Academic literature on the topic 'Sistema de informação custos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Sistema de informação custos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Sistema de informação custos"

1

Machado, Nelson, and Victor Branco de Holanda. "Diretrizes e modelo conceitual de custos para o setor público a partir da experiência no governo federal do Brasil." Revista de Administração Pública 44, no. 4 (August 2010): 791–820. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122010000400003.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o Sistema de Informação de Custos do Governo Federal, descrevendo o modelo e suas principais características, desde o conceito até a finalidade e os grupos de usuários, explorando a correspondência entre os conceitos de contabilidade governamental e de custos. O artigo demonstra o relacionamento entre as políticas públicas, recursos, atividades e objetos de custo. Para tanto, remete aos conceitos de sistema de acumulação e método de custeio de custos no setor público, correlacionando-os aos sistemas de informação governamentais. O artigo também apresenta o modelo téorico-conceitual, as diretrizes que sustentaram a sua concepção e a descrição do seu processo de implantação que ainda está em curso. O artigo finalmente olha para o futuro, depois de vencida a etapa de implantação do sistema, e exorta os leitores a se inserirem no debate sobre mensuração de custos. A importância do SIC é enfatizada como elemento de melhoria da qualidade do gasto no setor público
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Matos, Lucas dos Santos, Fabiano Domingos Bernardo, Altair Borgert, and Luiz Alberton. "A apuração dos custos do Serviço de Auditoria Federal do SUS na unidade descentralizada de Santa Catarina com base em um modelo estruturado de custeio." Revista Gestão & Políticas Públicas 3, no. 2 (December 26, 2013): 387–407. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v3i2p387-407.

Full text
Abstract:
Mudanças em relação a prestação de serviços públicos e a crescente demanda da população obrigou a administração pública a atualizar-se e buscar métodos gerenciais do setor privado para atender a tais exigências. Métodos estes que passaram a ser exigidos por diversas normas e legislações, dentre estes a obrigação da existência da gestão de custos, porém o atendimento a estas normas parece acontecer apenas na teoria ou de forma limitada. Desta forma, o objetivo deste trabalho, de natureza exploratória, é verificar o custo real do Serviço de Auditoria Federal do SUS na unidade de Santa Catarina a partir do método de custeio absorção – rateio simples e comparar com os custos apresentados pelo Governo Federal para o ano de 2012. Para realização da pesquisa foram utilizados dados extraídos do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI e de outras fontes como relatório de gestão e pedido de acesso a informação por intermédio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão do Governo Federal (e-SIC). Como resultado evidenciou-se a diferença em relação às informações prestadas pelo Governo e o custo real da prestação dos serviços. A comparação entre os custos apurados nesta pesquisa e os custos apurados pelo Governo Federal demonstra que a metodologia de apuração de custos adotada pelo Governo Federal desconsidera 79,61% dos custos administrativos do SEAUD/SC. Esta forma de apuração dos custos causa distorções nas informações utilizadas na tomada de decisão dos gestores públicos, bem como mascara o custo deste serviço prestado à sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Soares, Cristiano Sausen, and Eliandra Parcianello. "A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: BUSCANDO AÇÕES INOVADORAS A PARTIR DE UM DIAGNÓSTICO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO CENTRAL DO RS." Revista GESTO 6, no. 1 (July 4, 2018): 2. http://dx.doi.org/10.31512/rg.v6i1.2247.

Full text
Abstract:
<p>Com o objetivo de identificar iniciativas inovadoras para implantação de sistemas de custos nos municípios da região central do RS, este estudo se desenvolveu por meio da pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, mediante levantamento. A coleta de dados fez uso da aplicação de questionário elaborado para identificar o perfil dos respondentes, formas de atualização profissional e estratégias adotadas para implantação do sistema de custos nos municípios. Das 34 cidades da região investigada, obteve-se uma amostra de 38,24%, sendo o retorno dos respondentes uma limitação da pesquisa. Os resultados demonstram que poucas ações efetivas foram desenvolvidas para implantação de sistemas de custos na maioria dos municípios da região. Constataram-se dois aspectos relevantes: a falta de sistemas de informação de custos que permitam aos municípios a integração dos sistemas contábeis em uso com as informações de custos; e a necessidade de ações pontuais da gestão de pessoas no enfrentamento a resistência à mudança, na qualificação de pessoal e no envolvimento dos gestores no processo de implantação do sistema de custos. Espera-se que os resultados evidenciados possam contribuir com os demais entes públicos, sugerindo-se para futuras pesquisas um estudo de caso acompanhando o desenvolvimento e implantação do sistema de custos em um município.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cardoso, Ricardo Lopes, André Carlos Busanelli de Aquino, and Eugenio José da Silva Bitti. "Reflexões para um framework da informação de custos do setor público brasileiro." Revista de Administração Pública 45, no. 5 (October 2011): 1565–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122011000500014.

Full text
Abstract:
O presente artigo sumariza uma proposta de framework da informação de custos para o setor público no Brasil. A proposta emergiu de contribuições promovidas pelo governo central no Brasil na realização de duas equipes de trabalho, a primeira pela comissão interministerial em 2005, e a segunda coordenada pelo Ministério da Fazenda em 2008/09. Essas contribuições foram validadas em relação às críticas veiculadas no meio acadêmico quanto às estruturas conceituais da contabilidade financeira (framework) emitidas pelo International Accounting Standards Board e Financial Accounting Standards Board, e em relação à literatura internacional de implantação de sistemas de custos no setor público. A adoção de um sistema de custos é exigida para as entidades públicas no Brasil desde 1964; entretanto, somente agora é objeto de um trabalho conduzido pelo Ministério da Fazenda para o governo federal, cujos primeiros resultados serão divulgados neste ano. O acórdão emitido pelo Tribunal de Contas da União em 2004, determinando que a legislação seja observada, tende a ampliar tal adoção. Contudo, a adoção não é suficiente, é necessária a utilização, que é função da relevância percebida da informação de custos. Sugere-se que a difusão da adoção e uso de sistemas de custos no setor público brasileiro seja feita através de uma implantação gradual, flexível, mediante a adoção do regime de competência, e baseada num framework único e comum às diversas entidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Sérgio Ribeiro dos. "Sistema de informação em enfermagem: interação do conhecimento tácito-explícito." Revista Brasileira de Enfermagem 58, no. 1 (February 2005): 100–104. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672005000100020.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo traçar algumas considerações teóricas e conceituais sobre sistema de informação em enfermagem, buscando situar o conhecimento baseado nas evidências da prática clínica para construir um modelo de sistema integrado às estruturas conceituais, formadas pela combinação de três ciências: informação, computação e enfermagem. Esse conhecimento pode descrever e explicar sistematicamente os fenômenos necessários para desenvolver um compreensivo sistema de informação que contribua para a melhoria dos registros de enfermagem e consolide os mecanismos para prover medidas básicas de custos, qualidade, acesso ao cuidado do paciente e resultado deste cuidado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Lucas Mike Naves, Raquel Freitas Carneiro, Luany Patrícia Liberato De Oliveira, Leonardo Martins Raposo, Thiago Alves De Oliveira, and Denis Masashi Sugita. "Levantamento do Custo da Internação por Septicemia com Base em Protocolo Atual de Manejo da Doença." Revista Educação em Saúde 7, no. 1 (June 28, 2019): 47–57. http://dx.doi.org/10.29237/2358-9868.2019v7i1.p47-57.

Full text
Abstract:
A sepse constitui a principal causa de mortes nas Unidades de Terapia Intensiva e demanda altos custos. A instituição de protocolos pode interferir nos custos totais, além de modificar a mortalidade e a sobrevida do paciente. Objetivo: O objetivo desta pesquisa é descrever as variáveis que interferem no custo financeiro de um paciente séptico em território brasileiro, a partir de novo protocolo de diagnóstico e manejo de sepse. Método: Para isso, foi feito um estudo de análise de custos com a utilização do Sistema de Informação Hospitalar (SIH) do Sistema Único de Saúde, disponível no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) em 2015 e 2016, o Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos (SIGTAP) e Banco de Preços em Saúde e adotou-se o fluxograma proposto pelo Centro de Oncologia MD Anderson da Universidade do Texas. Os dados foram registrados e analisados em uma planilha do software Microsoft Excel® 2016. Resultados e Conclusões: A avaliação da distribuição de custos por região geográfica demonstrou que a região Sudeste, apesar de apresentar uma das menores médias de custo diário, possui a média de permanência hospitalar mais alta e o maior número de internações. O cálculo do custo de um paciente séptico depende, entre outras variáveis, de diagnóstico, terapêutica e recursos humanos e físicos. Os dados encontrados nos bancos de dados, baseados no fluxograma utilizado, possibilitaram a elaboração de um instrumento que permite o cálculo, de acordo com o manejo de cada paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mattos, Jarbas Cesar de, and José Carlos de Toledo. "Custos da qualidade: diagnóstico nas empresas com certificação ISO 9000." Gestão & Produção 5, no. 3 (December 1998): 312–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x1998000300011.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa a utilização de Custos da Qualidade, como ferramenta de gestão, pelas empresas brasileiras cujos sistemas da qualidade já estejam certificados conforme critérios internacionais. Analisa também as principais características dos Sistemas de Custos da Qualidade (SCQ) implantados, o processo de implantação e as principais dificuldades enfrentadas. Foram contatadas, por meio de pesquisa de campo via correio, 838 empresas possuidoras de 919 certificados de sistema da qualidade conforme as normas ISO 9001, 9002 ou 9003. Das 300 empresas que responderam o questionário, 39% informaram ter um SCQ implantado ou em implantação. As dificuldades para implantação e para uma maior difusão da ferramenta concentram-se, principalmente, no desconhecimento da mesma e na visão, por parte da empresa, que o sistema de informação contábil existente não é adequado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nilson, Eduardo Augusto Fernandes, Rafaella da Costa Santin Andrade, Daniela Aquino de Brito, and Oliveira Michele Lessa de. "Custos atribuíveis a obesidade, hipertensão e diabetes no Sistema Único de Saúde, Brasil, 2018." Revista Panamericana de Salud Pública 44 (April 10, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.26633/rpsp.2020.32.

Full text
Abstract:
Objetivo. Estimar os custos atribuíveis a hipertensão arterial, diabetes e obesidade no Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil em 2018. Métodos. Realizou-se uma estimativa dos custos atribuíveis a doenças crônicas não transmissíveis a partir dos riscos relativos e das prevalências populacionais de hipertensão, diabetes e obesidade, considerando custos de hospitalizações, procedimentos ambulatoriais e medicamentos distribuídos pelo SUS para tratamento dessas doenças. As informações de custo foram obtidas nos sistemas de informação em saúde disponíveis no SUS. A análise explorou os custos das doenças segundo sexo e idade na população adulta. Resultados. Os custos totais de hipertensão, diabetes e obesidade no SUS alcançaram 3,45 bilhões de reais (R$) (IC95%: 3,15 a 3,75) em 2018, ou seja, mais de 890 milhões de dólares (US$). Desses custos, 59% foram referentes ao tratamento da hipertensão, 30% ao do diabetes e 11% ao da obesidade. No total, 72% dos custos foram com indivíduos de 30 a 69 anos de idade e 56%, com mulheres. Considerando separadamente a obesidade como fator de risco para hipertensão e diabetes, os custos atribuíveis a essa doença chegaram a R$ 1,42 bilhão (IC95%: 0,98 a 1,87), ou seja, 41% dos custos totais. Conclusões. As estimativas dos custos atribuíveis às principais doenças crônicas associadas à alimentação inadequada evidenciam a grande carga econômica dessas doenças para o SUS. Os dados mostram a necessidade de priorizar políticas integradas e intersetoriais para a prevenção e o controle da hipertensão, do diabetes e da obesidade e podem apoiar a defesa de intervenções como medidas fiscais e regulatórias para alcançar os objetivos da Década de Ação das Nações Unidas sobre Nutrição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Verena Maria Mendes de, Maria de Lourdes Nobre Simões Arsky, André Peres Barbosa de Castro, and Wildo Navegantes de Araujo. "Anos potenciais de vida perdidos e custos hospitalares da leptospirose no Brasil." Revista de Saúde Pública 45, no. 6 (December 2011): 1001–8. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102011005000070.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Estimar os custos associados à hospitalização e os anos potenciais de vida perdidos devido à leptospirose. MÉTODOS: Foram utilizados os bancos de dados de sistemas de informação em saúde do Ministério da Saúde para o relacionamento probabilístico dos casos e internações que evoluíram a óbito por leptospirose em 2007. No Sistema de Informação de Agravos de Notificação os casos confirmados foram subdivididos em internação e óbito, que foram relacionados às seguintes bases: Sistema de Informações Hospitalares (registros com diagnóstico principal) e Sistema de Informações sobre Mortalidade (causa básica do óbito, A27.0, A27.8 e A27.9). Foram estimados os custos parciais de internação, os óbitos pela doença, os anos potenciais de vida e de trabalho perdidos. RESULTADOS: As características da maioria das internações que evoluíram para óbito eram: sexo masculino, entre 18 e 49 anos, raça branca, zona urbana e ensino fundamental incompleto. Foram 6.490 anos potenciais de vida perdidos, sendo 75% da faixa etária de 20 a 49 anos. Quando ajustada pela população, a perda foi de 15 dias de vida/1.000 habitantes. A proporção de anos potenciais de vida perdidos pelo número de óbitos foi em média de 30 anos perdidos para cada óbito. O impacto financeiro estimado foi equivalente a R$ 22,9 milhões em salários não ganhos. Os custos hospitalares foram de R$ 831,5 mil. Considerando os dias de salário perdidos por período de internação (mediana: 6 dias), houve perda de R$ 103,0 mil. CONCLUSÕES: Houve elevado custo social em termo de anos potenciais de vida perdidos e gasto hospitalar parcial com leptospirose quando comparado ao possível tratamento precoce ou não adoecimento, o que poderia ter minimizado o impacto dessa doença na população brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cruz, Nuno Ferreira da, and Rui Cunha Marques. "Análise econômica do sistema da reciclagem em Portugal." Engenharia Sanitaria e Ambiental 19, no. 3 (September 2014): 335–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522014019000000190.

Full text
Abstract:
A reciclagem de resíduos de embalagens é um grande objetivo da União Europeia. A legislação comunitária impõe metas muito ambiciosas relativamente às taxas de reciclagem a atingir por todos os Estados-membros. Por conseguinte, a análise das operações e dos custos acrescidos que resultaram dessa política ambiental constitui um relevante tópico de investigação. Uma vez que cada Estado-membro tem seu próprio sistema de reciclagem, existe uma clara falta de informação acerca dos custos reais das várias etapas do ciclo de vida dos resíduos e de como esses custos têm sido distribuídos por todos os intervenientes. Este artigo caracteriza o caso português e discute as transferências financeiras feitas pela organização que gerencia o Sistema Ponto Verde. Essas transferências são posteriormente comparadas com os custos reais dos prestadores locais (operadores de resíduos), pelo que é possível discutir a eficiência e justiça do sistema. Conclui-se que cada tonelada de resíduos de embalagens triada custa cerca de 289€ aos prestadores de resíduos (custos de investimento, operação e manutenção com a coleta diferenciada e processo de triagem). Se os custos evitados com a coleta indiferenciada e a destinação final desses resíduos forem contabilizados como benefícios do sistema, então os benefícios correspondem a 127% dos custos totais. Contudo, se os custos evitados com a coleta indiferenciada e a destinação final não forem considerados, os benefícios dos prestadores de gestão de resíduos cobrem apenas 77% dos seus custos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Sistema de informação custos"

1

Rodniski, Cleber Marcos. "Estrutura de sistema de custos e atributos da informação: um estudo com empresas brasileiras." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2013. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3391.

Full text
Abstract:
Submitted by Maicon Juliano Schmidt (maicons) on 2015-04-28T18:42:14Z No. of bitstreams: 1 Cleber Marcos Rodniski.pdf: 1149882 bytes, checksum: 6eb616a0fcaba58250034c0ebccc1085 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-04-28T18:42:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cleber Marcos Rodniski.pdf: 1149882 bytes, checksum: 6eb616a0fcaba58250034c0ebccc1085 (MD5) Previous issue date: 2013-01-31
Aurora Alimentos
O objetivo deste trabalho consiste em verificar as relações existentes entre a estrutura do sistema de custos e as características da qualidade da informação gerada em empresas brasileiras. A motivação para sua realização surgiu a partir de estudo semelhante realizado com empresas gregas por Cohen e Kaimenaki (2011). A estrutura desses sistemas é avaliada pela capacidade que tem em detalhar as informações de custos, desagregar os custos de acordo com o seu comportamento, calcular as variações ocorridas e a frequência com que a informação de custos é fornecida. A qualidade da informação é medida observando-se a relevância, precisão, pontualidade, atualização, compatibilidade, rigor, confiabilidade e utilização da informação gerada pelo sistema. A metodologia de pesquisa consubstancia-se de um estudo descritivo, realizado por meio de levantamento ou survey, com abordagem quantitativa. O estudo contou com uma amostra de 124 empresas listadas entre as 1.000 maiores empresas com operação no Brasil e constantes da classificação apresentada pela Revista Exame Maiores e Melhores (2011). Os resultados indicam altos níveis de utilização do sistema de custos pelas empresas analisadas e que a maioria das características desse sistema exerce influência positiva e estatisticamente significativa sobre a qualidade da informação gerada. A pesquisa também confirmou os achados de Cohen e Kaimenaki (2011) de que o cálculo de custos em nível de cliente, produto e centro de custos não gera necessariamente maior relevância da informação, no entanto , ao contrário da pesquisa grega, a capacidade do sistema gerar informações de acordo com a solicitação do usuário apresentou-se positiva e significativamente associada com a maioria dos atributos da informação investigados. Também nesse estudo, o r2 apresentou valores menores do que 51,0 o que indica que outras características dos sistemas de custos devem ser verificadas para explicar a geração de informações com os atributos investigados.
The aim of this work is to verify the relationship between the cost system structure and the characteristics of information quality generated in Brazilian companies. The motivation its accomplishment arose from a similar study conducted by Cohen and Kaimenaki (2011) with Greek companies. The structure of such systems is evaluated by the system’s ability in detailing cost information, disaggregating costs according to its behavior, calculating the variations and the frequency with which cost information is provided. The information quality is measured by observing the relevance, precision, timeliness, upgrade, compatibility, accuracy, reliability and usefulness of the information generated by the system. The research methodology is embodied in a descriptive study, conducted by a survey, using a quantitative approach. The study involved a sample of 124 companies listed among the top 1000 companies operating in Brazil and in the classification presented by Exame Maiores e Melhores magazine (2011). The results indicate high levels of use of the cost system by the analyzed companies and that the majority of this system’s characteristics make positive and statistically significant influence over the generated information quality. The study also confirmed the findings of Cohen and Kaimenaki (2011) that the cost calculation at client, product and cost center levels does not necessarily generate more relevance in information, however, unlike the Greek study, the system capacity in generating information according to user’s request presented positive and significantly associated with most of the investigated information attributes. Also in this study, the R2 presented values smaller than 51,0 which indicates that other characteristics of the cost systems should be checked in order to explain the generation of information with the investigated attributes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

ELIAS, Leila Marcia Sousa de Lima. "Sistema de informação de custos no Setor Público Municipal: um estudo sistêmico no Estado do Pará." Universidade Federal do Pará, 2018. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10441.

Full text
Abstract:
Submitted by Socorro Albuquerque (sbarbosa@ufpa.br) on 2018-12-04T16:02:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Tese_SistemaInformacaoCustos.pdf: 2391927 bytes, checksum: 34fa5e782fd2ae253510833c2b8f947f (MD5)
Approved for entry into archive by Socorro Albuquerque (sbarbosa@ufpa.br) on 2018-12-04T16:03:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Tese_SistemaInformacaoCustos.pdf: 2391927 bytes, checksum: 34fa5e782fd2ae253510833c2b8f947f (MD5)
Made available in DSpace on 2018-12-04T16:03:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Tese_SistemaInformacaoCustos.pdf: 2391927 bytes, checksum: 34fa5e782fd2ae253510833c2b8f947f (MD5) Previous issue date: 2018-04-06
Esta tese teve como objetivo principal analisar as dificuldades existentes na implantação do sistema de informação de custos municipal para a elaboração do planejamento orçamentário nos municípios paraenses com mais de 50.000 habitantes, considerando suas especificidades e características regionais e como objetivos específicos: identificar as contribuições dos modelos conceituais de Sistema de Informação de Custos no Setor Público - SICSP no Brasil; levantar as dificuldades das prefeituras para adotar o sistema de informação de custos; verificar se os municípios possuem alguma iniciativa de mapeamento de custos nas rotinas administrativas desenvolvidas atualmente e verificar se as prefeituras possuem estrutura administrativa e sistêmica para implantar o sistema de informação de custos nos moldes dos modelos analisados. No plano metodológico, trata-se de uma pesquisa com base na Teoria dos Sistemas Sociais, do tipo bibliográfico e documental, com caráter exploratório, uma vez que foi feito um levantamento estatístico junto aos 144 municípios no estado do Pará, selecioanada a primeira amostra com base no número de municípios com mais de 50000 habitantes, somando 44 municípios que por meio de aplicação de questionários foram obtidas as informações quantitativa e também forma realziadas entrevistas semiestruturadas com os secretários municipais e os contadores de 12 municípios, representando as Regiões de Integração, com a adoção do método heurístico. Constatou-se que, apesar de terem conhecimento da legislação pertinente, a adoção do SICS não é atendida devido às seguintes dificuldades: o sistema de captura de dados é ineficiente (80%); o sistema de pessoal é desqualificado (70%); o sistema de gestão é inadequado (63,33%) e o modelo de responsabilização dos gestores não é ligado ao ciclo básico da gestão: planejamento, execução, controle (56,67%). Observa-se que a adoção do SICSP ainda é incipiente, uma vez que aproximadamente 20% dos pesquisados adotam um sistema de custos, sendo que destes, 16,67% utilizam um sistema de análise e avaliação, logo a maioria não está utilizando a informação de custos para análise e tomada de decisão, mas apenas para controle e corte dos gastos. Observou-se que a falta de atuação dos órgãos de fiscalização sobre a utilização de sistemas de custos ocorre em função da autonomia dos entes federativos, ou seja, mesmo com a imposição dos órgãos reguladores e de controle externo, os municípios acabam não cumprindo a legislação federal, as normas e as portarias emanadas. Assim, os sistemas integrados de administração financeira adotados pelos municípios não possuem a funcionalidade de capturar os dados de forma que possa obter a informação de custos para a tomada de decisão e subsidiar a elaboração das políticas públicas.
This thesis has as main objective to analyse the difficulties in the implementation of the municipal cost information system for the elaboration of the budget planning in the municipalities of Pará of over 50,000 inhabitants considering their specific characteristics and regional characteristics and as specific objectives: to identify the contributions of the conceptual models of SICSP in Brazil; raise the difficulties of municipalities to adopt the cost information system; to verify if the municipalities have some initiative of mapping of costs in the administrative routines currently developed and to verify if the municipalities have administrative and systemic structure to implant the system of information of costs in the models of the analysed models. At the methodological level, it is a research based on the Theory of Social Systems, of the bibliographic and documentary type, with an exploratory character since a survey was made with the municipalities in the state of Pará through the application of questionnaires and interviews semi structured with the municipal secretaries and accountants with the adoption of the heuristic method. It was found that despite the knowledge of the pertinent legislation the adoption of the SICSP, is not attended due to the following difficulties: system of capture of the is inefficient (80%); disqualified personnel system (70%); inadequate management system (63.33%) and manager accountability system is not linked to the basic management logic: planning, execution, control (56.65%). It is observed that the adoption of the SICSP is still incipient, since approximately 20% of respondents adopt a cost system, of which 16,67% use a system of analysis and evaluation, so the vast majority is not using the cost information for analysis and decision making, only for control and cut expenses. only for control and reduction of expenses. It was observed that the lack of action of the supervisory bodies on the use of cost systems occurs due to the autonomy of the federative entities, that is, as a result of the imposition of the regulatory bodies and of external control, the municipalities end up not complying with the legislation the integrated. Thus, financial management systems adopted by the municipalities do not have the functionality of capturing the data in a way that can obtain the cost information for decision making and subsidize the elaboration of public policies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gnisci, Eduardo Francisco dos Santos. "A implementação do sistema de informação de custos do setor público: o caso do governo federal." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2010. http://hdl.handle.net/10438/7819.

Full text
Abstract:
Submitted by Paulo Junior (paulo.jr@fgv.br) on 2010-12-13T21:35:23Z No. of bitstreams: 1 Eduardo Gnisci.pdf: 382268 bytes, checksum: ebb96a361d95baa547c3bd715433663c (MD5)
Approved for entry into archive by Paulo Junior(paulo.jr@fgv.br) on 2010-12-13T21:35:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Eduardo Gnisci.pdf: 382268 bytes, checksum: ebb96a361d95baa547c3bd715433663c (MD5)
Made available in DSpace on 2011-01-31T11:34:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eduardo Gnisci.pdf: 382268 bytes, checksum: ebb96a361d95baa547c3bd715433663c (MD5) Previous issue date: 2010-11-12
In the development of Brazilian public administration stand out significant initiatives to improve the quality of public spending. This issue has figured in many discussions in public and academic environment and brings about an opportunity for optimization of public action through the effective control of their costs. Since the 60s the Brazilian public management expects to implement a system capable of presenting the faces of the cost as well as monitoring the activities of management in terms of their cost-benefit. However only after the first decade of the twenty-first century appear concrete actions with the intention of moving toward a standard cost system to be adopted by government and its various agencies and entities. Therefore, this study is to search this implementation process and to describe the interfaces with other management subsystems. This research was based on national and international experiences of implementing cost systems aimed at understanding the foundations that guided the creation and deployment of the Brazilian model. The aim therefore is to seek a grant that aims to clarify the initiative of the Ministry of Finance of the creation of this system, which agrees with the legal requirements and expressed the urgent need to increase the quality of public spending.
No desenvolvimento da administração pública brasileira destacam-se significativas iniciativas de melhoria da qualidade do gasto público. O referido assunto tem figurado em inúmeras discussões em ambiente público e acadêmico e enseja uma oportunidade de otimização da ação pública por meio do controle efetivo de seus custos. Desde a década de 60 a gestão pública brasileira anseia pela implementação de um sistema capaz de apresentar as faces do custo bem como monitorar as atividades da gestão em termos de sua relação custo x benefício. Entretanto somente a partir da primeira década do século XXI surgem ações concretas com a pretensão de avançar em direção a um modelo de sistema de custos a ser adotado pela administração pública e seus diversos órgãos e entidades. Para tanto, este trabalho se propõe a pesquisar este processo de implementação bem como descrever as interfaces com os demais subsistemas de gestão. Esta pesquisa foi fundamentada em experiências nacionais e internacionais de implementação de sistemas de custos visando a compreensão das bases que nortearam a criação e implantação do modelo brasileiro. O objetivo portanto é a busca de subsídios que tem o propósito de clarificar a iniciativa do Ministério da Fazenda quanto à implementação deste sistema, que corrobora com as determinações legais expressas e com a necessidade premente de aumentar a qualidade do gasto público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cardoso, Fernando. "Optimização dos custos na Unidade Operacional Centro de Tropas de Operações Especiais." Master's thesis, Academia Militar. Direção de Ensino, 2009. http://hdl.handle.net/10400.26/7162.

Full text
Abstract:
Vivemos numa sociedade onde a escassez de recursos faz com que seja imprescindível uma boa gestão dos mesmos. Cada vez se torna mais importante que os gestores optimizem os seus recursos ao máximo e reduzam os custos existentes. Neste âmbito, o presente trabalho visa a optimização dos custos na unidade Operacional CTOE, sendo seu principal objectivo saber se os custos da unidade estão optimizados bem como se o facto do CTOE ter várias subunidades dispersas pela cidade de Lamego se traduz num aumento de custos. Seguindo uma metodologia que assentou em diversas fases e métodos de investigação como análise documental, observação directa, inquéritos e entrevistas. A análise documental tornou-se essencial na revisão da literatura, onde se definem e classificam vários tipos de custo. Faz-se alocução à contabilidade analítica, à contabilidade de custos e de gestão e refere-se onde esta difere da contabilidade geral. No terceiro capitulo também são referidos os sistemas de custeio: o sistema de custeio por secções homogéneas e o sistema de custeio baseado nas actividades. A observação directa foi essencial para a realização deste trabalho, bem como a recolha de informação e o tratamento da mesma. No trabalho de campo, através da realização dos inquéritos e da entrevista, bem como a obtenção de um grande número de informação, foi possível concluir que o CTOE tem uma politica de contenção de custos quase ao máximo. De acordo com a estrutura do CTOE é difícil reduzir os custos desta unidade. Porém foi possível concluir que em termos financeiros o facto de o CTOE ter cinco aquartelamentos dispersos pela cidade se traduz num aumento de custos. Sabendo que os gastos em encargos com asinstalações representam uma enorme percentagem nos gastos totais, recomenda-se a abertura de um poço, bem como a possibilidade de instalação de energias renováveis (como painéis solares) para fazer face a estes custos. Numa vertente financeira e tendo em consideração a actual estrutura do CTOE recomenda-se a divisão da unidade em vários centros de custo para obter mais informação e mais detalhada a fim de poder tomar melhores decisões
Abstract We live in a society where the scarcity of resources makes it essential good management. Becomes increasingly important that managers optimize their resources to maximum and reduce existing costs. In this context, this work aims to optimize the unit operating costs in CTOE, and whether their main purpose of the unit costs are optimized and the fact that the subunits have several CTOE scattered through the town of Lamego is reflected in increased costs. Using a methodology that relied on various stages and methods of investigation and document analysis, direct observation, surveys and interviews. The document analysis has become essential in the review of the literature, which define and classify various types of cost. It is addressed to the accounting, the accounting of costs and management and refers to where this differs from the general accounts. In the third chapter are referred to the systems cost: the costper system and the system of homogeneous sections based costing activities. The direct observation was essential for this work, and the collection of information and treatment of it. In fieldwork, by conducting investigations and interviews, and obtaining a large number of information, it was possible to conclude that the CTOE has a policy of containment of costs almost as much as possible. According to the structure of CTOE is difficult to reduce the cost of this unit. But it was possible to conclude that in financial terms that the CTOE have five camps scattered through the city is resulting in increasing costs. Knowing that spending on fees for the facilities represent a huge share in total expenditures, it is recommended to open a window and the possibility of installing renewable energy (like solar panels) to face these costs. In a financial side and taking into account the current structure of CTOE is recommended splitting the unit in various cost centers for more information and detail in order to make better decisions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Poncio, Nivaldo. "Apuração de custos na administração pública: a aplicabilidade do Sistema de Informações de Custos do Governo Federal na Polícia Federal." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2013. http://hdl.handle.net/10438/11606.

Full text
Abstract:
Submitted by Nivaldo Poncio (valponcio@gmail.com) on 2014-02-27T20:35:29Z No. of bitstreams: 1 Dissertação custos Nivaldo Poncio.pdf: 3226977 bytes, checksum: 358b2865813daf0ff7b3935fddbaef55 (MD5)
Approved for entry into archive by ÁUREA CORRÊA DA FONSECA CORRÊA DA FONSECA (aurea.fonseca@fgv.br) on 2014-04-04T19:00:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação custos Nivaldo Poncio.pdf: 3226977 bytes, checksum: 358b2865813daf0ff7b3935fddbaef55 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Almeida (maria.socorro@fgv.br) on 2014-04-09T14:58:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação custos Nivaldo Poncio.pdf: 3226977 bytes, checksum: 358b2865813daf0ff7b3935fddbaef55 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-04-09T14:58:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação custos Nivaldo Poncio.pdf: 3226977 bytes, checksum: 358b2865813daf0ff7b3935fddbaef55 (MD5) Previous issue date: 2013-12-09
O presente estudo apresenta como tema custos na administração pública, tendo o escopo de pesquisar como o Sistema de Informação de Custos do Governo Federal – SIC pode contribuir para a produção de informações gerenciais para subsidiar a tomada de decisão pelos gestores da Polícia Federal. Visando atingir os objetivos propostos, abordou-se o processo de tomada de decisão com subsídio de tais informações. No intuito de compreender a sustentação legal e teórica do sistema, discorreu-se sobre custos na administração pública, sobre os sistemas corporativos do governo federal e sobre os normativos que orientam e determinam a apuração de custos dos programas de governo. Para a correta compreensão dos relatórios produzidos pelo sistema, foi explorada a história da solução e sua concepção no âmbito da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), as dimensões do sistema, bem como a metodologia utilizada para apuração de custos. Por fim, foram analisados os resultados acerca da capacidade do SIC para a produção e apresentação de relatórios em tempo oportuno e com nível de detalhamento necessário, onde constem informações sintéticas e analíticas acerca dos custos dos serviços prestados pelas instituições públicas, particularmente a Polícia Federal, que subsidiem o processo de tomada de decisão dos gestores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Filgueiras, Marcelo Vallim. "O emprego do Sistema de Informação de Custos do Governo Federal no âmbito da Marinha do Brasil." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2015. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8602.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento dos meios de comunicação e seu fortalecimento dentro de nossa sociedade, infelizmente, vem nos revelando fatos que estão se tornando rotineiros, como por exemplo a negligência e o descaso cometidos por administradores públicos no desempenho de suas funções. A má utilização do erário público por gestores descompromissados impactam negativamente na imagem do Estado, obrigando-o à ações como a ampliação de sua arrecadação e o investimento em sistemas que promovam maior eficiência, economicidade e transparência na execução da despesa pública. Uma das soluções apresentadas pelo Governo para minimizar esta problemática é o Sistema de Informação de Custos do Governo Federal (SIC), uma ferramenta que tem por objetivo subsidiar decisões governamentais e organizacionais, conduzindo o Estado à alocação mais eficiente do gasto público. Dentro deste contexto, o objetivo desta pesquisa consiste em avaliar o uso do Sistema de Informação de Custos do Governo Federal na produção de informações gerenciais dentro da atual política de gestão de custos da Marinha do Brasil. Para tal, esta pesquisa classificada como aplicada, descritiva e qualitativa, depreendeu um estudo bibliográfico e documental, debruçando-se sobre a literatura existente, relatórios emitidos pelo sistema SIC e documentos da sistemática OMPS. Destarte o fato de que apenas as OMPS-I/C/H da Marinha do Brasil (MB), o que representa 26 Unidades Gestoras (UG) no universo de 151 do Órgão Comando da Marinha, possuem acompanhamento contínuo de suas gestões com base em custos, o resultado desta pesquisa se limita à estas Organizações, não se estendendo às demais Unidades da Força Naval. Os resultados obtidos mostram que o Sistema de Informação de Custos do Governo Federal deixou de evidenciar custos considerados relevantes no atual processo de avaliação econômico-financeira das OMPS-I/C/H, indicando que o mesmo não atende as necessidades da Diretoria de Finanças da Marinha na produção de informações gerenciais destinadas à Alta Administração Naval. Entretanto, o sistema SIC traz uma grande contribuição para a Marinha do Brasil ao expandir o emprego da gestão de custo como ferramenta de controle gerencial às demais 127 UG da MB, não inseridas na sistemática OMPS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Peyerl, Fabio Vinicius. "Desenvolvimento de sistema de informações para controle de custos de obras de construção civil [manuscrito]." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2010. http://hdl.handle.net/1884/21204.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Werneck, Luiz Eduardo Tinoco. "Sistema de informação de custos em hospitais públicos: fatores que influenciaram sua implantação no instituto nacional de câncer." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2010. http://hdl.handle.net/10438/7983.

Full text
Abstract:
Submitted by Paulo Junior (paulo.jr@fgv.br) on 2011-04-27T20:48:50Z No. of bitstreams: 1 Luiz Eduardo T. Werneck.pdf: 207093 bytes, checksum: a6ae305768189d12a1c06225ff605a6c (MD5)
Approved for entry into archive by Paulo Junior(paulo.jr@fgv.br) on 2011-04-27T20:49:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Luiz Eduardo T. Werneck.pdf: 207093 bytes, checksum: a6ae305768189d12a1c06225ff605a6c (MD5)
Made available in DSpace on 2011-05-03T12:52:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luiz Eduardo T. Werneck.pdf: 207093 bytes, checksum: a6ae305768189d12a1c06225ff605a6c (MD5) Previous issue date: 2010-03-08
Avanços científicos têm propiciado melhor qualidade de vida aos pacientes e maior expectativa de vida à população. Os hospitais públicos que buscam se manter como referência em sua área de especialização são induzidos a realizar investimentos significativos para oferecer os novos tratamentos, embora a remuneração auferida por meio do Sistema Único de Saúde não costume acompanhar o preço das tecnologias. Portanto, ao gestor de saúde cabe a árdua tarefa de compatibilizar receitas estáveis com custos crescentes. Contrario senso, experiências de mensuração de custos em hospitais públicos ainda são remotas e pouco relatadas em periódicos acadêmicos. Nesse sentido, este artigo consiste no estudo de caso da implantação de sistema de informação de custos no Instituto Nacional de Câncer (INCA). Identificou-se mediante análise documental e entrevistas em profundidade que os fatores determinantes para influenciar a gestão do INCA a implantar, a partir de 2009, um sistema que lhe permita mensurar e analisar custos foram: transparência com o dinheiro público, irregularidade na dotação orçamentária e necessidade de contratualização com o governo central, principalmente devido à ameaça externa de redução drástica nos recursos humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

CARVALHO, Letícia Araújo de. "Avaliação de impacto da implantação de sistema de informatização de apuração de custos em hospitais: estudo de caso em hospital no Recife." Universidade Federal de Pernambuco, 2004. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1242.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T15:08:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo4053_1.pdf: 853261 bytes, checksum: 425e40da0b9ce7d1cecf5f430d980b73 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2004
Este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto da implantação de um sistema de informação de controle de custos hospitalares. O estudo inclui o referencial teórico básico necessário para evidenciar os elementos de análise. Estudo de caso de alguns hospitais de Recife de uma mesma empresa, operacionalizado por meio de entrevistas com diretores, consulta a documentos e textos e de dados da experiência dos entrevistados. Nove pessoas foram entrevistadas, buscando investigar o grau de eficácia atribuída ao sistema e as mudanças organizacionais que ocorreram na instituição para sua implantação. De acordo com a Associação de Hospitais da América (AHA) (apud FALK, 2001, p. 16), há duas versões de apuração de custos para instituições de saúde, o Prospective Payment System (PPS) e o pagamento por Diagnostic Related Groups (DRG), Grupos de Diagnósticos Relacionados. Esses sistemas, Apesar de afetarem positivamente a diminuição de custos, esses sistemas figuram como fator de influência negativa na qualidade dos atendimentos. O custo resultado é fornecido em termos de custo médio unitário. Para Martins (2001, p.306), a primeira metodologia corresponde a uma visão funcional enquanto a segunda direciona-se mais ao custeio baseado em atividade (hoje conhecido na literatura como ABC). Essa última visão é a metodologia de apuração de custos mais bem conhecida como activity based costing (ABC), conforme Eliseu Martins (2001, p. 306); ou diagnostic based costing conforme o programa de wCustos da Empresa WPD Tecnologia responsável pela implantação do módulo de custos do sistema de informação hospitalar recém-ativado nos hospitais um e dois da Unimed
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Préve, Altamiro Damian. "Sistema de custos : uma aplicação na Universidade Federal de Santa Catarina." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 1985. http://hdl.handle.net/10183/32846.

Full text
Abstract:
Como organizações, as instituições sempre tiveram a preocupação em manter uma forma organizacional condizente com os princípios da administração geral. O seu crescimento ,ocorrido nos últimos 15 anos, caracterizou-se como sendo um desa- , fio princípios adotados pelas instituições, tendo em vista a sua maior interação com o meio em que estão inseridas, fator este, gerado por exigência do própni.o comportamento da sociedade como um todo. No Brasil, as Instituições de Ensino Superior (IES) ,especificamente, vêm experimentando mudanças de comportamento com mais freqüência, dada a sua amplitude de atuação. Como forma de manter suas atividades atuantes, de modo a atender a demandas diversas, tem surgido estudos considerados prioritários, visando o tratamento de informações que se fazem necessárias, nas mais diversas áreas. Tais estudos costumanmostrar, na maioria das vezes, quão escassa é a disponibilidade de recursos para o custeio de instrumentos informativos que permitam redimensionar as decisões em diferentes momentos presentes à estrutura das IES. E também mostram que .as informações relativas a custos, embora não escassas, têm recebido tratamento inadequado. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em condições semelhantes às demais IES, no que diz respeito a níveis de informações, dispas-se a estruturar um sistema que viesse fornecer subsídios para auxiliar seus administradores na tomada de decisões. Dentre tantos sistemas já desenvolvidos na UFSC, estruturamos o Sistema de Custos que acabou por ser o ponto convergente na busca de informações do nível desejado dentro desta área. Neste sistema, os dados de naturezas diversas são devidamente tratados de forma a permitir que se obtenham resultados quantitativos que facilitem a análise e conclusões operacionais. Para isto, desenvolvemos um modelo que, utilizando-se dos princípios matriciais de alocação, implementou, via computação, diversos sistemas, num tratamento por processo que possibilitou conhecer os custos das unidades administrativas e acadêmicas, bem como suas variáveis. Com a sua aplicação na UFSC, foi possível demonstrar sua viabilidade prática, bem como pontos a serem aprimorados no próprio modelo, questão esta ligada ao tempo de execução. Além disto, destacamos sugestões para estudos a serem desenvolvidos nesta área.
As organizations, institutions have always been concerned with maintaining an organizational structure in accordance with the principies of administrative theory. The experiences of the growth of organizations in the last fifteen years has begin to callenge the validity of these principies, primarily because of the ever increasing dependence of organizations on external conditions and especially the steady process of change in society. In Brazil, the Higher Education linstitutions (HEI's), in particular, are undergoing a process of internal modification in an attempt to adjust to a wide expansion in their field of activity. In order to maintain their activities in the face of an ever-increasing demand, certain priorities had to be established regarding the use of information, the volume of which is expanding in most areas. Several studies have tried to show that the resources available for the processing of information are insufficient for any extension of the decision making structure, especially in view of the myrial organizational changes undexway in HErs. For example, information regarding cost control, although not infrequent, is generally inadequately presented. The Federal University of Santa Catarina (UFSC), where the prevailing conditions are similar to those of most other HEI's, is trying to implement a system which would be able to assist its decision makers in the field of management and administration. Among the several systems already developed at the UFSC, a Costing System which can collect ali the necessary and desired information was worked out successfully. In this system, different data from many sources are manipulated for the purpose of ontaining quantitative results which lead to operational conclusions. The model is based on a matrix of allocations which supplies an instrument for computation of the academic and administrative costs of the University. By applying this model to the UFSC, its practical viability is shown. The aspects of the model which with need further improvement are pointed out. Furthermore, additional investigations in this field are suggested.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Sistema de informação custos"

1

Machado, Nelson. Sistema de informação de custo: Diretrizes para integração ao orçamento público e à contabilidade governamental. Brasília, DF: ENAP, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Machado, Nelson. Sistema de informação de custo: Diretrizes para integração ao orçamento público e à contabilidade governamental. Brasília, DF: ENAP, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ancelevicz, Jacob. A utilização do sistema de custos ABC no Brasil. [São Paulo, Brazil]: Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, Núcleo de Pesquisas e Publicações, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tapajós, Luziele, and Roberto Wagner da Silva Rodrigues. Rede SUAS: Gestão e sistema de informação para o Sistema Único de Assistência Social. 3rd ed. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Secretaria Nacional de Assistência Social, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Montibeller-Filho, Gilberto. O mito do desenvolvimento sustentável: Meio ambiente e custos sociais no moderno sistema produtor de mercadorias. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Judiciário, Brazil Secretaria da Reforma do. Estudo comparado sobre gestão orçamentária e gestão administrativa de cortes e tribunais e tratamento estatístico da informação sobre o funcionamento do sistema judicial. Brasília, Brazil]: Secretaria de Reforma do Judiciário, Ministério da Justiça, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro Sistema de Bibliotecas e. Guia de bibliotecas e unidades de informação, SIBI/UFRJ. 2nd ed. Rio de Janeiro: O Centro, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Wetland landscape characterization. Chelsea, MI: Ann Arbor Press, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Geographic information systems & science. 3rd ed. Hoboken, NJ: Wiley, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sistema de Custos ABC. Atlas, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Sistema de informação custos"

1

Kawamoto, L. T., and A. F. Frère. "Sistema de informação para redução de acidentes no mergulho recreativo." In IV Latin American Congress on Biomedical Engineering 2007, Bioengineering Solutions for Latin America Health, 1080–83. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2007. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-74471-9_250.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Guimaraes, Denilson dos Santos, Eber Assis Schmitz, and Antônio Juarez Sylvio Menezes de Alencar. "INCONSISTÊNCIAS EM REGRAS DE NEGÓCIO: UM MÉTODO PARA IDENTIFICAÇÃO AUTOMATIZADA USANDO ALLOY." In Aplicações Avançadas de Simulação Computacional, 27–40. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060402.

Full text
Abstract:
Regras de negócio representam uma das formas mais efetivas de expressar conhecimento de negócio e, hoje em dia, empresas ágeis estão procurando identificar, representar e documentar essas regras, de forma que sejam claramente compreendidas e corretamente usadas por toda a empresa. Além disso, as regras de negócio são parte primordial de todos os sistemas de informação (SI) e neles estão sempre presentes. Assim, a identificação de erros em regras de negócio assume importância cada vez maior no desenvolvimento de SI, pois esses erros impactam em seus custos finais. Em particular, quanto mais tarde essa identificação ocorre, mais os custos de correção aumentam, podendo chegar a centenas de milhões de dólares por ano. Este artigo apresenta o método MIIRNA para a verificação da consistência de um conjunto de regras de negócio aplicadas em um domínio específico de negócio, usando a ferramenta Alloy e os paradigmas instance finding e small scope hypothesis, propostos na literatura acadêmica. Verificou-se que o método é aplicável e eficiente para conjuntos de regras de negócio de tamanho e complexidade médios. Para conjuntos de porte e complexidade maiores, a small scope hypothesis traz grandes possibilidades de escalabilidade do método MIIRNA. A partir desses resultados, podemos concluir que o método é viável, podendo ser usado tanto por analistas de sistemas quanto por analistas de negócio, de forma desacoplada da implementação dos SI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Macêdo, Diego, Guilherme Silva, Lucas Silveira, Lucas Costa, and Rebeca Moura. "Sistema de Informação Sinajuve." In Sistema Nacional de Juventude explicado, 101–28. Ibict, 2020. http://dx.doi.org/10.22477/9786588137284.cap7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Eurídice Ribeiro de, Alencastro, Lopes Aurelinda Barreto, and Martins Fernando José. "SEGURANÇA ALIMENTAR COMO FATOR DE MINIMIZAÇÃO DA VULNERABILIDADE SOCIAL: O CASO PROJETO PADARIA SOCIAL/CENTRAL DE EVENTOS – ALDEIAS INFANTIS SOS BRASIL." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02, 98–118. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.98-118.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata-se de uma explanação da importância do projeto social sem fins lucrativos “Padaria Social/Central de Eventos”, em parceria com a ONG Aldeias Infantis SOS Brasil. Coordenado em 2017, pelo curso de Hotelaria da Unioeste- Foz do Iguaçu, foi intitulado como “Pão da Terra”, tendo como objetivo inicial “criar um ambiente escola a fim de gerar conhecimentos na área de panificação e confeitaria”. Em 2019, coordenado pelo curso de Turismo no projeto guarda-chuva da Central de Eventos, segue com o curso de Hotelaria e a ONG. Com objetivos ampliados, teve um caráter assistencial no viés da segurança alimentar, de forma a contemplar a população envolvida aos seus direitos quanto aos aspectos sociais e de saúde, e dando-lhes acesso à informação desses direitos, como cita as prerrogativas básicas para a condição de cidadania do sistema alimentar no âmbito nutricional (Segurança Alimentar e Nutricional – SAN). A metodologia aplicada segue uma mescla de natureza quantitativa e qualitativa. O público-alvo, são famílias na faixa etária dos 20 aos 60 anos, na maioria mulheres, com 1 a 9 filhos, chefes de família com trabalhos informais em áreas diversas e do lar, tendo histórico de violência doméstica, e algumas cumprindo pena alternativa. Na equipe que forma o projeto atuam profissionais como: orientadora social, uma técnica/oficineira em panificação e confeitaria, professoras do curso de Turismo e Hotelaria, alunos estagiários e bolsistas da instituição de ensino, desenvolvendo aulas teóricas e práticas sobre o tema, além de temas diversos como segurança alimentar, custos, higiene pessoal, acidentes de trabalho, entre outros. Através de coleta de dados por ficha cadastral inicial, questionários de avaliação bimestral, registros iconográfiocos e conversas informais, percebeuse que o resultado foi visivelmente positivo, uma vez que a população agraciada encontrou no projeto além de novos conhecimentos, uma forma de subsistência diante da situação de carência e vulnerabilidade que se encontravam. Também captou-se mudanças na autoestima e no convívio familiar dos mesmos, uma vez que alavancou seu desenvolvimento com os conhecimentos adquiridos, gerandolhes autonomia financeira, dando-lhes empoderamento pessoal, e quebrando o ciclo de vulnerabilidade social e econômica captado. Atualmente o projeto teve grandes impactos sociais e na comunidade acadêmica com a abertura de bolsas de iniciação científica, gerando publicações diversas, divulgações em mídias, estágios curriculares, abertura de projetos de ensino, além de receber prêmios por contributos e inovações no setor atuante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Assad, Ana Lúcia Delgado, Dora Ann Lange Canhos, Kátia Paula Aleixo, and Sidnei de Souza. "SISTEMA DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ABELHAS NEOTROPICAIS." In A Arte de criar Abelhas, 79–91. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0821902088.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Smith, Diego, Joab Torres Alencar, and José Alcimar dos Santos. "DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL - COOTAX." In Desenvolvimento Sustentável e Mutações no Agrário Brasileiro: lutas e resistência, 246–55. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210504599.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Andrade, Ramon Souza Capelle de, and Itala Maria Loffredo D’Ottaviano. "Uma Caracterizaçao dos habitos a luz do conceito do sistema." In Informação, Conhecimento e Ação Ética, 169–80. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2012. http://dx.doi.org/10.36311/2012.978-85-7983-344-1p.169-180.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pereira, Madjany Modesto, José Eduardo de Carvalho Lima, and Sávio de Brito Fontenele. "SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADO AO PLANEJAMENTO URBANO." In Aplicações e Princípios do Sensoriamento Remoto 3, 46–55. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3791923095.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Carlos Ricardo Bandeira de, and Sérgio Roberto Costa Vieira. "SISREMO – SISTEMA DE ELICITAÇÃO DE REQUISITOS COM BASE NA TÉCNICA REMO." In Sistemas de Informação e Aplicações Computacionais, 151–65. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.17020180814.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Souza, Gabriel Jesus de, and Kledison Coelho Leite. "CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: SISTEMA DE CUSTOS NO DNIT BASEADA NA MODELAGEM DO SAP R/3." In Controladoria, gestão de custos e finanças, 326–38. Antonella Carvalho de Oliveira, 2018. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.22318271220.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Sistema de informação custos"

1

Da Costa, Augusto Verzbickas, Patricia Vilain, and Ronaldo Dos Santos Mello. "Uma Camada para o Mapeamento de Instruções SQL DML para o Banco de Dados NoSQL Chave-Valor Voldemort." In XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2016.5966.

Full text
Abstract:
Sistemas de informação que utilizam bancos de dados relacionais para a manutenção dos seus dados estão cada vez mais migrando para bancos de dados na nuvem a fim de minimizar custos com o gerenciamento de grandes volumes de dados. Os bancos de dados NoSQL são boas opções para esta finalidade, em particular, os bancos de dados chave-valor, que apresentam um modelo de dados simples e produtos escaláveis. Mesmo assim, os custos envolvidos com a migração para um gerenciador de dados NoSQL podem ser altos, principalmente em termos de alteração do código do sistema para adequação de interfaces de acesso. Este trabalho apresenta VoldemortSQL, uma camada de mapeamento de instruções SQL DML para o sistema gerenciador de banco de dados NoSQL chave-valor Voldemort, visando evitar o esforço de migração de dados e de interfaces de acesso de um banco de dados relacional para o banco de dados Voldemort. O uso desta camada permite, ao sistema de informação, a manipulação de dados na nuvem através da continuidade da utilização do padrão de acesso SQL. Experimentos demonstraram que o overhead de acesso introduzido com o VoldemortSQL não é proibitivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Simões, Leandro, Fernanda Campos, Victor Ströele, and Regina Braga. "Sistema de Recomendação de Serviços Baseado em uma Arquitetura Aberta para um Ecossistema de Software." In XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2017.6061.

Full text
Abstract:
Esse artigo descreve uma arquitetura aberta para sistemas de recomendação, com etapas, aspectos de perfil e contexto, técnicas e métodos, que pode ser adaptada a diversos domínios. Essa abordagem permite a redução de custos, amplia a confiabilidade e funcionalidade do sistema, e agiliza o processo de desenvolvimento do software para atender requisitos específicos. A proposta foi desenvolvida a partir de um mapeamento sistemático da literatura e experiências do Grupo de Pesquisa. Para avaliar a arquitetura é apresentado um sistema de recomendação para serviços na área de e-Science, sob a abordagem de ecossistema de software. A avaliação da proposta é composta de um estudo de caso e os resultados preliminares apontam para a viabilidade do modelo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Avila-Santos, Anderson, Daniel Kaster, Evandro Baccarin, Letícia Negreiros, and Saulo Vieira. "Sistema Integrado de Custo Municipal: uma Ferramenta de Apoio à Tomada de Decisão pelo Gestor Público." In XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2015.5873.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo demonstrar a eficácia de uma ferramenta de apoio ao controle social da gestão pública, denominada SICM—Educação (Sistema Integrado de Custos Municipais — Educação), que foi desenvolvida pela Universidade Estadual de Londrina em um trabalho conjunto do Departamento de Computação e do Departamento de Administração. O propósito dessa ferramenta é possibilitar a visualização e a comparação dos custos das escolas, por exemplo, dentro de um município. O artigo apresenta um estudo de caso utilizando a ferramenta proposta sobre dados obtidos a partir de um dos levantamentos realizados, referentes ao município de Assaí/PR. Também é mostrado como os dados podem ser visualizados através da ferramenta e como eles podem ser utilizados em tomadas de decisão por parte do poder público, o que se torna um poderoso meio de impor a transparência e a fiscalização sobre a administração pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Cael G. B., Gabriela D. S. Sousa, Josivan R. Reis, and Roberto P. Nascimento. "Uma proposta de framework para simulação de casas inteligentes usando Unity." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2021. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2021.15355.

Full text
Abstract:
Com o crescente desenvolvimento de novas tecnologias no campo da domótica e Internet das Coisas surgem novas oportunidades para a criação de ambientes inteligentes para usuários que carecem de algum tipo de tecnologia assistiva. Considerando os custos associados à construção desse tipo de ambientes, simuladores se tornam um componente importante para o seu desenvolvimento, de modo a minimizar o tempo e o custo de implementação do projeto. Assim, este trabalho apresenta uma proposta de framework para simular casas inteligentes que atendam as necessidades e especificidades do usuário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fernandes, A., Adler Souza, Gabriel Gomes, Isabela Drummond, Matheus Oliveira, and R. Frinhani. "Uma Proposta Para Melhoria da Previsibilidade de Custo de Projetos de Software Utilizando Dados Históricos de Custo, a Técnica de Gerenciamento de Valor Agregado – GVA e o algoritmo Random Tree." In XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2017.6056.

Full text
Abstract:
O presente trabalho faz uma proposta que combina a técnica de GVA com dados históricos e a utilização da Random Tree com o objetivo de melhorar a previsibilidade dos custos dos projetos, através de um estudo que utilizou 23 projetos de uma fábrica de softwares. Para provar que a técnica proposta era mais precisa que a técnica tradicional, foram realizados testes de hipóteses com 95% de significância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ruaro, André Faria, and Ricardo J. Rabelo. "Avaliação de Ferramentas de Computação em Nuvem para Empresas Virtuais." In XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2016.5990.

Full text
Abstract:
Redes Colaborativas (RC) tem surgido como uma expoente estratégia empresarial para a criação de novos modelos de sustentabilidade, principalmente para Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Há vários tipos de RCs. Este artigo foca nas do tipo Empresas Virtual (EV), que se caracteriza essencialmente por ser uma rede de PMEs que dinâmica e temporariamente se associam para colaborarem em torno de um objetivo comum, compartilhando recursos, conhecimento, custos, riscos e benefícios. Numa EV os mais variados tipos de transações entre seus membros são executados basicamente pela Internet, o que exige das empresas um razoável investimento em TI e recursos humanos. Porém, as PMEs geralmente têm muitas limitações técnicas e financeiras. A premissa deste trabalho é a de que as empresas-membro de uma EV poderiam compartilhar também recursos computacionais, diminuindo assim seus custos gerais. Com a crescente tendência de TIs baseadas em Nuvem (cloud computing) e a grande quantidade de ferramentas de cloud já disponíveis, é importante para as PMEs saberem quais delas são as mais adequadas para suportar os requisitos de um cenário de EV. Este é o objetivo básico deste artigo, que também identifica esses requisitos, os requisitos de avaliação de ferramentas de cloud, e faz um comparativo entre algumas das principais ferramentas. Os resultados são analisados e ao final é feita uma reflexão sobre a viabilidade da adoção de ferramentas de cloud para EVs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Joyce Aline, and José Jorge Lima Dias Junior. "Uma Visão Tridimensional do Reúso em Arquitetura Orientada a Serviços." In XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2016.5989.

Full text
Abstract:
O reúso em Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) tem sido utilizado estrategicamente nas organizações por diminuir custos de desenvolvimento e aumentar a qualidade das aplicações. Este artigo relata uma pesquisa qualitativa realizada com especialistas com o propósito de identificar objetivos, barreiras, facilitadores, estratégias, métricas e benefícios associados ao reúso em SOA. Os resultados foram sintetizados em três dimensões (gestão, arquitetura, operação) e representados através de um modelo conceitual que pode servir como um roadmap preliminar para gerir o reúso em SOA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gandulfo, Pablo I., Vanessa T. Nunes, Celia Ghedini Ralha, and Elaine Do N. Coimbra. "Redução de Custos nas Organizações Públicas com Método de Mineração de Processos: um Estudo de Caso no Controle de Férias." In XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2016.6010.

Full text
Abstract:
Percebe-se uma escassez de modelos e métodos que efetivamente ajudem as organizações públicas a reduzir custos e otimizar o uso de recursos nos fluxos de trabalho de gestão de pessoas, em especial no controle de férias. Este artigo descreve um modelo de mineração de processos para a análise do processo de controle de férias de servidores nos órgãos públicos. O método vai ser apresentado através de uma visão geral, uma breve apresentação de ferramentas e a aplicação do modelo em um caso real numa organização judicial, apresentando resultados que respondem a seis questões de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Jorge, Eduardo F., Marcus Vinícius A. Silva, Saulo Almeida, and Taluna Mendes. "E-FLOW PROJECT: Integração da Engenharia de Requisitos de Software com Business Process Management." In III Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2006. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2006.14728.

Full text
Abstract:
A automatização dos processos é uma solução utilizada por muitas organizações com o objetivo de reduzir custos e contribuir na garantia qualidade em seus produtos e serviços. Entretanto, as que atuam com desenvolvimento de software muitas vezes deparam-se com a dificuldade de gerar, ao final do processo de desenvolvimento, um produto que atenda plenamente às necessidades de seus usuários e clientes. Diante dessa realidade, este trabalho tem como objetivo propor um ambiente para engenharia de requisitos integrado à gerência de processos de negócios, para projetos de pequeno porte. O ambiente proposto, denominado E-flow Project, é composto por um processo para engenharia de requisitos baseado no Rational Unified Process (RUP) e uma ferramenta para automatizar e gerenciar esse processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Zadra, Viviane, and Josiane Porto. "Análise do Perfil e do Papel do Analista de Negócios no Contexto Nacional." In XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2015.5879.

Full text
Abstract:
Na Gestão de Processos de Negócio torna-se importante compreender o perfil e o papel do Analista de Negócios, pois esse profissional ajuda uma organização a identificar riscos e oportunidades, evitar custos e perceber benefícios no negócio e em seus processos. Mas, quais são as competências requeridas para atuação como Analista de Negócios e quais as responsabilidades desse papel, numa organização? Este trabalho contribui para o debate nesse tema, identificando e analisando competências requeridas, além das principais responsabilidades desse papel, através de uma survey realizada com analistas de negócio, no contexto nacional. A partir da percepção desses profissionais obteve-se um conjunto das principais competências e responsabilidades para atuação como Analista de Negócios, bem como um mapeamento do nível de presença dessas competências e responsabilidades, no cenário atual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography