To see the other types of publications on this topic, follow the link: Simulação.

Journal articles on the topic 'Simulação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Simulação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Miranda, Rafael De Carvalho, José Arnaldo Barra Montevechi, Tábata Fernades Pereira, and Aneirson Francisco Silva. "Otimização via simulação por metamodelagem: um estudo em casos da área médica." Revista Produção Online 16, no. 3 (September 15, 2016): 1058. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v16i3.2325.

Full text
Abstract:
O uso combinado da simulação a eventos discretos e otimização vem crescendo nos últimos anos. No entanto, esta forma de otimização ainda é pouco utilizada, devido principalmente a seu elevado custo computacional. Nesse sentido, vários trabalhos visam desenvolver novos métodos de otimização, buscando acelerar este procedimento. Este trabalho faz uso da técnica de metamodelagem, para criar um modelo matemático, que represente uma determinada saída de um modelo de simulação, e proceder com sua otimização sem a necessidade da utilização do modelo simulado. Para exemplificar o método empregado foram utilizados modelos de simulação ligados à área médica. O uso da metamodelagem permitiu otimizar os modelos de simulação, alcançando soluções estatisticamente iguais as encontradas por um otimizador comercial, com a vantagem de reduzir o tempo computacional do processo em mais de 68% em média. Desta forma, a metamodelagem se apresenta como uma potencial técnica de otimização para a simulação, ao prover soluções de elevada qualidade em um tempo computacional reduzido, quando comparado a métodos de otimização via simulação tradicionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carlo, Joyce Correna, and Roberto Lamberts. "Parâmetros e métodos adotados no regulamento de etiquetagem da eficiência energética de edifícios: parte 2: método de simulação." Ambiente Construído 10, no. 2 (June 2010): 27–40. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212010000200002.

Full text
Abstract:
A descrição dos métodos de avaliação do regulamento de eficiência energética de edifícios do Programa Brasileiro de Etiquetagem está contida em dois artigos. A primeira parte apresenta e discute o método prescritivo. A segunda parte refere-se ao método de simulação e suas aplicações, em que são discutidas questões acerca da simulação envolvendo o desempenho do edifício condicionado e o uso da simulação de ventilação natural, mas com enfoque no entorno do edifício condicionado e o aproveitamento da luz natural. Para tanto, um edifício real foi simulado de acordo com o método do Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C), com e sem sombreamento do entorno e com e sem brises. Seu modelo de referência foi também simulado, com e sem sombreamento do entorno. Os resultados de consumo anual foram comparados para avaliar o potencial de economia de eletricidade de cada modelo em relação a duas opções de modelos de referência. Essas duas opções foram também discutidas, mostrando por que o modelo de referência não deve possuir sombreamento no entorno para a simulação, segundo o RTQ-C.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues, Glauco Oliveira, Wellington Furtado Santos, Luis Claudio Dalmolin, Nilson Modro, Roberto De Gregori, and Crislei Siqueira Schuch. "Cenários de reaproveitamento da água gerada por ar condicionados de uma instituição." Revista Produção Online 20, no. 4 (December 21, 2020): 1435–53. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v20i4.4151.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta a modelagem e desenvolvimento de um modelo de simulação para avaliar o reaproveitamento da água gerada pelos ares condicionados de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública. Para isso, utilizou-se a metodologia de modelagem e simulação computacional: a partir da elaboração de um modelo, construíram-se cenários para realizar a análise dos resultados. Dentre os aspectos analisados está a redução do impacto financeiro, em função da redução do gasto com o consumo de água potável. Para avaliar as possibilidades, foram gerados três cenários: um cenário baseado na situação atual, outro denominado cenário Moderado e por fim o cenário otimista. Os resultados obtidos através da simulação demonstram que o processo de reaproveitamento, traz um significativo ganho financeiro. O horizonte de tempo simulado foi de dez anos e, foi utilizado o software Vensim para o desenvolvimento da simulação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Mateus Casanova dos, Maria Cecília Lorea Leite, and Rita Maria Heck. "A possibilidade de contribuição da acupuntura no ensino da simulação clínica em enfermagem." Revista Gaúcha de Enfermagem 32, no. 1 (March 2011): 185–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-14472011000100024.

Full text
Abstract:
O presente estudo situa a discussão sobre a possibilidade emergente da inserção dos conhecimentos oriundos da acupuntura como contribuição para as práticas pedagógicas do ensino clínico simulado da graduação em enfermagem. O trabalho reflexivo emergiu como um recorte do projeto de dissertação "Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem simulação - Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/Universidade Federal de Pelotas". A relação integral entre o homem e a natureza desenvolvida na acupuntura emerge neste estudo como discussões e como uma sugestão potencial enquanto ferramenta pedagógica para a simulação clínica da enfermagem. Nesta reflexão, certifica-se que há a necessidade de desenvolver este recurso pedagógico com vistas a ampliar o ensino da simulação clínica em enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Kaneko, Regina Mayumi Utiyama, Thomaz Bittencourt Couto, Michael Medeiros Coelho, Alexandre Kiyoshi Taneno, Nádia Neves Barduzzi, Joyce Kelly Silva Barreto, Euma Ferreira de Sousa, Milene Vidal da Silva Barbosa, and Felipe Spinelli de Carvalho. "Simulação in Situ, uma Metodologia de Treinamento Multidisciplinar para Identificar Oportunidades de Melhoria na Segurança do Paciente em uma Unidade de Alto Risco." Revista Brasileira de Educação Médica 39, no. 2 (June 2015): 286–93. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n2e00242014.

Full text
Abstract:
Introdução A simulação é uma metodologia usada para substituir ou amplificar experiências reais por experiências guiadas que evocam ou replicam aspectos do mundo real de maneira interativa. A simulação in situ leva essa técnica diretamente aos locais onde ocorrem atendimentos, com a própria equipe de saúde atuando em seu ambiente de trabalho em cenário simulado. Objetivo Descrever experiência piloto de simulação in situ realizada em unidade de pronto atendimento, destacando oportunidades de avaliação de sistema de atendimento, trabalho em equipe e detecção de ameaças latentes à segurança (ALS). Métodos Estudo aplicado na Unidade Ibirapuera do Hospital Israelita Albert Einstein e realizado pelo Centro de Simulação Realística Albert Einstein. Foi apresentado cenário de paciente de 45 anos com síndrome coronariana aguda que evolui para parada cardiorrespiratória. Simulação híbrida de 30 minutos com uso de ator e simulador de alta fidelidade (SimMan 3G®).Utilizado checklist e filmagem para avaliar habilidades e atitudes, usados em debriefing estruturado com uma hora de duração. Resultados A experiência proporcionou avaliação técnica, comportamental e sistemas. Detectou quatro ALS e permitiu reflexão guiada sobre trabalho em equipe. Conclusão Este piloto contribuiu para o alcance dos objetivos propostos com o cenário e demonstrou oportunidades de treinamento e melhoria. A simulação in situ pode ser usada no futuro sistematicamente para treinamento contínuo de equipes, visando à melhoria da qualidade de atendimento e à segurança do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Coutinho, Cileda de Queiroz e. Silva, and Auriluci de Carvalho Figueiredo. "Simulação computacional." Zetetike 28 (May 27, 2020): e020017. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v28i0.8656869.

Full text
Abstract:
Neste artigo discutem-se aspectos didáticos da abordagem frequentista da probabilidade por meio de simulação computacional. Para tanto, utilizamos um applet que simula o jogo franc-carreau. Os dados para discussão foram colhidos em oficina para professores. O referencial teórico abrangeu a teoria das situações didáticas, de Brousseau e o modelo de letramento probabilístico, de Gal, adotando-se pressupostos baseados na engenharia didática de segunda geração como metodologia de pesquisa, uma vez que o objetivo era relacionado à formação continuada de professores. Nos relatos dos professores sobre atividades que trabalhavam com o enfoque frequentista, observamos que a manipulação das frequências relativas acumuladas em uma planilha Excel mostrou-se relativamente propícia para superar dificuldades no uso de tecnologias, abrindo possibilidades de ampliação de aspectos do letramento probabilístico, com reflexões e discussões sobre sua aplicação na educação básica e superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pazin Filho, Antonio, and Sandro Scarpelini. "SIMULAÇÃO: DEFINIÇÃO." Medicina (Ribeirao Preto. Online) 40, no. 2 (June 30, 2007): 162. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v40i2p162-166.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Torres Júnior, Noel, Guilherme Gonçalves de Souza, and Júlia Zandomenico do Nascimento. "ANÁLISE DE PROCESSOS POR MEIO DA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL: PROPOSTA DE UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO." Administração: Ensino e Pesquisa 13, no. 3 (September 30, 2012): 491. http://dx.doi.org/10.13058/raep.2012.v13n3.87.

Full text
Abstract:
<p>Dada a importância do uso da simulação computacional de eventos discretos para a análise e melhoria dos processos existentes nas organizações, este trabalho aborda o ensino desta técnica no curso de graduação em administração. O mesmo demonstra uma estratégia de ensino cuja ênfase recai na compreensão e análise do processo que será simulado em contraste com abordagens existentes, que privilegiam o conhecimento das rotinas e especificidades dos softwares de simulação. A abordagem proposta é baseada nos trabalhos de Laguna e Marklund (2004) e Hartvigsen (2005). A simulação computacional é feita por meio de planilhas eletrônicas, que utilizam o pacote SimQuick. Esta estratégia é composta de quatro etapas. A primeira consiste na identificação de oportunidades e definição do escopo do trabalho, a segunda visa uma descrição detalhada do processo que será analisado, a terceira consiste na avaliação do processo por meio da simulação computacional, e, finalmente, a última etapa consiste na proposta de redesenho. Um caso de modelagem realizado por um grupo de alunos é apresentado como recurso didático para esclarecer e demonstrar a estratégia de ensino proposta.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

De Araujo, Roberta Matta, and João José de Assis Rangel. "Modelo de Simulação no Auxílio ao Ensino de Circuitos Elétricos Simples para Aulas em Cursos Técnicos." Revista Vértices 18, no. 3 (December 30, 2016): 147–56. http://dx.doi.org/10.19180/1809-2667.v18n32016p147-156.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo descrever a aplicação de um modelo de simulação a eventos discretos desenvolvido de forma a auxiliar o entendimento sobre o funcionamento de circuitos elétricos mistos. O modelo foi construído na versão livre do software de simulação Arena. O assunto simulado é tipicamente encontrado em aulas de cursos técnicos de nível médio onde a visualização do assunto pode facilitar a compreensão da explanação do professor. Os resultados mostraram as alternativas que um professor poderia utilizar para explanar sobre o assunto com estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rodrigues, Glauco Oliveira, Jardel Schneider, Fernando Pires Barbosa, Paulo Roberto Langwinski, and Douglas Soares. "Reutilização da água gerada pelos ares-condicionados: análise dos benefícios através da modelagem computacional." Revista Brasileira de Administração Científica 10, no. 3 (September 29, 2019): 71–79. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2019.003.0006.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta a modelagem e desenvolvimento de um modelo de simulação para avaliar o reaproveita da água gerada pelos ares-condicionados de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública. Para a construção do modelo (definição de variáveis e suas interrelações) utilizou-se por base teórica as pesquisas bibliográficas e observações do processo da geração da água. Dentre os aspectos analisados, está a redução do impacto financeiro, em função da redução do gasto com o consumo de água potável. Para avaliar as possibilidades, foram gerados três cenários: um cenário baseado na situação atual; outro denominado Cenário Moderado; e, por fim, o cenário otimista. Os resultados obtidos através da simulação demonstram que o processo de reaproveitamento traz um significativo ganho financeiro. O horizonte de tempo simulado foi de dez anos e foi utilizado o software Vensim para o desenvolvimento da simulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Costa, Edilson, Paulo A. M. Leal, and Ruy R. do Carmo Júnior. "Modelo de simulação da temperatura e umidade relativa do ar no interior de estufa plástica." Engenharia Agrícola 24, no. 1 (April 2004): 57–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162004000100008.

Full text
Abstract:
A simulação dos parâmetros climáticos de temperatura e umidade relativa do ar no interior de uma estufa plástica, por meio do balanço de energia, pode propiciar ao produtor uma ferramenta de auxílio na tomada de decisão. Nesse propósito, realizou-se uma simulação das condições no interior de estufa plástica, em função de parâmetros externos e internos a ela. A simulação revelou uma temperatura no interior da estufa plástica de 23,6 ºC, e os sensores revelaram um valor médio de 24,1 ºC para o período de cultivo da alface. Para a umidade relativa no interior da estufa plástica, o valor simulado foi de 61,6%, e o obtido com o auxílio de sensores foi de 66,0%. Os valores simulados apresentaram-se próximos dos valores obtidos pelos sensores, mostrando que o modelo pode ser usado para a estimativa da temperatura e umidade relativa do ar no interior da estufa plástica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Mendes, Davi Santos, Anderson R. Correia, and Luiz Antonio Tozi. "Análise de alternativas para aumento da produtividade e qualidade operacional de terminais de cargas em aeroportos por meio de simulação computacional." Journal of Transport Literature 6, no. 2 (June 2012): 124–43. http://dx.doi.org/10.1590/s2238-10312012000200007.

Full text
Abstract:
Este trabalho utiliza a metodologia de simulação para avaliar a qualidade e a produtividade dos sistemas logísticos do terminal de cargas (TECA) de importação do Aeroporto Internacional de Campinas/Viracopos. O sistema logístico foi simulado por meio do software ARENA, cujo modelo apresentou resultados consistentes com aqueles observados nas visitas de coletas de dados de campo. Os resultados da simulação indicam que mudanças na velocidade de esteiras de armazenagem e a adoção da estratégia de armazenagem por popularidade melhorariam significativamente os indicadores de tempo de espera na entrada e saída, tempo total de armazenagem e de produtividade da armazenagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Santos, Laleska Carvalho, Karine Oliveira Conceição, Matheus Santos Melo, Maria do Socorro Claudino Barreiro, Carla Kalline Alves Cartaxo Freitas, and Iellen Dantas Campos Verdes Rodrigues. "Características e repercussões da simulação como estratégia para o ensino-aprendizagem em enfermagem: revisão integrativa." Arquivos de Ciências da Saúde 27, no. 1 (December 21, 2020): 70. http://dx.doi.org/10.17696/2318-3691.27.1.2020.1911.

Full text
Abstract:
Introdução: O ensino da ciência da enfermagem passa por um momento de transmutação para empreender componentes curriculares que superem o conceito médio de qualidade. Sendo assim, a simulação clínica adquire importância crescente, pois se utiliza de tecnologias para reproduzir cenários que simulam a prática, em ambiente controlado e realista, permitindo o alinhamento da prática à teoria, a atualização das técnicas do cuidado, reflexão sobre o saber fazer e como está fazendo, ganho de confiança, desenvolvimento da agilidade, além de enriquecer a vivência clínica a partir da experimentação de situações diversas. Objetivo: Identificar as características e repercussões do uso da simulação como estratégia para o ensino-aprendizagem em enfermagem. Métodos: Revisão integrativa da literatura realizada no período de novembro a dezembro de 2019, nas bases de dados BDENF, LILACS e PUBMED, por meio dos descritores enfermagem, simulação, ensino, aprendizagem e educação. Foram encontradas 362 publicações, das quais 14 fizeram parte da amostra final. Para análise dos estudos foi construído um quadro contendo asprincipais características dos trabalhos. Resultados: Identificaram-se estudos que abordaram os modelos de simuladores, as temáticas de aplicação dos cenários e as consequências de sua aplicação. Foi unânime a identificação dos benefícios nas habilidades cognitivas e não cognitivas gerados pela implementação da estratégia de ensino simulado. Verificou-se que a maior parte dos estudos realizou a simulação de alta fidelidade (42,9%), seguida pela de baixa fidelidade (35,7%) e o paciente simulado (7,1%). Constatou-se que os estudos abordaram as seguintes temáticas: dor, imunização e atendimento ao hipertenso, ressuscitação cardiopulmonar, problemas respiratórios, diabetes, avaliação cardiotorácica, feridas, e saúde mental. Quanto às repercussões, pode-se destacar estímulo ao estímulo ao pensamento crítico-reflexivo, crescimento pessoal e profissional, melhoria da destreza na realização de procedimentos, favorece ensino clínico de maneira humana e holística, favorece relação interpessoal e a comunicação. Conclusão: O estudo possibilitou identificar as características e repercussões do uso da simulação como estratégia de ensinoaprendizagemem enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Pimentel, Breno Pontes, Andréa Teresa Riccio Barbosa, and Marcelo De Miranda Reis. "Integração entre BIM e simulação termoenergética para obtenção de ENCE de uma edificação do exército brasileiro." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 1 (September 15, 2020): 232–48. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.001.0020.

Full text
Abstract:
No Brasil, o Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações promove, juntamente com o INMETRO, a avaliação de eficiência energética das edificações por meio da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE). O regulamento que define os métodos para avaliação energética, no âmbito das edificações públicas, está sendo atualizado, passando a ser denominado Instrução Normativa INMETRO para Classe de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas (INI-C). Para atender Atos Normativos do Governo Federal, os projetos de obras do Exército Brasileiro devem obter ENCE Nível 'A' e devem ser elaborados utilizando a metodologia BIM. Na INI-C, há um método que utiliza simulação termoenergética de edificações para sua classificação. O objetivo desse trabalho, portanto, é avaliar a possibilidade de fazer interoperabilidade entre o projeto elaborado em Revit e os softwares utilizados para simulação, indicando estratégias a serem seguidas nesse processo. Para isso, foi realizada uma análise energética de um pavilhão militar pelo método de simulação da INI-C, utilizando três combinações de softwares: modelagem da edificação no ScketchUp e no OpenStudio, caracterização e simulação no EnergyPlus; modelagem, caracterização e simulação da edificação no DesignBuilder; e utilização do projeto em Revit para caracterização e simulação no DesignBuilder, após processo de interoperabilidade. O consumo energético anual simulado na condição real das três modelagens foi, em média, 32.243,44 kWh com desvio máximo de 1,00% entre as modelagens. Na condição de referência, 80.118,71 kWh com desvio máximo de 0,01%. Em todas, obteve-se ENCE Geral Classe 'A', com média de 59,76% de economia energética. A modelagem que utiliza interoperabilidade entre Revit e DesignBuilder foi mais vantajosa, com economia de tempo no processo de avaliação e excelente precisão (desvio máximo de 1,00% em relação às demais). Para usufruir desse potencial, há de se seguir algumas recomendações no processo de interoperabilidade, apresentadas nesse trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Corbello Pereira, Natália, and Márcio Roberto do Prado. "Simulação como representação." Revista de Estudos Universitários - REU 48 (August 9, 2022): e022003. http://dx.doi.org/10.22484/2177-5788.2022v48id4917.

Full text
Abstract:
Trabalhamos o conceito de “simulação” como uma forma de representação artística capaz de significar experiências humanas a partir de regras e processos dinâmicos interativos. Tentamos responder a duas questões: 1) O que essa forma de representação indica sobre o momento histórico que permite sua consolidação? e 2) Com sua consolidação, o que podemos afirmar sobre o mundo, através da arte, que não podíamos antes? Concluímos que simulações podem, simultaneamente, servir de reforço à ideologia dominante e fornecer formas subversivas de representar realidades radicalmente diferentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Pazin Filho, Antonio, and Minna Moreira Dias Romano. "SIMULAÇÃO: ASPECTOS CONCEITUAIS." Medicina (Ribeirao Preto. Online) 40, no. 2 (June 30, 2007): 167. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v40i2p167-170.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Flório, Victória. "Realidade ou simulação?" Ciência e Cultura 69, no. 2 (April 2017): 61–63. http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602017000200021.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Ferreira Filho, Adelino Borges, and Ana Cláudia Corrêa Zuin Mattos do Amaral. "A FRAUDE À EXECUÇÃO NAS SITUAÇÕES DE INSOLVÊNCIA E A SIMULAÇÃO NO PRISMA DA LEI 13.097/15." Revista de Processo, Jurisdição e Efetividade da Justiça 4, no. 1 (August 21, 2018): 186. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2018.v4i1.4387.

Full text
Abstract:
Com a nova legislação sob análise e o advento do Novo Código de Processo Civil, questiona-se a possibilidade e eficácia da simulação nos negócios de compra e venda de ativos imobiliários e o reconhecimento de fraude à execução, com a alteração do paradigma, que exige maior zelo do credor. Torna-se fundamental o reconhecimento do consilium fraudis como elemento viciador do negócio jurídico simulado. Delimitado o objeto e o objetivo, apresenta-se o método hipotético-dedutivo para verificar o amoldamento da proposição-tese à questão problema suscitada. Verifica-se que a simulação, caracterizada pelo consilium fraudis é imperativo do reconhecimento da fraude à execução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Lippi, Silvia. "O gozo da insatisfação na relação sexual." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 19, no. 2 (August 2016): 165–74. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982016002001.

Full text
Abstract:
RESUMO: O gozo feminino é considerado por Lacan como Outro em relação ao do homem. Em todo caso, este gozo é difícil de ser discernido, ainda mais que ele pode, como nos mostra a clínica, ser facilmente simulado por uma mulher. Mas por que uma mulher se coloca na posição de simular um orgasmo? O que está em jogo para ela nessa prática? Tentaremos mostrar que a simulação não é apenas sinônimo de frigidez. Não que ela não o possa ser, mas a simulação é também fonte de prazer para uma mulher e, de forma pardoxal, algo capaz de favorecer o "encontro" com o outro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Figueiredo, Elfie Tomaz, Arnaldo Aires Peixoto Júnior, and Raquel Autran Coelho Peixoto. "A simulação como ferramenta de avaliação." Revista de Medicina da UFC 62, no. 1, supl 1 (September 9, 2022): 1–5. http://dx.doi.org/10.20513/2447-6595.2022v62supl1e78687p1-5.

Full text
Abstract:
Objetivos: analisar o uso da simulação como ferramenta de avaliação do aluno na aquisição de competência profissional. Métodos: trata-se de revisão narrativa da literatura em que foram realizadas buscas nas bases de dados PubMed e na SciELO, no período de 2000 a 2019, utilizando-se os termos de busca: simulação, educação médica e avaliação educacional. Resultados: após seleção e análise dos estudos, observou-se que a avaliação em ambiente simulado visa aplicar o conhecimento e habilidades, e atitudes diante de situações que simulem a prática real. O Objective Structured Clinical Examination (OSCE) é um modelo de avaliação com uma série de estações, em tempo limitado, nas quais o discente deverá executar ações específicas que englobam competências na assistência aos pacientes, comunicação médico-paciente, realização do exame físico, interpretação de exames complementares, elaboração de terapêutica específica e profissionalismo. O maior mérito da estratégia é a estruturação de situações-problema e a padronização de critérios de avaliação, reduzindo assim a variabilidade de fatores que podem interferir no processo avaliativo, como por exemplo, a complexidade de atendimentos em cenário real. Conclusão: a simulação eleva a validade de conteúdo e a confiabilidade do exame, o que promove maior homogeneidade na avaliação do aluno, permitindo aquisição de competências para promover maior segurança no cuidado e na relação médico-paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Silva, AR, ER Rêgo, and PR Cecon. "Tamanho de amostra para caracterização morfológica de frutos de pimenteira." Horticultura Brasileira 29, no. 1 (March 2011): 125–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362011000100022.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi determinar o tamanho apropriado de amostra por meio da técnica de simulação de subamostras para a caracterização de variáveis morfológicas de frutos de oito acessos (variedades) de quatro espécies de pimenteira (Capsicum spp.), que foram cultivadas em área experimental da UFPB. Foram analisados tamanhos reduzidos de amostras, variando de 3 a 29 frutos, com 100 amostras para cada tamanho simulado em um processo de amostragem com reposição de dados. Realizou-se análise de variância para os números mínimos de frutos por amostra que representasse a amostra de referência (30 frutos) em cada variável estudada, constituindo um delineamento experimental inteiramente casualizado com duas repetições, onde cada dado representou o primeiro número de frutos na amostra simulada que não apresentou nenhum valor fora do intervalo de confiança da amostra de referência e que assim manteve-se até a última subamostra da simulação. A técnica de simulação utilizada permitiu obter, com a mesma precisão da amostra de 30 frutos, reduções do tamanho amostral em torno de 50%, dependendo da variável morfológica, não havendo diferenças entre os acessos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Rohrs, Roseane Mota Santana, Claudenice Ferreira Dos Santos, Ruana Dos Santos Barbosa, Renata Da Silva Schulz, and Milena Bastos De Carvalho. "Impacto da metodologia de simulação realística na graduação de enfermagem." Revista de Enfermagem UFPE on line 11, no. 12 (December 17, 2017): 5269. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v11i12a23005p5269-5274-2017.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: analisar o impacto da metodologia da simulação realística na visão dos acadêmicos de enfermagem. Método: estudo quanti-qualitativo, a partir da pesquisa-ação, utilizando questionário semiestruturado com amostra de 133 acadêmicos do 6º ao 10º semestre em uma Universidade privada. Resultados: 98% dos acadêmicos afirmaram gostar muito da aula com a metodologia de simulação; 97% relataram ter diferença na aprendizagem com a simulação; destes, 62% confirmaram ter maior rendimento no aprendizado quando utilizada a simulação com paciente simulado; e 35% mencionaram ter melhor rendimento quando utilizado o boneco estático. Conclusão: o estudo demonstrou impacto positivo da metodologia de simulação entre os acadêmicos ao demostrarem preferência no uso desta metodologia em detrimento ao método de ensino tradicional e que o uso dessa metodologia permite melhorias no processo de ensino-aprendizado. Descritores: Simulação; Enfermagem; Ensino; Educação. ABSTRACTObjective: to analyze the impact of realistic simulation methodology on nursing students' view. Method: quantitative-qualitative study, based on action research, using a semistructured questionnaire with a sample of 133 students from the 6th to the 10th semester in a private university. Results: 98% of the students said they liked the classes with the simulation methodology; 97% stated they felt a difference in learning with the simulation; of these, 62% affirmed they had a higher learning achievement when using simulation with simulated patients; and 35% stated having higher learning achievement when using the static doll. Conclusion: the present study showed a positive impact of the simulation methodology among the students, demonstrating a preference in the use of this methodology in detriment to the traditional teaching method and that the use of this methodology allows improvements in the learning process. Descriptors: Simulation; Nursing; Teaching; Education; Learning.RESUMENObjetivo: analizar el impacto de la metodología de la simulación realística en la visión de los académicos de enfermería. Método: estudio cuantitivo-cualitativo, a partir de la investigación, utilizando cuestionario semi-estructurado con muestra de 133 académicos del 6º al 10º semestre en una Universidad privada. Resultados: 98% de los académicos afirmaron que gustaban mucho de la clase con la metodología de simulación; 97% relataron tener diferencia en el aprendije con la simulación; de este, 62% confirmaron tener mayor rendimiento en el aprendizado cuando utilizado la simulación con paciente simulado; y 35% mencionaron tener mejor rendimiento cuando utilizado el muñeco estático. Conclusión: el estúdio demostró impacto positivo de la metodología de simulación entre los académicos al demostrar preferencia en el uso de esta metodología en detrimento al método de enseñanza tradicional y que el uso de esa metodología permite mejorías en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Descriptores: Simulación; Enfermería; Enseñanza; Educación; Aprendimiento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Roballo, Suelen Trindade, Gilberto Fisch, and Roberto da Motta Girardi. "Escoamento atmosférico no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA): parte II - ensaios no túnel de vento." Revista Brasileira de Meteorologia 24, no. 1 (March 2009): 87–99. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-77862009000100009.

Full text
Abstract:
Estudou-se o escoamento atmosférico no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado junto a uma falésia de 50 m de altura, através de simulações em túnel de vento (TV) do CTA/ITA, na escala geométrica 1:1000, com a realização de quatro diferentes ensaios. No TV, os ensaios com degraus de 90° e de 70°, correspondentes à falésia, ambos sem e com simulação de rugosidade adicional a sotavento deles, mostraram: (i) perfeita simulação do perfil de vento oceânico (α = 0,15) sobre a posição do degrau representativo da falésia, utilizando pista de tapete, a montante, para prover a rugosidade necessária; (ii) número de Reynolds máximo possível com comprimento característico igual à altura do degrau neste TV foi 6,52.10(4), enquanto no CLA é da ordem de 3.10(7), razão pela qual é necessário um túnel mais potente; (iii) os expoentes mais próximos dos observados em Roballo e Fisch (2008) foram obtidos com um degrau reto, sem nenhum revestimento especial no piso normal do túnel, exceto o tapete a montante do degrau; (iv) a fixação de cubos a jusante do degrau para representar a vegetação resultou em rugosidades bem maiores que as observadas sobre a vegetação do CLA, possivelmente simulando situações urbanas ou industriais; (v) simulação das características típicas do escoamento após o degrau, tais como o descolamento, a formação de bolha de circulação e nova aderência; (vi) uso de TVs mais potentes certamente permitirá a simulação da situação atmosférica do CLA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Giugni, Fernando Rabioglio, and Augusto Scalabrini Neto. "A importância do centro de simulação na Educação Médica." Revista de Medicina da UFC 62, no. 1, supl 1 (April 1, 2022): 1–3. http://dx.doi.org/10.20513/2447-6595.2022v62supl1e72834p1-3.

Full text
Abstract:
O centro de simulação é um local que reúne infraestrutura e recursos humanos adequados para o ensino baseado em simulação. Surgiu no final do século XX, em decorrência do desenvolvimento tecnológico dos simuladores e da progressão da metodologia de ensino, com necessidade de ambiente de maior realismo. Nas últimas décadas, as metodologias ativas de ensino ganharam espaço e vêm sendo incorporadas na educação médica. A simulação permite que o aluno desenvolva as competências necessárias em um ambiente seguro e controlado. O centro de simulação é fundamental para uma adequada implementação do ensino baseado em simulação no currículo médico. Os modernos centros de simulação possuem infraestrutura que conta com salas para treinamento de habilidades, salas para simulação clínica com simuladores de alta fidelidade e local adequado para debriefing. Também devem contar com profissionais técnicos em simulação e docentes capacitados. Dentre os principais desafios para o futuro dos centros de simulação, destacam-se a incorporação de novas tecnologias, o treinamento do corpo docente e a integração multiprofissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Da Silva, Karla Rona, Sara Moura Martins, Shirlei Moreira da Costa Farias, and Alanna Gomes Silva. "A simulação como estratégia de formação de profissionais da saúde." Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais 5, no. 1 (April 17, 2020): 04–15. http://dx.doi.org/10.36517/resdite.v5.n1.2020.a1.

Full text
Abstract:
Objetivo: O estudo teve como objetivo verificar se a participação no simulado sobre atendimento às vítimas de agravos em trânsito contribuiu para o aprimoramento dos conceitos, habilidades e conhecimento dos participantes. Métodos: A coleta de dados consistiu na abordagem das equipes, na qual foi entregue o questionário para o próprio participante responder. O instrumento foi composto por questões relacionadas às características sociodemográficas e sobre a participação no simulado. Os dados obtidos nos questionários foram analisados utilizando o programa estatístico Data Analysis and Statistical Software (Stata), versão 13, por meio de estatística descritiva. Resultados: A avaliação final da atividade feita pelos participantes foi positiva e evidenciou satisfação frente à assimilação de conteúdo teórico e prático e também ao aprimoramento de habilidades e conhecimentos. Conclusão: Considerando suas potencialidades e fragilidades, vê-se diversos benefícios para os que utilizam a simulação como metodologia. Com isso, faz-se necessário um constante investimento em novas metodologias de ensino para que estudantes e profissionais absorvam cada vez mais conhecimento e, assim, cometam menos erros. Palavras-Chave: Acidentes de Trânsito, Prevenção de Acidentes, Exercício de Simulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Zaluski, Patrícia Regina da Silva, and Maria José Pereira Dantas. "Aplicação de softwares de simulação na educação em engenharia: um relato de experiências internacionais exitosas em cursos de modelagem e simulação de sistemas / Application of simulation softwares in engineering education: a report of successful international experiences in modeling and system simulation courses." Brazilian Applied Science Review 2, no. 1 (August 10, 2018): 170–81. http://dx.doi.org/10.34115/basr.v2i1.345.

Full text
Abstract:
A simulação computacional é capaz de replicar eventos reais com objetivos diversos em determinado ambiente. Através da simulação é possível testar hipóteses com objetivo de resolver problemas que na vida real são impossíveis ou limitados aos pesquisadores. Os softwares de simulação são capazes de replicar ambientes dinâmicos, facilitando a modelagem de sistemas complexos. O uso da simulação em sala de aula proporciona aos alunos uma visão diferenciada frente à solução de problemas, demonstrando em sua maioria das vezes maior rendimento quanto ao aproveitamento de disciplinas de modelagem e simulação. Este artigo trata de um apanhado geral sobre softwares de simulação e modelagem encontrados na literatura, aplicados à área de educação em universidades. Ao final deste artigo é apresentado um relato de experiências internacionais, com o uso de softwares de simulação 3d e planilhas eletrônicas na Modelagem e Simulação de Sistemas. Observa-se que são experiências exitosas, reforçando a necessidade da introdução de ferramentas computacionais no ensino de Engenharia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Bastos, Aline Furtado, Gabriela Guerra Leal Souza, Maitê Mello Russo de Souza, Talita Peixoto Pinto, Thiago Thiago Lemos, and Luís Aureliano Imbiriba. "Simulação Mental de Movimentos." Revista Neurociências 21, no. 4 (December 31, 2013): 604–19. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2013.v21.8147.

Full text
Abstract:
Introdução. A imagética motora (IM) consiste na evocação do plano motor de uma dada ação sem que haja a execução do movimento. Objetivo. Realizar uma revisão e análise crítica sobre a IM, discutin­do as características neurofisiológicas, as diferenças entre as estratégias de simulação e sua aplicação clínica no contexto da reabilitação de pacientes pós-Acidente Vascular Cerebral (AVC). Método. Busca de artigos indexados pelas bases ISI e Medline, publicados entre 1980 e 2012, nos idiomas inglês, português e espanhol. Discussão. A IM é capaz de levar a ativações cerebrais, fisiológicas e comportamentais semelhantes às ocorridas durante a execução motora. Entretanto, a IM pode ser realizada utilizando duas possíveis estratégias, a cinestésica e a visual, e cada uma delas provoca distintos padrões de ativação cortical. Observou-se que o treinamento com a IM é capaz de gerar ganhos funcionais em pacientes pós-AVC. No entanto, não foi possível pa­dronizar a utilização do protocolo mais adequado, visto que ainda não há um consenso quanto à frequência, duração, a estratégia de IM e a fase da doença mais apropriada para sua aplicação. Conclusão. Apesar dos avanços, ainda há necessidade de mais estudos a fim de determi­nar as diretrizes para a utilização da IM na reabilitação motora e seus benefícios a longo prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Rosa, Marcelo de Oliveira, and José Carlos Pereira. "Simulação tridimensional da laringe." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 69, no. 1 (January 2003): 07–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992003000100002.

Full text
Abstract:
FORMA DE ESTUDO: Experimental. MÉTODO: Um modelo matemático das equações aerodinâmicas e viscoelásticas da laringe, reproduzindo suas características anatômicos e fisiológicos, é proposto para simular a laringe durante a fonação. OBJETIVO: Fornecer uma ferramenta nova para a disciplina de otorrinolaringologia de maneira a compreender melhor os fenômenos físicos presentes na fonação, tanto em casos normais quanto em patológicos. RESULTADO: Os resultados obtidos mostram que diversos fenômenos físicos como a diferença de fase horizontal e vertical entre os movimentos da superfície das pregas vocais, a formação de pressão negativa sobre a porção superior da glote e a formação de torvelinhos após a constrição glotal são reproduzidos pelo modelo. Adicionalmente, estudos teóricos sobre algumas doenças da laringe são apresentados e discutidos, sugerindo que avaliações prévias e "virtuais" de intervenções cirúrgicas serão passíveis de realização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Andrade, João Carlos de, and Aline Renée Coscione. "Simulação de um bafômetro." Revista Chemkeys, no. 5 (September 17, 2018): 1–14. http://dx.doi.org/10.20396/chemkeys.v0i5.9620.

Full text
Abstract:
O equipamento popularmente conhecido como bafômetro (do inglês “breath alcohol analyzer”) permite determinar a quantidade de álcool no sangue, ingerido na forma de etanol em bebidas alcoólicas, através do ar expirado por uma pessoa. Esta determinação baseia-se no princípio de que o álcool contido no sangue está em equilíbrio com o álcool contido no ar dos pulmões. O experimento proposto descreve um procedimento para determinar a quantidade de álcool presente no vapor de uma amostra alcoólica, simulando as condições de análise de um bafômetro. Os principais objetivos são:• Discutir, de forma geral, os princípios químicos utilizados nos bafômetros.• Introduzir os métodos espectrofotométricos de análise e ilustrar sua aplicação.• Introduzir o uso do método da regressão linear para o ajuste de dados experimentais e demonstrar o seu uso na obtenção da equação de uma curva de calibração analítica.• Determinar a quantidade de etanol presente no vapor de uma amostra alcoólica, simulando as condições de determinação do bafômetro baseado na oxidação de íons dicromato.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Okamura, D., F. G. Araújo, P. V. R. Logato, L. D. S. Murgas, R. T. F. Freitas, and R. V. Araújo. "Efeito da vitamina C sobre o hematócrito e glicemia de alevinos de tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus) em transporte simulado." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 59, no. 4 (August 2007): 883–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352007000400010.

Full text
Abstract:
Avaliou-se o efeito do ascorbato sobre o hematócrito e glicemia em alevinos de tilápia nilótica (Oreochromis niloticus) submetidos à simulação de práticas relacionadas ao transporte. Foram utilizadas três dietas experimentais com diferentes níveis de vitamina C (16, 500 e 1000mg de vitamina C/kg), fornecidas durante os 14 dias anteriores à simulação do transporte que se estendeu por 14 horas. O tratamento que continha 16mg de vitamina C/kg foi o que apresentou a glicemia mais elevada logo após a simulação, 108,5mg/dl imediatamente após a simulação e 91mg/dl 12 horas após a simulação. A concentração de 1000mg de vitamina C/kg foi a mais eficiente no controle do aumento da glicemia, 94,6mg/dl imediatamente após a simulação e 74,4mg/dl 12 horas após a simulação. Para a concentração de 500mg de vitamina C/kg foram observados os níveis de 91,4mg/dl imediatamente após a simulação e 103,8mg/dl 12 horas após a simulação. Os valores do hematócrito não apresentaram variação significativa (P>0,05). A suplementação com 1000mg de vitamina C/kg por 14 dias anteriores ao transporte pode ser utilizada de forma profilática em alevinos de tilápia nilótica para amenizar o aumento da glicemia relacionado ao estresse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Franco, Ivan Carlos. "Modelagem e Simulação: Problemas Típicos da Engenharia Química para Simulação e Análise." Journal of Engineering and Exact Sciences 8, no. 2 (February 7, 2022): francoic2022–01. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl8iss2ppfrancoic2022-01.

Full text
Abstract:
Modelos matemáticos podem ser utilizados em diversas fases da engenharia, porém para que possamos utilizá-los devemos realizar a simulação computacional e analisar se as saídas dos modelos estão coerentes e dentro do que esperamos para o processo. Para realizar a simulação podemos utilizar simuladores comerciais ou implementar códigos (programar) que representam o sistema estudado em softwares matemáticos como Matlab©, SCILAB ou GNU Octave ou linguagem que possuem bibliotecas matemáticas e científicas como Python. Esta coletânea de Notas de Aulas apresenta diversos problemas típicos da Engenharia Química implementados com o auxílio do Matlab/Simulink©.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Kilson, Karen da Silva, Luiza Helena de Oliveira Salvi Da Cruz, Fernanda Bezerra Góes, Maithê de Carvalho Goulart Lemos, and Fernanda Maria Vieira Pereira-Ávila. "Avaliação da simulação em parada cardiorrespiratória durante o debriefing entre estudantes de enfermagem na pandemia." Revista de Enfermagem da UFSM 12 (July 11, 2022): e21. http://dx.doi.org/10.5902/2179769267548.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar a simulação em parada cardiorrespiratória durante o debriefing entre estudantes de enfermagem na pandemia. Método: estudo descritivo de abordagem qualitativa realizado em duas etapas: simulação clínica em parada cardiorrespiratória e debriefing associado à simulação. O corpus textual decorrente dos diálogos foi submetido à análise lexicográfica, com auxílio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Resultados: participaram do estudo 22 estudantes de enfermagem, cuja maioria nunca havia participado de cenários de simulação clínica no decorrer da graduação. Mediante o debriefing, identificaram-se aspectos facilitadores e dificultadores da simulação, como o conhecimento, a voz do manequim, o realismo da simulação e a assistência ao paciente no atendimento em parada cardiorrespiratória. Conclusão: na avaliação da simulação durante o debriefing verificou-se a importância desta estratégia de ensino prático para melhor formação acadêmica, influindo positivamente no processo de ensino-aprendizagem do estudante de enfermagem, sobretudo na pandemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Rodrigues, Samuel Barroso, Gláucia Daniele Pereira Assis, Brener Santos Silva, Gabriela Cunha Corrêa Freitas de Oliveira, Laís Oliveira de Moraes Tavares, Gabriela Gonçalves Amaral, Valéria Conceição de Oliveira, and Eliete Albano de Azevedo Guimarães. "Simulação realística na capacitação de profissionais de enfermagem em sala de vacinação." Research, Society and Development 10, no. 3 (March 12, 2021): e20810313314. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13314.

Full text
Abstract:
Este estudo buscou descrever a elaboração de um cenário de simulação realística para capacitação de profissionais de enfermagem em salas de vacinas. Trata-se de um estudo qualitativo realizado em salas de vacinação das unidades de atenção básica de um município localizado na Macrorregião Oeste de Minas Gerais, entre 2018 e 2019. Participaram da simulação seis enfermeiros e seis técnicos de enfermagem, além de cinco pesquisadores e cinco estudantes de pós-graduação. A simulação realística incluiu três etapas: 1) Pré-simulação; 2) Simulação e 3) Debriefing. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo. Os participantes da capacitação assumiram que a simulação realística é uma metodologia inovadora, participativa e muito próxima da realidade do cotidiano e representam uma melhor compreensão e reflexão quanto às técnicas e rotinas dos serviços de imunização. A simulação realística é uma metodologia de aprendizagem que aproxima os participantes da sua realidade. Esse fato pode facilitar maior apropriação do conhecimento, aprimorar as habilidades das práticas das salas de vacinação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Pereira, Isabela Meira, Juliana da Silva Garcia Nascimento, Daniela da Silva Garcia Regino, Fabiana Cristina Pires, Kleiton Gonçalves do Nascimento, Tainá Vilhar Siqueira, and Maria Celia Barcellos Dalri. "Modalidades e classificações da simulação como estratégia pedagógica em enfermagem: revisão integrativa." Revista Eletrônica Acervo Enfermagem 14 (September 24, 2021): e8829. http://dx.doi.org/10.25248/reaenf.e8829.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Compreender as modalidades e classificações da simulação como estratégia de ensino e aprendizagem para desenvolver competências clínicas em enfermagem. Métodos: Revisão integrativa, realizada em junho de 2021, nas fontes: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Web of Science, Scopus e Educational Resources Information Center, sustentada pelo programa Rayyan para seleção dos manuscritos e pelo referencial da Análise de Conteúdo. Resultados: Nas bases de dados identificaram-se 1271 artigos e selecionaram-se oito para a amostra final. Elaboraram-se duas categorias: modalidades e classificações da simulação e habilidades desenvolvidas pela simulação. Destacaram-se a simulação clínica; virtual; híbrida e multimodal, classificadas de acordo com o ambiente de simulação, instrumentos adotados, categoria profissional envolvida e nível de fidelidade do cenário. A simulação virtual viabiliza-se por computador, jogos sérios e telessimulação. As principais habilidades desenvolvidas são cognitivas (conhecimentos), psicomotoras (procedimentais) e atitudinais (sentimentos). Considerações finais: A simulação clínica é a modalidade usualmente adotada para o ensino na enfermagem e há uma crescente valorização dos aspectos atitudinais/afetivos dos aprendizes na simulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Rizzetti, Tiago Antônio, Tiago Antônio Rizzetti, Glauco Oliveira Rodrigues, Glauco Oliveira Rodrigues, Eugênio de Oliveira Simonetto, and Rodrigo Castro Gil. "USO DE DINÂMICA DE SISTEMAS PARA AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS DE REAPROVEITAMENTO DE ÓLEO DE COZINHA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL EM UMA IES PÚBLICA." Sistemas & Gestão 11, no. 1 (March 31, 2016): 112–19. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2016.v11n1.1010.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta a modelagem e desenvolvimento de um modelo de simulação para avaliar a produção de biodiesel a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha utilizado nos restaurantes Universitários (RUs) de uma IES pública. Para a construção do modelo (definição de variáveis e suas inter-relações) utilizou-se por base teórica as pesquisas bibliográficas e observações do processo da geração dos resíduos pós-uso do óleo de cozinha. Dentre os aspectos analisados está a redução do impacto ambiental, em função da redução do descarte inadequado do óleo de cozinha, e da redução na geração de CO2 ocasionada pelo uso do biodiesel. Para avaliar as possibilidades de geração e reaproveitamento do óleo do RU na produção do biodiesel, gerou-se dois cenários: um cenário baseado na situação atual de geração do resíduo e, outro, denominado cenário futuro com melhores práticas de reaproveitamento e reciclagem desse. Os resultados obtidos através da simulação demonstram que além da grande redução do impacto ambiental, o processo de reciclagem traz um significativo ganho econômico em função da redução de custos com a aquisição de combustível. O horizonte de tempo simulado foi de 10 (dez) anos e foi utilizado o software Vensim para o desenvolvimento da simulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Palmeira, Alexandre Alvarenga, Alexandre Fernandes Habibe, and Paulo André Dias Jacome. "Técnicas de Modelagem de Conformação de Chapas por Elementos Finitos." Cadernos UniFOA 1, no. 1 (March 27, 2017): 41. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v1i1.839.

Full text
Abstract:
A necessidade de redução do tempo e dos custos de geração de um projeto faz com que a indústria utilize métodos de simulação numérica para o desenvolvimento de produtos. O objetivo deste trabalho é avaliar quais os modelos e métodos de solução são mais adequados e eficientes na simulação da conformação de chapas pelo MEF, através de modificações dos parâmetros de simulação, tais como: técnica de integração no tempo, velocidade de análise e refino de malha. Para tanto, é simulado o ensaio de estiramento de chapas finas proposto pela Universidade do Estado de Ohio e o embutimento de uma lata de atum. Nas simulações é utilizado o código ABAQUS. Observa-se, que o método implícito dinâmico possuir uma melhor precisão nos resultados simulados, quando comparados com os resultados experimentais e apresenta um elevado custo computacional. Em virtude de tal fato, o método explícito dinâmico apresenta uma melhor relação custo/benefício. Conclui-se que avelocidade imposta ao modelo, apresenta uma grande influência na acurácia dos resultados. Observa-se que mesmo para níveis de velocidade muito baixos a relação energia cinética/energia de deformação é superior a 5%. Outro aspecto que apresenta elevadainfluência na precisão dos resultados é o refino da malha da chapa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Palmeira, Alexandre Alvarenga, Alexandre Fernandes Habibe, and Paulo André Dias Jacome. "Técnicas de Modelagem de Conformação de Chapas por Elementos Finitos." Cadernos UniFOA 1, no. 1 (March 27, 2017): 41–54. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v1.n1.839.

Full text
Abstract:
A necessidade de redução do tempo e dos custos de geração de um projeto faz com que a indústria utilize métodos de simulação numérica para o desenvolvimento de produtos. O objetivo deste trabalho é avaliar quais os modelos e métodos de solução são mais adequados e eficientes na simulação da conformação de chapas pelo MEF, através de modificações dos parâmetros de simulação, tais como: técnica de integração no tempo, velocidade de análise e refino de malha. Para tanto, é simulado o ensaio de estiramento de chapas finas proposto pela Universidade do Estado de Ohio e o embutimento de uma lata de atum. Nas simulações é utilizado o código ABAQUS. Observa-se, que o método implícito dinâmico possuir uma melhor precisão nos resultados simulados, quando comparados com os resultados experimentais e apresenta um elevado custo computacional. Em virtude de tal fato, o método explícito dinâmico apresenta uma melhor relação custo/benefício. Conclui-se que avelocidade imposta ao modelo, apresenta uma grande influência na acurácia dos resultados. Observa-se que mesmo para níveis de velocidade muito baixos a relação energia cinética/energia de deformação é superior a 5%. Outro aspecto que apresenta elevadainfluência na precisão dos resultados é o refino da malha da chapa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Fischer, Gabriel Souto. "MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE FILAS DE ATENDIMENTO EM UMA AGÊNCIA BANCÁRIA NO RIO GRANDE DO SUL." Revista Tecnológica 26 (October 8, 2018): 121–35. http://dx.doi.org/10.4025/revtecnol.v26i0.37972.

Full text
Abstract:
A Teoria de Filas é um método estatístico que permite estimar os tempos de espera de uma determinada fila. Um sistema usando como base a Teoria de Filas é possível de ser simulado através de uma Simulação Computacional. Este artigo descreve o modelo de um sistema de Filas de Atendimento de um Estabelecimento Bancário localizado na cidade de Cachoeirinha no Rio Grande do Sul e a implementação de uma simulação computacional de eventos discretos para o modelo proposto. Para isso, o modelo se baseia na Teoria de Filas, onde através de métodos probabilísticos foi possível identificar as condições aleatórias referentes as chegadas dos clientes nas filas e da capacidade de atendimento dos caixas. Assim, mais especificamente, este artigo descreve a análise das filas do banco estudado, bem como um estudo para identificar a alocação ótima dos atendentes nos guichês de caixa dessa agência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Moita, Márcia Helena Veleda, and Ely Sena de Almeida. "Aplicação de simulação para obtenção de soluções ao tráfego em rotatória da cidade de Manaus." Journal of Transport Literature 6, no. 1 (March 2012): 93–109. http://dx.doi.org/10.1590/s2238-10312012000100006.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e simulação de modelo computacional para avaliar a proposição de soluções no tráfego urbano em uma rotatória na cidade de Manaus. Utilizou-se um software de simulação para representar o movimento de veículos que circulam na referida rotatória. O trabalho possibilitou diagnosticar a operacionalização da rotatória, identificando pontos críticos responsáveis pela formação de filas nas vias de acesso. Assim, foi possível avaliar e elaborar proposições para eliminação ou redução do alto índice de congestionamento na área sem a necessidade de execução de grande intervenção local. O cenário simulado mostrou que ações de cumprimento de sinalização existente, bem como inclusão das marcações ausentes na área da rotatória, a retirada de semáforos localizados nas vias de saídas da rotatória, entre outros, aliviam o congestionamento na área nos horários de pico quando comparado ao cenário que representa a situação atual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Mazzo, Alessandra, José Carlos A. Martins, Rui C. Negrão Baptista, Simone Godoy, Verónica R. Dias Coutinho, Carlos A. Seixas, Isabel A. Costa Mendes, and Juliana Constantino Franzon. "A Simulação e a Videoconferência no Ensino de Enfermagem." Revista de Graduação USP 2, no. 2 (July 4, 2017): 55. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376x.v2i2p55-63.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi comparar os resultados da aprendizagem de estudantes de graduação em enfermagem que utilizaram estratégias de ensino simulado de baixa fidelidade com os resultados dos que usaram videoconferência do ensino simulado de alta fidelidade. Trata-se de um trabalho experimental realizado com graduandos de enfermagem do Brasil, os quais foram divididos em dois grupos e submetidos a diferentes estratégias de educação a distância: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e videoconferência. Os dados foram coletados por meio de questionários e avaliação teórica e teórico-prática. Em linhas gerais, foram comparados os dois grupos de estudantes, os quais haviam sido distribuídos aleatoriamente e submetidos ao ensino simulado de baixa fidelidade (17) e à videoconferência do treino simulado de alta fidelidade e seu respectivo debriefing (27). O estudo foi realizado seguindo os preceitos éticos. Utilizou-se o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os estudantes relataram que o AVA e a videoconferência auxiliaram no seu aprendizado. Observou-se ainda que foi melhor o desempenho da aprendizagem dos alunos submetidos à simulação de baixa fidelidade do que o daqueles que assistiram à videoconferência do treino simulado de alta fidelidade e seu respectivo debriefing. Conclui-se que o ensino simulado é uma estratégia de ensino eficaz que promove de modo efetivo a participação do aluno como ator de seu aprendizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Pereira, Marina Meireles, and Maria José Pereira Dantas. "Aplicação da modelagem e simulação nos sistemas de filas m/m/s- entendendo a natureza da simulação." Revista Produção Online 17, no. 1 (March 15, 2017): 49. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v17i1.2360.

Full text
Abstract:
A Simulação se tornou uma abordagem de estudo utilizada em aplicações diversas, dentro da Engenharia. A simulação é a representação do comportamento de um processo real por meio de um modelo experimental, com o objetivo de avaliar o funcionamento deste e buscar melhorias em seu desempenho. A aplicação da simulação é de grande interesse se o problema em questão não é tão simples e requer uma modelagem mais realista. Este artigo propõe uma discussão que tem como pano de fundo a comparação entre Métodos Analíticos e Métodos Numéricos. Os métodos analíticos são aplicados a filas do tipo M/M/s com o objetivo de demonstrar aos alunos de Engenharia, de maneira intuitiva e razoavelmente simples e rápida, que as soluções obtidas pela abordagem de simulação são aproximadas e mais confiáveis quando se entende a natureza da simulação. A parte experimental utiliza o software Microsoft Excel para demonstrar questões importantes, como o tempo de aquecimento para obtenção do regime estável e número de replicações da simulação. São mostrados experimentos em que os valores da simulação convergem para os valores teóricos somente após um tempo grande de simulação. E que as replicações sempre apresentam variabilidade e os resultados de saída devem ser tratados estatisticamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

De Godoy, Larissa Becker, Sofia Mello Morais, Rogerio Silva Lima, Roberta Garcia Gomes, Roberta Seron Sanches, Ingrid Fernanda De Oliveira, and Silvana Maria Coelho Leite Fava. "Percepção dos graduandos de enfermagem sobre práticas simuladas em emergência." Enfermagem Brasil 19, no. 2 (May 26, 2020): 123. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v19i2.3083.

Full text
Abstract:
Introdução: As metodologias ativas de ensino, dentre as quais a simulação, podem contribuir para a formação de profissionais competentes. Objetivo: Analisar a percepção dos acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública do sul de Minas Gerais sobre as atividades práticas simuladas em casos clínicos de emergência. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e analítico. Foi desenvolvido com discentes do curso de enfermagem que tiveram a simulação como método avaliativo. Os dados foram coletados por entrevistas com roteiro semiestruturado e para organização e análise dos dados utilizou-se a Análise Temática. Resultados: Da análise temática foi possível construir um tema central - percepção dos estudantes de enfermagem: uma visão ambígua e os subtemas: aspectos positivos da simulação, aspectos negativos da simulação, e contexto da simulação: críticas ao método e currículo. Apreende-se que a percepção dos alunos de enfermagem sobre a simulação é ambígua. Pode oportunizar o desenvolvimento de competências para as emergências, por outro, pode causar ansiedade, medo, insegurança, o que pode dificultar o aprendizado. Conclusão: A simulação no ensino de enfermagem pode contribuir no processo de formação do profissional, na melhoria do aprendizado e na qualidade do cuidado, e relaciona-se ao modo como ela se insere no projeto de curso.Palavras-chave: enfermagem, educação, simulação, emergências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Sakurada, Nelson, and Dario Ikuo Miyake. "Aplicação de simuladores de eventos discretos no processo de modelagem de sistemas de operações de serviços." Gestão & Produção 16, no. 1 (March 2009): 25–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2009000100004.

Full text
Abstract:
O presente trabalho discute a aplicação da simulação no estudo de sistemas de operação de serviços. Como objetos de estudo, são analisados tipos de serviços classificados como "Lojas de Serviços" e "Serviços de Massa". O trabalho inclui uma definição dos requisitos dos usuários para os softwares de simulação aplicáveis na modelagem e simulação de sistemas de operação de serviços, avalia a aplicação de dois simuladores disponíveis no mercado e analisa como o processo de modelagem varia de acordo com o tipo de serviço analisado. Ao final do trabalho, conclui-se que o desenvolvimento da tecnologia de simulação bem como os softwares de simulação em si, ainda precisam evoluir até incorporarem a capacidade de representar uma gama mais completa de elementos e relações envolvidos em processos de serviço, que não são presentes em aplicações convencionais da simulação no âmbito dos sistemas de manufatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Souza, Antônio Sérgio de, Marcos Augusto da Silveira, Mônica Santos de Pontes, Olympio de Andrade Jr, and Wagner Barbosa. "Simulação no contexto de problemas mal estruturados." Production 4, no. 2 (December 1994): 109–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131994000200002.

Full text
Abstract:
Simulação é atualmente reconhecida como uma poderosa ferramenta no projeto, análise e operação de sistemas produtivos. Apesar dos avanços recentes em linguagens de simulação, interfaces gráficas e geradores de aplicações, simulação ainda é uma técnica cara e pouco eficiente. Discute-se no texto algumas causas deste fato no contexto de problemas mal estruturados, como é o caso de planejamento e controle da produção. Discute-se a necessidade de realização da modelagem conceitual, não apenas como um passo estanque no processo de simulação, mas de forma progressiva e dinâmica, durante todo o ciclo de vida do projeto, servindo como uma interface entre os contextos real e de simulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Teixeira, Ilka Nicéia D'Aquino Oliveira, and Jorge Vinícius Cestari Felix. "Simulação como estratégia de ensino em enfermagem: revisão de literatura." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 15, no. 39 (September 2, 2011): 1173–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832011005000032.

Full text
Abstract:
O objetivo desta revisão sistemática é apresentar a simulação como estratégia de ensino para estudantes de graduação em enfermagem, conforme estudos brasileiros. A busca foi realizada nas bases de dados BDENF, Lilacs e Medline, utilizando-se as palavras-chave: ensino, educação, laboratório, simulação e enfermagem. Foram incluídos os artigos científicos sobre simulação como estratégia de ensino para estudantes de enfermagem publicados em português, de janeiro de 1999 a setembro de 2010. Para análise dos dados, os autores aplicaram a técnica de análise temática de conteúdo, descrita por Bardin. Nove artigos foram selecionados, sendo classificados em duas categorias: sete em "Simulação por Computador" e dois em "Laboratório de Enfermagem". Os resultados indicam que a simulação contribui para a aquisição de habilidades psicomotoras e autoconfiança. Não foram encontrados ensaios clínicos sobre a eficácia da simulação na prática dos estudantes de enfermagem. Há necessidade de mais pesquisas sobre o tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Vasconcelos, Renata dos Santos, Beatriz Amorim Beltrão, Andréa da Nóbrega Cirino Nogueira, José Gonzaga da Silva Junior, Arnaldo Aires Peixoto Júnior, Raimundo Homero de Carvalho Neto, and Renan Magalhães Montenegro Júnior. "Uso do centro de simulação na educação em saúde." Revista de Medicina da UFC 62, no. 1, supl 1 (May 2, 2022): 1–6. http://dx.doi.org/10.20513/2447-6595.2022v62supl1e71379p1-6.

Full text
Abstract:
Objetivo: Discutir o uso do centro de simulação na educação em saúde. Metodologia: estudo de caráter descritivo caracterizado como uma revisão narrativa. Foram utilizadas as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências de Saúde (LILACS) e Pubmed, e utilizou-se os Descritores em Ciências da Saúde (DECs) “simulação”, “treinamento por simulação” e “treinamento com simulação de alta fidelidade”. Resultados: O uso da simulação clínica na formação dos profissionais de saúde tornou-se mais prevalente nas últimas décadas, devido à sua eficácia e capacidade como modalidade educacional de treinar habilidades clínicas de forma prática e realista em várias especialidades da área da saúde, sem colocar pacientes ou profissionais em risco. Dessa forma, a simulação em saúde se tornou uma solução atraente para fornecer oportunidades educacionais que preenchem lacunas em treinamentos e capacitações enquanto diminui os riscos do pacientes e exposição dos profissionais. Conclusão: O uso dos centros de simulação na educação em saúde está em crescente expansão, especialmente na formação de profissionais de saúde e alunos de graduação e pós-graduação, sendo considerada uma ferramenta promissora no treinamento e capacitação dos profissionais da área da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Vilela, Flávio Fraga, Fabiano Leal, and José Arnaldo Barra Montevechi. "Modelagem do ritmo do trabalho humano em um projeto de simulação através de múltiplas distribuições de probabilidade estatística." Revista Produção Online 21, no. 4 (March 25, 2022): 1991–2011. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v21i4.4496.

Full text
Abstract:
Normalmente, projetos de simulação a eventos discretos (SED) consideram funcionários como recursos comuns. Esta premissa, torna-se um problema na modelagem de sistemas de produção, sobretudo se o processo a ser modelado apresenta uma alta parcela de trabalho manual. Neste contexto, esta pesquisa aplica um método de validação computacional para fazer uma análise dos outputsde um modelo de simulação quando diferentes distribuições estatísticas, representadas em quatro cenários, são utilizadas nos tempos de entrada. O modelo simulado foi obtido a partir de uma linha de montagem,de uma empresa do ramo da eletrônica situada na cidade de Santa Rita do Sapucaí-MG. Por conseguinte, o objetivo da presente pesquisa é definir e aplicar uma abordagem para consideração da variação do ritmo de trabalho humano em projetos de SED. Para tanto,foram criados quatro cenários, cada qual com suas respectivas distribuições. Essas distribuições estatísticas foram geradas a partir da ferramenta StatFit®, que usou dados cronometrados da jornada de trabalho na qual a linha de montagem estava submetida. Como método de pesquisa foi usado a modelagem e simulação com o uso de dados reais. Por fim, os resultados da validação computacional mostram que houve validação apenas para o Cenário 3 em todas as considerações para o nível de confiança utilizadona validação, o que corrobora as premissas iniciais sobre a variação do ritmo de trabalho humano e sua influência na validação do modelo computacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Souza, Luiza Da Silva, and Claudia Lorena Fonseca. "Materialização do hiper-real na matriz: intermidialidade entre Baudrillard e Matrix." Travessias 15, no. 2 (August 31, 2021): 270–84. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v15i2.27776.

Full text
Abstract:
As influências da teoria de Jean Baudrillard em Simulacro e Simulação (1991) presentes em Matrix (1999) podem ser interpretadas através do processo de transposição midiática (RAJEWSKY, 2005). Na teoria, a reprodução do hiper-real acontece através da manipulação da verdade, produção desenfreada de simulacros e coletivização das identidades. Esse é o livro referência para a produção cinematográfica. No filme, essas teorias são analisadas através da experiência dentro do programa de simulação, Matrix, criado pelas máquinas. Nesse sistema virtual, a mente está sujeita à escravidão já que é através dela que ocorrem os inputs e outputs de informação enviados para o cérebro para manter os seres humanos entorpecidos. Este artigo busca explicitar os pontos de conexão entre as duas obras e analisar como o conceito de intermidialidade auxilia na compreensão da transposição entre as duas mídias: a escrita e a produção cinematográfica. Por fim, observa-se que a relação entre as duas obras aqui citadas é um processo essencialmente de intermidialidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Leonello, Valéria Marli, Maria Madalena Januário Leite, Denise Maria De Almeida, and Cláudia Aparecida Dias. "Simulação como Estratégia para o Ensino de Administração em Enfermagem." Revista de Graduação USP 2, no. 2 (July 4, 2017): 157. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376x.v2i2p157-159.

Full text
Abstract:
Na enfermagem, a simulação pode ser utilizada como um recurso para o ensino de habilidades e atitudes relacionadas a instrumentos gerenciais fundamentais ao trabalho em saúde, entre elas as estratégias de negociação e conflito. Este relato de experiência descreve o uso da simulação como estratégia de ensino na disciplina Administração Aplicada à Enfermagem, do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Para realizar a simulação aqui tematizada, foram desenvolvidas estas etapas: construção do roteiro, montagem do cenário, definição dos participantes, desenvolvimento da simulação e debrifieng. A simulação alcançou seu objetivo ao colocar os discentes de Enfermagem próximos de uma situação real, permitindo a reflexão acerca de suas habilidades e atitudes na resolução de conflitos e negociação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Bordignon, Maiara, and Maria Inês Monteiro. "Uso da simulação na capacitação sobre violência no trabalho da enfermagem." Acta Paulista de Enfermagem 32, no. 3 (June 2019): 341–49. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201900047.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo Avaliar a aplicabilidade e os resultados do uso da simulação nos processos de capacitação de estudantes e profissionais de enfermagem sobre violência no trabalho. Métodos Revisão integrativa da literatura que seguiu recomendações metodológicas para responder à questão: a simulação pode ajudar estudantes e trabalhadores de enfermagem a lidarem com a violência no trabalho? Construiu-se estratégias de busca a partir de operadores booleanos e termos relacionadas à simulação e violência no trabalho, que foram inseridas ao CINAHL, MEDLINE e Proquest Central juntamente com os demais filtros. Dois revisores independentes selecionaram os estudos mediante critérios e houve análise do nível de evidência. Resultados Nove estudos foram selecionados e revelaram a flexibilidade da simulação pela possibilidade de utilizá-la com diferentes propósitos em capacitações. Identificou-se nos estudos que houve o uso de recursos variados de simulação, assim como a abordagem de diferentes tópicos de violência. Os cenários com pacientes ou agressores e a violência com origem no paciente foram os mais frequentes. Os estudos indicaram benefícios da simulação, mas nem todos os resultados foram consensuais. Conclusão A simulação é um recurso com potencial de ajudar estudantes e profissionais de enfermagem a lidarem com casos de violência no trabalho, prevenindo sua ocorrência ou reduzindo danos. Os estudos neste tema são recentes e várias necessidades de pesquisa emanam da aliança entre simulação e violência no trabalho, algumas das quais destacadas nesta revisão e que podem orientar a construção de evidências mais robustas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography