To see the other types of publications on this topic, follow the link: Sistema de informação da FEUP.

Journal articles on the topic 'Sistema de informação da FEUP'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Sistema de informação da FEUP.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Tarapanoff, Kira, Rogério Henrique de Araújo Júnior, and Patricia Marie Jeanne Cormier. "Sociedade da informação e inteligência em unidades de informação." Ciência da Informação 29, no. 3 (December 2000): 91–100. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652000000300009.

Full text
Abstract:
Aborda o conceito de inteligência competitiva aplicada a unidades de informação. Discute a atuação da unidade de informação no contexto da sociedade da informação, propondo a abordagem da inteligência competitiva para o monitoramento ambiental de informações e adequação organizacional ao contexto. Sugere a estruturação de um sistema de inteligência com utilização de ferramentas de tratamento e agregação de valor à informação apropriadas. Cita exemplo de utilização de sistema de inteligência competitiva em unidade de informação, que pode ser replicado, ou usado como exemplo, por outras unidades de informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rathke, Sandra Beatriz, and Rafael Port da Rocha. "Sistema de informação de pesquisa." Brazilian Journal of Information Science 13, no. 4 (December 17, 2019): 132–51. http://dx.doi.org/10.36311/1981-1640.2019.v13n4.08.p132.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa as características da ontologia do VIVO-ISF em relação ao seu uso no domínio de instituições universitárias brasileiras, a fim de subsidiar a utilização do ambiente VIVO como sistema de informação de pesquisa no Brasil. O trabalho identificou os objetivos, o escopo e características de modelagem da ontologia, levando em consideração aspectos em ontologias que beneficiam o desenvolvimento de aplicativos da web. Também analisou a ontologia quanto ao seu uso para descrever uma instituição brasileira, representada pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), parte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os recursos, as unidades, as atividades e as posições administrativas da Fabico/UFRGS foram identificadas na forma em que foram definidas por documentos legais, como estatutos e regimentos; e foram descritas de acordo com a ontologia VIVO-ISF. O estudo concluiu que a ontologia VIVO-ISF foi desenvolvida a partir de uma base conceitual bem fundamentada, a partir do reuso da ontologia de alto nível Basic Formal Ontology (BFO), trazendo facilidades para representar o amplo domínio acadêmico e para a realizar de extensões que incorporam características institucionais locais. A ontologia também proporciona interoperabilidade, reutilizando classes genéricas de BFO e selecionando classes de ontologias de domínio populares, como FOAF, Event, BiBO. A ontologia também é capaz de representar uma instituição acadêmica brasileira, fornecendo uma estrutura semântica bem definida para integração de dados da web que agiliza o processo de colaboração interdisciplinar e interinstitucional para a formação de redes de pesquisa, incluindo instituições brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pinto, Maria Manuela. "O Modelo Sistémico de Gestão da Informação: da flexibilidade organizacional à interoperabilidade do sistema." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 12, no. 1 (August 5, 2018): 22–52. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v12.n1.2019.11015.

Full text
Abstract:
Apresenta o Modelo de Gestão do Sistema de Informação Ativa e Permanente (MGSI-AP), resultado de uma investigação que discutiu conceitos e perspetivas em torno da Gestão da Informação, posicionou-a como área transversal e aplicada em Ciência da Informação, com foco no(s) fluxo(s) infocomunicacional(ais), atendendo de forma particular aos que ocorrem em meio digital, no contexto de uma instituição complexa – a universidade pública portuguesa – e respetivos serviços de informação. Aborda um dos eixos da operacionalização da investigação realizada e do modelo desenvolvido. Nele se destaca a estreita ligação da Gestão da Informação à área de estudo da Produção Informacional. A universidade, foco do estudo, é abordada numa dupla faceta sistémica e, consequentemente, complexa, isto é, entre o sistema organizado formal e o sistema combinatório de feição loosely coupled. A formulação de uma proposta teórico-metodológica e de modelação operacional convergiram para uma definição de Gestão da Informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss, Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa, Patrícia Madalena Vieira Hermida, Cláudia Cossentino Bruck Marçal, and Camilla Costa Cypriano. "Sistema de informação da atenção básica: potencialidades para a promoção da saúde." Acta Paulista de Enfermagem 28, no. 2 (April 2015): 152–59. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201500026.

Full text
Abstract:
Objetivo Discutir a utilização do Sistema de informação da Atenção Básica na perspectiva da promoção da saúde. Métodos Estudo descritivo quantitativo realizado em Unidades de Saúde da Família de 21 municípios da Grande Florianópolis. A coleta de dados ocorreu entre outubro de 2011 e julho de 2012, através de entrevista com profissionais da saúde, caracterizando o uso do Sistema de Informação da Atenção Básica. Resultados Todos os municípios pesquisados utilizam este Sistema de informação; dezenove (90,5%) utilizam as Fichas; enquanto oito municípios (38,1%) realizam todos os relatórios. Conclusão Os dados gerados por este sistema possibilitam o planejamento das ações de promoção da saúde pelas equipes. É necessário que haja discussões dos dados nas reuniões e reorganização das atividades na Atenção Básica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sandre, Adriana Afonso, and Paulo Renato Mesquita Pellegrino. "Modelagem da Informação da Paisagem." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 27, no. 51 (January 8, 2021): e168291. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfau.2020.168291.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a plataforma LIM vista como uma ferramenta para integrar e operacionalizar os projetos complementares de paisagem. Para tanto propõe o desenvolvimento do Landscape Information Modeling (LIM) que consiste em uma plataforma integrada de projeto capaz de simular aspectos dos espaços projetados, compatibilizando elementos construídos e processos naturais. Acredita-se que o projeto da paisagem, por ser uma dimensão integradora das camadas de intervenção no espaço, permite maior transparência e democratização do processo de decisão e execução, podendo ser orientado para o atendimento das demandas sociais, ecológicas, econômicas e do respeito as suas particularidades históricas. Para estruturar o LIM serão definidos um conjunto de parâmetros de projeto caracterizados por sua diversidade, adaptação e responsividade. Ao incluir diferentes parâmetros pode-se propor inúmeras variações para o modelo, de forma a objetivar diferentes soluções e avaliar seu grau de resposta e adaptação e, portanto, da sua inteligência, aqui entendida como a capacidade de adaptação do sistema as novas condições oferecidas pelo projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Marciano, João Luiz, and Mamede Lima-Marques. "O enfoque social da segurança da informação." Ciência da Informação 35, no. 3 (December 2006): 89–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652006000300009.

Full text
Abstract:
O uso cada vez mais disseminado de sistemas informatizados integrados por meio de redes é um fato determinante da sociedade da informação. Este universo de conteúdos e continentes digitais está sujeito a várias ameaças que comprometem seriamente a segurança do complexo usuário-sistema-informação. A tecnologia da informação é capaz de apresentar parte da solução a este problema, mas não é capaz de resolvê-lo integralmente. As políticas de segurança da informação devem contemplar o adequado equilíbrio dos aspectos humanos e técnicos da segurança da informação, em contraposição aos modelos de políticas atuais, extremamente voltados às questões tecnológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Fábio Mascarenhas, and Johanna Wilhelmina Smit. "Organização da informação em sistemas eletrônicos abertos de Informação Científica & Tecnológica: análise da Plataforma Lattes." Perspectivas em Ciência da Informação 14, no. 1 (April 2009): 77–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362009000100007.

Full text
Abstract:
Discussão, avaliação e apresentação de parâmetros para a organização da informação científica e tecnológica brasileira, enfocando os problemas do acesso à informação em sistemas abertos, especificamente a Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolveu-se um estudo exploratório para identificar se a natureza aberta do sistema compromete a consistência dos dados na recuperação da informação, concluindo-se que há comprometimento. A partir da sistematização dos resultados, apresentam-se sugestões para aprimorar o sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Unger, Roberto José Gervásio, and Isa Maria Fabiana Araujo Freire. "Regimes de informação na sociedade da informação: uma contribuição para a gestão da informação." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 5, no. 2 (February 13, 2008): 87. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v5i2.2014.

Full text
Abstract:
O avanço alcançado pelas tecnologias de comando e comunicação, atuais tecnologias de informação e comunicação alçaram a Humanidade numa condição jamais vista, modulando, inclusive, o sistema social, que tem na informação e no conhecimento os recursos que movem não somente a economia no planeta mas o cotidiano dos seres humanos. O trabalho visa aproximar os conceitos de sociedade da informação, regimes de informação, sistemas de informação e linguagens documentárias. Busca trabalhá-los em conjunto visando uma forma de, dentro da perspectiva dos regimes de informação, que são modos de produção informacional dominantes em um contexto social, dar uma contribuição aos gestores de informação. As tecnologias de informação e comunicação são vistas como os dispositivos de conectividade que aumentam a abrangência e alcance dos limites dos regimes de informação e também como parte da solução de problemas para os sistemas de informação. Argumenta que se entendemos os regimes de informação como ambientes onde convivem seres humanos e a informação, os sistemas de informação idealizados a partir da concepção dos regimes de informação atenderiam com melhor precisão às demandas informacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Brito, Ronnie Fagundes de, Ingrid Torres Schiessl, Diego José Macedo, Mariana Lozzi, and Milton Shintaku. "MODELAGEM DE REQUISITOS E ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO." Revista Juventude e Políticas Públicas 2, EE (May 9, 2020): 1–13. http://dx.doi.org/10.22477/rjpp.v2iee.133.

Full text
Abstract:
O Sistema nacional de Juventude (SINAJUVE) visa permitir a coordenação de ações, comunicação e integração entre gestores públicos que atuam com juventude. Como meio para realização das ações no Sinajuve foi desenvolvido um sistema de informação baseado em software na web. Nesse contexto descreve-se a etapa de modelagem de requisitos do sistema, a qual teve foco em seus usuários. É utilizada metodologia de desenvolvimento centrada no usuário, em conjunto com a prospecção de expectativas dos usuários via técnica delfos, brainstorming e cardsorting. Como resultados foram obtidos um conjunto de diretivas e uma proposta inicial de arquitetura da informação para os softwares do Sinajuve.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rabello, Rodrigo. "Leituras sobre usuário e uso de informação na Ciência da Informação." Perspectivas em Ciência da Informação 18, no. 4 (December 2013): 152–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362013000400011.

Full text
Abstract:
Considerando aspectos da literatura internacional da área de Ciência da Informação (CI) relacionados aos temas necessidade, busca, comportamento e uso da informação, objetivou-se explorar a trajetória histórica e as interpretações sobre os conceitos usuário e uso de informação, tomando, como referencial de apoio, as noções de sistema de informação e de agência dos sujeitos. Para tanto, foi delimitado como corpus 15 revisões de literatura da Annual Review of Information Science and Technology (ARIST) - que trouxeram um panorama teórico sobre os conceitos estudados. A análise dessas revisões foi instrumentalizada com as tipificações sobre uso de informação propostas por Rachel Anne Fleming-May, que permitiu situar as duas fases iniciais identificadas, que se particularizam por orbitar a noção de sistema de informação, sendo a primeira fase caracterizada por uma concepção mais estática de sistema e a segunda por uma acepção mais dinâmica. Por fim, observou-se, na literatura da ARIST, uma terceira e última fase, que passou a ser mais bem visualizada a partir da década de 2000. Naquela década, os estudos passaram a considerar, complementarmente às fases anteriores, a agência dos sujeitos a partir das noções de interação e de contexto, em ações de uso, produção e apropriação de informação e de conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Castro, Andresa de Moraes e. "Como Organizar um Sistema Eficiente." Revista do Serviço Público 43, no. 7 (June 12, 2017): 23–28. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v43i7.1900.

Full text
Abstract:
Este Sistema foi concebido como instrumento de informação, objetivando dotar a Administração Pública de meios adequados ao desempenho das atividades decorrentes de suas funções, através da administração documental, visando à economicidade e a eficácia dos procedimentos do apoio à tomada de decisões. A ausência de normas, fluxos e procedimentos técnicos reguladores da Administração de Arquivos gera uma série de dificuldades de ordem técnico-administrativa a saber:— dificuldades na recuperação de documentos;— irracionalidade na tramitação de documentos;— morosidade na disseminação da informação— desconhecimento quanto à localização da informação— possibilidade de extravio de documentos;— destinação incorreta dos documentos;— proliferação indiscriminada de papéis.O presente trabalho é uma proposta para minimizar tais disfunções, através da implantação do Sistema de Arquivos e Controle de Documentos — SIARq.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Cruz, Antonio Anastácio da. "Evolução tecnológica em sistema de informação." ETD - Educação Temática Digital 5, no. 1 (December 5, 2008): 89. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v5i1.632.

Full text
Abstract:
Decorrente das mudanças da sociedade industrial para a sociedade da informação e do conhecimento, tanto no cenário mundial quanto no Brasil, vive-se uma palavra de ordem que impulsiona, agride e até sufoca que é a palavra mudança. Vários autores têm escrito artigos, livros sobre essas mudanças, buscando compreensão sobre essa nova era. Há séculos, essa organização social criada pelo homem, acumula a produção do conhecimento provocando um certo saturamento em alguns de seus serviços/produtos, provocando com isso um certo acúmulo de informação, às vezes não disponível em bibliotecas, o que traz certa insatisfação e frustração no usuário porque não consegue ver suas necessidades de informação atendidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Bergamini Vicentine, Fernanda, Thatiane Delatorre, Milton Roberto Laprega, and Janise Braga Barros Ferreira. "Percepção dos profissionais da saúde sobre aspectos da gestão da informação no processo de planejamento do Sistema Único de Saúde." Tempus Actas de Saúde Coletiva 11, no. 4 (September 6, 2018): 123. http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v11i4.2447.

Full text
Abstract:
O Sistema de Planejamento do Sistema Único de Saúde (PlanejaSUS) estabeleceu os instrumentos básicos do planejamento que têm por finalidade apoiar a gestão da saúde. Por sua vez, a construção desses instrumentos deve se basear em informações confiáveis. Para isso, a gestão da informação torna-se imprescindível, pois possibilita o desenvolvimento de ações oportunas e resolutivas. Este estudo teve como objetivo descrever e analisar a opinião de gestores e técnicos do setor saúde sobre a gestão da informação para o planejamento regional do SUS. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, na qual foram entrevistados 26 participantes, entre gestores e técnicos dos municípios e do estado que compõem o Departamento Regional Saúde XIII. Para análise dos dados, utilizou-se a vertente temática da Análise de Conteúdo. Encontrou-se certas limitações para o uso de informações, relacionadas à alimentação e ao uso dos sistemas de informação e à falta de compartilhamento de informações entre os responsáveis pelo planejamento. No entanto, o próprio processo de construção dos instrumentos de planejamento proporcionou o desenvolvimento de um olhar crítico sob a realidade locorregional. Conclui-se que os participantes reconheceram a importância da gestão da informação e de seus atributos, porém relataram inconsistências dos dados disponíveis. Nesse sentido, o PlanejaSUS pretendeu ser um sistema de informação para auxiliar na formalização da coleta, organização e disseminação da informação, colaborando com o melhor reconhecimento da realidade dos municípios, apesar das dificuldades para o seu uso no cotidiano da gestão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

FREZATTI, FÁBIO, ANDSON BRAGA DE AGUIAR, and AMAURY JOSÉ REZENDE. "RELACIONAMENTO ENTRE ATRIBUTOS DA CONTABILIDADE GERENCIAL E SATISFAÇÃO DO USUÁRIO." RAM. Revista de Administração Mackenzie 8, no. 2 (April 2007): 128–61. http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712007/administracao.v8n2p128-161.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente artigo tem por objetivo analisar a relação entre os atributos do sistema de informação de contabilidade gerencial (SICG) e o nível de satisfação dos usuários desse sistema. As características qualitativas da informação contábil contribuem para a utilidade da informação contábil gerencial. Os atributos do sistema de informação contábil gerencial são os instrumentos por meio dos quais as referidas características são atingidas. Tais atributos são derivados do modelo conceitual de Chenhall e Morris (1986), consolidado por Moores e Yuen (2001). Foram coletados dados em uma pesquisa de campo junto às organizações classificadas entre as de médio e de grande portes no Brasil, definidas de maneira probabilística. A análise dos dados inclui análise multivariada, sendo utilizado o método do cluster. Os resultados indicam que a satisfação dos usuários aumenta se os atributos do sistema permitem aos usuários a obtenção de informações úteis. Futuras pesquisas podem investigar quais os atributos que mais contribuem para a satisfação dos usuários da informação contábil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Robredo, Jaime. "Sobre arquitetura da informação." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 1, no. 2 (August 28, 2010): 115–37. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v1.n2.2008.1209.

Full text
Abstract:
As origens da expressão 'arquitetura da informação', mostram a contribuição de Wurman (ele mesmo arquiteto), que comprovadamente cunhou a expressão em 1979, como uma afortunada metáfora que desenvolveu posteriormente com uma abrangente visão sistêmica em suas obras Information Anxiety e Information Anxiety 2, publicadas respectivamente em 1989 e 2001, e traduzidas e publicadas no Brasil em 2001 e 2005. Destaca-se, finalmente, a apropriação da expressão 'arquitetura da informação' para aspectos relativos à interface usuário-sistema, nos sistemas de informação computadorizados e na Internet, por outros autores, com destaque para Morville e Rosenfeld, com sua obra de grande sucesso "Information Architecture for the World Wide Web" (3ª ed., 2000), os quais reconhecem que muito tem contribuído para o sucesso de suas idéias a própria experiência anterior no campo da ciência da informação. Cabe esperar que a interação e mútuo enriquecimento dessas diversas abordagens teóricas e práticas continuem e aumentem, provocando mudanças e aprimoramentos nos programas de pós-graduação em ciência da informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Farias, Maria Giovanna Guedes, and Jean da Silva Soares. "Mediação da informação no esporte." Brazilian Journal of Information Science 14, no. 2 Abr-Jun (June 30, 2020): 49–74. http://dx.doi.org/10.36311/1981-1640.2020.v14n2.04.p49.

Full text
Abstract:
Apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar a atuação de treinadores de atletas de futebol, a fim de compreender como a mediação da informação interfere nos sistemas de jogos propostos por esses profissionais. A investigação empreendida se caracteriza como de cunho exploratório e está pautada nos pressupostos metodológicos da abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se a entrevista, uma vez que essa técnica proporciona interação com os sujeitos da pesquisa. Os dados coletados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo com estabelecimento de duas categorias: a atuação de treinadores de equipes de futebol e mediação da informação no sistema de jogo. Os resultados demonstraram que os treinadores, por meio de experiências e vivências no esporte e dos repertórios de conhecimento, podem atuar como mediadores junto aos atletas de futebol e que a mediação interfere nos sistemas de jogos propostos pelos treinadores, pois as interações entre treinador e atleta, bem como as informações trocadas por meio dessas interações, desenvolvem a capacidade de adaptação do atleta ao sistema de jogo, bem como ajuda-os a melhorar seu desempenho nas partidas de futebol. Conclui-se que esses treinadores fomentam o aprendizado dos atletas utilizando o auxílio da comissão técnica para otimizar sua atuação junto aos jogadores e para criar um ambiente de constante troca de informações e experiências dentro da equipe. O bibliotecário, nesse contexto, poderia ser um diferencial na área esportiva ao auxiliar treinadores de futebol no trabalho de mediação das informações táticas junto aos atletas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Alves, Marcos Antonio, and Sílvia Helena Guttier Faria. "Complexidade, identidade e informação: uma valoração da identidade social." Complexitas – Revista de Filosofia Temática 1, no. 1 (July 6, 2016): 28. http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v1i1.3401.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, propomos uma valoração da identidade social a partir da noção quantitativa de informação, tal como sugerida no contexto da Teoria Matemática da Comunicação. Consideramos a sociedade como um sistema complexo, cujas invariantes, que caracterizam a sua identidade, são mantidas ou alteradas por meio dos parâmetros de ordem e de controle. Inicialmente, expomos uma concepção de sistema e de sistema complexo. Depois de explicar em que sentido consideramos uma sociedade como um sistema deste tipo, mostramos como os parâmetros de ordem e os de controle influenciam na manutenção ou alteração de hábitos sociais. Em seguida, apresentamos a nossa proposta de valoração da identidade. Expomos, em linhas gerais, a noção de informação adotada, o conceito de fonte de informação e definimos a quantidade de informação em uma fonte. Introduzimos uma associação entre uma fonte e uma sociedade, a partir da qual construímos nossa proposta. Para finalizar, apresentamos alguns resultados e observações sobre a ideia de uma valoração da identidade e da própria concepção de identidade social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

ALVAREZ, Edgar Bisset, Allan Lincoln Rodrigues SIRIANI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio VIDOTTI, and Angela Maria Grossi de CARVALHO. "Os Sistemas de Recomendação, Arquitetura da Informação e a Encontrabilidade da Informação." Transinformação 28, no. 3 (December 2016): 275–86. http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016000300003.

Full text
Abstract:
Resumo O trabalho aborda brevemente os conceitos de Arquitetura da Informação, Encontrabilidade da Informação e Sistemas de Recomendação. Seu objetivo é demostrar como a utilização dos Sistemas de Recomendação nos projetos de Arquitetura da Informação de ambientes informacionais digitais podem auxiliar os sistemas de informação no oferecimento dos dados pertinentes aos usuários que neles interatuam, possibilitando, assim, a descoberta da Encontrabilidade da Informação pelos usuários. Para tanto, realizou-se uma análise bibliográfica a qual possibilitou a contextualização dos termos tratados neste trabalho e, também, um estudo dos sites (Amazon.com) para conhecer o comportamento do Sistema de Recomendação do mesmo e como podem aumentar o processo de Encontrabilidade da Informação nos ambientes informacionais digitais. Concluiu-se que a quantidade de informação disponível na web na atualidade dificulta a encontrabilidade dos dados disponibilizados por parte dos usuários, o que impossibilita aos sistemas entregar a informação adequada no momento exato. Por isso a utilização dos Sistemas de Recomendação nos projetos de Arquitetura da Informação é considerada uma variante para que os sistemas de informação ofereçam os dados facilitando a apropriação dos mesmos pelos usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Guimarães, Lúcia Filomena de Almeida, and Orandi Mina Falsarella. "Uma análise da metodologia Just-In-Time e do sistema Kanban de produção sob o enfoque da ciência da informação." Perspectivas em Ciência da Informação 13, no. 2 (August 2008): 130–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362008000200010.

Full text
Abstract:
A Ciência da Informação estuda os diversos aspectos da informação, envolvendo produção, organização, recuperação e distribuição. Dentro de uma empresa, a metodologia Just In Time (JIT) busca o atendimento das necessidades dos clientes, garantindo qualidade e trabalhando com o mínimo possível de estoque. Assim, uma análise da importância da informação neste ambiente é apresentada, mostrando que o foco e a base de todos os conceitos e ferramentas do JIT é a informação como pilar para o conhecimento estratégico efetivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Kishi, Marcos. "Impacto da manipulação da informação visual e somatossensorial na estabilidade postural de crianças de 7 a 10 anos de idade." Fisioterapia Brasil 6, no. 6 (March 18, 2018): 433. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v6i6.2036.

Full text
Abstract:
Objetivo: Verificar o impacto da informação visual e somatossensorial na estabilidade postural de crianças. Métodos: Participaram 21 crianças divididas em grupos de 7-8 e 9-10 anos. A estabilidade postural foi mensurada pela velocidade de oscilação postural, sobre uma plataforma de força do sistema Balance Master. Os sujeitos foram testados em 4 condições experimentais: olhos abertos sobre superfície firme; olhos fechados sobre superfície firme; olhos abertos sobre superfície instável e; olhos fechados sobre superfície instável. Os dados foram comparados pelo teste de Kruskal-Wallis (p ≤ 0,05). Resultados e discussão: O teste de Kruskal-Wallis não constatou diferenças entre os grupos, sugerindo uma homogeneidade na utilização das informações provenientes dos sistemas visual e somatossensorial por crianças de 7 a 10 anos de idade. Entre as condições experimentais, verificouse que a supressão da informação visual, quando isolada, não alterou a estabilidade postural dos sujeitos. Por outro lado, a alteração da informação somatossensorial provocou diminuição da estabilidade postural, sugerindo que existe uma maior solicitação dessa informação para a manutenção da estabilidade postural. Conclusões: Crianças de 7 a 10 anos apresentam uma homogeneidade na utilização dos sistemas sensoriais para manutenção da estabilidade postural. O sistema somatossensorial apresenta maior influência na estabilidade postural que o sistema visual. Palavras-chave: sistema somatossensorial, informação visual, postura, postura, criança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Moresi, Eduardo Amadeu Dutra. "Delineando o valor do sistema de informação de uma organização." Ciência da Informação 29, no. 1 (April 2000): 14–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652000000100002.

Full text
Abstract:
Inicialmente, são explorados conceitos sobre o valor da informação, buscando responder às seguintes questões: a finalidade da informação para uma organização, a classificação de seus tipos de valor e o seu valor econômico. É apresentada uma análise sobre os níveis hierárquicos da informação no processo decisório de uma organização, que são os seguintes: dados, informação, conhecimento e inteligência. A seguir, é feita uma análise sobre o valor de um sistema de informação, baseando-se em uma equação metafórica composta dos seguintes fatores: portifólio de produtos e serviços, qualidade, custo e tempo de resposta. Por fim, são analisados aspectos relativos ao planejamento e à cadeia de valor de um sistema de informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Ferreira, Simone Bacellar Leal, and Julio Cesar Sampaio do Prado Leite. "Avaliação da usabilidade em sistemas de informação: o caso do Sistema Submarino." Revista de Administração Contemporânea 7, no. 2 (June 2003): 115–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552003000200007.

Full text
Abstract:
A informação de qualidade é essencial para qualquer organização e, assim, as organizações necessitam de sistemas de informação fáceis de serem usados. Essa necessidade de informação qualificada e de boa usabilidade torna a interface com o usuário parte fundamental dos sistemas de informação. Por ser a parte visível do software, por meio da qual os usuários se comunicam com os sistemas para executarem suas tarefas, é preciso que ela seja amigável, ou seja, de fácil utilização e que atenda as expectativas e necessidades de seus usuários. Para obter tais interfaces, deve ser dada atenção especial aos requisitos relacionados às entradas de dados e à exibição de informação. Apesar da obviedade das afirmações, não é freqüente na definição de sistemas de informação uma preocupação com sua usabilidade. O nosso objetivo é demonstrar por meio de uma análise de um site de comércio eletrônico, uma série de requisitos não funcionais que deveriam estar sempre presentes no projeto de interfaces de software que dão apoio a sistemas de informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Cardoso, Luiz Henrique, and Edmeire Cristina Pereira. "Teoria do caos e gestão da informação: uma integração na complexidade dos negócios e dos sistemas de informação." Transinformação 17, no. 3 (December 2005): 221–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862005000300002.

Full text
Abstract:
É abordado o planejamento de sistemas de informação, em seu aspecto teórico, sob a ótica da Teoria do Caos e da Complexidade. Descreve as características dos sistemas físicos, a visão da ciência como sistema fechado e a visão da ciência como sistema aberto. Discute ainda a gestão da informação, tanto frente à complexidade dos sistemas de informação, quanto em suas correlações com o mundo dos negócios, enfatizando a necessidade do profissional da informação de estar apto para planejar o seu trabalho diante do cenário complexo dos negócios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Domingues, Rosa Maria Soares Madeira, Valeria Saracen, Zulmira Maria De Araújo Hartz, and Maria Do Carmo Leal. "Sífilis congênita: evento sentinela da qualidade da assistência pré-natal." Revista de Saúde Pública 47, no. 1 (February 2013): 147–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102013000100019.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar a assistência pré-natal na prevenção da transmissão vertical da sífilis. MÉTODOS: Estudo transversal representativo para as gestantes de baixo risco atendidas em unidades de saúde do município do Rio de Janeiro, RJ, período de 2007 a 2008. A identificação de gestantes com diagnóstico de sífilis na gestação foi feita por meio de entrevistas, verificação do cartão de pré-natal e busca de casos notificados em sistemas públicos de informação em saúde. Os casos de sífilis congênita foram identificados por meio de busca nos sistemas de informação em saúde: Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do SUS. RESULTADOS: Foram identificados 46 casos de sífilis na gestação e 16 casos de sífilis congênita com uma prevalência estimada de 1,9% (IC95% 1,3;2,6) de sífilis na gestação e de 6/1.000 (IC95% 3;12/1.000) de sífilis congênita. A taxa de transmissão vertical foi de 34,8% e três casos foram fatais, um abortamento, um óbito fetal e um óbito neonatal, com proporções elevadas de baixo peso e prematuridade. A trajetória assistencial das gestantes mostrou falhas na assistência, como início tardio do pré-natal, ausência de diagnóstico na gravidez e ausência de tratamento dos parceiros. CONCLUSÕES: Estratégias inovadoras, que incorporem melhorias na rede de apoio diagnóstico, são necessárias para enfrentamento da sífilis na gestação, no manejo clínico da doença na gestante e seus parceiros e na investigação dos casos como evento sentinela da qualidade da assistência pré-natal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Diniz, Bárbara Carvalho, and Alzira Karla Araújo da Silva. "Gestão da Informação no sistema de Processo Judicial Eletrônico em um Tribunal Regional do Trabalho." P2P E INOVAÇÃO 7, no. 1 (September 19, 2020): 186–204. http://dx.doi.org/10.21721/p2p.2020v7n1.p186-204.

Full text
Abstract:
Reconhecendo a importância de a informação ser um elemento basilar para o poder judiciário, analisa a gestão da informação no Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 13ª Região. Caracteriza-se como pesquisa exploratória-descritiva, do tipo documental e de campo, com abordagem qualiquantitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e observação sistemática, analisadas a luz da técnica de análise do discurso do sujeito coletivo. Os resultados refletem que o sistema gera agilidade, acessibilidade e melhora no fluxo processual. No entanto, apesar de o sistema gerenciar processos judiciais, considerado documentos arquivísticos, apresenta ausência dos princípios e critérios arquivísticos que podem prejudicar a gestão e o fluxo da informação do sistema. Conclui-se que, embora o sistema PJe traga vantagens, a ausência do cumprimento de requisitos da gestão de informação e da gestão de documentos poderá, futuramente, ocasionar problemas no acesso, uso e preservação das informações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Nichiata, Lúcia Yasuko Izumi, and Hisako Shima. "Sistema de informação em AIDS: limites e possibilidades." Revista da Escola de Enfermagem da USP 33, no. 3 (September 1999): 305–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62341999000300012.

Full text
Abstract:
O artigo faz uma análise do atual Sistema de Informação (SI) em AIDS, apontando as dificuldades com que se defrontou ao buscar caracterizar o modo como ocorria e evoluía em 1995 a epidemia da AIDS na Administração Regional de Saúde de Pirituba-Perus (ARS-8) do município de São Paulo. São enumeradas algumas críticas que a Vigilância Epidemiológica e o SI vêm sofrendo nos últimos anos, tais como a centralização e a desagregação das informações; dados que contemplam aspectos eminentemente biológico e a utilização de formulários complexos. Estas questões somadas às dificuldades que se impuseram ao se buscar caracterizar a epidemia na região, revelou que o sistema, tal como se encontrava estruturado, dificultava a caracterização da epidemia e o acompanhamento sistemático pelos níveis locais de saúde. Chama-se a atenção para a necessidade de revisão da finalidade do SI em AIDS, da natureza e da qualidade dos dados coletados. Reitera-se a importância da integração dos diversos bancos de dados sócio-demográficos e do enfoque microlocalizado do Sl para o Distrito de Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

ANDRADE, DENISE, Marta Lígia Pomim Valentim, Elaine Da Silva, and Luana Maia Woida. "Informação na pandemia." Convergências em Ciência da Informação 3, no. 3 (December 31, 2020): 30–53. http://dx.doi.org/10.33467/conci.v3i3.14363.

Full text
Abstract:
Apresenta-se as estratégias e ações adotadas pela Secretaria de Administração Penitenciária para conter a proliferação do COVID-19 no sistema carcerário do Estado de São Paulo. A informação e a comunicação para a população por meio das mídias foram fundamentais para o enfrentamento da pandemia. Esforços foram realizados para o fortalecimento da vigilância e da assistência à saúde. Novas demandas surgiram no âmbito da gestão pública, revelando a necessidade de inovação no setor penitenciário, destacando-se nesse contexto as tecnologias de informação e comunicação uma das principais ferramentas. Nesse sentido, este trabalho objetiva analisar as ações implementadas pela Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, no que tange à visitação/contato entre os reeducandos e seus familiares durante a pandemia no primeiro semestre de 2020, a fim de contribuir para um melhor controle referente ao contágio e propagação do COVID-19. No que se refere aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é do tipo descritiva-exploratória, de natureza qualitativa. A coleta de dados enfocou os documentos e informações disponibilizados no Portal da Secretaria de Administração Penitenciária. Além disso, foram realizados testes no sistema “Conexão Familiar”. Como resultado evidenciou-se a eficiência das ações implementadas, visando o controle do contato com os reeducandos, em relação a “Mensagem via formulário” e a “Visita virtual”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Batista, Adriana Galdino, Vilma Sousa Santana, and Silvia Ferrite. "Registro de dados sobre acidentes de trabalho fatais em sistemas de informação no Brasil." Ciência & Saúde Coletiva 24, no. 3 (March 2019): 693–704. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018243.35132016.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste estudo é identificar sistemas de informação que dispõem de dados sobre acidentes de trabalho fatais (ATF) no Brasil, descrever suas características, fluxos e barreiras para a qualidade da informação. Empregando-se o método da pesquisa documental, foram encontrados: o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), o Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e o Sistema do Programa Vigilância de Violência e Acidentes (VIVA) do Ministério da Saúde; o Sistema de Informação de Comunicação de Acidentes do Trabalho (Siscat) da Previdência Social; e do Ministério do Trabalho e Emprego, a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). A falta de variáveis chave comuns limita a construção de uma base de dados única com todos os casos de ATF registrados. Dentre os vários filtros e barreiras identificados destaca-se o não reconhecimento da relação do acidente com o trabalho pelos profissionais registrantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Araújo, Ana Rafaela Sales de, and Jonathas Luiz Carvalho Silva. "Relações entre Mediação e Organização da Informação: estudo aplicado no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará." Informação & Informação 25, no. 2 (July 2, 2020): 375. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p375.

Full text
Abstract:
Introdução: Discute perspectivas relacionais entre Mediação e Organização da Informação sob uma percepção plural e integrativa destes campos de pesquisa na biblioteca universitária. Objetivo: Investigar as relações entre mediação e Organização da Informação a partir das percepções dos bibliotecários da Universidade Federal do Ceará. Metodologia: A metodologia constitui-se de pesquisa descritiva-exploratória, revisão bibliográfica, documental, de natureza qualitativa, além do uso de questionário e da análise de conteúdo. Resultados: O questionário foi respondido por 33 bibliotecários com o seguinte perfil: grande parte atua mais fortemente com os processos de catalogação; 76% demonstram satisfação com o Sistema Pergamum no âmbito da Organização e Representação da Informação; 82% apresentam-se satisfeitos com a atuação do Sistema de Bibliotecas da UFC no âmbito da Organização da Informação; 88% responderam quais os processos de catalogação, indexação, sistemas de classificação são utilizados no SB/UFC, em conformidade com as políticas existentes, independente de atuarem ou não nesses processos; em relação ao conhecimento sobre mediação, 66,7% utilizam leituras próprias e leituras recomendadas; 66% informam os eventos como forma de incentivo e parceria para o desenvolvimento de ações mediadoras; 90,9% identificam atividades mais voltadas à mediação pedagógica, ou seja, serviço de referência e educação de usuários como elementos de atuação no âmbito da mediação da informação; com relação às práticas de mediação que o sistema de bibliotecas da UFC desenvolve, têm-se como destaque as ações mediadoras consideradas tradicionais: catalogação (51,5%); indexação (48,5%); classificação (48,5%). Conclusões: conclui-se que a aplicação da mediação na Organização da Informação pode ser pensada a partir dos seguintes aspectos: Representação Descritiva e Temática da Informação; Sinalização; Política de Desenvolvimento de Coleções; Serviços; Produtos; Preservação da memória; Uso de recursos virtuais. Inclusive, a união dos aspectos elencados expressa uma percepção mais holística para repensar a mediação a partir da Organização da Informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Targino, Maria Das Graças, Joana Coeli Ribeiro Garcia, and Kleisson Lainnon Nascimento da Silva. "Avaliadores da área de ciência da informação frente à open peer review." Revista Interamericana de Bibliotecología 43, no. 1 (December 15, 2019): eI3. http://dx.doi.org/10.17533/udea.rib.v43n1ei3.

Full text
Abstract:
La evaluación de originales por pares ha sido el mejor medio de la ciencia para asegurar su calidad. Por consiguiente, es imprescindible analizar el sistema evaluativo que se perfila en la actualidad: el open peer review. Se pretende evaluar la viabilidad de adoptar la revisión abierta por evaluadores en ciencia de la información. Son objetivos específicos analizar la perspectiva de utilización del open peer review en el ámbito de las revistas de ciencia de la información clasificadas por el sistema Qualis de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; evaluar el conocimiento de la revisión abierta bajo la óptica de los evaluadores; esbozar desventajas que los evaluadores perciben en cuanto al sistema open review. Se utiliza como método de investigación (cuali-cuantitativa) la encuesta. La población de la investigación comprende los editores de los 34 títulos de revistas de ciencias de la información con concepto A y B atribuidos por esta entidad, alcanzando una muestra de 189 del total de 709 evaluadores (26,6 %). La recolección de información se dio por medio de cuestionarios electrónicos enviados a las unidades muestrales. Entre los resultados, llama la atención el hecho de que la mayoría (137, 72,4 %) de los evaluadores demuestran disposición para adoptar el open peer review, aunque ellos reconocen que, como cualquier otro sistema de arbitraje, posee ventajas y desventajas. .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Barela, José Angelo. "Strategies of control in complex movements: perception-action cycle in postural control." Revista Paulista de Educação Física, supl.3 (October 20, 2017): 79. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2000.139616.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo discutir alguns aspectos do funcionamento do sistema postural, enfatizando o relacionamento entre informação sensorial e ação motora. Verificando a utilização da informação visual e somatosensória na manutenção da posição em pé, por adultos e crianças, foi observado que o sistema de controle postural busca manter um relacionamento coerente e estável entre a pessoa e o meio ambiente. No caso da informação somatosensória a coerência e estabilidade deste relacionamento foi alcançada utilizando uma estratégia de “feedforward”, onde informação sensorial é utilizada para obter informação entre o indivíduo e o ambiente e, então, utilizada para antecipar a ocorrência da ação motora específica com o objetivo de reduzir oscilação corporal. Esta estratégia foi verificada tanto para adultos quanto para crianças. Entretanto, em crianças a estabilidade do relacionamento entre informação sensorial e ação motora é mais fraca que em adultos. Desta forma, foi concluído que a estabilidade entre informação sensorial e ação motora é crucial para o funcionamento do sistema de controle postural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

De Magalhães, Lúcia Helena, and Renato Rocha Souza. "SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO: uma abordagem baseada em ontologias." PontodeAcesso 13, no. 2 (November 29, 2019): 63. http://dx.doi.org/10.9771/rpa.v13i2.28452.

Full text
Abstract:
Com a expansão da grande rede mundial de computadores e o crescimento da popularidade da web, um amplo volume de dados é gerado e publicado em inúmeras páginas da internet nas quais se encontram dados das mais diversas áreas do conhecimento. Em consequência disso, surgiu uma grande demanda pela busca de informações relevantes neste emaranhado de dados, fazendo aflorar importantes estudos relacionados à Recuperação da Informação. Nesse cenário, a presente pesquisa evidencia-se como uma análise descritiva, baseada em revisão de literatura, sobre os Sistemas de Recuperação da Informação que utilizam as ontologias para melhorar os resultados da pesquisa informacional. E tem como objetivo descrever as características básicas dos Sistemas de Recuperação da Informação, apresentar considerações sobre ontologias e destacar como esses conceitos podem ser utilizados para melhorar a relevância das consultas solicitadas pelos usuários. Com base nos trabalhos estudados, verificou-se que os Sistemas de Recuperação de Informação que fazem uso de ontologias apresentam melhor precisão nos resultados das consultas se comparados com os sistemas cujos modelos são baseados em palavras-chave e que não utilizam recursos capazes de capturar as conceptualizações associadas às necessidades de conteúdo dos usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Silva, Thiago Antunes da. "Avaliação do acesso ao SINIMA: Sistema Nacional de Informação sobre o Meio-ambiente." Perspectivas em Ciência da Informação 12, no. 3 (December 2007): 41–53. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362007000300004.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta critérios de avaliação de fontes de informação na área da Ciência da Informação. Descreve transformações na difusão do conhecimento com o surgimento da Internet, que interfere diretamente no desenvolvimento das fontes de informação, possibilitando o acesso à informação científica de todo o mundo. Ressalta o boom informacional com o advento das redes de comunicação on-line e demonstra a importância das tecnologias de comunicação e informação como um facilitador para o acesso à informação, de modo a difundir a informação ambiental na sociedade. Apresenta a avaliação do Sistema Nacional de Informação sobre o Meio-Ambiente segundo critérios de avaliação de fontes de informação de sites, com ênfase nos critérios de facilidade de uso. Conclui que o site satisfaz as necessidades do usuário, pois obedece aos critérios propostos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Ferreira, Jacyra Salucy Antunes, Mirella Bezerra Rodrigues Vilela, Paula Silva Aragão, Renata Almeida de Oliveira, and Renata Ferreira Tiné. "Avaliação da qualidade da informação: linkage entre SIM e SINASC em Jaboatão dos Guararapes (PE)." Ciência & Saúde Coletiva 16, suppl 1 (2011): 1241–46. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232011000700056.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi investigar a notificação da declaração de nascidos vivos (DNV) em residentes de Jaboatão dos Guararapes (PE), que foram a óbito com menos de um ano, através do linkage entre o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC) em 2004, com a finalidade de avaliar a qualidade da informação. A população em estudo foi composta por 184 declarações de óbito (DO) registradas no SIM; em seguida, foi realizado o pareamento destas com as respectivas declarações de nascido vivo (DNV). A partir daí, verificou-se que 49 DNV não tinham sido registradas no SINASC, sendo necessário realizar a busca ativa destas nas diferentes localidades de ocorrência do óbito. Após este procedimento, 33 (67,35%) prontuários foram localizados. Destes, foram resgatadas as DNV de sete (14,29%) e cinco (10,20%) apresentaram divergências de informações. Estes resultados chamam atenção para a necessidade de capacitar os profissionais que preenchem os instrumentos-base dos sistemas de informação, melhorando assim a qualidade dos mesmos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Arruda, Paulo Cesar Andrade, Marcio Lima Da Silva, and Edilson Da Silva Pedro. "Um Estudo da Segurança da Informação na Propriedade Intelectual nas ICTs." Cadernos de Prospecção 13, no. 4 (July 12, 2020): 1053. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v13i4.29512.

Full text
Abstract:
<p>O presente estudo apresenta um panorama nacional e internacional dos controles relacionados à segurança da informação utilizados pelas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) em suas atividades relacionadas à Propriedade Intelectual. Para esta análise foram selecionadas Instituições de renome nacional e internacional. A metodologia utilizada tem como referencial as recomendações das normas ABNT NBR ISO/IEC 27001 e 27002 e permitiu mapear os principais controles adotados pelas ICTs, além de indicar as Instituições que possuem um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) mais completo e abrangente. A partir desse mapeamento, analisou-se o impacto dos principais controles nas atividades institucionais que envolvem Propriedade Intelectual. Concluiu-se que a adoção de um SGSI é crucial para o desenvolvimento de atividades relacionadas à Propriedade Intelectual, como a proteção de ativos intangíveis e a transferência de tecnologias. Observou-se que, comparando as ICTs nacionais com as estrangeiras, estas apresentam um Sistema de Gestão de Segurança da Informação mais abrangente em relação à PI.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Sousa, Emilio Evaristo de, and Cláudio Gottschalg Duque. "Modelo de sistema da informação para gerar feedback no ensino baseado na teoria da atividade." Informação & Informação 23, no. 1 (March 17, 2018): 271. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p271.

Full text
Abstract:
Introdução: O feedback é a informação sobre a performance de uma pessoa em uma determinada tarefa. A falta desse item na sala de aula pode trazer diversos prejuízos para a qualidade do ensino. Objetivo: O estudo busca analisar a percepção do aluno para gerar informação relevante ao professor em forma de feedback. Metodologia: Para tanto, propomos uma modelagem inovadora com aspectos da teoria da atividade, multimodalidade e uso de ontologia. Resultados: Como resultado, pretende-se criar uma ontologia das salas de aulas que determine as atividades do professor que podem ser auxiliadas com a percepção dos alunos na educação. Conclusões: A possibilidade da aplicação de seus resultados no auxílio e capacitação dos professores, provendo um meio para o uso da informação no enfrentamento dos desafios da sala de aula e qualificação do ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Adorno, Rubens de C. F., Augusta Thereza de Alvarenga, and Maria da Penha Vasconcellos. "Quesito cor no sistema de informação em saúde." Estudos Avançados 18, no. 50 (April 2004): 119–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142004000100011.

Full text
Abstract:
PRETENDE-SE neste informe destacar, a partir do campo interdisciplinar da Saúde Pública e de sua tradição histórica de incorporação de demandas e movimentos sociais, a questão da reivindicação de incorporação do quesito cor no sistema de informação em saúde e questões acerca das demandas trazidas pela interface saúde pública/raça/etnia como merecedoras de aprofundamento investigativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Duarte, André Luís Faria, Paulo Roberto da Costa Vieira, and Antonio Carlos Magalhães da Silva. "Dimensões que impactam a satisfação do usuário de sistema de informação acadêmica: Estudo com emprego de Modelagem de Equações Estruturais com base em Mínimos Quadrados Parciais." Exacta 14, no. 1 (May 3, 2016): 139–48. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v14n1.5963.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa foi realizada em uma universidade privada localizada na região da Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de verificar se as dimensões “qualidade do sistema”, “qualidade da informação”, “qualidade do serviço” e “utilidade percebida” do sistema de informação acadêmica (SAI) exercem impacto positivo na satisfação do usuário. Essas dimensões foram definidas a partir de modelo encontrado na literatura. Para tanto, foi conduzida pesquisa com abordagem quantitativa com utilização de questionário estruturado, sendo os dados tratados com a técnica de modelagem de equações estruturais (MEE), utilizando mínimos quadrados parciais (MQP). Como resultado, as hipóteses do estudo foram confirmadas, ou seja, as dimensões “qualidade do sistema”, “qualidade da informação”, “qualidade do serviço” e “utilidade percebida” exercem impacto positivo na satisfação do usuário do sistema de informação acadêmica (SIA).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Carvalho, Mires Mendes, and Paula Carina de Araújo. "Necessidade de Informação dos Gestores da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná." Revista Informação na Sociedade Contemporânea 5, no. 1 (April 6, 2021): e23418. http://dx.doi.org/10.21680/2447-0198.2021v5n1id23418.

Full text
Abstract:
Estudo sobre as necessidades informacionais para a tomada de decisão de gestores escolares e do Sistema Estadual de Registros Escolares, sistema de informação para gestão escolar. Objetiva investigar as necessidades informacionais para tomada de decisão dos gestores da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná. Propõe como objetivos específicos: a) identificar as necessidades informacionais para tomada de decisão dos gestores da secretaria; b) categorizar as necessidades informacionais para tomada de decisão dos gestores da Secretaria de Estado da Educação; c) examinar se as necessidades informacionais dos gestores da Secretaria de Estado da Educação são atendidas pelo Sistema Estadual de Registros Escolares. Propõe desenvolver uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem quantitativa e qualitativa com o uso do questionário e da entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. Pretende contribuir para a melhor compreensão das necessidades informacionais dos gestores e reconhecimento se o sistema de informação utilizado atente essas necessidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Condurú, Marise Teles, and José Almir Rodrigues Pereira. "Gestão da informação em saneamento básico no Estado do Pará sob o enfoque do ciclo informacional." Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, no. 6 (December 2017): 1225–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522017145238.

Full text
Abstract:
RESUMO Estudo da gestão da informação por meio da análise do ciclo informacional de saneamento básico no Estado do Pará, como subsídio para implantação e/ou fortalecimento de sistemas de informações em saneamento básico nos municípios paraenses. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida sob o enfoque do Ciclo de Transferência de Informação de Lancaster. Foram aplicados questionários para coleta e análise qualitativa dos dados obtidos em órgãos estaduais que desenvolvem ações no setor de Saneamento Básico. A ausência de sistema estadual e municipal de informação em saneamento básico no Estado demonstra a deficiência do ciclo de comunicação e informação do setor. Na pesquisa, foi verificada a falta de registros sistemáticos, de integração, de compartilhamento e de disponibilização da informação produzida. Evidenciou-se, assim, a necessidade de implantação de sistema de informação local como instrumento da política estadual de saneamento básico, visando ao conhecimento informacional do setor e à maior participação dos municípios paraenses no sistema nacional de informação. Para isso, foi proposto o Ciclo Informacional do Saneamento Básico do Pará, o qual contribuirá para a reestruturação da dimensão informacional necessária à elaboração de diagnóstico, ao planejamento e à tomada de decisão no setor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Silva, Fábio Mascarenhas e. "Análise da revista ciência da informação disponibilizada na scielo a partir do seu vocabulário controlado." Transinformação 14, no. 2 (December 2002): 133–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862002000200002.

Full text
Abstract:
Pesquisa realizada no vocabulário controlado da Revista Ciência da Informação disponível na SciELO. Procurou-se inferir resultados a partir da busca feita no sistema de recuperação da informação. Diante das freqüências que apresentaram maiores relevâncias quantitativas, foram expostas opiniões no intuito de contextualizar os documentos produzidos pela Revista em formato digital, com o período em que foram publicados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Nazareth Fernandes, Lygia, and Léo Brillouin. "Ciência e Informação." Revista do Serviço Público 79, no. 03 (January 16, 2020): 254–60. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v79i03.4199.

Full text
Abstract:
Recentemente, "Informação” é uma nova teoria científica, nascida edesenvolvida nos últimos anos. Tínhamos as matemáticas (puras ou aplicadas),o cálculo das probabilidades, a física te ó rica ... E aí está a teoriada Informação. No comêço, esta nova doutrina teve razões utilitárias: quefazer medir a quantidade de Informação contida em determinada mensagem?Como definir a Informação transportada por um sistema de sinais telegráficos:pontos, traços e pausas do código Morse, por exemplo? Enfim, comoencontrar o código ótimo, o sistema de símbolos caoazes de traduzir a mensagemem sinais telegráficos da maneira mais econômica possível, sem nadaperder da Informação que se deve transmitir? Êste exemplo indica as preocupaçõesde um engenheiro telegráfico. Em telefonia, rádio, televisão e radar,são análogos os problemas.Destas preocupações tão materialistas nasceu uma teoria ao mesmotempo matemática e prática, aparentada com o cálculo das probabilidades.Ela permite resolver os problemas dos engenheiros de transm ssões, masleva também a formular perguntas essenciais para as ciências: qual o valorda informação obtida em uma experiência? A quanto monta o seu preço?Quanto custa em dispêndio de energia? Na exposição que se segue, o autorexamina as bases da teoria da Informação, seus limites e suas restrições.Indica o que se pode obter com os métodos atuais, e discute alguns problemasque ultrapassam nitidamente o quadro dessa teoria, sob a forma emque ela é presentemente concebida. Êste exame sugere possibilidades (aindainexploradas) de extensão e de generalização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Ortega, Cristina Dotta, and Maria da Conceição Carvalho. "O papel da bibliografia na construção do conhecimento em Ciência da Informação: o caso da Escola de Ciência da Informação da UFMG." Perspectivas em Ciência da Informação 22, spe (July 2017): 36–64. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/3232.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste estudo é caracterizar o papel da Bibliografia enquanto disciplina do campo da Ciência da Informação tomando como fonte de referência o modo como tal disciplina foi apropriada pela Escola de Ciência da Informação/UFMG, desde os primeiros anos do Curso de Biblioteconomia, em 1950, até os dias atuais. Primeiramente será apresentada uma sistematização conceitual sobre o tema com a finalidade de colocar em discussão as imprecisões ligadas à noção de “bibliográfico”. Em seguida é apresentado um relato de experiência acadêmica procurando mostrar o processo evolutivo da disciplina Bibliografia na história da Escola de Ciência da Informação/UFMG: dos anos iniciais do curso à estruturação em departamentos; da transposição didática de conteúdos da matéria do curso de graduação em Biblioteconomia ao curso de pós-graduação em Ciência da Informação; e da significativa produção científica de alunos e professores pesquisadores à desvalorização da disciplina como campo teórico na esteira de uma tendência mundial. Como conclusão, enfatiza-se a importância da Bibliografia como disciplina estrita, como também de estudos sobre o sistema bibliográfico na perspectiva de dispositivo elaborado para funcionar como proposta de percurso cognitivo sobre documentos, com o fim de contribuir para fomentar o uso qualificado da informação, promovendo a inserção cultural do sujeito no mundo informacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Gomes, Maria Yêda Falcão Soares de Filgueiras. "Desafios atuais da Ciência da Informação no Brasil." Perspectivas em Ciência da Informação 14, no. 3 (December 2009): 190–205. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362009000300012.

Full text
Abstract:
Aborda a Ciência da Informação através das articulações entre os seus sistemas de pós-graduação e de pesquisa e a formação profissional a nível de graduação. Examina como essa área vem reagindo, no Brasil, aos desafios para sua expansão, consolidação e maior visibilidade. Busca, assim, entender como este campo vem respondendo às demandas de diversas naturezas que a sociedade lhe coloca, no que diz respeito à formação de docentes, de pesquisadores, de gestores e de técnicos altamente capacitados. Com essa perspectiva, o trabalho foi estruturado em 4 partes: na primeira, apresentamos o perfil atual da pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil, dentro do Sistema Nacional de Pós-Graduação; na segunda, tratamos da pesquisa e mostramos suas tendências atuais; na terceira, traçamos um panorama geral da graduação e discutimos sua articulação com a pós-graduação e a pesquisa. Na quarta parte, tecemos algumas considerações sobre a complexidade das articulações entre essas instâncias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Nogueira, Jordana de Almeida, Lenilde Duarte de Sá, Uthania de Mello França, Sandra Aparecida de Almeida, Dinalva Soares Lima, Tânia Maria Ribeiro Monteiro Figueiredo, and Teresa Cristina Scatena Villa. "O sistema de informação e o controle da tuberculose nos municípios prioritários da Paraíba - Brasil." Revista da Escola de Enfermagem da USP 43, no. 1 (March 2009): 125–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342009000100016.

Full text
Abstract:
Objetivou-se conhecer a percepção dos coordenadores do Programa de Controle da Tuberculose quanto à utilização do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) como instrumento da estratégia DOTS (Directly Observed Treatment). Estudo de natureza qualitativa utilizou a entrevista semi-estruturada com oito coordenadores do Programa de Controle da Tuberculose de seis municípios paraibanos. Os resultados evidenciaram que os municípios utilizam o SINAN para avaliação das ações de controle da tuberculose, apontando como dificuldades, deficiência do preenchimento das fichas de notificação de tuberculose; precária infra-estrutura de informática; qualificação insuficiente de recursos humanos; falta de integração entre profissionais de diferentes setores; deficiência do fluxo da informação entre unidades de saúde/municípios. Considerando que a qualidade da informação pode comprometer o monitoramento dos resultados de tratamento dos pacientes e conseqüentemente a eficácia da estratégia DOTS, conclui-se que é fundamental o compromisso político da gestão para superar as fragilidades identificadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Passarin, Mariela, and Cezar Karpinski. "Arquivos da ditadura e acesso à informação: acervo memória e direitos humanos da Universidade Federal de Santa Catarina." Perspectivas em Ciência da Informação 24, no. 4 (December 2019): 145–55. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/4190.

Full text
Abstract:
RESUMO Os estudos em torno do patrimônio documental do regime militar brasileiro propiciam o direito de acesso à informação e auxiliam a preservação da memória desse período histórico. Partindo dessa compreensão, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar, a partir do prisma da Ciência da Informação, o processo de constituição de um sistema de organização e de gestão do conhecimento de um acervo específico, ainda em construção: o de “Memória e Direitos Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina”. A abordagem metodológica teve por base uma pesquisa qualitativa relacionada ao estudo desse acervo, e descritiva na análise da organização documental disponível no site do projeto. Como resultado parcial, o estudo mostra que a criação de um acervo digital pode permitir, além da centralização do conjunto documental, um sistema eficaz de recuperação e disponibilização da informação. Conclui-se que a abordagem relacionada ao tema informação e memória ressalta a importância da organização e gestão da informação desse acervo, no sentido de permitir a publicidade/difusão dos seus conteúdos, em sua totalidade, de maneira inteligível e transparente, possibilitando, assim, a devida problematização dessas fontes de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Andreucci, Carla Betina, Jose Guilherme Cecatti, Camila Elias Macchetti, and Maria Helena Sousa. "Sisprenatal como instrumento de avaliação da qualidade da assistência à gestante." Revista de Saúde Pública 45, no. 5 (October 2011): 854–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102011005000064.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a cobertura do Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento segundo o cumprimento dos seus requisitos mínimos e indicadores de processo, comparando as informações do cartão da gestante com os do Susprenatal. MÉTODOS: Estudo transversal com dados do pré-natal de 1.489 puérperas internadas para parto pelo Sistema Único de Saúde entre novembro de 2008 e outubro de 2009 no município de São Carlos, SP. Os dados foram coletados no cartão da gestante e depois no Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (Sisprenatal). As informações das duas fontes foram comparadas utilizando o teste de Χ² de McNemar para amostras relacionadas. RESULTADOS: A cobertura de pré-natal em relação ao número de nascidos vivos foi de 97,1% de acordo com o cartão de pré-natal e de 92,8% segundo o Sisprenatal. Houve diferença significativa entre as fontes de informação para todos os requisitos mínimos do Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento, e também na comparação dos indicadores de processo. Com exceção da primeira consulta de pré-natal, o cartão de pré-natal sempre apresentou registro de informações superior ao do Sisprenatal. A proporção de mulheres com seis ou mais consultas de pré-natal e com todos os exames básicos foi de 72,5% pelo cartão de pré-natal e de 39,4% pelo sistema oficial. Essas diferenças mantiveram-se para as cinco áreas regionais de saúde do município. CONCLUSÕES: O Sisprenatal não foi uma fonte segura para avaliação da informação disponível sobre acompanhamento na gestação. Houve grande adesão ao Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento, mas a documentação da informação foi insuficiente quanto a todos os requisitos mínimos e indicadores de processo. Após dez anos da criação do programa, cabe agora aos municípios adequar a qualidade da assistência e capacitar seus profissionais para a correta documentação de informação em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Cavalli, Antonio Carlos, and Márcio de Morisson Valeriano. "Suavização da declividade em função da resolução da imagem em sistema de informação geográfica." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 4, no. 2 (2000): 295–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662000000200028.

Full text
Abstract:
No presente estudo, encontra-se uma metodologia trabalhada para diminuir a suavização da declividade causada pela variação no tamanho dos pixels utilizados na interpolação de Modelos Digitais de Elevação (MDE) em Sistemas de Informações Geográficas. Para salientar os aspectos de alta variabilidade das classes de declividade da região escolheu-se, como área de estudo, uma parcela da bacia do Rio Piracicaba, ao norte do município de São Pedro, SP, com parte da cuesta basáltica. Mapas de declividade com pixels de 100, 125, 200 e 250 m foram gerados e, sobre eles, foram superpostos transectos que forneceram os dados para a análise de correlação, cujo método permitiu a constatação da variabilidade entre os mapas e apresentou alternativas para evitar o efeito suavizador da declividade e a conseqüente perda de precisão dos dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Sousa, Vanessa Coelho de, and Joaquim Carlos Rossini. "Os efeitos da idade na seleção de carga perceptual." Psicologia: Teoria e Pesquisa 27, no. 2 (June 2011): 131–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722011000200009.

Full text
Abstract:
Algumas pesquisas sugerem a existência de momentos distintos de maturação do sistema atentivo. O presente estudo investigou os padrões de seleção da informação visual através de uma tarefa de carga perceptual executada por três grupos etários: crianças, adultos e idosos. De maneira geral os resultados obtidos indicaram uma diminuição da eficiência no processo de seleção da informação em condições de baixa carga perceptual na população de idosos e uma diminuição da eficiência da seleção em condições de alta e baixa carga perceptual na população composta por crianças. Estes resultados sugerem a existência de padrões específicos na seleção da informação visual em função da idade e da carga perceptual a ser processada pelo sistema visual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Mendonça, Thais Carrier, and Gregório Varvakis. "Análise do uso da informação para tomada de decisão gerencial em gestão de pessoas: estudo de caso em uma instituição bancária." Perspectivas em Ciência da Informação 23, no. 1 (January 2018): 104–19. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2417.

Full text
Abstract:
RESUMO O artigo aborda o uso da informação para tomada de decisão em gestão de pessoas de gestores de agências bancárias. Os objetivos específicos são (i) identificar os canais e as fontes de informação utilizadas; (ii) identificar as principais barreiras enfrentadas; (iii) descrever os usos das informações do sistema de informação gerencial desenvolvido pela empresa; (iv) verificar a qualidade percebida pelos gestores em relação ao sistema de informação gerencial. A pesquisa é do tipo estudo de caso, realizou-se com gestores de agências bancárias no estado de Santa Catarina e se obtiveram 273 gestores respondentes. A análise do uso da informação foi verificada sob três categorias: (i) canais e fontes de informação; (ii) barreiras de acesso à informação; (iii) sistemas de informação gerencial. Os resultados revelam que os canais e fontes internas formais são os preferidos pelos gestores: normativos internos (95%), Intranet (91%) e Informativos internos (73%). As barreiras de acesso à informação mais enfrentadas pelos gestores foram sobrecarga informacional (67%) e falta de tempo (62%). O sistema de informação desenvolvido pela instituição bancária foi analisado e avaliado pelos gestores do banco. Conclui-se que os gestores precisam de muita informação para a tomada de decisão e esta informação é encontrada no âmbito interno da instituição bancária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography