To see the other types of publications on this topic, follow the link: Serviço de eventos.

Journal articles on the topic 'Serviço de eventos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Serviço de eventos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Sakurada, Nelson, and Dario Ikuo Miyake. "Aplicação de simuladores de eventos discretos no processo de modelagem de sistemas de operações de serviços." Gestão & Produção 16, no. 1 (March 2009): 25–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2009000100004.

Full text
Abstract:
O presente trabalho discute a aplicação da simulação no estudo de sistemas de operação de serviços. Como objetos de estudo, são analisados tipos de serviços classificados como "Lojas de Serviços" e "Serviços de Massa". O trabalho inclui uma definição dos requisitos dos usuários para os softwares de simulação aplicáveis na modelagem e simulação de sistemas de operação de serviços, avalia a aplicação de dois simuladores disponíveis no mercado e analisa como o processo de modelagem varia de acordo com o tipo de serviço analisado. Ao final do trabalho, conclui-se que o desenvolvimento da tecnologia de simulação bem como os softwares de simulação em si, ainda precisam evoluir até incorporarem a capacidade de representar uma gama mais completa de elementos e relações envolvidos em processos de serviço, que não são presentes em aplicações convencionais da simulação no âmbito dos sistemas de manufatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cortes, Ana Laura Biral, Zenith Rosa Silvino, and Érica Brandão de Moraes. "Notificação de eventos adversos no serviço de emergência pré-hospitalar móvel: Protocolo de revisão de escopo." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 26, 2021): e40810716788. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16788.

Full text
Abstract:
Objetivo: mapear como são realizadas as notificações dos eventos adversos no serviço de emergência pré-hospitalar móvel. Método: Trata-se de um protocolo de revisão de escopo, realizado segundo recomendações metodológicas do Joanna Briggs Institute (JBI) e checklist PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA- ScR), a fim de responder à pergunta de pesquisa “Como são realizadas as notificações de eventos adversos nos serviços de emergência pré-hospitalar móvel?”, elaborada de acordo com o acrônimo PCC (População; Conceito; Contexto), onde P refere-se aos profissionais de saúde, C à notificação de eventos adversos e C ao Serviço de emergência pré-hospitalar móvel. Após a seleção dos descritores, realizou-se uma busca prévia na Medline (PubMed) e Embase, seguida pela análise das palavras do texto contidas no título e no resumo a fim de identificar novos termos. Em seguida, uma nova busca completa será realizada em outras bases de dados selecionadas e na literatura cinzenta, para seleção final dos estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues, Benedita Leida Martins, Vera Lucia de Azevedo Lima, Jocileide de Sousa Gomes, Lizomar de Jesus Maués Moia, Ingrid Magali de Souza Pimentel, and Cinthya Francinete Pereira Pires. "Avaliação de eventos adversos relacionados a medicamentos como indicador de implantação de um centro de informações sobre medicamentos." Revista Eletrônica Acervo Saúde 11, no. 7 (March 12, 2019): e614. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e614.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar a frequência de eventos adversos advindos da utilização da terapia medicamentosa em um hospital referência materno-infantil do Estado do Pará. Métodos: Estudo descritivo transversal quantitativo, baseado na análise de dados retrospectivos compreendendo todas as notificações, por busca ativa ou notificação voluntária, recebida no serviço de farmacovigilância do hospital, referente aos eventos relacionados ao uso do medicamento de 24 meses compreendidos no período entre 01 de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2016. Resultados: As notificações de eventos adversos, advindos da utilização da terapia medicamentosa, totalizaram 1.690 registros, dos quais 621 notificações são referentes ao serviço de farmacovigilância e 1.069 notificações do serviço de assistência farmacêutica. O setor de clínica médica obteve o maior índice, sendo 44 (51,75%) eventos em 2015 e 335(62,49%) em 2016. Das 85 notificações realizadas no serviço de farmacovigilância em 2015, em 22 (25,88%) houve intervenções, em 63 (74,12%) não ocorreu à intervenção. Em 2016 das 536 notificações 280 (52,24%) não possuem registro de intervenção e em 256 (47,76%) foi observado registro das intervenções. Conclusão: O estudo permitiu identificar os eventos adversos e seus fatores de risco evidenciando-se que a corresponsabilidade dos profissionais ao utilizar o sistema de medicamentos deve ser enfatizada dentro do processo de educação permanente na saúde no intuito de diminuir a incidência dos mesmos, contribuindo para a segurança dos pacientes no ambiente hospitalar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Moura, Anna Tereza M. Soares de, and Michael E. Reichenheim. "Estamos realmente detectando violência familiar contra a criança em serviços de saúde? A experiência de um serviço público do Rio de Janeiro, Brasil." Cadernos de Saúde Pública 21, no. 4 (August 2005): 1124–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2005000400014.

Full text
Abstract:
A violência familiar é considerada uma questão prioritária em saúde pública, sendo o problema ainda mais marcante na infância. Informações referentes à morbidade deste agravo podem estar subdimensionadas devido a entraves na detecção de casos. O objetivo deste estudo é contrastar a magnitude da violência contra a criança, aferida ativamente em um ambulatório, com a casuística espontânea do serviço. Foram realizadas 245 entrevistas entre abril e junho de 2001, utilizando-se as Conflict Tactics Scales: Parent-Child Version (CTSPC) e a Revised Conflict Tactics Scales (CTS2) para aferir os eventos violentos. Os casos encaminhados ao Serviço Social representaram a casuística do serviço no período da busca ativa (12 meses). Encontrou-se uma elevada prevalência de violência física entre o casal, com eventos graves ocorrendo em 17,0% das famílias. Em relação à criança, agressões físicas "menores" foram referidas em 46,0% de famílias, porquanto a forma grave, em 9,9%. A prevalência identificada espontaneamente foi de 3,3%. Este estudo de caso mostra as oportunidades perdidas de detecção e chama-se a atenção para a necessidade de rever a abordagem da violência familiar em serviços de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Thiengo, Daianna Lima, Diego Fonseca, Lúcia Abelha, and Giovanni Marcos Lovisi. "Satisfação de familiares com o atendimento oferecido por um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) da cidade do Rio de Janeiro." Cadernos Saúde Coletiva 23, no. 3 (September 2015): 298–308. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201500030172.

Full text
Abstract:
Resumo Introdução Após a reforma da assistência psiquiátrica, a família passou a ser parte integrante do processo de avaliação dos serviços de saúde mental. Nesse contexto, uma das medidas mais utilizadas para a avaliação do serviço é a satisfação. O presente estudo teve como objetivo a avaliação de um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) e sua relação com aspectos sociodemográficos e psicossociais entre familiares de pacientes desse serviço. Métodos Estudo epidemiológico seccional que utilizou: questionário sociodemográfico, escala de eventos de vida estressantes, de qualidade de vida, de sobrecarga, de apoio social e de estratégias de enfrentamento. Resultados Foram entrevistados 102 familiares, cuja média de satisfação global com o serviço foi de 3,9 (dp=0,6). Fatores relacionados à satisfação foram: resultados do tratamento, acolhida e competência do serviço, privacidade e confidencialidade do serviço, diagnóstico de autismo do paciente, ser familiar do sexo feminino, menor sobrecarga, melhor qualidade de vida nos aspectos físico, psicológico e ambiental, maior apoio material e maior utilização de estratégias de enfrentamento focalizadas no problema. Conclusão A identificação de fatores que influenciem a satisfação dos familiares com o serviço pode ser de grande auxílio para a construção de serviços mais adequados a essas famílias e pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Barros Filho, Marcos Antonio, Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso, Yves De Holanda Batista de Miranda, José Pedro Sarmento, Victor Henrique Rodrigues Silva, Nuno Corte-Real, António Manuel Fonseca, and Cláudia Dias. "QUALIDADE DE SERVIÇOS E SATISFAÇÃO DE ESPECTADORES DE EVENTOS ESPORTIVOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA." Movimento (ESEFID/UFRGS) 24, no. 4 (January 6, 2019): 1381. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.83195.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo foi analisar os modelos de avaliação da qualidade de serviços e o seu papel na satisfação de espectadores de eventos esportivos. O estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática. A busca por artigos originais publicados a partir de janeiro de 2000 até junho de 2017 foi realizada nas bases de dados: SPORTDiscus, SCOPUS, WEB OF SCIENCE e SCIELO Citation Index. Foram incluídos 19 artigos. Os resultados apontaram a existência de inúmeros modelos de avaliação que estão relacionados com a qualidade de serviços no esporte. Atributos do serviço principal como: qualidade do jogo e desempenho dos atletas, além de serviços periféricos como a instalação, a empatia dos funcionários e segurança, influenciaram significativamente a satisfação dos espectadores esportivos. Portanto, sugere-se que a percepção da qualidade de serviços é um antecedente da satisfação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dyniewicz, Ana Maria, and Maria Helena Guariente. "A produção e a divulgação do conhecimento científico por enfermeiras assistenciais." Revista de Enfermagem UFPE on line 3, no. 1 (December 30, 2008): 160. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.264-1557-3-rv.0301200923.

Full text
Abstract:
ABSTRACTObjective: to report nurses’ experiences who advise groups of searches in hospitals. Method: we selected two experiences. The first between 2003 and 2006 involving clinics nurses and other health professionals, in partnership of university hospital, community health center and School of Nursing all of them private. The second in public service, between 1999 and 2002, in partnership of School of Nursing and Directors of Nursing at University Hospital. Results: in the private service were produced eleven research presented at scientific events; eight research projects completed and sent for publication; six publications in journals indexed; four conferences, two forums; two courses; four projects in progress. In public service, either alone or in partnership with teachers and students were produced 129 research projects, 151 scientific papers presented at events; 36 published papers, six scientific papers rewarded. Conclusion: the main difficulties in investigative action by clinics nurses were with the structural organization with impasses in the process of work; weaknesses of interactions at various levels professionals; difficulties with the scientific method, among others. Although not yet part of the vast majority of services of the research by nurses in hospital they activities are key to expanding knowledge, practice review, to know the scientific and social transformations, among other ways to show your creative and innovative potential theses nurses, together with their practical experiences among other benefits professional, personal and health teams. Descriptors: nursing; clinical nursing research; health services.RESUMOObjetivo: relatar experiências de enfermeiras que assessoram grupos de pesquisas em hospitais. Métodos: foram selecionadas duas experiências, a saber: a primeira, entre 2003 e 2006 envolvendo enfermeiras assistenciais e outros profissionais da área da saúde, em parceria de hospital universitário, centro de saúde comunitário e faculdade de enfermagem particulares; a segunda, em serviço público, entre 1999 e 2002, em parceria de Faculdade de Enfermagem e Diretoria de Enfermagem de hospital universitário. Resultados: no serviço particular foram produzidos 11 trabalhos apresentados em eventos científicos; oito projetos de pesquisa concluídos e encaminhados para publicação; seis publicações em periódicos indexados; quatro palestras; dois fóruns; dois cursos de extensão; quatro projetos em andamento. No serviço público, isoladamente ou em parceria com os professores e alunos foram produzidos 129 projetos de pesquisa; 151 trabalhos científicos apresentados em eventos; 36 artigos publicados; seis trabalhos científicos premiados. Conclusão: as principais dificuldades na ação investigativa por enfermeiras assistenciais foram estruturais ecoando em impasses no processo de trabalho; fragilidades de interações em diferentes níveis hierárquicos; dificuldades com o método científico, entre outras. Embora ainda não faça parte da grande maioria dos serviços, as pesquisas por enfermeiras assistenciais, são fundamentais para ampliar conhecimentos, rever práticas, acompanhar as transformações tecnológicas e sociais, entre outras possibilidades que mostrem seu potencial criativo e inovador, em conjunto com suas experiências práticas, entre outros benefícios profissionais, pessoais e de equipes de saúde. Descritores: enfermagem; pesquisa em enfermagem clínica; serviços de saúde. RESUMENObjetivo: informar las experiencias de las enfermeras que asesoran grupos de investigación en hospitales. Método: se seleccionaron dos experiencias. La primera entre 2003 y 2006 con la participación de enfermeras y otros profesionales de la salud, en colaboración de Hospital Universitario, centro de salud y Escuela de Enfermería, todos de instituciones privadas. El segundo en el servicio público, entre 1999 y 2002, en colaboración de Escuela de Enfermería y Directores de Enfermería en el Hospital Universitario. Resultados: no servicio particular se produjeron once trabajos presentados en eventos científicos; ocho proyectos de investigación completado y enviado para su publicación; seis publicaciones en revistas indexadas; cuatro conferencias, dos foros, dos cursos; cuatro proyectos en curso. En el servicio público, ya sea solos o en colaboración con los profesores y los estudiantes se produjeron 129 proyectos de investigación, 151 trabajos científicos presentados en eventos; 36 trabajos publicados, seis trabajos científicos premiados. Conclusión: las principales dificultades de investigación en la acción de las enfermeras de hospitales fueron en la organización estructural con reflejos en el proceso de trabajo; debilidades de las interacciones a diversos niveles profesionales, las dificultades con el método científico, entre otros. Las investigaciones por enfermeras de servicios de salud son poco conocidas, mas fundamentales para ampliar los conocimientos de la práctica; conocer las transformaciones científicas y sociales, entre otras como formas de mostrar su creatividad y potencial innovador, junto con sus experiencias prácticas, entre otros beneficios profesionales, personales y de los equipos de salud. Descriptores: enfermería; investigación en enfermería clínica; servicios de salud.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Weyh, Cênio Back, and Fernando Luis Oliveira. "Bookline: uma ferramenta tecnológica a serviço da avaliação de trabalhos científicos em eventos acadêmicos." Revista Internacional de Educação Superior 2, no. 3 (December 23, 2016): 501–17. http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v2i3.7679.

Full text
Abstract:
O uso das tecnologias vem sendo cada vez mais frequente no ensino. Os softwares que facilitam o trabalho docente enquanto recursos tecnológicos também podem ser utilizados para as demais faces da educação. Os eventos científicos são fundamentais para o aprendizado discente, característico no ensino superior. Considerando-se a complexidade em coordenar um evento pela quantidade de pessoas envolvidas, os meios de envio dos trabalhos para análise e sua avaliação durante o encontro buscou-se introduzir ferramentas tecnológicas. Neste sentido, desenvolveu-se um software para gerenciar eventos científicos provendo uma interface para organização da avaliação de trabalhos e critérios de avaliação, bem como a gerência de avaliadores e suas áreas temáticas de atuação. O software intitulado Bookline foi projetado para ambientes móveis, possibilitando aos avaliadores liberdade para se locomoverem livremente durante as avaliações, recebendo informações adicionais sobre cada critério de avaliação, a fim de viabilizar o mais amplo espectro na constituição da nota do trabalho. Ao final das avaliações, o avaliador enviou suas considerações ao servidor central, que processou e compilou seus dados e dos demais avaliadores identificando se o trabalho foi aceito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

De Oliveira Silva, Marcella, Natasha Bantim, and Maria Angélica Maciel Costa. "Precarização do trabalho no setor de eventos: um estudo inicial sobre os impactos para os trabalhadores e empresas." Revista de Turismo Contemporâneo 9, no. 1 (December 11, 2020): 1–23. http://dx.doi.org/10.21680/2357-8211.2021v9n1id21645.

Full text
Abstract:
Esse trabalho tem como objetivo discutir a precarização nas relações de trabalho em um dos ramos mais relevantes do turismo: o setor de eventos. Apesar de ocupar posição econômica estratégica e proporcionar visibilidade dos destinos no mercado global, o setor se mantém, em grande parte, através de relações de trabalho terceirizadas, temporárias e informais. Essas relações são advindas do modelo financeiro internacional, de acumulação flexível do capital, onde o contrato de trabalho com todos os direitos e obrigações previamente definidos e inalterados ao longo de sua duração, vem sendo trocado por modelos menos rígidos, a partir da chamada ‘reestruturação produtiva’. Para exemplificar essas relações, foi analisada uma empresa localizada no Rio de Janeiro (RJ), especializada em orientação de público em eventos e seus contratados. Verificou-se a percepção de clientes e funcionários sobre os serviços prestados e a percepção dos trabalhadores freelancers sobre a contratação e estratégias de capacitação. Identificou-se elementos pouco criteriosos na contratação dos funcionários e no treinamento destes, demonstrando fortes indícios de precarização nas relações trabalhistas estabelecidas entre empresa e trabalhadores, incluindo remuneração com valores baixos e longas jornadas de trabalho. Apesar disso, a empresa parece não se importar com as consequências na qualidade do serviço prestado, já que o regime de terceirização acaba mitigando a percepção da responsabilidade pelo serviço prestado e, consequentemente, gerando poucos danos à imagem da empresa perante o público. Palavras-chave: Eventos. Precarização do Trabalho. Reestruturação Produtiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Infante Fabres, Nelson Osvaldo. "Sismicidad en regiones del norte de Chile." Revista de Historia y Geografía, no. 36 (September 14, 2017): 141. http://dx.doi.org/10.29344/07194145.36.338.

Full text
Abstract:
El presente artículo trata acerca de la sismicidad y de los eventos sísmicos que afectaron durante el mes de marzo y abril del año 2014 a la zona norte de Chile, específicamente, a las regiones de Arica y Parinacota e Iquique y sus principales centros poblados, con un evento sísmico magnitud 8,2Mw. Se utilizó información del Servicio Nacional de Sismología, del Servicio Hidrográfico y Oceanográfico de la Armada de Chile, para analizar tanto la actividad sísmica como sus efectos sobre algunas ciudades localizadas en el borde costero de las regiones norte, ante un potencial evento sísmico de magnitud superior a ocho grados Richter. Asimismo, en el texto se abordan algunos conceptos básicos de sismología que es necesario que la población conozca para comprender e internalizar que Chile es uno de los países que presenta una gran variedad de desastres naturales, especialmente sísmicos,a nivel mundial.Palabras clave: Bordes de placas; cartas de inundación tsunámica; plano de Benioff; escala de magnitud del momentoSeismicity in Northern regions of ChileAbstractThis article addresses seismicity and seismic events affecting the North of Chile during March and April, 2014, specifically at Arica and Parinacota and Iquique regions and the main inhabited areas, with a seismic event of 8.2 Mw in magnitude. It uses information from the National Seismology Service and the Hydrographic and Oceanographic Service of the Chilean Navy to analyze both the seismic activity and the effects on some cities located on the coastal border of the Northern regions, in the potential case of a seismic event stronger than 8 Richter grades in magnitude. The paper also addresses some basic concepts of seismology necessary for the population to understand and internalize that Chile is one of the countries in the world presenting the major variety of natural disasters, especially of seismic nature.Keywords: Plate edges; Tsunamis flood charts; Benioff plane; scale of magnitude at the momentA atividade sísmica em regiões do norte do ChileResumoO presente artigo é sobre a sismicidade e dos eventos sísmicos que afetaram durante o mês de março e abril do ano 2014 para o norte de Chile, especificamente, para as regiões de Arica e Parinacota e Iquique e seus principais centros populacionais, com um evento sísmico de magnitude 8.2 Mw. Utilizou-se informação do Serviço Nacional de Sismologia, do Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile para analisar tanto a atividade sísmica como também seus efeitos sobre algumas cidades localizadas no borde costeiro das áreas do Norte, ante um potencial evento sísmico de magnitude superior a oito graus Richter. Também no texto abordam-se alguns conceitos básicos de sismologia que é necessário que a população conheça para compreender e interiorizar que o Chile é um dos países que apresentam uma grande variedade de desastres naturais, especialmente sísmicos, a nível mundial.Palavras-chave: Bordes de placas; cartas de inundação de Tsunami; plano de Benioff; escala de magnitude do momento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Bascuñan, Daniela Sartori Rocha, André Mendes Jorge, Gilberto Pedroso da Rocha, Francisco Stefano Weschler, and Cristiana Andrighetto. "Comportamento sexual de touros Zebuínos e Angus em central de coleta e processamento de sêmen." Revista Brasileira de Zootecnia 37, no. 2 (February 2008): 254–60. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982008000200011.

Full text
Abstract:
O comportamento sexual foi avaliado em 88 touros das raças Angus, Gir, Guzerá e Nelore, com 5 anos de idade, em média, peso médio de 906 kg e circunferência escrotal média de 41 cm, submetidos ao manejo reprodutivo em central de coleta e processamento de sêmen. Os touros da raça Angus apresentaram menor tempo de reação se comparados aos das raças zebuínas. O tipo de estímulo manequim em movimento influenciou positivamente o tempo de reação em todas as raças estudadas. Touros mais velhos tiveram maior tempo de reação em comparação aos mais jovens. A ordem do salto no dia não influenciou o tempo de reação dos touros. Todos os eventos comportamentais dos touros Angus ocorreram próximo ao serviço completo em vagina artificial. Os eventos comportamentais cheirar e lamber genitália, golpear o manequim com a cabeça ou o chifre, gotejamento de líquido seminal, ereção e protusão de pênis e monta abortada foram realizados em maior freqüência pelos touros zebuínos que pelos Angus. Na espécie indiana, os padrões comportamentais contração prepucial e monta abortada foram mais realizados pelos touros Nelore que pelos Guzerá. O evento serviço completo sem arranque final, no entanto, foi mais observado nos Nelore e nos Guzerá que nos touros Gir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Ternopolski, Chayane Andrade, Baratieri Tatiane Baratieri, and Maicon Henrique Lentsck. "Eventos adversos pós- vacinação: educação permanente para a equipe de enfermagem." Espaço para a Saúde - Revista de Saúde Pública do Paraná 16, no. 4 (March 22, 2016): 109. http://dx.doi.org/10.22421/1517-7130.2015v16n4p109.

Full text
Abstract:
Objetivo: compreender e visualizar um panorama dos Eventos Adversos Pós-Vacinação (EAPV), no do Município de Guarapuava - PR, com intuito de propor medidas, como educação permanente, para diminuição de erros ligados a atuação dos profissionais de enfermagem na administração dos agentes imunológicos. Método: Abordou-se o problema de pesquisa em forma de Projeto Aplicativo, que foi dividido em quatro fases, sendo a primeira a descrição do problema, seguida da identificação das necessidades de aprendizagem, e da atualização dos profissionais de enfermagem, e por fim a avaliação das atividades desenvolvidas. Resultados: O Projeto Aplicativo se mostrou extremamente útil, pois proporcionou aos participantes atualizarem seus conhecimentos e sanarem suas dúvidas, a partir disso a Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava e de uma implantação de um programa de educação permanente poderá atender com mais qualidade e segurança os usuários. Conclusões: O exercício de intervenção realizado neste estudo foi relevante para a discussão de uma problemática no serviço de saúde, contextualizar e abordar sobre EAPV não é tarefa fácil, mas necessária para aprimoramento do serviços de imunização no SUS. Foi uma ação localizada e regional mas que pode ser reproduzida em outros cenários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Padilha, Maria Itayara C. S. "A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO EM SERVIÇO EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA." Revista da Escola de Enfermagem da USP 25, no. 1 (April 1991): 3–15. http://dx.doi.org/10.1590/0080-6234199102500100003.

Full text
Abstract:
Experiência realizada em hospital particular, no Rio de Janeiro, com 60 leitos, no período de 1987-1988. Os objetivos do trabalho são: — relatar a experiência de coordenar a educação em serviço em uma instituição privada; — contribuir para o enriquecimento técnico-científico da enfermagem brasileira. A educação em serviço ocorreu nas seguintes áreas: 1) Seleção de pessoal; 2) Treinamento; 3) Reciclagem e educação continuada; 4) Reuniões de grupo de estudos; 5) Aperfeiçoamento, aprimoramento, desenvolvimento do grupo através do estímulo a participação ativa em eventos de enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Mota, Ana Elizabete. "Serviço Social brasileiro: profissão e área do conhecimento." Revista Katálysis 16, spe (2013): 17–27. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-49802013000300003.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda o Serviço Social brasileiro como profissão e área do conhecimento, ressaltando sua dimensão intelectual e qualificando-a como uma particularidade nos âmbitos continental e mundial do Serviço Social. Aponta evidências deste protagonismo, dentre elas, a natureza das comunicações científicas nos eventos latino-americanos e mundiais, a ampliação das citações de autores do Serviço Social em produções das ciências sociais e humanas e o crescimento da demanda pelas pós-graduações em Serviço Social de outras áreas do conhecimento. Desenvolve a hipótese de que o Serviço Social como área do conhecimento supera os imperativos imediatos da intervenção, contribuindo para a construção de uma massa crítica, donde o seu papel intelectual na formação de uma cultura teórica e política que se contrapõe à hegemonia dominante, protagonizada pela esquerda marxista no Brasil. Esta dimensão mantém unidade com o exercício profissional, contudo faz uma distinção entre o significado do Serviço Social enquanto área do conhecimento e profissão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Santos, Thaís de Oliveira Carvalho Granado, Xaene Maria Fernandes Duarte Mendonça, Pilar Maria de Oliveira Moraes, Marina Goreth Silva de Campos, Jamilie Suelen dos Prazeres Campos, Lizomar de Jesus Maués Pereira Moia, Naiza Nayla Bandeira de Sá, et al. "Capacitação em serviço de nutrição e dietética: implantação do protocolo de identificação correta do paciente no fornecimento de dietas hospitalares." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 27 (July 18, 2019): e915. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e915.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever a capacitação de colaboradores de um Serviço de Nutrição e Dietética sobre segurança do paciente e identificação correta do paciente no fornecimento de dietas hospitalares. Relato de Experiência: Estudo descritivo tipo relato de experiência, elaborado a partir da capacitação realizada com os colaboradores do Serviço de Nutrição e Dietética de um hospital público em Belém-PA. A atividade incluiu exposição de vídeo, palestra expositiva, apresentação e avaliação de material educativo. Participaram 22 colaboradores que atuam como cozinheiros, copeiros, despenseiros e serviços gerais, os quais demonstraram surpresa com os eventos adversos que poderiam ser evitados pela adoção de protocolos enfocando a segurança do paciente e perceberam que os colaboradores do Serviço de Nutrição e Dietética atuam na assistência ao paciente e devem adotar as orientações para a melhoria do cuidado. Alguns desconheciam que a identificação correta do paciente pode minimizar riscos relacionados à assistência em saúde. Os colaboradores avaliaram o conteúdo da cartilha como adequado e consideraram a capacitação importante. Considerações Finais: A capacitação é uma ferramenta para a implantação de um novo processo de trabalho, sendo relevante envolver e valorizar a atuação dos profissionais no serviço para que atuem proporcionando segurança ao paciente e a qualidade do cuidado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Pierdevara, Ludmila, Inês Ventura, Margarida Eiras, Amélia Gracias, and Carina Silva. "An experience with the Global Trigger Tool for the study of adverse events in a medical ward." Revista de Enfermagem Referência IV Série, Nº 9 (May 27, 2016): 97–106. http://dx.doi.org/10.12707/riv15078.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Marsiglia, Regina Maria Giffioni, Maria Olinda Costa Santos Carreira, and Denise Perroud Amaral. "Do serviço social médico ao serviço social na saúde: meio século de história em São Paulo." Serviço Social e Saúde 15, no. 1 (October 24, 2016): 37. http://dx.doi.org/10.20396/sss.v15i1.8647307.

Full text
Abstract:
Este artigo se propõe a apresentar a inserção do Serviço Social e dos Assistentes Sociais na área de saúde em São Paulo, nas últimas seis décadas. Parte da perspectiva de que estudos de caráter regional são fundamentais para a produção do conhecimento sobre processos sociais complexos em Formações Históricas e Sociais, dadas à diversidade e heterogeneidade das relações econômicas, políticas e sociais que se instalaram historicamente, nas diversas regiões do país. Partiu-se da identificação de relações entre a Assistência Social e a Saúde desde o século XIX, da definição de suas áreas específicas durante a primeira metade do século XX, e da profissionalização do Serviço Social a partir da fundação da Escola de Serviço Social em São Paulo, em 1936. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, bem como de pesquisa empírica sobre os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) sobre a temática da saúde, apresentados entre 1940- 1999, pelos formandos na graduação de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), ambas localizadas na capital do Estado de São Paulo. Essa produção, ao registrar e analisar a prática de estágio dos alunos em serviços de saúde permite acessar as formas de inserção, lócus institucional, temas e preocupações dos assistentes sociais nos hospitais e na Atenção Primária em Saúde. A produção mais recente da categoria profissional, apresentada através de relatórios de eventos, revistas e livros, complementa o conhecimento sobre as articulações entre o Serviço Social e a Saúde em São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Ferreira, Leticia Silva, Daniela Meirelles Andrade, Luciana Dos Santos Vieira, and Vinicius Batista Gonçalves. "LOGÍSTICA EM EVENTO: ESTUDO DE CASO DE UMA COMISSÃO DE FORMATURA LOCALIZADA NO INTERIOR DO SUL DE MINAS GERAIS." Pensamento & Realidade 35, no. 1 (October 7, 2020): 47–62. http://dx.doi.org/10.23925/2237-4418.2020v35i1p47-62.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem como objetivo identificar e descrever as atividades logísticas necessárias para a realização do mesmo. Além disso, pretende detectar as possíveis falhas e propor melhorias para que o nível de serviço prestado não seja comprometido. A organização do baile envolve quatro fases, quais sejam: concepção – levantamento de informações; pré-evento – planejamento e organização; transevento – execução; pós-evento – desmontagem e avaliação. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de caso de abordagem quantitativo e qualitativo. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação participante e aplicação de questionário de avaliação pós-evento com a finalidade de obter a percepção e satisfação do cliente. Na fase do pré-evento, existe um envolvimento maior dos organizadores em todo o planejamento do evento. Na execução do evento, é feita a conferência das atividades por meio do instrumento de controle checklist. Já no pós-evento, além da descrição das atividades de desmontagem, foi feita a avaliação por meio do questionário de satisfação do cliente. Conclui-se que o nível de serviço foi alcançado, mas existem algumas falhas a serem sanadas para os futuros eventos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Silva, Elisangelo Aparecido Costa da, Anaclara Ferreira Veiga Tipple, Joaquim Tomé de Souza, and Virginia Visconde Brasil. "Aspectos históricos da implantação de um serviço de atendimento pré-hospitalar." Revista Eletrônica de Enfermagem 12, no. 3 (September 29, 2010): 571–7. http://dx.doi.org/10.5216/ree.v12i3.10555.

Full text
Abstract:
doi: 10.5216/ree.v12i3.10555O serviço de atendimento pré-hospitalar (APH) desempenha importante papel na saúde pública, uma vez que as doenças cardiovasculares e os eventos relacionados às causas externas como situações emergenciais são observadas cada vez mais na população em geral. A reunião de informações históricas permite ao leitor se inteirar rapidamente de como ocorreu a criação e estruturação dos serviços de atendimento pré-hospitalar. Os objetivos foram descrever os aspectos históricos da estruturação do serviço de atendimento pré-hospitalar e sua implantação e evolução no estado de Goiás. Trata-se de uma atualização que procura resgatar dados históricos relacionados ao APH em Goiás. Observa-se que, no Brasil, a formação das equipes de profissionais e a forma da abordagem no atendimento às vítimas foram baseadas nos modelos americano e francês de APH. São políticas públicas de saúde ligadas à atenção às urgências ainda novas e caminham para o aprimoramento. Como profissionais da área da saúde e/ou do APH, somos co-responsáveis pelo alcance do objetivo primordial que é a excelência no atendimento. Descritores: Busca e resgate; Serviços médicos de emergência; Assistência pré-hospitalar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Rodrigues, Thaynara Pereira, Ana Lúcia Queiroz Bezerra, Rafaela Peres Boaventura, Cristiane Chagas Teixeira, and Thatianny Tanferri de Brito Paranaguá. "Ocorrência de eventos adversos em unidade de hemodinâmica." Revista de Enfermagem UFPE on line 13, no. 1 (January 3, 2019): 86. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v13i1a235853p86-95-2019.

Full text
Abstract:
ABSTRACT Objective: to analyze the adverse events occurred with patients during procedures performed at a hemodynamic unit. Method: this is a quantitative, documentary, retrospective and cross-sectional cohort study through the analysis of the records in the books of nursing notes. Data were analyzed in SPSS and descriptive statistical analysis was performed and presented in the form of tables. Results: there were 84 adverse events related to medical devices or equipment and clinical procedures or processes. The main causes are lack of material resources and failure in the service settings. The consequences identified were delay of diagnosis and treatment and the worsening of the clinical situation, which were not notified. Conclusion: the study showed that the occurrence of adverse events is multifactorial and reveals the importance of improving the management regarding the physical structure and materials. Furthermore, adverse events are considered an important indicator of the quality of assistance, since they allow an organizational diagnosis and changes in the structure and work processes to achieve a culture of institutional safety. Descriptors: Patient Harm; Hemodynamics; Patient Safety; Nursing; Patient-Centered Care; Quality of Health Care.RESUMO Objetivo: analisar os eventos adversos ocorridos com pacientes durante procedimentos efetuados em uma unidade de hemodinâmica. Método: trata-se de estudo quantitativo, documental, retrospectivo e de coorte transversal realizado por meio da análise dos registros nos livros de anotações de enfermagem. Estudaram-se os dados no SPSS e realizou-se a análise estatística descritiva apresentando em forma de tabelas. Resultados: identificaram-se 84 eventos adversos relacionados aos dispositivos ou equipamentos médicos e aos procedimentos ou processos clínicos. Verificou-se que as principais causas consistem na falta de recursos materiais e na falha na estrutura do serviço. Identificaram-se, como consequências, o atraso do diagnóstico e do tratamento e o agravamento da situação clínica. Destaca-se que esses agravos não foram notificados. Conclusão: verifica-se que a ocorrência dos eventos adversos é multifatorial e revela a importância da melhoria da gestão quanto à estrutura física e de materiais. Consideram-se, além disso, os eventos adversos como um importante indicador da qualidade da assistência, pois permitem um diagnóstico organizacional e as mudanças na estrutura e processos de trabalho para o alcance de uma cultura de segurança institucional. Descritores: Dano ao Paciente; Hemodinâmica; Segurança do Paciente; Enfermagem; Assistência Centrada no Paciente; Qualidade da Assistência à Saúde.RESUMENObjetivo: analizar los eventos adversos ocurridos con pacientes durante procedimientos realizados en una unidad de hemodinamia. Método: se trata de un estudio cuantitativo, documental, de cohorte retrospectivo y de corte transversal a través del análisis de los registros en los libros de notas de enfermería. Los datos fueron analizados en SPSS y el análisis estadístico descriptivo se presenta en forma de tablas. Resultados: se identificaron 84 eventos adversos relacionados con dispositivos médicos o equipos y procedimientos o procesos clínicos. Se encontró que las principales causas son la falta de recursos materiales y el fracaso en la estrutura del servicio. Se identificaron como consecuencias, el retraso del diagnóstico y tratamiento y el empeoramiento de la situación clínica, las cuales no fueron notificadas. Conclusión: parece que la ocurrencia de eventos adversos es multifactorial y revela la importancia de la mejora de la gestión en cuanto a la estructura física y material. Se consideran, además, eventos adversos como un indicador importante de la calidad de la asistencia, ya que permiten un diagnóstico organizacional y los cambios en la estructura y los procesos de trabajo, para lograr una cultura de seguridad institucional. Descriptores: Daño del Paciente; Hemodinámica; Seguridad del Paciente; Enfermería; Atención Dirigida al Paciente; Calidad de la Atención de Salud.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Conceição, Paulo Sérgio de Andrade, Itatyane Bispo de Oliveira Nascimento, Patrícia Silva Oliveira, and Maria Ruth Moreira Cerqueira. "Acidentes de trabalho atendidos em serviço de emergência." Cadernos de Saúde Pública 19, no. 1 (February 2003): 111–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2003000100012.

Full text
Abstract:
No Brasil, acidentes de trabalho (AT) são notificados apenas para a Previdência Social, restringindo-se, portanto, aos trabalhadores com carteira assinada, que representam, atualmente, menos da metade da força de trabalho ocupada. Neste estudo transversal, pretende-se descrever os acidentes de trabalho e estimar a sua freqüência dentre os casos atendidos num serviço de emergência de Salvador, Bahia, Brasil. Identificou-se 215 pessoas atendidas por causas externas, das quais 68 (31,6%) eram AT. Verificou-se que 36,8% dos acidentados tinham carteira assinada, e dentre esses, apenas 45,5% tiveram notificação para a Previdência, o que indica o alto nível de sub-registro dos AT, mesmo entre os trabalhadores do setor formal. Registros de serviços de emergência podem ser importante fonte de informação dos acidentes de trabalho, e a extensão das ações de vigilância para estes locais poderá ser um passo importante para um melhor conhecimento da magnitude de ocorrência desses eventos na população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

VIANNA VIEIRA, Kennya Kattllem, and Walter Vieira MENDES JÚNIOR. "EVENTOS ADVERSOS E DEMAIS INCIDENTES NO CUIDADO ESTÉTICO REALIZADO PELO BIOMÉDICO." Acta Biomédica Brasiliensia 9, no. 1 (April 10, 2018): 62. http://dx.doi.org/10.18571/acbm.156.

Full text
Abstract:
<p>A dimensão da qualidade “Segurança do Paciente” passou a ser conhecida após a publicação do relatório <em>To Err is Human</em> do <em>Institute of Medicine</em>, que expôs as consequências do cuidado inseguro. Objetivo: Identificar os eventos adversos e demais incidentes no cuidado estético que pode ser realizado pelo Biomédico. Materiais e Métodos: Revisão integrativa, consultando as bases de dados Pubmed, Lilacs e Scielo nos idiomas inglês, espanhol e português. Resultados: Foram selecionados 31 estudos com vários tipos de eventos adversos relacionados ao tratamento estético: infecção; queimadura de pele; disfunção de músculo; dano que obrigou a procura de serviço de emergência; deformidade e dor. Conclusão: A diversidade de eventos adversos encontrada neste estudo mostra a necessidade do tema segurança do paciente ser introduzido na graduação do Biomédico.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Cavalcante, Conceição De Moraes, Helga Cristina Hedler, Marcelli Ritton Macedo, and Karolinna De Freitas Cajazeira. "Impacto de grupos de eventos de aprendizagem no desenvolvimento da competência liderança." Revista Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação 3, no. 2 (March 15, 2021): 18. http://dx.doi.org/10.31501/rgcti.v3i2.11640.

Full text
Abstract:
Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre avaliação de grupos de eventos de aprendizagem no desenvolvimento de competência de liderança relativa ao incentivo e pratica da inovação. Dentre os objetivos destaca-se: avaliar a eficácia e impacto desses eventos sobre o desenvolvimento da competência de liderança, assim como da influência das variáveis idade e tempo de serviço sobre a mesma e a validação da escala de Grupo de Eventos de Aprendizagem GEA de Cassimiro (2009). O método utilizado foi quantitativo por meio de levantamento, recorreu-se a aplicação de questionário estruturado, para o qual customizou-se a escala GEA. A aplicação envolveu a participação de 663 gerentes do nível tático de uma instituição financeira nacional pública de grande porte. A escala GEA mostrou-se adequada para avaliar o fator Aprendizagem Experiencial. O Grupo de Eventos de Aprendizagem considerado mais eficaz foi o Experiencial (5,432) e por último o grupo Induzida (3,025) na per-cepção dos gestores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pontes, Polyana Alexandre Rolím, Angela Maria Alves e. Souza, and Maria de Nazaré Oliveira Fraga. "Reforma psiquiátrica no Ceará: tópicos de caracterização dos novos serviços." Revista Brasileira de Enfermagem 48, no. 3 (September 1995): 297–303. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671995000300011.

Full text
Abstract:
As autoras relatam pesquisa sobre a caracterização dos novos serviços de saúde mental no Ceará. Os dados foram colhidos em visitas aos serviços e preenchimento de formulários. Os resultados mostraram que: os serviços enfrentam dificuldades que limitam sua atuação, ameaçam sua estabilidade e continuidade e a qualidade da assistência dispensada à clientela; a maioria dos técnicos não residem na sede dos municípios, têm vínculo empregatício precário e a eles não está assegurado participar de eventos sobre saúde mental fora do município: há dificuldade de internar pacientes psiquiátricos em hospital geral; os municípios ainda não têm Comissão Municipal de Saúde Mental, instância que daria aos serviços maior suporte técnico, de planejamento e assessoria; não está assegurado aos serviços o aporte mínimo de medicação psicotrópica básica necessária ao controle das crises dos usuários; não são realizadas pesquisas sistemáticas para avaliar a assistência prestada no serviço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Montaño, Carlos. "A pós-graduação e a pesquisa no Serviço Social latino-americano: uma primeira aproximação." Serviço Social & Sociedade, no. 108 (December 2011): 762–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-66282011000400011.

Full text
Abstract:
O artigo visa apresentar a sistematização dos dados sobre pós-graduação e pesquisa nos países hispano-americanos, a partir de documentos apresentados em dois eventos latino-americanos de pós-graduação. O objetivo é estimular a articulação, os convênios e o intercâmbio entre as unidades de ensino brasileiras e as dos demais países do subcontinente latino-americano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Ibiapino, Mateus Kist, Vanessa Brito Miguel Couto, Bernardo Pires Sampaio, Roberto Almeida Rego de Souza, Felipe Andreas Padoin, and Irany Santana Salomão. "Serviço de atendimento móvel de urgência: epidemiologia do trauma no atendimento pré-hospitalar." Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba 19, no. 2 (June 26, 2017): 72–75. http://dx.doi.org/10.23925/1984-4840.2017v19i2a5.

Full text
Abstract:
Objetivo: caracterizar as vítimas de trauma atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) no município de Ilhéus, na Bahia. Método: trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo, no qual foram analisados 1.588 registros de eventos traumáticos a partir das seguintes variáveis: sexo, idade, dia da semana, período do dia, mecanismo de trauma, topografia e tipo das lesões, escore de trauma revisado, tipo de unidade móvel empregada, profissional responsável pelo atendimento, tempo até atendimento hospitalar, procedimentos realizados e óbitos. Resultados: houve predomínio de vítimas do gênero masculino (69,5%) e de idades entre 18 e 37 anos (46,5%). As ocorrências concentraram-se nos finais de semanas (37,8%) e no período noturno (52,0%). Evidenciou-se preponderância dos acidentes de trânsito (41,3%) como principal mecanismo do trauma, dentre os quais prevaleceram o envolvimento de motocicletas (73,0%). Em relação à distribuição topográfica da lesão, a maioria acometeu os membros (58,2%). As condutas mais adotadas no atendimento pré-hospitalar foram a imobilização (26,3%) e o curativo compressivo (25,9%). Os óbitos perfizeram 2,7% da amostra total. Conclusão: a população mais acometida por eventos traumáticos em Ilhéus demonstrou ser composta por jovens do sexo masculino envolvidos em acidentes de trânsito, principalmente motociclísticos, durante os fins de semana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Carvalho, Fabiana Aparecida de. "A reafirmação do Projeto Ético-Político do Serviço Social: um desafio urgente." Serviço Social e Saúde 10, no. 1 (February 20, 2015): 131. http://dx.doi.org/10.20396/sss.v10i1.1381.

Full text
Abstract:
O presente artigo reflete a necessidade urgente e contemporânea acerca da reafirmação do Projeto Ético-Político da categoria do Serviço Social. Através da participação de alguns fóruns de articulação profissional de base, como reuniões de comissões de conselhos de direito, grupo de estudos e eventos de formação profissional, como palestras e seminários em diversos municípios de diferentes Estados brasileiros, deparei-me com inúmeras assistentes sociais que questionam a legitimidade do Projeto Ético-Político, bem como do próprio Código de Ética da profissão. Trata-se de um evento que destaca um movimento paradoxal entre a academia e a base profissional. Nesse sentido, propõe-se o convite à (re)visitação a esses princípios e à reafirmação dos mesmos. Compreendendo assim, que a práxis profissional deve alcançar a práxis social e materializar-se em lutas políticas em favor de um novo modelo societário, que não seja o capitalismo e a sua insaciável sede de lucro e mais valia. Um modelo que não justifique suas crises capitais para adensar a miséria de muitos seres humanos. Abstract: This article reflects the urgent and contemporary about the reaffirmation of the ethicalpolitical project of the category of Social Work. Through participation in some forums to articulate professional basis, including meetings of committees of boards of law, the study group and training events such as lectures and seminars in various cities of different states of Brazil, I came across numerous social workers who question the legitimacy of the Ethical Political Project, as well as the Code of Ethics of the profession. This is an event that highlights a paradoxical movement between academia and professional basis. Accordingly, it is proposed to call for (re) visitation to the reaffirmation of these principles and the same. Understanding then, that professional practice must achieve social praxis and effect in political struggles in favor of a new corporate model, that is not capitalism and its insatiable thirst for profit and added value. A model that does not justify their attacks to capital deepening the misery of many humans.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Freitas, Márcia Sayuri Takamatsu, and Nicolina Silvana Romano-Lieber. "Condições de implantação e operação da farmacovigilância na indústria farmacêutica no Estado de São Paulo, Brasil." Cadernos de Saúde Pública 23, no. 1 (January 2007): 167–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2007000100018.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos e as limitações dos ensaios clínicos controlados têm sido responsáveis pelo aumento das possibilidades de eventos adversos a medicamentos. A farmacovigilância é essencial para detectar e avaliar eventos adversos a medicamentos reduzindo riscos e evitando gastos excessivos em saúde pública. Este trabalho objetivou conhecer programas de farmacovigilância de indústrias farmacêuticas sediadas no Estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados utilizando-se questionário enviado eletronicamente a 105 empresas, das quais 41,9% retornaram. O motivo principal para implantação de programas foi atender exigências regulatórias e a principal justificativa para sua ausência foi produção limitada aos produtos fitoterápicos, ofici-nais e suplementos. Discutem-se as dificuldades para implantação dos programas, os recursos utilizados e características de alguns deles. Conclusões: (a) a normatização é fonte de motivação para o aumento dos programas e do número de relatos mas é insuficiente sem esclarecimentos mais específicos; (b) os resultados dependem de envolvimento multisetorial; (c) o Serviço de Atendimento ao Consumidor é importante fonte de relatos; (d) a estrutura da operação do serviço pode ser pouco dispendiosa em termos de recursos humanos e materiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Burginski, Vanda Micheli, and Rosemeire Santos. "ATENTOS/AS E FORTES NA QUARENTENA: tecendo resistências em defesa dos direitos, das políticas sociais e das liberdades democráticas a partir da extensão universitária." Capim Dourado: Diálogos em Extensão 3, no. 2 (May 30, 2020): 128–44. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n2p128.

Full text
Abstract:
O trabalho ora apresentado se propõe sistematizar a experiência do projeto de extensão na modalidade de eventos sob o título “Atentos/as e fortes na quarentena: tecendo resistências em defesa dos direitos humanos, das políticas sociais e das liberdades democráticas, desenvolvido pelos Grupos de Estudos e Pesquisas GEPPSFAM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Proteção Social e Famílias e o GEPSI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais, Intersetorialidade e Interdisciplinaridade, ambos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e vinculados ao curso de Serviço Social e ao Programa de Pós-graduação em Serviço Social. O projeto teve por objetivo central propiciar um espaço de debates e reflexões sobre temas relacionados ao Serviço Social, a política social e temas transversais relacionados ao impacto da pandemia da Covid-19 nas condições de vida da população, abordando as dimensões de classe, gênero, étnico-racial e geracional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Berselli, Michele, Mariana Teixeira Tillmann, Vitória Daudt Hoff, Clarissa Caetano de Castro, Andressa Dutra Piovesan Rossato, Luísa Mariano Cerqueira da Silva, Thomas Normanton Guim, and Cristina Gevehr Fernandes. "Ações de Prevenção do Câncer em Pequenos Animais pelo Serviço de Oncologia Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (SOVET- UFPel)." Expressa Extensão 23, no. 2 (May 30, 2018): 58. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v23i2.13194.

Full text
Abstract:
O objetivo desse trabalho é relatar as ações realizadas pelo SOVET- UFPel para conscientizar a população quanto ao câncer em animais. A iniciativa surgiu da necessidade de alertar a população sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer em animais. O Serviço em Oncologia Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (SOVET- UFPel) juntamente com outras instituições no país construíram inicialmente a Campanha Nacional contra o Câncer de Mama em Animais. Assim sendo, desde o ano de 2014, tem-se realizado um evento final no mês de outubro ou início de novembro. Esta ação foi baseada na campanha Outubro Rosa de humanos. Nesta ação são abordados conceitos básicos de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer em pequenos animais de forma lúdica e interativa. O convite para os eventos ocorridos foi realizado através de planfletagem pelos discentes do curso de medicina veterinária, que foram previamente treinados para a abordagem da população, além de inserções em mídia impressa, televisão e redes sociais, conduzidas pelos coordenadores do grupo. A partir do ano de 2016, a campanha foi ampliada para conscientizar também sobre o câncer de pele e do trato genital masculino, sendo então realizado em novembro usando como base a campanha do Novembro Azul para humanos. Durante esses anos também foram ministradas palestras lúdicas em escolas para as séries iniciais, e nove palestras técnicas para os discentes de veterinária. Também houve a participação do SOVET-UFPel em eventos promovidos por diferentes grupos, como pet shops/clínicas veterinárias, em diferentes pontos da cidade. As atividades realizadas pelo SOVET conscientizaram a população, pois a procura pelos serviços oncológicos prestados pelo grupo na área de clínica e diagnóstico patológico teve um aumento de 68,85% ao longo desses quatro anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Silveira, Andréa Maria, Elizabeth Costa Dias, Jandira Maciel da Silva, and Tarcísio Márcio Magalhães Pinheiro. "Compassos e descompassos na trajetória do Serviço Especial de Saúde dos Trabalhadores vinculado ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais: 30 anos." Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 38, no. 128 (December 2013): 216–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0303-76572013000200010.

Full text
Abstract:
Descrição analítica da experiência do Serviço Especial de Saúde dos Trabalhadores da Universidade Federal de Minas Gerais no período de 1983 a 2012. Adotou-se como desenho de investigação a metodologia qualitativa e, por técnica, a leitura reflexiva de documentos, legislação e relatórios do serviço estudado. A trajetória do serviço é periodizada em três momentos enfatizando as principais características do trabalho desenvolvido. Na década de 1980 destaca-se o papel pioneiro da oferta de ações de saúde do trabalhador no estado de Minas Gerais focadas no desvelamento do adoecimento relacionado ao trabalho. Na década de 1990, enfatizam-se as dificuldades de funcionamento devidas ao afastamento de seus profissionais para capacitação e à crise dos hospitais universitários. Na primeira década do novo milênio, o serviço assume as responsabilidades de Centro de Referência Estadual em Saúde dos Trabalhadores e o desafio de compatibilizar a agenda do Sistema Único de Saúde (SUS) com a agenda das instituições federais de ensino superior. A partir de 2011, o serviço redefine sua posição no interior do SUS, buscando o fortalecimento de seu papel de referência para ações de saúde de alta complexidade, formação de recursos humanos e pesquisa. A trajetória do serviço foi influenciada pelos eventos que definiram os contornos da saúde dos trabalhadores e da vida das universidades federais no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Ricardi, Alexandre. "O controle público da energia elétrica: primórdios no Canadá." Khronos, no. 8 (December 30, 2019): 82–103. http://dx.doi.org/10.11606/khronos.v0i8.165138.

Full text
Abstract:
Nesse artigo abordaremos a disputa em torno da produção e distribuição de eletricidade entre governos locais do Canadá e acionistas e diretores de empresas privadas, aos fins do século 19. Questionava-se se o serviço seria implantado e explorado por um monopólio privado ou por instâncias de governo. A gestão municipal foi resultado do movimento Populismo Cívico, que defendia que as companhias de serviços deveriam ser totalmente públicas e, da consequente criação da Hydro-Electric Power Commission em Ontário, para distribuição de energia em 1906 e geração e venda em 1914. Os eventos ocorridos no Canadá alarmaram contra a nacionalização das utilities os investidores e diretores em Toronto e no Brasil da holding Brazilian Traction, retirando do país a tomada de decisões e a administração dos lucros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Lewgoy, Alzira Maria Baptista, ANA LUCIA SUAREZ MACIEL, and TATIANA REIDEL. "A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL: CONTEXTO, CONFORMAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA ÚLTIMA DÉCADA." Temporalis 13, no. 25 (February 13, 2017): 91–111. http://dx.doi.org/10.22422/2238-1856.2013v13n25p91-111.

Full text
Abstract:
O artigo analisa o contexto, a conformação histórica e a produção de conhecimento sobre formação em Serviço Social no Brasil no período de 2000 a 2010. O referido mapeamento sobre a formação evidenciou que, na última década, foram produzidas e publicizadas 525 produções materializadas em artigos em anais de eventos (CBAS e ENPESS), em periódicos (Revistas Serviço Social & Sociedade e Temporalis) e em teses e dissertações. No que se refere às estruturas de pesquisa, identificou-se a existência de 19 Grupos de Pesquisa que se debruçam sobre o tema e a inclusão incipiente do tema nos programas de Pós-Graduação da área, já que apenas em 9 (30%) dos 30 se identificou a inclusão de disciplina relacionada à formação. Com base nesses elementos, problematiza essa realidade e o conhecimento que vem sendo produzido, demarcando os principais temas e desafios que se colocam para a formação profissional contemporaneamente. PALAVRAS-CHAVE: Formação Profissional; Produção do Conhecimento; Serviço Social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Mügge, Ernani. "K. – relato de uma busca: a ficção a serviço da revisão da história nacional." Signo 1, no. 1 (March 16, 2016): 95. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v1i1.7331.

Full text
Abstract:
O artigo analisa o romance K. – Relato de uma busca, de Bernardo Kucinski, para avaliar a contribuição dos eventos históricos, presentes na obra, no processo de consolidação da narrativa que, como manifestação artística, estimula seu leitor a vivenciar, por meio da ficção, o período da ditadura militar no Brasil. A obra narra a experiência de um pai que se depara com o desaparecimento da filha, professora de Química da USP, em 1974, e se confronta com o sentimento de culpa, com a dor da perda e com a angústia de uma busca infrutífera por informações sobre o ocorrido. As personagens centrais do romance são o próprio pai e a filha e, sobre ambos, o escritor busca, em sua memória, eventos fulcrais para revesti-los de ficcionalidade. Dessa maneira, ele proporciona ao leitor um acesso diferente daquele do registro histórico sobre esse período da história do país. Assim, aparecem, na obra, elementos do contexto geográfico, histórico e social, além da referência a personalidades, o que confere uma pseudoveracidade à narrativa e, ao mesmo tempo, potência e autoridade para impor-se como meio que expõe singular compreensão da ditadura. Nesse sentido, justifica-se a investigação, que identifica, no texto, remissões ao mundo extratextual, para verificar o tratamento estético que lhes foi conferido, ao entranhá-las na teia ficcional. Portanto, a comunicação colabora com as discussões atuais sobre a constituição do texto literário, especialmente no que tange à correlação entre Literatura e História.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Carmo, Hercules De Oliveira, and Tânia Cristina De Oliveira Valente. "Romarias à Aparecida, São Paulo: estrutura e perfil das ocorrências no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência." Revista Eletronica Gestão & Saúde, supl. (May 16, 2016): 889. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v0isupl..21997.

Full text
Abstract:
O Brasil tem sediado megaeventos, caracterizados como “manifestações de massa ou eventos de massa”. A cidade de Aparecida (SP), considerada capital turística e principal manifestação de massa Religiosa no Brasil, com recordes de visitação, recebeu em 2014, 12.000.000 de peregrinos. E assim as principais preocupações com eventos e manifestações em massa se voltam para as estruturas disponíveis a atender situações de urgência e emergência, pois podem se revelar em grandes e graves problemas de saúde pública. O objetivo deste estudo foi descrever o perfil da demanda de atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e discutir a estrutura para atender as respostas em urgência. Método: Estudo transversal, descritivo e exploratório, tendo como fonte as solicitações de atendimentos ao SAMU Aparecida. Houve 335 chamadas de atendimento no período estudado, com predomínio aos finais de semana (33%), a pacientes com idades variadas entre 0 a 96 anos, tendo como principal queixa os agravos clínicos, obstétricos e psiquiátricos (77%). O estudo evidenciou a necessidade de restruturação do serviço visto que, o atraso na assistência, a localização das ambulâncias e caracterização da frota, foram deficientes aos chamados. O grande número de visitantes acrescido à população local exige melhor preparo para situações adversas que possam ocorrer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Nideck, Renata de Lima Pacheco, and Paulo Pires de Queiroz. "Perspectivas para o ensino na saúde: do 'apagão educacional' à política de educação permanente." Trabalho, Educação e Saúde 13, no. 1 (April 2015): 159–80. http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00022.

Full text
Abstract:
O artigo aborda a educação permanente na ótica reflexiva e rizomática, abrangendo a necessidade de desterritorializar os saberes circulantes na saúde. Trata-se de pesquisa bibliográfica cujo referencial teórico estrutura-se no materialismo histórico marxista. O estudo descreve um breve histórico sobre a política educacional com base em dois eventos marcantes ocorridos na década de 1980: a escassez de trabalhadores para o trabalho complexo, denominado ‘apagão educacional’, e o surgimento do novo ensino superior no Brasil. Tais eventos, ao atravessarem a formação profissional, reproduzem na educação em serviço a estrutura do conhecimento mais hierarquizada. Se o ensino na saúde apresenta limitações, oferece também possibilidades e perspectivas para romper com a rigidez epistemológica e aproximar-se da educação menor e do crescimento de rizomas nas práticas em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Santos, Ana Maria Ribeiro dos, Juliana de Cássia Nunes Soares, Luciana Ferreira Nogueira, Nayra Assunção Araújo, Gerardo Vasconcelos Mesquita, and Clara Francisca dos Santos Leal. "Violência institucional: vivências no cotidiano da equipe de enfermagem." Revista Brasileira de Enfermagem 64, no. 1 (February 2011): 84–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672011000100013.

Full text
Abstract:
Estudo qualitativo que objetivou descrever a vivência dos profissionais da equipe de enfermagem expostos à violência institucional, discutir como essas vivências influem no cotidiano e na organização do serviço e conhecer os eventos causadores dessas atitudes violentas. Os sujeitos foram onze profissionais da equipe de enfermagem. Os dados foram produzidos por meio de entrevista, analisados utilizando técnica de análise temática, organizados nas categorias: vivências de violência na equipe de enfermagem, influência da violência no cotidiano de trabalho e na organização do serviço e fatores causadores de atitudes violentas contra a equipe de enfermagem. Os resultados demonstram que os profissionais encontram-se susceptíveis a atitudes violentas no ambiente de trabalho por permanecerem mais tempo e em maior interação com pacientes e acompanhantes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Santana, Juliana Cardoso de, Kettrin Farias Bem Maracajá, and Petruska de Araujo Machado. "Avaliação de serviços no turismo." Revista Turismo em Análise 31, no. 3 (December 2, 2020): 499–517. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i3p499-517.

Full text
Abstract:
O mercado turístico apresenta crescente competitividade e por isso, as empresas buscam melhorar a captação das percepções dos seus clientes sobre a qualidade percebida durante o consumo do serviço. O estudo propôs um mapa conceitual sobre avaliação da qualidade de serviços no turismo, discutindo as perspectivas teóricas e práticas. Para isso, utilizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura, contemplando a análise de 148 artigos científicos e, construindo-se um portfólio com 10 artigos nacionais e 10 internacionais. Assim gerou-se um mapa conceitual que esquematiza as principais discussões na área. Por fim, a síntese e discussão dos resultados pautaram-se em três abordagens de estudo: teórica, de eventos e de modelos para a avaliação da qualidade em serviços turísticos. Esta pesquisa oferece contribuições teóricas e práticas através do mapa conceitual auxiliando na compreensão das principais abordagens das correntes de estudo e, na prática, estimula gerentes a avaliar de maneira efetiva a qualidade dos serviços oferecidos em seus respectivos empreendimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Melo, Maria Teresa Leitão de. "Programas oficiais para formação dos professores da educação básica." Educação & Sociedade 20, no. 68 (December 1999): 45–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73301999000300003.

Full text
Abstract:
O artigo analisa a formação dos professores da educação básica destacando dois eventos ocorridos na última década: a Conferência Mundial de Educação para Todos e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Avalia os desdobramentos advindos dos referidos eventos e a sua influência nos programas oficiais de formação, criticando a tônica no aperfeiçoamento em serviço restrito a algumas áreas, de conteúdo fragmentado, aligeirado, sem repercussão na carreira docente. Contextualiza a formação no âmbito das políticas de valorização do magistério, categorizando-a como direito do professor. Lança o desafio de construir o perfil e a identidade do profissional da educação, considerando os atores que atuam na escola e têm vínculo com o trabalho educativo: professores e funcionários da educação, portadores do direito a uma formação includente e de qualidade social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Costa, Káren Maria Rodrigues da, João Janilson da Silva Sousa, Rebeca Barbosa da Rocha, Maísa Ravenna Beleza Lino, Geovania Vieira de Brito, and Noé Fontenele de Sousa. "CUIDADO À SAÚDE DA PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA: DEBATE E RELATOS PARA UMA ABORDAGEM INTERSETORIAL." Saúde e Pesquisa 10, no. 2 (September 28, 2017): 251. http://dx.doi.org/10.17765/1983-1870.2017v10n2p251-258.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta relato referente ao “I Encontro sobre as Políticas de Atendimento à População em Situação de Rua: Articulação entre SUS e SUAS”, realizado por residentes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família em Parnaíba (PI) durante os meses de outubro e novembro de 2016. O objetivo é discorrer sobre o encontro e discutir as políticas de atendimento à pessoa em situação de rua - PSR. O evento teve como público-alvo os agentes comunitários de saúde (ACS) e enfermeiros de quatro Distritos de Saúde. O evento possibilitou a discussão sobre a PSR, as políticas de reconhecimento dessa população, a existência e qualidade do serviço ofertado pelo Centro de Referência Especializado para População de Rua e a discussão de casos. Desse modo, o evento deu aos profissionais de saúde a oportunidade de lançar um novo olhar em relação à PSR e criou a possibilidade de realização de outros eventos com o mesmo tema destinado aos profissionais de outros setores da rede
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Castro, Débora Andrade de, Mariza Costa Almeida, Diogo Frade Braz, Francisco Sergivan da Silva, and Douglas Barreto Carvalho dos Santos. "O Sistema de Operação do Serviço de Surfe no Rio de Janeiro." Desenvolvimento em Questão 15, no. 40 (August 11, 2017): 321. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.321-347.

Full text
Abstract:
<p class="Resumo">O surf chegou ao Brasil em 1938 fazendo surgir os primeiros surfistas nacionais. Na década de 70 o esporte passou a ter uma estrutura social e de mercado, especificamente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, onde se estabeleceram produtores de prancha, importadores de materiais e matéria-prima, criação de campeonatos e eventos esportivos, além das grandes marcas e lojas especializadas no ramo, dando início a uma tendência crescente de geração de novos produtos e serviços. O objetivo deste artigo é analisar sistema de operação do serviço de surf no estado do Rio de Janeiro de forma a entender suas relações complexas e explorar tais conexões com a finalidade de estabelecer futuras possibilidades. Com base nos resultados verificou-se que o Brasil é um mercado consumidor muito forte de mercadorias e serviços relacionados ao surf devido ao clima, população jovem, cuja maioria vive próximo ao litoral, aspectos que são potencializados no Rio de Janeiro. Entre os fatores que contribuem para o desenvolvimento do surf têm-se a sua inserção na mídia não segmentada e em particular a imagem projetada por este esporte como algo jovem e interessante cuja prática relaciona-se a fatores psicológicos como a emoção, o controle do ambiente externo e a superação. Produtos e serviços que que possibilitem ao consumidor superar habilidades físicas e psicológicas visando atingir maior controle destes fatores possuem possibilidades crescentes de negócios e de inovação.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

ABEPSS, ABEPSS. "RELATÓRIOS-SÍNTESE DOS GRUPOS DE TRABALHO E PESQUISA GESTÃO ABEPSS – 2013-2014 - GTP MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL." Temporalis 13, no. 26 (February 20, 2014): 183–203. http://dx.doi.org/10.22422/2238-1856.2013v13n26p183-203.

Full text
Abstract:
O Grupo Temático de Pesquisa (GTP) Movimentos Sociais e Serviço Social, conforme orientação e eventos programados pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), vem desenvolvendo reuniões entre os seus membros e encontros ampliados com pesquisadores na perspectiva de promover articulações entre estes e profissionais, professores, discentes e grupos identificados com a temática, bem como de constituir o estado da arte da produção do conhecimento do Serviço Social nesse eixo temático. O GTP tem ainda o objetivo de promover um espaço teórico-investigativo e político aproximativo e exploratório no intuito de responder a uma necessidade dos pesquisadores: a de conhecer os sujeitos dessa produção, as áreas de investigação e as tendências gerais que estão expressas no conjunto dos estudos referentes à temática em questão. No XIII ENPESS de 2012, realizado em Juiz de Fora, o Colóquio do GTP Movimentos Sociais e Serviço Social apresentou os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo durante todo o período mencionado, configurando o estado da arte das pesquisas no âmbito da temática Movimentos Sociais e Serviço Social, seguindo-se de um amplo debate com os participantes e, ao final, elegendo-se a comissão coordenadora do GTP para o biênio 2012-2014. O presente relatório apresenta as sistematizações realizadas pelos coordenadores do GTP a partir das atividades construídas no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão e da relação entre graduação e pós-graduação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Santos, Vera Núbia, Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves, and Noêmia Lima Silva. "Desenvolvimento de pesquisas no Nordeste e a importância das Fundações de Amparo (2014-2016)." Serviço Social & Sociedade, no. 139 (December 2020): 561–72. http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.232.

Full text
Abstract:
Resumo: A FAP é corresponsável pelo desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no país. Com o levantamento e análise de editais publicados no site das nove FAPs da região Nordeste, constatou-se o total de 316 editais entre 2014 e 2016. Observa-se, em sua maioria, apoio para eventos, publicações e programas de pós-graduação, além de pesquisas. O Serviço Social deve atentar para a importância dessa agência de fomento, na perspectiva da qualidade da formação e do exercício profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

De Castro Brandão, Paloma, Itana Carvalho Nunes Silva, Mariane Teixeira Dantas Farias, Victor Porfírio Ferreira Almeida Santos, Dalmo Macedo França Farias, Valdinei Sampaio Santa Cruz, and Josias Alves de Oliveira. "Parada Cardiorrespiratória: caracterização do atendimento no serviço de atendimento móvel de urgência." Nursing (São Paulo) 23, no. 267 (August 25, 2020): 4466–77. http://dx.doi.org/10.36489/nursing.2020v23i267p4466-4477.

Full text
Abstract:
Objetivo: descrever as características do atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória no ambiente pré-hospitalar. Métodos: estudo quantitativo, epidemiológico e retrospectivo elaborado a partir de dados presentes nas fichas de atendimento realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, ocorridas no ano de 2014 referentes às vítimas de parada cardiorrespiratória. As informações foram coletadas através de formulário estruturado utilizando a linguagem Utstein e análise descritiva foi obtida após processamento dos dados no pacote estatístico STATA 12.0. Resultados: foram investigadas 946 fichas de atendimento por parada cardiorrespiratória. Entre as vítimas, houve predomínio do sexo masculino (56,3%), com faixa etária de 61-80 anos (32,5%), eventos de natureza clínica (80%), o ritmo cardíaco prevalente foi a assistolia (42,2%) e o óbito foi o principal desfecho (84,5%). Conclusões: constatou-se a necessidade de treinamento direcionado à população, com o objetivo de reconhecer e intervir precocemente na parada cardiorrespiratória e em paralelo, aprimorar a anamnese durante telemedicina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Belon, Ana Paula, Naoko Yanagizawa Jardim da Silveira, Marilisa Berti de Azevedo Barros, Caroline Baldo, and Marta Maria Alves da Silva. "Atendimentos de emergência a vítimas de violências e acidentes: diferenças no perfil epidemiológico entre o setor público e o privado. VIVA - Campinas/SP, 2009." Ciência & Saúde Coletiva 17, no. 9 (September 2012): 2279–90. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232012000900010.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi analisar as diferenças no perfil dos atendimentos de emergência por causas externas, entre as unidades de saúde públicas/conveniadas ao SUS e as privadas. Com dados do VIVA-Campinas 2009, foi verificada a associação entre natureza do serviço de saúde e características das vítimas, evento e atendimento usando teste qui-quadrado. A partir da regressão de Poisson, foram estimadas as razões entre a proporção de atendimentos da rede pública e da privada. O setor público respondeu por 67,8% dos atendimentos na amostra de 1094 vítimas. Acidentes de transportes, acidentes com animais e agressões foram 2 vezes mais frequentes nas unidades públicas; já choques contra objeto e entorses foram 75% e 2,7 vezes superiores nas privadas. Traumatismos crânio-encefálicos/politraumatismos e cortes/lacerações foram 3,8 vezes e 61% mais frequentes no setor público, enquanto ocorrências sem lesão física, com luxações/entorses ou fraturas predominaram no privado. Vítimas com lesões na cabeça e em múltiplos órgãos, ocorrências em vias públicas, eventos relacionados ao trabalho, uso de transportes coletivos e SAMU/resgate/ambulâncias prevaleceram na rede pública. O estudo, ao apontar significativas diferenças entre os eventos atendidos na rede pública e privada, pode contribuir na organização da assistência à saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Elsner Matheus, Amanda Maria, Gilmei Francisco Fleck, and Tatiane Cristina Becher. "Narrativas de mulheres sobre o passado da América: da exclusão histórica ao protagonismo ficcional." Escritas do Tempo 3, no. 8 (August 27, 2021): 244–62. http://dx.doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v3.i8.2021.244262.

Full text
Abstract:
A escrita da história, por séculos, foi reduto masculino, ocupado por privilegiados homens que tiveram acesso à instrução. Esses eram contratados pelo poder para registrar os eventos de cada reinado. Assim se deu na América, cujo passado foi escrito pelos conquistadores a serviço dos monarcas a quem serviam como cronistas. Tal configuração unilateral da história da América tem levado muitos romancistas americanos a revisitar o passado e a reescrever episódios marcantes de cada nação sob diferentes perspectivas. Essa releitura da história pela ficção é ainda mais significativa quando feita por uma das parcelas excluídas dos discursos oficiais, como é o caso das mulheres. Neste texto, verificamos como a escrita híbrida contemporânea de autoria feminina tem se ocupado do passado americano, conferindo-lhe inusitadas visões, múltiplas perspectivas e inquietantes possibilidades de leituras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Ibiapino, Mateus K., Vanessa BM Couto, Bernardo P. Sampaio, Roberto AR Souza, Felipe A. Padoin, Bárbara EB Carvalho, and Irany S. Salomão. "Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192: Violência Contra A Mulher." Panamerican Journal of Trauma, Critical Care & Emergency Surgery 6, no. 2 (2017): 77–80. http://dx.doi.org/10.5005/jp-journals-10030-1177.

Full text
Abstract:
RESUMO Histórico A violência contra a mulher constitui uma grande preocupação de saúde pública brasileira, que apresenta uma taxa de homicídio feminino que coloca o Brasil no quinto lugar no ranking mundial dessa estatística. Contudo, há poucas informações publicadas na literatura sobre mecanismos de trauma e prevalência de lesões nesse cenário. Este trabalho objetiva analisar o perfil epidemiológico das mulheres vítimas de violência através da análise de atendimentos pré-hospitalares. Desenho do estudo Foi realizado um estudo descritivo retrospectivo com base em coleta de dados de registros de atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município de Ilhéus, Bahia, realizados entre janeiro e dezembro do ano de 2014. De um universo de 1588 atendimentos a traumatizados, selecionaram-se as vítimas do sexo feminino (466), e destas aquelas cujos mecanismos de trauma foram por agressão, resultando numa amostra final de 49 atendimentos. Analisaram-se idade, hora do atendimento, dia da semana do evento, mecanismo de lesão, principal região acometida,necessidade de reposição volêmica, Revised Trauma Score (RTS) e a ocorrência de óbito pré-hospitalar. Os dados foram analisados através do software Epi Info versão 7.1.5. Resultados A média de idade das vítimas foi 32,6 anos. 23,4% dos eventos ocorreram aos sábados e 21,3% aos domingos e 57,1% ocorreram no período noturno. 49% das injúrias foram causadas por espancamentos. 61,3% das lesões estavam localizadas em cabeça e pescoço. 48% das lesões eram lacerações. Utilizou-se reposição volêmica em 14,3% dos atendimentos. Apenas 1 vítima viva apresentou RTS inferior a 7,8408. A mortalidade verificada foi de 4,1%. Conclusão O presente estudo evidencia a preocupante realidade da violência contra a mulher, uma temática urgente e que exige uma resposta para que a sociedade brasileira e mundial alcance melhores condições de vida, segurança e igualdade. How to cite this article Ibiapino MK, Couto VBM, Sampaio BP, Souza RAR, Padoin FA, Carvalho BEB, Salomão IS. Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192: Violência Contra A Mulher. Panam J Trauma Crit Care Emerg Surg 2017; 6(2):77-80.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Frossard, Wanda Terezinha Garbelini, Lucimar Aparecida Britto Codato, Maura Sassahara Higasi, Márcia Maria Benevenuto de Oliveira, and João Paulo Menck Sangiorgio. "Odontologia no PET-Saúde: pesquisa e integração ensino, serviço e comunidade." Revista da ABENO 11, no. 1 (June 26, 2013): 51–54. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i1.40.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é mostrar ações acadêmicas assertivas fora do âmbito da academia no curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com a participação dos acadêmicos da área da saúde no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet-saúde). Em 2010, o programa Pet-Saúde UEL aconteceu em três etapas: a territorialização da área de atuação, o estudo do referencialteórico sobre a prática do aleitamento materno e a participação dos estudantes na coleta de dados nacional sobre práticas alimentares no primeiro ano de vida. Em seguida, ocorreu a avaliação do programa e a divulgação dos trabalhos realizados em eventos científicos. Em relação ao inquérito realizado, verificou-se que: os índices de aleitamento materno exclusivo e aleitamento materno predominante estão próximos de 50%; o consumo de alimentos com açúcar é elevado para a faixa etária estudadae que o uso da chupeta e da mamadeira interfere no processo da amamentação em crianças menores deseis meses de idade, favorecendo o desmame precoce (p = 0,00). Além disso, concluiu-se que a participação dos estudantes do curso de odontologia da UEL no Projeto Pet-saúde tem favorecido transformações nos processos de geração de conhecimentos, contribuído para a prestação de serviços à população e possibilitado maior integração entre ensino-serviço e a comunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Almeida, Ildeberto Muniz de, Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela, Alessandro José Nunes da Silva, and Sandra Lorena Beltran. "Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes - MAPA: ferramenta para a vigilância em Saúde do trabalhador." Ciência & Saúde Coletiva 19, no. 12 (December 2014): 4679–88. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320141912.12982014.

Full text
Abstract:
A análise de acidentes de trabalho é importante para a vigilância e a prevenção desses eventos. Métodos atuais de análise buscam superar visões reducionistas que enxergam essas ocorrências como eventos simples explicados por erros dos operadores. O objetivo do artigo é analisar o modelo de análise e prevenção de acidentes (MAPA) e seu uso em intervenções de vigilância, destacando aspectos vivenciados na apropriação da ferramenta. Optou-se por método descritivo analítico apresentando as etapas do modelo. Para ilustrar contribuições e ou dificuldades foram selecionados casos nos quais foi usada a ferramenta em contexto de serviço. O MAPA integra abordagens teóricas já experimentadas em estudos de acidentes fornecendo apoio conceitual útil desde a etapa de coleta de dados à conclusão e intervenção. Além de revelar fragilidades da abordagem tradicional, ajuda a identificar determinantes organizacionais como falhas gerenciais, de concepção de sistemas e da gestão de segurança envolvidas na acidentalidade. Os principais desafios encontram-se no domínio dos conceitos pelos usuários, na exploração de aspectos organizacionais mais à montante na cadeia de decisões ou em níveis superiores da hierarquia, bem como na intervenção para mudanças nos determinantes destes eventos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Aguir, Fernanda Soares de, Francisco Carlos Pinto Rodrigues, Rosane Teresinha Fontana, and Vivian Lemes Lobo Bittencourt. "Adesão pela equipe de enfermagem a lista de verificação cirúrgica: uma revisão narrativa." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 3, 2021): e4710212189. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12189.

Full text
Abstract:
A cirurgia segura envolve práticas adotadas para redução dos riscos de eventos adversos e danos que poderão vir a ocorrer no paciente antes, durante ou após a cirurgia. A introdução da lista de verificação para cirúrgica segura, também conhecido como checklist, é um passo para uma nova cultura de segurança na sala operatória. Este estudo tem como objetivo investigar a produção de conhecimento sobre a adesão ao checklist de cirurgia segura. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica sobre a adesão ao uso do checklist no centro cirúrgico. A equipe de enfermagem tem papel essencial na adesão à lista de verificação de cirurgia segura, pois se responsabiliza pela qualificação, comunicação e capacitação profissional, com vistas à melhoria do serviço e a redução de eventos adversos. A adesão ao checklist deve ser aprimorada para contribuir com a redução de eventos adversos e a promoção da segurança do paciente. O estudo apontou que há várias publicações que demonstram a real efetividade do checklist na literatura, porém se evidenciou que a sua adesão na prática clínica ainda é baixa apontando uma lacuna no conhecimento a ser preenchida pela enfermagem, em especial, as equipes que atuam em centro cirúrgico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography