To see the other types of publications on this topic, follow the link: Sistema a tempo contínuo.

Journal articles on the topic 'Sistema a tempo contínuo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Sistema a tempo contínuo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Barbosa, Karina A., and Alexandre Trofino. "Técnicas LMI para análise de sistemas com restrições algébricas no estado." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 13, no. 1 (April 2002): 22–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592002000100005.

Full text
Abstract:
Neste artigo apresentam-se técnicas para a análise da estabilidade de sistemas com restrições algébricas no tempo contínuo e discreto com uma abordagem por LMIs. Apresenta-se também uma conexão entre a estabilidade quadrática de sistemas com incertezas do tipo politópica e LFT. As condições de estabilidade são apresentadas tanto para o sistema "primal" como para o "dual".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Jeronimo, Guilherme Junqueira, Giselle Marcelino De Lima, Alexandre De Faria Lima, Andréia Marega Luz, and Deusmaque Carneiro Ferreira. "REMOÇÃO DE CROMO POR BIOSSÓLIDO: TRATAMENTO DE EFLUENTE DE CURTUME." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 8, no. 1 (April 4, 2019): 730. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v8e12019730-752.

Full text
Abstract:
O metal cromo, presente em rejeitos das indústrias de couro, quando descartado de modo inadequado, ocasiona severos danos à saúde humana e ao equilíbrio ambiental. O objetivo do presente estudo foi otimizar o processo de biossorção de cromo de resíduos de curtume empregando o biossólido em sistema de fluxo contínuo. O biossólido de uma estação de tratamento de esgoto foi empregado como material biossorvente em sistema de filtros com fluxo contínuo. As análises de remoção de cromo foram realizadas em diferentes variações de pH, massa do biossorvente e tempo de processamento. A otimização do processo ocorreu em pH 4,30, tempo superior a 2 horas, 2,93 gramas de biossólido com remoção de cromo superior a 90% em sistema de fluxo contínuo. As isotermas de Freundlich revelaram adequação do processo à adsorção física. Trata-se, portanto, de um método alternativo, renovável, de fácil aplicação, eficiente, podendo ser empregado juntamente com os processos clássicos em tratamento de efluente de curtume.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues, Rita de Cássia Meneses, and Solon Venâncio de Carvalho. "UM MODELO MARKOVIANO DE DECISÃO PARA A OTIMIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE MANUTENÇÃO COM TEMPOS DE REPARO COXIANOS E FASES NÃO OBSERVÁVEIS." Pesquisa Operacional 21, no. 2 (July 2001): 159–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382001000200003.

Full text
Abstract:
Neste artigo analisa-se um sistema de manutenção de máquinas com dois servidores diferentes, tempos até a quebra das máquinas exponencialmente distribuídos e tempos de reparo seguindo uma distribuição do tipo fase com configuração de Cox. Consideram-se dois modelos que se diferenciam pela possibilidade ou não de se observar as fases das distribuições do tipo fase: um modelo com informação completa e um modelo com informação parcial. No primeiro caso, modela-se o sistema por um processo markoviano de decisão a tempo contínuo e no segundo por um processo markoviano de decisão com informação parcial, conforme este é definido em Hordijk & Loeve (1994). Resultados numéricos são apresentados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cardoso, Evaldo Luis, Marx Leandro Naves Silva, Carlos Alberto Silva, Nilton Curi, and Diego Antônio França de Freitas. "Estoques de carbono e nitrogênio em solo sob florestas nativas e pastagens no bioma Pantanal." Pesquisa Agropecuária Brasileira 45, no. 9 (September 2010): 1028–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2010000900013.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto da conversão da floresta nativa em pastagem cultivada, e exposição da pastagem nativa ao sistema de pastejo contínuo, sobre os estoques de C e N no solo, em ecossistemas naturais do Pantanal. Foram avaliados três remanescentes de floresta nativa, três áreas de pastagens de Urochloa decumbens com diferentes idades de formação, e uma pastagem nativa submetida ao sistema de pastejo contínuo e sem pastejo, por 3 e 19 anos. Amostras de solo foram coletadas nas profundidades de 0-10, 10-20 e 20-40 cm, com três repetições. A conversão de florestas em pastagens promoveu redução nos estoques de carbono orgânico e carbono microbiano no solo, principalmente nas pastagens cultivadas há mais tempo. Contudo, não houve alteração nos estoques de nitrogênio total. As perdas nos estoques de carbono ocorreram nas três frações húmicas, mas, proporcionalmente, as maiores perdas ocorreram nas frações ácidos húmicos e fúlvicos. As pastagens cultivadas e nativas, sob pastejo contínuo, não são capazes de acumular mais carbono no solo do que os ecossistemas naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alves, Marcus. "Tempo social na filosofia de Agostinho." Prometeica - Revista de Filosofía y Ciencias, no. 21 (August 18, 2020): 7–19. http://dx.doi.org/10.34024/prometeica.2020.21.9988.

Full text
Abstract:
O presente artigo enfoca o 'tempo social', como distinto das compreensões desse fenômeno na física; o tempo social habita o discurso, o habitus, expresso pela prática como um meio sobre o qual as ações humanas são formuladas de acordo com as possibilidades lógicas que fornece. Reconhecidamente, o cristianismo propôs uma forma histórica linear, como um processo contínuo embora ainda sagrado, pontuado por intervenções divinas. No entanto, essa história linear sacralizada só poderia ser adequadamente entendida por meio do sistema medieval exegético; um conjunto de regras intelectuais organizadas racionalmente para a reconstrução da história através de sinais e símiles inativos. Biograficamente, o trabalho de Agostinho de Hipona forneceu ferramentas para essas interpretações. Podemos encontrar algumas das bases de um modelo cristão de tempo social, sendo a 'indexicalidade' como um processo de criação de significado com base na leitura retrospectiva da história linear como um livro aberto que pode ser interpretado. As formulações de Agostinho sobre seu tempo psicológico, como pai fundador da teologia cristã, fornecem algumas pista
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima, Jéssyca De Freitas, Elivânia Vasconcelos Moraes dos Santos, Heraldo Antunes Silva Filho, José Tavares de Sousa, and Adrianus Cornelius Van Haandel. "AVALIAÇÃO DA SEDIMENTABILIDADE DE BIOMASSA GRANULAR E FLOCULENTA EM SISTEMAS DE LODO ATIVADO." HOLOS 3 (July 3, 2014): 319. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2014.1916.

Full text
Abstract:
A sedimentação é uma importante operação unitária no tratamento de esgotos, pois pode definir o desenvolvimento de projetos mais econômicos. A pesquisa visou avaliar a sedimentabilidade de biomassa aeróbia granular e floculenta. Foram montados dois sistemas de lodo ativado, um sistema University of Cape Town - UCT com características de lodo floculento e um reator em bateladas sequenciais com estratégias para a granulação aeróbia - RBSG. Com os resultados obtidos foi possível afirmar que o lodo granular obteve uma velocidade de sedimentação elevada (35 m/h), sendo superior à velocidade considerada ideal pela literatura especializada (faixa de 6 a 10 m/h). Já o sistema UCT teve uma média de 7,9 m/h. Foi confirmado que o lodo granular do reator intermitente além da vantagem de maior acúmulo de sólidos no sistema e menor espaço construtivo, também é capaz de tratar mais esgoto por unidade de tempo quando comparado ao sistema contínuo com lodo floculento (UCT). Isso faz com que a escolha por sistemas granulares aeróbios se torne cada vez mais atrativa para o tratamento de efluentes de diferentes naturezas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Leite, Valter Júnior de Souza, Pedro Luis Dias Peres, Eugênio B. Castelan, and Sophie Tarbouriech. "Estabilidade robusta de sistemas neutrais com atrasos variantes no tempo." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 18, no. 4 (December 2007): 434–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592007000400004.

Full text
Abstract:
Condições suficientes na forma de desigualdades matriciais lineares são dadas para a análise de estabilidade robusta de sistemas lineares incertos do tipo neutral, nos quais assume-se que o vetor de estados possui atrasos variantes no tempo. Todas as matrizes do sistema são supostas invariantes no tempo, incertas porém pertencentes a um politopo cujos vértices são conhecidos. A estabilidade robusta do sistema incerto neutral é assegurada por meio de um funcional de Lyapunov-Krasovskii dependente de parâmetro. Além disso, mostra-se como condições para a estabilidade robusta de sistemas incertos contínuos no tempo com e sem atraso nos estados podem ser recuperadas a partir das condições propostas no trabalho. Exemplos numéricos ilustram os resultados obtidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ramstorfer, Franz, Charlie Denis Cordeiro Silva, Antonio Eli Nunes, and Danilo Di Napoli Guzela. "SISTEMA DE MONITORAMENTO E OTIMIZAÇÃO DO DESGASTE DOS TUBOS SUBMERSOS DE MÁQUINAS DE LINGOTAMENTO CONTÍNUO EM TEMPO REAL." Tecnologia em Metalurgia Materiais e Mineração 11, no. 3 (2014): 202–9. http://dx.doi.org/10.4322/tmm.2014.030.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Maciel, Fabiane de Fátima, Herida dos Reis Silva, Fábio Luiz Albarici, Luciano Aparecido Barbosa, and Jorge Luiz Alves Trabanco. "Monitoramento estrutural em obras viárias utilizando a técnica RTK/NTRIP: Análise dos dados, desenvolvimento e implementação de um sistema de alerta posicional." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 4, 2021): e3410816846. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.16846.

Full text
Abstract:
Desde a ampliação do sistema rodoviário no Brasil na década de 1930, tem-se um cenário com inúmeras obras viárias em diferentes condições de uso e segurança. Tal fato é preocupante devido à falta de monitoramento adequado em OAEs (Obras de Arte Especiais) e por quem de fato estas estruturas devem ser monitoradas. Estas estruturas estão sujeitas às ações de forças estáticas e dinâmicas, podendo causar deslocamentos e/ou deformações que se caracterizam por sua amplitude, direção e comportamento temporal. Há também processos de deteriorações, sejam por desgaste ao uso ou por solicitações naturais, levando-se ao enfraquecimento da estrutura. A incorporação de métodos de inspeção e monitoramento no comportamento estrutural em OAEs torna-se crescente devido ao alto custo de recuperação destas obras. Contudo, é necessário que haja um plano de monitoramento contínuo ou periódico, de acordo com as grandezas admissíveis de cada estrutura. A tecnologia dos GNSS (Global Navigation Satellite Systems) por meio da metodologia de levantamento RTK (Real Time Kinematic), mostrou-se capaz de oferecer suporte em tempo real no controle de deformações estruturais. Neste contexto, foi desenvolvido o SiGE (Sistema de Gerenciamento Estrutural) para monitoramento e emissão de alertas acerca de eventos previamente determinados pelo operador do sistema. Com a obtenção destes dados em tempo real, é possível avaliar a segurança da estrutura em serviço, monitorar a estrutura de forma contínua e segura e aprimorar projetos futuros com a definição de deslocamentos estruturais máximos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Alencar, Guilherme Viana de, Eduardo de Sá Mendonça, Téogenes Senna de Oliveira, Ivo Jucksch, and Paulo Roberto Cecon. "Percepção ambiental e uso do solo por agricultores de sistemas orgânicos e convencionais na Chapada da Ibiapaba, Ceará." Revista de Economia e Sociologia Rural 51, no. 2 (June 2013): 217–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032013000200001.

Full text
Abstract:
O crescimento do mercado de alimentos livres de agrotóxicos vem gerando interesse de agricultores em sistemas orgânicos de produção. Os adeptos deste sistema promovem mudanças substanciais de seus métodos de produção, adquirindo conhecimentos técnicos e empíricos associados. São necessários, portanto, estudos para avaliar o sistema orgânico neste contexto, comparando-o com o modo de produção convencional, no que diz respeito aos aspectos socioeconômicos e ambientais. Este estudo teve como objetivo o diagnóstico regional desses aspectos em sistemas orgânicos e convencionais do distrito de Sussuanha, município de Guaraciaba do Norte, e do município de São Benedito, no estado do Ceará. Foram entrevistados sete agricultores orgânicos e 21 agricultores convencionais, caracterizando o meio social e as mudanças de qualidade de vida ocorridas com o tempo. As interações agricultor-meio ambiente, no sistema de produção orgânico, geraram melhoria da qualidade de vida das famílias. No sistema convencional, caracterizado pelo uso intensivo de agrotóxicos e grande dependência de adubos químicos, constatou-se que prevalece o interesse em obter a máxima produção sem preocupação com o ambiente. Esta condição se reflete no contato contínuo com agrotóxicos, além das margens de lucros restritivas, o que pode comprometer o uso do solo pelas futuras gerações, pois há uma inerente redução da fertilidade natural dos solos cultivados sob este sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Bassi, Adalberto B. M. S. "Quantidade de substância." Revista Chemkeys, no. 9 (September 17, 2018): 1–3. http://dx.doi.org/10.20396/chemkeys.v0i9.9659.

Full text
Abstract:
A quantidade de substância é uma das quatro propriedades fundamentais da termodinâmica dos meios homogêneos [1], juntamente com o volume, a energia interna e a entropia. Trata-se de um conceito lecionado desde o ensino médio, mas que, entretanto, não é tão elementar quanto possa parecer. Um aspecto nem sempre esclarecido é o fato dela se relacionar com o número de partículas de uma mesma espécie química presente no sistema, mas ao mesmo tempo variar de um modo contínuo, assim como as outras três propriedades fundamentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Weiss, Juliana Aparecida. "Análise dos fatores para implantação do sistema Kanban em uma empresa cerâmica de Rio Negrinho, SC." Ágora : revista de divulgação científica 20, no. 1 (August 6, 2015): 50–68. http://dx.doi.org/10.24302/agora.v20i1.765.

Full text
Abstract:
Com o passar do tempo nota-se as dificuldades encontradas pelas empresas em seus processos produtivos, nessa empresa de cerâmica não é diferente. Ela trabalha com o sistema TOTVS – Microsiga, porém sua programação é realizada por uma planilha de Excel. Devido a isso surgiu o interesse pelo estudo sobre uma possível implantação do sistema kanban dentro dessa organização. Será verificado também o sistema Just-in-time (JIT), que é formada por duas premissas básicas: a melhoria contínua, que implica que o JIT é um processo contínuo, e a eliminação de perdas, o que significa minimizar todas as atividades que não agregam valor diretamente ao produto ou serviço ao cliente, onde essas duas premissas precisam do sistema kanban para gerenciar o fornecimento de materiais nos postos de trabalho no momento certo. Tendo isso como base, o objetivo desse trabalho é propor a utilização do sistema kanban como forma de programação da produção. Essa pesquisa foi realizada através da verificação das demandas e observações dentro da empresa para análise de quais fatores influenciariam para implantação do sistema kanban. Dentre aproximadamente 1.500 itens, 14 foram os que se destacaram e serão usados para o estudo do kanban. Esses 14 itens estão representando 88% das vendas do período analisado (Janeiro a Agosto de 2014). Foi usado um setor piloto para o estudo, o qual foi a embalagem de pedidos. Os resultados dessa pesquisa se mostram satisfatórios, eliminando os desperdícios, ajustando o lead time da empresa e principalmente organizando o método produtivo da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Leite, Valter J. S., Vinícius F. Montagner, Paulo J. de Oliveira, Ricardo C. L. F. Oliveira, Domingos C. W. Ramos, and Pedro L. D. Peres. "Estabilidade robusta de sistemas lineares através de desigualdades matriciais lineares." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 15, no. 1 (March 2004): 24–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592004000100005.

Full text
Abstract:
Condições suficientes para a análise de estabilidade de sistemas lineares com incertezas politópicas são apresentadas neste trabalho. A estabilidade robusta é garantida a partir da existência de uma função de Lyapunov dependente de parâmetros obtida do teste de factibilidade de um conjunto de desigualdades matriciais lineares (em inglês, LMIs - Linear Matrix Inequalities) formuladas nos vértices do politopo de incertezas. Três condições são apresentadas para sistemas contínuos no tempo, e três para sistemas a tempo discreto. Os resultados são também comparados com a análise baseada na estabilidade quadrática (mesma função de Lyapunov para todo o conjunto de incertezas), tanto para o caso contínuo quanto para o caso discreto. A primeira condição explora o uso de variáveis (matrizes) adicionais em LMIs, e a segunda utiliza um número maior de LMIs. Essas duas condições foram recentemente publicadas e são menos conservadoras que a estabilidade quadrática. A terceira condição, proposta neste trabalho, mescla as duas idéias e apresenta resultados bem mais abrangentes, contendo as condições anteriores como casos particulares. Vários exemplos são apresentados, ilustrando o desempenho numérico das formulações LMI em termos de eficiência e de complexidade computacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Silva, Paulo Roberto Santos, Angela Romano, Ana Maria Visconti, Alberto Alves de Azevedo Teixeira, Carla Dal Maso Nunes Roxo, Gilberto da Silva Machado, Luciana Collet Winther Rebello, and Jorge Mendes de Sousa. "Efeito do tempo de intervalo da amostra ventilatória na variabilidade do consumo máximo de oxigênio (VO2 máx) em jogadores de futebol profissional." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 5, no. 2 (April 1999): 43–46. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86921999000200002.

Full text
Abstract:
O propósito deste estudo foi verificar, em futebolistas profissionais, o impacto de sete intervalos de tempo sobre a variável fisiológica consumo máximo de oxigênio (VO2 máx). Dezoito jogadores de futebol com média de idade de 24 ± 4 anos (18-31), peso de 72,5 ± 5,9kg (62-83) e estatura de 176,5 ± 7,0cm (164-188) foram submetidos a teste ergométrico máximo em esteira rolante, utilizando-se protocolo escalonado contínuo. A resposta de freqüência cardíaca (FC) foi registrada por meio de um eletrocardiógrafo computadorizado de 12 derivações simultâneas. A ventilação pulmonar (V E), o consumo de oxigênio (VO2), a produção de dióxido de carbono (VCO2) e a razão de troca respiratória (RER) foram calculadas a partir de valores medidos por um sistema espirométrico computadorizado. Os resultados deste estudo demonstraram que houve variabilidade significante do VO2 máx (p < 0,05) somente quando se comparou a resposta instantânea respiração-a-respiração (breath-by-breath) em relação aos outros intervalos de tempos analisados (10, 20, 30, 40, 50 e 60 segundos), respectivamente. Concluindo, durante o exercício de intensidade progressiva, observou-se que o aumento do VO2 foi proporcional à diminuição do intervalo de tempo da coleta ventilatória. O tempo de intervalo maior subestimou esse aumento. Assim, sugere-se que o avaliador utilize intervalos médios na faixa de tempo entre 10 e 60 segundos, pois não foi verificada diferença estatística significante entre esses intervalos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Barros, Marcelo Paes de. "Uma análise comparativa do desempenho de quatro sistemas de umidificação do ar em condições de seca no centro-oeste brasileiro." Ambiente Construído 19, no. 2 (April 2019): 187–202. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212019000200316.

Full text
Abstract:
Resumo Quatro sistemas de umidificação do ar foram examinados e seus desempenhos comparados sob condições de seca do centro-oeste brasileiro. Esses sistemas são umidificador elétrico, bacia com água, toalha úmida e um sistema artesanal feito com telhas cerâmicas especialmente para este trabalho. A avaliação foi realizada entre julho e outubro de 2017, em Cuiabá, Brasil. As medidas da umidade relativa foram feitas em dois ambientes semelhantes, um com e outro sem sistema de umidificação. O umidificador elétrico proporcionou umidificação contínua e prolongada, mantendo essa condição até o final dos períodos de medições, mas destacam-se os altos tempos de resposta para umidificar um espaço, de até 292 min, e umidade relativa alcançada, de 85%, após tempos de operação mais longos. O sistema da bacia com água resultou numa umidificação de aproximadamente 59% da alcançada pelo umidificador elétrico, enquanto a toalha úmida, apesar do menor tempo de resposta em umidificar o ambiente, de até 18 min, não manteve a umidade de referência até o final dos períodos de medições, sob condição de 43% de umidade relativa, em média. O sistema artesanal proporcionou uma umidificação de cerca de 92% da umidade fornecida pelo umidificador elétrico, o que demonstra o potencial benefício do sistema em umidificar ambientes fechados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Azevedo, Carlos Alberto Vieira de, Wynn R. Walker, and Gary P. Merkley. "MODELO DE ONDAS CINEMÁTICAS NA SOLUÇÃO DO PROBLEMA INVERSO DA IRRIGAÇÃO POR SULCO EM TEMPO REAL." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 1, no. 1 (December 1997): 35–41. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v1n1p35-41.

Full text
Abstract:
RESUMO Um modelo matemático computacional de ondas cinemáticas foi desenvolvido para interagir num processo de otimização não-linear na solução do problema inverso da irrigação por sulco, que consiste na determinação das características de infiltração d'água no solo, a partir dos dados da medição da fase de avanço. O modelo simula a fase de avanço para diferentes combinações entre os parâmetros de Kostiakov-Lewis, buscando minimizar as discrepâncias entre os tempos de avanço simulado e medido, e faz parte de um programa computacional, denominado SIRTOM (Surface Irrigation Real-Time Optimization Model) desenvolvido para solucionar o problema inverso. Baseando-se na solução inversa encontrada, SIRTOM faz prognósticos do desempenho do sistema de irrigação em tempo real, isto é, durante o evento. A habilidade do modelo em solucionar o problema inverso foi testada para diferentes condições de campo. Efetivou-se o ajuste de avanços simulados com outros medidos em eventos de irrigação sob condições de fluxo contínuo e variável. Como inovação desta pesquisa, a estratégia de manejo com fluxo variável tem a finalidade de alterar a trajetória de avanço, quando detectado que a trajetória atual será uma catástrofe para o desempenho do sistema de irrigação. As análises demonstraram que o modelo de simulação desenvolvido nesta pesquisa é viável na solução do problema inverso, uma vez que, para todas as condições de campo estudadas, ele interagiu satisfatoriamente no processo de ajustagem. Constatou-se que a solução do problema inverso da irrigação por sulco é possível, mesmo durante estágios iniciais da fase de avanço, fato este que viabiliza ao programa SIRTOM fazer diagnósticos do desempenho do sistema de irrigação e sugerir, ao irrigante, alternativas para aprimorá-lo em tempo real.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Rodrigues, Kelly, Patrícia Celestino Carvalho de Oliveira, Isabel Cristina de Queiroz Moreira, Sara Fátima Gomes Firmino, Carlos Ronald Pessoa Wanderley, Rinaldo dos Santos Araújo, and Glória Marinho. "Remoção de BTEX por fungos em reator aeróbio de escoamento contínuo." Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, no. 4 (August 2017): 809–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522017129981.

Full text
Abstract:
RESUMO Foi estudada a remoção de compostos BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos) em reator de escoamento contínuo e mistura perfeita, com inóculo de Aspergillus niger AN 400, operado sob o tempo de detenção hidráulica (TDH) de 12 horas para avaliar a eficiência do sistema na biorremediação de água poluída com gasolina na presença (Etapa I) e na ausência (Etapa II) de glicose (0,5 g.L-1). A água poluída com gasolina foi preparada na proporção de 10:1000 mL (gasolina:água). Na primeira etapa foi ainda estudada a influência da adição de nutrientes no afluente sobre a eficiência do processo. A adição de nutrientes foi benéfica ao processo e, mesmo com a retirada da glicose, a eficiência foi mantida, devido à metabolização do etanol - presente na gasolina brasileira em 25% - pelos fungos, sendo ambos fontes de carbono de assimilação mais fácil para obtenção de energia; o etanol e a glicose, foram usados como cossubstratos na degradação dos BTEX. Assim, na Etapa 2, quando somente havia o etanol no meio, chegou-se a percentuais médios de 88% para benzeno, 90% para tolueno, 90% para etilbenzeno, e de 91% para meta, para e orto-xileno (m, p e o-xileno), com formação de subprodutos fenólicos. A população fúngica predominou no meio ao longo de toda a operação do reator.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

de Freitas Bueno, Rodrigo, Fábio Campos, Pedro Além Sobrinho, and Roque Passos Pivelli. "Remoção biológica de nitrogênio por meio do processo de Nitrificação e Desnitrificação Simultâneas (NDS) em Lodo Ativado de Fluxo Contínuo." Revista DAE 222, no. 68 (February 12, 2020): 65–87. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2020.017.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo avaliar as condições de remoção de nitrogênio por meio do processo conhecido como nitrificação e desnitrificação simultâneas (NDS) em um sistema de lodo ativado operado sob fluxo contínuo em escala real. O estudo foi desenvolvido na Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp ETE – Limoeiro, localizada no município de Presidente Prudente/SP, Brasil. Para o controle do processo de NDS, o sistema de fornecimento de ar foi otimizado e as principais variáveis de interesse foram monitoradas de forma online. Em linhas gerais, pode-se concluir que o processo de lodo ativado operando com NDS resultou em boa eficiência na remoção de nitrogênio do esgoto, aplicando-se idade do lodo na faixa de 12 dias, tempo de detenção hidráulico médio de 16,6 horas e concentrações de oxigênio dissolvido nos reatores em torno de 0,5 mgO2.L-1. Os resultados demonstram que a nitrificação do esgoto ocorreu de forma eficiente, porém não completa, com residual em torno de 3,8 mgN-NH3.L-1. Já os resultados de concentração de N-Nitrato no efluente do processo de lodoativado demonstraram a expressiva eficiência do processo de desnitrificação, resultando em concentraçõesmenores que 2,5 mgN-NO3.L-1. A otimização do sistema de aeração resultou em uma economia média de 34% com o gasto de energia elétrica para aeração do sistema. De modo geral, o processo de NDS é uma alternativa a ser considerada tanto nos estudos de concepção para a implantação de novas estações como na adaptação de processos de lodos ativados existentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Jesus, Ariane Saraiva de, and Carla Letícia de Almeida. "DIFERENCIAIS DO SISTEMA COOPERATIVO SICREDI: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS NOS ANOS DE 2012 A 2014." Revista de Gestão e Organizações Cooperativas 3, no. 5 (September 21, 2016): 01. http://dx.doi.org/10.5902/2359043219807.

Full text
Abstract:
A concessão de crédito no Brasil ainda é uma realidade multifacetada e, para suprir a necessidade de capital no mercado, aparecem iniciativas populares que têm, continuamente, se destacado na economia mundial, entre elas o foco deste artigo: cooperativas de crédito. O cooperado é, ao mesmo tempo, cliente, dono e fornecedor da cooperativa. Devido a essa capilaridade, questiona-se se é possível avaliar uma cooperativa por meio de indicadores tradicionais. Utilizando pesquisas bibliográficas, o objetivo deste artigo fora avaliar a estrutura de capital do Sistema Cooperativo Sicredi, analisando sua flexibilidade na gestão e sua proximidade com o cooperado e, consequentemente, seu impacto nos indicadores de rentabilidade, solvência e de endividamento. É possível concluir que por ser uma instituição diferenciada, merece também uma interpretação diferenciada de seus indicadores, assim, sua forma de captação e de aplicação de recursos favorece o crescimento contínuo de sua margem de rentabilidade sob os serviços oferecidos tornando-o um sistema eficiente de cooperativismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Barbosa, K. A., and A. Trofino. "Síntese H¥ para sistemas com restrições algébricas no estado." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 14, no. 3 (September 2003): 254–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592003000300004.

Full text
Abstract:
Neste artigo considera-se o problema de síntese H<FONT FACE=Symbol>¥</FONT> de sistemas com restrições algébricas em tempo discreto e contínuo. Condições necessárias e suficientes descritas como Desigualdades Matriciais Lineares (LMIs) são apresentadas no caso de realimentação de estados, e apenas suficientes para o caso de realimentação de saída. Apresenta-se também métodos para a síntese de controladores H<FONT FACE=Symbol>¥</FONT> para o caso de sistemas algébricos diferenciais sujeito a incertezas politópicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Pretto, Claudia Regina, Barbara Scmitt, Giovana Sinigaglia, Paula Bianchetti, João Alberto Fioravante Tassinary, Mauricio Hillgemann, and Simone Stulp. "Ultrassom contínuo versus pulsado na liberação da hidrocortisona in vitro." Ciência & Saúde 11, no. 3 (October 17, 2018): 171. http://dx.doi.org/10.15448/1983-652x.2018.3.29926.

Full text
Abstract:
Introdução: A fonoforese baseia-se na utilização do ultrassom para provocar perturbação dos tecidos, gerando assim, um movimento rápido das partículas, facilitando a absorção do fármaco.Objetivo: Estudar a liberação in vitro da hidrocortisona frente à aplicação de fonoforese, nos modos contínuo e pulsado, a fim de avaliar a real eficácia do seu emprego terapêutico.Materiais e Métodos: Para a realização do estudo foi utilizada hidrocortisona em gel, manipulada em farmácia magistral. Foram feitas análises com a membrana de acetato de celulose associado a hidrocortisona com e sem a aplicação da fonoforese, utilizando ultrassom no modo contínuo e pulsado nos tempos de 0, 5, 10, 15 e 20 minutos de aplicação. As análises foram realizadas em triplicata.Resultados: Os resultados sugerem uma maior liberação da hidrocortisona quando associada à onda sônica terapêutica. Foi constatado, também, que o ultrassom no modo contínuo é mais efetivo quando comparado com o modo pulsado a partir de 5 minutos de aplicação. Nos tempos de 10, 15 e 20 minutos o ultrassom ajustado no modo contínuo se mostrou mais efetivo no que diz respeito à liberação do fármaco quando comparado com o modo pulsado, com aumento de 585, 302 e 260% respectivamente.Conclusão: O ultrassom no modo contínuo é mais efetivo quando comparado com o modo pulsado a 5%, a partir de 5 minutos de aplicação, para liberação e permeação da hidrocortisona 1% em sistema de difusão vertical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Silva, Apolino J. N. da, Mário S. V. Cabeda, and Fabíola G. de Carvalho. "Matéria orgânica e propriedades físicas de um Argissolo Amarelo Coeso sob sistemas de manejo com cana-de-açúcar." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 10, no. 3 (September 2006): 579–85. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662006000300007.

Full text
Abstract:
O cultivo contínuo da cana-de-açúcar por longo tempo sob diferentes manejos em solos de tabuleiros costeiros pode causar alterações na matéria orgânica e nas propriedades físicas do solo. Estudaram-se os efeitos de diferentes sistemas de manejo com cana-de-açúcar nas propriedades de um Argissolo Amarelo Coeso, na usina Triunfo, Estado de Alagoas. Os sistemas de manejo consistiram de uma área não irrigada, uma área irrigada, uma com aplicação de vinhaça e outra sob floresta nativa, sob condição original. Amostras foram retiradas de cada área a 0-0,2, 0,2-0,4 e 0,4-0,8 m de profundidade para determinar as alterações nos limites de consistência, parâmetros de compactação, estabilidade de agregados e frações físicas da matéria orgânica do solo. O cultivo da cana-de-açúcar sob os sistemas sequeiro e irrigado promoveu redução mais expressiva no limite de plasticidade, umidade ótima de compactação e diâmetro médio ponderado dos agregados, em relação ao solo sob mata nativa, devido à maior redução nos teores de carbono orgânico total e matéria orgânica particulada do solo. O sistema de manejo com aplicação de vinhaça promoveu menor degradação nas propriedades físicas e químicas do solo, em relação ao solo sob mata nativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Farinatti, Paulo de Tarso Veras. "Treinamento de alta intensidade ou contínuo?" Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício 14, no. 4 (May 14, 2016): 187. http://dx.doi.org/10.33233/rbfe.v14i4.118.

Full text
Abstract:
Nos últimos tempos, percebe-se uma grande discussão acerca do papel da intensidade do exercício em programas de treinamento direcionados para populações diversas. Recentemente, resultados de estudo realizado por grupo envolvendo pesquisadores do Rio de Janeiro, foram divulgados pela mídia impressa e televisiva, o que deu mais impulso ao debate. Naquele estudo, foi proposto que cardiopatas poderiam se beneficiar, em relação a determinados marcadores de eficiência cardiorrespiratória, mais em virtude de treinamento intervalado de alta intensidade do que de programas tradicionais de treinamento contínuo.Esse debate é muito antigo e, no nosso entender, vem perdendo um pouco o foco. Na verdade, não existem grandes novidades no tocante ao treinamento intervalado em si, sistema conhecido e aplicado por profissionais do exercício físico há décadas. Também não se pode dizer que seja inovadora a ideia de que, trabalhando-se com intensidades maiores, adaptações mais rápidas e pronunciadas no sistema cardiorrespiratória devem ocorrer.O debate desvia-se um pouco de seu eixo, quando a discussão gira em torno de questões já definidas e, de certa forma, consensuais. Por outro lado, a discussão pode contribuir com a prescrição do exercício, quando se consideram as possibilidades de treinar com intensidade maior em contextos diferenciados e o quanto esse tipo de estratégia é palatável e segura para grupos especiais. Tomando-se o estudo supracitado, pelo fato de ter ganhado divulgação e vir sendo citado como exemplo, haveria duas formas de interpretá-lo: a) o treinamento intervalado de alta intensidade deve ser o preferencial para cardiopatas; b) o treinamento intervalado de alta intensidade pode ser realizado por esse tipo de paciente, o que não quer dizer que seja a melhor opção para TODOS os pacientes. Queremos crer que a segunda opção parece mais lógica e equilibrada.Em prescrição do exercício, notadamente para grupos especiais com histórico de sedentarismo e condições clínicas que demandam cuidado, a máxima de que o “ótimo é inimigo do bom” aplica-se perfeitamente. Deve-se entender que a aceitação de rotinas de exercícios com alta intensidade nem sempre é boa por indivíduos sedentários. Além disso, obviamente esse tipo de rotina aumenta muito os riscos de problemas de natureza osteomioarticular, contribuindo para a evasão de programas de exercícios. Por outro lado, programas de intensidade moderada e com maior ênfase no volume podem ter melhor aceitação e são, igualmente, capazes de induzir melhorias importantes em marcadores de capacidade e eficiência cardiorrespiratória. Em poucas palavras, entende-se que intensidades superiores provocam adaptações mais rápidas e de maior magnitude, mas isso não significa que não se possam obter efeitos clinicamente relevantes com treinamentos de intensidade menor e maior volume. A cada caso devem caber abordagens diferentes, condizentes com as condições clínicas, psicológicas e motivacionais dos praticantes, sejam eles saudáveis ou não.De qualquer modo, está lançado o convite à reflexão e discussão sobre o assunto. Convidamos os leitores e pesquisadores que contribuem regularmente com a revista a encaminharem textos sobre a temática, sejam posicionamentos embasados em sua experiência ou relatos de caso, sejam estudos originais acerca do papel relativo da intensidade e volume de treinamento sobre desfechos variados e em grupos diversos. Um debate científico e profissional de alto nível contribuirá com o crescimento de todos, em benefício último daqueles que são o propósito de nossas intervenções, a saber, nossos alunos e pacientes.Nos últimos tempos, percebe-se uma grande discussão acerca do papel da intensidade do exercício em programas de treinamento direcionados para populações diversas. Recentemente, resultados de estudo realizado por grupo envolvendo pesquisadores do Rio de Janeiro, foram divulgados pela mídia impressa e televisiva, o que deu mais impulso ao debate. Naquele estudo, foi proposto que cardiopatas poderiam se beneficiar, em relação a determinados marcadores de eficiência cardiorrespiratória, mais em virtude de treinamento intervalado de alta intensidade do que de programas tradicionais de treinamento contínuo.Esse debate é muito antigo e, no nosso entender, vem perdendo um pouco o foco. Na verdade, não existem grandes novidades no tocante ao treinamento intervalado em si, sistema conhecido e aplicado por profissionais do exercício físico há décadas. Também não se pode dizer que seja inovadora a ideia de que, trabalhando-se com intensidades maiores, adaptações mais rápidas e pronunciadas no sistema cardiorrespiratória devem ocorrer.O debate desvia-se um pouco de seu eixo, quando a discussão gira em torno de questões já definidas e, de certa forma, consensuais. Por outro lado, a discussão pode contribuir com a prescrição do exercício, quando se consideram as possibilidades de treinar com intensidade maior em contextos diferenciados e o quanto esse tipo de estratégia é palatável e segura para grupos especiais. Tomando-se o estudo supracitado, pelo fato de ter ganhado divulgação e vir sendo citado como exemplo, haveria duas formas de interpretá-lo: a) o treinamento intervalado de alta intensidade deve ser o preferencial para cardiopatas; b) o treinamento intervalado de alta intensidade pode ser realizado por esse tipo de paciente, o que não quer dizer que seja a melhor opção para TODOS os pacientes. Queremos crer que a segunda opção parece mais lógica e equilibrada.Em prescrição do exercício, notadamente para grupos especiais com histórico de sedentarismo e condições clínicas que demandam cuidado, a máxima de que o “ótimo é inimigo do bom” aplica-se perfeitamente. Deve-se entender que a aceitação de rotinas de exercícios com alta intensidade nem sempre é boa por indivíduos sedentários. Além disso, obviamente esse tipo de rotina aumenta muito os riscos de problemas de natureza osteomioarticular, contribuindo para a evasão de programas de exercícios. Por outro lado, programas de intensidade moderada e com maior ênfase no volume podem ter melhor aceitação e são, igualmente, capazes de induzir melhorias importantes em marcadores de capacidade e eficiência cardiorrespiratória. Em poucas palavras, entende-se que intensidades superiores provocam adaptações mais rápidas e de maior magnitude, mas isso não significa que não se possam obter efeitos clinicamente relevantes com treinamentos de intensidade menor e maior volume. A cada caso devem caber abordagens diferentes, condizentes com as condições clínicas, psicológicas e motivacionais dos praticantes, sejam eles saudáveis ou não.De qualquer modo, está lançado o convite à reflexão e discussão sobre o assunto. Convidamos os leitores e pesquisadores que contribuem regularmente com a revista a encaminharem textos sobre a temática, sejam posicionamentos embasados em sua experiência ou relatos de caso, sejam estudos originais acerca do papel relativo da intensidade e volume de treinamento sobre desfechos variados e em grupos diversos. Um debate científico e profissional de alto nível contribuirá com o crescimento de todos, em benefício último daqueles que são o propósito de nossas intervenções, a saber, nossos alunos e pacientes.Nos últimos tempos, percebe-se uma grande discussão acerca do papel da intensidade do exercício em programas de treinamento direcionados para populações diversas. Recentemente, resultados de estudo realizado por grupo envolvendo pesquisadores do Rio de Janeiro, foram divulgados pela mídia impressa e televisiva, o que deu mais impulso ao debate. Naquele estudo, foi proposto que cardiopatas poderiam se beneficiar, em relação a determinados marcadores de eficiência cardiorrespiratória, mais em virtude de treinamento intervalado de alta intensidade do que de programas tradicionais de treinamento contínuo.Esse debate é muito antigo e, no nosso entender, vem perdendo um pouco o foco. Na verdade, não existem grandes novidades no tocante ao treinamento intervalado em si, sistema conhecido e aplicado por profissionais do exercício físico há décadas. Também não se pode dizer que seja inovadora a ideia de que, trabalhando-se com intensidades maiores, adaptações mais rápidas e pronunciadas no sistema cardiorrespiratória devem ocorrer.O debate desvia-se um pouco de seu eixo, quando a discussão gira em torno de questões já definidas e, de certa forma, consensuais. Por outro lado, a discussão pode contribuir com a prescrição do exercício, quando se consideram as possibilidades de treinar com intensidade maior em contextos diferenciados e o quanto esse tipo de estratégia é palatável e segura para grupos especiais. Tomando-se o estudo supracitado, pelo fato de ter ganhado divulgação e vir sendo citado como exemplo, haveria duas formas de interpretá-lo: a) o treinamento intervalado de alta intensidade deve ser o preferencial para cardiopatas; b) o treinamento intervalado de alta intensidade pode ser realizado por esse tipo de paciente, o que não quer dizer que seja a melhor opção para TODOS os pacientes. Queremos crer que a segunda opção parece mais lógica e equilibrada.Em prescrição do exercício, notadamente para grupos especiais com histórico de sedentarismo e condições clínicas que demandam cuidado, a máxima de que o “ótimo é inimigo do bom” aplica-se perfeitamente. Deve-se entender que a aceitação de rotinas de exercícios com alta intensidade nem sempre é boa por indivíduos sedentários. Além disso, obviamente esse tipo de rotina aumenta muito os riscos de problemas de natureza osteomioarticular, contribuindo para a evasão de programas de exercícios. Por outro lado, programas de intensidade moderada e com maior ênfase no volume podem ter melhor aceitação e são, igualmente, capazes de induzir melhorias importantes em marcadores de capacidade e eficiência cardiorrespiratória. Em poucas palavras, entende-se que intensidades superiores provocam adaptações mais rápidas e de maior magnitude, mas isso não significa que não se possam obter efeitos clinicamente relevantes com treinamentos de intensidade menor e maior volume. A cada caso devem caber abordagens diferentes, condizentes com as condições clínicas, psicológicas e motivacionais dos praticantes, sejam eles saudáveis ou não.De qualquer modo, está lançado o convite à reflexão e discussão sobre o assunto. Convidamos os leitores e pesquisadores que contribuem regularmente com a revista a encaminharem textos sobre a temática, sejam posicionamentos embasados em sua experiência ou relatos de caso, sejam estudos originais acerca do papel relativo da intensidade e volume de treinamento sobre desfechos variados e em grupos diversos. Um debate científico e profissional de alto nível contribuirá com o crescimento de todos, em benefício último daqueles que são o propósito de nossas intervenções, a saber, nossos alunos e pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Jardim, Tatiana de Andrade, and Selma Lancman. "Aspectos subjetivos do morar e trabalhar na mesma comunidade: a realidade vivenciada pelo agente comunitário de saúde." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 13, no. 28 (March 2009): 123–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832009000100011.

Full text
Abstract:
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é o elo entre comunidade e sistema de saúde no Programa Saúde da Família (PSF), sendo o único trabalhador que obrigatoriamente reside na comunidade onde trabalha. Seu trabalho é pautado no contato direto, contínuo e ininterrupto com a comunidade. Este artigo discute o processo de construção e manutenção da credibilidade dos agentes nas relações com a comunidade e os fatores subjetivos resultantes da congruência entre morar e trabalhar. Utilizou-se a metodologia proposta em Psicodinâmica do Trabalho, com ACS de Pirituba/SP. Concluiu-se que os agentes vivenciam constrangimentos no trabalho decorrentes de pertencerem à mesma comunidade na qual desempenham seu papel profissional e que o funcionamento do PSF e a precariedade dos demais níveis do sistema de saúde são fonte de sofrimento adicional. Essa porosidade entre trabalhar e morar na mesma comunidade expõe excessivamente os trabalhadores e há elevada contaminação do tempo do não trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Paulino, Gleicia Miranda, Deborah Guerra Barroso, Kelly Ribeiro Lamônica, Gilmar Santos Costa, and José Geraldo de Araújo Carneiro. "Desempenho da gliricídia no cultivo em aleias em pomar orgânico de mangueira e gravioleira." Revista Árvore 35, no. 4 (August 2011): 781–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622011000500003.

Full text
Abstract:
Foi estabelecido um sistema de cultivo em aléias de gliricídia em um pomar orgânico de mangueira e de gravioleira de um ano, no município de Campos dos Goytacazes-RJ-Brasil. Os objetivos do trabalho foram avaliar a sobrevivência e o desempenho da gliricídia no cultivo em aléias, quanto à produção de fitomassa seca e ao fornecimento de nutrientes ao sistema. A gliricídia apresentou elevada sobrevivência (93%). A média anual de produção de fitomassa seca e de adição de nutrientes ao sistema foi maior no segundo ano de avaliação (2007) do que no primeiro ano (2006), ambos com de três podas anuais que se adequaram às épocas recomendadas para a adubação das frutíferas, especialmente a gravioleira. A quantidade de N adicionada ao pomar com as podas da gliricídia foi maior que a adubação recomendada para mangueira e gravioleira. Por outro lado, a quantidade de P e K adicionada ao pomar não foi suficiente para suprir a adubação demandada para ambas as culturas.A gliricídia apresentou bom desempenho nas condições do experimento, com potencial de uso contínuo no sistema e possibilidade de aproveitamento dos nutrientes disponibilizados no sistema pelas frutíferas. Contudo, mais avaliações são necessárias ao longo do tempo para verificar a sustentabilidade do consórcio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Monticeli, Francisco Maciel, Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues, and Sergio Machado Corrêa. "Desenvolvimento de biorreatores de bancada para Biorremediação de solo contaminado com diesel B5." Acta Scientiae et Technicae 6, no. 1 (July 7, 2018): 3. http://dx.doi.org/10.17648/uezo-ast-v6i1.199.

Full text
Abstract:
Derivados de petróleo são uma das principais fontes de energia e, ao mesmo tempo, uma fonte de poluição de elevado impacto mundial. O uso crescente de automóveis fez com que ocorresse um proporcional aumento do número de postos de abastecimento. Tendo-se em vista a introdução da mistura diesel/biodiesel na matriz energética brasileira, faz necessário estudar a remediação deste contaminante no solo. Os biorreatores são sistemas fechados de tratamento e de biorremediação onde ocorre um maior controle sobre as variantes do sistema. Apresentam também, a possibilidade de coleta e tratamento de gases produzidos durante a degradação dos agentes contaminantes. O presente trabalho teve como objetivo projetar biorreatores de bancada e avaliar a capacidade de remediação de diferentes condições experimentais de solo contaminado com diesel B5. Os biorreatores foram construídos de garrafa de 1 litro de capacidade, provido de dreno inferior, entrada de ar lateral, camada de brita para espalhamento do ar de entrada, tela fina de nylon e vedação de silicone. A vazão de ar injetada no sistema foi controlada por rotâmetros, com injeção de ar durante intervalos de tempo contínuo. O solo foi artificialmente contaminado com 5% de diesel B5 e a umidade controlada em 50% da capacidade de campo estimada (30,5%). Os nutrientes foram adicionados a fim de se estabelecer relação nutricional C:N:P de 100:10:1 e o microcosmo recebeu o consórcio microbiano. Os tratamentos empregados foram atenuação natural monitorada (sem nutrientes); bioestímulo (com nutrientes) e bioestímulo com bioaumento (com nutrientes e consórcio) realizados em duplicata, com e sem aeração. Considerando os resultados encontrados, conclui-se que os biorreatores projetados podem ser empregados em estudos de biorremediação de solo. Foi demonstrado que a descontaminação do solo naturalmente apresentou baixo nível de remediação, comprovando a necessidade de metodologias de biorremediação de solo com maior eficiência. O sistema de aeração foi um fator primordial na contribuição da remediação do solo contaminado em todas as condições experimentais. Conclui-se que o sistema com ajuste nutricional, com bioaumento e com sistema de aeração dos biorreatores proporcionaram a biorremediação dos n-alcanos em mais de 80% durante 120 dias, sendo o melhor sistema de biorremediação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Lopes, Eduardo De Almeida, and Juliana Lorensi Do Canto. "PRODUTIVIDADE E CUSTOS DE DOIS SISTEMAS DE EXPLORAÇÃO E TRANSPORTE DE LENHA NA CAATINGA." Nativa 6, no. 2 (March 26, 2018): 207. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v6i2.4697.

Full text
Abstract:
Os custos da exploração de lenha representam o principal componente de custos no manejo florestal sustentável da Caatinga e influenciam diretamente a viabilidade econômica da atividade. Assim, objetivou-se com este trabalho analisar tecnicamente e estimar os custos de dois sistemas de exploração de lenha da Caatinga no estado do Rio Grande do Norte, um manual (com machado e foice) e outro semimecanizado (com motosserra), e determinar a participação dos custos de exploração no custo total da lenha em áreas com manejo florestal. A coleta de dados foi realizada por meio de estudo de tempos e movimentos, com a cronometragem pelo método de tempo contínuo. No sistema semimecanizado, a jornada de trabalho foi inferior (30%) e o tempo de pausas foi menor (49%) em relação ao manual, evidenciando a vantagem do uso de motosserra para os trabalhadores. A produtividade média também foi maior no sistema semimecanizado (1,32 st.he-1) do que no manual (0,78 st.he-1). Contudo, a exploração semimecanizada resultou num maior custo de produção (R$ 14,44.st-1) do que a manual (R$ 11,17.st-1). As atividades de exploração tiveram maior incidência sobre o custo total da lenha, representando 66% no sistema manual e 83% no sistema semimecanizado.Palavra-chave: energia, manejo florestal sustentável, região Nordeste. PRODUCTIVITY AND COSTS OF TWO LOOGING SYSTEMS AND FIREWOOD TRANSPORTATION IN CAATINGA DRY FOREST ABSTRACT:Firewood logging costs represent the highest cost component of sustainable forest management of Caatinga dry forest and they directly influence the economic viability of the activity. Thus, this study aimed to analyze technically and estimate the costs of two firewood logging systems in Caatinga dry forest, one manual (with ax and sickle) and other semi-mechanized (with chain saw), and determine the share of these costs in the total cost of firewood in areas with forest management plan. Data collection was based on time and motion study. In the semi-mechanized system, the working journey was shorter (30%) and the break time was lower (49%), showing the advantage of using chainsaws for workers. The average productivity was also higher in semi-mechanized system (1.32 st.h-1) than the manual (0.78 st.h-1). However, the semi-mechanized logging resulted in higher production costs (R$ 14.44.st-1) than the manual (R$ 11.17.st-1). Logging was the principal component of the total cost of firewood, representing 66% in manual system and 83% in semi-mechanized system.Keywords: energy, sustainable forest management, Northeast region of Brazil. DOI:
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Peres, Alex, Jackson Machado Pinto, Melina Marinho, Miriam Souza, Raquel Felisardo, Renata Macarenhas, Susana Rates, and T. M. L. Carvalho. "Relato da experiência: implementação da metodologia Lean Healthcare no atendimento aos pacientes nas Unidades de Pronto-Atendimentos da Secretaria Municipal de saúde de Belo Horizonte: Projeto Menos Espera, Mais Saúde! / Experience report: implementation of the Lean Healthcare methodology in patient care at Emergency Departments of the Municipal Health Secretariat of Belo Horizonte: Less Waiting, More Health!" Brazilian Journal of Health Review 4, no. 3 (June 1, 2021): 12045–52. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv4n3-186.

Full text
Abstract:
O artigo visa apresentar a experiência de implementação da metodologia “Lean” para o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte (SUS-BH”) a fim de melhorar o tempo-resposta, a qualidade e a eficiência dos atendimentos em urgência e emergência, por meio de pactuação de fluxos internos. Trata-se de uma propsta que está na carta de projetos estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). A melhoria da qualidade da assistência nas UPA’s está diretamente associada à aplicação de ferramentas de gestão de processos, com foco na eliminação dos desperdícios, por meio de um trabalho padronizado, treinamento contínuo e intervenção corretiva imediata frente às não conformidades encontradas.Tratando-se de pacientes em situações de urgência, o tempo é um dos principais recursos que deve ser mensurado cotidianamente, com o objetivo de oferecer ao doente uma intervenção médica ou assistencial, o mais breve possível. Apresentaremos nesse artigo, os resultados e experiências com a implantação do projeto “Menos espera, mais saúde” em algumas UPA’s de Belo Horizonte, com o uso de ferramentas Lean nos processos que tangem o atendimento ao usuário e o que identificamos como possibilidades de melhoria contínua, por meio da gestão à vista e intervenção frente aos indicadores de desempenho operacional. O projeto inovador e transformador “Menos espera, mais saúde” faz interface da gerência de urgência com outros setores da Secretaria municipal de saúde, no objetivo de atender a demanda do usuário, com qualidade, resolutilidade e segurança na espera pelo atendimento, otimizando a permanência desse usuário nas UPA’s de Belo Horizonte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Boquimpani, Carolina Lannes, Ana Lúcia Torres Seroa da Motta, Osvaldo Luiz de Carvalho Souza, and Carlos Henriques Ventura do Rosário Oliveira. "Eficiência energética: sistemas de iluminação com LEDs, distribuídos em corrente contínua e utilizando energia fotovoltaica." Ambiente Construído 19, no. 4 (December 2019): 303–16. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212019000400357.

Full text
Abstract:
Resumo O cenário atual é marcado por uma crescente necessidade de energia, esgotamento de recursos naturais e pela necessidade de se aumentar os cuidados com o consumo de energia do setor elétrico. Com o crescimento da demanda por energia, torna-se essencial a obtenção de maior eficiência energética. Para tal é fundamental não somente buscar soluções que produzam energia através de fontes limpas e renováveis, como também mitigar as perdas no sistema elétrico atual. Assim sendo, surge uma proposta de investigar a possibilidade de reestruturar os sistemas de iluminação, utilizando lâmpadas de LED, distribuídos em corrente contínua e abastecidos a partir de energia solar fotovoltaica. O presente artigo se insere nessa linha e apresenta a eficiência gerada pelos sistemas de iluminação constituídos por meio de lâmpadas de LED sem drivers de conversão e energia gerada através de painéis fotovoltaicos. A pesquisa mediu em laboratório as perdas e os ganhos em eficiência dessas lâmpadas de LED. Os resultados experimentais demonstraram ganho na eficiência energética das lâmpadas de LED sem o driver de conversão frente às lâmpadas com drivers. Com o dimensionamento do sistema solar fotovoltaico necessário para o sistema de iluminação, obteve-se o tempo de retorno do investimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Castelo Branco, M., RS Liz, FA Alcântara, HAG Martins, and JC Hanson. "Agricultura Apoiada pela Comunidade: poderia a experiência dos agricultores americanos ser útil para os agricultores urbanos brasileiros?" Horticultura Brasileira 29, no. 1 (March 2011): 43–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362011000100008.

Full text
Abstract:
O projeto "Agricultura Apoiada pela Comunidade" (AAC) é uma alternativa de mercado utilizada na Europa e nos EUA. Neste mercado alternativo, os produtores oferecem a sua produção aos consumidores, sob a forma de cestas de alimentos, alguns meses antes de iniciarem a produção de suas culturas. Algum tempo depois, durante alguns meses, os consumidores irão receber os produtos. Atualmente, diversos países têm uma parcela significativa da sua população vivendo na pobreza. Por isso, diversas políticas públicas foram desenhadas nesses países com o objetivo de reduzi-la. O estímulo à agricultura urbana é uma dessas políticas. No entanto, frequentemente, os produtores urbanos pobres têm dificuldades para adquirir os insumos necessários para manter a sua produção. O apoio contínuo do governo local associado ao apoio contínuo da comunidade local poderia ajudar esses produtores a manter o seu sistema de produção. E, para esses agricultores urbanos pobres, o projeto AAC poderia ser um meio alternativo de organização. O objetivo desse trabalho foi obter algumas informações sobre o projeto AAC nos EUA e avaliar se consumidores e produtores urbanos pobres de uma cidade brasileira de baixa renda aceitariam se engajar neste tipo de projeto. Os produtores americanos envolvidos no projeto AAC em geral cultivavam uma área inferior a 2 ha, ofereciam diferentes tipos de hortaliças aos consumidores por pelo menos quarto meses e geralmente usavam práticas de produção orgânica. No entanto, havia dificuldades para a manutenção do projeto, sendo o planejamento da produção e a dificuldade de sua manutenção ao longo do tempo os maiores problemas. Alguns consumidores da cidade brasileira pesquisada se mostraram dispostos a participar deste tipo de projeto principalmente pela possibilidade de receberem alimentos frescos e produzidos organicamente. No entanto, o mesmo não ocorreu com os produtores urbanos pobres da cidade. E a razão principal para isso foi a impossibilidade deles garantirem a produção. Pesquisas posteriores deverão avaliar se a melhoria do sistema de produção poderia levar esses agricultores a se engajarem neste tipo de projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Santos, Fernando Carlos Borja dos, Carlos Enrique Peña Alfaro, Bonifácio Benício de Souza, Marcílio Fontes Cézar, Edgard Cavalcanti Pimenta Filho, Walter Esfraim Pereira, and Alfonso Antonio Argueta Acosta. "Influência da aptidão produtiva (leite ou carne) sobre a libido de bodes de raças exóticas e naturais da região semi-árida do nordeste brasileiro." Ciência e Agrotecnologia 29, no. 3 (June 2005): 683–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542005000300025.

Full text
Abstract:
Dezesseis reprodutores caprinos agrupados de acordo com a aptidão produtiva (carne ou leite) foram avaliados quanto à libido. Em cada grupo racial (Anglo-Nubiano e Pardo-Sertanejo - para leite; e Boer e Moxotó - para carne), havia quatro animais. Cinco fêmeas mestiças de Anglo-Nubiano foram utilizadas, todas elas estrogenizadas. O experimento foi realizado em Patos - PB (região semi-árida do Nordeste brasileiro) durante 42 dias, entre agosto e setembro de 2002. Os trinta dias iniciais foram reservados para o período adaptativo dos animais e os últimos doze dias, para o processo intensivo de coleta seminal, que obedeceu a um sistema contínuo e crescente de coletas dividido em três fases, cada uma com quatro dias: fase 1, uma coleta ao dia; fase 2, três coletas ao dia; fase 3, seis coletas ao dia. Durante as coletas seminais, todo o comportamento sexual dos bodes foi monitorado, inclusive a libido. Encontrou-se influência significativa (P < 0,05) tanto da aptidão produtiva como da freqüência da coleta seminal e também da raça sobre o tempo de reação e tempo até ejaculação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Santos, Emília Maria Alves, Glória Maria Marinho Silva Sampaio, Renato Carrhá Leitão, André Macêdo Facó, Everardo Albuquerque Menezes, and Sandra Tédde Santaella. "Influência do tempo de detenção hidráulica em um sistema UASB seguido de um reator biológico com fungos para tratar efluentes de indústria de castanha de caju." Engenharia Sanitaria e Ambiental 11, no. 1 (March 2006): 39–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522006000100006.

Full text
Abstract:
Nesta pesquisa, estudou-se a influência do tempo de detenção hidráulica (TDH) em um sistema constituído de um reator anaeróbio tipo UASB seguido de um reator biológico com fungos (RBF) para tratar efluente de uma indústria de beneficiamento de castanha de caju. O presente trabalho foi dividido em uma fase de fluxo descontínuo (batelada) e uma fase de fluxo contínuo (UASB - RBF), que constituiu-se de sete etapas ( 8h e 2h, 8h e 1h, 4h e 8h, 4h e 6h, 4h e 4h, 4h e 2h e 4h e 1h), onde foi avaliada a influência do TDH na remoção de: DQO (Demanda Química de Oxigênio), amônia, nitrato e ortofosfato. Uma combinação que apresentou melhores resultados, foi a etapa de 4h (TDH do reator UASB) e 2h (TDH do RBF), apresentando remoções de: 93,8% de DQO, 86,7% de nitrato, 38,3% de amônia e 16% de ortofosfato.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Dal Ongaro, Marisa, and Gerson Jonas Schirmer. "Reflexões sobre a quem servem o agricultor e o educador na perspectiva da educação do campo." Caderno de Geografia 30, no. 2 (July 29, 2020): 154. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2020v30nesp2p154.

Full text
Abstract:
No campo, há uma amplitude de saberes que são revividos e reinventados, permitindo tanto ao agricultor como ao educador um contínuo processo de aperfeiçoamento que complementa a formação continuada e ampliação do conhecimento dos mesmos. Nesse sentido, este artigo, através de pesquisas bibliográficas, objetiva discutir a relevância dos trabalhos realizados pelo educador do campo e do agricultor, principalmente o agricultor familiar, para a sociedade atual. Percebe-se que o educador tem um papel fundamental na busca de uma autonomia do agricultor familiar ao mesmo tempo em que pode servir de instrumento de controle destes pelo Estado. É de suma importancia a formação continuada e a discussão da realidade dos educandos para que não ocorra uma alienação destes, causada pela submissão dos educadores e agricultores frente ao sistema capitalista que visa subjugar e controlar essa parcela da sociedade de acordo com seus interesses. Defende-se que o educador deve, através da práxis, resistir ao sistema e construir em união com a comunidade novos conhecimentos na busca de uma educação significativa, que traga uma identidade ao agricultor familiar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

van Haandel, Adrianus, and Silvânia Lucas dos Santos. "Transformação de lagoas de estabilização: reengenharia de um sistema obsoleto de tratamento de águas residuárias." Reengenharia de lagoas de estabilização 69, no. 229 (February 15, 2021): 6–24. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2021.016.

Full text
Abstract:
Lagoas de Estabilização (LEs) vêm sendo utilizadas há décadas para o tratamento de esgoto em cidades de médio e pequeno portes em muitos países do mundo. Esses sistemas são compostos por uma série de lagoas: (1) lagoa anaeróbia; (2) lagoas facultativas; e (3) lagoas de maturação. As LEs, em geral, produzem um efluente de boa qualidade, em termos de remoção de matéria orgânica e patógenos, mas sua aplicação apresenta desvantagens, sendo o longo tempo de permanência e a impossibilidade de remoção de nutrientes as mais notórias. Uma alternativa promissora ao uso das LEs é a substituição da série lagoa anaeróbia-lagoa facultativa por um reator UASB, que tem como vantagens a redução do tempo de permanência e a captação do biogás. Lagoas de pós-tratamento do efluente do reator UASB apresentam produção de oxigênio e consumo biológico de dióxido de carbono, o que eleva o pH. Nesta série de trabalhos mostra-se, por meio de investigações experimentais, que a produção de oxigênio abre a possibilidade de usar lagoas de polimento em regime de bateladas sequenciais em vez de fluxo contínuo. Essa modificação no regime hidrodinâmico acelera o decaimento das bactérias patogênicas, bem como propicia o aumento do pH, que por sua vez possibilita a remoção dos seguintes nutrientes: nitrogênio, por meio da dessorção de amônia, e fósforo, pela precipitação de fosfato. Assim, produz-se um efluente de boa qualidade com baixas concentrações de material orgânico biodegradável, nutrientes (nitrogênio e fósforo) e patógenos. A boa qualidade do efluente é obtida em um sistema sem consumo de energia ou materiais auxiliares ao tratamento, e com uma área menor do que a de lagoas de estabilização convencionais. Palavras-chave: Lagoas de estabilização. Reator UASB. Lagoa de polimento. Regime de bateladas sequenciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Campos, Cláudio Milton Montenegro, Fernanda Ribeiro do Carmo, Cláudio Gouvêa Botelho, and Claudionor Camilo da Costa. "Desenvolvimento e operação de reator anaeróbio de manta de lodo (UASB) no tratamento dos efluentes da suinocultura em escala laboratorial." Ciência e Agrotecnologia 30, no. 1 (February 2006): 140–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542006000100020.

Full text
Abstract:
A atividade suinícola vem, desde meados da década de 70, sendo uma das mais poluidoras atividades agroindustriais no Estado de Minas Gerais. Sendo assim, objetivou-se desenvolver um Reator Anaeróbio de Manta de Lodo (UASB-Upflow Anaerobic Sludge Blanket) visando tratar os dejetos produzidos com máxima eficiência dentro de um tempo e com custo reduzidos. Para tanto um experimento em escala laboratorial foi projetado e monitorado no Laboratório de Análise de Água do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (LAADEG), sendo composto por um Tanque de Acidificação e Equalização (TAE), um Reator Anaeróbio de Manta de Lodo e uma Lagoa Aerada Facultativa (LAF), o qual foi alimentado com fluxo contínuo. As análises físico-químicas realizadas foram: DQO, DBO5, Sólidos Totais (Fixos e Voláteis), Temperatura, pH, Nitrogênio, Fósforo, Acidez e Alcalinidade Total. O sistema proporcionou eficiência de remoção média de 93% de DQO, 84% de DBO5 e 85% de Sólidos Totais Voláteis, demonstrando adequada adaptação aos diversos tempos de detenção hidráulica adotados (55, 40, 30, 25, 18 e 15 horas). Os parâmetros adotados na partida do reator UASB foram: COV: 1,11kgDQO.m-3.d-1, COB: 0,019 kgDBO5.kgSVT-1.d-1 e TDH: 55h.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Sobrinho, Sisenando Itabaiana, Nelcy Della Santina Mohallem, Luiz Cláudio Meira-Belo, José Domingos Ardisson, and Sebastiana L. B. Lana. "Uma alternativa mecânica com emprego de forças magnéticas para a desimpactação dentária." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 11, no. 1 (February 2006): 28–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192006000100006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: o presente trabalho teve como finalidade avaliar clinicamente uma nova alternativa mecânica para a erupção guiada ao plano oclusal de um dente pré-molar impactado empregando magnetos atrativos da liga samário-cobalto. METODOLOGIA: o tratamento cirúrgico-ortodôntico foi realizado em uma paciente jovem de 11 anos portadora de oclusão de Classe I de Angle, com impactação do segundo pré-molar inferior direito. O sistema magnético empregado consistiu de um magneto colado com resina fotopolimerizável sobre a superfície vestibular do dente impactado e um outro pólo magnético rígido incrustado em um aparelho banda alça. Previamente à instalação do sistema magnético no meio bucal, os magnetos foram caracterizados através de análise de fluorescência, difração de raios X e nível de magnetização. A relação força/distância empregada foi quantificada, os magnetos foram medidos e a geometria magnética bucal estabelecida. RESULTADOS: o tempo empregado na desimpactação foi de 40 dias e foram necessárias duas ativações magnéticas por aproximação dos magnetos neste intervalo. A opção magnética neste caso clínico foi bastante eficaz tanto em relação ao tempo de tratamento quanto em relação ao conforto proporcionado ao paciente. Os magnetos empregados geraram um campo de força contínuo e autônomo não sendo necessária a utilização de fios metálicos como guias de orientação na erupção e nem elásticos de tracionamento. CONCLUSÃO: esta possibilidade terapêutica poderá ser útil em desimpactações mais profundas tais como os caninos ectópicos, cuja ocorrência é freqüente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Vieira, Estéfano Aparecido, Emerson Reginaldo de Freitas, and Maurizio Ferrante. "Influência do tempo de espera na fluidez da liga comercial A356 com estrutura globular no estado semi-sólido." Rem: Revista Escola de Minas 64, no. 4 (December 2011): 439–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672011000500008.

Full text
Abstract:
O processo de conformação de ligas no estado semi-sólido (ESS) é uma tecnologia que, devido às vantagens, é uma realidade na indústria automobilística em especial para ligas de Al-Si. Um dos aspectos mais importante, nesse processo, é o comportamento reológico dessas ligas, pois, tal comportamento afeta diretamente as condições de fluxo e, também, as propriedades mecânicas finais das peças tixoconformadas. Uma maneira empírica para avaliar esse parâmetro é através do teste de fluidez. O objetivo do presente trabalho foi estudar a influência do tempo de espera sobre a fluidez da liga A356, no estado semi-sólido (ESS). Amostras foram semifundidas até uma temperatura de 590ºC, processo este seguido de tempos de espera de 10min e 30min. A liga refundida foi injetada em uma matriz com um longo canal contínuo. Os resultados obtidos foram discutidos, tendo, como base, teorias preexistentes para sistemas de coexistência sólido/líquido. Parâmetros microestruturais foram medidos, com o intuito de explicar os fenômenos observados. O grau de fluidez da liga A356 sofre intensa influência do tempo de espera no ESS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Junior, Carlos Antonio Berto, and Sérgio Ricardo Lourenço. "Sistema de monitoramento da corrosão interna de gasoduto por meio de processamento digital de sinais." Exacta 4, no. 2 (March 24, 2008): 391–400. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v4i2.773.

Full text
Abstract:
O gás natural possui alguns contaminantes que, além de serem corrosivos, comprometem a qualidade para o consumo. Dessa forma, a condensação de água residual presente no gás pode iniciar um processo corrosivo localizado, que acarreta prejuízo à estrutura dos gasodutos. Devido à grande extensão dos dutos, os corrosivos comprometem a qualidade do gás e causam grandes transtornos de ordem operacional. Para avaliar a redução da espessura da parede metálica do duto, proveniente de efeitos corrosivos, e identificar fissuras e outras não-conformidades, é fundamental que seja feito o monitoramento contínuo e que se utilizem técnicas e métodos de manutenção preventiva. Atualmente, as técnicas adotadas para tal avaliação consistem na inclusão de um corpo de prova, conhecido como PIG (pipeline inspection gauge), com varredura por meio de ultra-som e termografia, além de levantamentos de campo especiais realizados sobre a superfície do solo. Visando a otimizar o processo de detecção, com vistas à redução de custos, o monitoramento da região interna dos dutos é realizado por um elemento autônomo provido de câmeras com infravermelho. As câmeras fornecem imagens, que são processadas digitalmente e gravadas em uma memória não-volátil. Um software desenvolvido para tal finalidade é utilizado na verificação das imagens e, ao mesmo tempo, na identificação das não-conformidades presentes e na orientação do processo de manutenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Zanine, A. M., E. M. Santos, H. N. Parente, D. J. Ferreira, and P. R. Cecon. "Hábito de pastejo de vacas lactantes Holandês x Zebu em pastagens de Brachiaria brizantha e Brachiaria decumbens." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 59, no. 1 (February 2007): 175–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352007000100029.

Full text
Abstract:
Avaliou-se o comportamento ingestivo de pastejo de vacas leiteiras em pastagens de Brachiaria brizantha e Brachiaria decumbens, em sistema de lotação contínua com taxa de lotação variável. O delineamento experimental foi o inteiramente ao acaso, com os dois pastos representando os tratamentos, cada um com cinco repetições. O período experimental foi de 30 dias, sendo 20 para adaptação dos animais e 10 para avaliações, em número de três, com duração de 24h cada, em intervalos de cinco dias. O tempo de pastejo da Brachiaria brizantha foi menor, 10,82h, que o tempo de pastejo da Brachiaria decumbens, 12,86h. Comportamento oposto foi observado para o tempo de ruminação, 7,95 e 6,45h para os pastos de Brachiaria brizantha e Brachiaria decumbens, respectivamente. A quantidade de bocados por minuto foi menor na Brachiaria decumbens, 37,30, e maior na Brachiaria brizantha, 42,12. Houve adequação entre os tempos de pastejo, ruminação e taxa de bocados, de modo que o total de bocados e o tempo de ócio não foram diferentes entre os dois pastos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Matuo, Tomás K., Carlos G. Raetano, Tomomassa Matuo, Nilza M. Martinelli, and Gilson J. Leite. "Desenvolvimento de equipamento motorizado para aplicação líquida de produtos fitossanitários na cultura do café." Engenharia Agrícola 28, no. 3 (September 2008): 543–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162008000300015.

Full text
Abstract:
O trabalho teve como objetivo desenvolver um protótipo aplicador de líquidos na superfície do solo para cafezais localizados em regiões de topografia acidentada ou cultivados em sistema de plantio adensado. O protótipo do aplicador construído é um trator de rabiças acionado por um motor de dois tempos a gasolina, de 2,61 kW (3,5 cv), com duas rodas motrizes com bitola de 0,60 m e uma terceira roda direcional, equipado com sistema de pulverização dotado de depósito de 40 L, bomba centrífuga, filtros de linha, regulador de pressão, manômetro, mangueiras, válvulas e suporte de bicos. Para avaliar a eficiência do protótipo, foram instalados dois experimentos de campo em São Sebastião do Paraíso - MG (2003 e 2004), onde foram aplicados inseticidas sistêmicos para o controle da cigarra. Os métodos de aplicação avaliados foram: aplicação em faixa, filete, "drench" contínuo e "drench" intermitente. O protótipo aplicador de líquidos à superfície do solo atendeu aos objetivos propostos, visto que conseguiu realizar o controle químico de cigarras com destaque para a aplicação em "drench" contínuo. O protótipo, se equipado para aplicar simultaneamente nos dois lados da planta, apresentará capacidade de campo operacional semelhante à do equipamento tratorizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Feijó, Marianne Ramos, Ana Regina Noto, Eroy Aparecida Da Silva, Danilo Polverini Locatelli, Mário Lázaro Camargo, and Carla Ferreira de Paula Gebara. "ÁLCOOL E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES CONJUGAIS: UM ESTUDO QUALITATIVO COM CASAIS." Psicologia em Estudo 21, no. 4 (January 6, 2017): 581. http://dx.doi.org/10.4025/psicolestud.v21i4.31556.

Full text
Abstract:
Este estudo qualitativo descritivo objetivou compreender a relação entre o consumo de álcool e a expressão da violência no relacionamento de casais compostos por pelo menos um cônjuge dependente do álcool. Foram realizadas entrevistas com uso de roteiro semiestruturado com dez casais, posteriormente transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Todos os casais relataram violência conjugal, atrelada ao uso de álcool. A violência, principalmente verbal e física, foi protagonizada por ambos os cônjuges e agravada com o tempo e com o aumento da quantidade de ingestão de álcool. Foram relatadas outras dificuldades relacionais e de trabalho, associadas ao uso contínuo do álcool, além de histórico de uso de substâncias e de violência nas famílias de origem dos participantes. Este estudo evidenciou a complexidade e a dinâmica da violência conjugal, associada à dependência de álcool, que deve ser considerada em programas de prevenção, redução de danos ou outras intervenções e encaminhamentos do casal enquanto um sistema que demanda atenção integral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Gadelha, Felipe Crisóstomo, Jéssyca Almeida Bessa, Lorena Braga Moura, Darlan Almeida Barroso, José Wally Mendonça Menezes, and Auzuir Ripardo De Alexandria. "ALTERAÇÃO DE UM LAYOUT FUNCIONAL PARA LAYOUT CELULAR MOTIVADO PELOS FUNDAMENTOS DA MANUFATURA ENXUTA: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE TRANSFORMADORES." HOLOS 6 (December 11, 2015): 156. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.1556.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta o estudo de uma alteração de layout, de funcional para celular, motivado pelos fundamentos da manufatura enxuta. Tendo como objetivo verificar os benefícios de se utilizar a manufatura celular com fluxo enxuto (contínuo), apresenta como metodologia um estudo de caso, pós-fato, em uma indústria de transformadores, onde a mudança foi realizada. Para fundamentar o estudo, apresenta revisão dos temas: Sistema de Manufatura Enxuta e layout industrial, para, em seguida, trazer os dados apresentados por esta indústria, ainda em um arranjo físico funcional, antes da alteração, e, em seguida, nas células de manufatura com um fluxo enxuto, após a alteração, e realizar uma comparação entre ambos. Os resultados obtidos desta comparação apresentam ganhos como aumento de produção, em 20%, e produtividade, em 56%, redução de lead time, em 67%, mão de obra direta, em 30%, tempo de processamento, em 20%, e área fabril, em 24%, dentre outros, evidenciando os benefícios que a utilização de um layout celular e Manufatura Enxuta proporcionam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Bezerra, Elisangela Lúcia de S., and Isabel Cristina Machado. "Biologia floral e sistema de polinização de Solanum stramonifolium Jacq. (Solanaceae) em remanescente de Mata Atlântica, Pernambuco." Acta Botanica Brasilica 17, no. 2 (June 2003): 247–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062003000200007.

Full text
Abstract:
A deiscência de anteras através de pequenos poros apicais é uma característica encontrada em várias espécies da família Solanaceae, especialmente no gênero Solanum, característica esta que restringe a polinização a um grupo de abelhas fêmeas capazes de vibrar as anteras para retirada do pólen. A fenologia, biologia floral e a polinização de Solanum stramonifolium foram estudadas entre os meses de agosto/1999 a dezembro/2000 em populações naturais ocorrentes no Parque Estadual de Dois Irmãos, um dos poucos remanescentes de Mata Atlântica localizada em Recife, Pernambuco (8°7'30"S e 34°52'30"W). Solanum stramonifolium é um arbusto com flores dispostas em inflorescências racemosas, apresentando corola branca e cinco estames de um amarelo intenso, com anteras poricidas dispostas ao redor do gineceu. A antese ocorre nas primeiras horas do dia, havendo reflexão de luz ultravioleta e presença de áreas de concentração de emissão de odor por toda a corola e na região apical das anteras. Solanum stramonifolium tem padrão de floração contínuo e apresenta flores hermafroditas (62%) e funcionalmente masculinas (38%), o que caracteriza a espécie como andromonóica.Treze espécies de abelhas foram observadas visitando as flores de S. stramonifolium (nove polinizadores e quatro pilhadores). A constante e grande produção de flores faz com que Solamun stramonifolium mantenha sua guilda de polinizadores e garanta assim a sua reprodução, sendo, ao mesmo tempo, uma importante fonte de recursos para a manutenção destas abelhas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Braga, Franciele Lúcia Silva, and William Rodrigo Dal Poz. "Potencialidades do PPP no Software Bernese com Compatibilizações de Sistemas Geodésicos de Referência e de Tempo." Revista Brasileira de Cartografia 71, no. 3 (September 25, 2019): 726–55. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv71n3-47483.

Full text
Abstract:
O Software Bernese GNSS (BSW) é um conjunto de pacotes de processamento de observáveis GNSS (Global Navigation Satellite System) de alto desempenho, que proporciona estimativas com alta acurácia, e flexibilidade em suas aplicações. Uma destas funcionalidades é a automatização de scripts que realizam o Posicionamento por Ponto Preciso (PPP). O objetivo deste trabalho é analisar as potencialidades do PPP no BSW. Para alcançar esse propósito foram estimadas as coordenadas de 90 estações da RBMC (Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS) no BSW e no serviço IBGE-PPP online, referenciadas a atual realização do International GNSS Service, o IGS14, na época dos dados. As coordenadas estimadas foram comparadas com as coordenadas de referência das estações (SIRGAS2000, época 2000,40), de três formas distintas: 1. Referenciais e épocas incompatíveis; 2. Compatibilização apenas dos referenciais; e 3. Referenciais e épocas compatíveis. As acurácias das coordenadas reduziram no processo de compatibilização de referenciais. Como esperado, o fator predominante na alteração das coordenadas planimétricas se refere à sua evolução temporal. Ademais, as acurácias planimétricas e altimétricas apresentaram estatísticas descritivas similares ao nível do milímetro, evidenciando a potencialidade do BSW no PPP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Simões, Danilo, Paulo Torres Fenner, and Carlos Adolfo Bantel. "Análise operacional e econômica do processamento de madeira de Eucalitpo com "Hypro" em região montanhosa." Revista Árvore 35, no. 3 (June 2011): 505–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622011000300013.

Full text
Abstract:
O processo constante de avaliação técnica e econômica dos sistemas de colheita de madeira é intrínseco às empresas florestais, devido ao fato de corresponder a uma fase de suma importância que despende elevado investimento financeiro. No experimento deste trabalho, estudaram-se o rendimento operacional e custos operacionais e de produção do processador florestal Hypro. A análise técnica englobou estudos de tempos e movimentos pelo método de tempo contínuo. O rendimento operacional foi determinado através do volume, em metros cúbicos de madeira processada. A análise econômica incorporou os parâmetros do custo operacional, custo de processamento da madeira e rendimento energético. A análise dos dados evidenciou que o rendimento operacional por hora efetiva de trabalho foi de 38 árvores e, em metros cúbicos sem casca por hora efetiva de trabalho, de 11,68 m³ h-1, com custo de processamento de madeira sem casca de US$ 6.85 por metro cúbico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Cannas, Andrea. "Un sistema mitico in continua evoluzione: le grandi parodie Disney." Revista Italiano UERJ 12, no. 1 (September 5, 2021): 17. http://dx.doi.org/10.12957/italianouerj.2021.62055.

Full text
Abstract:
ABSTRACT: Il fitto dialogo intertestuale con i classici di ogni tempo è stato inteso dagli autori della Disney Italia come una pratica di cannibalizzazione delle fonti; d’altra parte il confronto con la dimensione letteraria, estendendosi nel tempo ‒ dalla fine degli anni Quaranta a oggi ‒, ha lasciato un’impronta indelebile sulle Grandi Parodie: per un verso esse hanno acquisito uno spessore testuale inedito, riconnettendosi alle grandi matrici narrative in cui affonda le proprie radici il più vasto mondo della finzione; per l’altro hanno costituito un formidabile banco di prova per la variegata compagine Disney: gli eroi del fumetto, da Topolino a Paperino, si sono cimentati nell’impresa di interpretare il ruolo e assumere le fattezze dei più rinomati protagonisti della pagina letteraria mostrando al contempo una grande duttilità e una spiccata personalità. Il complesso dei personaggi Disney funziona in definitiva come un sistema mitico: il corpo delle loro storie costituisce un intero aperto a un continuo accrescimento ed è in effetti costantemente aggiornato da una pluralità di autori che rende il sistema perennemente sincronico col tempo dei lettori.Parole chiave: Fumetto. Disney. Grandi Parodie. Mito. Intertestualità. RESUMO: O estreito diálogo intertextual com os clássicos de várias épocas foi entendido pelos autores da Disney Itália como uma prática de canibalização das fontes, que proporcionou o confronto com a dimensão literária, estendendo-se no tempo ‒ do fim dos anos 40 a hoje ‒, e deixou uma marca indelével nas Grandes Paródias: por um lado, estas adquiriram um peso textual inédito, reconectando-se com as grandes matrizes narrativas nas quais fincam as suas raízes no mais vasto mundo da ficção; por outro ainda constituíram um formidável teste para a multifacetada equipe Disney: os heróis dos quadrinhos, de Mickey a Donald, cimentaram-se na empreitada de interpretar os papéis e assumir os perfis dos mais renomados protagonistas das páginas literárias, demostrando, ao mesmo tempo, uma grande flexibilidade e uma marcada personalidade. O conjunto dos personagens Disney funciona definitivamente como um sistema mítico: o corpo das suas histórias constitui um todo, aberto em uma contínua evolução, e é, de fato, constantemente atualizado por uma pluralidade de autores que torna tal sistema perenemente sincrônico com o tempo dos leitores.Parole chiave: História em quadrinhos. Disney. Grandi Parodie. Mito. Intertextualidade. ABSTRACT: An intense intertextual dialogue with the classics of all time has been intended by Disney Italian authors as a practice of source “cannibalization”. Their long-lasting dialogue with the literary dimension left an indelible mark on the Grandi Parodie: on the one hand they acquired an unprecedented textual depth, connecting them to the major narrative roots of the fictional world; on the other hand, they represented a crucial test for the varied team of Disney characters: the heroes of comics, from Mickey Mouse to Donald Duck, undertook the remarkable feat of interpreting the roles of renowned literary characters, showing a great adaptability as well as a strong personality. Disney characters function fundamentally as a mythical system: their stories constitutes an ever-changing whole, constantly updated to the time of their readers.Keywords: Comics. Grandi Parodie. Disney. Parody. Myth. Intertextuality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Junior, Carlos Antonio Berto, and Sérgio Ricardo Lourenço. "Sistema de monitoramento da corrosão interna de gasoduto por meio de processamento digital de sinais DOI: 10.5585/exacta.v4i2.773." Exacta 4, no. 2 (March 24, 2008): 391–400. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v4i2.773.

Full text
Abstract:
O gás natural possui alguns contaminantes que, além de serem corrosivos, comprometem a qualidade para o consumo. Dessa forma, a condensação de água residual presente no gás pode iniciar um processo corrosivo localizado, que acarreta prejuízo à estrutura dos gasodutos. Devido à grande extensão dos dutos, os corrosivos comprometem a qualidade do gás e causam grandes transtornos de ordem operacional. Para avaliar a redução da espessura da parede metálica do duto, proveniente de efeitos corrosivos, e identificar fissuras e outras não-conformidades, é fundamental que seja feito o monitoramento contínuo e que se utilizem técnicas e métodos de manutenção preventiva. Atualmente, as técnicas adotadas para tal avaliação consistem na inclusão de um corpo de prova, conhecido como PIG (pipeline inspection gauge), com varredura por meio de ultra-som e termografia, além de levantamentos de campo especiais realizados sobre a superfície do solo. Visando a otimizar o processo de detecção, com vistas à redução de custos, o monitoramento da região interna dos dutos é realizado por um elemento autônomo provido de câmeras com infravermelho. As câmeras fornecem imagens, que são processadas digitalmente e gravadas em uma memória não-volátil. Um software desenvolvido para tal finalidade é utilizado na verificação das imagens e, ao mesmo tempo, na identificação das não-conformidades presentes e na orientação do processo de manutenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Souza, Cláudio Lima de, and Patricio Peralta-Zamora. "Degradação redutiva de azo-corantes utilizando-se ferro metálico." Engenharia Sanitaria e Ambiental 11, no. 1 (March 2006): 16–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522006000100003.

Full text
Abstract:
Corantes azo são extensivamente utilizados em processos de tingimento de fibras têxteis, sendo caracterizados por elevada resistência frente a processos aeróbios de biodegradação e, por conseqüência, persistência nos processos convencionais de tratamento de resíduos. Neste trabalho reporta-se a degradação redutiva de corantes azo, utilizando-se ferro metálico. Em condições experimentais otimizadas (pH 7 e 10 g de lã de aço comercial) a completa descoloração do corante modelo (preto reativo 5) foi conseguida em um sistema contínuo, operando com tempos de retenção de 6 min. Nestas condições, o ferro solubilizado alcança concentrações compatíveis com os limites impostos pela atual legislação brasileira (12 mg L-1). Trata-se de um resultado bastante promissor, principalmente levando-se em consideração o caráter recalcitrante dos azo corantes e a simplicidade do sistema proposto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Freire Silva, Matheus, Eugênio Batista Leite, Gláucia Alves da Costa, Nayara De Oliveira Faria, and Scarlet Marraine Gomes da Rocha. "Lean Construction: Como os princípios do Sistema Toyota de Produção podem contribuir para construções mais enxutas, produtivas e sustentáveis: Um estudo de caso na construtora Andrade Gutierrez." Percurso Acadêmico 8, no. 15 (November 7, 2018): 93–115. http://dx.doi.org/10.5752/p.2236-0603.2018v8n15p93-115.

Full text
Abstract:
A baixa produtividade presente nos últimos anos na construção civil, aliada a carência de mão de obra qualificada, tem dificultado cada vez mais o desenvolvimento do setor de construção civil no Brasil e no mundo. Diante disso, vários prejuízos são observados, destacando-se: falhas de planejamento, que acarretam interrupções em processos e retrabalhos; maior tempo de entrega da obra, aumentando o custo final do empreendimento; e desperdícios, que causam danos negativos, tanto economicamente, quanto ambientalmente. Dessa forma, constatou-se que diversos fatores prejudicam a evolução do setor de maneira sustentável e econômica, dificultando que haja um fluxo contínuo na produção. Existem princípios, metodologias e filosofias que podem evitar esses prejuízos e que viabilizam o crescimento do setor, permitindo maior produtividade, sustentabilidade e otimização de seus processos. Essas metodologias têm sido cada vez mais procuradas e implementadas, principalmente pelas grandes empresas. Portanto, essa pesquisa tem como objetivo analisar os princípios da filosofia Lean e como ela pode ser implementada na construção civil, a fim de otimizar e desenvolver o setor. A pesquisa é do tipo descritiva e os resultados da utilização da filosofia Lean Construction poderão ser observados em um estudo de caso realizado na construtora Andrade Gutierrez.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Puñales, Marcia K. C., César Geremia, Paula Mondadori, Marilisa Pickler, Adriana Fornari, and Balduino Tschiedel. "Como a monitorização contínua de glicose subcutânea pode colaborar na interpretação dos valores da HbA1c no diabetes melito tipo 1?" Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 52, no. 2 (March 2008): 299–306. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302008000200017.

Full text
Abstract:
O objetivo desta revisão é avaliar como o sistema de monitorização contínua de glicose subcutânea (CGMS®) pode colaborar na interpretação dos valores da hemoglobina glicada (A1c) no diabetes melito tipo 1. Foi realizada uma revisão bibliográfica dos benefícios, dos métodos, da interpretação e da experiência com CGMS®. A utilização de sensores contínuos pode ser útil na avaliação de pacientes com diabetes melito com oscilações glicêmicas, hipoglicemias graves, especialmente as noturnas, e hiperglicemias pós-prandiais. A identificação de padrões glicêmicos alterados permite ajustes terapêuticos e melhora do controle metabólico. O CGMS® é um procedimento de fácil utilização, com efeitos adversos de pequena intensidade e boa tolerância pelos pacientes. Embora o fabricante preconize um período de utilização de até três dias, observa-se que o prolongamento do teste por mais dias permite a obtenção de dados que auxiliam em mudanças terapêuticas superiores às realizadas com os registros do tempo convencional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography