (February 25, 2020): 18–31. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2020v6n1id18255.

Full text
Abstract:
Introdução: O aleitamento materno é um processo natural de primordial importância para o desenvolvimento saudável do bebê, pois em sua composição disponibiliza todos os nutrientes que favorecem o adequado desenvolvimento biológico e psicológico. No contexto do sistema prisional, vem à tona uma série de estigmas, falta de estrutura, ineficácia de informações e ambiente inapropriado, permitindo a lactante a vivenciar essa prática com múltiplos sentimentos. Objetivo: Compreender os sentimentos das lactantes em situação prisional acerca da amamentação. Método: Estudo descritivo, exploratório, qualitativo, realizado com 08 lactantes reclusas na Colônia Penal Feminina Bom Pastor (CPFBP), no município de Recife, capital de Pernambuco. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, guiadas pela questão norteadora: Como mãe, quais os sentimentos de amamentar seu(a) filho(a) na prisão?.As falas foram submetidas à análise de conteúdo temática proposta por Bardin e representada seus resultados a partir de categorias. Resultados: A partir da análise dos discursos emergiram as seguintes categorias: Amamentação: meio de prevenção de doenças e de cumprimento do papel de mãe; Desmame precoce no ambiente prisional e processo de separação mãe e filho: dicotomia de sentimentos positivos e negativos e a experiência do amamentar no ambiente prisional e sua correlação com o extramuros. Conclusões: Inúmeros são os sentimentos vivenciados pelas lactantes permeando os extremos de prazer, amor e tristeza e culpa, sendo estes últimos conseguinte a separação da criança completos os seis meses. A ausência de orientações advindas dos profissionais de saúde acentua as dificuldades das mulheres frente ao aleitamento materno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Fonseca-Pérez, Javier E. "Cesárea por solicitud materna (CPSM)." Revista Colombiana de Obstetricia y Ginecología 68, no. 1 (March 31, 2017): 7. http://dx.doi.org/10.18597/rcog.2985.

Full text
Abstract:
La cesárea es el procedimiento quirúrgico más frecuentemente realizado en mujeres, y su objetivo es disminuir la morbimortalidad materna-perinatal. Históricamente, las indicaciones han sido diversas; antes del siglo XVI, y por influencia religiosa, era obligatorio realizarla en toda mujer que falleciera antes del parto para enterrar los cuerpos de la madre y el bebé por separado. Posteriormente, en la antigua Roma, la Lex Caesarea contemplaba que a una mujer que muriese en el embarazo se le debía realizar esta cirugía con el fin de salvar la vida del feto (1). Es solo hasta el siglo XVI que se conoce dato de la primera mujer que sobrevivió a una cesárea y, desde entonces, las indicaciones habían estado reservadas a casos en que se presumía que el parto vaginal era arriesgado para la madre o el feto, con un aumento en su frecuencia asociado a la seguridad de los procedimientos quirúrgicos, las técnicas anestésicas y los cambios culturales tanto de los médicos como de las mujeres (2). Recientemente, se ha incorporado el concepto de cesárea por solicitud materna (CPSM), la cual se presume debe ser debidamente informada respecto a los beneficios y riesgos materno-fetales a corto y a largo plazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Abreu, Mariela Lamberti de. "O corpo materno como provocação entre o público e o privado." Revista Aspas 8, no. 1 (October 25, 2018): 163–75. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v8i1p163-175.

Full text
Abstract:
O artigo se propõe a pensar na dualidade público-privado sob a ótica da crítica feminista, inclusive questionando essa separação e apresentando diferentes argumentos de algumas autoras. Com isso, pretende-se encontrar pontos de interseção com uma performance artística criada também para provocar e questionar as paredes que separam a casa da rua, que põe a mulher quase como refém da lógica das teorias políticas liberais, hierarquizando a vida pública e a vida privada com critérios bastante segregadores. Palavras-chave: Corpo Materno, Público, Privado, Feminismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Llano, Carlos. "El juicio de separatio en Tomás de Aquino y la remotio en el Pseudo-Dionisio." Tópicos, Revista de Filosofía 23, no. 1 (November 28, 2013): 99. http://dx.doi.org/10.21555/top.v23i1.294.

Full text
Abstract:
La actividad intelectual propia de la metafísica no es “concebir sin materia” sus objetos (Dios y las entidades separadas), sino “juzgar que sus objetos no tienen materia”. Este juicio se llama separatio. Una sucesión de separationes constituye la así llamada via remotionis. El autor analiza la influencia del Pseudo-Dionisio en el pensamiento de Aquino en este punto en particular. Finalmente, se sostiene que llegar a conocer la excelencia de la divinidad implica un núcleo de negatividad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Fernandes, Adriana De Melo, and Aline Do Carmo França-Botelho. "Efeito microbicida do leite humano para Escherichia coli." Saúde em Revista 17, no. 45 (May 3, 2017): 11. http://dx.doi.org/10.15600/2238-1244/sr.v17n45p11-17.

Full text
Abstract:
O leite materno é o melhor alimento para os bebês, provendo nutrição, proteção imunológica e aumentando o laço afetivo entre a mãe e o bebê. O trabalho propôs avaliar a capacidade bactericida do leite materno para Escherichia coli. Poucos estudos avaliaram aspectos relativos ao armazenamento do leite em refrigerador e congelador, considerando a possível interferência na capacidade microbicida, por isso este estudo tornou-se relevante. O leite materno foi coletado de doadoras com idade entre 18 e 35, foram coletadas amostras de cerca de 12 mL de lactantes em amamentação exclusiva. As amostras foram centrifugadas por 10 minutos para separação da camada lipídica. Constatou-se que as médias de morte de bactérias foram de 80,3% para leite refrigerado sem gordura, 70% para leite congelado sem gordura e 67,3% tanto para leite refrigerado e congelado com gordura. Os resultados indicaram que, mesmo armazenado na geladeira, o leite é capaz de matar bactérias, reforçando a importância da prática do aleitamento materno como meio de redução de infecções em lactentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Rudge, Ana Maria, and Betty Fuks. "Corpo pulsional e seus desvarios: voz e corpo anoréxico." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 20, no. 1 (March 2017): 69–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982017001004.

Full text
Abstract:
Resumo: Na clínica psicanalítica, observa-se que, embora a ideologia que entroniza a magreza como um ideal esteja sempre bem representada no discurso da anoréxica, também está presente na anorexia a voz de um supereu feroz que incita à obediência, e cujos mandatos de auto-destruição, muitas vezes, levam efetivamente à morte. A anorexia visa abrir um furo no Outro, promovendo uma separação entre o sujeito e o Outro materno que possibilite o desejo. Entretanto, a pulsão de morte, presente em diferentes amálgamas com a libido e representada pelo ódio do supereu, é um obstáculo de monta para a ação do psicanalista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Viera, Cláudia Silveira. "Risco para amamentação ineficaz: um diagnóstico de enfermagem." Revista Brasileira de Enfermagem 57, no. 6 (December 2004): 712–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672004000600016.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva apresentar o diagnóstico de enfermagem risco para amamentação ineficaz em mães com filho prematuro hospitalizados em uma UTI neonatal. O estudo de caso delineou a metodologia do estudo, constituindo-se a amostra de 35 mães. Encontrou-se este diagnóstico em 100% da amostra, obtendo como fatores de risco:prematuridade; oportunidade insuficiente para a amamentação ao seio, devido ao recém-nascido (RN) estar hospitalizado; déficit de conhecimento quanto à manutenção da lactação; medo materno; inconstância da sucção do seio devido à separação; alimentação artificial do RN. Considera-se que a identificação de riscos para a não amamentação durante o período de hospitalização do RN possibilita o direcionamento de um cuidado de enfermagem voltado para a prevenção de um diagnóstico de amamentação ineficaz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Martinez, Ana Laura Moraes, and Valéria Barbieri. "A experiência da maternidade em uma família homoafetiva feminina." Estudos de Psicologia (Campinas) 28, no. 2 (June 2011): 175–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2011000200005.

Full text
Abstract:
A família nuclear heterossexual tem como marca a atribuição das funções materna/paterna aliada ao sexo dos cuidadores. Arranjos familiares diferentes são vistos como exceção e considerados como fonte de psicopatologias. Embora haja predomínio das famílias heteroparentais, elas hoje dividem espaço com novas configurações, como as famílias homoparentais. O presente ensaio buscou compreender, por meio do método de estudo de caso, como se dá o desempenho da função materna em uma família homoparental feminina, composta pelas parceiras e pelo filho biológico de uma delas. Foi realizada uma entrevista com o casal em separado e aplicação de desenho da família com estórias. Com a criança, realizou-se uma sessão lúdica. Também houve uma entrevista familiar diagnóstica com o casal e a criança, e uma devolutiva. O material foi interpretado pelo referencial psicanalítico. Observou-se que a maternagem foi, em grande parte, desempenhada pela parceira e não pela mãe biológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Silveira, Regina Bosenbecker da, Elaine Albernaz, and Lucas Miranda Zuccheto. "Fatores associados ao início da amamentação em uma cidade do sul do Brasil." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 8, no. 1 (March 2008): 35–43. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292008000100005.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: identificar as características - maternas, dos bebês e das maternidades - associadas com o início da amamentação na primeira hora após o parto. MÉTODOS: estudo transversal aninhado em coorte que acompanhou bebês de mães residentes em Pelotas, Rio Grande do Sul. As mães responderam a questionário padronizado, com dados referentes a fatores demográficos e socioeconômicos, pré-natal, características maternas do bebê, da maternidade, condições de nascimento e início da amamentação. As entrevistas foram realizadas através de visitas diárias às maternidades, respeitando um período mínimo de quatro horas após o parto. Foram realizadas análise univariada, bivariada e regressão logística. RESULTADOS: foram entrevistadas 2741 mães, sendo que 35,5% amamentaram na primeira hora pós-parto. As que mais precocemente iniciaram a amamentação foram as de menor idade, menor escolaridade e menor renda. Mães cujo parto foi cesárea tiveram um risco cerca de duas vezes maior de não amamentar na primeira hora de vida. CONCLUSÕES: é importante a indicação adequada do tipo de parto, pois a cesárea aumenta o tempo de separação mãe-bebê. É relevante estimular a expansão da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, pela capacidade de promover e proteger o aleitamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Soares, Lorena Sousa, Grazielle Roberta Freitas Da Silva, Márcia Teles de Oliveira Gouveia, Erlayne Camapum Brandão, and Mônica Oliveira Batista Oriá. "Aplicação da escala reduzida de autoeficácia em amamentação no contexto da Estratégia Saúde da Família." Enfermagem em Foco 4, no. 3/4 (May 19, 2015): 150–52. http://dx.doi.org/10.21675/2357-707x.2013.v4.n3/4.537.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar a auto-eficácia em amamentação por meio da aplicação da Breastfeeding Self-Efficacy Scale – Short Form, junto a 39 mães, na cidade de Teresina (PI). Resultados mostraram eficácia alta e média, não existindo assim, eficácia baixa neste estudo. Na análise separada dos itens, os menores índices foram nos itens: 6 e 13, quanto à categoria técnica. No domínio intrapessoal, os menores índices foram nos itens: 2, 8 e 10. Identificando as mães que tem menor auto-eficácia e maior risco para o desmame precoce, o profissional pode avaliar e programar a sua promoção ao aleitamento materno.Descritores: Aleitamento Materno, Validade dos Testes, Enfermagem em Saúde Comunitária.Reduced scale application of self-efficacy in breast feeding in the context of family health strategyAbstract: The purpose of this study was to evaluate self-efficacy in breastfeeding through the application of Breastfeeding Self-Efficacy Scale - Short Form, along with 39 mothers, in the city of Teresina (PI). Results showed average and high efficiency, so there is, low efficiency in this study. In separate analysis of scale items, the lowest levels were the following items: 6 and 13 about the technical category. In the intrapersonal domain, the lowest rates were in the items: 2, 8 and 10. Identifying mothers who have lower self-efficacy and higher risk for early weaning, the practitioner can assess and plan its promotion of breastfeeding.Descriptors: Breast Feeding, Validity of Tests, Community Health Nursing.Reuccion de aplicación a gran escala de autoeficacia en la lactaricia materna en el contexto de la estrategia de salud de la família.Resumen: El propósito de este estudio fue evaluar la autoeficacia en la lactancia materna a través de la aplicación de Breastfeeding Self-Efficacy Scale - Short Form, entre 39 madres de la ciudad de Teresina (PI). Los resultados mostraron una alta eficacia y la media, por lo que es, una baja eficacia en este estudio. En un análisis separado de los elementos, el más bajo en los artículos fueron: 6 y 13, como la categoría de técnico. En el dominio intrapersonal, las tasas más bajas en los artículos: 2, 8 y 10. La identificación de madres que tienen menor riesgo de auto-eficacia y el aumento de destete precoz, el médico puede evaluar y planificar la promoción de la lactancia.Descriptores: Lactancia materna, Validez de las pruebas, Enfermería en Salud Comunitaria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Soares, Lorena Sousa, Grazielle Roberta Freitas da Silva, Márcia Teles de Oliveira Gouveia, Erlayne Camapum Brandão, and Mônica Oliveira Batista Oriá. "Aplicação da escala reduzida de autoeficácia em amamentação no contexto da Estratégia Saúde da Família." Enfermagem em Foco 5, no. 3/4 (December 15, 2014): 49–52. http://dx.doi.org/10.21675/2357-707x.2014.v5.n3/4.559.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar a auto-eficácia em amamentação por meio da aplicação da Breastfeeding Self-Efficacy Scale – Short Form, junto a 39 mães, na cidade de Teresina (PI). Resultados mostraram eficácia alta e média, não existindo assim, eficácia baixa neste estudo. Na análise separada dos itens, os menores índices foram nos itens: 6 e 13, quanto à categoria técnica. No domínio intrapessoal, os menores índices foram nos itens: 2, 8 e 10. Identificando as mães que tem menor auto-eficácia e maior risco para o desmame precoce, o profissional pode avaliar e programar a sua promoção ao aleitamento materno.Descritores: Aleitamento Materno, Validade dos Testes, Enfermagem em Saúde Comunitária.Reduced scale application of self-efficacy in breast feeding in the context of family health strategyAbstract: The purpose of this study was to evaluate self-efficacy in breastfeeding through the application of Breastfeeding Self-Efficacy Scale - Short Form, along with 39 mothers, in the city of Teresina (PI). Results showed average and high efficiency, so there is, low efficiency in this study. In separate analysis of scale items, the lowest levels were the following items: 6 and 13 about the technical category. In the intrapersonal domain, the lowest rates were in the items: 2, 8 and 10. Identifying mothers who have lower self-efficacy and higher risk for early weaning, the practitioner can assess and plan its promotion of breastfeeding.Descriptors: Breast Feeding, Validity of Tests, Community Health Nursing.Reuccion de aplicación a gran escala de autoeficacia en la lactaricia materna en el contexto de la estrategia de salud de la família.Resumen: El propósito de este estudio fue evaluar la autoeficacia en la lactancia materna a través de la aplicación de Breastfeeding Self-Efficacy Scale - Short Form, entre 39 madres de la ciudad de Teresina (PI). Los resultados mostraron una alta eficacia y la media, por lo que es, una baja eficacia en este estudio. En un análisis separado de los elementos, el más bajo en los artículos fueron: 6 y 13, como la categoría de técnico. En el dominio intrapersonal, las tasas más bajas en los artículos: 2, 8 y 10. La identificación de madres que tienen menor riesgo de auto-eficacia y el aumento de destete precoz, el médico puede evaluar y planificar la promoción de la lactancia.Descriptores: Lactancia materna, Validez de las pruebas, Enfermería en Salud Comunitaria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Leite, Ana Cristina da Nóbrega Marinho Torres, and Kathlyn Kamoly Barbosa Cavalcanti Araújo. "Diástase dos retos abdominais em puérperas e sua relação com variáveis obstétricas." Fisioterapia em Movimento 25, no. 2 (June 2012): 389–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-51502012000200017.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Durante a gravidez, ocorrem intensas modificações no organismo materno, desencadeadas por alterações hormonais. À medida que a gestação progride, a ação hormonal em tecidos conjuntivos, associada a alterações biomecânicas para crescimento uterino podem causar o afastamento da musculatura abdominal (diástase dos músculos retos abdominais), que se estende no período pós-parto, sendo considerada diástase a separação maior que 3 cm. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi confrontar a relação entre o valor das medidas da diástase dos abdominais com variáveis obstétricas em puérperas de maternidades públicas de João Pessoa. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram selecionadas 100 puérperas de acordo com os critérios de inclusão: idade fértil, em puerpério imediato e que durante a internação não tenham recebido atendimento fisioterapêutico para correção da diástase. Fez-se o levantamento dos antecedentes obstétricos e clínicos por meio de um questionário. Posteriormente, avaliou-se a diástase com um paquímetro digital. Para analisar a correlação significativa entre o evento e as variáveis, foi aplicado o teste do qui-quadrado. RESULTADOS: As puérperas que apresentaram a diástase eram multíparas, multigestas, com idade entre 19 e 30 anos, tendo seus filhos por meio de partos normais, com intervalos curtos entre as gestações. Quanto à localização, houve maior incidência da diástase supraumbilical associada à separação umbilical. CONCLUSÃO: A diástase é uma condição expressiva, visto que 56 apresentaram-na. Assim, observa-se a necessidade de uma avaliação mais criteriosa das gestantes pelos profissionais de saúde para que haja intervenção precoce, por meio de um protocolo de atendimento, durante o pré-natal, já que traz risco para a mãe e para a futura gestação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Salinas, Viviana, and Jael Goldsmith Weil. "Una nueva mirada a los determinantes del peso infantil en la primera infancia." Revista Chilena de Pediatría 91, no. 6 (December 16, 2020): 899. http://dx.doi.org/10.32641/rchped.v91i6.1280.

Full text
Abstract:
En las últimas décadas, Chile ha experimentado una triple transición demográfica, nutricional y económica.Objetivo: Explorar la relación entre peso infantil y dos aspectos del nivel socioeconómico, ingreso familiar y educación materna, estudiando el efecto de cada uno por si solo y la manera en que operan juntos para determinar el peso infantil y comparar su efecto en menores obesos y en otro estatus de peso.Sujetos y Método: Estudio de fuentes secundarias de datos obtenidos de la Encuesta Longitudinal de Primera Infancia de 2012, analizando niños y niñas entre 2 y 6 años de edad (n = 11.339). Se estimaron modelos multivariados de regresión cuantílica para el puntaje z del índice de masa corporal (zIMC).Resultados: En niños, entre 2 y 3 años, el ingreso y peso infantil tuvieron una asociación positiva, mientras que educación materna y peso infantil una negativa. Entre los 4 y 6 años, ingreso y peso infantil tuvieron una asociación negativa entre hijos de madres con estudios superiores, pero positiva entre hijos de madres con más baja educación.Conclusión: Ingreso familiar y educación materna tienen efectos opuestos en el peso infantil. El efecto positivo de ingreso sobre zIMC es mitigado en casos de madres con altos logros educativos. Recomendamos estudiar el efecto de ingreso y educación en el peso infantil por separado e investigar los mecanismos causales que explican la relación entre determinantes socioeconómicos y peso infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Cruz, Daniela Carvalho dos Santos, Natália de Simoni Sumam, and Thelma Spíndola. "Os cuidados imediatos prestados ao recém-nascido e a promoção do vínculo mãe-bebê." Revista da Escola de Enfermagem da USP 41, no. 4 (December 2007): 690–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342007000400021.

Full text
Abstract:
Trata-se de um estudo descritivo em abordagem qualitativa, com objetivo de compreender como o momento do parto foi percebido pelas mães e de que maneira as ações dos profissionais contribuíram para facilitar sua aproximação ao recém-nascido. Foram entrevistadas 25 multíparas, de uma maternidade pública no Rio de Janeiro, que tiveram recém-nascidos de baixo risco e parto normal. A análise de conteúdo dos relatos revelou que os cuidados imediatos prestados ao bebê, distante do olhar materno, geram nas mães preocupação, sensação de afastamento e medo da separação do bebê. Algumas mulheres, todavia, valorizaram a assistência intervencionista por acreditar que estes cuidados são indispensáveis para garantir a integridade física de seus filhos. Podemos concluir que, embora valorizem a aproximação a seus bebês no pós-parto imediato, as mães investigadas não conseguem perceber a interferência desse contato inicial no estabelecimento do vínculo precoce em decorrência de inúmeros fatores, dentre eles, os socioculturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Luz e Silva, Amanda Maria, Gicely Regina Sobral da Silva Monteiro, Adrienny Nunes da Silva Tavares, and Zenaide Verônica Rieiro da Silva Pedrosa. "The early food introduction and the risk of allergies: A review of the literature." Enfermería Global 18, no. 2 (March 4, 2019): 470–511. http://dx.doi.org/10.6018/eglobal.18.2.345231.

Full text
Abstract:
La lactancia materna se considera un recurso fundamental para promover la salud nutricional del niño, con repercusiones a lo largo de la vida. La introducción de alimentos precozmente en la dieta infantil es un factor de riesgo para el desarrollo de enfermedades crónicas, como la alergia a la proteína de la leche de vaca. Esta investigación tiene como objetivo: analizar las publicaciones sobre la baja prevalencia de la lactancia materna, la introducción de la leche precoz en la dieta del bebé y el desarrollo de alergias alimentarias. Se trata de una revisión integrativa de la literatura, la búsqueda fue realizada en las bases de datos Lilacs, Pubmed, Science Direct, Capes y BVS, con descriptores previamente enumerados, entre los años 2008 a 2017. Se utilizaron los criterios de inclusión: artículos en línea disponible en su totalidad y publicados en portugués, inglés y español, obteniendo una muestra de 11 artículos. Se hizo un examen crítico de cada investigación, separándolas en cuatro categorías diferentes de forma que hiciera posible el análisis y respuesta a la pregunta orientadora de este estudio. Ante lo obtenido, se identificó la necesidad de más estudios sobre el tema, a fin de orientar y / o actualizar a los profesionales de salud en el mantenimiento de la lactancia materna en lactantes con restricciones nutricionales. Breastfeeding is considered a vital resource for promoting the child’s nutritional health, with repercussions throughout life. The early food introduction to the infant diet is a risk factor for the development of chronic diseases, such as allergy to cow’s milk protein. This research aims to analyze the literature about the low prevalence of breastfeeding, the introduction of early milk in the baby’s diet and the development of food allergies. It is an integrative review of the literature. The search was performed in the databases Lilacs, Pubmed, Science Direct, Capes and VHL, with descriptors previously listed between the years 2008 to 2017. The inclusion criteria were articles online, available in full and published in Portuguese, English and Spanish, obtaining a sample of 11 articles. A critical examination of each research was made, separating them into four different categories so as to make it possible to analyze and answer the guiding question of this study. In view of this, we identified the need for further studies on the subject in order to guide and / or update health professionals in the maintenance of breastfeeding in infants with nutritional restrictions. O aleitamento materno é considerado um recurso fundamental para promoção da saúde nutricional da criança, com repercussões ao longo da vida. A introdução de alimentos precocemente à dieta infantil é fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como a alergia à proteína do leite de vaca. Esta pesquisa tem como objetivo: analisar as publicações acerca da baixa prevalência do aleitamento materno, a introdução do leite precoce na dieta do bebê e o desenvolvimento de alergias alimentares. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, a busca foi realizada nas bases de dados Lilacs, Pubmed, Science Direct, Capes e BVS, com descritores previamente elencados, entre os anos de 2008 a 2017. Foram utilizados os critérios de inclusão: artigos online, disponíveis na íntegra e publicada nos idiomas português, inglês e espanhol, obtendo uma amostra de 11 artigos. Foi feito um exame crítico de cada pesquisa, separando-as em quatro categorias diferentes de forma que tornasse possível a análise e resposta a pergunta norteadora deste estudo. Diante do obtido, identificou-se a necessidade de mais estudos sobre o tema, a fim de nortear e/ ou atualizar os profissionais de saúde na manutenção da amamentação em lactentes com restrições nutricionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Silva, Cristina Maria da. "A COMPOSIÇÃO DE UM ÁLBUM FOTOGRÁFICO: OS RASTROS DE UMA AVÓ MATERNA." Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica 1, no. 3 (December 13, 2016): 428. http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426x.2016.v1.n3.p428-446.

Full text
Abstract:
Na montagem de um álbum de fotografias busco um rosto familiar: uma mulher de vestido azul, chamada Tereza, minha avó materna, descubro os laços que compõem a sua vida, os sonhos, as flores de sua preferência, os modelos de seus vestidos, os rastros que seus passos deixaram nas lembranças de infância de uma criança, as narrativas dos que com ela conviveram. Um álbum é pensado como uma construção narrativa e imagética de múltiplas grafias: daqueles que de modo separado realizaram as fotos, as descontinuidades do tempo que as mantiveram separadas, dos conhecimentos, narrativas e sentidos que elas evocam ao olhar, de sua conjugação entre temporalidades. Através da recuperação de imagens para montar um álbum, podemos criar, descobrir, desvelar conhecimentos, acender experiências. Contamos com a noção de fotobiografias (Fabiana Bruno, 2009); com o olhar sobre a imagem e suas supervivências (Didi-Huberman, 2011) e com Étienne Samain (2013), quando nos instiga a descobrir as peles da imagem e a acompanhar o que elas pensam. Na composição de um álbum, compomos uma origem, desbravamos a história de uma mulher, bem como de suas narrativas, que se inscrevem nas dedicatórias escritas em seus versos e nos caminhos que as imagens trilharam, em muitas mãos, até se encontrarem, em um álbum de fotografias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Linhares, Maria Beatriz Martins, Ana Emília Vita Carvalho, Maria Beatriz Machado Bordin, Juliana Thomazatti Chimello, Francisco Eulógio Martinez, and Salim Moysés Jorge. "Prematuridade e muito baixo peso como fatores de risco ao desenvolvimento da criança." Paidéia (Ribeirão Preto) 10, no. 18 (July 2000): 60–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2000000100006.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo consistiu em avaliar o impacto do nascimento de bebês extremamente prematuros (<1500g). Foram estudadas duas amostras de sujeitos: uma constituída por mães de recém-nascidos pré-termo e com muito baixo peso, hospitalizados em UTI-Neonatal e outra com 34 crianças de oito a dez anos nascidas pré-termo e com peso <1500g e 20 crianças nascidas a termo e com peso > 2500g. Os efeitos precoces da prematuridade foram identificados na análise de conteúdo das verbalizações maternas em 20 sessões de grupo de apoio durante a internação do bebê na UTIN. As crianças da fase escolar foram avaliadas pelos testes de Raven, Desenho da Figura Humana, Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter e um questionário (mães). Os resultados mostraram as mães preocupadas com a sobrevivência e evolução dos bebês, com a separação devido à internação na UTIN e sentimento de incompetência em desempenhar seu papel. 49% das crianças da fase escolar evidenciaram inteligência média ou acima e 42% limítrofes; 18% apresentou deficiência auditiva; 82% estavam em escola regular. Problemas comportamentais verificados: agitação, impaciência, inquietude e agarramento à mãe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Cutillas Orgilés, Ernesto. "Configuración y futuro de la conurbación de Elda-Petrer (Alicante)." Investigaciones Geográficas, no. 39 (April 15, 2006): 95. http://dx.doi.org/10.14198/ingeo2006.39.05.

Full text
Abstract:
La conurbación de Elda-Petrer surge como consecuencia del desarrollo de la industria y del urbanismo a partir de los años 70. Ambas ciudades han crecido por separado sin llevar a cabo ninguna política de planificación urbana conjunta, hasta que los núcleos se han fusionado. Las relaciones funcionales existentes entre los ciudadanos y la construcción de nuevas viviendas han supuesto una agilización de los procesos sociodemográficos, en especial los referentes al envejecimiento de la población, a la inmigración y a la pérdida de vitalidad de determinados barrios en beneficio de otros. Se hace necesario una coordinación más eficiente en materia de planificación urbana entre ambos municipios, y también a la hora de gestionar los recursos públicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Lobo Collantes, Franco. "Relaciones comerciales de Perú y América Latina en contextos de cambios del mercado internacional: importancia de Gran Bretaña y Estados Unidos, 1890-1930." Revista del Instituto Riva-Agüero 5, no. 2 (December 12, 2020): 375–403. http://dx.doi.org/10.18800/revistaira.202002.012.

Full text
Abstract:
El presente artículo reconstruye el comercio exterior peruano entre 1890 y 1930 clasificándolo por países, tanto en las importaciones como en las exportaciones por separado, usando las fuentes de origen extranjero de los socios comerciales más importantes: Gran Bretaña y Estados Unidos. El artículo propone que el comercio con Estados Unidos comienza a expandirse desde principios del siglo XX, por lo que el contexto de la Primera Guerra Mundial acelera el proceso. Además, la poca importancia de América Latina como mercado para las manufacturas y proveedor de materia prima para Estados Unidos y Gran Bretaña, desbarata la idea de una relación de dependencia entre la región y las potencias, así como el concepto de imperio informal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Lelis, Beatriz Dutra Brazão, Mirna Isicawa Sousa, Débora Faleiros de Mello, Monika Wernet, Ana Beatriz Ferreira Velozo, and Adriana Moraes Leite. "Maternal reception in the context of prematurity." Revista de Enfermagem UFPE on line 12, no. 6 (June 2, 2018): 1563. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v12i6a230763p1563-1569-2018.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: analisar o acolhimento às mães de recém-nascidos pré-termo (RNPT) hospitalizados nos ambientes de cuidados de um Hospital Amigo da Criança. Método: estudo qualitativo, exploratório e descritivo, pautado no conceito de humanização. A partir das entrevistas semiestruturadas gravadas com as mães, os dados foram analisados pela técnica de Análise conteúdo na modalidade de análise temática. Resultados: os depoimentos mostram o impacto da separação mãe-filho com o nascimento prematuro e que há repercussões após o nascimento. A prática do acolhimento nesse difícil processo de ter um filho internado em UTIN fica fragilizada, uma vez que, no modelo assistencial vigente, ainda que em um Hospital Amigo da Criança, os profissionais continuam habitualmente a se colocarem como detentores do saber sem valorizar a escuta à mulher. Conclusão: faz-se premente a necessidade de repensar e reorganizar o cotidiano das ações de saúde com vistas à escuta atenta e à resolução de demandas em saúde. Descritores: Acolhimento; Humanização da Assistência; Prematuridade; Mães; Puerpério; Enfermagem Materno-infantil.ABSTRACTObjective: to analyze the reception of mothers of preterm newborns (PTNB) hospitalized in the care settings of a Baby-Friendly Hospital. Method: this is a qualitative, exploratory and descriptive study, based on the concept of humanization. From the semi-structured interviews recorded with the mothers, the data were analyzed by the technique of content analysis in the thematic analysis modality. Results: the testimonies show the impact of mother-child separation with premature birth and there are repercussions after birth. The practice of reception in this difficult process of having a child hospitalized in NICU becomes fragile, since, in the current care model, even in a Baby-Friendly Hospital, professionals usually continue to place themselves as holders of knowledge without valuing listening to the woman. Conclusion: it is necessary to rethink and reorganize the daily routine of health actions for attentive listening and resolution of health demands. Descriptors: Host; Humanization of Care; Prematurity; Mothers; Postpartum Period; Maternal-Child Nursing.RESUMENObjetivo: analizar la acogida a las madres de recién nacidos a pre-termo (RNPT) hospitalizados en los ambientes de cuidados de un Hospital Amigo del Niño. Método: estudio cualitativo, exploratorio y descriptivo, pautado en el concepto de humanización. A partir de las entrevistas semi-estructuradas grabadas con las madres, los datos fueron analizados por la técnica de Análisis de contenido en la modalidad de análisis temático. Resultados: las declaraciones muestran el impacto de la separación madre-hijo con el nacimiento prematuro y que hay repercusiones después del nacimiento. La práctica de la acogida en ese difícil proceso de tener un hijo internado en UTIN es fragilizada, una vez que, en el modelo asistencial vigente, aún que en un Hospital Amigo del Niño, los profesionales continúan habitualmente a colocarse como detentores del saber sin valorizar la escucha a la mujer. Conclusión: es necesario repensar y reorganizar el cotidiano de las acciones de salud para la escucha atenta y a la resolución de demandas en salud. Descriptores: Host; Humanización de la Atención; La prematuridad; Madres; Periodo Posparto; Enfermería Maternoinfantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Balaguer, Álvaro, Edgar Benitez, Jesus De la Fuente, and Alfonso Osorio. "Maternal and paternal parenting styles as a whole: validation of the simple form of the Parenting Style Evaluation Scale." Anales de Psicología 37, no. 1 (January 1, 2021): 77–87. http://dx.doi.org/10.6018/analesps.408171.

Full text
Abstract:
La Escala para la Evaluación del Estilo Parental (EEEP) pregunta a los adolescentes sobre los estilos educativos de sus padres por separado (“tu padre” y “tu madre”) o de forma conjunta (“tus padres”), pero solo se ha evaluado la validez en la versión por separado. El objetivo de este trabajo fue evaluar la validez de las inferencias de la versión conjunta. Se reclutó una muestra de 1507 adolescentes, de 12 a 18 años. Se realizaron análisis factoriales exploratorios y confirmatorios en dos submuestras independientes. Después se probó un modelo de ecuaciones estructurales para comprobar la asociación de las subescalas de la EEEP con desenlaces de los adolescentes (optimismo, pesimismo y resultados académicos). Los resultados muestran buenas medidas de ajuste de la estructura del instrumento. Además, las subescalas mostraron asociación con los desenlaces. La EEEP puede ser usada con fiabilidad en su forma conjunta, resultando en una reducción de ítems, los cual es a menudo beneficioso para la investigación Oliva’s Escala para la Evaluación del Estilo Parental (EEEP) [Scale for the evaluation of parenting styles] asks adolescents about their parents’ education styles separately (“your father” and “your mother”) or in a combined way (“your parents”), but only the separated version has been tested for validity. The objective of this work was to carry out a validation of the combined version. A sample of 1507 adolescents, aged 12 to 18 years, was recruited. Exploratory and confirmatory factor analyses were run in two independent subsamples. Then, structural equation models (SEM) were run in order to test the association between the EEEP’s subscales and adolescent outcomes (optimism, pessimism, and academic achievement). Results showed a good fit of the instruments’ structure. Furthermore, the subscales showed associations with the outcomes. The EEEP can be reliably used in its combined form, which results in a reduction of items, often beneficial for research.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Caparrós Gironés, Pau, and Lluís Català Oltra. "Entrevista a Andrés Piqueras Infante: “Separando sociedad civil de sociedad política, seremos impotentes tanto los unos como los otros”." Disjuntiva. Crítica de les Ciències Socials 1, no. 1 (January 27, 2020): 88. http://dx.doi.org/10.14198/disjuntiva2020.1.1.6.

Full text
Abstract:
Hablar con Andrés Piqueras es experimentar una extraña mixtura entre tranquilidad e intensidad, entre la gravedad de sus palabras y el sosiego de su discurso. Un discurso que ha ido ganando en concreción, capacidad didáctica y compromiso, para servir de referencia a cierta parte de la academia y el conjunto de la sociedad con aspiración transformadora. Andrés es un madrileño que, cuando llegó a la Universitat de València para desarrollar su tesis sobre las bases de la identidad valenciana, pensó que era imprescindible hablar en valenciano con sus entrevistados y ahora su catalán dialectal fluye prácticamente como su lengua materna, en un territorio donde la situación diglósica compromete muy poco a los recién llegados. Es un ejemplo como los hay otros muchos, actualmente sobre todo en la línea de asumir un compromiso con aquellas vías que él valora más útiles para acercarse al objetivo último del socialismo (a pesar de la dureza del diagnóstico). En lo curricular, Andrés Piqueras es desde hace tiempo profesor titular del departamento de Filosofía y Sociología de la Universitat Jaume I de Castelló, y es un científico social marxista cuyos campos de investigación son las crisis del capitalismo, los movimientos sociales y las identidades y sujetos colectivos, las migraciones transnacionales y los procesos socioculturales ligados a la fase actual del capitalismo. También ha sido profesor invitado en numerosas universidades, especialmente de América Latina. El momento político-intelectual de Piqueras podría condensarse en cuatro obras: La opción reformista, entre el despotismo y la revolución: una explicación del capitalismo histórico a través de la lucha de clase (2014), Capitalismo mutante. Crisis y lucha social en un sistema en degeneración (2015), La tragedia de nuestro tiempo. La destrucción de la sociedad y la naturaleza por el capital (2017) y Las sociedades de las personas sin valor (2018). Conversamos especialmente en el marco de esta producción reciente, pero también en segundo plano en tanto que lector temprano de nuestra revista, que en su volumen 0 entrevistó a Raúl Zibechi. El escritor y activista uruguayo desplegó un discurso propio de una izquierda de la que Andrés no se siente exactamente partícipe y explica por qué en esta estimulante entrevista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Arrieta González, Armando, Pablo Elorza Martínez, Nora Garcez Mercado, Arianna Rubí González Sánchez, and Marcela Olarte García. "Rendimiento forrajero de Pennisetum spp en la Huasteca Veracruzana." Revista Biológico Agropecuaria Tuxpan 5, no. 2 (December 31, 2017): 107–13. http://dx.doi.org/10.47808/revistabioagro.v5i2.123.

Full text
Abstract:
La diversidad de especies de pasto que existen llevo a ésta investigación con siete Pennisetum que se adaptan a condiciones de la huasteca veracruzana, a determinar su potencial productivo en referencia a la materia seca, relación hoja–tallo, índice de área foliar y altura. La investigación se realizó en Tantoyuca, Veracruz en las instalaciones del Instituto Tecnológico Superior de Tantoyuca durante la época de lluvias del año 2012, se establecieron bajo un sistema de temporal siete variedades de Pennisetum; Elefante Merkeron, Roxo, Taiwán, King grass, CT- 115 y Maralfalfa, en parcelas de 25 m2 en un diseño experimental completamente al azar con cuatro repeticiones. De una sola planta se separaron tallos y hojas para determinar su contenido de materia seca y se midió el largo y ancho de las hojas para calcular el índice de área foliar; para la determinación de la relación hoja–tallo se tomaron tres plantas y por separado, tallo y hoja se secaron hasta peso constante. Los resultados obtenidos mostraron diferencias entre los distintos tratamientos logrando identificar que la variedad CT 115 sobresalió en el rendimiento de materia seca e índice de área foliar pudiendo deducir que las variedades Elefante y Roxo se consideran como los mejores para las condiciones de la región por mostrar los mejores resultados en términos de relación hoja–tallo, toda vez que la mayor cantidad y disponibilidad de nutrientes se encuentran en la parte foliar y no en el tallo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Toma, Tereza Setsuko, and Carlos Augusto Monteiro. "Avaliação da promoção do aleitamento materno nas maternidades públicas e privadas do Município de São Paulo." Revista de Saúde Pública 35, no. 5 (October 2001): 409–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102001000500001.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: A OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) lançaram, em 1992, uma estratégia para implementar os "dez passos para o sucesso da amamentação": a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). No Brasil, até junho de 2001, foram credenciados 183 hospitais como Amigos da Criança. Assim, objetivou-se avaliar e comparar as práticas de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em hospitais públicos e privados, tendo como referência os "dez passos". MÉTODOS: Foram pesquisados 45 hospitais do Município de São Paulo, SP. Foram colhidos dados sobre as práticas de alimentação infantil mediante entrevista com chefias de berçário de todos os hospitais públicos do município (26); dos hospitais privados, foi estabelecida uma amostra de 19, correspondentes a 1/3 do total. RESULTADOS: Mais de 1/4 dos hospitais públicos e mais de 1/3 dos privados não cumpriam qualquer passo da IHAC. Em apenas dois hospitais, ambos públicos, observou-se a adoção de pelo menos sete dos "dez passos". De modo geral, rotinas de proteção, promoção e apoio ao aleitamento foram encontradas com mais freqüência nos hospitais públicos do que nos privados. CONCLUSÕES: O estudo mostrou que práticas consideradas prejudiciais ao início e ao estabelecimento da amamentação -- separação desnecessária de mães e recém-nascidos, restrição na duração e freqüência das mamadas, uso de alimentos pré-lácteos e suplementos -- continuavam sendo observadas com alta freqüência nos hospitais públicos e privados do Município de São Paulo. Para alcançar os benefícios da amamentação para a saúde materno-infantil e o importante papel desempenhado pelas maternidades para o início precoce e para o sucesso da prática de amamentar, é necessário que os padrões estabelecidos pela IHAC sejam adotados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Rojas-Pérez, Lilia C., Luis A. Caicedo-Mesa, Jaime L. Aguilar-Arias, and Liliana R. Martínez-Ramírez. "Evaluación de la sacarificación de yuca mediante el proceso convencional y el proceso low-energy, para su posterior determinación de la cinética de reacción." TecnoLógicas, no. 21 (December 7, 2008): 81. http://dx.doi.org/10.22430/22565337.253.

Full text
Abstract:
En este trabajo se evaluaron los ensayos para la obtención de azúcares fermentables a partir de materias amiláceas, en este caso particular yuca, los cuales comprendieron el seguimiento de la reacción de hidrólisis enzimática para la posterior determinación de la cinética de reacción (formación de producto en función del tiempo). En una primera etapa se consideró el proceso convencional que consta de licuefacción y sacarificación, a cargo de una alfa-amilasa y una gluco-amilasa comerciales respectivamente. Yen una segunda etapa la acción bifuncional de una única enzima comercial, analizándose por separado las dos partes constitutivas de la yuca: el parénquima interno y el parénquima externo. La materia prima se caracterizó en cuanto a su composición, porcentaje de humedad, proteína y por último contenido de almidón enbase seca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Gil-Atanacio, Julio C., Luis A. Villeda-Cruz, Daniel Pérez-Segovia, and Juan C. Mucio-Martínez. "Sistemas termodinámicos." TEPEXI Boletín Científico de la Escuela Superior Tepeji del Río 8, no. 15 (January 5, 2021): 50–53. http://dx.doi.org/10.29057/estr.v8i15.6415.

Full text
Abstract:
Un sistema termodinámico se define como la parte del universo objeto de estudio. El sistema termodinámico puede estar definido por paredes reales o imaginarias, contiene lo que se llama un objeto de estudio, este sistema termodinámico puede experimentar transformaciones internas e intercambiar energía y/o materia con el entorno externo. El sistema está separado del entorno por el límite del sistema, el límite puede ser fijo o móvil, además existen tipos de sistemas en los que podemos encontrar, el sistema abierto, sistema cerrado, sistema aislado, cada uno de estos cuentan con ciertas características para que se puedan identificar fácilmente. La finalidad de este trabajo de investigación es que el alumno o el lector pueda obtener una idea en la interpretación del tema presentado, y así poder contribuir en su conocimiento acerca del tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Aksić, Milan, Nevena V. Radonjić, Dubravka Aleksić, Gordana Jevtić, Branka Marković, Nataša Petronijević, Vidosava Radonjić, and Branislav Filipović. "Long-Term Effects of Maternal Deprivation on the Neuronal Soma Area in the Rat Neocortex." BioMed Research International 2014 (2014): 1–6. http://dx.doi.org/10.1155/2014/235238.

Full text
Abstract:
Early separation of rat pups from their mothers (separatio a matrem) is considered and accepted as an animal model of perinatal stress. Adult rats, separated early postnatally from their mothers, are developing long-lasting changes in the brain and neuroendocrine system, corresponding to the findings observed in schizophrenia and affective disorders. With the aim to investigate the morphological changes in this animal model we exposed 9-day-old (P9) Wistar rats to a 24 h maternal deprivation (MD). At young adult age rats were sacrificed for morphometric analysis and their brains were compared with the control group bred under the same conditions, but without MD. Rats exposed to MD had a 28% smaller cell soma area in the prefrontal cortex (PFCX), 30% in retrosplenial cortex (RSCX), and 15% in motor cortex (MCX) compared to the controls. No difference was observed in the expression of glial fibrillary acidic protein in the neocortex of MD rats compared to the control group. The results of this study demonstrate that stress in early life has a long-term effect on neuronal soma size in cingulate and retrosplenial cortex and is potentially interesting as these structures play an important role in cognition.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

PATIÑO P, RENE, JOSÉ DA SILVA FILHO, DORINHA VITTI SILVER SCHMIDT, and TANIMARA SOARES DA SILVA. "Aplicación y evaluación de un modelo de predicción de consumo de agua en ovinos de pelo." Revista Colombiana de Ciencia Animal - RECIA 2, no. 1 (January 23, 2010): 93. http://dx.doi.org/10.24188/recia.v2.n1.2010.334.

Full text
Abstract:
Una base de 36 datos proveniente de una investigación con fósforo en ovinos fue utilizada con el objetivo aplicar y evaluar un modelo matemático de predicción de ingestión de agua en ovinos. El modelo lineal aplicado usó el dato de consumo de materia seca para cuantificar el consumo de agua. Los datos correspondieron a dos épocas, por tanto se usó ese factor como fuente de variación. El consumo de materia seca fue superior en la época más fría (P<0.05). El consumo de agua fue diferente (P<0.05) entre épocas, con valores de 147 ml/kgPV0.75 y 203 ml/kgPV0.75, en las épocas fría y cálida, respectivamente. El consumo de agua calculado y observado agrupando las dos épocas no varió (P>0.05), sin embargo, los valores no se correlacionaron (P>0.05), contrario a lo sucedido al analizar los datos de cada época por separado, donde se encontró correlación significativa (P<0.05). Las ecuaciones que representaron la relación entre materia seca consumida (CMS) y agua consumida fueron: Consumo de agua = 2.313*CMS – 0.155 y Consumo de agua = 5.348*CMS – 1.106, en las épocas fría y cálida, respectivamente. Los valores de consumos observado y calculado de agua variaron entre época (P<0.05). El modelo estudiado puede utilizarse como una herramienta práctica para predecir la ingestión de agua y trazar planes del manejo del líquido en la producción de ovinos. Sin embargo, modelos más completos, que consideren un mayor número de variables, podrían predecir de manera más precisa la ingestión real de agua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography