Academic literature on the topic 'Síndrome de abstinência neonatal - Recém-nascido'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Síndrome de abstinência neonatal - Recém-nascido.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Síndrome de abstinência neonatal - Recém-nascido"

1

Barbosa, Sandra Mary Silva, Taiane Da Silva Soares, Naesio Ramos de Oliveira, Elisete Mendes Carvalho, Antônia Ionésia Araújo do Amaral, João Joaquim Freitas do Amaral, Maxsuênia Queiroz Medeiros, and Francisco Herlânio Costa Carvalho. "Repercussões anatomofisiológicas em recém-nascidos expostos a drogas ilícitas no período gestacional: revisão narrativa." Revista de Medicina da UFC 58, no. 4 (December 26, 2018): 46. http://dx.doi.org/10.20513/2447-6595.2018v58n4p46-51.

Full text
Abstract:
Introdução: a exposição do feto a drogas ilícitas ainda na gestação pode acarretar em malformações, deformidades e efeitos deletérios ao sistema nervoso central do recém-nascido (RN). Objetivo: realizar uma revisão de literatura acerca das repercussões anatomofisiológicas em recém-nascidos causados pelo uso de drogas ilícitas no período gestacional. Material e Métodos: estudo de revisão narrativa com busca nas bases de dados eletrônicas LILACS, BIREME, MEDLINE, SCIELO e a CAPES, livros, teses, publicações e/ou documentos publicados por órgãos de saúde com período entre 2000 e 2017, nos idiomas português, espanhol e inglês. Foram utilizados os seguintes descritores: recém-nascido, drogas ilícitas, gravidez, anormalidades induzidas por medicamentos e excluídos materiais que trouxessem hipóteses inespecíficas ou as alterações neonatais como extensão adulta descrita pela literatura. Resultados e Discussão: as drogas ilícitas podem atravessar a barreira placentária e hematoencefálica fetal, levando a repercussões importantes no período pós-natal, como a Síndrome de Abstinência Neonatal (SAN), alterações no desenvolvimento da primeira infância, comprometimento neurocomportamental, respiratório e malformações congênitas. Conclusão: um recém-nascido em situação de risco para drogas pode apresentar diversas alterações neurológicas, comportamentais, respiratórias, cardiovasculares, físicas e cinético-funcionais, não podendo afirmar se as alterações neurológicas e comportamentais são permanentes, mas especula-se que haja prejuízos em longo prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nunes, Magda Lahorgue, Humberto Holmer Fiori, and Christine Holzhey. "Neurocristopatia no diagnóstico diferencial das apnéias do recém nascido: relato de caso." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 59, no. 4 (December 2001): 968–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2001000600025.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: incluir a neurocristopatia na investigação etiológica das apnéias refratárias do recém nascido e discutir o valor diagnóstico da polissonografia. MÉTODO: relato de caso e discussão crítica da literatura. RESULTADOS: relatamos o caso de um recém-nascido que apresentou disfunção ventilatória nas primeiras horas de vida associada a distensão abdominal, necessitando de ventilação mecânica contínua com piora do quadro respiratório durante o sono. Após o diagnóstico polissonográfico de hipoventilação foi investigado com exames de neuroimagem e biópsia de cólon, positiva para doença de Hirschprung. CONCLUSÃO: a neurocristopatia é uma síndrome neonatal que por vezes pode ter o seu reconhecimento dificultado pelo amplo espectro clínico associado. A polissonografia foi fundamental nesta investigação confirmando a hipoventilação. Este diagnóstico etiológico deve ser considerado na investigação de recém-nascidos com apnéias persistentes durante o sono.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bomfim, Vitoria Vilas Boas da Silva, Maria Dhescyca Ingrid Silva Arruda, Emily da Silva Eberhardt, Nicoly Virgolino Caldeira, Renata Porangaba Cavalcante, Lucas Sousa Penha, Rafaela Abrão, et al. "Repercussões clínicas da icterícia neonatal no prematuro." Research, Society and Development 10, no. 9 (July 20, 2021): e4010917580. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17580.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar as possíveis repercussões clínicas e suas consequências em recém-nascidos prematuros acometidos por icterícia neonatal. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa utilizando as bibliotecas de dados PubMed e BVS, onde foram incluidos artigos em português, inglês e espanhol, de 2010 a 2021. Resultados: A prematuridade é uma das maiores causas de mortalidade neonatal contribuindo para o aumento do coeficiente de mortalidade infantil. A icterícia é um dos problemas que mais acometem o recém-nascido, sendo definida por concentração sérica de bilirrubina indireta (BI) ou de bilirrubina direta (BD) >1,5 mg/dL. Uma das maiores complicações da Icterícia Neonatal é o Kernicterus, uma encefalopatia bilirrubínica, síndrome essa que causa o mal funcionamento neurológico ocasionado pelo excesso de bilirrubina não conjugada na corrente sanguínea. A equipe de enfermagem é responsável por receber e preparar o RN para o tratamento da Icterícia Neonatal, além de preparar os aparelhos que serão utilizados para a fototerapia como o foco de luz e a incubadora. Considerações Finais: Apesar de ser considerada bastante comum, os sinais clínicos da icterícia não devem passar despercebidos, principalmente nos prematuros, pois as consequências da negligência no tratamento podem levá-lo a adquirir uma síndrome neurológica grave.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cassiano, Valéria Araújo, Carolina Pereira da Cunha Sousa, Flaurinda da Silva Ribeiro, Karolayne da Silva Barbosa Alves, Maria Tereza Lucena Pereira, and Gabriel Barbosa Câmara. "Perfil epidemiológico de recém-nascidos prematuros internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal." Research, Society and Development 9, no. 8 (July 5, 2020): e301985467. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5467.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo conhecer o perfil epidemiológico de recém-nascidos prematuros internados em uma unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa, delineamento transversal e caráter descritivo que foi realizada a partir da análise documental, que avaliou 155 prontuários de Recém-Nascido Prematuro (RNPT), internados entre 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2017 em uma UTIN. Os dados foram digitados e armazenados em uma planilha de Excel e analisados por meio de estatística descritiva e inferencial, utilizou-se o Software SPSS versão 20.0. A faixa etária mais prevalente das genitoras estava compreendida no intervalo de 20 a 34 anos (67,1%). Quanto as complicações evidenciadas durante a gestação atual, as intercorrências mais frequentes foram infecção do trato urinário (46,5%) e hipertensão (45,8%). A média de peso ao nascer encontrada foi de 1744,1g. No que se refere ao tempo de internação, constatou-se que a média de dias de internação foi de 37,4. Dentre os motivos mais prevalentes responsáveis pela internação, cabe destacar que (41,9%) eram crianças com baixo peso ao nascer e (30,3%) síndrome do desconforto respiratório. Das variáveis investigadas, observou-se que apenas a situação conjugal solteira apresentou associação estaticamente significante com a variável dependente grau de prematuridade (p=0,049). Espera-se que este estudo possa contribuir para novas pesquisas a respeito da importância de conhecer o perfil epidemiológico do Recém-nascido Prematuro de acordo com o grau da sua prematuridade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Delgado, Susana Elena. "Atuação fonoaudiológica na Unidade De Terapia Intensiva em bebê com síndrome de pterígeo poplíteo." Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 14, no. 1 (2009): 123–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-80342009000100019.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi descrever a intervenção fonoaudiológica para a adequação da função alimentar por meio da avaliação e tratamento do sistema estomatognático e suas funções. O estudo foi feito a partir do relato de caso de um recém-nascido portador da Síndrome de Pterígio Poplíteo, que foi alimentado por sonda, atendido na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. A avaliação fonoaudiológica apresentou os seguintes resultados: mandíbula retraída com pouca abertura, gengivas superiores e inferiores hipertróficas, palato com fissura pós-forame incisivo incompleta, reflexos orais de alimentação (busca, sucção, deglutição) presentes e adequados; reflexos de defesa (mordida, gag) anteriorizados e exacerbados. Apresentou pouca tolerância ao toque intra-oral. A sucção não nutritiva teve como resultado um número de sucções/pausas de 3:1, com ritmo presente, com força débil. Na sucção nutritiva, por meio da mamadeira, apresentou sucções/pausa de 5:1, com pausas longas. Foram observados sinais de estresse de alteração respiratória, estridor inspiratório leve, um episódio de engasgo e reflexo de gag anteriorizado e exacerbado, demonstrando hipersensibilidade oral em resposta ao bico convencional da mamadeira. Foram realizadas cinco sessões de intervenção fonoaudiológica, com orientações para a mãe e a equipe de enfermagem sobre postura, estimulação oral e uso de bico ortodôntico. O recém-nascido teve alta com via oral plena e com bom ganho de peso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cintra, Kelly Luisa, Carolina de Abreu Nocera Alves, Felipe Miclos Dos Passos, Mayara Araújo da Silva, Priscilla Lima Martins, and Ana Elisa Carvalho Pimenta. "Trombo séptico localizado na topografia de átrio direito em um recém-nascido pré-termo: Relato de caso." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 30 (August 13, 2019): e991. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e991.2019.

Full text
Abstract:
Detalhamento do caso: Recém-nascido do sexo feminino, idade gestacional de 33 semanas, internada na unidade de terapia intensiva neonatal devido a síndrome da membrana hialina. Evoluiu com quadro de sepse, necessitando de antibioticoterapia e instalação de cateter venoso central em membro superior direito. Após persistência da sepse, foi solicitado ecocardiograma que visualizou imagem de trombo em átrio direito de provável etiologia séptica, pedunculado, móvel, aderido ao septo atrial. Paciente foi submetida a trombólise e evoluiu com melhora clínica e seguimento ambulatorial após alta hospitalar. Discussão: A persistência de quadro sépticos em recém-nascidos leva a suspeita de trombos sépticos, principalmente quando há instalação de cateter venoso central, que é considerado o maior fator de risco. O diagnóstico é feito preferencialmente através do ecocardiograma ou arteriografia contrastada e o tratamento consiste na retirada dos cateteres e terapia com trombolíticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Araújo, Lilia Cristina Pantoja de, Angeline Do Nascimento Parente, Ruan Matheus Silva de Freitas, Andressa Tavares Parente, Rosângela Santana Moraes, Ana Raquel Araújo Rosário, and Cleide Laranjeira da Silva. "Recém-nascidos em líquido amniótico meconial: variáveis e intervenções." Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem 11, no. 33 (March 29, 2021): 128–38. http://dx.doi.org/10.24276/rrecien2021.11.33.128-138.

Full text
Abstract:
A asfixia perinatal, causada pela Síndrome de Aspiração Meconial, é uma das principais causas de mortalidade neonatal precoce em recém-nascidos de baixo risco e sem anomalias congênitas. O objetivo da pesquisa foi definir o perfil e a ocorrência de reanimação neonatal de recém-nascidos em Líquido Amniótico Meconial de uma maternidade de referência materno infantil. Estudo quantitativo, retrospectivo documental realizado com 47 prontuários de recém-nascido selecionados mediante a presença de Líquido Amniótico Meconial ao nascimento. Na amostra: 55,3% a termo; 51,5% do sexo masculino; 55,3% via parto cesáreo; 48,9% com peso adequado para a idade gestacional; 78,7% não precisou de Aspiração sob Visualização Direta da Traqueia. Índice de Apgar menor que 7 pontos no primeiro minuto de vida foram 93,6 %, mas com melhora no quinto minuto de vida. Observa-se a importância de conhecer o perfil destes neonatos para proporcionar um atendimento qualificado.Descritores: Líquido Amniótico, Mecônio, Recém-Nascido. Neonates born through meconium stained amniotic fluid: variables and interventionsAbstract: Perinatal asphyxia, caused by Meconium Aspiration Syndrome (MAS), is one of the main causes of early neonatal mortality in low risk newborns and without congenital abnomalities. The goal of this research was to define the profile and the occurrence of neonatal resuscitation of neonates born on Meconium Stained Amniotic Fluid (MSAF) in a maternal hospital child care reference. This is a quantitative, retrospective documentary study performed based in 47 medical records of newborns selected through the presence of Meconium Stained Amniotic Fluid (MSAF) at the birth. In the specimen it was found that: 55.3% were born at term; 51.5% were male; 55.3% by way of cesarean; 48.9% with adequate weight for gestational age (AGA); 78.7% did not need aspiration under Direct Tracheal Visualization. It was identified that 93.6% had an Apgar score less than 7 points in the first minute of life, but with improvement in the fifth minute of life. It is noted the importance of knowing the profile of these newborns to provide qualified care.Descriptors: Amniotic Fluid, Meconium, Newborn. Recién nacido en líquido amniotico meconial: variables e intervencionesResumen: La asfixia perinatal, causada por el Síndrome de Aspiración Meconial, es una de las principales causas de mortalidad neonatal temprana en recién nacidos de bajo riesgo y sin anomalías congénitas. El objetivo de la investigación fue definir el perfil y la ocurrencia de la reanimación neonatal de recién nacidos en líquido amniótico meconial en un hospital de maternidad de referencia materno-infantil. Estudio cuantitativo, retrospectivo documental realizado con 47 registros médicos de recién nacidos seleccionados mediante la presencia de líquido amniótico meconial al nacer. En la muestra: 55,3% a término; 51.5% eran de género masculino; 55.3% por cesárea; 48,9% con peso adecuado para la edad gestacional; 78.7% no necesitaron aspiración mediante visualización directa de las traqueas. 93,6% presentaron puntuación de Apgar inferior a 7 puntos en el primer minuto de vida, pero con una mejora en el quinto minuto de vida. Se destaca la importancia de conocer el perfil de estos recién nacidos para proporcionar atención calificada.Descriptores: Líquido amniótico, Meconio, Recién Nacido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Daripa, Mandira, Helena Maria G. Caldas, Luis Patricio O. Flores, Bernadette Cunha Waldvogel, Ruth Guinsburg, and Maria Fernanda B. de Almeida. "Asfixia perinatal associada à mortalidade neonatal precoce: estudo populacional dos óbitos evitáveis." Revista Paulista de Pediatria 31, no. 1 (March 2013): 37–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-05822013000100007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Comparar o perfil epidemiológico dos óbitos neonatais precoces evitáveis associados à asfixia perinatal conforme a região de ocorrência do óbito no Estado de São Paulo. MÉTODOS: Coorte populacional constituída por 2.873 óbitos evitáveis até seis dias de vida associados à asfixia perinatal ocorridos entre janeiro de 2001 e dezembro de 2003. Considerou-se como asfixia perinatal a presença de hipóxia intraútero, asfixia ao nascer ou síndrome de aspiração de mecônio em qualquer linha da Declaração de Óbito original. Variáveis epidemiológicas também foram extraídas das Declarações de Nascido Vivo. RESULTADOS: No triênio, 1,71 mortes por 1.000 nascidos vivos estavam associadas à asfixia perinatal, correspondendo a 22% dos óbitos neonatais precoces. Dos 2.873 óbitos evitáveis, 761 (27%) ocorreram em São Paulo, capital; 640 (22%), na região metropolitana da capital; e 1.472 (51%), no interior do estado. Nas duas primeiras regiões predominaram as mortes em hospitais públicos, recém-nascidos com idade gestacional inferior a 37 semanas e peso abaixo de 2500g. No interior, os óbitos foram mais frequentes em entidades beneficentes, recém-nascidos a termo e com peso superior a 2500g. A maioria dos bebês nasceu durante o dia no município de residência materna e evoluiu para óbito no hospital de nascimento até 24 horas após o parto. A síndrome de aspiração de mecônio esteve presente em 18% dos óbitos. CONCLUSÕES: A asfixia perinatal é um contribuinte frequente para a morte neonatal precoce evitável no estado com o maior produto interno bruto per capita do Brasil, evidenciando a necessidade de intervenções específicas com enfoque regionalizado na assistência ao parto e ao nascimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Aquino, Taciana Carreira de, Beatriz Britto Barufi, Patrícia Marques Mendes, Taíssa Naves Araújo, and Kelly Luísa Cintra. "Aumento da sobrevida de pacientes com cardiopatias congênitas após assistência perinatal e neonatal adequada: relato de caso." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 10 (October 31, 2020): e4797. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e4797.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Demonstrar o aumento da sobrevida dos pacientes com cardiopatias congênitas em condições desfavoráveis após adequada assistência neonatal e da correta indicação de interrupção do parto. Detalhamento do caso: Lactente, masculino, 7 meses de idade, paciente em um Ambulatório pediátrico em uma cidade do Estado de São Paulo. Paciente nasceu de 30 semanas e 3 dias de gestação, via parto cesárea por taquicardia fetal e diminuição do movimento fetal, pesando 1900 gramas, medindo 41 centímetros e com APGAR 3/6. Ao nascer, foi colocado em ventilação mecânica, apresentou depressão neonatal, síndrome de desconforto respiratório do recém-nascido, taquicardia supraventricular, hidropsia fetal e hipoglicemia neonatal. Em ecocardiograma foi mostrado transposição congênita corrigida dos vasos da base (TCGA) e uma insuficiência tricúspide de grau leve. O eletrocardiograma revelou ritmo sinusal, frequencia cardiaca de 136 bpm, eixo a zero graus e intervalo PR curto – evidenciando uma possível síndrome de Wolff-Parkinson-White. O Holter de 24h, exibiu 43 episódios de taquicardia juncional paroxística e raras extrassístoles. Considerações finais: A importância de uma triagem pós-natal adequada em relação às taquicardias e apnéias proporciona ao paciente um tratamento precoce, e consequentemente um prognóstico melhor do que se tivesse tido o diagnóstico na fase adulta, período que prevalece os diagnósticos de TCGA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Elisa Marina Do Prado, Maria Elisângela Torres de Lima Sanches, Anne Laura Costa Ferreira, Katia Nobre Cedrim Lucena, Karlayne Reynaux Vieira de Oliveira, and Amuzza Aylla Pereira dos Santos. "Impacto da implantação da rede cegonha nos óbitos neonatais." Revista de Enfermagem UFPE on line 13, no. 5 (May 30, 2019): 1317. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v13i5a236606p1317-1326-2019.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: descrever o impacto da implantação da Rede Cegonha nos óbitos neonatais por causas evitáveis. Método: trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, onde foram incluídos os óbitos neonatais por causas evitáveis por uma adequada assistência à mulher na gestação, parto e ao recém-nascido, entre os anos de 2011 e 2015, baseado na análise retrospectiva de dados secundários coletados por meio do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos – SINASC, no DATASUS, cujos resultados foram apresentados em tabelas. Resultados: observou-se que os óbitos neonatais por causas evitáveis caíram, em 2012, para 8,42/1.000NV, mas atingiram 9,56/1.000NV em 2013. Destaca-se, entre as causas evitáveis por um pré-natal de qualidade, a síndrome da angústia respiratória do recém-nascido, enquanto, na assistência ao parto, a principal causa de óbito foi a hipóxia intrauterina. Conclusão: identificaram-se valores de baixo impacto acerca da implantação da Rede Cegonha nos óbitos neonatais por causas evitáveis no Estado de Alagoas. Evidenciou-se a necessidade de mais esforços para que a eficácia do programa seja justificada a partir de impactos positivos representados nas taxas de óbitos neonatais. Descritores: Cuidado Pré-Natal; Recém-Nascido; Parto; Serviços de Saúde Materno-Infantil; Doenças do Recém-Nascido; Mortalidade Perinatal.ABSTRACT Objective: to describe the impact of the implantation of the Stork Network on neonatal deaths due to preventable causes. Method: this is a quantitative, descriptive study, which included neonatal deaths due to preventable causes of adequate care for women in gestation, delivery and the newborn, between the years 2011 and 2015, based on the retrospective analysis of secondary data collected through the Information System on Live Births - SINASC, in DATASUS, whose results were presented in tables. Results: it was observed that neonatal deaths from preventable causes fell to 8.42/1,000NV in 2012, but reached 9.56 / 1,000NV in 2013. Among the preventable causes of prenatal quality, the respiratory distress syndrome of the newborn, while in the delivery assistance, the main cause of death was intrauterine hypoxia. Conclusion: low impact values were identified on the implementation of the Stork Network in neonatal deaths due to preventable causes in the State of Alagoas. The need for more efforts was made to make the program's effectiveness justified by the positive impacts of neonatal death rates. Descritores: Prenatal Care; Infant Newborn; Parturition; Maternal-Child Health Services; Infant Newborn Diseases; Perinatal Mortality.RESUMENObjetivo: describir el impacto de la implantación de la Red Cigüeña en las muertes neonatales por causas evitables. Método: se trata de un estudio cuantitativo, descriptivo, donde se incluyeron las muertes neonatales por causas evitables por una adecuada asistencia a la mujer en la gestación, parto y al recién nacido, entre los años 2011 y 2015, basado en el análisis retrospectivo de los datos secundarios recogidos por medio del Sistema de Información sobre Nacidos Vivos - SINASC, en el DATASUS, cuyos resultados fueron presentados en tablas. Resultados: se observó que las muertes neonatales por causas evitables cayeron en 2012 a 8,42 / 1.000NV, pero alcanzaron 9,56 / 1.000NV en 2013. Se destaca, entre las causas evitables por un prenatal de calidad, el síndrome de la angustia respiratoria del recién nacido, mientras que, en la asistencia al parto, la principal causa de muerte fue la hipoxia intrauterina. Conclusión: se identificaron valores de bajo impacto sobre la implantación de la Red Cigüeña en las muertes neonatales por causas evitables en el Estado de Alagoas. Se evidenció la necesidad de más esfuerzos para que la eficacia del programa esté justificada a partir de impactos positivos representados en las tasas de muertes neonatales. Descritores: Atención Prenatal; Recién Nacido; Parto; Servicios de Salud Materno-Infantil; Enfermeda desd El Recién Nacido; Mortalidad Perinatal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Síndrome de abstinência neonatal - Recém-nascido"

1

Moreira, Marta Antunes. "Síndrome de abstinência neonatal: um estudo retrospectivo." Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2012. http://hdl.handle.net/10400.6/1082.

Full text
Abstract:
Um futuro farmacêutico, pelo seu nível de conhecimento técnico e científico, deve demonstrar ser capaz de se integrar em equipas multidisciplinares, com as quais interage, visando o bem-estar do utente. Neste âmbito, e atendendo à pluralidade de áreas em que o farmacêutico pode exercer, foi relevante a realização do estágio curricular em duas vertentes distintas. Se, na perspectiva hospitalar, foi possível um relacionamento com terapias farmacológicas exclusivas; o contacto directo com o utente na farmácia comunitária permitiu um acompanhamento continuado da sua evolução patológica. Em ambas, está inerente um constante desafio, no sentido de satisfazer as necessidades do doente, aliando o profissionalismo, à sensibilidade e rigor científico. O projecto de investigação conciliou o interesse por uma determinada temática, com a possibilidade de produzir inferências após análise de uma amostra e relacionando o estudo realizado com trabalhos publicados. A síndrome de abstinência neonatal é consequente do consumo abusivo de drogas pela progenitora, durante a gestação. Este quadro clínico foi avaliado nos recém-nascidos do Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro, cujo processo clínico assim o descrevia. Embora com uma amostra de dimensão reduzida, foi possível determinar uma predominância no consumo de heroína (42%). Contudo, a adesão das mães a programas de reabilitação foi notável no segundo período do estudo (1,5 vezes superior). As opções terapêuticas consideradas demonstraram eficácia superior quando usada morfina (16%) como terapia de primeira linha, tanto ao nível do tempo que demorou a produzir efeitos favoráveis no neonato (8,14 dias), como no que respeita ao Índice de Finnegan (3,12) no momento da descontinuação.
A future pharmacist, due to his technical and scientific knowledge, must demonstrate the ability to integrate multidisciplinary teams, with whom should interact, always considering the well-being of the patient. In this context, given the plurality of areas in which the pharmacist may practice, it became important to experiment two distinct areas during the curricular internship. . On the one hand, in the hospital perspective, there was the possibility to contact with exclusive pharmacological therapies; on the other hand, the direct contact with the patient in the community pharmacy allowed a personal attendance of his/hers pathological progression. In both cases, there is a constant intrinsic challenge, in order to meet the patient’s needs, combining professionalism, sensitivity and scientific accuracy. The research project combined the interest in a particular area with the possibility of drawing conclusions after analyzing a population sample and relating the study to previously published works. The neonatal abstinence syndrome is a consequence of the mother’s abusive behavior concerning illicit substances during pregnancy. This clinical condition was evaluated in newborns of Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro, as described in the clinical files. Despite the reduced dimension of the sample, one was able to determine the predominance of heroin use (42%). Nevertheless, the adherence of the mother to a rehabilitation program was significantly higher in the second period of the study (1,5 times greater). The therapeutic options demonstrated greater efficacy for morphine (16%), as first line therapy, both considering the time it takes to produce favorable effects on newborns, and the Finnegan scores (3,12) upon discontinuation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moreira, Eugénia Maria Rosendo. "Recém-nascido de mãe toxicodependente: casos de síndrome de abstinência em neonatologia no CHCB." Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2011. http://hdl.handle.net/10400.6/989.

Full text
Abstract:
A utilização abusiva de drogas tem vindo a aumentar nas últimas décadas, verificando-se também esta tendência no grupo de mulheres em idade reprodutiva. O consumo de substâncias ilícitas durante a gravidez tem repercussões na grávida, no feto e no recém-nascido (RN). A grávida toxicodependente está sujeita a síndromes de abstinência repetidos que podem ser responsáveis por aborto, morte in útero ou parto pré-termo. O recém-nascido exposto a drogas in útero pode tornar-se dependente e sofrer após o nascimento de Síndrome de Abstinência. O médico deve portanto estar alerta para esta realidade para que sejam fornecidos à grávida, ao feto e ao RN os cuidados adequados e necessários. Os objetivos deste estudo passam por quantificar o número de RN de mãe toxicodependente nascidos no CHCB e que ficaram internados na Unidade de Neonatologia deste hospital sob o diagnóstico de Síndrome de Abstinência, no período de Janeiro de 2000 a Dezembro de 2010. Efetuar o relato dos 3 casos existentes, através da análise documental dos processos clínicos, explorando dados referentes à mãe e ao RN. Do presente estudo constará também uma análise das características epidemiológicas, clínicas, diagnósticas e terapêuticas em relação ao Síndrome de Abstinência em Neonatologia.
In recent decades, the misuse of drugs has been increasing and this trend is also verified in women of reproductive age. The use of illicit substances during pregnancy has implications for the pregnant woman, the fetus and the newborn. Dependent pregnant woman is subject to repeated withdrawal syndromes that may be responsible for miscarriage, intrauterine death or preterm delivery. The exposed newborn can become passively addicted and develop afterbirth Abstinence Syndrome. Therefore, the physician should be alert to this reality in order to provide to the pregnant woman, the fetus and the newborn the appropriate and necessary care. The objectives of this study are to quantify the number of newborns with dependent mothers born in CHCB and who were admitted in Neonatology Unit under the diagnosis of Neonatal Abstinence Syndrome, from January 2000 to December 2010. Make a report of the 3 existing cases through documental analyses of clinical processes, exploiting data about the mother and the neonate. This study will also provide a review of epidemiological, clinical, diagnostic and therapeutic features of the Neonatal Abstinence Syndrome.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pereira, Geila de Moraes. "Efeito da Síndrome Hipertensiva Gestacional no prognóstico neonatal de recém-nascidos prematuros." Botucatu, 2018. http://hdl.handle.net/11449/166411.

Full text
Abstract:
Orientador: Ligia Maria Suppo de Souza Rugolo
Resumo: INTRODUÇÃO: O grave acometimento placentário na pré-eclampsia precoce gera preocupação quanto às repercussões dessa doença no concepto. OBJETIVO: Determinar se o desfecho neonatal de prematuros de mães com pré-eclampsia precoce é pior em comparação aos de mães normotensas. MÉTODO: Estudo prospectivo de coorte, envolvendo todos os prematuros < 34 semanas de gestação, nascidos de mães com pré-eclampsia, em uma Maternidade terciária, no período de junho de 2013 a maio de 2016. Esses prematuros foram pareados pela idade gestacional com os próximos nascimentos de mães normotensas, na proporção 1:2. Critério de Inclusão: gestação única, nascimento no Serviço, idade gestacional < 34 semanas e ausência de malformações congênitas múltiplas. Variáveis de estudo: dados maternos, gestacionais, de nascimento e evolução durante a internação. Desfecho: alta sem morbidades graves (hemorragia periintraventricular 3-4, displasia broncopulmonar, retinopatia). Na comparação entre os 2 grupos utilizou-se o teste t de Student ou Mann-Whitney, Qui-quadrado ou teste Exato de Fischer. RESULTADOS: Foram estudados 140 prematuros de mães com pré-eclampsia e 280 no grupo controle. A idade gestacional média foi 30±2 semanas. No grupo pré-eclampsia o sofrimento fetal, corticóide antenatal e cesariana foram mais frequentes; os prematuros nasceram menores, tiveram mais hipotermia e hipoglicemia, e receberam com maior frequência nutrição parenteral. Entretanto o desfecho não diferiu entre os grupos: 71% do gr... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: INTRODUCTION: The severe placental involvement in early-onset preeclampsia raises concern about the effect of this disease on the concept. OBJECTIVE: To determine if the neonatal outcome of preterm infants born to preeclamptic mothers is worse than those of normotensive mothers. METHOD: Prospective cohort study involving all preterm infants <34 weeks of gestation, born to mothers with preeclampsia, in a tertiary Maternity from June 2013 to May 2016. These preterm infants were matched by gestational age with those of normotensive mothers, in a 1: 2 ratio. Inclusion criteria: single gestation, inborn, gestational age <34 weeks and absence of multiple congenital anomalies. Study variables: maternal, gestational, birth and neonatal data. Outcome: discharge without severe morbidities (periintraventricular hemorrhage 3-4, bronchopulmonary dysplasia, retinopathy). In the comparison between the 2 groups, Student's t-test or Mann-Whitney test, Chi-square test or Fischer's exact test were used. RESULTS: 140 premature infants of preeclamptic mothers and 280 in the control group were studied. The mean gestational age was 30 ± 2 weeks. In the pre-eclampsia group, fetal distress, antenatal steroid use and cesarean section were more frequent; the neonates were born smaller, had more hypothermia and hypoglycemia, and received more frequent parenteral nutrition. However, the neonatal outcome did not differ between groups: 71% of the pre-eclampsia group and 74% of the control group were discha... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cunha, Gabrielle Bocchese da. "Exposição pré-natal à cocaína e efeitos neurocomportamentais no recém-nascido." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2007. http://hdl.handle.net/10183/11423.

Full text
Abstract:
Introdução: Estudos de prevalência têm demonstrado a importância do problema do uso de cocaína e de outras drogas durante a gestação. Esta pesquisa foi a primeira realizada na América Latina com o objetivo de avaliar o neurocomportamento do recém-nascido (RN) exposto à cocaína. Foram estudadas também as repercussões obstétricas e neonatais. Metodologia: A pesquisa foi realizada através de um estudo transversal. Foram incluídos 34 RNs expostos à cocaína durante o período pré-natal e 28 RNs não expostos nascidos no mesmo hospital. Os RNs foram caracterizados como expostos por uma entrevista materna positiva para o uso de cocaína ou pelo exame meconial positivo. Após a comparação de expostos e não expostos, os RNs foram divididos conforme a duração da exposição à cocaína durante a gestação em 3 grupos para análise dos dados: grupo 1 - RNs não expostos (n = 28); grupo 2 - RNs expostos durante parte da gestação (n = 27) e grupo 3 - RNs expostos durante toda a gestação (n = 7). Entre 24 e 48 horas de vida, a Neonatal Intensive Care Unit Network Neurobehavioral Scale (NNNS) foi aplicada por um examinador cego para a situação de exposição.Os escores da escala foram comparados entre os grupos. Resultados: As características demográficas maternas, as características obstétricas e as neonatais não diferiram entre os grupos expostos ou não expostos. O uso de cocaína durante a gestação esteve associado ao de cigarros, e o uso durante toda a gestação, ao uso de cigarros e de outras substâncias (álcool e maconha). As usuárias de cocaína durante toda a gestação apresentaram taxas de complicações na gestação e de hospitalizações significativamente maiores do que as usuárias durante parte da gestação ou do que as não usuárias. Peso, comprimento e perímetro cefálico dos RNs do grupo 3 foram significativamente menores que os dos grupos 1 e 2. OsRNs do grupo 3 foram menos amamentados ao seio de forma exclusiva do que os demais e apresentaram maiores taxas de internação em unidade de terapia intensiva neonatal e maior tempo de hospitalização do que os do grupo 2. Quanto ao exame neurocomportamental, RNs expostos apresentaram mais sinais de estresse ou de abstinência no sistema nervoso autônomo do que os não expostos. Não foram encontradas outras diferenças nos escores da NNNS quando comparados expostos e não expostos. Os RNs expostos durante toda a gestação apresentaram piores escores na auto-regulação, na qualidade dos movimentos e no item hipotonia. Foram observados mais sinais de estresse autonômicos nos RNs do grupo 3 em relação aos demais.Conclusões: O estudo não detectou diferenças entre usuárias e não usuárias de cocaína quanto às características obstétricas e neonatais. No entanto, o consumo de cocaína durante toda a gestação ocasionou aumento de complicações obstétricas, diminuição do crescimento fetal e maiores taxas de internação hospitalar durante a gestação e no período neonatal. Esta pesquisa demonstrou os efeitos neurocomportamentais precoces numa amostra de RNs expostos à cocaína no período fetal, confirmando dados de estudos anteriores. O consumo de cocaína esteve associado ao de outras drogas pela gestante, o que pode ter influenciado os resultados. No Brasil, são necessários novos estudos, envolvendo vários centros e amostras maiores, para avaliar a associação entre o uso de cocaína na gestação e suas conseqüências obstétricas e neonatais, incluindo os efeitos neurocomportamentais no RN, assim como o impacto socioeconômico do uso desta droga durante a gestação.
Introduction: Prevalence studies have demonstrated the importance of the gestational use of cocaine and other drugs.This was the first Latin American research aiming to evaluate the neurobehavioral of the cocaine exposed newborn infant. The obstetrical and neonatal consequences were also studied. Methodology: The study design was a cross-sectional. The sample comprised 34 newborn infants who had been exposed to cocaine during the prenatal period and 28 who had not been exposed, all born in the maternity unit of a general hospital. Exposure was identified either by means of interviews with mothers in which they reported cocaine use or by positive meconium test results. The infants were classified into three groups according to the duration of cocaine exposure during gestation: group 1 - infants who were not exposed (n = 28); group 2 - infants exposed during part of gestation (n = 27) and group 3 - infants exposed throughout gestation (n = 7). Between 24 and 48 hours of life, the Neonatal Intensive Care Unit Network Neurobehavioral Scale (NNNS) was applied by an examiner who was blind to exposure status.The resultant scores were then compared between the three groups. Results: Maternal demographic, obstetric and neonatal characteristics did not differ between groups. Cocaine use during pregnancy was associated with use of cigarettes, while cocaine use throughout gestation was associated with use of other substances (cigarettes, alcohol and marijuana). Mothers who had taken cocaine throughout pregnancy exhibited significantly higher rates of complications during pregnancy and of hospital admissions than those who had been users during part of the pregnancy and than nonusers. The weights, lengths and head circumferences of the infants in group 3 were significantly smaller than those of the infants in groups 1 and 2. The exposed infants in group 3 were alsoexclusively breastfed less and exhibited higher rates of admission to neonatal intensive care units and longer duration hospital stays than the infants in group 2. In the neurobehavioral assessment, the infants exposed exhibited more signs of autonomic stress than nonexposed. The infants exposed throughout pregnancy exhibited worse scores for self-regulation, quality of movements and hypotonia. More signs of autonomic stress were observed among the infants in group 3, compared with the others. Conclusions: This study was unable to detect differences between users and nonusers. However, using cocaine throughout pregnancy resulted in increased obstetrical complications, delayed fetal growth and increased rates of hospital admission both during pregnancy and during the neonatal period. Fetal exposure to cocaine throughout pregnancy resulted in early neurobehavioral effects on this sample of newborn infants, in confirmation of data from earlier studies. Cocaine use was associated with the use of other drugs by the expectant mothers, which could have affected results. In Brazil, new studies, involving more than one site and larger samples, should be carried out to evaluate the association between use of cocaine by pregnant women and neonatal consequences, including the neurobehavioral effects on the newborn infant, as well as the social and economic impact of the use of this drug.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Colman, Juliana Barcellos. "Variações no ambiente neonatal modulam o comportamento alimentar e as respostas neuroquímicas induzidas pela abstinência ao alimento palatável em ratas fêmeas adultas." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2014. http://hdl.handle.net/10183/107045.

Full text
Abstract:
Introdução: Variações das condições ambientais no período neonatal alteram a fisiologia e o desenvolvimento de diferentes sistemas. Modelos animais de estimulação neonatal induzem alterações neuroendócrinas e comportamentais persistentes. O objetivo deste trabalho foi estudar os efeitos da manipulação neonatal sobre o consumo de dieta palatável em diferentes períodos de exposição a esse tipo de alimento na vida adulta, e seus desfechos em resposta à abstinência ao alimento palatável. Métodos: No dia 0 de vida (dia de nascimento), as ninhadas foram divididas em manipuladas (M) e não manipuladas (NM), as que sofriam manipulação neonatal foram separadas das mães e colocadas em uma incubadora por 10 min/dia (do dia 1 ao dia 10 de vida). Aos 21 dias foi realizada a sexagem, apenas as fêmeas foram utilizadas neste trabalho. Entre os 80 e 100 dias de vida foram pesadas e randomizadas e o trabalho foi divido em: Experimento 1– exposição crônica à dieta palatável – comparação entre 15 dias e 30 dias de consumo da dieta e Experimento 2 – abstinência da dieta palatável – comparação de 24 horas e 7 dias de privação do alimento palatável com animais sem abstinência. A dieta foi oferecida a partir dos 90 dias de vida (todas as ratas tinham no mínimo 90 dias de vida). Foram avaliados: peso corporal, consumo alimentar, depósito de gordura abdominal (antes e depois da abstinência) e os níveis de corticosterona, de TH e p-CREB na amígdala após abstinência. As análises entre os grupos foram realizadas usando diferentes modelos estatísticos, ANOVA de duas vias, ANOVA de medidas repetidas seguidas pelo teste post-hoc de Tukey e o Teste t de Student. Resultados: Experimento 1 – Ambos os 15 e 30 dias de exposição crônica à dieta palatável induzem efeitos metabólicos semelhantes. Experimento 2- As ratas manipulados no período neonatal mostram uma resposta peculiar à abstinência do alimento palatável após a exposição crônica dessa dieta por 15 dias, menor ingestão de alimento palatável após a retirada por 24 horas, acompanhado pelo aumento de TH e pCREB na amígdala. Conclusões: Este estudo sugere que as variações no ambiente neonatal podem afetar a resposta a abstinência aguda de dieta palatável, principalmente em um nível neuroquímico, aumentando o TH e presença de p-CREB na amígdala de indivíduos que sofreram manipulação neonatal e restrição de dieta palatável por 24 horas.
Introduction: Variations in environmental conditions in the neonatal period change the physiology and development of different systems. Animal models of neonatal stimulation induce neuroendocrine alterations and persistent behaviors. The objective of this research was to study the effects of neonatal handling on the consumption of palatable diet in different period of exposure to this type of food in adult life, and its outcome as a response to withdrawal to palatable food. Methods: On the day 0 of life (birth date), the offspring was divided into handled (H) and not handled (NH), the ones which underwent neonatal handling were separated from their mothers and put into an incubator for 10min/day (from day 1 to day 10 of life). By the age of 21 days a sexing was realized, only females were used in this research. Between the 80 and 100 days of life they were weighted and randomized and the study was divided into: Experiment 1- chronic exposure to palatable diet – comparison between 15 days and 30 days of diet consumption and Experiment 2 – withdrawal from palatable diet – comparison of 24 hours and 7 days of deprivation of palatable food on animals without withdrawal. The diet was offered from the 90th day of life on (all rats were at least 90 days of life). The following were evaluated: body weight, food consumption, abdominal fat deposit (before and after withdrawal) and the levels of corticosterone, TH and p-CREB of the amygdala after withdrawal. The analysis among the groups were carried out based on different statistic models, two-way ANOVA, repeated measures ANOVA followed by the Tukey post-hoc test and the Student’s t-test. Results: Experiment 1- both 15 and 30 days of chronic exposure to palatable food induce comparable metabolic effects. Experiment 2 –rats handled during the neonatal period show a peculiar response to palatable food withdrawal after chronic exposure to this diet for 15 days, ingesting less of this food after 24h withdrawal, accompanied by increased amygdala TH and pCREB. Conclusions: This study suggests that variations in the neonatal environment may affect the response to acute withdrawal from palatable diet, mainly at a neurochemical level, increasing the TH and p-CREB presence in the amygdala of neonatally handled individuals that suffered such restriction for 24 hours of palatable food.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alves, Alexssandra. "Morbidade respiratória neonatal e fatores associados ao óbito por síndrome do desconforto respiratório em unidades de terapia intensiva no município de Fortaleza." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2009. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1001.

Full text
Abstract:
ALVES, Alexsandra Maia. Morbidade respiratória neonatal e fatores associados ao óbito por síndrome do desconforto respiratório em unidades de terapia intensiva no Município de Fortaleza. 2009. 71 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
Submitted by denise santos (denise.santos@ufc.br) on 2011-10-28T12:00:00Z No. of bitstreams: 1 2009_dis_amalves.pdf: 407287 bytes, checksum: 2183885d77d2fa889bfab1565e2cf346 (MD5)
Approved for entry into archive by Eliene Nascimento(elienegvn@hotmail.com) on 2011-11-01T13:19:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_dis_amalves.pdf: 407287 bytes, checksum: 2183885d77d2fa889bfab1565e2cf346 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-11-01T13:19:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_dis_amalves.pdf: 407287 bytes, checksum: 2183885d77d2fa889bfab1565e2cf346 (MD5) Previous issue date: 2009
The objectives of this study was to describe the profile and the standards of medical care in newborns with respiratory disorders admitted to intensive care units as well as analyze the risk factors associated to the death in low birth weight newborn with respiratory distress syndrome. It is a prospective cohort study hospitalar-based realized in 773 newborns in five hospitals from July and December 2007. Was two phases a described and the other, analytical. The majotity were premature (80.7%). Between the first and the fifth minute, the number of newborns with Apgar less than 3 decreased and the ones with Apgar above or equal to 7 increased. Respiratory distress syndrome was the most frequent disease (73%). For the newborns with very low weight and respiratory distress syndrome, 62.7% used mechanical ventilation, 53.7% surfactant and 19.9% died. The risk factors for death according to the bivariate analysis were: mother`s age less than 20 years (p=0.008), Apgar less than 7 in the fifth minute (p<0.001), the use of positive pressure ventilation in the delivery room (p<0.001), intubation in the delivery room (p<0,001) and the use of surfactant (p<0.001).The use of antenatal corticosteroids and use of surfactant was low. The newborns weighing less than 1500g needed more medical assistance than others and still presented a high death rate. According to the study, the respiratory disorders of the newborns and the outcome are strongly related to the prenatal factors, to the assistance in the delivery room and to the intensive care.
Este estudo teve como objetivo descrever o perfil e o padrão de práticas assistenciais de recém-nascidos com distúrbios respiratórios, internados nas unidades de terapia intensiva em Fortaleza e analisar fatores associados ao óbito em recém-nascidos de muito baixo peso com Síndrome do Desconforto Respiratório. Trata-se de um estudo de coorte prospectiva de base hospitalar, realizado em 773 recém-nascidos em cinco hospitais, de julho a dezembro de 2007. Foram duas etapas uma descritiva e a outra, analítica. A maioria era pré-termo (80,7%). Entre o primeiro e quinto minuto, houve queda no Apgar de 4-6 e melhora no Apgar maior do que 7. A Síndrome do Desconforto Respiratório foi a patologia mais freqüente (73%). Dos recém-nascidos de muito baixo peso 62,7% estavam sob ventilação mecânica, 53,7%, surfactante e 19,9% foram a óbito. Os fatores de risco para óbito identificados pela análise bivariada e nível de significância de 5% foram a idade materna < 20 anos (p=0,008), Apgar de quinto minuto < 7 (p<0,001), o uso de ventilação com pressão positiva na sala de parto (p< 0,001), intubação na sala de parto (p< 0,001) e o uso de surfactante (p<0,001). O uso de corticóide antenatal assim como o uso de surfactante foi baixo. Os recém-nascidos com peso menor que 1500g necessitaram de maior suporte terapêutico e tiveram mais elevada taxa de óbito. Esse cenário demonstra a necessidade de melhorias na assistência pré e perinatal e particularmente aos recém-nascidos de muito baixo peso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Verdum, Gabriela. "Valor do teste de microbolhas estáveis para a predição de necessidade de segunda dose de surfactante em prematuros com ≥31 semanas de idade gestacional." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2008. http://hdl.handle.net/10923/4669.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T19:06:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000402198-Texto+Completo-0.pdf: 1075449 bytes, checksum: 7bb48cb5cb3fd7514b495fe5127c6449 (MD5) Previous issue date: 2008
Objectives: To evaluate the usefulness of the stable microbbuble test in gastric aspirate to predict the need for a second dose of surfactant in a group of preterm infants who received selective surfactant prophylaxis based on a low microbbuble count, and to study the association between other variables and the need of retreatment in the same group of patients. Methods: A retrospective cohort study was preformed from October 2002 to November 2006 by reviewing 114 charts of the inborn preterm babies T 31 weeks admitted to Hospital São Lucas da PUCRS neonatal intensive care unit, who had Stable Microbubble Test count under 25 microbbubles/mm2 and received prophylactic (or early) surfactant treatment. Results: From the babies studied, 32% received two or more doses of surfactant. The main conditions associated with retreatment was respiratory distress syndrome, high necessity of oxygen and pneumothorax. Thirty six percent of the neonates which received more than one dose of surfactant had a microbubbles count under 10 microbubble/mm2 (sensivity 93%; 95% CI 77- 99%), a negative predictive value o 91% (95% CI 68-98%). However, the specificity of the test was low. Low gestational age was the main risk factor associated with the necessity of a second (or more) doses of surfactant. Conclusions: The re-dosing of surfactant is very unlikely with stable microbbuble test in gastric fluid above 10 microbubbles/mm2 and gestational ages above 27 weeks. However, low positive predictive values suggest that stable microbbuble test has little clinical aplicability to predict the need for retreatment in this low count range.
Objetivos: Avaliar a utilidade do teste de microbolhas estáveis no aspirado gástrico para predição da necessidade de segunda dose de surfactante em um grupo de prematuros que receberam surfactante profilático baseado em uma baixa contagem de microbolhas. Estudar a associação entre outras variáveis e a necessidade de retratamento no mesmo grupo de pacientes. Métodos: Foi realizado um estudo retrospectivo analisando 114 prontuários de prematuros ≤31 semanas de gestação nascidos no hospital São Lucas da PUCRS e internados em sua Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal entre outubro de 2002 e novembro de 2006. Todos os neonatos tiveram uma contagem de microbolhas inferior a 25 microbolhas/mm² e receberam profilaxia seletiva com surfactante. Resultados: Trinta e seis pacientes (32%) receberam duas ou mais doses de surfactante. As principais condições associadas com o retratamento foram a síndrome do desconforto respiratório, a elevada necessidade de oxigênio e o pneumotórax. Trinta e seis por cento dos bebês que receberam mais de uma dose de surfactante tinham uma contagem de microbolhas ≤10μb/mm². A sensibilidade foi 93% (IC 95%: 77-99%) e o valor preditivo negativo foi 91% (IC 95%: 68-98%). Contudo, a especificidade do teste foi pouco expressiva. A baixa idade gestacional foi o fator de risco mais fortemente associado com a necessidade de segunda dose de surfactante. Conclusões: A necessidade de mais de uma dose de surfactante é muito pouco provável com um resultado do teste de microbolhas estáveis acima de 10 microbolhas/mm² e idade gestacional acima de 27 semanas de gestação. Contudo, o baixo valor preditivo positivo sugere que o teste de microbolhas estáveis tenha pouca aplicabilidade clínica para predizer a necessidade de retratamento nesta baixa contagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pereira, Sílvia Maria. "As vivências dos enfermeiros no cuidado ao recém-nascido com síndrome de abstinência neonatal e sua família." Master's thesis, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/9339.

Full text
Abstract:
O trabalho diário com crianças que experienciam Síndrome de Abstinência Neonatal (SAN) e o apoio às suas famílias permanece invisível e deve ser incluído em programas de investigação e na prática efetiva. Esta síndrome ocorre nos recém-nascidos de mães toxicodependentes que após o nascimento ficam privados da droga a que foram expostos in útero. Caracteriza-se por manifestações de irritabilidade, hipertonia, choro intenso, tremores, padrão de sono alterado, dificuldades alimentares, etc. (Lemos [et al.]b, 2004). Para o alívio destes sintomas é necessário um tratamento e uma avaliação adequada da criança (Gutiérrez-Padilla [et al.], 2008). O enfermeiro assume a responsabilidade pelos cuidados de enfermagem a estas crianças, e a responsabilidade de suporte técnico e emocional das suas famílias, trabalhando em parceria com estas, de forma a promover a parentalidade (Oikonen [et al.], 2010). O estudo, “As vivências dos enfermeiros no cuidado ao recém-nascido (RN) com SAN e sua família”, permitiu perceber as experiências vividas pelos enfermeiros da Unidade de Cuidados Especiais Pediátricos/Neonatais do Hospital Santo Espírito de Angra do Heroísmo, neste contexto. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de cariz fenomenológico, de abordagem qualitativa. A técnica utilizada para a recolha dos dados foi a entrevista semi-estruturada. O método para o tratamento dos dados foi a análise de conteúdo segundo Bardin. Da análise emergiram os temas: Como o enfermeiro percebe a criança e os pais de quem cuida; como o enfermeiro percebe o cuidado dos pais ao seu filho; o que o enfermeiro sente quando cuida da criança e família; as dificuldades sentidas por este no cuidar destas crianças e suas famílias; os focos de atenção do enfermeiro quando cuida da criança e família, e o que percebe como necessário para melhorarem os seus cuidados. Foi possível perceber a complexidade e a relevância do cuidar destas crianças, associado às suas características, manifestações clínicas, sofrimento, bem como às características peculiares das suas famílias. Aliados a estes factos acrescem as dificuldades expressas pelos enfermeiros relativamente ao trabalho da equipa (descoordenação e deficit de comunicação); relação e comunicação difíceis com a família; falta de recursos, falta de formação específica, uniformização dos cuidados e desatualização do instrumento de avaliação do RN com SAN. No entanto, os profissionais referem sugestões para o colmatar dessas falhas. Foram expressos pelos enfermeiros, quando cuidam do RN e família, sentimentos e sensações de: frustração, ansiedade, revolta, cansaço, aflição, sofrimento, bem como afeição, satisfação, desafio e reconhecimento. Do discurso dos enfermeiros x podemos identificar competências no cuidar destas crianças e atitudes promotoras de parentalidade e criação de laços afetivos entre pais e filho. Os pais são, para eles e em grande parte, ausentes e desinteressados, no entanto outros são mais presentes e trabalham em parceria, prestando os cuidados básicos ao filho de forma autónoma, embora sem delicadeza e com dificuldades em cuidados mais complexos. Apresentam uma vinculação “diferente” e “menos luminosa”. A partir do conhecimento destas realidades podemos adotar medidas que melhorem a prática de cuidados de enfermagem a estas crianças e suas famílias, com ganhos efetivos em saúde e eventual valorização profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Síndrome de abstinência neonatal - Recém-nascido"

1

Torres, Annita Martins Rocha, Carolina Carvalho Mocarzel, Juliana Silva Esteves, and Patrícia Pontes Frankel. "Síndrome de Ehlers-Danlos e gravidez: relato de caso." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130289.

Full text
Abstract:
Introdução: A Síndrome de Ehlers-Danlos (SED) é um distúrbio hereditário do tecido conjuntivo, e sua prevalência na gravidez é estimada em 1:150.000 gestantes. A doença em geral é caracterizada pela presença de hiperextensibilidade da pele, hipermobilidade articular, luxações, fragilidade do tecido, alterações cardíacas, ruptura arterial, como ruptura espontânea, dissecção, aneurisma dissecante e até mesmo alterações oftalmológicas, como ceratocone e descolamento de retina. Por ser uma condição rara, não há ampla literatura sobre a doença e o ciclo gravídico-puerperal. Objetivo: Descrever o caso de uma paciente com SED com intercorrências de dores articulares durante o pré-natal, porém com evoluções materna e neonatal favoráveis. Material e Métodos: D.S.R., feminina, 24 anos, G2P1A0, natural do Rio de Janeiro. Apresenta diagnóstico de SED há nove anos, com hipermobilidade articular e dor, porém sem acompanhamento regular com reumatologista. Iniciou seguimento de pré-natal em um serviço de alto risco, onde realizou seis consultas. As intercorrências na gestação se deram em função das várias crises de dor articular, que cessavam parcialmente com analgesia venosa. Sem intercorrências obstétricas durante o pré-natal e o parto. Paciente foi submetida à cesariana eletiva, com 38 semanas e 5 dias. Nascimento de recém-nascido (RN) do sexo feminino, pesando 3435 g, Apgar no 1 minuto 9 e no 5 minuto 9. Puerpério fisiológico, sem intercorrências. Resultados: A SED envolve alterações hereditárias em genes que afetam a síntese e o processamento de diferentes formas de colágeno, que são importantes na estrutura de muitos tecidos e órgãos, incluindo a pele, os tendões, os ligamentos, os vasos, o esqueleto e os olhos. A base genética para a maioria dos tipos de SED foi definida, exceto para o tipo hipermóvel (que é provavelmente geneticamente heterogênea), e o teste genético pode ser útil para diagnosticar vários desses distúrbios. A paciente descrita, embora não tenha o teste genético confirmatório, provavelmente possui a SED tipo III, pelas características de hipermobilidade articular, dor articular e luxações. A escolha pelo parto cesáreo foi por conta das crises de dor articular apresentadas pela paciente durante o pré-natal. Complicações obstétricas podem ocorrer, como ruptura prematura de membranas ovulares e prematuridade. A gravidez pode ser o primeiro evento com risco de complicações nessas mulheres, principalmente a rotura uterina, as rupturas intestinais e, com mais gravidade, as rupturas vasculares. Conclusão: As pacientes com SED devem ser encaminhadas para unidade de pré-natal de alto risco, preferencialmente em hospital terciário com suporte multidisciplinar em razão do risco potencial de complicações graves. O aconselhamento genético tem papel fundamental por permitir melhor caracterização do tipo de SED e orientação quanto aos riscos de perpetuação da doença na futura prole. É de grande valia a identificação do tipo de SED para manejo obstétrico seguro e adequado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Araujo, Maíra de La Rocque Pinho, Fernando Maia Peixoto Filho, Luisa Guimarães Santos, Julianna Vasconcelos Gomes, Paulo Roberto Nassar de Carvalho, and Heron Werner Junior. "Sirenomelia e normodramnia: um relato de caso." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130275.

Full text
Abstract:
Introdução: A sirenomelia consiste no desenvolvimento anômalo da região caudal do corpo fetal e é uma síndrome rara e letal, que acomete 1:100.000 nascidos vivos, com predomínio no sexo masculino. Suas principais características são, além da fusão dos membros inferiores, presença de artéria umbilical única e alterações variadas no trato geniturinário. O diagnóstico da sirenomelia deve ser feito, idealmente, por exame ultrassonográfico, no 1o trimestre, quando o feto ainda se encontra em um ambiente de normodramnia e com capacidade de movimentação. Atualmente, todos os casos de sirenomelia publicados apresentam oligodramnia severa/adramnia. Objetivo: Relatar um caso de sirenomelia do tipo VI que cursou com normodramnia, diagnosticado no Instituto Fernandes Figueira. Descrição do Caso: Paciente, 30 anos, sem comorbidades, encaminhada para acompanhamento pré-natal no Instituto Fernandes Figueira na 29a semana de gestação, com ultrassonografia externa que evidenciava ausência de membro inferior direito e de bexiga, além de ressonância magnética que descrevia agenesia sacral, rim esquerdo de dimensões reduzidas, bexiga visualizada, pouco distendida, e rim direito não visualizado, além de outras malformações. No exame ultrassonográfico admissional do Instituto Fernandes Figueira, foi observada oligodramnia leve, rins de difícil visualização, aparentemente pélvicos, e membros inferiores fundidos. Os achados sugeriam um caso de sirenomelia. A paciente foi admitida para acompanhamento no serviço e ultrassonografias posteriores descreviam um ambiente intrauterino de normodramnia. Com 36 semanas, a paciente evoluiu com trabalho de parto em apresentação córmica, sendo encaminhada para cesariana. Houve rotura de membranas ovulares no ato operatório com saída de líquido claro. O recém-nascido (RN) foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com Apgar 4/5/7. Realizados, apenas, cuidados paliativos por conta do prognóstico reservado. RN evolui para óbito neonatal no 3o dia e foi encaminhado para necropsia, que evidenciou atresia de esôfago com fístula distal, agenesia renal bilateral, agenesia de bexiga e ureteres, fusionamento de membros inferiores com apenas um fêmur e uma tíbia, além de outras malformações associadas. Conclusão: No caso, os achados ultrassonográficos eram sugestivos de sirenomelia e a necropsia confirmou agenesia renal bilateral. Apesar disso, o feto não cursou com oligodramnia nem com a sequência de Potter, como esperado. Na literatura, foi encontrado apenas um outro caso de normodramnia associado à agenesia renal bilateral. A incógnita dos casos é a origem do líquido amniótico e a hipótese por nós levantada é que seja formado, nos dois casos, por secreção pulmonar. Os fetos apresentavam, coincidentemente, agenesia do trato gastrointestinal (atresia de esôfago x atresia duodenal) — o que poderia garantir a não deglutição dos fluidos, favorecendo o acúmulo deles e levando à manutenção de volume normal de líquido amniótico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography