To see the other types of publications on this topic, follow the link: Sistema de Distribuidores.

Dissertations / Theses on the topic 'Sistema de Distribuidores'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 dissertations / theses for your research on the topic 'Sistema de Distribuidores.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse dissertations / theses on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Zerbini, José Eduardo. "Análise dos benefícios da implantação de um sistema para gerenciamento integrado da cadeia de suprimento na distribuição de combustíveis." Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85714.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-20T22:04:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 195731.pdf: 1962200 bytes, checksum: 90377fdf7e5a8641b229a3c519c0b8ac (MD5)
Com a abertura do mercado de petróleo e seus derivados, a logística passou a representar um importante diferencial competitivo para as empresas distribuidoras de combustíveis. Nesse cenário, é necessário garantir níveis elevados de serviço, ao menor custo possível, o que requer um eficiente gerenciamento da cadeia logística. A utilização de sistemas de gerenciamento integrado da cadeia de suprimento na distribuição de combustíveis pode representar uma grande oportunidade de redução de custos, aumento de competitividade e criação de valor para o cliente final. Dessa forma, é uma tarefa importante avaliar a viabilidade da implementação desses sistemas de gestão e definir as funcionalidades que devem ser aderentes aos processos do negócio. O presente trabalho faz uma análise dos processos da cadeia de suprimento da distribuição de combustíveis, identificando as principais oportunidades de melhoria que podem ser viabilizadas através da implementação de um sistema de gerenciamento integrado da cadeia logística. Estimando-se os benefícios e investimentos típicos relacionados à implementação desse sistema de gestão, é realizada, por fim, a análise de viabilidade econômica de sua utilização. Foram identificadas como principais oportunidades de melhoria, e consequentemente como os requerimentos funcionais mais relevantes que devem ser atendidos pelo sistema de gestão, a otimização do processo de Configuração da Rede Logística, o aprimoramento do processo de Planejamento de Demanda, a implementação de um processo integrado de Compras, Estoques e Transferências, a otimização do processo de Programação de Transportes e a realização da Reposição Automática de Estoques. De acordo com os benefícios e investimentos estimados, foi determinado um Valor Presente Líquido (VPL) para a implementação do sistema de gestão igual a R$ 65,1 milhões. Utilizando-se o critério de Taxa Interna de Retorno (TIR), chegou-se a um resultado de 90% a.a. Os investimentos seriam pagos ainda no segundo ano de utilização do sistema. Os resultados bastante favoráveis obtidos no trabalho indicam ser viável a implementação de um Sistema Integrado da Gerenciamento da Cadeia de Suprimento em empresas do setor de distribuição de combustível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pedroza, Márcia Flaire. "A distribuição de automóveis: uma análise econômica do sistema de concessão brasileiro." reponame:Repositório Institucional do FGV, 1993. http://hdl.handle.net/10438/5390.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:18:25Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1993-10-28T00:00:00Z
O presente trabalho tem por objetivo retratar e analisar a distribuição de autoveículos fabricados no País e sua forma de organização no mercado brasileiro. Em todos os países onde a produção automobilística possui expressão econômica, as empresas montadoras implantaram sistemas de distribuição de veículos. Essas empresas são na sua maioria, grupos empresariais multinacionais que, através de orientações normativas emanadas das matrizes, dirigem o comportamento comercial e operacional de suas subsidiárias espalhadas pelo mundo, impondo-lhes critérios padronizados de atuação, o que tem reflexos em todos os níveis do mercado automobilístico. Assim, as subsidiárias e as próprias empresas montadoras nacionais vão conceber de maneira bastante semelhante, o sentido e o funcionamento da distribuição de veículos, apesar das diferenças existentes entre os mercados que operam e os Contratos de Concessão que regulam as relações entre montadoras e distribuidoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Marcus Vinicius Araujo Mello de [UNESP]. "Uniformidade de distribuição temporal e espacial do KCL na fertirrigação, em um sistema de irrigação por gotejamento." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2002. http://hdl.handle.net/11449/93810.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:47Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2002-07-01Bitstream added on 2014-06-13T18:30:32Z : No. of bitstreams: 1 oliveira_mvam_me_botfca.pdf: 1922474 bytes, checksum: deeb3be5eae142e54b8922692fcabe16 (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
As vantagens advindas do uso da fertirrigação para a agricultura brasileira esbarram na ausência de trabalhos que busquem trazer informações sobre muitos aspectos relacionados à técnica. O presente trabalho, conduzido na Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP, procura diminuir essa carência de conhecimento comparando três injetores de fertilizante em condições de campo, encontrando e indicando o menor tempo possível para injeção de fertilizantes em um sistema de irrigação por gotejamento. O experimento foi instalado na área de experimentação do Departamento de Engenharia Rural da referida faculdade, localizada no município de Botucatu - SP, ocupando uma área de 0,7 ha. O sistema de irrigação foi dimensionado buscando simular um setor de um pomar de citros, composto basicamente por um cabeçal de controle, uma linha principal, uma linha de derivação e seis linhas laterais com 200 m de comprimento cada. Os equipamentos utilizados para injeção de fertilizantes foram: um injetor venturi, uma bomba dosificadora elétrica e uma bomba dosificadora hidráulica proporcional. Como forma de estudar a distribuição espacial e temporal do íon potássio no sistema de irrigação, quatro tempos de injeção foram escolhidos: 10, 15, 20 e 25 minutos; sendo recolhidas amostras de solução em diferentes momentos durante e após a injeção do produto. As amostras coletadas tiveram seu teor de K determinado, via fotometria de chama, com a finalidade de inferir-se a uniformidade de distribuição do íon nos diferentes tratamentos. Concluiu-se que quanto menor a distância percorrida pelo fertilizante e mais longo o tempo de injeção, maior é a uniformidade de distribuição. Os injetores utilizados não apresentaram diferença estatística quanto uniformidade de aplicação de fertilizantes...
The advantages of fertigation use for Brazilian agriculture encounter a lack of works with information about this technique. The objective of this was to supply the lack of knowledge comparing three fertilizers injection in field conditions. The results indicated the smallest possible time for injection of fertilizers in a trickle irrigation system. The experiment was carried out in the area of experimentation of the Department of Rural Engineering of Faculty of Agronomic Sciences - UNESP, in Botucatu - SP, with an area of 0,7 ha. The irrigation system was designed searching into simulate a citrus orchard, composed basically for head control, a main line, a derivation line and six lateral lines with 200 m of length each. The equipment used for injection of fertilizers were: a venturi injector, an electric pump and a proportional hydraulic pump. Four times, 10, 15, 20 and 25 minutes, of injection were chosen to study the space and temporary distribution of the ion potassium in the irrigation system,:. The solution samples were picked up in different moments during and after the injection of the product. The contents of K were measured in the samples, using flame fotometric, with the purpose of determining the uniformity of distribution of ion in different treatments. The results showed that as much as shorter the distance and as much as longer the injection time, better is the uniformity of distribution. There was no difference in uniformity of distribution of potassium among the used injectors...(Complete abstract, click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Marcus Vinicius Araujo Mello de 1976. "Uniformidade de distribuição temporal e espacial do KCL na fertirrigação, em um sistema de irrigação por gotejamento /." Botucatu : [s.n.], 2002. http://hdl.handle.net/11449/93810.

Full text
Abstract:
Orientador: Roberto Lyra Villas Bôas
Banca: João Carlos Cury Saad
Banca: Tarlei Arriel Brotel
Resumo: As vantagens advindas do uso da fertirrigação para a agricultura brasileira esbarram na ausência de trabalhos que busquem trazer informações sobre muitos aspectos relacionados à técnica. O presente trabalho, conduzido na Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP, procura diminuir essa carência de conhecimento comparando três injetores de fertilizante em condições de campo, encontrando e indicando o menor tempo possível para injeção de fertilizantes em um sistema de irrigação por gotejamento. O experimento foi instalado na área de experimentação do Departamento de Engenharia Rural da referida faculdade, localizada no município de Botucatu - SP, ocupando uma área de 0,7 ha. O sistema de irrigação foi dimensionado buscando simular um setor de um pomar de citros, composto basicamente por um cabeçal de controle, uma linha principal, uma linha de derivação e seis linhas laterais com 200 m de comprimento cada. Os equipamentos utilizados para injeção de fertilizantes foram: um injetor venturi, uma bomba dosificadora elétrica e uma bomba dosificadora hidráulica proporcional. Como forma de estudar a distribuição espacial e temporal do íon potássio no sistema de irrigação, quatro tempos de injeção foram escolhidos: 10, 15, 20 e 25 minutos; sendo recolhidas amostras de solução em diferentes momentos durante e após a injeção do produto. As amostras coletadas tiveram seu teor de K determinado, via fotometria de chama, com a finalidade de inferir-se a uniformidade de distribuição do íon nos diferentes tratamentos. Concluiu-se que quanto menor a distância percorrida pelo fertilizante e mais longo o tempo de injeção, maior é a uniformidade de distribuição. Os injetores utilizados não apresentaram diferença estatística quanto uniformidade de aplicação de fertilizantes...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The advantages of fertigation use for Brazilian agriculture encounter a lack of works with information about this technique. The objective of this was to supply the lack of knowledge comparing three fertilizers injection in field conditions. The results indicated the smallest possible time for injection of fertilizers in a trickle irrigation system. The experiment was carried out in the area of experimentation of the Department of Rural Engineering of Faculty of Agronomic Sciences - UNESP, in Botucatu - SP, with an area of 0,7 ha. The irrigation system was designed searching into simulate a citrus orchard, composed basically for head control, a main line, a derivation line and six lateral lines with 200 m of length each. The equipment used for injection of fertilizers were: a venturi injector, an electric pump and a proportional hydraulic pump. Four times, 10, 15, 20 and 25 minutes, of injection were chosen to study the space and temporary distribution of the ion potassium in the irrigation system,:. The solution samples were picked up in different moments during and after the injection of the product. The contents of K were measured in the samples, using flame fotometric, with the purpose of determining the uniformity of distribution of ion in different treatments. The results showed that as much as shorter the distance and as much as longer the injection time, better is the uniformity of distribution. There was no difference in uniformity of distribution of potassium among the used injectors...(Complete abstract, click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mendoza, Vargas Pablo Francisco. "Sistema de gestión de calidad según la norma ISO 9001:2008 para la comercialización por medio de distribuidores en una empresa de telecomunicaciones." Bachelor's thesis, Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC), 2013. http://hdl.handle.net/10757/273510.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Saab, Junior Joseph Youssif. "Administração da cadeia de abastecimento: considerações sobre a situação estratégica dos distribuidores paulistas de um fabricante multinacional de produtos de consumo da área de saúde e higiene pessoal e proposta do sistema de estoque gerido pelo distribuidor (EGD/DMI)." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2003. http://hdl.handle.net/10438/5836.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:20:49Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2003-10-27T00:00:00Z
Analisa o comportamento dinâmico de cadeias de distribuição genéricas e de uma cadeia específica. Avalia o motivo pelo qual o sistema de Estoque Gerido pelo Fabricante, EGF ou VMI, não apresenta os resultados esperados em determinadas situações. Propõe um novo modelo de gerenciamento da cadeia de abastecimento, coordenado pelo Distribuidor, o Estoque Gerido pelo Distribuidor, EGO ou DMI. Analisa o resultado desta nova proposta sob os aspectos estratégico, dinâmico e econômicofinanceiro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mustafa, Alejandro. "Sistema de desvío distribuidor Tropezón." Bachelor's thesis, Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales, 2014. http://hdl.handle.net/11086/1351.

Full text
Abstract:
Práctica Supervisada (IC)--FCEFN-UNC, 2014
Refiere a un intercambiador de tres niveles realizados en la intersección de las avenidas Colón, Cárcano, Ejército Argentino y Revolución Libertadora. El alto tránsito pasante por este nudo hace que las obras de desvíos adquieran una cierta importancia en cuanto a su planificación y ejecución, de modo que se puedan liberar áreas donde se requiera la ejecución de la obra y obtener un tránsito ordenado y sin riesgo de accidentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Peig, Olivé Enric. "Interoperabilidad de metadatos en sistemas distribuidos." Doctoral thesis, Universitat Pompeu Fabra, 2004. http://hdl.handle.net/10803/7531.

Full text
Abstract:
Usar metadatos para referenciar, etiquetar y describir recursos es cada vez más usual. Esto permite establecer mejores mecanismos para descubrir y localizar material publicado en repositorios públicos accesibles por la Red. Se están llevando a cabo diversas iniciativas para establecer estándares para esquemas de metadatos, pero cada una se centra en sus propios requerimientos a la hora de definir los atributos, su significado, los posibles valores que pueden tomar y la relación entre ellos. Desde el punto de vista del usuario que pretende buscar recursos en distintos entornos, esto constituye un problema real, porque le obliga a disponer de las herramientas apropiadas para cada caso, o ser consciente de las diferencias que existen entre ellos.
En este trabajo de tesis se presenta y valida un modelo de interoperabilidad entre diferentes esquemas de metadatos en el plano semántico, adecuado para entornos de búsqueda de material, cuya principal aportación es que ofrece dicha interoperabilidad de forma transparente. Ni los proveedores de contenidos, que son los que ofrecen los metadatos, ni los usuarios, que son los que los consultan, tienen que ser conscientes de su existencia, permitiendo así que todos los actores presentes en el sistema sigan usando su propio esquema de metadatos. Para ello, el modelo requiere de la presencia de un agente externo que lo implemente.
Fer servir metadades per a referenciar, etiquetar i descriure recursos és cada cop més usual. Això permet establir millors mecanismes per a descobrir i localitzar material publicat en repositoris públics accessibles per la xarxa. S'estan duent a terme diverses iniciatives per a establir estàndards per a esquemas de metadades, però cada un es centra en els seus propis requeriments a l'hora de definir els atributs, el seu significat, els possibles valors que poden tenir, i la relació entre ells. Des del punt de vista de l'usuari que pretén buscar recursos a diferents entorns, això esdevé un problema real, perquè li obliga a disposar de les eines apropiades per a cada cas, o ser conscient de les diferències que existeixen entre els diferents entorns.
En aquest treball de tesi es presenta i valida un model d'interoperabilitat entre diferents esquemes de metadades en el pla semàntic, adequat per a entorns de cerca de material, la principal aportació del qual és que ofereix aquesta interoperabilitat de forma transparent. Ni els proveïdors de continguts, que són els que ofereixen les metadades, ni els usuaris, que són els que les consulten, han de ser conscients de la seva existència, permetent així que tots els actors presents al sistema segueixin emprant el seu propi esquema de metadades. Per a fer-ho, el model requereix la presència d'un agent extern que ho implementi.
Using metadata for referencing, tagging and describing resources is becoming more and more usual. This allows better ways of searching and discovering material published in public repositories, accessible through the net. Several initiatives are being carried out for establishing standards for metadata schemes, but each on focuses on their own requirements when defining the attributes, their meaning, the possible values they can have and the relation among them. From the point of view of the user who wants to search for resources in different environments, this is a real problem, because he is supposed to have proper tools for each situation, or he must know about the differences among them.
In this thesis an interoperability model at a semantic level is presented and validated. It is suitable for the search process, and its main contribution is that the interoperability is achieved in a transparent way. Neither the providers, who offer the metadata, nor the users, who look them up, have to be aware of the differences among them. Thus, all the actors in the environment can keep on using their own scheme. The model also specifies the existence of an agent to implement it.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Romero, Alvarez Maria Adela. "Desenvolvimento metodologico dos sistemas distribuidos abertos." [s.n.], 1996. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/258969.

Full text
Abstract:
Orientador: Eleri Cardozo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação
Made available in DSpace on 2018-07-22T00:45:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RomeroAlvarez_MariaAdela_M.pdf: 4956354 bytes, checksum: 485df929b92a112e3338d22f6c617063 (MD5) Previous issue date: 1996
Resumo: No desenvolvimento de Sistemas Distribuídos Abertos o uso de recursos que facilitem o entendimento do sistema, a verificação do seu comportamento, a implementação e a documentação são muito importantes. O objetivo deste trabalho é empregar práticas de Engenharia de Software ao processo de desenvolvimento de Sistemas Distribuídos Abertos através da aplicação de métodos, técnicas e ferramentas adequadas. Um estudo de caso foi realizado abordando requisitos temporais e de comunicação, próprios de aplicações distribuídas. Foi utilizado o método OMT (Object Modeling Technique) na modelagem estática do sistema e a técnica SDL (Specification and Description Language) na parte dinâmica e funcional. Duas ferramentas foram utilizadas para edição dos modelos, simulação do comportamento do sistema, geração de código e documentação do sistema. São apresentados os resultados obtidos bem como uma avaliação dos métodos, técnicas e ferramentas utilizados. Conclui-se que a combinação de OMT e SDL e a utilização das ferramentas escolhidas beneficiam significativamente o processo de desenvolvimento de Sistemas Distribuídos Abertos
Abstract: The development of open distributed systems is better conducted when the activities related to overall system understanding, behavior verification, implementation, and documentation are well supported. The objective of this work is to use Software Enginneering practices in the development of open distributed systems, proposing an appropriate combination of methods, techniques, and tools. A study was carried out taking into account temporal and communication requirements, characteristics very common in distributed applications. The combination mentioned above inc1udes the OMT method for modeling the static aspects of the system, the SDL technique for modeling the dynamical and functional aspects, and CASE tools for graphical edition df the diagrams, simulation, code generation, and documentation. An evaluation of the methods, techniques and tools used is also presented. One conc1usionof this evaluation reveals that the proposed combination of methods improve several aspects of the open distributed systems development process, as reported in the thesis
Mestrado
Automação Industrial
Mestre em Engenharia Elétrica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Garcia, Islene Calciolari 1971. "Estados globais consistentes em sistemas distribuidos." [s.n.], 1998. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/276189.

Full text
Abstract:
Dissertação: Luiz Eduardo Buzato
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação
Made available in DSpace on 2018-07-23T19:40:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Garcia_IsleneCalciolari_M.pdf: 2272722 bytes, checksum: 40ccc8d3db214888d670f87260cf1134 (MD5) Previous issue date: 1998
Resumo: Estados globais consistentes são fundamentais para a solução de uma série de problemas em sistemas distribuídos, em especial para a monitorização e reconfiguração de aplicações distribuídas. A construção assíncrona de estados globais consistentes permite maior eficiência e flexibilidade a sistemas de monitorização. Consideramos aplicações distribuídas construídas sobre o modelo de processos e mensa­gens (MPM) e sobre o modelo de objetos e ações atômicas (MOA). Enquanto para o primeiro modelo vários algoritmos foram desenvolvidos para a obtenção de estados globais consisten­tes, para o segundo a oferta é extremamente reduzida. Estabelecemos correlações entre esse dois modelos e conseguimos o mapeamento de algoritmos para a obtenção de estados globais consistentes do MPM para o MOA. Enquanto grande parte da literatura para a obtenção de estados globais consistentes está voltada para a recuperação de falhas com retrocesso de estado, temos como objetivo a construção de uma visão progressiva da aplicação (consideramos que o monitor deve analisar estados globais consistentes mais recentes que os anteriores). Esta abordagem propiciou a criação de algoritmos originais para a construção de estados globais consistentes a partir de estados de interesse (checkpoints) selecionados pelos componentes da aplicação.
Abstract: Consistent global states are fundamental to solve a large class of problems in distributed systems, especially for monitoring and reconfiguration of distributed applications. The asyn­chronous construction of consistent global states allows greater efficiency and flexibility to monitoring systems. We consider distributed applications built upon the processes and messages model (MPM) and upon the objects and atomic actions model (MOA). Many algorithms have been designed for the construction of consistent global states in the MPM, but for the MOA the number of algorithms is extremely reduced. We have established correlations between these two models and, using them, we have mapped algorithms to construct consistent global states from the MPM to the MOA. A great part of the literature for the construction of consistent global states is devoted to the backward recovery of failures. Our goal is the construction of a progressive view of the application (we consider that the monitor must analyze consistent global states that are as up-to-date as possible). This approach allowed the creation of new algorithms for the construction of consistent global states using checkpoints; states selected by the application components.
Mestrado
Mestre em Ciência da Computação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Rossato, Ana Paula Gervasio Silveira. "SERVIDOR DE ARQUIVOS PARA SISTEMAS DISTRIBUIDOS." Universidade de São Paulo, 1994. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-20062018-110420/.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta o projeto e a implementação de um sistema servidor de arquivos para sistema computacional distribuído baseado em rede local, executando o sis tema operacional MINIX. A principal função de um servidor de arquivos em um sistema computacional dis tribuído é oferecer aos usuários um serviço de armazenamento de dados. Um servidor de arquivos normalmente é composto de uma interface com o usuário (rotinas utilizadas pelo cliente para ter acesso a seus dados) e do sistema. servidor (responsável pelo gerenciamento dos dados dos clientes). No desenvolvimento deste sistema, foi necessária a adaptação do driver de rede adotado pelo sistema operacional MINIX, a fim de possibilitar a comunicação através da rede entre clientes e o servidor de arquivos remoto proposto.
This work presents the design and implementation of a remote lile server for a LANbased distributed computing system, executing the MINIX operating system. The main function of a file server in a distributed computing system is to provide the users with a datastorage service. A file server is normally composed of a user interface (routines used by clients to access the data) and the server system (responsible for the client data management). The development of the file server required the adaptation of the MINIX LANdriver to allow communication over the LAN between user\'s Wºrkstations and the file server.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Flores, Orihuela Carlos Alberto, and Alvarez Héctor Andrés Saira. "Desarrollo para sistemas distribuidos - IS213 201801." Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC), 2018. http://hdl.handle.net/10757/624383.

Full text
Abstract:
El presente es un curso de especialidad de la carrera de Ingeniería de Sistemas EPE, de carácter teórico-práctico dirigido a los estudiantes del cuarto nivel, que busca desarrollar la competencia general de pensamiento innovador. Nivel 1 y la competencia específica: E - Identifica, formula y resuelve problemas de ingeniería. Nivel 1 Vivimos en un mundo cada vez más emprendedor con base tecnológica y donde el tamaño y recursos de las organizaciones no necesariamente aseguran el éxito de los productos y soluciones con alcance a consumidores globales, sino los aspectos de diseño y desarrollo de los sistemas sobre los que innovan. Los actuales grandes proveedores de servicios tecnológicos alcanzaron -en su mayoría- modelos disruptivos entre otras razones por las innovaciones que realizaron en los modelos de los sistemas distribuidos tradicionales. Este curso está diseñado para aportar en el diagnóstico, diseño y desarrollo de sistemas distribuidos que cubran necesidades actuales como agilidad, escalabilidad, seguridad y tolerancia a fallos para beneficio de las iniciativas y proyectos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Perez, Anderson Luiz Fernandes. "Um mecanismo para a comunicação remota de objetos no sistema operacional Aurora." Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86114.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
Made available in DSpace on 2012-10-21T03:46:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 196291.pdf: 876084 bytes, checksum: 652be40ad9d7a9aa4dc36612cf7f8457 (MD5)
O número de computadores interligados em rede está aumentando consideravelmente. Os ambientes distribuídos formados por essas redes possuem um grande potencial de processamento. Todavia, para que se possa aproveitar tal capacidade de processamento, faz-se necessário a utilização de um sistema que gerencie todo esse ambiente distribuído. Os sistemas operacionais distribuídos vêm ao encontro dessa necessidade. Os sistemas operacionais distribuídos caracterizam-se por permitir que seus usuários utilizem os recursos espalhados pelo ambiente distribuído de maneira transparente, escondendo os detalhes da implementação. O mecanismo de comunicação nesses sistemas é muito importante pois garante que componentes do sistema possam interagir a fim de executar uma determinada tarefa. Este trabalho descreve a solução para comunicação remota entre objetos no sistema operacional Aurora. O Aurora é um sistema operacional reflexivo projetado para arquiteturas multiprocessadas. A solução desenvolvida caracteriza-se por estender o mecanismo de comunicação local para permitir que o mesmo também suporte a comunicação remota de objetos. A comunicação entre objetos distribuídos em Aurora atende o requisito de transparência em sistemas distribuídos e é compatível com o modelo reflexivo do sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Gonçalves, Junior Celso. "Objetos distribuidos." [s.n.], 1994. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/276139.

Full text
Abstract:
Orientador: Rogerio Drummond Burnier Pessoa de Mello Filho
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação
Made available in DSpace on 2018-07-21T15:20:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GoncalvesJunior_Celso_M.pdf: 3778992 bytes, checksum: 5c7701b8ff6ab11f0c13e7714285d9a0 (MD5) Previous issue date: 1994
Resumo: A programação orientada a objetos oferece uma sólida base conceitual para o desenvolvimento de sistemas de informação, com ênfase em modularidade, extensibilidade e robustez. Por outro lado, avanços nas tecnologias de hardware, arquitetura e meios de comunicação propiciaram uma mudança nos padrões de ambiente de processamento de dados: o modelo de mainframes vem sendo substituído pelo modelo distribuído, baseado em redes de estações de trabalho. A combinação desses dois conceitos, objetos e sistemas distribuídos, oferece a curto prazo perspectivas bastante promissoras. Várias iniciativas visando esse objetivo vêm sendo desenvolvidas ou estão já em uso. Embora esses trabalhos adotem diferentes abordagens, eles procuram basicamente unificar conceitos das duas áreas, estabelecendo um modelo único de programação ¿Observação: O resumo, na íntegra poderá ser visualizado no texto completo da tese digital.
Abstract: The concepts introduced by the object paradigm embody a complete, sound framework for developing information systems with improved modularity, extendibility and robustness. On the other hand, technological advances in hardware components, computer architecture and communications have caused standards about computing environments to change: the old mainframe model has been steadily shifted in favor of the distributed model, based on workstations networks instead. Blending these two concepts, objects and distributed systems, offers very promising possibilities in the near future. Indeed, several attempts towards this goal are either under execution or already accomplished. These works while adopting different approaches and solutions, basically aim at unifying related issues from the two areas within a consistent programming model. Current efforts at the A_Hand Research Laboratory target the construction of a complex software development environment, planned to support the design and implementation of very large applications. The programming languages Cm and LegoShell are the basic programming tools in this environment. The Cm language is object-oriented, used to produce reusable software components, which can be brought together through the graphical language LegoShell. In this document, we define a new version for the language Cm, in order to meet inherent requirements of concurrent and distributed programming, thus establishing our underlying model for distributed applications programming. Adapting an existing object-oriented language to address programmng issues in a distributed backgroqnd while preserving its semantic consistency results a hard task, as a number of important aspects must be kept in mind. The main concern in distributed programming systems is location transparency; we have also investigated solutions regarding concurrency, exceptions and inheritance problems. The extensions to the Cm language here proposed include new syntatic constructions, the definition of the "remote object" concept and a set of standard classes and functions.
Mestrado
Mestre em Ciência da Computação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Craveiro, Gisele da Silva. "Detecção de propriedades estaveis em sistemas distribuidos." [s.n.], 1998. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/276193.

Full text
Abstract:
Orientador: Ricardo de Oliveira Anido
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação
Made available in DSpace on 2018-07-23T17:02:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Craveiro_GiseledaSilva_M.pdf: 4309633 bytes, checksum: 221da7db8cdd6ce3e8ae00b42aaad9cb (MD5) Previous issue date: 1998
Resumo: Elaborar uma solução para um problema distribuído que atenda aos critérios de segurança e progresso está muito longe de ser uma tarefa trivial. Nem mesmo algoritmos publicados escaparam de contestação posterior, mostrando que são incorretos. Com o objetivo de encontrar uma modelagem mais adequada, alguns pesquisadores tomam a direção das derivações. Verificando comportamentos similares e características comuns, pretende-se desenvolver um método que facilite o projeto de algoritmos distribuídos para resolver problemas que apresentem algumas similaridades. Uma característica muito importante comum a certos problemas é a propriedade da estabilidade, isto é, se o problema ocorre, ele persistirá até que seja detectado e tratado. Assim acontece com deadlocks e quando uma computação distribuída alcança o término de sua atividade. Esta dissertação concentra-se nos seguintes pontos. Do estudo das áreas de deadlock e terminação distribuídos resulta a apresentação da modelagem de cada problema, uma visão em largura das abordagens propostas para a detecção do deadlock distribuído e para a detecção da terminação distribuída e a discussão mais detalhada de alguns algoritmos propostos para esses dois problemas. Às contribuições citadas soma-se a proposição de um método que derive soluções para o problema da terminação distribuída a partir de algoritmos para a detecção do deadlock, preservando as propriedades de segurança e progresso da solução base
Abstract: Devising a solution to a distributed problem, satisfying the requirements of progress and safety is clearly not an easy task. Several published algorithms have been shown incorrect, despite having been "proven" correct at time of publication. An interesting approach to devise a new solution to a problem is to use a known solution to a different problem that has similar requirements and characteristics. In this dissertation we present a methodology to derive solutions to the problem of detecting the termination of a distributed computation based on solutions to the deadlock problem. A common characteristic of these problems is that both are persistent: once attained the condition of deadlock or termination, the condition will hold thereafter, until some external action is taken. Besides presenting the derivation methodology, this dissertation presents a broad study of the more interesting solutions to the deadlock and termination problems found in the literature
Mestrado
Mestre em Ciência da Computação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Santos, Neima Prado dos. "Reconfiguração dinâmica em sistemas distribuídos de tempo real baseados em componentes." Instituto de Matemática, 2011. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21398.

Full text
Abstract:
Submitted by Diogo Barreiros (diogo.barreiros@ufba.br) on 2017-02-09T18:58:07Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_reconfiguracao_com_seg.pdf: 1376143 bytes, checksum: 3ee6bade31c4ac64861d412960df6f9a (MD5)
Approved for entry into archive by Vanessa Reis (vanessa.jamile@ufba.br) on 2017-02-10T11:38:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertacao_reconfiguracao_com_seg.pdf: 1376143 bytes, checksum: 3ee6bade31c4ac64861d412960df6f9a (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-10T11:38:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_reconfiguracao_com_seg.pdf: 1376143 bytes, checksum: 3ee6bade31c4ac64861d412960df6f9a (MD5)
Sistemas modernos de controle e supervisão são caracterizados pela utilização de componentes de prateleira (Commercial off-the-shelf - COTS), como componentes de rede, sistemas operacionais e middlewares, visando à otimização de custos e reutilização. Um dos aspectos cruciais em tais sistemas é sua capacidade de se adaptar a mudanças no ambiente computacional ou novos requisitos da aplicação. A plataforma ARCOS - Architecture for Control and Supervision, baseada em componentes de tempo-real, foi desenvolvida no Laboratório de Sistemas Distribuídos (LaSiD), no âmbito do Programa de Pós-Graduaçào em Mecatrônica da Universidade Federal da Bahia, para atender a essas novas demandas de sistemas industriais de controle e supervisão. Nesse trabalho, é apresentado o serviço de reconfiguração dinâmica desenvolvido para sistemas baseados em componentes, que permite modificar a composição de uma aplicação em tempo de execução, procurando minimizar o impacto em partes do sistema não envolvidas na reconfiguração em questão. É descrita a utilização desse serviço na reconfiguração de duas variações de uma aplicação de controle baseada em componentes: uma delas desenvolvida sem o emprego do ARCOS e uma outra em que esse framework é empregado. Adicionalmente, são apresentados experimentos realizados com o objetivo de avaliar o impacto da reconfiguração nas aplicações alvo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Matsuo, Igor Brandão Machado. "Sistema especialista para análise pós-evento da proteção em subestações distribuidoras." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-11072016-160355/.

Full text
Abstract:
É importante que as redes elétricas tenham altos índices de confiabilidade, de forma a se manter a agilidade e a manutenção ideais para um melhor funcionamento. Por outro lado, o crescimento inesperado da carga, falhas em equipamentos e uma parametrização inadequada das funções de proteção tornam a análise de eventos de proteção mais complexas e demoradas. Além disso, a quantidade de informações que pode ser obtida de relés digitais modernos tem crescido constantemente. Para que seja possível uma rápida tomada de decisão e manutenção, esse projeto de pesquisa teve como objetivo a implementação de um sistema completo de diagnóstico que é ativado automaticamente quando um evento de proteção ocorrer. As informações a serem analisadas são obtidas de uma base de dados e de relés de proteção, via protocolo de comunicação IEC 61850 e arquivos de oscilografia. O trabalho aborda o sistema Smart Grid completo incluindo: a aquisição de dados nos relés, detalhando o sistema de comunicação desenvolvido através de um software com um cliente IEC61850 e um servidor OPC e um software com um cliente OPC, que é ativado por eventos configurados para dispará-lo (por exemplo, atuação da proteção); o sistema de pré-tratamento de dados, onde os dados provenientes dos relés e equipamentos de proteção são filtrados, pré-processados e formatados; e o sistema de diagnóstico. Um banco de dados central mantém atualizados os dados de todas essas etapas. O sistema de diagnóstico utiliza algoritmos convencionais e técnicas de inteligência artificial, em particular, um sistema especialista. O sistema especialista foi desenvolvido para lidar com diferentes conjuntos de dados de entrada e com uma possível falta de dados, sempre garantindo a entrega de diagnósticos. Foram realizados testes e simulações para curtos-circuitos (trifásico, dupla-fase, dupla-fase-terra e fase-terra) em alimentadores, transformadores e barras de uma subestação. Esses testes incluíram diferentes estados do sistema de proteção (funcionamento correto e impróprio). O sistema se mostrou totalmente eficaz tanto no caso de disponibilidade completa quanto parcial de informações, sempre fornecendo um diagnóstico do curto-circuito e analisando o funcionamento das funções de proteção da subestação. Dessa forma, possibilita-se uma manutenção muito mais eficiente pelas concessionárias de energia, principalmente no que diz respeito à prevenção de defeitos em equipamentos, rápida resposta a problemas, e necessidade de reparametrização das funções de proteção. O sistema foi instalado com sucesso em uma subestação de distribuição da Companhia Paulista de Força e Luz.
It is important that electrical networks have high levels of reliability in order to maintain the ideal agility and maintenance for better functioning. On the other hand, the often unexpected load growth, failures of protectionrelated equipment and inadequate parameterization of protection functions make the analyses of protection events more complex and time-consuming. Besides, the amount of information that can be retrieved from modern digital relays is constantly increasing. In order to aid a quick decision-making and maintenance practices, this research project aimed to implement a complete diagnosis system that is automatically activated whenever a protection-related event occurs. Information to be analyzed is obtained from a database and from the protection relays, via IEC 61850 communication protocol and oscillography files. The full smart grid system is addressed, including: the data acquisition and communication system developed through a software with an IEC61850 client and an OPC server and another software with an OPC client, which is activated by set triggering events (e.g. protection tripping); the data pre-processing system, in which the data is filtered, preprocessed and formatted; and the diagnostic system. A central database maintains updated all the data. For the diagnostic system, conventional algorithms and artificial intelligence techniques are applied; particularly, an expert system is implemented. The expert system was designed to deal with different sets of input information and uses different techniques to deal with a possible lack of data, always ensuring the delivery of diagnoses. Tests and simulations were performed for short-circuits (three-phase, phase-to-phase, double-phase-to-ground and phase-to-ground) on feeders, transformers and bus bars of a substation. These tests included different states of the protection system (proper functioning and malfunctioning). The diagnostic system proved to be fully effective under both complete and partial availability of information, always providing the fault diagnosis and the analysis of the protection functions. In brief, the system enables a much more efficient maintenance to power distribution utilities, especially when preventing equipment malfunctioning, quick responses towards system problems and the need to re-define some protection functions are required. It was successfully installed in a distribution substation of Companhia Paulista de Força e Luz, a Brazilian power distribution utility.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Covre, Helber Peixoto. "Integração de dados dos sistemas de proteção de subestações distribuidoras." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-12032012-123239/.

Full text
Abstract:
Nas subestações das grandes concessionárias de distribuição de energia elétrica coexistem sistemas de proteção com diferentes tecnologias, formados por relés eletromecânicos, estáticos e digitais, que, em alguns casos, continuarão funcionando por algumas décadas. Essa diversidade de tecnologias implica em sistemas com características de hardware e software diferentes, o que dificulta a implantação de funcionalidades locais e remotas que sejam interoperáveis. Dessa forma, torna-se interessante desenvolver um sistema baseado nas diferentes plataformas de proteção do mercado, com o objetivo de integrar as informações dos relés de proteção de diferentes tecnologias e que se comunicam através de protocolos distintos, criando uma base de dados homogênea. Para isso é necessário realizar uma coleta de dados provenientes dos vários relés de proteção e disponibilizar as informações do sistema de proteção para uma base de dados, através de uma interface de protocolos, onde essas informações possam ser tratadas de maneira uniforme e organizadas de forma estruturada, otimizando a funcionalidade local da instalação e podendo alimentar um sistema central de gestão.
In substations of large electric power distribution companies coexist protection systems with different technologies, comprised of electromechanical, static and digital relays that, in some cases, will continue to work for a few decades. This technology diversity implies in systems with different features of hardware and software, which hampers the implementation of local and remote functionalities that are interoperable. It would be interesting to develop a system based on integrated functional use of different protection platforms on the market, aiming to integrate the information of protective relays from different technologies that communicate with different protocols, creating a homogeneous database. It would be necessary a collection of data from the various protection relays that, through an interface protocols, provide information from the protection system for a database where information can be treated uniformly and organized in a structured manner, optimizing the local functionalities and feeding a central management system.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Alencar, Jucele França de. "Algoritmos para eleição de lider em sistemas distribuidos." [s.n.], 1998. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/276061.

Full text
Abstract:
Orientador: Ricardo de Oliveira Anido
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação
Made available in DSpace on 2018-07-23T12:48:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alencar_JuceleFrancade_M.pdf: 2124677 bytes, checksum: c1e3777a3b380e70fde130d4c0a089d4 (MD5) Previous issue date: 1998
Resumo: A principal característica de sistemas distribuídos é permitir que vários computadores, situados em diferentes localizações, trabalhem em conjunto para a realização de uma tarefa, possibilitando o compartilhamento de recursos e a distribuição dos serviços. No entanto, devido à dificuldade de se obter uma consistência global do sistema, o desenvolvimento de algoritmos distribuídos torna-se uma tarefa bastante complexa. Visando facilitar o controle, algoritmos distribuídos necessitam, muitas vezes, de um processador que exerça uma função diferenciada dos demais numa dada aplicação. Este processador é normalmente chamado de coordenador ou líder, e o problema de eleição de líder consiste em criar um algoritmo distribuído para uma dada rede de processadores tal que, ao terminar a execução deste algoritmo um, e apenas um, dos processadores seja designado líder. Esta dissertação apresenta um survey englobando as principais soluções para o problema de eleição de líder, analisando suas complexidades de mensagens e tempo e buscando uma classificação de modo a agrupar os algoritmos baseando-se no modelo do sistema e no princípio básico usado no desenvolvimento dos mesmos.
Abstract: The main feature of a distributed system is to allow many computers, at different locations, to work together performing a common task, making the sharing of resources and the distribution of services possible. However, due to the difficulty of acquiring a global view of the system, the development of distributed algorithms is very complex. Several distributed applications make use of a distinguished processor to execute some special task. This processor generally is called coordinator or leader; the leader election problem consists of finding a distributed algorithm for a given network such that, at the end of the execution, only one processor has been declared leader. This dissertation presents, a survey of the main algorithms for the leader election problem, analyzing their message and time complexities and attempting to classify the algorithms according to the system model and the basic principle used in their development.
Mestrado
Mestre em Ciência da Computação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Santos, Salvador Antonio dos. "Projeto de sistemas distribuídos." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 1987. http://hdl.handle.net/10183/26974.

Full text
Abstract:
É proposta uma metodologia de desenvolvimento de sistemas, que reúne técnicas de PED - Processamento Eletrônico de Dados, 0&M - Organização & Métodos e PO - Pesquisa Operacional, possibilitando a ação integrada dos especialistas, na elaboração de um projeto de sistemas distribuídos. Os produtos da metodologia são a configura0o do "hardware" e o "software" aplicativo. 0 "hardware" 6 configurado de forma estruturada em três níveis: topologia, configuração básica e configuração final. Cada nível é projetado através de programa0o linear, métodos heurísticos e simula0o. Para viabilizar o use destas técnicas só apresentados procedimentos de obtendo e organização de dados quantitativos. 0 "software" é considerado uma extenso do trabalho das pessoas, sendo projetado através da integração das técnicas estruturadas de desenvolvimento de sistemas, tempos e movimentos, bem como analise de arranjo físico. São discutidos os modelos físico e lógico dos sistemas de informação, sendo proposto um terceiro: modelo homem/máquina. A metodologia possibilita projetar o sistema em módulos, permitindo que o mesmo crença progressivamente com a empresa.
A system development methodology is presented. It encloses techniques from EDP - Electronic Data Processing, 08M - Organization 8 Method, OR - Operations Research and stimulates the experts from these areas to work together, to achieve the results of a distributed system design. The main products are the hardware configuration and the aplication software. The hardware configuration is structured at three levels: topology, basic configuration and final configuration. Each level is designed through linear programming, heuristic and simulation. To suport these techniques, procedures for gathering and organizing quantitative data are presented. The software is treated as an extension of the user tasks. Techniques such as structured system development, time 8 motion study and layout analysis are used in the software design process. The physical and logical models of information systems are presented and a new one is introduced: the man/machine model. This methodology enables the design of a system in modules, which provides evolutionary growth with the business expansion.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Ferrari, Debora Nice. "Um Modelo de replicação em ambientes que suportam mobilidade." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2001. http://hdl.handle.net/10183/3803.

Full text
Abstract:
Os estudos sobre mobilidade intensificaram-se com o uso em grande escala da Internet, pois esta trouxe a possibilidade de explorar mobilidade através de redes heterogêneas, conectadas por diferentes links de comunicação e distantes umas das outras. A replicação de componentes em sistemas distribuídos normalmente é utilizada para torná-los mais confiáveis e seguros ou para aumentar o desempenho da aplicação, uma vez que acessos remotos podem ser evitados através da localidade da réplica. Em qualquer um dos casos, a replicação implica a manutenção na consistência entre as múltiplas cópias, isto é, é preciso garantir que as cópias estejam com seus estados consistentes em um determinado momento. Em sistemas que permitem mobilidade e replicação, a principal preocupação é com a consistência e o gerenciamento das réplicas do objeto móvel. Isto é, dependendo da técnica de replicação utilizada, como gerenciar um objeto e suas réplicas se estes podem mudar sua localização? Como garantir um bom desempenho do sistema? Estas perguntas esta proposta procura responder. Este trabalho apresenta um modelo de replicação em ambientes de objetos distribuídos que permitem mobilidade chamado ReMMoS - Replication Model in Mobility Systems. O objetivo deste modelo é prover um ambiente de execução para suporte ao desenvolvimento de aplicações envolvendo mobilidade explicita e replicação implicita. Assim, o programador não necessita preocupar-se com o gerenciamento e a consistencia das cópias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Macedo, Douglas Dyllon J. de. "Um estudo de estratégias de sistemas distribuidos aplicadas a sistemas de telemedicina." Florianópolis, SC, 2008. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91582.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
Made available in DSpace on 2012-10-24T00:29:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 251018.pdf: 1177775 bytes, checksum: 112801a531c52754ec42b2a52918577d (MD5)
Desde o surgimento da Telemedicina na década de 60, ela vem sendo sugerida e aplicada como uma forma de prover acesso a saúde das pessoas, que estão isoladas dos grandes centros médicos. A sua disseminação e popularização trouxe alguns desafios no que tange à disponibilidade e escalabilidade dos sistemas que as suportam e, conseqüentemente, do conhecimento embutido em seus bancos de dados. Desta forma, este trabalho se propõe a realizar um estudo de estratégias de sistemas distribuídos aplicadas aos sistemas de telemedicina. Foram desenvolvidos três estudos, baseados em cenários de aplicação. São eles: agregados computacionais, bancos de dados distribuídos e sistemas de arquivos distribuídos. No primeiro cenário proposto, foi realizado um estudo para o provimento de alta disponibilidade e alto desempenho, usando agregados computacionais, para o sistema de telemedicina do Laboratório de Telemedicina da Universidade Federal de Santa Catarina. Neste cenário foram avaliados e comparados o sistema atual versus o sistema utilizando agregados computacionais. No segundo cenário foi avaliado o uso de replicação de dados assíncrona entre bancos de dados distribuídos, no sentido de integrar o conhecimento embutido nos bancos de dados médicos. Por fim, no terceiro e último cenário, foi avaliado o uso de sistemas de arquivos distribuídos como dispositivo de armazenamento de imagens médicas, no sentido de promover altos níveis de escalabilidade e desempenho para as informações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Sousa, Regina Celia Ghislotti de. "FERRAMENTAS PARA ANALISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS DISTRIBUIDOS." Universidade de São Paulo, 1995. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-17042018-145327/.

Full text
Abstract:
Neste trabalho são apresentadas diversas ferramentas disponíveis para análise de desempenho de sistemas computacionais. Aspectos como adequabilidade das ferramentas para uma dada proposta de análise, facilidade de utilização, dificuldades envolvidas nas alterações do modelo do sistema, tempo necessário para efetuar a análise, custo da implementação e a precisão dos resultados obtidos, são considerados e discutidos nesta dissertação. As ferramentas e metodologias abordadas nesta dissertação, aplicam-se a sistemas computacionais em geral, embora o interesse deste trabalho é direcionado para a análise de desempenho em sistema computacionais distribuídos. Os conceitos envolvidos com sistemas computacionais distribuídos são apresentados e discutidos com o objetivo de se formar uma base para o desenvolvimento desse trabalho. Quatro modelos distintos são propostos para o estudo do desempenho de um servidor de arquivos, com o objetivo de verificar o comportamento das ferramentas de simulação e modelos analíticos. Análises estatísticas são realizadas, visando qualificar e quantificar a precisão dos dados fornecidos pela solução de cada um dos modelos, para cada uma das técnicas utilizadas. O trabalho discute a possibilidade de se obter dados significativos a respeito do comportamento de um sistema, dependendo do objetivo da análise, utilizando-se técnicas simples. Cálculo de assíntotas e modelos simplificados como M/M/1, são utilizados para estudar a relação entre o grau de complexidade de um modelo e o grau de precisão fornecido pela solução obtida. O trabalho aborda também a implementação de um sistema de simulação através de uma extensão funcional da linguagem C, em ambiente UNIX; discute-se também uma implementação em ambiente DOS.
Several tools available for performance evaluation of computing systems are presented in this work. Aspects related to the suitability of the available tools for a particular analysis together with the easy of usage, the dificulties involved with changes in the system model, the time required for the analysis, the implementation cost and the accuracy of the results obtained, are all considered in this MSc dissertation. The tools and methodologies considered in this dissertation can be used to evaluate general computing systems, however the main interest of this work is driven to performance evaluation of distributed computing systems. The basic concepts related to distributed computing systems are presented and discussed to build-up the background for the development of this work. Four different models ¿lre proposed to study a LAN-based file server, aiming at evaluating the behaviour of simulation and analytic tools. The results obtained from each model evaluation, through each technique are statistically studied; the objective is to assess the accuracy ofthe results. The work also discusses the possibilþ of obtaining significant data about the behaviour of a given system, using simple techniques, depending on the objective of the analysis. Assimptotic bounds and or an IM/I\\¿fl model are considered to assess the complexity of a model (or technique) versus the accuracy obtained in the results. The work also presents the implementation of a simulation system based on a functional extension of the C programming language for a Unix environment. An implementation for a DOS environment is also discussed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Fernandes, João Francisco Mussato. "Mecanismos de controle e comunicação para sistemas especialistas distribuidos." Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 1990. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1453.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma extensão das Arquitetura do Quadro Negro. São discutidas diversas formas para essa arquitetura de acordo com o equipamento disponível e com o grau de distribuição desejado. A seguir, para uma configuração particular dentre as propostas são apresentadas uma série de primitivas com interface para C e OPS 5 que implementm um esqueleto para sistemas baseados na Arquitetura de Quadro Negro distribuída. Esse esqueleto torna transparente ao usuário o controle da arquitetura e da distribuição assim, como a comunicação, tornando fácil a implementação de um sistema. Por fim é apresentado em sistema especialistas de porte razoável implementado com base nos conceitos e funções apresentadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Lema, Salas Felipe Xavier. "Sincronización de eventos en juegos multi-usuario distribuidos." Tesis, Universidad de Chile, 2009. http://repositorio.uchile.cl/handle/2250/103602.

Full text
Abstract:
Este trabajo consiste en el desarrollo de una biblioteca que permita jugar en lína con emuladores para la plataforma Windows. Se analiza y contrasta la emulación de juegos que no poseen una vía para jugarlos en línea con la sincronización y consistencia en sistemas distribuidos. Por un lado, el distribuir la emulación de un hardware requiere una consistencia fuerte, sacrificando tiempo de reacción. Mientras que en los juegos en línea, se desea un tiempo mínimo entre entrada y reacción. Análisis para ambos casos son presentados, los que debieron ser aplicados de forma equilibrada. Para ello se define un enfoque y un aborde de sincronización controlando la entrada a la máquina emulada. Se presenta una solución inicial rápida para ver los problemas específicos a este particular caso. Lo primero fue la conciencia de que el estado de una máquina debe ser mantenido por el tiempo de ejecución del emulador, sino que por el tiempo virtual de la máquina emulada. Ya con esto establecido, vino un ajuste del retardo para mejorar la interactividad con el usuario y un protocolo que se ajustara al comportamiento reacio del emulador al intentar ajustar la velocidad de emulación. Se vio que una pausa por un tiempo fijo sería compensado por la emulación. Después de esto, frente a una buena consistencia entre los nodos se mejoró nuevamente la interactividad permitiendo que la entrada del jugador pudiese tener reintentos de ser inyectada. Esto entrega una solución satisfactorioa para usuarios jugadores. Finalmente se discuten posibles problemas no abarcados, maneras de solucionarlos y detalles de la implementación resultante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Zanón, Pablo Sebastián. "Modelagem e simulação de um sistema de detecção de falhas em válvulas distribuidoras." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123181.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2014.
Made available in DSpace on 2014-08-06T17:54:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 327168.pdf: 5195900 bytes, checksum: ba639baa4e2aee8541cf9b43cc0ca2a6 (MD5) Previous issue date: 2014
As operações de diferentes processos técnicos, muitos deles complexos e com um elevado grau de automatização, precisam ser confiáveis e seguras. O contínuo e progressivo avanço tecnológico permitiu dar ferramentas para desenvolver sistemas de supervisão, que permitam monitorar os processos e gerenciar a manutenção preditiva, com detecção e diagnóstico de falhas. Na área da geração de energia elétrica isto fica mais que evidenciado. Ter disponibilidade de energia em qualidade e quantidade é um assunto vital. A matriz de geração elétrica no Brasil está constituída basicamente por usinas hidrelétricas. Um componente importante que participa nesta ação de geração é a válvula distribuidora. Ela tem a função de agir no sistema de regulação de velocidade da turbina hidráulica. O presente trabalho tem o intuito de aportar uma ferramenta e conhecimento, que possa ajudar a antecipar problemas futuros, mediante um sistema de detecção de falhas nas válvulas distribuidoras. Para isto é realizada uma modelagem da válvula utilizando parâmetros geométricos, e parâmetros descritivos do escoamento, os quais permitem analisar o comportamento interno e calcular as forças atuantes no carretel da válvula. É realizada uma construção dupla e em paralelo da modelagem, com o objetivo de representar e simular um sistema de detecção de falhas baseado no modo de "Parity Equation", onde um dos modelos representa a válvula em boas condições, e o segundo, perante a modificação dos valores dos parâmetros, representa a válvula em uma situação de falha. Mediante a variação de parâmetros geométricos são representados fenômenos de desgastes internos, como o aumento da folga entre camisa e carretel, e o arredondamento de cantos, em especial os envolvidos nas aberturas e fechamentos dos orifícios principais da válvula. Problemas relacionados com anormalidades na força de acionamento do carretel, como a perda da equalização das pressões no ressalto do carretel são representados por variações de fatores dinâmicos. Gerando diferentes modificações dos valores dos parâmetros, são obtidas distintas pressões de pilotagem do carretel, as quais são os valores de saída dos modelos. Com isto é possível realizar comparações e avaliar a influência que tiveram estas modificações no afastamento do comportamento característico ideal, da condição de válvula saudável.

Abstract : The operations of different technical processes, many of them complex and with a high degree of automation, need to be reliable and safe. The continuous and progressive technological advancement allowed providing tools for developing supervisory systems which enable monitoring the processes and manage predictive maintenance, with detection and diagnosis of faults. In the area of electricity generation that is more than evident. Having energy availability in quantity and quality is a vital subject. The array of power generation in Brazil is basically constituted by hydropower plants. A protagonist component that participates in this action of generation is the distributing valve. It has the function of acting in the speed regulation of hydraulic turbine system. The present work aims to contribute with a tool and knowledge that can help to anticipate future problems through a fault detection system in distributing valves. For this, a model of the valve using geometric parameters and descriptive parameters of the flow is developed, which allows to analyze the internal behavior and to calculate the forces acting on the valve spool. A double and parallel modeling of construction is done, with the aim of representing and simulating a fault detection system based on the mode of "Parity Equation", where one of the models is the valve in good condition, and the second, by changing the parameter values, represents the valve in a fault situation. The internal wear phenomena is represented by varying the geometric parameters, as being the increase of radial clearance between spool and sleeve, and rounding the angle of edges, in particular the involved edges that open and close the main valve orifices. Problems related to abnormalities in the operating force of the spool, as the lost equalization of pressures in the lands of the spool are represented by variations of dynamic factors. Generating different modifications of parameter values, different pilot pressures of the spool are obtained, which are the output values of the models. With this is possible to perform comparisons and to evaluate the influences that these changes had on the deviation from the ideal behavior characteristic of the healthy condition of the valve.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Dettoni, Fernando Achylles. "TwinBFT." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106995.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Florianópolis, 2013.
Made available in DSpace on 2013-12-05T22:56:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 320885.pdf: 1817207 bytes, checksum: 221b231c6a7d4919cf11344c7e9ca481 (MD5) Previous issue date: 2013
Visando suprir a necessidade de segurança no funcionamento de sistemas computacionais, diversas abordagens tolerantes a faltas bizantinas foram criadas. Apesar de terem fins práticos, a maior parte destas abordagens ainda apresenta um fraco desempenho ou requisitos que limitam seu uso em boa parte dos cenários reais. Neste trabalho de pesquisa é apresentada uma arquitetura e um algoritmo para replicação de máquina de estados tolerante a faltas bizantinas usando virtualização. A virtualização, apesar de existir há mais de 30 anos, vem se tornando cada vez mais comum recentemente, sendo muito utilizada em aplicações de computação em nuvens. São exploradas as vantagens fornecidas pela virtualização para detectar e tolerar réplicas faltosas, de forma a transformar ou reduzir faltas bizantinas em faltas de omissão. Com esta transformação, a abordagem apresentada é capaz de reduzir o número total de réplicas físicas necessárias de 3f + 1, em abordagens tradicionais, para 2f + 1. Esta abordagem se baseia no conceito de máquinas virtuais gêmeas, ou seja, na execução de um conjunto de máquinas virtuais em cada máquina física, cada uma funcionando de uma certa forma como um detector de falhas de sua gêmea, a partir da validação das mensagens enviadas. Neste contexto, um protótipo foi implementado e alguns experimentos foram realizados para obter medidas do desempenho da abordagem em uma execução prática.

Abstract : Aiming to supply the need for security in information systems, a lotof approaches were proposed. Despite of being practical, most part ofthese approaches still lack in performance or have too strong requirements.We present an architecture and an algorithm for Byzantinefault-tolerant state machine replication using virtualization. Despite ofexisting for more than 30 years, virtualization is becoming more common,mainly because of cloud computing applications. Our algorithmexplores the advantages of virtualization to reliably detect and toleratefaulty replicas, allowing the transformation of Byzantine faults intoomission faults. Our approach reduces the total number of physicalreplicas from 3f +1, in traditional approaches, to 2f +1. Our approachis based on the concept of twin virtual machines, where thereare a set of virtual machines in each physical host, each one acting asfailure detector of its twin, by the validation of the messages sent.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Mendonça, Nabor das Chagas. "Protocolos para controlar dados replicados em sistemas de computação distribuidos." [s.n.], 1993. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/276199.

Full text
Abstract:
Orientador: Ricardo de Oliveira Anido
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação
Made available in DSpace on 2018-07-18T18:41:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mendonca_NabordasChagas_M.pdf: 2697459 bytes, checksum: 2b9123a06d2634a58d614ca2c9c32705 (MD5) Previous issue date: 1993
Resumo: Esta dissertação estuda vários protocolos para a manutenção da consistência entre cópias de dados replicados em sistemas distribuídos. Os protocolos considerados mais significativos são agrupados em duas classes distintas: protocolos baseados em votação e protocolos baseados em estruturas lógicas. Protocolos de uma mesma classe são então descritos e comparados. Como resultado dos estudos realizados, é proposto na dissertação um novo protocolo de controle de réplicas que generaliza - e supera - grande parte dos protocolos baseados em estruturas lógicas. É sugerido ainda um conjunto de fatores que deve ser considerado pelos projetistas de um sistema distribuído quando da escolha do protocolo de controle de réplicas mais adequado.
Abstract: Not informed.
Mestrado
Mestre em Ciência da Computação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Camargo, Murilo Silva de. "Otimização de consultas em sistemas de gerencia de bancos distribuidos." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1988. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101419.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Made available in DSpace on 2013-07-15T20:55:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 83629.pdf: 2878788 bytes, checksum: 8eb9737b09e977e407c26539308d7854 (MD5)
Este trabalho apresenta uma análise comparativa de seis modelos para Otimização de Consultas Distribuídas. Estes modelos foram selecionados por serem relevantes e pelas suas diferentes abordagens do problema. Esta análise comparativa é feita baseada em uma taxonomia proposta, que considera parâmetros tais como: tipo de consulta, tratamento de dados fragmentados, topologia da rede, complexibilidade do modelo, tempo de otimização, função objetivo, componentes do custo etc.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Herrero, Cuco Carlos. "Modelización de la concurrencia en sistemas distribuidos multiagente: autómatas cooperativos." Doctoral thesis, Universitat Politècnica de València, 2016. http://hdl.handle.net/10251/59442.

Full text
Abstract:
[EN] The main objective of Doctoral Thesis "Modelling Concurrency in Distributed Multi-Agent Systems: Cooperating Automata" is the definition and extension of a model conceived to describe multi-agent systems that combines desirable features of the "Petri Nets" and "Automata Theory". Another goal is the definition of an automated analysis mechanism over the model in order to simplify those systems in subsystems to detect critical parts even before the end of the modelling phase. The last objective of the Doctoral Thesis is to develop some software tools in order to help designers with the edition, analysis and provide simulation of the systems modelled. The expressive power of the model of the Cooperating Automata (CA) when describing concurrent systems has been swoen as one of the contributions of the Thesis. The model has been compared with other similar proposals in the literature such as "Parallel Finite Automata", "Team Automata" and "Reference Nets". Some convertion algorithms between AC and these proposal has been presented also. Another contribution of the author is an extension of the original model, the Extended Cooperating Automata (ECA), which aims to improve usability and reduce the state diagram of automatons without sacrificing any of the desirable features of the original model. This extension has been defined adding clarity and readability to the resulting models and a more natural approach to represent common situations without the use of the full model of the Cooperative Automata because, in this case, some properties such as boundedness are undecidable. The ECA model expressive power is completely equivalent to the original model. However, systems modelled with ECA are quite simple compared to the same systems modelled with CA. The same translations between systems shown before are now simplified. And another conversion two-ways algorithm between CA and ECA has been also described. The complexity of new systems, and consequently their respective models, has been increasing constantly. In this sense, simplifying but also detecting problems as bottlenecks is crucial at early stages of the design. Doing so over the implementation or implantation phases may duplicate the budget of the whole construction of a given system. Some relations between ECA model parts has been defined in order to perform this authomatic analysis. i.e. Linking relation between an automaton and a transaction rule, Concurrency relation between two automata, and Competition relation between two transaction rules. These relations are defined with four levels of certainty from the weakest to the strongest. The weakest relations can be obtaied automatically at design time. An algorithm of calculus can be applied to these relations in order to identify different threads, critical parts of the system and even superfluous or unifiable elements. This analysis can be performed regardless of heuristic knowledge about the system. An example of this analysis (applied over a system where the names of rules, controllers, actions and statements have been coded to conceal this heuristic) has been included also. Finally, two software tools are presented, the first is a support system for modeling with ECA, which guides the designer with the description of the different parts that comprise the model. It includes syntax check and also can perform the a priori analysis automatically during the design stage. This tool presents a report of the analysis results. The second tool is an extended simulator capable to simulate both AC systems as ACE. The simulator provide non-determinism choice of rules and/or automata during execution.
[ES] La Tesis Doctoral "Modelización de la concurrencia en sistemas distribuidos multiagente: autómatas cooperativos" tiene como objetivo final la definición y extensión de un modelo para la descripción de sistemas multiagente que aúne características deseables de las "Redes de Petri" y la "Teoría de Autómatas", así como la definición de un mecanismo automatizable de análisis sobre los sistemas descritos con este modelo que permite la simplificación de los mismos en sub-sistemas y la detección de partes críticas antes incluso de finalizar el modelado. También como objetivo se persigue dotar al sistema de un software de ayuda que automatice las partes de diseño, de análisis y de simulación de los sistemas descritos. Como aportaciones de la Tesis Doctoral se muestra la potencia expresiva del modelo de los Autómatas Cooperativos (AC) a la hora de describir sistemas concurrentes, además partiendo del modelo de los AC se realiza una comparativa de los mismos con otros modelos presentes en la literatura, como son los "Autómatas finitos Paralelos", los "Autómatas Team", y las "Redes de referencias", presentando en su caso mecanismos semiautomáticos de conversión entre los Automatas Cooperativos y ellos. En la Tesis Doctoral también se define una extensión del modelo original cuyo objetivo es de mejorar su usabilidad y reducir el diagrama de estados de los autómatas sin renunciar a ninguna de las características deseables del modelo original, pero añadiendo, sin embargo, mayor claridad y legibilidad a los modelos resultantes y una manera más natural de enfocar situaciones habituales sin necesidad del uso del modelo completo de los Autómatas Cooperativos dado que en este caso no hay decibilidad sobre determinadas propiedades como la de acotamiento. Los, así llamados, Autómatas Cooperativos Extendidos (ACE), cuya equivalencia expresiva con el modelo original es completa, permiten simplificar en gran medida y a tal efecto se muestran las simplificaciones resultantes en las conversiones entre sistemas desarrolladas anteriormente, así como un algoritmo de conversión entre el modelo AC original y el extendido. Una vez realizada la extensión se plantea la necesidad de realizar un análisis de los sistemas modelados identificando partes críticas y subprocesos durante las etapas más temprana del diseño y que este análisis fuera, dentro de lo posible, automático. Para realizar dicho análisis se definen formalmente las relaciones existentes entre las distintas componentes del modelo. Más concretamente las relaciones de vinculación entre autómatas y reglas, las de concurrencia de autómatas en reglas y las de competencia de reglas por autómatas. Dichas relaciones se definen con cuatro niveles de certidumbre siendo la más débil la que puede obtenerse automáticamente en tiempo de diseño. Una vez explicadas las relaciones propone un algoritmo de cálculo que permite identificar tanto los subprocesos, las partes críticas del sistema e incluso los elementos supérfluos o unificables, independientemente del conocimiento heurístico que sobre el sistema a modelar se tenga. Un ejemplo de este cálculo presenta sobre un sistema tipo donde los nombres de reglas, autómatas, acciones y estados han sido codificados para ocultar dicha heurística. Finalmente se presentan dos herramientas software, la primera es un sistema de ayuda para el modelado con los Autómatas Cooperativos Extendidos, que guia al diseñador en la descripción de las diferentes partes de las que consta el modelo verifica la sintaxis del mismo y parte de la lógica del mismo y a su vez permite realizar el análisis a priori antes mencionado de forma automática en cualquier momento del diseño, presentando un informe del resultado del mismo. La segunda es un simulador a su vez extendido para simular tanto sistemas AC como ACE y que permite el uso de no determinismo en la elección tanto de reglas como de autómatas.
[CAT] La Tesi Doctoral "Modelització de la concurrència en sistemes distribuïts multiagent: autòmats cooperatius" té com a objectiu final la definició i extensió d'un model per a la descripció de sistemes multiagent que uneix característiques desitjables de les "Xarxes de Petri" i la "Teoria d'Autòmats", així com la definició d'un mecanisme automatitzable d'anàlisi sobre els sistemes descrits amb aquest model que permet la simplificació dels mateixos en sub-sistemes i la detecció de parts crítiques abans fins i tot de finalitzar el modelatge. També com a objectiu es persegueix dotar al sistema de programes d'ajuda que automatitzen les parts de disseny, d'anàlisi i de simulació dels sistemes descrits. Com a aportacions de la Tesi Doctoral es mostra la potència expressiva del model dels Autòmats Cooperatius (AC) a l'hora de descriure sistemes concurrents, a més, partint del model dels AC, es realitza una comparativa dels mateixos amb altres models presents en la literatura, com són els "Autòmats finits Paral·lels", els "Autòmats Team", i les "Xarxes de referències", presentant si escau mecanismes semiautomàtics de conversió entre els Autòmats Cooperatius i ells. En la Tesi Doctoral també es defineix una extensió del model original que el seu objectiu és de millorar la seua usabilitat i reduir el diagrama d'estats dels autòmats sense renunciar a cap de les característiques desitjables del model original, però afegint, no obstant açò, major claredat i llegibilitat als models resultants i una manera més natural d'enfocar situacions habituals sense necessitat de l'ús del model complet dels Autòmats Cooperatius atès que en aquest cas no hi ha decibilidad sobre determinades propietats com la d'acotament. Els, així anomenats, Autòmats Cooperatius Estesos (*ACE), l'equivalència expressiva dels quals amb el model original és completa, permeten simplificar en gran mesura i a aquest efecte es mostren les simplificacions resultants en les conversions entre sistemes desenvolupades anteriorment, així com un algorisme de conversió entre el model AC original i l'estès. Una vegada realitzada l'extensió es planteja la necessitat de realitzar una anàlisi dels sistemes modelats identificant parts crítiques i sub-processos durant les etapes més primerenca del disseny i que aquesta anàlisi fora, en la mesura del possible, automàtic. Per a realitzar aquesta anàlisi es defineixen formalment les relacions existents entre les diferents components del model. Més concretament les relacions de vinculació entre autòmats i regles, les de concurrència d'autòmats en regles i les de competència de regles per autòmats. Aquestes relacions es defineixen amb quatre nivells de certitud sent la més feble la que pot obtenir-se automàticament en temps de disseny. Una vegada explicades les relacions proposa un algorisme de càlcul que permet identificar tant els *sub-processos, les parts crítiques del sistema i fins i tot els elements innecesaris o unificables, independentment del coneixement heurístic que sobre el sistema a modelar es tinga. Un exemple d'aquest càlcul presenta sobre un sistema tipus on els noms de regles, autòmats, accions i estats han sigut codificats per a ocultar aquesta heurística. Finalment es presenten dues eines software, la primera és un sistema d'ajuda per al modelatge amb els Autòmats Cooperatius Estesos, que ajuda al dissenyador en la descripció de les diferents parts de les quals consta el model verifica la sintaxi del mateix i part de la lògica del mateix i al seu torn permet realitzar l'anàlisi a priori abans esmentat de forma automàtica en qualsevol moment del disseny, presentant un informe del resultat del mateix. La segona és un simulador al seu torn estès per a simular tant sistemes AC com ACE i que permet l'ús de no determinisme en l'elecció tant de regles com d'autòmats.
Herrero Cuco, C. (2015). Modelización de la concurrencia en sistemas distribuidos multiagente: autómatas cooperativos [Tesis doctoral no publicada]. Universitat Politècnica de València. https://doi.org/10.4995/Thesis/10251/59442
TESIS
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Martínez, Ordinola Adriana Olenka. "Sistema de gestión para una microempresa. Caso empresa distribuidora de gas chino." Bachelor's thesis, Universidad Católica Santo Toribio de Mogrovejo, 2018. http://tesis.usat.edu.pe/handle/usat/1335.

Full text
Abstract:
Esta investigación tiene como objetivo general elaborar un sistema de gestión para la empresa “Distribuidora de Gas Chino” en la ciudad de Chiclayo, debido a que su operación en el mercado ha sido el resultado de la experiencia del microempresario en el rubro, laborando de una manera empírica, enfocándose en las ventas, mas no en una gestión profesional de su negocio, puesto que sus acciones carecen de eficiencia, orden y control en los diferentes procesos que realiza. Para el desarrollo del objetivo general se basó en el modelo de gestión sistémico para pequeñas empresas familiares por Díaz (2014), la metodología que se utilizó es de enfoque mixto, tipo aplicada, de nivel exploratoria y descriptiva, las técnicas utilizadas fueron la observación, encuesta y entrevistas. La investigación permitió generar un sistema de gestión que contenga una visión integral en cada uno de los subsistemas de la empresa: familia, colaboradores, microempresario, proveedores, clientes, competidores y agentes reguladores. Como resultado se presenta la propuesta, permitirá a la empresa gestionar de manera productiva, dinámica y eficiente, adaptándose ante los constantes cambios del entorno, logrando ser rentable y sostenible en el tiempo.
Tesis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Oliveira, Paulo Cesar de. "Sistemas baseados em agentes moveis : uma abordagem alternativa para o desenvolvimento de sistemas distribuidos." [s.n.], 1997. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/258967.

Full text
Abstract:
Orientador: Eleri Cardozo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação
Made available in DSpace on 2018-07-23T02:00:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Oliveira_PauloCesarde_M.pdf: 7452777 bytes, checksum: aae138ce9addb0005849f8005a759399 (MD5) Previous issue date: 1997
Resumo: Os termos agente e sistema baseado em agentes têm sido amplamente utilizados em diversas áreas da computação, havendo uma grande diversidade no que diz respeito á sua definição. Este trabalho se concentra em agentes de software (chamados apenas de agentes), e os define como programas autônomos que recebem autoridade de seus donos para agir em favor deles na execução de tarefas. Visando completar as tarefas que Ihes foram atribuídas, agentes podem se comunicar com outros programas, com o ambiente que os abriga ou com seres humanos. Sistemas baseados em agentes são sistemas de software compostos por agentes. Agente móvel é um tipo particular de agente que têm a capacidade de se mover numa rede de computadores heterogênea a fim de realizar as tarefas delegadas por seu dono. A abordagem de sistemas baseados em agentes móveis (SBAMs) constitui-se como uma alternativa potencialmente singular para o desenvolvimento de sistemas em rede ¿ ou distribuídos. Entretanto, trata-se de uma abordagem emergente e de recente concentração de esforços de pesquisa e desenvolvimento. Desta forma, há um número muito reduzido de experiências de utilização de SBAMs e infra-estruturas para suporte a SBAMs estão em fase inicial de construção. Esta dissertação visa explorar sistemas baseados em agentes móveis como abordagem de desenvolvimento de sistemas distribuídos. O domínio de qualidade de serviços em sistemas multimídia distribuídos foi escolhido como estudo de caso para avaliar se as potencialidades de tal abordagem se mostram verdadeiras na prática. Assim sendo, um conjunto de infra-estruturas para suporte a SBAMs foi examinado e um SBAM para monitoramento de qualidade de serviço foi desenvolvido. Considerações a respeito da experiência de desenvolvimento e da aplicação do SBAM desenvolvido em casos de teste concluem esta dissertação
Abstract: The terms agent and agent-based system are widely used in many areas of the computer science field, with no consensus definition for them. On the contrary, there is a diversity of understanding about the meaning of these terms. This work focuses on software agents (therein called as agents), and defines them as autonomous programs that act on behalf of their owners. In order to accomplish tasks assigned by their owners, agents may communicate with other programs, with their hosting environment, and with human beings. Agent-based systems are software systems composed byagents. Mobile agent is a particular type of agent which has the ability to move across a heterogeneos computer network aiming to accomplish tasks delegated by its owner. The mobile agent-based systems (MABS) approach constitutes a potentially unique alternative for networked (or distributed) systems development. However, it is an emerging approach, and research and development efforts have been recently focused on it. Thus, there is a reduced number of experiences regarding the deployment of this approach, and frameworks for supporting MABS are in early phases of development. This dissertation aims to explore mobile agent-based systems as an approach for distributed systems development. The domain of quality of service in distributed multimedia systems was chosen as a case study, in order to evaluate if the potential of MABS is accomplished in real contexts. Thus, a set of of frameworks for supporting MABS was examined and a MABS for quality of service monitoring was developed. Considerations regarding this development experience and the employment of the developed MABS in test cases conclude this dissertation
Mestrado
Mestre em Engenharia Elétrica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Piffer, Marcio Marcelo. "Um estudo experimental de coescalonamento em um ambiente de previsão meteorológica." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92346.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Florianópolis, 2209
Made available in DSpace on 2012-10-24T08:01:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 266792.pdf: 1779206 bytes, checksum: c49e79678be6b9df60bd4f393d66a7a0 (MD5)
O que? O tratamento, a eficiência, a comunicação e a distribuição dos processos em ambientes de computação de alto desempenho sempre foi objeto de estudo no intuito de alcançar sempre um maior desempenho. Neste sentido, com o avanço das tecnologias de processamento temos também o incremento no poder computacional dos agregados para nos auxiliar e com poder de processamento cada vez maior. Os processadores multicores, nodos multiprocessados e multicores e nodos multiprocessados estão em crescimento há algum tempo e diversos sistemas de mensuração de desempenho dos processadores foram desenvolvidos entre ele o NAS Parallel Benchmark.. Como? O desempenho dos computadores de alto desempenho é testado por benchmarks baseados na sua alta performance propriamente dita e no fluxo de trabalho, mais focado obviamente as áreas relacionadas diretamente a ciência, e em organizações de cunho público e privado. Exemplos de áreas de aplicações envolvendo grandes volumes de dados em domínios de conhecimento complexos incluem sensoriamento remoto, geoprocessamento, previsões climáticas, exploração planetária, visão computacional, área de prototipagem e robótica. Informações redundantes ou procedimentos triviais de análise podem demandar recursos computacionais muito acima das capacidades atualmente existentes. Por quê? Desse modo, técnicas de distribuição, eficiência na passagem de mensagens e intercomunicação de processos devem ser utilizadas para permitir que grandes volumes de dados sejam processados, analisados, disponibilizados e visualizados, muitas vezes em tempo real. Baseados em experimentos e com o auxílio do NAS Parallel Benchmark juntamente com a biblioteca MPI, avaliaremos o impactos das características descritas anteriormente em ambientes de alto desempenho que utilizam nodos multicores, nodos multiprocessados e nodos multiprocessados e multicores. Nosso trabalho descreverá as principais técnicas utilizadas para a distribuição de processos, eficiência na passagem de mensagens e a intercomunicação entre os nodos e uma nova abordagem sobre o assunto será utilizada para demonstrar a eficácia dos métodos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Silva, Marcelo Ribeiro Xavier da. "Tolerância a faltas bizantinas através de hibridização do sistema distribuído." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123031.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Florianópolis, 2013.
Made available in DSpace on 2014-08-06T17:42:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 322028.pdf: 1354690 bytes, checksum: c2a2cb36693b941c7a191340c76e307e (MD5) Previous issue date: 2013
A ocorrência de faltas e falhas nos sistemas computacionais pode levar a catástrofes e prejuízos humanos, estruturais e financeiros. Recentemente, as faltas em sistemas computacionais têm aparecido mais frequentemente sob a forma de intrusões, que são o resultado de um ataque que obtém sucesso ao explorar uma ou mais vulnerabilidades. Uma questão recorrente é a discussão de quanto podemos confiar no funcionamento destes sistemas, demonstrando a necessidade de uma melhor aplicação de conceitos como dependabilidade, onde é esperado que o sistema funcione conforme suas especificações, ainda que alguns componentes apresentem problemas. Replicação de Máquina de Estados é uma técnica comumente utilizada na implementação de serviços distribuídos que toleram faltas e intrusões. Originalmente as abordagens baseadas nesta técnica necessitavam 3f + 1 servidores para tolerar f faltas. Recentemente, através do uso de modelos híbridos, que possuem componentes confiáveis, algumas abordagens conseguiram reduzir este número para 2f + 1. Para construir estes componentes confiáveis é necessário fazer algumas modificações complexas nos servidores, tanto do ponto de vista de software quanto de hardware. A arquitetura de sistema proposta neste trabalho é baseada em um modelo, chamado de modelo híbrido, em que as suposições de sincronismo, presença e severidade de faltas e falhas variam de componente para componente. O modelo aqui proposto utiliza uma abstração de compartilhamento de dados - os Registradores Compartilhados Distribuídos - e explora o uso de tecnologias de virtualização para simplificar a criação da componente inviolável de tolerância a faltas. Com esta arquitetura é possível diminuir a quantidade de recursos computacionais necessários de 3f + 1 para 2f + 1, além de alcançar uma latência (em números de passos para comunicação) comparável apenas com algoritmos especulativos.

Abstract : The occurrence of faults and failures in computer systems can lead to disastersand damages in human, structural and financial meanings. Recently,faults in computer systems have appeared most often in the form of intrusions,which are the result of an attack that succeeds by exploiting one ormore vulnerabilities. A recurrent issue is the discussion of how much we cantrust in the execution of these systems, demonstrating the need for better implementationof concepts such as dependability, where it is expected that thesystem works according to their specifications, although some componentshave problems. State Machine Replication is a technique commonly usedin the implementation of distributed services that tolerate faults and intrusions.Originally approaches based on this technique needed 3 f +1 servers totolerate f faults. Recently, through the use of hybrid models that have reliablecomponents, some approaches have succeeded in reducing this numberto 2 f +1. To build these reliable components is necessary to make somecomplex modifications in the servers, in meanings of software and hardware.The system architecture proposed in this work is based on a hybrid model, inwhich the assumptions of timing, presence and severity of faults and failuresvary from component to component. The proposed model uses an abstractionof data sharing - Distributed Shared Registers - and explores the use of virtualizationtechnologies to simplify the creation of the fault tolerant tamperproofcomponent. With this architecture it is possible to reduce the amount of computationalresources needed from 3 f +1 to 2 f+ 1, and achieve a latency(in terms of number of communication steps) comparable only to speculativealgorithms.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Simarro, Fernández Raúl. "Núcleo de control y diseño de controladores modulares en entornos distribuidos." Doctoral thesis, Universitat Politècnica de València, 2011. http://hdl.handle.net/10251/11405.

Full text
Abstract:
Los sistemas empotrados tienen un amplio rango de aplicabilidad en muchos sectores y su importancia crece continuamente. Uno de los campos de aplicación incluye la realización de tareas de control. La heterogeneidad de los sistemas actuales, formados por múltiples componentes de diferentes características conectados en red, sugiere el desarrollo de sistemas de control distribuido en los que las distintas funciones del control se implementen a diferentes niveles. La consideración de sistemas distribuidos con presencia de redes de comunicación, unido a potencia de cálculo limitada, implica la necesidad de considerar la realización del control en condiciones no convencionales, tales como un control local que garantice la seguridad, controles alternativos en función de la disponibilidad de recursos, activación de distintos modos de funcionamiento que garanticen una degradación admisible de prestaciones ante la presencia de retardos, pérdidas de medidas o tiempo excesivo de cálculo. El núcleo de control, asimilable al núcleo de un sistema operativo, se define como el código mínimo que debe ejecutarse en una aplicación de control para que el funcionamiento sea seguro, aunque pueda presentar una fuerte degradación de prestaciones o incluso evolucionar hacia un estado seguro de desconexión. El núcleo de control permite la modularidad y adaptación del sistema, así como la capacidad de desarrollo rápido de aplicaciones de control mediante servicios de soporte (middleware), necesarios para ofrecer a los algoritmos de control soporte para sistemas distribuidos, computación ubicua, movilidad de código y restricciones de tiempo real. El objetivo de la tesis es la creación de una estrategia de control distribuida, con elementos empotrados, utilizando el núcleo de control, en el que se utilicen controladores digitales de altas prestaciones en sistemas con capacidad de cómputo limitada. Además, el sistema de control debe hacer frente a los problemas mencionados anteriormente de pér
Simarro Fernández, R. (2011). Núcleo de control y diseño de controladores modulares en entornos distribuidos [Tesis doctoral no publicada]. Universitat Politècnica de València. https://doi.org/10.4995/Thesis/10251/11405
Palancia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Bobadilla, Moya Guillermo. "Diseño de un sistema de control de gestión para una empresa comercial distribuidora." Tesis, Universidad de Chile, 2015. http://repositorio.uchile.cl/handle/2250/137566.

Full text
Abstract:
Tesis para optar al grado de Magíster en Control de Gestión
Autor no autoriza el acceso a texto completo de su documento
Prodalam es una empresa comercial distribuidora de insumos, para los rubros de la construcción, agrícola, acuícola, forestal y minería entre otros, siendo la construcción, su principal cliente con casi la mitad de las ventas de la organización. Además es socia de otras importantes empresas como Inchalam, Acma y Prodinsa, todas ellas empresas productoras de alambres, clavos y mallas. La organización lleva más de cuarenta años en la Industria de la distribución en Chile y la mitad de la empresa es de capitales belgas y la otra mitad de nacionales. Su mercado es el territorio nacional y para ello cuenta con más de treinta sucursales desde Iquique a Punta Arenas y un capital humano de alrededor de 500 personas. En estos cuarenta años, la empresa ha tenido un gran crecimiento en cuanto a infraestructura y ventas, comenzando con una sucursal en Santiago y otra en Osorno, para llegar a contar al día de hoy con una gran red de sucursales a lo largo del país. Sin embargo, este crecimiento no se ha visto respaldado con una clara estrategia conocida por todos, ni con un adecuado sistema de gestión que permita a la organización pensar en un desarrollo sostenible en el tiempo. El presente trabajo tiene por objetivo proponer un sistema de control de gestión que permita a la organización transmitir a sus empleados, la visión de la empresa, la cual no se encuentra explícita ni formalmente escrita. Lo que se busca además es proponer a gerencia un sistema que base sus objetivos no sólo en la medición de indicadores financieros sino que también en otros aspectos, igual de importantes, como lo son los de procesos, de cliente y de recursos. Y poder dar a entender que es en aspectos no-financieros, más factible realizar gestión ya que, sólo considerando aspectos financieros, hace de la organización un ente más bien reactivo, que es lo que ocurre en la actualidad, y no proactivo que es lo que se busca. El trabajo comienza con una descripción de la organización, pasando posteriormente a formular la estrategia, y para ello se realizará un análisis interno y externo de la Industria para poder llegar a realizar una propuesta de valor que permita a la organización obtener una ventaja competitiva. A partir de esto, se desarrollará la estrategia, proponiendo un modelo de negocio y un mapa estratégico a través de lo cual, se plantearán distintos tableros de gestión y control que apuntan a ciertas áreas de la organización que tienen relación directa con algunos de los atributos de la propuesta de valor, para hacer operativa la estrategia. Y finalmente se planteará un esquema de incentivos que permita alinear a los empleados con la consecución de los objetivos. El Marco referencial de este proyecto de grado se basa en el modelo de Kaplan y Norton y los ejes utilizados son los que se exponen en la metodología del presente trabajo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Rojas, Muñoz Junnior Saúl. "Análisis y diseño de sistema prospección de clientes personalizado para empresas distribuidoras de producto software." Bachelor's thesis, Universidad Nacional Mayor de San Marcos, 2013. https://hdl.handle.net/20.500.12672/9596.

Full text
Abstract:
Publicación a texto completo no autorizada por el autor
Elabora prototipos de sistemas para la prospección de clientes personalizado para empresas distribuidoras de producto software. Una justificación para elaborar este proyecto, es que empresas que adoptaron como estrategia comercial las ventas personales y además automatizaron su fuerza de ventas, hasta hoy continúan como líderes en su segmento industrial, me refiero a IBM y Dell. Otra justificación es la diferencia de costos entre un desarrollo propio e implementar un SalesForce.com/SugarCRM que cuestan casi el doble y se licencian por usuarios. La metodología con la que desarrollaremos el proyecto es RUP, ya que es una metodología disciplinada, involucra análisis de riesgo, cubre todo el ciclo de vida del producto, soporta un enfoque de desarrollo iterativo incremental, proporciona iteraciones tempranas que se enfocan en validar y producir una arquitectura de software, un ciclo de desarrollo inicial que toma la forma de un prototipo ejecutable que evolucionará hasta convertirse en el sistema final y además tiene implícito en sus proceso de desarrollo la evaluación continua de la calidad con respecto a los requerimientos de calidad deseados. Como resultado del trabajo realizado, hemos desarrollado prototipos en 79% de los requerimientos funcionales (sólo quedaron pendientes algunos reportes). Y concluimos que se aprendió al desarrollar el proyecto son porcentaje de avance de objetivos, utilización solamente de los diagramas más importantes para este proyecto, estimación en lo que se ahorraría y ganaría al implantar el sistema y la ventaja de la separación por capas de la aplicación.
Trabajo de suficiencia profesional
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Gutiérrez, García José Javier. "Planificación, análisis y optimización de sistemas distribuidos de tiempo real estricto." Doctoral thesis, Universidad de Cantabria, 1995. http://hdl.handle.net/10803/10638.

Full text
Abstract:
La Tesis presenta el desarrollo de una metodología de análisis y diseño de sistemas distribuidos de tiempo real estricto, y su aplicación a una implementación práctica en lenguaje Ada.Se han optimizado los métodos existentes para la planificación y análisis de sistemas distribuidos de tiempo real mediante un algoritmo heurístico para la asignación de prioridades, y la aplicación del algoritmo de servidor esporádico a la planificación de redes de comunicación de tiempo real. También se ha ampliado el campo de aplicación del análisis a sistemas más complejos en los que existe sincronización por intercambio de eventos o paso de mensajes.Se ha demostrado que la metodología propuesta se puede implementar en sistemas de tiempo real prácticos, a través de su aplicación a sistemas distribuidos programados en lenguaje Ada.
The Thesis presents a methodology to analyze and design distributed real-time systems, and its application to a practical implementation.Existing methods for scheduling and analyzing distributed real-time systems have been optimized through a new heuristic algorithm for assigning priorities, and with the application of the sporadic server algorithm for scheduling real-time communication networks. The area of application of the analysis has been extended to more complex systems, like those with synchronization through event exchange or message passing.It has been demonstrated that the proposed methodology can be implemented in practical real-time systems, through the application to a distributed system programmed in the Ada language.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Nogueira, Jose Marcos Silva. "Aspectos de comunicação em sistemas distribuidos para aplicações de automação industrial." [s.n.], 1985. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/261296.

Full text
Abstract:
Orientadores: Manuel de Jesus Mendes, Marcio Luiz de Andrade Netto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Campinas
Made available in DSpace on 2018-07-19T03:58:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nogueira_JoseMarcosSilva_D.pdf: 6793909 bytes, checksum: f31b6763c0d37c97f13f62ec909a2e7a (MD5) Previous issue date: 1985
Resumo: A área de automação industrial vem experimentando um notável progresso nos últimos anos. Entre os fatores que para isso concorrera está o desenvolvimento da tecnologia da computação. Verifica-se nos dias de hoje uma tendência de integração dos vários subsistemas e atividades que constituem um sistema complexo de automação industrial, teste sentido, adquire singular importância a inter ligação e comunicação entre elementos de computação. Este trabalho de tese se insere neste contexto, tratando dos aspectos de comunicação em sistemas distribuídos para aplicações em automação industrial, as quais se dividem em dois ramos principais, o controle de processos e a automação da inanufatura. Inicialmente são apresentados os conceitos envolvidos em sistemas distribuídos e em redes locais de comunicação. Em seguida procura-se identificar e caracterizar os componentes dos sistemas distribuídos para aplicações em controle de processos industriais e para aplicações na automação integrada da manufatura. A problemática da integração das atividades da automação industrial e, por conseqüência, de seus subsistemas, é muito vasta. De interesse no caso são os problemas relacionados com a comunicação entre os componentes que viabilizam esta integração. Mesmo certas atividades particulares, como, por exemplo, o controle distribuído de processos e a manufatura através de sistemas flexíveis, demandam um tratamento sob o enfoque de sistemas distribuídos. No nível mais baixo da comunicação, onde se inserem as redes locais, existem problemas de topologia e de controle de acesso ao meio, bem como de protocolos de comunicação e sua padronização. Num nível intermediário, de suporte à comunicação das aplicações, existe o problema de se prover mecanismos para comunicação e sincronização entre processos computacionais. No nível superior, diretamente relacionado com as aplicações, quase tudo está por ser feito. Ajunta-se a isto o fato que as demandas de comunicação das aplicações têm perfis heterogêneos em termos de quantidade de dados e requisitos de tempo. Alguns desses problemas são tratados neste trabalho através de um exemplo ilustrativo de aplicações de controle distribuído de processos. São levantadas as características e necessidades de comunicação em termos de demanda de tráfego e tipo de informação transmitida. As aplicações são caracterizadas do ponto de vista dos programas constituintes e um modelo de programas paralelos é elaborado. Especifica-se, até o nível de implementação, um subsistema para dar suporte e prover mecanismos de comunicação e sincronização entre processos comunicantes. Este subsistema corresponde a uma camada de serviços de nível intermediário na arquitetura de sistemas distribuídos. Finalmente é apresentado um ferramenta para auxílio na análise de desempenho de sistemas distribuídos, usando técnicas de simulação e de teoria de filas. Os aspectos de desempenho são importantes no desenvolvimento de sistemas distribuídos em geral, e, em particular, no desenvolvimento de camadas individuais de serviço
Abstract: Not informed.
Doutorado
Doutor em Engenharia Elétrica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Jiménez, González Daniel. "ALGORITMOS DE CLUSTERING PARALELOS EN SISTEMAS DE RECUPERACIÓN DE INFORMACIÓN DISTRIBUIDOS." Doctoral thesis, Universitat Politècnica de València, 2011. http://hdl.handle.net/10251/11234.

Full text
Abstract:
La información es útil si cuando se necesita está disponible y se puede hacer uso de ella. La disponibilidad suele darse fácilmente cuando la información está bien estructurada y ordenada, y además, no es muy extensa. Pero esta situación no es la más común, cada vez se tiende más a que la cantidad de información ofrecida crezca de forma desmesurada, que esté desestructurada y que no presente un orden claro. La estructuración u ordenación manual es inviable debido a las dimensiones de la información a manejar. Por todo ello se hace clara la utilidad, e incluso la necesidad, de buenos sistemas de recuperación de información (SRI). Además, otra característica también importante es que la información tiende a presentarse de forma natural de manera distribuida, lo cual implica la necesidad de SRI que puedan trabajar en entornos distribuidos y con técnicas de paralelización. Esta tesis aborda todos estos aspectos desarrollando y mejorando métodos que permitan obtener SRI con mejores prestaciones, tanto en calidad de recuperación como en eficiencia computacional, los cuales además permiten trabajar desde el enfoque de sistemas ya distribuidos. El principal objetivo de los SRI será proporcionar documentos relevantes y omitir los considerados irrelevantes respecto a una consulta dada. Algunos de los problemas más destacables de los SRI son: la polisemia y la sinonimia; las palabras relacionadas (palabras que juntas tienen un signi cado y separadas otro); la enormidad de la información a manejar; la heterogeneidad de los documentos; etc. De todos ellos esta tesis se centra en la polisemia y la sinonimia, las palabras relacionadas (indirectamente mediante la lematización semántica) y en la enormidad de la información a manejar. El desarrollo de un SRI comprende básicamente cuatro fases distintas: el preprocesamiento, la modelización, la evaluación y la utilización. El preprocesamiento que conlleva las acciones necesarias para transformar los documentos de la colección en una estructura de datos con la información relevante de los documentos ha sido una parte importante del estudio de esta tesis. En esta fase nos hemos centrado en la reducción de los datos y estructuras a manejar, maximizando la información contenida. La modelización, ha sido la fase más analizada y trabajada en esta tesis, es la que se encarga de defi nir la estructura y comportamiento del SRI.
Jiménez González, D. (2011). ALGORITMOS DE CLUSTERING PARALELOS EN SISTEMAS DE RECUPERACIÓN DE INFORMACIÓN DISTRIBUIDOS [Tesis doctoral no publicada]. Universitat Politècnica de València. https://doi.org/10.4995/Thesis/10251/11234
Palancia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Elsing, Rejane. "Uma abordagem distribuída para um sistema de arquivos no ambiente Clux." Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103052.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Made available in DSpace on 2013-07-16T02:47:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 220918.pdf: 758815 bytes, checksum: a46b527b3cf07303f28ee1b7277222b4 (MD5)
Neste trabalho é realizado o projeto e a implementação da distribuição do sistema de arquivos no ambiente do cluster Clux, usando um servidor de arquivos, que inicialmente era centralizado e implementado com processos regulares do Linux. O servidor de arquivos foi re-implementado com threads, tornando-se um servidor de arquivos multithreaded. Visando distribuir e aumentar a disponibilidade do serviço de arquivos, o serviço foi disponibilizado em dois nós de trabalho do cluster, onde cada nó é responsável por gerenciar parte do espaço de nomes compartilhado do cluster. Consequentemente, houve a necessidade de projetar e implementar um servidor de diretório multithreaded, com o objetivo de identificar qual servidor de arquivos, no ambiente do cluster, está disponibilizando o arquivo que o processo cliente deseja manipular. O servidor de diretório identifica a localização física dos arquivos no cluster, permitindo que um cliente manipule arquivos sem saber sua localização física.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Marques, Carlos. "Um sistema de bibliotecas utilizando agentes móveis." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82786.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
Made available in DSpace on 2012-10-19T18:19:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 194621.pdf: 453677 bytes, checksum: dbe3866e7ca7ae5997e548680f1ec54d (MD5)
Este trabalho objetiva uma melhor compreensão de ambientes móveis no contexto de aplicações distribuídas. Para ser mais específico, propõe-se uma arquitetura de aplicações distribuídas nas quais a mobilidade foi usada para proporcionar procedimentos de otimização entre o ambiente de aplicação e suas interações. Este trabalho está interessado em dois tipos de procedimentos de otimização. Primeiro, colocando-se os dados próximos à interação do usuário proporciona aplicações mais eficientes por que a comunicação computadorizada se torna melhor assim que a distância física entre as entidades diminui. Segundo, a utilização de armazenamento e recursos de processamento distribuídos ao longo da rede de computadores sofre um processo de balanço de carga automático. Ambientes móveis permanecem mais freqüentemente nos computadores mais usados. Com o passar do tempo eles poderiam ser identificados e muito melhor adaptados às necessidades reais. A fim de se ter uma avaliação prática dessas idéias, foi desenvolvido um protótipo de uma aplicação distribuída que fornece um serviço de armazenamento e empréstimo de livros numa biblioteca em rede. Os resultados demonstram que o sistema foi possível e também rentável em relação aos métodos convencionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Oliveira, Jorge Ricardo Souza de. "Suporte a grupo sobre a plataforma CORBA :: um estudo comparativo entre as abordagens /." Florianópolis, SC, 1999. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80954.

Full text
Abstract:
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
Made available in DSpace on 2012-10-18T21:17:27Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-09T03:30:00Z : No. of bitstreams: 1 143247.pdf: 3712344 bytes, checksum: 957d0db44d47e7fa997eed60e57d0e2a (MD5)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Sá, Thiago Teixeira. "Uma estratégia de gerenciamento de infraestrutura de datacenters baseada em técnicas de monitoramento distribuído e controle centralizado." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2013. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7074.

Full text
Abstract:
SÁ, T. T. Uma estratégia de gerenciamento de infraestrutura de datacenters baseada em técnicas de monitoramento distribuído e controle centralizado. 2013. 72 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Teleinformática) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Submitted by Marlene Sousa (mmarlene@ufc.br) on 2014-01-03T16:45:30Z No. of bitstreams: 1 2013_dis_ttsá.pdf: 4895455 bytes, checksum: 4f37291487b600f9724d1b9bd62cb543 (MD5)
Approved for entry into archive by Marlene Sousa(mmarlene@ufc.br) on 2014-01-07T18:23:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_dis_ttsá.pdf: 4895455 bytes, checksum: 4f37291487b600f9724d1b9bd62cb543 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-01-07T18:23:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_dis_ttsá.pdf: 4895455 bytes, checksum: 4f37291487b600f9724d1b9bd62cb543 (MD5) Previous issue date: 2013-08-29
Cloud Computing emerges as a paradigm of computing resources utilization where hardware infrastructure, software and development platforms for new applications are provided as services available worldwide. Such services are o ered using large scale datacenters where virtualization technologies are frequently used so that a multitenancy-enabled architecture can b e deployed. In this context, the e cient management of the datacenter infrastructure can lead to signi cant reduction of its op erational costs. This work presents a management strategy for virtualized datacenters infrastructures that applies b oth distributed monitoring techniques and centralized control actions. Such strategy aims to attenuate overloading problems observed in traditional management mo dels based on a controller that is responsible for monitoring and controlling the infrastructure. Thus, it intends to increase the datacenter's scalability and improve its p owere ciency without compromising the Quality of Service o ered to the end user. The strategy's p erformance evaluation is made through multiple simulation experiments which use tools aimed speci cally at mo deling cloud infrastructures with support to power consumption representation
A Computação em Nuvem desponta como um paradigma de utilização de recursos computacionais segundo o qual infraestrutura de hardware, software e plataformas para o desenvolvimento de novas aplicações são oferecidas como serviços disponíveis em escala global. Tais serviços são disponibilizados por meio de datacenters de larga escala onde é recorrente o emprego de tecnologias de virtualização para o uso compartilhado de recursos. Neste contexto, a gerência eficiente da infraestrutura do datacenter pode levar a reduções significativas de seus custos de operação. Este trabalho apresenta uma estratégia de gerenciamento de infraestrutura de datacenters virtualizados que aplica técnicas de monitoramento distribuído combinadas a ações centralizadas de controle. Tal estratégia busca diminuir os efeitos de sobrecarga observados em modelos tradicionais de gerência baseados em um nó controlador que acumula responsabilidades de controle e monitoramento. Por conseguinte, busca-se elevar o poder de escalabilidade da infraestrutura e melhorar sua eficiência energética sem comprometer a Qualidade de Serviço (QoS) oferecida ao usuário final. A análise de desempenho da estratégia proposta é realizada através de múltiplos experimentos de simulação realizados com ferramentas voltadas especificamente para a modelagem de nuvens computacionais e com suporte à representação do consumo energético da infraestrutura simulada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Oriani, André 1984. "Uma solução de alta disponibilidade para o sistema de arquivos distribuidos do Hadoop." [s.n.], 2013. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275641.

Full text
Abstract:
Orientador: Islene Calciolari Garcia
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação
Made available in DSpace on 2018-08-22T22:11:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Oriani_Andre_M.pdf: 3560692 bytes, checksum: 90ac96e4274dea19b7bcaec78aa959f8 (MD5) Previous issue date: 2013
Resumo: Projetistas de sistema geralmente optam por sistemas de arquivos baseados em cluster como solução de armazenamento para ambientes de computação de alto desempenho. A razão para isso é que eles provêm dados com confiabilidade, consistência e alta vazão. Porém a maioria desses sistemas de arquivos emprega uma arquitetura centralizada, o que compromete sua disponibilidade. Este trabalho foca especificamente em um exemplar de tais sistemas, o Hadoop Distributed File System (HDFS). O trabalho propõe um hot standby para o nó mestre do HDFS a fim de conferir-lhe alta disponibilidade. O hot standby é implementado por meio da (i) extensão da replicação de estado do mestre realizada por seu checkpoint helper, o Backup Node; e por meio da (ii) introdução de um mecanismo automático de failover. O passo (i) aproveitou-se da técnica de duplicação de mensagens desenvolvida por outra técnica de alta disponibilidade para o HDFS chamada Avatar Nodes. O passo (ii) empregou ZooKeeper, um serviço distribuído de coordenação. Essa estratégia resultou em mudanças de código pequenas, cerca de 0,18% do código original, o que faz a solução ser de fácil estudo e manutenção. Experimentos mostraram que o custo adicional imposto pela replicação não aumentou em mais de 11% o consumo médio de recursos pelos nós do sistema nem diminuiu a vazão de dados comparando-se com a versão original do HDFS. A transição completa para o hot standby pode tomar até 60 segundos quando sob cargas de trabalho dominadas por operações de E/S, mas menos de 0,4 segundos em cenários com predomínio de requisições de metadados. Estes resultados evidenciam que a solução desenvolvida nesse trabalho alcançou seus objetivos de produzir uma solução de alta disponibilidade para o HDFS com baixo custo e capaz de reagir a falhas em um breve espaço de tempo
Abstract: System designers generally adopt cluster-based file systems as the storage solution for high-performance computing environments. That happens because they provide data with reliability, consistency and high throughput. But most of those fie systems employ a centralized architecture which compromises their availability. This work focuses on a specimen of such systems, the Hadoop Distributed File System (HDFS). A hot standby for the master node of HDFS is proposed in order to bring high availability to the system. The hot standby was achieved by (i) extending the master's state replication performed by its checkpointer helper, the Backup Node; and by (ii) introducing an automatic failover mechanism. Step (i) took advantage of the message duplication technique developed by other high availability solution for HDFS named AvatarNodes. Step (ii) employed ZooKeeper, a distributed coordination service. That approach resulted on small code changes, around 0.18% of the original code, which makes the solution easy to understand and to maintain. Experiments showed that the overhead implied by replication did not increase the average resource consumption of system nodes by more than 11% nor did it diminish the data throughput compared to the original version of HDFS. The complete transition for the hot standby can take up to 60 seconds on workloads dominated by I/O operations, but less than 0.4 seconds when there is predominance of metadata requisitions. Those results show that the solution developed on this work achieved the goals of producing a high availability solution for the HDFS with low overhead and short reaction time to failures
Mestrado
Ciência da Computação
Mestre em Ciência da Computação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Souza, Marco Antonio Silveira de. "Biblioteca de aplicação genérica de algoritimos genéticos paralelos distribuidos." Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85675.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Univesidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
Made available in DSpace on 2012-10-20T21:29:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 199823.pdf: 476183 bytes, checksum: 77435484658bb78956b75067dd586087 (MD5)
Neste trabalho apresentaremos o desenvolvimento de uma biblioteca de funções de Algoritmos Genéticos (AG) utilizando o paradigma da passagem de mensagens. Isto torna viável a sua utilização em sistemas distribuídos, mais especificamente em cluster de computadores. Algoritmos Genéticos são reconhecidos por sua eficiência na área de otimização e tem aplicações nas mais diversas áreas do conhecimento. O protótipo apresentado define uma interface de acesso ao usuário onde ele pode implementar suas aplicações e depois executá-las sobre um ambiente paralelo de forma fácil e transparente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Alchieri, Eduardo Adilio Pelinson. "Protocolos tolerantes a faltas bizantinas para sistemas distribuídos dinâmicos." Florianópolis , SC, 2011. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95380.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Florianópolis, 2011
Made available in DSpace on 2012-10-26T00:52:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 298856.pdf: 1013265 bytes, checksum: 81a7000ec35a5569e62ac8ba787cb8cc (MD5)
As novas tecnologias de comunicação e a maior disponibilidade de recursos em redes de comunicação vêm provocando profundas mudanças na forma de se projetar aplicações distribuídas. Estas mudanças possibilitaram o surgimento dos sistemas distribuídos dinâmicos, que se caracterizam por serem sistemas onde os componentes podem entrar e sair do mesmo em qualquer momento. Sendo assim, os protocolos desenvolvidos para estes sistemas devem detectar e tratar mudanças que ocorrem na composição da aplicação distribuída, permitindo sua reconfiguração em tempo de execução. Desta forma, os participantes destas aplicações são caracterizados principalmente pela heterogeneidade e não confiabilidade. No desenvolvimento de aplicações distribuídas seguras e confiáveis, vários problemas são identificados como peças fundamentais por formarem a base para a maioria das soluções empregadas nestas aplicações. Neste sentido, surge a necessidade do desenvolvimento de protocolos que resolvem estes problemas em sistemas distribuídos dinâmicos. Como os participantes destas computações não são confiáveis, torna-se essencial que estes protocolos suportem os atributos de segurança de funcionamento. Esta tese apresenta estudos e protocolos para a solução dos principais destes problemas fundamentais em sistemas distribuídos dinâmicos, os quais são: o problema do consenso, sistemas de quóruns e replicação Máquina de Estados. O problema do consenso é estudado em redes desconhecidas, onde são definidas as condições necessárias e suficientes para resolver o consenso. Estas condições especificam o grau de conhecimento sobre a composição do sistema dinâmico que deve ser obtido pelos participantes e o nível de sincronia que deve ser observado no mesmo. A segunda contribuição desta tese é formada principalmente por um conjunto de protocolos para reconfiguração de sistemas de quóruns, os quais podem ser divididos em: (1) algoritmos para inicialização da reconfiguração; (2) algoritmos para geração de novas visões do sistema; e (3) algoritmos para instalação das visões atualizadas. Várias combinações destes algoritmos são possíveis, resultando em um sistema com diferentes características e garantias. Estes protocolos são completamente desacoplados dos protocolos de leitura e escrita no registrador, facilitanto a integração dos mesmos com os mais variados sistemas de quóruns encontrados na literatura, além de aumentar o desempenho do sistema. A última grande contribuição desta tese refere-se à adição de suporte à reconfiguração em replicação Máquina de Estados. Nestas reconfigurações, tanto o conjunto de participantes do sistema quanto parâmetros da replicação podem ser alterados, resultando em um sistema bastante robusto e flexível. Todas as soluções propostas nesta tese suportam a presença de participantes maliciosos no sistema e fornecem protocolos que incorporam os atributos de confiabilidade, disponibilidade e integridade para suas aplicações
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Neves, Junior Carlos. "Gerente de distribuição do ambiente Xchart em J2EE : sistemas reativos distribuidos na tecnologia Xchart." [s.n.], 2005. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/276329.

Full text
Abstract:
Orientador: Hans Kurt Edmund Liesenberg
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação
Made available in DSpace on 2018-08-05T04:28:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NevesJunior_Carlos_M.pdf: 1230174 bytes, checksum: d583db28ad2a79922429fb1cc37e40ca (MD5) Previous issue date: 2005
Resumo: O objetivo do presente trabalho é o desenvolvimento do Gerente de Distribuição do ambiente de execução Xchart. O ambiente Xchart, tal como definido na tecnologia de mesmo nome, a Tecnologia Xchart, é composto por um conjunto de ferramentas que apóiam o desenvolvimento de gerenciadores de diálogo de interfaces de usuário. A especificação destes gerenciadores de diálogo é modular e com semântica prevendo a execução concorrente de seus componentes, o que permitiria a distribuição de tais componentes por uma rede de computadores. Xchart também dá nome à linguagem visual empregada na especificação e captura do controle de diálogo destas interfaces, e o fato de Xchart ser uma variante de Statecharts permite que a linguagem seja utilizada em um domínio maior, o domínio de sistemas reativos distribuídos. O Gerente de Distribuição é o componente do sistema de execução de Xchart que fornece os recursos para a execução concorrente e distribuída destes sistemas reativos. O atual trabalho implementa este componente e o sistema de execução de Xchart com tecnologias disponíveis na plataforma Java 2 Platform, Enterprise Edition (J2EE). J2EE é uma especificação de plataforma para desenvolvimento de aplicações corporativas distribuídas que oferece uma série de recursos tais como serviço de nomes e diretório, sistema de entrega de mensagens e mecanismos para controle de concorrência como gerenciamento de transações atômicas. O emprego de J2EE no desenvolvimento do ambiente Xchart visa reduzir o esforço de implementação destas funcionalidades típicas de sistemas distribuídos, além de aproveitar outros benefícios da linguagem JavaTM como a independência de plataforma
Abstract: The aim of the current project is the development of the Distribution Manager of the Xchart runtime environment. The Xchart environment as defined by the Xchart technology is composed by a set of tools that supports the development of dialogue managers of user interfaces. The specification of these dialogue managers is modular and describes the concurrent execution of these components, which allows a potential distribution of these components over a computer network. Xchart is also the name of the visual language used to specify and capture the dialogue control of user interfaces, and since Xchart is a variant of Statecharts, it can be applied in a major domain: the domain of the distributed reactive systems. The Distribution Manager is the component of this Xchart runtime system that provides the resources for concurrent and distributed execution of these reactive systems. The current project implements this component and the Xchart runtime system using available technologies of the Java 2 Platform, Enterprise Edition (J2EE). J2EE is a specification of platform for development of distributed enterprise applications that offers a set of resources like naming and directory services, message service and a concurrency control mechanism based on atomic transaction management. Some of the benefits on using J2EE technology for the development of the Xchart environment are the reduction of the efforts typically required by the implementation of regular distributed systems algorithms and also the platform independence model provided by Java
Mestrado
Sistemas de Computação
Mestre em Ciência da Computação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Pasin, Marcelo. "Trix : um sistema operacional multiprocessado para transputers, com gerencia distribuida de processos." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 1994. http://hdl.handle.net/10183/25939.

Full text
Abstract:
O trabalho em torno do sistema TRIX visa desenvolver um sistema operacional multiprocessado experimental, para servir de base a futuros trabalhos de pesquisa em sistemas operacionais e processamento paralelo. Como características essenciais do sistema tem-se simplicidade, desempenho e compatibilidade com UNIX. Com o sistema operando em vários processadores, pode-se fazer experiências de muitos tipos em processamento paralelo, como por exemplo, ensaios de distribuição de carga, avaliações de desempenho, implementação de linguagens paralelas ou distribuídas, ,bancos de dados, sistemas dedicados, etc. Ao construir o sistema TRIX, decidiu-se usar o código fonte de um sistema já pronto e funcionando, para encurtar o tempo de desenvolvimento. Optou-se pelo MINIX, que é um sistema bem estruturado, dividido em camadas de processos seqüenciais que se comunicam por troca de mensagens. Mais que isso, 0 MEND( a compatível com o UNIX versão 7 e o seu c6digo fonte pode ser usado para fins acadêmicos sem ferir o seu Copyright. Foi necessário porem dotar o MINIX de características distribuídas, para o controle de uma arquitetura multiprocessada. projeto e implementação destas características é o assunto deste trabalho. Inicialmente são avaliados os sistemas operacionais multiprocessados encontrados na literatura, de maneira a auxiliar no projeto do TRIX. Entre os detalhes estudados estão as diferenças entre sistemas paralelos e distribuídos, a comunicação entre seus processos e sua forma de distribuição. São apresentados os microprocessadores do tipo transputer, com seus mecanismos de criação e comunicação de processos implementados em hardware. Também é detalhado o sistema operacional MINIX, com sua construção em camadas, com processos servidores e clientes e suas estruturas de controle. 0 sistema foi projetado tentando maximizar a sua flexibilidade, escalabilidade e disponibilidade e minimizar sua complexidade. Os processos servidores são divididos de forma fixa, controlando as funções de memória localmente e as funções de arquivos remotamente. Os processos de usuário são distribuídos tentando se equalizar a taxa de ocupação dos processadores do sistema. E implementado um mecanismo de identificação global de processos juntamente com um método transparente de comunicação. Isso é feito junto com a criação de um driver suplementar ao sistema, responsável pela comunicação entre processos de processadores distintos. O núcleo original do MINIX recebeu uma serie de alterações para suportar as características distribuídas do novo sistema, de maneira a identificar processos locais e remotos. Foram extraídas do núcleo as funções executadas pelo escalonador em hardware do transputer. Foram inseridas algumas funções novas para tratar de algumas idiosincrasias do transputer, como por exemplo, sua falta de gerencia de memória. Finalmente, foi criado um mecanismo distribuído para controlar a arvore de processos do sistema, mantendo a semântica do UNIX. A escolha do processador para a execução de novos processos 6 feita pelo processador que o estiver criando, através de informações recebidas sobre processadores menos ocupados que estiverem mais próximos.
The TIUX system has been defined as an experimental operating system, to be used in future research on operating systems and parallel processing. The essential characteristics of the system are simplicity, performance and uNix compatibility. With the system running on several processors, several topics can be studied, such as load balancing, performance evaluation, implementation of distributed or parallel programming languages, distributed data bases and embedded systems. While designing the TRix system, it was decided to use the source code of an existing system, to shorten the development time. MINIX was chosen, because it is a well structured system, divided into layers of sequential processes, which communicate via messages. MINIX is compatible with UNIX version 7 and its source code can be used for academic purposes without any copyright infringiment. It had to be extended to control a multiprocessor architecture. The implementation of these characteristics is the main subject of this work. Initially some existing multiprocessor operating systems are evaluated, in order to guide in the development of TRIX. The studied issues are differences between parallel and distributed systems, interprocess communication features and the process distribution policy. The transputer microprocessors are presented, with their hardware implemented devices for process creation and communication. The MINIX operating system layered structure is described, with client and server processes and their control structures. The system is projected as an attempt to maximize flexibility, scalability and availability and to minimize complexity. The server processes are distributed in a fixed layout, controlling the memory and processes locally, and the files remotely. The user processes are distributed with load balancing among the processors. Global identification and transparent communication are implemented. This is achieved with an additional device driver, responsible for communication between processes running on different processors. The original MINIX kernel was changed to support the new distributed features of the system, identifying processes globally. The scheduler functions were stripped off, as they are now performed by the transputer hardware. Some functions were inserted to deal with some transputer problems, as for example, the lack of a memory management unit. Finally, a mechanism to control the global system process tree was created, maintaning strict UNIX semantics. The choice of which processor will hold a newly created process is made by the processor creating it, based on information received about the nearer processor with a low load.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

ANDRADE, SANDRO SANTOS. "Sistemas Distribuidos de Supervisão e Controle Baseados em Componentes de Tempo-Real." Escola Politécnica / Instituto de Matemática, 2006. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21584.

Full text
Abstract:
Submitted by Diogo Barreiros (diogo.barreiros@ufba.br) on 2017-02-17T16:26:57Z No. of bitstreams: 1 dissertacao.pdf: 3673741 bytes, checksum: 641e21eca99367656efd5b46d81236cd (MD5)
Approved for entry into archive by Vanessa Reis (vanessa.jamile@ufba.br) on 2017-02-21T11:42:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertacao.pdf: 3673741 bytes, checksum: 641e21eca99367656efd5b46d81236cd (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-21T11:42:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao.pdf: 3673741 bytes, checksum: 641e21eca99367656efd5b46d81236cd (MD5)
O desenvolvimento dos primeiros sistemas industriais de tempo real foi caracterizado pela utilização de soluções proprietárias e de técnicas ad hoc, com o objetivo primordial de atender os requisitos de confiabilidade e previsibilidade temporal impostos pelo ambiente.
Com a evolução das te nologias de pro essamento e omuni ação, demandas rela ionadas a distribuição, exibilidade, extensibilidade, adaptação, uso de algoritmos inteligentes, interoperabilidade e reutilização, passaram a ser onsideradas. A abordagem tradi ional, ara terizada pela utilização de CLP's (Controladores Lógi o-Programáveis) e de programas es ritos na linguagem LADDER, onstitui um entrave para a implementação dessas novas demandas, devido a restrições substan iais nas apa idades de pro essamento, armazenamento e one tividade. Uma alternativa é a utilização de omponentes COTS (Commer ial O -The-Shelf ) de hardware e software, reduzindo ustos, fa ilitando questões de interoperabilidade e fazendo uso de uma infra-estrutura omputa ional mais poderosa. Nesse enário, soluções extensivamente baseadas em software possibilitam a utilização de te nologias, paradigmas e metodologias para a onstrução de sistemas exíveis, reutilizáveis e interoperáveis, tais omo a orientação a ob jetos, padrões de projeto (design patterns ), soluções de midd leware, frameworks e omponentes distribuídos de software. Esta dissertação apresenta o projeto e implementação do ARCOS, uma plataforma baseada em omponentes de software dedi ada à onstrução de sistemas distribuídos de supervisão e ontrole, om fa ilidades para reutilização, interoperabilidade e espe i ação de restrições temporais. O ARCOS de ne e implementa serviços para as atividades de aquisição de dados, ontrole e supervisão, disponibilizando uma solução par- ial e reutilizável em uma variedade de apli ações industriais. São apresentados o projeto desses serviços, om ênfase na adoção do padrão DAIS (Data A quisition from Industrial Systems ) para interoperabilidade, bem omo as soluções rela ionadas à previsibilidade temporal da plataforma. Aspe tos de implementação são dis utidos e são apresentadas duas apli ações de validação onstruídas sobre a plataforma ARCOS: um sistema supervisório para monitoramento de um reator quími o e um sistema para ontrole PID de um piloto automáti o. O projeto ontempla ainda a implementação de um ambiente genéri o para aquisição de dados (o DAIS Server Browser ) e de uma ferramenta de auxílio ao desenvolvimento de novas apliações baseadas no ARCOS (o ARCOS Assembly Tool ).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography