Academic literature on the topic 'Sistema de informação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Sistema de informação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Sistema de informação"

1

Silva, Patrícia Maria. "Sistemas de informação em bibliotecas: o comportamento dos usuários e bibliotecários frente às novas tecnologias de informação." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 5, no. 2 (February 13, 2008): 1. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v5i2.2010.

Full text
Abstract:
A Tecnologia da Informação influencia o trabalho intelectual e de pesquisa nas várias áreas do conhecimento. Nas bibliotecas a tecnologia é utilizada através dos Sistemas de Informação para armazenar, manipular, filtrar e gerar informação de forma rápida e eficaz. O presente trabalho pretende colaborar para o aprofundamento do conhecimento sobre algumas questões fundamentais no uso de Sistemas de Informação em bibliotecas. Busca compreender e identificar melhor os determinantes e barreiras de usabilidade, que leva a não interação usuário/sistema. O estudo foi conduzido a partir de um levantamento bibliográfico, comparando conceituações de pesquisadores da área, numa abordagem crítica. Como resultado destacamos que a biblioteca poderá ter seu espaço ampliado pela capacitação dos bibliotecários e usuários no manuseio dos Sistemas de Informação.O dinamismo do profissional bibliotecário seja como orientador no uso do Sistema de Informação, seja como executor da pesquisa, também é um minimizador das barreiras de usabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferreira, Simone Bacellar Leal, and Julio Cesar Sampaio do Prado Leite. "Avaliação da usabilidade em sistemas de informação: o caso do Sistema Submarino." Revista de Administração Contemporânea 7, no. 2 (June 2003): 115–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552003000200007.

Full text
Abstract:
A informação de qualidade é essencial para qualquer organização e, assim, as organizações necessitam de sistemas de informação fáceis de serem usados. Essa necessidade de informação qualificada e de boa usabilidade torna a interface com o usuário parte fundamental dos sistemas de informação. Por ser a parte visível do software, por meio da qual os usuários se comunicam com os sistemas para executarem suas tarefas, é preciso que ela seja amigável, ou seja, de fácil utilização e que atenda as expectativas e necessidades de seus usuários. Para obter tais interfaces, deve ser dada atenção especial aos requisitos relacionados às entradas de dados e à exibição de informação. Apesar da obviedade das afirmações, não é freqüente na definição de sistemas de informação uma preocupação com sua usabilidade. O nosso objetivo é demonstrar por meio de uma análise de um site de comércio eletrônico, uma série de requisitos não funcionais que deveriam estar sempre presentes no projeto de interfaces de software que dão apoio a sistemas de informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Saraiva, Lucas Iago Marques, Francisco Alexandre Sena Ramos, Gilvan Ferreira Dos Santos, and Jabneela Vieira Pereira Vetorazo. "Sistemas de informação em saúde, o instrumento de apoio à gestão do SUS: aplicabilidade e desafios." Revista Eletrônica Acervo Enfermagem 9 (March 4, 2021): e6418. http://dx.doi.org/10.25248/reaenf.e6418.2021.

Full text
Abstract:
Esse artigo buscou abordar sobre os Sistemas de Informação em Saúde utilizado pelos profissionais na gestão de saúde no Sistema Único de Saúde. Observou-se que três são os pilares que formam um sistema de informação (SI): dado, informação e conhecimento. Para a saúde, uma informação contribui no processo decisório, uma vez que auxilia no conhecimento sobre as condições de saúde, morbimortalidade, fatores de riscos, condições demográficas e entre outras. O sistema atualmente utilizado em grande parte dos municípios é o e-SUS que é apoiado por dois sistemas de informação em saúde para Atenção Básica (SISAB), o sistema de informação nacional e o sistema e-SUS na Atenção Básica. Essas informações colhidas pelos sistemas são imprescindíveis ao planejamento, à implantação, à implementação e à avaliação de ações e serviços de saúde, estas são capazes de identificar problemas individuais e coletivos. Muitas vezes, os gestores e profissionais de saúde não utilizam os sistemas de informação de maneira correta, sendo muitas vezes incipiente para o processo decisório da gestão. Esses profissionais usam e compartilham informações e dados, no entanto, enfrentam desafios no uso dessa tecnologia como substrato para a produção do conhecimento e decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Souza, Valéria Pinheiro de, Oscar Fernando Pavão dos Santos, and Nelson Wolosker. "Sistema de Informação em Saúde." Einstein (São Paulo) 11, no. 4 (December 2013): vii—viii. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082013000400001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rathke, Sandra Beatriz, and Rafael Port da Rocha. "Sistema de informação de pesquisa." Brazilian Journal of Information Science 13, no. 4 (December 17, 2019): 132–51. http://dx.doi.org/10.36311/1981-1640.2019.v13n4.08.p132.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa as características da ontologia do VIVO-ISF em relação ao seu uso no domínio de instituições universitárias brasileiras, a fim de subsidiar a utilização do ambiente VIVO como sistema de informação de pesquisa no Brasil. O trabalho identificou os objetivos, o escopo e características de modelagem da ontologia, levando em consideração aspectos em ontologias que beneficiam o desenvolvimento de aplicativos da web. Também analisou a ontologia quanto ao seu uso para descrever uma instituição brasileira, representada pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), parte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os recursos, as unidades, as atividades e as posições administrativas da Fabico/UFRGS foram identificadas na forma em que foram definidas por documentos legais, como estatutos e regimentos; e foram descritas de acordo com a ontologia VIVO-ISF. O estudo concluiu que a ontologia VIVO-ISF foi desenvolvida a partir de uma base conceitual bem fundamentada, a partir do reuso da ontologia de alto nível Basic Formal Ontology (BFO), trazendo facilidades para representar o amplo domínio acadêmico e para a realizar de extensões que incorporam características institucionais locais. A ontologia também proporciona interoperabilidade, reutilizando classes genéricas de BFO e selecionando classes de ontologias de domínio populares, como FOAF, Event, BiBO. A ontologia também é capaz de representar uma instituição acadêmica brasileira, fornecendo uma estrutura semântica bem definida para integração de dados da web que agiliza o processo de colaboração interdisciplinar e interinstitucional para a formação de redes de pesquisa, incluindo instituições brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cardoso, Luiz Henrique, and Edmeire Cristina Pereira. "Teoria do caos e gestão da informação: uma integração na complexidade dos negócios e dos sistemas de informação." Transinformação 17, no. 3 (December 2005): 221–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862005000300002.

Full text
Abstract:
É abordado o planejamento de sistemas de informação, em seu aspecto teórico, sob a ótica da Teoria do Caos e da Complexidade. Descreve as características dos sistemas físicos, a visão da ciência como sistema fechado e a visão da ciência como sistema aberto. Discute ainda a gestão da informação, tanto frente à complexidade dos sistemas de informação, quanto em suas correlações com o mundo dos negócios, enfatizando a necessidade do profissional da informação de estar apto para planejar o seu trabalho diante do cenário complexo dos negócios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bochner, Rosany, and Claudio José Struchiner. "Acidentes por animais peçonhentos e sistemas nacionais de informação." Cadernos de Saúde Pública 18, no. 3 (June 2002): 735–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2002000300017.

Full text
Abstract:
Neste trabalho foram analisados, sob a ótica da vigilância epidemiológica dos acidentes por animais peçonhentos, quatro sistemas nacionais de informação, o SINAN (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), o SINITOX (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas), o SIH-SUS (Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde) e o SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade). Concluiu-se que esses sistemas possuem características próprias, foram criados para atender demandas diferentes e apesar de produzirem um grande volume de dados, não conseguem, ainda que analisados em conjunto, dar conta da dimensão real desses acidentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Unger, Roberto José Gervásio, and Isa Maria Fabiana Araujo Freire. "Regimes de informação na sociedade da informação: uma contribuição para a gestão da informação." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 5, no. 2 (February 13, 2008): 87. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v5i2.2014.

Full text
Abstract:
O avanço alcançado pelas tecnologias de comando e comunicação, atuais tecnologias de informação e comunicação alçaram a Humanidade numa condição jamais vista, modulando, inclusive, o sistema social, que tem na informação e no conhecimento os recursos que movem não somente a economia no planeta mas o cotidiano dos seres humanos. O trabalho visa aproximar os conceitos de sociedade da informação, regimes de informação, sistemas de informação e linguagens documentárias. Busca trabalhá-los em conjunto visando uma forma de, dentro da perspectiva dos regimes de informação, que são modos de produção informacional dominantes em um contexto social, dar uma contribuição aos gestores de informação. As tecnologias de informação e comunicação são vistas como os dispositivos de conectividade que aumentam a abrangência e alcance dos limites dos regimes de informação e também como parte da solução de problemas para os sistemas de informação. Argumenta que se entendemos os regimes de informação como ambientes onde convivem seres humanos e a informação, os sistemas de informação idealizados a partir da concepção dos regimes de informação atenderiam com melhor precisão às demandas informacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Fábio Mascarenhas, and Johanna Wilhelmina Smit. "Organização da informação em sistemas eletrônicos abertos de Informação Científica & Tecnológica: análise da Plataforma Lattes." Perspectivas em Ciência da Informação 14, no. 1 (April 2009): 77–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362009000100007.

Full text
Abstract:
Discussão, avaliação e apresentação de parâmetros para a organização da informação científica e tecnológica brasileira, enfocando os problemas do acesso à informação em sistemas abertos, especificamente a Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolveu-se um estudo exploratório para identificar se a natureza aberta do sistema compromete a consistência dos dados na recuperação da informação, concluindo-se que há comprometimento. A partir da sistematização dos resultados, apresentam-se sugestões para aprimorar o sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Domingues, Rosa Maria Soares Madeira, Valéria Saraceni, and Maria do Carmo Leal. "Notificação da infecção pelo HIV em gestantes: estimativas a partir de um estudo nacional." Revista de Saúde Pública 52 (April 5, 2018): 43. http://dx.doi.org/10.11606/s1518-8787.2018052017439.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Estimar a cobertura de notificação de casos de infecção pelo HIV em gestantes, o aumento na cobertura de notificação a ser obtido pela busca rotineira de dados em outros sistemas de informação nacionais, e identificar oportunidades perdidas de identificação de gestantes HIV+ em maternidades brasileiras. MÉTODOS: Estudo descritivo, de relacionamento de base de dados de estudo nacional com coleta primária de dados (estudo “Nascer no Brasil”), e de base de dados secundários de sistemas de informação nacionais. O estudo “Nascer no Brasil” é um estudo de base nacional, realizado em 2011–2012, com 23.894 puérperas, que identificou gestantes infectadas pelo HIV, utilizando registros em cartão de pré-natal e prontuário. Casos de gestantes com infecção pelo HIV identificadas no estudo “Nascer no Brasil” foram pesquisadas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, Sistema de Controle de Exames Laboratoriais da Rede Nacional de Contagem de Linfócitos CD4+/CD8+ e Carga Viral, e Sistema de Controle Logístico de Medicamentos. Utilizou-se o software OpenRecLink para relacionamento das bases de dados. Foi estimada a cobertura de notificação, com respectivo intervalo de confiança, dos sistemas de informação nacionais avaliados. RESULTADOS: A cobertura de notificação de HIV em gestantes no Sistema de Informação de Agravos de Notificação foi estimada em 57,1% (IC95% 42,9–70,2), e 89,3% das gestantes HIV+ (IC95% 81,2–94,2) foram localizadas em algum dos sistemas de informação nacionais pesquisados. A busca em outros sistemas de informação nacionais resultaria em aumento de 57,1% dos casos notificados. Não foram identificadas oportunidades perdidas de diagnóstico de gestantes HIV+ nas maternidades avaliadas pelo estudo “Nascer no Brasil”. CONCLUSÕES: A busca rotineira de informação em outros sistemas de informação nacionais, procedimento utilizado pelo Ministério da Saúde para casos de Aids em adultos e em crianças, deve ser adotado para os casos de infecção pelo HIV na gestação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Sistema de informação"

1

Vieira, Fernando Siqueira. "Sistema de informação." Florianópolis, SC, 2001. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81390.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-19T02:59:07Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T20:07:47Z : No. of bitstreams: 1 187283.pdf: 7862690 bytes, checksum: 6aca3af0ffa32ddb6468c623b30547a7 (MD5)
A globalização dos mercados e a acirrada competição entre produtores acabaram por acelerar a produção de Sistemas de Informação. Surgem sistemas extremamente velozes, com uma qualidade e volume de informações impressionante. Porém, muitas vezes, não se tem a devida consideração com o ambiente onde estes sistemas estão sendo empregados. Através deste estudo de caso, que enfoca o sistema de comunicação entre a Fiat Automóveis e seus EDV's, se demonstra que fatores como a escolha do sistema que será utilizado, o meio de comunicação, capacidade de hardware, influenciam negativamente a correta troca de informações podendo colocar todo o sistema em descrédito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Novelo, Ivete Nunes Barbosa. "Sistema de informação." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84281.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
Made available in DSpace on 2012-10-20T07:55:44Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-26T02:19:00Z : No. of bitstreams: 1 189928.pdf: 2242650 bytes, checksum: 0a5825618f0b1eabdeae351ecad9b74e (MD5)
Este trabalho apresenta um método de modelagem e implementação de Sistema de Informação para uma Administração Tributária Estadual com enfoque na participação integral dos profissionais da própria área e na compreensão de como deverão estar preparados, não só, para a representação clara das informações desejadas, mas também, para interpreta-las da maneira esperada. E que diferentemente de dado, que não depende de um usuário, a informação depende. E mais ainda, demonstrar que diferentemente da informação, o conhecimento está incorporado nas pessoas, e a criação de conhecimento ocorre no processo de interação entre elas, apontando que a confusão entre conhecimento e informação pode levar uma organização a investir grandes somas em projetos de tecnologia da informação para obter, tão somente, resultados marginais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Arenas, Marlene Valerio dos Santos. "Sistema de informação gerencial." Florianópolis, SC, 1999. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81272.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-19T01:15:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 192224.pdf: 1143342 bytes, checksum: f4d9fbd2fc5311e1232c2f54b7ab38a0 (MD5)
A proposta deste trabalho é estudar como a controladoria, utilizando os sistemas de informações gerenciais, assessora os gestores (das áreas comerciais, industrial, recursos humanos, financeira) no processo de tomada de decisões, com base nas informações extraídas dos sistemas operacionais (Contabilidade, Contas a Receber, Contas a Pagar, Tesouraria, Compras, Vendas, Produção, etc), considerando de um estudo exploratório em uma empresa privada do setor de serviços. O intuito é verificar os benefícios que o SIG traz para essas empresas, à medida que otimiza o processo de gestão, reduz os custos das operações, permitindo a melhoria no acesso de informações, a rapidez na tomada de decisões, o aumento da produtividade e eficiência das gestões, a tomada antecipada de decisões e a melhoria dos resultados econômicos e operacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Porto, Paula Maria da Silva. "Sistema de Informação Museológico." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2003. http://hdl.handle.net/10773/18884.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão da Informação
Um Sistema de Gestão de Informação é entendido como uma estrutura integrada que optimiza a recolha, transferência e apresentação de informação. E, em que é que um Sistema de Gestão de Informação pode contribuir para a melhoria da qualidade de um Museu? No sentido em que pode recolher, tratar, disponibilizar e partilhar toda a informação que seja considerada útil e pertinente para o seu bom funcionamento, para a sua gestão e divulgação. O objectivo desta dissertação é o desenvolvimento do sistema de gestão de informação de um museu, de modo a desenvolver uma aplicação do sistema proposto, onde será utilizada alguma informação pertencente ao Museu de Penafiel. Assim, abordam-se conceitos tão importantes como problemas associados à informação digitalizada, em particular material icónico, e quais os principais formatos de armazenamento desses documentos. Seguidamente, é necessário catalogar e indexar o material atrás referido, definindo normas e descrevendo as principais regras de catalogação/descrição associadas ao material a catalogar/descrever. Finalmente, descrevem-se alguns tipos de metadados para troca de informação bibliográfica e de arquivo e qual o formato mais adequado aos diferentes tipos de documentos utilizados no âmbito deste trabalho, para além de se esboçar uma ficha para cada tipo de material e a sua respectiva representação gráfica. Por fim será implementado e descrito o respectivo sistema de informação. Quanto à fase de implementação, será desenvolvida de forma a estar disponível na Internet e dentro das próprias instalações do Museu, de modo a poder ser utilizado quer pelos frequentadores do Museu, quer pelos utilizadores virtuais.
An Information Management System is an integrated structure that optimises the information’s gathering, transfer and exhibition. This dissertation aims to develop such an application for the Museum of Penafiel, able to gather, treat, make available and share all the information that it is considered useful and pertinent for its performance, and for the information management and diffusion. Given that, some concepts and theoretical issues like digital information, iconic material, documents’ storage formats, metadata, among others, will be described. The need in getting this kind of information catalogued/described and indexed will be driving on defining standards and describing the main rules associated to the material to be catalogued/described. Finally, will be described some types of metadata to be used in the exchange of bibliographical and archival information and it will be showed which are the most adequate formats to use in the different kind of documents which are present in this work. For moreover, the sketch of a fiche of input for each type of material becomes, as well as its respective graphical representation. Next, the Information Management System for the Museum of Penafiel will be conceptualised, described and tested. It will be available for people who visit the museum, as well as for those who navigate on the Internet.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Marques, Isabel da Costa. "O Museu como sistema de informação." Dissertação, Porto : [Edição do Autor], 2010. http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000206134.

Full text
Abstract:
O presente estudo procura enquadrar o museu como um sistema de informação partindo de uma noção alargada do conceito de colecção. Assim, argumentamos que o acervo de um museu deve ser entendido na sua máxima abrangência, ou seja, integrar as colecções museológicas, biblioteconómicas e arquivísticas. Esta integração plena do acervo visa enquadrar o museu no conceito operatório de sistema de informação na medida em que todos os objectos do museu são susceptíveis de criar entre si uma dinâmica de relações informacionais podendo o museu se integrar mais eficientemente na actual Sociedade de Informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alves, Juliana Rodrigues. "Patrimônio: gestão e sistema de informação." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-06052012-203052/.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa tem como objetivo a reflexão sobre conceitos, relações e informações relevantes para a criação de uma ferramenta de auxílio um banco de dados dedicada à gestão de bens patrimoniais em rede. Para tanto, incorpora em seu escopo o cotidiano de trabalho no Centro de Gestão de Informação e Documentação do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo. A proposta desse estudo é desenvolver um modelo de normatização no registro, tratamento e pesquisa em sistema de informação para a construção de ferramenta de auxílio na gestão de patrimônio artístico, cultural e histórico do Estado de São Paulo. A investigação situa-se em um campo interdisciplinar que envolve a Museologia, a História da Arte, a Ciência da Informação e a Administração. Como exercício prático, a pesquisa ora apresentada propõe um modelo de organização, fluxo e recuperação de dados que inclui: ficha de inventário; ficha de catalogação; fluxo de trabalho e instrumento de avaliação.
The present research aims at reflecting on concepts, relations and relevant information for creating an aiding tool - a database management system for patrimonial asset network. Therefore, in its scope it includes the daily work at the Information and Documentation Management Center of the Curatorship of the collections of the palaces of São Paulo State Government. The main purpose of this dissertation is to develop a regulatory model in registering, treating and researching an information system in order to build an aiding tool for managing the State of São Paulo artistic, cultural and historic heritage. Bearing this in mind, the course of this investigation is directed to interdisciplinary studies that encompass Museology, History of Arts, Information Sciences and Administration. As a practical exercise, the research shown here suggests a model of organization and recovery of data that includes: inventory card files, catalog card files, workflow, and evaluation tools.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Júnior, Nelson Cerino Franco. "Sistema de informação aplicado à agricultura." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11148/tde-06122012-100855/.

Full text
Abstract:
As organizações evoluíram desde o artesanato até as grandes corporações atuais, passando pela Revolução Industrial e Segunda Guerra Mundial. Essa evolução trouxe alterações expressivas na forma de administração, especialmente pelo surgimento do computador e pela globalização. As empresas tornaram-se obrigadas a captar as crescentes mudanças no ambiente e a substituir o empirismo e improvisação por uma administração baseada na tomada de decisão a partir da análise de dados, que foi facilitada pelo desenvolvimento de sistemas de informação. Na atividade agrícola, a utilização de sistemas de informação e adoção da gestão por processos, os quais permitem a gerência obtenção de melhores resultados no negócio ainda são incipientes. Assim, o objetivo do trabalho é a adaptação de um modelo voltado ao mapeamento de processos que permita a definição de indicadores para a avaliação de desempenho dos principais processos operacionais da produção citrícola. O sistema de produção foi mapeado a partir do modelo IDEF0 (Integrated Definition for Function Modelling), sendo dividido em quatro macroprocessos principais denominados A1 Plantio; A2 Tratos culturais I - estabelecimento das mudas; A3 Tratos culturais II - manutenção do pomar; A4 Colheita. As principais fases operacionais referentes a cada um dos macroprocessos foram definidas com base em um sistema de produção de uma empresa agrícola. Identificou-se 13 principais fases, que resultaram num total de 60 atividades e 248 indicadores operacionais, sendo que 28 indicadores foram classificados como relacionados ao sucesso das fases. Para os indicadores de produtividade, foi possível definir três classes: custo, tempo e quantidade, sendo \"tempo de manutenção das máquinas\", \"tempo de mão-de-obra utilizada\", e \"tempo de máquinas utilizado nas atividades\", os indicadores propostos de maior frequência para a avaliação do desempenho relacionado à utilização dos recursos. Os indicadores de qualidade relacionados ao sucesso com maior frequência nas fases foram os referentes à qualidade química do solo (ou substrato): saturação por bases, teores de macro e micronutrientes. A validação dos indicadores obtidos neste trabalho em uma empresa ou propriedade citrícola permitirá maior alcance para a utilização do modelo. Também a realização de novos trabalhos sobre indicadores de desempenho para a agricultura, como a análise do relacionamento causa-efeito entre estes, permitirá a definição de itens prioritários para a gestão do sistema produtivo.
Organizations evolved from handicraft to the current large corporations, passing through the Industrial Revolution and World War II. This evolution has brought expressive changes in the management style, especially due to informatics and globalization. Companies were forced to adapt to the increasing changes in the business environment, as well as to replace the empiricism and improvisations by the management based on decision-making from data analysis, which was eased by the development of information systems. In agriculture, the use of information systems and the adoption of processes management, which provide better results, are still incipient. Therefore, this study aimed to adapt a model dedicated to process mapping, allowing indicators definition for the performance analysis of the main operational processes of the citrus production. The production system was mapped using the IDEF model, divided into four main macroprocesses named A1 Planting; A2 Cultural treatments I - seedling establishment; A3 Cultural treatments II - orchard maintenance; A4 Harvesting. The main operational stages of each macroprocess were defined based on the production system of an agricultural company. Thirteen main stages were identified, resulting in a total of 60 activities and 248 operational indicators, out of which 28 of them were linked to the success of the stages. Among the productivity indicators, it was possible to set those which belong to cost, time and quantity classes, being \"work time\", \"machinery time\" and \"maintenance time\", the more frequently proposed indicators for the performance evaluation related to resource use. The most frequently proposed quality indicators regarding the success of the stages were those related to the soil (or substratum) chemical quality: base saturation, macro and micronutrients levels. The validation of these indicators in a citrus company would expand the model application. The validation of these indicators in a citrus company will allow larger range for the model application. Also new studies about agricultural performance indicators, as the cause-effect analysis of them, will allow priority items to be defined to the production system management.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gabela, Molina Juan Francisco. "Contribuição da informação no sistema Kanban." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1995. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76195.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico
Made available in DSpace on 2012-10-16T08:09:45Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Estudo da aplicação da filosofia Just-in-Time no sistema de produção de empresas industriais, focalizando o sistema kanban de controle de produção. Análise de critérios e alternativas para a informatização do sistema, bem como, proposição de um guia para implementação de sistemas kanban informatizados (SKI). Apresentação de estudos de caso com análise das características dos SKIs implementados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Odinéa Lopes da. "Sistema de informação na organização escolar." Florianópolis, SC, 2004. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84324.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação.
Made available in DSpace on 2012-10-20T08:18:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 203245.pdf: 2153972 bytes, checksum: ec20f8e90a2660dd33e3e152ffacd880 (MD5)
O presente estudo aborda a utilização de sistemas de informação baseados em computador na organização escolar para auxiliar a mediação dos educadores no processo de aprendizagem. Para tanto, propõe o protótipo de um sistema visando facilitar a coleta e registro de informações referentes ao nível de consciência fonológica, formação do vocabulário visual e utilização de regras hierárquicas de alunos que vivenciam o processo inicial de alfabetização. Este estudo toma como referencial teórico o Pensamento Sistêmico para a compreensão da realidade escolar e sua relação com o contexto social, a Teoria Construtivista e Abordagem Sócio-Interacionista para o entendimento do processo de aprendizagem, e a Perspectiva Sociotécnica para embasar a construção do sistema. Acredita-se na contribuição do mesmo para a construção de uma visão mais ampla do potencial das novas tecnologias da informação na organização escolar, possibilitando a ampliação de suas contribuições para a resolução dos problemas educacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Neves, João Vasco Matos. "Sistema de signos para informação turística." Doctoral thesis, Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/21146.

Full text
Abstract:
Tese de Doutoramento para obtenção do grau de Doutor com a especialização em Design, apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.
A maior afluência de pessoas a determinados locais, como aeroportos, zonas comerciais, eventos, serviços públicos, instalações turísticas, etc., suscitou a necessidade de orientar essas pessoas num espaço desconhecido e comunicar mensagens básicas com uma linguagem compreendida por uma maioria. Por outro lado essa mesma mobilidade trouxe consigo desenvolvimento rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo associado a um crescente fluxo de indivíduos que se deslocam por necessidades várias de um ponto para outro. Esse deslocamento, muitas vezes efectuado em espaços desconhecidos, despoletou a necessidade em apreender novas regras, as quais passam a ser formalizadas através de signos que facilitam o acesso ou a circulação a determinados locais. Para o presente projecto de investigação identificou‐se um problema concreto: os sistemas de signos para informação turística em Portugal, na Europa e no mundo são díspares, na sua maioria não se relacionam graficamente, são incoerentes do ponto de vista da sua concepção gráfica e não existe a nível europeu um sistema normalizado. Estrategicamente, encontra‐se no design uma resposta concreta para a obtenção de metodologias aplicadas à concepção e desenvolvimento de sistemas de signos para informação turística.
ABSTRACT: The highest affluence of people to certain places such as airports, commercial areas, events, public services, tourism installations, etc., led to the need to guide these persons in unknown places and to communicate basic messages with a language understandable by everyone. This mobility brought road, rail, maritime and aerial development associated with a growing flux of people that have to move from one side to another for different reasons. That movement has developed the need to learn new rules, which ones will be formalized through signs that make the access or the circulation to certain places easier. For the present research project a concrete problem was identified: the sign systems for tourism information in Portugal, Europe and in the entire world, are totally different from one another, having no graphic relationship, being incoherent from the graphic point of view and do not exist at a European level a normalized system. Strategically, there is a concrete answer on the design, to obtain applied methodologies to the conception and development of sign systems for touristic information.
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Sistema de informação"

1

Tapajós, Luziele, and Roberto Wagner da Silva Rodrigues. Rede SUAS: Gestão e sistema de informação para o Sistema Único de Assistência Social. 3rd ed. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Secretaria Nacional de Assistência Social, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Machado, Nelson. Sistema de informação de custo: Diretrizes para integração ao orçamento público e à contabilidade governamental. Brasília, DF: ENAP, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Machado, Nelson. Sistema de informação de custo: Diretrizes para integração ao orçamento público e à contabilidade governamental. Brasília, DF: ENAP, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Judiciário, Brazil Secretaria da Reforma do. Estudo comparado sobre gestão orçamentária e gestão administrativa de cortes e tribunais e tratamento estatístico da informação sobre o funcionamento do sistema judicial. Brasília, Brazil]: Secretaria de Reforma do Judiciário, Ministério da Justiça, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Fabio Rodrigues de, Mauro Fernando Gallo, and Carolina Velloso Verginelli. SPED e sistemas de informação. São Paulo: FISCOSoft Editora Ltda., 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro Sistema de Bibliotecas e. Guia de bibliotecas e unidades de informação, SIBI/UFRJ. 2nd ed. Rio de Janeiro: O Centro, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Saúde, Brazil Ministério da. A experiência brasileira em sistemas de informação em saúde. Brasília, DF: Editora MS, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Wetland landscape characterization. Chelsea, MI: Ann Arbor Press, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Geographic information systems & science. 3rd ed. Hoboken, NJ: Wiley, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Publica, Instituto Nacional de Administração (Portugal) Curso de Estudos Avançados em Gestão. Sistemas de informação e melhoria de processos: Selecção de trabalhos CEAGP 2004-2009. Oeiras, Portugal: INA Editora, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Sistema de informação"

1

Kawamoto, L. T., and A. F. Frère. "Sistema de informação para redução de acidentes no mergulho recreativo." In IV Latin American Congress on Biomedical Engineering 2007, Bioengineering Solutions for Latin America Health, 1080–83. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2007. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-74471-9_250.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Macêdo, Diego, Guilherme Silva, Lucas Silveira, Lucas Costa, and Rebeca Moura. "Sistema de Informação Sinajuve." In Sistema Nacional de Juventude explicado, 101–28. Ibict, 2020. http://dx.doi.org/10.22477/9786588137284.cap7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Assad, Ana Lúcia Delgado, Dora Ann Lange Canhos, Kátia Paula Aleixo, and Sidnei de Souza. "SISTEMA DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ABELHAS NEOTROPICAIS." In A Arte de criar Abelhas, 79–91. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0821902088.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Smith, Diego, Joab Torres Alencar, and José Alcimar dos Santos. "DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL - COOTAX." In Desenvolvimento Sustentável e Mutações no Agrário Brasileiro: lutas e resistência, 246–55. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210504599.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Michela Iris. "Videolocadora: estudo de um sistema de informação." In Informação e Sociedade: tendências de pesquisa em graduação, 17–28. Faculdade de Filosofia e Ciências, 1998. http://dx.doi.org/10.36311/1998.978-85-60810-28-4.p17-28.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Andrade, Ramon Souza Capelle de, and Itala Maria Loffredo D’Ottaviano. "Uma Caracterizaçao dos habitos a luz do conceito do sistema." In Informação, Conhecimento e Ação Ética, 169–80. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2012. http://dx.doi.org/10.36311/2012.978-85-7983-344-1p.169-180.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rezende, Flavio Astolpho Vieira Souto, Marcia Fernandes Soares, and Ana Cristina Reis. "Os sistemas de informação em saúde no Sistema Único de Saúde." In Informações e registros em saúde e seus usos no SUS, 53–88. Editora FIOCRUZ, 2020. http://dx.doi.org/10.7476/9786557080177.0004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pereira, Madjany Modesto, José Eduardo de Carvalho Lima, and Sávio de Brito Fontenele. "SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADO AO PLANEJAMENTO URBANO." In Aplicações e Princípios do Sensoriamento Remoto 3, 46–55. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3791923095.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lozzi, Mariana, and Milton Shintaku. "Sistema Nacional de Juventude." In Estratégias para implementação do Ecossistema para informação do Sistema Nacional de Juventude, 19–32. Ibict, 2022. http://dx.doi.org/10.22477/9786589167129.cap1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva Jardim, Andréia Crystina, Rebeca dos Santos de Moura, Lucas Rodrigues Costa, Maria Aniolly Maia, Caio Saraiva Coneglian, and Frederico Ramos Oliveira. "Sistema de Adesão Sinajuve." In Estratégias para implementação do Ecossistema para informação do Sistema Nacional de Juventude, 59116. Ibict, 2022. http://dx.doi.org/10.22477/9786589167129.cap3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Sistema de informação"

1

Lança, Ana, and Isabel Brito. "PROPOSTA DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA A DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO NUM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO QAS." In 17ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação. Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, APSI, 2017. http://dx.doi.org/10.18803/capsi.v17.233-244.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Débora, Ricardo Silva, Ana Garcia, Sérgio Rodrigues, Miriam Chaves, Rodrigo Santos, and Jano Souza. "Sistema para Transição de Governos no Brasil." In Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2013. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2013.5703.

Full text
Abstract:
Realizar mudanças entre equipes representa sempre um desafio. No âmbito governamental, isso não poderia ser diferente. As equipes do Governo do Brasil, às vezes com pontos de vista extremamente distintos, têm um curto período de tempo (120 dias) para conseguirem realizar a transição política. Assim sendo, sistemas de informação que auxiliem na gestão de conhecimento dos diversos sistemas do Governo se tornam cada vez mais necessários. Este artigo apresenta um sistema que provê um ponto único para reunião de informações de diversos níveis da esfera federal do Governo do Brasil ao extrair e organizar relatórios de transição governamental. Espera-se, com isso, contribuir para a continuidade programas e iniciativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

França, Rodrigo, Demostenes Rodríguez, and Renata Rosa. "Melhoria da Segurança de um Sistema de Informação Utilizando Biometria de Iris." In XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2017.6075.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve um sistema de segurança para ser utilizado em sistemas de informação baseado na biometria da íris. O processo de autenticação de usuários em um sistema de informação é de suma importância e pode ser realizado usando diversos métodos como: senhas alfanuméricas, certificação digital, dispositivos eletrônicos gerador de senhas ou sistemas que reconhecem características humanas, como é o caso da íris. Um sistema biométrico de íris consta das seguintes etapas: aquisição, segmentação, normalização, extração de padrões e finalmente a etapa de reconhecimento, que consiste na verificação ou validação do usuário no sistema. Cada uma dessas etapas possui relação com o desempenho do sistema biométrico. Nesse contexto, o objetivo principal deste trabalho é estudar o impacto da qualidade da imagem da íris, na etapa de aquisição e o seu desempenho global do sistema biométrico implementado, estabelecendo limiares mínimos de qualidade para garantir uma adequada autenticação do usuário no sistema. Os resultados experimentais demonstraram que os parâmetros de falsa aceitação e rejeição diminuem se um limiar de qualidade é estabelecido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ramos Jr., Moacir P., Bruno T. de Olivera, João de Albuquerque, and Fernando S. Coelho. "Impactos de uma alternativa de sistema integrado para o contexto da pequena empresa." In Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2009. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2009.6173.

Full text
Abstract:
O presente trabalho aborda um estudo de caso sobre o impacto da implantação de um sistema integrado em uma pequena empresa. O trabalho foi estruturado a partir de análise bibliográfica a respeito de sistemas ERP e entrevistas com os envolvidos no projeto de implantação do sistema. Os principais resultados obtidos referem-se a benefícios e dificuldades obtidos pela empresa diferentes daqueles indicados pela análise bibliográfica. Entre as principais características da solução está o baixo custo de implantação do sistema baseado na Internet. Do ponto de vista organizacional, destacou-se aremodelagem de processos simplificada, devido à obtenção da certificação ISO 9001 pela empresa antes da implantação do sistema integrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Almansa, Luciana, and Alessandra Macedo. "Sistema de Informação para Perguntas e Respostas em Doenças Crônicas." In XVI Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2016.9905.

Full text
Abstract:
No ambiente médico, buscar informações relevantes em artigos científicos é uma tarefa que exige tempo e experiência dos profissionais. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar uma arquitetura de um sistema do tipo Pergunta e Respostas (PR) que auxilie profissionais da área da saúde na busca rápida por respostas. O sistema foi desenvolvido principalmente por técnicas de Mineração de Texto e Recuperação de Informação. A avaliação do sistema está sendo realizada por meio de uma coleção de referência do domínio de doenças crônicas e epigenética e com o uso de medidas de avaliação de desempenho. Este trabalho pretende contribuir com uma arquitetura genérica de sistemas de PR que pode ser adaptada por vários dom´ınios de informação médica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bittencourt, Carmen Dalla Rosa, Marcelo Ladeira, Saul Fontoura da Silva, Anderson Luis S. Bittencourt, and Díbio Leandro Borges. "Sistema de Classificação Automática de Carcaças Bovinas." In Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2008. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2008.5935.

Full text
Abstract:
No Brasil, a classificação do acabamento de gordura de carcaças bovinas é regulamentado pela Portaria de n.º 612 de 05/12/1989 do Ministério da Agricultura. Esse processo é realizado por meio da observação visual e subjetiva através da análise de regiões predefinidas, feita por um profissional habilitado, durante o processo de abate nas indústrias frigoríficas. Esse artigo propõe o uso de redes neurais artificiais para, de forma automática, segmentar e classificar o acabamento de gordura decarcaças bovinas em imagens digitais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pires, Julio Cesar Pinheiro, and Branca Freitas de Oliveira. "SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA." In 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Blucher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0404.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cordenonsi, Andre Zanki, Giliane Bernardi, and Eliandro dos Santos Costa. "A Análise Contextual de Tarefas no Desenvolvimento de Fluxo de Informações." In Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2008. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2008.5924.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma proposta da utilização da Análise Contextual de Tarefas para o desenvolvimento de fluxo de informações dentro de sistemas computacionais. Esta técnica pode ser utilizada no auxílio ao levantamento de requisitos de um software, colaborando na reorganização das tarefas cotidianas dos usuários, de tal forma a eliminar vícios administrativos antes da implementação do sistema de informação. É apresentado um estudo de caso em um sistema real, onde o fluxo de informação desenvolvido e o fluxo desejado pelos usuários apresenta discordâncias importantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Viegas, Eduardo K., Altair O. Santin, Roger R. dos Santos, and Vilmar Abreu. "Sistema de Detecção de Intrusão Confiável Baseado em Aprendizagem por Fluxo." In Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbseg.2020.19251.

Full text
Abstract:
Sistemas de detecção de intrusão baseados em aprendizagem de máquina são amplamente propostos na literatura. Porém, apesar dos resultados promissores reportados, devido a falta de confiabilidade na acurácia dos sistemas, tais técnicas raramente são utilizadas em produção. Neste artigo, propomos um sistema de detecção de intrusão confiável baseado em algoritmos de aprendizagem por fluxo. A confiabilidade do sistema é provida através da avaliação da confiança da classificação efetuada pelo sistema. Experimentos demonstraram a viabilidade de proposta, que manteve a sua acurácia mesmo durante a classificação de novos ataques e serviços, atualizando o sistema de modo autônomo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pantoja, Carlos Eduardo, and Ricardo Choren. "Uma Metodologia MDA Para Apoio Ao Desenvolvimento Semi-Automático de Sistemas Multi-Agentes." In Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2013. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2013.5699.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma metodologia MDA de desenvolvimento de sistemas multi-agentes que utiliza de modelos em diferentes níveis de abstração, partindo da especificação do sistema, e após um conjunto de regras de transformações entre modelos, chegar até a codificação da plataforma de execução JASON/Moise+. A metodologia utiliza o FAML como modelo independente de plataforma, que é um meta-modelo que reúne os conceitos de diversas metodologias de desenvolvimento de sistemas multi- agentes em um único modelo. Como modelo específico de plataforma foi escolhido o modelo JaCaMo. As transformações entre o modelo independente de plataforma e o modelo específico de plataforma são programadas na linguagem QVT e as transformações entre o modelo específico de plataforma e a codificação da plataforma de execução são programadas na linguagem M2T. Este trabalho apresenta, também, um ambiente de desenvolvimento de sistemas multi-agentes, que consiste de um conjunto de plug-ins para a plataforma de desenvolvimento Eclipse e o sistema Gold Miners que foi modelado usando Prometheus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Sistema de informação"

1

Magalhães Eloy, Claudia, Felipe de Jesús Ruiz Hernández, Jorge Armando Guerrero Espinosa, Juan José Cervantes Bautista, Luis Ignacio Joaquín Torcida Amero, and Renato Nardoni. Habitação de interesse social no Brasil: propostas sobre sistema de registro da demanda e seleção de beneficiários. Edited by María Paloma Silva de Anzorena and Clémentine Tribouillard. Inter-American Development Bank, September 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003632.

Full text
Abstract:
Esta publicação apresenta uma proposta de novo sistema de registro de demanda e oferta de habitação de interesse social (HIS) no Brasil. O documento compreende uma análise dos processos e sistemas de informação existentes hoje para registro e seleção de beneficiários de programas de HIS, e nesta base apresenta a proposta de estruturação de um sistema único de registro de demanda e oferta, compreendendo detalhes sobre sua arquitetura, seus procedimentos e sua implementação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Aznar, Alexandra Y., Owen R. Zinaman, and James D. McCall. Informando la Politica de Generacion Distribuida de Mexico con Analisis del Modelo para Asesoria de Sistemas (SAM). Office of Scientific and Technical Information (OSTI), July 2018. http://dx.doi.org/10.2172/1463601.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fassio, Rafael Carvalho de, Vanderléia Radaelli, Eduardo De Azevedo, and Karina Diaz. Contrataçoes de inovaçao: guia de alternativas jurídicas e de boas práticas para contrataçoes de inovaçao no Brasil. Inter-American Development Bank, March 2022. http://dx.doi.org/10.18235/0004146.

Full text
Abstract:
A inovaço aberta e as contrataçes públicas de inovaço so possíveis e esto acontecendo no Brasil. Apesar dos desafios apresentados nas pesquisas anteriores, essa contrataço que era vista no apenas como algo excepcional, mas quase contra-intuitivo ao sistema tradicional, está sendo mais utilizada pelos gestores e os primeiros casos concretos já esto sendo divulgados. A inovaço aberta pode buscar alternativas para solucionar os desafios dos governos, por meio de soluçes inovadoras que possam ser testadas em ambiente real, reduzindo a assimetria no acesso à informaço e a impermeabilidade do setor público a soluçes propostas de fora da administraço, promovendo a melhoria dos serviços públicos, aumento da eficincia e o desenvolvimento social. Assim, visando promover este instrumento de inovaço, o estudo "Guia de Alternativas Jurídicas e Boas Práticas para Compras de Inovaço no Brasil" apresenta um mapa com as ferramentas legais alternativas disponíveis para a realizaço de compras públicas de inovaço e para a inovaço aberta no Brasil, apresentando uma série de diretrizes e boas práticas nacionais e internacionais destinadas aos gestores públicos, para ajudá-los a avançar na lógica de cooperaço e colaboraço fundamentais para uma administraço pública moderna e eficiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rui, Taniele, and Mauricio Fiore, eds. Working Paper Series: Comunidades Terapêuticas no Brasil. Drugs, Security and Democracy Program, Social Science Research Council, June 2021. http://dx.doi.org/10.35650/ssrc.2082.d.2021.

Full text
Abstract:
Espalhadas pelo Brasil e atingindo força política inédita, as comunidades terapêuticas são tão inescapáveis do debate sobre políticas de drogas quanto complexas em sua definição. Embora não sejam uma criação brasileira, elas operam nesse país há algumas décadas, sendo que sua disseminação se intensificou nos anos 1990. Em 2011, elas foram incorporadas oficialmente à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) brasileira. Desde então, as comunidades terapêuticas estão no centro de debates públicos sobre sua regulamentação; sobre como devem – ou mesmo se devem – ser caracterizadas no sistema de saúde; sobre o nível de supervisão a que devem ser submetidas; sobre suas fontes de financiamento, particularmente se devem ou não ter acesso a financiamento público; e, mais importante, sobre a qualidade dos serviços que oferecem e as várias denuncias de violações de direito existentes. No entanto, um debate público bem informado só pode florescer se as informações disponíveis forem baseadas em evidências. O programa Drugs, Security and Democracy to SSRC preocupa com a relevância dos projetos de pesquisa que apoia e o debate em torno das comunidades terapêuticas no Brasil aponta para uma clara necessidade de pesquisas imparciais que abordem diferentes aspectos transversais deste tópico em suas várias dimensões: jurídica, regulatória, sanitária e de observância dos direitos humanos, entre outros. É nesse contexto que publicamos esta working paper series sobre comunidades terapêuticas no Brasil. Os oito artigos que compõem esta série oferecem uma visão multidisciplinar sobre o tema, expandindo e aprofundando a literatura existente e oferecendo contribuições contundentes para uma análise substantiva das comunidades terapêuticas como instrumentos de politica pública. Embora possam ser lidos separadamente, é como conjunto que a força dos oito artigos que compõem esta série se torna mais evidente. Mesmo que ofereçam perspectivas diversas, são trabalhos complementares— e já essenciais— na delineação e compreensão do fenômeno das comunidades terapêuticas no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography