To see the other types of publications on this topic, follow the link: Simulação cirúrgica.

Journal articles on the topic 'Simulação cirúrgica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Simulação cirúrgica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Joaquim, Élcio Douglas, and Guilherme Ernani Vieira. "Modelagem e análise de um novo centro cirúrgico para um hospital em crescimento: uma abordagem baseada em simulação." Production 19, no. 2 (2009): 274–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132009000200005.

Full text
Abstract:
Uma instituição hospitalar precisa de constante aperfeiçoamento para ser eficiente no seu principal negócio: o bem-estar do ser humano. Este artigo descreve um projeto realizado no Hospital Universitário da PUCPR, cujo principal objetivo é avaliar alterações no Centro Cirúrgico com o intuito de se preparar melhor para o aumento de demanda esperado para os próximos anos. Foram simulados e analisados quatro novos cenários, os quais incluíram restruturação de atividades de atendimento e ampliação do número de salas cirúrgicas. Os modelos de simulação mostraram que em geral as alterações sugeridas trarão benefícios ao centro e que o melhor cenário deverá ter duas novas salas de cirurgia e uma restruturação das atividades internas do centro. Isto reduzirá o tempo de espera do paciente por sala cirúrgica e também a própria taxa de ocupação das salas, além de atender bem à comunidade até 2010/2011.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Coelho, Giselle, and Thiago Vieira. "História da simulação cirúrgica e sua aplicação em Neurocirurgia." Scientia Medica 28, no. 1 (April 11, 2018): 29688. http://dx.doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.29688.

Full text
Abstract:
AIMS: In this article, the authors address the historical evolution of surgical simulation, focusing on its application in Neurosurgery.METHODS: Literature search was done in the PubMed/Medline and Scopus databases, using the terms “history AND simulation”; and “simulation AND neurosurgery”. There was no limit for the publication date.RESULTS: We selected 30 articles whose contents included data of interest for the objective of the study. Simulation has been used for centuries in a variety of ways, including the dissection of corpses by the early physicians (such as Galeno) and military training (for example in war games). Anatomical models were created in the eighteenth century and continued to improve in the following centuries. Virtual reality simulation was first used in 1987 and became popular in the early 1990s. Subsequently, synthetic anatomical models were created that reproduce surgical scenarios close to the real one, with great applicability today.CONCLUSIONS: This literature review highlighted evolutionary aspects of simulation and its current application in medical education. Innovations in this field were highly appreciated by members of the neurosurgical community who recognized the vast potential of simulation to revolutionize this specialty, where intraoperative errors can have disastrous consequences. This historical review may contribute to a better understanding of the relevant role of simulation and for its implementation in the medical curriculum, especially in high complexity specialties such as Neurosurgery.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Motta, Eduardo Vieira da, and Edmund Chada Baracat. "Treinamento de habilidades cirúrgicas para estudantes de medicina – papel da simulação." Revista de Medicina 97, no. 1 (March 15, 2018): 18–23. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v97i1p18-23.

Full text
Abstract:
O emprego de simulação para o aprendizado das técnicas motoras para a prática cirúrgica é crescente nos programas de graduação, residência e pós-graduação. O desenvolvimento do conhecimento dos processos educacionais e das plataformas pedagógicas fez evoluir a formação educacional médica, com redução do emprego de animais de experimentação e maior utilização de modelos não biológicos e eletrônicos, presentes nos laboratórios de simulação. Além disto, os laboratórios de simulação permitem que novas tecnologias e conceitos educacionais sejam utilizados para ampliação do ensino de cirurgia, incluindo avaliação de conhecimento teórico, processos de tomada de decisão e avaliação de riscos, comunicação em equipe, trabalho em equipe, análise de custos e gestão. Neste contexto, a simulação favorece o ensino baseado em competências. Os modelos de simulação envolvem utilização desde modelos simples de material sintético, como plástico e borracha, até manequins de alta fidelidade com controle informatizado, caracterização de ambientes de sala cirúrgica, ambulatório, enfermaria, além da participação de atores como pacientes, familiares e outros membros da equipe médica. Os objetivos educacionais de diferentes currículos e instituições definirá o grau de sofisticação necessário. O uso de animais permanece como alternativa de treinamento, porém com crescente respeito a normas éticas para sua utilização, respeitando o emprego para situações cada vez mais específicas em que a complexidade é elevada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Paixão, Alex Monteiro Leal da, Carlos Alberto Sanches Pereira, Ana Paula Cunha Pereira, and Lucas Guimarães. "Manequim vídeo cirúrgico: recurso para o ensino de médicos residentes." Revista Sustinere 9 (March 25, 2021): 66–82. http://dx.doi.org/10.12957/sustinere.2021.45700.

Full text
Abstract:
O principal objetivo desse trabalho é relatar o desenvolvimento de um material didático para o ensino de vídeo cirurgia para médicos residentes. Foi desenvolvido um manequim cirúrgico de apoio ao ensino de técnicas iniciais como recurso didático, em um serviço de residência de cirurgia geral de um hospital municipal na cidade de Volta Redonda/RJ. Presenteando os passos da sua construção, e propondo um exercício como forma de treinamento, através da simulação no manequim dos atos básicos do vídeo cirurgia e por fim aplicar o exercício proposto na utilização do Manequim Cirúrgico para validação com os residentes de cirurgia geral. A Metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa aprovada seguido da construção do manequim cirúrgico; construção do protótipo; demonstração da realização do exercício no manequim em aulas práticas; e, aplicação de questionário após realização do exercício proposto. Como resultado pôde-se concluir que o exercício é passível de ser realizado pelos residentes, demonstrando que o manequim pode ser usado como recurso didático e que os residentes se mostraram mais seguros com a prática cirúrgica no manequim contribuindo para a formação cirúrgica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Motta, Alexandre Trindade Simões da, Ione Helena Portela Brunharo, José Augusto Mendes Miguel, Jonas Capelli Jr., Paulo José D'Albuquerque Medeiros, and Marco Antonio de Oliveira Almeida. "Simulação computadorizada do perfil facial em cirurgia ortognática: precisão cefalométrica e avaliação por ortodontistas." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 12, no. 5 (October 2007): 71–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192007000500010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: verificar a precisão de um programa de simulação computadorizada na predição de alterações no perfil facial em diferentes tipos de cirurgia ortognática. METODOLOGIA: utilizou-se radiografias e fotografias de perfil das fases pré-cirúrgica e final de 32 pacientes. As movimentações esqueléticas do procedimento cirúrgico foram reproduzidas no traçado pré-cirúrgico, gerando mudanças no perfil mole, originando o traçado e a imagem predictiva de perfil. Analisou-se o perfil da amostra total e dividida em dois grupos, sem cirurgias no sentido vertical (AP) e com cirurgias de impacção ou reposicionamento inferior da maxila (V). Comparou-se cefalometricamente pontos do perfil mole dos traçados predictivo e final. As imagens predictivas computadorizadas foram comparadas com as imagens finais por 20 ortodontistas, que avaliaram cinco regiões: perfil total, nariz, lábio superior, lábio inferior e mento. RESULTADOS E CONCLUSÕES: observou-se variabilidade de posicionamento dos pontos do perfil, com mais de 60% dos erros até 2mm e 17% acima de 3mm. Diferenças significativas entre os pontos foram mais freqüentes no sentido vertical. Os ângulos nasolabial e mentolabial predictivos apresentaram-se mais agudos que os finais. As notas médias encontradas na análise subjetiva variaram de 56 para o lábio inferior a 75,42 para o nariz. As imagens predictivas não apresentaram diferenças significativas de qualidade entre os grupos. Em comparação com outros sistemas de simulação computadorizada, este programa pode ser considerado útil na prática clínica ortodôntica e cirúrgica. Entretanto, diante de algumas limitações observadas, recomenda-se cautela no planejamento e apresentação do caso, considerando que algumas predições podem exigir melhorias com ferramentas de ajuste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos Junior, Welington dos, Fernando Matheus Santana Tunel, Gabrielle Vieira dos Santos, Stephanie Evangelista Lima, Luma Karolaine Monteiro dos Santos, Victor Benjamin da Silva Oliveira, Allexandre Júlio Rocha, et al. "A utilização de biomodelo em cirurgia ortognática: Relato de caso clinico." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 27, 2020): e57291110131. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10131.

Full text
Abstract:
O uso de biomodelo permite a simulação e auxilia na comunicação da equipe, pode ser utilizado como próteses, reduz o tempo cirúrgico, sendo a cópia fidedigna do tecido ósseo. Desta forma, este trabalho tem como objetivo relatar um caso clínico de uso do biomodelo em cirurgia ortognática, a fim de demonstrar os benefícios obtidos com o uso dos biomodelos no planejamento cirúrgico, como a redução do tempo, aumento da previsibilidade, pré-modelagem das placas de titânio utilizadas nas fixações ósseas. Paciente melanoderma, sexo masculino, procurou atendimento odontológico, com insatisfação da estética facial e dificuldade na fonação, mastigação e respiração. Após um detalhado exame físico e avaliação através de exames de imagem, identificou-se a classificação III esquelética de Angle, com indicação para tratamento cirúrgico. O trans-operatório foi simplificado e mais rápido por conta da prévia modelam das placas e precisão de adaptação das mesmas na superfície óssea. O uso dos biomodelos e a prévia modelagem das placas de fixação favoreceu a uma maior precisão cirúrgica, através da diminuição da morbidade trans-operatória e redução do tempo cirúrgico. Desta forma, ressalta que esse tipo de abordagem pode ser um importante aliado no tratamento de correção das deformidades dento-faciais Além disso, o conhecimento dessas novas ferramentas possibilitou um melhor diagnóstico e precisão cirúrgica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Marlière, Daniel Amaral Alves, Hugo Leite Rodrigues Neto, Alan Robert Moreira Schmitt, Luciana Asprino, and Rodrigo Alvitos Pereira. "Comparação de diferentes planejamentos em cirurgia ortognática para tratamento de assimetrias faciais: relato de casos." HU Revista 44, no. 1 (February 8, 2019): 131–41. http://dx.doi.org/10.34019/1982-8047.2018.v44.13944.

Full text
Abstract:
Introdução: a cirurgia ortognática envolve a correção de desarmonias funcionais e estéticas. A hiperplasia condilar (HC) resulta em crescimento mandibular acentuado, provocando assimetria facial. Para obter previsibilidade e sucesso nos resultados, é imprescindível planejar. Objetivo: descrever e comparar métodos de planejamento e resultados pós-operatórios por meio de relato de três pacientes com assimetria facial. Relato de caso: foram avaliados 03 casos (casos A, B e C) orto-cirúrgicos de pacientes adultos jovens, com média de idade de 22 anos, portadores de má oclusão esquelética de Classe III, com assimetria facial resultante de HC inativa. Esses foram submetidos a análise facial e a dois métodos de planejamento em cirurgia ortognática (convencional e virtual). O caso A foi planejado por meio de imagens bidimensionais (2D) e sequência cirúrgica iniciada pela maxila. O caso B foi planejado por imagens 2D associado ao recurso de simulação em protótipo. E o caso C, planejado exclusivamente em imagens tridimensionais (3D) e simulação virtual. Os casos B e C utilizaram sequência cirúrgica iniciada pela mandíbula. Foi utilizado o software Dolphin Imaging® em todos os planejamentos. Os planejamentos foram transferidos para os procedimentos cirúrgicos por auxílio dos guias em resina acrílica e estereolitografia. Os pacientes dos casos relatados foram avaliados periodicamente no pós-operatório e estavam satisfeitos com os resultados. Conclusão: os planejamentos demonstraram previsibilidade e viabilidade para assimetrias faciais, pois os resultados foram satisfatórios. Houve uma tendência de melhores resultados quando a prototipagem, imagens 3D e sequência operatória iniciada pela mandíbula foram utilizadas no planejamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barreira, Márcio Alencar, Delano Gurgel Silveira, and Annya Costa Araújo de Macedo Goes. "Modelo para treinamento simulado de anastomoses cirúrgicas por laparoscopia." Revista de Medicina da UFC 58, no. 3 (September 28, 2018): 65. http://dx.doi.org/10.20513/2447-6595.2018v58n3p65-67.

Full text
Abstract:
Objetivo: apresentar um modelo, de baixo custo e prático, para treinamento por simulação de uma anastomose cirúrgica por laparoscopia. Metodologia: Estudo exploratório, com a utilização de pesquisa bibliográfica. Resultados: O modelo é prático e barato. Conclusão: O modelo apresentado pode ser utilizado no ensino da cirurgia laparoscópica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Barreira, Marcio Alencar, Hermano Alexandre Lima Rocha, Charles Jean Gomes Mesquita, and Glaydson Cesar Oliveira Borges. "Desenvolvimento de um Currículo para Treinamento Simulado de uma Anastomose Laparoscópica." Revista Brasileira de Educação Médica 41, no. 4 (December 2017): 576–83. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v41n3rb20160106.

Full text
Abstract:
RESUMO Introdução: Os programas de simulação permitem um ambiente seguro e eficiente para a aquisição de habilidades cirúrgicas, e o currículo estruturado para realizar um treinamento simulado de uma anastomose intestinal é um exercício educacional valioso para residentes do segundo ano.No momento, inexiste um currículo de treinamento padronizado que possa ser utilizado no ensino da cirurgia laparoscópica básica e avançada por meio da confecção de uma gastroenteroanastomose. Objetivo: Desenvolver um currículo sistematizado para treinamento por simulação de uma anastomose cirúrgica laparoscópica. Métodos: Estudo experimental longitudinal e de caráter quantitativo. A amostra foi de 12 residentes de Cirurgia Geraloriundos de quatro hospitais. O treinamento consistiu na confecção de dez anastomoses, divididas igualmente em cinco sessões e ocorridasnum período de seis semanas. A anastomose entre um estômago e um intestino sintéticos por laparoscopia foi realizada numa caixa preta com fios de seda. No final do treinamento, os residentes utilizaram um questionário com a escala de Likert para avaliar o currículo de treinamento proposto. Resultados: Os participantes do treinamento pontuaram muito bem o currículo de treinamento proposto, tendo como itens mais bem avaliados a necessidade de ter o treinamento inserido no hospital de ensino e fazer parte da carga horária obrigatória. Os quesitos com pior avaliação foram as pinças e fios utilizados. Houve redução do tempo operatório, que se aproximou daquele dos experts. Conclusão: Um currículo estruturado para a simulação de uma anastomose gastrojejunal laparoscópica pode ter em sua programação a participação em 20 anastomoses, sendo dez como cirurgião principal e dez como cirurgião assistente. A distribuição dos procedimentos deve ocorrer em cinco sessões, com intervalo aproximado de uma semana e duração de seis semanas. O treinamento com órgãos sintéticos e uma caixa preta deve ser obrigatório, acessível e acompanhado por um cirurgião experiente que forneça um feedback individualizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pedrada, Lilia Dias Santana de Almeida, Ana Karine Ramos Brum, Érica Brandão de Moraes, Rachel Garcia Dantas Cesso Suzart, and Ana Zélia Lima Barreto da Costa Pinto. "Uso da simulação realística na segurança da equipe cirúrgica frente ao coronavírus: relato de experiência." Research, Society and Development 10, no. 10 (August 16, 2021): e451101019017. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.19017.

Full text
Abstract:
O objetivo deste relato de experiência é descrever a prática e os resultados do uso da simulação realística in situ, a fim de simular o fluxo e atendimento do paciente cirúrgico com suspeita ou confirmação de contaminação do SARS-CoV-2 no período transoperatório. Participaram desse treinamento enfermeiros; técnicos de enfermagem; anestesistas; residentes de anestesia e enfermagem; maqueiros e profissionais de higienização. Utilizou-se a estratégia de simulação de alto rendimento através da Prática Deliberada de Ciclos Rápidos (PDCR). A memorização de cada participante foi repetida inúmeras vezes, a fim de reduzir o erro e objetivando atingir a maestria. Ao final do treinamento foi realizado o debriefing para extrair contribuições dos participantes e reforçar os pontos positivos, não valorizando o erro, mas mostrando a solução. Foi importante compreender os sentimentos de ansiedade e medo que os profissionais envolvidos tinham sobre o assunto, e esse fator colaborou e influenciou para a estratégia metodológica. Percebeu-se que todos os profissionais da linha de frente da cirurgia, que estavam envolvidos no processo da prática educativa de simulação realística, sentiram-se mais seguros e confiantes para o enfrentamento da cirurgia de emergência de pacientes suspeitos ou contaminados pelo novo coronavírus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Nascimento, Edna Mara Ferreira do, and Maria Lúcia Brandão Cançado. "O ensino da técnica de curativo e retirada de pontos em incisão cirúrgica através da estratégia de simulação." Revista Brasileira de Enfermagem 46, no. 1 (March 1993): 35–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671993000100005.

Full text
Abstract:
As autoras apresentam um método de ensino das técnicas de curativo e retirada de pontos, através da estratégia de simulação. Descrevem a montagem do dispositivo utilizado, o qual possibilita o desenvolvimento das habilidades psicomotoras necessárias para a realização desses procedimentos. Tecem considerações sobre a importância e necessidade de intermediar, em ambiente laboratorial, o ensino teórico-prático das técnicas de enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Coelho, Giselle, Liana Beni Adami, and Nelci Zanon. "O papel da simulação na prática cirúrgica e a criação de uma nova ferramenta para treinamento neurocirúrgico." Scientia Medica 28, no. 1 (March 29, 2018): 29129. http://dx.doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.29129.

Full text
Abstract:
AIMS: To test a new tool for neurosurgical education, a "puzzle" to simulate the craniosynostosis surgical correction (specifically scaphocephaly) using Renier’s "H" technique.METHODS: The cranial model was created by obtaining images through a multi slice (1 mm) CT scan in the Digital Imaging and Communications in Medicine (DICOM) format. This information was then processed using a computing algorithm to generate a three-dimensional biomodel in resine (performed on a computer or via computer simulation). The puzzle and its training possibilities were evaluated qualitatively by a team of expert neurosurgeons. Subsequently the experts evaluated the application of the tool for residents in neurosurgery, and the residents also evaluated the experience.RESULTS: Five experts neurosurgeons and 10 neurosurgery residents participated in the evaluation. All considered the tool positive for the proposed training. The experts have commented on how interesting the model may be by instigating the understanding of the reasons for each surgical step and how to act in them. According to the experts perceptions, the residents presented better clarity in the three-dimensional visualization of the step by step, indirectly aiding in the understanding of the surgical technique. In addition, they noted a notable reduction of errors with each attempt to assemble the puzzle. Residents considered it to be a teaching method that makes assessment objective and clear. Among the interviewers, 9,9 was the averaged note given to the simulator. CONCLUSIONS: The puzzle in cranial shape can be a complementary tool, allowing varying degrees of immersion and realism. It provides a notion of physical reality, offering symbolic, geometric and dynamic information, with rich tridimensional visualization. The simulator use may potentially improve and abbreviate the surgeons learning curve, in a safe manner.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Sotto-Mayor, Luísa, Maria Anabela Ferreira dos Santos, Irene Maria Trindade Soares, Maria Teresa Santana Félix, Maria João Delgado, and Isabel Maria Guerra Gordinho de Rogado Serra. "Reconstituição cirúrgica do períneo após o parto: um estudo qualitativo de uma prática pedagógica." Ciência & Saúde Coletiva 26, no. 2 (February 2021): 475–83. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232021262.40752020.

Full text
Abstract:
Resumo Descreve-se uma atividade pedagógica com estudantes do Mestrado e Pós-Licenciatura em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, aplicando princípios da prática simulada na realização da sutura perineal após o parto. Este procedimento causa muita insegurança e gera grande ansiedade nos estudantes, quando iniciam estágio em bloco de partos. Os objetivos deste artigo são desenvolver competências psicomotoras nos estudantes para a reconstituição cirúrgica perineal; aumentar a autoconfiança dos estudantes para o procedimento. Metodologia qualitativa, com 2 momentos de recolha de dados aplicados a dois cursos. Questionário com perguntas abertas, sessão de “focus group” e filmagem. Análise de conteúdo das respostas às perguntas abertas e verbatim do “focus group”. Como Resultados destaca-se uma estreita relação entre a simulação e o desenvolvimento de competências. Os estudantes salientaram a importância da atividade pedagógica na aquisição de competências de sutura, reforço da autoconfiança e na diminuição da ansiedade inicial. O uso da investigação qualitativa permitiu identificar o impacto da prática simulada no desenvolvimento de competências dos estudantes, identificar aspetos a aperfeiçoar na metodologia, contribuindo para a melhoria das práticas pedagógicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Neves, Lais Mara Siqueira das, Alexandre Marcio Marcolino, Rodrigo Paschoal Prado, and José Antônio Thomazini. "Laser 830nm na viabilidade do retalho cutâneo de ratos submetidos à nicotina." Acta Ortopédica Brasileira 19, no. 6 (2011): 342–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522011000600004.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Investigar os possíveis efeitos da laserterapia com laser diodo 830nm ao se contrapor a ação da nicotina na viabilidade do retalho cutâneo em ratos. MÉTODOS: Foram utilizados 16 ratos Wistar, distribuídos em 2 grupos de 8: Grupo 1- submetido à técnica cirúrgica, para obtenção dos retalhos cutâneos randômicos de base cranial, com injeção subcutânea de nicotina em uma dose de 2mg/Kg/dia, uma semana antes e uma semana após o procedimento cirúrgico e simulação da radiação laser; Grupo 2- similar ao grupo 1, cujos retalhos cutâneos randômicos de base cranial foram submetidos à irradiação do laser imediatamente após a cirurgia e nos 4 dias subsequentes. Após a eutanásia, as áreas de necrose e de tecido viável foram examinadas através do método de pesagem do Gabarito de Papel e pelo método semi-automático de análise de imagens (Mini-Mop®). RESULTADOS: Os resultados foram analisados estatisticamente através do teste ANOVA. Os valores de porcentagem de área de necrose através do método de análise mostraram uma diminuição da área de necrose no grupo 2 onde foi aplicado laser. CONCLUSÃO: O laser 830nm foi eficaz na melhora da viabilidade do retalho cutâneo em ratos submetido à ação da nicotina. Nível de evidência II: Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Barros, Rinaldo Antunes, Gustavo Costa Marques de Lucena, and Thomaz Sampaio Passos. "Modelo de Curso Teórico-Prático em Abdômen Agudo: Uma Proposta de Capacitação." Revista de Graduação USP 3, no. 2 (July 4, 2018): 75. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376x.v3i2p75-80.

Full text
Abstract:
A experiência do médico é um dos fatores mais importantes para o manejo do abdômen agudo. Torna-se imperativo que escolas médicas abordem com mais propriedade o tema, visto que médicos recém-formados iniciam suas carreiras em unidades de emergência e a inexperiência no manejo dessa síndrome pode causar falhas de atendimento. A Liga Bahiana de Clínica Cirúrgica ministra curso de quinze horas, com capacidade para 45 alunos divididos em quinze trios. Têm-se quinze casos com checklists construídos por ligantes e apresentados aos demais membros e orientador científico para ajustes. Na primeira atividade, ligantes realizam conferência sobre semiologia do abdômen. Em seguida, os alunos vão para a prática do exame físico em “paciente simulado” sob a supervisão de ligantes. No sábado subsequente, ocorre uma sessão interativa sobre abdômen agudo ministrada pelo especialista, utilizando o Team Based Learning. No segundo sábado, os trios atendem casos simulados de abdômen agudo em esquema de rodízio, com cada integrante do trio atendendo cinco pacientes simulados das cinco diferentes síndromes de abdômen agudo. O Curso Teórico-Prático em Abdômen Agudo reproduz uma situação de urgência/emergência, buscando promover a redução de desfechos desfavoráveis e gastos desnecessários que oneram o Sistema Único de Saúde e hospitais através de um debriefing e checklist acerca do atendimento e quantidade de exames desnecessários solicitados. Inserir o aluno em práticas de simulação permite a construção de um raciocínio em que possíveis falhas não acarretam danos reais ao paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Fonseca, Vítor. "Psicomotricidade e alto rendimento." PSICOLOGIA 10, no. 1/2 (August 12, 2014): 73. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v10i1/2.649.

Full text
Abstract:
O autor procura introduzir uma análise cognitiva do sistema práxico que preside à realização de desempenhos de alto rendimento em situações de stress prolongado, não só no desporto competitivo caracterizado por performances de ponta, bem como, em inúmeras outras actividades profissionais, nomeadamente na intervenção cirúrgica, na condução de meios de transporte, nas múltiplas formas de expressão artística, na manipulação laboratorial, na mestria do xadrez e da escrita, e na tomada de decisão em geral. Dentro deste contexto, procura dissecar o processo cognitivo que antecipa e regula o acto motor de alto rendimento, passando em análise vários dos seus subprocessos psíquicos: a simulação mental, a regulação motivacional, a sintonização psicossomática, a planificação motora, e finalmente, a inibição psicomotora. Com tais processos mentais, que envolvem uma aprendizagem psicomotora de longa duração, o actor preconiza o enriquecimento destes subcomponentes cognitivos do acto motor com base num processo de treino mental que estimule a metacognição, desenvolva a plasticidade adaptativa, module a imagem do corpo e a auto-estima, promova o controlo tónico-emocional e o autodomínio e provoque a optimização entre a despesa e o rendimento, isto é, que produza a modificabilidade psicomotora do indivíduo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Güth, Jan-Frederik, Ana Elisa Colle Kauling, Josef Schweiger, Jan Kühnisch, and Michael Stimmelmayr. "Simulação Virtual de Cirurgia Periodontal, Incluindo Fabricação Pré-Cirúrgica CAD/CAM de Placas Removíveis Estéticas com Base em Dados de TCFC: Um Relato de Caso." INTERNATIONAL JOURNAL OF PERIODONTICS AND RESTORATIVE DENTISTRY 03, no. 02 (April 26, 2018): 375. http://dx.doi.org/10.20432/prd375.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Littuma, Gustavo Javier Salazar, Camilo Andres Villabona Lopez, Madalena Lucia Pinheiro Dias Engler, Ricardo De Souza Magini, and Eduardo Meurer. "Análise tridimensional de elementos finitos da distribuição de tensões em implantes inclinados: uma revisão de literatura." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 29, no. 1 (January 1, 2017): 48. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicid.v29i1.196.

Full text
Abstract:
Implantes inclinados atualmente são utilizados como uma alternativa cirúrgica e protética. Por tanto, estudos in vitro demonstram que o seu uso aumenta a concentração de tensão no osso cortical peri-implantar e questionase se esse fator pode levar ao insucesso da reabilitação oral estética. O objetivo do presente artigo foi avaliar a informação relacionada com a influência de forças funcionais sobre a biomecânica de implantes inclinados nas reabilitações orais implantossuportadas. No intuito de investigar essa hipótese, foi realizada uma revisão da literatura e busca de informações existentes em artigos científicos indexados ao PubMed, que avaliassem o efeito da distribuição das tensões na interface osso-implante de implantes inclinados, através do método de análise dos elementos finitos. Os resultados mostraram que o uso de implantes inclinados aumenta a concentração de tensões no osso cortical peri-implantar sob simulação de cargas parafuncionais. No entanto, análises in-vitro não podem prever de forma precisa o comportamento dos tecidos biológicos. Apesar dessa limitação dos estudos, pode-se concluir que elevados picos de tensões poderiam comprometer os limites de resistência do osso cortical, podendo levar a falhas do conjunto osso-implante. Todavia, quando associados a reabilitações de próteses múltiplas, os implantes inclinados mudam sua biomecânica, favorecendo a distribuição e redução das tensões e o aumento da estabilidade das reabilitações como um todo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Dias, Bruno Arantes, Carlos Jardim, André Hovnanian, Caio Júlio César Fernandes, and Rogério Souza. "Hipertensão pulmonar associada ao tromboembolismo pulmonar crônico: limitações diagnósticas." Jornal Brasileiro de Pneumologia 34, no. 7 (July 2008): 532–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132008000700014.

Full text
Abstract:
A hipertensão pulmonar associada ao tromboembolismo pulmonar crônico é a única forma potencialmente curável de hipertensão pulmonar, desde que o tratamento cirúrgico seja possível. Existem, entretanto, limitações para o diagnóstico não-invasivo definitivo. Apresentamos o caso de uma paciente de 40 anos, com diagnóstico confirmado de hipertensão arterial pulmonar idiopática desde 1994, a qual evoluiu com sobreposição de trombos em vasos pulmonares simulando hipertensão pulmonar associada ao tromboembolismo pulmonar crônico. O reconhecimento dessas condições, as quais apresentam alta mortalidade intra-operatória e baixa resolutividade cirúrgica, é muito difícil na prática clínica. Discutiremos a abordagem atual para a seleção de candidatos para o tratamento cirúrgico da hipertensão pulmonar associada ao tromboembolismo pulmonar crônico e as possíveis repercussões da seleção inadequada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Garcia, Ademar, Bruno Spadoni Neto, Victor Cezar Sano Garcia, Priscila Arruda, and Daniela Laila Garcia. "Endometriose colônica simulando câncer colorretal: relato de dois casos." Revista Brasileira de Coloproctologia 26, no. 3 (September 2006): 316–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-98802006000300012.

Full text
Abstract:
A Endometriose constitui doença enigmática de etiologia incerta e caracteriza-se pelo implante ectópico, extra-uterino, de tecido endometrial funcionante. Sua apresentação clínica comum é de sangramento retal cíclico, associado com período menstrual e queixas como dispareunia, dismenorréia e infertilidade. Porém sua apresentação pode variar, simulando tumores colorretais e apresentando sintomas como tenesmo e sangramento retal. O diagnóstico é anatomopatológico e muitas vezes elucidado após ressecção cirúrgica. O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, dependendo da idade, desejo de ter filhos, acometimento da lesão endometrial no trato gastrintestinal. OBJETIVO: relatar dois casos de Endometriose Colônica, simulando câncer colorretal, diagnosticados no serviço de Cirurgia Geral do Hospital Geral Universitário da Universidade de Cuiabá, e dissertando sobre a doença e formas de tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Rosa, Marcelo de Oliveira, and José Carlos Pereira. "Simulação tridimensional da laringe." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 69, no. 1 (January 2003): 07–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992003000100002.

Full text
Abstract:
FORMA DE ESTUDO: Experimental. MÉTODO: Um modelo matemático das equações aerodinâmicas e viscoelásticas da laringe, reproduzindo suas características anatômicos e fisiológicos, é proposto para simular a laringe durante a fonação. OBJETIVO: Fornecer uma ferramenta nova para a disciplina de otorrinolaringologia de maneira a compreender melhor os fenômenos físicos presentes na fonação, tanto em casos normais quanto em patológicos. RESULTADO: Os resultados obtidos mostram que diversos fenômenos físicos como a diferença de fase horizontal e vertical entre os movimentos da superfície das pregas vocais, a formação de pressão negativa sobre a porção superior da glote e a formação de torvelinhos após a constrição glotal são reproduzidos pelo modelo. Adicionalmente, estudos teóricos sobre algumas doenças da laringe são apresentados e discutidos, sugerindo que avaliações prévias e "virtuais" de intervenções cirúrgicas serão passíveis de realização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Baesso, Rafaela Carriço Porto, Janderson Teixeira Rodrigues, Walter Arthur Silva Valente, Juliana De Noronha Santos Netto, Águida Maria Menezes Aguiar Miranda, and Fabio Ramôa Pires. "Fibroma ossificante periférico de grandes dimensões simulando clinicamente uma neoplasia maligna." Revista Brasileira de Odontologia 76 (December 15, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v76.2019.e1376.

Full text
Abstract:
Objetivo: O objetivo do presente trabalho é relatar um fibroma ossificante periférico de grandes dimensões simulando clinicamente uma neoplasia maligna. Relato de caso: paciente de 35 anos, sexo feminino, foi encaminhada para avaliação de lesão exofítica, medindo 6,0 x 4,0 cm parcialmente ulcerada, avermelhada e sangrante, localizada na gengiva e mucosa alveolar superior a esquerda, com duração de 3 meses. Radiografias panorâmica e oclusal superior não mostraram alterações significativas e na tomografia computadorizada foram observadas calcificações no interior da lesão. O diagnóstico clínico incluiu Fibroma ossificante periférico e neoplasias produtoras de tecido mineralizado, incluindo osteossarcoma. Foi realizada biópsia incisional sob anestesia local e cortes de 5 µm corados com hematoxilina e eosina evidenciaram uma proliferação homogênea de células fusiformes associadas a áreas focais de calcificação coberta por epitélio de superfície parcialmente ulcerado. A remoção cirúrgica total da lesão realizada de forma conservadora sob anestesia local confirmou os achados histológicos encontrados no espécime da biopsia incisional e o diagnóstico de fibroma ossificante periférico. O controle clínico pós-cirúrgico mostrou a área totalmente cicatrizada e sem evidências de recidiva. Conclusão: neoplasias malignas podem eventualmente ser incluídas no diagnóstico diferencial clínico e imaginológico de condições inflamatórias reativas da cavidade oral e a avaliação histológica é mandatória para a confirmação diagnóstica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Santos, Nathalia Elen Barbosa dos, Eduardo Brito de Lima, Marina Araújo Sales, Andrê Parente de Sá Barreto Vieira, Radamés Bezerra Melo, and Carlos Diego Lopes Sá. "A utilização de modelos de simulação para treinamento cirúrgico – revisão integrativa." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 11, 2021): e21210212420. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12420.

Full text
Abstract:
Objetivo: O objetivo desse estudo é realizar uma revisão integrativa sobre a utilização dos modelos disponíveis no mercado, abordando questões com estudos já existentes, mostrando os diversos modelos disponíveis, pensando também sua na eficiência e custo benefício. Metodologia: Realizou-se uma busca de artigos nas bases de dados PubMed e Scielo, usando os descritores: simulation-based surgical training, maxillofacial e surgery, sem restringir o idioma. Foram excluídos os artigos que não apresentaram clareza na metodologia e que não se adequavam à temática pesquisada. Resultados: Após a leitura dos resumos e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão resultou na seleção de sete artigos para revisão. Os estudos comprovam a eficiência satisfatória dos modelos descritos. Considerações finais: Os modelos facilitam o treinamento nas técnicas cirúrgicas, o que posteriormente pode reduzir o tempo de operação e levar a uma melhor execução das habilidades na realidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pedrada, Lilia Dias Santana de Almeida, and Ana Karine Brum. "Simulação Realística como Estratégia Facilitadora no Ensino-aprendizagem para Identificação dos Riscos no Paciente Cirúrgico Oncológico." Revista Pró-UniverSUS 11, no. 2 (December 16, 2020): 195–98. http://dx.doi.org/10.21727/rpu.v11i2.2350.

Full text
Abstract:
Esse estudo traz como objeto à utilização da simulação realística como tecnologia educacional visando uma estratégia facilitadora do ensino na gestão do cuidado seguro através da visita pré-operatória de enfermagem. Objetiva validar a estratégia da simulação realística aplicada no ensino da visita pré-operatória para residência de enfermagem oncológica, visando identificar os riscos no processo da gestão do cuidado seguro. A proposta metodológica da pesquisa será realizada em caráter descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa de desenvolvimento metodológico, a qual caracteriza-se pela validação de tecnologias educacionais, o cenário de atuação da simulação realística se dará na unidade II no Instituto Nacional do Câncer (INCA). Como instrumentos de coleta de dados serão utilizados questionário pré e pós teste (para os participantes), questionário de validação (para os juízes especialistas), habilitação de curso referência em simulação realística, atores e/ou manequins e roda de conversa (debriefing), os participantes da pesquisa serão os discentes de enfermagem do Programa de Residência Multiprofissional Oncológica do Instituto Nacional do Câncer (INCA), eles deverão assinar o termo de consentimento livre e esclarecido. E como resultado, acredita se que esse estudo contribua com a formação do residente de enfermagem sob o olhar da gestão do cuidado seguro através da visita pré operatória e pretende-se produzir como produto um treinamento aplicando a simulação realística como metodologia ativa. Acredita-se que com o processo ensino aprendizagem (enfermeiro preceptor e residente de enfermagem), onde podemos destacar a ação participativa no fazer pedagógico através da metodologia ativa, a formação profissional se dará com ênfase na segurança do paciente cirúrgico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Colli, Máikel L., Walter Migowski Jr., Mauro A. Czepielewski, Nelson Ferreira, and Jorge L. Gross. "Abscesso hipofisário simulando apoplexia." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 50, no. 6 (December 2006): 1122–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302006000600021.

Full text
Abstract:
O abscesso hipofisário representa uma patologia rara, que, contudo, deve ser considerada na avaliação das massas selares, uma vez que o seu prognóstico depende da drenagem cirúrgica e do uso de antibióticos específicos. A principal manifestação clínica é cefaléia crônica e nem sempre está associada à identificação de um foco infeccioso, o que diminui a probabilidade da sua inclusão nas hipóteses diagnósticas. Apresenta-se o caso de um paciente com abscesso de hipófise e história pregressa de adenoma operado, cefaléia de início recente e hipopituitarismo adquirido, cujo diagnóstico inicial foi de apoplexia pituitária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Ângelo, Cecília Da Silva, Érica Adriana Lima da Silva, Anderson De Souza, Isabel Miranda Bonfim, Eduardo Henrique Giroud Joaquim, and Maria Lúcia De Pinho Apezzato. "Posicionamento cirúrgico em cirurgia robótica pediátrica: relato de experiência." Revista SOBECC 25, no. 2 (June 25, 2020): 120–23. http://dx.doi.org/10.5327/z1414-4425202000020009.

Full text
Abstract:
Objetivo: Relatar a experiência dos primeiros seis casos de cirurgia robótica pediátrica e a atuação dos enfermeiros especialistas em cirurgiarobótica em uma instituição oncológica. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciada na prática clínica que fomentou a discussão acerca dosprimeiros seis casos de cirurgia robótica pediátrica, ocorridos entre 2017 e 2019. Resultados: O processo de implantação da cirurgia robótica pediátricacomeçou em 2017, com dois casos iniciais (adrenalectomia e nefrectomia). Todos os casos foram acompanhados e executados na presença do cirurgiãourologista proctor para auxiliar a cirurgiã oncológica pediátrica. O posicionamento cirúrgico depende do local a ser abordado e do procedimento robóticoque será realizado. Conclusão: Identificou-se a necessidade de uma simulação realística com a participação de todos os membros da equipe paramelhoria dos processos assistenciais e da educação permanente na formação da equipe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Braatz, Daniel, Nilton Luiz Menegon, Andréa Regina Martins Fontes, and Luiz Antonio Tonin. "Simulação humana digital na concepção de postos de trabalho: estudo comparativo de casos." Gestão & Produção 19, no. 1 (2012): 79–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2012000100006.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta como a ferramenta computacional de Modelagem e Simulação Humana contextualizada pela Análise Ergonômica do Trabalho (AET) e pela análise da Atividade Futura Possível pode auxiliar nos processos de projeto de postos de trabalho. São analisados dois estudos de caso nos quais a Simulação Humana foi empregada com auxílio do software Jack. O primeiro estudo aborda a concepção de um balcão de atendimento em uma empresa pública de serviços postais. O segundo apresenta o desenvolvimento de uma estação de trabalho de abastecimento de agulhas cirúrgicas em uma empresa de manufatura de produtos relacionados às áreas de saúde e higiene. A partir dos resultados dos estudos de caso, são explicitadas as contribuições e desafios da utilização dessa tecnologia em projetos visando equacionar as questões de saúde e produtividade. O uso da simulação integrada ao processo de intervenção da AET permitiu melhorar a antecipação das futuras atividades prováveis das novas situações de trabalho e auxiliou a integração e comunicação dos atores envolvidos nesses processos sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Trilha Junior, Marcial, Eduardo Alberto Fancello, Carlos Rodrigo de Mello Roesler, and Ari Digiácomo Ocampo More. "Simulação numérica tridimensional da mecânica do joelho humano." Acta Ortopédica Brasileira 17, no. 2 (2009): 18–23. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522009000200003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Por ser a articulação mecanicamente mais solicitada de nossa estrutura e pelo grande número de lesões associadas, motivaram a construção de um modelo tridimensional da articulação do joelho humano para simular a cinemática da articulação e obter as solicitações mecânicas nos principais ligamentos durante o movimento de flexão do joelho. Essas informações podem futuramente ser empregada como ferramenta de apoio à decisão médica em ortopedia, fornecendo subsídios na escolha do procedimento cirúrgico. MÉTODOS: Método dos Elementos Finitos foi utilizado para construir um modelo biomecânico, tridimensional, da articulação do joelho. Nesse modelo com seis graus de liberdade é aplicado movimento de flexão/extensão sendo os demais cinco graus de liberdade governados pelas interações entre os componentes da articulares. RESULTADOS: Foram obtidas informações dos movimentos, das rotações interna/externa e adução/abdução, das translações anterior/posterior, lateral/medial e superior/inferior e dos esforços nos quatro principais ligamentos articulares, no decorrer de um amplo movimento de flexão/extensão. Estes valores foram comparados, de forma qualitativa, com valores equivalentes obtidos na literatura. CONCLUSÃO: A análise de resultados permitiu observar que vários aspectos cinemáticos são satisfatoriamente reproduzidos. A pré-carga inicial dos ligamentos e o posicionamento das inserções ligamentares no modelo mostraram-se variáveis relevantes nos resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva. "VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia; VI Jornada de Física Médica; IV Encontro de Enfermeiros Oncologistas em Radioterapia; III Encontro de Técnicos em Radioterapia da SBRT." Revista Brasileira de Cancerologia 53, no. 1 (March 30, 2007): 121–41. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2007v53n1.1836.

Full text
Abstract:
Resumos escolhidos para publicação. Nessa edição, os títulos foram: Amifostina reduz ativação da MAPK p38 durante a sinalização da apoptose em células da medula óssea irradiadas in vivo; Aumento do controle do carcinoma de próstata com irradiação de vesículas seminais em pacientes de risco intermediário e de alto risco; Toxicidade urinária tardia em pacientes com carcinoma de próstata tratados com radioterapia conformada; Estudo da viabilidade de realização de braquiterapia de alta taxa de dose em próstata com utilização de anestesia local; Nanotecnologia: perspectivas de aplicações em oncologia; O enfermeiro nas orientações ao paciente submetido à radioterapia; Validação de um espectro de 6MV e 15MV para um acelerador linear Varian Clinac 2300 C/D para a utilização em planejamentos radioterápicos com simulação de Monte Carlo; O uso de TLD LiF na dosimetria in vivo em radioterapia; Avaliação do planejamento tridimensional (3D) de pacientes com prótese femoral no tratamento de câncer de próstata; Proposta de consenso de sistematização de condutas no tratamento do câncer de próstata com radioterapia conformacional em 3 dimensões; Carcinoma de pequenas células de colo de útero: relato de caso; Abordagem preventiva integrada de enfermagem e odontologia dos pacientes em radioterapia de cabeça e pescoço no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE); O câncer e a sexualidade da mulher; Câncer de mama: impactos da mastectomia; Tratamento adjuvante do câncer gástrico com radioquimioterapia: experiência da Liga Norte Rio-Grandense Contra o Câncer/LNRCC; Análise da dose na pele para o feixe de fótons de 6MV para diferentes posicionamentos clínicos; Medidas do fator rendimento para campos de elétrons colimados em tratamentos individualizados; Dosimetria pós-implante de próstata com Iodo- 125: experiência do Hospital Sírio-Libanês (SP); Braquiterapia de baixa taxa de dose no câncer de próstata; Avaliação das doses de nêutrons em aceleradores lineares clínicos; Estudo da dose no músculo cardíaco devido à radioterapia do câncer de mama; Remodelamento cardíaco em ratos wistar irradiados: uma análise temporal; Fisioterapia durante a radioterapia em mulheres em tratamento por câncer de mama; Balão retal para radioterapia de próstata - benefício ou detrimento?; Situação das instalações com PET no Brasil; Controle de qualidade de placas de SR-90 para uso dermatológico; Rede brasileira de calibração de ativímetros; Velocidade de PSA não é fator preditivo significante na evolução do câncer de próstata em população heterogênea; Avaliação preliminar de pacientes com câncer de próstata submetidos à 3D-CRT; Dosimetria para construção do filtro utilizado em radioterapia intra-operatória de mama; Análise da distribuição de dose para a utilização de materiais superficializadores em feixes de elétrons; Efeitos adversos tardios da radioterapia na função sexual feminina; Uma sucinta determinação de desempenho de uma unidade de teleterapia de quilovoltagem - "Stabilipam II Siemens”; Avaliação de margens no planejamento tridimensional de câncer de pulmão; Comparação entre planejamentos convencional e conformacional utilizados em tratamento de tumores de cabeça e pescoço com invasão de cavidade nasal; Modelo em ratos Wistar para avaliação morfológica de efeitos cardíacos radioinduzidos; Radioterapia conformacional nos adenocarcinomas de próstata - experiência da Liga Norte Rio-Grandense Contra o Câncer; Avaliação imunológica em pacientes com câncer de mama tratados com quimioterapia e radioterapia; Avaliação dos danos em SNC causados pela radioterapia através da quantificação de transferência de magnetização; Respostas celulares ao estresse genotóxico causado pela radiação ionizante em linhagens de glioma proficientes e mutantes para o gene TP53; Construção de uma fonte de referência de dosimetria, utilizando placa de 90Sr da rotina do serviço de radioterapia; Verificação de dose em radioterapia de câncer de cabeça e pescoço utilizando dosimetria termoluminescente; Diferentes técnicas de tratamento da fossa supraclavicular avaliadas por dosimetria termoluminescente; Comparação da distribuição de dose para campos alargados e irregulares em acelerador linear de 10 MV; Radioterapia conformacional em adenoma de hipófise: experiência do serviço de radioterapia do HC-FMRP-USP; Como reduzir os custos financeiros de um serviço de radioterapia em uma oficina de moldagem; Influência da colimação usada em campos de elétrons para a complementação de dose em região cervical posterior; Cálculo de Monte Carlo para a determinação da atividade de fonte de 192Ir imersa em Solução Fricke; Paracoccidiodomicose linfático-abdominal simulando neoplasia primária das vias biliares; Câncer de testículo: dose testicular na irradiação abdominopélvica e paraaórtica; Dose testicular durante radioterapia conformacional em 3 dimensões (RTC3D) de câncer de próstata (CAProst); Braquiterapia de alta taxa de dose no tratamento de tumor de colo uterino com envolvimento vaginal distal e resposta completa à radioterapia externa: qual a dose e a extensão vaginal necessárias no tratamento?; Análise do sistema de tratamento de malformação arteriovenosa com radiocirurgia; Perfil dos atendimentos de radioterapia de urgência no Instituto Nacional de Câncer (INCA); Cuidados de radioterapia em paciente com obesidade mórbida e adenocarcinoma de endométrio; Planejamento radioterápico com campos moduladores para o câncer de mama; Avaliação retrospectiva da eficácia da radioterapia como segunda linha neo-adjuvante em pacientes com câncer de mama localmente avançado que falharam ao tratamento primário com antraciclínicos; Câncer de mama em homens: análise de 66 casos; Cutaneous metastasis from renal cell carcinoma: a case report; Radioterapia com intensidade modulada (IMRT) em câncer de colo uterino: regressão e mobilidade tumoral; Correlação entre achados de ressonância magnética pélvica pré-operatória e peça cirúrgica em pacientes com neoplasia de colo uterino: estudo preliminar; Estudo comparativo nas técnicas de tratamentos radioterápicos convencional e conformacional em pacientes com neoplasia gástrica; Verificação da função de anisotropia da fonte de 192Ir utilizada pelo sistema de planejamento de braquiterapia; Radioterapia em tumores sincrônicos de bexiga e próstata: comparação entre planejamento conformacional e radioterapia com intensidade modulada (IMRT); Avaliação das alterações no desenvolvimento dentário após irradiação em crianças com rabdomiossarcoma [RMS] de cabeça e pescoço [CP]; Estudo sobre a reutilização do cerrobend; Linfoma cutâneo: irradiação de toda a pele; Radiocirurgia com acelerador linear: experiência do Hospital Araújo Jorge de 158 pacientes utilizando Sistema de Microlâminas Brainlab®; Objeto simulador (Phantom) antropomórfico para o controle de qualidade de radiocirurgia estereotáxica; Avaliação postal com TLD para a radiocirurgia; Resultados preliminares do uso de heterojunções de polianilina-silício em dosimetria; Desenvolvimento de um plugin para planejamento computadorizado de tratamentos com campos de radiação irregulares; Determinação de distribuições de doses radioterápicas através de dosimetria termoluminescente e simulação Monte Carlo; Alças intestinais na proximidade do volume de planejamento de radioterapia conformacional de câncer de próstata: uma inclusão subestimada; Perfis de campos filtrados para feixes de fótons de 6MV medidos com o Dosímetro Fricke Gel modificado; Determinação das doses administradas em irradiação de corpo inteiro e estudo de uma metodologia para dosimetria in vivo em radioterapia; Medida de dose de nêutrons em labirintos de salas de aceleradores lineares médicos; Calibração de dosímetros TL em feixes de elétrons aplicados à radioterapia; Simulação da distribuição de doses absorvidas pelo coração de ratos tipo Wistar utilizando o código MCNP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Costa, Andrei Ferreira Nicolau da, Lara de Paula Miranda Pereira, Manoel Luiz Ferreira, Paulo Cesar Silva, Vera Lucia Antunes Chagar, and Alberto Schanaider. "Modelo cirúrgico de insuficiência renal crônica: estudo em coelhos." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 36, no. 1 (February 2009): 78–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912009000100014.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Estabelecer um modelo de insuficiência renal crônica (IRC) em coelhos, com perspectivas de seu uso para ações terapêuticas e reparadoras. MÉTODO: Foram utilizados 19 coelhos da linhagem Nova Zelândia, machos, adultos, aleatoriamente distribuídos em três Grupos: Grupo 1 - Controle (n =5), Grupo 2- Simulação (n =7), Grupo 3 - Experimental (n =7). Os animais foram anestesiados com Cetamina e Diazepam e Fentanil por via intramuscular e Sevorane, através de vaporizador. No Grupo 3 realizou-se uma nefrectomia bipolar esquerda e após quatro semanas, uma nefrectomia direita. Todas as amostras do parênquima renal foram pesadas. O Grupo 2 foi submetido a duas laparotomias, sem nefrectomia.. Em todos os grupos foram realizadas avaliações: bioquímicas com dosagens de uréia, creatinina, sódio e potássio; ultra-sonográficas abdominais; cintigráficas e histológicas. RESULTADOS: No Grupo 3 houve aumento progressivo da uréia (p=0.0001), creatinina (p=0,0001), sódio (p= 0,0002) e potássio (p=0,0003). A comparação destes resultados com os dos Grupos 1 e 2, nos diversos intervalos, também revelou elevação sérica, com significância estatística (p < 0,05). A ultra-sonografia identificou aumento do rim esquerdo no grupo 3, após 16 semanas. A cintigrafia comprovou, na 4ª semana, perda de 75%da massa renal esquerda. No Grupo 3, a avaliação histológica evidenciou fibrose subcapsular e intersticial e regeneração tubular. CONCLUSÃO: O modelo experimental de IRC é exeqüível, com sobrevida dos animais, em médio prazo, o que permite o uso deste intervalo como janela terapêutica para testar diferentes ações reparadoras ao parênquima renal comprometido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Angelo, Cecilia Da Silva, Catharina Ferreira de Meira Pachioni, Eduardo Henrique Giroud Joaquim, Erica Adriana Lima Da Silva, Gilmar Gomes Dos Santos, Isabel Miranda Bonfim, Gustavo Cardoso Guimarães, and Raquel Marcondes Bussolotti. "Efetividade do protocolo prevenção de lesões de pele em cirurgias urológicas robóticas." Revista SOBECC 22, no. 3 (September 15, 2017): 160. http://dx.doi.org/10.5327/z1414-4425201700030006.

Full text
Abstract:
Objetivos: Verificar a efetividade do Protocolo Prevenção de Lesão de Pele, por meio do levantamento de ocorrências causadas pelo posicionamentocirúrgico em pacientes oncológicos submetidos às cirurgias urológicas robóticas e demonstrar a importância da simulação como estratégia educativano treinamento da equipe de enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, retrospectiva, abordagem quantitativa, referente ao anode 2015. O estudo foi feito no centro cirúrgico de um hospital oncológico que realiza em média 1.000 cirurgias/mês. Resultados: Em 2015, foram realizados359 procedimentos urológicos robóticos, sendo 298 casos de prostatectomia. Não houve nenhuma lesão de pele por posicionamento no períodoobservado. Conclusão: A ocorrência de lesões de pele em pacientes oncológicos submetidos a cirurgias urológicas robóticas, associada ao posicionamentocirúrgico, neste estudo, foi zero. Esse resultado comprova a efetividade do protocolo institucional demonstrando a importância da simulaçãocomo estratégia educativa de melhoria para garantir o sucesso do posicionamento cirúrgico robótico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Kopke, Luis Fernando Figueiredo, Julieta Neiva Batista, and Patricia Salomé Gouvêa. "Carcinoma basocelular simulando tumor intranasal: tratamento com cirurgia micrográfica pelo método de Munique." Anais Brasileiros de Dermatologia 82, no. 6 (December 2007): 543–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0365-05962007000600007.

Full text
Abstract:
Relata-se caso incomum de carcinoma basocelular que simulava tumor intranasal de crescimento expansivo, na cavidade da narina esquerda. Operado com cirurgia micrográfica pelo método de Munique, foi possível demonstrar que o tumor se originava da pele aparentemente normal e suprajacente do nariz. Por ser tridimensional, esse método de cirurgia micrográfica permite estudo mais preciso da peça cirúrgica. Discutem-se também aspectos peculiares da cirurgia micrográfica pelo método de Munique, o que contribui para a ampliação do conceito das cirurgias microscopicamente controladas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Lopes, Emily Mourão Soares, Érika Belizário Soares, Erica Bezerra de Sena, Kalina Ribeiro Fontenele Bezerra, Amanda Maria Menezes Dantas, Alinne Mota Cavalcante, and José Wilson Accioly Filho. "Hemangioendotelioma de células em Hobnail – relato de caso simulando angiossarcoma." Revista de Medicina da UFC 61, no. 1 (May 26, 2021): 1–4. http://dx.doi.org/10.20513/2447-6595.2021v61n1e40047p1-4.

Full text
Abstract:
O hemagioendotelioma de células em Hobnail, que engloba os tipos Dabska e Retiforme é uma neoplasia vascular rara que se comporta como angiossarcoma cutâneo de baixo grau de malignidade. No presente relato, descrevemos o caso de paciente do sexo feminino, de 40 anos, a qual notou o surgimento de placa eritemato-violácea de crescimento progressivo em região têmporo-parietal esquerda, que evoluiu com ulceração e infecção secundária. Internou-se para realizar antibioticoterapia venosa, realizou biópsia de lesão, cuja análise histopatológica e imuno-histoquímica se mostraram compatíveis com hemangioendotelioma de células em Hobnail. O relato apresenta um caso de rara neoplasia vascular com comportamento local agressivo e impossibilidade de ressecção cirúrgica devido às dimensões locais. O diagnóstico diferencial com angiossarcoma apresenta implicações diagnósticas e terapêuticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Borges, Fabiano Zaidan, Beatriz P. Ferreira, Elisabete A. M. R. Resende, Ezequiel N. Neto, Wilson A. A. Borges, Ricardo S. M. Oliveira, and Maria de Fátima Borges. "Aneurisma gigante de carótida interna simulando macroadenoma de hipófise." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 50, no. 3 (June 2006): 558–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302006000300020.

Full text
Abstract:
O aneurisma gigante com extensão selar é uma causa rara de hipopituitarismo, e está freqüentemente associado com aterosclerose, displasia fibromuscular ou radioterapia hipofisária. O presente caso é de uma paciente de 78 anos com aneurisma gigante de carótida interna esquerda, somente diagnosticado devido a quadro de pan-hipopituitarismo e síndrome de nervos cranianos (compressão dos nervos abducente e ópticos). A etiologia foi definida após tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética e arteriografia cerebral compatíveis com aneurisma. Ficou demonstrada associação com aterosclerose e displasia fibromuscular pela arteriografia. Não foi realizado tratamento cirúrgico após avaliação de risco/benefício. Obteve-se melhora clínica significativa após instituição de reposição hormonal com glicocorticóide e levotiroxina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Barbosa, Orivaldo Alves, Priscila Luna Da Silva, José Otho Leal Nogueira, João Paulo Uchoa Fontenelle, Jessica Teixeira De Figueiredo, and Caio César Furtado Freire. "Endometriose intestinal simulando os achados clínicos e cirúrgicos da doença de Crohn." Journal of Health & Biological Sciences 5, no. 2 (April 24, 2017): 192. http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v5i2.1136.p192-195.2017.

Full text
Abstract:
Introdução: A endometriose é caracterizada pelo implante extrauterino de tecido endometrial funcionante. A faixa etária de acometimento é de 25 a 30 anos, estimando-se que esteja presente em 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva, raramente acometendo o trato gastrointestinal. Relato do caso: Descreve-se um caso de uma paciente com sintomas de dor abdominal e alteração do hábito intestinal que evoluiu com semioclusão intestinal. Os achados endoscópicos foram sugestivos de Doença Inflamatória Intestinal, obtendo-se o diagnóstico de endometriose após avaliação de segmento de delgado. Conclusão: Seguiu-se com uma breve revisão de literatura sobre endometriose intestinal, concluindo a importância deste diagnóstico diferencial de doença inflamatória, especialmente em mulheres na idade fértil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silva, Rhuan Antônio de Paula Silveira e., Marcos Alberto de Mendonça Veiga, and Érika Alves Dutra da Silva. "Pseudocisto pancreático simulando lesão cística neoplásica de cabeça de pâncreas: relato de caso." Journal of Health & Biological Sciences 8, no. 1 (June 18, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v8i1.2317.p1-3.2020.

Full text
Abstract:
Introdução: os cistos pancreáticos são diagnosticados, em sua maioria, como achados acidentais em pacientes submetidos à exame físico de rotina ou exame radiológico abdominal. As lesões neoplásicas representam 10-15% de todas as lesões pancreáticas. Relato de caso: Relatamos o caso de um paciente com 41 anos de idade apresentando pseudocisto de cabeça de pâncreas com diagnóstico pré-operatório sugestivo de neoplasia sólido-cística. Conclusão: O manejo das neoplasias císticas de pâncreas apresenta-se como um desafio. Os exames de imagem tiveram um papel essencial no diagnóstico diferencial. A ressecção cirúrgica continua sendo padrão ouro para pacientes sintomáticos e com elevada probabilidade de malignidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Sousa, Cristina Silva, Daniela Magalhaes Bispo, and Ana Lucia Silva Mirancos Cunha. "Capacitação em cirurgia robótica no programa de residência em enfermagem perioperatória." Revista SOBECC 21, no. 4 (December 20, 2016): 198. http://dx.doi.org/10.5327/z1414-4425201600040004.

Full text
Abstract:
Objetivo: Desenvolver um programa de treinamento para enfermeiros residentes em cirurgia robótica. Método: Trata‑se de um relato de experiênciaem um hospital filantrópico privado de grande porte no município de São Paulo. Para o programa de residência em Enfermagem foi desenvolvido um treinamentopara enfermeiras residentes com foco na especialização em cirurgia robótica com carga teórico‑prática para o sistema do robô Da Vinci. Resultados:As enfermeiras residentes desenvolveram o conhecimento cognitivo com o treinamento virtual e a habilidade técnica durante a simulação com o manuseiodo robô, dos instrumentais e dos equipamentos. Foram liberadas para iniciação prática com supervisão de enfermeiro especialista até que possuam segurançana execução do procedimento de montagem do robô Da Vinci. Conclusão: O treinamento foi avaliado pelas residentes como satisfatório para aquisição deconhecimento teórico‑prático. A capacitação de profissionais especialistas em cirurgia robótica é um diferencial na residência de Enfermagem perioperatória.Palavras‑chave: Enfermagem perioperatória. Treinamento por simulação. Procedimentos cirúrgicos robóticos. Educação em Enfermagem. Internato não médico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Nunes, Luciana Neves, Mariza Machado Klück, and Jandyra Maria Guimarães Fachel. "Uso da imputação múltipla de dados faltantes: uma simulação utilizando dados epidemiológicos." Cadernos de Saúde Pública 25, no. 2 (February 2009): 268–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2009000200005.

Full text
Abstract:
Em situações com dados faltantes, é comum restringir-se à análise dos sujeitos com dados completos. Porém, as estimativas com apenas esses sujeitos podem tornar-se viesadas. A prática de preenchimento de dados faltantes é a chamada técnica de imputação. Este trabalho tem como objetivo divulgar o método de imputação múltipla. Em um conjunto de dados de 470 pacientes cirúrgicos, foram ajustados modelos logísticos para o desfecho óbito. Foram gerados dois conjuntos de dados incompletos: um com 5% e outro com 20% de dados faltantes para uma variável. Foram ajustados modelos para o conjunto completo, com dados faltantes e para o conjunto completado por imputação múltipla. As estimativas obtidas pela análise dos conjuntos com dados faltantes e com o conjunto completo foram diferentes, principalmente as do conjunto com 20% de dados faltantes. A imputação múltipla utilizada pareceu eficiente, pois os resultados conseguidos com o banco completado por imputações foram próximos dos obtidos com o conjunto completo. Porém, um coeficiente deixou de ser estatisticamente significativo. A imputação múltipla se mostrou superior à análise do conjunto com dados faltantes, que desconsiderou os casos incompletos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Motta, Luiz Augusto Casulari Roxo da, Mário de Nazareth Hermes Jr., Marco Antonio de Arruda Figueiredo, Antonio Ricardo Toledo Gagliardi, Lucília Domingues Casulari da Motta, José Luiz F. de Mendonça, and Miguel Farage Filho. "Aneurisma gigante parasselar simulando tumor de hipófise." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 46, no. 4 (December 1988): 417–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1988000400015.

Full text
Abstract:
Revisamos 7 pacientes com comprometimento da sela turca ao raio X do crânio que apresentavam aneurisma gigante da porção intracavernosa da artéria carótida (6 casos) e aneurisma da artéria comunicante anterior (1 caso). As alterações encontradas foram: cefaléia (7/7), oftalmoplegia complexa interessando III, IV e VI nervos cranianos (5/7) e comprometimento do V nervo (4/7), dor ocular (4/7). Outras alterações encontradas foram: sinais meníngeos (2/7), cegueira unilateral (1/7), hemiparesia (1/7) cacosmia (1/7) e quadrantanopsia bitemporal inferior (1/7). Cinco pacientes com aneurisma da porção intracavernosa da artéria carótida beneficiaram-se com a ligadura progressiva da artéria carótida interna a nível cervical; o outro paciente faleceu antes da realização da operação. O paciente com aneurisma da artéria comunicante anterior foi submetido a clipagem do aneurisma, tendo boa evolução. Baseados neste estudo e em concordância com a literatura, concluímos que o diagnóstico diferencial entre aneurisma localizado na região parasselar e outras patologias dessa área freqüentemente apresenta dificuldade. O diagnóstico definitivo requer a realização de angiografia cerebral. O tratamento cirúrgico, por ligadura da carótida interna na região cervical, é benéfico e quase desprovido de complicações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Lima, Ricardo Antônio Correia, Alberto Schanaider, Maria Cristina Ebole Santana, Mariana Genuíno de Oliveira, Vera Luiza Capelozzi, and Patricia Rieken Macedo Rocco. "Desenvolvimento de um novo modelo experimental de síndrome do compartimento abdominal." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 38, no. 6 (December 2011): 417–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912011000600009.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Este artigo objetiva descrever um modelo experimental, inédito, que mimetiza a síndrome do compartimento abdominal (SCA). MÉTODOS: Foram utilizados 20 ratos distribuídos aleatoriamente em quatro grupos. Para simular a SCA foi induzida hipertensão intra-abdominal (HIA) através da inserção de curativo cirúrgico algodoado (Zobec®) de 15x15cm (pressão intra-abdominal constante e igual a 12mmHg) associada à hipovolemia induzida através da retirada de sangue, mantendo-se a pressão arterial média (PAM) em torno de 60mmHg (HIPO). Para dissociar os efeitos da HIA daqueles induzidos pela hipovolemia per se, dois outros grupos foram analisados: aquele com somente HIA e outro com hipovolemia. O grupo Simulação (sham) foi submetido ao mesmo procedimento cirúrgico anteriormente realizado; entretanto, os níveis de pressão intra-abdominal e PAM se mantiveram iguais a 3mmHg e 90mmHg, respectivamente. RESULTADOS: Ao analisar o impacto da HIA sobre o intestino delgado, constataram-se necrose das vilosidades, congestão e infiltração neutrofílica. A hipovolemia induziu somente inflamação e edema do vilo. Entretanto, a associação de HIA e HIPO induziu, além de piora dos parâmetros supracitados, ao infarto hemorrágico. CONCLUSÃO: O presente modelo foi eficiente em induzir SCA expressa pelas repercussões encontradas no intestino delgado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Costa, Grijalva Ferreira da, Hermano Alexandre Lima Rocha, Luiz Gonzaga de Moura Junior, and Francisco Das Chagas Medeiros. "Avaliação de progressão da competência de estudantes de medicina na realização de pontos cirúrgicos em simulador de laparoscopia." Journal of Health & Biological Sciences 7, no. 4 (September 30, 2019): 351. http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v7i4.2497.p351-358.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar a progressão da competência e a curva de aprendizagem de estudantes de Medicina submetidos a treinamento para a realização de nós e pontos cirúrgicos. Métodos: estudo prospectivo, longitudinal, intervencionista, realizado de abril/2016 a janeiro/2017, com a participação de 29 estudantes de Medicina, do primeiro ao terceiro ano, com progressão de habilidades para realização de nós e pontos laparoscópicos em ambiente de simulação em quatro etapas, com duração de 16 horas. Foi estabelecida a tarefa de realizar pontos laparoscópicos, com cinco seminós, em molde de sutura, em 18 minutos. Foram realizados os testes de ANOVA, Mann-Whitney e o qui-quadrado. Foram realizadas regressões lineares simples e múltiplas, sendo consideradas significativas as comparações com valor de p ≤ 0,05. Resultados: foram analisadas as médias do número de seminós (1,0 a 14,0, (IC-95%) 4,49 (3,80/5,19), pontos laparoscópicos intracorpóreos (0,1 a 2,7, (IC-95%) 0,87 (0,72/1,02), os tamanhos dos cotos dos fios (0,1 a 2,9, (IC-95%) 0,95 (0,72/1,18) e ajustes dos seminós iniciais (0,2 a 2,9, (IC-95%) 0,92 (0,76/1,07) e sequenciais (0,3 a 10,0, (IC-95%) 3,32 (2,84/3,80), entre as etapas do treinamento. Houve significância estatística em todos os parâmetros avaliados. A progressão na execução de pontos laparoscópicos foi evidente com coeficiente de regressão linear igual a 0,511. A curva de aprendizagem demonstrou que 96,3% dos estudantes realizaram, pelo menos, um ponto laparoscópico ao final do treinamento. Conclusão: o estudo revelou que os alunos apresentaram progressão na competência e evolução na curva de aprendizagem na realização de pontos laparoscópicos em ambiente de simulação ao final do treinamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Beck, Carlos Afonso de Castro, Ney Luis Pippi, Maurício Veloso Brun, Marshal Costa Leme, Emerson Antônio Contesini, and Rafael Stedile. "Criptorquidectomia em coelhos: modelo experimental para tratamento laparoscópico." Ciência Rural 33, no. 2 (April 2003): 331–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782003000200023.

Full text
Abstract:
O criptorquidismo é considerado a afecção testicular congênita mais freqüente nos animais domésticos, tendo como indicação terapêutica a exérese testicular. No presente estudo, os autores desenvolveram um modelo de criptorquidismo unilateral em coelhos com o objetivo de testar sua viabilidade para o treinamento laparoscópico diagnóstico e cirúrgico, que permitisse extrapolar seus resultados para as pequenas espécies domésticas. A preparação do modelo foi de fácil execução e viabilizou de maneira satisfatória o treinamento laparoscópico, simulando a situação clínica encontrada nos pequenos animais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Rodrigues, Lucimar, Luciane Toshie Miyazaki, and João Gualberto de Cerqueira Luz. "Conseqüências no crescimento de maxila e mandíbula de defeito ósseo cirúrgico no ramo da mandíbula de ratos." Acta Cirurgica Brasileira 19, no. 5 (October 2004): 523–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-86502004000500011.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar as conseqüências no crescimento de maxila e mandíbula de defeito ósseo cirúrgico simulando fratura no ramo da mandíbula. MÉTODOS: Foram utilizados 25 ratos Wistar com um mês de idade. Sob anestesia geral e por meio de incisão submandibular. Foi realizada osteotomia vertical no ramo da mandíbula do lado direito com emprego de motor cirúrgico. Após período de dois meses os animais foram sacrificados, os tecidos moles retirados e as hemimandíbulas desarticuladas. Foram realizadas incidências radiográficas axiais para o crânio e laterais para as hemimandíbulas. A seguir, por intermédio de um sistema de computador foram obtidas medidas lineares da maxila e das hemimandíbulas. Foi empregado o teste "t" de Student para verificação da significância da diferença entre os lados experimental e controle. RESULTADOS: A diferença foi significante para a altura do ramo (p=0,010) e comprimento da mandíbula referente ao côndilo (p=0,015) e ao ângulo (p<0,001), não havendo diferença significante para as mensurações da maxila. CONCLUSÃO: As conseqüências do defeito ósseo cirúrgico experimental no ramo da mandíbula na fase de crescimento foram a diminuição da altura do ramo e do comprimento da mandíbula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Brandão, André dos Santos, Jussandra Cardoso Rodrigues, Felipe Xavier De Souza, Jocyane de Souza Andrade, and Ana Larisse Gondim Barbosa. "Modelo simulador prático e de baixo custo para treinamento de timpanotomia com colocação de tubo de ventilação." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 41 (February 21, 2020): e2946. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e2946.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Demonstrar um modelo de simulador cirúrgico, prático e de baixo custo, para a prática de timpanotomia com colocação de tubo de ventilação. Método: Desenvolvimento experimental de um modelo para treinamento cirúrgico, construído a partir de uma infra-estrutura com duas plataformas de madeira, uma como base e outra como suporte para o molde, interligadas por uma haste articulada de metal. O molde foi formado a partir de seringas serradas em um comprimento de 2,5 cm, com um anel membranoso de Policloreto de Vinil fixado com um amarrilho de plástico em sua ponta, simulando respectivamente conduto auditivo externo e membrana timpânica. Resultado: O simulador após montado permite a prática do procedimento desejado, além de outros como aspiração, retirada de cerume e corpos estranhos do conduto adutivo externo, podendo ser executados com auxilio tanto do microscópio, como do endoscópio rígido. Conclusão: O modelo é uma alternativa barata e prática para treinamento de timpanotomia com colocação de tubo de ventilação e outros procedimentos da rotina otorrinolaringológica, e o treinamento com o uso do simulador permite ao usuário dominar as habilidades necessárias e se familiarizar com os equipamentos e instrumentais para a execução destes procedimentos no ambiente cirúrgico real.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Afonso dos Santos, Bruna, José Nazareno Pearce de Oliveira Brito, Elis Raquel da Silva Araújo, Ingrid Leal Araújo, and Miguel Tourinho Azevedo. "Hemangioblastoma Puramente Extradural Simulando Meningioma: relato de caso e revisão de literatura." JBNC - JORNAL BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA 29, no. 4 (October 23, 2019): 697–702. http://dx.doi.org/10.22290/jbnc.v29i4.1802.

Full text
Abstract:
Os hemangioblastomas do Sistema Nervoso Central (SNC) são tumores benignos raros, classificados como grau I pela Organização Mundial da Saúde. São bastante vascularizados e correspondem de 1 a 2% dos tumores primários do SNC. A tomografia computadorizada, ressonância magnética (RM) e angiografia são utilizadas no diagnóstico, sendo esta última principalmente indicada quando evidenciada ao exame de neuroimagem a lesão vascularizada. No presente relato, descrevemos o caso de uma mulher de 68 anos com quadro de dorsalgia, perda de força muscular progressiva grau III no membro inferior direito e grau II no membro inferior esquerdo, nível sensitivo em T8. À RM da coluna vertebral sugeriu como hipótese imagem compatível com meningioma. Realizado tratamento cirúrgico, no qual ficou documentada, durante a abordagem, a lesão puramente extradural e posteriormente comprovada ao exame histopatológico, verificou-se tratar de um hemangioblastoma. O pós-operatório apresentou boa evolução clínica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Miltersteiner, Aline, Diego Miltersteiner, Nelson Pereira Filho, Aline Rolim Frota, Pedro Bins Ely, Cláudio Galeano Zettler, Cláudio Augusto Marroni, and Norma P. Marroni. "Uso de quercetina a longo prazo em ratos cirróticos." Acta Cirurgica Brasileira 18, no. 3 (June 2003): 232–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-86502003000300011.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar o uso a longo prazo do flavonóide quercetina em ratos cirróticos por ligadura de ducto biliar comum (LDB). MÉTODOS: Foram utilizados 32 ratos machos Wistar, sendo submetidos à LDB ou simulação, e distribuídos em 4 grupos: 1) controle, 2) cirróticos, 3) cirróticos tratados com quercetina 50mg/kg, intraperitonealmente, desde o segundo dia após o procedimento cirúrgico; e 4) cirróticos tratados após o décimo quarto dia do procedimento cirúrgico. Analisou-se a função hepática por meio de testes bioquímicos (BT e BD) e atividade enzimática (ALT, AST, FA e GGT). Na análise anatomopatológica, utilizou-se a coloração de Hematoxilina & Eosina (H&E) e de Picrosírius para fibrose. A análise estatística para avaliação de sobrevivência foi realizada pelo teste Kaplan-Meier. RESULTADOS: Os resultados de sobrevivência dos oito animais de cada grupo foram: Grupo 1 = 200 dias de sobrevivência; Grupo 2 = 46 dias; Grupo 3 = 71 dias; e o Grupo 4 = 90 dias. Nos animais com ligadura de ducto biliar comum houve aumento das provas de função hepática e enzimáticas que se reduziu hipoteticamente com o tratamento com quercetina. Foram identificadas cirrose, congestão vascular porta e centrolobular na análise histopatológica por H&E e Picrosírius. CONCLUSÃO: O uso da quercetina diminuiu de maneira significante as alterações bioquímicas provocadas pela cirrose, aumentando o tempo de sobrevivência dos animais com cirrose biliar secundária à LDB, como verificado pelo teste de análise de sobrevivência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Fernandes, Marcela, Sandra Gomes Valente, Débora Amado, Maria José da Silva Fernandes, Maria da Graça Naffah-Mazzacoratti, João Baptista Gomes dos Santos, Flávio Faloppa, and Vilnei Mattioli Leite. "Estudo comparativo entre enxerto autógeno e enxerto muscular coberto com tubo de veia autógeno em nervos tibiais de ratos wistar, utilizando o fluoro-gold® como marcador neuronal." Acta Ortopédica Brasileira 15, no. 2 (2007): 97–100. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522007000200008.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo o estudo da regeneração nervosa através da contagem de neurônios comparando duas técnicas cirúrgicas no tratamento da perda de substância nervosa nos membros inferiores em 15 ratos. Inicialmente obteve-se tubo de veia de 12mm de comprimento retirado da jugular externa esquerda. A seguir, opera-se os dois membros inferiores, expondo o nervo tibial de cada lado e ressecando um segmento de 8 mm do nervo, simulando, ao mesmo tempo, a perda de substância e a obtenção do enxerto nervoso autógeno. A reparação da perda de substância do lado esquerdo consistiu numa enxertia convencional simples para a reparação de lesão nervosa por meio de sutura microcirúrgica. A do membro inferior direito foi pela tubulização com 8 mm de enxerto de músculo quadríceps denaturado com nitrogênio líquido coberto com veia jugular. Após quatro meses, os animais foram submetidos à nova cirurgia para exposição dos nervos tibiais ao marcador neuronal Fluoro Gold®. Após 48 horas, foram perfundidos e o segmento medular entre L3 e S1 foi removido e posteriormente cortado em secções de 40 µm. Houve contagem neuronal de todos os cortes e não foram verificadas diferenças estatísticas entre as duas técnicas cirúrgicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Guarana, Carlos Vinicius Pacheco dos Santos, Edvaldo da Silva Souza, Victor de Souza Dias, and Eliana Valentim. "Avaliação da Competência de Estudantes de Medicina em Identificar Riscos à Segurança do Paciente através de Simulação." Revista Brasileira de Educação Médica 43, no. 1 suppl 1 (2019): 431–39. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20180238.

Full text
Abstract:
RESUMO Introdução A segurança do paciente (SP) está entre os principais temas discutidos pelos profissionais da área de saúde em todo o mundo. No Brasil, em 2016, ocorreram mais de 302 mil mortes por eventos adversos evitáveis e 70% eram de causas preveníveis, que custaram mais de 10,9 bilhões de reais. Objetivo Avaliar os conhecimentos, habilidades e atitudes de estudantes do quarto e oitavo períodos do curso de Medicina sobre segurança do paciente por meio de simulação. Método Foi realizado um estudo transversal. A coleta de dados foi feita por meio de dois instrumentos, um com o perfil sociodemográfico e outro a ser preenchido durante a simulação. A simulação ocorreu numa sala de laboratório preparada para reproduzir um cenário hospitalar. Foram planejados pelos pesquisadores seis riscos a serem identificados no cenário durante o tempo de sete minutos. Os dados foram analisados com uso do Epi-Info 7.1. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da instituição. Resultado Participaram do estudo 42 estudantes, sendo 24 do quarto período e 18 do oitavo. Nenhum estudante identificou todos os seis riscos. No geral, os alunos apresentaram baixo desempenho, tendo identificado em média de dois a três riscos à segurança do paciente. O risco de administração de medicação equivocada foi percebido por 34 estudantes (81%); a falta de identificação por 15 (36%); o risco de quedas por 11 (26%); problemas de higienização das mãos por 6 (14%); o risco de procedimentos cirúrgicos equivocados por 3 (7%) e o risco de lesões por pressão não foi identificado por nenhum estudante. Três riscos adicionais não planejados pelos pesquisadores foram identificados pelos estudantes, com predomínio de identificação de dois riscos por estudantes do oitavo período. Conclusão Os estudantes apresentaram pouca competência em identificar riscos à segurança do paciente. Contudo, demonstraram melhor desempenho ao longo do curso, revelando quão importante é trabalhar a segurança do paciente já nos primeiros anos de graduação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Marques, Jair de Araújo, Ivanor Nunes do Prado, José Luiz Moletta, Ivor Martin do Prado, Juliana Martin do Prado, Lívia Maria Araújo Macedo, Nilson Evelázio de Souza, and Makoto Matsushita. "Características físico-químicas da carcaça e da carne de novilhas submetidas ao anestro cirúrgico ou mecânico terminadas em confinamento." Revista Brasileira de Zootecnia 35, no. 4 (August 2006): 1514–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982006000500034.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito da simulação da prenhez (introdução de 100 esferas de chumbo no útero - CHU) e da ovariectomia (retirada dos ovários - OVA) sobre as características físico-químicas da carcaça e da carne de novilhas. Foram utilizadas 19 novilhas mestiças (½ Nelore x ½ Red Angus), com 18 meses de idade e peso médio inicial de 257,8 kg, terminadas em confinamento recebendo uma dieta à base de silagem de milho (41%) e farelo de soja e milho (59%). O peso vivo ao abate, sem diferença entre tratamentos, foi de 324,1; 323,3 e 303,0 kg para as novilhas dos tratamentos VAZ, CHU e OVA, respectivamente. Da mesma forma, não houve diferença entre tratamentos para peso de carcaça quente (171,1 kg), comprimento de carcaça (113,8 cm), comprimento de perna (68,2 cm), espessura do coxão (21,0 cm), área de olho-de-lombo (57,3 cm²), espessura de gordura de cobertura (4,0 mm), proporções de músculo (62,6%), osso (16,0%) e gordura (21,7%), relação músculo/osso (3,9), relação músculo + gordura (porção comestível)/osso (5,3), perdas por cocção (24,3%), perdas do congelamento à cocção (30,9%), maciez (7,1 pontos), suculência (6,6 pontos) e palatabilidade (6,6 pontos). Os parâmetros cor, textura e marmoreio também não diferiram entre os tratamentos, apresentando, respectivamente, 4,0; 4,4 e 3,7 pontos. Não houve diferença significativa para os teores de cinzas (1,1%) e PB (21,8%) e para as concentrações de extrato etéreo total (2,9%) e colesterol (49,6 mg/100g) do músculo Longissimus dorsi. Portanto, a ocorrência do estro não alterou as características analisadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Iraha, Roberta Sayuri da Costa, Maria Julia Campos Guerra, Ana Paula Bastos, Patricia Silva Sodré, Márcio Alexandre Terra Passos, and Lucineide Martins de Oliveira Maia. "Lesão pseudotumoral de colo direito um desafio diagnóstico: relato de caso." Revista de Saúde 10, no. 01 (June 15, 2019): 55–60. http://dx.doi.org/10.21727/rs.v10i01.1471.

Full text
Abstract:
A diverticulite significa a existência de inflamação e de infecção relacionadas aos divertículos, e podem ocorrer em todo o colo, porém a região mais comumente acometida é o sigmoide e dificilmente há doença abaixo da reflexão peritoneal. O presente artigo tem o objetivo de relatar um caso raro de abdome agudo perfurativo causado por uma diverticulite abscedada em colo ascendente simulando neoplasia infiltrativa do colo direito. O processo inflamatório pode ser classificado como complicado, pois foram observados abscessos pericólicos, obstruções e perfuração da diverticulite. Com o crescente envelhecimento populacional, a doença diverticular e suas complicações podem apresentar porcentagens cada vez maiores. O caso clínico relata uma lesão á laparotomia indistinguível a neoplasia necessitando de tratamento cirúrgico com ressecção ampliada no intuito de se realizar terapêutica curativa independente da sua etiologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography