To see the other types of publications on this topic, follow the link: Sistema de informação custos.

Journal articles on the topic 'Sistema de informação custos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Sistema de informação custos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Machado, Nelson, and Victor Branco de Holanda. "Diretrizes e modelo conceitual de custos para o setor público a partir da experiência no governo federal do Brasil." Revista de Administração Pública 44, no. 4 (August 2010): 791–820. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122010000400003.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o Sistema de Informação de Custos do Governo Federal, descrevendo o modelo e suas principais características, desde o conceito até a finalidade e os grupos de usuários, explorando a correspondência entre os conceitos de contabilidade governamental e de custos. O artigo demonstra o relacionamento entre as políticas públicas, recursos, atividades e objetos de custo. Para tanto, remete aos conceitos de sistema de acumulação e método de custeio de custos no setor público, correlacionando-os aos sistemas de informação governamentais. O artigo também apresenta o modelo téorico-conceitual, as diretrizes que sustentaram a sua concepção e a descrição do seu processo de implantação que ainda está em curso. O artigo finalmente olha para o futuro, depois de vencida a etapa de implantação do sistema, e exorta os leitores a se inserirem no debate sobre mensuração de custos. A importância do SIC é enfatizada como elemento de melhoria da qualidade do gasto no setor público
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Matos, Lucas dos Santos, Fabiano Domingos Bernardo, Altair Borgert, and Luiz Alberton. "A apuração dos custos do Serviço de Auditoria Federal do SUS na unidade descentralizada de Santa Catarina com base em um modelo estruturado de custeio." Revista Gestão & Políticas Públicas 3, no. 2 (December 26, 2013): 387–407. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v3i2p387-407.

Full text
Abstract:
Mudanças em relação a prestação de serviços públicos e a crescente demanda da população obrigou a administração pública a atualizar-se e buscar métodos gerenciais do setor privado para atender a tais exigências. Métodos estes que passaram a ser exigidos por diversas normas e legislações, dentre estes a obrigação da existência da gestão de custos, porém o atendimento a estas normas parece acontecer apenas na teoria ou de forma limitada. Desta forma, o objetivo deste trabalho, de natureza exploratória, é verificar o custo real do Serviço de Auditoria Federal do SUS na unidade de Santa Catarina a partir do método de custeio absorção – rateio simples e comparar com os custos apresentados pelo Governo Federal para o ano de 2012. Para realização da pesquisa foram utilizados dados extraídos do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI e de outras fontes como relatório de gestão e pedido de acesso a informação por intermédio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão do Governo Federal (e-SIC). Como resultado evidenciou-se a diferença em relação às informações prestadas pelo Governo e o custo real da prestação dos serviços. A comparação entre os custos apurados nesta pesquisa e os custos apurados pelo Governo Federal demonstra que a metodologia de apuração de custos adotada pelo Governo Federal desconsidera 79,61% dos custos administrativos do SEAUD/SC. Esta forma de apuração dos custos causa distorções nas informações utilizadas na tomada de decisão dos gestores públicos, bem como mascara o custo deste serviço prestado à sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Soares, Cristiano Sausen, and Eliandra Parcianello. "A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: BUSCANDO AÇÕES INOVADORAS A PARTIR DE UM DIAGNÓSTICO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO CENTRAL DO RS." Revista GESTO 6, no. 1 (July 4, 2018): 2. http://dx.doi.org/10.31512/rg.v6i1.2247.

Full text
Abstract:
<p>Com o objetivo de identificar iniciativas inovadoras para implantação de sistemas de custos nos municípios da região central do RS, este estudo se desenvolveu por meio da pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, mediante levantamento. A coleta de dados fez uso da aplicação de questionário elaborado para identificar o perfil dos respondentes, formas de atualização profissional e estratégias adotadas para implantação do sistema de custos nos municípios. Das 34 cidades da região investigada, obteve-se uma amostra de 38,24%, sendo o retorno dos respondentes uma limitação da pesquisa. Os resultados demonstram que poucas ações efetivas foram desenvolvidas para implantação de sistemas de custos na maioria dos municípios da região. Constataram-se dois aspectos relevantes: a falta de sistemas de informação de custos que permitam aos municípios a integração dos sistemas contábeis em uso com as informações de custos; e a necessidade de ações pontuais da gestão de pessoas no enfrentamento a resistência à mudança, na qualificação de pessoal e no envolvimento dos gestores no processo de implantação do sistema de custos. Espera-se que os resultados evidenciados possam contribuir com os demais entes públicos, sugerindo-se para futuras pesquisas um estudo de caso acompanhando o desenvolvimento e implantação do sistema de custos em um município.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cardoso, Ricardo Lopes, André Carlos Busanelli de Aquino, and Eugenio José da Silva Bitti. "Reflexões para um framework da informação de custos do setor público brasileiro." Revista de Administração Pública 45, no. 5 (October 2011): 1565–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122011000500014.

Full text
Abstract:
O presente artigo sumariza uma proposta de framework da informação de custos para o setor público no Brasil. A proposta emergiu de contribuições promovidas pelo governo central no Brasil na realização de duas equipes de trabalho, a primeira pela comissão interministerial em 2005, e a segunda coordenada pelo Ministério da Fazenda em 2008/09. Essas contribuições foram validadas em relação às críticas veiculadas no meio acadêmico quanto às estruturas conceituais da contabilidade financeira (framework) emitidas pelo International Accounting Standards Board e Financial Accounting Standards Board, e em relação à literatura internacional de implantação de sistemas de custos no setor público. A adoção de um sistema de custos é exigida para as entidades públicas no Brasil desde 1964; entretanto, somente agora é objeto de um trabalho conduzido pelo Ministério da Fazenda para o governo federal, cujos primeiros resultados serão divulgados neste ano. O acórdão emitido pelo Tribunal de Contas da União em 2004, determinando que a legislação seja observada, tende a ampliar tal adoção. Contudo, a adoção não é suficiente, é necessária a utilização, que é função da relevância percebida da informação de custos. Sugere-se que a difusão da adoção e uso de sistemas de custos no setor público brasileiro seja feita através de uma implantação gradual, flexível, mediante a adoção do regime de competência, e baseada num framework único e comum às diversas entidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Sérgio Ribeiro dos. "Sistema de informação em enfermagem: interação do conhecimento tácito-explícito." Revista Brasileira de Enfermagem 58, no. 1 (February 2005): 100–104. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672005000100020.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo traçar algumas considerações teóricas e conceituais sobre sistema de informação em enfermagem, buscando situar o conhecimento baseado nas evidências da prática clínica para construir um modelo de sistema integrado às estruturas conceituais, formadas pela combinação de três ciências: informação, computação e enfermagem. Esse conhecimento pode descrever e explicar sistematicamente os fenômenos necessários para desenvolver um compreensivo sistema de informação que contribua para a melhoria dos registros de enfermagem e consolide os mecanismos para prover medidas básicas de custos, qualidade, acesso ao cuidado do paciente e resultado deste cuidado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Lucas Mike Naves, Raquel Freitas Carneiro, Luany Patrícia Liberato De Oliveira, Leonardo Martins Raposo, Thiago Alves De Oliveira, and Denis Masashi Sugita. "Levantamento do Custo da Internação por Septicemia com Base em Protocolo Atual de Manejo da Doença." Revista Educação em Saúde 7, no. 1 (June 28, 2019): 47–57. http://dx.doi.org/10.29237/2358-9868.2019v7i1.p47-57.

Full text
Abstract:
A sepse constitui a principal causa de mortes nas Unidades de Terapia Intensiva e demanda altos custos. A instituição de protocolos pode interferir nos custos totais, além de modificar a mortalidade e a sobrevida do paciente. Objetivo: O objetivo desta pesquisa é descrever as variáveis que interferem no custo financeiro de um paciente séptico em território brasileiro, a partir de novo protocolo de diagnóstico e manejo de sepse. Método: Para isso, foi feito um estudo de análise de custos com a utilização do Sistema de Informação Hospitalar (SIH) do Sistema Único de Saúde, disponível no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) em 2015 e 2016, o Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos (SIGTAP) e Banco de Preços em Saúde e adotou-se o fluxograma proposto pelo Centro de Oncologia MD Anderson da Universidade do Texas. Os dados foram registrados e analisados em uma planilha do software Microsoft Excel® 2016. Resultados e Conclusões: A avaliação da distribuição de custos por região geográfica demonstrou que a região Sudeste, apesar de apresentar uma das menores médias de custo diário, possui a média de permanência hospitalar mais alta e o maior número de internações. O cálculo do custo de um paciente séptico depende, entre outras variáveis, de diagnóstico, terapêutica e recursos humanos e físicos. Os dados encontrados nos bancos de dados, baseados no fluxograma utilizado, possibilitaram a elaboração de um instrumento que permite o cálculo, de acordo com o manejo de cada paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mattos, Jarbas Cesar de, and José Carlos de Toledo. "Custos da qualidade: diagnóstico nas empresas com certificação ISO 9000." Gestão & Produção 5, no. 3 (December 1998): 312–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x1998000300011.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa a utilização de Custos da Qualidade, como ferramenta de gestão, pelas empresas brasileiras cujos sistemas da qualidade já estejam certificados conforme critérios internacionais. Analisa também as principais características dos Sistemas de Custos da Qualidade (SCQ) implantados, o processo de implantação e as principais dificuldades enfrentadas. Foram contatadas, por meio de pesquisa de campo via correio, 838 empresas possuidoras de 919 certificados de sistema da qualidade conforme as normas ISO 9001, 9002 ou 9003. Das 300 empresas que responderam o questionário, 39% informaram ter um SCQ implantado ou em implantação. As dificuldades para implantação e para uma maior difusão da ferramenta concentram-se, principalmente, no desconhecimento da mesma e na visão, por parte da empresa, que o sistema de informação contábil existente não é adequado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nilson, Eduardo Augusto Fernandes, Rafaella da Costa Santin Andrade, Daniela Aquino de Brito, and Oliveira Michele Lessa de. "Custos atribuíveis a obesidade, hipertensão e diabetes no Sistema Único de Saúde, Brasil, 2018." Revista Panamericana de Salud Pública 44 (April 10, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.26633/rpsp.2020.32.

Full text
Abstract:
Objetivo. Estimar os custos atribuíveis a hipertensão arterial, diabetes e obesidade no Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil em 2018. Métodos. Realizou-se uma estimativa dos custos atribuíveis a doenças crônicas não transmissíveis a partir dos riscos relativos e das prevalências populacionais de hipertensão, diabetes e obesidade, considerando custos de hospitalizações, procedimentos ambulatoriais e medicamentos distribuídos pelo SUS para tratamento dessas doenças. As informações de custo foram obtidas nos sistemas de informação em saúde disponíveis no SUS. A análise explorou os custos das doenças segundo sexo e idade na população adulta. Resultados. Os custos totais de hipertensão, diabetes e obesidade no SUS alcançaram 3,45 bilhões de reais (R$) (IC95%: 3,15 a 3,75) em 2018, ou seja, mais de 890 milhões de dólares (US$). Desses custos, 59% foram referentes ao tratamento da hipertensão, 30% ao do diabetes e 11% ao da obesidade. No total, 72% dos custos foram com indivíduos de 30 a 69 anos de idade e 56%, com mulheres. Considerando separadamente a obesidade como fator de risco para hipertensão e diabetes, os custos atribuíveis a essa doença chegaram a R$ 1,42 bilhão (IC95%: 0,98 a 1,87), ou seja, 41% dos custos totais. Conclusões. As estimativas dos custos atribuíveis às principais doenças crônicas associadas à alimentação inadequada evidenciam a grande carga econômica dessas doenças para o SUS. Os dados mostram a necessidade de priorizar políticas integradas e intersetoriais para a prevenção e o controle da hipertensão, do diabetes e da obesidade e podem apoiar a defesa de intervenções como medidas fiscais e regulatórias para alcançar os objetivos da Década de Ação das Nações Unidas sobre Nutrição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Verena Maria Mendes de, Maria de Lourdes Nobre Simões Arsky, André Peres Barbosa de Castro, and Wildo Navegantes de Araujo. "Anos potenciais de vida perdidos e custos hospitalares da leptospirose no Brasil." Revista de Saúde Pública 45, no. 6 (December 2011): 1001–8. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102011005000070.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Estimar os custos associados à hospitalização e os anos potenciais de vida perdidos devido à leptospirose. MÉTODOS: Foram utilizados os bancos de dados de sistemas de informação em saúde do Ministério da Saúde para o relacionamento probabilístico dos casos e internações que evoluíram a óbito por leptospirose em 2007. No Sistema de Informação de Agravos de Notificação os casos confirmados foram subdivididos em internação e óbito, que foram relacionados às seguintes bases: Sistema de Informações Hospitalares (registros com diagnóstico principal) e Sistema de Informações sobre Mortalidade (causa básica do óbito, A27.0, A27.8 e A27.9). Foram estimados os custos parciais de internação, os óbitos pela doença, os anos potenciais de vida e de trabalho perdidos. RESULTADOS: As características da maioria das internações que evoluíram para óbito eram: sexo masculino, entre 18 e 49 anos, raça branca, zona urbana e ensino fundamental incompleto. Foram 6.490 anos potenciais de vida perdidos, sendo 75% da faixa etária de 20 a 49 anos. Quando ajustada pela população, a perda foi de 15 dias de vida/1.000 habitantes. A proporção de anos potenciais de vida perdidos pelo número de óbitos foi em média de 30 anos perdidos para cada óbito. O impacto financeiro estimado foi equivalente a R$ 22,9 milhões em salários não ganhos. Os custos hospitalares foram de R$ 831,5 mil. Considerando os dias de salário perdidos por período de internação (mediana: 6 dias), houve perda de R$ 103,0 mil. CONCLUSÕES: Houve elevado custo social em termo de anos potenciais de vida perdidos e gasto hospitalar parcial com leptospirose quando comparado ao possível tratamento precoce ou não adoecimento, o que poderia ter minimizado o impacto dessa doença na população brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cruz, Nuno Ferreira da, and Rui Cunha Marques. "Análise econômica do sistema da reciclagem em Portugal." Engenharia Sanitaria e Ambiental 19, no. 3 (September 2014): 335–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522014019000000190.

Full text
Abstract:
A reciclagem de resíduos de embalagens é um grande objetivo da União Europeia. A legislação comunitária impõe metas muito ambiciosas relativamente às taxas de reciclagem a atingir por todos os Estados-membros. Por conseguinte, a análise das operações e dos custos acrescidos que resultaram dessa política ambiental constitui um relevante tópico de investigação. Uma vez que cada Estado-membro tem seu próprio sistema de reciclagem, existe uma clara falta de informação acerca dos custos reais das várias etapas do ciclo de vida dos resíduos e de como esses custos têm sido distribuídos por todos os intervenientes. Este artigo caracteriza o caso português e discute as transferências financeiras feitas pela organização que gerencia o Sistema Ponto Verde. Essas transferências são posteriormente comparadas com os custos reais dos prestadores locais (operadores de resíduos), pelo que é possível discutir a eficiência e justiça do sistema. Conclui-se que cada tonelada de resíduos de embalagens triada custa cerca de 289€ aos prestadores de resíduos (custos de investimento, operação e manutenção com a coleta diferenciada e processo de triagem). Se os custos evitados com a coleta indiferenciada e a destinação final desses resíduos forem contabilizados como benefícios do sistema, então os benefícios correspondem a 127% dos custos totais. Contudo, se os custos evitados com a coleta indiferenciada e a destinação final não forem considerados, os benefícios dos prestadores de gestão de resíduos cobrem apenas 77% dos seus custos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Pinto, Márcia, and Maria Alicia Domínguez Ugá. "Os custos de doenças tabaco-relacionadas para o Sistema Único de Saúde." Cadernos de Saúde Pública 26, no. 6 (June 2010): 1234–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2010000600016.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo calcular os custos diretos de internações por doenças tabaco-relacionadas em 2005, sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS) para três grupos de doenças: câncer, aparelhos circulatório e respiratório. Para o câncer, os custos com quimioterapia também foram considerados. Foram utilizados dados das bases administrativas dos sistemas de informação do SUS e indicadores epidemiológicos, como prevalência e riscos relativos de cada doença analisada. Os custos atribuíveis ao tabagismo foram de R$ 338.692.516,02, representando 27,6% dos custos totais dos procedimentos analisados para os três grupos. Se consideradas as internações e procedimentos de quimioterapia pagos para todas as patologias, os custos alcançaram 7,7% dos custos totais. Ainda, 0,9% das despesas com ações e serviços de saúde financiados com recursos próprios da esfera federal podem ser atribuídos ao tabagismo em 2005. Os resultados são conservadores para o Brasil e sugerem a necessidade de dar continuidade às pesquisas que mensurem a carga total do tabagismo sob a perspectiva da sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Bandeira, Renata Albergaria de Mello, and Antonio Carlos Gastaud Maçada. "Tecnologia da informação na gestão da cadeia de suprimentos: o caso da indústria gases." Production 18, no. 2 (2008): 287–301. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132008000200007.

Full text
Abstract:
A Tecnologia da Informação (TI) contribui para tornar a logística mais eficiente e efetiva na geração de valor para as empresas. Como resultado, são inúmeros os sistemas de TI disponíveis para a aplicação na logística. Entretanto, os profissionais de logística nem sempre têm conhecimento sobre o melhor sistema a adotar segundo as características da cadeia de suprimentos. Este é um problema que, se não for eliminado, poderá impedir a materialização das promessas trazidas pela combinação do conceito de gestão da cadeia de suprimentos (SCM) e TI. Assim, o escopo desta pesquisa consiste em identificar as principais tecnologias de informação empregadas na gestão da cadeia de suprimentos do setor de gases industriais. Seis variáveis estratégicas - Integração, Custos de Armazenagem, Custos de Movimentação, Velocidade, Competitividade e Coordenação Interorganizacional - são empregadas para analisar os impactos do investimento em TI na SCM de gases industriais. Os resultados indicam que a variável estratégica organizacional Integração tem maior impacto sobre o uso da TI, seguida pela Competitividade, Custos de Transporte e Velocidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Oliveira Fontes, José Isak, Thiago Oliveira, and André Morais Gurgel. "AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE CUSTOS EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO: PROPOSTAS DE MELHORIAS E APLICABILIDADE." Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade 10, no. 2 (May 24, 2021): 39–59. http://dx.doi.org/10.18028/rgfc.v10i2.8725.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva avaliar a modelagem do sistema de custos de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), indicando melhorias para sua aplicabilidade. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, a qual se utilizou da análise documental, observação não participante, análise de conteúdo e artefatos. Os resultados demonstram que os custos da IFES podem ser melhor gerenciados a partir da adoção das melhorias propostas no sistema. Essas melhorias facilitarão a gestão dos custos e dos recursos da instituição que assumem um papel estratégico em apoiar todas as suas atividades e operações. Como contribuições, destacam-se a aplicação de um instrumento inovador na realidade de uma instituição da administração pública, a qual exige a adoção de novos procedimentos e políticas estratégicas de custos para implantação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Luque, Carlos A., Hélio N. Cruz, Cicely M. Amaral, Siegfried Bender, and Paulo M. dos Santos. "O processo orçamentário e a apuração de custos de produtos e serviços no setor público do Brasil." Revista do Serviço Público 59, no. 3 (February 19, 2014): 309–31. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v59i3.152.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda a questão da apuração de custos de serviços públicos a partir da perspectiva do processo orçamentário no setor público. Nesse sentido, o objetivo principal do trabalho consiste em explicitar uma sistemática de análise e apuração de custos de serviços públicos que seja adaptada ao processo orçamentário do setor público brasileiro e, assim, contribuir para a obtenção da eficiência alocativa e eficiência operacional. A sistemática de apuração de custos aqui proposta é totalmente compatível com os sistemas gerenciais de informação utilizados pelo Governo e tem baixo custo de operacionalização porque não implica mudanças apreciáveis nos sistemas de informação em uso e na forma de registro das informações na contabilidade pública. Por fim, a sistemática de apuração de custos de serviços públicos proposta atende à Lei de Responsabilidade Fiscal e a complementa quanto à apuração de custos de serviços e produtos do setor público.Palavras-Chave: Processo Orçamentário, Apuração de Custos, Serviços Públicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Pereira, Ana Luísa, and Ana Lúcia Romão. "A implementação do sistema de contabilidade de custos nos municípios portugueses." Revista Contemporânea de Contabilidade 12, no. 27 (December 30, 2015): 165. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2015v12n27p165.

Full text
Abstract:
As fortes restrições orçamentais têm vindo a pressionar os municípios a aumentar os índices de eficiência, de eficácia e de qualidade no serviço prestado e os sistemas de contabilidade de custos (SCC) devem desempenhar um papel preponderante nesta matéria. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivos principais avaliar a implementação do SCC nos municípios portugueses, bem como, analisar a utilidade da informação produzida por este sistema. Para tal, elaboramos um questionário (distribuído pelos 308 municípios), o qual foi utilizado como ferramenta na operacionalização da investigação. Os resultados demonstraram que apenas 58% dos inquiridos já implementou o SCC encontrando-se numa fase de implementação intermédia. Quanto aos outputs produzidos pelo sistema, concluímos que, apesar dos mesmos assumirem um papel importante para os inquiridos, têm ainda uma utilização bastante reduzida, não contribuindo de forma efetiva para a gestão municipal e para o controlo e racionalização dos recursos dos municípios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Peloia, Paulo R., and Marcos Milan. "Proposta de um sistema de medição de desempenho aplicado à mecanização agrícola." Engenharia Agrícola 30, no. 4 (August 2010): 681–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162010000400012.

Full text
Abstract:
As organizações líderes dos mais diferentes setores têm como característica medir o próprio desempenho de modo sistêmico, porém nas empresas agrícolas ainda não é comum o emprego desse conceito, incluindo o setor de mecanização. A mecanização tem um forte impacto na composição dos custos de produção, e conhecer o seu desempenho é primordial para o sucesso de empresa agrícola. A importância que as medidas de desempenho têm no auxílio à gestão e o que a mecanização representa para os custos de produção justificaram o desenvolvimento deste trabalho, que tem como objetivo propor um sistema de medição de desempenho integrado para dar suporte à gestão da mecanização agrícola. A metodologia foi dividida em duas etapas: adaptação de um modelo conceitual sistêmico, com base no Balanced Scorecard - BSC; aplicação do modelo a um estudo de caso na agroindústria canavieira. A adaptação e a aplicação do modelo conceitual permitiu obter indicadores de desempenho de modo sistêmico e associados a: custo e prazo (tradicionalmente utilizados); controle e melhoria na qualidade de operações e processos de apoio; preservação ambiental; segurança, saúde, satisfação, motivação e capacitação de colaboradores; desenvolvimento de sistemas de informação. Conclui-se que o modelo auxiliou na elaboração do sistema de medição de desempenho para a gestão de sistemas mecanizados e que os indicadores permitem uma visão integrada da empresa e associada aos objetivos estratégicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Domingues, Arthur Scardini, Daniel Emilio De Souza, Rodrigo Gonçalves Barbosa, Diego Nicacio Viana, Cesar Otaviano Penna Junior, and Carlos Alexandre Siqueira Da Silva. "SISTEMA COMPUTACIONAL PARA CONTROLE DE UMA PISCICULTURA." Revista Univap 22, no. 40 (April 24, 2017): 800. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1614.

Full text
Abstract:
A tecnologia da informação quando empregada no setor produtivo pode trazer melhorias através do tratamento dos dados e geração de informações que auxiliam na tomada de decisão. Objetivou–se com esse trabalho, desenvolver um sistema computacional que auxilie o gestor de uma piscicultura, dando lhe condições de controlar a produção de peixes, reduzir seus custos, otimizar seus rendimentos e atuar de forma competitiva no mercado. O software foi desenvolvido através de práticas da análise de sistemas, utilizando como referência uma propriedade rural, onde foram coletadas informações. Observou-se que o sistema atendeu aos requisitos levantados na fase de análise, mostrando-se um poderoso aliado do gestor da piscicultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Dal Moro, Leila, Elizangela Nicoloso Brandili, Adalberto Pandolfo, and Naira Elizabete Barbacovi. "IDENTIFICAÇÃO DOS CUSTOS AMBIENTAIS EM UMA EMPRESA ALIMENTÍCIA DE PASSO FUNDO-RS." Revista CIATEC-UPF 7, no. 1 (August 4, 2015): 39. http://dx.doi.org/10.5335/ciatec.v7i1.3927.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem como finalidade a identificação dos custos ambientais de uma indústria de alimentos. Para este fim, foi utilizado o modelo proposto por Jasch (2001). Quanto à metodologia, foi realizado um estudo de caso, identificando os custos ambientais envolvidos no processo produtivo. Os resultados da pesquisa indicaram que, baseado no sistema contábil utilizado atualmente pela empresa, foi possível à identificação de alguns custos ambientais inerentes ao processo produtivo, permitindo assim uma informação parcial do quanto à empresa efetivamente tem de gastos com o meio ambiente. Por meio da implementação do sistema de identificação de custos ambientais, a empresa poderá ter um controle maior sobre eles, sabendo o quanto gasta com meio ambiente. O conhecimento dos custos relacionados ao meio ambiente pode levar a uma redução da quantidade de insumos utilizados nas atividades operacionais e a redução de poluentes emitidos. Os resultados evidenciaram que a empresa demonstra através de sua política de responsabilidade ambiental atitudes sustentáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Vargas, Elisandro João de, and Miguel Afonso Sellitto. "Contribuição do manufacturing execution system na execução de prioridades competitivas em empresas de manufatura." Revista Produção Online 16, no. 3 (September 15, 2016): 875. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v16i3.2161.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar os resultados que a implantação de um sistema de informação do tipo MES (Manufacturing Execution System) pode trazer a empresas de manufatura. O método de pesquisa foi o estudo de caso múltiplo. Foram estudadas duas empresas de médio porte (X e Y), com características diferentes de produto e processo, com implantações do MES, durando sete e dez anos. Os resultados apontam que entre 2011 a 2014 ocorreu melhora nas prioridades competitivas custo e entrega para a empresa X e qualidade, custo e entrega para a empresa Y. Os principais resultados observados e que podem ser atribuídos às implantações do MES são: em X, aumento no tempo de máquina operando em 32%, redução do lead time em 47,6% e custos de fabricação em 9,7%; em Y, redução dos rejeitos em 52,6%, custos de fabricação em 8,7% e no lead time em 20%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Padilha, Thais Cássia Cabral, and Fernando Augusto Silva Marins. "Sistemas ERP: características, custos e tendências." Production 15, no. 1 (April 2005): 102–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132005000100009.

Full text
Abstract:
Muitas empresas estão adotando Sistemas ERP devido a várias razões, tais como: decepção com sistemas incompatíveis, incapacidade do Departamento de Tecnologia de Informação em realizar a integração entre os sistemas existentes atualmente na empresa e outros motivos que influenciam diretamente a competitividade da Empresa. Neste contexto, este artigo apresenta as principais características de Sistemas ERP, suas vantagens e desvantagens, bem como os custos envolvidos na sua implementação. Finalmente, as tendências e o futuro de Sistemas ERP são comentados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Zuliani, Larissa Lenotti, Marli de Carvalho Jericó, Liliana Cristina de Castro, and Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler. "Consumo e custo de recursos materiais em unidades pediátricas de terapia intensiva e semi-intensiva." Revista Brasileira de Enfermagem 65, no. 6 (December 2012): 969–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672012000600013.

Full text
Abstract:
O gerenciamento de custos de materiais de consumo hospitalar é um tema atual em pesquisa, principalmente em unidades de saúde especializadas. Os enfermeiros são destacados como os principais gestores do consumo e custo de materiais hospitalares. Neste estudo, objetivou-se caracterizar unidades pediátricas semi-intensivas e intensivas de um hospital de ensino e verificar o consumo e os custos de materiais utilizados na assistência a pacientes internados nessas unidades. Estudo descritivo, exploratório, retrospectivo, com abordagem quantitativa; os dados foram obtidos do Sistema de Informação Hospitalar; analisados com base na classificação ABC. O gasto médio foi semelhante entre as UTIs cardiológica e neonatal e menor nas UTI e semi-intensiva pediátricas; houve variação significativa de consumo mensal de materiais; os materiais de maior custo tiveram mais impacto no orçamento das unidades estudadas. Os dados obtidos revelaram a importância do uso de método sistêmico de análise de consumo e gastos de materiais em unidades pediátricas e subsidiam ações administrativas de economia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Harmyans Moreira, Alisson Neves, Nori Paulo Griebeler, Fernanda Duarte Araujo Himmen, and Rherison Tyrone Silva Almeida. "PLANEJAMENTO DO TRANSPORTE CANAVIEIRO A PARTIR DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA." ENERGIA NA AGRICULTURA 35, no. 2 (June 26, 2020): 257–64. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2020v35n2p257-264.

Full text
Abstract:
PLANEJAMENTO DO TRANSPORTE CANAVIEIRO A PARTIR DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA* ALISSON NEVES HARMYANS MOREIRA1, NORI PAULO GRIEBELER1, FERNANDA DUARTE ARAÚJO HIMMEN 1, RHERISON TYRONE SILVA ALMEIDA2 1 Escola de Agronomia, EA-UFG, Campus Samambaia, Rodovia Goiânia/Nova Veneza, km 0, CEP 74690-900, Goiânia, GO, Brasil, 1alissonharmyans@gmail.com, 2npgriebeler@gmail.com, 3fernanduarteflorestal@gmail.com. 2 Instituto de Estudos Socioambientais, IESA-UFG, avenida Esperança s/n, Campus Samambaia, CEP 74001-970, Goiânia, GO, Brasil. * Produção extraída da dissertação do primeiro autor. RESUMO: Elaboraram-se por meio de Sistema de Informação Geográfica (SIG), roteirizações para o transporte canavieiro, tendo em vista a análise de variáveis de dois cenários, o menor caminho e o que oferece melhor desempenho operacional. Na comparação de critérios, os resultados não diferiram significativamente pelo teste t student (σ < 0,05). Os dados subsidiaram a avaliação do custo de reparo e manutenção (CRM) em relação a vida útil e por quilometragem. Foram verificados que as discrepâncias entre os custos tornam-se expressivas a partir da quarta safra chegando a diferença de R$ 52.712,23. Assim, tendo em vista a logística da usina, inferiu-se que o critério do desempenho operacional é o ideal para a frota da empresa, enquanto o menor caminho é a melhor opção para o pagamento do serviço terceirizado. Palavras-chaves: cana-de-açúcar, logística, estradas não pavimentadas. SUGARCANE TRANSPORTATION PLANNING FROM A GEOGRAPHIC INFORMATION SYSTEM (GIS) ABSTRACT: Through the Geographic Information System (GIS), routes for sugarcane transport were elaborated, in view of variable analysis from two scenarios, the shortest path and the one that offers the best operational performance. In the criteria comparison, the results did not differ significantly by the student t test (σ <0.05). The data supported the assessment of the repair and maintenance cost (CRM) in relation to service life and mileage. It was found that the discrepancies between costs become significant as the fourth harvest, reaching a difference of R$ 52,712.23. Thus, in a view of plant logistics, it was inferred that operational performance criterion is ideal to company fleet, while the shortest route is the best option for paying outsourced service. Keywords: sugarcane, logistic, unpaved roads.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Oliveira, Michele Lessa de, Leonor Maria Pacheco Santos, and Everton Nunes da Silva. "Bases metodológicas para estudos de custos da doença no Brasil." Revista de Nutrição 27, no. 5 (October 2014): 585–95. http://dx.doi.org/10.1590/1415-52732014000500007.

Full text
Abstract:
Este artigo teve como objetivo propor recomendações para a realização de estudos de custo da doença no sistema de saúde brasileiro. Realizou-se uma revisão da literatura sobre aspectos relacionados ao método de custo da doença e aplicou-se ao caso brasileiro. Os resultados estão divididos em dois blocos. O primeiro refere--se aos conceitos inerentes aos estudos de custo da doença, tais como tipos de custos, perspectiva da análise, apresentação dos valores monetários e fontes de informação. O segundo diz respeito a recomendações para aplicar o método de custo da doença ao contexto brasileiro. Foram propostas sete etapas para a elaboração de um estudo de custo da doença: 1) selecionar a doença e elaborar a pergunta a ser respondida; 2) definir a perspectiva, a abordagem e os tipos de custo a serem analisados; 3) obter os riscos de incidência das comorbidades que poderiam ser parcialmente evitadas caso a doença investigada não existisse; 4) calcular o risco atribuível à doença investigada nas suas comorbidades; 5) levantar os custos de cada patologia associada; 6) calcular o custo da doença final; e 7) analisar os resultados. É viável adotar o método de custos da doença no Brasil, pois as informações não só estão disponíveis, como também são de acesso público. Apesar de algumas limitações, os estudos sobre o custo da doença são muito úteis para o planejamento em saúde, pois permitem estimar o custo global de uma dada patologia no País.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Zahdi, Mariana Ribas, Ivan Maluf Junior, and Eliane Mara Cesario Pereira Maluf. "Hepatite A: avaliação do custo-beneficio da prevenção pela vacina - Paraná, Brasil." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 4, no. 16 (November 17, 2009): 281–88. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc4(16)420.

Full text
Abstract:
Objetivos: conhecer a magnitude do problema da Hepatite A no Parana. , Brasil, e avaliar custo-beneficio davacinação. Materiais e métodos: o estudo é descritivo e de farmacoeconomia. Para avaliar a magnitude do problema,foram coletados dados sobre os casos de hepatite A do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, (SIN AN),Sistema de Informação em Mortalidade (SIM) e Autorização de Internação Hospitalar (A114) da Secretaria de Estado daSaúde do Paraná ao período de 2000 a 2003. Foi estimada a probabilidade de uma coorte de crianças adquirirHepatite A durante a vida e os custos dos tratamentos. Esses gastos foram comparados corn o custo da vacinação.Resultados: foram 14.682 notificações das quais 12.102 (82,4%) ocorreram em menores de 15 anos. A incidência napopulação foi de 37,5/100000. Ocorreram 20 óbitos, sendo sete por insuficiência hepática. O custo com a doença foicomprovaciamente alto. 0 investimento para a vacinação de crianças, com duas doses (10 LTSD/dose), também foiestimado. Observou-se uma relação custo-beneficio positiva da vacinação. Para cada dólar investido na vacinação, 2,26LTSD sic) economizados no tratamento. Conclusões: os resultados confirmam a relação custo-beneficio positiva davacina. Sendo esse o primeiro estudo farmacoeconOmico sobre a vacinação contra hepatite A em nosso meio, apontasepara a necessidade de pesquisas mais aprofundadas e abrangentes, com o intuito de complementar alguns aspectosainda não explorados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Sobreiro, Vinicius Amorim, Pedro Henrique De Sousa Leão Araújo, and Marcelo Seido Nagano. "Aplicação de sistemas dinâmicos na previsão de custos da produção." REVISTA PRODUÇÃO E ENGENHARIA 1, no. 1 (January 24, 2016): 27. http://dx.doi.org/10.18407/issn.1983-9952.2008.v1.n1.p27-40.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo foi aplicar a técnica de Modelagem de Sistemas Dinâmicos - MSD para identificar os custos fixos, que na composição do custo total proporcionem viabilidade econômica à organização. A obtenção de tal informação possibilita uma empresa fixar preços, introduzir ou abandonar produtos como resposta aos rivais no mercado no qual está ou será inserida, além de ser uma perspectiva singular dos determinantes de desempenho das organizações. Para verificar tal aplicação, foi realizado um estudo de caso para a implementação de uma empresa envasadora de água mineral no Estado do Ceará. Os resultados evidenciaram que, mediante a MSD, é possível prever os custos da produção, auxiliando, assim, os gestores da organização quanto à viabilidade econômica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Correia, Atalá. "Limitação das indenizações por extravio de bagagens no transporte aéreo internacional." Revista IBERC 4, no. 2 (July 26, 2021): 1–17. http://dx.doi.org/10.37963/iberc.v4i2.162.

Full text
Abstract:
Partindo da análise do papel que a informação desempenha nos contratos enquanto instrumento de troca econômica, o artigo avalia, à luz das diretrizes traçadas pelo STF, a eficiência da aplicação do sistema de regras da Convenção de Varsóvia nos casos de indenização por extravio de bagagens no transporte aéreo internacional. Busca-se também evidenciar como as indenizações judiciais compõem a estrutura de custos do transporte aéreo, como a limitação da responsabilidade diminui a assimetria de informações e favorece a alocação justa de custos e preços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Valeriano, Marcio De Morisson. "Mapeamento do comprimento de rampa em microbacias com Sistema de Informação Geográfica." Acta Scientiarum. Agronomy 24 (April 30, 2008): 1541. http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v24i0.2423.

Full text
Abstract:
São apresentados procedimentos para a geração de imagens de comprimento de rampa em microbacias por Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Os métodos de geoprocessamento foram avaliados com análises de regressão entre os resultados digitais e um conjunto de dados cartográficos medidos manualmente numa grade regular de 200 m de espaçamento, sobre toda a área da microbacia do córrego São Joaquim (Pirassununga, Estado de São Paulo). A função de análise de custos anisotrópicos do SIG foi adaptada para modelar o comprimento de rampa, explorando-se a semelhança dos conceitos e a analogia entre seus elementos e feições topográficas. Os passos de extração desses elementos do Modelo Digital de Elevação (DEM), divisores, direção de rampa, força de rampa e distância unitária, assim como todos os procedimentos desenvolvidos, foram programados em um arquivo de linguagem específica do SIG usado. A ocorrência de erros nas determinações de comprimento de rampa prevaleceu em áreas de relevo acidentado com declividades altas e rampas curtas, o que indica a necessidade de se estabelecerem procedimentos mais sofisticados de ajuste para os resultados de SIG
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Assis, Wilson Martins. "Fontes de informação para o setor siderúrgico." Ciência da Informação 36, no. 2 (August 2007): 92–105. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652007000200010.

Full text
Abstract:
Grande dificuldade existente nas organizações é a seleção adequada das suas fontes de informação, tanto para os aspectos do negócio, quanto para o seu dia-a-dia. Neste trabalho, a ênfase foi dada às fontes de informação coletadas externamente, que podem ser úteis para a montagem de um acervo em uma organização da área siderúrgica. Analisou-se a importância da Internet e dos bancos de dados nacionais e internacionais, assim como os aspectos da aquisição de fontes de informação para o setor siderúrgico. Baseado na experiência da Superintendência de Informações Técnicas do Sistema Usiminas, procurou-se mostrar aspectos da seleção e da organização de um acervo com fontes de informações confiáveis, custos compatíveis e diversificação adequada. O trabalho apresenta, anexas, tabelas indicando as principais fontes de informação para a siderurgia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Piacentini, Liane, Eduardo G. de Souza, Miguel A. Uribe-Opazo, Lúcia H. P. Nóbrega, and Marcos Milan. "Software para estimativa do custo operacional de máquinas agrícolas - MAQCONTROL." Engenharia Agrícola 32, no. 3 (June 2012): 609–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162012000300020.

Full text
Abstract:
A seleção e a otimização de sistemas mecanizados são os principais objetivos da mecanização racional. Não é suficiente uma compra adequada do maquinário agrícola se sua utilização não for controlada em aspectos operacionais e financeiros. Neste trabalho, é descrito o desenvolvimento de software para estimativa do custo operacional de máquinas agrícolas (MAQCONTROL), utilizando o ambiente de desenvolvimento Borland Delphi e o banco de dados Firebird. Os custos operacionais foram divididos em fixos e variáveis. Nos custos fixos, foram estimadas as despesas com depreciação, juros, alojamento e seguros. Nos custos variáveis, foi dada ênfase aos custos de manutenção como: óleos lubrificantes, filtros, pneus, graxa, combustível, pequenos reparos e troca de peças. Os resultados demonstraram a eficiência do software para os objetivos propostos. Assim, o MAQCONTROL pode ser uma importante ferramenta no processo de administração rural, pois reduz os custos da informação e agiliza a determinação precisa dos custos operacionais de máquinas agrícolas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Braga, Eliane Cortes, Josélia Fernandes do Nascimento, and Antônio André Cunha Callado. "Fatores contingenciais que contribuem para a adoção do custeio alvo: estudo de caso em uma empresa de serviços." Revista Contemporânea de Contabilidade 18, no. 47 (April 30, 2021): 109–23. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2021.e76125.

Full text
Abstract:
O objetivo desse trabalho foi analisar a influência dos fatores contingenciais no sistema de custeio alvo de uma empresa prestadora de serviços no Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa realizada foi um estudo de caso em uma empresa de consultoria em Tecnologia da Informação onde foram coletadas informações por meio de entrevistas acerca de aspectos contingencias (ambiente, tecnologia, estrutura e estratégia) e de atributos relacionados ao sistema de custeio alvo. Para a análise das informações coletadas foi considerada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que a empresa estudada está inserida em um setor dinâmico, a tecnologia em suas atividades é muito presente. Trata-se de uma empresa de médio porte com razoável descentralização e que atribui muita importância a gestão estratégica de custos. O sistema de custeio alvo é considerado pelos entrevistados como de grande relevância para gerenciar custos e alcançar os objetivos da organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Guimarães, Olavo. "Concorrência bancária e o Open Banking no Brasil." Revista de Defesa da Concorrência 9, no. 1 (June 17, 2021): 125–47. http://dx.doi.org/10.52896/rdc.v9i1.709.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa os possíveis efeitos do Open Banking no mercado bancário brasileiro. Para isso, inicialmente o movimento de sistemas financeiros abertos é explanado. Ato contínuo, examinam-se características do mercado sensíveis à abertura de dados, utilizando-se como base informações dos mercados bancários inglês e brasileiro. Em especial, assimetrias de informação, seleção adversa e custos de transferência são contemplados. Conclui-se que as imperfeições apontadas podem ser atenuadas pelo sistema financeiro aberto, que deve conferir mais dinamismo ao setor, pulverizando informações estratégicas entre os players, difundindo a cultura da portabilidade e auxiliando os consumidores a diferenciar produtos e perceber suas próprias necessidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

De Holanda, Victor Branco. "Sistema de Informação de Custos do Governo Federal (SIC): Uma nova abordagem para a gestão pública." Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) 5, no. 2 (August 12, 2011): 121. http://dx.doi.org/10.17524/repec.v5i2.346.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Carlos, Adam Cruz da Silva, and Fernando Porto. "Custos em saúde." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 12, spec (March 16, 2021): 1–2. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v12.1095.

Full text
Abstract:
A gestão de tecnologias na assistência hospitalar tem sido uma preocupação constante no setor saúde. A dinâmica da inovação tecnológica, por sua vez, tem sido considerada uma das razões para o crescimento dos gastos em saúde e representa um dos grandes desafios no setor público e privado. A avaliação da saúde assume um papel de destaque, exigindo que os gestores enfrentem novos desafios na busca contínua da eficiência e eficácia das atividades, garantindo a competitividade e qualidade dos serviços prestados à população. As questões de melhoria do desempenho econômico da organização, também são parte das exigências dos gestores, onde uma adequada gestão de custos auxilia o processo de tomada de decisões. Os hospitais são empresas prestadoras de serviços de saúde e objetivam manter atendimento de qualidade aos seus usuários. As empresas, mesmo prestadoras de serviço em saúde, buscam criar uma vantagem competitiva sustentável para sobreviver em um ambiente de maior crescimento da concorrência. A vantagem competitiva caracteriza-se pela criação de valor para o cliente a um custo igual ou mais baixo do que aqueles oferecidos pelos competidores. Os custos na área de saúde são relevantes, pois envolvem aspectos relacionados aos gastos públicos na área, aos problemas de financiamento desses gastos etc. Sendo assim, é necessário entender o conceito de custos para auxiliar nas decisões estratégicas, possibilitando um serviço de maior confiabilidade. Esse estudo apresentou como objeto verificar os conceitos de custos em saúde e a sua importância no gerenciar em saúde. O estudo proposto foi realizado através de uma revisão de literatura, que se utilizou a base de dados do google acadêmico. Para guiar este estudo, foi elaborada a seguinte pergunta de pesquisa: Quais serão os conceitos de custos em saúde? De que modo esses conceitos influenciam no gerenciamento em saúde? A contabilidade de custos é fundamental para auxiliar no controle e tomada de decisão nas organizações, ela desempenha um papel muito importante, sendo considerado um valioso instrumento de gestão para auxiliar as organizações hospitalares. Além disso, estuda os investimentos necessários para que se produza um bem de venda ou de serviços. O termo gasto trata-se de um sacrifício financeiro necessário para obter um produto e/ou serviço. Os gastos podem ser classificados como custo, despesa ou investimento. Pode-se dizer que o gasto só se transforma em um custo quando utilizado para produzir um bem ou prestar um serviço. Os custos são classificados quanto ao produto e quanto ao volume de produção. Quanto ao produto, podem ser classificados em diretos ou indiretos. Os custos diretos são aqueles que estão diretamente ligados a um determinado produto, linha de produto, departamento ou centro de custo. Os custos diretos não precisam ser submetidos a critérios de rateio, pois são apropriados diretamente aos produtos fabricados. Os custos indiretos são aqueles que não são identificados diretamente nos produtos e serviços. Existe a necessidade de serem devidamente alocados, através de critérios de rateio por exemplo. Quanto ao volume de produção ou venda, os custos podem ser classificados em custos fixos ou variáveis. O que é levado em consideração para classificar em um ou outro é a relação entre o valor total do custo no período e o volume de produção. Os custos fixos são aqueles que não sofrem alterações influenciadas pelo volume de produção, ou seja, independem do nível de atividade. Por sua vez, os custos variáveis são aqueles que estão ligados ao nível de produção da empresa, portanto, sofrem alterações influenciadas pelo volume de produção. Importante colocar, que os sistemas de custeio são fundamentais no gerenciamento da empresa, seja ela pública ou privada, e referem-se às formas como os custos são registrados e transferidos dentro da empresa. É o fundamento da Contabilidade de Custos ligado à decisão de como deve ser mensurado o custo do produto. A escolha do sistema de custeio adotado pela empresa se dá através do tipo de informação que a gerência espera obter a partir do sistema de custeio a ser implantado. Os métodos de custeio tradicionais são o custeio por absorção, o custeio variável (ou direto) e o custeio baseado em atividades. O custeio por absorção consiste na apropriação de todos os custos, sejam diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, à produção do período. Ou seja, o custeio por absorção traz os custos variáveis e fixos somados para o custo do produto, seja ele em elaboração ou acabado. O custeio por absorção é adotado pela legislação comercial e legislação fiscal, porém como ferramenta de gestão, nem sempre pode ser útil, pois possibilita distorções ao distribuir custos entre diversos produtos e serviços. O custeio variável, ou custeio direto, é um método de custeio que consiste na apropriação de todos os custos variáveis: diretos ou indiretos para os produtos; enquanto os custos fixos considerados despesas. Este método não é permitido pela legislação fiscal, portanto serve somente para fins gerenciais. Este método não é aceito na elaboração de relatórios contábeis. O custeio baseado em atividades ou ABC é utilizado com o objetivo de “reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos”. Este sistema identifica as atividades, rateia os custos às atividades e estas para os produtos ou serviços finais. Conclui-se que as empresas possuem um grande desafio de encontrar a maneira adequada de gerenciar seus custos para se tornarem competitivas no mercado, ao encontrar uma forma de gerenciar seus custos elas irão adquirir uma vantagem competitiva definindo seus preços não apenas pelos custos incorridos, mas sim, pelos preços praticados no mercado em que atuam. Por fim, ratifica-se a importância da temática de custos em saúde e suas influências positivas ou negativas no gerenciamento em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Hammes, Maicon Rafael, Argemiro Luís Brum, Donizete Mulling Franck, Maria Margarete Baccin Brizolla, and Marcela Hammes Teixeira. "Impactos da falta de comunicação entre sistemas de informação em uma empresa do setor metalomecânico: um estudo de caso." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 7, 2021): e18710111572. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11572.

Full text
Abstract:
Dentre as ferramentas de apoio à gestão, o sistema de informação tem ocupado um lugar de destaque nas associações, sendo a sincronização de dados e informações de forma automática e em tempo real, relevante dentro deste contexto. Diante disto, o objetivo desta investigação é identificar como proveniente da falta de comunicação entre o Enterprise Resource Planning (ERP), responsável por dar suporte ao Planejamento e Controle da Produção (PCP) e o Sistema de Gestão da Produção (SGP), em uma empresa metalomecânica. Para realizar o trabalho foi realizado um estudo de caso, com abordagem exploratória e descritiva. Os resultados indicam que a falta de comunicação entre sistemas acarreta redução do índice de disponibilidade do equipamento em 2,11%. Considerando os desperdícios devido a um apontamento de ordem, somados custos com hora-máquina e hora-homem, estima-se que o valor que a empresa deixa de arrecadar margeia de R $ 14.000,00 por ano no equipamento analisado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Hammes, Maicon Rafael, Argemiro Luís Brum, Donizete Mulling Franck, Maria Margarete Baccin Brizolla, and Marcela Hammes Teixeira. "Impactos da falta de comunicação entre sistemas de informação em uma empresa do setor metalomecânico: um estudo de caso." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 7, 2021): e18710111572. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11572.

Full text
Abstract:
Dentre as ferramentas de apoio à gestão, o sistema de informação tem ocupado um lugar de destaque nas associações, sendo a sincronização de dados e informações de forma automática e em tempo real, relevante dentro deste contexto. Diante disto, o objetivo desta investigação é identificar como proveniente da falta de comunicação entre o Enterprise Resource Planning (ERP), responsável por dar suporte ao Planejamento e Controle da Produção (PCP) e o Sistema de Gestão da Produção (SGP), em uma empresa metalomecânica. Para realizar o trabalho foi realizado um estudo de caso, com abordagem exploratória e descritiva. Os resultados indicam que a falta de comunicação entre sistemas acarreta redução do índice de disponibilidade do equipamento em 2,11%. Considerando os desperdícios devido a um apontamento de ordem, somados custos com hora-máquina e hora-homem, estima-se que o valor que a empresa deixa de arrecadar margeia de R $ 14.000,00 por ano no equipamento analisado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Alberti, Adriano, Leoberto Ricardo Grigollo, Bruna Becker da Silva, Anelize Juriatti, Josiane Aparecida de Jesus, and Renan Souza. "Sistemas de Informação em Saúde: Cartão SUS, para quê? / Information Systems in Health: SUS card, for what?" ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 45 (May 30, 2019): 707–14. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1758.

Full text
Abstract:
Resumo: Os sistemas de informação são capazes de transmitir de informações de forma rápida, fácil e segura, auxiliando os profissionais no processo de trabalho. Em saúde, são recursos computacionais importantes, que auxiliam nas ações técnico-burocráticas, ações de conhecimento técnico-científico, principalmente as que dependem de informações atualizadas. O Cartão SUS implantado nos princípios de universalidade de acesso, integralidade e equidade pode ser um importante sistema de informação em saúde. As informações geradas podem beneficiar os usuários, facilitando o acesso a exames e consultas. Os profissionais ao atender um usuário podem ter o histórico do paciente, facilitando o diagnóstico e reduzindo custos por não aplicar procedimentos ou solicitar exames já realizados anteriormente. O gestor obterá informações fundamentais para desenvolver ações apropriadas com as necessidades dos usuários, logo, evitando evasão de recursos. O objetivo do estudo é fazer uma reflexão sobre a contribuição, necessidade e finalidade do cartão SUS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Moresi, Eduardo Amadeu Dutra. "Delineando o valor do sistema de informação de uma organização." Ciência da Informação 29, no. 1 (April 2000): 14–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652000000100002.

Full text
Abstract:
Inicialmente, são explorados conceitos sobre o valor da informação, buscando responder às seguintes questões: a finalidade da informação para uma organização, a classificação de seus tipos de valor e o seu valor econômico. É apresentada uma análise sobre os níveis hierárquicos da informação no processo decisório de uma organização, que são os seguintes: dados, informação, conhecimento e inteligência. A seguir, é feita uma análise sobre o valor de um sistema de informação, baseando-se em uma equação metafórica composta dos seguintes fatores: portifólio de produtos e serviços, qualidade, custo e tempo de resposta. Por fim, são analisados aspectos relativos ao planejamento e à cadeia de valor de um sistema de informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Santos, Camile Xavier Souza, and Adelmir Souza-Machado. "Tendência temporal das internações por pneumonia em adultos e idosos na cidade do Salvador-Bahia, no período de 2003 a 2016." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 17, no. 3 (December 18, 2018): 298. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v17i3.28630.

Full text
Abstract:
<p><strong>Introdução</strong>: a pneumonia é uma doença infecciosa aguda do sistema respiratório que representa um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. <strong>Objetivo</strong>: Descrever a distribuição das internações por pneumonia em indivíduos residentes no município de Salvador, Estado da Bahia, no período de 2003 a 2016, conforme custo, sexo e faixa etária. <strong>Metodologia</strong>: estudo observacional descritivo e exploratório sobre internações por pneumonia (CID: J12-18) na cidade do Salvador, Bahia. Os dados foram obtidos no Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH-SUS), disponibilizados pelo Departamento de Informação do Sistema Único de Saúde (DATASUS), tabulados e tratados no Microsoft Excel 2016. <strong>Resultados</strong>: o número de internações por pneumonia totalizou 224.173. O sexo feminino correspondeu a 51,25% das internações. Em contrapartida, o sexo masculino apresentou os maiores custos médios de internação, tendo sido o mais elevado o de R$2.416,40 em 2016. Para ambos os sexos, as faixas etárias de maior ocorrência de internação foram as de 70-79 e a igual ou superior a 80 anos. O ano de 2015 apresentou a mais alta taxa de internação (97,1/100 mil hab.) e o mais alto custo médio (R$2.309,61). <strong>Conclusão</strong>: os dados revelam declínios pontuais das internações e elevação dos custos em termos nominais. Acompanhar a evolução da morbidade em série temporal contribui para questionar mudanças de gestão pública e avaliar o impacto da doença na coletividade.</p><p><strong> </strong></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Rodrigues Filho, José, Jefferson Colombo B. Xavier, and Ana Lívia Adriano. "A tecnologia da informação na área hospitalar: um caso de implementação de um sistema de registro de pacientes." Revista de Administração Contemporânea 5, no. 1 (April 2001): 105–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552001000100007.

Full text
Abstract:
O sistema de registro médico computadorizado, ou seja, o desenvolvimento do prontuário eletrônico, é um dos temas mais discutidos nos dias de hoje na área de informática médica. Há afirmações de que a combinação de computadores, redes de telecomunicações, informações médicas e dados eletrônicos de pacientes pode melhorar a qualidade do cuidado de saúde, a produtividade dos profissionais de saúde, facilitar o acesso aos serviços disponíveis e reduzir custos administrativos associados à prestação de serviços. O registro de pacientes é considerado o módulo básico de um sistema computadorizado de gerenciamento de pacientes e, conseqüentemente, do prontuário eletrônico. Uma tentativa é feita, neste trabalho, para descrever a implementação de um sistema de registro de pacientes, denominado R-ATA (registro-admissão, transferência e alta), no Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Bezerra, Jade de Moraes, Ana Beatriz Costa da Silva, Fernando Cesar de Sousa Braga, Ilano Oliveira da Silva, Giselle Sousa Carmona, and Francisco Bruno Teixeira. "Gastos com DPOC e câncer de pulmão, brônquios e traqueia para o SUS relacionados à Cidade de Altamira (PA) entre os anos de 2017 e 2020." Research, Society and Development 10, no. 5 (April 27, 2021): e5910514627. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14627.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho é estimar gastos públicos diretos com DPOC e câncer de pulmão, brônquios e traqueia na cidade de Altamira (PA), na região amazônica brasileira, entre os anos de 2017 e 2020. Trata-se de um estudo transversal baseado em dados oficiais e secundários do Sistema de Informação Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS), fornecidos pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) referentes aos anos de 2017 a 2020 relativos à cidade de Altamira (PA). O gasto com atendimentos hospitalares de moradores do município Altamira (PA) relacionados à DPOC e ao câncer de pulmão, traqueia, brônquios em outras cidades foi de R$ 129.056,28. O custo para o poder público em internações no município em decorrência de internações hospitalares motivadas por essas patologias foi de R$ 148.753,7. A morte precoce, o sofrimento emocional e os significativos custos financeiros evitáveis são efeitos dessas doenças. O diagnóstico precoce, práticas de educação em saúde e apoio assistencial contra o tabagismo são fundamentais para mitigar o impacto econômico dessas enfermidades para o sistema público de saúde brasileiro e para promover melhoria da qualidade de vida da população altamirense.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Riveros, Bruno Salgado, Astrid Wiens, and Cassyano Januário Correr. "Análise de Custo-Utilidade do Tratamento Adjuvante de Câncer de Cólon Estádio III (Dukes C)." Revista Brasileira de Cancerologia 58, no. 4 (December 31, 2012): 629–37. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2012v58n4.565.

Full text
Abstract:
Introdução: O aumento do repasse financeiro ao tratamento adjuvante de câncer de cólon estádio III nos hospitais integrantes do Sistema Único de Saúde permite a utilização de quimioterápicos anteriormente não empregados. Entretanto, não há estudos farmacoeconômicos que norteiem gestores quanto a escolha da terapia. Objetivo: Avaliar a relação custo utilidade das terapias adjuvantes Fluorouracil/Leucovorin (5FU/LV, Mayo Clinic Regimen) versus Capecitabina e 5FU/LV versus Fluorouracil/Leucovorin/Oxaliplatina (FLOX) para câncer de cólon em estádio III na perspectiva de um hospital público no Brasil. Método: Dados de eficácia foram extraídos da literatura e custos a partir do Sistema de Informação Hospitalar da referida instituição. Utilizou-se uma modelagem de Markov com dez ciclos de seis meses com quatro estados de saúde: terapia com antineoplásico, livre de doença, recidiva e morte. A taxa de desconto aplicada foi de 5%. Os custos foram expressos em Real (R$) e o desfecho em meses de vida ajustados pela qualidade (QALM). Realizou-se análise de sensibilidade univariada. Resultados: Capecitabina e FLO X proporcionam 0,33 e 1,75 QALM a mais que 5FU/LV, respectivamente. A comparação Capecitabina e 5FU/LV mostrou relação custo efetividade incremental (RCEI) de R$13.585,64/QALM, enquanto a comparação FLO X e 5FU/LV RCEI de R$1.007,92/QALM. A análise de sensibilidade sugere resultados robustos. Conclusão: O custo de aquisição da Capecitabina inviabiliza o uso em pacientes com câncer de cólon estádio III na perspectiva avaliada. O custo incremental de FLOX está compreendido pelo repasse financeiro do SUS, favorecendo sua incorporacao como terapia adjuvante de câncer de cólon estádio III pelo hospital aos indivíduos elegíveis para esse protocolo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Costa, Eugênio Pacceli, Paulo Rogério Politano, and Néocles Alves Pereira. "Exemplo de aplicação do método de Pesquisa-ação para a solução de um problema de sistema de informação em uma empresa produtora de cana-de-açúcar." Gestão & Produção 21, no. 4 (May 9, 2014): 895–905. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2014005000013.

Full text
Abstract:
As empresas agrícolas produtoras de cana-de-açúcar lidam normalmente com muitos problemas operacionais, devido, acima de tudo, ao caráter sazonal de sua produção. Por outro lado, enfrentam também muitas dificuldades administrativas, principalmente no que se refere à utilização e controle de mão de obra. Necessitam de ampla faixa de competências, que vai do mais simples serviço manual à utilização de serviços técnicos especializados. Isso, associado ao caráter permanente da cultura de cana-de-açúcar, gera enormes complicações na contabilização de seus custos. A proposta deste trabalho consiste em utilizar a metodologia de Pesquisa-ação, juntamente com métodos e técnicas de Modelagem de Processos de Negócios para identificar direcionadores de custos de mão de obra e apoiar o desenvolvimento de um sistema para automatizar a distribuição e alocação desses custos na contabilidade. Utilizou-se do método de Pesquisa-ação baseado no roteiro McKay e Marshall, que demonstrou ser eficiente e eficaz no diagnóstico de problema organizacional e na sua solução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Passos, Luís Henrique Santos. "O impacto das normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público: cenário atual e perspectivas na Administração Pública Federal." Revista de Administração de Roraima - RARR 2, no. 1 (July 15, 2015): 110. http://dx.doi.org/10.18227/rarr.v2i1.771.

Full text
Abstract:
presente trabalho tem por objetivo oferecer um breve diagnóstico do impacto das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), no cenário atual e as perspectivas que as mesmas poderão trazer no norteamento das atividades contábeis que são executadas na Administração Pública Federal. Outro aspecto a ser abordado está intimamente relacionado ao Sistema Gerencial de Custos do Exército Brasileiro (SISCUSTOS), fruto da NBC T 16.5 – Registro Contábil, fato que coloca a Força Terrestre na vanguarda dos órgãos públicos na utilização de tal sistema para fins de controle gerencial e a sua integração com o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e outros sistemas da tecnologia da informação. Comenta-se também a estratégia de convergência das NBCASP às Normas e as Boas Práticas Internacionais (IPSAS). Finalmente, A pesquisa procura demonstrar também o impacto que as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público vêm despertando atualmente junto a alguns órgãos públicos e, também a expectativa junto a classe contábil devido aos “frutos” a serem colhidos com a implantação destas normas juntos aos órgãos públicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Fonseca, Gleison Lopes, and Ildeberto Aparecido Rodello. "Proposta de uma estrutura conceitual para avaliação de sistemas ERP." Sistemas & Gestão 11, no. 2 (July 5, 2016): 150–60. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2016.v11n2.747.

Full text
Abstract:
A tecnologia da informação tornou-se um dos grandes diferenciais das empresas modernas, auxiliando na otimização e gerenciamento das informações. Dentre os motivos que impulsionaram esta mudança está a utilização dos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning). Vários estudos já discutiram os benefícios gerados pela adoção dos sistemas ERP nas empresas, bem como os custos envolvidos no processo de implantação. O foco desta pesquisa é apresentar e discutir, por meio de uma abordagem conceitual, estas diferentes visões sobre os custos e benefícios destes sistemas, focando nas diferentes formas de geração de valor que os sistemas de informação (SI) proporcionam para as empresas, através do ERP. Os resultados mostraram que a discussão sobre o valor do ERP para as empresas ainda não está consolidado e que, com o aumento de importância dos SI, o ERP passou a ser considerado uma ferramenta estratégica na busca por maior competitividade, ganhando importância para a estratégia empresarial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

de Andrade Couto, Marcia Helena, Mariano Yoshitake, Marinette Santana Fraga, and João Eduardo Prudêncio Tinoco. "Sistema de informação de custos: uma experiência de implantação na secretaria de educação do município de Itaguari/GO." Revista de Tecnologia Aplicada 6, no. 1 (May 10, 2017): 16–33. http://dx.doi.org/10.21714/2237-3713rta2017v6n1p16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Sousa, Maria Evely Ferreira de, Eduardo Carvalho de Sousa, Geórgia Alcântara Alencar Melo, Rhanna Emanuela Fontenelle Lima de Carvalho, Maria Rocineide Ferreira da Silva, and Francisco Gilberto Fernandes Pereira. "Custos com Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária: séries temporais 2008-2015." Rev Rene 21 (February 10, 2020): e42091. http://dx.doi.org/10.15253/2175-6783.20202142091.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar os custos com Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária, ponderando as séries temporais de 2008-2015. Métodos: estudo ecológico que se utilizou dos registros do Sistema de Informação Hospitalar. Amostra composta pelos registros de internações de diagnósticos incluídos na Lista Brasileira de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária. Regressões polinomiais foram utilizadas para análise da tendência temporal das taxas ao longo do período. Resultados: houve decréscimo nas taxas por 10.000 habitantes (67.38 a 51.99) (r2=0,9783; p<0,001). As causas mais onerosas foram: asma, insuficiência cardíaca, cistite e pneumonia. Evidenciou-se tendência de redução das internações (β=-2,15; p<0,001) e dispêndios médios (β=-2243,24; p=0,169). Conclusão: o diagnóstico asma obteve maior consumo, enquanto que a doença inflamatória do colo do útero atingiu menor quantitativo. Na série temporal, observou-se tendência de redução de gastos evidenciada pela diferença entre o maior custo no ano de 2009 e o menor, em 2015.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

E Silva, Douglas De Souza, Muriel Trindade Santos Oliveira, Marília De Souza Maia, Mariana Santos Lago, Eny Nardelle dos Santos Pinheiro, Patrícia Maia Botelho, Jéssica Oliveira Lobo, Daniela Fagundes De Oliveira, Carina Marinho Picanço, and Magno Conceição Das Merces. "Morbimortalidade hospitalar por traumatismo cranioencefálico na Bahia entre 2008 a 2017." Enfermagem Brasil 18, no. 5 (November 8, 2019): 665. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v18i5.3075.

Full text
Abstract:
Introdução: Atualmente, tem-se observado uma mudança no perfil de causas de morte no Brasil, destacando-se o aumento das taxas de mortalidade por causas externas. Dentre elas, destaca-se o Traumatismo Cranioencefálico (TCE). Objetivo: Descrever os casos de internamentos, óbitos e custos hospitalares por TCE no estado da Bahia, no período de 2008 a 2017. Métodos: Estudo epidemiológico, descritivo e transversal, realizado com dados de morbimortalidade hospitalar por TCE. Os dados foram obtidos através do Sistema de Informação Hospitalar (SIH), disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Resultados: Foram registrados 64.134 internamentos por TCE. Ocorreu um total de 5.590 óbitos, com taxa de letalidade de 8,7%. A faixa etária com maior número de internações e óbitos foi de 20 a 39 anos, sendo o sexo masculino com a maior frequência. Os custos com serviços hospitalares foram de aproximadamente 65 milhões de reais nos anos analisados. Conclusão: Pode-se observar que a maior taxa de morbimortalidade em ambiente hospitalar por TCE no estado da Bahia, no período de 2008 a 2017, encontra-se na população de adultos jovens, em idade produtiva, do sexo masculino. Enfatizam-se os altos custos hospitalares pela internação e manutenção desses pacientes.Palavras-chave: traumatismos craniocerebrais, hospitalização, epidemiologia, causas externas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Jesus, Tatielle Rocha de, and Erika Cardoso dos Reis. "Cirurgias bariátricas realizadas no Estado do Espírito Santo: perfil e evolução dos custos entre 2008 e 2017." DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde 15 (October 31, 2020): e49845. http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2020.49845.

Full text
Abstract:
Introdução: A obesidade é considerada um importante problema de saúde pública e a cirurgia bariátrica (CB) é um dos componentes da linha de cuidado para seu tratamento e viabilização da redução do peso corporal. Objetivo: Analisar as características, evolução e custos diretos dos procedimentos relacionados à cirurgia bariátrica no estado do Espírito Santo de 2008 a 2017. Métodos: Estudo observacional, descritivo e retrospectivo, baseado em dados secundários disponíveis nos arquivos de domínio público presentes no Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde e no Sistema de Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial, do Ministério da Saúde. Os indicadores calculados foram CB por sexo e por faixa etária, bem como os gastos com serviços hospitalares e profissionais. Resultados: Houve crescimento no número de cirurgias bariátricas e nos custos da mesma ao longo dos dez anos analisados, na ordem de 184% e 483%, respectivamente. Também se constatou que 87% (n=2.923) dos procedimentos foram realizados no público feminino, que houve um quantitativo expressivo de CB na faixa etária entre 24 e 34 anos e que os custos representaram 0,85% dos gastos hospitalares no Espírito Santo. Conclusões: Há a necessidade de se discutir a articulação, junto aos demais serviços da rede de atenção à saúde, para implementação de uma linha de cuidado efetiva que englobe, além da cirurgia bariátrica, o acompanhamento da saúde por outros serviços de saúde, em especial pela Atenção Primária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Vinholis, Marcela de Mello Brandão, and Paulo Furquim de Azevedo. "Segurança do alimento e rastreabilidade: o caso BSE." RAE eletrônica 1, no. 2 (December 2002): 02–19. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-56482002000200008.

Full text
Abstract:
O evento da BSE, em adição a outros casos de riscos à saúde na indústria de alimentos, aumentou a preocupação e importância dada à segurança dos alimentos, particularmente à possibilidade de rastreamento de informações relevantes sobre os produtos. Este artigo objetiva verificar os custos e benefícios associados à adoção de um sistema de rastreabilidade na cadeia agroindustrial da carne bovina, motivada pela crise da BSE (Encefalopatia Espongiforme Bovina), assim como definir e rever o conceito de rastreabilidade. Dentre os fatores que caracterizam um sistema de rastreabilidade, destacam-se o escopo que se pretende abranger, o curso do produto, a definição da unidade rastreável e a forma de gerenciamento da informação ao longo da cadeia produtiva. Este sistema ainda é influenciado pelo ambiente institucional e pelas ações estratégicas das organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Coelho, Fabrício Fernandes, and Elvio Giasson. "Comparação de métodos para mapeamento digital de solos com utilização de sistema de informação geográfica." Ciência Rural 40, no. 10 (October 1, 2010): 2099–106. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782010005000156.

Full text
Abstract:
Mapas pedológicos são fontes de informações primordiais para planejamento e manejo do uso do solo, porém apresentam altos custos de produção. A fim de produzir mapas de solos a partir de mapas existentes, neste trabalho, foram comparados métodos de classificação em estágio único (Regressões Logísticas Múltiplas Multinomiais e Bayes) e em estágios múltiplos (Classification and Regression Trees (CART), J48 e Logistic Model Trees (LMT)) com a utilização de sistemas de informações geográficas e de variáveis geomorfométricas para produção de mapas pedológicos com legenda original e simplificada. A base de dados foi gerenciada em aplicativo computacional ArcGis, em que as variáveis e o mapa original foram relacionados por meio de amostras de treinamento para os algoritmos. Os resultados dos algoritmos obtidos no software Weka foram implementados no ArcGis, para a confecção dos mapas. Foram geradas matrizes de erros para análise de acurácias dos mapas. As variáveis geomorfométricas de declividade, perfil e plano de curvatura, elevação e índice de umidade topográfica são aquelas que melhor explicam a distribuição espacial das classes de solo. Os métodos de classificação em estágio múltiplo apresentaram sensíveis melhoras nas acurácias globais, porém significativas melhoras nos índices Kappa. A utilização de legenda simplificada aumentou significativamente as acurácias do produtor e do usuário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography