Academic literature on the topic 'Siris - Pesca'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Siris - Pesca.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Siris - Pesca"

1

Loebmann, Daniel, and João Paes Vieira. "O impacto da pesca do camarão-rosa Farfantepenaeus paulensis (Perez-Farfante) (Decapoda, Penaeidae) nas assembléias de peixes e siris do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Rio Grande do Sul, Brasil." Revista Brasileira de Zoologia 23, no. 4 (December 2006): 1016–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752006000400006.

Full text
Abstract:
Este trabalho avaliou do impacto da pesca do camarão-rosa Farfantepenaeus paulensis (Perez-Farfante, 1967) sobre a assembléia de peixes e crustáceos do Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Constatou-se que, em média, a composição nas capturas da pesca do camarão-rosa, com a arte de pesca aviãozinho, é semelhantes àquelas descrita em para outros estuários do Rio Grande do Sul, quando considerada apenas a proporção das grandes categorias analisadas (espécie alvo - camarão-rosa 53%: captura acessória 24%: rejeito 23%). A composição da fauna acompanhante (captura acessória + rejeito) apresente diferenças pronunciadas ao longo do gradiente salino da laguna. No geral, ao nível específico, as espécies de peixes capturadas com maior intensidade - Brevoortia pectinata (Jenyns, 1842), Micropogonias furnieri (Desmarest, 1823) e Jenynsia multidentata (Jenyns, 1842) - diferem daquelas capturadas em outros estuários do Rio Grande do Sul, onde, além de M. furnieri, os bagres Genidens barbus (Lacepède, 1803) e Genidens genidens (Cuvier, 1829) dominam nas capturas. As estimativas do potencial de impacto das capturas acessório e do rejeito apresentaram valores, do ponto de vista pesqueiro, bastantes satisfatórios, quando comparados com outras artes de pesca do camarão, o que sugere que a decisão de proibir a pesca no Parque Nacional da Lagoa do Peixe não deve ser baseada no impacto da pesca do camarão-rosa sobre a fauna acompanhante, mas sim na atividade pesqueira em si, uma vez que a legislação Brasileira vigente proíbe a pesca dentro de Parques Nacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Magalhães, Henrique Fernandes de, Eraldo Medeiros Costa Neto, and Alexandre Schiavetti. "Saberes pesqueiros relacionados à coleta de siris e caranguejos (Decapoda: Brachyura) no município de Conde, Estado da Bahia." Biota Neotropica 11, no. 2 (June 2011): 45–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032011000200005.

Full text
Abstract:
O presente artigo registra os saberes pesqueiros empíricos relacionados com o extrativismo de crustáceos braquiúros de importância econômica no município de Conde, Litoral Norte do Estado da Bahia, caracterizando as técnicas e apetrechos empregados na coleta desses crustáceos, além de discutir aspectos ligados à comercialização do pescado e à territorialidade. Os dados foram obtidos no período de setembro de 2007 a dezembro de 2009 mediante entrevistas semi-estruturadas e observações comportamentais, recorrendo-se às técnicas usuais de registro etnográfico. Foram entrevistados 57 pescadores artesanais, de ambos os gêneros, com idades entre 10 e 78 anos. Os dados foram analisados qualitativamente comparando-se os saberes locais com a literatura acadêmica especializada. Foram realizadas quatro campanhas de análise biométrica de siris (Callinectes spp.) com o objetivo de determinar a proporção sexual e morfométrica. Os resultados mostram que a coleta de crustáceos tem uma motivação predominantemente econômica, embora também seja a principal fonte de subsistência local. Na análise biométrica dos indivíduos de siris foi evidenciada a preferência por animais de porte maior, independente do gênero. A pesca artesanal dos crustáceos em Conde é realizada com uma diversidade de técnicas e apetrechos que, de forma direta ou indireta, interfere na dinâmica faunística e ecossistêmica. Embora haja uma consciência conservacionista por parte dos participantes da pesquisa, evidenciam-se diferentes atitudes de manejo. Trabalhos posteriores podem vir a fornecer subsídios visando ao manejo e uso sustentável destes recursos pesqueiros, vindo a beneficiar as comunidades locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Braga, Adriane Araújo, Ana Carolina Machado de Oliveira, and Camilah Antunes Zappes. "Caracterização da pesca e importância dos crustáceos a partir da percepção de pescadores artesanais do sul do Espírito Santo, Brasil." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais 16, no. 1 (May 4, 2021): 59–71. http://dx.doi.org/10.46357/bcnaturais.v16i1.208.

Full text
Abstract:
O conhecimento tradicional de pescadores acerca da biologia e da ecologia dos recursos naturais é importante para sua preservação e conservação. O presente estudo descreveu a importância dos crustáceos a partir da percepção de pescadores artesanais que atuam no litoral sul do estado do Espírito Santo, Sudeste do Brasil. Essas observações foram realizadas entre setembro de 2016 e fevereiro de 2017, totalizando 92 entrevistas. Os pescadores são do sexo masculino, com idades entre 18 e 71 anos e possuem baixa escolaridade. Para os entrevistados, os crustáceos apresentam importância ecológica, pois fazem parte da cadeia alimentar e do ecossistema, sendo utilizados para comercialização e consumo próprio. Relatam também o uso de siris e caranguejos na confecção de isca. Os pescadores consideram o período do defeso importante, porém incorreto para a região. Os resultados demonstram a importância dos estudos etnoecológicos para compreender a percepção de atores locais envolvidos na pesca artesanal e, com isso, facilitar o diálogo entre gestores e comunidades pesqueiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Braga, Adriane Cristina Araújo, and Camilah Antunes Zappes. "Status do conhecimento tradicional sobre camarões peneídeos e carcinofauna acompanhante no Brasil: uma revisão bibliográfica." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 1 (September 15, 2020): 641–50. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.001.0051.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo analisar o status de informações presentes na literatura relacionada ao conhecimento de pescadores sobre camarões peneídeos e carcinofauna acompanhante de áreas costeiras e na plataforma continental do Brasil. Para obtenção dos dados foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos, teses e dissertações sobre o tema. No total foram encontrados 12 estudos, sendo oito (08) artigos publicados em revistas com corpo editorial, três (03) dissertações de mestrado e uma (01) tese de doutorado, distribuídos pelas regiões Sudeste (n = 06); Nordeste (n = 06) e Sul (n = 02) do país. O número de estudos por regiões (n = 14) é maior que o número total de trabalhos (n = 12), pois uma mesma pesquisa era realizada em mais de uma região. No total foram registradas sete famílias distribuídas em 11 gêneros e 13 espécies de crustáceos. Os camarões sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri), branco (Litopenaeus schimitti) e rosa (Farfantepenaeus brasiliensis) foram os mais abordados nos estudos. Outros crustáceos como, caranguejos, siris, lagostas, ermitão (búzios/caramujos) e camarão carídeo (mãezinha/camarão-espinho) foram citados como fauna acompanhante da pesca de camarões. A partir desta revisão é possível identificar que os crustáceos mais descritos via conhecimento tradicional são também os recursos pesqueiros mais explorados comercialmente. Desta forma, a compreensão do saber local de comunidades pesqueiras pode ser uma ferramenta útil na obtenção de informações de ocorrência de espécies de crustáceos para estatística pesqueira o que contribui com ações de manejo da pesca de áreas costeiras e da plataforma continental brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Abbud, Thomas, Allan Cesar Silva Scalco, Roberta Aguiar dos Santos, and Harry Boos. "Registro do siri invasor Charybdis hellerii (A. Milne-Edwards, 1867) (Decapoda, Portunidae) na Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim, Santa Catarina, Brasil." Revista CEPSUL - Biodiversidade e Conservação Marinha 7 (March 22, 2018): e2018002. http://dx.doi.org/10.37002/revistacepsul.vol7.672e2018002.

Full text
Abstract:
Charybdis hellerii (A. Milne-Edwards, 1867) é uma espécie de siri nativa do Indo-Pacífico, tendo sua distribuição ampliada após eventos de introdução e dispersão larval, ocorrendo provavelmente por meio de água de lastro de navios vindas do mar Mediterrâneo. Apresentou o primeiro registro no Atlântico ocidental em meados de 1987 e, atualmente, sua presença é registrada dos Estados Unidos (EUA) (Flórida) ao sul do Brasil (Santa Catarina), sendo considerada uma ameaça às espécies nativas de siris. Santa Catarina apresenta registros anteriores dessa espécie invasora nos municípios de Palhoça, Florianópolis, Balneário Camboriú, Itajaí, Penha e na Baía da Babitonga. A nova ocorrência foi registrada no município de Governador Celso Ramos, nos limites da Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim (APAA), com a captura de uma única fêmea ovígera, durante uma operação de pesca de arrasto experimental. A captura desse espécime sugere a presença de outros indivíduos do sexo oposto em idade de reprodução, apontando para o estabelecimento da espécie na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina, bem como no litoral norte e centro-norte do Estado de Santa Catarina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Boos, Harry, Michel Mattar de Oliveira, and Ricardo Delfim. "Novos registros do siri exótico Charybdis hellerii A. Milne-Edwards, 1867) (Crustacea, Portunidae), no litoral do Estado de Santa Catarina, Brasil." Revista CEPSUL - Biodiversidade e Conservação Marinha 1, no. 1 (March 30, 2010): 1–7. http://dx.doi.org/10.37002/revistacepsul.vol1.2941-7.

Full text
Abstract:
Charybdis hellerii (A. Milne-Edwards, 1867) é uma espécie de siri nativa do Indo-Pacífico cuja distribuição tem sido ampliada pelo transporte de suas formas larvais em água de lastro. No continente americano há registros desde os Estados Unidos (Flórida) até o Brasil (Santa Catarina). A presença desta espécie no litoral brasileiro configura-se como ameaça às espécies de siris nativos, explotados pela pesca artesanal. Novos locais de ocorrência foram registrados no Estado de Santa Catarina: Praia do Côco, Balneário Camboriú (26°57'45,43" S, 48°37'31,96" W); Baía de Itapocoroy, Penha (26°46'53,49" S, 48°36'13,08" W); Praia de São Miguel, Penha (26°49,671' S, 48°36,75' W) e Praia da Pinheira, Palhoça (27°51'0,95" S, 48°35'7,24" W). Este último local é o registro mais meridional de ocorrência desta espécie no Continente Americano. Em relação à biometria dos exemplares, destaca-se um macho coletado na Praia do Côco, que corresponde ao maior exemplar já registrado para esta espécie (82,0mm de largura da carapaça). Conclui-se que Charybdis hellerii apresenta ampla distribuição no litoral do Estado de Santa Catarina, sendo necessários estudos que avaliem os impactos causados por esta espécie sobre as comunidades biológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barreto, Aline do Vale, Luciana de Matos A. Batista-Leite, and Mônica C. A. Aguiar. "Maturidade sexual das fêmeas de Callinectes danae (Crustacea, Decapoda, Portunidae) nos estuários dos rios Botafogo e Carrapicho, Itamaracá, PE, Brasil." Iheringia. Série Zoologia 96, no. 2 (June 2006): 141–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0073-47212006000200003.

Full text
Abstract:
Callinectes danae (Smith, 1869), siri-azul, constitui um importante recurso pesqueiro nos estuários dos rios Botafogo e Carrapicho. O objetivo do presente estudo foi estimar a maturidade sexual das fêmeas de C. danae. Os espécimes foram capturados, entre outubro de 2003 a junho de 2004, com auxílio de um barco de pesca equipado com rede de arrasto do tipo "wing-trawl" e arrastados durante 5 minutos. No laboratório, os siris foram contados, numerados, sexados, pesados e mensurados. A largura da carapaça (LC) foi medida na base do espinho lateral e a largura do abdome (LA) mensurada na altura da articulação do quinto esternito abdominal. Um total de 596 fêmeas de C. danae foram analisadas: 417 (69,97%) no rio Botafogo e 179 (30,03%) no Carrapicho; as fêmeas não-ovígeras apresentaram LC de 18,38 a 101 mm (59,14 ± 13,65 mm) e 26,70 a 83,48 mm (59,16 ± 13,77 mm), nos respectivos rios; a LC de fêmeas ovígeras foi de 57,04 a 83,30 mm (67,68 ± 6,56 mm). As médias de larguras das carapaças não apresentaram diferenças estatisticamente significativas O conhecimento da maturidade sexual das fêmeas de Callinectes danae é de grande importância para o seu manejo e conservação. O L50 gonadal foi estimado em 63,58 mm (chi2 = 140,47; g.l. = 1; p < 0,01) e 61,59 mm (chi2 = 90,94; g.l. = 1; p < 0,01) e o L50 morfológico foi de 57,13 mm (chi2 = 484,51; g.l. = 1; p < 0,01) e 56,46 mm (chi2 = 257,82; g.l. = 1; p < 0,01), nos estuários dos rios Botafogo e Carrapicho, respectivamente. Em ambos os estuários, a maturidade morfológica de fêmeas de C. danae ocorreu antes da maturidade gonadal e para garantir que esta espécie seja manejada com êxito, sugere-se que a pesca seja permitida apenas em indivíduos com largura da carapaça superior a 65 mm.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pestana, Samantha Silva, Anne Rithelly Conceição Viana, Ana Luiza Caldas Diniz, Daniele Borges Sousa, and Zafira da Silva Almeida. "Comparação entre a produção pesqueira do camarão branco e a fauna de siris do gênero Callinectes na pesca de zangaria no Munícipio de Raposa, Maranhão – Brasil." Brazilian Journal of Development 6, no. 2 (2020): 7732–49. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n2-178.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ehle, Jürgen. "Die Implementierung der Ständigen Strukturierten Zusammenarbeit (PESCO) – Sachstand und weiteres Vorgehen." SIRIUS – Zeitschrift für Strategische Analysen 2, no. 3 (September 3, 2018): 261–64. http://dx.doi.org/10.1515/sirius-2018-3005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sugiyarto, Sugiyarto. "Tuhan yang Tidak Disembah dan Mati." Jurnal Sasindo UNPAM 9, no. 1 (June 1, 2021): 106. http://dx.doi.org/10.32493/sasindo.v9i1.106-117.

Full text
Abstract:
Di Jember Jawa Timur ada enam orang bernama Tuhan, satu di antaranya sekarang sudah meninggal. Nama ini dipermasalahkan karena dinilai tidak lazim, menodai, dan sirik. Pemilik nama Tuhan diancam diboikot hak-hak sipilnya bila tidak mau mengganti namanya. Permasalahan ini sudah berulang setiap menjelang pesta demokrasi. Penelitian ini mengungkap fakta-fakta lain tetang nama Tuhan yang bersifat ilahiah dan insaniah, sehingga bisa membuka pengetahuan baru tentang nama Tuhan. Selanjut bisa dipakai untuk landasan bersikap dan bertindak dalam memandang dan mendudukan persoalan nama Tuhan pada insaniah ini. Peneliti menggunakan metode diskriptif dengan pendekatan etimologi, morfologi, semiotik, dan tradisi lisan. Peneliti juga melengkapi dengan mengaji dasar-dasar hukum penggunaan nama untuk orang. Hasilnya, tidak ada pelanggaran hukum yang dilakukan oleh pemilik nama Tuhan. Selain itu juga tidak ada unsur sirik dan menodai keagungan Tuhan, namun justru sebagai pewaris sejati bahasa leluhur Jawa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Siris - Pesca"

1

Silva, Irane Gonçalves da. "Conhecimento etnobiológico dos pescadores de siris do estuário do rio Vaza-Barris, Sergipe, Brasil." Universidade Federal da Paraí­ba, 2009. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/4120.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-04-17T14:55:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4629803 bytes, checksum: e67287877bd2e400b694eb0ed5adb520 (MD5) Previous issue date: 2009-07-27
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The fishery handmade in the estuary-mangrove complex is the main protein source and cost of many coastal communities, which acquired and accumulated knowledge over generations, the fruit esxperience. Studies about knowledge of the local people about nature and how natural resources are exploited are so important for the enhancement of ethnobiological knowledge the same and the management of natural resources appropriately. Aiming to analyze the ethnobiological knowledge the fishers of estuary mangrove Vaza-Barris, Sergipe have about the swimming crabs and descrive the activity of catching this feature, there were 20 semi-structured and structured interviews, participant observations and informal conversations with experts fishers in the São Cristóvão city. The specific folk were identified by: "siri-de-mangue" (Callinectes exasperatus), "siri-de-ponta", "siria-de-cumidia" and "siria-nica" (Callinectes danae), "siri-pimenta" and "siri-cachorro" (Callinectes larvatus), "siri-cagão" (Callinectes bocourti), "siri-patola" (Calappa sulcata" and "siri-de-viveiro" (Callinectes sapidus and Callinectes bocourti). Morphological, ecological and behavioral criteria were used in the identification, naming and classification of specific folk. Fishers associate the happening, spatial and temporal distribution and reproductive aspectes of crabs to tidal movemente, lunar cycle and the seasons. The trophic ecology of crabs is known by fishers, featuring many correspondences with scientific information and the process of molting crabs is know in detail. Knowledge of this feature were acquired through cultural transmission (vertically and horizontally), beyond individual leraning afforded by practical experience (fishing). The techniques used to catch the crabs are the traps, line, gaff, knife, torch and fishnet. The fishery regime and the choice of the techinque vary in relation to the target species, the movement of the tide, the lunar cycle and the seasonal period and, consequently, in relation to the distribution patterns of the species of crabs. Women use the line in catching the crabs, which is known as "woman's fishery". The "siri-de-mangue" is sold alive and "siri-de-ponta" undergo a processing, which are cooked and broken retained for the flesh. The monthly income just by selling crabs varies from R$150 to R$ 1000 depending on the species of crab which is marketed, of the seasonal period and the presence of the illegal seller in the marketing process. It is necessary to researches, starting from the information of the fishers, to test hypotheses, and enrich the scientific knowledge about species of crabs, particularly on C. exasperatus, which is the most important cultural and economic species.
A pesca artesanal dentro do complexo estuário-manguezal constitui a principal fonte protéica e econômica de muitas comunidades ribeirinhas, as quais adquiriram e acumularam conhecimentos ao longo de gerações, fruto de experiências. Os estudos dos saberes das populações locais sobre a natureza e como os recursos naturais são explorados são de suma importância para a valorização do conhecimento etnobiológico das mesmas e para a administração dos recursos naturais de forma adequada. Com o objetivo de analisar o conhecimento etnobiológico que os pescadores do manguezal do estuário do rio Vaza-Barris, Sergipe, possuem sobre os siris e descrever a atividade de captura desse recurso, foram realizadas 20 entrevistas semi-estruturadas e estruturadas, conversas informais e observações participantes com pescadores especialistas na pesca de siris, do município de São Cristóvão. Os específicos folk identificados pelos pescadores foram: "siri-de-mangue" (Callinectes exasperatus), "siri-de-ponta", "siria-de-cumidia" e "siria-nica" (Callinectes danae), "siri-pimenta" e "siri-cachorro" (Callinectes larvatus), "siri-cagão" (Callinectes bocourti), "siri-patola" (Calappa sulcata" e "siri-de-viveiro" (Callinectes sapidus e Callinectes bocourti). Critérios morfológicos, ecológicos e comportamentais foram utilizados na identificação, nomeação e classificação dos específicos folk. Os pescadores associam a ocorrência, a distribuição espacial e temporal e aspectos reprodutivos dos siris aos movimentos de marés, ao ciclo lunar e às estações sazonais. A ecologia trófica dos siris é bastante conhecida pelos pescadores, apresntando muitas correspondências com informações científicas e o processo de ecdise dos siris é conhecido em detalhes. Os conhecimentos sobre esse recurso foram adquiridos através de transmissão cultural (vertical e horizontalmente), além do aprendizado individual proporcionando pela vivência prática (pesca). As técnicas utilizadas na captura dos siris são os covos, linha, fisga, facão, facheado e redinha. O regime de pesca e a escolha da técnica empregada variam em relação à espécie alvo, aos movimentos de maré, ao ciclo lunar e ao período sazonal e, consequentemente, em relação aos padrões de distribuição das espécies de siris. As mulheres utilizam a linha na captura dos siris, a qual é conhecida como "pesca de mulher". Os "siris de mangue" são vendidos vivos e os "siris de ponta" passam por um beneficiamento, onde são cozidos e quebrados para a retida da carne, para fazer o "catado". O rendimento mensal apenas com a venda dos siris varia de eR$ 150 a R$ 1000, dependendo da espécie de siri que é comercializada, do período sazonal e da presença ou não da figura do cambista no processo de comercialização. Faz-se necessário a execução de pesquisas, partindo-se das informações dos pescadores, para testar hipóteses, e enriquecer o conhecimento científico acerca das espécies de siris, principalmente sobre C. exasperatus, que constitui a espécie mais importante cultural e economicamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferreira, Emmanoela Nascimento. "Distribuição espaço - temporal e a pesca de siris (portunidae callinectes spp.) no estuário do rio mamanguape paraíba: um enfoque etnoecológico." Universidade Federal da Paraí­ba, 2010. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/4151.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-04-17T14:55:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 parte1.pdf: 1790409 bytes, checksum: 2c9e9422fbfc1c76e73393d4b9808a5e (MD5) Previous issue date: 2010-08-30
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The research aimed to study the emic knowledge of swimming crabs (Portunidae - Callinectes spp.) fishermen, Tramataia community, located on the margins of Mamanguape River Estuary (MRE) from january 2009 to may 2010. The methodology encompassed qualitative methods: participant observation, free and semi-structured interviews and questionnaires. 30 community fishermen were interviewed. At least four captures techniques were identified: puçá e linha , trawl, siri de seco and siri de alagado . The swimming crabs are used for own consumption and marketing. According to the fishermen the capture techniques are determined by tide type. The sale of swimming crab meat is more usual in the region, but can also be marketed alive or frozen. Process stages of meat withdrawal consist: washing, cooking, meat removal, packaging, weighing and storage. The final product is marketed in the community, adjacent communities or free markets, and in some cases, by middlemen. Fishing in the community is characterized as artisanal and is performed both by women as men. The educational level of fishermen is low and the majority never completed elementary school. Because of the low profit of swimming crabs fishery, fishermen commonly exploit other resources. The results indicated that swimming crabs constitute an important basis of resource and survival for many families of Tramataia community, therefore this work can be useful to support future management plans to the region.
O foco desta pesquisa foi estudar o conhecimento êmico dos pescadores de siris (Portunidae - Callinectes spp.), da comunidade Tramataia localizada as margens do Estuário do Rio Mamanguape (ERM). A pesquisa desenvolveu-se de janeiro de 2009 a maio de 2010. A metodologia envolveu métodos qualitativos: observações participantes, questionários, entrevistas livres e semi-estruturadas. Foram entrevistados 30 pescadores da comunidade. Foram identificadas quatro técnicas de coleta: puçá e linha, rede de arrasto, siri de seco e siri de alagado. Os siris são utilizados para consumo e comercialização. A técnica de captura é determinada pelo tipo de maré. A venda da carne de siris é mais freqüente na região, mas os mesmos podem ser comercializados vivos ou congelados. O processo de beneficiamento da carne consiste de: lavagem; cozimento; retirada da carne; acondicionamento; pesagem e estocagem. O produto final da pesca é comercializado na comunidade, comunidades vizinhas ou feiras livres, e em alguns casos, para atravessadores fixos. A pesca na comunidade caracteriza-se como artesanal e é realizada tanto por mulheres como por homens. O nível de escolaridade dos pescadores é baixo, a maioria não chegou a completar o ensino fundamental. A margem de lucro com a comercialização dos siris é pequena, levando os pescadores a explotar outros recursos. Os resultados apontam que a atividade de pesca de siris constitui importante fonte de recurso e de sobrevivência para inúmeras famílias de pescadores de Tramataia, sendo assim esse trabalho pode subsidiar a elaboração de futuros planos de manejo na região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sousa, Aline Nonato de. "Biologia e ecologia do siri candeia Achelous spinimanus (Latreille, 1819) (crustacea, decapoda, portunoidea) em três enseadas da costa sudeste do Brasil." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017. http://hdl.handle.net/11449/152231.

Full text
Abstract:
Submitted by ALINE NONATO DE SOUSA null (alinensousa1@gmail.com) on 2017-11-30T22:22:41Z No. of bitstreams: 1 SOUSA, A.N - BIOLOGIA E ECOLOGIA DE A.spinimanus.pdf: 3014087 bytes, checksum: 23b8e6cb1bad861f8c27a13900d0658c (MD5)
Submitted by ALINE NONATO DE SOUSA null (alinensousa1@gmail.com) on 2017-12-04T14:43:24Z No. of bitstreams: 1 SOUSA, A.N - BIOLOGIA E ECOLOGIA DE A.spinimanus.pdf: 3014087 bytes, checksum: 23b8e6cb1bad861f8c27a13900d0658c (MD5)
Submitted by ALINE NONATO DE SOUSA null (alinensousa1@gmail.com) on 2017-12-05T14:11:15Z No. of bitstreams: 1 SOUSA, A.N - BIOLOGIA E ECOLOGIA DE A.spinimanus.pdf: 3014087 bytes, checksum: 23b8e6cb1bad861f8c27a13900d0658c (MD5)
Approved for entry into archive by ROSANGELA APARECIDA LOBO null (rosangelalobo@btu.unesp.br) on 2017-12-05T16:06:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 sousa_an_me_bot.pdf: 3014087 bytes, checksum: 23b8e6cb1bad861f8c27a13900d0658c (MD5)
Made available in DSpace on 2017-12-05T16:06:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 sousa_an_me_bot.pdf: 3014087 bytes, checksum: 23b8e6cb1bad861f8c27a13900d0658c (MD5) Previous issue date: 2017-02-23
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
A fim de ampliar o conhecimento sobre a biologia de uma das espécies que compõem a fauna acompanhante, foi realizada esta dissertação, intitulada de “Biologia e ecologia do siri candeia Achelous spinimanus (Latreille, 1819) (Crustacea, Decapoda, Portunoidea) em três enseadas da costa sudeste do Brasil”, cujas informações sobre os comportamentos distribucionais e aspectos populacionais de A. spinimanus são abordados com a finalidade de promover informações complementares para gerar uma pesca racional e sustentável. Além disso, o fato dos siris terem sido amostrados em três enseadas com características fisiográficas distintas, pode colaborar na compreensão da complexa interação dos fatores ambientais com os padrões de distribuição dos indivíduos desta espécie.
In order to increase the knowledge about the biology of one of the species that make up the companion fauna, this dissertation was entitled "Biology and ecology of the Achelous spinelanus crane (Latreille, 1819) (Crustacea, Decapoda, Portunoidea) in three coves of the southeastern coast of Brazil, "whose information on the distributional behaviors and population aspects of A. spinimanus are addressed in order to promote complementary information to generate rational and sustainable fishing. In addition, the fact that the crabs were sampled in three coves with distinct physiographic characteristics may help to understand the complex interaction of environmental factors with the distribution patterns of the individuals of this species.
94/4878-8
98/031134-6
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Thiago Elias da [UNESP]. "Biologia e ecologia do siri Candeia Achelous spinicarpus Stimpson, 1871 (Crustacea, Decapoda, Portunoidea) no litoral sudeste brasileiro: um bioindicador de massas de água." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/131921.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-12-10T14:22:34Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-02-24. Added 1 bitstream(s) on 2015-12-10T14:28:42Z : No. of bitstreams: 1 000853291.pdf: 1480007 bytes, checksum: 743e3e9388ea84d438c84a2c0ba02842 (MD5)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Entre os representantes da superfamília Portunoidea, Achelous spinicarpus faz parte da fauna acompanhante da pesca de arrasto dirigida aos camarões comercialmente explorados no litoral brasileiro. Além do papel ecológico, esta espécie pode ser considerada um bioindicador de massas de água fria. A complexa interação dos fatores ambientais e bióticos, associada à vasta extensão oceânica, faz com que seja difícil a compreensão dos padrões distribucionais das comunidades bentônicas e estudos populacionais em áreas pequenas, como baías e enseadas, podem contribuir para o entendimento dessas interações. Estimativas do tamanho de maturidade sexual e período reprodutivo estão entre as informações mais importantes de uma população. Os objetivos desta dissertação foram: realizar um estudo populacional mais detalhado, evidenciando aspectos da reprodução, distribuição espaço-temporal e sua possível relação com algumas variáveis ambientais, e estrutura populacional do siri A. spinicarpus comparando duas regiões com características distintas no litoral sudeste brasileiro. Foram realizadas coletas mensais de Julho de 2001 à junho de 2003 nas regiões de Ubatuba e Caraguatatuba - SP. Foram determinados 7 pontos amostrais nas profundidades de 5, 10, 15, 20, 25, 30 e 35 m. Jovens e adultos foram discriminados pela aderência do abdome aos esternitos torácicos. Estimou-se tamanho no qual 50% dos indivíduos atingem a maturidade sexual por meio da função onde CW50 é o tamanho (largura da carapaça) na maturidade sexual. Os fatores abióticos analisados foram: profundidade, temperatura de superfície e de fundo, salinidade de
FAPESP: 1998/07090-3
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Thiago Elias da. "Biologia e ecologia do siri Candeia Achelous spinicarpus Stimpson, 1871 (Crustacea, Decapoda, Portunoidea) no litoral sudeste brasileiro : um bioindicador de massas de água /." Botucatu, 2015. http://hdl.handle.net/11449/131921.

Full text
Abstract:
Orientador: Adilson Elias da Silva
Banca: Fabiano Gazzi Taddei
Banca: Gustavo Monteiro Teixeira
Resumo: Entre os representantes da superfamília Portunoidea, Achelous spinicarpus faz parte da fauna acompanhante da pesca de arrasto dirigida aos camarões comercialmente explorados no litoral brasileiro. Além do papel ecológico, esta espécie pode ser considerada um bioindicador de massas de água fria. A complexa interação dos fatores ambientais e bióticos, associada à vasta extensão oceânica, faz com que seja difícil a compreensão dos padrões distribucionais das comunidades bentônicas e estudos populacionais em áreas pequenas, como baías e enseadas, podem contribuir para o entendimento dessas interações. Estimativas do tamanho de maturidade sexual e período reprodutivo estão entre as informações mais importantes de uma população. Os objetivos desta dissertação foram: realizar um estudo populacional mais detalhado, evidenciando aspectos da reprodução, distribuição espaço-temporal e sua possível relação com algumas variáveis ambientais, e estrutura populacional do siri A. spinicarpus comparando duas regiões com características distintas no litoral sudeste brasileiro. Foram realizadas coletas mensais de Julho de 2001 à junho de 2003 nas regiões de Ubatuba e Caraguatatuba - SP. Foram determinados 7 pontos amostrais nas profundidades de 5, 10, 15, 20, 25, 30 e 35 m. Jovens e adultos foram discriminados pela aderência do abdome aos esternitos torácicos. Estimou-se tamanho no qual 50% dos indivíduos atingem a maturidade sexual por meio da função onde CW50 é o tamanho (largura da carapaça) na maturidade sexual. Os fatores abióticos analisados foram: profundidade, temperatura de superfície e de fundo, salinidade de
Abstract: Not available
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Maier, Éder Leandro Bayer. "A pesca do siri como adaptação das comunidades pesqueiras artesanais do estuário da Lagoa dos Patos-RS." reponame:Repositório Institucional da FURG, 2009. http://repositorio.furg.br/handle/1/2220.

Full text
Abstract:
Dissertação(mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, 2009.
Submitted by Caroline Silva (krol_bilhar@hotmail.com) on 2012-06-26T14:01:55Z No. of bitstreams: 1 dissertacao bayer.pdf: 2478924 bytes, checksum: 33f205025a71c11cffe9f266603a9980 (MD5)
Rejected by Sabrina Andrade(sabrinabeatriz@ibest.com.br), reason: on 2012-07-03T21:53:04Z (GMT)
Submitted by Caroline Silva (krol_bilhar@hotmail.com) on 2012-07-03T22:27:29Z No. of bitstreams: 1 dissertacao bayer.pdf: 2478924 bytes, checksum: 33f205025a71c11cffe9f266603a9980 (MD5)
Approved for entry into archive by Bruna Vieira(bruninha_vieira@ibest.com.br) on 2012-07-28T18:09:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertacao bayer.pdf: 2478924 bytes, checksum: 33f205025a71c11cffe9f266603a9980 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-07-28T18:09:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao bayer.pdf: 2478924 bytes, checksum: 33f205025a71c11cffe9f266603a9980 (MD5) Previous issue date: 2009
A pesca do siri é uma das principais adaptações da pesca artesanal no estuário da Lagoa dos Patos. A pesca artesanal no estuário tornou-se uma atividade não sustentável a partir da década de 80 do século passado com o colapso dos estoques pesqueiros mais explorados, tornando esta atividade mais vulnerável à variabilidade climática. Os principais objetivos desta pesquisa foram: descrever a pesca do siri e analisar a importância sócio-econômica desta atividade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com pescadores artesanais e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Embora o siri tenha sido uma fonte de alimentação dos indígenas Umbus, somente na década de 80 do século passado este se tornou importante economicamente para os pescadores artesanais. O siri é rejeito de pesca de quase todas as artes, seja da pescaria de malha, de arrasto ou de saquinho. Na porção mais ao sul do estuário a pesca do siri esta mais relacionada à captura do e ao norte à pesca de peixes. Em anos desfavoráveis à produção de camarão no estuário o siri é um recurso importante para a economia familiar dos pescadores, devido a maior tolerância à variabilidade da salinidade do estuário. No entanto o siri é vulnerável às variações físicas e químicas da água no período de reprodução, o que força a migração para a boca da barra, onde ocorre a pesca predatória. Outra pratica predatória é a realizada na primavera, com rede de arrasto, impactando o estoque de siri no período em que está copulando e o estoque de camarão que está se desenvolvendo no estuário. Para concluir, a pesca do siri é uma importante adaptação das comunidades pesqueiras, principalmente entre os pescadores que possuem pequena infra-estrutura, tal citação também evidencia que a pesca do siri é rentável quando exercida juntamente com outra espécie ou pescado com equipamentos rudimentares. Assim constituindo recurso fundamental para a existência da pesca artesanal no estuário da Lagoa dos Patos.
Fishing for crab is one of the main adaptations of artisan fisheries in the estuary of the Patos Lagoon. The artisan fishing in the estuary has become an unsustainable activity from the 80´s of last century with the collapse of fish stocks exploited more, become this activity more vulnerable to climate variability. The objectives of this research are: to describe fishing for crab and analyze the socio-economic importance of this activity. Data were collected through semi-structured interviews with fishermen and analyzed by the technique of content analysis. Although the crab has been a source of food for indigenous Umbus, only in the 80s of last century it has become economically important. The crab is fishing reject almost all of the gear, both the fisheries the mesh, trawl or bag. Estuary in south the fishing for crab is more related to the capture of shrimp, while further north is related to capture of fish. In bad years the production of shrimp in the estuary crab is an important resource for the subsistence of the families of fishermen, because of greater tolerance to variability of salinity of the estuary. But the crab is vulnerable to physical and chemical changes of water during the breeding season, what the force migrate to the channel (Boca da Barra), which is predatory fishing. Another predatory practice is held in spring, with the trawl, impacting the stock of crab in the period that is to copulate and shrimp stock that is developing in the estuary. Finally, the fishing for crab is an important adaptation of fishing communities, especially for fishermen who have fishing equipment more rudimentary, this quote also evidence that the crab fishery is profitable when carried out together with other species or fish with rudimentary equipment. Therefore constitute resource for the existence of the artisan fisheries in the estuary of the Patos Lagoon.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Keunecke, Karina Annes. "Efeito da pesca de arrasto do camarão-rosa sobre a dinâmica populacional de Callinectes danae e Callinectes ornatus (Crustacea, Portunidae), na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, Brasil." Universidade Federal de São Carlos, 2006. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1568.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:28:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TeseKAK.pdf: 2377138 bytes, checksum: f707c493281e17ab99f606e6f397a5a7 (MD5) Previous issue date: 2006-06-07
The present work analyzed the population dynamics of Callinectes danae Smith, 1869 and Callinectes ornatus Ordway, 1863 (Crustacea, Portunidae) captured as by-catch from pink-shrimp trawlings at Guanabara Bay. Three aspects were approached: reproduction, growth and mortality. The reproductive analysis pointed out four stages of gonadal maturation for both species, corroborated by histological procedures and classified as: stage I - immature, stage II - developing, stage III - ripe and stage IV - spent. The presence of oocytes I and oocytes II in the stages ripe and spent confirmed the multiple spawning hypotheses for the species. The size at first gonadal maturity was 85.2 mm and 67.2 mm respectively for C. danae and C. ornatus. The continuous reproduction pattern was observed, however with seasonal and alternated reproductive picks in the bay. While C. danae presented reproductive picks in the autumn and in the winter, C. ornatus presented an apparent reproductive pick in the summer and probably another one in the spring. The sexual proportions diverged in C. danae significantly in females favor (3.0:1). However, to C. ornatus the proportions diverged with prevalence of males (1.2:1). This pattern indicated that possibly the females of C. danae return to the estuary after the spawning, while the ovigerous females of C. ornatus migrate to adjacent coastal areas around the bay. The growth analysis was based on indirect methods of size-frequency distributions. The growth parameters were estimated according von Bertalanffy s (1938) growth function and longevity according D Incao & Fonseca (1999). The L∞ value corresponded to the largest individual captured for each species and for each sex. For C. danae the growth x parameters were the following ones: females - L∞ = 113 mm, k = 0.005088387 and longevity = 2.48 years; males - L∞ = 120 mm, k = 0.005550913 and longevity = 2.27 years. For C. ornatus the growth parameters were: males - L∞ = 94 mm, k = 0.005372092 and longevity = 2.34 years; females - L∞ = 110 mm, k = 0.00594237 and longevity = 2.25 years. The instantaneous rate of total losses (Z ) from Ricker's (1975) catch curve associated to the natural mortality from Taylor's (1959) method showed high values of (F) mainly on the females of both species. However, for the females of C. ornatus the migration actuated in an intense way increasing the instantaneous rate of total losses. The stocks explotation rates were also high. Except for the males of C. danae, all the others were above the acceptable exploration. Besides that, 50.7% and 87.2% of females respectively from C. danae and C. ornatus were captured below the mean size at gonadal maturation. The diagnostic above suggests more effective management actions on these natural resources, not only by the responsible governmental organs, but also, by all the actors involved in the process.
O presente trabalho analisou a dinâmica populacional de Callinectes danae Smith, 1869 e Callinectes ornatus Ordway, 1863 (Crustacea, Portunidae) capturados como fauna-acompanhante da pesca de arrasto do camarão-rosa na Baía de Guanabara. Três enfoques foram abordados: a reprodução, o crescimento e a mortalidade. A análise reprodutiva evidenciou quatro estágios de maturação gonadal para ambas as espécies, corroborados pela análise histológica e classificados como: estágio I - imaturo, estágio II - em maturação, estágio III - maduro e estágio IV - desovado. A presença de oócitos I e de oócitos II nos estágios maduro e desovado confirmou a hipótese de desova parcelada para as espécies. O tamanho de primeira maturação gonadal foi de 85,2 mm e 67,2 mm respectivamente para C. danae e C. ornatus. Foi observado um padrão contínuo de reprodução, entretanto com picos reprodutivos sazonais alternados na Baía de Guanabara. Enquanto C. danae predominantemente apresentou picos reprodutivos no outono e no inverno, C. ornatus apresentou um pico reprodutivo claro no verão e provavelmente outro na primavera. As proporções sexuais foram desviadas em C. danae e C. ornatus. Em C. danae foram significativamente a favor das fêmeas (3,0:1) e em C. ornatus significativamente a favor dos machos (1,2:1). Esse padrão indicou que possivelmente as fêmeas de C. danae retornam para o estuário após a desova, enquanto que as fêmeas ovadas de C. ornatus migrariam para locais adjacentes à baía. A análise do crescimento foi baseada no método indireto de distribuição de freqüências por classes de tamanho. Os parâmetros das curvas de crescimento foram estimados segundo o modelo de Bertalanffy (1938) e a longevidade máxima segundo D Incao & Fonseca (1999). O valor de L∞ foi viii fixado correspondendo ao maior indivíduo capturado para cada espécie e para cada sexo. Para C. danae os parâmetros populacionais foram os seguintes: fêmeas - L∞ = 113 mm, k = 0,005088387 e longevidade máxima = 2,48 anos; machos - L∞ = 120 mm, k = 0,005550913 e longevidade máxima = 2,27 anos. Já, para C. ornatus os parâmetros de ajuste das curvas de crescimento foram: machos - L∞ = 94 mm, k = 0,005372092 e longevidade máxima = 2,34 anos; fêmeas - L∞ = 110 mm, k = 0,00594237 e longevidade máxima = 2,25 anos. Os coeficientes de perdas totais (Z ) que foram estimados pela curva de captura de Ricker (1975) associados ao método de Taylor (1959) de mortalidade natural evidenciaram valores elevados de (F), principalmente sobre as fêmeas de ambas as espécies. No entanto, para as fêmeas de C. ornatus o fator migração atuou de forma intensa aumentando consideravelmente os valores do coeficiente de perdas totais. As taxas de explotação dos estoques também foram elevadas. Com exceção dos machos de C. danae, todas as demais estavam acima dos níveis aceitáveis de exploração ótima. Não obstante, 50,7% e 87,2% das fêmeas respectivamente de C. danae e de C. ornatus foram capturadas abaixo do tamanho médio de primeira maturação. Esse diagnóstico sugere ações de manejo mais efetivas sobre o recurso não apenas por parte dos órgãos responsáveis, mas também por todos os atores envolvidos no processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Siris - Pesca"

1

Brito, Carla, Sandra Pinheiro, Wesclen Nogueira, and Alan Araujo. "INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE CONSERVAÇÃO NAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DA CARNE DO SIRI VERMELHO (CALLINECTES BOCOURTI)." In Engenharia de pesca: produtividade e sustentabilidade. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200601068.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bortolato, Beatriz, Aline Fernandes de Oliveira, Letícia Firmino da Rosa, Isabel Boaventura Monteiro, and Cristian Berto da Silveira. "OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE QUITINA A PARTIR DE CARAPAÇAS DE SIRI-AZUL (Callinectes spp.)." In Aquicultura e Pesca: Adversidades e Resultados 2, 334–41. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.16119151032.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Piazza, Thiago Bif, Manuela Bressan Pessoa, Diogo Fernandes Santiago, Júlia Fernandes Perroca, Bruna Wagner, David Valença Dantas, Edison Barbieri, and Jorge Luiz Rodrigues-Filho. "ASPECTOS ECONÔMICOS, TECNOLÓGICOS E SOCIOCULTURAIS DA PESCA DE SIRI-AZUL NO SISTEMA ESTUARINO DE LAGUNA (SC), E SUA DINÂMICA ESPAÇO-TEMPORAL ATRAVÉS DO CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL DE PESCADORES ARTESANAIS." In Engenharia de Pesca: aspectos teóricos e práticos, 36–61. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210404220.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography