To see the other types of publications on this topic, follow the link: Sindicalismo - São Bernardo do Campo (SP).

Journal articles on the topic 'Sindicalismo - São Bernardo do Campo (SP)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Sindicalismo - São Bernardo do Campo (SP).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Guedes Ladosky, Mario Henrique, and Roberto Véras de Oliveira. "OS TRABALHADORES CANAVIEIROS DE PERNAMBUCO E O “NOVO SINDICALISMO”." REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - POLÍTICA & TRABALHO, no. 52 (October 8, 2020): 71–86. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.37v1n52.51698.

Full text
Abstract:
As greves ocorridas entre 1978 e os primeiros anos da década de 1980 projetaram o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema (SP) e a figura de Luís Inácio Lula da Silva como expressões de um novo campo de referência no sindicalismo brasileiro, conhecido como “novo sindicalismo”, tendo sido essa a matriz para a criação do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). No mesmo período, no Nordeste do país, na tradicional plantation de cana-de-açúcar, os trabalhadores vinham rearticulando uma história de lutas que havia tido importante expressão no período pré-64 e que não tinha sido completamente interrompida durante o regime militar. A greve dos canavieiros de Pernambuco, em 1979, foi um marco na retomada da luta sindical no campo. Entretanto o ciclo de greves de canavieiros no Nordeste, que se estendeu até meados dos 1980, não alcançou a mesma repercussão política e relevância acadêmica que as greves do ABC e o “novo sindicalismo”, sobre os quais os estudos de John Humphrey, Amnéris Maroni, Ricardo Antunes, Laís Abramo, Iram Jácome Rodrigues, entre outros, debateram acerca de seus desdobramentos políticos. Este artigo retoma a memória das greves dos canavieiros de Pernambuco e as práticas sindicais que a elas estiveram associadas, procurando discutir seus significados para a trajetória do sindicalismo brasileiro desde então. Busca-se revisitar as interpretações produzidas sobre aqueles acontecimentos, de modo a levantar algumas problematizações, sobretudo em relação ao tema do “novo sindicalismo”. Palavras-chave: Greves. Canavieiros. Pernambuco. Sindicalismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Da Cruz, Rodrigo Ayupe. "Circuito Sultan Yaccoub (Líbano) - São Bernardo do Campo (Brasil): Fluxos de uma comunidade muçulmana transnacional." Revista Territórios e Fronteiras 13, no. 2 (April 1, 2021): 115–36. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v13i2.1024.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar a dinâmica das conexões transnacionais entre o vilarejo libanês de Sultan Yaccoub, localizado no Vale do Bekaa, e a comunidade de imigrantes e descendentes estabelecidos em São Bernardo do Campo – SP, cidade que atrai grande parte desses libaneses. A pesquisa foi realizada no ano de 2016 (Sultan Yaccoub) e em 2019 (São Bernardo), a partir do trabalho de campo in loco e da metodologia da História Oral. O resultado desse estudo afirma que essas conexões transnacionais configuram um tipo de circuito imigratório que é sustentado por meio de fluxos humanos, fluxos econômicos e fluxos culturais que se articulam e se movimentam constantemente nas duas direções (Líbano e Brasil) e contribuem para a manutenção de uma comunidade muçulmana transnacional formada por esses imigrantes e descendentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Araujo, Paula Lopes de, Luciana Gomes Beber, Eduardo José Molina, Marina Gonzalbo Cornieri, and Gabriela Oliveira. "PROGRAMA PESQUEIRO SUSTENTÁVEL: OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA GESTÃO AMBIENTAL EM SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 5, no. 2 (November 16, 2016): 487. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v5e22016487-502.

Full text
Abstract:
Diversas atividades de lazer ligadas ao meio ambiente surgiram e se desenvolveram nos últimos anos. A quantidade e diversidade de empreendimentos aumentaram significativamente. Dentre tais atividades, destaca-se, em São Bernardo do Campo - SP, a da pesca esportiva, conhecida também como pesque e pague. Essa atividade, que tem potencial de geração de renda ligada ao lazer, em espaços com paisagem natural, deve atender determinados critérios para que seja sustentável enquanto empreendimento. Sob essa perspectiva foi criado, em 2013, o programa “Pesqueiro Sustentável”, no âmbito dos trabalhos da Secretaria de Gestão Ambiental da Prefeitura de São Bernardo do Campo. Foram realizados estudos que levaram à definição de parâmetros para avaliação dos pesqueiros após o atendimento de critérios que visam melhorias sociais, econômicas e ambientais. Os resultados parciais mostram que as ações, palestras, cursos e trabalhos já realizados culminaram em retornos positivos no curto prazo, como adequação da infraestrutura, melhor organização do espaço, maior cuidado com a higiene e limpeza dos pesqueiros. Entretanto, ainda existem diversos aspectos diagnosticados que precisam de melhorias, principalmente na área ambiental, dependendo, para isso, não só do apoio do poder público, mas também de iniciativa e proatividade por parte dos proprietários dos empreendimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Taniguti, Gustavo Takeshy. "Práticas sindicais na Toyota do Brasil: os casos de São Bernardo do Campo (SP) e Indaiatuba (SP)." Plural (São Paulo. Online) 16, no. 2 (December 8, 2009): 33. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2009.74594.

Full text
Abstract:
<p>Este texto analisa as formas pelas quais os sindicatos metalúrgicos de duas unidades produtivas de uma mesma empresa automobilística organizaram suas ações a partir de um contexto de grandes mudanças, iniciado a partir da década de 1990. São objetos de análise os trabalhadores de duas unidades da Toyota Motors Co. do Brasil: a de São Bernardo do Campo, localizada na região do ABC paulista, e a de Indaiatuba, localizada na região de Campinas-SP. Procurou-se colocar em discussão as práticas do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, localizado em uma tradicional região industrial, e também as do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, que representa um novo território produtivo brasileiro. No contexto das recentes transformações ocorridas no setor automotivo brasileiro, especialmente a partir da década de 1990, as estratégias de racionalização do processo produtivo desconfiguraram as formas tradicionais de ação sindical e de organização do trabalho, fazendo com que os atores sociais se repensassem nesse contexto de mudanças.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Breve, Michel Anderson, Romário Oliveira de Sant'ana, Amanda Almeida Gomes Dantas, and Sueli Aparecida Moreira. "Educação Ambiental e nutricional através da horta escolar em escola pública de São Bernardo do Campo (SP)." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 16, no. 4 (August 1, 2021): 475–96. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11101.

Full text
Abstract:
A horta escolar constitui espaço de ensino de educação nutricional e ambiental, aproximando a sala de aula aos processos da natureza. Então, programou-se uma horta orgânica (agroecológica) com o objetivo de contextualizar o ensino interdisciplinar durante a percepção sobre a origem dos alimentos. A pesquisa foi realizada por meio de observação participante em escola pública do município de São Bernardo do Campo, com alunos do 6º ano do ensino fundamental. A horta desempenhou um papel de suporte no processo de aprendizagem nas disciplinas de Geografia, História, Matemática e Ciências. O principal desafio encontrado foi implementar o projeto da horta ao currículo e incorporá-lo à rotina escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Barbosa, Leonardo da Silva. "Memórias Blindadas." ÎANDÉ : Ciências e Humanidades 2, no. 2 (September 30, 2018): 41–50. http://dx.doi.org/10.36942/iande.v2i2.77.

Full text
Abstract:
Especialmente nas últimas décadas, tem-se visto, nas principais cidades brasileiras, uma maior valorização do patrimônio histórico, cultural, bem como equipamentos de lazer. Para além do potencial atrativo turístico destes objetos, com o uso e presença constante no cotidiano dos habitantes destes centros, tende-se a formar vínculos de afeto. O presente ensaio etnográfico, então, busca compreender como se dá a relação dos sujeitos próximos (moradores ou não) a um equipamento de lazer (e patrimônio histórico-cultural) importante do município de São Bernardo do Campo (SP): a Cidade da Criança. Por meio de entrevistas com moradores e trabalhadores locais, percebem-se relações e vínculos distintos, dependendo do papel exercido no território. In the last decades, it has been seen, in the main Brazilian cities, a greater appreciation of historical and cultural patrimony as well as leisure facilities. In addition to the touristic attraction potential of these objects, with the constant use and presence in the daily life it tends to form bonds of affection with the inhabitants of these centers. The present ethnographic essay, then, seeks to understand the relationship of an important leisure equipment (and historical and cultural patrimony as well) of São Bernardo do Campo (SP) with its closest neighbours (residents or not). Through interviews with local residents and workers, different relationships and links are perceived, depending on the role played in the territory.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barbosa, Maria Teresa Gomes, Mara Bastos Medina, and José Alberto Castañon. "PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DA MOBILIDADE CICLOVIÁRIA DO NOVO CAMPUS UNIVERSITÁRIO FEDERAL DA UFABC, SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP)." Revista CIATEC-UPF 10, no. 1 (May 1, 2018): 17–30. http://dx.doi.org/10.5335/ciatec.v10i1.7906.

Full text
Abstract:
As bicicletas são ideais para realizar viagens de curtas e medias distâncias e se apresentam como proposta que colabora com a mobilidade sustentável resultando em benefícios para meio ambiente e para os usuários. Considerando que as universidades são polo gerador de pesquisas e inovações, estas tendem a impulsionar o uso dos modos de transportes ativos, implantando infraestrutura adequada e adotando políticas de incentivo ao uso dos transportes não motorizados entre seu público. Este trabalho objetiva investigar as dificuldades e facilidades do emprego desse meio de transporte através da análise da infraestrutura cicloviária do campus da UFABC e sua relação com a malha viária dos bairros adjacentes. Para tanto, empregaram-se as ferramentas computacionais Google Street View e Google Earth no estudo da elaboração de proposta de implementação de uma malha cicloviária no entorno deste estudo de caso possibilitando a sugestão de rotas de viagens mais adequadas aos usuários. Como resultado este trabalho pretende contribuir para a solução de problemas de congestionamento, poluição do ar e ocupação do solo quando são destinadas grandes áreas reservadas a vagas de estacionamento para veículos automotores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Begalli, Maira, Simone Rodrigues de Freitas, and Leonardo Freire de Mello. "O gradiente de permissividade e restrição à ocupação (GPRO) como alternativa para o distrito do Riacho Grande, em São Bernardo do Campo - SP." COLÓQUIO 14, no. 2 (January 31, 2018): 11. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v14i2.715.

Full text
Abstract:
Riacho Grande é distrito do município de São Bernardo do Campo (SBC) e encontra-se localizado na Região do Grande ABC, no setor sudeste da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Possui doze bairros, sendo dez rurais e dois urbanos, totalmente inseridos na Área de Proteção de Manancial da Billings, fato que contribui significativamente para a manutenção dos ciclos biológicos e para a prestação de serviços ambientais no estado de São Paulo. O Gradiente de Permissividade e Restrição à Ocupação (GPRO) sugere escalas de uso e ocupação ao zoneamento proposto, considerando as demandas da população local à preservação do manancial, determinando diretrizes para recuperação de APP's, além dos tamanhos e tipos de edificações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nogueira, Fernando Rocha, Vanessa Elias de Oliveira, and Katia Canil. "Políticas públicas regionais para gestão de riscos: o processo de implementação no ABC, SP." Ambiente & Sociedade 17, no. 4 (December 2014): 177–94. http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422asoc1100v1742014.

Full text
Abstract:
O impacto dos desastres associados a episódios pluviométricos extremos ocorridos em Santa Catarina (2008) e Rio de Janeiro (2010 e 2011) motivou importantes avanços legais e institucionais na incorporação da temática de gestão de riscos de desastres (GRD) à agenda governamental: a Lei 12608/2012 e um conjunto de ações em nível federal, que configuraram importante salto qualitativo na gestão de riscos de desastres no país. Nesse sentido, esse artigo aborda experiências no território brasileiro que exerceram papel importante na construção de um marco nacional da política pública de gestão de riscos, destacando os trabalhos na região do Grande ABC (SP), envolvendo sete municípios: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, e que são realizados por meio de uma articulação regional que foge à regra no Brasil, buscando atuar de forma cooperada na gestão de riscos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Maurício Corrêa da, Fábia Jaiany Viana de Souza, and José Dionísio Gomes da Silva. "Ranking de Desempenho na Execução Orçamentária da Despesa em Funções de Governo em Municípios: Avaliação em um Único Índice (2002-2014)." Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI 4, no. 1 (March 31, 2017): 37. http://dx.doi.org/10.26694/2358.1735.2017.v4ed15637.

Full text
Abstract:
O objetivo desta investigação é avaliar o desempenho na execução orçamentária da despesa em funções de governo de competência dos gestores públicos dos 50 municípios mais populosos brasileiros no ano de 2013, a partir do IDFG (Índice de Desempenho de Funções de Governo) dos anos de 2002 a 2014, com a utilização da Análise de Componentes Principais (ACP), a fim de elaborar um único e estabelecer o ranking de desempenho. Foi utilizado o método de pesquisa empírico-analítico com o suporte das Teorias da Escolha Pública, Agência e da Medição. Os resultados evidenciaram com base no Índice de Desempenho de Funções de Governo único (2002 a 2014), que os municípios de São Bernardo do Campo (SP), seguido de Santos (SP) e São Paulo (SP) obtiveram as primeiras posições no ranking de desempenho na execução orçamentária da despesa em funções de governo (mais eficientes). Nas últimas posições (piores desempenhos) ficaram os municípios de Carapicuíba (SP), 48ª posição; Aparecida de Goiânia (GO), 49ª e na última posição (50ª), o município de São Gonçalo (RJ).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Barbosa, Liliane Araujo, and José Carlos Vaz. "Arranjos institucionais e capacidades de governo em processos participativos de urbanização: o caso de São Bernardo do Campo-SP." Revista do Serviço Público 70, no. 1 (April 8, 2019): 35–58. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v70i1.3331.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas, os projetos urbanos e habitacionais passaram a prever a participação da população nas intervenções. Iniciativas como os projetos de urbanização do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal brasileiro fortaleceram essa tendência, estimulando a criação de arranjos federativos e institucionais no interior dos municípios para possibilitar sua implantação, ensejando o protagonismo social e a inclusão dos moradores no processo. A complexidade dessas iniciativas requer dos municípios capacidades para implementar políticas habitacionais que tenham a participação popular como item indispensável em sua consecução. Este artigo busca identificar e analisar quais são essas capacidades relacionadas ao arranjo institucional adotado, a partir da construção e implementação do Projeto de Urbanização PAC Alvarenga, que inclui a área de reassentamento do Conjunto Habitacional Três Marias, em São Bernardo do Campo, por meio da metodologia de estudo de caso. As capacidades encontradas foram organizadas em quatro categorias: capacidades políticas, técnicas, administrativas e institucionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Santos, Luciana Patriota Gusmão Soares dos, and Lislaine Aparecida Fracolli. "O Agente Comunitário de Saúde: possibilidades e limites para a promoção da saúde." Revista da Escola de Enfermagem da USP 44, no. 1 (March 2010): 76–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342010000100011.

Full text
Abstract:
A pesquisa teve como objetivo identificar as ações realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), analisando-as à luz do paradigma da Promoção da Saúde. Para isto optou-se por uma pesquisa exploratória do tipo quantitativa, com os ACS de São Bernardo do Campo (SP). Como resultado, evidenciou-se que as competências Integração da equipe com a população local, Prevenção e monitoramento de risco ambiental e sanitário, Prevenção e monitoramento a grupos específicos e morbidades são em sua maioria realizadas pelos ACS; enquanto que as competências de Planejamento e avaliação das ações de saúde e Promoção da saúde são realizadas de forma heterogênea no município. Conclui-se pela necessidade de se fortalecer a competência do ACS para a Promoção da Saúde, de forma que esta possa encaminhar para o empowerment da comunidade e para a intersetorialidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Rocha, Aristides Almeida, Denise Navas Pereira, and Helcias Bernardo de Pádua. "Produtos de pesca e contaminantes químicos na água da Represa Billings, São Paulo (Brasil)." Revista de Saúde Pública 19, no. 5 (October 1985): 401–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101985000500003.

Full text
Abstract:
Através da análise dos surfactantes determinados pelo método colorimétrico com azul de metileno, e dos metais pesados determinados por espectrofotometria de absorção atômica, como o cádmio, chumbo, cobre, cromo, mercúrio e zinco, foi caracterizada a poluição na Represa Billings, SP (Brasil), enfatizando a qualidade sanitária da água e a contaminação dos peixes. Com base nos dados coligidos, é mostrado o perigo potencial que representa o consumo do pescado proveniente da Billings, se bem que a pesca comercial esteja hoje praticamente restrita às cabeceiras dos braços dos rios Capivari e Pequeno, na junção próxima a Ribeirão Pires e nos braços dos rios Curucutu e Taquacetuba. Os dados da CEAGESP - Companhia de Entreposto de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo - indicam que, no ano de 1980, apenas 64 toneladas de peixe provieram de São Bernardo do Campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Noda, Luana Mari, and Giuliano Gomes de Assis Pimentel. "Caracterização da Prática Esportiva/Recreativa do Skate em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 18, no. 4 (December 4, 2015): 156–72. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1160.

Full text
Abstract:
Caracterizamos a prática do skate a partir do entendimento de seus praticantes. A amostra foi constituída por 184 skatistas entre 16 e 60 anos de idade, em pistas de Maringá-PR, Porto Alegre- RS e São Bernardo do Campo- SP, em pesquisa tipo survey. Dentre os aspectos que caracterizam o skate, 70% da amostra tomam o skate como opção de lazer, uma vez que a diversão (79%) é o motivo à prática mais citado. Embora só 16% consentiram que fazem parte de alguma “tribo” de praticantes, 33% afirmaram já ter sofrido algum tipo de preconceito. À análise percebemos que não há muitos consensos sedimentados entre os skatistas, mesmo dentro de cada modalidade. A caracterização dos sujeitos e da prática varia a partir de traços ora regionais ora geracionais. Em conclusão, os resultados permitem questionar afirmações mitificadas sobre essa atividade de aventura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Pedroso, Raquel Turci, and Edgar Merchan Hamann. "Adequações do piloto do programa Unplugged#Tamojunto para promoção à saúde e prevenção de drogas em escolas brasileiras." Ciência & Saúde Coletiva 24, no. 2 (February 2019): 371–81. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018242.32932016.

Full text
Abstract:
Resumo A prevenção ao uso de álcool e outras drogas no Brasil é marcada pela descontinuidade e pelo predomínio de um modelo não baseado em evidência. No ano de 2013, a Coordenação Geral de Saúde Mental, álcool e outras drogas, do Ministério da Saúde, implementou o programa escolar europeu Unplugged#Tamojunto, nos municípios de São Paulo/SP, São Bernardo do Campo/SP e Florianópolis/SC, envolvendo 2.161 educandos da rede pública. O objetivo da pesquisa foi a elaboração de recomendações de adequação do programa ao contexto brasileiro. O estudo qualitativo, baseado na Teoria Fundamentada Construtivista, analisou os documentos institucionais: “Diários Cartográficos”, “Matriz lógica de adaptação cultural” e relatório de pesquisa titulado “Resultados da Avaliação da Implantação Piloto do Programa Unplugged em São Paulo e Santa Catarina” (UFSC e UNIFESP). As formulações teóricas, organizadas a partir da Teoria de Difusão de Inovações, revelaram que é necessário: mudança paradigmática da abordagem de drogas pelos profissionais, maior adesão a metodologias interativas, adequação no tempo da hora-aula, compromisso da gestão escolar, fomento da intersetorialidade entre saúde e educação, consolidação de um monitoramento de processo e um alinhamento ético com os princípios da promoção da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Cardoso, C. V., D. C. Vaccas, E. F. Bondan, and M. F. M. Martins. "Prevalence of Angiostrongylus cantonensis and Angiostrongylus costaricensis in Achatina fulica snails in the municipality of São Bernardo do Campo (SP, Brazil)." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 72, no. 1 (January 2020): 273–76. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-11406.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Oliveira, Andreíza Dantas de, Almir Martins Vieira, and Maria da Conceição Medeiros. "ASPECTOS DA COLETA SELETIVA DE LIXO: UM ESTUDO NA REGIÃO DO ABC PAULISTA." Pensamento & Realidade 35, no. 1 (October 7, 2020): 1–14. http://dx.doi.org/10.23925/2237-4418.2020v35i1p01-14.

Full text
Abstract:
Um dos principais problemas da sociedade atual é a alta produção de lixo urbano. As principais cidades do Brasil encontram dificuldades para dispor esse material no solo. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo investigar a prática da coleta seletiva de lixo, suas dificuldades, benefícios e melhorias obtidas em seu processo ao longo do tempo. Para tanto, o campo teórico-conceitual contemplou aspectos sobre educação ambiental, coleta seletiva, logística reversa, e cooperativismo entre catadores. Quanto à metodologia, assumiu-se abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por entrevistas junto a oito pessoas da cidade de São Bernardo do Campo (SP). Constatou-se que o nível de consciência é relativo, pois, embora as pessoas saibam da importância da coleta de lixo, a prática não condiz com sua consciência e conhecimento sobre a lei em vigor. Outro dado diz respeito ao poder público, que precisa atuar com mais compromisso com o meio ambiente, uma vez que o conhecimento pode resultar na conscientização ambiental na sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Sousa, Cláudio Aparecido de, Daniel Teixeira Maldonado, Uirá De Siqueira Farias, and Elisabete Dos Santos Freire. "A tematização do sertanejo nas aulas de Educação Física: o círculo de cultura como inspiração para a prática pedagógica." Motrivivência 32, no. 62 (June 4, 2020): 01–17. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2020e67698.

Full text
Abstract:
O objetivo desse estudo foi relatar uma experiência pedagógica produzida em uma escola pública, localizada no município de São Bernardo do Campo – SP, realizada nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho foi desenvolvido no segundo trimestre de 2019 e teve como tema as dança, onde foram organizadas 15 vivências permeadas pelo ritmo musical sertanejo. Durante o projeto educativo, os estudantes vivenciaram os gestos dessa prática corporal, refletiram sobre aspectos históricos, sociais e políticos relacionados com o ritmo sertanejo, organizaram apresentações para a comunidade escolar e refletiram sobre todas essas experiências no círculo de cultura. Concluímos que as danças podem ser tematizadas nas aulas de Educação Física Escolar e os estudantes devem ser colocados em evidência na construção das experiências educativas, possibilitando a participação democrática desses discentes no cotidiano escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Shirasuna, Regina Tomoko, Tarciso de Sousa Filgueiras, and Luiz Mauro Barbosa. "Poaceae do Rodoanel Mario Covas, Trecho Sul, São Paulo, SP, Brasil: florística e potencial de uso na restauração de áreas degradadas." Hoehnea 40, no. 3 (September 2013): 521–36. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-89062013000300012.

Full text
Abstract:
Foi realizado o levantamento florístico das gramíneas nas áreas direta e indiretamente afetadas pelo Rodoanel "Mario Covas", Trecho Sul, localizado nos municípios de Mauá, São Bernardo do Campo e São Paulo, além das áreas dos plantios compensatórios em 15 municípios nos arredores da capital. Os objetivos deste trabalho foram ampliar o conhecimento sobre as Poaceae nessas regiões, identificar as espécies ameaçadas e contribuir com dados para auxiliar a restauração de áreas degradadas. A família Poaceae está representada por 62 gêneros e 160 espécies, entre nativas (125 espécies, 78,1%) e introduzidas (35, 21,9%). Cinco espécies foram consideradas ameaçadas de extinção e foram constatadas três novas ocorrências (Reimarochloa acuta, Merostachys kleinii e Sacciolepis indica) para o Estado de São Paulo. Recomenda-se que as espécies nativas pioneiras sejam mantidas na área, e também que seja feita a introdução de certas espécies nativas para o enriquecimento da biodiversidade local e controle de invasoras, de acordo com a vocação ecológica de cada espécie (espécies encontradas em áreas úmidas, paludosas, margens de matas, etc.). Sugere-se pesquisar técnicas de semeadura de espécies nativas, como uma alternativa ao uso de braquiárias e capim-gordura em taludes às margens de rodovias, cuja agressividade pode prejudicar os ambientes naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Lima, Claudia Neves do Monte Freitas de, and Adair Mendes Nacarato. "A investigação da própria prática: mobilização e apropriação de saberes profissionais em Matemática." Educação em Revista 25, no. 2 (August 2009): 241–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-46982009000200011.

Full text
Abstract:
O presente trabalho refere-se a uma investigação da própria prática, num contexto de aulas de Matemática, com utilização de tarefas exploratório-investigativas. A pesquisa foi realizada com alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública estadual, em São Bernardo do Campo/SP, em 2005. Teve-se como objetivo analisar os saberes mobilizados e apropriados pela professora-pesquisadora. Discute-se, inicialmente, essa modalidade de pesquisa e a pertinência do uso das tarefas exploratório-investigativas. A análise centra-se em episódios (audiogravados) que focalizaram a mediação/intervenção da professora-pesquisadora, em contextos de trabalho dos alunos. Destaca-se a importância do outro - os alunos, os pares e os colegas pesquisadores -, que provoca estranhamentos e questionamentos e desencadeia processos reflexivos. Finalmente, analisam-se os conflitos vividos pela justaposição de papeis de professora e de pesquisadora no contexto da sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Caravieri, Lígia Maria Vezzaro, and Hilda Rosa Capelão Avoglia. "A rede social e assistencial e a garantia de direitos: proteção ou (re)vitimização?" Psicólogo inFormação 20, no. 20 (May 17, 2017): 99. http://dx.doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v20n20p99-112.

Full text
Abstract:
Considerando a legislação brasileira que rege os direitos de crianças e adolescentes, neste caso, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), enquanto políticas que organizam os serviços sócio assistenciais no Brasil, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre a atuação dos profissionais diante de situações de violação de direitos de crianças e adolescentes e sua relação com os demais serviços que compõem a rede socioassistencial e o Sistema de Garantia de Direitos. Para tanto, partimos da experiência do Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD (CRAMI), organização social que oferece atendimento psicossocial e proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica, nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, na Região do Grande ABC/SP. A legislação oferece caminhos que facilitam o enfrentamento dos desafios impostos aos que trabalham junto a essa realidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Oliveira, João Carlos Fernandes de, Valquiria Hyppolito Barnabe, Washington Fogli da Silveira, Henrique Arruda Soares, Ernesto Augusto Nogueira de Freitas, and Emico Tahira Kavamoto. "Características seminais da carpa Cyprinus carpio, Linnaeus, 1758." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 28, no. 1 (June 1, 1991): 81. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.1991.51928.

Full text
Abstract:
No Posto de Criação de Carpas, da Divisão de Pesca Interior do Instituto de Pesca, em São Bernardo do Campo - SP, investigaram-se as características seminais de 19 Carpas ( Cyprinus carpio), em seis coletas sucessivas por reprodutor, em intervalos de quatorze dias, no período reprodutivo de 71 dias (3/9/87 a12/11/87). As características seminais examinadas e os valores médios obtidos foram: volume de sémen: 0,26ml; concentração de espermatozoides: 30,17 x 106/mni3 ;motilidade espermática: 91,41%; espermatozóides vivos avaliados pela coloração diferencial: 96,81% e o teste de redutasemetria: 285 segundos. As análises de variâncias em que se levaram em conta os efeitos das regressões para volume de sêmen e concentração espermática, durante o período experimental, indicaram um efeito significativo para as componentes de terceiro e primeiro grau, expressas respectivamente pelas equações: Ŷ= 0,168 - 1,948.10ˉ3 . X + 3,690.10 ˉ4 . X2 - 4,836.106 . X 3 e Ŷ = 39,923 - 0,293. X.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Paz, Carlos. "Letra de Indios. Cultura escrita, comunicação e memoria indígena nas Reduções do Paraguai. São Bernardo do Campo-SP. Nhanduti Editora, 2015, 240 pp. Eduardo Neumann." Folia Histórica del Nordeste, no. 30 (December 31, 2017): 213. http://dx.doi.org/10.30972/fhn.0302730.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Messias, Agnes Martins, Sucena Matuk Long, Maria Cristina Duarte Ferreira, Érika Josgrillberg, and Renata Pilli Jóias. "Amamentação natural, artificial e maloclusão: há correlação?" Odonto 27, no. 53 (May 7, 2020): 9. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1000/odonto.v27n53p9-18.

Full text
Abstract:
Introdução: o aleitamento materno é um fator essencial para o correto desenvolvimento do sistema estomatognático. Em geral crianças que não recebem aleitamento materno apresentam tendência a maloclusão, porque dele a criança recebe os estímulos necessários para seu desenvolvimento craniofacial. Objetivo: verificar a possível correlação entre tipo e tempo de aleitamento e desenvolvimento de maloclusões. Método: realizou-se exame clinico em 33 crianças com idade de 4 a 13 anos que buscaram atendimento na faculdade privada Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo, SP. Os dados foram expressos em porcentagem e realizados ANOVA e teste de Tukey post hoc (p<0,05%). Resultados: Foi observado que 69,7% das crianças receberam aleitamento artificial e 30,3% aleitamento natural (p=0,001), sendo exclusivo ou não. 6,1% das crianças apresentavam dentadura decídua, 84,8% mista e 9,1% permanente. Nas dentaduras mista e permanente 54,8% apresentavam Classe I, 35,5% Classe II, e 9,7% Classe III de Angle. Das crianças analisadas 40,0% apresentavam sobressaliência e/ou sobremordida acentuada; 72,7% não apresentaram apinhamento contra 27,3% que apresentaram. Em 36,4% observou-se mordida cruzada sendo que 50,0% delas apresentava mordida cruzada posterior. Conclusão: Não houve correlação entre maior chance de desenvolver maloclusão e maior tempo de aleitamento natural (p=0,359) ou artificial (p=0,244). O maior tempo de amamentação não indicará, necessariamente, maior tendência a maloclusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Markman, Blanca Elena Ortega, Paulo César Pires Rosa, and Maria Regina Walter Koschtschak. "Avaliação da qualidade de cápsulas de sinvastatina de farmácias magistrais." Revista de Saúde Pública 44, no. 6 (December 2010): 1055–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102010000600010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Validar metodologia por cromatografia líquida de alta eficiência para determinação do teor de sinvastatina em cápsulas manipuladas. MÉTODOS: Foram avaliadas 18 amostras de cápsulas de sinvastatina 40 mg de farmácias magistrais de São Paulo, Guarulhos, São Bernardo do Campo e Campinas, SP, prescritas para pacientes fictícios. As análises basearam-se na Farmacopéia Brasileira e no método da cromatografia, otimizado e validado de acordo com as normas nacionais e internacionais, para os ensaios de identificação, e quantificação em cápsulas manipuladas. RESULTADOS: O peso médio das cápsulas variou de 70 mg a 316 mg; quatro amostras apresentaram variação de peso em desacordo com a especificação. O teor de sinvastatina nas cápsulas estava de acordo com a especificação em 11 amostras; em seis, esse teor variou entre 4% e 87% do valor declarado, descumprindo os requisitos de teor do princípio ativo; a determinação do teor e uniformidade de conteúdo de uma amostra não foram realizadas. No teste de uniformidade de conteúdo, 15 amostras apresentaram valores menores que 85% e com os desvios-padrões relativos maiores que 6%; três farmácias atendiam a especificação desse ensaio. No ensaio de dissolução, oito amostras apresentaram resultados insatisfatórios no primeiro estágio do ensaio e as demais apresentaram resultados inconclusivos. CONCLUSÕES: O método utilizado mostrou boa adequação para aplicação em controle de qualidade, revelando a falta de qualidade de cápsulas de sinvastatina produzidas por algumas farmácias de manipulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

HENRIQUES, Alexandre Cruz, Sérgio Henrique Couto HORTA, Sérgio PEZZOLO, Jaques WAISBERG, Sandra Di Felice BORATTO, Soraia HELAL, Marise GOMES, and Manlio Basilio SPERANZINI. "Procedimentos cirúrgicos em pacientes proctológicos selecionados, sob anestesia local: estudo de 150 casos." Arquivos de Gastroenterologia 37, no. 3 (July 2000): 158–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-28032000000300004.

Full text
Abstract:
Experiência no tratamento de 150 pacientes portadores de afecções anorretais e da região sacrococcígea operados sob anestesia local no Hospital de Ensino da Faculdade de Medicina do ABC, São Bernardo do Campo, SP, no período de março de 1995 a março de 1998. Descrevem a técnica anestésica empregada, operações realizadas e a tolerância ao procedimento. A morbidade intra-operatória foi de 10,6% (16 pacientes) e a pós-operatória de 6% (9 pacientes). A idade dos pacientes variou entre 15 e 92 anos de idade, com média de 42 anos; 58% eram do sexo masculino e 42% feminino. O tempo médio de cirurgia foi de 45 minutos e o de permanência hospitalar foi de 8 horas. Todos os pacientes foram orientados sobre a técnica anestésica, suas vantagens e desvantagens, e somente após sua aprovação, a cirurgia era programada. Internação hospitalar foi necessária em cinco pacientes (3,3%). Em nenhum caso foi necessário modificar a técnica anestésica. Interrogados, 96,7% dos pacientes afirmaram não sentir dor durante a operação e que repetiriam o procedimento. Conclui-se que o tratamento cirúrgico das afecções orificiais e da região sacrococcígea com anestesia local além de viável e seguro, é bem aceito pelos pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Faria, Roberta, Alan Vendrame, Rebeca Silva, and Ilana Pinsky. "Propaganda de álcool e associação ao consumo de cerveja por adolescentes." Revista de Saúde Pública 45, no. 3 (June 2011): 441–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102011005000017.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar a associação entre propaganda de álcool e o consumo de cerveja por adolescentes. MÉTODOS: Foram entrevistados 1.115 estudantes de 7º e 8º anos de três escolas públicas de São Bernardo do Campo, SP, em 2006. As variáveis independentes foram: atenção prestada às propagandas de álcool, crença na veracidade das propagandas, resposta afetiva às propagandas, uso prévio de cigarro, entre outras. A variável dependente foi consumo de cerveja nos últimos 30 dias. Análises de regressões logísticas univariada e múltipla foram realizadas. Idade, importância dada à religião e ter banheiro em casa foram utilizadas como controle. RESULTADOS: O consumo de cerveja nos últimos 30 dias esteve associado ao uso de cigarro (OR = 4,551), ter uma marca preferida de bebida alcoólica (OR = 5,150), não ser monitorado pelos pais (OR = 2,139), achar que as festas que freqüentam parecem-se com as de comerciais (OR = 1,712), prestar muita atenção aos comerciais (OR = 1,563) e acreditar que os comerciais falam a verdade (OR = 2,122). Essa associação manteve-se mesmo na presença de outras variáveis associadas ao seu consumo. CONCLUSÕES: As propagandas de bebidas alcoólicas associam-se positivamente ao consumo recente de cerveja, por remetem os adolescentes à própria realidade ou por fazê-los acreditar em sua veracidade. Limitar a veiculação de propagandas de bebidas alcoólicas pode ser um dos caminhos para a prevenção do uso e abuso de álcool por adolescentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Fernandes, Katarina Duarte, Luisiana Baldini França Passarini, Letícia Tanelli, José Davison Da Silva Júnior, Patrícia Maria Vanzella, and Maria Teresa Carthery-Goulart. "Memórias autobiográficas evocadas por música: Oficinas para idosos com níveis de escolaridade e socioeconômico baixos." Expressa Extensão 23, no. 3 (August 31, 2018): 125. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v23i3.13200.

Full text
Abstract:
O projeto ATIVAMENTE-UFABC tem como objetivo estimular a autonomia e melhorar a qualidade de vida dos idosos por meio da oferta de oficinas com diferentes tipos de treinos cognitivos. Os programas desenvolvidos consistem de atividades que buscam otimizar o funcionamento da atenção e memória por meio de ações socioeducativas e atividades teórico-práticas que incluem a aplicação de estratégias para maior funcionalidade e melhor autoestima em relação ao próprio potencial cognitivo. Entre essas ações, temos o AtivAmente-Musical, oficinas que por meio da música promovem o acesso a memórias autobiográficas como mecanismo para treino cognitivo, melhora do humor e resgate da identidade. No presente relato, descrevemos a experiência AtivAmente Musical ofertada a um grupo de idosos de baixo nível educacional e socioeconômico de uma ONG de São Bernardo do Campo/SP. Ao longo de um mês, foram realizadas quatro sessões (uma por semana) de intervenção com atividades musicais que estimulavam evocações de memória autobiográfica. Analisando os resultados dos questionários de sintomas de depressão, ansiedade e testes cognitivos aplicados antes e após a intervenção foi possível verificar uma robusta melhora no estado de ânimo dos participantes. Este projeto é considerado socialmente relevante devido à possibilidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas através da intervenção musical e levar conhecimento à comunidade sobre o assunto , além de engajar alunos de graduação e pós-graduação a aprenderem sobre esses assuntos na prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Conti, Maria Aparecida, Betzabeth Slater, and Maria do Rosário Dias de Oliveira Latorre. "Validação e reprodutibilidade da Escala de Evaluación de Insatisfación Corporal para Adolescentes." Revista de Saúde Pública 43, no. 3 (June 2009): 515–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102009000300016.

Full text
Abstract:
OBJETIVO:Validar escala de insatisfação corporal para adolescentes. MÉTODOS: Participaram do estudo 386 adolescentes, de ambos os sexos, entre dez e 17 anos de idade, de uma escola particular de ensino fundamental e médio, de São Bernardo do Campo, SP, em 2006. Foram realizadas tradução e adaptação cultural da "Escala de Evaluación de Insatisfación Corporal para Adolescentes" para o português. Foram avaliadas consistência interna por meio do coeficiente alfa de Cronbach, análise fatorial pelo método Varimax e validade discriminante pelas diferenças entre médias de estado nutricional, utilizando-se o teste de Kruskal-Wallis. Na validação concorrente, calculou-se o coeficiente de correlação de Spearman entre a escala e o índice de massa corporal, a razão circunferência quadril e a circunferência da cintura. Para reprodutibilidade, foram utilizados o teste de Wilcoxon, o coeficiente de correlação intra-classe. RESULTADOS: A escala traduzida não apresentou discordâncias significativas com a original. A escala apresentou consistência interna satisfatória para todos os subgrupos estudados (fases inicial e intermediária de adolescência, ambos os sexos) e foi capaz de discriminar os adolescentes segundo o estado nutricional. Na análise concorrente, as três medidas corporais foram correlacionadas, exceto adolescentes do sexo masculino em fase inicial, e sua reprodutibilidade foi confirmada. CONCLUSÕES: A Escala de Avaliação da Insatisfação Corporal para Adolescentes está traduzida e adaptada para o português e apresentou resultados satisfatórios, sendo recomendada para avaliação do aspecto atitudinal da imagem corporal de adolescentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Molina, Monica Castagna, Clarice Aparecida dos Santos, and Márcia Mariana Bittencourt Brito. "O Pronera e a produção do conhecimento na formação de educadores e nas ciências agrárias: teoria e prática no enfrentamento ao bolsonarismo (Pronera and the production of knowledge in Educators and Agricultural Science trainning courses: theory and practice facing Bolsonarism)." Revista Eletrônica de Educação 14 (October 29, 2020): 4539138. http://dx.doi.org/10.14244/198271994539.

Full text
Abstract:
The rights of the peasantry are a target for the attack of Bolsonaro’s project. Part of these attacks attempt to destroy the National Education Program on Agrarian Reform - Pronera. It is assumed that this attempt is associated with the results achieved by this policy, which are going against the political-economic interests that sustain Bolsonaro’s government. This work aims at reflecting on possible differentials in the knowledge production processes generated in higher education courses, training of educators and agricultural sciences linked to Pronera, as well as the potential of this process to intervene in the transformation of social reality, contributing to the materialization of the peasant’s territorial project, centred on land decentralization, agroecology and food sovereignty. Reports from the II National Survey of Education in Agrarian Reform were analysed and bibliographic research was carried out in the Coordination of Improvement of Higher-Level Personnel (Capes) Thesis Catalogue, between 1998 to 2019. Out of the 48 researches on educator training and 24 on agricultural sciences linked to Pronera found, 12 studies on the performance of graduates in schools and 5 on their performance in organizing the production of settlements were selected for analysis with the intention of capturing the relationship between theory and practice. The researches found relevant insertion of the graduates in the schools of the settlements, with considerable changes in their school organization and pedagogical work, as well as changes in the productive processes towards an agroecological transition linked to the social struggles to transform the countryside.ResumoOs direitos do campesinato têm sido alvo constante de ataques do bolsonarismo. Parte desses ataques pretende destruir o Programa Nacional de Educação na Reforma Agraria (Pronera). Cogita-se que essa tentativa associa-se aos resultados produzidos pelo Pronera, que caminham em direção contrária aos interesses político-econômicos que sustentam o bolsonarismo. Este artigo objetiva refletir sobre possíveis diferenciais nos processos de produção do conhecimento gerados nos cursos superiores vinculados ao Pronera, na Formação de Educadores e nas Ciências Agrárias, e sobre as potencialidades desse processo para intervir na transformação da realidade social, contribuindo com a materialização do projeto territorial camponês, centrado na desconcentração fundiária, agroecologia e soberania alimentar. Foram analisados relatórios da II Pesquisa Nacional de Educação na Reforma Agrária e realizada pesquisa bibliográfica no Catálogo de Teses da Capes, entre 1998 e 2019. Localizaram-se 48 pesquisas sobre formação de educadores e 24 sobre Ciências Agrárias, vinculadas ao Pronera. Após leitura dos resumos e conclusões, priorizou-se a análise de pesquisas sobre a atuação dos egressos nas escolas (12 trabalhos) e na organização da produção dos assentamentos (5 trabalhos), intencionando captar a relação entre a teoria e a prática promovida por tais processos formativos. As pesquisas encontraram relevante inserção dos egressos nas escolas dos assentamentos, com alterações em sua organização escolar e trabalho pedagógico, além de mudanças nos processos produtivos em direção à transição agroecológica em assentamentos onde atuam egressos das Ciências Agrárias, apontando a existência de um processo de produção do conhecimento diferenciado nos cursos vinculados às lutas sociais para transformação do campo.Palavras-chave: Pronera, Educação Superior, Produção do conhecimento, Práxis.Keywords: Pronera, Higher Education, Knowledge production, Praxis.ReferencesALMEIDA, Viviane Aparecida Ribeiro de. Inserção profissional dos egressos da primeira turma de Pedagogia da Terra da Universidade Federal de São Carlos/SP (2008-2011). 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP, 2019.AMARAL, Débora Monteiro do. Mulheres da Reforma Agrária na educação: os significados em ser pedagoga da terra. Amaral. 2014. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, 2014.AMARAL, Nelson Cardoso. Financiamento da educação básica e o PNE 2011-2020. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 4, n. 6, p. 123-141, jan./jun. 2010. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/xmlui/bitstream/handle/ri/13066/Artigo%20-%20Nelson%20Cardoso%20Amaral%20-%20%20%20%202010.pdf?sequence=5&isAllowed=y. Acesso em: 17 jun. 2020.BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 17 jun. 2020.CALDART, Roseli Salete. Pedagogia da Terra: formação de identidade e identidade de formação. Cadernos do ITERRA. Veranópolis/RS, ano II, n. 6, dez. 2002, p. 77-98.CARVALHO, A. M. P. de. A luta por direitos e a afirmação das políticas sociais no Brasil contemporâneo. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 39, n. 1, UFC, p. 16-26, 2008.CORRÊIA, Deyse Morgana das Neves. Educação do Campo no ensino superior: diálogo entre o popular e o científico na produção do conhecimento no curso de Licenciatura em Pedagogia do Pronera/UFPB. 2016. 284 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, 2016.COSTA, Francilene Corrêa Silva. O campo, entre arame e o arado: contribuições do Pronera-IFMA para o desenvolvimento socioespacial no município de Arame - MA. 2017. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional) – Universidade Estadual do Maranhão (UEM), São Luís, 2017.DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.DIAS SOBRINHO, José. Democratização, qualidade e crise da educação superior: faces da exclusão e limites da inclusão. Educ. Soc. [online]. Campinas/SP, v. 31, n. 113, p. 1223-1245, out./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/10.pdf. Acesso em: 20 maio. 2020.DIAS, Fabrício Souza. O Pronera em suas fases como política pública de Educação do Campo: uma visão a partir de seus atos normativos. In: RODRIGUES, Sônia da Silva (org.). Pronera: gestão participativa e diversidade de sujeitos da Educação do Campo. Marília/SP: Lutas Anticapital, 2020. p. 65-98.FERNANDES, Bernardo Mançano. Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais: contribuição teórica para uma leitura geográfica dos movimentos sociais. Revista Nera, Presidente Prudente/SP, ano 8, n. 6, jan./jun. 2005, p. 14-34.FERNANDES, Bernardo Mançano. Construindo um estilo de pensamento na questão agrária: o debate paradigmático e o conhecimento geográfico. Tese de livre-docência. Volume 1 (Parte 1 e 2). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente/SP, jun. 2013. Disponível em http://www2.fct.unesp.br/nera/ltd/textos-volume1-bmf2013.pdf. Acesso em: 5 maio 2020.FERREIRA, Suellen Cristina Rodrigues. Educação do Campo na educação superior: as repercussões do Pronera na atuação social, profissional e política de egressos dos cursos ofertados na UFPB (Campus I). 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.FREITAS, Luís Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas/SP: Papirus, 1995.FREITAS, Luís Carlos. O bumerangue do populismo autoritário. Avaliação Educacional - Blog do Freitas. 13 jun. 2020. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2020/06/13/o-bumerangue-do-populismo-autoritario/. Acesso em: 14 jun. 2020.GHEDINI, Cecília Maria. A formação de educadores no espaço dos movimentos sociais: um estudo a partir da I Turma de Pedagogia da Terra da Via Campesina. 2007. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. V. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.GUEDES, Camila Guimarães. Contribuição do Residência Agrária para os cursos de pós-graduação lato sensu do Pronera. In: RODRIGUES, Sônia da Silva (org.). Pronera: gestão participativa e diversidade de sujeitos da Educação do Campo. Marília/SP: Lutas Anticapital, 2020. p. 221-243.HARVEY, David. O novo imperialismo. São Paulo: Edições Loylola, 2004.IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. II PNERA: Relatório da II Pesquisa Nacional sobre a Educação na Reforma Agrária. Brasília, 2015. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatoriopesquisa/150618_relatorio_ii_pesquisa%20nacional.pdf. Acesso em: 7 maio 2020.IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. II Pesquisa Nacional sobre Educação na Reforma Agrária: repercussões no estado do Pará (regiões sul e sudeste). Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro, 2016a. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatoriopesquisa/relatorio_pnera_sul_sudeste_web.pdf. Acesso em: 7 maio 2020.IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. II Pesquisa Nacional sobre Educação na Reforma Agrária: avaliação de ações no Maranhão. Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro, 2016b. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatoriopesquisa/160902_relatorio_pnera_maranhao.pdf. Acesso em: 7 maio 2020.IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. II Pesquisa Nacional sobre Educação na Reforma Agrária: uma análise sobre o estado da Paraíba (1998-2011). Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro, 2016c. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatoriopesquisa/160725_relatorio_pnera_paraiba.pdf. Acesso em: 7 maio 2020.IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. II Pesquisa Nacional de Educação na Reforma Agrária: repercussões no estado do Ceará. Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro, 2016d. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7463. Acesso em: 7 maio 2020IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. II Pesquisa Nacional de Educação na Reforma Agrária: estado de Minas Gerais. Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro, 2016e. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=28543. Acesso em: Acesso em: 7 maio 2020.IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. II Pesquisa Nacional sobre Educação na Reforma Agrária: pesquisa qualitativa no estado do Paraná. Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro, 2016f. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7417/1/RP_II%20Pesquisa%20-%20Paran%C3%A1_2016.pdf. Acesso em: 7 maio 2020.KUHN, Ednizia Ribeiro Araújo. Análise da política de Educação do Campo no Brasil: meandros do Pronera e do Pronacampo. 2015. 287 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.LEHER, Roberto. Movimentos sociais, padrão de acumulação e crise da universidade. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED. GT11 - Política da Educação Superior, 37., Florianópolis, 2015. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: ANPED, out. 2015. 16 p. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-de-Roberto-Leher-para-o-GT11.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.LEHER, Roberto. Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo; Expressão Popular, 2019. 232 p.LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.LIMA, Lucileide Paz Ferreira de. A 1ª turma do curso de Licenciatura em Pedagogia do Pronera da UFPB (2007-2011): contribuições para o desenvolvimento dos assentamentos. 2013. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade da Paraíba, João Pessoa, 2013.MANCEBO, Deise; SILVA JÚNIOR, João dos Reis; SCHUGURENSKY, Daniel. A educação superior no Brasil diante da mundialização do capital. Educ. em Rev. [online]. Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 205-225, out.-dez. 2016. https://www.researchgate.net/publication/312149699_A_educacao_superior_no_Brasil_diante_da_mundializacao_do_capital. Acesso em: 5 maio 2020.MANCEBO, Deise. Políticas, gestão e direito à Educação Superior: novos modos de regulação e tendências em construção. In: MOLINA, Mônica Castagna; HAGE, Salomão Mufarrej (org.). Licenciaturas em Educação do Campo: resultados da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão. Florianópolis: LANTEC /CED/UFSC, 2019. p. 28-43.MARTINS, José de Souza. O poder invisível. Valor Econômico. Caderno Eu &. São Paulo, ano 21, n. 1018. p. 3, 12 jun. 2020.MOLINA, Mônica Castagna. A contribuição do PRONERA na Construção de Políticas Públicas de Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável. 2003. 202 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília, 2003.MOLINA, Mônica Castagna et al. Posfácio. In MOLINA, Mônica Castagna et al. (org.). Práticas contra-hegemônicas na formação dos profissionais das Ciências Agrárias: reflexões sobre o Programa Residência Agrária. Volume II. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017, 476 p.MORAES, Valdirene Manduca de. A organização dos espaços e tempos educativos no trabalho dos egressos do curso de pedagogia para educadores do campo. 2011. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2011.OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A mundialização da agricultura brasileira. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GEOCRÍTICA, 12., Bogotá, 2012. Actas [...]. Barcelona: Geocrítica, 2012. v. 1, p. 1-15.OLIVEIRA, João Ferreira de: FERREIRA, Adriano de Melo; MORAES, Karine Nunes. A política e a cultura de inovação na educação superior no Brasil. In: CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira de (org.).Educação superior e produção do conhecimento: utilitarismo, internacionalização e novo contrato social. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. p. 127-164.REZENDE, Janaína Ribeiro de. Os sentidos da formação em Pedagogia da Terra: o caso das militantes do MST no estado de São Paulo. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Univ. Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2010.SÁ, Laís Mourão; MOLINA, Mônica Castagna. Políticas de Educação Superior no Campo. In: MOLINA, Mônica Castagna. Educação do Campo e Pesquisa II: questões para reflexão. Organizadora. – Brasília: MDA/MEC, 2010.SADER, Emir. Prefácio. In: MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.SANTOS, Clarice Aparecida dos. Pronera, educação técnico-profissional e Reforma Agrária Popular: um estudo na perspectiva do projeto formativo vinculado aos processos produtivos dos camponeses. 2016. 202 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação. Humana) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação. Rio de Janeiro, 2016.SANTOS, Clarice Aparecida dos. Residência Agrária e projeto educativo dos camponeses. In: MOLINA, Mônica Castagna et all (orgs.) Práticas contra-hegemônicas na formação dos profissionais das Ciências Agrárias: reflexões sobre o Programa Residência Agrária. Volume II. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017. 476 p.SANTOS, Franciele Soares dos. Formação de educadores militantes no MST: a experiência do curso Pedagogia da Terra na Unioeste/PR. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.SANTOS, Thatyanne Krause Lima de Brito. Educação do Campo e participação: análise da produção do conhecimento dos quilombolas egressos do primeiro curso de Pedagogia do Campo/UFPB. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoal, 2015.SCALABRIN, Rosemeri. Diálogos e aprendizagens na formação em agronomia para assentados: Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.SEMERARO, Giovanni. Filosofia da práxis e (neo)pragmatismo. Rev. Bras. Educ. [online]. Rio de Janeiro, n. 29, p. 28-39, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000200003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 15 maio 2020.SILVA, Paula da. Pedagogia da Terra na UFSCar: uma análise acerca da proposta metodológica e das práticas educativas da turma Helenira Resende. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.SILVA JR., João dos Reis; SGUISSARDI, Valdemar. Novas faces da Educação Superior no Brasil: reforma do Estado e mudanças na produção. 2. ed. São Paulo: Cortez; Bragança Paulista/SP: EDUSF, 2001.SIMPLÍCIO, Antonia Vanderlúcia de Oliveira. Egressos do curso Pedagogia da Terra e suas práticas educativas: um estudo de caso no Assentamento 25 de Maio, Madalena, Ceará. 2011. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2011.SOUZA, Dayana Viviany Silva de. Currículo e saberes culturais das comunidades dos discentes ribeirinhos do curso de Pedagogia das Águas de Abaetetuba-Pará. 2011. 243 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011.SOUZA, Gisele da Rocha. Educação superior pelo Pronera: uma política pública de Estado. In: RODRIGUES, Sônia (org.). Pronera: gestão participativa e diversidade de sujeitos da Educação do Campo. Marília/SP: Lutas Anticapital, 2020.SOUZA, Maria Antônia de. Pesquisa educacional sobre MST e Educação do Campo no Brasil. Educ. em Rev. [online], Belo Horizonte, v. 36, mar. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982020000100205&tlng=pt. Acesso em: 10 maio 2020.TARDIN, José Maria; GUHUR, Dominique Michèle Perioto. Agroecologia: uma contribuição camponesa à emancipação humana e à restauração revolucionária da relação metabólica sociedade-natureza. In: MOLINA, Mônica Castagna et al. (org.). Práticas contra-hegemônicas na formação dos profissionais das Ciências Agrárias: reflexões sobre o Programa Residência Agrária. Volume II. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017.476 p.TEIXEIRA, Rafael de Oliveira. O curso de Pedagogia da Terra da Universidade Federal de São Carlos: uma análise a partir do olhar de um grupo de graduados da primeira turma. 2015. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto/SP, 2015.VASCONCELOS, Gilvânia de Oliveira Silva de. Desafios da educação crítica nas Ciências Agrárias: possibilidades e limites na versão Residência Agrária UFPB. 2015. 228 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, 2015.VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. Buenos Aires: Clacso; São Paulo: Expressão Popular, 2007.ZART, Laudemir Luiz. Produção social do conhecimento na experiência do Curso de Agronomia dos Movimentos Sociais do Campo (Camosc): interação da Unemat e de Movimentos Sociais do Campo. 2012. 397 f. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnologia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas/SP, 2012.e4539138
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Rieg, Denise, Fernando Cezar Leandro Scramim, Lilian Kátia De Oliveira, and Maria Luiza Del Roio. "Dimensões da qualidade em serviços prestados por escolas de idiomas." Sistemas & Gestão 11, no. 4 (May 31, 2017): 380–91. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2016.v11n4.772.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar um conjunto possível de atributos e dimensões que compõem a qualidade dos serviços em escolas de idiomas. Como a montagem da escala proposta para mensuração da qualidade nesse tipo de serviço teve também como base o instrumento SERVQUAL, objetiva-se, por meio deste trabalho, contribuir para o avanço das discussões a respeito das adaptações necessárias ao Instrumento SERVQUAL para avaliar os aspectos da qualidade referentes aos mais variados tipos de serviços. Para alcançar tais objetivos, foi realizado um survey com 97 alunos de uma escola de idiomas, localizada na cidade de São Bernardo do Campo (SP), que possui ao todo 120 discentes matriculados. Por meio da análise fatorial exploratória, chegou-se às seguintes dimensões: 1) atendimento, referente à forma de tratamento dada ao cliente (alunos) pelos funcionários e pelos professores da escola de idiomas; 2) nível e ambiente de ensino, relacionada à qualidade do ensino, com a existência de ambiente propício ao estudo e de acessibilidade à dimensão em questão, existência de profissionais capacitados e de reconhecimento pela comunidade da qualidade de ensino empregada na escola; e 3) instalações físicas, referentes à qualidade e à aparência das instalações físicas e dos equipamentos da escola de idiomas. A avaliação da qualidade dos serviços oferecidos pela escola pesquisada trouxe evidências de que ela tem atendido às expectativas de seus consumidores no que diz respeito à dimensão atendimento. Por outro lado, a percepção dos seus clientes quanto ao nível e ao ambiente de ensino e às instalações físicas não tem sido positiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Silva, Ligia Mara Parreira, Sônia Isoyama Venâncio, and Dirce Maria Lobo Marchioni. "Práticas de alimentação complementar no primeiro ano de vida e fatores associados." Revista de Nutrição 23, no. 6 (December 2010): 983–92. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732010000600005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Investigar a prevalência de consumo de alimentos complementares e os fatores associados à alimentação complementar oportuna em menores de um ano. MÉTODOS: Participaram do estudo 1 176 crianças, durante a Campanha Nacional de Vacinação de 2003, em São Bernardo do Campo (SP), cujos acompanhantes responderam questionário que incluiu questões sobre a alimentação da criança nas 24 horas precedentes. A estimativa da prevalência de consumo dos alimentos complementares foi realizada por um modelo de regressão logística ajustado por idade; as medianas de introdução de alimentos por análise de sobrevida e os fatores associados à alimentação complementar oportuna por regressão de Poisson com ajuste robusto de variância e seleção hierarquizada de variáveis. RESULTADOS: Observou-se introdução precoce de alimentos complementares: no quarto mês, cerca de um terço das crianças recebiam suco de fruta e um quarto das crianças recebiam mingau, fruta ou sopa, ao passo que a probabilidade de consumir a comida da família aos oito meses foi baixa (48%). A mediana de idade para o consumo de frutas foi de 266 dias (IC95% 256-275), de papa de legumes foi 258 dias (IC95% 250-264) e comida da família, 292 dias (IC 95% 287-303). Os fatores associados ao consumo de alimentos sólidos antes dos seis meses de idade foram: sistema de assistência à saúde; idade materna; trabalho materno e uso de chupeta. CONCLUSÃO: O consumo precoce de alimentos sólidos, um risco potencial para a saúde infantil e para o desenvolvimento de doenças crônicas na idade adulta, evidenciam a necessidade de ações programáticas para reversão deste quadro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Jerônimo, Laís, Priscila Franco, Petrus Marques, Flávia Guerra, Wagner Rossi Junior, and Alessandra Esteves. "Effects of Supraphysiological Doses of Anabolic Androgenic Steroids on the Left Ventricles of Male and Female Mice Submitted to Swimming." Journal of Morphological Sciences 36, no. 01 (March 2019): 002–6. http://dx.doi.org/10.1055/s-0039-1681110.

Full text
Abstract:
AbstractThe use of anabolic androgenic steroids (AAS) has grown into a worldwide substance abuse problem over the last decades, with the doses taken by illegal users being 10 to 100 times higher than the therapeutic ones. In the present experiment, 60 mice were divided into 3 groups of 20 animals. Group 1 received testosterone cypionate (Deposteron [EMS, São Bernardo do Campo, SP, Brazil]); group 2 received stanozolol (Stanozolol Depot, Landerlan, Lambaré, Paraguay), and group 3 received saline solution), each one composed by 10 males and 10 females, treated once a week and put to swimming thrice a week for 2 months. After euthanasia, their chests were opened, the hearts removed and processed histologically for morphometric analyses. The specimens were cut into 6 different sections and each one was measured with the help of an optical microscope with a 40-fold magnification. For such analyses, the Axiovision Rel. 4.8.2 (Carl Zeiss Microscopy LLC, Peabody, MA, USA) and Axiovision 4 Module Interactive Measurement (Carl Zeiss Microscopy LLC) software were used. The results showed that there was an increase in the diameter of the left ventricles in the male mice treated with Deposteron while in the female animals treated with Winstrol, there was a decrease in the left ventricular diameter in relation to the other two groups. Thus, one can conclude that the use of supraphysiological doses of the given AAS significantly alters the ventricular diameter in both male and female animals, which can cause a considerable change in both heart rate and blood pressure, and potentially induce disorders that are very relevant to the organism.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Stevanato, Kely Paviani, Amanda de Carvalho Dutra, Lander dos Santos, Igor Rosckovisk, Helena Fiats Ribeiro, Maria Dalva de Barros Carvalho, Raíssa Bocchi Pedroso, and Sandra Marisa Pelloso. "Perfil epidemiológico das mortes por câncer de mama e covid-19." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 12, 2021): e27210817269. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17269.

Full text
Abstract:
Pacientes oncológicos possuem riscos mais elevados para o desenvolvimento da doença por COVID-19 em sua forma mais severa. Objetivo: analisar a mortalidade por câncer de mama associada a COVID-19 em mulheres brasileiras. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo. Os dados foram coletados no site do Open Data SUS, no período de janeiro a agosto de 2020. Utilizou-se estatística descritiva para análise dos dados. Resultados: o câncer de mama associado ao COVID-19 causou 69 óbitos nesse período, as idades que tiveram maior número de óbitos foram nos intervalos de idade 45-49 (14.5%), 60-64 (14.5%) e 65-69 anos (14.5%). Sobre a raça, (56,52%) eram brancos, seguida da cor parda (31,88%). Apenas (31,88%) apresentaram 8 anos ou mais de estudos e (49.27%) eram casadas. Em relação a causa básica da morte, o CID B34.2 (Infecção pelo Coronavírus de localização não especificada) se apresentou em maior número, com uma frequência de 52 (75.36%) e o CID C50.9 (Neoplasia maligna de mama, não especificada) teve uma frequência de 17 (24.64%). A cidade com maior número de óbitos por câncer de mama associada a COVID-19 no qual atingiu (20,29%) dos casos foi o Rio de Janeiro (RJ), seguida pela cidade de São Bernardo do Campo (SP) com (7.25%). Conclusão: O aumento da mortalidade por câncer de mama no período da pandemia do COVID-19 no Brasil pode estar atribuído à imunossupressão dessas mulheres e as medidas de enfrentamento ao COVID-19, no qual reduziu a procura por cuidados de saúde, acesso e disponibilidade de serviços de diagnóstico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Silva, Hellen Do Socorro de Araújo, Maura Pereira dos Anjos, Mônica Castagna Molina, and Salomão Antônio Mufarrej Hage. "Formação de professores do campo frente às “novas/velhas” políticas implementadas no Brasil: r-existência em debate (Rural Teacher Forming in face of “New/Old” Policies Implemented in Brazil: R-existence in debate)." Revista Eletrônica de Educação 14 (October 29, 2020): 4562146. http://dx.doi.org/10.14244/198271994562.

Full text
Abstract:
The reflections presented in this article are part of the results produced by the research “Policies, Management and the Right to Higher Education: new modes of Regulation and trends under construction”, linked to the Universitas-Br Network, developed by Thematic Axis 7, whose research focuses on Rural Higher Education. The article provides analysis on teacher forming policies, focusing on the setbacks imposed on such policies, based on the approval of the “new” National Curriculum Guidelines for Initial Teacher Forming for Basic Education and the institution of the Common National Base for Education. Initial Forming of Teachers of Basic Education, especially in the field of the degree in Rural Education. The research method is anchored in historical and dialectical materialism through the categories of totality, historicity and mediation, in the field of teacher education policies in Brazil. Bibliographic studies of Resolutions No. 02/2015 and No. 02/2019 and the manifests of national scientific entities of teacher education were carried out. The results reveal dismantles and setbacks in the field of teacher forming policies, with the dissemination of skills pedagogy in the approval of Resolution No. 2/2019, which ignores the implementation of critical and emancipatory projects in the field of initial and continuing teacher forming. The Ministry of Education and the National Council of Education take measures to deconstruct policies aimed at rural, indigenous and quilombola subjects and threaten the continuity of the the degree in Rural Education Courses, which provokes a return to diverse and plural subjects in the guarantee of their rights.ResumoAs reflexões apresentadas neste artigo integram parte dos resultados produzidos pela pesquisa “Políticas, Gestão e Direito à Educação Superior: novos modos de Regulação e tendências em construção”, ligada à Rede Universitas-Br, desenvolvida pelo Eixo Temático 7, cuja investigação centra-se na Educação Superior do Campo. O artigo traz análises sobre as políticas de formação docente, com foco nos retrocessos impostos a tais políticas, especialmente às Licenciaturas em Educação do Campo, a partir da aprovação das “novas” Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e a instituição da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. O método da pesquisa se ancora no materialismo histórico e dialético por meio das categorias totalidade, historicidade e mediação no campo das políticas de formação de professores no Brasil. Realizou-se estudos bibliográficos das Resoluções Nº 02/2015 e Nº 02/2019 e dos manifestos das entidades científicas nacionais da formação docente. Os resultados revelam desmontes e retrocessos no campo das políticas de formação de professores, com a disseminação da pedagogia das competências na aprovação da Resolução Nº 2/2019, que buscam deslegitimar a implementação de projetos críticos e emancipatórios no campo da formação inicial e continuada de professores. O Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Educação tomam medidas que desconstroem políticas direcionadas aos sujeitos do campo, indígenas e quilombolas e ameaçam a continuidade dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, o que provoca uma r-existência dos sujeitos diversos e plurais na garantia de seus direitos.Palavras-chave: Formação de professores, Políticas públicas, Educação superior do campo, Licenciatura em Educação do Campo.Keywords: Teacher forming, Public policy, Higher education, Rural education.ReferencesAGUIAR, Márcia Ângela da S; DOURADO, Luiz Fernandes. BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 33-37, jan./mai. 2019. Disponível em: http//www.esforce.org.br. Acesso em 03. Jun, 2019.ANFOPE. A Anfope repudia a aprovação pelo CNE da Resolução que define as novas Diretrizes Curriculares para Formação Inicial de Professores da Educação Básica e Institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), [página online], 2019b. Disponível em: http://www.anfope.org.br/anfope-repudia-a-aprovacao-pelo-cne-da-resolucao-quedefine-as-novas-diretrizes-curriculares-para-formacao-inicial-de-professores-da-educacao-basica-einstitui-a-base-nacional-comum-para-a-formacao-in/. Acessado em 03/12/2019.ANFOPE. A ANFOPE se posiciona em defesa da Resolução 02/215 e pede arquivamento do parecer que propõe a sua alteração, [página online], 2019a. Disponível em: http://www.anfope.org.br/anfope-seposiciona-em-defesa-da-resolucao-02-215-e-pede-arquivamento-do-parecer-que-propoe-a-sua-alteracao/. Acessado em: 03/12/2019.ANFOPE. A ANFOPE se posiciona em defesa da Resolução 02/215 e pede arquivamento do parecer que propõe a sua alteração, [página online], 2019a. Disponível em: http://www.anfope.org.br/anfope-seposiciona-em-defesa-da-resolucao-02-215-e-pede-arquivamento-do-parecer-que-propoe-a-sua-alteracao/. Acessado em: 03/12/2019.ANFOPE. Documento Final do XIII Encontro Nacional da Anfope, 2016. Campinas, SP: Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), [página online], 2016. Texto digitado.ANFOPE. Reunião da Comissão Bicameral do Conselho Nacional de Educação sobre a Formação Inicial e Continuada de Professores, [página online]. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.anfope.org.br/wpcontent/uploads/2018/05/ANFOPE-CNE-9abr-2018-.pdf. Acessado em: 03/12/2019.ANFOPE; et al. Contra a descaracterização da Formação de Professores. Nota das entidades nacionais em defesa da Resolução 02 /2015. [página online], 2019. Acessado em: 03/12/2019.ANJOS, Maura Pereira dos. A institucionalização da Licenciatura em Educação do Campo na Unifesspa: avanços e contradições. 2020, 330p. Tese de Doutorado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília - UnB, Brasília - DF, 2020.BAZZO, Vera; SCHEIBE, Leda. De volta para o futuro... retrocessos na atual política de formação docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 27, p. 669-684, set./dez. 2019. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde>BRASIL, Ministério da Educação. Decreto Nº 8.752, de 09 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Diário Oficial da União, 10 de maio de 2016.BRASIL, Ministério da Educação. Lei Nº 5.692, 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e da outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 1971.BRASIL, Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação (PNE). Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação- e da outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 2014.BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 02, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial em nível superior (Cargos de licenciatura, curso de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para formação continuada. Diário Oficial da União. Brasília, 2015.BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União. Brasília, 2015.CHAVES, Vera Lúcia Jacob. O ensino superior privado-mercantil em tempos de economia financeirizada. In: CÁSSIO, Fernando. Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.COGRAD. Manifestação – diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores. 2019. Disponível em: http://apub.org.br/wp-content/uploads/2019/11/Manifestac%CC%A7a%CC%83oCOGRAD-DCNs-frmac%CC%A7a%CC%83o-de-professores.pdf. Acessado em: 03/12/2019.COSTA, Maria da Conceição dos Santos; FARIAS, Maria Celeste Gomes de Farias e SOUZA, Michele Borges de. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Formação de Professores no Brasil: retrocessos, precarização do trabalho e desintelectualização docente. Movimento - Revista de Educação, Niterói, ano 6, n.10, p. 91-120, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32665. Acesso em: 14. maio, 2020.DOURADO, Luiz Fernandes e TUTTMAN, Malvina Tania. Dossiê temático - Formação do Magistério da Educação Básica nas universidades brasileiras: institucionalização e materialização da CNE CP nº 02/2015 In: Revista Formação em Movimento. Associação Nacional de Formação dos Profissionais da Educação. v. 1, nº 02, p. 197-217, jul/dez. 2019. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/issue/view/108/DA: Acesso em: 20.dez.2019.DOURADO, Luiz Fernandes. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, nº. 131, p. 299-324, abr.-jun., 2015.EVANGELISTA, Olinda; FIERA, Letícia; TITTON, Mauro. [Debate] Diretrizes para formação docente é aprovada na calada do dia: mais mercado. Universidade à esquerda: jornal independente e socialista. Online. Publicado 14/11/2019.FERNANDES, Bernardo Mançano. Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais: contribuição teórica para uma leitura geográfica dos movimentos sociais. Revista Nera, Presidente Prudente/SP, ano 8, n. 6, p. 14-34 jan./jun, 2005. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1460. Acesso: 10. jul, 2005.FREITAS, Helena Costa Lopes de. Os desafios na formação de educadores. TV-Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC). 28 de maio de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7XoutXTFAiQFREITAS, Helena Costa Lopes de. Políticas educacionais em disputa e novas legislações na formação de professores. Sessão Especial, São Luís/MA. ANPED, 2017.FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (NOVA) POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRIORIDADE POSTERGADA. Educação & Sociedade. Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1203-1230, out. 2007. Disponível em https://www.cedes.unicamp.br/FREITAS, Helena Costa Lopes de. A reforma do Ensino Superior no campo da formação dos profissionais da educação básica: As políticas educacionais e o movimento dos educadores. Educação & Sociedade, ano XX, n. 68, Dezembro/1999.FREITAS, Helena Costa Lopes de. Novas políticas de formação: da concepção negada à concepção consentida. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Trajetória e perspectiva da formação de educadores. São Paulo: Editora UNESP, 2004.FREITAS, Luís Carlos. A reforma empresarial da Educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018, 160 p.FREITAS, Luís Carlos. Os reformadores empresarias da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, nº. 129, p. 1085-1114, out.- dez., 2014.FRIGOTTO, Gaudêncio. Prefácio. In BATISTA, Eraldo Leme; ORSO, Paulinho José e LUCENA, Carlos (Orgs). Escola sem partido ou escola sem mordaça e do partido único a serviço do capital. Uberlândia/MG: 2009, p. 1-10.HAGE, Salomão Antonio Mufarrej, MOLINA, Mônica Castagna, ARAÚJO, Hellen do Socorro Silva de e ANJOS, Maura Pereira dos. O direito a educação superior e a licenciatura em Educação do Campo no Pará: riscos e potencialidade em sua institucionalização In: Revista Acta Scientiarum, volume 40. ISSN on-line: 2178-5201 http://periodicos.uem.br/ojs/acta. Maringá, 2018. p. 01-13.HYPOLITO, Álvaro M. BNCC, agenda global e formação docente. Retratos da Escola, Brasília, CNTE, v. 13, n. 25, jan./mai. 2019.KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Marx no século XXI. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 148 p. 1992.LEAL, A. A. et al. Cartografia das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil: expansão e institucionalização. In: MOLINA, M. C.; MARTINS, M. F. A. Formação de formadores: reflexões sobre as experiências da Licenciatura em Educação do Campo no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p 39 a 53.MANCEBO, Deise. Políticas, gestão e direito à Educação Superior: novos modos de regulação e tendência em construção. In: MOLINA, Mônica e HAGE, Salomão (Org). Licenciatura em Educação do Campo: resultado da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão (2013-2017). 1ª edição. Florianópolis, LANTEC, CED, UFSC, 480 p. 2019.MOLINA, Mônica Castagna. Panorama das Licenciaturas em Educação do Campo nas IFES no Brasil. In: RUAS, José Jarbas; BRASIL, Anderson; SILVA, Cícero da (Org.). Educação do Campo: Diversidade cultural, socioterritorial, lutas e práticas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.MOLINA, Mônica e HAGE, Salomão (Org). Licenciatura em Educação do Campo: resultado da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão (2013-2017). 1ª edição. Florianópolis, LANTEC, CED, UFSC, 480 p. 2019.MOLINA, Mônica Castagna. Contribuições das Licenciaturas em Educação do Campo para as políticas de formação de educadores. In: Revista Educação e Sociedade, Revista de Ciências da Educação. Dossiê: Análises de Experiências brasileiras e latino-americanas de Educação do Campo, Volume 38, p. 587-610, jul-set. 2017.MOLINA, Mônica e HAGE, Salomão. Política de formação de professores do campo no contexto da expansão da Educação Superior. Revista Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, p. 121-146. jan./abr. 2015. OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. A mundialização da agricultura brasileira. XII Colóquio Internacional de Geocrítica. Bogotá. Actas. Barcelona: Geocrítica, 2012. V.1, p. 1-15. Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/coloquio2012/actas/14-A-Oliveira.pdf. Acesso em 10. dez, 2012.PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter et al. A ruptura política e a questão agrária no Brasil (2015-2017): da política da terra arrasada à luta pela dignidade In Revista OKARA: Geografia em debate, João Pessoa, v.12, n.2, p. 708-730, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/okara/article/view/41338. Acesso em 20.jan,2020.POSICIONAMENTO DAS ENTIDADES NACIONAIS. Parecer e Minuta de Resolução do CNE: Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui BNC-Formação Continuada, 28 de maio de 2020.SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997. 79-85 p.SGUISSARDI, Valdemar. Estudos diagnóstico da política de expansão da (e acesso à) educação superior no Brasil (2002-2012). Edital Nº 051/2014 SESU. Projeto de Organismo Internacional-OEI. Projeto OEI/BRA/10/002. Piracicaba, 2014.SILVA JUNIOR, João dos Reis; FARGONI, Everton H. E. Escola sem partido: a inquisição da educação no Brasil In BATISTA, Eraldo Leme; ORSO, Paulinho José e LUCENA, Carlos (Orgs). Escola sem partido ou escola sem mordaça e do partido único a serviço do capital. Uberlândia: Navegando publicações, 2009, p. 69-96.SILVA, Hellen do Socorro de Araújo. Política de formação de educadores do campo e a construção da contra-hegemonia via epistemologia da práxis: análise da experiencia da LEDOC-UFPA-Cametá. 2017, 307 p. Tese de Doutorado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Pará, 2017.TARDIN, José Maria; GUHUR, Dominique Michèle Perioto. Agroecologia: uma contribuição camponesa à emancipação humana e à restauração revolucionária da relação metabólica sociedade-natureza. In: MOLINA, Mônica Castagna et al. (org.). Práticas contra-hegemônicas na formação dos profissionais das Ciências Agrárias: reflexões sobre o Programa Residência Agrária. Volume II. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017. 44 a 99 p.VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. Buenos Aires: Clacso; São Paulo: Expressão Popular, 2007. 444 p.e4562146
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Barros, Allan Cunha, Fernanda Ferreira Da Silva, PAULO HENRIQUE VIEIRA ARAUJO, Pedro Robinson Fernandes de Medeiros, and João Alberto Lelis Neto. "ESTIMATIVA DIÁRIA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA POR HARGREAVES-SAMANI E AJUSTE DE PARÂMETROS PARA ALAGOAS." IRRIGA 24, no. 3 (September 27, 2019): 527–37. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2019v24n3p527-537.

Full text
Abstract:
ESTIMATIVA DIÁRIA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA POR HARGREAVES-SAMANI E AJUSTE DE PARÂMETROS PARA ALAGOAS ALLAN CUNHA BARROS¹; FERNANDA FERREIRA DA SILVA²; PAULO HENRIQUE VIEIRA ARAUJO³; PEDRO ROBINSON FERNANDES DE MEDEIROS4 E JOÃO ALBERTO LELIS NETO5 ¹Curso de agronomia, Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Avenida Manoel Severino Barbosa, s/n - Bom Sucesso, CEP: 57309-005, Arapiraca - AL, Brasil. E-mail: allan.cunha@arapiraca.ufal.br ²Curso de agronomia, Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Avenida Manoel Severino Barbosa, s/n - Bom Sucesso, CEP: 57309-005, Arapiraca - AL, Brasil. E-mail: nandaferreiranunes@gmail.com ³Curso de agronomia, Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Avenida Manoel Severino Barbosa, s/n - Bom Sucesso, CEP: 57309-005, Arapiraca - AL, Brasil. E-mail: paulinhuvieira2@gmail.com 4Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Avenida Antônio Carlos Magalhães, 510 - Santo Antônio, CEP: 48902-300, Juazeiro - BA, Brasil. E-mail: pedro.fernandes@univasf.edu.br 5Departamento de engenharia, Metos Brasil, Rua Ângela Tomé, 236 CEP: 9624-070, São Bernardo do Campo - SP, Brasil. E-mail: joao.lelis@metos.at 1 RESUMO A estimativa da ETo, pelo método de Hargreaves-Samani (HS), é feita com dados de fácil acesso: dados de temperatura do ar. Pequenos e médios produtores podem utilizá-lo para o manejo da água em suas propriedades agrícolas. Apesar da simplicidade, alguns autores recomendam o ajuste dos parâmetros da equação de Hargreaves-Samani, para a redução dos erros da estimativa. Assim, o objetivo deste trabalho é calibrar a equação de HS para diferentes cidades do estado de Alagoas em substituição à equação original (Penman Monteith) e realizar ajuste dos seus parâmetros. Utilizou-se uma série de dados históricos, de 2006 a 2013, e os tratamentos foram baseados no ajuste de três variáveis. Os parâmetros empíricos “k1”, “k2” e “k3” foram calibrados através de técnica de otimização que buscou reduzir o valor da soma dos desvios dos erros. A análise das estimativas e calibrações foi feita através do cálculo do erro-padrão de estimativa (EPE), do índice de “d” de Willmott (d), dos coeficientes de determinação (R²) e do coeficiente de confiança ou desempenho “c”. Os resultados mostraram bom desempenho do modelo na sua forma original, com erro de estimativa médio de 0,691 mm.dia-1; após a calibração foi possível reduzir o erro em 22,47% e melhorar os índices estatísticos. A equação de HS, ajustada ou não, é uma alternativa à estimativa da ETo em escala diária para as cidades avaliadas no estado de Alagoas. Palavras-chave: Penman-Monteith, Calibração de parâmetros, Temperatura do ar BARROS, A. C.; SILVA, F. F. S.; ARAUJO, P. H. V.; MEDEIROS, P. R. F.; LELIS NETO, J. A. DAILY ESTIMATE OF EVAPOTRANSPIRATION REFERENCE BY HARGREAVES-SAMANI AND ADJUSTMENT OF PARAMETERS FOR ALAGOAS 2 ABSTRACT The ETo by Hargreaves-Samani equation is calculated with easily accessible data, air temperature data. Small and medium-sized producers can use it for water management on their farms. Despite the simplicity, some authors recommend adjusting the parameters of the Hargreaves and Samani equation to reduce estimation errors. Thus, the objective of this work is to evaluate the HS equation for different cities in the state of Alagoas, replacing the original equation (PM) and adjusting its parameters. We used a series of historical data from 2006 to 2013 and the treatments were based on the adjustment of three variables. The empirical parameters a, b and c were calibrated through an optimization technique that sought to reduce the sum of the error deviations. The analysis of the quality of the estimates and calibrations was done by calculating the standard error of estimation (EPE), the Willmott's "d" index (d), coefficients of determination (R²) and the confidence coefficient or performance "c ". The results showed good performance of the model in its original form, with an average error of 0.691 mm.dia-¹, and after the calibration it was possible to reduce the error and 22.47% and to improve the statistical indices. The HS equation, adjusted or not, is an alternative to the estimate of ETo on a daily scale for the cities evaluated in the State of Alagoas. Keywords: Penman-Monteith, Parameters calibration, Air temperature
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

De Oliveira Martins, Richard. "“Nuevo Sindicalismo" y Represión Judicial en el Brasil de la “apertura”: las huelgas metalúrgicas en São Bernardo do Campo y São José dos Campos (1980-85)." Revista Paginas 12, no. 28 (December 21, 2019). http://dx.doi.org/10.35305/rp.v12i28.376.

Full text
Abstract:
En el presente texto, tratamos de algunas de las diferentes modalidades de represión judicial con que se depararon liderazgos y activistas metalúrgicos como consecuencia de su participación en los movimientos huelguistas que marcaron el período de la llamada "apertura política" brasileña. Partimos del fracaso del intento de criminalización de algunos de los dirigentes metalúrgicos de São Bernardo do Campo/SP, tras la huelga que condujeron en 1980, enjuiciados en la Ley de Seguridad Nacional. Años después, ya bajo Sarney, cuando activistas y sindicalistas metalúrgicos de São José dos Campos/SP también fueron procesados criminalmente como resultado de su participación en una huelga con ocupación de fábrica, la nueva LSN aprobada en 1983 no fue movilizada; la represión promovida por el Gobierno provincial de San Pablo contra los huelguistas se amparó en artículos del Código Penal, en un evidente intento de caracterizarlos como simples criminales. Sostenemos que esta táctica de represión judicial tenía la intención de deslegitimar la huelga, ocultando el carácter también político de la represión.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Molina, Ellen, Andréa Cardoso, and Fernando Nogueira. "RELAÇÃO PRECIPITAÇÃO-DESLIZAMENTO NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP." Ciência e Natura 37 (March 7, 2015). http://dx.doi.org/10.5902/2179460x16214.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Silva, Emerson Barbosa da, Camila dos Santos Chagas, Yasmin Pezente Lossurdo, Juliana Alves Garcia, Maria Lúcia Tomanik Packer, Rodrigo Pereira Barbosa, Flávia de Sousa Gehrke, and Fernando Luiz Affonso Fonseca. "Prevalence of enteroparasitosis in the municipality of São Bernardo do Campo – SP." Revista Brasileira de Análises Clínicas 52, no. 1 (2020). http://dx.doi.org/10.21877/2448-3877.201900879.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Bonetti, Charles. "Arqueologia e potencial ecoturístico da Chácara Columbia em São Bernardo do Campo (SP)." Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur) 7, no. 4 (November 30, 2014). http://dx.doi.org/10.34024/rbecotur.2014.v7.6428.

Full text
Abstract:
Diagnóstico prospectivo arqueológico realizado na Chácara Columbia, município de São Bernardo do Campo, São Paulo, em 2009. Relatório dos trabalhos entregue ao IPHAN-SP indica a existência de um sítio arqueológico com diferentes ocupações, possivelmente de diferentes épocas de povos ceramistas em função de dois tipos distintos de fragmentos cerâmicos encontrados. Há também a possibilidade desse sítio ter sido um local de passagem, talvez um sítio histórico, devido à existência de fragmentos de louça (?) ou porcelana (?), uma com as inscrições “P II”, “Rio de Janeiro” e o “Brasão do Império”. Foi encontrado também um depósito de carapaças de conchas de moluscos, provavelmente de origem marinha, no interior de uma das quadras escavadas. O artigo apresenta proposta de criação de um museu de sítio para uso ecoturístico. Archaeology and ecotourism potential of the Chácara Columbia in São Bernardo do Campo (SP, Brazil) ABSTRACT Prospective diagnosis archaeological carried out in Chácara Columbia, in São Bernardo do Campo city, São Paulo state, Brazil, in 2009. The work report delivered to the IPHAN (SP) indicates the existence of an archeological site with different occupations, possibly from different periods from people potters in function of two distinct types of ceramic fragments that were found. There is also the possibility of this place had been a place of passage, perhaps a historical site, due to the existence of fragments of ware (?) or porcelain (?), with the inscriptions "P II", "Rio de Janeiro" and the "Coat of the Brazilian empire". It was also found a deposit of shells of bivalve molluscs, probably from marine origin, in one of the quatrain excavated. This paper present one proposal for creation of a Museum of site for ecotouristic use. KEYWORDS: Archaeology and Environment; Site Museum; Traces Ceramic and Malacological.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Matarazzo-Neuberger, Waverli Maia. "Avifauna urbana de dois município da grande São Paulo, SP (Brasil)." Acta Biológica Paranaense 21 (December 31, 1992). http://dx.doi.org/10.5380/abpr.v21i0.743.

Full text
Abstract:
A composição em espécies e a biologia da avifauna de seis praças e um cemitério das cidades industriais de Santo André e São Bernardo do Campo foram investigadas, de julho de 1982 a junho de 1984, totalizando 501 horas de observação. Em uma das praças foram colocados alimentos para a atração de aves. Nessa praça. 38 espécies foram visualizadas, com predominância de espécies temporárias, onivoras e solitárias, Nos demais locais um total de somente 23 espécies foram visualizadas. Espécies anuais, insetívoras ou onívoras e que vivem em grupos e bando predominaram na comunidade. Abstract The species composition of birds was investigated at six different squares and a cemetery, in two suburbs of the São Paulo Metropolis. From July. 1982 to June. 1984. 501 hours of observation were carried ou(, Grains, bread and sugary water were offered in one of lhe squares to atract birds. Thirty-eight species of birds were present in this square, and probably half of them was atracted by the food. Most were solitary and omnivores birds, that stayed on the city just part of lhe year. ln the other places only 23 species of birds were present, a verv poor number compared to natural habitats. Most were flocking birds. residents, insectivores or omnivores. Résumé De juillet 1982 à juin 1984. au cours de 501 heures d'investigations, nous avons étudié la distribution et la biologie des espèces d’oiseaux relevées dans 7 localités, dont un cimetiére. faisant partie des cités industrielles de Santo André et de São Bernardo do Campo. Dans l’une de ces localités, nous avons offert des aliments variés pour attirer les oiseaux. Parmi les 38 espéces ainsi observées prédominaient les espéces temporaires, omnivores et solitaires. Dans les autres localités, nous avons relevé 23 espèces o predominaient les espèces annuelles. insectivores au omnivores, qui vivent en groups.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Lima, Raphael Jonathas da Costa, and João Assis Dulci. "TRABALHANDO SEM A FORD: política industrial e ação corporativa em São Bernardo do Campo." Revista Brasileira de Ciências Sociais 36, no. 107 (2021). http://dx.doi.org/10.1590/3610709/2021.

Full text
Abstract:
Resumo Nosso objetivo foi compreender o fechamento da planta Ford de São Bernardo do Campo (SP) à luz das políticas industriais federais para o setor automobilístico. Analisamos os efeitos do Programa Inovar-Auto em termos de preservação do emprego na cadeia automotiva, relacionando-os às mudanças no mercado de trabalho industrial do município e ao fechamento da fábrica da Ford, em 2019. Operamos a partir de estatísticas do setor, dados de emprego (RAIS e CAGED), além de entrevistas, a fim de demonstrar que o Inovar-Auto, programa que objetivou premiar com incentivos fiscais as fabricantes que fizessem investimentos no Brasil, revelou-se incapaz de preservar ou expandir os empregos no setor, o que guarda alguma relação com a decisão da Ford. Assim, pretendemos também contribuir com as pesquisas sobre estratégias de lucro das corporações automotivas em cenários institucionais diversos, relacionadas à pesquisa sociológica sobre capitalismo comparado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Maurício Corrêa da, and José Dionísio Gomes da Silva. "AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE GOVERNOS MUNICIPAIS BRASILEIROS NA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA DESPESA POR FUNÇÕES SOCIAIS DE GOVERNO (2002-2014)." Revista Estudo & Debate 24, no. 1 (April 25, 2017). http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-036x.v24i1a2017.1158.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é avaliar o desempenho dos gestores públicos municipais na alocação dos recursos financeiros por meio da execução orçamentária da despesa em funções sociais de governo com métrica de gestão por índice. O método utilizado foi o empírico-analítico. O aspecto temporal para a análise de dados abrangeu o período de treze exercícios financeiros (2002 a 2014) com o critério de avaliação da eficiência alocativa. Os resultados revelaram, com base no Índice de Desempenho de Funções Sociais (IDFS), que os municípios de Santos (SP) e São Bernardo do Campo (SP) ficaram nas primeiras posições (melhores desempenhos nas 9 funções de governo consideradas como sociais) e nas últimas posições (menos eficientes), ficaram os municípios de Feira de Santana (BA), Carapicuíba (SP), Aparecida de Goiânia (GO), São Gonçalo (RJ) e Belém (PA). Com base na métrica utilizada, verificou-se que maiores gastos na execução da despesa por funções de governo não significa o melhor desempenho. O melhor desempenho (mais eficiente) está relacionado com a aplicação diversificada de recursos nas diversas funções de governo (variáveis) e nas funções que são mais importantes no contexto do componente que integra o índice a partir dos componentes principais extraídos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Bergamin, Maria Estela. "Leitura e escrita: ainda um desafio." Cadernos Cenpec | Nova série 2, no. 4 (December 31, 2007). http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i4.6.

Full text
Abstract:
<p>O relato apresenta o Projeto Leitura e Escrita: desafio de todos, que integra o Programa Território Escola desenvolvido pelo CENPEC em parceria com a Fundação Volkswagen. O objetivo era desenvolver a capacidade de leitura e produção de textos, nas diferentes áreas do conhecimento, com alunos de 5<sup>a</sup>. a 8<sup>a</sup>. série. As atividades foram iniciadas em São Carlos – SP, São Bernardo do Campo – SP e Rede Municipal de Bebedouro – SP, envolvendo 131 escolas e 408 educadores, que participaram de um programa de formação continuada sistemática de três anos. Como exemplo, o relato traz um resumo das propostas elaboradas pelos formadores do CENPEC e os professores de São Carlos em 2006. Os resultados, após um ano e meio de trabalho, evidenciam que os professores de todas as áreas englobaram a leitura e escrita nos conteúdos de suas disciplinas, que a proposta abarcou a comunidade, dando sentido à busca do conhecimento, e que houve um fortalecimento dos gestores como articuladores do currículo.</p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Tomé, Ivan Maia, Diogo Martins Gonçalves de Morais, and Raquel da Silva Pereira. "A educação ambiental nos cursos superiores de Tecnologia da Área de Gestão e Negócios e nos Bacharelados em Administração." Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade 9, no. 19 (November 18, 2020). http://dx.doi.org/10.22292/mas.v9i19.943.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo dessa pesquisa é evidenciar as ações de coordenadores na promoção da educação ambiental junto aos cursos superiores de Administração e de Gestão. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, com os coordenadores de cursos de Bacharelado em Administração e Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão e Negócios, dos municípios de São Bernardo do Campo e de São Caetano do Sul (SP). O estudo fez-se por meio de entrevista aos coordenadores sobre como conduzem a educação ambiental nas suas áreas. Foi possível constatar a insuficiência das ações relativas à educação ambiental, que se restringe à oferta de uma disciplina, a qual não é a forma recomendada pela Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Observou-se, ainda, a plena consciência dos entrevistados acerca da necessidade de fortalecimento das ações destinadas à educação ambiental dos futuros profissionais das áreas em consideração. Constataram-se equívocos na sua interpretação do conceito de transversalidade, expresso na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em que se apoia a PNEA para promover a educação ambiental. Palavras-chave: Avaliação educacional. Educação ambiental. Políticas públicas. Abstract The objective of this research is to highlight the actions of coordinators to promote environmental education along the high education courses of Administration and Management. For this purpose, we carried out a field survey, with the coordinators of Business and Business Management Technology courses in the municipalities of São Bernardo do Campo and São Caetano do Sul (São Paulo State). The study was carried out through an interview with the coordinators on how they conduct environmental education in their areas. It was possible to verify the insufficiency of the actions related to environmental education, which is restricted to the offer of a discipline, which is not the form recommended by the National Environmental Education Policy (PNEA). It was also observed that respondents were fully aware of the need to strengthen actions aimed at environmental education for future professionals in the areas under consideration. There were mistakes in their interpretation about the concept of transversality, expressed in the Law of Directives and Bases of Education (LDB), which supports the PNEA to promote environmental education. Keywords: Educational evaluation. Environmental education. Public policy. Resumen El objetivo de esta investigación es poner en evidencia las acciones de coordinadores en la promoción de la educación ambiental en los cursos superiores de Administración y Gestión. Para ello, se realizó un estudio de campo, con los coordinadores de los cursos de Administración y Tecnología en Gestión y Negocios, de los municipios São Bernardo do Campo y São Caetano do Sul (SP). El estudio se hizo por medio de entrevistas a los coordinadores sobre la forma como conducen la educación ambiental en sus áreas respectivas. Fue posible constatar la insuficiencia de las acciones relativas a la educación ambiental, que se restringe a una disciplina, lo que no corresponde a lo establecido en la Política Nacional de Educación Ambiental (PNEA). Se observó, también, la plena consciencia de los entrevistados sobre la necesidad de fortalecerse las acciones destinadas a la educación ambiental de los futuros profesionales de las áreas en consideración. Se constataron equivocaciones en su interpretación del concepto de transversalidad expresado en la Ley de Directrices y Bases (LDB), en que se apoya la PNEA para promover la educación ambiental. Palabras-clave: Evaluación educativa. Educación ambiental. Políticas públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Silva, Marta Regina Paulo da. "Por uma educação infantil emancipatória: a vez e a voz das crianças e de suas professoras." Cadernos de Educação, no. 58 (May 9, 2018). http://dx.doi.org/10.15210/caduc.v0i58.12370.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo compartilhar o trabalho realizado com crianças de 0 a 3 anos de idade, em três creches do município de São Bernardo do Campo/SP, sendo este vinculado ao subprojeto PIBID “Brincadeiras de agora, brincadeiras de outrora: as crianças e a produção das culturas infantis”. Fundamentado em Paulo Freire, em interlocução com outros estudos e pesquisas na área da infância, são apresentados aqui os saberes docentes construídos ao longo de um processo formativo dialógico, que tem como premissa a reflexão sobre a prática educativa, e como desafios, o olhar e a escuta sensível para as crianças e suas leituras de mundo. Tal processo tem possibilitado, ao coletivo, conhecer um pouco mais, não só o modo como meninos e meninas leem o mundo, mas como o comunicam, o que tem exigido se alfabetizar nas múltiplas linguagens infantis visando aprender com as crianças, ao mesmo tempo em que as ensinam, tendo por perspectiva a construção de uma educação emancipadora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Ferreira Amorim, Daniela, and Danielli Cristina Granado. "LAZER E TURISMO NA REPRESA BILLINGS: ESTUDO DO PERFIL DOS USUÁRIOS NA PRAINHA DO RIACHO GRANDE EM SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP)." Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista 10, no. 12 (November 10, 2014). http://dx.doi.org/10.17271/1980082710122014911.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Cornieri, Marina Gonzalbo, Paula Lopes de Araújo, José Gonçalves da Silva, Claudinei Correia de Mello, and Gabriela Priolli de Oliveira. "QUAIS SÃO OS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS EM UMA REPARTIÇÃO PÚBLICA? - UM ESTUDO SOBRE A COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE PRÓPRIOS MUNICIPAIS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP." Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades 4, no. 23 (September 2, 2016). http://dx.doi.org/10.17271/2318847242320161305.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Jimenez, Luciene, and Fernando Lefévre. "Desafios e perspectivas: desemprego e masculinidade." Interação em Psicologia 8, no. 2 (December 31, 2004). http://dx.doi.org/10.5380/psi.v8i2.3258.

Full text
Abstract:
O desemprego é um fenômeno mundial e em expansão há 30 anos, atingindo mais intensamente as periferias dos países pobres. Na região do ABC - São Paulo, essa situação tem afetado particularmente os homens em idade produtiva. Considerando os estudos de gênero, a capacidade de prover materialmente as necessidades da família é um dos atributos da masculinidade normativa. Objetivou-se investigar as representações de trabalho, emprego e masculinidade mediante a situação de desemprego prolongado entre homens maduros e desempregados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e individuais, com quinze homens desempregados residentes nos municípios de Diadema e São Bernardo do Campo (SP). Procedeu-se à Análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Os entrevistados consideram como “trabalho” as atividades desenvolvidas sob vínculo empregatício legal que garantem os lugares de assalariado e provedor. O desemprego é sentido como uma ruptura com a rede social e derrota. Os rendimentos obtidos por meio das atividades alternativas são desqualificados, pois, apesar de se encontrarem próximos aos salários do mercado, não garantem o acesso à seguridade social, tampouco promovem a manutenção do lugar de provedor. Surgidos nesse contexto, a ingestão de álcool e drogas e a violência emergem como alternativas para a retomada de um lugar social identificado como masculino.Palavras-chave: desemprego; masculinidade; saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Petri, Claudia, and Heloísa Trenche. "De olhos... e ouvidos no aluno." Cadernos Cenpec | Nova série 2, no. 3 (July 1, 2007). http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i3.110.

Full text
Abstract:
O relato de prática descreve a primeira etapa do Estudo Exploratório, realizado em 2006, com escolas que participavam do Projeto Estudar pra Valer! Língua Portuguesa, nos municípios de Bebedouro - SP, Limeira - SP, Resende - RJ e São Bernardo do Campo - SP. O Estudo buscou avaliar o Projeto que se iniciou em 2002, na cidade de Itanhaém - SP, com um trabalho voltado à aprendizagem da leitura e da produção de textos por alunos do 1<sup>o</sup> ao 4<sup>o</sup> ano do Ensino Fundamental. Foi construída uma proposta de avaliação qualitativa e longitudinal que contemplava diferentes estratégias de coletas de dados. Para cada um dos quatro municípios envolvidos no Estudo, participaram quatro escolas, com quatro professores do 1<sup>o</sup> ao 4<sup>o</sup> ano e seus respectivos alunos, além das equipes gestoras. As estratégias incluíram cadastro dos alunos e professores, para o acompanhamento longitudinal; questionário para caracterização do perfil dos professores, gestores e escolas; levantamento de dados sobre frequência e rendimento dos alunos; questionário de hábitos de leitura e práticas culturais das famílias e dos alunos; entrevistas com as quatro equipes gestoras, 15 professores e 47 alunos; atividades de leitura e produção de texto com os 461 alunos integrantes da pesquisa. Os resultados dessa primeira etapa possibilitaram um olhar abrangente sobre o contexto das escolas, alguns dados do letramento nas famílias, aspectos da aprendizagem dos alunos envolvidos no Estudo e implementação do Projeto nas escolas. O relato conclui que a metodologia adotada não é a única possível, mas pode contribuir para que se legitimem, cada vez mais, análises dessa natureza no campo da avaliação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography