Academic literature on the topic 'Síndrome de apneia-hipopneia obstrutiva do sono'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Síndrome de apneia-hipopneia obstrutiva do sono.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Síndrome de apneia-hipopneia obstrutiva do sono"

1

De Souza, Francinete Silva, Alípio Carmo, Mercedes Toledo, Francisco Sandro Menezes Rodrigues, Fernando Luis Affonso Fonseca, and Flávia De Sousa Gehrke. "Síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono e principais comorbidades associadas." Revista de Ciências Médicas 29 (June 15, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0897v29e2020a4711.

Full text
Abstract:
O estudo pretendeu avaliar a fisiopatologia correlacionada, as diferenças de sexo e as comorbidades associadas à síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono. Trata-se de uma revisão de literatura realizada a partir dos dados obtidos pesquisas com as palavras-chaves “Síndrome de Apneia e Hipopneia do Sono”, “Fisiopatologia”, “Fatores de Risco”, “Comorbidades e Sexo” nas plataformas digitais SciELO, PubMed, DESC Bireme e Google Acadêmico no período de 2008 a 2018. O sono é dividido em sono Rapid Eye Movement e sono Non-Rapid Eye Movement. A síndrome da apneia e hipopneia do sono é observada pelo ronco e caracterizada pela obstrução total (apneia) ou parcial (hipopneia) das vias aéreas superiores, que leva ao colapso e à dessaturação da oxi-hemoglobina e, consequentemente, causa hipóxia. Os índices de apneia e hipopneia são diagnosticados pela polissonografia e classificam o distúrbio em leve, moderado ou grave. A síndrome da apneia e hipopneia do sono apresenta-se frequentemente associada à obesidade e a doenças cardiovasculares, sendo principalmente observada em homens. A síndrome é considerada um problema de saúde pública mundial e envolve uma equipe multidisciplinar para o tratamento farmacológico ou não farmacológico. Dentre as principais comorbidades verificadas estão obesidade, hipertensão, arritmias e diabetes Mellitus tipo 2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Ayonara Dayane Leal da, Maria Helena Chaves de Vasconcelos Catão, Roniery de Oliveira Costa, and Ivna Rafaela Ribeiro dos Santos Costa. "Multidisciplinaridade na apneia do sono: uma revisão de literatura." Revista CEFAC 16, no. 5 (October 2014): 1621–26. http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620143713.

Full text
Abstract:
Síndrome da Apneia/Hipopneia Obstrutiva do sono (SAHOS) é uma doença crônica, evolutiva que pode ocasionar graves repercussões comportamentais, cardiovasculares e neurológicos ao paciente.O objetivo deste estudo é realizar uma revisão sistematizada sobre a importância da abordagem multidisciplinar no diagnóstico e tratamento da Síndrome da Apneia e Hipopnéia Obstrutiva do sono. Vários profissionais da área de saúde podem atuar no diagnóstico e tratamento desta síndrome, destacando-se atuação dos médicos, dentistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

LUSTOSA, Marinaldo Freire, Cristiane Maria Araújo Tavares de SÁ, Adrilene Coutinho CAVALCANTI, Rafael Augusto Batista de MEDEIROS, Larissa Pessoa Vila NOVA, and Rodrigo Pinto PEDROSA. "Perfis metabólico e nutricional como preditores da síndrome da apneia obstrutiva do sono." Revista de Nutrição 29, no. 5 (October 2016): 665–78. http://dx.doi.org/10.1590/1678-98652016000500005.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo: Correlacionar os perfis metabólico e nutricional com a presença e gravidade da síndrome da apneia obstrutiva do sono. Métodos: Estudo transversal com pacientes adultos e idosos, de ambos os sexos, atendidos no Laboratório do Sono e Coração do Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco, entre junho e setembro de 2014. Os pacientes se submeteram à polissonografia, à bioimpedância elétrica e a aferições antropométricas. Foram verificadas a presença da síndrome metabólica e outras morbidades. Resultados: A amostra total foi constituída por 50 pacientes, com idade média de 57,52±9,80 anos, sendo que 94% receberam diagnóstico de síndrome da apneia obstrutiva do sono e 74% possuíam síndrome metabólica. As seguintes médias foram obtidas: índice de massa corporal (31,54±5,82 kg/m2); circunferência do pescoço (39,14±4,33 cm); circunferência da cintura (106,72±11,22 cm); diâmetro abdominal sagital (23,00 cm [21,00-24,00]). O índice de massa corporal, a circunferência da cintura e o diâmetro abdominal sagital apresentaram valores mais elevados (p<0,05) entre os pacientes com síndrome da apneia obstrutiva do sono grave, quando comparados aqueles com a forma leve. O diâmetro abdominal sagital apresentou moderada correlação com o índice de apneia e hipopneia e a gordura corporal apresentou fraca correlação. Conclusão: A obesidade, a circunferência do pescoço, o diâmetro abdominal sagital e a síndrome metabólica tiveram associação positiva com a gravidade da síndrome da apneia obstrutiva do sono. Dentre os parâmetros antropométricos avaliados, o diâmetro abdominal sagital mostrou ser o mais adequado preditor para avaliar a presença e gravidade da síndrome da apneia obstrutiva do sono.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Reis, Alina Nascimento dos, Julio Cesar Silva de Oliveira, Marisa Aparecida Cabrini Gabrielli, and Ana Paula Farnezi Bassi. "A cirurgia ortognática no tratamento da SAHOS: uma revisão de literatura." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 3, 2021): e6110111524. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11524.

Full text
Abstract:
A Síndrome da Apneia ou Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é o distúrbio do sono mais comum na população e é caracterizada por cinco ou mais episódios de obstrução parcial ou total das Vias Aéreas Superiores (VAS) durante o sono, por um período igual ou maior que 10 segundos. Os sintomas mais comuns relatados são sonolência diurna, roncos noturnos, sono agitado e fadiga excessiva, o que interferem diretamente na qualidade de vida do indivíduo. Este trabalho tem como objetivo abordar a cirurgia ortognática como uma opção de tratamento para a Síndrome da Apneia ou Hipopneia Obstrutiva do Sono. Trata-se de uma revisão de literatura onde foi realizada a busca referente ao tema abordado nas bases de dados SCIELO (Scientific Eletronic Library On-line), PubMed, Science Direct e Google Acadêmico, no período de 2013 a 2020. A SAHOS é um grave problema de saúde pública, e cabe também ao cirurgião dentista diagnosticar e tratar, sendo a cirurgia ortognática de avanço maxilomandibular uma alternativa segura e eficaz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Araújo, Farley Carvalho, Fabiana Souza Máximo Pereira, and Tainá Giovanna Batista Brandes. "Hiperidrose do sono associada à apneia obstrutiva do sono em paciente portadora de lúpus eritematoso sistêmico: relato de caso." Revista de Medicina 100, no. 3 (July 30, 2021): 294–98. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i3p294-298.

Full text
Abstract:
Trata-se de uma paciente de 81 anos encaminhada ao reumatologista em função de sudorese noturna intensa há 04 meses associada a despertares noturnos, assim como sono não restaurador, fadiga e sonolência excessiva diurna, hiporexia e perda ponderal importante (09 quilos no período referido) além de positividade do FAN. Em consulta, levando-se em conta as principais hipóteses diagnósticas de hiperidrose noturna e síndrome da apneia obstrutiva do sono, foram solicitados exames para exclusão de causas mais graves, como linfoma, tuberculose e feocromocitoma. Ademais, foi solicitada polissonografia que evidenciou aumento severo do índice de apneia-hipopneia às custas de eventos obstrutivos (IAH = 45,2 eventos/hora), índice de despertares aumentado (Índice de despertar = 27,9/hora) e dessaturação da oxi-hemoglobina associada aos eventos respiratórios com saturação mínima de 84% e presença de roncos, por conseguinte compatível com síndrome da apneia obstrutiva do sono de grau grave. Outrossim, faz-se importante ressaltar que durante consultas posteriores a paciente também foi identificada como portadora de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). Correlaciona-se, portanto, a hiperidrose noturna, condição clínica caracterizada pela produção exacerbada e desregulada do suor que interfere na qualidade do sono, com a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), responsável, quando não tratada, por um aumento da atividade simpática que afeta o sono e o despertar, em um ciclo retroalimentativo. A primeira condição, pouco discutida no meio médico, tem seu diagnóstico dependente da suspeita clínica e do reconhecimento de possíveis causas secundárias. A proposta de tratamento para a paciente foi a terapia com pressão positiva, além de medidas conservadoras. O tratamento para o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) também foi instituído. Em dois meses, a paciente passou a apresentar controle do quadro lúpico e da hiperidrose noturna, assim como dos sintomas noturnos associados ao quadro de SAOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Andrade, Adriana Castro Vieira, Nelia Medeiros Sampaio, Mario Cezar Oliveira, Alex Correia Vieira, Maria Carolina Leite, and Juliana Soares. "Influência de variáveis epidemiológicas na síndrome da apneia obstrutiva do sono." Revista da Faculdade de Odontologia - UPF 23, no. 3 (December 18, 2018): 262–67. http://dx.doi.org/10.5335/rfo.v23i3.8393.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar as frequências das variáveis idade e sexo, do índice de massa corporal (IMC) e de microdespertares, presentes nos laudos de exames polissonográficos, e suas influências no índice de apneia e hipopneia (IAH). Sujeitos e método: este é um estudo transversal descritivo e analítico, a partir de uma amostra contendo 500 prontuários de pacientes com idades de 25 a 60 anos, atendidos na Otorrinocenter, nos anos de 2011 e 2012. As informações foram coletadas e organizadas em uma planilha de extração de dados, e os cálculos estatísticos foram trabalhados no software Statistical Package for the Social Sciences (SSPS Chicago, IL, versão 22.0), que estimou taxas de prevalência, médias e desvio padrão das médias. Resultados: a síndrome da apneia do sono (Saos) foi frequente em 70,2 dos casos estudados. A maioria dos pacientes portadores da síndrome eram homens, obesos, com apneia do sono de grau leve. As variáveis idade e sexo e o IMC demonstraram ser importantes fatores associados à apneia do sono. O avanço nos níveis da doença teve como consequência o aumento crescente dos números de microdespertares. Conclusão: a maioria dos pacientes estudados eram portadores da Saos em algum nível, sendo mais prevalente em homens, idosos e obesos. A apneia leve mostrou-se mais presente entre os portadores da síndrome. Foi possível, ainda, perceber associação direta entre aumento da gravidade da doença e maior número de microdespertares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rosa, Erilucia Pereira Santa, Sandra Maria Alencastro de Oliveira, Viviany Andréa Meireles Alves, and Patrícia Gomes Barboza. "Fonoaudiologia e apneia do sono: uma revisão." Revista CEFAC 12, no. 5 (April 23, 2010): 850–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462010005000055.

Full text
Abstract:
TEMA: a Síndrome da Apneia/Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é definida pela Academia Americana do Sono como a presença de episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores durante o sono e manifesta-se como uma redução (hipopneia) ou cessação completa (apneia) do fluxo aéreo, apesar da manutenção dos esforços inspiratórios. A SAHOS motiva o chamado ronco crônico, sonolência e caracteriza-se pela parada do fluxo aéreo respiratório por pelo menos, 10 segundos. O diagnóstico é realizado através do exame polissonográfico, que consiste no registro simultâneo de atividades do organismo durante a noite, indicando a quantidade de apneias e hipopneias ocorridos e a gravidade da SAHOS. Para sucesso no tratamento desta desordem é fundamental o diagnóstico preciso e correto e a atuação de uma equipe multidisciplinar, estando inserido nela o fonoaudiólogo. OBJETIVO: analisar, através da literatura a interrrelação da Fonoaudiologia e a SAHOS. CONCLUSÃO: aom o referente estudo, podemos identificar a complexidade da SAHOS e mostrar a importância da atuação fonoaudiológica na terapêutica desses pacientes, para uma melhor qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Castilho, Lucas Sant'Ana, Beatriz Correa Almeida Ribeiro, Caroline Strobino, Nicole Silingovschi Fernandes Faria, and Aline Santos Cordeiro. "A APNEIA E A HIPOPNEIA OBSTRUTIVA DO SONO (SAHOS) ASSOCIADA AO DESENVOLVIMENTO DA DOENÇA CARDIOVASCULAR, DIABETES E HIPERTENSÃO ARTERIAL." Revista Univap 22, no. 40 (March 15, 2017): 627. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1300.

Full text
Abstract:
A Síndrome da Apnéia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é uma forma de distúrbio respiratórios relacionados com o sono, frequentemente associada com obesidade, hipertensão e doença arterial coronariana. O objetivo desse estudo foi fazer um levantamento bibliográfico em periódicos indexados datados de 2001 a 2016, associando o desenvolvimento de doenças cardiovascular, diabetes e hipertenção arterial com SAHOS. Através deste estudo podemos confirmar que a Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono (SAHOS) está relacionada principalmente com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, podendo também se associar a diabetes e hipertensão arterial. Percebemos a necessidade de estudos para melhorias nos tratamentos existentes, e a conscientização na parte clínica já que a SAHOS tem uma alta taxa de morbidade no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nascimento, Aliny Priscilla do, Vívian Maria Moraes Passos, Rodrigo Pinto Pedrosa, Maria do Socorro Brasileiro-Santos, Isly Maria Lucena de Barros, Laura Olinda Bregieiro Fernandes Costa, Amilton da Cruz Santos, and Anna Myrna Jaguaribe de Lima. "Qualidade do sono e tolerância ao esforço em portadores de apneia obstrutiva do sono." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 20, no. 2 (April 2014): 115–18. http://dx.doi.org/10.1590/1517-86922014200201357.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: O sono é um estado natural e recorrente, no qual acontecem processos neurobiológicos importantes. A má qualidade do sono está diretamente associada com piores indicadores de saúde. A qualidade do sono pode ser medida objetiva e subjetivamente por métodos como a polissonografia, que é o padrão de referência, ou por meio de testes e questionários, como o índice de qualidade de sono de Pittsburgh (IQSP).OBJETIVO: Correlacionar a qualidade do sono com a tolerância ao esforço em pacientes portadores da síndrome da apneia/hipopneia obstrutiva do sono (SAHOS).MÉTODOS: Participaram do estudo 63 indivíduos (57 mulheres e seis homens), média de idade de 51,7 ± 6,6 anos; índice de massa corpórea (IMC) média de 28,2 ± 5,0 kg/m2); índice de apneia/hipopneia (IAH) médio de 7,3 ± 10,50 eventos/hora, verificado através da polissonografia. Para a avaliação da qualidade do sono, os participantes responderam ao IQSP, e para a avaliação da tolerância ao esforço, realizaram o teste de caminhada de 6 minutos (TC6M).RESULTADOS: Não houve correlação entre o IQSP e o TC6M (Rs= -0,103620, p = 0,419), assim como entre o IAH e o TC6M (Rs= -0, 000984, p = 0,9939). Podemos sugerir que a qualidade do sono e a gravidade da SAHOS não afetam a tolerância ao esforço dos indivíduos com SAHOS.CONCLUSÃO: Estudos com uma amostra maior, levando-se em consideração a estratificação pela gravidade da SAHOS e utilizando métodos mais acurados de avaliação da capacidade funcional, devem ser realizados, a fim de que resultados mais abrangentes possam ser obtidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Colvar Silveira, Fabiana Lindemann, Gustavo Dias Ferreira, and Rafael Bueno Orcy. "Qualidade do sono em pacientes com apneia obstrutiva após cinco anos de uso de CPAP." Ciência & Saúde 10, no. 4 (October 19, 2017): 207. http://dx.doi.org/10.15448/1983-652x.2017.4.25979.

Full text
Abstract:
Introdução: A Síndrome da Apneia/Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é caracterizada pela obstrução recorrente das vias aéreas superiores durante o sono. O tratamento de escolha é a aplicação de pressão positiva continua nasvias aéreas (CPAP) por máscara nasal. Apesar de extremamente efetivo, a adesão ao CPAP é variável, pois o fluxo contínuo de ar nas vias aéreas pode ocasionar desconforto, e muitas vezes resultar na interrupção do tratamento.Objetivos: Comparar se há melhora do estado de sonolência diurna, da qualidade do sono, da composição corporal e do risco para apneia após cinco anos da utilização de CPAP.Materiais e Métodos: Estudo longitudinal, com acompanhamento de 11 pacientes (9 homens, idade média de 63,73±9,1), com observações prévias ao uso do CPAP e após utilizarem durante cinco anos. Foram avaliadas a sonolência diurna (escala de Epworth), a qualidade do sono (escala visual), além de variáveis antopométricas, e da escala de Berlin (verificar maior risco de apneia). Dados foram analisados pelos testes t pareado e Wilcoxon.Resultados: A análise da escala de Epworth mostrou uma diminuição do nível de sonolência diurna, assim como houve melhora no relato da qualidade do sono, no entanto variáveis antropométricas e o risco de apneia foram semelhantes após cinco anos de tratamento.Conclusões: O uso do CPAP por um período contínuo é uma intervenção que melhora a qualidade de sono e níveis de sonolência diurna e, apesar de não interferir na massa corporal, pode ser uma estratégia importante na vida de pacientes com apneia do sono.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Síndrome de apneia-hipopneia obstrutiva do sono"

1

Carvalho, Vanessa Mafalda Araújo. "Síndrome de apneia-hipopneia obstrutiva do sono." Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2008. http://hdl.handle.net/10400.6/760.

Full text
Abstract:
A Síndrome de Apneia/Hipopneia Obstrutiva do Sono apresenta actualmente uma elevada prevalência entre a população adulta, assim como diversas complicações inerentes a esta que aumentam a morbilidade e mortalidade dos pacientes que padecem desta patologia. Esta síndrome caracteriza-se pelo repetido estreitamento ou colapso das vias aéreas superiores durante o sono. A obstrução é causada pelo colapso do palato mole e/ou da base da língua contra as paredes faríngeas devido à diminuição do tónus muscular, encontrando-se predispostos os indivíduos que apresentam factores de risco para a ocorrência desta situação. Estes episódios acompanham-se essencialmente de hipoxémia, aumento da pressão arterial, despertares frequentes durante o sono e ressonar pronunciado. Indivíduos com a doença oculta encontram-se sob elevado risco de co-morbilidades médicas associadas e acidentes de viação devido à sonolência excessiva. A história médica de pacientes com SAHOS, inclui normalmente sonolência diurna, ressonar, hipertensão arterial sistémica e diabetes mellitus. Os achados clínicos comuns incluem o sexo masculino, obesidade, aumento da circunferência do pescoço, deposição excessiva de gordura no palato e faringe, macroglossia, palato mole longo, mandíbula e maxilar pequenos. Encontram-se disponíveis diversos exames complementares, sendo o registo polissonográfico nocturno o que fornece o diagnóstico definitivo. No entanto, estão a emergir novos métodos que pretendem fornecer a mesma fiabilidade e de mais simples execução. Relativamente ao tratamento, existem actualmente várias modalidades, tanto comportamentais, como clínicas e cirúrgicas que devem ser individualizadas e criteriosamente seleccionadas para a situação clínica de cada paciente. O prognóstico desta síndrome vai depender sobretudo do correcto diagnóstico e instauração atempada do tratamento mais adequado.
The Obstructive Sleep Apnea/Hypopnea Syndrome has in nowadays a high prevalence in the adult population, as the complications associated with this pathology, which raise the morbidity and mortality of these patients. This syndrome is characterized by repeated upper airway narrowing or collapse during sleep. The obstruction is caused by the soft palate and the base of tongue collapsing against the pharyngeal walls because of decreased muscle tone. These episodes are accompanied by hypoxemia, surges in blood pressure, brief arousal from sleep and pronounced snoring. Individuals with occult disease are at heightened risk of associated co-morbidities and motorway accidents because of excessive sleepiness. Common findings in the medical history include daytime sleepiness, snoring, hypertension, and diabetes mellitus. Common clinical findings include male gender, obesity, increased neck circumference, excessive fat deposition in the palate, tongue and pharynx, a long soft palate, a small recessive mandible and maxilla. They are available different kind of complementary exams of diagnosis, but only the nocturne polissonography gives the definitive diagnosis. However, they are appearing new methods which pretend to give the same results and are easier to execute. In what concern to the treatment, they are available different modalities, like changes in behavior, clinical and surgical methods that must be individualized and carefully selected for each patient. The prognosis of this syndrome will mainly depend of the correct diagnosis and the early administration of the most appropriate treatment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pinto, Paula Maria Gonçalves. "Síndrome de apneia hipopneia obstrutiva do sono e óxido nítrico : que relação ?" Doctoral thesis, Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Nova de Lisboa, 2009. http://hdl.handle.net/10362/5522.

Full text
Abstract:
RESUMO: A síndrome de apneia hipopneia obstrutiva do sono (SAHOS), pela sua prevalência e consequências clínicas, nomeadamente as de natureza cardiovascular, é actualmente considerada um problema de saúde pública. A patogénese da doença cardiovascular na SAHOS não está ainda completamente estabelecida, mas parece ser multifactorial, envolvendo diversos mecanismos que incluem a hiperactividade do sistema nervoso simpático, a disfunção endotelial, a activação selectiva de vias inflamatórias, o stress oxidativo vascular e a disfunção metabólica. A terapêutica com CPAP diminui grandemente o risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. O CPAP está inequivocamente indicado para o tratamento da SAHOS grave, no entanto, não é consensual a sua utilização nos doentes com SAHOS ligeira/moderada sem hipersonolência diurna associada. Tendo em conta este facto, é fundamental que as indicações terapêuticas do CPAP nestes doentes tenham uma relação custo-eficácia favorável. Assim, dado o posicionamento do estado da arte relativamente ao estudo da disfunção endotelial e da activação do sistema nervoso simpático estar centrada maioritariamente nos doentes com SAHOS grave, desenvolvemos este estudo com o objectivo de comparar os níveis plasmáticos de nitratos, os níveis de catecolaminas urinárias e os valores de pressão arterial nos doentes com SAHOS ligeira/moderada e grave e avaliar a resposta destes parâmetros ao tratamento com CPAP durante um mês. Realizámos um estudo prospectivo, incidindo sobre uma população de 67 doentes do sexo masculino com o diagnóstico de SAHOS (36 com SAHOS ligeira/moderada e 31com SAHOS grave). O protocolo consistia em 3 visitas: antes da terapêutica com CPAP (visita 1), uma semana após CPAP (visita 2) e um mês após CPAP (visita 3). Nas visitas 1 e 3, eram submetidos a três colheitas de sangue às 11 pm, 4 am e 7 am para doseamento dos nitratos plasmáticos e na visita 2 apenas às 7 am. Nas visitas 1 e 3 era também efectuada uma colheita de urina de 24 horas para o doseamento das catecolaminas urinárias e eram submetidos a uma monitorização ambulatória da pressão arterial de 24 horas (MAPA). Foi ainda estudado um grupo controlo de 30 indivíduos do sexo masculino não fumadores sem patologia conhecida e sem evidência de SAHOS. Antes da terapêutica com CPAP, verificou-se uma diminuição significativa dos níveis de nitratos ao longo da noite quer nos doentes com SAHOS ligeira/moderada, quer nos doentes com SAHOS grave. No entanto, esta redução diferia nos 2 grupos de doentes, sendo significativamente superior nos doentes com SAHOS grave (27,6±20,1% vs 16,5±18,5%; p<0,05). Após um mês de tratamento com CPAP, verificou-se um aumento significativo dos valores de nitratos plasmáticos apenas nos doentes com SAHOS grave, mantendo-se os níveis de nitratos elevados ao longo da noite, já não existindo o decréscimo desses valores ao longo da mesma. Os valores de noradrenalina basais eram significativamente superiores nos doentes com SAHOS grave comparativamente com os doentes com SAHOS ligeira/moderada (73,9±30,1μg/24h vs 48,5±19,91μg/24h; p<0,05). Após um mês de terapêutica com CPAP, apenas se verificou uma redução significativa nos valores da noradrenalina nos doentes com SAHOS grave (73,9±30,1μg/24h para 55,4±21,8 μg/24h; p<0,05). Os doentes com SAHOS grave apresentaram valores de pressão arterial mais elevados do que os doentes com SAHOS ligeira/moderada, nomeadamente no que diz respeito aos valores de pressão arterial média, sistólica média de 24 horas, diurna e nocturna e diastólica média de 24 horas, diurna e nocturna. Após um mês de terapêutica com CPAP, verificou-se uma redução significativa dos valores tensionais apenas nos doentescom SAHOS grave, para a pressão média (-2,32+5,0; p=0,005), para a sistólica média de 24 horas (-4,0+7,9mmHg; p=0,009), para a pressão sistólica diurna (-4,3+8,8mmHg; p=0,01), para a pressão sistólica nocturna (-5,1+9,0mmHg; p=0,005), para a pressão diastólica média de 24 horas (-2,7+5,8mmHg; p=0,016), para a pressão diastólica diurna (-3,2+6,3mmHg; p=0,009) e para a pressão diastólica nocturna (-2,5+7,0mmHg; p=0,04). Os níveis tensionais dos doentes com SAHOS grave após CPAP atingiram valores semelhantes aos dos doentes com SAHOS ligeira/moderada, relativamente a todos os parâmetros avaliados no MAPA. Este estudo demonstrou que antes do tratamento com CPAP, existe uma redução dos níveis de nitratos ao longo da noite não só nos doentes com SAHOS grave mas também nos doentes com SAHOS ligeira/moderada. No entanto, a terapêutica com CPAP leva a um aumento significativo dos valores de nitratos plasmáticos apenas nos doentes com SAHOS grave, mantendo-se os níveis de nitratos elevados ao longo da noite, já não existindo o decréscimo desses valores ao longo da mesma. O tratamento com CPAP durante um mês, apenas reduz os níveis de noradrenalina urinária e os valores de pressão arterial nos doentes com SAHOS grave.------------ ABSTRACT: In severe obstructive sleep apnea (OSA) reduced circulating nitrate, increased levels of urinary norepinephrine (U-NE) and changes in systemic blood pressure (BP) have been described and are reverted by Continuous Positive Airway Pressure (CPAP). However, the consequences of mild/moderate OSA on these parameters and the CPAP effect upon them are not well known. We aimed to: 1) compare the levels of plasma nitrate (NOx) and U-NE of mild/moderate and severe male OSA patients 2) compare BP in these patient groups; and 3) determine whether CPAP improves sympathetic dysfunction, nitrate deficiency and BP in these patients. This prospective study was carried out in 67 consecutive OSA patients (36 mild/moderate and 31 severe patients) and NOx (11 pm, 4 am, 7 am), 24-h U-NE and ambulatory blood pressure monitoring were obtained before and after 4 weeks of CPAP. Baseline: NOx levels showed a significant decrease (p<0.001) during the night in both groups of patients. The U-NE and BP were significantly higher in the severe group. Post CPAP: After one month of CPAP, there was a significant increase of NOx, a reduction of U-NE and BP only in severe patients. This study shows that in contrast to severe OSA patients, those with mild/moderate OSA, which have lower values of BP and U-NE at baseline, do not benefit from a 4 weeks CPAP treatment as measured by plasma nitrate, 24-h U-NE levels and BP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Caniçali, Renato Alves. "Proposta educativa de enfermagem na síndrome de apneia e hipopneia obstrutiva do sono." Universidade Federal do Espírito Santo, 2015. http://repositorio.ufes.br/handle/10/5273.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-29T15:38:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_7612_Dissertacao - Proposta educativa de enfermagem na síndrome de apneia e.pdf: 1120811 bytes, checksum: e068fc03f054de682119095f1540dea2 (MD5) Previous issue date: 2015-07-16
Nas últimas décadas, o câncer ganhou uma dimensão maior, convertendo-se em um evidente problema de saúde pública mundial. No Brasil, as estimativas para o ano de 2012 apontam a ocorrência de aproximadamente 518.510 casos novos de câncer, incluindo os casos de pele não melanoma. O objetivo da radioterapia é alcançar um índice terapêutico favorável, levando as células malignas a perderem a sua clonogenicidade e, ao mesmo tempo, preservando os tecidos normais. A radioterapia é administrada durante um período de tempo que permita que o tecido saudável se recupere entre as sessões, o retorno das células para as fases radiossensíveis do ciclo celular e a reoxigenação das células tumorais resistentes. A radioterapia, apesar de indolor ao paciente no momento da aplicação, pode trazer efeitos colaterais e complicações para o paciente. Esses efeitos colaterais e complicações estão relacionados com a área irradiada e com os órgãos e tecidos atingidos pela radiação. A assistência de enfermagem aos pacientes acometidos pelo câncer visa proporcionar qualidade de vida, com foco na reabilitação e na facilitação da independência de forma mais rápida possível. O processo de enfermagem prevê que a assistência de enfermagem seja fundamentada na avaliação do paciente, de forma que forneça dados para fazer decisões apropriadas sobre quais são as necessidades de cuidados dos pacientes, ou seja, os diagnósticos de enfermagem, como também as intervenções e resultados. O diagnóstico de enfermagem é um processo no qual são realizadas inferências com base nos dados objetivos e subjetivos obtidos na coleta de dados. JUSTIFICATIVA: Diante da vivência atual do autor em um Setor de Raditerapia e da identificação das carências e complicações enfrentadas pelos pacientes submetidos a radioterapia, propõe-se a elaboração deste estudo. OBJETIVO: Elaborar as principais afirmativas diagnósticas e intervenções relacionadas aos pacientes em tratamento de radioterapia. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo onde se pretende utilizar a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) na elaboração de afirmativas diagnósticas e intervenções de enfermagem para os pacientes em tratamento de raditerapia, através dos dados coletados nas Consultas de Enfermagem realizadas no Setor de Radioterapia do Hospital Santa Rita de Cássia.
Introduction: The obstructive sleep apnoea syndrome (OSAS) is a chronic disease characterized by recurrent episodes of partial or total obstruction of the upper airway during sleep, despite continued respiratory efforts. Objectives: To describe the sociodemographic and clinical profile, assess gender differences and correlate body mass index (BMI) and apneas and hypopneas index (AHI) in patients with OSA. Methodology: Descriptive study carried out through consultation with records of OSA patients treated in a CPAP/BiPAP Program, in the Vitória’s Regional specialties center. Statistical analysis was performed using ANOVA one way to compare the means. After we used the Tukey test (post-hoc). The degree of correlation between variables was calculated using Pearson's correlation coefficient (r). The test Square, the Z test and Fisher's exact test were required to evaluate the relationship and the differences between the proportions of genres with the variables. To evaluate the relationship of cause and effect of variables with the genres, the simple logistic regression was used. Results: We found a predominance of OSA in men (63%), married (83.3%), aged between 51-60 years (30%), hypertension (59%), from the city of Vila Velha (24 %). The mean AHI and BMI in men and women was 48.3 ± 12.1 versus 44.97 ± 10 events / hour and 31.7 ± 5.7 versus 32.97 ± 5.9 kg / m², respectively. Women with OSA in the above 41 groups are at increased risk for OSA than men when comparing the range 21-40 years. In addition, women with grade III obesity have 4.3 times more risk to have OSA than those of normal weight. There was strong correlation between BMI and AHI in men (r=0.71) and moderate correlation in women (r=0.67). Conclusion: Patients treated at the program CPAP/BiPAP, mostly, have a similar profile to the global carrier OSAS population: predominantly men aged 51 and 60, hypertensive and with increased BMI. We also note that BMI is an important risk factor for worsening of OSA, especially in males.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Faria, Cindy. "A Síndrome da Apneia/Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) e seu tratamento com cirurgia ortognática." Master's thesis, [s.n.], 2013. http://hdl.handle.net/10284/4146.

Full text
Abstract:
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária
A Síndrome da Apneia/Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é uma síndrome com grande prevalência na sociedade actual, constituíndo um grande problema de saúde pública. A SAHOS ocorre pelo repetido estreitamento ou colapso das vias aéreas superiores (VAS) durante o sono provocando como principal síntoma uma hipersonolência diurna exessiva. Os factores de riscos mais comuns incluem o sexo masculino, a obesidade, um palato mole alongado e uma retrognatia maxilar e/ou mandibular. A fisiopatologia da síndrome é multifactorial decorrente, em parte, de alterações das estruturas craniofaciais e dos tecidos moles das VAS associadas a alterações neuromusculares da faringe e a uma maior complacência da faringe. Relativamente ao tratamento, existem actualmente várias modalidades, tanto comportamentais, clínicas e cirúrgicas que devem ser individualizadas e criteriosamente seleccionadas para a situação clínica de cada paciente. Acredita-se que a SAHOS resulta na maioria das vezes de um estreitamento difuso da faringe. Para o seu tratamento é importante detectar os diferentes padrões de obstrução das VAS que parecem determinar o sucesso ou a falha do tratamento cirúrgico. As novas tecnologias permitem a criação de imagems tridimensionais a partir de imagems obtidas por ressonância magnética e tomografia computorizada juntamente com programas de reconstrução em 3 dimensões. Estas imagems tridimensionais possibilitam a avaliação dos locais de obstrução bem como proporcionam medições volumétricas das VAS. A cirurgia de avanço maxilo-mandibular (AMM) é um movimento em cirurgia ortognática que permite o avanço bi-maxilar, aumentando o volume das VAS a nível da velo-oro-hipofaringe. Tem sido descrita como sendo o tratamento cirúrgico mais efetivo para a SAHOS (excluíndo a traqueostomia) com índices de sucesso acima dos 80%. Vários autores comprovaram a eficiência da cirurgia de AMM no aumento do espaço faríngeo, diminuindo ou mesmo eliminando os episódios de colapsos respiratórios e melhorando significativemente a qualidade do sono e de vida dos pacientes. As palavras chaves utilizadas foram: “obstructive sleep apnea syndrome”, “maxillomandibular advancement” e “upper airway obstruction” que foram associados de múltiplas formas. Obstructive Sleep Apnea/Hipopnea Syndrome (OSAH) is a highly prevalent syndrome in the society, characterized as a public health burden. OSAH occurs by recurrent episodes of upper airway (UA) obstruction or collapse during sleep with daytime somnolence as the major symptom. The principal risks factors are : male, obesity, elongated soft palate and maxillary and/or mandibular retrognathia. Pathophysiology of OSAH is multifactorial, due partly to abnormalities of craniofacial stuctures and UA soft tissue associated with neuromuscular alterations of the pharynx and increased UA compliance. Behavioral, clinical and surgical options are available for the treatment of OSAH, which must be individualized and carefully selected for the clinical situation of each patient. Over the time, OSAH has been recognized as an obstructive process with a diffuse narrowing of the pharynx. For its treatment it is important te detect the different patterns of UA obstruction that seems to determine the sucess or failure of surgical treatment. New technologies allow the creation of tridimensional images achieved from magnetic resonance and computed tomography with reconstruction program. This tridimensional images enable the evaluation of obstruction sites and provide volumetric measurments of UA. Maxillomandibular advancement (MMA) is a movement on orthognatic surgery which allows bi-maxillary advancement, increasing the volume of UA at the level of velo-oro-hypopharynx. It has been described as the most effective surgical treatment for OSAH (excluding tracheostomy) with success rates above 80%. Several authors have demonstrated the effectiveness of AMM surgery on increasing the AMM pharyngeal space, reducing or eliminating episodes of respiratory collapse and improving sleep quality and life of patients. The keys words were : “obstructive sleep apnea syndrome”, “maxillomandibular advancement” e “upper airway obstruction” which have been associated in multiple ways.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Leites, Joana Sofia Santos Silva. "Síndrome de apneia-hipopneia obstrutiva do sono e a sua relação com o Bruxismo do sono: perspectiva médico-dentária." Master's thesis, [s.n.], 2014. http://hdl.handle.net/10284/4403.

Full text
Abstract:
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária
A síndrome de apneia-hipopneia do sono (SAHOS) é uma patologia com um impacto crescente na população actual sendo considerado um problema de saúde pública. Esta síndrome é caracterizada por uma obstrução parcial ou total das vias aéreas durante o sono. Os pacientes habitualmente queixam-se de sonolência diurna excessiva e ronco durante a noite. O colapso contínuo das vias aéreas superiores (VAS) causa fragmentação do sono, hipoxemia, hipercapnia e aumento da actividade simpática. São vários os factores de risco que influenciam esta síndrome. A sua fisiopatologia é multifactorial, sendo que, determinados factores anatómicos e neuromusculares demonstram ter um papel activo na sua ocorrência. O tratamento desta patologia é de carácter multifactorial. O Médico Dentista pode através do exame cefalométrico diagnosticar alterações craniofaciais que, juntamente com outra sintomatologia apresentada pelo paciente e recolhida da história clínica, direccione para uma suspeita de SAHOS. O seu diagnóstico é confirmado através de um estudo polissonográfico do sono. A abordagem terapêutica não cirúrgica faz-se através de aparelhos intra-orais que constituem uma alternativa ao uso de CPAP e são da responsabilidade do Médico Dentista. O bruxismo do sono (BS) é considerado um distúrbio de movimento que ocorre durante o sono, caracterizado por uma actividade muscular exacerbada com apertos ou ranger de dentes durante o sono, associada a microdespertares. O tratamento do BS passa por goteiras oclusais de estabilização e de avanço. No entanto, algumas das goteiras de estabilização podem piorar episódios obstrutivos do sono. Durante o sono ocorre actividade rítmica dos músculos da mastigação (ARMM). Existe uma elevada prevalência de associação da ARMM em pacientes portadores de SAHOS associado a microdespertares. Através desta revisão bibliográfica narrativa pretendo dar uma visão médico-dentária de como abordar estas duas patologias do sono, visto que na SAHOS ocorre fragmentação do sono, avaliar se o BS pode ser secundário a fenómenos obstrutivos que correm durante o sono. Para além da revisão bibliográfica é apresentado um caso clínico de um paciente com SAHOS. The obstructive sleep apnea-hypopnea syndrome (OSAHS) is a disease with an increasing impact on current population being considered a public health problem. This syndrome is characterized by a partial or complete airway obstruction during sleep. Commonly patients complain of excessive daytime sleepiness and snoring during the night. The ongoing collapse of the upper airway causes sleep fragmentation, hypoxemia, hypercapnia and increased sympathetic activity. There are several risk factors that seem to influence this syndrome. Its pathophysiology is multifactorial and that certain anatomical and neuromuscular factors shown to have an active role in its occurrence. The treatment of this disease is multifactorial character. The Dentist can by cephalometric examination diagnose craniofacial abnormalities, which along with other symptoms presented by the patient and collected the clinical history, forward for suspected OSAHS. The diagnosis is confirmed by a polysomnographic sleep study. The non-surgical therapeutic approach the intra-oral appliances are an alternative to continuous positive airway pressure and is the responsibility of the Dentist. Sleep Bruxism (SB) is considered a movement disorder that occurs during sleep, characterized by heightened muscle activity with grips or grinding of teeth during sleep associated with arousals. Treatment of BS goes through leaky occlusal stabilization and advancement. However some of the occlusal stabilization may worsen obstructive sleep episodes. During sleep occurs rhythmic masticatory muscle activity (RMMA). There is a high prevalence of association of RMMA in patients with OSAHS associated with arousals. Through this narrative bibliographical review, I intend to take a medical dental vision of how to approach these two sleep disorders and since OSAHS occurs in sleep fragmentation, assess whether BS may be secondary to obstructive phenomena that occur during sleep. In addition to the literature review is presente a case of a patient with OSAHS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alves, Cláudia Alexandra Rodrigues. "Síndrome de Apneia-Hipopneia Obstrutiva do Sono. Adesão ao Tratamento com Aparelho de Emissão de Pressão Positiva Contínua." Dissertação, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, 2009. http://hdl.handle.net/10216/45486.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alves, Cláudia Alexandra Rodrigues. "Síndrome de Apneia-Hipopneia Obstrutiva do Sono. Adesão ao Tratamento com Aparelho de Emissão de Pressão Positiva Contínua." Master's thesis, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, 2009. http://hdl.handle.net/10216/45486.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Domingues, Nuno Manuel Monteiro. "Síndrome de apneia obstrutiva do sono e risco cardiovascular." Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2009. http://hdl.handle.net/10400.6/929.

Full text
Abstract:
A doença cardiovascular é uma das principais causas de mortalidade no mundo. Vários aspectos contribuem para a génese da aterosclerose e suas complicações clínicas como: tabagismo, níveis elevados de colesterol de lipoproteína de baixa densidade, baixos níveis de colesterol de lipoproteína de alta densidade, diabetes, hipertensão arterial, história familiar, obesidade, sedentarismo e ingestão de álcool. Além desses factores tem sido observado recentemente um aumento da taxa de mortalidade cardiovascular em doentes com Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono. Existe uma evidência entre a Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono e as doenças cardiovasculares, nomeadamente hipertensão arterial, doença cardíaca isquémica, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, fibrilhação auricular e morte súbita cardíaca. A patogénese da doença cardiovascular na Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono não está completamente esclarecida, mas provavelmente existe uma multiplicidade de factores, envolvendo uma série de mecanismos diversos, incluindo a hiperactividade do sistema nervoso simpático, a activação das vias inflamatórias, a disfunção endotelial, as alterações da coagulação, a disfunção metabólica e por fim a resistência à insulina e a alteração do metabolismo lipídico. Estudos efectuados em grande escala, definiram a população de doentes com Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono, sendo necessário um controlo adequado para evitar factores confundidores. Tais estudos têm por objectivo avaliar as interacções entre os diferentes mecanismos básicos que actuam na Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono e na doença cardiovascular, e as interacções com outros distúrbios, tais como a obesidade, a diabetes e a dislipidémia. Neste trabalho foi analisada a relação entre a Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono e o risco cardiovascular, bem como o impacto da terapêutica, com pressão positiva contínua na via aérea, na redução do risco cardiovascular. Concluíu-se que indivíduos com esta síndrome apresentam maior risco de desenvolver doença cardiovascular e que a terapêutica com pressão positiva contínua na via aérea poderá vir a reduzir este risco.
Cardiovascular disease is a major cause of mortality worldwide. Several aspects contribute to the genesis of atherosclerosis and its clinical complications such as smoking, high lowdensity lipoprotein cholesterol, low high-density lipoprotein cholesterol, diabetes, systemic arterial hypertension, family history, obesity, sedentary lifestyle and intake of alcohol. Besides these factors we have recently observed an increased rate of cardiovascular mortality in patients with Obstructive Sleep Apnoea Syndrome. There is growing evidence of Obstructive Sleep Apnoea Syndrome determining cardiovascular diseases, including hypertension, ischaemic heart disease, stroke, heart failure, atrial fibrillation and cardiac sudden death. The pathogenesis of cardiovascular disease in this syndrome is not completely understood, but likely to be multifactorial, involving a diverse range of different mechanisms including sympathetic nervous system overactivity, activation of inflammatory pathways, endothelial dysfunction, abnormal coagulation, metabolic dysregulation, insulin resistance and disordered lipid metabolism. Large scale studies have defined a population of patients with Obstructive Sleep Apnoea Syndrome, and controlling is needed to avoid confounding factors. Such studies aim to assess the interactions between different basic mechanisms operating in this syndrome and in cardiovascular disease, as well as interactions with other disorders such as obesity, diabetes and dyslipidaemia. This study examined the relationship between Obstructive Sleep Apnoea Syndrome and cardiovascular risk, as well as the impact of therapy with continuous positive airway pressure, in reducing cardiovascular risk. It is shown that individuals with this syndrome have a higher risk of developing cardiovascular disease and treatment with continuous positive airway pressure may reduce this risk.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bezerra, Patrícia Costa. "O uso da absorciometria por Duplo Feixe de Raios X (DXA) no diagnóstico da síndrome de apneia/hipopneia obstrutiva do sono em mulheres adultas." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/10319.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, 2011.
Submitted by Elna Araújo (elna@bce.unb.br) on 2012-03-30T18:50:37Z No. of bitstreams: 1 2011_PatriciaCostaBezerra.pdf: 788247 bytes, checksum: 0c402e403f503d2cd48cc8c828b7fe10 (MD5)
Approved for entry into archive by Patrícia Nunes da Silva(patricia@bce.unb.br) on 2012-04-23T23:35:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_PatriciaCostaBezerra.pdf: 788247 bytes, checksum: 0c402e403f503d2cd48cc8c828b7fe10 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-04-23T23:35:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_PatriciaCostaBezerra.pdf: 788247 bytes, checksum: 0c402e403f503d2cd48cc8c828b7fe10 (MD5)
A obesidade é descrita como o mais importante fator preditivo de Síndrome de Apneia HIPOPNEIA Obstrutiva do Sono (SAHOS). A maioria das pesquisas utiliza somente indicadores antropométricos para diagnosticar a obesidade na população com SAHOS. O presente estudo avaliou a associação entre o diagnóstico de apneia obstrutiva do sono e (a) o percentual de gordura corporal medido por Absorciometria por Duplo Feixe de Raios X (DXA); (b) indicadores antropométricos de adiposidade corporal; (c) a presença de síndrome metabólica; (d) níveis séricos de leptina; e (e) níveis séricos de proteína Creativa. Foi realizado um estudo transversal com amostra de casos consecutivos. Participaram da pesquisa 50 mulheres adultas, com suspeita de SAHOS admitidas no Laboratório do Sono do Hospital Universitário da Universidade de Brasília no período de julho a dezembro de 2009. Todas realizaram polissonografia, avaliação antropométrica (Índice de Massa Corporal, circunferências da cintura e do pescoço), composição corporal analisada por DXA e avaliação bioquímica (perfil lipídico, glicemia de jejum, insulina, hemoglobina glicada, proteína C-reativa e leptina sérica). A SAHOS foi diagnosticada a partir do Índice de Apneia HIPOPNEIA (IAH) medido por meio da polissonografia. De acordo com o IAH as pacientes foram classificadas em dois grupos: com e sem apneia. Vinte e sete apresentaram SAHOS (IAH = 22.04 + 17.55). Os principais resultados indicaram que: a) o IMC não foi capaz de predizer SAHOS (p = 0.204); b) o aumento de 1% da gordura corporal total medido por DXA aumenta a probabilidade de ocorrência de apneia em 12,8% dos casos; c) na comparação de todas as variáveis (antropométricas, DXA e avaliação bioquímica), a leptina sérica foi a única diferença entre os grupos estudados (p=0.0257). Os resultados reforçam o papel da gordura corporal e da leptina na etiologia da SAHOS e a necessidade de incluir a avaliação da composição corporal medida por DXA em estudos sobre apneia do sono. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Obesity is described as the most important predictive factor of Obstructive Sleep Apnea- Hypopnea Syndrome (OSAHS). The majority of studies only use anthropometric indicators to diagnose obesity amongst people with OSAHS. This study analyzed the association between the diagnosis of obstructive sleep apnea and (a) the percentage of body fat measured by Dual-Energy X-Ray Absorptiometry (DXA); (b) anthropometric indicators of body adiposity; (c) the presence of a metabolic syndrome; (d) serum leptin levels; and (e) C-reactive protein. A cross-sectional study was conducted selecting a sample of consecutive cases. Fifty adult women that were admitted to the Sleep Laboratory of the University Hospital at the University of Brasilia with suspicion of OSAHS, from July to December of 2009, participated in the study. These women were submitted to polysomnography, anthropometric evaluations (BMI, neck and waist circumference), body composition analyzed by DXA and blood samples (lipid profile, fasting glycemia, insulin, glycated hemoglobin, C-reactive protein and serum leptin levels). OSAHS was diagnosed through the use of the apnea-hypopnoea index (AHI) measured by polysomnography. According to the AHI the patients were classified into two groups: with and without apnea. Twenty-seven of them had OSAHS (AHI = 22.04 + 17.55). The main results indicated that: a) the BMI was not capable of predicting OSAHS (p = 0.204); b) an increase of 1% of TBF measured by DXA increases the likelihood of apnea in 12,8% of the cases; c) in comparing all variables (anthropometrics, DXA and blood samples), the serum leptin was the only one that presented difference between the studied groups (p=0.0257). The results reinforce the role of body fat and leptin in the etiology of OSAHS and the need to include the assessment of body composition measured by DXA in studies regarding sleep apnea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gonçalves, Sandro Cadaval. "Associação independente entre síndrome das apnéias - hipopnéias obstrutivas do sono avaliada por polissonografia portátil e hipertensão resistente." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2006. http://hdl.handle.net/10183/8781.

Full text
Abstract:
Introdução: Evidências crescentes apontam as Síndromes das Apnéias-hipopnéias Obstrutivas do Sono (SAOS) como fator de risco independente para Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Demonstrou-se alta prevalência de SAOS entre hipertensos e, em estudos não-controlados, prevalência ainda maior em hipertensos resistentes. Entretanto, essa associação pode ser enviesada por fatores de confusão como sexo, idade e obesidade. Objetivo: Avaliar se existe associação independente entre SAOS e HAS resistente. Delineamento: Estudo de casos e controles. Pacientes e Métodos: Foram avaliados 63 pacientes com HAS resistente (casos) definidos por pressão arterial (PA) ≥ 140/90 mmHg em vigência de tratamento com pelo menos três anti-hipertensivos em doses plenas, incluindo um diurético e 63 pacientes com PA ≤140/90 mmHg em vigência de tratamento (controles). Todos foram oriundos do mesmo ambulatório de hipertensão de um hospital universitário. Sexo, idade e índice de massa corporal (IMC) foram pareados entre os dois grupos. Todos os pacientes foram submetidos a polissonografia portátil (PP) e monitorização ambulatorial da PA (MAPA). SAOS foi definida como índice de apnéia-hipopneia (IAH) ≥ 10 episódios/hora de sono. Resultados: Casos e controles apresentaram mesmas distribuições em termos de sexo, idade e IMC. A prevalência de SAOS foi 71% em casos e 38% de controles (P<0,001). Quando apenas os pacientes com PA elevada em ambos os métodos foram comparados com aqueles com PA controlada em ambos, essa associação se torna ainda mais intensa (72% em casos e 33 em controles; p< 0,001). Em modelo de regressão logística, controlando-se para idade, sexo, IMC e duração de HAS, apenas o IAH foi significantemente associado à HAS-resistente (RR 1.9; 95% CI 1.3 - 2.9). Conclusões: SAOS é altamente prevalente e independentemente associada à HAS resistente. O rastreamento dessa condição com monitores portáteis parece ser factível e pode ser estimulado.
Background: There is increasing evidence that obstructive sleep apnea syndrome (OSAS) is an independent risk factor for systemic hypertension (HTN). Among patients with HTN, some uncontrolled studies have shown even higher prevalence of OSAS in those with resistant HTN. However, this association can be confounded by gender, age and obesity. Objective: To investigate wether OSAS is a risk factor for resistant HTN. Design: Case-control study. Patients and Methods: 63 patients with resistant HTN, defined as blod pressure ≥ 140/90 mmHg under treatment with at least three antihypertensive drugs in appropriate doses, including a diuretic, were compared to 63 controls, defined as those with BP ≤140/90 mmHg on drug treatment, from the same outpatient university hospital-based hypertension clinic. Groups were matched by age, gender and bodymass index (BMI). All patients underwent home portable polysomnography PP and ambulatory blood pressure (ABP) monitoring. OSAS was defined as an AIH index ≥ 10 episodes/hour of sleep. Results: Cases and controls were comparable in terms of age, proportion of women, and BMI. Prevalence of OSAS was 71% in cases and 38% in controls (P<0,001). When only those confirmed by ABP monitoring as resistant or controlled HTN are included, this association becomes even stronger (72% in cases and 33% in controls; p< 0,001). In a logistic regression model, controlling for age, gender, BMI, and years of HTN, only AHI was associated with resistant hypertension (RR 1.9; 95% CI 1.3 - 2.9). Conclusions: OSAS is highly prevalent and independently associated with resistant HTN. Screening OSAS with portable sleep monitors in such patients is feasible and should be encouraged.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Síndrome de apneia-hipopneia obstrutiva do sono"

1

Pereira, Vilena Marjana Bezerra, Alba Clara Vasconcelos Leopoldo Feitosa, Davi Kennedy Bonfim Leal, Kaio Danillo Veloso Leal, Larisse Stéffany de Oliveira Albuquerque, Manoel Pereira de Araújo Filho, Raquel Helena Kader Lopes de Sousa, Thalita da Rocha Cardoso, Kelly Palombit, and Carla Maria de Carvalho Leite. "APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO COMO CRITÉRIO DE DIAGNÓSTICO PARA SÍNDROME METABÓLICA." In Saúde em Foco: Temas Contemporâneos - Volume 1, 301–17. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/200700791.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vieira, Gleicilene Silva. "Uso do CPAP no Tratamento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono." In Fisioterapia: princípios fundamentais. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200500897.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gomes, Bruna Prado, Patrícia Fernanda Sandrini, Anderson da Silva Honorato, Camila Pereira, Fabiana Cristina Scherer, and Denilson de Castro Teixeira. "Incidência da síndrome apneia obstrutiva do sono em idosos hipertensos da cidade de Jacarezinho." In Tópicos em Ciências da Saúde-Volume 10. Editora Poisson, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-156-2.cap.04.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pamato, Jasom, and Kelser de Souza Kock. "ADESÃO AO TRATAMENTO COM CPAP/VPAP EM PACIENTES PORTADORES DA SÍNDROME APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO." In As Ciências Biológicas e da Saúde na Contemporaneidade, 202–13. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.15919280324.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Melo, Lucas Dornelas Moreira de, Jhonson Tizzo Godoy, Andressa Duarte de Souza, Carolina Sant'Anna Filipin, Débora Aline Oliveira Portela de Carvalho, Júlia Camargos Silva, Marina Méscolin Reis de Paula, Matheus Miller de Oliveira, and Sarah Romero Barbosa Sanches. "TRATAMENTO DA SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO E BENEFÍCIO SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL EM PACIENTES HIPERTENSOS." In Novos paradigmas voltados para as ciências da saúde (Vol. 2), 379–95. Brazilian Journals Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000753.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cruz, Moara Gomes da Rocha, Raiane Boa Sorte Machado, Chrislayne dos Santos Andrade, and Catarina Andrade Garcez Cajueiro. "AVALIAÇÃO DO PERFIL DOS PACIENTES COM SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO E OUTRAS COMORBIDADES EM UM SERVIÇO DE FISIOTERAPIA." In Fisioterapia na Atenção à Saúde, 93–107. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.25520190810.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Síndrome de apneia-hipopneia obstrutiva do sono"

1

Almeida Prates, Jeane, Carlos Eduardo Teixeira, Cristine Kaori Kitata, Emilene Valim Santos, and Idelma Aparecida Batista. "SÍNDROME DA APNEIA E HIPOPNEIA OBSTRUTIVA DO SONO COM QUADRO ÁLGICO SIMULANDO FIBROMIALGIA." In III CBMED I COEMED SP. Ribeirão Preto, São Paulo: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/cbmedcoemed.138634.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Guimarães, Francisco Anderson de Oliveira, Lara Victória Pinheiro, Francisco Anderson Costa Batista Júnior, Francisco Breno Rodrigues Oliveira, and Romerito Lins Da Silva. "O PAPEL DA OBESIDADE COMO RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DA SÍNDROME DA APNEIA/HIPOPNEIA OBSTRUTIVA DO SONO." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1453.

Full text
Abstract:
Introdução: A Síndrome da Apneia/Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é uma patologia caracterizada por episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores durante o período do sono. Trata-se de uma condição progressiva, crônica, capaz de gerar elevados índices de mortalidade, além de aumentar a incidência de morbidade cardiovascular. O seu principal fator de risco é a obesidade, em função da deposição de gordura nas vias aéreas superiores. Objetivos: Realizar, por meio de uma revisão bibliográfica, um levantamento atual sobre o desenvolvimento da SAHOS em pacientes obesos, bem como, investigar suas intercorrências e possíveis tratamentos. Material e Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura disponível, selecionando artigos publicados entre março de 2017 e fevereiro de 2021, nas bases de dados SCIELO e PUBMED, fazendo uso dos descritores “SAHOS”, “Apneia Central do Sono”, “Obesidade”, em inglês e português, empregando critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Resultados: A literatura resgatada apontou a obesidade como enfermidade de grande prevalência, com grandes custos econômicos para a população sendo um problema de saúde pública. Pessoas acometidas por essa doença apresentam riscos no desenvolvimento de doenças crônicas, incluindo a Síndrome da Apneia/Hipopneia Obstrutiva Do Sono. No tocante a SAHOS destaca-se uma maior prevalência para o sexo masculino. O excesso de peso parece ser o responsável por aproximadamente 40% a 60% dos casos, tendo em vista que essa condição é fator predisponente por meio do estreitamento das Vias Aéreas Superiores (VAS). Outros estudos ainda revelam que a SAHOS está associada, diretamente com algumas alterações endócrinas, como alguns hormônios relacionados à saciedade e à fome, bem como contribui para o aumento da resistência das células humanas à insulina. Conclusão: Apesar de a obesidade ser o principal fator de risco para a ocorrência da SAHOS, esta por sua vez, tem influenciado o desenvolvimento de outras doenças crônicas, como Diabetes. Logo, o paciente diagnosticado com tal síndrome pode ser portador de outras doenças coadjuvantes, sendo necessário realizar uma terapêutica não isolada mas sim, focada também nas demais comorbidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Eduardo Teixeira, Carlos, Mateus Mota Cirino, Hiago Antunis Silva, Paulo Humberto Teixeira, and Idelma Aparecida Batista. "SÍNDROME DA APNEIA/HIPOPNEIA OBSTRUTIVA DO SONO ASSOCIADA À DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA." In III CBMED I COEMED SP. Ribeirão Preto, São Paulo: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/cbmedcoemed.138635.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

LINS, OLAVO GRANGEIRO DE FRANÇA, and CLARA MONICA FIGUEREDO DE LIMA. "AVALIAÇÃO CLÍNICA E DA QUALIDADE DO SONO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DA APNEIA/HIPONÉIA OBSTRUTIVA DO SONO." In Anais do Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPPG - USFB, 2021. http://dx.doi.org/10.4322/2595-9328.6cipcisb0086.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carvalho Sposito, Andrei, and Marcio Vandoni Pimenta. "VALIDAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE BERLIN PARA SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO E SUA PREVALÊNCIA EM PACIENTES EM FASE AGUDA DE INFARTO DO MIOCÁRDIO." In XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoá, 2015. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2015-37599.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

de Souza, Júlia Raquel Nunes, Ana Luiza Verissimo Jacob, Marco Antônio Rodrigues de Morais, and Carlos Augusto Faria. "Noctúria: etiologia e impacto sobre a qualidade de vida em mulheres atendidas em unidade terciária do sistema de saúde." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130230.

Full text
Abstract:
Introdução: À medida que aumenta a faixa etária, aumenta também a proporção de mulheres na população, nas quais os sintomas relacionados à disfunção do trato urinário baixo (STUB), como a noctúria, são mais frequentes. A noctúria é definida como o despertar uma ou mais vezes durante o sono para urinar, e tem inúmeras causas, como redução da capacidade vesical, poliúria noturna, hiperatividade do detrusor, diabetes, hipertensão, Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), doença renal crônica, doença cardíaca não compensada e uso de medicações (principalmente os diuréticos). Objetivo: O presente estudo teve como objetivos descrever a etiologia da noctúria e seu impacto sobre a qualidade de vida (QV) entre pacientes com STUB encaminhadas para atendimento especializado. Metodologia: Trata-se de estudo transversal realizado em uma amostra de pacientes encaminhadas ao Ambulatório de Uroginecologia do Hospital Universitário Antônio Pedro com STUB e noctúria e em pacientes do mesmo ambulatório sem queixa de noctúria. As pacientes incluídas no estudo foram submetidas à anamnese completa e ao exame físico, e responderam aos questionários STOP-BANG, para avaliar o risco de apneia do sono, e WHOQOL-bref, para avaliação da QV geral. As pacientes com noctúria responderam também ao questionário KHQ para avaliação do impacto dos sintomas urinários sobre a QV. Além disso, de acordo com as hipóteses diagnósticas, foram solicitados exames complementares para identificação da etiologia da noctúria. Resultados e Conclusão: Cinquenta e nove mulheres foram incluídas no estudo, sendo 42 do grupo noctúria e 17 do grupo controle. Não houve diferença entre os grupos para as variáveis idade, escolaridade, consumo de álcool, consumo de cafeína, risco de apneia do sono e índice de massa corpórea (IMC). As pacientes do grupo noctúria apresentavam maior número de comorbidades, maior frequência de hipertensão, diabetes, prolapso genital e incontinência urinária (p<0,01). Em relação à avaliação da QV, entre as 41 pacientes que responderam ao WHOQOL-bref, o grupo noctúria apresentou piores escores apenas no domínio social (p<0,01). De acordo com o KHQ, os domínios de QV mais afetados em mulheres com noctúria foram impacto da incontinência, limitações físicas e relações pessoais. As análises mostram que o sintoma de noctúria esteve associado à presença de comorbidades clínicas e às disfunções do assoalho pélvico no grupo de pacientes atendidas em uma unidade terciária do Sistema Único de Saúde (SUS), evidenciando a importância da avaliação multidisciplinar dessas mulheres. Os questionários de QV mostram maior impacto em determinados domínios, como social, limitações físicas e relações pessoais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Síndrome de apneia-hipopneia obstrutiva do sono"

1

da Silva Gusmão Cardoso, Thiago, and Adriana Marques Abbud Zehetmeyer Borda. A síndrome da apneia obstrutiva do sono em crianças. Unaspress, 2020. http://dx.doi.org/10.19141/apneiaobstrutiva.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography