Academic literature on the topic 'Sistema de informação da FEUP'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Sistema de informação da FEUP.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Sistema de informação da FEUP"

1

Tarapanoff, Kira, Rogério Henrique de Araújo Júnior, and Patricia Marie Jeanne Cormier. "Sociedade da informação e inteligência em unidades de informação." Ciência da Informação 29, no. 3 (December 2000): 91–100. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652000000300009.

Full text
Abstract:
Aborda o conceito de inteligência competitiva aplicada a unidades de informação. Discute a atuação da unidade de informação no contexto da sociedade da informação, propondo a abordagem da inteligência competitiva para o monitoramento ambiental de informações e adequação organizacional ao contexto. Sugere a estruturação de um sistema de inteligência com utilização de ferramentas de tratamento e agregação de valor à informação apropriadas. Cita exemplo de utilização de sistema de inteligência competitiva em unidade de informação, que pode ser replicado, ou usado como exemplo, por outras unidades de informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rathke, Sandra Beatriz, and Rafael Port da Rocha. "Sistema de informação de pesquisa." Brazilian Journal of Information Science 13, no. 4 (December 17, 2019): 132–51. http://dx.doi.org/10.36311/1981-1640.2019.v13n4.08.p132.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa as características da ontologia do VIVO-ISF em relação ao seu uso no domínio de instituições universitárias brasileiras, a fim de subsidiar a utilização do ambiente VIVO como sistema de informação de pesquisa no Brasil. O trabalho identificou os objetivos, o escopo e características de modelagem da ontologia, levando em consideração aspectos em ontologias que beneficiam o desenvolvimento de aplicativos da web. Também analisou a ontologia quanto ao seu uso para descrever uma instituição brasileira, representada pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), parte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os recursos, as unidades, as atividades e as posições administrativas da Fabico/UFRGS foram identificadas na forma em que foram definidas por documentos legais, como estatutos e regimentos; e foram descritas de acordo com a ontologia VIVO-ISF. O estudo concluiu que a ontologia VIVO-ISF foi desenvolvida a partir de uma base conceitual bem fundamentada, a partir do reuso da ontologia de alto nível Basic Formal Ontology (BFO), trazendo facilidades para representar o amplo domínio acadêmico e para a realizar de extensões que incorporam características institucionais locais. A ontologia também proporciona interoperabilidade, reutilizando classes genéricas de BFO e selecionando classes de ontologias de domínio populares, como FOAF, Event, BiBO. A ontologia também é capaz de representar uma instituição acadêmica brasileira, fornecendo uma estrutura semântica bem definida para integração de dados da web que agiliza o processo de colaboração interdisciplinar e interinstitucional para a formação de redes de pesquisa, incluindo instituições brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pinto, Maria Manuela. "O Modelo Sistémico de Gestão da Informação: da flexibilidade organizacional à interoperabilidade do sistema." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 12, no. 1 (August 5, 2018): 22–52. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v12.n1.2019.11015.

Full text
Abstract:
Apresenta o Modelo de Gestão do Sistema de Informação Ativa e Permanente (MGSI-AP), resultado de uma investigação que discutiu conceitos e perspetivas em torno da Gestão da Informação, posicionou-a como área transversal e aplicada em Ciência da Informação, com foco no(s) fluxo(s) infocomunicacional(ais), atendendo de forma particular aos que ocorrem em meio digital, no contexto de uma instituição complexa – a universidade pública portuguesa – e respetivos serviços de informação. Aborda um dos eixos da operacionalização da investigação realizada e do modelo desenvolvido. Nele se destaca a estreita ligação da Gestão da Informação à área de estudo da Produção Informacional. A universidade, foco do estudo, é abordada numa dupla faceta sistémica e, consequentemente, complexa, isto é, entre o sistema organizado formal e o sistema combinatório de feição loosely coupled. A formulação de uma proposta teórico-metodológica e de modelação operacional convergiram para uma definição de Gestão da Informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss, Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa, Patrícia Madalena Vieira Hermida, Cláudia Cossentino Bruck Marçal, and Camilla Costa Cypriano. "Sistema de informação da atenção básica: potencialidades para a promoção da saúde." Acta Paulista de Enfermagem 28, no. 2 (April 2015): 152–59. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201500026.

Full text
Abstract:
Objetivo Discutir a utilização do Sistema de informação da Atenção Básica na perspectiva da promoção da saúde. Métodos Estudo descritivo quantitativo realizado em Unidades de Saúde da Família de 21 municípios da Grande Florianópolis. A coleta de dados ocorreu entre outubro de 2011 e julho de 2012, através de entrevista com profissionais da saúde, caracterizando o uso do Sistema de Informação da Atenção Básica. Resultados Todos os municípios pesquisados utilizam este Sistema de informação; dezenove (90,5%) utilizam as Fichas; enquanto oito municípios (38,1%) realizam todos os relatórios. Conclusão Os dados gerados por este sistema possibilitam o planejamento das ações de promoção da saúde pelas equipes. É necessário que haja discussões dos dados nas reuniões e reorganização das atividades na Atenção Básica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sandre, Adriana Afonso, and Paulo Renato Mesquita Pellegrino. "Modelagem da Informação da Paisagem." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 27, no. 51 (January 8, 2021): e168291. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfau.2020.168291.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a plataforma LIM vista como uma ferramenta para integrar e operacionalizar os projetos complementares de paisagem. Para tanto propõe o desenvolvimento do Landscape Information Modeling (LIM) que consiste em uma plataforma integrada de projeto capaz de simular aspectos dos espaços projetados, compatibilizando elementos construídos e processos naturais. Acredita-se que o projeto da paisagem, por ser uma dimensão integradora das camadas de intervenção no espaço, permite maior transparência e democratização do processo de decisão e execução, podendo ser orientado para o atendimento das demandas sociais, ecológicas, econômicas e do respeito as suas particularidades históricas. Para estruturar o LIM serão definidos um conjunto de parâmetros de projeto caracterizados por sua diversidade, adaptação e responsividade. Ao incluir diferentes parâmetros pode-se propor inúmeras variações para o modelo, de forma a objetivar diferentes soluções e avaliar seu grau de resposta e adaptação e, portanto, da sua inteligência, aqui entendida como a capacidade de adaptação do sistema as novas condições oferecidas pelo projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Marciano, João Luiz, and Mamede Lima-Marques. "O enfoque social da segurança da informação." Ciência da Informação 35, no. 3 (December 2006): 89–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652006000300009.

Full text
Abstract:
O uso cada vez mais disseminado de sistemas informatizados integrados por meio de redes é um fato determinante da sociedade da informação. Este universo de conteúdos e continentes digitais está sujeito a várias ameaças que comprometem seriamente a segurança do complexo usuário-sistema-informação. A tecnologia da informação é capaz de apresentar parte da solução a este problema, mas não é capaz de resolvê-lo integralmente. As políticas de segurança da informação devem contemplar o adequado equilíbrio dos aspectos humanos e técnicos da segurança da informação, em contraposição aos modelos de políticas atuais, extremamente voltados às questões tecnológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Fábio Mascarenhas, and Johanna Wilhelmina Smit. "Organização da informação em sistemas eletrônicos abertos de Informação Científica & Tecnológica: análise da Plataforma Lattes." Perspectivas em Ciência da Informação 14, no. 1 (April 2009): 77–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362009000100007.

Full text
Abstract:
Discussão, avaliação e apresentação de parâmetros para a organização da informação científica e tecnológica brasileira, enfocando os problemas do acesso à informação em sistemas abertos, especificamente a Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolveu-se um estudo exploratório para identificar se a natureza aberta do sistema compromete a consistência dos dados na recuperação da informação, concluindo-se que há comprometimento. A partir da sistematização dos resultados, apresentam-se sugestões para aprimorar o sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Unger, Roberto José Gervásio, and Isa Maria Fabiana Araujo Freire. "Regimes de informação na sociedade da informação: uma contribuição para a gestão da informação." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 5, no. 2 (February 13, 2008): 87. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v5i2.2014.

Full text
Abstract:
O avanço alcançado pelas tecnologias de comando e comunicação, atuais tecnologias de informação e comunicação alçaram a Humanidade numa condição jamais vista, modulando, inclusive, o sistema social, que tem na informação e no conhecimento os recursos que movem não somente a economia no planeta mas o cotidiano dos seres humanos. O trabalho visa aproximar os conceitos de sociedade da informação, regimes de informação, sistemas de informação e linguagens documentárias. Busca trabalhá-los em conjunto visando uma forma de, dentro da perspectiva dos regimes de informação, que são modos de produção informacional dominantes em um contexto social, dar uma contribuição aos gestores de informação. As tecnologias de informação e comunicação são vistas como os dispositivos de conectividade que aumentam a abrangência e alcance dos limites dos regimes de informação e também como parte da solução de problemas para os sistemas de informação. Argumenta que se entendemos os regimes de informação como ambientes onde convivem seres humanos e a informação, os sistemas de informação idealizados a partir da concepção dos regimes de informação atenderiam com melhor precisão às demandas informacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Brito, Ronnie Fagundes de, Ingrid Torres Schiessl, Diego José Macedo, Mariana Lozzi, and Milton Shintaku. "MODELAGEM DE REQUISITOS E ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO." Revista Juventude e Políticas Públicas 2, EE (May 9, 2020): 1–13. http://dx.doi.org/10.22477/rjpp.v2iee.133.

Full text
Abstract:
O Sistema nacional de Juventude (SINAJUVE) visa permitir a coordenação de ações, comunicação e integração entre gestores públicos que atuam com juventude. Como meio para realização das ações no Sinajuve foi desenvolvido um sistema de informação baseado em software na web. Nesse contexto descreve-se a etapa de modelagem de requisitos do sistema, a qual teve foco em seus usuários. É utilizada metodologia de desenvolvimento centrada no usuário, em conjunto com a prospecção de expectativas dos usuários via técnica delfos, brainstorming e cardsorting. Como resultados foram obtidos um conjunto de diretivas e uma proposta inicial de arquitetura da informação para os softwares do Sinajuve.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rabello, Rodrigo. "Leituras sobre usuário e uso de informação na Ciência da Informação." Perspectivas em Ciência da Informação 18, no. 4 (December 2013): 152–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362013000400011.

Full text
Abstract:
Considerando aspectos da literatura internacional da área de Ciência da Informação (CI) relacionados aos temas necessidade, busca, comportamento e uso da informação, objetivou-se explorar a trajetória histórica e as interpretações sobre os conceitos usuário e uso de informação, tomando, como referencial de apoio, as noções de sistema de informação e de agência dos sujeitos. Para tanto, foi delimitado como corpus 15 revisões de literatura da Annual Review of Information Science and Technology (ARIST) - que trouxeram um panorama teórico sobre os conceitos estudados. A análise dessas revisões foi instrumentalizada com as tipificações sobre uso de informação propostas por Rachel Anne Fleming-May, que permitiu situar as duas fases iniciais identificadas, que se particularizam por orbitar a noção de sistema de informação, sendo a primeira fase caracterizada por uma concepção mais estática de sistema e a segunda por uma acepção mais dinâmica. Por fim, observou-se, na literatura da ARIST, uma terceira e última fase, que passou a ser mais bem visualizada a partir da década de 2000. Naquela década, os estudos passaram a considerar, complementarmente às fases anteriores, a agência dos sujeitos a partir das noções de interação e de contexto, em ações de uso, produção e apropriação de informação e de conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Sistema de informação da FEUP"

1

Gabela, Molina Juan Francisco. "Contribuição da informação no sistema Kanban." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1995. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76195.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico
Made available in DSpace on 2012-10-16T08:09:45Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Estudo da aplicação da filosofia Just-in-Time no sistema de produção de empresas industriais, focalizando o sistema kanban de controle de produção. Análise de critérios e alternativas para a informatização do sistema, bem como, proposição de um guia para implementação de sistemas kanban informatizados (SKI). Apresentação de estudos de caso com análise das características dos SKIs implementados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Novelo, Ivete Nunes Barbosa. "Sistema de informação." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84281.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
Made available in DSpace on 2012-10-20T07:55:44Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-26T02:19:00Z : No. of bitstreams: 1 189928.pdf: 2242650 bytes, checksum: 0a5825618f0b1eabdeae351ecad9b74e (MD5)
Este trabalho apresenta um método de modelagem e implementação de Sistema de Informação para uma Administração Tributária Estadual com enfoque na participação integral dos profissionais da própria área e na compreensão de como deverão estar preparados, não só, para a representação clara das informações desejadas, mas também, para interpreta-las da maneira esperada. E que diferentemente de dado, que não depende de um usuário, a informação depende. E mais ainda, demonstrar que diferentemente da informação, o conhecimento está incorporado nas pessoas, e a criação de conhecimento ocorre no processo de interação entre elas, apontando que a confusão entre conhecimento e informação pode levar uma organização a investir grandes somas em projetos de tecnologia da informação para obter, tão somente, resultados marginais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Zorrinho, José Carlos das Dôres. "Estrutura da Empresa e Sistema de Informação." Doctoral thesis, Universidade de Évora, 1990. http://hdl.handle.net/10174/11010.

Full text
Abstract:
"Sem resumo feito pelo autor"; RESUMO - 0 desenvolvimento tecnológico, incrementado pelo papel estratégico da tecnologia num cenário empresarial de concorrencialidade crescentes, tornou competitívidade e disponíveis para um numero cada vez maior de empresas, Sistemas de Informação (SI) integrados, concebidos a partir de bases de dados organizacionais, relacionalmente geridas. O acesso à base de dados, definido a partir do seu sistema de gestão (SGBD), pode ser decalcado da estrutura formal ou informal da empresa, mas corresponde normalmente a uma projecção virtual dessa estrutura, condicionada pela tecnologia, pelas qualificações e pela flexibilidade necessária à completa utilização do novo potencial tecnológico. A estrutura de acesso à informação constitui neste quadro, um modelo simplificado e flexível, referenciado à estrutura formal ou informal da empresa e interagindo com ela, provocando a sua evolução "inconsciente", num processo natural de identificação entre o sistema empresa e o SI. Neste estudo pretende-se contribuir para que as empresas em processo de modernização do seu SI, tomem consciência dessa evolução e tirem partido dela como instrumento de adequação estratégica da estrutura, aos desafios gerados pelo meio envolvente. A utilização do SI como instrumento de mudança estratégica, é uma acção de "soft-manageme.ni" numa perspectiva de abordagem contingencial e relacional da empresa, gerida segundo uma lógica sistémica, ou seja, a partir da articulação dinâmica de equilíbrios e desequilíbrios controlados. Para apoiar a utilização do SI como instrumento de mudança estratégica da estrutura, propõe-se um referencial metodológico (Modelo ID), baseado nas grandes tendências de evolução ambiental e tecnológica, na avaliação do seu impacto na teoria e na prática de gestão e na verificação da evolução "inconsciente" da estrutura em dois exemplos de implantação empírica de SI desenvolvidos sobre uma base de dados de modelo relacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lotti, Luciane Politi. "Sistema de gestão da qualidade baseado na arquitetura da informação." [s.n.], 2004. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/263929.

Full text
Abstract:
Orientador: Ettore Bresciani Filho
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Made available in DSpace on 2018-08-03T21:08:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lotti_LucianePoliti_M.pdf: 934202 bytes, checksum: cf611aaed12d9c9f54bfd2371136835f (MD5) Previous issue date: 2004
Mestrado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cerqueira, Margarida de Melo. "Sistema de informação e necessidades educativas especiais." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2003. http://hdl.handle.net/10773/4489.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão da Informação
O presente trabalho propõe-se apresentar um modelo possível para um sistema de informação sobre Necessidades Educativas Especiais (NEE). Tendo em consideração as possibilidades de partilha alargada da informação disponível que a Internet nos oferece, considerámos importante explorar esse potencial em áreas cuja necessidade de informação e de troca de experiências é elevada. É o caso das Necessidades Educativas Especiais. O conceito de escola inclusiva assenta num modelo que exige, claramente, uma organização interna que dê respostas adequadas a todos e a cada um dos alunos portadores de NEE. Tal sistema possibilitará às escolas o acesso rápido e eficaz à informação institucional e especializada de que necessitam, e que neste momento se encontra dispersa pelos variados agentes de intervenção. Procedeu-se, previamente, ao levantamento de necessidades junto da população-alvo com o intuito de aferir as lacunas de informação. Será, portanto, um sistema direccionado para todos os elementos da comunidade escolar: pais, professores, alunos, auxiliares da acção educativa, técnicos, … e que abordará a temática das NEE através de conceitos como deficiência e incapacidade. Parece-nos, pois, muito pertinente a existência de um sítio especialmente vocacionado para as NEE. Ao centralizar informação relativa a organizações educativas e de reabilitação, políticas nacionais e internacionais, projectos de investigação, formação e eventos, tecnologias de apoio e estatísticas oficiais, funcionará simultaneamente, como um espaço específico para consultoria, comentários e opiniões. O modelo do sistema de informação desenvolvido apresenta ainda a particularidade de abranger todos os níveis de ensino, incluindo o superior, geralmente descurado neste âmbito. Finalmente, a concepção da interface expressamente desenhada para o sítio e que também se mostra neste trabalho, teve em conta os parâmetros de acessibilidade.
The purpose of this work is to present one possible model for a Special Education Needs information system. Considering the possibilities offered by Internet in what concerns enlarged share of the available information, to make the most of that potentiality has been strongly considered, especially in areas where information and experience exchange needs are deeply felt. SEN is the case. The conceit of inclusive school lies on a model that clearly demands a kind of organization that might adequately respond to each and every SEN student. Such a system will provide schools with fast and efficient access to the expertise and institutional information they need. That information is at the moment scattered about the various intervenient departments. Assessment on information needs has been previously carried out. The system will thus target the whole school community: parents, teachers, students, technicians … and will approach the SEN subject through such conceits as deficiency and inability. We have considered as pertinent a site with SEN related information. It will centralize information connected with educational and rehabilitation organizations, national and international policies, research projects, training and issues, support technologies and official statistics; simultaneously it will work as a place for consultation, comments and opinion. This system will comprehend all levels of education, including the superior level, most of the times carelessly set apart. Finally, the information system design is currently presented together with the designed interface model, which is supposed to fit the site in terms of accessibility.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bueno, Tânia Cristina D'Agostini. "Recuperação da informação jurídica em sistema baseado em casos." Florianópolis, SC, 1999. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80548.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
Made available in DSpace on 2012-10-18T15:54:20Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-09T01:33:27Z : No. of bitstreams: 1 174105.pdf: 2865109 bytes, checksum: 20bb759b32c8ea7c1f1820383efd2f33 (MD5)
Este trabalho descreve um modelo de recuperação de informação para amplas bases de textos jurídicos, com a finalidade de fornecer ao profissional do direito as jurisprudências mais semelhantes para a solução do seu problema. No domínio do Direito, a jurisprudência tem um importante papel como fonte do direito; pois suas conclusões sustentam a aplicação da lei num caso concreto. Entretanto, os Tribunais brasileiros produzem uma quantia enorme de decisões todos os anos, tornando esta fonte do direito cada vez maior, o que impele os profissionais jurídicos a despender mais tempo na busca por uma decisão pertinente. Então, sofisticadas técnicas de IA são necessárias para minimizar o tempo de busca e melhorar a qualidade da informação recuperada. A meta principal de nossa abordagem baseada em casos é a recuperação de textos de jurisprudências com características semelhantes e adequados à solução de um problema jurídico, além da inclusão de novos documentos automaticamente na base de conhecimento. Isso é realizado com base em informações inicialmente fornecida pelo usuário em linguagem natural. Para possibilitar este processo de conhecimento textual informal, um vocabulário controlado e um dicionário jurídico - baseado na terminologia jurídica usual e na teoria da argumentação jurídica - são integrados na recuperação e no processo de extração do conhecimento. Esta abordagem foi desenvolvida para a área do direito criminal e sua implementação foi realizada em casos de Apelações Criminais, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, através da técnica de Raciocínio Baseado em Casos - RBC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Velasquez, Velasquez Concepcion Ulises. "Uma abordagem conceitual do sistema de informação da qualidade." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1987. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157520.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico
Made available in DSpace on 2016-01-08T15:35:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 83144.pdf: 4443371 bytes, checksum: 94336820eb156a1e338cfc9e22da2989 (MD5) Previous issue date: 1987
Esta pesquisa propõe um modelo conceitual do Sistema de Informação da Qualidade. Foram realizadas duas formas de pesquisa, a bibliográfica de natureza abrangente e a de campo efetuada em duas empresas que atuam em setores relevantes da economia catarinense. Estas pesquisas, constituíram as bases teóricas e práticas para o desenvolvimento do modelo. O modelo conceitual configurado na Estrutura Sistêmica da Qualidade é constituído pelo Sistema Conceitual da Qualidade, Sistema do Controle de Qualidade e Sistema de Informação da Qualidade. Estas estrutura situa e especifica a função desempenhada pelo Sistema de Informação da Qualidade no contexto geral da qualidade. Os subsistemas que compõem este sistema são detalhados de forma a refletir a realidade observada na prática. A Estrutura Sistêmica da Qualidade é proposta como modelo de análise, acompanhamento e implantação de sistemas de qualidade nas organizações. A aplicação do computador no Sistema de Informação da Qualidade é analizada com o objetivo de orientar o uso do processamento eletrônico de dados a nível operacional e gerencial. Esta dissertação oferece como contribuição para o campo da qualidade uma detalhada revisão bibliográfica, considerações de aplicação prática de sistemas de qualidade e propõe um novo modelo para melhor compreender e realizar a função da obtenção da qualidade. O Sistema de Informação da Qualidade é enfocado, de maneira especial, como instrumento indispensável para atingir os objetivos de qualidade das organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Antonino, Borja Loedaci Cauthe Patrocinio. "Um sistema de recuperação de informação da língua Tétum." Master's thesis, Universidade de Évora, 2013. http://hdl.handle.net/10174/16170.

Full text
Abstract:
As tecnologias de informação atuais e os serviços baseados na web necessitam de gerir, selecionar e filtrar quantidades crescentes de informação textual. A classificação dos textos permite aos utilizadores consultar mais facilmente o conjunto dos textos do seu interesse. Este paradigma é muito eficaz tanto na filtragem de informação como no desenvolvimento dos serviços online dirigidos para o utilizador. Propõe-se nesta dissertação um sistema de recuperação de informação para Língua Tetum baseada na plataforma open-source \Apache Solr". Este sistema foi desenvolvido com o objetivo de facilitar mais os utilizadores timorenses de fazer pesquisa com sua própria língua, o tetum. Foi testado versus os principais sistemas de recuperações de informações atuais como Google e Bing para ver a sua adaptação com a língua tetum. Os resultados dos testes mostram que este sistema desenvolvido ultrapassou os dois grandes sistemas de recuperações de informações atuais em nível da resposta da pesquisa, e no futuro pode tornar-se como sistema de recuperação de informação recomendado para os utilizadores timorenses de fazer pesquisa com sua própria língua; ABSTRACT:Current information technology and Web-based services need to manage, select and lter out increasing amounts of textual information. The text classi cation allows users to browse more easily the set of texts of interest. This paradigm is very e cient for ltering information in the development of online services directed to the user. Proposed in this dissertation an information retrieval system for language Tetum based on open-source platform "Apache Solr". This system was developed to facilitate Timorese users to do research with their own language, Tetum language. Was tested versus the current major information retrieval system like Google and Bing to see the adaptation of current system with Tetum. The test results show that this system developed exceeded two current major information retrieval systems at the level of survey response, and in the future can make this system as the recommended information retrieval system for Timorese users to do their own research language.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Odinéa Lopes da. "Sistema de informação na organização escolar." Florianópolis, SC, 2004. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84324.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação.
Made available in DSpace on 2012-10-20T08:18:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 203245.pdf: 2153972 bytes, checksum: ec20f8e90a2660dd33e3e152ffacd880 (MD5)
O presente estudo aborda a utilização de sistemas de informação baseados em computador na organização escolar para auxiliar a mediação dos educadores no processo de aprendizagem. Para tanto, propõe o protótipo de um sistema visando facilitar a coleta e registro de informações referentes ao nível de consciência fonológica, formação do vocabulário visual e utilização de regras hierárquicas de alunos que vivenciam o processo inicial de alfabetização. Este estudo toma como referencial teórico o Pensamento Sistêmico para a compreensão da realidade escolar e sua relação com o contexto social, a Teoria Construtivista e Abordagem Sócio-Interacionista para o entendimento do processo de aprendizagem, e a Perspectiva Sociotécnica para embasar a construção do sistema. Acredita-se na contribuição do mesmo para a construção de uma visão mais ampla do potencial das novas tecnologias da informação na organização escolar, possibilitando a ampliação de suas contribuições para a resolução dos problemas educacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fontanini, Walcir 1962. "SI-Hidro : um sistema de informação para o sistema hidrotermico brasileiro." [s.n.], 1995. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/261626.

Full text
Abstract:
Orientador: Secundino Soares Filho
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica
Made available in DSpace on 2018-07-20T00:08:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fontanini_Walcir_M.pdf: 6253567 bytes, checksum: e8380c314f28cf04f0350b7096cec5be (MD5) Previous issue date: 1995
Resumo: Este trabalho descreve os passos para o desenvolvirMnto de wn Sistema de InformaçlJo para o Sistema Hidrotérmico Brasileiro (Sl-Hidro). Estes passos incluem técnicas e metodologias de projeto de banco de dados, relacionais e interface homem-máquina. Também é discutido os conceitos de suporte à decisão e sua relação com sistemas de informação. O Sistema Hidrotérmico Brasileiro é apresentado e os seus blocos básicos são introduzidos de forma descritiva. O objetivo principal do Sl-Hidro é fornecer dados detalhados sobre usinas hidroelétricas e termoelétricas, na forma textual e gráfica, para uma faixa bem ampla de usuários. As classes possfveis de usuários slJo: alunos do curso de engenharia elétrica, estudantes de mestrado e doutorado, equipes de planejamento das concessionárias de energia elétrica e o gerenciamento estratégico destas empresas
Abstract: This work deseribes the steps toward a development of an Information System for the Brazilian Hydrothermal System (Sl-Hidro). These steps include techniques and methodologies of relational databases and man-machine interface design. The decision support concepts are discussed as well as their relationship to information systems. The Brazilian Hydrothermal System is presented introducing its basic building blocks from a descriptive point of view. The main objective of Sl-Hidro is to furnish detailed data about hydroelectric and thermoelectric plants, in both textual and graphical format,for a wide range of possible users. The possible classes of users are: undergraduated students of eletrical engineering, master and doctorate students, the planning staff of utilities and their decision-makers
Mestrado
Mestre em Engenharia Elétrica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Sistema de informação da FEUP"

1

Judiciário, Brazil Secretaria da Reforma do. Estudo comparado sobre gestão orçamentária e gestão administrativa de cortes e tribunais e tratamento estatístico da informação sobre o funcionamento do sistema judicial. Brasília, Brazil]: Secretaria de Reforma do Judiciário, Ministério da Justiça, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

3º PLANO DIRETOR PARA O DESENVOLVIMENTO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE. Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2021. http://dx.doi.org/10.52582/3pladitis.

Full text
Abstract:
Cada vez mais, a informação e suas tecnologias se inserem em diversas expressões da vida, por conseguinte, estão presentes no debate acadêmico, político e econômico. Nesse sentido, é com satisfação que a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), por meio do Grupo Temático Informação em Saúde e População (Gtisp), publica o 3o Plano Diretor para o Desenvolvimento da Informação e Tecnologia de Informação em Saúde para o quinquênio 2020-2024 (3o PlaDITIS). É fundamental para o Brasil acompanhar os avanços e recuos em andamento no Sistema Único de Saúde (SUS), em que se insere, como um de seus componentes estratégicos, a política pública de Informação e Tecnologia de Informação em Saúde (ITIS). Portanto, a Abrasco, ao organizar o 3o PlaDITIS, cumpre com sua missão de fomentar o debate crítico e propositivo, integrando-se às forças da sociedade que lutam para a consolidação do ditame constitucional: direito universal à saúde com qualidade. O atual PlaDITIS, terceiro de uma série que se iniciou em 2008 - 1o PlaDITIS (2008-2012) e 2o PlaDITIS (2013-2017) - reforça o compromisso da Abrasco com a continuidade do debate sobre a produção e uso da informação e de suas tecnologias no âmbito do SUS e da Saúde Coletiva. Nesse período, o Gtisp/Abrasco fomentou o debate teórico e prático a respeito da temática de maneira consistente e responsável. O 3o PlaDITIS transborda as margens do presente documento, fruto do consenso de dezenas de autores. Sua própria elaboração coletiva suscitou amplo processo de reflexão crítica e propositiva ao envolver entidades de ensino e pesquisa, instituições de serviços de saúde, instâncias produtoras, gestoras e usuárias de ITIS das três esferas de governo, de todas as regiões do país e representações da sociedade. A trajetória de sua construção tem como ponto de partida a elaboração, pelo Gtisp, de versão preliminar submetida ao crivo dos participantes da Oficina de Trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lopes, Manuel. Os Cuidados de Saúde face aos desafios do nosso tempo: Contributos para a Gestão da Mudança. Imprensa Universidade de Évora, 2021. http://dx.doi.org/10.24902/uevora.21.

Full text
Abstract:
São equacionados os desafios que as atuais condições demográficas e epidemiológicas colocam aos cuidados de saúde. Nesta base é feita uma análise aprofundada das reformas dos cuidados de Saúde Primários e dos Cuidados Continuados Integrados. Dessa análise resultam propostas de mudança focadas nos desafios futuros e abrindo os horizontes além dos Cuidados Continuados Integrados pois as respostas àqueles dependem de todo o sistema e não apenas de um nível de cuidados. Assim, reflete-se sobre as implicações dos cuidados centrados na pessoa e da integração e continuidade de cuidados, propõe-se um modelo de desenvolvimento dos cuidados continuados integrados, equacionam-se as múltiplas possibilidades decorrentes das novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à saúde e, por último, analisam-se brevemente as implicações de um novo modelo de desenvolvimento para os serviços de saúde tendo como pontos de referência o processo de mudança no sistema de saúde, a questão da gestão do conhecimento, tudo isto enquadrado numa economia do bem-estar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gestão do Conhecimento e Inovação – Volume 1. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2017.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

de Sá Leitão Júnior, Plinio. Integração com a Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS. Cegraf UFG, 2021. http://dx.doi.org/10.5216/int.ebook.978-65-89504-84-9.2021.

Full text
Abstract:
Prezado(a) Participante, Seja bem-vindo(a) ao Microcurso Integração com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS)! Este Microcurso faz parte do Programa Educacional em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás (UFG), criado em 2020, por meio da colaboração entre a UFG (Comissão de Governança da Informação em Saúde; Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde; Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação), a Universidade de Brasília – UnB (Laboratório de Inovação e Estratégia em Governo); a Universidade Aberta do SUS – UNA-SUS; e o Ministério da Saúde (Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde e o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil - DataSUS). Todos esses e outros agentes têm despendido esforços para que a RNDS seja implementada e que também tenha profissionais aptos a colaborarem nessa implementação. Um dos pontos importantes para que isso aconteça é o compartilhamento de informações entre os estabelecimentos de saúde com a RNDS, possibilitando que eles possam contribuir com informações em saúde pertinentes aos usuários que assistem, bem como consumir informações geradas por outros estabelecimentos, a qualquer instante, em qualquer lugar do Brasil permitindo, assim, a interoperabilidade em saúde. O material produzido inclui o conhecimento necessário acerca das especificidades de integração de um Sistema de Informação em Saúde (SIS) com a RNDS, priorizando a formação de um agente fundamental para essa integração, que é denominado integrador. Para a confecção deste e-book, buscamos utilizar uma linguagem clara e direta, acompanhada de ilustrações para melhor entendimento, baseado na microaprendizagem. Você, integrador, venha ampliar os seus conhecimentos e contribuir com a implementação da RNDS! Excelente estudo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Barcelos, Janinne, Michelli Costa, and Marcel Garcia de Souza. Biblioteca digital de agricultura urbana: guia do bibliotecário. Ibict, 2020. http://dx.doi.org/10.18225/9788570131669.

Full text
Abstract:
A Biblioteca Digital de Agricultura Urbana (BDAU) foi desenvolvida de acordo com os princípios citados e em conformidade com importantes diretrizes para bibliotecas digitais consistentes e interoperáveis. Com isto, o sistema se apresenta como integrante relevante no conjunto das fontes de informação para a temática da Agricultura Urbana. Certamente a BDAU também está apta a integrar a somatória de instrumentos de organização, preservação e difusão da memória do conhecimento humano. A BDAU cultiva a cultura informacional de qualidade que é solo e raiz para as transformações almejadas pela prática da agricultura urbana. A obra aqui apresentada é uma síntese da proposta de instrumentalização da biblioteca digital para a constituição de uma cultura informacional que reflita uma nova consciência ambiental e social. Como proposta, o seu desenvolvimento demanda constante reflexão e aperfeiçoamento. A semente foi plantada, agora é necessário cultivá-la como uma obra frutífera e coletiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gama, Cristina, and Manuel Francisco Pereira. As praias de Sines e o seu legado geológico. Imprensa Universidade de Évora, 2021. http://dx.doi.org/10.24902/uevora.23.

Full text
Abstract:
Esta monografia pretende ser um instrumento formativo complementar de actividades de campo a desenvolver no litoral de Sines no âmbito da Geologia. As praias adjacentes ao Cabo de Sines são essencialmente constituídas por areias cujas características reflectem as suas fontes sedimentares e as variações da magnitude do transporte sedimentar transversal e longitudinal. Este transporte é condicionado principalmente pela energia das ondas que é dissipada na praia emersa e submarina, traduzindo-se na variação morfológica sazonal do perfil de praia emersa e na granulometria da areia. A areia das praias de Sines contém minerais pesados dos quais se destaca o zircão. A geocronologia do sistema isotópico U-Pb de zircão detrítico permite identificar as fontes sedimentares da areia de praia. Ao compararmos as populações de idade de zircão detrítico encontrado na areia da praia com aquelas que caracterizam as rochas sedimentares, ígneas e metamórficas que formam as arribas e de outras áreas mais afastadas do litoral, podemos reconhecer quais terão sido as suas fontes sedimentares. Esta informação é relevante para tentarmos reconstituir a evolução geológica desta região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferreira, Nelson Henrique da Silva. Galeno de Pérgamo. As faculdades dos alimentos. Livro I. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1693-3.

Full text
Abstract:
O presente livro apresenta a primeira tradução para português do livro I de uma das obras mais relevantes de Galeno de Pérgamo. Este tratado sobre as propriedades dos alimentos oferece uma visão geral do saber de Galeno sobre as ciências naturais, mais precisamente, no âmbito do domínio da medicina e do conhecimento empírico sobre as propriedades da comida e da fisiologia. Ao abordar a natureza das coisas, Galeno de Pergamon tende a usar um processo analítico baseado na relação entre diferentes elementos que interagem em um sistema particular. Relativamente aos antigos hábitos alimentares e à saúde, este modo de obter informação e formular hipóteses tem potencial para gerar hierarquias e está atestado no De alimentorum facultatibus I, no qual os alimentos são avaliados considerando o resultado particular do seu efeito no metabolismo de um paciente. Em suma, este livro é um paradigma da ciência de Galeno e pode explicar por si só o impacto de Galeno na ciência moderna. Este livro inclui uma tradução do De alimentorum Facultatibus I, uma breve introdução ao contexto da produção intelectual de Galeno e um estudo sobre o texto antigo e as informações que este traz a propósito do conhecimento dos estudiosos antigos sobre a fisiologia e as propriedades dos alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Informe regional de SIREVA II, 2016. Organización Panamericana de la Salud, 2019. http://dx.doi.org/10.37774/9789275321850.

Full text
Abstract:
[Prefacio, español]. La red SIREVA (Sistema Regional de Vacunas), conocida en toda la Región, completa sus 25 años de existencia y, en todos esos años, viene prestando un trabajo relevante en la vigilancia de laboratorio de enfermedades bacterianas invasivas, especialmente aquellas causadas por el Streptococcus pneumoniae (neumococo), Haemophilus influenzae (Hi) y la Neisseria meningitidis (meningococo), con reconocido nivel de excelencia. La red también caracteriza los respectivos serotipos/serogrupos y la susceptibilidad a los antimicrobianos de las mencionadas bacterias. Desde el 2005, los laboratorios de la red SIREVA empezaron a contribuir con la red centinela de vigilancia de neumonías y meningitis bacteriana en menores de 5 años, de la cual forman parte nueve países y 21 hospitales. En el 2014, esta red centinela pasó a integrar la red global, coordinada por la OMS, compartiendo mundialmente la información que es generada en la Región. La continuidad y el fortalecimiento de la red de laboratorios son fundamentales para la vigilancia de esas enfermedades. Es primordial que los países garanticen el financiamiento de las actividades de los laboratorios de la red SIREVA. Por otro lado, la Organización Panamericana de la Salud seguirá ofreciendo cooperación técnica a los países y a sus programas nacionales de inmunización de manera de contribuir en la continua mejoría de esta red de vigilancia para mantenerse generando información de calidad que pueda subsidiar a los gestores en la toma de decisiones basadas en evidencia. En este volumen están siendo presentados los datos del 2016 generados por los países que forman parte de la red SIREVA II. [Prefácio, português]. A rede SIREVA (Sistema Regional de Vacinas), conhecida em toda a Região, completa seus 25 años de existência e, em todos esses anos, vem prestando um trabalho relevante na vigilância de laboratório de doenças bacterianas invasivas, especialmente aquelas causadas pelo Streptococcus pneumoníae (pneumococo), Haemophilus influenzae (Hi), e pela Neisseria meningitidis (meningococo), com reconhecido nível de excelência. A rede também caracteriza os respectivos sorotipos/sorogrupos e a suscetibilidade aos antimicrobianos das mencionadas bactérias. A partir de 2005, os laboratórios da rede SIREVA começaram a contribuir com a rede sentinel de vigilância de pneumonias e meningites bacterianas em menores de 5 anos, da qual fazem parte atualmente nove países e 21 hospitais. Em 2014, esta rede sentinela passou a integrar à rede global, coordenada pela OMS, compartilhando mundialmente a informação que é gerada na Região. A continuidade e o fortalecimento da rede de laboratórios são fundamentais para a vigilância epidemiológica dessas doenças. É primordial que os países garantam o financiamento das atividades dos laboratórios da rede SIREVA. Por outro lado, a OPAS continuará oferecendo cooperação técnica aos países e aos seus programas nacionais de imunização de maneira a contribuir no contínuo aprimoramento dessa rede de vigilância, para que se mantenha gerando informação de qualidade que possa subsidiar os gestores para tomar decisões baseadas em evidência. Neste volume estão sendo apresentados os dados de 2016 gerados pelos 19 países que fazem parte da rede SIREVA II.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cunha, Manuel Antunes da, ed. Repensar a Imprensa no Ecossistema Digital. Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia, 2020. http://dx.doi.org/10.17990/axi/2020_9789726973287.

Full text
Abstract:
Os discursos sobre a crise do jornalismo não datam de ontem, nem irromperam na era digital. Não deixa de ser significativo que a crítica acima reproduzida tenha sido formulada há mais de 130 anos pelo jornalista e romancista Emile Zola, que viria a assinar “J’accuse” (L’Aurore, 13 de janeiro de 1898), um dos mais célebres textos da história do periodismo. Nos finais do séc. XIX e inícios do séc. XX, a imprensa escrita francesa vai de vento em popa, contabilizando cerca de 600 diários, dos quais nove dezenas sediados em Paris (Kalifa, 2011). Já há algumas décadas que o jornalismo se tornara um negócio lucrativo. Artigos de opinião e debates de cariz político cedem progressivamente lugar a conteúdos suscetíveis de atraírem um maior número de leitores, incluindo os menos escolarizados, potenciando um aumento de receitas publicitárias. Por seu turno, nos Estados Unidos, o periodismo de informação impusera-se como paradigma dominante a partir dos anos 1880-1910, através da dissociação entre os factos e a interpretação dos mesmos (Brin et al., 2004). De um lado, uma ética da objetividade, consolidada por meio de géneros como a entrevista e a reportagem. Do outro, a busca do lucro por intermédio de virulentas controvérsias, alimentadas por “um fluxo vertiginoso de informação superabundante”, segundo a expressão de Zola. Entre muitas outras mudanças, o último século foi marcado por dois conflitos mundiais, a segmentação do globo em campos ideológicos e reconfigurações identitárias, o recurso à propaganda e à desinformação em doses massivas, a transformação dos media (jornal, radio, cinema, televisão, internet) em indústrias culturais intrinsecamente vinculadas à cultura de massas ou ainda a afirmação de uma “mitologia da felicidade individual” (Morin, 1962), num mundo cada vez mais desinstitucionalizado e dessocializado (Dubet & Martuccelli, 1998). Desde então, a produção académica tem vindo a debruçar-se – a partir de abordagens concetuais diferenciadas – sobre a influência dos discursos mediáticos na “construção social da realidade” (Berger & Luckmann, 1966) ou na consolidação dos “imaginários” (Castoriadis, 1975), no âmbito das esferas pública e privada, mas também sobre os contextos socioculturais em que esses mesmos discursos emergem (Hall, 1973; Goffman, 1974) e os eventuais efeitos suscitados junto de audiências e/ou públicos mais ou menos (in)conscientes e (in)ativos (Lazarsfeld & Katz, 1955; Klapper, 1960; Adorno, 1963; Morley, 1980). Como aconteceu com os seus predecessores, o recurso cada vez mais generalizado a um novo media – a partir da última década do século XX – deu origem a um conjunto de profecias apocalíticas e outras tantas utopias comunicacionais. Destarte, coloca-se a seguinte questão: “de que modo a Internet afeta o jeito de nos relacionarmos uns com os outros, de debatermos, trabalharmos, nos movermos, nos cultivarmos, sermos militantes, consumirmos, cuidarmos de nós, nos divertirmos, etc.?” (Beuscart et al, 2019: 8). As mudanças experienciadas nos derradeiros vinte anos replicam alguns dos desafios que, invariavelmente, caraterizaram os tempos áureos da imprensa, do cinema, da rádio e da televisão – embora hoje com uma intensidade inédita –, não deixando ainda de suscitar novos questionamentos. Em virtude da eclosão de um singular ecossistema mediático, o modelo tradicional de produção, difusão e receção do jornalismo impresso tem vindo a experimentar um complexo processo de reconfiguração de contornos ainda imprecisos, do ponto de vista profissional, sociopolítico, cultural, económico, técnico, ético e jurídico. Da reflexão sobre estas temáticas, levada a cabo no Centro de Estudos Filosófico-Humanísticos (UCP) e junto dos estudantes de Licenciatura em Ciências da Comunicação e do Mestrado em Comunicação Digital, nasceu o congresso internacional Repensar a imprensa no ecossistema digital, que teve lugar na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (UCP), em Braga, de 3 a 5 de Julho de 2019, com a participação de meia centena de académicos oriundos da Europa, América e Ásia. O título inspira-se do relatório Presse et numérique. L’invention d’un nouvel ecosystème, encomendado pelo Ministério francês da Cultura e da Comunicação ao investigador Jean-Marie Charon. A noção de ecossistema aponta para uma configuração de cariz horizontal, para um sistema de atores – plurais na sua história e organização, nos conteúdos das suas atividades e da sua produção – e a sua relação (in)direta com o(s) público(s). Alude ainda à complexidade das interações em jogo, num contexto tantas vezes de competição, outras de solidariedade, e de tempos e espaços colaborativos. Há muito que um tal ecossistema deixou de ser de âmbito meramente nacional, fomentando desafios de natureza transnacional, transdisciplinar e transmediática (Charon, 2015).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Sistema de informação da FEUP"

1

Dantas, Paulo Rogério Gonçalves, Edmilson Alves dos Santos Júnior, and Deise Maria Antonio Sabbag. "SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO JURÍDICO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO." In Biblioteconomia e os Ambientes de Informação, 100–107. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.41519220510.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Luciana Goulart de, and Jeziel da Silva Nunes. "O uso do sistema de patentes pelas Universidades Brasileiras." In A ciência da informação criadora do conhecimento Vol. II, 33–45. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2009. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0869-3_3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dias, Sivoney Pinto, and Helder Guimarães Aragão. "MODELAGEM DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA MÓVEL COLABORATIVO PARA DEFICIENTES FÍSICOS." In Ciências Exatas e da Terra e a Dimensão Adquirida através da Evolução Tecnológica 3, 180–93. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.74019110719.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

JOAQUIM, Laudelino, Luciana Bolan FRIGO, and Eliane POZZEBON. "Proposta de um Sistema de Gestão para Fiscalização Ambiental." In Tecnologias da Informação e Comunicação na Segurança Pública e Direitos Humanos, 147–56. Editora Edgard Blücher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/9788580391763-10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Schneider, Vania Elisabete, Odacir Deonisio Graciolli, Helena Graziottin Ribeiro, Adriano Gomes da Silva, Mayara Cechinatto, and Taison Anderson Bortolin. "SISTEMA DE INFORMAÇÃO AMBIENTAL: VISUALIZAÇÃO DE DADOS DO ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA APLICADO A MÚLTIPLOS PONTOS." In Sistemas de Informação e Aplicações Computacionais, 166–71. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.17020180815.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Palma, Bernardo José de Oliveira, and Daisy Margareth Alcáçova de Sá Pimentel. "A ATUAÇÃO DA ASSESSORIA À REDE DE BIBLIOTECAS DO SISTEMA FIRJAN: GESTÃO, INCENTIVO A INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE." In Biblioteconomia e os Ambientes de Informação 2, 18–28. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4221922052.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Flechas, Eduardo Mancipe, and Andrzej Lukomski. "La ciencia de la información comprendida como un sistema de información y documentación: la aplicación del paradigma emergente." In A ciência da informação criadora do conhecimento Vol. I, 191–201. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2009. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0319-3_16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pinto, Adélia de Moraes, Gisela Fernanda Monteiro Danin, and Doris Campos Mendonça. "INFORMATIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA): SISTEMA PERGAMUM, DA CONCEPÇÃO À AÇÃO." In Biblioteconomia e os Ambientes de Informação, 140–50. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.41519220514.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dagnino, Ricardo de Sampaio, Eliseu José Weber, Douglas Wesley Pires Sarmiento, and Pablo Guilherme Silveira. "SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA MAPEAMENTO DE ESCOLAS: UM EXEMPLO NO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL." In Conteúdo Conceitual e Aspectos Práticos da Ciência da Computação, 233–48. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.01020141220.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vilela, Daisy de Araújo, Isadora Prado de Araújo Vilela, Marina Prado de Araújo Vilela, Juliana Alves Ferreira, Mariana Rezende Souza, Marianne Lucena da Silva, Ana Lúcia Rezende Souza, et al. "O PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA AIDS EM IDOSOS NO BRASIL DE 2010-2014, PELO SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE DO DATASUS." In Ciências da Saúde: Da Teoria à Prática 4, 122–30. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.96519130615.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Sistema de informação da FEUP"

1

Lança, Ana, and Isabel Brito. "PROPOSTA DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA A DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO NUM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO QAS." In 17ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação. Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, APSI, 2017. http://dx.doi.org/10.18803/capsi.v17.233-244.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Jagher, Daniela, Marina Vaccari Gonçalves, and Juliana Bueno. "Lambeijos: sistema de busca e adoção de animais." In 9° Congresso Internacional de Design da Informação. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/9cidi-congic-6.0068.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Menezes da Silva, Gabriel, Efraim Santana Leite Filho, and Adriano Silva Lima. "EduSearch-Um sistema de informação para pesquisa de artigos científicos da área da educação." In XV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2019.7453.

Full text
Abstract:
O EduSearch permite que os usuários pesquisem e visualizem os artigos científicos dos periódicos que estejam classificados no Qualis Educação do quadriênio 2013-2016, exibindo também seus índices de classificação internacionais e seus estratos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mota, Henrique Teles da, and Tiago Barros Pontes e. Silva. "A construção da experiência omnichannel de relacionamento das interfaces do Sistema Sebrae." In 9° Congresso Internacional de Design da Informação. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/9cidi-congic-3.0162.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Benedet, Giuliano V., Helouíse H. G. Viola, Israel A. Braglia, and Júlio M. Teixeira. "LEMMEX: uma abordagem ágil para análise de interfaces na empresa Visto Sistema." In 9° Congresso Internacional de Design da Informação. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/9cidi-congic-4.0342.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Salmoni, Fabio, and Sara M. Goldchmit. "Um sistema de comunicação visual-ambiental para o complexo esportivo do Pacaembu." In 8º Congresso Internacional de Design da Informação / 8º Congresso Nacional de Iniciação Científica em design da informação. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/cidi2017-026.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

FROTA MENDONÇA, SILVIA HELENA, JULIANA SILVEIRA RODRIGUES GONÇALO, and CAROLINA AUGUSTO BEZERRA. "Fluxo da Notificação de Queda no Sistema de Informação Hospitalar." In CONGRESSO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM SERVIçOS E SISTEMAS DE SAúDE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/qualihosp-2019-112308.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Costa, Joana, and Isabel Seruca. "Desenvolvimento de um sistema de informação Lean na EDP Distribuição." In 13ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação. Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, APSI, 2013. http://dx.doi.org/10.18803/capsi.v13.204-224.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Muruga, Mariela Norma, and Stéphanie Maia Freire de Andrade. "O design como facilitador na visualização de dados: análise e aplicação no sistema VISÃO." In 9° Congresso Internacional de Design da Informação. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/9cidi-congic-4.0178.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

França, Rodrigo, Demostenes Rodríguez, and Renata Rosa. "Melhoria da Segurança de um Sistema de Informação Utilizando Biometria de Iris." In XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2017.6075.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve um sistema de segurança para ser utilizado em sistemas de informação baseado na biometria da íris. O processo de autenticação de usuários em um sistema de informação é de suma importância e pode ser realizado usando diversos métodos como: senhas alfanuméricas, certificação digital, dispositivos eletrônicos gerador de senhas ou sistemas que reconhecem características humanas, como é o caso da íris. Um sistema biométrico de íris consta das seguintes etapas: aquisição, segmentação, normalização, extração de padrões e finalmente a etapa de reconhecimento, que consiste na verificação ou validação do usuário no sistema. Cada uma dessas etapas possui relação com o desempenho do sistema biométrico. Nesse contexto, o objetivo principal deste trabalho é estudar o impacto da qualidade da imagem da íris, na etapa de aquisição e o seu desempenho global do sistema biométrico implementado, estabelecendo limiares mínimos de qualidade para garantir uma adequada autenticação do usuário no sistema. Os resultados experimentais demonstraram que os parâmetros de falsa aceitação e rejeição diminuem se um limiar de qualidade é estabelecido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography