Academic literature on the topic 'Sistema embarcados'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Sistema embarcados.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Sistema embarcados"

1

Silva, Fábio Rocha da, Augusto Cesar Rossi de Mattos, Gabriel Silva Marcatto, Rafael de Moura Moreira, and Rodrigo Maximiano Antunes de Almeida. "Desenvolvimento de plataforma embarcada para ensino." Research, Society and Development 8, no. 4 (February 22, 2019): e2084757. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i4.757.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma embarcada que possa guiar os primeiros passos de um aluno na área de programação embarcada. É descrito o desenvolvimento de um pacote de software para suporte ao aprendizado de programação embarcada, principalmente fazendo o uso de sistemas operacionais de tempo real, bem como documenta as atividades iniciais da plataforma PQDB (Pão de Queijo Development Board). As técnicas de desenvolvimento para sistemas embarcados não são as mesmas das aplicadas em desktops e mainframes. Existem restrições de memória, capacidade limitada de processamento, gerenciamento dos dispositivos de entrada e saída, protocolos de comunicação diversos, isto porque cada sistema embarcado é um projeto diferente que pode não seguir padrões, dessa maneira o conhecimento do hardware é essencial para o projeto do software que será incorporado no dispositivo. As implementações práticas foram realizadas com a ferramenta Kinetis Design Studio 3 ® IDE, o sistema operacional FreeRTOS®, a placa de desenvolvimento FRDM-K64F da NXP e a PQDB projetada e fabricada na Universidade Federal de Itajubá. Neste trabalho apresentamos como esta placa auxilia no aprendizado do aluno em software embarcado, apresentando um guia rápido de como portar o FreeRTOS além de desenvolver bibliotecas e drivers para comunicação com periféricos. Conclui-se que a utilização de uma placa pré-montada simplifica o entendimento do aluno na medida que remove camadas de complexidade da atividade de aprendizagem. O mesmo acontece com a utilização de um sistema operacional de tempo real, que abstrais as questões de restrições de tempo para sistemas críticos. Também se notou que a placa PQDB oferece diversos recursos que, se bem explorados, garantem um ótimo início na área de desenvolvimento de softwares embarcados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Eliselma Vieira dos, and Karla Darlene Nepomuceno Ramos. "ESPECIFICANDO FORMALMENTE TOPOLOGIAS PARA REDES EM CHIP." HOLOS 1 (March 5, 2012): 157. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2012.807.

Full text
Abstract:
Este artigo trata da utilização de métodos formais na especificação de topologias para redes em chip. As redes em chip apresentam similaridades com as redes tradicionais, entretanto, por estarem inseridas em sistemas embarcados apresentam características mais restritivas do ponto de vista de espaço, consumo de energia e latência. A topologia descreve o fluxo de dados através da rede e a estrutura física de como os dispositivos estão conectados, bem como, pode determinar o grau de escalabilidade e o desempenho de um sistema como todo. Este artigo apresenta especificações de topologias de redes em chip, relevantes para o projeto de sistemas embarcados, as quais poderão ser utilizadas no processo de síntese de alto nível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Suetake, Marcelo, Ivan Nunes da Silva, and Alessandro Goedtel. "Sistema fuzzy compacto embarcado em DSP e sua aplicação para controle V/f de motores de indução." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 21, no. 3 (June 2010): 245–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592010000300003.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma metodologia de implementação de algoritmos com estratégias fuzzy para sistemas embarcados em processadores digitais de sinais, cujo propósito de aplicação consiste no controle escalar de motores de indução trifásicos. A estratégia de controle adotada reside no ajuste da amplitude e freqüência (V/f) do sinal fundamental da tensão de alimentação do motor de indução, que foi modulado por largura de pulso aplicado a um inversor trifásico. Para tanto, o sistema de controle fuzzy foi integralmente embarcado em um processador digital de sinal empregando-se técnicas de simplificação que visam à redução dos requisitos de memória e custo computacional. O desempenho do controlador foi avaliado experimentalmente sob condições de variação de torque de carga aplicado ao eixo do motor de indução trifásico e referência de velocidade. Análises comparativas com as técnicas de controle PI e PID foram também realizadas com o propósito de validação da metodologia proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Torres, Victor Paiva, Rafael Vidal Aroca, and Aquiles Filgueira Burlamaqui. "Ambiente de Programação Baseado na Web para Robótica Educacional de Baixo Custo." HOLOS 5 (September 27, 2014): 261. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2014.1902.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve um ambiente de programação multiplataforma baseado na web que permite que usuários escolham entre a programação escrita tradicional e o método didático de programação em blocos. O objetivo desse trabalho é facilitar a maneira como estudantes aprendem a programar sistemas embarcados utilizando hardware aberto e de baixo custo, como o Arduino Uno, além de métodos modernos e diferentes abordagens de programação. Os resultados foram obtidos e validados através de testes práticos com estudantes universitários. Eles aprovaram o sistema como uma alternativa mais didática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Martins de Oliveira, Victor, Geraldo Motta Azevedo Júnior, Antonio José Dias da Silva, and Carlos Henriques Ventura do Rosário Oliv. "SISTEMA SIMPLIFICADO DE DIREÇÃO ASSISTIDA PARA EMPILHADEIRAS E TRANSPALETEIRAS ELÉTRICAS." Projectus 3, no. 3 (July 24, 2020): 30–46. http://dx.doi.org/10.15202/25254146.2018v3n3p30.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é propor um projeto, capaz de assistir eletricamente um sistema de direção para empilhadeiras e transpaleteiras elétricas, visando uma melhor eficiência e redução de custos operacionais. O sistema eletrônico foi desenvolvido baseadoem conceitos de eletrônica analógica e de potência para a realização de um controlebidirecional de um motor elétrico de ímãs permanentes. O funcionamento do sistemaé demonstrado através de um protótipo, que foi desenvolvido com componentes atualmente utilizados em equipamentos embarcados em empilhadeiras e transpaleteiras elétricas. O sistema realiza o ajuste do ponto de acionamento, o ajuste de intensidade doacionamento do motor, o ajuste de fim de curso e possui uma proteção contra sobrecarga. Estes ajustes são realizados através de circuitos eletrônicos analógicos, que tiveramseu funcionamento comprovado através dos dados coletados durante o funcionamentodo protótipo. Analisando o funcionamento de todo o sistema e verificando os resultadosobtidos, concluiu-se que é possível e viável a implementação deste sistema em empilhadeiras e transpaleteiras elétricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fernandes, Anamaria Coutinho, Isa Natália Diniz de Magalhães, Marília Alves Souza, Ademar Gonçalves da Costa Junior, and Cleumar Silva Moreira. "Sistema de aquisição de sinais ECG processado pelo LabVIEW com comunicação wi-fi por meio do módulo ESP8266." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 34 (June 1, 2017): 62. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p62-68.

Full text
Abstract:
O Eletrocardiograma (ECG) é um procedimento clínico que mede a atividade elétrica gerada pelo coração, monitorando e diagnosticando as condições cardíacas. O ECG é adquirido, normalmente, por eletrodos em contato com a pele, havendo elementos de condicionamento, processamento e registro do sinal. Com o avanço das áreas de telemedicina e sistemas embarcados, os sistemas de aquisição de sinais ECG tem se miniaturizado, vem sendo propostos para uso em lugares remotos e incorporam técnicas de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) habilitando a visualização dos sinais por dispositivos portáteis (smartphones e tablets) e pela internet. O sistema de aquisição de sinais ECG aqui proposto é um eletrocardiógrafo que integra elementos de aquisição, condicionamento, processamento e visualização dos sinais ECG usando componentes analógico-digitais e transmitido a frequência cardíaca através da internet usando o módulo WiVi ESP8266. Filtros digitais desenvolvidos com LabVIEW® foram também implementados e visam avaliar a possibilidade do condicionamento analógico, visando a miniaturização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos Filho, Paulo Fernando dos, Haroldo Carlos Fernandes, Daniel Marçal de Queiroz, Amaury Paulo de Souza, and Arlindo José Camilo. "Utilização de um sistema de aquisição automática de dados para avaliação dos níveis de ruído de um trator agrícola de pneus." Revista Árvore 28, no. 3 (June 2004): 381–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622004000300009.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi realizado na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG-UNESP), SP, no Laboratório de Vibração e Acústica, e numa área experimental localizada no município de Guaratinguetá, com os objetivos de determinar os níveis de ruído emitidos por um trator agrícola executando a operação de gradagem em diferentes velocidades de trabalho e analisar o conforto do operador, comparando os níveis obtidos com os recomendados pelas principais normas vigentes. Na avaliação dos níveis de ruído, utilizaram-se um trator de pneus de 55,2 kW (75 cv) e uma grade destorroadora-niveladora "off-set" de 28 discos. O sistema de aquisição de dados foi constituído por sensores de ruído, condicionadores e amplificadores e um conversor analógico-digital instalados em um microcomputador e embarcados no trator ensaiado. Posteriormente, os dados foram tratados pelo Programa ORIGIN 50. Com base nos resultados, concluiu-se que o sistema trator-implemento emitiu níveis de ruído acima dos limites estipulados pelas normas, em todas as velocidades testadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferreira, Italo Oliveira, Laura Coelho de Andrade, Larissa Messias de Souza, Arthur Amaral Silva, and Felipe Catão Mesquita Santos. "Avaliação da Incerteza de Dados Batimétricos Coletados por meio de Plataformas Autônomas não Tripuladas." Revista Brasileira de Cartografia 73, no. 1 (February 19, 2021): 88–105. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv73n1-53685.

Full text
Abstract:
A hidrografia consiste em uma ciência correlacionada a geografia física, que estuda todos os tipos e variações de corpos aquáticos. Para uma descrição coerente do fundo submerso, comumente utilizam-se embarcações tripuladas equipadas com sistemas de sondagem para a realização de um levantamento hidrográfico. Todavia, a dificuldade de acesso às áreas remotas, ou até mesmo a insegurança existente pelo fato de a localidade oferecer risco aos tripulantes fez com que o uso de veículos autônomos não tripulados se tornasse cada vez mais comum. Nessa conjuntura, sabe-se que os levantamentos hidrográficos conduzidos por essas plataformas, assim como qualquer outro tipo de levantamento, conterão incertezas que irão afetar diretamente os dados batimétricos. Diante disso, este artigo objetiva apresentar uma metodologia para avaliação teórica da Incerteza Propagada Total (IPT) de sistema de sondagem batimétrica embarcados em ASV's (Autonomous Surface Vessel), bem como validar o modelo teórico por meio da confrontação dos resultados obtidos com as incertezas amostrais adquiridas em um levantamento batimétrico realizado na Laguna da Jansen em São Luís-MA. Os resultados evidenciaram que o modelo de incertezas teórico é coerente com as incertezas amostrais obtidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

SANTOS, DEIVITY DO CARMO, EVANDRO CHARTUNI MANTOVANI, ALÍPIO MONTEIRO BARBOSA, and WALTER LUIZ DE CASTRO MEWES. "USO DE LINGUAGEM C++ EM COMPUTADOR EMBARCADO DE ALTA CAPACIDADE PARA EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA EM TRATORES." Revista Brasileira de Milho e Sorgo 17, no. 2 (September 28, 2018): 340. http://dx.doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v17n2p340-352.

Full text
Abstract:
Resumo: A utilização de tratores e implementos agrícolas é amplamente difundida em todos os tipos de cultura, atendendo às necessidades das diferentes escalas de produção das propriedades rurais. Um dos principais desafios inerentes ao uso desse tipo de equipamento é a dificuldade de aperfeiçoar seu emprego, estabelecendo-se condições de operação, que propiciem o equilíbrio entre a alta capacidade de trabalho que a mecanização agrícola proporciona, o consumo adequado de energia e a sustentabilidade da área de produção. Este trabalho descreve as etapas de implementação de um sistema de aquisição de dados e visa avaliar o desempenho energético de um conjunto trator-implemento, utilizando um computador de placa única baseado na arquitetura ARM e sensores diversos. Algoritmos foram escritos em linguagem de programação C++ a fim de obter os sinais provenientes de cada um dos sensores e trata-los conforme sua natureza e grandeza física a ser mensurada. Após a etapa de programação, os sensores foram individualmente testados e calibrados em bancada e, posteriormente, o sistema como um todo foi testado no conjunto trator-implemento. O sistema mostrou-se uma ferramenta válida para auxiliar na tomada de decisão em operações de campo envolvendo máquinas agrícolas.Palavras-chave: mecanização agrícola, instrumentação eletrônica, sistemas embarcados. HIGH CAPACITY EMBEDDED COMPUTER WITH C++ FOR EVALUATING TRACTOR PERFORMANCE AT FIELD Abstract: Agricultural machinery and implements have been widely used in all crops, supporting the needs of several productive scales. One of the main challenges to the use of such equipment is the difficulty of optimizing its usage, establishing operational conditions that allow the balance between the high performance provided by agricultural mechanization and the sustainability of the planting area. This paper describes the steps in implementing a high capacity acquisition system that allows evaluating the energetic performance of a set of tractor-implement using a single-board computer based on ARM architecture and sensors. The C++ programming language was chosen to implement the algorithms that read the signals provided by sensors and treat them according to the measured physical quantity. Thereafter, the sensors were individually tested in the laboratory and also at field with all sensors connected to the embedded computer. The system proved to be a valid tool to aid in decision making in operations with agricultural machinery.Keywords: agricultural mechanization, electronic instrumentation, embedded systems.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Leite, José Yvan Pereira. "Editorial." HOLOS 3 (July 14, 2012): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2012.991.

Full text
Abstract:
Hoje lançamos mais uma edição da Revista HOLOS, o terceiro volume deste ano! Ela está acompanhada de um momento difícil da educação, da ciência e da tecnologia brasileira, pois as instituições públicas federais de formação de recursos humanos se encontram em movimento paredista. É preciso entendimentos para a manutenção da boa quadra de desenvolvimento, àquela que prospecta os grandes problemas nacionais e, com o olhar inovador e de brasilidade, identifica alternativas para um futuro próspero para os brasileiros! O compromisso da HOLOS com a periodicidade está mantido. O terceiro volume disponibiliza 14 artigos que tratam de temas vinculados aos problemas do desenvolvimento nacional, tais como:energias renováveis, tratamento de efluentes, sistemas embarcados e aplicações de softwares, ações do programa de iniciação à docência (PIBID) da CAPES/IFRN, formação docente e análise pedagógica das provas de vestibular. O primeiro artigo traz uma contribuição a respeito do uso do biodiesel em frota de ônibus com motores diesel, enquanto o incentivo à regulação da promoção do uso da energia fotovoltaica é tratado no segundo artigo. A terceira contribuição está vinculada ao estudo da estabilidade térmica da fibra queratina de penas de frango objetivando a obtenção de carbono CF. Os trabalhos seguintes são da área ambiental. Um trata de estudo comparativo sobre a qualidade sanitária de Peumus boldus Molina industrializadas em Currais Novos/RN, enquanto que o outro analisa a bioaumentação para degradação dos efluentes de processamento da castanha de caju. Na área de sistemas embarcados e softwares, este terceiro volume traz três artigos, os quais abordam: o monitoramento de plataformas de petróleo através de disponíveis móveis; os sistemas de recomendação baseados em web usage mining; e uso de plugin extrator para verificação de composição pew. No âmbito do programa de incentivo à docência (PIBID/IFRN/CAPES), este volume apresenta três artigos, a saber: um jogo didático para o ensino de química; ações da geografia para uma formação cidadã; e por último as ações deste projeto no campus Apodi. O décimo segundo artigo realiza uma análise comparativa da avaliação do ensino superior, a visão do processo de Bolonha e do sistema americano. No ensino da física, o artigo décimo terceiro traz uma análise sobre a formação docente e o ensino de física experimental no Estado do Rio Grande do Norte. O último artigo deste volume apresenta uma análise pedagógica das provas discursivas de matemática e química do vestibular. Os caminhos da HOLOS se ampliam, os quais são identificados pelos inúmeros portais de indexação do periódico. Entre eles: o Directory of Open Access Journals (DOAJ), sistema regional de información em línea para revistas científicas da América Latina, el Caribe y Portugal (LATINDEX), Eletronic Journals Library (EZB-University Library Regensburg), Portal de Periódicos da CAPES, Portal de Conhecimento Nuclear (LIVRE), Library of Congress (LOC), Repositório científico de acesso aberto de Portugal (RCAAP), o PRORCH, Scholar Google, Chinesa Cultura University, Podin Memorial Library - Chaoyang University of Technology (Taiwan), entre outros. A difusão do periódico nos quatro cantos deve-se à perseverança da grande instituição a ela vinculada, bem como aos seus colaboradores, entre eles os avaliadores ad hoc e os aqueles que creditam seus artigos na HOLOS. Com a alegria e espírito inovador, convido-os a partilhar conosco a leitura dos artigos deste volume! Prof. José Yvan Pereira Leite
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Sistema embarcados"

1

Souza, Osvaldo de. "Metodologia para porte do sistema operacional Linux para sistemas embarcados." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2007. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16065.

Full text
Abstract:
SOUZA, O. Metodologia para porte do sistema operacional Linux para sistemas embarcados. 2007. 78 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Teleinformática) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Submitted by Marlene Sousa (mmarlene@ufc.br) on 2016-04-05T12:10:56Z No. of bitstreams: 1 2007_dis_osouza.pdf: 947735 bytes, checksum: 7e9a83068dadae0c7e247ec7883cd3fc (MD5)
Approved for entry into archive by Marlene Sousa(mmarlene@ufc.br) on 2016-04-05T19:04:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007_dis_osouza.pdf: 947735 bytes, checksum: 7e9a83068dadae0c7e247ec7883cd3fc (MD5)
Made available in DSpace on 2016-04-05T19:04:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007_dis_osouza.pdf: 947735 bytes, checksum: 7e9a83068dadae0c7e247ec7883cd3fc (MD5) Previous issue date: 2007-10-07
Embedded system development frequently uses the “trial and error” approach for Operating System (OS) porting,resulting in incomplete or inconsistent porting. In this work, we present a pioneer work addressing this issue. We propose a complete method for detecting OS parts that should be adjusted in order to port the OS into a new hardware platform. The proposed method combines information from the OS source-code and peculiarities of the new hardware platform, resulting in: a complete list of source-codes that must be adjusted; the interdependence between these source-codes; the priority order of modifications for each source-code; and an effort-based schedule to help planning the modifications. In addition, we propose an algorithm dealing with source-code’s cyclic references. Finally, we present a study-case based on an application developed according the proposed method.
Em projetos de desenvolvimento de sistemas embarcados normalmente adota-se uma abordagem de “tentativa e erro” nas atividades relacionadas ao porte do sistema operacional(SO), resultando em um porte incompleto ou inconsistente. Nesta pesquisa apresenta-se um trabalho original onde se propõe uma solução para esta abordagem através de uma metodologia completa para a detecção das partes do SO que devem ser ajustadas de forma que o SO seja portado para a nova plataforma de hardware. A metodologia proposta combina as informações do código-fonte do SO e as particularidades do novo hardware, resultando em: uma lista completa do código-fonte que deve ser ajustado; a interdependência entre estes códigos-fonte; a ordem de prioridade de modificação para cada código-fonte; e um cronograma baseado em esforço, para auxiliar o planejamento das modificações. Adicionalmente, propõe-se um algoritmo para a resolução de referências cíclicas em arquivos de código-fonte. Por fim, é apresentado um estudo de caso baseado em uma aplicação desenvolvida segundo a metodologia proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SOUZA, Osvaldo de. "Metodologia para porte do sistema operacional LINUX para sistemas embarcados." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2007. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19033.

Full text
Abstract:
SOUZA, Osvaldo de; CASTRO, Helano de Sousa. Metodologia para porte do sistema operacional LINUX para sistemas embarcados. 2007. 78f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática, Fortaleza, 2007.
Submitted by Lidya Silva (nagylla.lidya@gmail.com) on 2016-07-21T18:23:16Z No. of bitstreams: 1 2007_dis_osouza.pdf: 947735 bytes, checksum: 7e9a83068dadae0c7e247ec7883cd3fc (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2016-08-09T17:33:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007_dis_osouza.pdf: 947735 bytes, checksum: 7e9a83068dadae0c7e247ec7883cd3fc (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-09T17:33:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007_dis_osouza.pdf: 947735 bytes, checksum: 7e9a83068dadae0c7e247ec7883cd3fc (MD5) Previous issue date: 2007
Embedded system development frequently uses the “trial and error” approach for Operating System (OS) porting, resulting in incomplete or inconsistent porting. In this work, we present a pioneer work addressing this issue. We propose a complete method for detecting OS parts that should be adjusted in order to port the OS into a new hardware platform. The proposed method combines information from the OS source-code and peculiarities of the new hardware platform, resulting in: a complete list of source-codes that must be adjusted; the interdependence between these source-codes; the priority order of modifications for each source-code; and an effort-based schedule to help planning the modifications. In addition, we propose an algorithm dealing with source-code’s cyclic references. Finally, we present a study-case based on an application developed according the proposed method.
Em projetos de desenvolvimento de sistemas embarcados normalmente adota-se uma abordagem de “tentativa e erro” nas atividades relacionadas ao porte do sistema operacional (SO), resultando em um porte incompleto ou inconsistente. Nesta pesquisa apresenta-se um trabalho original onde se propõe uma solução para esta abordagem através de uma metodologia completa para a detecção das partes do SO que devem ser ajustadas de forma que o SO seja portado para a nova plataforma de hardware. A metodologia proposta combina as informações do código-fonte do SO e as particularidades do novo hardware, resultando em: uma lista completa do código-fonte que deve ser ajustado; a interdependência entre estes códigos-fonte; a ordem de prioridade de modificação para cada código-fonte; e um cronograma baseado em esforço, para auxiliar o planejamento das modificações. Adicionalmente, propõe-se um algoritmo para a resolução de referências cíclicas em arquivos de código-fonte. Por fim, é apresentado um estudo de caso baseado em uma aplicação desenvolvida segundo a metodologia proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pereira, Felipe Massia. "Protocolos TCP/IP para sistemas embarcados." [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/276429.

Full text
Abstract:
Orientador : Celio Cardoso Guimarães
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Computação Cientifica
Made available in DSpace on 2018-08-03T14:41:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pereira_FelipeMassia_M.pdf: 1232996 bytes, checksum: 6534b5a29c260209081ce1c6168f6575 (MD5) Previous issue date: 2003
Mestrado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Reis, Tiago de Albuquerque. "Suporte de sistema operacional para reconfiguração dinâmica de componentes de hardware para sistemas embarcados." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93662.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Florianópolis, 2010
Made available in DSpace on 2012-10-25T01:41:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 280624.pdf: 1803793 bytes, checksum: b4481d3f49986c70291af5a4b25999e6 (MD5)
As vantagens que podem ser obtidas com a utilização de computação reconfigurável são largamente conhecidas. No escopo de sistemas embarcados, a utilização dessa tecnologia pode trazer boas respostas para duas questões recorrentes na área: desempenho e consumo de energia. Contudo, sua utilização ainda está longe das prateleiras, limitando-se a incontáveis projetos de pesquisa. Isso se dá, em parte, pelo aumento da complexidade de desenvolvimento de tais sistemas. Uma maneira de diminuir a complexidade de desenvolvimento de sistemas embarcados é através de sistemas operacionais, que provêem abstrações, tanto de hardware quanto de software, para o desenvolvimento da aplicação e ainda permitem alcançar um nível maior de portabilidade da solução. Estendendo-se sistemas operacionais para dar suporte a hardware reconfigurável, provendo esses dispositivos como uma abstração de alto nível, pode-se diminuir a complexidade de desenvolvimento de sistemas embarcados reconfiguráveis. Com esse intuito, foi desenvolvido um suporte à reconfiguração de hardware no contexto do sistema operacional EPOS. Esse suporte estende o gerenciador de energia do EPOS, que permite a propagação de comandos para trocas de modo de operação pelos diversos componentes do sistema, para realizar as operações de hibernar e acordar o sistema como um todo. Essas operações são necessárias devido à utilização do método de diferenciação para gerar bitstreams parciais, o que produz resultados imprevisíveis que podem afetar o processador softcore sobre o qual o sistema operacional executa. Entretanto, tal abordagem possui vantagens que não podem ser ignoradas no contexto de sistemas embarcados, como simplificação significativa no projeto do hardware e melhor portabilidade da implementação do hardware entre diferentes modelos de FPGAs. A implementação presente neste trabalho mostra que pode-se chegar a uma plataforma arquiteturalmente independente, utilizando reconfiguração baseada em diferença, e sua viabilidade de utilização em sistemas embarcados reconfiguráveis.
The advantages obtained by using reconfigurable computing are largely known. This technology can provide good answers for two recurring problems for embedded systems: performance and energy consumption. However, its utilization is happening almost exclusively in research projects, far away from the shelves. This is partially due to the increase of complexity for developing such systems. One way to diminish the development complexity of embedded systems is through operating systems, that provide software and hardware abstractions to the application development and improve the solution#s portability. By extending operating systems to support reconfigurable hardware, providing it as an high level system abstraction, the complexity of developing reconfigurable embedded systems can be reduced. With this intent, a reconfigurable hardware support was developed inside the EPOS operating system. This support extends EPOS# power manager, which propagates commands for operation mode changes through the system components, to allow the hibernation and wake up of the system. This operations are necessary due to the utilization of difference based partial reconfiguration, which produces unpredictable bitstream results that may affect the softcore processor that runs the operating system. Nevertheless, this approach presents some advantages that cannot be ignored when developing reconfigurable embedded systems, such as simplifying the hardware design and improving its portability between different FPGA models. The implementation in this work shows that we can reach an architecturally independent platform, using difference-based partial reconfiguration, and its feasibility in reconfigurable embedded systems.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rocha, Cláudia Antunes. "Monitoramento do fluxo de controle de processadores embarcados baseado em profiling de software." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007. http://hdl.handle.net/10923/3194.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:53:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000389987-Texto+Completo-0.pdf: 1360851 bytes, checksum: d8bf43ca52fd146b24970288170182a3 (MD5) Previous issue date: 2007
In the recent years, the society observes with enthusiasm the rapid proliferation of a vast diversity of embedded systems targeted to safe-critical applications like health-care systems, telecommunication, automotive and aerospace. As a consequence, besides the need for low-cost components, mainly memory, it is also mandatory the use of more robustness hardware and software parts that integrate these systems. Among the possible types of faults, those that change the control-flow of the processors that carry out embedded applications are focused on this work. Very often, these types of faults induce in catastrophic system failure. By catastrophic failure, we mean those faults that in addition to drive the system to an unexpected behavior, it is also needed to reinitialize the system to recover from the faulty state. Thus, the use of techniques capable of detecting these types of faults prevents them from spreading through the system and ultimately, generating incorrect outputs. Unfortunately, the use of fault detection techniques increase memory overhead and degrades system performance. These collateral effects may be critical, preventing real-time embedded systems from attaining their goals. As possible solutions to the mentioned problems, three hypotheses were investigated, and one of them was implemented. Therefore, this work proposes an approach based on software profiling that analyses the control-flow graph of applications, to optimize the number of checkpoints to be inserted along with the application code. In order to validate the proposed approach, we performed fault injection of three types of faults: jump, nop and bit-flips. This fault injection process was accelerated by means of hardware prototyping of the system. In this case, we used a FPGA (Field-Programmable Gate Array) mounted on a Xilinx commercial board. Detailed analysis of the obtained results indicates that the proposed approach reduces the number of checkpoints to be inserted along with the application code, thus, minimizing memory overhead and system performance degradation, while maintaining approximately unchanged the fault detection coverage, when compared to another existing approaches in the literature.
Nos últimos anos, observa-se com grande euforia o crescimento do mercado de sistemas embarcados nas áreas econômico-sociais de grande importância, tais como a saúde, telecomunicações, automotiva e aeroespacial, entre outras. Como conseqüência, exige-se maior robustez tanto do hardware quanto do software integrante destes sistemas, além de componentes de baixo custo, principalmente memória. Dentre os tipos possíveis de falhas, as falhas que alteram o fluxo de controle de processadores que executam aplicações embarcadas, por implicarem em quase sempre em falhas catastróficas do sistema, são focadas nesta dissertação. Por falhas catastróficas, entende-se como sendo aquelas falhas que além de induzir o sistema a produzir um comportamento diferente daquele esperado para a sua função, implicam na maioria das vezes também na reinicialização do sistema como forma de recuperação da falha. Assim, a utilização de técnicas capazes de detectar estes tipos de falhas evita que as mesmas se propaguem pelo sistema e acabem gerando saídas incorretas, pois tais falhas podem ser catastróficas para a segurança dos usuários e para a imagem e reputação das empresas. Porém, a utilização de técnicas de detecção de falhas gera um aumento na taxa de ocupação de memória do sistema, bem como provoca aumento da degradação de desempenho, o que pode ser considerado um fator crítico tratando-se de aplicações embarcadas de tempo-real. Como alternativa para minimizar estes fatores, três hipóteses foram investigadas, sendo uma delas implementada. Assim, nesta dissertação propõe-se uma abordagem baseada em software profiling que analisa o grafo de fluxo de controle da aplicação, visando à otimização do número de assinaturas (checkpoints) a serem inseridas no código-fonte. Para validar a abordagem proposta, foi realizada por simulação a injeção de três tipos de falhas: jump, nop e bit-flip, sobre diferentes programas aplicativos. Este processo de injeção de falhas foi acelerado via prototipagem do sistema em hardware, através do uso de um FPGA (Field-Programmable Gate Array) em uma placa comercial da Xilinx. A análise dos resultados obtidos indica que a técnica proposta reduz o número de assinaturas inseridas no código da aplicação, e portanto, minimizando o overhead de memória e a degradação do desempenho do sistema, ao passo que mantém aproximadamente inalterado nível de cobertura de falhas quando comparada a outras técnicas atualmente existentes na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rocha, Cl?udia Antunes. "Monitoramento do fluxo de controle de processadores embarcados baseado em profiling de software." Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, 2007. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3078.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-04-14T13:56:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 389987.pdf: 1360851 bytes, checksum: d8bf43ca52fd146b24970288170182a3 (MD5) Previous issue date: 2007-02-28
Nos ?ltimos anos, observa-se com grande euforia o crescimento do mercado de sistemas embarcados nas ?reas econ?mico-sociais de grande import?ncia, tais como a sa?de, telecomunica??es, automotiva e aeroespacial, entre outras. Como conseq??ncia, exige-se maior robustez tanto do hardware quanto do software integrante destes sistemas, al?m de componentes de baixo custo, principalmente mem?ria. Dentre os tipos poss?veis de falhas, as falhas que alteram o fluxo de controle de processadores que executam aplica??es embarcadas, por implicarem em quase sempre em falhas catastr?ficas do sistema, s?o focadas nesta disserta??o. Por falhas catastr?ficas, entende-se como sendo aquelas falhas que al?m de induzir o sistema a produzir um comportamento diferente daquele esperado para a sua fun??o, implicam na maioria das vezes tamb?m na reinicializa??o do sistema como forma de recupera??o da falha. Assim, a utiliza??o de t?cnicas capazes de detectar estes tipos de falhas evita que as mesmas se propaguem pelo sistema e acabem gerando sa?das incorretas, pois tais falhas podem ser catastr?ficas para a seguran?a dos usu?rios e para a imagem e reputa??o das empresas. Por?m, a utiliza??o de t?cnicas de detec??o de falhas gera um aumento na taxa de ocupa??o de mem?ria do sistema, bem como provoca aumento da degrada??o de desempenho, o que pode ser considerado um fator cr?tico tratando-se de aplica??es embarcadas de tempo-real. Como alternativa para minimizar estes fatores, tr?s hip?teses foram investigadas, sendo uma delas implementada. Assim, nesta disserta??o prop?e-se uma abordagem baseada em software profiling que analisa o grafo de fluxo de controle da aplica??o, visando ? otimiza??o do n?mero de assinaturas (checkpoints) a serem inseridas no c?digo-fonte. Para validar a abordagem proposta, foi realizada por simula??o a inje??o de tr?s tipos de falhas: jump, nop e bit-flip, sobre diferentes programas aplicativos. Este processo de inje??o de falhas foi acelerado via prototipagem do sistema em hardware, atrav?s do uso de um FPGA (Field-Programmable Gate Array) em uma placa comercial da Xilinx. A an?lise dos resultados obtidos indica que a t?cnica proposta reduz o n?mero de assinaturas inseridas no c?digo da aplica??o, e portanto, minimizando o overhead de mem?ria e a degrada??o do desempenho do sistema, ao passo que mant?m aproximadamente inalterado n?vel de cobertura de falhas quando comparada a outras t?cnicas atualmente existentes na literatura
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

COELHO, Y. L. "Desenvolvimento de um Sistema de Reconhecimento de Atividades Humanas e Monitoramento Remoto Utilizando um Dispositivo Vestível." Universidade Federal do Espírito Santo, 2017. http://repositorio.ufes.br/handle/10/9680.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2018-08-02T00:01:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_9967_Yves Luduvico Coelho.pdf: 4222340 bytes, checksum: 3f974cdd0ed82195f88ed317674c88bf (MD5) Previous issue date: 2017-03-17
Fatores como o envelhecimento da população e o consequente aumento do número de pessoas com doenças crônicas implicam um crescimento exponencial dos custos de assistência médica, visto que o sistema de saúde deve ser capaz de atender a um número cada vez maior de pessoas, mantendo a qualidade do atendimento. Visando redução de custos e melhoria da qualidade, seria desejável um sistema de saúde focado no paciente, no qual se poderia detectar precocemente condições médicas, evitando hospitalizações, bem como acompanhá-los remotamente, evitando a permanência destes no hospital. Nesse contexto, dispositivos de monitoramento remoto tornam-se essenciais para coletar informações importantes de pacientes e torná-las disponíveis ao provedor de saúde. O avanço tecnológico conseguido com a miniaturização de sensores e as novas tecnologias de comunicação sem fio de baixo consumo energético impulsionam o desenvolvimento de sistemas de monitoramento remoto de saúde com dispositivos vestíveis. O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema de reconhecimento de atividades humanas e de monitoramento remoto, utilizando três diferentes abordagens. Para a primeira abordagem, conseguiu-se uma acurácia de 89,11% e precisão de 91,45% na classificação de seis diferentes atividades. Já para as duas últimas abordagens, construiu-se a estrutura completa de monitoramento remoto da intensidade das atividades realizadas por uma pessoa, desde a coleta dos dados até o envio por e-mail para acompanhamento à distância pelo provedor de saúde. Os resultados obtidos com o sistema desenvolvido demonstram a sua viabilidade tanto para o reconhecimento de atividades humanas quanto para monitoramento remoto. Palavras-chave: Sistemas Embarcados, Dispositivos Vestíveis, Reconhecimento de Padrões, Reconhecimento de Atividades Humanas, Monitoramento Remoto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferreira, Willian de Assis Pedrobon [UNESP]. "Sistema embarcado empregado no reconhecimento de atividades humanas." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017. http://hdl.handle.net/11449/151732.

Full text
Abstract:
Submitted by Willian de Assis Pedrobon Ferreira null (willianferreira51@gmail.com) on 2017-09-27T13:44:04Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_Willian_de_Assis_Pedrobon_Ferreira.pdf: 8549439 bytes, checksum: 8a499577dddc476a2f1f7b3cb4d9a873 (MD5)
Approved for entry into archive by Monique Sasaki (sayumi_sasaki@hotmail.com) on 2017-09-28T14:15:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ferreira_wap_me_ilha.pdf: 8549439 bytes, checksum: 8a499577dddc476a2f1f7b3cb4d9a873 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-09-28T14:15:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ferreira_wap_me_ilha.pdf: 8549439 bytes, checksum: 8a499577dddc476a2f1f7b3cb4d9a873 (MD5) Previous issue date: 2017-08-24
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A utilização de sensores em ambientes inteligentes é fundamental para supervisionar as atividades dos seres humanos. No reconhecimento de atividades humanas, ou HAR (Human Activity Recognition), técnicas de supervisionamento são aplicadas para identificar as atividades realizadas em diversas aplicações, como no esporte e no acompanhamento de pessoas com necessidades especiais. O Sistema de Reconhecimento de Atividades Humanas (SIRAH) é empregado no reconhecimento de atividades humanas, utilizando um acelerômetro localizado na cintura da pessoa monitorada e uma Rede Neural Artificial para classificar sete atividades: em pé, deitado, sentado, caminhar, correr, sentar e levantar. Originalmente implementado no software MATLAB, realizava classificações offline em que os resultados não eram obtidos durante a execução das atividades. Apresenta-se, neste trabalho, o desenvolvimento de duas versões embarcadas do SIRAH, que executam o algoritmo de classificação durante a prática das atividades monitoradas. A primeira implementação foi efetuada no processador Nios II da Altera, que ofereceu a mesma exatidão do sistema offline com processamento limitado, pois o software consome 673 milissegundos para executar a classificação desejada. Para aprimorar o desempenho, outra versão foi implementada em FPGA utilizando a linguagem de descrição de hardware VHDL. O algoritmo de classificação opera em tempo real e é executado em apenas 236 microssegundos, garantindo total amostragem das acelerações.
The use of sensors in smart environments is fundamental to monitor humans activities. In Human Activity Recognation (HAR), supervision techniques are employed to identify activities in several areas, such as in sport pratice and in people monitoring with special needs. The Sistema de Reconhecimento de Atividades Humanas (SIRAH) is used in human activities recognation, using an accelerometer located on the monitored person waist and an Artificial Neural Network to classify seven activities: standing, lying, seated, walking, running, sitting and standing. Originally, performed offline classifications executed in MATLAB software. In this work we present the development of two embedded SIRAH versions, which perform the classification algorithm during the monitored activities practice. The first implementation was performed on Altera’s Nios II processor, that has been provided the same offline system accuracy, but with limited processing. To improve the performance, the other version was implemented in FPGA using the VHDL hardware description language, which performs real-time classifications, ensuring a lossless acceleration sampling.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferreira, Willian de Assis Pedrobon. "Sistema embarcado empregado no reconhecimento de atividades humanas /." Ilha Solteira, 2017. http://hdl.handle.net/11449/151732.

Full text
Abstract:
Orientador: Alexandre César Rodrigues da Silva
Resumo: A utilização de sensores em ambientes inteligentes é fundamental para supervisionar as atividades dos seres humanos. No reconhecimento de atividades humanas, ou HAR (Human Activity Recognition), técnicas de supervisionamento são aplicadas para identificar as atividades realizadas em diversas aplicações, como no esporte e no acompanhamento de pessoas com necessidades especiais. O Sistema de Reconhecimento de Atividades Humanas (SIRAH) é empregado no reconhecimento de atividades humanas, utilizando um acelerômetro localizado na cintura da pessoa monitorada e uma Rede Neural Artificial para classificar sete atividades: em pé, deitado, sentado, caminhar, correr, sentar e levantar. Originalmente implementado no software MATLAB, realizava classificações offline em que os resultados não eram obtidos durante a execução das atividades. Apresenta-se, neste trabalho, o desenvolvimento de duas versões embarcadas do SIRAH, que executam o algoritmo de classificação durante a prática das atividades monitoradas. A primeira implementação foi efetuada no processador Nios II da Altera, que ofereceu a mesma exatidão do sistema offline com processamento limitado, pois o software consome 673 milissegundos para executar a classificação desejada. Para aprimorar o desempenho, outra versão foi implementada em FPGA utilizando a linguagem de descrição de hardware VHDL. O algoritmo de classificação opera em tempo real e é executado em apenas 236 microssegundos, garantindo total amostragem das acelerações... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gonçalves, Luiz Fernando. "Desenvolvimento de um sistema de manutenção inteligente embarcado." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2011. http://hdl.handle.net/10183/32591.

Full text
Abstract:
A evolução tecnológica dos sensores, da eletrônica e dos sistemas embarcados melhorou o desempenho, a confiabilidade e a robustez dos sistemas assim como as atividades de manutenção, em especial, as de manutenção proativa. Estes avanços tecnológicos possibilitaram uma nova visão sobre as práticas de manutenção existentes. A expansão das áreas de processamento de sinais e inteligência artificial proporcionou novas abordagens aos sistemas de controle, promovendo a criação de novos modelos de confiabilidade e disponibilidade de equipamentos e sistemas. Além disso, aumentou a precisão no reconhecimento de padrões de falhas, ampliou a avaliação e o diagnóstico de danos em equipamentos e sistemas, e adicionou inteligência aos sistemas de manutenção existentes. Diversas técnicas de processamento de sinais (tais como a transformada de Fourier), de inteligência artificial (as redes neurais artificiais e a lógica nebulosa, por exemplo) e de filtragem adaptativa (os filtros adaptativos, como exemplo) já são utilizadas com sucesso para detectar e prevenir falhas em vários tipos de equipamentos. Os sistemas de manutenção que fazem uso das técnicas de processamento de sinais e inteligência artificial, em conjunto, por exemplo, são conhecidos como sistemas de manutenção inteligente. Através desses sistemas, é possível monitorar as condições físicas, tomar decisões, efetuar ações de manutenção e fornecer diagnósticos precisos de falhas. Este trabalho aborda a implementação de um sistema de manutenção inteligente embarcado que usa a transformada wavelet packet e os mapas auto-organizáveis ou os filtros adaptativos para detectar, classificar e prever falhas em atuadores elétricos. A idéia principal deste trabalho é determinar qual destas ferramentas, mapas auto-organizáveis ou filtros adaptativos, é a mais adequada para o embarque. Espera-se com a implantação embarcada desse sistema de manutenção, por exemplo, evitar falhas nos atuadores e promover uma maior reutilização de peças.
The technological evolution of sensors, electronics, and embedded systems has improved the performance, reliability and robustness of systems as well the maintenance activities, especially the proactive maintenance. These technological advances have provided a new view about the existing maintenance practices. The expansion of signal processing and artificial intelligence has provided new approaches in industrial control systems leading to the proposal of new reliability and availability models for equipments and systems. Moreover, it has increased the precision in failure pattern recognition, has extended the assessment and diagnosis of damages in equipments and systems, and has added intelligence to existing maintenance systems. Several techniques for signal processing (such as Fourier transform), artificial intelligence (artificial neural networks, for example) and adaptive filtering (adaptive filters, as an example) are already used successfully to detect and prevent failures in several kinds of equipments. The maintenance systems that use, for example, the techniques for signal processing and artificial intelligence together are known as intelligent maintenance systems. It is possible to control the physical conditions, make decisions, perform maintenance activities and do accurate diagnosis of failures using those systems. This work presents the implementation of an embedded intelligent maintenance system using wavelet packet analysis and self organizing maps or adaptive filters for detection, classification, and prediction of failures in electrical actuators. The main idea is to determine which of these tools, self-organizing maps or adaptive filters, is the most suitable for the implementation in embedded systems. It is expected that with the implementation of this maintenance system, failures in actuators are avoided, and that a greater reuse of parts is achieved.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Sistema embarcados"

1

Yukio Sato, Gilson. SISTEMAS EMBARCADOS AUTOMOTIVOS: artigos do curso de especialização em sistemas embarcados para indústria automotiva. EDITORA CRV, 2016. http://dx.doi.org/10.24824/978854440831.5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Sistema embarcados"

1

Glinski, Paulo Henrique Tokarski, Alex Luiz de Sousa, and Mário Ezequiel Augusto. "COMPONENTES FÍSICOS E SISTEMAS EMBARCADOS EM UM SISTEMA DE AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA." In Resultados das Pesquisas e Inovações na Área das Engenharias 3, 75–81. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1332023118.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Adalberto Marques de, Francimeire Gomes Pinheiro, Marcus Tulio Alves, Alexandra Priscila Tregue Costa, and Bruno de Oliveira Matias. "Sistema para monitoramento de consumo de energia elétrica residencial em tempo real com sistemas embarcados." In Engenharia Elétrica: As contribuições da vida acadêmica no cotidiano do profissional. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-099-6.cap.11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Nayara de Souza, Vaston Gonçalves da Costa, and Marcelo Henrique Stoppa. "Verificação formal de sistemas digitais embarcados." In Tecnologias em pesquisa: engenharias, 121–34. Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/9788580392234-08.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lopes, Kayon Vinicius Lima, Danúbia Soares Pires, and Orlando Donato Rocha Filho. "MODELAGEM INTELIGENTE NEBULOSA APLICADA À HIDROPONIA VIA SISTEMA EMBARCADO." In A Produção do Conhecimento na Engenharia Elétrica 2, 159–71. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.65220230314.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

ALEXANDER PATRICK CHAVES DE, SENA, ABREU JOSÉ LUCAS MOREIRA CAVALCANTI DE, SILVA ASAFE DOS SANTOS, and SOUZA JOÃO MANOEL FREITAS. "SISTEMA EMBARCADO PARA O CONTROLE DE POSIÇÃO DE UM ROBÔ PARALELO TIPO DELTA LINEAR DE BAIXO CUSTO." In Perspectivas das Engenharias na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 82–98. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-06-5.82-98.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta um sistema embarcado para o controle de posição de um robô paralelo com aplicação para acabamentos mecânicos. Anteriormente a máquina operava através do suporte computacional utilizando um dispositivo de alto custo. Dessa forma, com a substituição do aparato de processamento, sem a perda qualitativa, é possível estimar uma maior acessibilidade ao sistema concebido. Foi selecionada para a realização do trabalho a plataforma de software livre Arduino Due. O dispositivo controlado possui três bases manipuladas, com 300 mm de curso útil. Cada base é acionada por um motor de corrente contínua (CC) e um encoder, com resolução de 400 pulsos por volta. É utilizada a técnica de controle PID, com base no método Ziegler-Nichols de definição paramétrica. Para a melhor visualização, de forma gráfica, e definição dos dados empregados no sistema, desenvolveu-se um programa supervisório por meio da linguagem Java, que permite ao usuário definir os ganhos proporcionais, derivativos e integradores, bem como visualizar em tempo real a resposta sistemática perante aos parâmetros aplicados. Ao término do trabalho, pode se verificar um erro atuante máximo nos carros de aproximadamente 2,86%, obtendo por fim um dispositivo mais barato, com eficiência compatível com a original.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Renan Romão, Regimar Francisco dos Santos, Glaucilene Ferreira Catroli, and Fábio Andrijauskas. "AMBIENTE DE APRENDIZADO PARA ESTUDO DE MÁQUINAS VIRTUAIS EM SISTEMA EMBARCADO." In Engenharia Moderna: Soluções para Problemas da Sociedade e da Indústria 2, 47–57. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9982113045.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

ALBUQUERQUE JUNIOR, Paulo Pereira De, Renan Corrêa BASONI, César Augusto VICTOR, Fabiano Carneiro RIBEIRO, and Francisco Aldinei Pereira ARAGÃO. "EXIBIÇÃO DOS LAÇOS CONSCIENTIZADORES DA SAÚDE UTILIZANDO SISTEMAS EMBARCADOS E LEDS RGB." In CIÊNCIAS DA SAÚDE - TEORIA E PRÁTICA, 290–305. Uniedusul Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/513494-28.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Timóteo Gomes da, Fernanda Maria Ribeiro de Alencar, and Aêda Monalizza Cunha de Sousa Brito. "DE KAOS PARA SYSML NA MODELAGEM DE SISTEMAS EMBARCADOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA." In Ampliação e Aprofundamento de Conhecimentos nas Áreas das Engenharias, 60–67. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.7442008046.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Libera, Giovanni Polette Dalla, Victor Moreira Leão, Vitor Augusto de Sousa, Matheus Fernando Lima Zuccherelli de Souza, Renata Lima Zuccherelli de Oliveira, Marcelo Eduardo de Oliveira, and Adriano Rogério Bruno Tech. "AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA EMBARCADO PARA MENSURAR A ILUMINÂNCIA EM UM AVIÁRIO EXPERIMENTAL." In As Engenharias frente a Sociedade, a Economia e o Meio Ambiente 3, 223–29. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.32019250620.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

OLIVEIRA, Altobely Alves Mendes De, Renan Corrêa BASONI, Matheus José Cunha De OLIVEIRA, Glawther Lima MAIA, and Jailson Alves Da NOBREGA. "DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA EMBARCADO APLICADO NA IRRIGAÇÃO LOCALIZADA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR." In PESQUISA E INOVAÇÃO EM HORTICULTURA, 81–96. Uniedusul Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/514123-8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Sistema embarcados"

1

B. da Silva, Guilherme, Daniel S. Batista, Marcelo C. Tosin, and Leonimer F. de Melo. "Estratégia de Detecção de Faixas de Trânsito Baseada em Câmera Monocular para Sistemas Embarcados." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1747.

Full text
Abstract:
A detecção de faixas sobre as vias de trânsito vem se destacando como uma das tecnologias fundamentais na implementação de veículos autônomos inteligentes. O objetivo principal deste trabalho é a busca por um método robusto para a detecção de faixas com custo computacional baixo, compatível com aplicações embarcadas. O método proposto é composto por três etapas: segmentação de faixas através da combinação de filtros de limiar, geração de uma região de interesse em perspectiva aérea, e detecção das faixas pelo método Slidding Windows. Para avaliação e validação do sistema proposto, o método foi implementado em um sistema embarcado convencional com processador ARM A57 e imagens reais de um veículo foram utilizadas. Foram analisadas métricas de acuracia e tempo de execução para diferentes cenários de vias, bem como para diferentes resoluções de imagem. Os testes realizados apresentaram bons índices de detecção das faixas de trânsito, entre aproximadamente 89 % e 97 %, conforme a resolução da imagem,além de mostrar que o algoritmo possui custo computacional compatível para ser executado por uma plataforma embarcada tradicional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Berbert, Wanderson, Luciano Bertini, and Alessandro Copetti. "Aceleração de hardware em sistemas embarcados para aprendizado de máquina utilizando KNN em FPGA." In Computer on the Beach. São José: Universidade do Vale do Itajaí, 2021. http://dx.doi.org/10.14210/cotb.v12.p400-407.

Full text
Abstract:
Aprendizado de máquina tem se tornado uma ferramenta essencialpara qualquer sistema de tomada de decisão. Devido a limitaçõesde performance impostas por arquiteturas tradicionais que utilizamCentral Processing Units (CPUs), para aplicações mais críticas, métodosde aceleração com Graphical Processing Unit (GPU) e ApplicationSpecific Integrated Circuit (ASIC) têm sido empregados. No entanto,quando aplicadas a sistemas embarcados, estas apresentam limitaçõesrelacionadas a tamanho físico e complexidade. Para resolverestes problemas, a utilização da tecnologia Field Programmable GateArray (FPGA) tem se mostrado promissora devido a sua grande eficiência,paralelismo real, reconfigurabilidade e flexibilidade. Diantedisso, este estudo tem como objetivo, além de fazer uma revisãoaprofundada da bibliografia, apresentar arquiteturas projetadasem FPGA que buscam minimizar tais limitações, maximizando aeficiência, sem perda de performance significativa e de modo a viabilizarsua utilização em sistemas embarcados. Resultados mostramganhos em performance acima de 95% quando utilizando um hardwareespecialista desenvolvido em FPGA utilizando o algoritmo deaprendizado de máquina K-Nearest Neighbor (KNN).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

T. Santos, Judá, Marcus D. N. Forte, Nadson R. T. de Sousa, Italo C. Branco, Fabricio G. Nogueira, and Bismark C. Torrico. "Sistema VANT para Reconstrução Tridimensional na Indústria." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.980.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema aéereo de mapeamento tridimensional de alta precisão. A finalidade do sistema desenvolvido e a reconstrução de grandes áreas e objetos através de nuvem de pontos, com aplicabilidade no setor industrial. O sistema utiliza de um eficiente sistema de posicionamento RTK (Real-Time Kinematic), um sensor LiDAR (Light Detection And Ranging) para leitura da área e um microcomputador capaz de processar esses dados e construir a nuvem de pontos. Todos esses equipamentos são embarcados em um quadricóptero com capacidade de levar cargas de ate 10 Kg. Ao final do trabalho é apresentado um resultado experimental com o mapeamento e identicação de objetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, Maurício, Adonias De oliveira, and Luciano Martins Júnior. "Análise comparativa de três sistemas embarcados que auxiliam o controle da glicemia em diabéticos." In Escola Regional de Computação Ceará, Maranhão, Piauí. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ercemapi.2020.11467.

Full text
Abstract:
Geralmente, os pacientes diabéticos são aconselhados a verificar seu nível de glicose no sangue 5 a 7 vezes por dia. Vários ramos da computação e eletrônica têm contribuído com desenvolvimento de métodos e sistemas que auxiliam eficientemente à baixo custo o diagnóstico, monitoramento e controle da doença. Neste contexto, o presente trabalho analisa três protótipos embarcados que podem servir como referencial para construção de um sistema de menor custos, de baixo consumo de energia e boa precisão na medição determinando ideal para o uso diário a doença crônica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alves, Alex, Samaherni Dias, and Kurios Queiroz. "Proposta de um Sistema para Simulação em Hardware de Nanossatélites." In IX Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbesc_estendido.2019.8634.

Full text
Abstract:
O advento da microeletrônica contribuiu para a criação de um padrão de nanossatélites, chamado CubeSat, que possibilitou uma redução no custo e no tempo de desenvolvimento de missões baseadas em satélites. Com a popularização desse padrão, várias instituições de ensino passaram a desenvolver pesquisas utilizando CubeSats. Para fins didáticos, foram criadas plataformas para simulação de nanossatélites em ambientes educacionais. Apesar dessas plataformas oferecerem uma alternativa para o ensino e o desenvolvimento da engenharia aeroespacial, elas apresentam um custo relativamente alto. Desse modo, neste artigo é apresentada uma proposta de um sistema para simulação de nanossatélites utilizando sistemas embarcados de baixo custo e uma plataforma IoT. A arquitetura do sistema proposto é descrita e são apresentados os resultados de alguns testes já realizados. Por fim, são apresentadas as conclusões e proposições para trabalhos futuros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Oliveira, Rodrigo, and Marco Aurélio Wehrmeister. "Avaliando a Especificação das Ocorrências das Características Transversais em Software Embarcado." In Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbesc_estendido.2020.13085.

Full text
Abstract:
A engenharia de software embarcado vem evoluindo rapidamente ao longo dos últimos anos, em especial para lidar com o aumento da complexidade associada a grande quantidade de requisitos funcionais e características transversais associadas aos requisitos não-funcionais. O processo de identificar e especificar a seleção de pontos onde as características transversais devem ser tratadas vem sendo amplamente discutido desde meados dos anos 90, especialmente no contexto da Aspect-Oriented Software Development (AOSD) e modelagem. No entanto, a compreensão de tais especificações é muitas vezes difícil, pois a sintaxe e a semântica das linguagens utilizadas, principalmente as linguagens visuais, não permitem intuir facilmente o significado dos símbolos usados. Tal situação produz artefatos difíceis de compreender e manter. Portanto, o processo de localizar, identificar, e especificar os pontos onde as características transversais devem ser tratadas e chave no projeto de software embarcado, pois pode levar à problemas no desenvolvimento e, principalmente, na integração dos componentes do software do sistema. Este trabalho apresenta uma avaliação empírica com o objetivo de avaliar a compreensão da especificação de seleção de POCT em sistemas embarcados de forma indireta através da avaliação ao dos efeitos cognitivos e das propriedades de percepção das notações. Foram avaliadas três notaçõees, duas gráficas (JPDD e Theme/UML) e uma textual (AspectJ), que foram usadas para especificar implícita e explicitamente a seleção de POCT (para 15 pontos distintos) em três projetos de software embarcados diferentes que representam aplicações reais no contexto de sistemas de automação. Para tal, propõe-se um modelo de qualidade baseado no framework conceitual “Physics of Notation” (PON). Foram usadas nove métricas para quantificar as propriedades perceptuais na especificação da seleção de POCT, sendo que algumas métricas foram criadas e outras representam conceitos dentro dos princípios do PON. Os resultados dos experimentos mostram como cada uma das notações impacta na compreensão das especificações criadas. Foram encontradas evidencias empíricas de que a especificação gráfica das seleções dos POCT tem pouca discriminação sobre a eficácia cognitiva das representações visuais (conforme o framework PON) e, portanto, os indícios apontam para a conclusão de que o uso de notações visuais para especificar a seleção de POCT é um processo inconsciente e sujeito a ambiguidades tanto na especificação dos artefatos quanto na compreensão e interpretação deles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Esmeraldo, Guilherme, and Edna Barros. "Exploração Eficiente em Espaços de Projeto de Comunicação em Plataformas Multiprocessadoras Baseadas em Barramentos." In Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/wperformance.2015.10403.

Full text
Abstract:
Sistemas embarcados se tornaram muito complexos, devido aos novos requisitos das aplicações, necessitando assim de mais de um processador, diferentes tipos de memória e dispositivos variados. Para tornar a comunicação mais eficiente entre esses dispositivos, devese customizar sua estrutura de comunicação. Quando se utiliza barramentos para a comunicação, muitos parâmetros têm que ser considerados, pois podem impactar diretamente no desempenho de todo o sistema. Este trabalho apresenta uma nova abordagem que permite explorar com grande desempenho, em relação às abordagens tradicionais de simulação, as opções de configuração de barramento de todo o espaço de projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Malheiros Alves, Caio Marcos, Luiz Alberto Pinto, Marco Antônio De Souza Leite Cuadros, and Gustavo Maia de Almeida. "Classificação de Defeitos em Rolamento de Motores Elétricos Utilizando Redes Convolucionais Compactas para Sistemas Embarcados." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1612.

Full text
Abstract:
Motores elétricos são onipresentes em processos industriais e no dia a dia e assim o diagnóstico de defeitos em tais máquinas é de suma importância. As técnicas mais recentes de diagnóstico utilizam CNN com grande sucesso, porém são implementadas para rodar em servidores off-site. Este trabalho analisa duas propostas de CNNs desenvolvidas para serem executadas em um sistema embarcado on-site. As CNNs foram testadas com sucesso por seus autores utilizando um conjunto de dados proprietário. Os testes realizados aqui utilizam um conjunto de dados diferente, muito utilizado em benchmarks na área, o conjunto de dados da CWRU. Os testes realizados demonstram que as CNNs propostas também obtêm sucesso ao classificar defeitos do conjunto de dados CWRU, validando suas estruturas e demonstrando uma boa generalização para ser aplicada em montagens e sistemas diferentes do utilizado em seu desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Marciel de Liz, Cesar A. Zeferino, and Michelle S. Wangham. "Mecanismo de Verificação de Integridade de Software Baseado em BIOS UEFI." In Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2018.2496.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve um mecanismo de verificação que aproveita os recursos do BIOS UEFI para atestar a integridade de software de sistemas embarcados utilizados na Internet das Coisas. Este mecanismo tem como componente principal uma aplicação, chamada AVIS UEFI, executada na fase de Aplicativos de Pré-Boot da inicialização que utiliza assinatura digital e chaves armazenadas em um dispositivo criptográfico para verificar se o software foi adulterado. De acordo com o resultado da verificação de integridade, o sistema é inicializado ou desligado. Como prova de conceito, um protótipo foi desenvolvido e avaliado considerando um estudo de caso real. Os resultados obtidos demonstram a viabilidade técnica do mecanismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

A. dos Santos, Matheus, Rodrigo D. B. de Araújo, and Geraldo L. B. Ramalho. "Rápida Detecção de Condição de Bombas Centrífugas por Análise Estrutural de Sinais de Sensores MEMS." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1580.

Full text
Abstract:
Técnicas de manutenção preditiva permitem que os equipamentos sejam monitorados sem a necessidade de interromper sua operação, reduzindo a frequência de manutenção corretiva. Este trabalho propõe um sistema não-invasivo de detecção de vibração para analisar o estado de uma máquina elétrica trifásica usada na bomba centrífuga usando um sensor de sistema micro eletromecânico (MEMS) composto por acelerômetro e giroscópio de múltiplos eixos. A análise estrutural forneceu um meio de extrair as características do sinal no domínio do tempo. A classificação foi realizada para analisar os atributos do sinal de diferentes combinações em três eixos. Os resultados mostram que o uso dos sinais de aceleradores e giroscópios melhora o desempenho dos classificadores, como é o caso do Linear SVM, que atingiu 100% para todas as condições de monitoramento. Além disso, a extração dos atributos do sinal usando o método de análise estrutural do SCM é rápida, permitindo que seja usado em sistemas embarcados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography