Academic literature on the topic 'Sistema de Posicionamento Global (GPS)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Sistema de Posicionamento Global (GPS).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Sistema de Posicionamento Global (GPS)"

1

Corseuil, Cláudia Weber, and Adroaldo Dias Robaina. "Determinação altimétrica através do sistema de posicionamento global." Ciência Rural 33, no. 4 (2003): 673–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782003000400014.

Full text
Abstract:
Este estudo tem por objetivo verificar a influência do tempo de coleta de dados com receptores GPS nas determinações altimétricas. O levantamento altimétrico é realizado através do método de posicionamento relativo estático, utilizando dois receptores GPS de uma freqüência, em diferentes tempos de ocupação (30, 15, 10 e 5 minutos) com uma taxa de gravação de dois segundos. As altitudes obtidas com receptores GPS são comparadas com as altitudes determinadas por nivelamento trigonométrico com Estação Total. Os resultados mostraram que os tempos de ocupação menores que 30 minutos (15, 10 e 5 minutos) também são adequados para a obtenção de diferenças centimétricas nas altitudes analisadas. Mesmo considerando a precisão dos métodos topográficos convencionais, este estudo demonstra a possibilidade da utilização do Sistema de Posicionamento Global (GPS) de forma precisa nos levantamentos altimétricos, desde que se efetue a modelagem da ondulação geoidal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Paz, Sérgio M., Waldir Ferreira, and Carlos E. Cugnasca. "Sistema de Posicionamento Global (GPS) e o Turismo." Revista Turismo em Análise 9, no. 2 (1998): 24. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v9i2p24-46.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Menezes da Silva, Crislaine, Paulo De Tarso Setti Júnior, Daniele Barroca Marra Alves, and João Francisco Galera Monico. "Galileo: a consolidação do sistema de posicionamento europeu." Revista Brasileira de Geomática 8, no. 4 (2020): 238. http://dx.doi.org/10.3895/rbgeo.v8n4.11484.

Full text
Abstract:
O Galileo é a contribuição da União Europeia ao GNSS (ingl. Global Navigation Satellite Systems – Sistemas de Navegação Global por Satélite) e está próximo da declaração da fase operacional completa, que deve ocorrer no final de 2020 ou início de 2021. Este sistema começou a ser concebido na década de 90, após a decisão do governo americano em não permitir que outras nações participassem da construção e manutenção do sistema NAVSTAR – GPS (ingl. Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global). O sistema Galileo é a primeira contribuição civil para o GNSS e foi desenvolvido de forma a ser independente dos outros sistemas nos segmentos espacial, de controle e operacional. Além disso, está sendo desenvolvido para ser interoperável e compatível com os outros GNSS, em especial o GPS. Nos últimos anos, o desenvolvimento do Galileo fez progressos significativos. A constelação atual compreende um total de 26 satélites orbitando a Terra, 22 operacionais, dos quais três pertencentes à primeira geração de satélites de validação de órbita, e a infraestrutura de controle terrestre está em pleno funcionamento. Para o usuário, são transmitidos sinais em três frequências E1, E5 e E6. Os sinais em E1 e E5 são transmitidos nas mesmas frequências que os sinais GPS L1 e L5 e ambos sistemas usam princípios de modulação equivalentes. Isso é benéfico pois proporciona uma melhor cobertura e maior robustez para usuários que podem utilizar os sistemas de forma combinada. Além disso, o Galileo oferece vários novos serviços específicos, como o serviço aberto, o serviço de alta acurácia e de busca e resgate. Como o sistema Galileo está atualmente em fase final de implantação, faz-se necessário na literatura brasileira, um artigo que trate exclusivamente desse sistema, este artigo apresenta o estado da arte do sistema Galileo (julho de 2020). Resultados iniciais demonstraram que o Galileo tem acurácia comparável ao GPS, no posicionamento por ponto simples.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Corseuil, Cláudia Weber, and Adroaldo Dias Robaina. "Reconstituição de uma poligonal topográfica pelo sistema de posicionamento global: planimetria." Ciência Rural 33, no. 2 (2003): 299–303. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782003000200018.

Full text
Abstract:
Este estudo tem por objetivo verificar a influência do tempo de coleta de dados com receptores GPS na reconstituição de uma poligonal topográfica. O levantamento da poligonal é realizado através do método de posicionamento relativo estático. São utilizados dois receptores GPS de uma freqüência, em diferentes tempos de ocupação dos pontos (30, 15, 10 e 5 minutos) com uma taxa de gravação de 2 s. Os resultados do levantamento com receptores GPS são comparados com as distâncias, azimutes, projeções horizontais, ângulos horizontais e as áreas obtidas de um polígono, cujos elementos topográficos foram determinados por caminhamento perimétrico utilizando uma Estação Total. Os ângulos do polígono levantado por Estação Total, foram calculados através da média de 24 leituras e as distâncias através da média de 12 leituras. Os resultados mostram que a reconstituição de uma poligonal topográfica depende da qualidade dos dados coletados pelos receptores GPS, sendo influenciada pelo tempo de ocupação dos pontos. O tempo de ocupação de 15 minutos demonstra ser o mais adequado para a obtenção de uma diferença centimétrica nos elementos da poligonal que são analisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alves, Daniele Barroca Marra, Pedro Augusto Giraldes de Abreu, and Jéssica Saldanha Souza. "GNSS: status, modelagem atmosférica e métodos de posicionamento." Revista Brasileira de Geomática 1, no. 1 (2013): 2. http://dx.doi.org/10.3895/rbgeo.v1n1.5431.

Full text
Abstract:
O GNSS (Global Navigation Satellite System) é cada vez mais empregado para realizar posicionamento. Além da modernização dos sistemas já existentes, como no caso do GPS (Global Positioning System) e GLONASS (Global'naya Navigatsionnaya Sputnikovaya Sistema), também existem novas iniciativas se estabelecendo, como o GALILEO e mais recentemente o Beidou/Compass. O objetivo desse artigo é apresentar o “estado da arte” desses sistemas, o status em que se encontram. Além disso, discorrer sobre os efeitos atmosféricos que influenciam na propagação dos sinais GNSS e consequentemente no posicionamento. Assunto de grande relevância, visto que o Brasil possui uma localização geográfica que prioriza tais efeitos, principalmente no que diz respeito aos efeitos ionosféricos. Por fim, descrever e apresentar resultados de diferentes métodos de posicionamento GNSS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ventorim, Bruno Guimarães, and William Rodrigo Dal Poz. "AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS SISTEMAS GPS E GLONASS NO POSICIONAMENTO POR PONTO PRECISO, COMBINADOS E INDIVIDUALMENTE." Boletim de Ciências Geodésicas 22, no. 2 (2016): 265–81. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702016000200015.

Full text
Abstract:
Este trabalho visa avaliar o desempenho dos sistemas GLONASS (Global'naya Navigatsionnay Sputnikovaya Sistema), GPS (Global Positioning System) e o uso combinado de ambos sistemas em diferentes latitudes, utilizando o serviço de Posicionamento por Ponto Preciso CSRS-PPP. Para isso foram selecionadas 16 estações da rede IGS (International GNSS Service), das quais foram utilizados os dados GNSS no formato RINEX do mês de agosto de 2014 e editados no TEQC (Translation, Editing, and Quality Check), obtendo arquivos com intervalos de 30 e 45 minutos, contendo apenas dados GPS, dados GLONASS e dados dos dois sistemas. As coordenadas estimadas no CSRS-PPP foram comparadas com as coordenadas de referência obtidas no sítio do ITRF (International Terrestrial Reference Frame), possibilitando o cálculo da acurácia do PPP com uso de dados GPS e GLONASS, separadamente e em conjunto. Após o cálculo das acurácias para cada dia de agosto, outliers foram detectados e eliminados utilizando o método boxplot com o uso do programa R. Verificou-se que o uso combinado do GPS e GLONASS, para todos as estações, proporcionou resultados mais acurados. Além disso, pode-se destacar a potencialidade do GLONASS, que apresentou desempenho superior ao do GPS na maioria das estações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pinto, Marcelo Solfa, Paulo de Oliveira Camargo, and João Francisco Galera Monico. "Influência da combinação de dados GPS e GLONASS no georreferenciamento de imóveis rurais." Boletim de Ciências Geodésicas 19, no. 1 (2013): 135–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702013000100009.

Full text
Abstract:
A questão agrária ainda é um tema bastante discutido no Brasil, principalmente no que diz respeito à posse da terra. A Lei nº 10.267/01 foi um grande avanço para a questão agrária. A partir de então, todos os imóveis rurais devem ser georreferenciados ao Sistema Geodésico Brasileiro (SGB). Para isso, são utilizados métodos de posicionamento por satélites e convencionais. Mudanças vêm ocorrendo nos sistemas de posicionamento por satélites em razão do acréscimo de novos sinais no GPS (Global Positionig System) e a reestruturação do GLONASS (Global Orbiting Navigation Satellite System), além dos novos sistemas, Galileo e Compass. Para avaliar os efeitos da combinação de dados GPS e GLONASS, foram realizados processamentos de dados com diferentes configurações. Os processamentos foram realizados para a determinação das coordenadas dos pontos de apoio básico e limítrofes de imóveis rurais. Ao final, verificou-se que o uso de efemérides precisas no transporte de coordenadas de pontos de apoio não apresenta influência relevante, pois o transporte com efemérides transmitidas também atende a exigência de precisão da Norma Técnica de Georreferenciamento de Imóveis Rurais (NTGIR). Quando foram utilizados dados GPS e GLONASS, as melhores soluções foram obtidas. No caso dos pontos limítrofes, o uso de dados GPS e GLONASS também é recomendado, pois atende a exigência de precisão da NTGIR e apresenta resultados melhores que dos dados processados separadamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Moreira, Ruth da Maia, and Silvio Rogério Correia de Freitas. "CONEXÃO DE SISTEMAS VERTICAIS DE REFERÊNCIA LOCAIS AO SISTEMA GEODÉSICO BRASILEIRO COM BASE EM UM SISTEMA VERTICAL DE REFERÊNCIA GLOBAL." Boletim de Ciências Geodésicas 22, no. 2 (2016): 232–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702016000200013.

Full text
Abstract:
Os Modelos Globais do Geopotencial (MGGs), em especial os oriundos da missão GOCE, associados a Modelos Digitais de Altitude (MDAs) com resoluções cada vez melhores, têm possibilitado novas alternativas para a obtenção de altitudes com significado físico. Neste trabalho, propõe-se a realização de um sistema local de altitudes, em uma área onde o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) é deficiente, e vinculá-lo a um Sistema Vertical de Referência Global (SVRG) e ao SGB. Os MGGs foram validados utilizando Referências de Nível associadas com posicionamento GPS. Para modelar o erro de omissão dos MGGs, foi utilizada a técnica Residual Terrain Model (RTM). Os números geopotenciais foram obtidos com a resolução simplificada do Problema do Valor de Contorno da Geodésia (PVCG) na forma fixada. A área de estudos é o Estado do Amapá, que utiliza o Datum Vertical Brasileiro de Santana (DVB-S), e para validação dos MGGs foram utilizadas estações do Estado do Pará, vinculadas ao Datum Vertical Brasileiro de Imbituba (DVB-I). Como resultados, obteve-se números geopotenciais e altitudes físicas consistentes. Na validação dos modelos, o RTM não teve influência significativa. Utilizando o MGG do GOCE, GO_CONS_SPW_R4, obteve-se que o segmento da rede vinculado ao DVB-S está 1,30m acima do segmento vinculado ao DVB-I.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Garcia, Luiz C., Roderik W. Van Der Meer, Nátali M. de Souza, Altair Justino, and Pedro H. Weirich Neto. "MANOBRAS DE SEMEADURA COM SISTEMA DE NAVEGAÇÃO." Engenharia Agrícola 36, no. 2 (2016): 361–66. http://dx.doi.org/10.1590/1809-4430-eng.agric.v36n2p361-366/2016.

Full text
Abstract:
Resumo Os sistemas de navegação por posicionamento global (GPS) estão cada vez mais presentes no campo, prometendo diminuir os custos operacionais do agricultor. O objetivo deste trabalho foi avaliar o tempo de manobra durante a operação de semeadura da soja sem e com sistema de navegação. O delineamento experimental foi inteiramente aleatorizado, com dois tratamentos e doze repetições. Os tratamentos consistiram no tempo das manobras feitas de modo convencional e utilizando-se do sistema de navegação por GPS acoplado num piloto automático. Avaliaram-se o tempo de manobra e o retorno econômico. As manobras realizadas com auxílio do sistema de navegação foram, em média, 49% mais rápidas do que as manobras realizadas de forma convencional. Houve economia de R$ 4,15 por hectare, em áreas com comprimento médio das passadas de 800 metros. No caso de áreas menores, com comprimento de 50 metros, esta economia chegou a R$ 19,90 por hectare. Concluiu-se que o uso de sistema de navegação por satélites, em conjunto com piloto automático, pode gerar economia significativa de tempo e no custo operacional da semeadura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Stabile, Marcelo C. C., and Luiz A. Balastreire. "Comparação de três receptores GPS para uso em agricultura de precisão." Engenharia Agrícola 26, no. 1 (2006): 215–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162006000100024.

Full text
Abstract:
Diversos equipamentos que se utilizam dos sinais transmitidos pelo Sistema de Posicionamento Global (GPS) têm sido empregados na Agricultura de Precisão. Neste estudo, foi feita uma comparação de três receptores comerciais no intuito de verificar suas acurácias. As principais qualidades medidas foram a repetibilidade dos dados e a estabilidade do sistema. O estudo foi conduzido em campo aberto, na área experimental da ESALQ/USP, com três linhas paralelas de 50 m espaçadas 10 m entre si. A coleta de dados foi feita no dia 25-9-2002, totalizando seis repetições da comparação dos três sistemas. Os dados foram coletados simultaneamente, de acordo com a melhor configuração da constelação de satélites, sendo que os três sistemas apresentaram resultados distintos. O GPS "A" (oito canais, sem correção diferencial) apresentou a maior variabilidade e a menor repetibilidade, com desvios de quase 10 m numa mesma linha. O sistema "B", com sinal de correção diferencial (DGPS "B", 12 canais), apresentou acurácia superior ao "A", com desvios de, no máximo, 6 m, mas com repetibilidade significativa. O GPS "C" (12 canais, com algoritmo otimizado) apresentou a maior acurácia e desvio máximo de 2 m. Assim, os dois últimos sistemas são adequados para a aplicação dos conceitos da Agricultura de Precisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Sistema de Posicionamento Global (GPS)"

1

Carbajal, Miguel Enrique Dulanto. "Aplicações do GPS (Sistema de Posicionamento Global) nas radiocomunicações." Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2002. http://urlib.net/sid.inpe.br/iris@1905/2005/08.04.03.25.

Full text
Abstract:
O Sistema de Posicionamento Global por satélites, tem-se tornado uma tecnologia útil e inovadora para diferentes atividades do conhecimento humano. Entre outras aplicações é uma poderosa ferramenta para fazer estudos da ionosfera, pela facilidade de acesso à informação, opera em forma contínua e em qualquer ponto da Terra ou perto dela. O trabalho usou a informação de mapas ionosféricos globais (GIM)elaborados a partir de observaveis GPS, previamente processados pelos diferentes centros. Para fazer a predição do Conteúdo Total de Elétrons (TEC)a nível global, usamos os coeficientes de expansão harmônica gerados pelo Centro de Determinação de Órbitas Europeu na Universidade de Berna (Suiça), os quais permitem fazer uma representação global do TEC durante um período de tempo específico e para cada duas horas. O método que implementamos foi o Método de Máxima Entropia (MEM), com uma base de dados de 30 dias consecutivos, para poder calcular o TEC para os próximos seis dias. Com esta estimativa se conseguiu determinar alguns fatores primordiais para as radiocomunicações, especialmente para as bandas de HF, VHF, UHF e SHF. Os resultados de nosso programa mostram a nível global e para horários específicos o conteúdo total de elétrons, o excesso de atraso de tempo para uma freqüência determinada, a freqüência crítica da camada F2 e um exemplo de predição da freqüência ótima de trabalho.<br>The Global Position System (GPS)is a powerful tool to study the ionosphere, is easy to access, works all the time and all around the world. We worked with GPS global ionosphere maps, that were previously processed by the Center for Orbit Determination in Europe, in the University of Bern (Switzerland)in IONEX format and coefficients (spherical harmonic expansion)every two hours to do a prediction of the global Total Electron Content. It was used the Maximum Entropy Method (MEM)with 30 days data base to compute the TEC for the next 6 days. With this prediction it was possible to determinate some important parameters for radiocommunications, specially in the range of HF, VHF, UHF e SHF. With our program it is possible to obtain the total electron content for all the world for specific time, the excess delay time for one frequency, and the critical frequency for the F2 layer. It is presented one example of prediction for optimum working frequency.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Alves, Daniele Barroca Marra. "Posicionamento GPS utilizando o conceito de estação virtual /." Presidente Prudente, 2008. http://hdl.handle.net/11449/100264.

Full text
Abstract:
Orientador: João Francisco Galera Monico<br>Coorientador: Luiz Paulo Souto Fortes<br>Banca: Cláudia Pereira Krueger<br>Banca: Leonardo Castro de Oliveira<br>Banca: Luiz Fernando Sapucci<br>Banca: Milton Hirokazu Shimabukuru<br>Resumo: O uso de múltiplas estações de referência, ao invés do método que utiliza uma única linha de base, tem recebido significante atenção da comunidade científica e usuária que utiliza o GPS. Utilizando múltiplas estações de referência pode-se obter posicionamento de alta acurácia em uma ampla área de cobertura, além do ganho em confiabilidade, disponibilidade e integridade do serviço. Além disso, usando este conceito é possível modelar os efeitos atmosféricos (refração troposférica e efeito ionosférico). Outra questão importante diz respeito às formas de transmissão das correções geradas pela rede para o usuário. Existem algumas possibilidades para esse fim. Dentre elas, o uso do conceito de Virtual Reference Station (VRS) tem se mostrado muito eficiente. No conceito de VRS, uma estação base é gerada nas proximidades do receptor móvel (usuário). Assim, o usuário tem a possibilidade de utilizar um receptor de simples freqüência para realizar o posicionamento com uma linha de base curta. Para testar esse método de posicionamento, um sistema foi desenvolvido nessa pesquisa. Nesse sistema existem algumas possibilidades para a geração da VRS: com e sem solução das ambigüidades. No que concerne a VRS gerada sem solução das ambigüidades, o sistema tem algumas opções disponíveis. Em relação à troposfera, é possível utilizar o modelo padrão de Hopfield ou o modelo dinâmico, onde as predições do atraso zenital troposférico (Zenithal Troposferic Delay - ZTD) são obtidas de um modelo de Previsão Numérica do Tempo (PNT). No modelo dinâmico o procedimento utilizado para calcular os valores do ZTD, através do modelo de PNT, foi desenvolvido por pesquisadores da UNESP e CPTEC-INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e está disponível online para todo o território sul americano... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)<br>Abstract: The use of multiple reference stations instead of the standard single baseline approach has been receiving significant attention from the scientific and user GPS community. Using multiple reference stations one can obtain higher positioning accuracy in a larger coverage area, in addition to the gain in reliability, availability and integrity of the service. Besides, using this concept it is possible to model the atmospheric effects (troposphere refraction and ionosphere effect). Another important question concerning this topic is related to the transmission of the network corrections to the users. There are some possibilities for this and an efficient one is the Virtual Reference Station (VRS) concept. In this concept, a base station is generated near the rover receiver (user). This provides a short baseline and the user has the possibility of using a single frequency receiver to accomplish the positioning. In order to test this method of positioning, a system was developed in this research. In this system there are some possibilities to generate the VRS: with and without the ambiguity resolution. Concerning the generated VRS without fixing the ambiguities, the system has some available options. In relation to the troposphere it is possible to use the Hopfield standard model or a dynamic one, where the zenithal tropospheric delay (ZTD) predictions are obtained from a model of Numerical Weather Prediction (NWP). In the last one the procedure used to compute ZTD values from NWP was jointly developed by UNESP and CPTEC-INPE (Center for Weather Forecasting and Climate Studies - National Institute for Space Research), and it is available online for all South America territory. In both cases the Niell mapping function was used. Concerning the ionospheric effects, the Mod_Ion_FK model, developed at UNESP, has been used. Mod_Ion_FK uses the network station data to generate ionospheric parameters... (Complete abstract, click electronic access below)<br>Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Zunino, Livio J. Alarma (Livio Jorge Alarma). "Levantamento de redes GPS." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 1991. http://hdl.handle.net/1884/34743.

Full text
Abstract:
Resumo: Ante o iminente aumento da utilização de receptores GPS surgiu a necessidade de se abordar diversos aspectos presentes num levantamento de redes com GPS. Desta maneira, apresentou-se com detalhes as etapas que fazem parte deste tipo de levantamento. Estratégias para a utilização de 3 e 4 receptores foram apresentadas e aplicadas, a titulo de exemplo, em varias redes. Foram construídos fluxogramas dos algoritmos referentes as estratégias permitindo que sejam facilmente programados.Foi apresentado um levantamento de rede com 4 receptores, juntamente com a analise de seus resultados. Finalmente foi feita uma experiência para testar a factibilidade de se combinar os meto dos estático e pseudo-cinematico, visando obter 6 linhas independentes no levantamento de um quadrilátero com suas diagonais, com um mínimo de tempo gasto em coleta de dados no campo Concluiu-se entao, que e perfeitamente viável tal combinação, sendo gasto no campo menos de 50>C do tempo, se comparado com a utilização do método estático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Alves, Daniele Barroca Marra [UNESP]. "Posicionamento GPS utilizando o conceito de estação virtual." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2007. http://hdl.handle.net/11449/100264.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:30:31Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2007-06-27Bitstream added on 2014-06-13T21:01:20Z : No. of bitstreams: 1 alves_dbm_dr_prud.pdf: 4494133 bytes, checksum: c44e4b76019051f4d05ee572cc957231 (MD5)<br>Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)<br>O uso de múltiplas estações de referência, ao invés do método que utiliza uma única linha de base, tem recebido significante atenção da comunidade científica e usuária que utiliza o GPS. Utilizando múltiplas estações de referência pode-se obter posicionamento de alta acurácia em uma ampla área de cobertura, além do ganho em confiabilidade, disponibilidade e integridade do serviço. Além disso, usando este conceito é possível modelar os efeitos atmosféricos (refração troposférica e efeito ionosférico). Outra questão importante diz respeito às formas de transmissão das correções geradas pela rede para o usuário. Existem algumas possibilidades para esse fim. Dentre elas, o uso do conceito de Virtual Reference Station (VRS) tem se mostrado muito eficiente. No conceito de VRS, uma estação base é gerada nas proximidades do receptor móvel (usuário). Assim, o usuário tem a possibilidade de utilizar um receptor de simples freqüência para realizar o posicionamento com uma linha de base curta. Para testar esse método de posicionamento, um sistema foi desenvolvido nessa pesquisa. Nesse sistema existem algumas possibilidades para a geração da VRS: com e sem solução das ambigüidades. No que concerne a VRS gerada sem solução das ambigüidades, o sistema tem algumas opções disponíveis. Em relação à troposfera, é possível utilizar o modelo padrão de Hopfield ou o modelo dinâmico, onde as predições do atraso zenital troposférico (Zenithal Troposferic Delay – ZTD) são obtidas de um modelo de Previsão Numérica do Tempo (PNT). No modelo dinâmico o procedimento utilizado para calcular os valores do ZTD, através do modelo de PNT, foi desenvolvido por pesquisadores da UNESP e CPTEC-INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e está disponível online para todo o território sul americano...<br>The use of multiple reference stations instead of the standard single baseline approach has been receiving significant attention from the scientific and user GPS community. Using multiple reference stations one can obtain higher positioning accuracy in a larger coverage area, in addition to the gain in reliability, availability and integrity of the service. Besides, using this concept it is possible to model the atmospheric effects (troposphere refraction and ionosphere effect). Another important question concerning this topic is related to the transmission of the network corrections to the users. There are some possibilities for this and an efficient one is the Virtual Reference Station (VRS) concept. In this concept, a base station is generated near the rover receiver (user). This provides a short baseline and the user has the possibility of using a single frequency receiver to accomplish the positioning. In order to test this method of positioning, a system was developed in this research. In this system there are some possibilities to generate the VRS: with and without the ambiguity resolution. Concerning the generated VRS without fixing the ambiguities, the system has some available options. In relation to the troposphere it is possible to use the Hopfield standard model or a dynamic one, where the zenithal tropospheric delay (ZTD) predictions are obtained from a model of Numerical Weather Prediction (NWP). In the last one the procedure used to compute ZTD values from NWP was jointly developed by UNESP and CPTEC-INPE (Center for Weather Forecasting and Climate Studies - National Institute for Space Research), and it is available online for all South America territory. In both cases the Niell mapping function was used. Concerning the ionospheric effects, the Mod_Ion_FK model, developed at UNESP, has been used. Mod_Ion_FK uses the network station data to generate ionospheric parameters... (Complete abstract, click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Jerez, Gabriel Oliveira. "Análise da integração GPS/GLONASS para posicionamento sob efeito de cintilação ionosférica /." Presidente Prudente, 2017. http://hdl.handle.net/11449/150286.

Full text
Abstract:
Orientador: Daniele Barroca Marra Alves<br>Banca: João Francisco Galera Monico<br>Banca: Claudinei Rodrigues de Aguiar<br>Resumo: Com o desenvolvimento dos sistemas globais de navegação por satélite as atividades que envolvem posicionamento passaram por uma revolução. Os pioneiros, GLONASS (GLObal NAvigation Satellite System) e GPS (Global Positioning System), são atualmente os principais sistemas, e únicos com constelação completa. A utilização combinada de dados GPS e GLONASS passou por uma perda de interesse no final da década de noventa devido à rápida degradação que o GLONASS sofreu. Porém, em 2001 teve início um plano de restabelecimento do sistema que em 2011 voltou a contar com constelação completa de 24 satélites e cobertura global. O GLONASS passa ainda por um processo de modernização, com novas gerações de satélites sendo desenvolvidas, refinamentos dos sistemas de tempo e referência e novas estações de controle sendo instaladas. Além do uso de dados combinados, outros fatores que influenciam a qualidade do posicionamento são os métodos empregados e os erros aos quais os sinais transmitidos estão sujeitos. Nas metodologias de integração devem constar as diferenças de estrutura dos sistemas, sendo as principais, para este caso, os sistemas de referência, sistemas de tempo e a tecnologia relacionada às frequências. Em relação aos erros, a ionosfera é uma importante fonte, principalmente para usuários de receptores de apenas uma frequência. Ela exige atenção especial, pois além de degradar a acurácia do posicionamento há uma grande dependência entre perdas do sinal e irregularidades ionosféricas... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)<br>Abstract: With the development of the Global Navigation Satellite Systems (GNSS) the activities involving positioning passed by a great revolution. Currently, the pioneers, GLONASS (GLObal NAvigation Satellite System) and GPS (Global Positioning System), are the main systems with full constellation. The interest in the combined use of GPS and GLONASS data had a great fall in the late nineties due to the fast degradation of GLONASS. However, in 2001 a restoration plan of the system began and in 2011 GLONASS recovered the full constellation of 24 satellites with global coverage. Furthermore GLONASS is going through a modernization process, with the development of new satellite generations, time and reference systems refinements and new control stations. Besides the use of combined data, other factors that influence the positioning quality are the applied methods and the errors that can affect the transmitted signals. The integration methodologies must consider the differences in the systems structures, the main differences, for this case, are reference and time systems and the technology related to the frequencies. About the errors, the ionosphere is an important source, mainly for users of single frequency receivers. It requires special attention, because besides of degrading the positioning accuracy there is a great dependency between the loss of signal and ionospheric irregularities, as ionospheric scintillation. In this research it was intended to analyze the improvement of the combined use of GPS/GLONASS data at positioning under ionospheric scintillation effect ... (Complete abstract click electronic access below)<br>Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Elton Mendes de. "Utilização de filtro adaptativo em receptores GPS." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/16896.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2014.<br>Submitted by Ana Cristina Barbosa da Silva (annabds@hotmail.com) on 2014-11-06T15:14:46Z No. of bitstreams: 1 2014_EltonMendesdeSouza.pdf: 705773 bytes, checksum: 7da5da04a57e41e8121e7979fab87bf4 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Patrícia Nunes da Silva(patricia@bce.unb.br) on 2014-11-17T11:45:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_EltonMendesdeSouza.pdf: 705773 bytes, checksum: 7da5da04a57e41e8121e7979fab87bf4 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2014-11-17T11:45:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_EltonMendesdeSouza.pdf: 705773 bytes, checksum: 7da5da04a57e41e8121e7979fab87bf4 (MD5)<br>O trabalho analisa a influência da utilização de filtros adaptativos nos circuitos PLLs(Phase Locked Loop) da etapa de rastreamento de sinais GPS (Global System Positioning), em situações de alta e baixa dinâmica. Para isso um software foi desenvolvido para ageração e gravação do sinal GPS amostrado em uma base de dados, onde cada amostra daamplitude do sinal é afetada pelos efeitos do ruído e do desvio Doppler. Com o intuito de estudar esses efeitos, foi desenvolvido outro software para leitura da base de dados e rastreamento do sinal de informação. O ruído é inerente ao canal GPS e diminui a sua SNR(Signal Noise Ratio), enquanto a variação da frequência Doppler depende da aceleração eda orientação do movimento relativo entre o satélite e o usuário. Em baixa dinâmica, pode se considerar que o desvio Doppler na frequência do sinal recebido é provocado apenas pelo movimento de rotação do satélite em torno da Terra. Em condições de alta dinâmica,o efeito produzido pelo movimento de usuário não pode mais ser desprezado e éadicionado ao efeito produzido pelo movimento de rotação do satélite. Ao final sãoencontrados resultados encorajadores sobre o uso do filtro adaptativo. Ele se mostrou maiseficiente frente ao Doppler e ruído possibilitando uma melhoria na velocidade e naprecisão da determinação de posição do usuário em relação ao filtro não adaptativo usadono sistema GPS convencional. Esses resultados foram analisados em função da relação sinal-ruído do canal, da aceleração do usuário e da configuração dos laços de rastreamento pelo uso ou não de filtros adaptativos. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT<br>The study analyzes the influence of the use of adaptive filters in loops PLLs (Phase LockedLoop) of tracking GPS signals (Global Positioning System), for situations of high and lowdynamics. So software was developed for generating and recording GPS signal sampled ina database, where each sample of the signal amplitude is affected by the effects of noiseand Doppler shift. In order to study these effects was developed other software to read thedatabase and tracking information signal. The noise is inherent in the GPS channel andreduces its SNR (Signal Noise Ratio), while the variation of Doppler shift depends on theacceleration and orientation relative movement between the satellite and the user. In lowdynamic conditions can be assumed that the Doppler shift in the frequency of the receivedsignal is caused only by the rotation of the satellite around the Earth. Under conditions ofhigh dynamic effect produced by the movement of the user can not be neglected and isadded to the effect produced the rotation of the satellite. At the end encouraging results onthe use of the adaptive filter are found. It was more efficient against the Doppler and noise,in some applications, when compared to non- adaptive filter of the conventional GPSsystem. These results were analyzed in terms of signal to noise ratio of the channel, the acceleration of the user and the configuration of the tracking loop for use or no of adaptivefilters.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alves, Daniele Barroca Marra. "Método dos mínimos quadrados com penalidades : aplicação no posicionamento relativo GPS /." Presidente Prudente : [s.n.], 2004. http://hdl.handle.net/11449/88541.

Full text
Abstract:
Resumo: O Global Navigation Satellite System (GNSS), que congrega os vários sistemas de posicionamento por satélite existentes, tem como principal objetivo viabilizar o posicionamento de baixa, média e alta precisão. Dentre os sistemas de posicionamento que integram o GNSS, o Global Positioning System (GPS) tem grande destaque. Mas as observáveis GPS, tal como todas as outras observáveis envolvidas nos processos de medidas, estão sujeitas a erros aleatórios, sistemáticos e grosseiros. Os erros aleatórios são inevitáveis, sendo, portanto, considerados uma propriedade inerente das observações. Erros grosseiros (outliers) devem ser eliminados através do processo de controle de qualidade. Erros sistemáticos podem ser parametrizados ou eliminados por técnicas apropriadas de observação. Eles degradam a acurácia do posicionamento realizado com o GPS. Esses erros incluem erros da órbita dos satélites GPS, multicaminho, erros de refração atmosférica, dentre outros. Dessa forma, alguns trabalhos recentes têm utilizado o modelo semiparamétrico e o método dos mínimos quadrados com penalidades (MMQ com penalidades) para atenuar os efeitos desses erros residuais, utilizando dados de receptores de monofrequência. No modelo semiparamétrico as variáveis estimadas são divididas em uma parte paramétrica (coordenadas da estação e ambigüidades), que é de interesse do usuário, e uma parte não-paramétrica (funções de erros que variam suavemente com o tempo). Assim, devido ao número de incógnitas ser maior que o usual, é utilizado o MMQ com penalidades. Essa técnica utiliza uma spline cúbica natural, cuja suavidade é determinada pelo parâmetro suavizador, calculado pela validação cruzada generalizada. Nesse método, os erros são modelados como funções que variam suavemente com o tempo...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)<br>Abstract: The Global Navigation Satellite System (GNSS), that encompasses several satellite positioning systems, has as main goal to make available the low, medium and high precision positioning. Among the positioning systems that integrate GNSS, the Global Positioning System (GPS) has a great importance. But the GPS observables, like all other observables involved in a measurement process, are subject to random, systematic and outliers errors. The random errors are inevitable, being, therefore, considered an inherent property of the observations. Outliers should be eliminated through the quality control process. Systematic errors can be modeled or eliminated by appropriate observation techniques. The systematic errors degrade the accuracy of the positioning accomplished by GPS. These errors are those related to GPS satellites orbits, multipath, atmospheric refraction among others. Thus, some authors have been using the semiparametric model and the penalised least squares technique to mitigate these residual errors, using single frequency receiver data. In a semiparametric model the estimated variables are divided into a parametric part (station coordinates and ambiguities), which is of interest to the users, and a nonparametric one (composed by error functions that vary smoothly with time). However, due to the unknowns number being larger than the usual, the penalised least squares is used. This technique uses a natural cubic spline, whose smoothness is determined by a smoothing parameter, computed by using the generalized cross validation. In this method, the errors are modeled as functions which vary smoothly in time. And more, the systematic errors functions, ambiguities and station coordinates are estimated simultaneously. As a result, the ambiguities and the station coordinates are estimated with better reliability and accuracy than the conventional least square method...(Complete abstract click electronic access below)<br>Orientador: João Francisco Galera Monico<br>Coorientador: Messias Meneguette Júnior<br>Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alves, Daniele Barroca Marra [UNESP]. "Método dos mínimos quadrados com penalidades: aplicação no posicionamento relativo GPS." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2004. http://hdl.handle.net/11449/88541.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:23:31Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2004Bitstream added on 2014-06-13T20:30:17Z : No. of bitstreams: 1 alves_dbm_me_prud.pdf: 1723505 bytes, checksum: 9db3e55e3fb351fffc293805469954c5 (MD5)<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)<br>Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)<br>O Global Navigation Satellite System (GNSS), que congrega os vários sistemas de posicionamento por satélite existentes, tem como principal objetivo viabilizar o posicionamento de baixa, média e alta precisão. Dentre os sistemas de posicionamento que integram o GNSS, o Global Positioning System (GPS) tem grande destaque. Mas as observáveis GPS, tal como todas as outras observáveis envolvidas nos processos de medidas, estão sujeitas a erros aleatórios, sistemáticos e grosseiros. Os erros aleatórios são inevitáveis, sendo, portanto, considerados uma propriedade inerente das observações. Erros grosseiros (outliers) devem ser eliminados através do processo de controle de qualidade. Erros sistemáticos podem ser parametrizados ou eliminados por técnicas apropriadas de observação. Eles degradam a acurácia do posicionamento realizado com o GPS. Esses erros incluem erros da órbita dos satélites GPS, multicaminho, erros de refração atmosférica, dentre outros. Dessa forma, alguns trabalhos recentes têm utilizado o modelo semiparamétrico e o método dos mínimos quadrados com penalidades (MMQ com penalidades) para atenuar os efeitos desses erros residuais, utilizando dados de receptores de monofrequência. No modelo semiparamétrico as variáveis estimadas são divididas em uma parte paramétrica (coordenadas da estação e ambigüidades), que é de interesse do usuário, e uma parte não-paramétrica (funções de erros que variam suavemente com o tempo). Assim, devido ao número de incógnitas ser maior que o usual, é utilizado o MMQ com penalidades. Essa técnica utiliza uma spline cúbica natural, cuja suavidade é determinada pelo parâmetro suavizador, calculado pela validação cruzada generalizada. Nesse método, os erros são modelados como funções que variam suavemente com o tempo...<br>The Global Navigation Satellite System (GNSS), that encompasses several satellite positioning systems, has as main goal to make available the low, medium and high precision positioning. Among the positioning systems that integrate GNSS, the Global Positioning System (GPS) has a great importance. But the GPS observables, like all other observables involved in a measurement process, are subject to random, systematic and outliers errors. The random errors are inevitable, being, therefore, considered an inherent property of the observations. Outliers should be eliminated through the quality control process. Systematic errors can be modeled or eliminated by appropriate observation techniques. The systematic errors degrade the accuracy of the positioning accomplished by GPS. These errors are those related to GPS satellites orbits, multipath, atmospheric refraction among others. Thus, some authors have been using the semiparametric model and the penalised least squares technique to mitigate these residual errors, using single frequency receiver data. In a semiparametric model the estimated variables are divided into a parametric part (station coordinates and ambiguities), which is of interest to the users, and a nonparametric one (composed by error functions that vary smoothly with time). However, due to the unknowns number being larger than the usual, the penalised least squares is used. This technique uses a natural cubic spline, whose smoothness is determined by a smoothing parameter, computed by using the generalized cross validation. In this method, the errors are modeled as functions which vary smoothly in time. And more, the systematic errors functions, ambiguities and station coordinates are estimated simultaneously. As a result, the ambiguities and the station coordinates are estimated with better reliability and accuracy than the conventional least square method...(Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Scannavino, Fernando Foresto [UNESP]. "A matemática e o GPS." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/127751.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-09-17T15:25:23Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-02-25. Added 1 bitstream(s) on 2015-09-17T15:48:54Z : No. of bitstreams: 1 000845909.pdf: 594388 bytes, checksum: 0bd92e485ed0c4217c9bf7b4292cd5df (MD5)<br>O trabalho estuda o funcionamento do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e os conceitos matem'aticos envolvidos nesse sistema. E para transmitir esses conceitos a alunos de ensino fundamental e m'edio foi feita uma analogia entre posicionamentos em coordenadas bidimensionais e tridimensionais<br>The paper studies the operation of the Global Positioning System (GPS) and the mathematical concepts involved in this system. Further, to implement these concepts to students in elementary and middle school was made an analogy between placements two-dimensional and three-dimensional coordinates
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Camargo, Paulo de Oliveira. "Modelo regional da ionosfera para uso em posicionamento com receptores GPS de uma freüência." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 1999. http://hdl.handle.net/1884/48840.

Full text
Abstract:
Orientadores: João Francisco Galera Monico, Luiz Danilo Damasceno Ferreira<br>Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias da Terra, Programa de Pós-Graduaçao em Ciências Geodésicas<br>Resumo: A maior fonte de erro no posicionamento e navegação com GPS, na ausência da disponibilidade seletiva (SA), é devida à refração ionosférica. Seu efeito causa um atraso no código e avanço na fase, de uma mesma quantidade. A magnitude desse erro é afetada pelo movimento diurno do sol, estação do ano, ciclo solar, localização geográfica do receptor e campo magnético da Terra. Como é bem conhecido, o efeito sistemático provocado pela ionosfera é o principal fator limitante no posicionamento de precisão, quando se utilizam receptores de uma freqüência, quer seja no posicionamento por ponto ou no posicionamento relativo de linhas-base médias e longas. Um modelo representado pela série do tipo de Fourier foi implementado e os parâmetros estimados, a partir de dados coletados pelas estações ativas da RBMC (Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Satélites GPS). Os dados de entrada do modelo podem ser as observáveis pseudodistâncias, pseudodistâncias filtradas pelas fases das portadoras ou fase das portadoras, coletadas nas portadoras Li e L2. Controle de qualidade baseado no teste estatístico Qui-quadrado (%) foi implementado para a análise da qualidade do ajustamento, bem como o teste de significância dos parâmetros, com o objetivo de validar os coeficientes da série. As observáveis pseudodistâncias filtradas pelas fases das portadoras proporcionaram parâmetros com melhor precisão. Experimentos foram realizados no Brasil, usando dados coletados com receptores de dupla freqüência. A fim de validar o modelo, valores estimados para as coordenadas de algumas estações de referências foram comparados com os considerados verdadeiros. Para o posicionamento por ponto, foram consideradas como valores verdadeiros as coordenadas conhecidas da estação. Já no relativo, consideraram-se as coordenadas obtidas, a partir do processamento da combinação linear livre do efeito da ionosfera. As discrepâncias em relação aos valores considerados verdadeiros indicaram uma redução do erro, em média, da ordem de 80,7% e 41,7%, respectivamente, para o posicionamento por ponto e relativo de linhas de base entre 10 km e 215 km. Estes resultados indicam que mais pesquisas devem ser realizadas, a fim de prover suporte aos usuários de receptores GPS de uma freqüência, necessitando de realizar posicionamento relativo. Porém, no posicionamento por ponto, os resultados proporcionaram discrepâncias da ordem de 1 (um) metro para as coordenadas cartesianas, o que mostra a potencialidade do modelo.<br>Abstract: The largest error source in the positioning and navigation with GPS, in the absence of the selective availability (SA), is due to the ionospheric refraction. Its effects cause code delay and phase advance, of the same amount. The magnitude of this error is affected with time of day, season, solar cycle, geographical location of the receiver and magnetic field of the Earth. As it is well known, the ionosphere is the main drawback for high accuracy positioning when using single frequency receivers either for point positioning or relative positioning of medium and long baselines. The effect of the ionosphere is investigated in the determination of point positioning and relative positioning using single frequency data. A model represented by a Fourier series type was implemented and the parameter estimated from data collected by the active stations of RBMC (Brazilian Network for Continuous Monitoring of GPS satellites). The model data input can be the pseudo range, pseudo range filtered by carrier phase or carrier phase observables, collected by both carriers, L1 and L2. Quality control based on the Chi-square (%2) statistical test was implemented for the analysis the quality of the adjustment, as well as the parameter significance test, with the objective to validate the estimated parameters of the series. The observables pseudo range filtered by carrier phase provided parameters with better precision. Experiments were carried out in Brazil, using data collected with dual frequencies receivers. In order to validate the model, the estimated values for coordinates station were compared with "ground truth". For point positioning the known coordinates of the station were considered as "ground truth". In the relative positioning the coordinates obtained by processing the ionospheric free combination were the "ground truth". The discrepancies - "ground truth" minus estimated value - indicated a reduction better than 80,7% and 41,7% respectively, for the point positioning and relative positioning of baselines ranging from 10 km to 215 km. These results give an indication that more research has to be carried in order to provide support to the single frequency GPS users, who need to realize relative positioning. However, in the point positioning, the results provided discrepancies better than 1 m for the cartesian coordinates, indicating the potentiality of the model.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Sistema de Posicionamento Global (GPS)"

1

in Research on Fossil Energy Resources and in Earthquake Hazard Assessment" (2002 Geological Institute of Hungary) Workshop on "Application of GPS in Plate Tectonics. Proceedings of the Workshop on Application of GPS in Plate Tectonics, in Research on Fossil Energy Resources and in Earthquake Hazard Assessment, Geological Institute of Hungary, August 2002, Budapest. Edited by Fodor László 1961-, Brezsnyánszky Károly, and Magyar Állami Földtani Intézet. Magyar Állami Földtani Intézet, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nuevo manual de GPS: Introducción al Sistema Global de Posición. 2nd ed. Desnivel, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Sistema de Posicionamento Global (GPS)"

1

Shi, Chuang, and Na Wei. "Satellite Navigation for Digital Earth." In Manual of Digital Earth. Springer Singapore, 2019. http://dx.doi.org/10.1007/978-981-32-9915-3_4.

Full text
Abstract:
Abstract Global navigation satellite systems (GNSSs) have been widely used in navigation, positioning, and timing. China’s BeiDou Navigation Satellite System (BDS) would reach full operational capability with 24 Medium Earth Orbit (MEO), 3 Geosynchronous Equatorial Orbit (GEO) and 3 Inclined Geosynchronous Satellite Orbit (IGSO) satellites by 2020 and would be an important technology for the construction of Digital Earth. This chapter overviews the system structure, signals and service performance of BDS, Global Positioning System (GPS), Navigatsionnaya Sputnikovaya Sistema (GLONASS) and Galileo Navigation Satellite System (Galileo) system. Using a single GNSS, positions with an error of ~ 10 m can be obtained. To enhance the positioning accuracy, various differential techniques have been developed, and GNSS augmentation systems have been established. The typical augmentation systems, e.g., the Wide Area Augmentation System (WAAS), the European Geostationary Navigation Overlay Service (EGNOS), the global differential GPS (GDGPS) system, are introduced in detail. The applications of GNSS technology and augmentation systems for space-time geodetic datum, high-precision positioning and location-based services (LBS) are summarized, providing a reference for GNSS engineers and users.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Sistema de Posicionamento Global (GPS)"

1

Nascimento, Pedro Paulo Libório Lima do, Bruno Yuji Lino Kimura, Daniel Ludovico Guidoni, and Leandro Aparecido Villas. "Uma Solução Cooperative Positioning Integrada com Dead Reckoning para Suporte a GPS Sem Linhas de Visada Utilizando a Tecnologia de Radio 802.11p." In Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2018.2484.

Full text
Abstract:
Em Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS) e Redes Veiculares (VANETs), uma miríade de aplicações foi desenvolvida nosúltimos anos com diferentes exigências de acurácia de localização. A grande maioria dessas aplicações utiliza o Sistema de Posicionamento Global (GPS) para obter a localização atual do dispositivo. Entretanto, na ausência de linha de visada para satélites, situação típica em locais como túneis, rodovias multinível e áreas urbanas densas, o sinal GPS fica exposto ao efeito de multi-caminhos, causando severa perda de informação de localização no receptor. Neste trabalho, caracterizamos o problema da indisponibilidade do sistema GPS em áreas urbanas a partir de conjuntos de dados reais de deslocamentos de ônibus e táxis. Para tal problema, propomos CP – uma solução integrada de posicionamento cooperativo baseada em três mecanismos: navegação estimada por sensores Dead Reckoning; disseminação de localização em rede veicular e seleção de nós por geometria de diluição de precisão; e ajuste de mapa. Resultados de simulações mostram que a solução proposta possibilita desempenho superior ao GPS e ao GPS integrado ao Dead Reckoning.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Neves, Diego Vieira, Felipe Cordeiro Alves Dias, and Daniel Cordeiro. "Uso de aprendizado supervisionado para análise de confiabilidade de dados de crowdsourcing sobre posicionamento de ônibus." In I Workshop Brasileiro de Cidades Inteligentes. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/wbci.2018.3229.

Full text
Abstract:
Sistemas de Transportes Inteligentes permitem o uso de sensores e equipamentos de GPS para monitorar os sistemas de transportes públicos em Cidades Inteligentes. A captura e processamento desses dados permite, em tese, que o cidadão possa utilizar o transporte público com confiabilidade e previsibilidade, o que melhoraria a qualidade de vida da população urbana e o meio ambiente. Contudo, diversos fatores podem fazer com que esses dados sejam insuficientes ou de baixa qualidade para uso em tempo real. Este trabalho estuda o uso de dados obtidos via colaboração coletiva (crowdsourcing) como complemento dessas informações. Para mitigar as incertezas introduzidas pelo uso de crowdsourcing, este trabalho propõe um modelo de análise de confiabilidade dos dados coletados especializado para o sistema de transporte público (por ônibus) do município de São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Esquivel-Hernández, Germain. "Análisis de vapor de agua precipitable sobre Costa Rica: una comparación entre diferentes técnicas de análisis basadas en GPS, sondeo atmosférico y productos satelitales MODIS." In I Congreso Internacional de Ciencias Exactas y Naturales. Universidad Nacional, 2019. http://dx.doi.org/10.15359/cicen.1.41.

Full text
Abstract:
La cuantificación del vapor de agua en regiones tropicales como América Central es necesaria para estimar la influencia del cambio climático en su distribución y la formación de precipitaciones. Este trabajo analiza las estimaciones diarias de vapor de agua precipitable (PWV) utilizando los datos de retardo zenital del Sistema de Posicionamiento Global (GPS) en la región del Pacífico de Costa Rica durante 2017. Las mediciones del PWV con GPS se compararon contra los datos del sondeo atmosférico y del espectrómetro de imágenes de resolución moderada (MODIS). Se encontraron sesgos relativamente pequeños entre las temperaturas atmosféricas medias (Tm) del sondeo atmosférico y la ecuación de Bevis. Las variaciones estacionales de PWV fueron controladas por dos de los principales procesos de circulación en América Central: los vientos alisios del noreste y la migración latitudinal de la Zona de Convergencia Intertropical (ZCIT). No se encontraron diferencias estadísticas significativas para los cálculos de MODIS Terra durante la estación seca con respecto a los cálculos basados ​​en GPS (p&gt; 0.05). Un modelo de regresión lineal múltiple estimado con base en variables meteorológicas de superficie pudo predecir las mediciones basadas en GPS con un sesgo relativo promedio de -0.02 ± 0.19 mm/día (R2=0.597). Estos primeros resultados son prometedores para incorporar aplicaciones meteorológicas basadas en GPS en América Central, donde las condiciones climáticas prevalecientes ofrecen un escenario único para estudiar la influencia de los aportes de humedad marítimos en la distribución estacional de vapor de agua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!