Academic literature on the topic 'Sequência de ensino investigativa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Sequência de ensino investigativa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Sequência de ensino investigativa"

1

Negri-Sakata, Vania, and Irene Yukiko Kimura. "Sequência didática investigativa sobre nascentes urbanas para ensino fundamental." Ambiente & Educação 25, no. 3 (2021): 426–54. http://dx.doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.11202.

Full text
Abstract:
O objetivo desse artigo foi investigar o potencial pedagógico de uma sequência didática investigativa (SDI) sobre nascentes urbanas para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, buscando sensibilizá-los a respeito da necessidade de preservação das nascentes. A metodologia utilizada teve enfoque na prática de ensino investigativo, de maneira participativa, informativa e dialógica com os alunos durante o processo. A SDI contemplou a tipologia de conteúdos e os seus módulos foram articulados e distribuídos em conceituais, procedimentais e atitudinais. A SDI apresentou resultado positivo no p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Araújo, Vívian Helene Diniz, Juliana Cristina Tristão, and Leandro Jose dos Santos. "ensino de ciências por investigação." Revista Pesquisa e Debate em Educação 11, no. 1 (2021): 1–23. http://dx.doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31604.

Full text
Abstract:
Neste trabalho foi utilizado uma sequência didática investigativa para contribuir na significação de conteúdos e na reflexão das dificuldades de inserção de conceitos de Química no ensino de Ciências. A sequência foi aplicada em turmas do 6o ano do Ensino Fundamental, abordando o tema “Água". A análise qualitativa, de natureza interpretativa, foi utilizada para abordagem metodológica. Serão apresentadas as observações, o planejamento e os resultados da aplicação da sequência. As atividades realizadas contribuíram para uma maior compreensão e significação dos conceitos trabalhados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carvalho Siqueira, Hadriane Cristina, and João Manoel Da Silva Malheiro. "INTERAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA MORAL EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DESENVOLVIDAS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS." Investigações em Ensino de Ciências 25, no. 2 (2020): 163. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p163.

Full text
Abstract:
Em uma atividade experimental investigativa, diversas interações podem ocorrer na relação professor-alunos. Assim, neste artigo, apresentamos uma pesquisa realizada com um grupo de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, participantes de um Clube de Ciências, no qual buscamos investigar os princípios de autonomia moral identificados entre os alunos durante a realização de uma Sequência de Ensino Investigativo. Tendo o Ensino de Ciências por Investigação como abordagem didática para construção do conhecimento científico, aplicamos uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) composta por sete et
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vieira de Moraes, Tatiana Schneider, and Anna Maria Pessoa de Carvalho. "Proposta de sequência de ensino investigativa para o 1º ano do ensino fundamental." Revista Espaço Pedagógico 25, no. 2 (2018): 407–37. http://dx.doi.org/10.5335/rep.v25i2.8171.

Full text
Abstract:
As crianças precisam ser inseridas em um contexto de alfabetização científica (AC) desde os primeiros anos da sua escolarização. Para tanto, foi estruturada uma proposta de sequência de ensino investigativa (SEI) de modo a possibilitar o desenvolvimento de discussões científicas e fomentar a interação entre os alunos e destes com o professor. Com foco na aprendizagem dos alunos, essa sequência de ensino tem o intuito de verificar as habilidades associadas ao processo de AC, concentrando-se em elementos como as linguagens oral e escrita utilizadas pelos alunos durante suas atividades. Com base
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lima, Ronilson Da Silva, Jorge Luis López Aguilar, Bianca Martins Santos, and Isaías Fernandes Gomes. "Ensino de física por investigação: uma proposta de sequência investigativa para o ensino de calorimetria." Revista do Professor de Física 3, Especial (2019): 81–82. http://dx.doi.org/10.26512/rpf.v3iespecial.25892.

Full text
Abstract:
No que tange o ensino de física é um desafio ensinar com virtuosidade essa área de conhecimento do ensino médio. Os docentes precisam encarar a aversão dos alunos concernente a disciplina ou o conteúdo a ser trabalhado, acarretado pela falta de conectividade do assunto à realidade do aprendiz, agregando uma desmotivação e desinteresse suscitado pela imagem que física é difícil e não se aplica no cotidiano. Para tanto, em meio a essa realidade condizente ao ensino-aprendizagem de física, esse trabalho apresenta uma proposta metodológica através de Sequências de Ensino Investigativas – SEI, pois
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Elizete Terezinha da, Roberto Araujo Sá, and Verônica Tavares Santos Batinga. "A resolução de problemas no ensino de ciências baseada em uma abordagem investigativa." ACTIO: Docência em Ciências 4, no. 2 (2019): 169. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v4n2.9535.

Full text
Abstract:
Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla de mestrado acadêmico, que tem por objetivo avaliar as potencialidades de uma sequência didática sobre o tema Água elaborada com base na abordagem de Resolução de Problemas no contexto do Ensino por Investigação. A pesquisa foi realizada em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Caetano, Pernambuco, na disciplina de Ciências. A coleta de dados constou da observação participante e as produções dos alunos na resolução dos problemas e atividades realizadas durante o desenvolvimento da sequência. Os dados foram ana
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cristina Pinto, Marisa, Diógina Barata, and Marcos Da Cunha Teixeira. "O que é “Meio Ambiente”? Transversalizando a educação ambiental no ensino de Biologia a partir de atividades investigativas." Health and Biosciences 1, no. 3 (2020): 153–62. http://dx.doi.org/10.47456/hb.v1i3.33655.

Full text
Abstract:
O trabalho trata-se de uma proposta de atividade investigativa sobre o tema Educação Ambiental para as aulas de Biologia do ensino médio, tendo como objetivo desenvolver atividade investigativa para transversalização da educação ambiental no ensino de Biologia. O trabalho procurou interagir o uso do celular, a educação ambiental e o ensino por investigação do processo de ensino e aprendizagem por meio de uma sequência didática. Esses três elementos contribuíram para tornar o ensino de biologia mais próximo da realidade dos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rocha, Carlos Jose Trindade da. "Desenvolvimento profissional docente e a formação do homo creare experimentalis." Revista Teias 22, no. 65 (2021): 337–49. http://dx.doi.org/10.12957/teias.2021.50913.

Full text
Abstract:
Neste artigo, objetiva-se demonstrar um processo viável de formação do sujeito criativo investigativo, no ensino e aprendizagem de ciências, sob a égide do desenvolvimento profissional docente. Para isso, implementaram-se fases de criatividade com uso de Sequência de Ensino Investigativa (SEI) na experimentação investigativa. A metodologia foi norteada pela abordagem qualitativa, orientada por características que se mantêm ligadas a ideias e ações sociais de tendência emancipatória, ao mesmo tempo em que fundamenta e instrumentaliza a educação científica. As inferências de resultados apontam p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva Filho, Olavo Leopoldino da, Marcello Ferreira, Eduardo Divino Miranda Pereira, and Wendell Da Silva Cruzeiro. "A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE INÉRCIA EM UMA COMUNIDADE INVESTIGATIVA." Revista do Professor de Física 2, no. 3 (2018): 59–75. http://dx.doi.org/10.26512/rpf.v2i3.19950.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência didática produzida para fornecer um aporte teórico e histórico para o professor que ensina inércia aos estudantes da primeira série do Ensino Médio. A incorporação conceitual ocorrida deve marcar os indivíduos de forma significativa e, para tal, buscou-se o entrelaçamento da teoria da aprendizagem de Ausubel com a metodologia das comunidades investigativas propostas por Lipman. Trabalhar com tirinhas e histórias em quadrinhos é uma forma de ambientar o estudante ao conceito, conforme proposto por Ausubel, uma vez que, ao visualizar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Araújo, Renato Santos, Gicélia Maria de Oliveira Santos, Cristiane Cupertino Santos Barbosa, et al. "AS LEIS DE NEWTON E DO TRÂNSITO EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA COM ENFOQUE CTS." Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477 8, no. 1 (2017): 227. http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477.2017v8i1.603.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada a partir da aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa com enfoque CTS em três turmas do Ensino Médio de uma escola pública do interior de um Estado da região Nordeste do país. Essa pesquisa é do tipo explicativa e foi elaborada com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário composto por questões abertas. Para a análise dos dados foram aplicados os princípios conceituais da Análise Temática de Bardin (1977). A análise dos dados mostrou que o momento da aul
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Sequência de ensino investigativa"

1

Coura, Maria Isabel Martins da Costa. "Atuação do PIBID Ciências em uma sequência didática investigativa sobre Alquimia." reponame:Repositório Institucional da UFOP, 2016. http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6475.

Full text
Abstract:
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.<br>Submitted by Lucas Almeida (secretaria@mpec.ufop.br) on 2016-05-04T18:16:56Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 21267 bytes, checksum: 73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d (MD5) DISSERTAÇÃO_AtuaçãoPIBIDCiências.pdf: 1680559 bytes, checksum: 6d6f512b3d2ac3571aa266e0f834cd4f (MD5) PRODUTO_AtuaçãoPIBIDCiências.pdf: 3577994 bytes, checksum: 199be4428b48b93b9f6b0e8e04b42852 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Maurílio Figueiredo (maurilioafigueiredo@yahoo.com.br) on
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, Andrey Guilherme Fernandes e. "As ideias balizadoras necessárias para o professor planejar e avaliar a aplicação de uma sequência de ensino investigativa." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27042015-145024/.

Full text
Abstract:
Esse trabalho de pesquisa pode ser dividido em duas partes distintas, mas complementares. A primeira busca entender os pressupostos teórico-metodológicos ligados ao Ensino por Investigação (EI), a segunda trata de estudar quais são as ideias, sobre o EI, que os professores empregam ao planejar a aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI). Para dar conta da primeira etapa realizamos uma pesquisa bibliográfica que abrangeu, desde artigos relacionados ao EI, até documentos internacionais que dão algumas diretrizes a esta metodologia de ensino. A partir deles pudemos apresentar nossa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Letta, Lucélia Aparecida. "As ações do(a) professor(a) no ensino fundamental I ao aplicar uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI)." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-04052015-161450/.

Full text
Abstract:
Este trabalho de pesquisa apresenta um estudo qualitativo sobre as ações do(a) professor(a) em aulas de Ciências do Ensino Fundamental I ao aplicar uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) (CARVALHO, 2011). Entendemos que as ações do(a) professor(a) são processos de diferentes estratégias pedagógicas e científicas em aulas investigativas ao aplicar uma SEI. Os dados utilizados para este estudo foram os mesmos dados coletados e utilizados por Sasseron (2008), constituídos por vídeos de aulas gravadas na íntegra e transcrições de falas, tanto do professor(a) quanto dos alunos, ao longo da imp
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Trevisani, Josiane de Ameida. "Uma sequência de ensino investigativa sobre eletricidade nos anos iniciais do ensino fundamental : relevância do ensino deliberado na construção do conhecimento científico /." Presidente Prudente, 2019. http://hdl.handle.net/11449/190949.

Full text
Abstract:
Orientador: Paulo César de Almeida Raboni<br>Banca: Lucia Helena Sasseron<br>Banca: Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi<br>Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar a construção de conceitos físicos pelas crianças fundamentada no referencial de Vygotsky. Para isso, foi aplicada uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) visando desenvolver a alfabetização cientifica sobre o tópico de eletricidade. A sequência inicia-se por um problema experimental sobre como acender uma lâmpada para que os alunos possam trabalhar e pensar sobre ele. Após a resolução do problema por parte dos alunos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rodes, Giovane Pereira. "O processo de implementação de uma sequência de ensino investigativa e o desenvolvimento de conceitos relacionados à hidrostática no ensino médio." Universidade Federal do Espírito Santo, 2017. http://repositorio.ufes.br/handle/10/6939.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2018-03-22T15:57:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_11650_Vers_o Final_Giovane Pereira Rodes.pdf: 2500209 bytes, checksum: 02ba35b618e0758f4fc3620564d76c18 (MD5) Previous issue date: 2017-12-14<br>Neste trabalho de pesquisa apresentamos uma proposta para o ensino de Hidrostática, especificamente o Teorema de Stevin, sob a luz dos pressupostos teóricos e metodológicos do ensino de ciências por investigação, desenvolvida durante o segundo semestre do ano de 2016, em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio Integrado ao curso de informática, com um total de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vilarrubia, Anna Carolina Ferasin. "Aspectos do ensino por investigação em uma sequência didática elaborada por futuros professores de biologia." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-10072018-153608/.

Full text
Abstract:
É comum encontrar em escolas brasileiras um ensino de ciências que prioriza aulas expositivas com a valorização de conteúdos conceituais com caráter descritivo, memorístico e descontextualizado com o cotidiano e com a realidade dos alunos e/ou da comunidade escolar. O ensino por investigação dentro do contexto da Alfabetização Científica (AC) desvia o foco do ensino de ciências na memorização de conceitos, privilegiando estratégias de como relacionar os conceitos científicos aprendidos de forma a contribuírem para a construção de uma visão consciente e crítica sobre os processos de produção do
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rezende, Denise Ferreira Diniz. "Análise das ações de uma professora na leitura e interpretação de gráficos em uma sequência de ensino investigativa de biologia." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-18032016-105022/.

Full text
Abstract:
Gráficos são frequentemente utilizados para resumir e apresentar dados, tanto pelos cientistas quanto pelos meios de comunicação presentes no cotidiano dos indivíduos como um todo. Apesar disso, eles constituem-se muitas vezes como uma linguagem de difícil compreensão para muitas pessoas (CHINN; BREWER, 2001; FREEDMAN; SHAH, 2001). Alguns autores defendem que as habilidades relacionadas à leitura e interpretação de gráficos são dificilmente adquiridas e que, dessa forma, devem ser um foco explícito da instrução (BERG; SMITH, 1994). Assim, o propósito deste trabalho é o de investigar como a pro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Junior, Nelson Barrelo. "Promovendo a argumentação em sala de aula de física moderna e contemporânea - uma sequência de ensino investigativa e as interações professor-alunos." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-14092015-114736/.

Full text
Abstract:
Nesta pesquisa, buscou-se verificar: a) quais interações discursivas ocorrem em uma sala de aula, durante um conjunto de atividades de laboratório de investigação com a exploração e montagem de um interferômetro de Mach-Zehnder; b) quais ações e perguntas feitas pelo professor são promotoras de argumentação pelos alunos e possibilitam o desenvolvimento de alfabetização científica; c) se os alunos se apropriam das interpretações da Mecânica Quântica sobre a natureza e o comportamento da luz. Esta pesquisa teve como embrião dois outros trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa a que estamos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

MACHADO, Carla Regina da Silva. "As perguntas construídas pelos estudantes e a (auto)formação do professor por meio de uma sequência de ensino investigativa sobre doença de Chagas." Universidade Federal do Pará, 2017. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10498.

Full text
Abstract:
Submitted by Rosana Moreira (rosanapsm@outlook.com) on 2018-08-07T17:31:00Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_PerguntasConstruidasEstudantes.pdf: 1794617 bytes, checksum: 0ddc469d0d357b79e5994263fc03dff5 (MD5) Produto_PerguntasConstruidasEstudantes.pdf: 8173098 bytes, checksum: bd5885a11f59c1f11269772e7a5aa2aa (MD5)<br>Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2018-12-19T14:29:01Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissert
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

MONICO, K. M. "Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio com foco em atividades investigativas." Universidade Federal do Espírito Santo, 2018. http://repositorio.ufes.br/handle/10/10384.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2018-09-11T12:27:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_12522_Dissertação Preliminar - aluna Kleidiani Monicopdf.pdf: 1971155 bytes, checksum: 161e37a73ea1fb61edfff28c3a1f3195 (MD5) Previous issue date: 2018-08-24<br>Há algumas décadas, o ensino de tópicos relacionados com a Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio tinha um papel secundário e muitas vezes era simplesmente deixado de lado. Entretanto, atualmente vivemos em um mundo cada vez mais globalizado onde as informações circulam com grande velocidade e os avanços científicos e tecnológicos estão cada
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Sequência de ensino investigativa"

1

SILVA, A. C. T., and D. N. SOUZA. SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. EDITORA CRV, 2020. http://dx.doi.org/10.24824/978655578943.0.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Andrade, António Manuel Lopes, and Maria Cristina Carrington. Do Manuscrito ao Livro Impresso II. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-2074-9.

Full text
Abstract:
Este livro vem dar continuidade ao projeto de publicar as contribuições decorrentes do Ciclo de Conferências “Do manuscrito ao livro impresso”, reunindo agora, num segundo volume, os estudos da terceira e quarta edições (2017/18 e 2018/19), que tiveram lugar no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, no âmbito da Licenciatura em Línguas e Estudos Editoriais e do Mestrado em Estudos Editoriais.&lt;br&gt;A realização desta iniciativa tem o propósito de fomentar e aprofundar a articulação entre investigação e ensino, proporcionando aos estudantes um contacto privilegiado com
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Diálogos entre políticas públicas e direito: participação e efetividade na sociedade contemporânea. Editora Amplla, 2020. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.dpp146.1120-0.

Full text
Abstract:
Esta obra se debruça sobre diálogos entre políticas públicas e direito, trazendo artigos científicos de diversos autores brasileiros acerca da participação e da sua efetividade na sociedade contemporânea. O livro apresenta um olhar interdisciplinar, sendo composto por capítulos escritos por pesquisadores não só da área jurídica, como também de Psicologia, Biologia, Odontologia e Pedagogia. A divisão dos capítulos parte de temas mais relacionados à participação política por diferentes vias, passando pelas demandas por efetivação dos direitos humanos, sem retrocesso social. Em seguida, transita
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Sequência de ensino investigativa"

1

DOS SANTOS CRUZ, MÔNICA, and MARINA DE LIMA TAVARES. "UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA, EM UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL, PARA O ENSINO DOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.540.

Full text
Abstract:
O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI DISCUTIR O POTENCIAL INVESTIGATIVO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO SOBRE O TEMA ÓRGÃOS DOS SENTIDOS E A CONTRIBUIÇÃO DO USO DOS RECURSOS SEMIÓTICOS UTILIZADOS NAS ATIVIDADES. PARA TAL, UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO DE SETE AULAS FOI DESENVOLVIDA COM ESTUDANTES DO 8O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E ANALISADA VISANDO-SE OBSERVAR A PRESENÇA DE ASPECTOS INVESTIGATIVOS DELIMITADOS A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DA ÁREA, A SABER: PROBLEMATIZAÇÃO, LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES, INVESTIGAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO E DISCUSSÃO. COMO RESULTADO, IDENTIFICOU-SE TAIS ASPECTOS (INDIVIDUALMENTE OU EM CONJUNTO) NA MAIORIA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, DESENCADEADOS TANTO PELA CONDUÇÃO DAS ATIVIDADES PELA PROFESSORA/PESQUISADORA, QUANTO NAS INTERAÇÕES ENTRE OS ESTUDANTES EM SEUS GRUPOS DE TRABALHO. VERIFICOU-SE QUE O USO DOS RECURSOS SEMIÓTICOS POTENCIALIZOU O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO, POIS ESTES DESENCADEARAM ASPECTOS INVESTIGATIVOS COMO PROBLEMATIZAÇÕES, INVESTIGAÇÕES PARA TESTAR HIPÓTESES E AUXILIARAM NA CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTAÇÕES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

CRISTINA REIS BARBOSA, TATIANE, and CRISTINA DE OLIVEIRA MAIA. "A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO, CONTEXTUALIZADO E ATRAENTE DAS PLANTAS: PROPOSIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.018.

Full text
Abstract:
A BOTÂNICA, NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO, TEM SE APRESENTADO DE FORMA TEÓRICA E DESCONTEXTUALIZADA, O QUE VEM DESMOTIVANDO E DIFICULTANDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. OS ESTUDANTES NÃO SÃO COLOCADOS EM CONTATO DIRETO COM O OBJETO DE ESTUDO, AS PLANTAS, O QUE DIFICULTA A ABSTRAÇÃO DO CONTEÚDO E CONTRIBUI PARA O AGRAVAMENTO DA CEGUEIRA BOTÂNICA. FRENTE A ESSES DESAFIOS E A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS À MANUTENÇÃO DA VIDA NO PLANETA, A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO O DESENVOLVIMENTO E A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO, UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A PROPOSTA CONSISTIU NUM TRABALHO CONTEXTUALIZADO, EXPERIMENTAL, PRÁTICO, COM AÇÕES INVESTIGATIVAS CENTRADAS NO ESTUDANTE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

GUSTAVO FRANCO, LUIZ, and LUCIANE ANGELINA DOS SANTOS FERREIRA. "APRENDENDO A ENSINAR CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: OS PRIMEIROS PASSOS DE UMA PROFESSORA DE BIOLOGIA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.093.

Full text
Abstract:
NESTE RELATO DESCREVEMOS COMO UMA PROFESSORA DE BIOLOGIA DEU SEUS PRIMEIROS PASSOS NO USO DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO (ENCI). RELATAMOS A EXPERIÊNCIA DE UMA DOCENTE COM POUCO CONTATO COM ESTA ABORDAGEM EM UMA SEQUÊNCIA DE AULAS SOBRE SISTEMA CIRCULATÓRIO EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO. DENTRE OS RESULTADOS, INDICAMOS DOIS ASPECTOS CENTRAIS: I) O ESFORÇO CONTÍNUO DA PROFESSORA EM GERAR OPORTUNIDADES PARA QUE OS ESTUDANTES EXPRESSASSEM SUAS IDEIAS; II) A MANEIRA ISOLADA COMO OS ELEMENTOS DO ENCI APARECERAM ENTRE AS AULAS. DESTACAMOS A NECESSÁRIA REFLEXÃO SOBRE O QUE SIGNIFICA ENSINAR BIOLOGIA DE FORMA INVESTIGATIVA, TENDO EM VISTA O DESAFIANTE PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO ENCI EM SALA DE AULA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

ROSALINO GOMES, MARINA, and JENNIFER PRESTES AULER. "BIOLOGIA MÃO NA MASSA (DE MODELAR): PROPOSTA E AVALIAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SÍNTESE DE PROTEÍNAS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.132.

Full text
Abstract:
O PRESENTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE TEMA “SÍNTESE DE PROTEÍNAS” QUE UTILIZA COMO BASE UM MODELO DIDÁTICO REALIZADO COM MATERIAIS CONCRETOS PARA SIMULAR ESTE PROCESSO. SEU USO FOI ESSENCIAL UMA VEZ QUE, EM SE TRATANDO DE UM CONTEÚDO ABSTRATO, DEVIDO A SEU CARÁTER MICROSCÓPICO, É DE DIFÍCIL COMPREENSÃO. A ATIVIDADE FOI REALIZADA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE (EM) DE MODO A COMPLEMENTAR AS AULAS EXPOSITIVAS ANTERIORES. NESTE ESTUDO, AVALIA-SE A EFETIVIDADE DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DEVIDO À BOA RECEPÇÃO DOS ALUNOS, À OBSERVAÇÃO DAS AUTORAS, À DIVERSIDADE DE INTERAÇÕES OCORRIDAS EM SALA DE AULA E À AVALIAÇÃO FORMATIVA REALIZADA. ALÉM DISSO, SÃO ELENCADAS QUESTÕES QUE PODERIAM DIFICULTAR SUA APLICAÇÃO TAIS COMO TEMPO DE MANUFATURA E CUSTO QUE, EMBORA BAIXO, PODE ESTAR ACIMA DO ORÇAMENTO DE ALGUMAS ESCOLAS. POR FIM, RESSALTA-SE A POSSIBILIDADE DE USAR ESSA SEQUÊNCIA DE FORMA INVESTIGATIVA, ESTIMULANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

BARBOSA DA SILVA BENTO, ANERLÉIA, and DIOGINA BARATA. "O ENTORNO DA ESCOLA COMO AMBIENTE NÃO FORMAL NO ENSINO DE BIOLOGIA – DESENVOLVENDO O OLHAR INVESTIGATIVO NOS ESTUDANTES." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.382.

Full text
Abstract:
ENSINAR CONCEITOS CIENTÍFICOS FORA DO AMBIENTE DA ESCOLA É UM MEIO QUE POSSIBILITA LEVAR OS ESTUDANTES A REFLETIR E APLICAR O QUE SE APRENDE NO CONTEXTO ESCOLAR, ESTIMULANDO SEU OLHAR INVESTIGATIVO E TORNANDO-O ATIVO NA CONSTRUÇÃO DE SEU CONHECIMENTO. NESSA PERSPECTIVA, A SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE VISA A PARTICIPAÇÃO DO ESTUDANTE NA CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO, TORNA-SE FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE. DIANTE DESSE RECONHECIMENTO E INSPIRADAS EM DIVERSAS ATIVIDADES REALIZADAS (ESTÍMULO À OBSERVAÇÃO E PESQUISA, AULA TEÓRICA EM SALA, AULA DE CAMPO, REGISTROS FOTOGRÁFICOS, COLETA DE AMOSTRAS VEGETAIS), FORAM CONSTRUÍDAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS OBJETIVANDO A PARTICIPAÇÃO DO EDUCANDO NA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ÚTEIS NO ESTUDO SOBRE ANIMAIS, VEGETAIS E CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS. SÃO SEQUÊNCIAS QUE PODERÃO SER APLICADAS NA ÍNTEGRA, ADAPTADAS OU PODEM SERVIR DE INSPIRAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE OUTRAS FERRAMENTAS DE ENSINO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

CRISTINA GEROLIN, ELOISA, MAÍRA BATISTONI E SILVA, and SÍLVIA LUZIA FRATESCHI TRIVELATO. "O QUE ACONTECE COMO DIFERENTES TIPOS DE SOLO QUANDO CHOVE MUITO? CARACTERIZAÇÃO, DISCUSSÕES E REFLEXÕES SOBRE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI)." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.400.

Full text
Abstract:
NESTE TRABALHO PROCURAMOS APRESENTAR E DISCUTIR OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS NA CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI) CUJA TEMÁTICA TEM ENFOQUE NO ESTUDO E ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DE DIFERENTES TIPOS DE SOLO. A SEI EM QUESTÃO FOI ELABORADA COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E FOI DESENVOLVIDA DURANTE OS MESES DE AGOSTO E SETEMBRO DE 2019 COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA ZONA SUL DA CIDADE DE SÃO PAULO. ALÉM DE APRESENTAR A ESTRUTURA DA SEI E CARACTERIZAR SUAS ATIVIDADES, NESTE TEXTO BUSCAMOS FAZER DISCUSSÕES TEÓRICAS SOBRE A CONCEPÇÃO DE COMANDAS E QUESTÕES BASEADAS NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO QUE ENFOQUEM E VISEM ENGAJAR OS ESTUDANTES EM PRÁTICAS CIENTÍFICO-ESCOLARES E NO DESENVOLVIMENTO DE SUA APRENDIZAGEM EPISTÊMICA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

OLEGÁRIO DA SILVA MONTEIRO, CIBELLY, ELIS CARLA DE MOURA LIMA, MARIA SANTA SIMPLÍCIO DA SILVA SANTOS, DANILLO SIPRIANO DO NASCIMENTO, SILVANA GONÇALVES BRITO DE ARRUDA, and TATIANE FONSECA DA SILVA. "ALIMENTAÇÃO INADEQUADA E A OCORRÊNCIA DE DOENÇAS CRÔNICAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO MÉDIO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.075.

Full text
Abstract:
ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DIDÁTICA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE O TEMA “ALIMENTAÇÃO INADEQUADA E A OCORRÊNCIA DE DOENÇAS CRÔNICAS” COM ESTUDANTES DO 1º ANO MÉDIO. E VISA A REFLEXÃO, A DISCUSSÃO, A ARGUMENTAÇÃO SOBRE AS ESCOLHAS ALIMENTARES INADEQUADAS E SUA RELAÇÃO COM UMA POSSÍVEL OCORRÊNCIA DE DOENÇAS CRÔNICAS. DURANTE AS ETAPAS DAS ATIVIDADES APRESENTADAS NESSA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UM PROBLEMA DE PESQUISA SERÁ PROPOSTO AOS ESTUDANTES COMO PONTO DE REFERÊNCIA E ORIENTAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES ATIVOS E PROTAGONISTAS EM QUE SERÁ POSSÍVEL FAZER UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS PROPAGANDAS MIDIÁTICAS E DOS TIPOS DE ALIMENTOS QUE GERALMENTE SÃO VEICULADOS NESSES MEIOS. ESSA ETAPA SERÁ SEGUIDA POR TRABALHO EM EQUIPE, INVESTIGAÇÃO, DISCUSSÃO E EXPOSIÇÃO DE IDEIAS E COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS. OS ESTUDANTES DEVERÃO SER AVALIADOS A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DO SEU EMPENHO, PARTICIPAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

FONSECA DA SILVA, TATIANE, ELIS CARLA DE MOURA LIMA, CIBELLY OLEGÁRIO DA SILVA MONTEIRO, DANILLO SIPRIANO DO NASCIMENTO, and SIMEY DE SOUZA LEÃO PEREIRA MAGNATA. "SEQUÊNCIA DIDÁTICA E USO DE CARTILHA INVESTIGATIVA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA HOMEOSTASE." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.514.

Full text
Abstract:
A HOMEOSTASE TRATA DOS AJUSTES BASAIS QUE LEVAM À MANUTENÇÃO DE UM ESTADO DE EQUILÍBRIO DOS SISTEMAS E DO ORGANISMO, SENDO ESTE UM CONTEÚDO CONSIDERADO RELEVANTE PARA SER VIVENCIADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ENTRETANTO SUA ABORDAGEM NO LIVRO DIDÁTICO OCORRE DE FORMA SUPERFICIAL E FRAGMENTADA, COMPROMETENDO ASSIM, A PERCEPÇÃO AMPLA DAS CONEXÕES E MECANISMOS DE ATUAÇÃO DA HOMEOSTASE. NESSE SENTIDO, ESTE ESTUDO DESEJA FACILITAR A APRENDIZAGEM DO TEMA HOMEOSTASE ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PROPOSTAS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ORGANIZADA NUMA CARTILHA INTERATIVA. PARA ESTE FIM, A CONSTRUÇÃO DA CARTILHA FOI BASEADA NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, E ESTRUTURADA VISANDO A VALORIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS ATRAVÉS DE UMA POSTURA INVESTIGATIVA CULMINANDO PARA CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA SOBRE O TEMA. ESPERA-SE QUE A CARTILHA INTERATIVA POSSA CONTRIBUIR PARA FORMAÇÃO CIENTÍFICA DOS ESTUDANTES, ESTIMULAR A AUTONOMIA E PROTAGONISMO ESTUDANTIL, FOCANDO NO ALUNO COMO CENTRO DO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

PRADO LIMA, GLEICE. "O USO DE VACINAS E O ENSINO DE BIOLOGIA: RELATOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.416.

Full text
Abstract:
O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS ARGUMENTOS CONSTRUÍDOS POR ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA DE SÃO CRISTÓVÃO-SE, A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI), DIVIDIDA EM QUATRO ETAPAS, TENDO COMO QUESTÃO CENTRAL: “O USO DE VACINAS DEVE SER OPCIONAL? ”. NO DESENVOLVER DA SEI, FOI POSSÍVEL FOMENTAR A CRIAÇÃO DE AMBIENTES QUE PROPICIARAM DISCUSSÕES, CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E ARGUMENTOS NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA ESCOLAR. OS DADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DE GRAVAÇÕES EM VÍDEOS (SEGMENTAÇÃO DE AULAS EM EPISÓDIOS, TRANSCRIÇÕES DE FALA) E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. OS ARGUMENTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS FORAM ANALISADOS SEGUNDO O MODELO DO PADRÃO DE TOULMIN (TAP). CONSIDERANDO AS ANÁLISES DOS ARGUMENTOS PRODUZIDOS AO LONGO DAS ATIVIDADES, VERIFICAMOS COMO ESTES FORAM TORNANDO-SE SOFISTICADOS, APRESENTANDO APORTES QUE FUNDAMENTAVAM CIENTIFICAMENTE AS DEDUÇÕES OU HIPÓTESES SOBRE O TEMA VACINA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

CARLA DE MOURA LIMA, ELIS, CIBELLY OLEGÁRIO DA SILVA MONTEIRO, CRISTIANO APARECIDO CHAGAS, and TATIANE FONSECA DA SILVA. "A ORIGEM DA VIDA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA COM CRIAÇÃO DE VÍDEO NA MÍDIA SOCIAL TIKTOK." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.042.

Full text
Abstract:
O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI APLICAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) SOBRE A ORIGEM DA VIDA, NO ENSINO REMOTO, UTILIZANDO O TIKTOK PARA PRODUÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO PELOS ALUNOS. A INTERVENÇÃO FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE GRAVATÁ-PE, COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. BASEADA NA ABORDAGEM DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, A SD FOI DIVIDIDA EM ORIENTAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS. TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO FORAM AVALIADAS CONSTANTEMENTE PELA PROFESSORA; UM QUESTIONÁRIO SOBRE O CONTEÚDO FOI APLICADO ANTES E APÓS A SD E OS RESULTADOS FORAM COMPARADOS ENTRE SI. FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE HOUVE APRENDIZADO E PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES. ASSIM, ASSOCIAR UMA SD DE CARÁTER INVESTIGATIVO A UMA TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO CONHECIDA PELOS ADOLESCENTES PODE REPRESENTAR UMA FORMA DE CONTRIBUIR COM SUA APRENDIZAGEM, TORNANDO A AULA REMOTA MAIS INTERATIVA, E PROMOVER AUTONOMIA E PROTAGONISMO DOS ALUNOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Sequência de ensino investigativa"

1

Antônio Magalhães de Sousa, Aparecido, and FLÁVIA CRISTIANE VIEIRA DA SILVA. "Uma proposta de Sequência de Ensino Investigativa para articulação de diferentes saberes sobre a produção da rapadura." In 20º Encontro Nacional de Ensino de Química. Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/eneqpe2020.247808.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Melo, Elvis, Carmélia Xavier, Clésia Nunes, Rodolfo Carvalho, Flávia Viana, and Dennys Leite Maia. "A Tecnologia Digital e o Ciclo Investigativo na Formação Docente sobre Conceitos Estatísticos." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1414.

Full text
Abstract:
O ensino de Estatística está relacionado a um contexto de produção de dados e a um ciclo investigativo. Com a ajuda das tecnologias digitais, esses processos são facilitados, mas demandam apropriação dos docentes. Este artigo tem o objetivo de analisar uma sequência de ensino baseada no ciclo investigativo que buscou integrar tecnologias digitais durante sua execução em processo formativo para o desenvolvimento profssional para professores que ensinam Matemática. Dentre os resultados, os docentes julgam signifcativa a integração das tecnologias na construção e aplicação de sequências de ensino
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

ALVES, EDINA CRISTINA RODRIGUES DE FREITAS, RENATO GOMES DOS SANTOS, AYANDA FERREIRA NASCIMENTO LIMA, et al. "Aplicação de uma sequência didática sobre as Funções Orgânicas, com o uso de Metodologias Ativas e Ferramentas Tecnológica, no CEPI Dom Veloso, Itumbiara -GO." In Latin American Publicações. lapubl, 2021. http://dx.doi.org/10.47174/lace2021-0023.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma sequência didática-SEA como proposta para o ensino de Funções Orgânicas para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, do Centro de Educação em Período Integral Dom Veloso, Itumbiara –GO. Trata-se de uma SEA investigativa, dividida em 5 unidades contendo 17 etapas a serem trabalhadas em 24 hora aulas. A metodologia de aplicação da SEA baseia-se em metodologias ativas, sendo elas: Sala de Aula Invertida; Movimento Maker; Modelo Virtual Enriquecido; Aula Expositiva Interativa; Rotação por estações; Laboratório Rotacional; Roda de Conversa; Jigsaw; Contação de História;
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fagner Ramos de Araújo, Robson, and Filipe Silva De Oliveira. "A importância da experimentação investigativa na Educação Básica." In 20º Encontro Nacional de Ensino de Química. Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/eneqpe2020.243440.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

RIGHI, MATHEUS, SILVANA DIAS LEãO, NATHALIA HOFFMANN ADAMES, and DIRCE STEIN BACKES. "ANSIEDADE EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: NARRATIVA INVESTIGATIVA EDUCATIVA." In XXIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE. sepebr, 2020. http://dx.doi.org/10.48195/sepe2020-051.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Paula Ferreira da Silva, Ana, and Cláudio Henrique Alves Perdigão. "O ENSINO DE DENSIDADE A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA." In III Congresso internacional das lincenciatura. Instituto internacional despertando vocações, 2017. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.iiicointerpdvl.2016.00141.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

SILVA, A. L. M., R. G. S. ARAÚJO, and M. P. S. GOMES. "O ENSINO DE POLÍMEROS NUMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: ESTIMULANDO A APRENDIZAGEM." In Anais da Semana de Química do IFRN. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, 2016. http://dx.doi.org/10.4322/2526-4664.065.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pereira Gorgônio Medeiros, Andreza, Ione Almeida Silva, Alana Laís de Medeiros Morais, and Jardel Lucena da Silva. "TEOREMA DE STEVIN: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL." In IV Congresso internacional das licenciaturas. Instituto internacional despertando vocações, 2017. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.ivcointerpdvl.2017.00616.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Paula Ferreira da Silva, Ana, Rafaela Germania Barbosa de Araújo, Claúdio Henrique Alves Perdigão, and Kilma da Silva Lima Viana. "EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA: UMA VISÃO ATRAVÉS DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO." In II Congresso Internacional das Licenciaturas. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2015. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.iicointerpdvl.2015.00081.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

JOSE BARBOSA, LEANDRO, and José Euzebio Simões Neto. "Ciência, Quadrinhos e Heróis: Uma Proposta de Sequência Didática." In 20º Encontro Nacional de Ensino de Química. Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/eneqpe2020.247650.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!