To see the other types of publications on this topic, follow the link: Sistema de informação.

Journal articles on the topic 'Sistema de informação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Sistema de informação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Silva, Patrícia Maria. "Sistemas de informação em bibliotecas: o comportamento dos usuários e bibliotecários frente às novas tecnologias de informação." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 5, no. 2 (February 13, 2008): 1. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v5i2.2010.

Full text
Abstract:
A Tecnologia da Informação influencia o trabalho intelectual e de pesquisa nas várias áreas do conhecimento. Nas bibliotecas a tecnologia é utilizada através dos Sistemas de Informação para armazenar, manipular, filtrar e gerar informação de forma rápida e eficaz. O presente trabalho pretende colaborar para o aprofundamento do conhecimento sobre algumas questões fundamentais no uso de Sistemas de Informação em bibliotecas. Busca compreender e identificar melhor os determinantes e barreiras de usabilidade, que leva a não interação usuário/sistema. O estudo foi conduzido a partir de um levantamento bibliográfico, comparando conceituações de pesquisadores da área, numa abordagem crítica. Como resultado destacamos que a biblioteca poderá ter seu espaço ampliado pela capacitação dos bibliotecários e usuários no manuseio dos Sistemas de Informação.O dinamismo do profissional bibliotecário seja como orientador no uso do Sistema de Informação, seja como executor da pesquisa, também é um minimizador das barreiras de usabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferreira, Simone Bacellar Leal, and Julio Cesar Sampaio do Prado Leite. "Avaliação da usabilidade em sistemas de informação: o caso do Sistema Submarino." Revista de Administração Contemporânea 7, no. 2 (June 2003): 115–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552003000200007.

Full text
Abstract:
A informação de qualidade é essencial para qualquer organização e, assim, as organizações necessitam de sistemas de informação fáceis de serem usados. Essa necessidade de informação qualificada e de boa usabilidade torna a interface com o usuário parte fundamental dos sistemas de informação. Por ser a parte visível do software, por meio da qual os usuários se comunicam com os sistemas para executarem suas tarefas, é preciso que ela seja amigável, ou seja, de fácil utilização e que atenda as expectativas e necessidades de seus usuários. Para obter tais interfaces, deve ser dada atenção especial aos requisitos relacionados às entradas de dados e à exibição de informação. Apesar da obviedade das afirmações, não é freqüente na definição de sistemas de informação uma preocupação com sua usabilidade. O nosso objetivo é demonstrar por meio de uma análise de um site de comércio eletrônico, uma série de requisitos não funcionais que deveriam estar sempre presentes no projeto de interfaces de software que dão apoio a sistemas de informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Saraiva, Lucas Iago Marques, Francisco Alexandre Sena Ramos, Gilvan Ferreira Dos Santos, and Jabneela Vieira Pereira Vetorazo. "Sistemas de informação em saúde, o instrumento de apoio à gestão do SUS: aplicabilidade e desafios." Revista Eletrônica Acervo Enfermagem 9 (March 4, 2021): e6418. http://dx.doi.org/10.25248/reaenf.e6418.2021.

Full text
Abstract:
Esse artigo buscou abordar sobre os Sistemas de Informação em Saúde utilizado pelos profissionais na gestão de saúde no Sistema Único de Saúde. Observou-se que três são os pilares que formam um sistema de informação (SI): dado, informação e conhecimento. Para a saúde, uma informação contribui no processo decisório, uma vez que auxilia no conhecimento sobre as condições de saúde, morbimortalidade, fatores de riscos, condições demográficas e entre outras. O sistema atualmente utilizado em grande parte dos municípios é o e-SUS que é apoiado por dois sistemas de informação em saúde para Atenção Básica (SISAB), o sistema de informação nacional e o sistema e-SUS na Atenção Básica. Essas informações colhidas pelos sistemas são imprescindíveis ao planejamento, à implantação, à implementação e à avaliação de ações e serviços de saúde, estas são capazes de identificar problemas individuais e coletivos. Muitas vezes, os gestores e profissionais de saúde não utilizam os sistemas de informação de maneira correta, sendo muitas vezes incipiente para o processo decisório da gestão. Esses profissionais usam e compartilham informações e dados, no entanto, enfrentam desafios no uso dessa tecnologia como substrato para a produção do conhecimento e decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Souza, Valéria Pinheiro de, Oscar Fernando Pavão dos Santos, and Nelson Wolosker. "Sistema de Informação em Saúde." Einstein (São Paulo) 11, no. 4 (December 2013): vii—viii. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082013000400001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rathke, Sandra Beatriz, and Rafael Port da Rocha. "Sistema de informação de pesquisa." Brazilian Journal of Information Science 13, no. 4 (December 17, 2019): 132–51. http://dx.doi.org/10.36311/1981-1640.2019.v13n4.08.p132.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa as características da ontologia do VIVO-ISF em relação ao seu uso no domínio de instituições universitárias brasileiras, a fim de subsidiar a utilização do ambiente VIVO como sistema de informação de pesquisa no Brasil. O trabalho identificou os objetivos, o escopo e características de modelagem da ontologia, levando em consideração aspectos em ontologias que beneficiam o desenvolvimento de aplicativos da web. Também analisou a ontologia quanto ao seu uso para descrever uma instituição brasileira, representada pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), parte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os recursos, as unidades, as atividades e as posições administrativas da Fabico/UFRGS foram identificadas na forma em que foram definidas por documentos legais, como estatutos e regimentos; e foram descritas de acordo com a ontologia VIVO-ISF. O estudo concluiu que a ontologia VIVO-ISF foi desenvolvida a partir de uma base conceitual bem fundamentada, a partir do reuso da ontologia de alto nível Basic Formal Ontology (BFO), trazendo facilidades para representar o amplo domínio acadêmico e para a realizar de extensões que incorporam características institucionais locais. A ontologia também proporciona interoperabilidade, reutilizando classes genéricas de BFO e selecionando classes de ontologias de domínio populares, como FOAF, Event, BiBO. A ontologia também é capaz de representar uma instituição acadêmica brasileira, fornecendo uma estrutura semântica bem definida para integração de dados da web que agiliza o processo de colaboração interdisciplinar e interinstitucional para a formação de redes de pesquisa, incluindo instituições brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cardoso, Luiz Henrique, and Edmeire Cristina Pereira. "Teoria do caos e gestão da informação: uma integração na complexidade dos negócios e dos sistemas de informação." Transinformação 17, no. 3 (December 2005): 221–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862005000300002.

Full text
Abstract:
É abordado o planejamento de sistemas de informação, em seu aspecto teórico, sob a ótica da Teoria do Caos e da Complexidade. Descreve as características dos sistemas físicos, a visão da ciência como sistema fechado e a visão da ciência como sistema aberto. Discute ainda a gestão da informação, tanto frente à complexidade dos sistemas de informação, quanto em suas correlações com o mundo dos negócios, enfatizando a necessidade do profissional da informação de estar apto para planejar o seu trabalho diante do cenário complexo dos negócios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bochner, Rosany, and Claudio José Struchiner. "Acidentes por animais peçonhentos e sistemas nacionais de informação." Cadernos de Saúde Pública 18, no. 3 (June 2002): 735–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2002000300017.

Full text
Abstract:
Neste trabalho foram analisados, sob a ótica da vigilância epidemiológica dos acidentes por animais peçonhentos, quatro sistemas nacionais de informação, o SINAN (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), o SINITOX (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas), o SIH-SUS (Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde) e o SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade). Concluiu-se que esses sistemas possuem características próprias, foram criados para atender demandas diferentes e apesar de produzirem um grande volume de dados, não conseguem, ainda que analisados em conjunto, dar conta da dimensão real desses acidentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Unger, Roberto José Gervásio, and Isa Maria Fabiana Araujo Freire. "Regimes de informação na sociedade da informação: uma contribuição para a gestão da informação." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 5, no. 2 (February 13, 2008): 87. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v5i2.2014.

Full text
Abstract:
O avanço alcançado pelas tecnologias de comando e comunicação, atuais tecnologias de informação e comunicação alçaram a Humanidade numa condição jamais vista, modulando, inclusive, o sistema social, que tem na informação e no conhecimento os recursos que movem não somente a economia no planeta mas o cotidiano dos seres humanos. O trabalho visa aproximar os conceitos de sociedade da informação, regimes de informação, sistemas de informação e linguagens documentárias. Busca trabalhá-los em conjunto visando uma forma de, dentro da perspectiva dos regimes de informação, que são modos de produção informacional dominantes em um contexto social, dar uma contribuição aos gestores de informação. As tecnologias de informação e comunicação são vistas como os dispositivos de conectividade que aumentam a abrangência e alcance dos limites dos regimes de informação e também como parte da solução de problemas para os sistemas de informação. Argumenta que se entendemos os regimes de informação como ambientes onde convivem seres humanos e a informação, os sistemas de informação idealizados a partir da concepção dos regimes de informação atenderiam com melhor precisão às demandas informacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Fábio Mascarenhas, and Johanna Wilhelmina Smit. "Organização da informação em sistemas eletrônicos abertos de Informação Científica & Tecnológica: análise da Plataforma Lattes." Perspectivas em Ciência da Informação 14, no. 1 (April 2009): 77–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362009000100007.

Full text
Abstract:
Discussão, avaliação e apresentação de parâmetros para a organização da informação científica e tecnológica brasileira, enfocando os problemas do acesso à informação em sistemas abertos, especificamente a Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolveu-se um estudo exploratório para identificar se a natureza aberta do sistema compromete a consistência dos dados na recuperação da informação, concluindo-se que há comprometimento. A partir da sistematização dos resultados, apresentam-se sugestões para aprimorar o sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Domingues, Rosa Maria Soares Madeira, Valéria Saraceni, and Maria do Carmo Leal. "Notificação da infecção pelo HIV em gestantes: estimativas a partir de um estudo nacional." Revista de Saúde Pública 52 (April 5, 2018): 43. http://dx.doi.org/10.11606/s1518-8787.2018052017439.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Estimar a cobertura de notificação de casos de infecção pelo HIV em gestantes, o aumento na cobertura de notificação a ser obtido pela busca rotineira de dados em outros sistemas de informação nacionais, e identificar oportunidades perdidas de identificação de gestantes HIV+ em maternidades brasileiras. MÉTODOS: Estudo descritivo, de relacionamento de base de dados de estudo nacional com coleta primária de dados (estudo “Nascer no Brasil”), e de base de dados secundários de sistemas de informação nacionais. O estudo “Nascer no Brasil” é um estudo de base nacional, realizado em 2011–2012, com 23.894 puérperas, que identificou gestantes infectadas pelo HIV, utilizando registros em cartão de pré-natal e prontuário. Casos de gestantes com infecção pelo HIV identificadas no estudo “Nascer no Brasil” foram pesquisadas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, Sistema de Controle de Exames Laboratoriais da Rede Nacional de Contagem de Linfócitos CD4+/CD8+ e Carga Viral, e Sistema de Controle Logístico de Medicamentos. Utilizou-se o software OpenRecLink para relacionamento das bases de dados. Foi estimada a cobertura de notificação, com respectivo intervalo de confiança, dos sistemas de informação nacionais avaliados. RESULTADOS: A cobertura de notificação de HIV em gestantes no Sistema de Informação de Agravos de Notificação foi estimada em 57,1% (IC95% 42,9–70,2), e 89,3% das gestantes HIV+ (IC95% 81,2–94,2) foram localizadas em algum dos sistemas de informação nacionais pesquisados. A busca em outros sistemas de informação nacionais resultaria em aumento de 57,1% dos casos notificados. Não foram identificadas oportunidades perdidas de diagnóstico de gestantes HIV+ nas maternidades avaliadas pelo estudo “Nascer no Brasil”. CONCLUSÕES: A busca rotineira de informação em outros sistemas de informação nacionais, procedimento utilizado pelo Ministério da Saúde para casos de Aids em adultos e em crianças, deve ser adotado para os casos de infecção pelo HIV na gestação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Wanderley, Mariangela Belfiore. "Sistema de informação em gestão social." Estudos Avançados 20, no. 56 (April 2006): 149–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142006000100011.

Full text
Abstract:
NOSSO OBJETIVO neste texto é apresentar a trajetória teórico-metodológica vivida pela equipe de pesquisadores do Instituto de Estudos Especiais (IEE-PUC/SP) na construção do Sistema Informacional de Gestão Social (SIGS) - que permite efetuar a gestão de programas sociais voltados para famílias em situação de vulnerabilidade social. Demos destaque aos conceitos pilares dessa construção: pobreza/desigualdade social; território; necessidades e vulnerabilidades sociais; autonomização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Cruz, Antonio Anastácio da. "Evolução tecnológica em sistema de informação." ETD - Educação Temática Digital 5, no. 1 (December 5, 2008): 89. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v5i1.632.

Full text
Abstract:
Decorrente das mudanças da sociedade industrial para a sociedade da informação e do conhecimento, tanto no cenário mundial quanto no Brasil, vive-se uma palavra de ordem que impulsiona, agride e até sufoca que é a palavra mudança. Vários autores têm escrito artigos, livros sobre essas mudanças, buscando compreensão sobre essa nova era. Há séculos, essa organização social criada pelo homem, acumula a produção do conhecimento provocando um certo saturamento em alguns de seus serviços/produtos, provocando com isso um certo acúmulo de informação, às vezes não disponível em bibliotecas, o que traz certa insatisfação e frustração no usuário porque não consegue ver suas necessidades de informação atendidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Shintaku, Milton, Rosilene Paiva Marinho de Sousa, Lucas Rodrigues Costa, Rebeca Dos Santos de Moura, and Diego José Macedo. "Discussões sobre política de privacidade de dados em um sistema de informação governamental." Em Questão 27, no. 4 (September 29, 2021): 39–60. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245274.39-60.

Full text
Abstract:
A implementação de sistemas de informação exige esforços para condução e otimização, de forma cíclica, da operacionalização do tratamento e recuperação de dados e informações, no qual, muitas vezes envolve dados pessoais. O papel das políticas de privacidade em sistemas de informação evidencia a exigência legal de proteção de dados pessoais. Este trabalho analisa a política de privacidade do site do Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE), como modelo oriundo da adaptação de um sistema de informação governamental ao uso de identificação pessoal dos usuários por meio de mídias sociais. O modelo proposto atende ao direito de privacidade, em particular, a proteção de dados pessoais buscando examinar aspectos gerais dos sistemas de informação e sua relação com a Ciência da Informação. Além disso, o trabalho discorre sobre privacidade e proteção de dados pessoais pelo poder público e apresenta o papel das políticas de privacidade nos sistemas de informação. Como metodologia foi adotada uma pesquisa qualitativa alinhada a estudos da Ciência da Computação. Ao final, foram descritos os principais aspectos utilizados na adaptação do sistema de informação governamental, em particular, a política de privacidade do site mencionado, apresentando como resultado seu delineamento visando atender a Lei Geral de Proteção de Dados pessoais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

ALVAREZ, Edgar Bisset, Allan Lincoln Rodrigues SIRIANI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio VIDOTTI, and Angela Maria Grossi de CARVALHO. "Os Sistemas de Recomendação, Arquitetura da Informação e a Encontrabilidade da Informação." Transinformação 28, no. 3 (December 2016): 275–86. http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016000300003.

Full text
Abstract:
Resumo O trabalho aborda brevemente os conceitos de Arquitetura da Informação, Encontrabilidade da Informação e Sistemas de Recomendação. Seu objetivo é demostrar como a utilização dos Sistemas de Recomendação nos projetos de Arquitetura da Informação de ambientes informacionais digitais podem auxiliar os sistemas de informação no oferecimento dos dados pertinentes aos usuários que neles interatuam, possibilitando, assim, a descoberta da Encontrabilidade da Informação pelos usuários. Para tanto, realizou-se uma análise bibliográfica a qual possibilitou a contextualização dos termos tratados neste trabalho e, também, um estudo dos sites (Amazon.com) para conhecer o comportamento do Sistema de Recomendação do mesmo e como podem aumentar o processo de Encontrabilidade da Informação nos ambientes informacionais digitais. Concluiu-se que a quantidade de informação disponível na web na atualidade dificulta a encontrabilidade dos dados disponibilizados por parte dos usuários, o que impossibilita aos sistemas entregar a informação adequada no momento exato. Por isso a utilização dos Sistemas de Recomendação nos projetos de Arquitetura da Informação é considerada uma variante para que os sistemas de informação ofereçam os dados facilitando a apropriação dos mesmos pelos usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Gouveia Júnior, Mário, and Marcos Galindo. "Sistemas memoriais como disseminadores de informação." Transinformação 24, no. 3 (December 2012): 207–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862012000300005.

Full text
Abstract:
Propõe-se, neste artigo, uma revisão da literatura cara à Ciência da Informação sobre as noções de sistema anotadas por Bertalanffy e por Luhmann, como forma de respaldar o entendimento sobre a articulação necessária entre instituições de memória como sistemas memoriais destinados à disseminação de informação. O objetivo deste trabalho, portanto, é contemplar, por meio da análise de conteúdo, aquilo que os teóricos aqui evocados têm considerado, nos últimos anos, acerca das possibilidades conferidas pelas instituições de memória no sentido de, graças a uma atuação em conjunto, tornarem-se sistemas memoriais. Como resultados alcançados a partir das presentes discussões, considera-se que a noção de sistema aplicada às instituições memoriais, pensadas como Unidades de Informação, contribui para integrar tais lugares de memória em torno do bem comum, do desenvolvimento social, possibilitado pelo acesso à informação e às responsabilidades coletivas de nos apresentarmos como bons ancestrais. O procedimento metodológico aplicado foi o da análise de conteúdo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Tarapanoff, Kira, Rogério Henrique de Araújo Júnior, and Patricia Marie Jeanne Cormier. "Sociedade da informação e inteligência em unidades de informação." Ciência da Informação 29, no. 3 (December 2000): 91–100. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652000000300009.

Full text
Abstract:
Aborda o conceito de inteligência competitiva aplicada a unidades de informação. Discute a atuação da unidade de informação no contexto da sociedade da informação, propondo a abordagem da inteligência competitiva para o monitoramento ambiental de informações e adequação organizacional ao contexto. Sugere a estruturação de um sistema de inteligência com utilização de ferramentas de tratamento e agregação de valor à informação apropriadas. Cita exemplo de utilização de sistema de inteligência competitiva em unidade de informação, que pode ser replicado, ou usado como exemplo, por outras unidades de informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Pereira, Ana Maria, and Carla Campos Pereira. "Sistemas de informação de marketing em unidades de informação empresarial: um modelo proposto." Informação & Informação 21, no. 1 (June 24, 2016): 324. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p324.

Full text
Abstract:
<p><strong>Introdução: </strong>Propõe um modelo teórico de sistema de informação de marketing, o qual proporciona informações com atributos de qualidades, tais como: precisão, economia, flexibilidade, confiabilidade, relevância, simplicidade e verificabilidade aos decisores de organizações empresariais, com base na visão sistêmica e teorias de marketing.</p><p><strong>Objetivo:</strong> Apresenta um modelo de sistema de informação de marketing para unidades empresariais, identificando as exigências, competências e habilidades que o mercado demanda do bibliotecário e a sua integração.</p><p><strong>Metodologia:</strong> Revisão bibliográfica que possibilitou conhecimento teórico para propor o modelo.</p><p><strong>Resultados:</strong> O modelo proposto é composto de cinco etapas e constituído de subsistemas que não foram identificados em sistemas de informação de marketing existentes, em que se confirma que a organização da informação é necessária para o desenvolvimento da organização</p><strong>Conclusões:</strong> Identificou-se que o bibliotecário é um agente atuante, mediador de informações nos sistemas de informação de marketing em unidades empresariais, deve estar presente em todos os níveis do processo e proporcionar aos administradores uma maior credibilidade nas decisões tomadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Thaines, Geovana Hagata de Lima Souza, Roseney Bellato, Ana Paula Silva de Faria, and Laura Filomena Santos de Araújo. "Produção, fluxo e análise de dados do sistema de informação em saúde: um caso exemplar." Texto & Contexto - Enfermagem 18, no. 3 (September 2009): 466–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072009000300009.

Full text
Abstract:
Os Sistemas de Informação em Saúde, tem sido utilizados como ferramentas capazes de armazenar a produção de dados para subsidiar a avaliação em saúde. Indagamos como esses dados são produzidos e analisados e como o usuário é visualizado no sistema. Trata-se de um Estudo de Caso que possibilitou analisar a configuração da rede de informação em saúde a partir do desenho analítico sobre a produção, fluxo e análise dos dados nos diferentes níveis de atenção à saúde em relação ao Sistema de Informação da Atenção Básica e Sistema de Cadastro Nacional de Portadores de Hipertensão e Diabetes. Evidenciamos que os dados que compõem esses Sistemas de Informação em Saúde não estão sendo analisados, consequentemente, não permitem a análise situacional em saúde e/ou produção de informações para o planejamento da assistência e resolutividade das ações de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Maimone, Giovana Deliberali. "Informação e Conhecimento: insumos para o trabalho organizativo em Ciência da Informação." Informação & Informação 25, no. 3 (October 31, 2020): 423. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n3p423.

Full text
Abstract:
Introdução: Conceitua informação e conhecimento no campo da Ciência da Informação para elucidar a importância que adquirem ao integrarem Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC). Objetivo: Evidenciar a importância dos conceitos de informação e conhecimento para os SOC. Metodologia: Levantamento e análise de referencial teórico sobre a temática da organização da informação e do conhecimento e os sistemas de organização do conhecimento (SOC). Resultados: Informação e conhecimento são elementos fundamentais para a elaboração de sistemas de organização do conhecimento (SOC) pois a informação é veículo comunicativo no âmbito social e o conhecimento além de ser portador de desenvolvimento científico e tecnológico, quando registrado é passível de transformação em informação, documentária. Os SOC estruturam-se em linguagens controladas, ferramentas propositalmente elaboradas para acesso à informação. Conclusões: Todo o sistema organizativo em Ciência da Informação passa necessariamente por algum tipo de linguagem que pode proporcionar recuperação da informação para se transformar em conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

SENGER, IGOR, and MOZAR JOSÉ DE BRITO. "GESTÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DESCRITIVO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS." RAM. Revista de Administração Mackenzie 6, no. 3 (December 2005): 12–40. http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712005/administracao.v6n3p12-40.

Full text
Abstract:
RESUMO O uso das tecnologias digitais de comunicação e informação para o gerenciamento das atividades-meio das instituições de ensino superior está se tornando cada vez mais freqüente, possibilitando a realização de inúmeras pesquisas. Entre as investigações sobre esta temática estão os estudos sobre satisfação de usuários de sistemas de informação. A presente pesquisa teve como objetivo investigar o grau de satisfação dos usuários do Sistema de Informação Acadêmico Collegium das Faculdades UNICEN – Campus de Primavera do Leste, MT. Para tanto, sistematizou-se um referencial teórico acerca dos avanços tecnológicos da sociedade da informação, particularizando alguns conceitos de sistemas de informação, reflexões teóricas sobre a satisfação dos usuários e os métodos de avaliação dos referidos sistemas. Este estudo enquadra-se em uma categoria de pesquisa qualitativa denominada estudo descritivo. Na coleta dos dados empre-gou-se a triangulação de diversas técnicas de pesquisa, incluindo entrevistas, análise documental e aplicação de questionário. A análise das evidências empíricas revelou um alto grau de satisfação dos usuários em relação ao sistema utilizado. Apesar disso, a implantação do sistema encontrou alguns entraves que vão desde a falta de planejamento, passando pela falta de treinamento dos usuários, até a ausência de um plano de comunicação que expressasse as vantagens do sistema Collegium. A pesquisa apresenta um conjunto de reflexões que poderá contribuir ao aperfeiçoamento da gestão acadêmica da instituição, bem como ao próprio processo de gestão do sistema analisado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Batista, Adriana Galdino, Vilma Sousa Santana, and Silvia Ferrite. "Registro de dados sobre acidentes de trabalho fatais em sistemas de informação no Brasil." Ciência & Saúde Coletiva 24, no. 3 (March 2019): 693–704. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018243.35132016.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste estudo é identificar sistemas de informação que dispõem de dados sobre acidentes de trabalho fatais (ATF) no Brasil, descrever suas características, fluxos e barreiras para a qualidade da informação. Empregando-se o método da pesquisa documental, foram encontrados: o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), o Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e o Sistema do Programa Vigilância de Violência e Acidentes (VIVA) do Ministério da Saúde; o Sistema de Informação de Comunicação de Acidentes do Trabalho (Siscat) da Previdência Social; e do Ministério do Trabalho e Emprego, a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). A falta de variáveis chave comuns limita a construção de uma base de dados única com todos os casos de ATF registrados. Dentre os vários filtros e barreiras identificados destaca-se o não reconhecimento da relação do acidente com o trabalho pelos profissionais registrantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Ceneviva, Ricardo, and Marta Ferreira Santos Farah. "Avaliação, informação e responsabilização no setor público." Revista de Administração Pública 46, no. 4 (August 2012): 993–1016. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122012000400005.

Full text
Abstract:
O presente artigo discute o papel que os sistemas de avaliação de políticas públicas e programas governamentais podem desempenhar no aperfeiçoamento de mecanismos de controle da gestão pública. Procura-se verificar se a implantação de sistemas de avaliação contribui para reduzir a assimetria de informações entre cidadãos e políticos e entre políticos e burocratas. São discutidos os casos do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e do Sistema de Monitoramento e Avaliação (SMA) do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids), do mesmo estado. A análise desses casos sugere que os sistemas de avaliação podem contribuir para uma maior transparência da gestão pública e para a responsabilização dos agentes públicos pelos resultados das políticas e programas governamentais, mas que o grau com que avanços nessa direção ocorrem relaciona-se não apenas com características próprias da avaliação - particularmente com as formas de apresentação e de divulgação dos dados da avaliação -, mas também com a dinâmica dos atores envolvidos na gestão da avaliação e no processo de formulação e implementação da política pública considerada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Mendonça, Thais Carrier, and Gregório Varvakis. "Análise do uso da informação para tomada de decisão gerencial em gestão de pessoas: estudo de caso em uma instituição bancária." Perspectivas em Ciência da Informação 23, no. 1 (January 2018): 104–19. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2417.

Full text
Abstract:
RESUMO O artigo aborda o uso da informação para tomada de decisão em gestão de pessoas de gestores de agências bancárias. Os objetivos específicos são (i) identificar os canais e as fontes de informação utilizadas; (ii) identificar as principais barreiras enfrentadas; (iii) descrever os usos das informações do sistema de informação gerencial desenvolvido pela empresa; (iv) verificar a qualidade percebida pelos gestores em relação ao sistema de informação gerencial. A pesquisa é do tipo estudo de caso, realizou-se com gestores de agências bancárias no estado de Santa Catarina e se obtiveram 273 gestores respondentes. A análise do uso da informação foi verificada sob três categorias: (i) canais e fontes de informação; (ii) barreiras de acesso à informação; (iii) sistemas de informação gerencial. Os resultados revelam que os canais e fontes internas formais são os preferidos pelos gestores: normativos internos (95%), Intranet (91%) e Informativos internos (73%). As barreiras de acesso à informação mais enfrentadas pelos gestores foram sobrecarga informacional (67%) e falta de tempo (62%). O sistema de informação desenvolvido pela instituição bancária foi analisado e avaliado pelos gestores do banco. Conclui-se que os gestores precisam de muita informação para a tomada de decisão e esta informação é encontrada no âmbito interno da instituição bancária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Kishi, Marcos. "Impacto da manipulação da informação visual e somatossensorial na estabilidade postural de crianças de 7 a 10 anos de idade." Fisioterapia Brasil 6, no. 6 (March 18, 2018): 433. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v6i6.2036.

Full text
Abstract:
Objetivo: Verificar o impacto da informação visual e somatossensorial na estabilidade postural de crianças. Métodos: Participaram 21 crianças divididas em grupos de 7-8 e 9-10 anos. A estabilidade postural foi mensurada pela velocidade de oscilação postural, sobre uma plataforma de força do sistema Balance Master. Os sujeitos foram testados em 4 condições experimentais: olhos abertos sobre superfície firme; olhos fechados sobre superfície firme; olhos abertos sobre superfície instável e; olhos fechados sobre superfície instável. Os dados foram comparados pelo teste de Kruskal-Wallis (p ≤ 0,05). Resultados e discussão: O teste de Kruskal-Wallis não constatou diferenças entre os grupos, sugerindo uma homogeneidade na utilização das informações provenientes dos sistemas visual e somatossensorial por crianças de 7 a 10 anos de idade. Entre as condições experimentais, verificouse que a supressão da informação visual, quando isolada, não alterou a estabilidade postural dos sujeitos. Por outro lado, a alteração da informação somatossensorial provocou diminuição da estabilidade postural, sugerindo que existe uma maior solicitação dessa informação para a manutenção da estabilidade postural. Conclusões: Crianças de 7 a 10 anos apresentam uma homogeneidade na utilização dos sistemas sensoriais para manutenção da estabilidade postural. O sistema somatossensorial apresenta maior influência na estabilidade postural que o sistema visual. Palavras-chave: sistema somatossensorial, informação visual, postura, postura, criança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Oliveira, Janilton Gomes de, Marcus Vinícius Da Silva, Geovália Oliveira Coelho, and Ricardo Bittencourt Pimentel. "Sistema de informação geográfica na web: estudo de caso do curso de Sistemas de Informação do IFMG - Campus São João Evangelista (SJE)." ForScience 8, no. 1 (May 25, 2020): e00679. http://dx.doi.org/10.29069/forscience.2020v8n1.e679.

Full text
Abstract:
Para buscar entender a dinâmica, diversidade e movimentação dos ingressos e egressos do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista (IFMG-SJE) é necessário o uso de Sistemas de Informação Geográfica para auxiliar e agilizar o acesso às informações e a tomada de decisão dos gestores institucionais. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo projetar e desenvolver um Sistema de Informação Geográfica na Web para acompanhamento dos ingressos e egressos do curso Bacharelado em Sistemas de Informação do IFMG-SJE. O sistema possibilitou o acompanhamento dos estudantes por semestre, informando de forma objetiva, rápida e visual as turmas, os status e as cidades dos estudantes, através de filtros estatísticos e informações geográficas. Para a construção do sistema foi utilizado as linguagens de programação Web, a API do Google Maps e a base de dados MySQL. Após o desenvolvimento foram feitos os seguintes testes: unitário, integração, piloto, e usuário. Os testes revelaram que o sistema teve boa aceitação por parte dos usuários, que constataram a relevância do sistema para a instituição. Palavras-chave: SIG na Web. API do Google Maps. Acompanhamento de ingresso e egresso. Informação geográfica. Geographic information system on the web: case study of the information systems class of IFMG-SJE Abstract To seek the understanding of the dynamics, diversity and movement of incoming and graduating students of the Bachelor Information Systems Course at the Federal Institute of Minas Gerais - Campus São João Evangelista (IFMG-SJE) it is necessary to use Geographic Information Systems to assist and streamline access to information and decision-making by institutional managers. Therefore, it aims to design and develop a Geographical Information System on the Web to monitor the incoming and graduating students of the Bachelor's course in Information Systems of IFMG-SJE. The system finally made it possible to monitor students per semester, objectively, quickly and visually informing student’s classes, status and cities, through statistical filters and geographical information. Web programming languages, the Google Maps API and the MySQL database were used to build the system. After development, the following tests were performed: unit, integration, pilot, and user. After all tests that we have done the system shows that it is working perfectly and it is well accepted by users, who verified the relevance of the system for the institution. Keywords:GIS on the web. Google Maps API. Monitoring of incoming and graduating students. Geographic Information.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Santos, Rosana Rodrigues dos, and Edivanio Duarte de Souza. "Gestão eletrônica de aquisição de fontes de informação." Convergências em Ciência da Informação 3, no. 3 (December 31, 2020): 128–57. http://dx.doi.org/10.33467/conci.v3i3.14928.

Full text
Abstract:
O desempenho das instituições de ensino superior, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, é condicionado à existência de fontes de informação que atendam às demandas da comunidade universitária. Nesse contexto, objetiva-se propor modelo de gestão eletrônica de aquisição de fontes de informação, como parte de um sistema integrado de gestão eletrônica de formação e desenvolvimento de coleções. Este tem por base uma pesquisa exploratório-descritiva, desenvolvida a partir de levantamentos bibliográficos e documentários, e de pesquisa de campo junto ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas. Há na literatura diferentes modelos teórico-metodológicos de formação e desenvolvimento de coleções, porém, o modelo sistêmico é o mais utilizado. No sistema desta instituição, a seleção é realizada com base nas sugestões dos coordenadores de cursos via sistema eletrônico. A aquisição é realizada pelas modalidades de compra, doação e permuta. A primeira, realizada por meio de pregão eletrônico, apresenta algumas dificuldades. Propõe-se um fluxo para a melhor gestão desse processo, considerando a integração entre atividades e a interoperabilidade entre os sistemas que gerenciam atividades acadêmicas e administrativas da instituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Vidotti, Carlos C. F., Rogério Hoefler, Emília Vitória Silva, and Gun Bergsten-Mendes. "Sistema Brasileiro de Informação sobre Medicamentos - SISMED." Cadernos de Saúde Pública 16, no. 4 (December 2000): 1121–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2000000400030.

Full text
Abstract:
Foram descritas as atividades do farmacêutico especialista em informação sobre medicamentos (IM) e caracterizados os Centros de Informação sobre Medicamentos (CIMs), deixando claro o que não são e o que são - mitos e fatos. Foram apresentadas as definições de IM e de CIMs e apresentadas as atividades usuais dos Centros, destacando a informação passiva como atividade fundamental. Foi apresentado o Sistema Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (SISMED), uma rede de CIMs integrados através de um Protocolo de Cooperação que estabelece os requisitos mínimos para o funcionamento dos CIMs e os mecanismos de cooperação entre os Centros participantes. As estratégias para a formação do SISMED foram a capacitação de recursos humanos e encontros dos responsáveis pelos CIMs. O treinamento de recursos humanos através de quatro cursos, deu suporte à implantação rápida de CIMs pelo Brasil, preenchendo importante lacuna, e consolidando definitivamente esta atividade no país, dentro dos preceitos adotados mundialmente. Os encontros periódicos dos que trabalham nos CIMs fortaleceram os Centros, e consequentemente, o SISMED.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Farias, Maria Giovanna Guedes, and Jean da Silva Soares. "Mediação da informação no esporte." Brazilian Journal of Information Science 14, no. 2 Abr-Jun (June 30, 2020): 49–74. http://dx.doi.org/10.36311/1981-1640.2020.v14n2.04.p49.

Full text
Abstract:
Apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar a atuação de treinadores de atletas de futebol, a fim de compreender como a mediação da informação interfere nos sistemas de jogos propostos por esses profissionais. A investigação empreendida se caracteriza como de cunho exploratório e está pautada nos pressupostos metodológicos da abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se a entrevista, uma vez que essa técnica proporciona interação com os sujeitos da pesquisa. Os dados coletados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo com estabelecimento de duas categorias: a atuação de treinadores de equipes de futebol e mediação da informação no sistema de jogo. Os resultados demonstraram que os treinadores, por meio de experiências e vivências no esporte e dos repertórios de conhecimento, podem atuar como mediadores junto aos atletas de futebol e que a mediação interfere nos sistemas de jogos propostos pelos treinadores, pois as interações entre treinador e atleta, bem como as informações trocadas por meio dessas interações, desenvolvem a capacidade de adaptação do atleta ao sistema de jogo, bem como ajuda-os a melhorar seu desempenho nas partidas de futebol. Conclui-se que esses treinadores fomentam o aprendizado dos atletas utilizando o auxílio da comissão técnica para otimizar sua atuação junto aos jogadores e para criar um ambiente de constante troca de informações e experiências dentro da equipe. O bibliotecário, nesse contexto, poderia ser um diferencial na área esportiva ao auxiliar treinadores de futebol no trabalho de mediação das informações táticas junto aos atletas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Leimann, Beatriz Consuelo Quinet, and Rosalina Jorge Koifman. "Sistemas de informação oficiais de meningite criptocócica, estado do Rio de Janeiro." Revista de Saúde Pública 43, no. 4 (August 2009): 717–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102009005000029.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi comparar o perfil epidemiológico de meningite criptocócica em diferentes sistemas de informação, avaliando assim em que medida aquele disponível no Sistema de Informação de Agravos de Notificação refletiria as ocorrências da meningite criptocócica no estado do Rio de Janeiro, de 2000 a 2004. O banco do Sistema de Informação de Agravos de Notificação foi comparado com um novo banco composto pelos casos de meningite criptocócica desse Sistema, da Assessoria de Meningite da Secretaria de Saúde do Estado e dos registros do laboratório do Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião. O Sistema captou 65,7% dos casos presentes no novo banco. O percentual de pacientes apresentando Aids como doença preexistente foi semelhante nos dois bancos (26% e 24,9%). Assim, embora a incidência de meningite criptocócica esteja subestimada nesse Sistema, o perfil dos casos notificados reflete o perfil do total de casos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Castro, Andresa de Moraes e. "Como Organizar um Sistema Eficiente." Revista do Serviço Público 43, no. 7 (June 12, 2017): 23–28. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v43i7.1900.

Full text
Abstract:
Este Sistema foi concebido como instrumento de informação, objetivando dotar a Administração Pública de meios adequados ao desempenho das atividades decorrentes de suas funções, através da administração documental, visando à economicidade e a eficácia dos procedimentos do apoio à tomada de decisões. A ausência de normas, fluxos e procedimentos técnicos reguladores da Administração de Arquivos gera uma série de dificuldades de ordem técnico-administrativa a saber:— dificuldades na recuperação de documentos;— irracionalidade na tramitação de documentos;— morosidade na disseminação da informação— desconhecimento quanto à localização da informação— possibilidade de extravio de documentos;— destinação incorreta dos documentos;— proliferação indiscriminada de papéis.O presente trabalho é uma proposta para minimizar tais disfunções, através da implantação do Sistema de Arquivos e Controle de Documentos — SIARq.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Condurú, Marise Teles, and José Almir Rodrigues Pereira. "Gestão da informação em saneamento básico no Estado do Pará sob o enfoque do ciclo informacional." Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, no. 6 (December 2017): 1225–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522017145238.

Full text
Abstract:
RESUMO Estudo da gestão da informação por meio da análise do ciclo informacional de saneamento básico no Estado do Pará, como subsídio para implantação e/ou fortalecimento de sistemas de informações em saneamento básico nos municípios paraenses. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida sob o enfoque do Ciclo de Transferência de Informação de Lancaster. Foram aplicados questionários para coleta e análise qualitativa dos dados obtidos em órgãos estaduais que desenvolvem ações no setor de Saneamento Básico. A ausência de sistema estadual e municipal de informação em saneamento básico no Estado demonstra a deficiência do ciclo de comunicação e informação do setor. Na pesquisa, foi verificada a falta de registros sistemáticos, de integração, de compartilhamento e de disponibilização da informação produzida. Evidenciou-se, assim, a necessidade de implantação de sistema de informação local como instrumento da política estadual de saneamento básico, visando ao conhecimento informacional do setor e à maior participação dos municípios paraenses no sistema nacional de informação. Para isso, foi proposto o Ciclo Informacional do Saneamento Básico do Pará, o qual contribuirá para a reestruturação da dimensão informacional necessária à elaboração de diagnóstico, ao planejamento e à tomada de decisão no setor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Cohn, Amélia, Márcia Faria Westphal, and Paulo Eduardo Elias. "Informação e decisão política em saúde." Revista de Saúde Pública 39, no. 1 (January 2005): 114–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102005000100015.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Verificar a incorporação dos sistemas de informação disponíveis nos processos municipais de tomada de decisão no setor saúde, dado que a informação técnico-científica vem se constituindo num instrumento central dos gestores tanto do setor privado como público. MÉTODOS: Foram realizados quatro estudos de caso em municípios paulistas de diferentes portes e graus de complexidade dos sistemas de saúde (1998-2000), utilizando-se métodos e instrumentos quantitativos (indicadores epidemiológicos, demográficos, econômico-financeiros e sociais) e qualitativos (entrevistas com os principais atores identificados e grupo focal). Na análise dos dados lançou-se mão do método de "triangulação", estabelecendo articulação entre eles. RESULTADOS: A estratégia de implantação do Sistema Único de Saúde conforma o padrão de consumo das informações dos grandes bancos de dados de instituições públicas e de produção local de informações voltado predominantemente para a dimensão financeira, independentemente do tamanho do município, complexidade do sistema de saúde local e da modalidade de gestão. CONCLUSÕES: As informações disponíveis nos bancos de dados são consideradas no geral defasadas com relação às necessidades imediatas da gestão; a infra-estrutura de equipamentos e a capacitação dos recursos humanos são avaliadas como precárias para sua incorporação no processo decisório; as informações são utilizadas sobretudo em prestação de contas já que as políticas de saúde são concebidas fora do município e sob a forma de convênios e programas com o estado e o governo federal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Amaro, Regina Keiko Obata F. "No fim, o bibliotecário morre." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 4, no. 3 (September 20, 2006): 72. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v4i3.2030.

Full text
Abstract:
Apresenta organização e classificação dos sistemas de informação e cultura revistas a partir de O Nome da rosa, livro e filme. Destaca a representação como abordagem conceitual. Amplia a noção de linguagem estabelecida para o Sistema de Recuperação da Informação (SRI) e propõe a identificação de várias linguagens como constituintes dos sistemas de informação e cultura. Essas linguagens, tomadas como instrumentos conceituais e operacionais, são utilizadas para a análise da obra em questão. Palavras-chave Sistemas de informação e cultura; Sistema de Recuperação da Informação (SRI); Representação; Linguagem; O Nome da rosa Abstract Organization and classification of the information and culture systems reviewed starting from The Name of the rose, book and film. Representation is the conceptual approach. The language notion used on Information Retrieval Systems (IRS) is broadened. Proposes the identification of several languages as constituents of the information and culture systems. These languages, taken as conceptual and operational tools, are used for the analysis. Key words Information and culture systems; Information Retrieval Systems (IRS); Representing; Language; The Name of the rose
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Magdaleno, Andrea Magalhaes, and Sean Siqueira. "Editorial Vol. 8, Nº 4." iSys - Brazilian Journal of Information Systems 8, no. 4 (December 30, 2015): 01–04. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2015.292.

Full text
Abstract:
A iSys (Revista Brasileira de Sistemas de Informação) é uma revista acadêmica voltada para publicações científicas na área de Sistemas de Informação. A revista é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/index) e atualmente é mantida pela Comissão Especial em Sistemas de Informação (CE-SI), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Nesta presente edição – de número 4 do Volume 8 (2015) – apresentamos 4 (quatro) artigos, dos quais 2 são versões estendidas dos melhores artigos do XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2015) e 2 foram submetidos espontaneamente para a revista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Magdaleno, Andrea Magalhaes, and Sean Siqueira. "Editorial Vol. 10, Nº 1." iSys - Brazilian Journal of Information Systems 10, no. 1 (March 12, 2017): 01–05. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2017.324.

Full text
Abstract:
A iSys (Revista Brasileira de Sistemas de Informação) é uma revista acadêmica voltada para publicações científicas na área de Sistemas de Informação. A revista é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/index) e atualmente é mantida pela Comissão Especial em Sistemas de Informação (CE-SI), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).Nesta presente edição – de número 1 do Volume 10 (2017) – apresentamos 7 (sete) artigos, dos quais 4 são versões estendidas dos melhores artigos do XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2016) e 3 foram submetidos espontaneamente para a revista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Nakagawa, Elisa Yumi. "Um sistema livre para automatização do Padrão de Descrição da Informação." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 12, no. 2 (May 28, 2014): 173. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v12i2.1609.

Full text
Abstract:
A organização e a disseminação de conhecimento contido em acervos históricos têm sido uma constante preocupação; entretanto, há uma carência de sistemas de software para esse domínio. Nesse contexto, foi desenvolvido um sistema web, baseado no Padrão de Descrição da Informação, que viabiliza a representação integrada de informações de diferentes tipos de acervos. Este artigo apresenta a experiência no estabelecimento desse padrão e no desenvolvimento desse sistema. Sendo um software livre, espera-se que pesquisadores e a sociedade em geral se beneficiem desse sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Batista, Gabriel Pontarolo, Flávio Ribeiro, and Edson Roberto Macohon. "Utilização dos sistemas de informação para fins gerenciais:." REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco 7, no. 1 (February 1, 2021): 89–99. http://dx.doi.org/10.21574/remipe.v7i1.288.

Full text
Abstract:
Verifica-se na literatura contábil que, diante do turbulento contexto em que os micros e pequenos empresários estão inseridos, o uso da tecnologia de informação assume importância vital para propiciar a competitividade necessária à sobrevivência/crescimento organizacional. Com o objetivo de analisar como os gestores de micro e pequenas empresas do ramo de minimercados utilizam os sistemas de informação para o processo de tomada de decisão, a presente pesquisa classifica-se, metodologicamente, em descritiva, com procedimentos bibliográficos, documentais e survey. A amostra é composta pelos gestores de micro e pequenas empresas do ramo de minimercado do setor urbano do município de Prudentópolis, sendo composta por 38 empresas. O instrumento de pesquisa, questionário com perguntas exclusivamente objetivas, foi aplicado em 33 organizações (86,8%). Avaliou-se o grau de utilização de controles gerenciais e informações sobre o uso dos sistemas de informações. Dentre essas empresas, constatou-se que 26 (78,8%) utilizam algum sistema de informação e outras 7 (21,2%) ainda não utilizam qualquer tipo de sistema de informação. Percebe-se que o grau de utilização dos sistemas de informações é ainda limitado às questões fiscais, formação de preço de venda, controles de compras e estoques. Concluiu-se que há um vasto campo de atuação aos profissionais contábeis para exploração dos recursos informacionais desses sistemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Rabello, Rodrigo. "Leituras sobre usuário e uso de informação na Ciência da Informação." Perspectivas em Ciência da Informação 18, no. 4 (December 2013): 152–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362013000400011.

Full text
Abstract:
Considerando aspectos da literatura internacional da área de Ciência da Informação (CI) relacionados aos temas necessidade, busca, comportamento e uso da informação, objetivou-se explorar a trajetória histórica e as interpretações sobre os conceitos usuário e uso de informação, tomando, como referencial de apoio, as noções de sistema de informação e de agência dos sujeitos. Para tanto, foi delimitado como corpus 15 revisões de literatura da Annual Review of Information Science and Technology (ARIST) - que trouxeram um panorama teórico sobre os conceitos estudados. A análise dessas revisões foi instrumentalizada com as tipificações sobre uso de informação propostas por Rachel Anne Fleming-May, que permitiu situar as duas fases iniciais identificadas, que se particularizam por orbitar a noção de sistema de informação, sendo a primeira fase caracterizada por uma concepção mais estática de sistema e a segunda por uma acepção mais dinâmica. Por fim, observou-se, na literatura da ARIST, uma terceira e última fase, que passou a ser mais bem visualizada a partir da década de 2000. Naquela década, os estudos passaram a considerar, complementarmente às fases anteriores, a agência dos sujeitos a partir das noções de interação e de contexto, em ações de uso, produção e apropriação de informação e de conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Santos, Valdete Honorato dos. "Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB): análise do uso de um sistema de informação em saúde na cidade de Parnamirim-RN." Revista Informação na Sociedade Contemporânea 1, no. 2 (April 5, 2017): 1–33. http://dx.doi.org/10.21680/2447-0198.2017v1n2id10856.

Full text
Abstract:
Analisa o uso do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) como local de armazenamento constante de informações desenvolvidas pelas equipes de saúde na cidade de Parnamirim – RN. Aborda sobre a falta de conhecimento das equipes de saúdo acerca da utilização e acesso das informações do SIABI. Enfatiza que os sistemas de informação tem a função primordial de fornecer apoio informacional às atividades desenvolvidas pela instituição vinculada. Utiliza como metodologia a revisão de literatura, fazendo uso de suportes bibliográficos e digital. Realiza pesquisa de campo, e faz uso de questionário para a aquisição de informações. Expõe que os Sistemas informacionais de saúde evoluem rapidamente, conforme o avanço tecnológico, dos conceitos e métodos de armazenamento, tratamento e disseminação da informação. Avalia que um gestor deve preocupar-se com os dados gerados, ressaltando a importância de um profissional da informação, com competências em organizar, gerenciar e disseminar as informações do SIAB.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Tristão, Ana Maria Delazari, Gleisy Regina Bóries Fachin, and Orestes Estevam Alarcon. "Sistema de classificação facetada e tesauros: instrumentos para organização do conhecimento." Ciência da Informação 33, no. 2 (August 2004): 161–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652004000200017.

Full text
Abstract:
O artigo tem o objetivo de aprofundar questões teóricas e conceituais que fundamentam a concepção de sistema de classificação facetada e o tesauro. Apresenta aspectos teóricos referentes aos meios utilizados para organização e recuperação da informação. Os sistemas para organização do conhecimento incluem uma variedade de esquemas para organizar, gerenciar e recuperar a informação, existindo vários tipos de sistemas. Dentre eles, podemos citar sistemas de classificação, tesauro, cabeçalhos de assuntos, ontologia, glossários e dicionários. Descrevem-se princípios, natureza e tipos de sistemas de classificação, com especial ênfase aos sistemas de classificação facetada e o tesauro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Souza, Edna Alves de, Maria Eunice Quilici Gonzalez, and Renata Silva Souza. "Percepção-Ação: Um Estudo sobre Informação, Complexidade e Criatividade." Complexitas – Revista de Filosofia Temática 1, no. 1 (July 6, 2016): 10. http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v1i1.3408.

Full text
Abstract:
Investigamos neste artigo a natureza da ação criativa, focalizando as noções de informação e de complexidade. A seguinte questão será investigada: qual é o papel desempenhado pela informação nos processos criativos? A fim de investigar essa questão, inspiradas em Bohm, Peirce, Morin e Mitchell, iniciamos o paper apresentandoconceitos basilares do paradigma da complexidade, ressaltando que uma característica fundamental dos sistemas complexos é o imbricamento de múltiplas redes informacionais propiciadoras de sua dinâmica. Em tal perspectiva, diversas escalas de análise informacional são consideradas nos processos de criação, bem como seu impacto na funcionalidade do sistema em que ocorre o processo de criação. Argumentamos que ações criativas, vistas pelo prisma da complexidade, podem ser fundamentadas no raciocínio abdutivo(tal como formulado por Peirce), que tem início na percepção de anomalias e na tentativa de solucioná-las com a informação disponível no sistema organismo-ambiente. A partir da percepção atenta à informação disponível, que salienta uma anomalia, novas estruturas informacionais são criadas de forma a propiciar uma integração harmônica e funcional do sistema no qual o agente criativo se inclue.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Sousa, Maria da Conceição de, João Henrique G. Scatena, and Ricardo Ventura Santos. "O Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI): criação, estrutura e funcionamento." Cadernos de Saúde Pública 23, no. 4 (April 2007): 853–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2007000400013.

Full text
Abstract:
O Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI) foi criado no âmbito do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, a partir de 1999. Visou melhorar a disponibilidade e o acesso às informações sobre saúde, fundamentais para o planejamento, operação e avaliação das ações. Este trabalho analisa o SIASI, contemplando aspectos relativos à sua criação, implantação, funcionamento, potencialidades e limitações. Procedeu-se levantamento documental no Departamento de Saúde Indígena da Fundação Nacional de Saúde, complementado com análises comparativas com outros sistemas de informação em saúde. O SIASI se estrutura em oito módulos, três dos quais em operação. As principais limitações do SIASI referem-se aos instrumentos de coleta, à capacitação dos recursos humanos, à ausência de interface com os demais sistemas nacionais de informação em saúde, à dificuldade de acesso às informações e a não utilização das informações para o planejamento das ações. Entre as potencialidades, destacam-se a simplicidade do sistema, sua integralidade e as possibilidades de desagregações. Frisa-se a importância de um sistema de informação em saúde específico para os povos indígenas em decorrência de suas especificidades socioculturais e demográficas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Ferreira, Aracéli Cristina de Sousa, and André Luiz Bufoni. "Fatores de sucesso e insucesso na implementação de sistemas de informação gerencial: estudo do caso do segmento de exploração e produção de petróleo da Petrobrás S/A." Revista de Administração Contemporânea 10, no. 2 (June 2006): 9–31. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552006000200002.

Full text
Abstract:
Recentes estudos indicam existir um paradoxo em sistemas de informação: ainda que teoricamente perfeitos, muitos se tornam fracassos durante a implementação. Este estudo tem por objetivo o melhor entendimento das causas do sucesso e insucesso dos sistemas de informação gerenciais. Da revisão de literatura são reconhecidos quatro constructos que parecem influenciar no sucesso de sistemas de informação (1) complexidade, (2) participação do usuário, (3) apoio da direção, (4) equipe de desenvolvimento. Testa-se então a existência destes fenômenos por meio do estudo de caso da implementação de um sistema de informações gerenciais no segmento de exploração e petróleo da Petrobrás Petróleo Brasileiro S.A. Os resultados indicam que as variáveis apresentaram significativa capacidade de explicação do insucesso do sistema, sendo mais verificáveis o apoio da direção e a complexidade e que avaliações mais formais devem preceder a fase de investimentos em projetos de adoção de novos sistemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Jannuzzi, Celeste Aída Sirotheau Corrêa, and Maria de Fátima Gonçalves Moreira Tálamo. "A empresa e os sistemas humanos de informação: uma abordagem conceitual para a gestão da informação." Transinformação 16, no. 2 (August 2004): 171–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862004000200005.

Full text
Abstract:
Este é um estudo conceitual que procura identificar, no fluxo de uma comunicação, as características da informação no campo da Administração, sob o ponto de vista das empresas. Destaca os aspectos conceituais da informação e, devido à ausência de consenso na definição do termo, busca extraí-los dos discursos sobre informação em algumas áreas do conhecimento, especialmente naquelas inseridas no âmbito da Ciência da Informação. Discute as particularidades da informação e da comunicação nos procedimentos adotados para a gestão da informação nas empresas. Discorre sobre os sistemas humanos de informação, evidenciando o sistema empresa e o seu subsistema de informação como subsídios necessários ao estabelecimento de políticas para a gestão da informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Carnut, Leonardo, Nilcema Figueiredo, and Paulo Sávio Angeiras de Goes. "Saúde bucal na atenção primária brasileira: em busca de um sistema de informação em saúde." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 1, no. 1 (December 24, 2010): 8–13. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v1i1.88.

Full text
Abstract:
A informação é elemento-chave para a saúde pública. Apesar da relevância da informação como base do processo de trabalho em saúde, autores apontam para o baixo uso da mesma ratificando que o trabalho no SUS ainda permanece se dando de forma pouco embasada. O objetivo desse estudo foi realizar uma avaliação crítica da literatura existente sobre informação em saúde e suas implicações para a saúde bucal. Para tanto se fez uma busca na literatura indexada nacional revisando-se a partir de uma estrutura de tópicos: Introdução (Conceito de Informação), (Sistemas de informação em saúde) e (Sistemas de Informação e Saúde Bucal). Pode-se concluir que apesar dos vultosos investimentos em saúde bucal nos últimos anos, a área ainda não possui um sistema de informação que dê conta das demandas relativas ao monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas no nível local, sendo a implantação da Ficha D-SB uma promissora ferramenta nesse sentido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Robredo, Jaime. "Sobre arquitetura da informação." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 1, no. 2 (August 28, 2010): 115–37. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v1.n2.2008.1209.

Full text
Abstract:
As origens da expressão 'arquitetura da informação', mostram a contribuição de Wurman (ele mesmo arquiteto), que comprovadamente cunhou a expressão em 1979, como uma afortunada metáfora que desenvolveu posteriormente com uma abrangente visão sistêmica em suas obras Information Anxiety e Information Anxiety 2, publicadas respectivamente em 1989 e 2001, e traduzidas e publicadas no Brasil em 2001 e 2005. Destaca-se, finalmente, a apropriação da expressão 'arquitetura da informação' para aspectos relativos à interface usuário-sistema, nos sistemas de informação computadorizados e na Internet, por outros autores, com destaque para Morville e Rosenfeld, com sua obra de grande sucesso "Information Architecture for the World Wide Web" (3ª ed., 2000), os quais reconhecem que muito tem contribuído para o sucesso de suas idéias a própria experiência anterior no campo da ciência da informação. Cabe esperar que a interação e mútuo enriquecimento dessas diversas abordagens teóricas e práticas continuem e aumentem, provocando mudanças e aprimoramentos nos programas de pós-graduação em ciência da informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Alencar, Railssa P. "Informação, conhecimento e burocracia." Leviathan (São Paulo), no. 1 (May 4, 2004): 311. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2004.132248.

Full text
Abstract:
Neste artigo somos motivados pelo questionamento do valor não só da informação, mas também das formas que podemos derivar do processo cognitivo, para entender a dinâmica e funcionamento de burocracias. Para tanto, limitaremos esse objetivo utilizando as definições de Parsons para sistemas de cren- ça e problematização do papel das “idéias” na dinâmica da ação dentro do sistema social por ele construído, devido ao maior detalhamento da lógica que motiva o indivíduo racional. Enquanto muitos trabalhos do assumem o indivíduo racional como pressuposto, enumerando basicamente os requisitos básicos para essa racionalidade, tais como preferências completas, ordenadas e transitivas, o trabalho de Parsons, por advir de uma época na qual se iniciava a formulação do indivíduo racional, ocupase de justificar a forma como o comportamento maximizador ocorre e é possível, através de orientações da ação social. Pretendemos explorar, neste trabalho, como o conhecimento definido por Parsons é tratado dentro da perspectiva conceitual de burocracia e da dinâmica burocrática identificada por Anthony Downs no clássico Inside Bureaucracy
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Sugahara, Cibele Roberta, José Henrique Souza, and Joseani Viseli. "A informação dos sistemas de informação gerenciais como elemento determinante no apoio à tomada de decisão em hospitais." Transinformação 21, no. 2 (August 2009): 117–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862009000200002.

Full text
Abstract:
Neste artigo abordamos a atividade de determinação das informações de um sistema hospitalar como primordial para a escolha do tipo de sistema de informação a ser utilizado e do nível organizacional a ser apoiado. O uso de um sistema de informações gerenciais em hospitais melhora a tomada de decisão ao permitir ao usuário do sistema a geração de relatórios de controle e acompanhamento dos procedimentos realizados no hospital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Moresi, Eduardo Amadeu Dutra. "Delineando o valor do sistema de informação de uma organização." Ciência da Informação 29, no. 1 (April 2000): 14–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652000000100002.

Full text
Abstract:
Inicialmente, são explorados conceitos sobre o valor da informação, buscando responder às seguintes questões: a finalidade da informação para uma organização, a classificação de seus tipos de valor e o seu valor econômico. É apresentada uma análise sobre os níveis hierárquicos da informação no processo decisório de uma organização, que são os seguintes: dados, informação, conhecimento e inteligência. A seguir, é feita uma análise sobre o valor de um sistema de informação, baseando-se em uma equação metafórica composta dos seguintes fatores: portifólio de produtos e serviços, qualidade, custo e tempo de resposta. Por fim, são analisados aspectos relativos ao planejamento e à cadeia de valor de um sistema de informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Melo, Enirtes Caetano Prates, Claudia Travassos, and Marilia Sá Carvalho. "Qualidade dos dados sobre óbitos por infarto agudo do miocárdio, Rio de Janeiro." Revista de Saúde Pública 38, no. 3 (June 2004): 385–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102004000300008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a qualidade da informação sobre óbito por infarto agudo do miocárdio nos sistemas de informação hospitalar e de mortalidade. MÉTODOS: Foram analisados dados sobre mortalidade hospitalar por infarto agudo do miocárdio, em 2000, utilizando as bases de dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação Hospitalar (SIH/SUS); e numa segunda etapa utilizaram-se de dados obtidos de levantamento direto de prontuários médicos de dois hospitais do Sistema Único de Saúde no município do Rio de Janeiro. Foi feita comparação entre prontuários, declarações de óbitos e formulários de autorização de internação hospitalar. Utilizou-se para confirmação do diagnóstico de infarto agudo do miocárdio critérios da Organização Mundial de Saúde. A concordância entre as informações presentes na declaração de óbito, autorização de internação hospitalar e prontuários foi utilizado o teste de Kappa de Cohen e o coeficiente de correlação intraclasse (ICC). RESULTADOS: O total de óbitos hospitalares por infarto agudo do miocárdio registrados no SIM é expressivamente maior que no SIH/SUS. Foram identificados três fontes que explicam grande parte da discrepância observada: ausência de emissão de autorização de internação hospitalar (32,9%), notificação de outro diagnóstico principal no SIH/SUS (19,2%) e subnotificação do óbito na autorização de internação hospitalar (3,3%). O diagnóstico de infarto foi confirmado em 67,1% dos casos de notificados na declaração de óbito. A sensibilidade da informação sobre óbito por infarto do miocárdio foi de aproximadamente 90% em ambos os sistemas de informação analisados. CONCLUSÕES: Os resultados mostraram ser necessário implementar medidas voltadas para a melhoria da qualidade da informação no SIH/SUS, tais como a padronização de critérios para emissão da autorização de internação hospitalar nas emergências e o treinamento das equipes dos sistemas de registro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography