To see the other types of publications on this topic, follow the link: Simulação computacional de líquidos.

Journal articles on the topic 'Simulação computacional de líquidos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Simulação computacional de líquidos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Mariano, Adriano Pinto, Ariovaldo José da Silva, Valdenilson José Alves de Oliveira, and Dejanira de Franceschi de Angelis. "Avaliação da dispersão de efluente líquido de refinaria de petróleo." Engenharia Sanitaria e Ambiental 15, no. 3 (September 2010): 251–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522010000300008.

Full text
Abstract:
Neste trabalho são apresentadas duas técnicas para a avaliação da dispersão, num corpo d'água receptor, do efluente líquido de uma refinaria de petróleo. Assim, a pluma de dispersão foi caracterizada por medidas em campo de condutividade elétrica e por simulação computacional (simulador Cormix). Como caso de estudo, escolheu-se uma refinaria de petróleo cujo efluente é lançado no rio Atibaia (Paulínia/SP). O comportamento do efluente foi avaliado em um trecho de 1000 m após o ponto de lançamento. Os resultados demonstraram que a medição da condutividade elétrica é uma técnica adequada para a avaliação da dispersão de efluentes líquidos de refinaria de petróleo, pois apresentam alta condutividade elétrica e, com isso, há um forte contraste entre os valores do efluente e do rio. Além disso, outros parâmetros de qualidade da água do rio seguiram comportamento de dispersão semelhante ao da condutividade. A pluma de dispersão gerada pelo simulador computacional apresentou uma elevada concordância com os dados obtidos em campo. Nesse sentido, a simulação computacional pode ser uma ferramenta útil para a avaliação da dispersão do efluente considerando-se cenários hipotéticos, e para projetos de emissários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cirino, José Jair Vianna, and Celso Aparecido Bertran. "Estudo da geometria da uréia por métodos ab initio e simulação computacional de líquidos." Química Nova 25, no. 3 (May 2002): 358–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422002000300004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Wolf, Fabiano G., Luis O. E. dos Santos, and Paulo C. Philippi. "Formação e dinâmica da interface líquido-vapor simulada pelo método Lattice-Boltzmann." Revista Brasileira de Ensino de Física 28, no. 2 (June 2006): 167–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-47442006000200008.

Full text
Abstract:
O método Lattice-Boltzmann (LB) tem sido utilizado como um modelo alternativo para a simulação computacional da dinâmica de fluidos regida pelas equações de Navier-Stokes. É fundamentado na equação de transporte de Boltzmann, que serve como base da teoria cinética. Devido ao seu grande potencial para a análise de problemas com geometrias complexas, tem sido amplamente aplicado para a descrição de escoamentos de fluidos com um ou mais componentes em meios porosos, principalmente para o estudo de fenômenos interfaciais. Neste trabalho, um modelo LB com potencial de interação entre partículas foi utilizado para a modelagem da interface líquido-vapor. Este método possibilita a simulação de equilíbrio de fases através de uma equação de estado que possui o comportamento semelhante à equação de van der Waals. O método também permite a inclusão de termos de interação entre partículas distintas, de modo que as interfaces líquido-sólido e vapor-sólido podem ser facilmente simuladas. Alguns resultados de simulação são apresentados para problemas que envolvem a transição de fase líquido-vapor, a coexistência de uma gota líquida com seu vapor e a molhabilidade de superfícies sólidas. Adicionalmente, o método é aplicado para o problema dinâmico de uma torneira gotejante. Os resultados obtidos mostram que o método pode ser utilizado para simulação de uma ampla variedade de sistemas complexos com relação às interfaces fluido-fluido e fluido-sólido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Socorro Pinheiro Ferreira, João. "Modelagem Matemática e Algoritmo de Programação Associados à Simulação Matemática do Volume de um Tanque." Revista de Educação Matemática 18 (April 10, 2021): e021021. http://dx.doi.org/10.37001/remat25269062v18id524.

Full text
Abstract:
Este artigo científico tem como objetivo apresentar os resultados de um relato de experiência de ações pedagógicas para a resolução de uma situação-problema sobre o volume de um líquido variando no interior de um tanque cilíndrico de base cônica, que engloba modelagem matemática e linguagem de programação, especificamente no que diz respeito à possibilidade de se inter-relacionar duas técnicas de ensino com uma finalidade comum: modelagem matemática e algoritmo de programação associadas à simulação matemática. Para atingir os objetivos, primeiramente modelamos matematicamente a situação-problema proposta com funções de duas variáveis reais positivas e três sentenças, mediante procedimentos matemáticos e posteriormente simulamos matematicamente os valores do raio R e da profundidade “d” do líquido no interior e “exterior” do tanque – diretamente no programa computacional desenvolvido. Os resultados dos estudos matemáticos e computacionais mostraram-se satisfatórios aos objetivos propostos aos estudos, isto porque, os valores obtidos por métodos distintos apresentaram os mesmos números reais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Miyaji, D. Y., M. A. L. Braulio, P. Bonadia, J. B. Gallo, and V. C. Pandolfelli. "Refratários para o transporte do alumínio líquido: fundamentos, simulação e prática industrial." Cerâmica 55, no. 335 (September 2009): 296–304. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132009000300009.

Full text
Abstract:
Dentre as diversas tecnologias existentes na produção do alumínio primário, o transporte de alumínio líquido em cadinhos (capacidade 8 a 10 t) por longas distâncias (entre 100 e 200 km) tem se tornado uma opção lucrativa para produtores e clientes. Todavia, a escolha correta do refratário de revestimento do cadinho não é uma tarefa trivial, pois uma série de propriedades deve ser considerada de modo a maximizar seu desempenho. Com isso, um estudo teórico envolvendo termodinâmica, microestrutura, resistência termomecânica, propriedades térmicas e projeto torna-se necessário. Neste trabalho, procura-se conciliar essa teoria com a prática industrial por meio da caracterização de materiais comerciais e a simulação computacional em um software desenvolvido, sendo possível a previsão do comportamento de um cadinho durante sua operação. A partir do acesso a informações da empresa parceira deste estudo, foi possível o acompanhamento industrial obtendo-se maior detalhamento sobre as reais necessidades de um projeto de revestimento de cadinhos. Portanto, suportado por três pilares "teoria", "simulação" e "prática industrial", o presente trabalho tem o intuito de ser uma contribuição tecnológica no auxílio à seleção de refratários para revestimento de cadinhos no transporte do alumínio líquido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Morghi, Youssef, Amir Zacarias Mesquita, Jesus Alfonso Puente Angulo, and Ana Rosa Baliza Maia. "SIMULAÇÃO DO ESCOAMENTO EM CONTRACORRENTE ÁGUA/AR EM REATORES NUCLEARES PWR UTILIZANDO CÓDIGO OPENFOAM." HOLOS 6 (December 3, 2018): 92–102. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2018.5643.

Full text
Abstract:
A limitação do escoamento em contracorrente, ou inundação, é um fenômeno caracterizado pelo controle que um gás exerce no escoamento de um líquido em sentido contrário. Este efeito tem recebido atenção especial da área nuclear, devido à sua influência no comportamento termofluidodinâmico dos reatores nucleares refrigerados à água pressurizada (Pressurized Water Reactor – PWR), durante um acidente de perda de refrigerante – LOCA (Loss-of-Coolant Accident). A modelagem numérica constitui uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da engenharia nuclear. Este trabalho tem o popósito de demonstrar que o software de dinâmica de fluídos computacional – CFD (Computational Fluid Dynamics) OpenFOAM®, tem potencial para ser utilizado na modelagem do fenômeno de escoamento em contracorrente que ocorre no núcleo dos reatores PWR. Uma introdução de CFD usando OpenFOAM. O solver utilizado foi o interFoam, onde foi observado que o openFOAM apresentou resultados satisfatórios para o estudo de escoamento multifásicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, Camila Marques, Gustavo Silva Pereira, Pedro Camilo Ramos, and Anamaria de Oliveira Cardoso. "Recuperação do efluente líquido H2SiF6 da acidulação do SSP: Análise o comportamento dinâmico do filtro prensa através da simulação computacional." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 22, 2021): e28710716488. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16488.

Full text
Abstract:
A produção de fertilizantes fosfatados tem como como uma das principais etapas do processo produtivo a acidulação da rocha fosfática que, através do ácido sulfúrico, para obtenção do ácido fosfórico, um dos principais produtos intermediários da indústria de fertilizantes. Essa etapa do processo já é bastante utilizada para a produção de diversos tipos de fertilizantes, entre eles o Super Fosfato Simples (SSP), gerando o efluente líquido ácido hexafluorsilícico (H2SiF6) como subproduto oriundo de reações secundárias do processo. Neste trabalho, desenvolve-se a modelagem e simulação das etapas de filtração e consolidação no filtro prensa, equipamento utilizado para a recuperação do efluente líquido da produção de SSP, a fim de que este possa ser utilizado no próprio processo produtivo, auxiliando na eficiência da etapa de acidulação da rocha fosfática, auxiliando na redução dos custos de produção e promovendo assim um processo produtivo mais sustentável de fertilizantes fosfatados. Este estudo prevê uma recuperação de 92,07% do ácido alimentado e retenção de 73,38% dos sólidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Almeida, Luciana Faletti, Yván Túpac Valdivia, Marley Maria Bernardes Rebuzzi Vellasco, and Marco Aurélio Cavalcanti Pacheco. "Otimização de alternativas para o desenvolvimento de campos de petróleo." Gestão & Produção 14, no. 3 (December 2007): 489–503. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2007000300006.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um sistema de suporte à decisão para a otimização de alternativas de desenvolvimento de campos de petróleo. O desenvolvimento de um campo de petróleo consiste na escolha de uma alternativa para a explotação de um reservatório petrolífero, conhecido e delimitado, que permita produzir a maior quantidade de hidrocarboneto possível, dentro dos limites físicos e econômicos existentes, isto é, maximizar o valor presente líquido (VPL). O VPL é calculado a partir da produção de óleo, a qual é obtida com o uso de um simulador de reservatório. Cada execução do simulador pode demorar desde alguns segundos até várias horas, dependendo da complexidade do reservatório modelado. Isto reduz o número de alternativas que podem ser geradas e avaliadas pelo especialista na busca da melhor solução. Deste modo, o objetivo deste trabalho é propor e avaliar um sistema inteligente de otimização que emprega: algoritmos genéticos (AGs), algoritmos culturais (ACs) e coevolução para a busca de uma alternativa de desenvolvimento ótima; e um ambiente de computação paralela para a simulação de reservatório e cálculo do VPL das alternativas. O sistema resultante permite que o especialista obtenha, em tempo hábil, a alternativa ótima (ou quase-ótima) para o desenvolvimento de um campo de petróleo conhecido. Os resultados obtidos nos estudos de casos apresentados demonstram que o sistema proposto, baseado em técnicas inteligentes, obtém boas alternativas de desenvolvimento de campos petrolíferos com uma grande redução do tempo computacional, redução esta obtida a partir do aproveitamento do poder computacional de um ambiente de computação paralela e do aproveitamento de conhecimento do especialista, por meio das sementes iniciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bezerra, Pedro Henrique Silva. "PREVISÃO DE PERFORMANCE ENERGÉTICA POR MEIO DE SIMULAÇÃO TRANSIENTE DE UM SISTEMA CSP COM TORRE CENTRAL INTEGRADO A ATIVIDADES AGROINDUSTRIAIS." ENERGIA NA AGRICULTURA 33, no. 3 (December 13, 2018): 255–60. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2018v33n3p255-260.

Full text
Abstract:
Para demonstrar o funcionamento da tecnologia CSP, é de fundamental importância a simulação dos processos por meio de ferramentas computacionais, que permitem a previsão do desempenho energético. O objetivo dessa pesquisa foi obter o desempenho energético de uma usina CSP com receptor central, com capacidade instalada de 70kWel, integrado a sistemas agroindustriais em São Paulo. A pesquisa se baseou na criação de um modelo de sistema CSP, para geração de eletricidade, acoplados a um Matadouro e Laticínio. As análises foram realizadas com do uso da ferramenta computacional TRNSYS. Os resultados prévios oriundos das simulações foram em resposta à irradiação solar. Nas melhores épocas do ano em que a radiação é mais frequente e intensa, foi-se registrado valores acima de 1000 W/m², sendo que durante o ano, o valor integral obtido foi 1.957,73 kW/m²/ano. Os valores de eficiência óptica obtidos alcançaram a ordem de 45%. A eficiência média de conversão do calor proveniente do sol em eletricidade do ciclo foi 18%. Durante o dia, a potência líquida da turbina foi de aproximadamente 30 kWe, sendo que o valor de geração anual integrado foi na ordem de 108.618 kWh/ano. Ao aplicar os valores de geração obtidos no perfil do consumo do Laticínio, os resultados apontaram que em um dia de geração, considerável bom com 10 horas de irradiação, a planta supriria 60% da demanda energética. O sistema pode ser analisado como uma alternativa de eficiência energética com aplicação da resolução ANEEL 482/2012.Palavras-chave: Energia Solar Concentrada; sistema CSP com torre central; desempenho energético. ENERGY PERFORMANCE PREDICTION BY TRANSIENT SIMULATION OF A CSP SYSTEM WITH CENTRAL TOWER INTEGRATED TO AGRO-INDUSTRIAL ACTIVITIES ABSTRACT: To demonstrate the operation of CSP technology is fundamental to simulate the processes by computational tools, which allow prediction of energy performance. The objective of this research was obtain the energy performance of CSP plant with central receiver, with installed capacity of 70kWel, integrated an agribusiness systems in São Paulo. The research was based on the creation of a model of CSP system, for electricity generation, coupled to a Slaughterhouse and Dairy. The analyzes were performed with the use of the computational tool TRNSYS. The previous results from the simulations were in response to solar irradiation. In the best times of the year when radiation is more frequent and intense, values above 1000 W / m² were recorded, and during the year the total value obtained was 1.957.73 kW / m² / year. The average efficiency heat conversion from the sun into electricity cycle was 18%. During the day, the net power of the turbine was approximately 30 kWe, and the integrated annual generation value was in the order of 108,618 kWh / year. By applying the generation of values obtained in Dairy consumption profile, the results showed that a day generation, with considerable good 10 hours of irradiation, the plant would supply 60% of the energy demand. The system can be analyzed as an alternative energy solution with the application of ANEEL resolution 482/2012.KEYWORDS: Concentrated Solar Power; CSP system with central tower; performance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bezerra, Pedro Henrique Silva, Odivaldo José Seraphim, and Celso Eduardo Lins De Oliveira. "PREVISÃO DE PERFORMANCE ENERGÉTICA POR MEIO DE SIMULAÇÃO TRANSIENTE DE UM SISTEMA CSP COM TORRE CENTRAL INTEGRADO A ATIVIDADES AGROINDUSTRIAIS." ENERGIA NA AGRICULTURA 33, no. 3 (December 13, 2018): 264–69. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2018v33n3p264-269.

Full text
Abstract:
Para demonstrar o funcionamento da tecnologia CSP, é de fundamental importância a simulação dos processos por meio de ferramentas computacionais, que permitem a previsão do desempenho energético. O objetivo dessa pesquisa foi obter o desempenho energético de uma usina CSP com receptor central, com capacidade instalada de 70kWel, integrado a sistemas agroindustriais em São Paulo. A pesquisa se baseou na criação de um modelo de sistema CSP, para geração de eletricidade, acoplados a um Matadouro e Laticínio. As análises foram realizadas com do uso da ferramenta computacional TRNSYS. Os resultados prévios oriundos das simulações foram em resposta à irradiação solar. Nas melhores épocas do ano em que a radiação é mais frequente e intensa, foi-se registrado valores acima de 1000 W/m², sendo que durante o ano, o valor integral obtido foi 1.957,73 kW/m²/ano. Os valores de eficiência óptica obtidos alcançaram a ordem de 45%. A eficiência média de conversão do calor proveniente do sol em eletricidade do ciclo foi 18%. Durante o dia, a potência líquida da turbina foi de aproximadamente 30 kWe, sendo que o valor de geração anual integrado foi na ordem de 108.618 kWh/ano. Ao aplicar os valores de geração obtidos no perfil do consumo do Laticínio, os resultados apontaram que em um dia de geração, considerável bom com 10 horas de irradiação, a planta supriria 60% da demanda energética. O sistema pode ser analisado como uma alternativa de eficiência energética com aplicação da resolução ANEEL 482/2012. Palavras-chave: Energia Solar Concentrada; sistema CSP com torre central; desempenho energético. ENERGY PERFORMANCE PREDICTION BY TRANSIENT SIMULATION OF A CSP SYSTEM WITH CENTRAL TOWER INTEGRATED TO AGRO-INDUSTRIAL ACTIVITIES ABSTRACT: To demonstrate the operation of CSP technology is fundamental to simulate the processes by computational tools, which allow prediction of energy performance. The objective of this research was obtain the energy performance of CSP plant with central receiver, with installed capacity of 70kWel, integrated an agribusiness systems in São Paulo. The research was based on the creation of a model of CSP system, for electricity generation, coupled to a Slaughterhouse and Dairy. The analyzes were performed with the use of the computational tool TRNSYS. The previous results from the simulations were in response to solar irradiation. In the best times of the year when radiation is more frequent and intense, values above 1000 W / m² were recorded, and during the year the total value obtained was 1.957.73 kW / m² / year. The average efficiency heat conversion from the sun into electricity cycle was 18%. During the day, the net power of the turbine was approximately 30 kWe, and the integrated annual generation value was in the order of 108,618 kWh / year. By applying the generation of values obtained in Dairy consumption profile, the results showed that a day generation, with considerable good 10 hours of irradiation, the plant would supply 60% of the energy demand. The system can be analyzed as an alternative energy solution with the application of ANEEL resolution 482/2012. KEYWORDS: Concentrated Solar Power; CSP system with central tower; performance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Coutinho, Cileda de Queiroz e. Silva, and Auriluci de Carvalho Figueiredo. "Simulação computacional." Zetetike 28 (May 27, 2020): e020017. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v28i0.8656869.

Full text
Abstract:
Neste artigo discutem-se aspectos didáticos da abordagem frequentista da probabilidade por meio de simulação computacional. Para tanto, utilizamos um applet que simula o jogo franc-carreau. Os dados para discussão foram colhidos em oficina para professores. O referencial teórico abrangeu a teoria das situações didáticas, de Brousseau e o modelo de letramento probabilístico, de Gal, adotando-se pressupostos baseados na engenharia didática de segunda geração como metodologia de pesquisa, uma vez que o objetivo era relacionado à formação continuada de professores. Nos relatos dos professores sobre atividades que trabalhavam com o enfoque frequentista, observamos que a manipulação das frequências relativas acumuladas em uma planilha Excel mostrou-se relativamente propícia para superar dificuldades no uso de tecnologias, abrindo possibilidades de ampliação de aspectos do letramento probabilístico, com reflexões e discussões sobre sua aplicação na educação básica e superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Abreu, Adriana Meireles M., and João José de Assis Rangel. "Simulação computacional Uma Abordagem Introdutória." Revista Vértices 2, no. 1 (1999): 28–32. http://dx.doi.org/10.5935/1809-2667.19990005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Arnold, Francisco J., and Carlos A. Pelá. "Simulação computacional de campos ultra-sônicos." Revista Brasileira de Ensino de Física 26, no. 3 (2004): 223–31. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172004000300006.

Full text
Abstract:
Quando um transdutor eletro-acústico é excitado eletricamente, ele produz no meio de propagação onde está inserido um campo acústico. Através do conhecimento dos campos acústicos pode-se colher importantes subsídios para projetos de transdutores e estudos da interação com os meios de propagação. Neste trabalho é apresentada uma proposta de atividade interdisciplinar envolvendo conteúdos de Física, Matemática e Computação ministrados nas disciplinas introdutórias dos cursos superiores de ciências exatas e tecnológicas. O trabalho propõe a discussão dos fenômenos de interferência ondulatória, o cálculo do campo acústico usando coordenadas cilíndricas e a programação do método matemático através de instruções básicas de uma linguagem de programação. As simulações de alguns campos acústicos são apresentadas na forma de gráficos bi e tridimensionais e os resultados são discutidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Miranda, Rafael De Carvalho, José Arnaldo Barra Montevechi, Tábata Fernades Pereira, and Aneirson Francisco Silva. "Otimização via simulação por metamodelagem: um estudo em casos da área médica." Revista Produção Online 16, no. 3 (September 15, 2016): 1058. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v16i3.2325.

Full text
Abstract:
O uso combinado da simulação a eventos discretos e otimização vem crescendo nos últimos anos. No entanto, esta forma de otimização ainda é pouco utilizada, devido principalmente a seu elevado custo computacional. Nesse sentido, vários trabalhos visam desenvolver novos métodos de otimização, buscando acelerar este procedimento. Este trabalho faz uso da técnica de metamodelagem, para criar um modelo matemático, que represente uma determinada saída de um modelo de simulação, e proceder com sua otimização sem a necessidade da utilização do modelo simulado. Para exemplificar o método empregado foram utilizados modelos de simulação ligados à área médica. O uso da metamodelagem permitiu otimizar os modelos de simulação, alcançando soluções estatisticamente iguais as encontradas por um otimizador comercial, com a vantagem de reduzir o tempo computacional do processo em mais de 68% em média. Desta forma, a metamodelagem se apresenta como uma potencial técnica de otimização para a simulação, ao prover soluções de elevada qualidade em um tempo computacional reduzido, quando comparado a métodos de otimização via simulação tradicionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Silvério, José Victor, Stella Jacyszyn Bachega, Dalton Matsuo Tavares, Sílvia Parreira Tannús, Ricardo Ribeiro Moura, and Sérgio Antônio Ribeiro de Carvalho Júnior. "Simulação computacional aplicada na análise do projeto de um restaurante universitário." Revista Brasileira de Computação Aplicada 8, no. 2 (September 1, 2016): 99. http://dx.doi.org/10.5335/rbca.v8i2.5553.

Full text
Abstract:
O uso da simulação computacional foi impulsionado pelos avanços da computação e sua grande flexibilidade de utilização. Dentre as diversas aplicações, a análise de projetos ganha destaque. O presente trabalho tem como objetivo aplicar a simulação computacional para análise da capacidade de atendimento de um novo restaurante universitário. Para tanto, foram utilizados a abordagem de pesquisa quantitativa e o procedimento de pesquisa experimental, por meio do uso de simulação computacional. Mediante a análise dos resultados do modelo computacional desenvolvido, foi possível compreender o provável funcionamento do sistema estudado, bem como o fluxo das entidades entre os locais de atendimento. Verificou-se que o espaço físico projetado é adequado para o atendimento. No entanto, o processo de atendimento do local caixa deverá ser revisto, pois em horários de maior procura pelo serviço houve grande formação de fila de espera. Este trabalho apresenta contribuições para a área acadêmica e para a área empresarial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Baffi, Basilio, Caio Frederico Silva, and Cláudia Naves David Amorim. "Simulação computacional da envoltória de edifício público." Brazilian Journal of Development 5, no. 8 (2019): 11709–23. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv5n8-038.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Corrêa, Cristiano. "SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE UM INCÊNDIO NATURAL COMPARTIMENTADO." Revista Sul-americana de Engenharia Estrutural 16, no. 3 (October 12, 2020): 80–113. http://dx.doi.org/10.5335/rsaee.v16i3.8648.

Full text
Abstract:
RESUMO A presente pesquisa apresenta os resultados de simulações computacionais de incêndio experimental ensaiado em contêiner. Para tanto foi utilizado dois softwares de fluidodinâmica computacional, o Fire Dynamics Simulator – FDS e o OZone. As simulações realizadas mostraram que o FDS, por ser um software que não possui interface gráfica, acaba tornando a modelagem trabalhosa e demorada, uma vez que sua entrada de dados é inteiramente feita através de documentos de texto. Entretanto, quando devidamente calibrado, o modelo é capaz de oferecer ao usuário diversos dados como: temperatura, deslocamento de fumaça, concentração de oxigênio, consideração de dispositivos de combate a incêndio (sprinklers), dentre uma infinidade de outros, que podem abrir um leque de opções de estudos a serem realizados no contexto da Segurança Contra Incêndio em Edificações - SCIE. Já o OZone possui uma interface gráfica agradável e intuitiva, e que tornam a modelagem de incêndios mais fácil e rápida, gerando rapidamente resultados, entretanto, a quantidade de variáveis obtidas, na grande maioria dos casos, é bem mais limitada em comparação com as obtidas através do FDS. Concluindo que os simuladores são ferramentas importantes, sobretudo quando calibrados através de resultados experimentais, na proposição de soluções para os desafios da SCIE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Albuquerque (UNEB), Dndº Jader Cristiano Magalhaes, and Dr Renelson Ribeiro Sampaio (UFBA). "Aprendizagem mediada por computador: metodologia para desenvolvimento e aplicação de um software de simulação na formação de gestores em sistemas locais de produção." Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 5, no. 9 (June 30, 2012): 88. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v5e9201288-110.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo discutir sobre o processo de aprendizagem por simulação computacional, mais especificamente trata do desenvolvimento e modelagem de um software que pode ser aplicado na formação e aperfeiçoamento de gestores públicos. Apresenta inicialmente o referencial sobre o uso de softwares na educação e suas categorizações. Em seguida descreve o objeto da simulação específica que são os Sistemas Locais de Produção (SLP), posteriormente discute sobre as etapas de construção do modelo computacional que permitiu elaborar a respectiva simulação e conclui apontando o potencial de mediação da ferramenta para a formação e aperfeiçoamento de gestores públicos, na área dos SLPs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Torres Júnior, Noel, Guilherme Gonçalves de Souza, and Júlia Zandomenico do Nascimento. "ANÁLISE DE PROCESSOS POR MEIO DA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL: PROPOSTA DE UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO." Administração: Ensino e Pesquisa 13, no. 3 (September 30, 2012): 491. http://dx.doi.org/10.13058/raep.2012.v13n3.87.

Full text
Abstract:
<p>Dada a importância do uso da simulação computacional de eventos discretos para a análise e melhoria dos processos existentes nas organizações, este trabalho aborda o ensino desta técnica no curso de graduação em administração. O mesmo demonstra uma estratégia de ensino cuja ênfase recai na compreensão e análise do processo que será simulado em contraste com abordagens existentes, que privilegiam o conhecimento das rotinas e especificidades dos softwares de simulação. A abordagem proposta é baseada nos trabalhos de Laguna e Marklund (2004) e Hartvigsen (2005). A simulação computacional é feita por meio de planilhas eletrônicas, que utilizam o pacote SimQuick. Esta estratégia é composta de quatro etapas. A primeira consiste na identificação de oportunidades e definição do escopo do trabalho, a segunda visa uma descrição detalhada do processo que será analisado, a terceira consiste na avaliação do processo por meio da simulação computacional, e, finalmente, a última etapa consiste na proposta de redesenho. Um caso de modelagem realizado por um grupo de alunos é apresentado como recurso didático para esclarecer e demonstrar a estratégia de ensino proposta.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bongiorno Cruz, Diego, Eudes José Arantes, Karina Querne de Carvalho, Fernando Hermes Passig, Cristiane Kreutz, Morgana Suszek Gonçalves, and Jayson Pereira Godinho. "Estudo hidrodinâmico computacional de reator uasb em escala de laboratório." Revista DAE 68, no. 227 (October 21, 2020): 166–81. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2020.088.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho foi avaliar o comportamento hidrodinâmico de um reator UASB de 18 L por meio da fluidodinâmica computacional (CFD) e de ensaios do tipo estímulo-resposta experimentais. Foram realizadas simulações computacionais do comportamento hidrodinâmico do reator operando com a injeção de ar na região da manta de lodo (1º etapa). Foi realizada também a simulação de operação do reator com o preenchimento de 35% do seu volume útil com um polímero absorvente de água abiótico (2ª etapa). O modelo computacional utilizado para a simulação do reator em escala de bancada foi validado por meio da comparação do volume de zonas mortas obtido por meio das simulações com os valores calculados nos ensaios de estímulo-resposta com o traçador Eosina Y. O volume de zonas mortas calculadas por meio dos ensaios apresentou um erro de aproximadamente 43% em relação ao valor obtido com o modelo computacional do reator para a 1ª etapa, validando os resultados da simulação. Palavras-chave: Fluidodinâmica computacional. Ansys CFX. Traçador. Difusão. Anomalias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Cárdenas Celis, Anneli Maricielo, and Caio Frederico E Silva. "Protocolo de elaboração de arquivo climático de cidades brasileiras para o software ENVI-met 4.0." Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, no. 22 (December 17, 2018): 32–50. http://dx.doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n22.2018.03.

Full text
Abstract:
Após a 4º revolução industrial, a simulação computacional vem contribuindo na elaboração e avaliação de projetos arquitetônicos e urbanísticos em conformidade com as condições climáticas locais, o que representa um importante avanço para o entendimento do clima urbano. Esta compreensão do clima local por meio dos arquivos climáticos mostra-se essencial para o adequado processo de simulação. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo elaborar o protocolo de arquivo climático de cidades brasileiras para utilização na simulação computacional microclimática no software ENVI-met 4.0 para o período de verão. No ENVI-met esses dados são inseridos no ConfigWizard (. cf), requerendo dados meteorológicos básicos, tais como a velocidade do vento a 10 metros da superfície (m/s), direção do vento em graus, umidade especifica a 2500 metros (g/kg), coeficiente de rugosidade da superfície, umidade relativa (%) e temperatura inicial da atmosfera em (ºC). A metodologia consiste na coleta de dados climáticos, proveniente da base de dados das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a partir da análise das normais climatológicas e de outras ferramentas. Conclui-se que com arquivos climáticos prontos se facilita substancialmente o processo de simulação computacional, evitando uma série de inadequações e erros nos resultados da simulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Mata, M. E. R. M. C., L. A. Dantas, and M. E. D. Braga. "PROGRAMA COMPUTACIONAL PARA SIMULAÇÃO DE SECAGEM DE GRÃOS." Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais 1, no. 1 (December 31, 1999): 33–50. http://dx.doi.org/10.15871/1517-8595/rbpa.v1n1p33-50.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Vilas Boas, Marcio Antonio. "PROGRAMA COMPUTACIONAL PARA SIMULAÇÃO DA IRRIGAÇÃO POR SUPERFÍCIE." IRRIGA 4, no. 3 (August 20, 1999): 124–31. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.1999v4n3p124-131.

Full text
Abstract:
PROGRAMA COMPUTACIONAL PARA SIMULAÇÃO DA IRRIGAÇÃO POR SUPERFÍCIE Márcio Antônio Vilas BoasUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáDepartamento Engenharia - Cx. Postal 711Fone: (045) 225 -2100 (R-249) - Fax : (045) 223-4584CEP: 85814-110 - Cascavel - PR - Brasil 1 RESUMO Os modelos matemáticos propostos para simular o processo de irrigação por superfície constituem recursos valiosos, capazes de incluir inúmeras alternativas de dimensionamento, a um custo e tempo reduzidos. O objetivo do presente trabalho resumiu-se no desenvolvimento de um programa computacional para simular todas as fases do processo de irrigação por superfície, utilizando a aproximação Zero-inércia das equações de Saint-Venant. A linguagem de programação utilizada foi Visual Basic, em ambiente Windows 95. Para proceder à avaliação do modelo utilizou-se dados de irrigação em sulco e faixa obtidos em campos experimentais de precisão. Os resultados mostraram-se plenamente satisfatórios para a simulação de todas as fases da irrigação. O programa computacional desenvolvido pode ser útil também como instrumento didático. UNITERMOS: irrigação, irrigação por sulcos, simulação computacional. VILAS BOAS, M. A . Software for simulation of the surface irrigation 2 ABSTRACT The use of mathematical models to predict surface irrigation process may be a valuable tool wich allows several design alternatives, at reduced cost and time. The aim of this work is to develop a software to simulate all phases of surface irrigation, under the Zero-inertia approach, using a complete equations to describe surface flow. The computer program was developed in Visual Basic in Windows 95 environment. The model performance was evaluated by comparison with a precision furrow and border irrigation data. The results of both approaches were in good agreement with field data. The program may be also a useful tool for teaching. KEYWORDS: irrigation, surface irrigation furrow, computer simulation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Silva, André Carlos, and Américo Tristão Bernardes. "Simulação computacional do escoamento de grãos em silos." Exacta 8, no. 1 (May 25, 2010): 45–53. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v8i1.1863.

Full text
Abstract:
Materiais granulares necessitam de armazenamento em estruturas apropriadas, como os silos. Conhecer como se comportam tais materiais nos silos permite melhor compreensão de importantes fenômenos que ocorrem em seu interior, por exemplo, sua descarga. Neste trabalho, apresenta-se um modelo computacional desenvolvido por meio da técnica denominada autômato celular para simular tanto a geração de um pacote granular denso, mas ainda poroso, em um silo, quanto seu posterior descarregamento, produzindo um escoamento do material granular pelo orifício de descarga desse dispositivo. Os dados gerados pela simulação foram validados com o auxílio de um aparato experimental de baixo custo, um silo bidimensional com regulagem do ângulo da tremonha, construído totalmente em acrílico. Para os resultados encontrados, foi possível realizar um ajuste linear, observando-se uma forte correlação entre os dados experimentais e simulados e esse ajuste. Assim, os resultados mostram que o modelo computacional proposto tem uma adesão aceitável aos dados experimentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Botassoli, G. T., R. A. Alberti, and J. C. Furtado. "SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL PARA OTIMIZAÇÃO DE FILAS EM PROCESSOS." Revista Gestão Inovação e Tecnologias 5, no. 2 (June 10, 2015): 2121–35. http://dx.doi.org/10.7198/s2237-0722201500020017.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

ROCHA, Lucas A. de B., José de Castro SILVA, Lucas ANINGER, José de CASTRO, and Acácio FIGUEIREDO NETO. "SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DO RESFRIAMENTO DA MANGA TOMMY ATKINS." Nucleus 13, no. 2 (October 30, 2016): 159–66. http://dx.doi.org/10.3738/1982.2278.1615.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Akiyoshi, M. M., A. P. da Silva, R. Pereira, and V. C. Pandolfelli. "Importância da utilização de propriedades avaliadas em função da temperatura para a simulação computacional de cerâmicas refratárias." Cerâmica 48, no. 306 (June 2002): 70–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132002000200005.

Full text
Abstract:
Neste trabalho é apresentado um estudo sistemático sobre a influência da utilização de propriedades avaliadas em função da temperatura para suprir um programa de simulação computacional por elementos finitos (AEF) visando à determinação dos perfis de temperatura e tensão em uma âncora refratária. Para tanto, foram avaliados em função da temperatura, a condutividade térmica (k), o calor específico (c), o coeficiente de expansão térmica linear (alfaL) e o módulo elástico (E). Um planejamento fatorial 2u e a análise de variância (ANOVA) foram utilizados para avaliar a influência das interações entre as propriedades determinadas em função da temperatura sobre os perfis de temperatura e tensão normal resultantes da simulação computacional. Este estudo reforça a necessidade da avaliação das propriedades em função da temperatura para se suprir um programa de simulação computacional, destacando-se a condutividade térmica e o calor específico para propiciar uma melhor obtenção do perfil de temperatura, e o coeficiente de expansão térmica linear (alfaL) e o módulo elástico (E) para a avaliação do perfil de tensões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Manso, Luiz A. F., and Armando M. Leite da Silva. "Impacto de programas de gerenciamento da demanda no custo da perda de carga." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 14, no. 4 (December 2003): 422–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592003000400010.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve uma aplicação da simulação Monte Carlo pseudo-cronológica em estudos de impacto do gerenciamento da demanda no custo da perda de carga. A simulação pseudo-cronológica apresenta a eficiência computacional da simulação não-seqüencial e a precisão da simulação cronológica, podendo ser utilizada para representar diferentes padrões comportamentais para as cargas das diversas áreas ou barras de um sistema. O sistema SSB (Sistema Sul-Sudeste Brasileiro) é utilizado para testes, sendo avaliados os impactos obtidos por diferentes políticas de gerenciamento da carga na área Rio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Schulz, Harry, LEONARDO SOUZA, and SWAMI VILLELA. "Simulação Computacional do Assoreamento em uma Armadilha de Sedimentos." Revista Brasileira de Recursos Hídricos 11, no. 4 (2006): 163–74. http://dx.doi.org/10.21168/rbrh.v11n4.p163-174.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Cabral, Jaime, JOSE SILVA, and MUCIO VIRAES. "SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE FLUXO EM AQUÍFEROS COM ANÁLISE TRIDIMENSIONAL." Revista Brasileira de Recursos Hídricos 4, no. 3 (1999): 117–30. http://dx.doi.org/10.21168/rbrh.v4n3.p117-130.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Abrahão, Roberto Funes, Elton Correia, and Bárbara Janet Teruel. "Simulação computacional aplicada ao desenvolvimento de embalagens para bananas." Revista Brasileira de Fruticultura 30, no. 1 (March 2008): 79–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452008000100016.

Full text
Abstract:
Este trabalho propõe um método de projeto de embalagem para produtos hortícolas, buscando uma otimização integrada dos aspectos geométricos, estruturais e térmicos, ligados à facilitação do resfriamento e armazenamento refrigerado. Para o dimensionamento e otimização estrutural, foi utilizado o Método dos Elementos Finitos implementado pelo programa ANSYS, obtendo-se oito modelos virtuais de embalagens, com 10% e 14% de área efetiva de aberturas e geometria quadrada, retangular e circular. Para o desenvolvimento dos experimentos, que avaliaram a relação da área de aberturas com o tempo de sete-oitavos de resfriamento, foram construídos protótipos de tábuas de madeira (Pinnus elliotti) de reflorestamento. Nas embalagens, foram acondicionados aproximadamente 13 kg de banana variedade Nanica (Musa cavendishii, cultivar nanica), resfriada num túnel de ar forçado (vazão de ar de 0,32 m³ s-1, temperatura de 8,0±1,2ºC e umidade relativa de 84,5±2,6%). O tempo de resfriamento também foi comparado com aquele obtido quando a mesma quantidade de frutas foi resfriada em embalagens de papelão (2,5% de área efetiva de abertura) e madeira (18% de área efetiva de abertura). Os resultados demonstraram que, entre os protótipos propostos, não houve diferença significativa no tempo de resfriamento dos frutos acondicionados nas embalagens desenvolvidas, sendo o tempo médio de resfriamento de 40,71±2,81 min. Na comparação com as embalagens de papelão e madeira, houve diferenças significativas, sendo que as embalagens comerciais tiveram tempos de resfriamento de 1,25 e 2 vezes maiores. Concluiu-se que a simulação estrutural computacional, aliada a algoritmos de otimização, além de procedimentos experimentais ligados à cadeia do frio, são recursos promissores no auxílio de projetos para embalagens de transporte de produtos hortícolas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Oliveira, Lacyane Krysna dos Santos, Rejane De Moraes Rêgo, Maria Núbia Medeiros de Araújo Frutuoso, and Sofia Suely Ferreira Brandão Rodrigues. "SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA UMA ARQUITETURA SUSTENTÁVEL." HOLOS 4 (September 9, 2016): 217. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2016.3981.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a importância da arquitetura sustentável, discutindo conceitos e definições desta temática, diferenciando a Bioarquitetura, Arquitetura Bioclimática e Arquitetura Sustentável. Explana sobre as vantagens e características de um projeto sustentável, onde destaca a eficiência energética das edificações. Indica métodos de projeto e avaliação da eficiência e qualidade ambiental das edificações como BREEAM, LEED, HQE e Selo Azul, assim como o Programa Brasileiro de Etiquetagem Energética. Explana sobre a aplicação de simulações computacionais para promoção da eficiência energética das edificações exemplificando softwares utilizados atualmente. Explanou-se a semelhança dos diferentes conceitos que relacionam a arquitetura e o uso dos recursos naturais, apesar da existência de termos diferentes. Compararam-se os métodos de avaliação e certificação de projeto, os quais utilizam parâmetros em comum, mas adotam metodologias diversas. Discutiu-se também, a não utilização das ferramentas de simulação computacional da eficiência energética das edificações no cotidiano dos arquitetos. Conclui-se que independente do termo a ser utilizado, o importante é que existe uma reflexão sobre a produção arquitetônica, parâmetros para avaliar o desempenho técnico das edificações, e instrumentos disponíveis para projetar e comprovar a eficiência do uso dos recursos naturais. Necessário se faz explorar a simulação computacional como ferramenta de projeto, bem como de planejamento do uso e operação para buscar a melhoria contínua das edificações e da qualidade do meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Da Silva, Nelson Canzian. "Looping: solução da lagrangiana, simulação computacional e estratégias didáticas." Caderno Brasileiro de Ensino de Física 32, no. 3 (October 23, 2015): 963. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p963.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Simões Jr, F. J. R., E. Costa Jr, M. V. Alves, and F. R. Cardoso. "Física de plasma espacial utilizando simulação computacional de partículas." Revista Brasileira de Ensino de Física 33, no. 1 (March 2011): 01–14. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172011000100010.

Full text
Abstract:
Neste artigo convidamos os leitores a descobrir o mundo dos "experimentos computacionais" (ou simulações computacionais) para plasma espacial. O experimento computacional é semelhante ao experimento tradicional realizado em laboratório. Ele não é, e não será capaz de solucionar todos os problemas físicos que permanecem incompreendidos, mas fornece uma poderosa ferramenta para auxiliar os físicos (cientistas) a buscar soluções dos mesmos. Apresentamos neste trabalho algumas características das simulações computacionais e exemplos onde estas simulações podem ser aplicadas. Para uma melhor compreensão é recomendável que o leitor tenha conhecimentos básicos em física de plasmas e eletromagnetismo, uma vez que utilizamos estes conhecimentos para desenvolver este trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Tabaczenski, Roberta, Cristiano Corrêa, Tiago Ancelmo Pires, and José Jéferson Rêgo e Silva. "Simulação numérica e experimento de incêndio em dormitório residencial." Revista ALCONPAT 9, no. 1 (December 30, 2018): 15–29. http://dx.doi.org/10.21041/ra.v9i1.315.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a simulação computacional de um incêndio realizado experimentalmente em um cômodo que reproduziu um dormitório de residência unifamiliar tipicamente incendiada na cidade de Recife (Pernambuco – Brasil). O ensaio experimental deste incêndio é apresentado por Corrêa et al. (2017), e o estudo discutido neste artigo tem por objetivo comparar os resultados de desenvolvimento de temperaturas dos gases obtidos através da simulação computacional com o software Fire Dynamics Simulator (FDS) com as aferições obtidas experimentalmente. Verificou-se que os resultados de temperaturas obtidos através do modelo desenvolvido no FDS foram coerentes com os obtidos experimentalmente. Aspira-se que este estudo auxilie e incentive o uso desta ferramenta em estudos de Segurança Contra Incêndio em Edificações (SCIE).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Klein, Leander Luiz, Glauco Oliveira Rodrigues, Mirela Schramm Tonetto, and Eugênio De Oliveira Simonetto. "Uso de Resíduos de Pneumáticos Inservíveis na Produção de Concreto Para Blocos:." Sustentabilidade em Debate 7, no. 1 (April 30, 2016): 121–39. http://dx.doi.org/10.18472/sustdeb.v7n1.2016.17355.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é elaborar um modelo de simulação computacional da utilização de resíduos de pneus inservíveis na composição de blocos intertravados de concreto. Para tanto, como método do trabalho, realizou-se uma simulação computacional das variações ocorridas nos elementos básicos constituintes de blocos de concreto quando da inserção de resíduos de pneus. Foram constituídos dois cenários para a projeção dos resultados e utilizou-se o software Vensim (VENTANA SYSTEMS, 2011) para a obtenção dos dados. Como principais resultados do artigo destaca-se a economia de 15,71% de água no cenário A e de 9,42% no cenário B; e a economia de 6,79% de cimento no cenário A e 0,77% no cenário B. Por fim, ressalta-se o consumo de 473 toneladas de resíduos penumáticos na simulação feita no cenário B e 372 toneladas no cenário A. Isso dá subsídios para o incentivo dessa prática de uso de resíduos pneumáticos em blocos de concreto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Gomes, Carlos Francisco Simões, and Carlos Ribeiro Praia. "SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL APLICADA À MODELAGEM DO PROCESSO DE RECEBIMENTO DE UNIFORMES NA MARINHA DO BRASIL." Engevista 17, no. 2 (December 27, 2014): 273. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v17i2.564.

Full text
Abstract:
,RESUMO A Marinha do Brasil (MB) procura fazer com que suas atividades de apoio estejam sempre alinhadas com os objetivos institucionais do mesmo modo que busca constantemente avaliar a possibilidade de emprego de melhores técnicas de gestão em suas organizações militares. O propósito deste artigo é procurar uma nova proposta de otimização em um processo logístico na MB, concentrando esforço no estudo da teoria das filas e da simulação. Para isso, é aplicada a técnica de simulação computacional no processo de recebimento de uniformes da MB, de modo a permitir uma adequada análise dos diferentes cenários e políticas operacionais, bem como, uma correta avaliação de cada ponto crítico do sistema real. O emprego de tais técnicas da Pesquisa Operacional justifica-se pela capacidade de auxiliar na identificação de gargalos no fluxo de material do Sistema de Abastecimento da Marinha e na otimização do uso dos recursos operacionais necessários à execução das atividades logísticas. PALAVRAS CHAVE: Teoria das Filas, simulação computacional, Marinha do Brasil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Barbosa, Anderson Henrique, Marcílio Sousa da Rocha Freitas, and Francisco de Assis das Neves. "Confiabilidade estrutural utilizando o método de Monte Carlo e redes neurais." Rem: Revista Escola de Minas 58, no. 3 (September 2005): 247–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672005000300011.

Full text
Abstract:
A análise de confiabilidade estrutural em geral, por envolver um grande número de variáveis aleatórias ou exigir uma grande quantidade de simulações, se depara com a questão do custo computacional. Duas técnicas utilizadas para essa avaliação são o método de simulação de Monte Carlo e os métodos analíticos do tipo FORM/SORM. Os métodos analíticos FORM e SORM podem apresentar problema de precisão no cálculo da probabilidade de falha. Em relação ao método de Monte Carlo, embora sejam de fácil implementação e absolutamente geral, o grande número de simulações pode exigir um tempo de processamento elevado, o que pode tornar sua aplicação inviável. Nesse trabalho, foi utilizada uma rede neural treinada para substituir a solução do problema estrutural necessário a cada simulação de Monte Carlo, com o objetivo de reduzir o custo computacional requerido na análise. As aplicações realizadas proporcionaram bons resultados, com baixo custo computacional, o que atesta a viabilidade de sua aplicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Rocha, Alexandre da Silva, Stephan Hänisch, Tiago Brun Coser, Tomaz Fantin de Souza, and Carla Adriana Theis Soares. "Simulação computacional de um processo de trefilação para produção de barras redondas de aço AISI 1045." Rem: Revista Escola de Minas 64, no. 4 (December 2011): 513–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672011000500018.

Full text
Abstract:
Nesse trabalho foi simulada a etapa de trefilação na produção de barras redondas do aço AISI 1045 através do processo de trefilação combinada. Foram determinados diversos parâmetros para a simulação com base em processos industriais de trefilação combinada. Foi realizado o teste do anel, e sua simulação, a fim de obter-se o valor de atrito para utilização na simulação numérica e cálculos analíticos. Dos resultados da simulação numérica, através da comparação desta com equações empíricas e analíticas, foi avaliada a capacidade da simulação de prever a força de trefilação. Além disso, foi realizado um esforço no sentido de determinar as tensões residuais após a trefilação. Os valores simulados de tensões residuais foram comparados com valores experimentais obtidos através de análise de tensões residuais por difração de Nêutrons realizada em amostras trefiladas da industria. Com base neste trabalho, foi discutida a possibilidade de usar-se a simulação para prever quantitativamente as tensões residuais após o processo de trefilação. As análises poderão ser utilizadas para o desenvolvimento de futuros melhoramentos no processo de trefilação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Souza, Lucas Gomes de, Daesung Robson Simioni da Costa, Nadia Ferreira de Andrade Esmeraldo, and Paulo César Linhares da Silva. "O USO DO ARDUINO PARA O ESTUDO DE CIRCUITOS DO TIPO RC." Conexões - Ciência e Tecnologia 15 (June 21, 2021): 021009. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.1914.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa realizar um guia prático de estudo sobre circuitos RC a partir de um protótipo baseado em Arduino. As equações de tensão, carga e corrente elétrica durante os processos de armazenamento e decaimento de energia no capacitor foram analisadas utilizando o software de simulação computacional GNU Octave® e em seguida, foram comparadas com o circuito proposto utilizando o Arduino. Como resultado, foram obtidas curvas que descrevem o comportamento das variáveis tensão, carga e corrente elétrica durante os processos de carga e descarga do capacitor analisado. Estas são as grandezas físicas de interesse no estudo de circuitos do tipo RC. Desta forma, o presente artigo descreve uma proposta didática de ensino de Física via conceitos de Programação e simulação computacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Müller, Maurício Da Cunha, Roguél Dalberto, Thiago Rebelatto, Guilherme Tonini Botassoli, and João Carlos Furtado. "Simulação computacional discreta em uma linha de produção de alimentos embutidos." Tecno-Lógica 19, no. 2 (July 16, 2015): 49. http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v19i2.5841.

Full text
Abstract:
Este trabalho visa demonstrar a capacidade do software Arena em operar com dados reais obtidos em uma indústria alimentícia de embutidos e apontar com solidez possíveis pontos de gargalo e de ociosidade produtiva. Os tempos foram mensurados através da cronometragem in loco de cada etapa do processo da fabricação. A partir dos tempos mensurados, foi criado um cenário de simulação no software Arena onde se tornou possível a comparação dos resultados reais com os simulados, sendo esses responsáveis pela validação do modelo virtual. Com base nos resultados obtidos na simulação discreta realizou-se a avaliação do processo, sendo possível assim a criação de propostas para modificações do panorama estudado com o intuito de aumentar a produtividade a partir da reorganização do fluxo produtivo. Os resultados satisfatórios ficaram entre 33% e 66%, dependendo da modelagem adotada, mesmo com as limitações impostadas pela capacidade dos equipamentos e pela impossibilidade de aquisição de novos equipamentos. Poucas informações documentadas e disponíveis sobre controle de produção de alimentos embutidos, estudadas e modificadas com o auxílio de softwares de simulação, impulsionaram essa pesquisa a testar a eficácia do Arena.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Aurich, M., A. Campos Filho, T. N. Bittencourt, and S. P. Shah. "Modelagem por elementos finitos do comportamento do concreto nas primeiras idades." Revista IBRACON de Estruturas e Materiais 2, no. 1 (March 2009): 37–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-41952009000100003.

Full text
Abstract:
Neste trabalho é apresentado um modelo computacional, baseado no método dos elementos finitos, para a simulação do comportamento de peças de concreto nas primeiras idades, tendo, em especial, o propósito de avaliar o potencial risco de fissuração. A análise por elementos finitos abrange a modelagem computacional dos fenômenos químicos, térmicos, de difusão de umidade e mecânicos que ocorrem nos primeiros dias após o lançamento do concreto. Os resultados desta modelagem computacional foram comparados com valores experimentais encontrados na literatura, demonstrando excelente aproximação em todas as etapas de solução implementadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Lopes, Daniela De Carvalho, José Helvecio Martins, Antonio José Steidle Neto, and Antonio José Steidle Filho. "Simulação da secagem de grãos com baixas temperaturas utilizando-se o modelo de Hukill: uma nova abordagem." Exacta 3 (February 28, 2008): 85–94. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v3i0.636.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta a metodologia utilizada no desenvolvimento de um programa computacional para a simulação da secagem com baixas temperaturas em camadas estacionárias de grãos, com base no Modelo de Hukill. O programa computacional chamado SIMH foi escrito em linguagem Object Pascal e utiliza a plataforma de programação Delphi 5. A saída de dados do SIMH produz um perfi l do processo de secagem de acordo com as condições fornecidas pelo usuário. Os resultados simulados pelo programa computacional desenvolvido apresentaram-se satisfatórios, com limites de erros aceitáveis para os processos de secagem considerados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Lopes, Daniela De Carvalho, José Helvecio Martins, Antonio José Steidle Neto, and Antonio José Steidle Filho. "Simulação da secagem de grãos com baixas temperaturas utilizando-se o modelo de Hukill: uma nova abordagem DOI: 10.5585/exacta.v3i0.636." Exacta 3 (February 28, 2008): 85–94. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v3i0.636.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta a metodologia utilizada no desenvolvimento de um programa computacional para a simulação da secagem com baixas temperaturas em camadas estacionárias de grãos, com base no Modelo de Hukill. O programa computacional chamado SIMH foi escrito em linguagem Object Pascal e utiliza a plataforma de programação Delphi 5. A saída de dados do SIMH produz um perfi l do processo de secagem de acordo com as condições fornecidas pelo usuário. Os resultados simulados pelo programa computacional desenvolvido apresentaram-se satisfatórios, com limites de erros aceitáveis para os processos de secagem considerados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Soares, Renan Gustavo Pacheco, Gustavo Gutierrez de Oliveira Rodrigues, Erick Jose Moraes de Santana, Carla Renata Xavier Pacheco, Lyneker Souza de Moura, Arnaldo Manoel Pereira Carneiro, and Romilde Almeida de Oliveira. "Comparação de metodologias para determinação do desempenho térmico de casas com sistema estrutural do tipo paredes de concreto." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 11, 2021): e0310716004. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16004.

Full text
Abstract:
O desempenho térmico de uma edificação é um fator importante em habitações quando se preocupa em oferecer ao usuário o conforto térmico que o mesmo tem direito a ter. Uma edificação deve ser projetada para o clima em que ela está inserida para possuir um maior potencial em fornecer conforto térmico, e ainda economizar energia. Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho térmico, segundo as diretrizes da norma brasileira de desempenho NBR 15575 de uma edificação unifamiliar localizada na cidade de Águas Belas-PE, Brasil. A avaliação do desempenho térmico foi realizada através de dois procedimentos presentes na NBR 15575: o procedimento simplificado e a simulação computacional. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa exploratória e um estudo de caso. A avaliação através do método simplificado foi realizada pelo cálculo da transmitância térmica e capacidade térmica da envoltória da edificação, ou seja, das paredes de fachada e da cobertura. A simulação computacional foi realizada a partir do programa EnergyPlus, que com informações climáticas e um modelo tridimensional da edificação foi capaz de ensaiar as condições climáticas sobre a edificação e determinar o comportamento térmico da mesma. Os resultados obtidos através da análise pelos dois procedimentos anteriormente citados foram comparados e analisados conforme exigências da NBR 15575, sendo notadas pequenas divergências entre eles. A simulação computacional se mostrou mais efetiva quando comparado ao procedimento simplificado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Campos, Antonio Luiz P. S., Thiago Dantas da Silva, and Francisco Sales de Lima Filho. "SISTEMA DE SIMULAÇÃO DE PRESENÇA RESIDENCIAL." HOLOS 1 (April 20, 2010): 130. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2010.308.

Full text
Abstract:
Neste artigo é detalhado um sistema eletrônico de baixo custo para ser empregado em automação residencial, visando a simulação de presença residencial. Para isso, foram empregadas técnicas de comunicação com portadora em linhas de potência (Power Line Carrier Communications – PLCC), que oferecem métodos de instalação de redes domésticas de automação economicamente viáveis, em qualquer residência. Este projeto deu continuidade a diversas pesquisas desenvolvidas pelo Prof. Antonio Campos, que seguem a mesma linha dessa proposta. O sistema é um dispositivo de acionamento de cargas remoto controlado por um programa computacional, que faz a interface homem-máquina com o usuário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Mesquita, Leonardo Carvalho, Arthur Filipe Freire Gomes, and Filipe Silveira Leão. "SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE PILARES DE AÇO SUBMETIDOS À COMPRESSÃO AXIAL." REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil 15, no. 2 (June 3, 2020): 203–2016. http://dx.doi.org/10.5216/reec.v15i2.52199.

Full text
Abstract:
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo simular computacionalmente o comportamento estrutural de pilares de aço submetidos à compressão axial e avaliar a influência das imperfeições geométricas e de materiais (tensões residuais) sobre a capacidade resistente destes elementos. Para isso, desenvolveu-se, com auxílio do software Abaqus, modelos computacionais de elementos finitos que foram analisados em duas etapas, a primeira correspondente a uma análise de flambagem elástica (Buckle) e a segunda a uma análise não-linear plástica (Static Ricks). Os resultados obtidos pelos modelos desenvolvidos foram comparados com os resultados apresentados pela equação de flambagem elástica proposta por Euler e pela curva de flambagem prescrita pela ABNT NBR 8800:2008. De forma geral, os resultados computacionais se aproximaram dos valores de referência, o que indica que os modelos computacionais conseguiram simular o comportamento estrutural de um pilar real e que a metodologia proposta é válida. Ao analisar a influência das imperfeições geométricas observou-se que os modelos com imperfeições de L/1000 e L/1500 foram os que mais se aproximaram dos valores de referência. No caso das imperfeições de materiais, os modelos com 10% e 15% de tensões residuais foram os que mais se aproximaram. Desta forma, as estratégias adotadas podem contribuir para futuras pesquisas relacionadas à flambagem de pilares de aço submetidos à compressão axial. ABSTRACT: This research aimed to simulate the structural behavior of steel columns subjected to axial compression and to evaluate the influence of geometric and material imperfections (residual stresses) on the strength of these elements. In order to achieve this aim, finite element computational models were developed using Abaqus, which were analyzed in two stages: an elastic buckling analysis (Buckle) and a nonlinear plastic analysis (Static Ricks). The results obtained were compared with the results presented by the elastic buckling equation proposed by Euler and the buckling curve prescribed by ABNT NBR 8800: 2008. In general, the results obtained were very close if compared to the reference values. It indicates that the computational models were able to simulate the structural behavior of a real pillar and that the proposed methodology is valid. When analyzing the influence of the geometric imperfections, it was observed that the models with imperfections of L/1000 and L/1500 were the ones that most approached the expected results. In the case of material imperfections, the models with 10% and 15% of residual stresses were the ones that presented the best results. In this way, the adopted strategies may contribute to future research related to the structural behavior of columns and buckling.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silva, Arthur Santos, Laiane Susan Silva Almeida, and Enedir Ghisi. "Análise de incertezas físicas em simulação computacional de edificações residenciais." Ambiente Construído 17, no. 1 (March 2017): 289–303. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212017000100136.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste trabalho é analisar incertezas físicas em simulação computacional de uma edificação residencial e sua implicação no desempenho térmico. O experimento foi elaborado com o método de Monte Carlo, que envolve as propriedades térmicas e físicas dos materiais da edificação. Foi analisada a sensibilidade das variáveis com coeficientes de regressão e correlação. Considerou-se o critério de graus-hora de desconforto por calor e por frio para o clima de Florianópolis, SC, conforme limites de conforto térmico adaptativo. Os resultados mostraram que as incertezas obtidas nos graus-hora são relativamente grandes, sendo de 32% no desconforto por frio e de 53% no desconforto por calor. Grande parte da incerteza é decorrente da temperatura média mensal do solo. Outras variáveis, como a absortância solar da cobertura e o calor específico da argamassa das paredes, resultam em impacto relevante no desconforto por calor, bem como a massa específica da argamassa e o calor específico da cerâmica das paredes no desconforto por frio. Essas variáveis precisam de maior precisão, seja por meio de bases de dados mais confiáveis, ou mesmo por medições em campo e/ou em laboratório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Zanoni, Vanda Alice Garcia, André Luís de Faria Dantas, Layane Soares Nunes, and Rafael Barbosa Rios. "Estudo higrotérmico na autoconstrução: simulação computacional e medições em campo." Ambiente Construído 20, no. 3 (July 2020): 109–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212020000300420.

Full text
Abstract:
Resumo As moradias autoconstruídas com baixos recursos geralmente são precárias, principalmente quanto à habitabilidade. Apesar de essa realidade ser frequente no Brasil, são escassos os dados medidos em campo sobre o desempenho higrotérmico dos sistemas construtivos adotados. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é analisar o comportamento higrotérmico da parede de alvenaria de vedação externa de uma moradia autoconstruída com bloco cerâmico revestido com argamassa em ambas as faces. A pesquisa envolveu medições em campo de umidade e temperatura e simulação computacional higrotérmica com o software Wufi Pro. No monitoramento foram obtidos dados por meio de sensores conectados a um microcontrolador Arduino Uno. Quando comparados os resultados, constatou-se que o sistema construtivo é suscetível às variações higrotérmicas superiores aos parâmetros referenciais normativos desejado para o ambiente interno. Os resultados quantificam o comportamento higrotérmico da parede externa, explicando a presença ostensiva de umidade e bolor na autoconstrução. As medições de campo, quando associadas à avaliação higrotérmica do sistema simulado, mostram que é possível experimentar soluções construtivas para embasar as decisões de planejamento e projeto no âmbito das ações de melhoria habitacional e assistência técnica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Gonçalves, Rene Francisco Boschi, José Atílio Fritz Fidel Rocco, Koshun Iha, and Francisco Bolivar Correto Machado. "Modelagem da combustão da dinitramida de amônio por simulação computacional." Química Nova 32, no. 7 (2009): 1698–703. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422009000700003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography