To see the other types of publications on this topic, follow the link: Sistemas construtivos industrializados.

Journal articles on the topic 'Sistemas construtivos industrializados'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 19 journal articles for your research on the topic 'Sistemas construtivos industrializados.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Souza, Denise Aparecida, and Giusilene Costa de Souza Pinho. "Sistemas construtivos industrializados para habitação social: análise do container como uma nova alternativa." Brazilian Journal of Development 5, no. 8 (2019): 12413–30. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv5n8-085.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lacerda, Juliana Ferreira Santos Bastos, and Jefferson de Oliveira Gomes. "Uma visão mais sustentável dos sistemas construtivos no Brasil: análise do estado da arte." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 7, no. 2 (November 20, 2014): 167–86. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v7i2.469.

Full text
Abstract:
Diante da elevada quantidade de recursos consumidos e resíduos gerados pela indústria da construção civil, identificou-se a necessidade de buscar sistemas construtivos que levem em consideração os três aspectos do desenvolvimento sustentável – econômico, social e ambiental – de forma equilibrada. Este artigo aborda o estado da arte dos sistemas construtivos convencionais e industrializados no Brasil, sejam eles light wood frame, light steel frame e concreto/PVC, expondo suas mais importantes características com vistas ao desenvolvimento de um sistema mais sustentável. O estudo é baseado na pesquisa de informação bibliográfica sobre os temas abordados. Sistemas construtivos sustentáveis combinados ao uso de tecnologias seguem o conceito de baixo custo e redução do impacto ambiental nas diversas fases do ciclo de vida da construção, desde a concepção do projeto, passando pela execução, até o usuário final, tendendo à diminuição do tempo, otimizando o uso de matérias-primas, promovendo a conscientização de todos os envolvidos no processo e abrangendo soluções que possibilitem a redução do uso de recursos naturais, o uso da eficiência financeira e proporcione conforto e qualidade para o usuário. Os sistemas abordados apresentam vantagens e desvantagens em sua utilização. Contudo, é oportuno e relevante ampliar os trabalhos sobre a sustentabilidade das edificações, sendo necessário desenvolver um método de avaliação do desempenho sustentável desses sistemas para apoio na tomada de decisões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fabro, Fabiana, Iamara Rossi Bulhões, Carlos Torres Formoso, and Marcus Costa Tenório Fireman. "Diretrizes para planejar e controlar o processo de montagem de sistemas construtivos pré-fabricados de aço." Ambiente Construído 20, no. 2 (June 2020): 505–24. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212020000200412.

Full text
Abstract:
Resumo Nos últimos anos, tem se observado um aumento na utilização de sistemas construtivos industrializados, entre os quais estruturas metálicas, que podem contribuir para eliminar perdas e reduzir duração dos empreendimentos. O presente trabalho tem como objetivo propor um conjunto de diretrizes para o planejamento e controle do processo de montagem de estruturas metálicas prefabricadas, utilizando conceitos e ferramentas relacionados à Produção Enxuta. A abordagem metodológica utilizada foi design science research, sendo o trabalho desenvolvido em parceria com uma empresa que projeta, fábrica e monta sistemas construtivos em aço. Foram implementadas diversas melhorias no planejamneto e controle da produção (PCP) da empresa, em duas etapas: a primeira com a participação de um pesquisador como facilitador do processo; e a segunda com a implementação conduzida por gerentes da própria empresa. Os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de adaptação dos modelos de PSP e do PCP existentes na literatura ao contexto de sistemas de estruturas metálicas. A principal contribuição do trabalho foi a proposição de um conjunto de diretrizes para conceber o processo de PCP em empresas que fornecem sistemas construtivos de aço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, A. B. F., and H. A. Souza. "Sistemas Construtivos Industrializados nos Cursos de Graduação em Engenharia Civil e Arquitetura do Brasil." Revista de Ensino de Engenharia 34, no. 2 (December 3, 2015): 53–60. http://dx.doi.org/10.15552/2236-0158/abenge.v34n2p53-60.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cruz, Herbert Melo, Débora de Gois Santos, and Ludmilson Abritta Mendes. "Causas da variabilidade do tempo de execução dos processos em diferentes sistemas construtivos." Ambiente Construído 18, no. 1 (March 2018): 49–65. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000100209.

Full text
Abstract:
Resumo Um dos grandes desafios para o gerenciamento da construção é a execução das atividades de acordo com as durações programadas, sendo comum a ocorrência de variabilidade. O objetivo desta pesquisa foi analisar as causas da variabilidade do tempo de execução dos processos em diferentes sistemas construtivos, classificando-as em níveis de risco. A metodologia consistiu em um estudo de casos múltiplos em diferentes sistemas construtivos, sendo aplicado com diversos trabalhadores de obras um questionário com 31 causas de variabilidade divididas em oito categorias. Visou-se levantar as variáveis frequência e intensidade de atraso. Foram observadas obras de concreto armado (convencional), alvenaria estrutural e paredes de concreto moldadas no local. Para a análise dos dados foi criado um fator de atraso e aplicada uma metodologia de classificação das causas em níveis de risco através da análise de clusters. Como resultados foram apontadas as principais causas de variabilidade para cada um dos sistemas, sendo algumas semelhantes: retrabalho, baixa qualidade do trabalho e socialização. Análises estatísticas apontaram diferenças entre os sistemas: aqueles mais industrializados tiveram maior quantidade de causas classificadas em níveis de alto risco, porém o impacto da variabilidade no processo foi menor. Há deficiências por parte dos gestores para lidar com os impactos da variabilidade nos processos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nogueira, Carina Ferreira Barros, Fernanda Aranha Saffaro, and Sidnei Junior Guadanhim. "Diretrizes de projeto para a redução de perdas na produção de Habitações de Interesse Social customizadas com painéis pré-fabricados em sistemas de construção a seco." Ambiente Construído 18, no. 1 (March 2018): 67–89. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000100210.

Full text
Abstract:
Resumo O setor da construção civil vem sendo instigado a diminuir o déficit habitacional nas classes de baixa renda. O emprego de sistemas construtivos industrializados é uma alternativa para esse fim e para aplicação da customização em massa. No entanto, a possibilidade de conferir customização pode acarretar impactos negativos na produção. A modularidade do produto é uma abordagem para a customização em massa. A partir da concepção de módulos, é possível adotar combinações e produzir uma gama de produtos. Este artigo tem como objetivo propor diretrizes de projeto para reduzir perdas na produção de painéis pré-fabricados em sistemasde construção a seco, com foco na simplificação da produção de habitações de interesse social customizadas. A abordagem metodológica adotada foi apesquisa construtiva e o referencial teórico envolveu conceitos de arquitetura e modularidade do produto. A partir dos resultados, foram propostas diretrizes de projeto baseadas nos princípios de modularidade do produto. O impacto das diretrizes na produçãodos painéis foi avaliado mediante coleta de dados em fábrica. A modularidade do produto mostrou-se uma estratégia eficiente para padronização dos componentes e simplificação do processo de fabricação dos painéis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cordeiro, Carol Cardoso Moura, Douglas Queiroz Brandão, Luciane Cleonice Durante, and Ivan Júlio Apolonio Callejas. "Construções vernáculas em terra: perspectiva histórica, técnica e contemporânea da taipa de mão." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 10 (January 25, 2019): e019006. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v10i0.8651212.

Full text
Abstract:
Amplamente utilizadas nas civilizações do passado, as construções vernáculas com terra foram substituídas por técnicas e materiais industrializados em decorrência dos avanços tecnológicos do setor da construção civil para suprir as exigências dos usuários modernos. Em vista dos impactos ambientais oriundos dessa substituição, têm-se buscado alternativas construtivas inspiradas nessas antigas construções, uma vez que o material está disponível no próprio local e não se incorpora processos de queima na sua produção. Assim sendo, o objetivo principal deste artigo é evidenciar as potencialidades das edificações com terra no contexto atual, sob a perspectiva da história, da técnica e da contemporaneidade, com ênfase na taipa de mão. Utilizou-se a metodologia de revisão sistemática da literatura, considerando publicações de língua portuguesa e inglesa, em uma janela temporal de 20 anos. Os resultados apresentam uma classificação dos sistemas construtivos com terra no panorama mundial e um destaque para o registro histórico e mapeamento da taipa de mão no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste brasileiro, assim como suas potencialidades no cenário atual. Como contribuição, discutem-se vantagens e desvantagens da taipa de mão, apontando aspectos técnicos que precisam ser incorporados para que se torne uma alternativa viável para construções sustentáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souza, Djaniro Álvaro de, Marcílio Sousa da Rocha Freitas, and Arlene Maria Sarmanho Freitas. "Estabilidade de colunas com seções enrijecidas em perfis de aço formados a frio." Rem: Revista Escola de Minas 59, no. 2 (June 2006): 199–205. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672006000200009.

Full text
Abstract:
Os perfis de aço formados a frio estão sujeitos a fenômenos de instabilidade, tanto local, quanto global, que influenciam na capacidade de carga do elemento comprimido. A utilização de enrijecedores pode aumentar a capacidade de carga e a eficiência desse elemento. Apresenta-se, nesse artigo, um estudo numérico de colunas de seções do tipo U enrijecido com enrijecedores intermediários na alma, submetidas à compressão axial. Os perfis adotados são seções comumente utilizadas como colunas (montantes) em sistemas construtivos industrializados constituídos de elementos metálicos pré-fabricados, conhecidos como Light Steel Frame. O estudo baseia-se em análises numéricas através do Método dos Elementos Finitos, onde são obtidos as cargas críticas e os respectivos modos de flambagem elástica das seções, através de análise linear, e são feitas avaliações do comportamento pós-flambagem das seções através de análise não-linear. Os comprimentos das colunas foram variados ao longo das séries analisadas, buscando-se identificar os fenômenos de instabilidade predominantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Kochem, Raimundo Fagner Freitas, and Silvana De Nardin. "Piso misto de pequena altura: componentes e processo construtivo." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 9, no. 3 (September 28, 2018): 167–77. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v9i3.8650817.

Full text
Abstract:
A procura por sistemas construtivos mais eficientes vem crescendo gradualmente nos últimos anos no Brasil. Neste cenário está inserido o sistema misto de aço e concreto que apresenta grandes vantagens tanto estruturais como construtivas. O piso misto de pequena altura trata-se da associação entre viga mista e laje mista, cuja principal característica é o embutimento da viga na laje; tal embutimento proporciona redução da altura total do sistema laje-viga aumentando o pé-direito do pavimento. Por ser um sistema em que grande parte dos elementos é industrializado, o piso misto de pequena altura permite diversas combinações entre vigas e lajes, sempre mantendo sua principal característica que é o embutimento total ou parcial da laje na viga. Assim, tomando o piso misto de pequena altura como objeto de estudo, o presente artigo apresenta as principais características desse sistema, descreve os principais componentes, dando destaque aos componentes pré-fabricados, às técnicas inerentes ao processo construtivo, incluindo equipamentos necessários à execução e detalhes construtivos. Isto é feito para quatro configurações de piso misto de pequena altura: perfil Deltabeamâ e laje mista; perfil Deltabeamâ e laje pré-fabricada de concreto, perfil I assimétrico de aço associado a laje mista e perfil I assimétrico e laje pré-fabricada de concreto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Braga, Augusto Cezar Gomes, and Walnório Graça Ferreira. "Pilares mistos aço-concreto e comparativo de custo com pilares de aço e pilares de concreto armado." Rem: Revista Escola de Minas 64, no. 4 (December 2011): 407–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672011000500004.

Full text
Abstract:
O estudo de novas técnicas e processos construtivos mais eficientes e racionais vem sendo alvo de muitos pesquisadores. O conhecimento do método construtivo aço-concreto e de seu processo construtivo industrializado de produção mostra-se como um importante agente de transformação numa indústria tradicionalmente baseada na construção de estruturas em concreto armado. Na busca de novas técnicas e processos construtivos, objetivando a racionalização na construção, a utilização de pilares mistos em sistemas estruturais apresenta eficiência significativa. Nesse trabalho, é feita uma ampla abordagem sobre os pilares mistos aço-concreto, avaliando a viabilidade da utilização de pilares mistos para uma racionalização na construção civil brasileira. Também são feitos alguns estudos comparativos de custo entre os pilares mistos aço-concreto, entre pilares mistos aço-concreto e pilares de concreto armado e entre pilares misto aço-concreto e pilares de aço, utilizando preços praticados na região da Grande Vitória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Santa Ana, Márcio de Freitas, Paulo Roberto Rodrigues Brandão Nogueira, and Elaine Gomes do Amaral. "SISTEMA CONSTRUTIVO MODULARES DE PLÁSTICO PARA CONSTRUÇÃO." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 7 (June 7, 2021): 1316–30. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i7.1788.

Full text
Abstract:
A indústria de construção civil é o setor que mais gera impactos ambientais e que mais consome matéria-prima. Por isso, a inserção de práticas sustentáveis ao processo construtivo se torna cada vez mais imprescindível. Ao longo dos anos, houve um crescimento significativo de discussões em torno do desenvolvimento sustentável e o surgimento de certificações que incentivam a sustentabilidade na construção civil. O objetivo deste trabalho é estudar e analisar um tipo de sistema construtivo empregado na execução de habitações unifamiliares de interesse social e realizar um estudo de caso empregando “módulo plástico na composição da construção. A relevância se justifica pelos aspectos dos principais processos construtivos industrializados que contribuem para otimizar a sustentabilidade na construção civil, com ênfase na modulação e padronização. A metodologia adotada para o desenvolvimento do tema em questão foi a pesquisa através de livros, revistas, artigos publicados e pesquisas em internet. Após a conclusão do estudo, verifica-se à finalidade de pensar na maneira como os módulos desse sistema serão produzidos industrialmente, sempre buscando reduzir os custos e ganhar tempo durante a produção dessas peças, podendo alcançar os objetivos traçados de desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Sales, Urânia Costa, Henor Artur de Souza, and Francisco de Assis das Neves. "Mapeamento de problemas na construção industrializada em aço." Rem: Revista Escola de Minas 54, no. 4 (December 2001): 303–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672001000400012.

Full text
Abstract:
Com o desenvolvimento da construção industrializada em aço, novos elementos construtivos têm sido introduzidos no mercado e no cotidiano das obras e, assim, sua eficiência vem sendo questionada por profissionais e por usuários. As construções desse tipo dependem do bom desempenho obtido na associação entre sistemas. Pode-se considerar, como principais, o sistema estrutural e o de fechamentos, já que todas as outras etapas complementares de uma construção devem se basear e se adaptar à estrutura e aos fechamentos. Dessa forma, esse trabalho se propõe a fazer um levantamento dos problemas detectados na associação entre estruturas metálicas e sistemas de fechamento e fazer, também, uma caracterização dos processos de execução e de projeto praticados no cenário atual da construção civil nacional. Tal análise, feita através da coleta de dados "in loco", tem como intuito indicar as fragilidades a serem sanadas nas obras industrializadas em aço, para que esse segmento se fortaleça e se desenvolva como solução real e viável no cenário da construção civil nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Salomão, Pedro Emílio Amador, Alan Deivid Alves Soares, Larissa Petrini Alves Lorentz, and Larissa Tatiane Gonçalves de Paula. "Análise comparativa dos sistemas construtivos alvenaria convencional e light steel framing: um estudo de caso em residência uniifamiliar em Teófilo Otoni, MG." Research, Society and Development 8, no. 9 (June 14, 2019): e14891268. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i9.1268.

Full text
Abstract:
A busca por alternativas construtivas mais eficientes, sustentáveis e rápidas de modo a aumentar a produtividade e atender a demanda crescente do mercado tem sido um dos grandes desafios para a construção civil. A fim de atender esta demanda, um novo método de construção conhecido como Light Steel Framing (LSF) vem sendo uma ótima alternativa, embora seja mais conhecido em países mais desenvolvidos, no Brasil, sua prática vem sendo difundida e utilizada ganhando ainda mais espaço no setor, proporcionando uma construção rápida e com qualidade. Neste trabalhando foi realizado uma analise comparativa entre o sistema Light Steel Framing e Alvenaria Convencional através de um projeto de uma residência modelo de um pavimento com objetivo de apresentar os principais diferenciais entre estes sistemas construtivos em residências unifamiliares. Com os projetos definidos é feito o levantamento quantitativo dos materiais utilizados e são montadas as composições dos principais elementos que diferem entre ambos os sistemas estudados. Através das pesquisas foi possível identificar os custos unitários de cada item e realizar uma análise dos resultados obtidos destacando as principais diferenças. Os resultados mostraram que o sistema LSF como um sistema industrializado apresenta maior produtividade, possuindo uma construção limpa, seca, e sustentável, além de apresentar baixo peso, porém em relação ao custo da obra o estudo apresentou o sistema LSF como menos vantajoso quando comparado à alvenaria convencional, apresentando ser 18,09% mais caro. Sabendo-se que o sistema Light Steel Framing tem várias vantagens técnicas com maior viabilidade de execução sobre o sistema de alvenaria convencional já comprovado com este estudo. Conclui-se que os profissionais da área da construção civil devem incentivar mais os empresários e construtores a usar este tipo de construção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Caldas, Lucas Rosse, Júlia Santiago de Matos Monteiro Lira, and Rosa Maria Sposto. "Avaliação do ciclo de vida de habitações de alvenaria estrutural de blocos cerâmicos e painéis pré-moldados de concreto considerando diferentes zonas bioclimáticas." LALCA: Revista Latino-Americana em Avaliação do Ciclo de Vida 1, no. 1 (December 26, 2017): 138–67. http://dx.doi.org/10.18225/lalca.v1i1.3823.

Full text
Abstract:
O setor da construção civil é apontado como um grande consumidor de recursos naturais e causador de diversos impactos ambientais. Neste sentido, verificam-se, nos últimos anos, iniciativas do setor para melhoria da qualidade e aumento da eficiência de seus processos, entre eles o desenvolvimento de sistemas construtivos mais racionalizados e industrializados, podendo ser citados a alvenaria estrutural e painéis pré-moldados de concreto armado. No entanto, o setor ainda carece de formas de avaliar os reais impactos ambientais desses diferentes sistemas, ao longo de seus ciclos de vida. Assim, o presente estudo buscou aplicar a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) para a comparação de impactos ambientais de dois projetos de habitação de interesse social (HIS), sendo um de alvenaria estrutural de blocos cerâmicos e outro de painéis pré-moldados de concreto armado, considerando o impacto dos diferentes desempenhos térmicos desses sistemas em seis zonas bioclimáticas brasileiras. O estudo apresentado é do tipo “berço ao portão com opções”, em que os estágios de produção, substituição dos materiais e uso de energia da habitação foram considerados. Foram utilizados dados secundários, modelagem ambiental no software SimaPro e simulação termoenergética no software DesignBuilder. A habitação de painéis pré-moldados de concreto apresentou maiores impactos ambientais nas seis zonas bioclimáticas estudadas, sendo que a cidade de Teresina foi a maior e Curitiba a menor. O estágio de uso se mostrou o mais significativo para todas categorias de impacto ambiental avaliadas. Conclui-se a importância de se avaliar o desempenho térmico em diferentes zonas bioclimáticas para estudos de ACV aplicados às edificações brasileiras.Resumen El sector de la construcción es señalado como um grande consumidor de recursos naturales por consiguiente de diversos impacto ambientales. En este sentido, se observan en los últimos años iniciativas para beneficio de la calidad y la eficiencia en sus procesos, como por ejemplo el desarrollo de sistemas constructivos más racionalizados e industrializados, pudieran citarse la albañilería estructural y paneles pre-fabricados de hormigón armado. Sin embargo, este sector aún carece de caminos para evaluar los reales impactos ambientales de los diferentes sistemas a lo largo de su ciclo de vida. En este contexto, el presente estudio busco aplicar la metodología de Análisis de Ciclo de Vida (ACV) para comparar los impactos ambientales de dos proyectos de viviendas de interés social (HIS), siendo en este caso uno de ellos de albañilería estructural utilizando bloques cerámicos y el otro, con utilización de paneles pre-fabricados de hormigón armado. El presente estudio es un “cuna a la puerta con opciones” en donde cada etapa que comprendía producción, substitución y el uso de energía en la vivienda fue considerada. Fueron utilizados para procesar los datos, para el modelo ambiental el software SimaPro y para la simulación termo energética DesignBuilder. La vivienda de paneles pre-fabricados de hormigón presentó mayor impacto ambiental en las seis zonas bioclimáticas estudiadas, donde en el caso de la ciudad de Teresina se presento el mayor impacto y en Curitiba el menor. La etapa de uso se mostró lo más significativo para todas las categorías de impacto ambiental evaluadas. Se concluye que evaluar el desempeño térmico en diferentes zonas bioclimáticas es de grande importancia para estudios de ACV aplicados en las viviendas brasileiras. Abstract The construction industry is a large consumer of natural resources and is responsible for several environmental impacts. In this sense, it is verified, in recent years, initiatives of the sector to improve the quality and increase the efficiency of its processes, among them the development of more rationalized and industrialized construction systems, such as structural masonry and precast reinforced concrete panels. However, the sector still lacks ways to assess the real environmental impacts of these different systems, throughout their life cycles. Thus, the present study aimed to apply the Life Cycle Assessment (LCA) methodology for the comparison of environmental impacts of two social housing projects (HIS), one of ceramic brick structural masonry and another one of precast reinforced concrete panels, considering the impact of the different thermal performances of these systems in six Brazilian bioclimatic zones. The study presented is “cradle-to-gate with options” type, including the stages of production and replacement of materials and energy use of the house were considered. Secondary data were used, environmental modeling in SimaPro software and thermal-energetic simulation in DesignBuilder software were done. The precast concrete panel’s house presented larger environmental impacts in the six bioclimatic zones, since the city of Teresina was the largest and Curitiba the smallest. The use stage was the most significant for all environmental impact categories assessed. We conclude the importance of evaluating the thermal performance in different bioclimatic zones for LCA studies applied to Brazilian buildings.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Reis, Gabriel Santomé, Marcelo Rocha Haraguchi, Marcelo Tsuyoshi Haraguchi, Fernando Ernesto Ucker, Wilian Fernando Borba, and Pedro Daniel da Cunha Kemerich. "Sistema de Cobertura em Estrutura Metálica Roll-On: um Estudo de Caso." Revista Monografias Ambientais 13, no. 4 (November 26, 2014): 3684–89. http://dx.doi.org/10.5902/2236130813643.

Full text
Abstract:
As obras de engenharia civil têm apresentado sistemas industrializados em vários segmentos, neste caso, é apresentada a execução de cobertura em estrutura metálica, que potencialmente se relaciona diretamente com a utilização do método convencional de execução. Este trabalho tem por objetivo viabilizar o uso do Sistema de cobertura em Estrutura Metálica Roll-On. Para alcançar o objetivo, utilizam-se pesquisas específicas bibliográficas de modo a apresentar em obra de grande porte o método de execução de cobertura em estrutura metálica Roll-On, apresentando suas técnicas construtivas, especificações dos materiais, partes integrantes da cobertura e um estudo de caso com apresentação de figuras, a fim de obter uma melhor compreensão das particularidades deste sistema. A obra em estudo será realizada no Shopping Passeio das Águas, localizado na Avenida Goiás com a Perimetral Norte, com aproximadamente 70.000,00 m² de cobertura em estrutura metálica Roll-On. É considerada uma obra de grande porte muito complexa devido às várias curvas em sua estrutura arquitetônica, aos inúmeros elevadores, às lajes técnicas e às duas Claraboias (obras de arte), que ocasionam descolamentos de prumos, travessas, diferentes padrões de rufos e pingadeiras, além de inúmeros reforços na estrutura da cobertura e vários cortes nas vigas Roll-On. A escolha deste método construtivo para a obra em estudo será abordada no decorrer da revisão bibliográfica, explicando o motivo da aceitação de um projeto totalmente inovador com parâmetros de execução nos quesitos prazo, custo e qualidade distintos em relação ao método mais abrangente no mercado goiano, o convencional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Campos, Eudes. "Chalés paulistanos." Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 16, no. 1 (June 2008): 47–108. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-47142008000100003.

Full text
Abstract:
O presente artigo estuda a origem, o desenvolvimento e a decadência, no ambiente urbano paulistano, de um tipo de construção denominado chalé. Fruto do Romantismo do século XIX, e muito popular no último terço do oitocentismo, o chalé assumiu alto valor simbólico - embora de significado ambíguo -, por estar ligado tanto à noção de uma idealizada vida campestre, quanto à de modernidade técnica, que então se introduzia em São Paulo. Popularizou-se em razão da facilidade de importação de material de construção industrializado e expandiu-se durante a onda construtiva que atingiu a capital paulista a partir do ano de 1875. Em fins do Império, foi objeto de medidas restritivas municipais por ter sido considerada desregrada sua proliferação no espaço urbano da cidade. E, a partir do começo do século XX, a transformação do gosto, as reformas urbanísticas então encetadas no Centro paulistano (1902-1914) e o desejo de construir um novo cenário urbano segundo o sistema de valores e os interesses das camadas hegemônicas contribuíram para o seu gradativo desaparecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Gorski, Débora Pires, Ivan Julio Apolonio Callejas, Luciane Cleonice Durante, Karyna de Andrade Rosseti, and José Vinnícius Ranieri Moreira. "Impacto da adição de argamassa isolante nas propriedades termomecânicas de blocos de concreto de vedação vertical." E&S Engineering and Science 8, no. 1 (April 9, 2019): 25–40. http://dx.doi.org/10.18607/es201988140.

Full text
Abstract:
É crescente a preocupação com a economia de energia e com a preservação do meio ambiente nos últimos anos. Como consequência, o tema relacionado a desempenho de edificações tem sido amplamente abordado, incluindo a busca por novos materiais e sistemas construtivos que proporcionem melhor habitabilidade e conforto térmico. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto da substituição parcial de pó de pedra por argamassa industrializada termoisolante nas propriedades física e mecânica de blocos de concreto de vedação vertical. A metodologia consistiu da realização de ensaios de caracterização dos materiais constituintes, condutividade térmica e resistência mecânica dos blocos confeccionados com a argamassa termoisolante. Inicialmente, foram moldados blocos da família M20 com dimensões 19x19x39cm, a partir do traço de 1:18 (relação cimento: agregados) tradicionalmente utilizado na indústria local. Posteriormente, estes foram confeccionados com substituição no volume do pó de pedra, nos teores de 6%, 12% e 24% de argamassa isolante em relação à massa de pó de pedra. Os resultados evidenciaram que a adição da argamassa isolante no traço dos blocos de concreto, promoveu melhoria no desempenho térmico e influenciou negativamente a resistência mecânica, ocasionando progressiva redução à medida que se elevada a porcentagem de argamassa isolante. Por meio de correlações, foi possível definir que o teor de incorporação de 2% proporciona resistência mecânica adequada e acima do limite normativo, bem como redução média de 9,3% e 40% na condutividade térmica, em relação ao traço de referência e ao valor teórico proposto na norma vigente, respectivamente. Destaca-se, portanto, a importância de caracterizar termicamente os componentes dos sistemas de vedação vertical, considerando os materiais utilizados na região, o que possibilita trabalhar com valores mais realísticos de suas propriedades térmicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Branco Júnior, Antonio Simões, Júlia Santiago de Matos Monteiro Lira, and Rosa Maria Sposto. "ENERGIA E EMISSÕES DE CO2 DE SISTEMA DE VEDAÇÃO VERTICAL EM DRYWALL [Energy and CO2 emissions of vertical sealing system in drywall]." REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil 14, no. 2 (March 6, 2018). http://dx.doi.org/10.5216/reec.v14i2.47781.

Full text
Abstract:
RESUMO: A procura por maior otimização do processo produtivo de edificações, relacionada a simplificação e redução de prazos de execução e diminuição da geração de desperdícios, tem intensificado a utilização de sistemas construtivos industrializados no Brasil. De forma recorrente se verifica a disponibilização de sistemas de vedação em drywall nos lançamentos habitacionais recentes. Por exigência da NBR 15575 (ABNT, 2013) faz-se necessário avaliar o desempenho dos sistemas construtivos, tanto convencional como industrializado, considerando, entre outros, requisitos de sustentabilidade sob aspectos de durabilidade, manutenibilidade e adequação ambiental. Dessa forma, os sistemas construtivos industrializados em drywall devem atender aos requisitos e critérios estabelecidos naquela norma. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o consumo de energia e emissão de CO2 de um sistema de vedação vertical em drywall, tipologia 140/90. A metodologia se baseou na quantificação de energia incorporada e emissões de CO2, por meio da avaliação de ciclo de vida energético - ACVE e de emissões de CO2 - ACVCO2, respectivamente, nas etapas de fabricação, transporte e manutenção do sistema analisado. Este trabalho procura contribuir com a maior conscientização do uso de sistemas construtivos racionalizados e, principalmente, mais sustentáveis ambientalmente.ABSTRACT: The search for greater optimization of buildings process production, related to simplification and reduction of lead times and reducing of waste, has intensified the use of industrialized constructive systems in Brazil. Repeatedly it is seem the availability of sealing system in drywall in recent housing releases. By requirement of NBR 15575 (ABNT, 2013) it is necessary to evaluate the performance of constructive systems, both conventional as industrialized, considering, among others, sustainability requirements under aspects of durability, maintainability and environmental suitability. Thus, the industrialized systems as drywall must comply with the requirements and criteria set out in that standard. In this context, the present study aimed to evaluate the energy consumption and CO2 emissions of a vertical sealing system in drywall, type 140/90. The methodology was based on quantification of embodied energy and CO2 emissions, through the energy life cycle assessment-LCEA and CO2 emissions-LCCO2A, respectively, considering the steps of manufacturing, transportation and maintenance of the system. This paper seeks to contribute to increase awareness of the use of rationalized constructive systems and, especially, more environmentally sustainable.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Coutinho, Felipe Dias de Abreu, Laísa do Rosário Souza Carneiro, Janaíne Conceição Santos, and Flávia Spitale Jacques Poggiali. "Manifestações Patológicas em Sistemas Construtivos de Paredes de Concreto – Estudo de Caso em Obras de Interesse Social." Journal of Engineering and Exact Sciences 7, no. 4 (September 20, 2021). http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl7iss4pp12950-01-17e.

Full text
Abstract:
O notável crescimento da construção civil brasileira no começo dos anos 2000 impulsionou o uso de sistemas construtivos industrializados, como por exemplo, as paredes de concreto. Tal sistema permite elevada produtividade e racionalização da obra. Por outro lado, necessita de mão-de-obra qualificada e equipamentos específicos, o que torna o processo mais complexo que a construção tradicional. O presente trabalho identificou e analisou as manifestações patológicas de duas obras que utilizaram o sistema de paredes de concreto moldadas in loco. Inicialmente, foram levantadas as causas dos problemas, seguindo-se ao diagnóstico e à proposição de possíveis tratamentos. As seguintes anomalias foram identificadas: descolamento do revestimento cerâmico das paredes internas, fissuras horizontais nas paredes, fissuras a 45º na parte inferior das paredes, fissuras em cantos de janelas e segregação superficial do concreto. Verificou-se que a principal origem das anomalias se encontra na etapa de execução. Assim, destaca-se a necessidade de realização de um rigoroso treinamento da mão-de-obra, acompanhado de uma contínua fiscalização dos serviços. A etapa de concretagem deve ser previamente planejada, sendo fundamental a participação síncrona dos diferentes agentes envolvidos. É importante ater-se às seguintes recomendações: dosagem adequada do concreto usinado, garantia do bom funcionamento da bomba lança, concretagem integral de uma parede antes de prosseguir para a concretagem de outros elementos e posicionamento do mangote a uma altura inferior a 2m durante a concretagem. Destaca-se, ainda, o posicionamento adequado da armadura de reforço nos cantos das janelas e portas e a preparação do substrato para aplicação de revestimento cerâmico, a partir da lavagem com detergente e escova de aço. Este estudo visa contribuir para a disseminação de conhecimentos práticos, corroborando-se com a prevenção de anomalias em obras futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography