Academic literature on the topic 'Sinais de Áudio'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Sinais de Áudio.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Sinais de Áudio"

1

Conceição, Diego Henrique de Assis. "Tradução audiovisual: práticas de acessibilidade para cego no curso de graduação de fonoaudiologia da UNICAMP." Sínteses: Revista Eletrônica do SIMTEC, no. 6 (October 27, 2016): 111. http://dx.doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8298.

Full text
Abstract:
Os projetos de inclusão no contexto do ensino superior dentro de Universidades Públicas são frutos diretos de politicas educacionais inclusivas, iniciadas na década de 90, as quais obtiveram grande força para seu desenvolvimento a partir da Declaração de Salamanca, de 1994, que inaugura um novo olhar, para a inclusão, auxiliando a todos os estudantes que não se beneficiavam com o processo escolar. Instaurando o desafio de uma real inclusão, o qual para a pessoa cega é transposto, como a necessidade da transformação de tudo que se é visível em palpável e/ou audível, para que este consiga a construção de uma representação imagética, em sua memoria, do que esta sendo posto ao seu redor. Assim, a igualdade de oportunidade dentro da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) é desenvolvida de forma a respeitar as particularidades da pessoa cega, através de práticas pedagógicas inclusivas: como a adaptação de textos escritos em áudios, utilizando-se de sintetizadores de voz, confecção de representações de imagens e figuras em formato 2D, áudio-book e disponibilização do profissional Ledor/Audiodescritor. Serviços estes presentes no curso de graduação de Fonoaudiologia, a partir do ano de 2016, motivados pelo ingresso de um aluno cego, no referido curso. Tais recursos são oferecidas pela Pró - Reitoria de Graduação (PRG) da UNICAMP, através da ampliação dos serviços e atendimentos de sua Central de Tradutores e Interpretes de Língua de Sinais (Central TILS).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Amorim, Joni, and Mariana da Rocha Silva. "Produção de multimídia e acessibilidade em cursos de aprendizagem a distância." ETD - Educação Temática Digital 10, no. 2 (October 7, 2009): 355. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v10i2.993.

Full text
Abstract:
Estudantes online que são surdos podem encontrar diferentes barreiras em cursos baseados na Web incluindo falta de imagens relacionadas ao conteúdo em páginas tomadas por texto. As diferentes barreiras podem diminuir a compreensão para pessoas cuja primeira língua seja a linguagem de sinais ao invés da linguagem escrita, um desafio para pesquisadores e professores interessados em desenvolver conteúdo multimídia. A combinação de texto, imagem, áudio e vídeo foi potencializada devido à convergência digital e passa a caracterizar os textos virtuais. O uso de multimídia agora permite diferentes efeitos na elaboração de significados. Nesta perspectiva de mudanças constantes, este artigo busca discutir alguns dos muitos desafios para o oferecimento de Cursos de Graduação em larga escala, apresentando algumas das características dos Cursos de Graduação em Letras-Libras. Também se discute a acessibilidade de conteúdo educacional digital multimídia no contexto de um projeto em andamento na UNICAMP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Magno, Wictor C., Alberto E. P. de Araujo, Marcos A. Lucena, and Erivaldo Montarroyos. "Realizando experimentos didáticos com o sistema de som de um PC." Revista Brasileira de Ensino de Física 26, no. 2 (2004): 117–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-47442004000200006.

Full text
Abstract:
Apresentamos um sistema experimental simples e útil para ensino e aprendizagem em cursos de Física experimental. Desenvolvemos um sistema experimental com a ajuda de um computador pessoal que funciona ao mesmo tempo como um gerador de função e um conversor A/D, o qual pode ser usado como um osciloscópio digital de dois canais e um analisador de espectro, permitindo em tempo real a automação na aquisição de dados. Estudamos a resposta em frequência de um circuito oscilador RLC a uma excitação do tipo onda quadrada, onde a saída de áudio do PC foi usada para produzir uma forma de onda quadrada com frequência sintonizável, e sua placa de som para detectar os sinais AC de resposta do circuito. Usamos o circuito RLC como um susceptímetro AC para medir susceptibilidades magnéticas de amostras ferromagnéticas. Os dados experimentais estão em acordo com a previsão teórica da análise de Fourier. Estudamos ainda um sistema não linear constituído por um circuito caótico RLD.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Darroz, Luiz Marcelo, Leticia Piotroski Tyburski, and Alvaro Becker da Rosa. "O PAPEL DO TRADUTOR/INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS COMO MEDIADOR EM AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 11, no. 5 (August 8, 2020): 204–22. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v11i5.2236.

Full text
Abstract:
As instituições de ensino vêm promovendo debates e reflexões sobre a educação inclusiva, cuja legislação nacional é recente e provoca mudanças no sistema educacional quanto às atitudes sociais estabelecidas ao longo dos anos. Dentre essas mudanças estão as vinculadas às práticas pedagógicas, que demandam metodologias específicas e pertinentes a essa realidade. Além disso, torna-se necessário promover espaços para divulgação dessas metodologias junto aos professores, tanto em cursos de formação inicial como continuada. A situação apresentada circunscreve a investigação descrita neste artigo, cujo objetivo consiste em analisar aspectos do discurso do intérprete de Libras em aulas de Física, o que, muitas vezes, tem se tornado um desafio, considerando as especificidades e a complexidade da área. Para tanto, analisam-se as transcrições de áudio da fala de uma professora de Física em confronto com o discurso elaborado na língua de sinais pela intérprete. Tal análise permite identificar a pertinência na tradução dos exemplos utilizados pela professora de Física, entretanto, revela problemas em termos da discussão dos conceitos físicos envolvidos. Como resultado, o estudo aponta que o profissional em Libras que atua nessa mediação necessita estabelecer melhores aproximações com os professores das disciplinas específicas e que o estudo prévio possibilita alternativas de uma atuação mais eficaz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Freitas, Guilherme Gonçalves, Francisco José Quaresma de Figueiredo, and Artur Moraes da Costa. "A COLABORAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE ESCRITA DAS LÍNGUAS DE SINAIS (ELiS): O QUE PENSAM ALUNOS OUVINTES SOBRE O TRABALHO EM PARES?" Revista X 14, no. 4 (September 16, 2019): 277. http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v14i4.66103.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa, de caráter qualitativo, tem por objetivo verificar os benefícios da aprendizagem colaborativa durante a produção de textos escritos em Escrita das Línguas de Sinais (ELiS). Adotamos, como eixo orientador deste estudo, teorias sobre interação e sobre a aprendizagem colaborativa de línguas, e a investigação ocorreu na Universidade Federal de Goiás (UFG) com 6 alunos ouvintes do curso de licenciatura em Letras: Libras. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: entrevistas e gravações de áudio e vídeo das interações das quais os estudantes participaram. Assim, buscamos responder às seguintes perguntas: 1) Quais as percepções dos alunos quando escrevem em ELiS individualmente e quando escrevem com o colega?; 2) De que forma a produção de texto, numa perspectiva colaborativa, pode ajudar os alunos na escrita em ELiS? Os resultados mostram que, durante a produção em pares, os alunos mencionaram mais pontos positivos do que negativos, como por exemplo: oportunidade de troca de conhecimento; possibilidade de aumento da autoestima na aprendizagem de ELiS; oportunidade de correção e reflexão, entre outros. Desse modo, concluímos que a utilização da abordagem colaborativa durante as aulas de ELiS tem o potencial para criar um ambiente positivo para aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lemos Escola, João Paulo, Rodrigo Guido, Ivan Nunes Da Silva, Douglas Henrique Bottura Maccagnan, Alexandre de Moraes Cardoso, and Uender Souza. "Estado da arte no monitoramento acústico de Cicadidae em lavouras de café." Revista Macambira 5, no. 1 (June 18, 2021): e051007. http://dx.doi.org/10.35642/rm.v5i1.562.

Full text
Abstract:
As cigarras são uma praga-chave das lavouras de café com a característica marcante de emissão de sons. É de interesse do produtor o desenvolvimento de ferramentas para monitoramento das lavouras, buscando economia de recursos. Este trabalho realiza um levantamento bibliográfico dos trabalhos focados no monitoramento acústico de Cicadidae procurando soluções disponíveis para auxílio do produtor. Os resultados mostraram que a maioria dos trabalhos encontrados (52,3%) utiliza softwares em laboratório e apenas 4,7% utiliza algum software para monitoramento implantado em campo. Conclui-se, a partir desse dado, que essa pode ser uma importante lacuna a ser preenchida em trabalhos futuros, por meio do processamento digital de sinais de áudio em um possível dispositivo implantado em lavoura. Abstract: Cicadas are a key pest of coffee plantations with a marked sound emission characteristic. It is of interest to the producer to develop tools to monitor crops in order to save resources. This research performs a bibliographic survey of works focused on the acoustic monitoring of Cicadidae, in order to look for available solutions to help producers. The results showed that the majority of the works founded (52.3%) are related to the use of softwares in laboratory, and only 4.7% use some monitoring software implemented in the field. Therefore, that must be an important gap to be filled in future works, applying digital audio signal processing in a possible device implanted in a field. Keywords: Bioacoustics, Digital Audio Signal Processing, Monitoring.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bregagnollo, Gustavo Henrique, Djon Machado Lopes, Bruna Morais Barbosa, and Ana Maria Nunes de Faria Stamm. "Raciocínio Clínico de Estudantes de Medicina no Ciclo Básico." Revista Brasileira de Educação Médica 41, no. 1 (January 2017): 44–49. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v41n1rb20160014.

Full text
Abstract:
RESUMO Introdução As estratégias de raciocínio clínico têm como fundamento teórico os modelos hipotético-dedutivo e indutivo. O primeiro se baseia na geração de hipóteses a partir do conhecimento acerca das patologias, e o segundo, em generalizações com base nos dados do caso ou reconhecimento de padrão. O pensamento de um médico ou estudante pode ser avaliado por meio da técnica think aloud (TTA). Objetivos Identificar as estratégias de raciocínio clínico e a organização e conteúdo do conhecimento de acadêmicos de Medicina na resolução de um caso clínico protótipo em Clínica Médica por meio da aplicação da TTA. Método Estudo qualitativo realizado com estudantes de graduação em Medicina no final do ciclo básico em uma universidade pública brasileira ao longo de 2014. A partir da teoria dos protótipos e da percepção de 41 alunos sobre sinais, sintomas, síndromes e doenças típicas na Clínica Médica, construiu-se um caso clínico. A TTA foi aplicada individualmente a 30 estudantes, sorteados da amostra inicial, para obter a gravação em áudio da verbalização do processo de raciocínio frente ao caso apresentado. A transcrição das falas permitiu avaliar os textos por análise de conteúdo e identificar os processos de interpretação e combinação, bem como categorizar as estratégias de raciocínio. Foram ainda identificados os eixos semânticos, que foram classificados nas categorias de sintomas, sinais, síndromes, doenças, dados factuais e processos. Resultados Foram elaboradas 105 hipóteses diagnósticas principais (HDP), de 12 tipos distintos, identificadas como primárias, e 12 como secundárias, com média de 3,5 hipóteses principais por aluno. Na elaboração das HDP, predominou a estratégia Esquema-Indutivo (E-I) = 42,3%, seguida pelo Reconhecimento de Padrão (R-P) = 21,2%, Mista E-I (15,4%), Mista R-P (10,6%) e Hipotético-Dedutiva (10,6%). Quanto a organização e conteúdo do conhecimento, houve média de 12,9 eixos semânticos por aluno, 20,9 processos de interpretação e 6,8 de combinação. Conclusões A estratégia de raciocínio indutiva é predominante na elaboração de HDP entre acadêmicos de Medicina no final do ciclo básico. Os alunos apresentam uma rede semântica sólida e habilidade nos processos de interpretação, mas reduzida capacidade de associação quando comparados a médicos experientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cardoso, Brayna, and Regina Célia Fernandes Cruz. "ANÁLISE SOCIOFONÉTICA DO PORTUGUÊS FALADO EM SÃO LUÍS/MA COM BASE EM DADOS AMPER | SOCIOPHONETIC ANALYSIS OF PORTUGUESE SPOKEN IN SÃO LUÍS / MA BASED ON AMPER DATA." Estudos Linguísticos e Literários, no. 63 (October 3, 2019): 24. http://dx.doi.org/10.9771/ell.v0i63.33763.

Full text
Abstract:
<div class="page" title="Page 1"><div class="section"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>Resumo: </span><span>O artigo apresenta uma análise comparativa intradialetal do português falado em São Luís, com a finalidade de caracterizar o padrão entoacional da variedade, no que diz respeito as sentenças declarativas neutras e interrogativas totais. A teoria segue as concepções da Sociofonética (FELLONI, 2011), visto que empreende uma análise acústica da variação entoacional da variedade ludovicense com base nos dados AMPER-POR. Ao todo foram 1.836 dados analisados (51 sentenças x 2 modalidades x 3 melhores repetições x 6 locutores). A metodologia é composta das seguintes etapas: codificação das repetições; isolamento das repetições; segmentação automática dos sinais de áudio; extração das medidas acústicas das vogais e das médias dos parâmetros físicos controlados; seleção das 3 melhores repetições; normalização dos dados e produção de gráficos no R. Os resultados comprovam que, apenas a F0 atuou como fator determinante na discriminação da entoação modal, a duração e a intensidade atuaram mais com relação ao acento lexical, contudo, não foram fatores determinantes no que concerne à entoação modal.</span></p><div class="page" title="Page 2"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>Abstract: </span><span>The article presents an intradialetal comparative analysis of the Portuguese spoken in São Luís, with the purpose of characterizing the intonational pattern of the variety, with respect to the neutral declarative and total interrogative sentences. The theory follows the conceptions of Sociophonetic (FELLONI, 2011), since it undertakes an acoustic analysis of the intonational variation of the ludovic variety based on AMPER-POR data. In total, 1.836 data were analyzed (51 sentences x 2 modalities x 3 best repeats x 6 speakers). The methodology is composed of the following steps: repetition coding; isolation of replicates; automatic segmentation of audio signals; extraction of the acoustic measures of the vowels and the means of the controlled physical parameters; selection of the 3 best replicates; normalization of the data and production of graphs in the R. The results show that only F0 acted as a determining factor in the discrimination of modal intonation, duration and intensity acted more in relation to the lexical accent, however, were not determinant factors with respect to modal intonation. </span></p><p><span>Keywords</span><span>: Sociophonetic. Prosodic Analysis. Brazilian Portuguese. AMPER-POR project. São Luís. </span></p></div></div></div><p><span><br /></span></p><p> </p></div></div></div></div>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moi, M., I. A. Nääs, F. R. Caldara, I. C. L. A. Paz, R. G. Garcia, A. F. S. Cordeiro, and L. O. Seno. "Vocalização como indicativo do bem-estar de suínos submetidos a situações de estresse." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 67, no. 3 (June 2015): 837–45. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-7056.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com este trabalho estimar o bem-estar de suínos a partir de registros de sua vocalização, durante alojamento em granja comercial. Foram utilizados 150 suínos machos castrados, distribuídos aleatoriamente em cinco baias. Os suínos foram submetidos a diferentes situações de estresse: sede (sem acesso a água), fome (sem acesso ao alimento), estresse térmico (Índice de temperatura e umidade - ITU >74). Para o tratamento controle, os animais foram mantidos em situação de conforto, com acesso a alimento e água, e ambiente com ITU <70. Foram registrados os sinais acústicos a cada 30 minutos, durante período ininterrupto de três horas, totalizando seis coletas para cada situação de estresse. Os sinais foram digitalizados a uma frequência de até 44.100Hz, por um período de 3 minutos. Posteriormente, os áudios foram analisados pelo software Praat(r) 5.1.19. Os atributos gerados a partir desse software foram a energia do sinal (Pa²*s), amplitude máxima e amplitude mínima (Pa), a frequência de picht (Hz), a intensidade sonora (dB) e quatro níveis de formantes (F1; F2; F3 e F4), também chamados de harmônicas (Hz). Verificou-se que, dependendo do estímulo estressor e de sua duração, os atributos acústicos energia e intensidade do sinal, frequência de pitch e as formantes 2 e 4 apresentaram diferenciação. Os atributos sonoros da vocalização de suínos variam de maneira distinta em função do tipo e duração do estímulo estressante, funcionando, quando associados, como ferramenta eficiente para quantificar o grau de estresse dos animais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sousa Jr., Itamar V. de, José O. S. Miranda, Alexandro C. S. Nascimento, and Francisco R. V. Araújo. "Física experimental com Arduino: ondas em uma corda tensionada." Revista Brasileira de Ensino de Física 42 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2020-0177.

Full text
Abstract:
Resumo Neste trabalho foi desenvolvido um aparato para estudo do som emitido por cordas vibrantes utilizando a plataforma Arduino. Cordas de aço e nylon foram fixadas a um dispositivo que permitia aplicar uma força de tração às cordas e investigar a relação entre esta força e a frequência do som emitido utilizando em conjunto com o Arduino, respectivamente, um sensor de força baseado no módulo HX711 e um sensor de áudio baseado no circuito MAX4466. O sinal de áudio foi obtido a partir da conversão analógico-digital (A/D) da tensão elétrica no pino de saída do sensor de som. Para a obtenção de um sinal mais fidedigno, foram implementadas estratégias de programação que permitiram aumentar a velocidade de conversão A/D e diminuir o impacto da latência de comunicação Arduino-PC. Após análise espectral dos sinais de áudio, verificamos uma boa concordância entre previsões teóricas e os resultados obtidos experimentalmente mostrando, assim, que a abordagem adotada pode ser utilizada tanto no desenvolvimento de aulas experimentais como também na confecção de instrumentação para pesquisa na área de acústica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Sinais de Áudio"

1

Lucchi, Júlio César. "Síntese digital de sinais de áudio." Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 1992. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1786.

Full text
Abstract:
Nesta dissertação é estudada e proposta uma arquitetura voltada à geração de sons musicais através de técnicas da eletrônica digital. São apresentadas características dos sinais de áudio e descritas as técnicas de síntese de maior importância. É aplicada a técnica de síntese aditiva através do método "table lookup", onde propõe-se uma forma de interpolação rápida, por "hardware", para as amostras tabeladas. Com o uso de uma identidade trigonométrica são evitadas as operações de multiplicação no processamento das amostras do sinal. O desempenho da arquitetura proposta é simulado por computador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Becerra, Martinez Helard. "Métricas de qualidade para sinais áudio-visuais." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/16374.

Full text
Abstract:
Submitted by Guimaraes Jacqueline (jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2014-10-03T15:03:52Z No. of bitstreams: 1 2013_HeraldBecerraMartinez.pdf: 6285388 bytes, checksum: 7642f809beedcb792ef51101cd5b4663 (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2014-10-03T15:07:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_HeraldBecerraMartinez.pdf: 6285388 bytes, checksum: 7642f809beedcb792ef51101cd5b4663 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-10-03T15:07:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_HeraldBecerraMartinez.pdf: 6285388 bytes, checksum: 7642f809beedcb792ef51101cd5b4663 (MD5)
Nesta dissertação é estudada a avaliação da qualidade em sinais áudio-visuais, especificamente a avaliação subjetiva e objetiva de sinais em alta definição. O procedimento mais preciso para a aferição da qualidade é a avaliação utilizando experimentos psico-físicos (subjetivos) com observadores humanos. Esta metodologia demanda um longo período de tempo e um elevado custo operacional. Uma alternativa consiste em utilizar métricas objetivas para obter uma estimação da qualidade do sinal multimídia. As métricas objetivas podem ser classificadas segundo a quantidade de informação necessária para estimar a qualidade do sinal: (1) Referência Completa (FullReference (FR)), (2) Referência Reduzida (ReduceReference (RR)), e (3) Sem Referência (No-Reference(NR)). O objetivo desta dissertação é propor modelos de qualidade objetivos e subjetivos para sinais multimídia (áudio e vídeo), ou seja modelos áudio-visuais. Os modelos subjetivos são baseados nos dados experimentais, enquanto que os modelos objetivos (métricas FR e NR) são obtidos através de uma função de combinação de métricas de áudio e vídeo. São descritos os três experimentos psico-físicos realizados com o fim de estudar a relação entre as componentes de áudio e vídeo. Com o objetivo de obter um modelo áudio-visual objetivo, duas métricas sem-referência (NR) de áudio e vídeo foram propostas. Ao todo, são propostos neste trabalho três modelos subjetivos, três modelos objetivos com-referência (FR) e três modelos objetivos sem-referência (NR). Os resultados apresentados mostram que os modelos conseguem estimar os valores de qualidade áudio-visual de forma aceitável. O desempenho destes modelos foi comparado com o desempenho de propostas existentes na literatura. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this work, we studied audio-visual quality assessment models, focusing on the subjective and objective quality assessment of high de nition signals. The most accurate method to determine the quality of a video is by using psychophysical experiments with human subjects (subjective metrics). However, these kinds of methods are expensive and time-consuming. Objective metrics represent a good alternative for measuring video quality. They can be classi ed according to the amount of reference (original) information used to stimate the signal quality: Full Reference (FR), Reduced Reference (RR), and No-Reference (NR) metrics. The main objective of this dissertation is to propose subjective and objective quality models to calculate the quality of multimedia (audio and video) signals, i.e. audio-visual signals. Subjective models are designed by collecting data from psychophysical experiments; meanwhile, objective models (FR and NR metrics) use quality measures of audio and video (from an audiovisual signal) and combine them into a single measure. Three psychophysical experiments were performed, with the goal of studing the relation between the audio and video components of an audio-visual signal. Moreover, in order to model the audio-visual quality metrics, two quality metrics (NR) for audio and video were proposed. In sumary, we introduce three subjective models, three FR objective models, and three NR objective models to estimate the audio-visual quality of a signal. The performance of these models was compared with the performance of other metrics available in the literature.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nunes, Karoline Matias de Oliveira. "Inserção de marca d'água em sinais de áudio." Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2007. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=490.

Full text
Abstract:
Recentemente, sistemas de inserção de marca d'água digital foram propostos devido à necessidade de proteção da informação digital contra reprodução e distribuição. Este trabalho apresenta o algoritmo de Lie e Chang para inserir uma marca d'água em um sinal de áudio, ambos digitais, e propõe duas variações para este algoritmo. O esquema original é baseado nas alterações das amplitudes de duas seções de um grupo de amostras (Group of Samples - GoS) que contém três seções. Para embutir um bit em um GoS existem regras que são baseadas na média das amplitudes absolutas. Dependendo do bit que se deseja embutir as amplitudes das amostras de duas seções são modificadas. Após a inserção as amostras são submetidas ao teste do modelo psicoacústico para obedecer a um critério de qualidade que estabelece que 85% do sinal erro entre o sinal original e o sinal marcado deve estar abaixo de um limiar de audição no silêncio. Isto garante a imperceptibilidade da marca d'água ao ouvido humano. A primeira variação proposta para o algoritmo de Lie e Chang modifica as amplitudes das amostras ao alterar as três seções do GoS. Isto reduz a distorção introduzida pelo processo de marcação. O outro método propõe a substituição do limiar no silêncio no modelo psicoacústico pelo limiar com mascaramento. Esta proposta aumenta a robustez do sistema. Todos os métodos são testados em um conjunto com 3 músicas de estilos diferentes. O processo de extração consegue recuperar os bits da marca d'água sem erro. Os resultados mostram uma melhora no erro médio quadrático para a primeira proposta, para a segunda variação, por sua vez, observa-se uma melhora no limiar de proteção contra ataques.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Reis, Paulo Max Gil Innocencio. "Detecção robusta de adulteração em áudio explorando a forma analítica e o subespaço do sinais interferentes da rede elétrica." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/21669.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2016.
Submitted by Fernanda Percia França (fernandafranca@bce.unb.br) on 2016-08-24T20:05:58Z No. of bitstreams: 1 2016_PauloMaxGilInnocencioReis.pdf: 4145799 bytes, checksum: a906f484de27e45624aa85a6eefd6cdd (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2016-11-04T16:35:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_PauloMaxGilInnocencioReis.pdf: 4145799 bytes, checksum: a906f484de27e45624aa85a6eefd6cdd (MD5)
Made available in DSpace on 2016-11-04T16:35:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_PauloMaxGilInnocencioReis.pdf: 4145799 bytes, checksum: a906f484de27e45624aa85a6eefd6cdd (MD5)
Arquivos de áudio digital são uma importante fonte de vestígios e evidências relacionadas aos mais diversos crimes e conflitos. Seja por meio de gravações devidamente autorizadas pela autoridade judicial ou por gravações realizadas por um dos interlocutores em um diálogo, tais arquivos têm o potencial de serem determinantes em importantes decisões, uma vez que prestam-se a, via de regra, esclarecer algum aspecto da realidade dos fatos. Dessa forma, a autenticação dessa fonte de prova é uma tarefa muitas vezes necessária e crítica, porém ainda sujeita a muitos desafios. Com o objetivo de identificar edições em arquivos de áudio propõe-se uma técnica para detecção automática de adulterações em gravações de áudio por meio da constatação de variações anormais na frequência de oscilação de sinais interferentes da rede elétrica (ENF), eventualmente incorporados em um registro de áudio questionado. Variações anormais na ENF podem ocorrer como resultado de transições abruptas de fase decorrentes de inserções ou supressões de segmentos de áudio realizados durante o processo de edição. Dessa forma, propõe-se o estimador de ENF ESPRIT-Hilbert em conjunto com um detector de outliers baseado na curtose amostral da estimada ENF, do inglês ESPRIT-Hilbert ENF estimator in conjunction with an outlier detector based on the sample kurtosis of the estimated ENF (SPHINS). A técnica utiliza conjuntamente um estimador baseado na frequência instantânea obtida via transformada de Hilbert, e outro baseado na técnica ESPRIT. Calcula-se a curtose amostral das estimativas da ENF como medida do grau de anomalia da ENF, compondo-se um vetor de características que é aplicado a um classificador de máquinas de vetores de suporte (SVM), devidamente treinado a partir de uma base de dados conhecida para indicar a presença de edições. O método proposto tem seus resultados validados utilizando uma base de dados que contém 100 gravações telefônicas autorizadas de áudios não editados, e 100 gravações telefônicas de áudios editados. Os resultados obtidos são comparados com trabalhos correlatos anteriores. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Digital audio recordings are an important source of evidences related to various crimes and conflicts. Whether through recordings duly authorized by a judicial authority or made by one of the parties in a dialogue, such files have the potential to be crucial in important decisions since they contribute to clarify some aspects of reality. Thus, the authentication of this source of evidence is often a necessary and critical task, but still subject to many challenges. In order to identify audio tampering we propose a technique to detect adulterations in audio recordings by exploiting abnormal variations in the Electric Network Frequency (ENF) signal eventually embedded in a questioned audio recording. These abnormal variations may be caused by abrupt phase discontinuities due to insertions and suppressions of audio segments during the tampering task. Thus, we propose the ESPRIT-Hilbert ENF estimator in conjunction with an outlier detection based on the sample kurtosis of the estimated ENF (SPHINS). The technique uses a joint estimate of ENF by two methods, one based in the Hilbert Transform, and the other in the ESPRIT approach. It calculates the sample kurtosis of the estimates as a measure of outlierness, computing a feature vector applied to a Support Vector Machine (SVM) classifier to indicate the presence of tampering. The proposed scheme is validated using an audio database with 100 edited and 100 unedited authorized audio recordings of phone calls. The results obtained are further compared with previous related works.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Moreto, Fernando Alves de Lima. "Análise de componentes independentes aplicada à separação de sinais de áudio." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-30052008-133011/.

Full text
Abstract:
Este trabalho estuda o modelo de análise em componentes independentes (ICA) para misturas instantâneas, aplicado na separação de sinais de áudio. Três algoritmos de separação de misturas instantâneas são avaliados: FastICA, PP (Projection Pursuit) e PearsonICA; possuindo dois princípios básicos em comum: as fontes devem ser independentes estatisticamente e não-Gaussianas. Para analisar a capacidade de separação dos algoritmos foram realizados dois grupos de experimentos. No primeiro grupo foram geradas misturas instantâneas, sinteticamente, a partir de sinais de áudio pré-definidos. Além disso, foram geradas misturas instantâneas a partir de sinais com características específicas, também geradas sinteticamente, para avaliar o comportamento dos algoritmos em situações específicas. Para o segundo grupo foram geradas misturas convolutivas no laboratório de acústica do LPS. Foi proposto o algoritmo PP, baseado no método de Busca de Projeções comumente usado em sistemas de exploração e classificação, para separação de múltiplas fontes como alternativa ao modelo ICA. Embora o método PP proposto possa ser utilizado para separação de fontes, ele não pode ser considerado um método ICA e não é garantida a extração das fontes. Finalmente, os experimentos validam os algoritmos estudados.
This work studies Independent Component Analysis (ICA) for instantaneous mixtures, applied to audio signal (source) separation. Three instantaneous mixture separation algorithms are considered: FastICA, PP (Projection Pursuit) and PearsonICA, presenting two common basic principles: sources must be statistically independent and non-Gaussian. In order to analyze each algorithm separation capability, two groups of experiments were carried out. In the first group, instantaneous mixtures were generated synthetically from predefined audio signals. Moreover, instantaneous mixtures were generated from specific signal generated with special features, synthetically, enabling the behavior analysis of the algorithms. In the second group, convolutive mixtures were probed in the acoustics laboratory of LPS at EPUSP. The PP algorithm is proposed, based on the Projection Pursuit technique usually applied in exploratory and clustering environments, for separation of multiple sources as an alternative to conventional ICA. Although the PP algorithm proposed could be applied to separate sources, it couldnt be considered an ICA method, and source extraction is not guaranteed. Finally, experiments validate the studied algorithms.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues, João Manuel de Oliveira e. Silva. "Codificação digital de áudio baseada em retroadaptação perceptual." Doctoral thesis, Universidade de Aveiro, 2004. http://hdl.handle.net/10773/2221.

Full text
Abstract:
Doutoramento em Engenharia Electrónica
Faz-se uma análise do problema da codificação digital de sinais áudio de alta qualidade e identifica-se o princípio de codificação perceptual como a solução mais satisfatória. Apresenta-se uma síntese dos sistemas de codificação perceptual encontrados na literatura, e identificam-se, comparam-se e relacionam-se as técnicas usadas em cada um. Pela sua relevância para a codificação de áudio, faz-se um estudo mais aprofundado das transformadas e bancos de filtros multifrequência, da quantização, dos códigos reversíveis e dos modelos matemáticos da percepção auditiva. Propõe-se um sistema de codificação composto por um banco de filtros multi-resolução, quantizadores logarítmicos adaptativos, codificação aritmética, e um modelo psicoacústico explícito para adaptar os quantizadores de acordo com critérios perceptuais. Ao contrário de outros codificadores perceptuais, o sistema proposto é retroadaptativo, isto é: a adaptação depende exclusivamente de amostras já quantizadas, e não do sinal original. Discutimos as vantagens do uso de retroadaptação e mostramos que esta técnica pode ser aplicada com sucesso à codificação perceptual.
The problem of digital coding of high quality audio signals is analised, and the principles of perceptual coding are identified as the most satisfactory approach. We present a synthesis of the perceptual coding systems found in the literature, and we identify, compare and relate the techniques used in each one. Given their relevance for audio coding, transforms and multifrequency filter banks as well as quantization, lossless coding, and mathematical models of auditory perception are subject to a more thorough study. We propose a coding system consisting of a multirate filter bank, logarithmic quantizers, arithmetic entropy coding and an explicit psychoacoustic model to adapt the quantization according to perceptual considerations. Unlike other perceptual coders, the proposed system is backward-adaptive, that is: adaptation depends exclusively on already quantized samples, not on the original signal. We discuss the advantages of backward-adaptation and show that it can be successfully applied to perceptual coding.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cubas, Heiner Grover Alarcón. "Projeto de um modulador sigma-delta de baixo consumo para sinais de áudio." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18155/tde-01072013-104920/.

Full text
Abstract:
Este trabalho descreve o projeto de um modulador Analógico-Digital (A/D) Sigma-Delta de 16 bits (98 dB de SNR) de baixo consumo em tecnologia CMOS para a aquisição de sinais de áudio. Para projetar o modulador foi utilizada a metodologia top down, a qual consiste em projetar desde o nível de sistema até os blocos básicos em nível de transistores. O sistema foi analizado e projetado utilizando equacões e modelos comportamentais para obter as especificações de cada bloco do modulador. Considerando um baixo consumo de potência foi escolhida a topologia CIFF (do inglês Chain of Integrator with FeedForward) de terceira ordem e quatro bits implementado com capacitores chaveados. O modulador projetado é composto por três integradores chaveados, um somador analógico, um weigthed DAC e um quantizador de quatro bits. A técnica de Chopper é incluida no modulador para diminuir o ruído Flicker na entrada do modulador. Os blocos de maior consumo dentro do modulador são as OTAs. Por esta razão eles são projetados utilizando a metodologia gm/ID reduzindo assim o consumo de potência. O projeto foi realizado na tecnologia IBM 0,18 \'mü\'m sendo utilizado o simulador spectre do Cadence. O modulador Sigma-Delta atinge um SNR de 98 dB para uma banda de 20 kHz e um consumo de potência de 2,4 mW para uma fonte de alimentação de 1,8 V.
This work describes the design of a 16 bits low power Sigma-Delta modulator (98 dB SNR) in a CMOS technology for the acquisition of audio signals. To design the modulator it was used the top-down methodology, which consists on the design from system level to the transistor-level basic blocks. The system was analyzed and designed using behavioral models and equations to obtain the specifications of each block of the modulator. Considering a low power consumption it was chosen a third-order four bits CIFF topology (Chain Integrator with feedforward) implemented with switched capacitors. The modulator is composed by three integrators, one analog adder, one weigthed DAC and one four bit quantizer. The Chopper technique is included in the modulator to reduce the Flicker noise at the input of the modulator. The blocks of higher consumption within the modulator are the OTAs. Hence, they was designed using the methodology gm/ID to reduce power consumption. It was designed on the 0.18 \'mü\'m IBM technology and using the Cadence Spectre simulator. The Sigma-Delta modulator achieves a SNR of 98 dB for a bandwidth of 20 kHz and a power consumption of 2.4 mW with a 1.8 V power supply.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

CASIERRA, Jinnett Pamela Carrion. "Implementação de um sistema esteganográfico para inserção de textos em sinais de áudio." Universidade Federal de Pernambuco, 2009. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5409.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T17:39:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo6866_1.pdf: 1749281 bytes, checksum: 54338dde5012e86da31feb93e4e2892e (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2009
A arte de ocultar uma mensagem dentro de outro objeto é conhecida como Esteganografia. Detalham-se técnicas convencionais para ocultação de mensagens e propõese uma nova abordagem. Este novo método de esteganografia em dois passos combina a cifragem do texto-pleno através de um criptossistema padrão, seguido pela imersão dos dados cifrados no arquivo de áudio. O trabalho enfoca-se na inserção de textos curtos em arquivos com formato wav a entrada dos dados é realizada nas componentes que resultam da transformação do sinal mediante as transformadas de wavelet. O objetivo é introduzir dados de forma quase transparente, de tal maneira que a detecção por terceiros seja pouco provável, como também para garantir a recuperação praticamente inalterável dos dados. O áudio é decomposto em doze níveis mediante a escolha de uma wavelet-mãe, os dados são codificados e ocultados nos diferentes níveis segundo o critério do usuário. Para um melhor espalhamento dos dados em cada nível são utilizadas senhas alfanuméricas de tamanho proporcional à quantidade de caracteres ingressados em cada um dos níveis. A implementação computacional foi realizada no Matlab® e simulações com arquivos de áudio de diferentes tamanhos foram realizadas. Mudanças nos arquivos de áudio após a inserção dos dados foram medidas. Baseadas no esquema da Esteganografia, aplicações comerciais podem ser desenvolvidas para garantir a autenticidade dos arquivos, assim como a proteção de direitos autorais em arquivos digitais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Setubal, Phabio Junckes. "Classificação de sinais de áudio com ênfase na segmentação do canto dentro de sinais de música baseada em análise harmônica." Florianópolis, SC, 2004. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86867.

Full text
Abstract:
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Made available in DSpace on 2012-10-21T11:30:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 212259.pdf: 2419766 bytes, checksum: 59a3b2dc3c314557116536d0f0440000 (MD5)
A área de pesquisa conhecida como classificação de sinais de áudio busca realizar a identificação automática das classes de áudio (fala, música, ruído, canto, dentre outras). Inicialmente, o objetivo deste trabalho é apresentar o estado-da-arte nessa área de pesquisa e discutir a sua estrutura padrão de diagrama em blocos. Atenção especial é dada à etapa de extração de parâmetros. Posteriormente, o objetivo do trabalho adquire caráter de inovação científica, concentrando-se no tema específico de segmentação do canto dentro de sinais de música. A abordagem proposta baseia-se na diferença entre o conteúdo harmônico dos sinais de canto e de instrumentos musicais, observadas através de análise visual do espectrograma. Os resultados obtidos são comparados com os de outra técnica proposta na literatura, usando o mesmo banco de dados. Mesmo considerando um método de medida de desempenho mais criterioso, a taxa de acerto obtida situa-se na mesma faixa da técnica usada como comparação, em torno de 80%. Como vantagem, a abordagem aqui proposta apresenta menor complexidade computacional. Adicionalmente, permite discriminar os diferentes tipos de erro envolvidos no processo de segmentação, sugerindo alternativas para reduzi-los, quando possível. Finalmente, a partir do algoritmo proposto, é realizado um primeiro experimento com o objetivo de separar os sinais de canto de instrumentos musicais dentro de um sinal de música. Os resultados subjetivos obtidos indicam que o processo de separação proposto opera satisfatoriamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

BIANCA, F. G. "Avaliação de Técnicas Espectrais Aplicadas à Remoção de Ruído em Sinais de Áudio Musical." Universidade Federal do Espírito Santo, 2009. http://repositorio.ufes.br/handle/10/4076.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-29T15:32:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_2765_DissertacaoMestradoFlavioGiraldeliBianca.pdf: 3420519 bytes, checksum: 19a61f125c0183ac951b95c5d99b66b2 (MD5) Previous issue date: 2009-12-18
O objetivo deste trabalho é avaliar técnicas de melhoria de um sinal de áudio corrompido por ruídos de natureza não estacionária. Serão estudadas técnicas baseadas em transformadas wavelets ortogonais e não ortogonais, avaliando-se o fenômeno da blocagem e regularidade da transformação e seus efeitos em sinais, comparando-se também o custo computacional de cada transformação. A abordagem por wavelets será comparada com uma abordagem baseada em modelos de alta ordem estatística, a fim de se discutir a melhor alternativa no que tange a custos e desempenho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Conference papers on the topic "Sinais de Áudio"

1

Frigotto, Rodrigo, and Alexandre Pohl. "Análise da Qualidade de Áudio no Serviço Móvel Aeronáutico." In XXXVI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais. Sociedade Brasileira de Telecomunicações, 2018. http://dx.doi.org/10.14209/sbrt.2018.198.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Jr., Mario, and Juliano Lima. "Uma Técnica para Ocultação de Partituras Musicais em Sinais de Áudio." In XXXIII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações. Sociedade Brasileira de Telecomunicações, 2015. http://dx.doi.org/10.14209/sbrt.2015.166.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nunes, Karoline, and Marcelo Pinho. "Marca d´Água no Domínio do Tempo para Sinais de Áudio." In XXVI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações. Sociedade Brasileira de Telecomunicações, 2008. http://dx.doi.org/10.14209/sbrt.2008.42616.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cavalcante, Anselmo, Leonardo Lopes, Michel Dias, Silvana Costa, and Suzete Correia. "Análise dos efeitos dos codecs de áudio na avaliação de desvios vocais." In XXXV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais. Sociedade Brasileira de Telecomunicações, 2017. http://dx.doi.org/10.14209/sbrt.2017.64.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

De Araújo Filho, Luiz Carlos Silva, and Carlos Maurício Seródio Figueiredo. "Arquitetura embarcável para detecção de eventos sonoros utilizando inteligência artificial." In Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbcup.2020.11227.

Full text
Abstract:
Técnicas de Aprendizado de Máquina têm revolucionado as aplicações de monitoramento em ambientes inteligentes, seja qual for o tipo da grandeza monitorada. Este artigo propõe um pipeline de detecção de eventos baseado em sinais de áudio. Tal solução parte do problema de que o monitoramento de ambientes reais deve conter áudios de interesse e áudios desconhecidos, em sequências de sons muito variáveis, trazendo a necessidade de combinar diferentes técnicas de aprendizado em um só modelo. Particularmente, propomos a combinação técnicas de detecção de anomalia, seguida de classificadores de trechos de áudios e, posteriormente, um classificador final para sequências de eventos de interesse. Ainda, avaliamos o desempenho de tal modelo em uma plataforma embarcada. Resultados mostram a viabilidade do modelo, com acurácia geral de 93,75% sobre um dataset de teste, e tempo de predição de 0,45s em plataforma embarcada popular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Melo, Dirceu De Freitas Piedade. "Análise de flutuações de variância em sinais de áudio agrupados por gênero musical." In DINCON 2013 – Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações. SBMAC, 2013. http://dx.doi.org/10.5540/03.2013.001.01.0119.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

de Souza Hermont, Iam Kim, Marcelo Brites, Felipe Ramos de Mello, and João Kanieski. "TEORIA DE FILTRAGEM ÓTIMA APLICADA A REDUÇÃO DE RUÍDO EM SINAIS DE ÁUDIO." In XXVIII ENCONTRO DA SOBRAC. Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/sobrac-87161.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Frozza, Ana Carolina, Diego Bertolini, Juliano Henrique Foleiss, and Rodrigo Hübner. "Detecção de Acordes Musicais por meio de Informações Espectrais." In Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/latinoware.2019.10330.

Full text
Abstract:
Músicos e cientistas musicais necessitam cada vez mais de ferramentas computacionais que auxiliem em seus trabalhos. Um exemplo disso são ferramentas que reconheçam propriedades de forma automática na música. O intuito deste trabalho é a realização da detecção de acordes por meio de informações espectrais. A estrutura básica do projeto envolve sinais de áudio convertidos para o domínio da frequência, resultando no espectro de potência do sinal. Este então foi utilizado para extração dos valores do vetor de notas, que foram usados posteriormente como entrada para a classificação dos acordes referente ao áudio de entrada, gerando assim a cifra da música tocada como saída. Os resultados experimentais foram satisfatórios, a fidelidade do sistema de detecção alcançou para o melhor cenário 90% de acerto gerando uma média de 80% de acerto para todas as amostras avaliadas. Esta discrepância de resultados não ocorreu devido ao processo de reconhecimento, mas sim ao formato habitual com que os músicos executam estes acorde e o ambiente no qual foram gravados. Este trabalho, com seus resultados práticos, poderá servir como referência para outros que envolvam tópicos relacionados, como por exemplo, percepção computacional da música ou processamento digital de sinais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bueno, Sergio V., Romis R. F. Attux, and Everton Z. Nadalin. "PRÉ-PROCESSAMENTO EM SINAIS DE ÁUDIO PARA REDES NEURAIS CONVOLUCIONAIS EM DETECÇÃO DE ATIVIDADE DE VOZ." In XXVIII ENCONTRO DA SOBRAC. Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/sobrac-87141.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Porto, Ana Carolina, and Sidney Bruce Shiki. "Análise do desgaste em ferramentas de corte a partir de processamento de sinais de áudio provenientes de dispositivos móveis." In CREEM2020. ABCM, 2020. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.creem2020.cre2020-0077.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography