To see the other types of publications on this topic, follow the link: Sistemas de absorção.

Journal articles on the topic 'Sistemas de absorção'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Sistemas de absorção.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Figueiredo, Cícero Célio de, Dimas Vital Siqueira Resck, Antonio Carlos Gomes, and Segundo Urquiaga. "Sistemas de manejo na absorção de nitrogênio pelo milho em um Latossolo Vermelho no Cerrado." Pesquisa Agropecuária Brasileira 40, no. 3 (March 2005): 279–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2005000300012.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes sistemas de manejo na absorção de nitrogênio pelo milho em um Latossolo Vermelho no Cerrado. O nitrogênio total (Ntotal), derivado do fertilizante mineral (Ndfm) e do solo (Ndsolo), foi determinado, além da eficiência de recuperação do nitrogênio fertilizante (ERNF) pelo milho. Os tratamentos foram compostos de oito sistemas de manejo do solo, constituídos de diferentes implementos e épocas de incorporação de restos culturais. O plano de amostragem foi realizado por amostragem aleatória simples. O solo foi a principal fonte de N para as plantas. Sob os sistemas plantio direto ou cultivo mínimo, com escarificação, a cultura do milho apresentou maiores teores de N nos grãos (Ntotal, Ndfm e Ndsolo), assim como maiores ERNF do que no sistema com duplo revolvimento anual com arado de aivecas. O modo de ação dos arados de discos e de aivecas, bem como a época de incorporação dos restos culturais, pré-plantio e pós-colheita, não causaram diferenças nas quantidades de N (Ntotal e Ndfm) nos grãos de milho, embora tenham apresentado diferenças nas dinâmicas de absorção destes conforme a época de aplicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Freitas, Fábio Almeida de, Mauricio Marini Kopp, Rogério Oliveira de Sousa, Paulo Dejalma Zimmer, Fernando Irajá Félix de Carvalho, and Antonio Costa de Oliveira. "Absorção de P, Mg, Ca e K e tolerância de genótipos de arroz submetidos a estresse por alumínio em sistemas hidropônicos." Ciência Rural 36, no. 1 (February 2006): 72–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782006000100011.

Full text
Abstract:
Solos com concentrações elevadas de alumínio (Al3+), podem prejudicar o desenvolvimento e a absorção de nutrientes de plantas de arroz. O objetivo do experimento foi avaliar o desempenho de dezoito genótipos de arroz quanto a absorção de P, Mg, Ca e K e identificar genótipos com bom desempenho quando submetidos ao estresse por Al3+ em sistema hidropônico. Foram utilizados quatro níveis de Al3+ (0, 10, 20 e 30mg L-1) e o delineamento experimental foi blocos casualizados com três repetições. As plântulas permaneceram em sistema hidropônico por 20 dias sob efeito dos tratamentos, e após foram avaliadas quanto ao comprimento de raízes (CR) e teores de P, Mg, Ca e K. Todas as variáveis apresentaram reduções significativas nos seus valores, e os genótipos apresentaram diferentes desempenhos na absorção de nutrientes frente aos tratamentos, com exceção do nutriente Mg que apresentou mesma resposta para todos os genótipos avaliados. Baseado na variável CR, os genótipos Felune e Taim foram considerados como mais tolerante e sensível ao Al3+, respectivamente. Para absorção de nutrientes, os genótipos apresentaram comportamentos muito diferenciais para cada elemento avaliado, sendo que também o genótipo Felune obteve elevados índices de absorção. Todas as variáveis revelaram correlações significativas entre si.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Mônica Sarolli Silva de Mendonça, Fábio Steiner, Luiz Antonio de Mendonça Costa, Gustavo Castoldi, and Laércio Augusto Pivetta. "Nutrição e produtividade da cultura do milho em sistemas de culturas e fontes de adubação." Revista Ceres 58, no. 2 (April 2011): 249–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-737x2011000200018.

Full text
Abstract:
A utilização de esterco animal na agricultura, aliada ao cultivo de plantas de cobertura, pode conferir sustentabilidade ao sistema agrícola. Com o objetivo de avaliar o efeito de dois sistemas de culturas e de três fontes de nutrientes, na cultura do milho, conduziu-se um experimento, em Latossolo Vermelho, no município de Marechal Cândido Rondon (PR). O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, com quatro repetições, e, os tratamentos, dispostos em esquema fatorial 2 x 3, compostos por dois sistemas de culturas (sucessão trigo/milho e consórcio aveia+ervilhaca+nabo/milho) e três fontes de nutrientes (mineral, orgânica e organomineral). Em junho de 2006, implantou-se a cultura do trigo e o consórcio de plantas de cobertura. Em outubro de 2006, semeou-se milho sob os dois sistemas. As adubações orgânica e organomineral consistiram na aplicação de dejetos de suínos, unicamente, e combinada com fertilizante mineral, respectivamente. O consórcio de aveia preta, ervilhaca peluda e nabo forrageiro mostrou-se capaz de fornecer a quantidade adequada de biomassa, concretizando sua viabilidade para produção de cobertura vegetal ao solo, durante o inverno. O cultivo de milho em sucessão ao trigo proporcionou a maior absorção de N e K e a maior produtividade. A adubação mineral proporcionou maior absorção de N e maior produtividade de milho, em comparação com as adubações orgânica e organomineral com dejetos de suínos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rosolem, Ciro Antônio, Fábio Rafael Echer, Izaías Pinheiro Lisboa, and Talita Silva Barbosa. "Acúmulo de nitrogênio, fósforo e potássio pelo algodoeiro sob irrigação cultivado em sistemas convencional e adensado." Revista Brasileira de Ciência do Solo 36, no. 2 (April 2012): 457–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832012000200015.

Full text
Abstract:
O adensamento da cultura do algodão aumenta a competição entre plantas por recursos, como luz, nutrientes e água; logo, o período de florescimento é reduzido e, consequentemente, a marcha de acúmulo de matéria seca é alterada. O objetivo deste trabalho foi determinar a marcha de absorção de N, P e K pelo algodoeiro, identificando a época de maior absorção e a quantidade absorvida e exportada em espaçamentos adensado (48 cm - 20,58 plantas m-2), intermediário (75 cm - 13,30 plantas m-2) e convencional (96 cm - 10,39 plantas m-2). Foram amostradas três plantas úteis por parcela aos 46, 69, 99, 139, 148 e 166 dias após a emergência (DAE), em que foram determinados o acúmulo de matéria seca, N, P e K. O acúmulo de matéria seca nas plantas cultivadas no espaçamento de 48 cm foi maior no início do desenvolvimento, igualando-se às demais ao final do ciclo, o que resultou em maior acúmulo de N entre os 69 e 99 DAE, no menor espaçamento. O adensamento antecipa o pico de absorção de nutrientes, sugerindo a antecipação das adubações de cobertura com N e K no algodoeiro cultivado nesse sistema. Para condições de fertilidade média/alta, a dose de nutrientes a ser aplicada não precisaria ser alterada em função do aumento da densidade de plantas, pois não há variação nas quantidades de N, P e K exportados por kg de algodão produzido, em fibra ou em caroço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dos Santos Kimick, Renata, Micheli Gazolla, Renato Moura da Silva Junior, Ana Paula Brandão Capraro, and Kirke Moreira. "Análise comparativa da eficácia e eficiência de três sistemas impermeabilizantes." Revista ALCONPAT 11, no. 1 (January 1, 2021): 34–47. http://dx.doi.org/10.21041/ra.v11i1.509.

Full text
Abstract:
O objetivo desse estudo foi analisar comparativamente sistemas de impermeabilização empregados no mercado brasileiro. Os produtos avaliados foram: emulsão asfáltica, resina acrílica e resina termoplástica. Para avaliação da eficácia dos sistemas foram realizados os ensaios de estanqueidade, absorção por imersão e capilaridade, sendo esse último também analisado por imagens termográficas. Para a análise da eficiência dos sistemas foi adotado um padrão de envelhecimento acelerado, o qual consistiu na alternância das amostras em ciclos de molhagem e secagem. Os resultados indicam um bom desempenho para os sistemas estudados, que quando comparados a série não impermeabilizada apresentaram absorções inferiores (aproximadamente 300%). Já o ensaio de envelhecimento acelerado indicou, posteriormente aos 140 dias de idade, redução do desempenho das séries impermeabilizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Adriano Alves da, Carla Andrea Delatorre, and Marcelo Gravina de Moraes. "Ionoma de plantas: cenário atual e perspectivas." Ciência Rural 41, no. 8 (August 2011): 1390–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782011000800015.

Full text
Abstract:
Os sistemas biológicos são governados pela soma de todos os genes expressos, proteínas, metabólitos e elementos de um organismo. A análise do ionoma de um tecido auxilia a identificar, entre outros aspectos, genes que contribuam para maior ou menor acúmulo de elementos essenciais e metais pesados, bem como a interação entre processos metabólicos. O conhecimento do ionoma, aliado ao uso de técnicas de biologia molecular, formam um sistema muito eficiente para mapeamento gênico, para estudos de genômica funcional e para caracterização geral do estado fisiológico das plantas em uma determinada condição. Além disso, o estudo do ionoma permite avaliar as interações existentes entre os mais diversos íons das plantas e como a disponibilidade de um íon afeta a absorção e uso de outros. O objetivo desta revisão é apresentar e discutir o ionoma como uma ferramenta importante na elucidação dos mais diversos mecanismos envolvidos na absorção, translocação e acúmulo de elementos essenciais e não-essenciais em plantas e sua relação com o metabolismo delas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pedrosa, Antonio José Gomes, and Jorge Messias Leal do Nascimento. "ANÁLISE DE CUSTOS HOSPITALARES." RAHIS- Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde 16, no. 2 (April 15, 2020): 18–38. http://dx.doi.org/10.21450/rahis.v16i2.5469.

Full text
Abstract:
Em vista da relevância conferida à adoção de sistemas de custos nas entidades públicas, em especial nas organizações públicas hospitalares de ensino, a presente pesquisa tem por objetivo aplicar a sistemática do método de custeio por absorção, utilizando o centro de custos, tendo como objeto de análise os serviços ofertados pela Unidade de Nutrição do HU-Univasf. A pesquisa é do tipo exploratória, realizada por meio de estudo de caso, com abordagem mista (qualitativa-quantitativa). Por meio da pesquisa, foi possível encontrar os custos unitários dos serviços de nutrição e dietética, desjejum (R$4,88), lanche da manhã (R$3,76), almoço (R$9,79), lanche da tarde (R$4,31), jantar (R$9,58), ceia (R$3,76) e dietas enterais (R$10,58), ofertadas pelo hospital aos funcionários, acompanhantes e pacientes internados, no ano de 2018. Os resultados do estudo, entre outras finalidades, poderão servir como modelo para implantação do sistema de custos aos demais setores do HU-Univasf. Palavras-chave: Custeio por Absorção; Setor Público; Hospital Universitário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Medeiros, Marcelo Henrique Farias de, Eduardo Pereira, Andrielli Scardanzan Figura, Felipe Maués Tissot, and Karen Alves Artioli. "Avaliação da eficiência de sistemas de proteção de superfície para concreto: absorção de água, migração de cloretos e ângulo de contato." Matéria (Rio de Janeiro) 20, no. 1 (March 2015): 145–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620150001.0015.

Full text
Abstract:
A camada de cobrimento do concreto funciona como uma barreira natural ao ingresso de agentes agressivos para o interior do material, dificultando a penetração de íons cloretos, reduzindo a absorção de água e limitando o acesso de oxigênio. Para garantir a eficiência desta camada protetora o uso de tratamentos de superfície mostra-se como uma alternativa viável para prolongar o período de proteção proporcionado pelo cobrimento do concreto. O objetivo deste trabalho é estudar o efeito de proteção de quatro produtos disponíveis no mercado para ser aplicados na proteção de superfície de concretos (cimento quartzoso, epóxi, silicatos, silano/siloxano), bem como comparar os métodos usados para investigar a eficiência de sistemas de proteção. Para isto procedeu-se sobre corpos de prova de concreto, ensaios de absorção por sucção capilar, resistência à penetração de cloretos por migração de íons e medição do ângulo de contato com a água sobre a superfície de concreto protegida ou não. Os produtos estudados apresentaram a capacidade de modificar a interação entre a água e a superfície de contato do concreto. Dentre os produtos estudados, o epóxi é o que apresenta a maior resistência à penetração de cloretos, menor absorção de água por capilaridade e caráter hidrófugo. Com exceção dos silicatos, verificou-se ainda uma boa correlação entre os resultados de absorção de água por capilaridade e o ensaio de migração de íons cloretos. Os produtos Epóxi e a base de silicatos, que apresentaram os menores valores de sortividade, foram os que apresentaram os maiores valores de ângulo de contato, sendo classificados como os de menor afinidade com a água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Zampieri, Maria Cristina Tessari, Mitiko Saiki, Armando Reis Tavares, and Gladys Flávia de Albuquerque Melo de Pinna. "Acúmulo de minerais em Aechmea blanchetiana (Baker) L.B. Smith (Bromeliaceae), contaminadas com zinco em cultivo in vitro." Hoehnea 39, no. 3 (September 2012): 379–85. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-89062012000300003.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de estudar a absorção e translocação de Ca, Co, Fe, K e Zn em Aechmea blanchetiana, plantas foram cultivadas in vitro em meios de cultivo contendo concentrações de Zn (0,0; 0,18; 1,8; 18 e 180 mg Zn L-1). Após 16 semanas de cultivo, os sistemas aéreo e radicular foram separados e determinadas à massa seca para massa de matéria seca e para a análise por ativação com nêutrons (AAN). O procedimento consistiu em irradiar amostras e padrões no reator nuclear de pesquisa IEA-R1 por 16 h para análise por espectrometria de raios gama. O controle dos resultados foi avaliado por meio das análises dos materiais de referência certificados, com desvios padrão relativo de 9,1 % e erros inferiores a 12,9 %. Os resultados das determinações dos elementos mostraram que o Zn alterou absorção e translocação de Ca, Co, Fe, K e Zn. A espécie apresentou alta quantidade de Zn nos sistemas aéreo e radicular indicando, possivelmente, ser bioacumuladora desse elemento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Brandão Capraro, Ana Paula, Renata Dos Santos Kmick, Micheli Gislon Gazolla, Renato Moura Da Silva Junior, and Claiton Cremonez. "Análise de Eficiência, Aplicação e Custo de Três Impermeabilizantes Comerciais." Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 6, no. 1 (December 6, 2020): 64–72. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v6i1.1426.

Full text
Abstract:
Dentro da área de estudo da durabilidade das edificações a atividade de impermeabilização merece destaque, por ser uma das responsáveis em proporcionar a integridade e a segurança das estruturas ao longo de suas vidas úteis. Encontra-se no mercado uma grande variedade de produtos destinados a atividade, sendo eles com diferentes composições, princípios de funcionamento e modos de aplicação. Diante do exposto, o objetivo desse estudo foi analisar comparativamente três sistemas de impermeabilização, um a base de emulsão asfáltica, outro de resina acrílica e um terceiro de resina termoplástica, sendo as variáveis de análise: o custo, a produtividade e a eficiência na utilização de ambos em lajes de cobertura. O estudo da eficiência foi realizado por meio de ensaios experimentais de absorção por imersão, absorção por capilaridade e teste de estanqueidade. Para a análise do custo foi considerado o valor unitário médio de mercado de cada produto. Os resultados indicam desempenhos semelhantes entre três produtos estudados, sendo a taxa de absorção por imersão média de 0,47%. O ensaio de estanqueidade, realizado por 72 horas, não indicou falha de nenhum sistema, sendo todos considerados estanques. Contudo, realizando a análise das variáveis de forma conjunta nota-se um melhor custo benefício para o uso da resina acrílica, pois esta foi a que obteve o menor custo por m², R$ 67,68.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

França, Solange, João Mielniczuk, Luís M. G. Rosa, Homero Bergamaschi, and João I. Bergonci. "Nitrogênio disponível ao milho: crescimento, absorção e rendimento de grãos." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 15, no. 11 (November 2011): 1143–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662011001100006.

Full text
Abstract:
Este trabalho visou quantificar o nitrogênio (N) disponível ao milho e avaliar seu efeito sobre o índice de área foliar (IAF), a produção de massa seca da parte aérea (MSPA), o N absorvido pela parte aérea e o rendimento de grãos. As avaliações foram realizadas aos 52, 65, 74, 82, 99 e 160 dias após a emergência (DAE) em um experimento de manejo de solo conduzido em plantio direto desde 1985, com os sistemas de culturas de aveia/milho (A/M), aveia + ervilhaca/milho + caupi (A+E/M+C) e ervilhaca/milho (E/M) e duas doses de N (0 N e 180 N - kg ha-1) aplicadas no milho, na forma de uréia. Na safra 2000/01 foram aplicadas doses de 0, 60, 120 e 180 kg ha-1 de N. O N estimado disponível ao milho e calculado a partir da contribuição do solo, plantas de cobertura e do adubo nitrogenado, variou de 27 a 192 kg ha-1, sendo os menores valores associados aos tratamentos apenas com gramíneas (A/M) e os maiores aos com N e presença de leguminosas no sistema (E/M e A+E/M+C). Todas as variáveis avaliadas apresentaram alta dependência do N disponível e tiveram seus valores maximizados próximos da maior disponibilidade de N (192 kg ha-1). Com esta disponibilidade foram observados, no estádio de polinização (65 DAE), o maior IAF (4,41) e a mais alta concentração de N na folha índice (2,49%), enquanto o maior acúmulo de N na parte aérea foi constatado no estádio de grão leitoso (74 DAE) e o acúmulo de MSPA no estádio de grão dentado (99 DAE). O rendimento máximo de grãos atingido foi de 8.920 kg ha-1, correspondendo a uma exportação de N pelo grão, de 112 kg ha-1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

FRENHANI, Patrícia Baston, and Roberto Carlos BURINI. "Mecanismos de absorção de aminoácidos e oligopeptídios. Controle e implicações na dietoterapia humana." Arquivos de Gastroenterologia 36, no. 4 (December 1999): 227–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-28031999000400011.

Full text
Abstract:
Os mecanismos envolvidos na absorção de aminoácidos e di-tripeptídios são revistos direcionadamente às implicações na nutrição humana. As membranas borda em escova e basolateral são atravessadas por aminoácidos e di-tripeptídios mediante mecanismos passivos (difusão simples ou facilitada) ou ativos (co-transportadores de Na+ ou H+). O sistema ativo dependente de Na+ ocorre principalmente na borda em escova e a difusão simples na basolateral. Ambas as membranas apresentam o transporte passivo facilitado. Os aminoácidos livres usam tanto o sistema passivo, como o ativo, enquanto os di-tripeptídios utilizam mais o sistema ativo (H+). A borda em escova possui sistemas distintos para aminoácidos livres e di-tripeptídios, com os primeiros utilizando preferentemente o Na+-dependente e os demais o H+-dependente. Os aminoácidos livres são transportados em diferentes velocidades por carreadores, em mecanismos saturáveis e competitivos, com especificidade para aminoácidos básicos, ácidos e neutros. Os di e tripeptídios têm pelo menos dois carreadores, ambos H+ dependentes. Na membrana basolateral os aminoácidos livres são transportados por difusão simples enquanto os di-tripeptídios o são ativamente por processo de troca aniônica. A principal regulação do transporte transmembrana de aminoácidos e di-tripeptídios é a concentração desses substratos ao nível da membrana. Afora isso, di e tripeptídios são mais eficientemente absorvidos que os aminoácidos livres os quais por sua vez o são melhor que os tetra ou mais peptídios. Desta forma, o di-tripeptídios resultam em maior retenção nitrogenada que os demais e são particularmente úteis nos casos de redução da capacidade absortiva intestinal. Os peptídios não absorvidos são fermentados pelas bactérias colônicas resultando ácidos graxos de cadeia curta, ácidos dicarboxílicos, compostos fenólicos e amônia. Os ácidos graxos e a amônia são fixados pelas bactérias para produção de energia e aminoácidos, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Aquino, Leonardo A. de, Rosiane F. B. A. Aquino, Tatiane C. Silva, Dayanne F. dos Santos, and Paulo G. Berger. "Aplicação do fósforo e da irrigação na absorção e exportação de nutrientes pelo algodoeiro." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 16, no. 4 (April 2012): 355–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662012000400004.

Full text
Abstract:
Objetivou-se, com este trabalho, avaliar o efeito de doses de fósforo em cultivos de sequeiro e irrigado, sobre a biomassa seca da parte aérea, o conteúdo e a exportação de nutrientes e a produtividade do algodoeiro. O experimento foi conduzido em Neossolo Quartzarênico, na região Norte de Minas Gerais. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com quatro repetições, num arranjo fatorial de duas doses de P2O5 x dois sistemas de cultivo. Dois tratamentos adicionais, sem aplicação do fósforo em cada sistema, completaram os seis tratamentos estudados. Avaliaram-se o acúmulo de biomassa seca, o conteúdo e a exportação de nutrientes e a produtividade do algodoeiro. Os níveis de fósforo estudados não influenciaram o acúmulo de biomassa seca de parte aérea. O suprimento de P aumentou a exportação de P, Ca, Mg, S e Mn no cultivo irrigado e de N, K e Fe independentemente do sistema de cultivo. A irrigação aumentou a biomassa seca de parte aérea aos 80 dias após a emergência, o conteúdo de N, P, K, Ca, Mg, S, Cu, Fe, Mn, Zn e B, bem como a exportação desses pela colheita. Houve incremento do número de capulhos por planta, do rendimento de fibra e da produtividade com a irrigação. O aumento de produtividade com a aplicação do P foi condicionado ao uso da irrigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Amado, T. J. C., J. Mielniczuk, and S. B. V. Fernandes. "Leguminosas e adubação mineral como fontes de nitrogênio para o milho em sistemas de preparo do solo." Revista Brasileira de Ciência do Solo 24, no. 1 (March 2000): 179–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832000000100020.

Full text
Abstract:
O nitrogênio é um nutriente requerido em grande quantidade pelo milho. O solo tem limitada capacidade de atender a esta demanda, sendo por isto utilizadas outras fontes de N como leguminosas e adubação mineral. A combinação destas duas fontes de N pode contribuir para a sustentabilidade do agroecossistema. Com o objetivo de avaliar a disponibilidade de N em sistemas de preparo do solo e cultura, foi realizada esta pesquisa, utilizando um experimento de longa duração na UFRGS (RS) em um Argissolo Vermelho-Escuro distrófico. Os tratamentos utilizados foram três sistemas de preparo: convencional, reduzido e direto; três sistemas de cultura: aveia/milho, aveia + ervilhaca/milho + caupi e ervilhaca/milho, e três doses de N: 0, 90 e 180 kg ha-1 aplicadas em cobertura no milho. A associação do sistema plantio direto com o uso de leguminosas foi eficiente em promover o aumento do estoque de N total no solo. Embora tenha sido constatada maior velocidade de decomposição de resíduos no preparo convencional do que no plantio direto, ambos os sistemas apresentaram potencial de sincronismo da liberação de N dos resíduos com a demanda do milho. Esta cultura no sistema plantio direto apresentou menor produção de matéria seca e absorção de N do que no preparo convencional, porém não houve diferença no rendimento entre estes sistemas de preparo. A equivalência em fertilizante nitrogenado foi estimada em 55 e 38 kg ha-1, respectivamente, para a ervilhaca e aveia + ervilhaca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Silva, Edson Cabral da, Takashi Muraoka, Salatiér Buzetti, Marcos Emanuel da Costa Veloso, and Paulo César Ocheuze Trivelin. "Absorção de nitrogênio nativo do solo pelo milho sob plantio direto em sucessão a plantas de cobertura." Revista Brasileira de Ciência do Solo 30, no. 4 (August 2006): 723–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832006000400013.

Full text
Abstract:
O não revolvimento do solo com cultivo de adubos verdes na entressafra e o manejo da adubação nitrogenada alteram, geralmente, a dinâmica e a recuperação do N no sistema solo-planta. O objetivo deste trabalho foi avaliar a quantidade de N nativo do solo absorvido pelo milho em plantio direto, sob diferentes doses de N, em sucessão à crotalária (Crotalaria juncea), ao milheto (Pennisetum americanum) e à vegetação espontânea (pousio) em um Latossolo Vermelho no Cerrado. O estudo foi desenvolvido na fazenda experimental da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira-UNESP, Selvíria-MS, nos anos agrícolas 2001/02 e 2002/03. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com 15 tratamentos e quatro repetições, dispostos em esquema fatorial, 5 x 3, sendo cinco doses de N, na forma de uréia (0, 30, 80, 130 e 180 kg ha-1) e três sistemas de cobertura do solo (crotalária, milheto e o solo em pousio na entressafra). A quantidade de N nativo do solo absorvida pelo milho foi calculada pela diferença entre total de N acumulado na planta de milho, na época da maturação fisiológica, e o somatório do N proveniente da uréia, do milheto ou da crotalária determinados pelo método isotópico com 15N. O solo forneceu a maior quantidade de N para o milho, comparada à do fertilizante inorgânico conjuntamente à dos adubos verdes. As doses de N e os sistemas de cobertura do solo influenciaram significativamente a absorção de N nativo do solo pelo milho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Gomes Júnior, Paulo Gedeão Barroso, Sergio Rafael Cortes de Oliveira, and José Luiz Ernandes Dias Filho. "Avaliação do desempenho de compósito alternativo destinado aos sistemas urbanos e moradias de baixo custo." Ambiente Construído 21, no. 3 (September 2021): 255–72. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212021000300550.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo traz um estudo sobre um compósito de cimento, resíduo industrial de lodo de papel e flakes de PET, visando sua potencialização para possível destinação em sistemas urbanos e moradias de baixo custo. Justifica-se pelos problemas socioambientais relacionados aos consumos de matérias-primas naturais e pela deposição indevida de produtos e resíduos no ambiente. Para isso, foram testadas as proporções 1:3, 1:4 e 1:5 de cimento e resíduos, com substituições do volume de lodo de papel por PET nas taxas de 10%, 20% e 30%. Foram avaliadas propriedades físico-mecânicas - como resistência à compressão, absorção de água e porosidade aos 28 e 90 dias em amostras não degradadas - e parâmetros de desgaste ao atrito. As propriedades físico-mecânicas foram aferidas também aos 35 e 42 dias em amostras que passaram por ciclos de degradação acelerada. De forma geral, notou-se aumento da resistência mecânica com a cura e diminuição com a inserção de lodo. O material apresentou baixa degradação nos ensaios de desgaste. Quanto à absorção de água e à porosidade, os valores aumentaram conforme o acréscimo de resíduo e com a cura, facilmente contornável com a redução de lodo e adoção de soluções impermeabilizantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Argenta, Gilber, Paulo Regis Ferreira da Silva, Mauro Antônio Rizzardi, Marcos João Baruffi, and Vasco Beheregaray Neto. "Manejo do nitrogênio no milho em semeadura direta em sucessão a espécies de cobertura de solo no inverno e em dois locais: I - efeito sobre a absorção de N." Ciência Rural 29, no. 4 (December 1999): 577–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781999000400002.

Full text
Abstract:
A permanência de restos culturais sobre a superfície do solo altera os processos de imobilização e mineralização, diminuindo a disponibilidade de nitrogênio para o milho, principalmente, em sucessão a gramíneas. O objetivo do trabalho foi o de avaliar, em dois ambientes, os efeitos de dose e época de aplicação de N no milho (0-0; 0-160; 30-130 e 60-100kg/ha, respectivamente, na semeadura e em cobertura), em sistema de semeadura direta, implantado em duas épocas após a dessecação (1 e aos 20 dias) de duas coberturas de solo no inverno (aveia preta e ervilhaca comum) e da área em pousio invernal livre de plantas daninhas, sobre a absorção de N. Foram conduzidos dois experimentos com suplementação hídrica, sendo um em Eldorado do Sul e outro em Passo Fundo, no estado do Rio Grande do Sul, no ano agrícola 1996/97. Em Eldorado do Sul, a aplicação de N na semeadura foi benéfica, pois aumentou a absorção de N em relação ao tratamento com todo o N em cobertura, independentemente da cobertura de solo no inverno testada. Em Passo Fundo, somente no estádio de 3-4 folhas, houve vantagem da aplicação de N na semeadura em relação à aplicação total em cobertura sobre a absorção de N. Nos estádios de 6-7 folhas, 10-11 folhas e de pendoamento do milho, não houve diferença entre os tratamentos com N. O atraso na época de semeadura do milho, após a dessecação em 20 dias, mostra-se tecnicamente viável, principalmente quando em sucessão à aveia preta, pois aumentou na média dos sistemas de manejo de N 54 e 75% a absorção de N, no estádio de 3-4 folhas, respectivamente em Eldorado do Sul e em Passo Fundo. A absorção de N no tecido da planta de milho em sucessão à aveia preta foi menor em Eldorado do Sul do que em Passo Fundo, em todos os estádios avaliados. O aumento na dose de N, na semeadura, de 30 para 60kg/ha de N, não se constituiu em estratégia eficiente para aumentar a absorção de N, independentemente da cobertura de solo no inverno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

FAVARETTO, NERILDE, ANÍBAL DE MORAES, ANTÔNIO CARLOS VARGA MOTTA, and BEATRIZ MONTE SERRAT PREVEDELLO. "Efeito da revegetação e da adubação de área degradada na produção de matéria seca e na absorção de nutrientes." Pesquisa Agropecuária Brasileira 35, no. 2 (February 2000): 299–306. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2000000200008.

Full text
Abstract:
A produção de matéria seca, a concentração e a extração de macronutrientes pela planta foram avaliados em área degradada pela mineração do xisto, após sua revegetação com espécies forrageiras submetidas a diferentes adubações. O experimento foi conduzido durante 12 meses, no município de São Mateus do Sul, PR, e o delineamento foi de blocos ao acaso, com parcelas subdivididas, envolvendo três parcelas referentes às adubações, e três subparcelas com as forrageiras, totalizando 36 unidades experimentais. As adubações utilizadas foram: I - adubação mineral com permanência da parte aérea; II - adubação mineral e orgânica com exportação da parte aérea; III - adubação mineral com exportação da parte aérea. As forrageiras constituíram diferentes sistemas, da seguinte forma: Sistemas I e II - gramíneas e leguminosas perenes de inverno e verão; Sistema III - gramíneas e leguminosas anuais de inverno e verão. As avaliações realizadas foram quanto ao peso de matéria seca e à concentração e extração pela planta de P, K, Ca, Mg, C e N. Conclui-se, no que se refere ao período de estudo, que as maiores produções de matéria seca ocorreram na adubação orgânica e nas forrageiras anuais, e que a extração dos nutrientes pela planta, de maneira geral, foi superior nos tratamentos com maior produção de matéria seca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Mourão, A. A. C., D. O. Vivaldini, V. R. Salvini, and V. C. Pandolfelli. "Fundamentos e análise de tintas refratárias de alta emissividade." Cerâmica 61, no. 357 (March 2015): 41–51. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132015613571889.

Full text
Abstract:
O presente trabalho buscou analisar patentes produzidas pela NASA e estudos correlatos na área de tintas refratárias de alta emissividade, segundo os princípios que regem as propriedades termo-ópticas dos materiais, as quais compreendem: absorção, refletividade, transmissão e emissão de radiação eletromagnética. Primeiramente, visou-se a compreensão destes fenômenos físicos e as leis que os governam. Posteriormente, buscou-se aplicá-los destacando e explicando a evolução observada na composição das tintas de alta emissividade utilizadas em veículos espaciais. Por fim, compreendeu-se que o índice de absorção dos materiais é decorrente do modo como estes interagem com a energia radiante incidente. Além disso, constatou-se que a emissividade dos materiais utilizados está associada principalmente ao balanço entre o índice de absorção e a refletividade. Tal estudo e acompanhamento do desenvolvimento tecnológico das tintas refratárias de alta emissividade permitem uma compreensão mais profunda sobre o seu mecanismo de atuação e potencial uso em outros sistemas, como por exemplo nos fornos industriais revestidos com material refratário que operam a altas temperaturas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Lopes da SILVA, Caroline, Eliane Aparecida JEREMIAS, Kaic Vinícius FERRAZ, and Andreia Estela Moreira SOUZA. "COMPARAÇÃO DE MATERIAIS DISTINTOS COMO FILTROS BIOLÓGICOS EM SISTEMAS AQUAPÔNICOS." REVISTA FUNEC CIENTÍFICA - MULTIDISCIPLINAR - ISSN 2318-5287 8, no. 10 (October 15, 2019): 1–13. http://dx.doi.org/10.24980/rfcm.v8i10.2833.

Full text
Abstract:
A aquaponia constitui uma forma de produção integrada na qual os dejetos dos animais são convertidos em nutrientes para as plantas por filtros biológicos constituídos por microrganismos retidos em diferentes suportes. Esses participam do ciclo do nitrogênio possibilitando sua absorção pelas plantas. O presente estudo objetivou analisar a eficácia do sistema aquapônico com dois tipos de materiais como filtros biológicos. Para isso, foi utilizada argila expandida e tiras de garrafa pet, dois aquários de 20 litros como reservatórios do peixe Acará Bandeira (Pterophyllum scalare) e cebolinha (Allium schoenoprasum), na proporção de 1:1, para compor o sistema. A implantação do sistema seguiu etapas sequenciais: ciclagem para estabelecimento de microrganismos, introdução dos peixes e, posteriormente, introdução das hortaliças. A análise da água foi efetuada semanalmente com o KIT Acquacombo, obtendo dados de concentração de amônia, nitrito e pH e quinzenalmente para a análise da Demanda Bioquí­mica de Oxigênio (DBO). Além disso, foi feita análise microbiológica dos filtros em meio de cultura Sabouraud seguida de coloração de Gram. Observou-se que no filtro de argila houve uma maior concentração de amônia e maior conversão em nitrito, com valores mais elevados de DBO. Nesse, o biofilme também foi maior como evidenciado pela análise microbiológica. Em ambos os sistemas as hortaliças cresceram de forma semelhante, demonstrando haver conversão de nutrientes suficientes. Conclui-se que ambos os sistemas avaliados são eficazes e apresentaram vantagens como fácil construção e operacionalização, demonstrando que é possí­vel a utilização de materiais alternativos na retenção de matéria orgânica e microrganismos, garantindo uma sustentabilidade ainda maior ao sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Torres, Marcelo Luís Abramides, Eduardo Tsuyoshi Yamaguchi, and Ubirajara Sabbag Fonseca. "Sistemas respiratórios com absorção de CO2, circulares, valvulares: comparação do comportamento térmico entre sistema coaxial e convencional com diferentes fluxos de gás fresco." Revista Brasileira de Anestesiologia 55, no. 1 (February 2005): 72–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942005000100008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Vasconcelos, Cláudia K. B. de, and Rodrigo F. Bianchi. "Polímeros luminescentes como sensores de radiação não ionizante: aplicação em fototerapia neonatal." Polímeros 17, no. 4 (December 2007): 325–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282007000400012.

Full text
Abstract:
Neste trabalho foram observadas mudanças nas propriedades de emissão e de absorção de soluções de poli[2-metoxi-5-(2’etil-hexiloxi)-p-fenilenovinileno] - MEH-PPV com a exposição à radiação na região espectral do visível na faixa de 425 a 500 nm. Os resultados demonstram a possibilidade do uso de sistemas luminescentes como elemento ativo de detectores de radiação não ionizante, sobretudo na região empregada na profilaxia e no tratamento fototerápico da hiperbilirrubinemia neonatal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Alho, Cleber J. R. "Importância da biodiversidade para a saúde humana: uma perspectiva ecológica." Estudos Avançados 26, no. 74 (2012): 151–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142012000100011.

Full text
Abstract:
A biodiversidade brasileira é reconhecida como uma das mais expressivas da biosfera terrestre e tem um papel importante no bem-estar e na saúde do homem, ao prover produtos básicos e serviços ecossistêmicos. Os produtos ou bens oriundos do sistema natural incluem fármacos, alimentos (como pesca), madeira e muitos outros. Os sistemas naturais também proveem serviços que dão suporte à vida, tais como purificação do ar e da água, regulação do clima, hábitats reprodutivos e alimentares para extrativismo, além da manutenção de organismos responsáveis pela ciclagem de nutrientes do solo, tornando-os disponíveis para absorção pelas plantas. Alterações ambientais estão afetando negativamente os ecossistemas naturais, com acelerada perda da biodiversidade, por meio da modificação e perda de hábitats naturais e pela ocupação não sustentável do solo, com propagação de patógenos e vetores de doenças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Mannarino, Camille Ferreira, João Alberto Ferreira, Juacyara Carbonelli Campos, and Elisabeth Ritter. "Wetlands para tratamento de lixiviados de aterros sanitários: experiências no aterro sanitário de Piraí e no aterro metropolitano de Gramacho (RJ)." Engenharia Sanitaria e Ambiental 11, no. 2 (June 2006): 108–12. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522006000200002.

Full text
Abstract:
O Grupo de Resíduos Sólidos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PEAMB/UERJ) vem realizando, há cinco anos, pesquisas utilizando wetlands construídos em tratamento de lixiviados de aterros sanitários. Esses sistemas promovem a absorção de nutrientes pelas plantas e facilitam a degradação de material orgânico por microrganismos do solo e aderidos às raízes. Experiências desenvolvidas no Aterro Sanitário de Piraí mostram remoções, em termos de concentração de poluentes, de 41% de DQO e 51% de nitrogênio amoniacal. Os resultados obtidos no Aterro Metropolitano de Gramacho apresentam redução, em termos de carga de poluição, de 86% de DQO e 89% de nitrogênio amoniacal. Os sistemas implantados mostram-se boas alternativas no tratamento de lixiviados, sobretudo em regiões de clima tropical, onde as elevadas temperaturas potencializam a evapotranspiração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Malone, Gaspar, Paulo Dejalma Zimmer, Geri Eduardo Meneghello, Maria Alice da Silva de Castro, and Silmar Teichert Peske. "Expressão diferencial de isoenzimas durante o processo de germinação de sementes de arroz em grandes profundidades de semeadura." Revista Brasileira de Sementes 29, no. 1 (April 2007): 61–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222007000100009.

Full text
Abstract:
O processo de germinação se constitui num complexo e ordenado conjunto de eventos fisiológicos e bioquímicos em que a semente é submetida logo após iniciar a absorção de água. A retomada do crescimento do embrião por causa da absorção de água envolve a reativação de muitas enzimas já presentes nas sementes e a sínteses de outras que irão hidrolisar as sustâncias de reserva, fornecer poder oxidante, energia, entre outras, para a germinação. A emergência das plântulas nas monocotiledôneas depende, principalmente, da profundidade de semeadura, e de muitos outros fatores tais como atributos genéticos e vigor das sementes, sendo que o embrião é nutrido de forma exclusiva, pelas reservas da semente. No presente trabalho, os padrões isoenzimáticos de Esterase (EST), Fosfatase Acida (ACP), Malato Deshidrogenase (MDH), Álcool Deshidrogenase (ADH) e Glutamato Oxalacetato Transaminase (GOT) de 34 ecótipos de arroz vermelho e 5 cultivares comerciais foram analisados durante o processo de germinação a 20 cm de profundidade com o objetivo de identificar variações de expressão diferencial nos sistemas isoenzimáticos analisados. Os cinco sistemas isoenzimáticos analisados apresentaram variações na expressão enzimática, principalmente quando comparados os padrões observados em semente seca e em plântulas em desenvolvimento. Dos resultados obtidos conclui-se que, há um diferencial de expressão nos genes que comandam a expressão das isoenzimas Esterase (EST), Fosfatase Ácida (ACP), Malato Deshidrogenase (MDH), Álcool Deshidrogenase (MDH) e Glutamato Oxalacetato Transaminase (GOT), nos processos de germinação de sementes de arroz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Pagani, Clovis, Carolina Baptista Miranda, and Marco Cícero Bottino. "Avaliação da tenacidade à fratura de diferentes sistemas cerâmicos." Journal of Applied Oral Science 11, no. 1 (March 2003): 69–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-77572003000100012.

Full text
Abstract:
Embora as cerâmicas possuam alta resistência à compressão, apresentam friabilidade devido à sua baixa resistência à tração e, desta forma, possuem menor capacidade de absorver impactos. Este trabalho avaliou a tenacidade à fratura de diferentes sistemas cerâmicos, que refere-se à medida da habilidade de absorção da energia de deformação de um material friável. Foram confeccionados 30 corpos-de-prova em forma de discos (5mmx3mm) utilizando-se três diferentes materiais cerâmicos, os quais foram divididos em 3 grupos: G1-10 amostras confeccionadas com a cerâmica Vitadur Alpha (Vita-Zahnfabrik); G2-10 amostras confeccionadas com a cerâmica IPS Empress 2 (Ivoclar-Vivadent) e G3-10 amostras confeccionadas com a cerâmica In-Ceram Alumina (Vita-Zahnfabrik). Para a obtenção dos valores de tenacidade foi utilizada a técnica da indentação que se baseia na série de fissuras que se formam sob uma carga pesada. Foram realizadas 4 impressões por amostra, utilizado um microdurômetro (Digital Microhardness Tester FM) com uma carga de 500gf, durante 10 segundos. A análise estatística dos dados (Testes ANOVA de Kruskal-Wallis e Dunn), indica que a cerâmica In-Ceram Alumina apresentou valor mediano (2,96N/m3/2), estatisticamente diferente do apresentado pela IPS Empress 2 (1,05N/m3/2), enquanto que a cerâmica Vitadur Alpha apresentou valores intermediários (2,08N/m3/2), sem diferenças estatísticas dos outros dois materiais. Conclui-se que as cerâmicas apresentam diferentes desempenhos de tenacidade à fratura, sendo a In-Ceram capaz de absorver maior energia comparada a Vitadur Alpha e ao IPS Empress2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Antunes, Lorenna A., Lucas G. Corrêa, Túlio N. Matos, Cleide S. T. Araújo, and Helén C. Rezende. "Efeito do pH na Utilização da Casca de Coco Seco (Cocos Nucifera l.) como Material Adsorvente na Adsorção de Íons Pb(II) em Sistemas Aquosos." Revista Processos Químicos 12, no. 23 (January 2, 2018): 115–17. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v12i23.439.

Full text
Abstract:
No presente trabalho, a variável pH foi analisada para verificar a capacidade de adsorver íons de Pb(II) quando a casca de coco (Cocos nucifera L.) é totalmente seca e peneirada. Os resultados foram obtidos por meio de análises no equipamento de Espectroscopia de Absorção Atômica por chama (FAAS). O pó de casca de coco seco exibiu um resultado mais satisfatório (98,89%) em uma dose de 1000 mg L -1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Souza, Lucas Anjos de, Sara Adrián López de Andrade, Sarah Caroline Ribeiro de Souza, and Marlene Aparecida Schiavinato. "Tolerância e potencial fitorremediador de Stizolobium aterrimum associada ao fungo micorrízico arbuscular Glomus etunicatum em solo contaminado por chumbo." Revista Brasileira de Ciência do Solo 35, no. 4 (August 2011): 1441–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832011000400038.

Full text
Abstract:
A poluição do solo com metais pesados tem aumentado significativamente nos últimos anos, devido à ação antrópica. Diversas técnicas podem ser utilizadas para reverter ou minimizar a condição de contaminação do solo, porém muitas delas são prejudiciais ao solo. Uma alternativa é a utilização da fitorremediação, já que as plantas possuem a capacidade de absorver elementos do solo e, dessa maneira, promover sua descontaminação com teores excessivos de metais e outros elementos potencialmente tóxicos. A associação de plantas com fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) pode influenciar a absorção desses elementos. Com o objetivo de avaliar o potencial fitorremediador de plantas de Stizolobium aterrimum associadas ou não a FMAs em solos com concentrações crescentes de Pb, realizou-se um experimento sob condições de casa de vegetação, em esquema fatorial 4 x 2. Os tratamentos consistiram na adição de quatro doses de Pb (0, 250, 500 e 1.000 mg dm-3) e da inoculação ou não de FMA. Os resultados mostraram que a planta foi tolerante ao Pb nas doses utilizadas. A associação com FMA não influenciou a absorção de Pb pela planta. No entanto, a micorrização influenciou a fixação biológica de N2, observando-se maior atividade da enzima nitrogenase em plantas micorrizadas. Apesar dos bons resultados obtidos com relação à tolerância dessa planta ao Pb, mais estudos precisam ser realizados acerca da absorção desse elemento, principalmente em solo multicontaminado, que é a realidade encontrada em sistemas poluídos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Costa, Sérgio Ely Valadão Gigante de Andrade, Edicarlos Damacena de Souza, Ibanor Anghinoni, João Paulo Cassol Flores, and Marcelo Hoerbe Andriguetti. "Distribuição de potássio e de raízes no solo e crescimento de milho em sistemas de manejo do solo e da adubação em longo prazo." Revista Brasileira de Ciência do Solo 33, no. 5 (October 2009): 1291–301. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832009000500022.

Full text
Abstract:
O manejo do solo e da adubação potássica pode influenciar a distribuição de K e de raízes no solo, a absorção desse nutriente e o crescimento do milho. Com o objetivo de entender melhor essas inter-relações, foi realizado um experimento em um Argissolo Vermelho distrófico, há 18 anos, sob diferentes sistemas de manejo. Amostragens detalhadas do perfil do solo foram efetuadas no início da fase de enchimento de grãos de milho na safra 2006/07, nos seguintes tratamentos: preparo convencional (Con), com adubação potássica em linha (Lin), a lanço (Lan) e em faixa (Fx); sem preparo (Dir), com adubação em linha (Lin) e a lanço (Lan); e preparo em faixa (Fx), com adubação em faixa (Fx). Independente do manejo do solo e da adubação, o K formou gradientes a partir da superfície do solo e em torno do colmo do milho. Os gradientes, no entanto, foram diferenciados em relação ao manejo do solo, concentrando-se mais na superfície em plantio direto, independente do modo de adubação. As raízes de milho se concentraram na camada superficial do solo, com maior crescimento em plantio direto. A absorção de K e o crescimento do milho não foram associados à distribuição desse nutriente e de raízes no solo. A eficiência de utilização de K pelas plantas foi favorecida pela aplicação do adubo potássico a lanço, independente do preparo do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Roesch, Luiz Fernando, Flávio Camargo, Pedro Selbach, Enilson Saccol de Sá, and Luciane Passaglia. "Identificação de cultivares de milho eficientes na absorção de nitrogênio e na associação com bactérias diazotróficas." Ciência Rural 35, no. 4 (August 2005): 924–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782005000400028.

Full text
Abstract:
Cultivares adaptados a ambientes pobres em nitrogênio e capazes de se associar com bactérias diazotróficas podem representar uma alternativa para a produção do milho em sistemas agrícolas com baixa utilização de insumos. Visando identificar cultivares de milho eficientes na absorção de nitrogênio e na associação com bactérias diazotróficas foi conduzido um experimento em vasos avaliando-se 32 cultivares de milho em diferentes doses de N aplicado ao solo. A ocorrência de elevada população de bactérias diazotróficas e a baixa resposta à adubação nitrogenada juntamente com o maior acúmulo de N quando não foi aplicado nitrogênio no solo, indicaram que o cultivar Santa Helena 8447 pode ser promissor para futuros estudos de seleção de cultivares eficientes para cultivo em solos de baixa fertilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Bortolini, C. G., P. R. F. Silva, G. Argenta, and E. L. Forsthofer. "Sistemas de aplicação de nitrogênio e seus efeitos sobre o acúmulo de N na planta de milho." Revista Brasileira de Ciência do Solo 26, no. 2 (June 2002): 361–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832002000200009.

Full text
Abstract:
O acúmulo de nitrogênio na planta de milho é influenciado pelo teor no solo e pela taxa de absorção deste nutriente pela planta em dado período de desenvolvimento. O objetivo deste experimento foi comparar a eficiência de sistemas de aplicação de N na cultura do milho, implantado em semeadura direta após aveia preta, em situações de adequada e excessiva disponibilidade hídrica, quanto ao acúmulo de N e à produção de massa seca por planta de milho. O experimento foi realizado na EEA-UFRGS, em Eldorado do Sul (RS), no ano agrícola de 1998/99. Os tratamentos constaram da aplicação de dois níveis de disponibilidade hídrica, um adequado às exigências da cultura do milho e outro com excesso hídrico, e de sete sistemas de aplicação de N. Os sistemas de aplicação de N constituíram-se da aplicação de: 150 kg ha-1 em cobertura; 150 kg ha-1 em pré-semeadura; 75 kg ha-1 em pré-semeadura + 75 kg ha-1 em cobertura; 60 kg ha-1 em cobertura; 60 kg ha-1 em pré-semeadura; 30 kg ha-1 em pré-semeadura + 30 kg ha-1 em cobertura e uma testemunha sem aplicação de N em pré-semeadura e cobertura. Em todos os sistemas, foram aplicados 30 kg ha-1 na semeadura. A fonte de N utilizada em todos os sistemas foi a uréia. A adubação nitrogenada em cobertura foi feita manualmente, em linha (5 cm da linha de milho), sem incorporação. Para acúmulo de N e produção de MS por planta de milho não houve interação significativa de níveis hídricos aplicados e sistemas de aplicação de N. No sistema com aplicação total de N no momento da dessecação da aveia (pré-semeadura), as plantas acumularam menos N em relação ao com total de N aplicado em cobertura, tendo aumentado as diferenças à medida que a planta avançou em seu desenvolvimento, independentemente do nível de disponibilidade hídrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Freixo, A. A., L. P. Canellas, and P. L. O. A. Machado. "Propriedades espectrais da matéria orgânica leve-livre e leve intra-agregado de dois latossolos sob plantio direto e preparo convencional." Revista Brasileira de Ciência do Solo 26, no. 2 (June 2002): 445–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832002000200018.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo estudar a natureza química das frações leves-livres (FLL) e leves intra-agregado (FLI) da matéria orgânica do solo, obtidas pelo fracionamento físico do solo por densidade, por meio da espectroscopia na região do infravermelho, para verificar se tais frações constituem compartimentos distintos da matéria orgânica do solo. Foram analisadas amostras de Latossolos de dois estados do Brasil (RS e GO), submetidos a plantio direto e preparo convencional, em distintos sistemas de rotação de culturas. A análise por infravermelho revelou diferenças contrastantes entre os compartimentos orgânicos estudados. Os espectros de IV da fração leve-livre apresentaram configuração semelhante aos dos resíduos vegetais, indicando que ela se encontra em estádios iniciais de transformação. Não foram observadas diferenças estruturais na FLL entre os distintos sistemas de preparo e rotação de culturas. Os espectros de IV da FLI apresentaram bandas de absorção N-H e C-O de polissacarídeos menos intensas e em maior conjugação, em relação aos espectros da FLL, características de material mais humificado. Foi observada ainda uma maior transformação estrutural da fração leve intra-agregado em solos sob preparo convencional, quando comparada à FLI de solo sob vegetação natural e plantio direto. Os índices de hidrofobicidade (IH) e de condensação (IC), determinados a partir de relações entre as bandas de absorção de grupamentos - CH3 alifáticos, C-O de polissacarídeos e C=O conjugados, permitiram identificar as diferenças na recalcitrância e condensação das frações leves. Constatou-se que ambos os índices foram significativamente maiores para a matéria orgânica intra-agregado, por conseqüência de seu maior grau de humificação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Rizzardi, Mauro Antônio, Nilson Gilberto Fleck, Ribas Antônio Vidal, Aldo Merotto Jr., and Dirceu Agostinetto. "Competição por recursos do solo entre ervas daninhas e culturas." Ciência Rural 31, no. 4 (August 2001): 707–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782001000400026.

Full text
Abstract:
A competição entre plantas é um processo importante tanto em comunidades naturais quanto em ambientes agrícolas. O impacto vegetativo das ervas daninhas em agroecossistemas é considerado competição se houver redução no montante de recursos disponíveis para a cultura e, neste contexto, o desenvolvimento das raízes influencia na competitividade e na sobrevivência das plantas. Uma planta que apresenta sistema radical bem desenvolvido em extensão e em comprimento tem sido associada com aumento na habilidade competitiva devido ao maior potencial de absorção de água e nutrientes. A competição entre os sistemas radicais das ervas daninhas e das culturas interfere tanto na disponibilidade de água e nutrientes quanto nas interações por luz, na parte aérea. Entretanto, somente ocorrerá competição quando a zona de depleção das raízes da cultura e das ervas daninhas se sobreporem. A intensidade de competição entre raízes das ervas e da cultura pelos recursos abaixo da superfície do solo dependerá do tipo e da disponibilidade dos recursos e da espécie vegetal e de sua capacidade em desenvolver sistema radical extenso, com diâmetro reduzido e com ampla área superficial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Lira, Beatriz Santiago de Matos Monteiro, Valéria Carlos de Sousa, Francisco Ítalo de Sousa Brito, and André Luis Menezes Carvalho. "Nitazoxanida: aspectos gerais, sistemas de liberação e potencial de reposicionamento da molécula." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 21, 2021): e42610111766. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11766.

Full text
Abstract:
A nitazoxanida (NTZ) é um fármaco empregado no tratamento de infecções virais e parasitárias devido ao seu mecanismo de ação ativar processos de morte celular. Entretanto, apresenta baixa biodisponibilidade oral, restringindo a sua utilização na terapêutica, com isso, novos sistemas de liberação são necessários para melhor absorção in vivo. O objetivo desta revisão narrativa foi abordar aspectos referentes a características físico-químicas da molécula de Nitazoxanida e seu potencial de reposicionamento. Foram realizadas buscas nas bases de dados Pubmed, Lilacs e Science Direct, selecionados artigos em inglês e português, cruzando os descritores “Nitazoxanida”, “caracterização” e “formulação” combinados entre si. Evidências científicas descrevem a NTZ como uma molécula de baixo peso molecular, melhor absorvida em pH ácido, que sofre desacetilação originando seu metabólito ativo, a Tizoxanida. Estudos relatam sua aplicação frequentemente em doenças por Giardia lamblia, Entamoeba histolytica e Cryptosporidium parvum, além de infecções por protozoários, helmintos, bactérias gram negativas e positivas e possuir propriedades antivirais, estando relacionado a sua descoberta recente na COVID-19, inclusive associada a outros fármacos. Assim, sistemas como lipossomas, nanopartículas, microesferas, comprimidos de liberação controlada foram relatados como potencializadores veículos na liberação do fármaco, além de possibilitar melhoria nos seus aspectos físico-químicos. Portanto, a NTZ representa uma molécula com grande potencial de aplicação e reposicionamento, abrangendo inúmeras possibilidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Favarão, J., D. C. R. S. Oliveira, M. G. Rocha, M. M. Zanini, and M. A. C. Sinhoreti. "Absorção Fotônica de Diferentes Fotoiniciadores de Acordo com a Atenuação da Irradiância de Fotoativadores Multiwave Através de Cerâmicas." Journal of Health Sciences 19, no. 5 (February 23, 2018): 120. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p120.

Full text
Abstract:
O objetivo neste estudo foi avaliar a transmissão de luz através de uma peça cerâmica utilizando um fotoativador multi-wave e sua eficiência quanto a absorbância de diferentes sistemas fotoiniciadores. Para tanto, a absorbância dos fotoiniciadores canforquinona (CQ) e TPO foi avaliada por meio de espectrofotometria UV-vis. Um fotoativador multi-wave foi avaliado quanto a sua irradiância e emissão espectral nos comprimentos de onda violeta (380-420nm) e azul (420-495nm) por meio de espectrofotometria. Essa caracterização também foi realizada através de uma peça cerâmica com 0,5mm de espessura e de um cimento resinoso com 0,3mm de espessura. Na análise de absorbância, a CQ absorveu luz dentro do espectro azul com pico de absorção em 468nm e o TPO, dentro do espectro violeta com pico de absorção em 380nm. O fotoativador emitiu 1218mW/cm2 sendo que, 903mW/cm2 dentro do espectro azul e 265mw/cm2 dentro do espectro violeta. Com a interposição da cerâmica e do cimento, houve uma atenuação da emissão total de 65% (424mW/cm2), sendo 57% (406mW/cm2) para o espectro azul e 93% (18mW/cm2) para o espectro violeta. Dessa forma, foi possível concluir que para fotoativação de peças cerâmicas, a irradiância emitida pelos fotoativadores sofre grande atenuação, sendo realmente necessário o aumento do tempo de exposição para eficiência de polimerização de materiais que contenham CQ. Entretanto, a irradiância emitida por fotoativadores multi-wave não seria capaz de ativar fotoiniciadores com absorção no espectro violeta em situações de cimentação de peças cerâmicas.Palavras-chave: Fotoiniciadores Dentários. Polimerização. Cimentação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Monteiro, Aliny Abreu de Sousa, Ana Rosa Richter, Jeanny da Silva Maciel, Judith Pessoa Andrade Feitosa, Haroldo César Beserra Paula, and Regina Célia Monteiro de Paula. "Efeito da modificação química na solubilidade e intumescimento de microesferas à base de goma do cajueiro carboximetilada e quitosana." Polímeros 25, spe (December 2015): 31–39. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.1779.

Full text
Abstract:
Resumo Esferas de goma do cajueiro carboximetilada e quitosana foram produzidas via complexação polieletrolítica. As esferas foram modificadas quimicamente de modo a obter-se sistemas estáveis em meio ácido e que apresentassem uma resposta de intumescimento diferenciado frente à variação de pH. As esferas foram modificadas por reacetilação da quitosana e por reticulação com epicloridrina, glutaraldeído e genipina. As esferas reticuladas foram caracterizadas por meio de técnicas como: espectroscopia de absorção no infravermelho, análise termogravimétrica, microscopia eletrônica de varredura e quanto à solubilidade em pH 1,2 e ao intumescimento. As esferas de goma do cajueiro carboximetilada e quitosana reacetilada, e as esferas reticuladas com epicloridrina apresentaram baixa resistência à dissolução em pH 1,2. Entretanto, as esferas reticuladas com glutaraldeído e genipina apresentaram resistência à dissolução e baixo coeficiente de difusão. As esferas reticuladas com genipina apresentaram um grau de intumescimento maior do que as esferas reticuladas com glutaraldeído nas concentrações de 3% e 5% (massa/volume). As esferas reticuladas com genipina apresentaram intumescimento responsivo à variação de pH e estabilidade em pH 1,2, indicando que esses sistemas possuem potencial para uso em sistemas de liberação controlada de fármacos por via oral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Custodio, Rogério, André Severo Gomes, and Lucimara Ramos Martins. "Postulados da mecânica quântica." Revista Chemkeys, no. 3 (September 17, 2018): 1–5. http://dx.doi.org/10.20396/chemkeys.v0i3.9638.

Full text
Abstract:
A compreensão da natureza das propriedades de átomos, moléculas e sistemas mais complexos está diretamente relacionada com a distribuição e o comportamento das partículas microscópicas que os constitui. Diversas evidências experimentais sugeriram que a estrutura de átomos e moléculas não poderiam ser explicadas por princípios baseados na mecânica clássica. Experimentos, tais como: a radiação do corpo negro, capacidade calorífica e espectros atômicos e moleculares, sugeriam que os processos de absorção ou emissão de energia só poderiam ser explicados admitindo-se que a energia envolvida nesses processos seria quantizada e não contínua, como prevê a mecânica clássica. A nova mecânica criada para conciliar os aspectos observados com a hipótese de quantizações de determinadas propriedades microscópicas foi denominada de Mecânica Quântica. Duas versões dessa nova mecânica foram formuladas pelos físicos Erwin Schrödinger e Werner Heisemberg, em trabalhos e métodos matemáticos diferentes, porém equivalentes. A teoria especifica quais são as leis que as partículas de qualquer sistema microscópico obedecem. Observa-se que há uma relação com a teoria de Newton para o movimento de sistemas macroscópicos (princípio da correspondência), sendo a teoria de Newton um caso particular (no limite macroscópico) das equações de Schrödinger, assim como a teoria da relatividade de Einstein é uma generalização que inclui a teoria de Newton como um caso especial, no limite de baixas velocidades. O modelo de Schrödinger está fundamentado em alguns postulados que são descritos a seguir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Vasconcelos, Camila. "Judicialização da medicina: diálogos entre os poderes médico e judiciário." Revista de Direitos e Garantias Fundamentais 18, no. 3 (December 29, 2017): 65–92. http://dx.doi.org/10.18759/rdgf.v18i3.1159.

Full text
Abstract:
Trata-se de escrita teórica que partiu da premissa de judicialização na relação médico-paciente como perspectiva litigante excessiva, apontando uma substituição de poderes tendo em vista uma possível falência no âmbito dialógico entre os sujeitos, conforme a noção sponvilliana de poder. Para tanto, abordou os sistemas de dominação foucaultianos em diálogo com outros autores, identificando contextos de pacientes e, ainda, de médicos como sujeitos também passíveis de identificarem-se com o âmbito de menor poder, quando em perspectivas institucionais e judicantes. Concluiu pela verificação da apontada falência dialógica, concretizada pela manutenção dos sistemas de dominação e agravada pela dificultosa realização de direitos fundamentais na prática cotidiana, compreendendo que o poder médico vive, neste momento, uma discussão sobre a sua necessária relativização e simetria diante do início do desenvolvimento de um novo poder. Assim, a judicialização apresentou-se efetivamente como a materialização dos conflitos provenientes da assimetria na relação, sendo necessário um diálogo adequado ao esclarecimento e à absorção de informações prévias à conduta médica responsável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Silveira, Alexandre, João Luís Mendes Pedroso de Lima, Catarina Dinis, and João Rafael Cardoso Brito Abrantes. "Influência da intensidade de precipitação na geração de escoamento em telhados cerâmicos: experimentos em laboratório sob chuva simulada." Engenharia Sanitaria e Ambiental 23, no. 4 (August 2018): 751–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522018174038.

Full text
Abstract:
RESUMO Os sistemas de aproveitamento de água de chuva baseiam-se na coleta do escoamento de superfícies pouco permeáveis, como telhados e ruas. Esses sistemas são projetados, muitas vezes, com dados de pluviômetros, e não de pluviógrafos, e podem desconsiderar informações importantes da quantidade precipitada disponível para aproveitamento. Neste trabalho foram realizados experimentos em laboratório com simulação de chuvas de baixa, moderada e forte intensidades sobre um telhado cerâmico. As análises indicam que chuvas com intensidade entre 12,8 e 61,6 mm h-1 (moderada a forte) resultam em coeficiente de escoamento superior a 0,9, enquanto em chuvas com baixa intensidade (inferior a 1,2 mm h-1), o coeficiente de escoamento diminui drasticamente, aproximando-se a 0 para intensidades próximas a 0,25 mm h-1. Conclui-se que, para as condições dos experimentos realizados, a absorção de telhas cerâmicas influencia mais na redução do escoamento superficial para chuvas de baixa intensidade do que para chuvas de intensidade moderada ou forte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Porto, Alice Sperandio, Igor Vivian de Almeida, and Verônica Elisa Pimenta Vicentini. "Nanoemulsões formuladas para uso tópico: estudo de síntese e toxicidade." Revista Fitos 14, no. 4 (December 18, 2020): 513–27. http://dx.doi.org/10.32712/2446-4775.2020.1060.

Full text
Abstract:
A Nanotecnologia tem se destacado significativamente em diversas áreas da ciência, em especial, na área farmacêutica. Os nanocarreadores de fármacos apresentam uma alternativa segura e eficaz, apresentando propriedades importantes do ponto de vista farmacoterápico. Sob esse aspecto, destacam-se as nanoemulsões como veículo de fármacos já consagrados. Trata-se de sistemas constituídos por glóbulos bastante reduzidos, em escala manométrica, que podem veicular princípio ativo sendo ainda adequados à distribuição de substâncias ativas na pele, permitindo maior absorção. Dentro deste contexto, o presente estudo de revisão descreve metodologias de síntese de nanoemulsões utilizando para composição da fórmula, extratos e óleos vegetais, medicamentos alopáticos convencionais e nanopartículas metálicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Porto, Alice Sperandio, Igor Vivian de Almeida, and Verônica Elisa Pimenta Vicentini. "Nanoemulsões formuladas para uso tópico: estudo de síntese e toxicidade." Revista Fitos 14, no. 4 (December 18, 2020): 513–27. http://dx.doi.org/10.32712/2446-4775.2020.1060.

Full text
Abstract:
A Nanotecnologia tem se destacado significativamente em diversas áreas da ciência, em especial, na área farmacêutica. Os nanocarreadores de fármacos apresentam uma alternativa segura e eficaz, apresentando propriedades importantes do ponto de vista farmacoterápico. Sob esse aspecto, destacam-se as nanoemulsões como veículo de fármacos já consagrados. Trata-se de sistemas constituídos por glóbulos bastante reduzidos, em escala manométrica, que podem veicular princípio ativo sendo ainda adequados à distribuição de substâncias ativas na pele, permitindo maior absorção. Dentro deste contexto, o presente estudo de revisão descreve metodologias de síntese de nanoemulsões utilizando para composição da fórmula, extratos e óleos vegetais, medicamentos alopáticos convencionais e nanopartículas metálicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Venâncio, A. E. F., K. I. B. Alves, D. M. De Paula, M. M. Moreira, and V. P. Feitosa. "Revisão de Literatura sobre Fotoiniciadores Empregados na Polimerização de Sistemas Adesivos Odontológicos." Journal of Health Sciences 19, no. 5 (February 23, 2018): 29. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p29.

Full text
Abstract:
O objetivo foi analisar diferentes fotoiniciadores para polimerização de sistemas adesivos. A busca de artigos foi realizada nas bases Medline e PubMed, entre 2007 e 2017 utilizando os descritores “Light-Curing”, “Dental Adhesives”, “Photoinitiatiors”. O critério de exclusão foi a avaliação de fotoiniciadores em outras resinas odontológicas como resinas compostas e cimentos. Foram selecionados 6 artigos em inglês. O fotoiniciador mais comum encontrado foi a canforoquinona (CQ), a grande vantagem desta é a ativação com luz visível (azul) que é ativada por qualquer LED. A CQ é amarelada e influencia na estética, além de ser um fotoiniciador do tipo 2, necessitando de amina e sendo mais lenta. Com intuito de diminuir esses efeitos negativos, foram incorporados, em substituição ou associado, outros fotoiniciadores como os óxidos fosfínicos (TPO e BAPO). A CQ quando associada ao TPO apresenta um maior grau de conversão. Além disso, o TPO é branco e mais estético. Com relação ao fotoiniciador borato, foi realizado um estudo com adesivos autocondicionantes e o grau de conversão não foi afetado por nenhum dos monômeros ácidos, representando uma vantagem em relação à CQ/amina. Outro fotoiniciador com grande efetividade é o QTX (xantona), que tem maior eficácia e velocidade de polimerização. Uma desvantagem dos fotoiniciadores alternativos é possuir absorção entre 380-420nm, necessitando de LEDs de última geração. Em conclusão, CQ é um dos melhores fotoiniciadores, porém demonstra uma melhor efetividade com outros fotoiniciadores para polimerizar sistemas adesivos.Palavras-chave: Polimerização. Adesivos Dentários. Fotoiniciadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Ferri, Valdecir Carlos, and Cesar Valmor Rombaldi. "Resfriamento rápido e armazenamento de caquis (Diospyrus kaki, L.), cv. Fuyu, em condições de atmosfera refrigerada e modificada." Revista Brasileira de Fruticultura 26, no. 1 (April 2004): 36–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452004000100011.

Full text
Abstract:
Para aumentar o período de conservação após a colheita de caquis, da cultivar Fuyu, dois sistemas de armazenamento foram estudados: atmosfera refrigerada (AR) e atmosfera modificada (AM). As frutas foram separadas em dois lotes: 1º) resfriamento rápido a 0ºC até que a polpa atingisse 10ºC e, então, armazenadas em AR a 10±0,5ºC e 90±5% UR; 2º) resfriamento rápido a 0ºC até que a polpa atingisse 0,5ºC, para serem armazenadas em condições de AR a 0±0,5ºC e 90±5% de UR e em AM com filme PEBD 80mim a 0±0,5ºC e 90±5% UR. Neste sistema (AM), também se testou o uso de sachet contendo 1g de permanganato de potássio. Através dos resultados obtidos, observou-se que, para o armazenamento de caquis 'Fuyu', por períodos de até 30 dias, a temperatura de 10ºC é eficiente e, para períodos superiores, o emprego de filmes de polietileno de baixa densidade de 80mim, associado com a absorção do etileno, é o mais aficaz. O armazenamento em AR a 0±0,5ºC e 90±5% UR não foi eficiente na conservação dos caquis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Silva-Caldeira, Priscila Pereira, Andressa Castro Terto Vilas Boas, Bárbara Paiva Machado, Diogo Émerson Leite de Carvalho, and Kláudia Maria Machado Neves Silva. "LIBERAÇÃO CONTROLADA DO FÁRMACO MEBENDAZOL A PARTIR DE UMA MATRIZ POLIMÉRICA NATURAL." Iniciação Científica Cesumar 21, no. 1 (June 24, 2019): 37. http://dx.doi.org/10.17765/1518-1243.2019v21n1p37-44.

Full text
Abstract:
Sistemas de liberação controlada de fármacos têm por objetivos principais minimizar a necessidade de doses tóxicas e propiciar melhor controle da liberação do princípio ativo ao longo do tempo quando comparado à forma convencional de administração. Neste trabalho foi preparado um sistema de liberação controlada do fármaco mebendazol (MDZ), que apresenta baixa absorção gastrointestinal pela sua baixa solubilidade em água, a partir de uma matriz polimérica biodegradável formada por alginato de sódio. O teste de intumescimento e a avaliação temporal da liberação do ativo in vitro foram realizados em meio que simula as condições do corpo humano. A avaliação da resistência ao meio fisiológico pela matriz polimérica com MDZ incorporado mostrou que a mesma permaneceu por mais de 72 h no meio fisiológico, enquanto que a avaliação do comportamento de dissolução e liberação do MDZ durante 8 h mostrou-se satisfatória com a liberação do ativo de forma lenta de gradual, o que demonstra o potencial dessa matriz para ser usado como um dispositivo oral de liberação controlada desse fármaco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Canellas, L. P., G. A. Santos, A. A. Moraes, V. M. Rumjanek, and F. L. Olivares. "Avaliação de características de ácidos húmicos de resíduos de origem urbana: I. métodos espectroscópicos (UV-Vis, IV, RMN 13C-CP/MAS) e microscopia eletrônica de varredura." Revista Brasileira de Ciência do Solo 24, no. 4 (December 2000): 741–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832000000400006.

Full text
Abstract:
Foram caracterizados fisico-quimicamente ácidos húmicos, obtidos de composto de resíduos sólidos urbanos (AH-CRSU) e de lodo de estação de tratamento de esgoto (AH-LETE), ambos produzidos na cidade do Rio de Janeiro, por meio da análise da composição elementar, acidez total, de dados espectroscópicos (UV-Vis; IV, RMN de 13C-CP/MAS) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). A análise das características estruturais revelou diferenças entre os AHs estudados. A presença de sistemas aromáticos foi observada por meio da espectroscopia de UV-Vis, indicando sistemas mais substituídos nos AH-LETE. A espectroscopia na região do infravermelho (IV) mostrou a presença de estruturas alifáticas nos AHs e maior complexidade nos sinais de absorção devida a polissacarídeos nos AH-CRSU. Além disso, foram observados grupos OH, COOH, COO-, CO2NH2, e confirmada a presença de sistemas aromáticos. Com a análise de RMN de 13C-CP/MAS, foi possível verificar as diferenças quantitativas nos diferentes tipos de carbono. Os AH-LETE apresentaram maior quantidade de grupos aromáticos e de COOH. A análise de RMN de 13C-CP/MAS também mostrou presença de polissacarídeos, N em aminoácidos e grupamentos OCH3. O conjunto de propriedades avaliadas permitiu indicar que a fração ácidos húmicos dos resíduos é "do tipo" ou "análoga" aos ácidos húmicos de origem pedogênica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Garcia, Renato, and Paula Madeira. "Uma avaliação da difusão de práticas de gestão da produção entre pequenas empresas em sistemas locais de produção." Production 23, no. 1 (June 5, 2012): 20–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132012005000038.

Full text
Abstract:
Há uma preocupação crescente na literatura acerca dos principais determinantes da competitividade das empresas de pequeno e médio porte. Uma importante contribuição nesse sentido tem sido a consideração de que os sistemas locais de produção (comumente chamados no Brasil de APL) são capazes de propiciar benefícios que reforçam o aprimoramento produtivo dessas empresas. Com base nessa premissa principal, este trabalho tem o objetivo de investigar os efeitos da aglomeração no aprimoramento produtivo das pequenas empresas, através da análise do processo de difusão de práticas e ferramentas de gestão da produção em sistemas locais. Para tanto, o estudo contempla os resultados de um extenso levantamento de dados realizado em 42 empresas de pequeno porte, localizadas na aglomeração de produtores de calçados da cidade de Franca, no Estado de São Paulo. O estudo investigou a existência de processos de aprimoramento produtivo nas pequenas empresas locais e as principais fontes de informação para a difusão dessas práticas. Os resultados indicaram que a aglomeração das empresas no sistema local é capaz de contribuir para que elas adotem novas práticas de gestão da produção, seja por meio de mecanismos deliberados de difusão de novos conhecimentos entre os agentes, seja por meio da circulação espontânea de informações, típicas dessas estruturas produtivas localizadas. Além disso, foi possível verificar que o nível de apropriação desses benefícios dependeu dos conhecimentos já existentes na empresa, ou seja, de sua capacidade de absorção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Ronchi, Cláudio Pagotto, José Márcio de Sousa Júnior, Wellington Luiz de Ameida, Daniela Silva Souza, Natália Oliveira Silva, Leandro Barbosa de Oliveira, Antonia Miriam Nogueira de Moura Guerra, and Paulo Afonso Ferreira. "Morfologia radicular de cultivares de café arábica submetidas a diferentes arranjos espaciais." Pesquisa Agropecuária Brasileira 50, no. 3 (March 2015): 187–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2015000300001.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar as respostas morfológicas do sistema radicular de quatro cultivares de café arábica submetidas a diferentes arranjos espaciais. Os espaçamentos adotados foram os de 0,40, 0,50, 0,60, 0,70 e 0,80 m entre plantas na linha, tendo-se mantido fixo 3,8 m na entrelinha. Aos 27, 35 e 39 meses após o transplantio, foram coletadas amostras de solo+raízes em três posições em relação aos caules das plantas e três profundidades. As raízes foram lavadas, coloridas, digitalizadas e processadas com o programa Safira. A cultivar Tupi RN IAC 1669-13 apresentou sistema radicular com características morfológicas relacionadas à absorção de nutrientes e de água superiores às das cultivares Catuaí Vermelho IAC 144, Catuaí Amarelo IAC 62 e Catuaí Amarelo IAC 32, para todos os arranjos espaciais testados. A redução no espaçamento aumenta a abundância de raízes por volume de solo, sem alterar a qualidade morfológica do sistema radicular, nem aprofundá-lo. Os sistemas radiculares das cultivares avaliadas são mais abundantes e apresentam superfície e comprimento específico maiores entre plantas adjacentes, seguidas das posições afastadas a 0,25 e 0,50 m do caule. A proporção de raízes na camada de 0,1 m de profundidade é maior que a na de 0,4 m, para todos os espaçamentos. A variação no espaçamento entre plantas na linha altera a morfologia do sistema radicular do café arábica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silva, Vagner Gonçalves da. "LEGBA NO BRASIL - TRANSFORMAÇÕES E CONTINUIDADES DE UMA DIVINDADE." Sociologia & Antropologia 9, no. 2 (August 2019): 453–68. http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752019v925.

Full text
Abstract:
Resumo Neste artigo apresento as transformações e continuidades do culto no Brasil a Legba, entidade africana de origem fon-ewe, com especial atenção a sua prática no tambor de mina maranhense. Parto do processo de reinterpretação feito pelos europeus dessa entidade na África e como esse processo se estendeu ao Brasil por ocasião da Diáspora Africana ocasionada pela escravidão. Meu argumento central é que esse processo de trocas estendido para as Américas ganhou novos interlocutores e complexidade ainda maior afetando os vários sistemas em contato. Se, por um lado, o trabalho da conversão obrigatória propiciou a demonização de Legba, por outro lado, certas características de Legba possibilitaram uma absorção do catolicismo segundo os princípios cosmológicos da mitologia africana de origem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Fontoura, Luiz Fernando Mazzini. "A GEOGRAFIA RURAL E A RENDA DA TERRA." Para Onde!? 13, no. 1 (July 6, 2020): 21–45. http://dx.doi.org/10.22456/1982-0003.97103.

Full text
Abstract:
Resumo: Este trabalho visa relacionar o modo de vida no meio rural e a renda da terra. Para isto examina alguns autores da Geografia Rural sobre o conceito de modo de vida e a relação com as transformações das populações e meio. A base da identificação ou visualização dos segmentos rurais é a utilização dos sistemas de produção, ou seja, o nível de absorção de técnicas e especialização da produção. Deste ponto, parte-se para uma discussão sobre a renda fundiária em vários autores, procurando ressaltar a influência dos agentes causadores de diferenciação sobre a população, exemplificando-se alguns casos. Conclui-se com um quadro síntese da relação entre os fatores determinantes da renda, alta e baixa, e as condições de adaptação dos segmentos populacionais relacionados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Furtado, André Tosi, and Adriana Gomes Freitas. "Nacionalismo e Aprendizagem no Programa de Águas Profundas da Petrobras." Revista Brasileira de Inovação 3, no. 1 (August 17, 2009): 55. http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v3i1.8648892.

Full text
Abstract:
O presente trabalho avalia os impactos econômicos resultantes de diversas formas de aprendizado que derivaram da execução de projetos tecnológicos nacionalistas. Esses projetos visavam o desenvolvimento e o domínio local de tecnologias estratégicas para o País. Toma-se como exemplo o programa de capacitação tecnológica em sistemas de produção para águas profundas da Petrobras, o Procap 1000, promovido pela Petrobras, entre 1986 e 1992. Apoiando-se em estudo anterior de avaliação dos impactos econômicos diretos e indiretos do programa (Furtado et al., 1998), foi escolhida uma amostra de sete projetos de cunho nacionalista que se caracterizam, de forma geral, por não terem sido bem-sucedidos do ponto de vista comercial. O argumento central deste trabalho consiste em que esses projetos, apesar do revés comercial, estiveram na origem de importantes processos de aprendizagem na empresa, os quais redundaram em significativos impactos econômicos indiretos. A descrição dos projetos mostra como a aprendizagem resultante do programa foi reaproveitada possibilitando a efetivação dos impactos econômicos. Os dados do estudo de avaliação de impactos econômicos da amostra de projetos do Procap 1000 revelam que os impactos econômicos superaram em mais de sete vezes os custos dos projetos. O trabalho destaca a importância da capacidade de absorção para o processo de aprendizagem. A partir de estudos de caso é proposta uma tipologia de seis formas distintas de capacidade de absorção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography