To see the other types of publications on this topic, follow the link: Sistemas de representação proporcional.

Journal articles on the topic 'Sistemas de representação proporcional'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Sistemas de representação proporcional.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Hermens, Ferdinand A. "O CAVALO DE TRÓIA DA DEMOCRACIA (THE TROJAN HORSE OF DEMOCRACY)." E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 9, no. 19 (2016): 7–38. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v9i19.282.

Full text
Abstract:
O artigo compara os sistemas eleitorais proporcional e majoritário. Traça vantagens e desvantagens entre os sistemas, a partir de uma reflexão básica quanto ao papel do Parlamento (representação, deliberação, decisão). Analisa diversas situações históricas nas quais foi adotado o sistema de representação proporcional e suas consequências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Iribure Júnior, Hamilton da Cunha, and Felipe Faria Mortimer Cunha. "CRISE DE REPRESENTAÇÃO? UMA ANÁLISE CONTEMPORÂNEA DO CONTEXTO POLÍTICO-ELEITORAL BRASILEIRO." Revista Contemporânea 3, no. 1 (2023): 67–86. http://dx.doi.org/10.56083/rcv3n1-004.

Full text
Abstract:
É comum, atualmente, se falar em crise de representação no que se refere aos representantes do poder legislativo brasileiro, em especial no que tange à Câmara dos Deputados. Porém, visa-se demonstrar, através do método analítico, que o que se denomina crise de representação nada mais é do que uma crise de modelo de representação, um processo que vem ocorrendo desde o século XVIII. Para tanto, com base nos estudos de Bernard Manin e do cientista político Jairo Nicolau, propõe-se a realização de uma análise comparativa entre outros sistemas eleitorais e o modelo proporcional, em especial quanto ao modelo brasileiro. Com base nisso, a tese que se apresenta é a de que as recentes alterações na Constituição e na legislação eleitoral, somadas a alguns ajustes no sistema proporcional brasileiro são suficientes para solucionar algumas distorções apresentadas por este modelo. Além disso, as discussões quanto a uma suposta crise de representação acabam por ocultar problemas mais relevantes, que se relacionam muito mais ao controle da informação e à autonomia de grupos sociais do que a falhas no modelo proporcional, propriamente dito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gibson, Edward L., Ernesto F. Calvo, and Tulia G. Falleti. "Federalismo realocativo: sobre-representação legislativa e gastos públicos no hemisfério ocidental." Opinião Pública 9, no. 1 (2003): 98–123. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-62762003000100004.

Full text
Abstract:
Este artigo trata da economia política do federalismo e a questão básica examinada é se a sobre-representação de territórios (estados e províncias) nas legislaturas nacionais dos sistemas federais afeta a distribuição territorial dos gastos públicos dos governos federais. A hipótese testada é que afeta e a sobre-representação territorial produz uma distorção dos gastos federais que beneficia as populações que vivem em territórios sobre-representados. Para captar essa conexão entre sobre-representação territorial e a distribuição não-proporcional de fundos públicos foi introduzida uma distinção conceitual: os países em que essa conexão existe são identificados como casos de federalismo realocativo, enquanto que os países com padrões territoriais de gastos públicos que são proporcionais à população são identificados como casos de federalismo proporcional. Os argumentos baseiam-se em dados subnacionais dos quatro maiores países federais do hemisfério ocidental: Estados Unidos, Brasil, México e Argentina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sousa, João Pedro Martins de. "Partidos políticos e democracia:os efeitos das cláusulas de barreira e de desempenho sobre as dinâmicas partidária e eleitoral." Revista Estudantil Manus Iuris 2, no. 1 (2021): 101–15. http://dx.doi.org/10.21708/issn2675-8423.v2i1a10239.2021.

Full text
Abstract:
Ao longo do século passado, os partidos políticos se tornaram cada vez mais importantes à representação no interior dos sistemas eleitorais democráticos, em particular daqueles que adotam o modelo proporcional, que tendem ao multipartidarismo, diferentemente do modelo majoritário, que tende ao bipartidarismo. Essas inclinações contrárias apresentadas pelos dois modelos se justificam pelo modo em que os votos concedidos são convertidos em mandatos: no sistema majoritário, o objetivo é eleger aquele que obtenha mais votos numa eleição, descartando-se todos os demais dados aos demais; já no sistema proporcional, existem preceitos que procuram assegurar que a divisão de cadeiras em disputa seja dividida se considerando a votação obtida pelos partidos ou coligações competidores, na tentativa de tornar a representação o mais equivalente possível ao eleitorado. Diante do fenômeno da fragmentação partidária, que aparenta ser inerente ao sistema proporcional, foram elaborados instrumentos para delimitar o grau de multipartidarismo, de modo que fossem equalizadas a representação proporcional e a governabilidade, dos quais se destacam dois: a cláusula de barreira e a cláusula de desempenho. Apesar de serem frequentemente utilizados como sinônimos, os institutos referidos possuem objetivos diferentes. Nesse contexto, o presente trabalho busca analisar as diferenças existentes entre “cláusula de barreira” e “cláusula de desempenho”, explicitar seus efeitos diretos e indiretos sobre as dinâmicas partidária e eleitoral e enfatizar qual delas foi instituída no Brasil por meio da Emenda Constitucional n° 97/2017, símbolo da última reforma política realizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dutra Aydos, Eduardo, and Leonidas Xausa. "Sistema eleitoral misto ou voto distrital puro." Revista Debates 17, no. 3 (2023): 89–102. http://dx.doi.org/10.22456/1982-5269.137285.

Full text
Abstract:
O presente texto se propõe a comparar o sistema eleitoral misto, majoritário e proporcional, originalmente proposto pela Comissão do Ministério da Justiça, e o projeto de lei encaminhado ao Congresso Nacional pelo presidente João Figueiredo. O projeto apresentado pelo presidente da República recebeu profundas alterações, por sugestão de dirigentes políticos do PDS. O projeto de lei sobre o voto distrital misto, apresentado pelo ministro Ibrahim Abi-Ackel, revela, ao ser examinado superficialmente, uma natureza distrital plurinominal disfarçada de proporcional. As principais críticas se referem à possibilidade de diminuição da participação dos filiados nos partidos, aumento das possibilidades de corrupção partidária e negação da premissa da representação proporcional em nível estadual. A proposta resulta na municipalização do pleito, sem se diferenciar significativamente do sistema majoritário distrital puro. O projeto transformaria a eleição em uma disputa entre dois candidatos por partido, mantendo a vinculação dos votos e não alterando a natureza distrital do processo desde a indicação até o preenchimento das cadeiras. Assim, pode-se afirmar que o projeto do ministro Abi-Ackel compromete a representação proporcional e favorece distorções no sistema eleitoral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Miguel, Luis Felipe. "Accountability em listas abertas." Revista de Sociologia e Política 18, no. 37 (2010): 183–200. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782010000300012.

Full text
Abstract:
O artigo discute criticamente a percepção, corrente em estudos sobre o sistema eleitoral brasileiro, de que a representação proporcional com listas abertas é um obstáculo à efetivação da accountability. Tal percepção está, em grande medida, baseada em visões equivocadas sobre a natureza do vínculo eleitoral no Brasil e o sentido da accountability, vista como uma relação entre o eleitor e seu candidato e não entre os constituintes e os representantes. O foco nas deficiências do sistema eleitoral, por outro lado, leva a ofuscar outros aspectos mais importantes para o aprimoramento da representação, relacionados à democratização da informação e ao fortalecimento da sociedade civil. Mesmo os problemas identificados nas listas abertas são melhor enfrentados com a ampliação do debate público e o fortalecimento da sociedade civil, que permitiria aos eleitores aproveitar de forma mais consistente as oportunidade de escolha que lhe são oferecidas, mais amplas do que em outros sistemas eleitorais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bijos, Danilo. "Federalismo e estratégias eleitorais em sistemas proporcionais com lista aberta: o caso do Brasil." Revista do Serviço Público 63, no. 1 (2014): 7–24. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v63i1.85.

Full text
Abstract:
O objetivo central deste artigo é apresentar uma reflexão acerca dos efeitos das relações intrincadas entre o federalismo e o sistema eleitoral brasileiros sobre o comportamento político dos parlamentares. Por um lado, as relações intergovernamentais, sobretudo do ponto de vista fiscal, encontram-se permeadas de conflitos e desequilíbrios. Por outro, o sistema eleitoral e a prerrogativa dos deputados de alterarem as propostas orçamentárias geram incentivos eleitorais que favorecem o localismo. Assim, observa-se um comensalismo institucional entre as relações fiscais intergovernamentais e o sistema de representação proporcional de lista aberta, que produz incentivos para que os deputados com forte dominância municipal se comportem de modo partidário, na arena legislativa, e de modo apartidário, na arena eleitoral. O resultado desse processo é a produção de emendas parlamentares e a provisão indireta de recursos aos estados e municípios que possuem um duplo propósito: a patronagem, que fortalece a relação do parlamentar com suas bases, e as transferências voluntárias, que promovem a descentralização fiscal e figuram como paliativo para a dependência econômica das entidades federativas subnacionais.Palavras-chave: Federalismo. Sistemas eleitorais. Comportamento político
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pereira, Vilma. "COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO, REPRESENTAÇÃO PROPORCIONAL E MINORIA PARLAMENTAR: ESTUDO DE CASO." E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 5, no. 5 (2010): 20–30. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v5i5.65.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é verificar se o direito da Minoria de propor a criação de comissões parlamentares de inquérito – CPIs, é usurpado pela composição das comissões pelo sistema de representação proporcional, que dá à Maioria superioridade de votos nas decisões das CPIs. Trata-se de pesquisa descritiva que teve como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Para tanto, analisa dados numéricos e de conteúdo das notas taquigráficas da chamada CPI da Crise do Tráfego Aéreo, para verificar o uso da palavra pelos membros de cada partido representado na comissão, a votação das propostas oferecidas à CPI e o relatório final. Nos resultados apurados verifica-se que, apesar do contundente uso da palavra pela Minoria e dos requerimentos apresentados, visando responsabilizar órgãos do Governo Federal pela insuficiência na formação dos controladores de vôo e de equipamentos de controle, de irregularidades nos processos licitatórios para construção e manutenção de aeroportos, o resultado da votação é favorável ao Governo Federal pelo voto da Maioria governista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Fábio Augusto, Gustavo Lobato Campos, and Patrick Santos De Oliveira. "Modelagem e Representação de Vehicular Functions." Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 6, no. 1 (2020): 54–63. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v6i1.1419.

Full text
Abstract:
A indústria automobilística está em contínuo crescimento, de tal forma que sua influência no mercado mundial não passa despercebida. Isso se dá, em grande parte, devido às elevadas cifras investidas por parte das montadoras em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Consequentemente observa-se níveis de automação veicular cada vez mais altos, de forma a proporcionar ao condutor, principalmente, mais conforto, comodidade e segurança. Com isso os sistemas desenvolvidos devem atender crucialmente níveis de segurança elevados. E tudo tem início com o projeto das funções veiculares, do inglês, Vehicular Functions (VFs), objeto de desenvolvimento deste trabalho, as quais possuem as mesmas características de um sistema embarcado, mas com uma construção diferente. Para conseguir tal objetivo, ocorre primeiramente a definição das VFs a serem trabalhadas e, a partir de simulações e construções de modelos baseados no Model Based Desgin (MBD), ocorre a validação dos sistemas construídos. Por fim, tem-se a montagem de um protótipo em escala reduzida, com base em circuitos desenvolvidos em simulador online. De acordo com os resultados obtidos, é possível afirmar que os sistemas atenderam às expectativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Hiroi, Taeko. "Sistemas eleitorais e prevaricação no congresso: comparando senadores e deputados brasileiros em casos na suprema corte." Conexão Política 2, no. 1 (2013): 51. http://dx.doi.org/10.26694/rcp.issn.2317-3254.v2e1.2013.p51-78.

Full text
Abstract:
Este artigo contribui para o nosso entendimento da relação entreos sistemas eleitorais e improbidade legislativa ao examinar a questão dovoto individual, da magnitude do distrito eleitoral e da accountability póseleitoral.Estudos que enfatizam a responsabilidade individual do eleitorargumentam que sistemas eleitorais de voto direto, individual, promovemo bom desempenho por parte dos políticos eleitos e restringem sua máconduta ao permitirem que os eleitores identifiquem, monitorem eresponsabilizem os políticos em quem votaram. Outra vertente da literaturaafirma que distritos eleitorais de ampla magnitude asseguram adisponibilidade de bons políticos e competição eleitoral, o que reduziria aprevaricação. À primeira vista, sistemas de voto individual com distritoseleitorais relativamente maiores, como o de representação proporcionalcom lista aberta, parecem combinar os melhores atributos dos sistemaseleitorais, os quais estudos anteriores mostraram diminuir a prevaricação.O estudo presente desenvolve a proposição que, devido aos altos custosde informação para os eleitores que têm à sua disposição muitoscandidatos, sistemas de voto direto com muitos membros por distritoeleitoral acabam por enfraquecer, ao invés de fortalecer a accountability doscandidatos eleitos. Assim, a combinação de voto individual e distritoseleitorais de alta magnitude pode paradoxalmente encorajar a entrada demaus políticos, facilitando a eleição destes e falhando em detê-los em suas más condutas uma vez que tenham assumido seus cargos.Examinando dados sobre prevaricação no Congresso do Brasil, este estudoconclui que os deputados, que são eleitos através de uma lista relativamentegrande em sistema de lista aberta e representação proporcional, são maispropensos a receber notificações judiciais de acusações contra eles quesenadores, eleitos pela regra da pluralidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Hiroi, Taeko. "Sistemas eleitorais e prevaricação no congresso: comparando senadores e deputados brasileiros em casos na suprema corte." Conexão Política 2, no. 1 (2013): 51. http://dx.doi.org/10.26694/rcp.issn.2317-3254.v2i12013p51-78.

Full text
Abstract:
Este artigo contribui para o nosso entendimento da relação entreos sistemas eleitorais e improbidade legislativa ao examinar a questão dovoto individual, da magnitude do distrito eleitoral e da accountability póseleitoral.Estudos que enfatizam a responsabilidade individual do eleitorargumentam que sistemas eleitorais de voto direto, individual, promovemo bom desempenho por parte dos políticos eleitos e restringem sua máconduta ao permitirem que os eleitores identifiquem, monitorem eresponsabilizem os políticos em quem votaram. Outra vertente da literaturaafirma que distritos eleitorais de ampla magnitude asseguram adisponibilidade de bons políticos e competição eleitoral, o que reduziria aprevaricação. À primeira vista, sistemas de voto individual com distritoseleitorais relativamente maiores, como o de representação proporcionalcom lista aberta, parecem combinar os melhores atributos dos sistemaseleitorais, os quais estudos anteriores mostraram diminuir a prevaricação.O estudo presente desenvolve a proposição que, devido aos altos custosde informação para os eleitores que têm à sua disposição muitoscandidatos, sistemas de voto direto com muitos membros por distritoeleitoral acabam por enfraquecer, ao invés de fortalecer a accountability doscandidatos eleitos. Assim, a combinação de voto individual e distritoseleitorais de alta magnitude pode paradoxalmente encorajar a entrada demaus políticos, facilitando a eleição destes e falhando em detê-los em suas más condutas uma vez que tenham assumido seus cargos.Examinando dados sobre prevaricação no Congresso do Brasil, este estudoconclui que os deputados, que são eleitos através de uma lista relativamentegrande em sistema de lista aberta e representação proporcional, são maispropensos a receber notificações judiciais de acusações contra eles quesenadores, eleitos pela regra da pluralidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Litaiff, Orcivan Tomás, and Marcelo Augusto Rebouças Leite. "A FALSA REPRESENTATIVIDADE POPULAR DO SISTEMA ELEITORAL PROPORCIONAL BRASILEIRO." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 11, no. 5 (2025): 807–28. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19063.

Full text
Abstract:
O sistema eleitoral proporcional brasileiro, embora fundamental para a democracia, tem sido alvo de críticas quanto à sua capacidade de garantir uma representatividade justa e equitativa. Este artigo analisa a discrepância entre a representação eleitoral e a participação política efetiva de grupos minoritários, como mulheres, negros e pardos, indígenas, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. A problemática da representatividade no Brasil ocorre por consequência do atual sistema eleitoral, enraizado em políticos e grupos com grande poder econômico, deixando segmentos sociais minoritários, mas não menos importantes sem representantes, e/ou, com poucos que possam fazer a diferença nas decisões políticas. Através de uma abordagem qualiquantitativa, o estudo investiga as causas e consequências da falsa representatividade, avaliando o impacto das políticas de inclusão e a manutenção de uma elite política hegemônica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Oliveira, Ramom Tácio de, Giselle Morais Rocha, and Marcelo da Cruz Trigueiro. "O sistema proporcional eleitoral: comentários à proposta de alteração da legislação." Estudos Eleitorais 17, no. 2 (2024): 230–56. http://dx.doi.org/10.57025/14145146_v17n2_oli.ram.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por escopo abordar a problemática na restrição de acesso, pelos partidos políticos, às vagas eleitorais, na proposta de alteração legislativa sobre o cálculo das sobras eleitorais. Para tanto, apresenta-se, primeiramente, a ideia de representação e de proporcionalidade como bases do sistema proporcional eleitoral vigente no Brasil, bem como os cálculos vigentes no referido sistema. Metodologicamente, utilizou-se de artigos acadêmicos, doutrina, jurisprudência, Constituição Federal e legislação infraconstitucional. Como resultado, apresenta-se uma referência consistente em relação à restrição à proporcionalidade dentro do próprio sistema proporcional eleitoral, na medida em que a proposta legislativa dificulta o acesso às vagas, diante do quociente eleitoral a ser aplicado às agremiações partidárias na distribuição das sobras eleitorais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Enzweiler, Romano José. "Dimensões do sistema eleitoral." Revista Brasileira de Direitos Fundamentais & Justiça 2, no. 3 (2008): 113–38. http://dx.doi.org/10.30899/dfj.v2i3.532.

Full text
Abstract:
A paisagem política de um país democrático é fortemente influenciada por seu sistema eleitoral (DAHL, 2001). Definir a fórmula eleitoral significa balizar as regras do jogo democrático, possibilitando a transformação de votos em cadeiras no Legislativo ou em cargos no Executivo. As opções apresentadas variam entre emprestar maior estabilidade aos governos (majoritaristas) ou representatividade às minorias (proporcionalistas). Um terceiro caminho pretende aproveitar as vantagens de ambos os sistemas: do majoritário, a governabilidade; do proporcional, a representatividade. Designa-o boa parte da doutrina de "distrital misto". Inúmeras propostas sustentam que a fragmentação partidária, traço característico de nosso sistema eleitoral, enfraquece os elos necessários à dignidade democrática e republicana, propondo o distrital misto como forma de reduzir o número de partidos em disputa mas, ao mesmo tempo, sem que se impeça a representação das minorias e dissidências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Carvalho, Valter Rodrigues de. "Constituição, Constituinte exclusiva e reforma do sistema representativo: procedimentos, veto players e mudanças constitucionais." Revista de Informação Legislativa 60, no. 238 (2023): 33–57. https://doi.org/10.70015/ril_v60_n238_p33.

Full text
Abstract:
O artigo analisa a proposta de uma Assembleia Constituinte exclusiva como meio de realizar a reforma da representação política no Brasil. Conclui-se que reforma por essa via é questionável tanto quanto à constitucionalidade quanto à possibilidade de êxito em forjar instituições dotadas de conteúdo qualitativamente superior às criadas pelo constituinte reformador. É equivocado supor que contexto e regras eleitorais que elegeriam uma Constituinte exclusiva levariam ao poder representantes virtuosos, magnânimos e de racionalidade desinteressada, se comparadas ao contexto e às regras que elegem legisladores ordinários. Conclui-se também que as propostas de reformas apresentam dois modelos alternativos: a representação proporcional de lista fechada e a representação distrital mista. Os dois modelos gerariam maiores incentivos à responsabilização dos representantes e à construção de coalizão, mas a primeira teria maior probabilidade de êxito por ser uma reforma incremental
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Agarie, Caio Vinícius Roldão, and Ricardo Utrabo Pereira. "A Reforma do Sistema de Representação a Partir da Identificação dos Problemas Atuais." Revista de Teorias da Democracia e Direitos Políticos 2, no. 2 (2016): 172. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9660/2016.v2i2.1670.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo a investigação da representação proporcional, que é atualmente utilizada como forma de eleição para cargos do legislativo, apontando quais são as vantagens e desvantagens deste modelo. Ocupa-se em sua segunda parte de enumerar os modelos alternativos de reforma, objetivando sanar os problemas de responsabilização da política, bem como aumentar a capacidade cooperativa do legislativo com os outros poderes. Para isso, recorreu-se ao método dialético para confrontar o modelo utilizado com os que poderiam substituí-lo, sem prejuízo do apontamento de problemas que poderiam advir dessa substituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Araújo, Clara. "Partidos políticos e gênero: mediações nas rotas de ingresso das mulheres na representação política." Revista de Sociologia e Política, no. 24 (June 2005): 193–215. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782005000100013.

Full text
Abstract:
O artigo discute a relação entre as chances de acesso das mulheres à representação política, particularmente à representação legislativa, e as formas de sua inserção nos partidos políticos. No primeiro momento, os tipos de representação e o sistema partidário são enfocados como dimensões do sistema político e eleitoral. Em seguida o sistema partidário é mais bem analisado em seus aspectos organizacionais e ideológicos. Com base na análise da literatura que aborda o tema, procura-se refletir sobre alguns condicionantes institucionais desses sistemas que interferem de maneira positiva ou negativa nas chances de as mulheres disputarem e se elegerem pelos partidos. No segundo momento, as experiências recentes de adoção de cotas por sexo para candidaturas proporcionais são inseridas na análise. A partir de pesquisa sobre o caso brasileiro, procura-se observar como as características do sistema partidário e os condicionantes discutidos podem afetar os resultados das cotas. As conclusões destacam que o acesso das mulheres à representação política é condicionado por um conjunto de fatores que ultrapassam a engenharia do sistema político, mas que tal engenharia tem um peso e pode favorecer mais ou menos o ingresso feminino na política. Como a pesquisa sugere, essa influência pode operar, também, sobre a possibilidade de que as cotas sejam assumidas de maneira mais burocrática ou mais efetiva pelos partidos brasileiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Amorim Neto, Octavio, Bruno Freitas Cortez, and Samuel de Abreu Pessoa. "Redesenhando o Mapa Eleitoral do Brasil: uma proposta de reforma política incremental." Opinião Pública 17, no. 1 (2011): 45–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-62762011000100002.

Full text
Abstract:
Este artigo oferece uma proposta de reforma incremental do sistema eleitoral da Câmara dos Deputados. A natureza incremental da proposta se funda na suposição segundo a qual o sistema político é uma arquitetura complexa e delicada, sendo a possibilidade de piorá-lo com mudanças ambiciosas e intempestivas bem maior do que a de aperfeiçoá-lo. A proposta mantém o sistema de representação proporcional com lista aberta, mas altera duas variáveis-chave, uma vez que reduz a magnitude média das circunscrições eleitorais e estabelece uma regra proporcional de distribuição de cadeiras entre partidos coligados. A operacionalização da reforma leva a um novo desenho do mapa eleitoral do país, com circunscrições eleitorais menores dentro de 12 estados. O artigo também apresenta os resultados de um exercício de simulação feito com base nos dados das eleições de 2006 que recalcula a composição partidária da Câmara dos Deputados a partir das regras aqui preconizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Pereira, Silvana Maria Ribeiro. "Cláusula de Barreira da Emenda Constitucional nº 97/2017." Revista de Ciências do Estado 8, no. 1 (2023): 1–18. http://dx.doi.org/10.35699/2525-8036.2023.40991.

Full text
Abstract:
O artigo examina a Cláusula de Barreira instituída pela Emenda Constitucional nº 97/2017 no contexto da democracia representativa constitucional brasileira. Nesse sentido, a presente abordagem tratará sobre a origem, o conceito e as finalidades do instituto da Cláusula de Barreira, bem como explanará sobre a sua evolução histórico-normativa no Brasil, sendo adotado os seguintes marcos temporais: período anterior à Constituição Federal de 1988 (subdividido em outros dois, o Democrático e o da Ditadura após o Golpe Militar de 1964) e período posterior à Constituição Federal de 1988, ou período de redemocratização. Na sequência, serão apontados os fundamentos constitucionais concernentes à representação político-partidária pelo sistema proporcional, para em seguida demonstrar os impactos decorrentes da primeira aplicabilidade da Cláusula de Barreira instituída pela Emenda Constitucional nº 97/2017 no Pluripartidarismo brasileiro no campo de representação político-partidária da Câmara dos Deputados após as eleições proporcionais de 2018. Para tanto, utilizou-se a metodologia dedutiva por meio de pesquisa bibliográfica e doutrinária especializada sobre o tema, assim como o acesso à base de dados oficiais do Estado brasileiro representados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Miguel, Luis Felipe, and Pedro Paulo Ferreira Bispo de Assis. "Coligações eleitorais e fragmentação das bancadas parlamentares no Brasil: simulações a partir das eleições de 2014." Revista de Sociologia e Política 24, no. 60 (2016): 29–46. http://dx.doi.org/10.1590/1678-987316246003.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo discute o impacto das coligações eleitorais na fragmentação das bancadas partidárias na Câmara dos Deputados brasileira. Com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral, sobre as eleições para Câmara dos Deputados em 2014, simulamos e comparamos quatro arranjos alternativos na tradução das votações em cadeiras. A simulação revela que, sem as coligações, tanto o número de partidos com representação na Câmara quanto o índice de fracionarização de Rae cairiam 21%. Ainda que a simulação possua limitações, já que a mudança nas regras mudaria também as estratégias dos agentes políticos, fica demonstrado que o veto às coligações reduziria a dispersão das cadeiras parlamentares, sem implicar a adoção de medidas arbitrárias (como a introdução de uma cláusula de exclusão). Pelo contrário, o banimento das coligações contribuiria para aproximar o sistema eleitoral da lógica que preside a representação proporcional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Santos, Hercules Pimenta. "Etiquetagem e folksonomia: o usuário e sua motivação para organizar e compartilhar informação na Web 2.0." Perspectivas em Ciência da Informação 18, no. 2 (2013): 91–104. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362013000200007.

Full text
Abstract:
Por meio do presente artigo, propomos conhecer e refletir sobre as recentes possibilidades de organização, representação e recuperação da informação proporcionada pelo advento da Web 2.0, tratando, aqui, especificamente, do uso da etiquetagem e da folksonomia. Buscou-se explorar representações conceituais e pretendeu-se compreender as potencialidades destes conceitos baseados em sistemas virtuais de organização e representação informacional. Assim, buscou-se refletir sobre o que leva os usuários a executar a etiquetagem dos recursos da Web e analisar como essa motivação se relaciona com o objetivo de recuperação da informação. A pesquisa apoiou-se em uma investigação teórica, com revisão de literatura sobre indexação, usuários e esquemas de representação do conhecimento na Internet. Geralmente, o que determina a utilização da etiquetagem varia entre as pessoas e os sistemas utilizados. Não é sempre que as etiquetas são atribuídas com o intuito de terem audiência e, por vezes, o que se quer é organizar os próprios dados. Entende-se, por meio deste estudo, que cada indivíduo representa um caso que requer atenção específica. Não é possível estudar, um a um, todos os grupos e perfis de usuários da informação. Faz-se necessário reunir grupos com características similares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Pereira de Moraes, Leonardo Bruno. "Emenda Constitucional nº 97/2017 no Divã." Resenha Eleitoral 25, no. 1 (2021): 199–216. http://dx.doi.org/10.53323/resenhaeleitoral.v25i1.137.

Full text
Abstract:
O estudo a seguir busca identificar o contexto de aprovação da Emenda Constitucional nº 97/2017, analisando a dinâmica imposta pelas escolhas do constituinte originário, quais sejam: o sistema eleitoral de representação proporcional com lista aberta, os distritos eleitorais de alta magnitude e o regime presidencial, que resultaram no presidencialismo de coalização. Sob esse aspecto, compreende-se a recente Emenda Constitucional nº 97/2017 como uma tentativa de aprimoramento do sistema vigente, sem alterações significativas no modo de escolha do Parlamento. Superada a análise contextual, passa-se à concepção da alteração constitucional, indicando dois elementos essenciais: a implementação da cláusula de desempenho e o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais. Diante dessas modificações, faz-se uma análise de suas consequências nas eleições gerais de 2018, quando teve início a aplicação da cláusula de desempenho, assim como nas eleições municipais de 2020, no momento em que entrou em vigor o fim das coligações. Verifica-se, ao final, que a Emenda Constitucional nº 97/2017 tem atendido às expectativas geradas, com uma tendência de redução do número de partidos existentes e uma reestruturação, ainda tímida, das agremiações partidárias, com possibilidades futuras de melhora do sistema de partidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Da Silveira, Luiz Henrique Sousa, Uri Santos De Souza, Gabriela Fidelis De Oliveira, Paulo Victor Vasconcelos Marajó, and José Cavalcante Lacerda Junior. "CONTROLE DE SISTEMA PARA UMA MÁQUINA DE BOLOS." ARACÊ 6, no. 4 (2024): 16766–82. https://doi.org/10.56238/arev6n4-334.

Full text
Abstract:
Este artigo estuda a aplicação de Redes de Petri e Autômatos Finitos para a otimização de sistemas em uma máquina de bolos. As Redes de Petri são empregadas para modelar e visualizar as interações dinâmicas entre os diversos componentes do sistema, fornecendo uma representação gráfica robusta e detalhada dos fluxos de trabalho e processos. Por outro lado, os Autômatos Finitos são utilizados para capturar e representar os estados discretos e as transições do sistema, permitindo uma análise precisa e rigorosa dos comportamentos esperados e possíveis. A integração dessas duas abordagens proporciona uma metodologia abrangente para a otimização operacional da máquina de bolos. As Redes de Petri permitem identificar e analisar pontos críticos e gargalos no sistema, enquanto os Autômatos Finitos facilitam a definição clara dos estados e a gestão das transições entre eles. Essa combinação possibilita uma análise detalhada das interações sistêmicas, permitindo a implementação de melhorias estruturadas e eficientes que resultam em um desempenho otimizado. Além disso, a aplicação conjunta dessas técnicas proporciona uma plataforma flexível e adaptável para a simulação e validação de diferentes cenários operacionais, garantindo que as mudanças implementadas sejam efetivas e sustentáveis. Em resumo, este artigo demonstra como a junção entre Redes de Petri e Autômatos Finitos pode ser explorada para alcançar uma otimização significativa na operação de máquinas de bolos, destacando a relevância e a aplicabilidade dessas ferramentas na engenharia de sistemas complexos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Souza, Amanda Damasceno de, and Maurício Barcellos Almeida. "Comunicação entre sistemas de informação médicos." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 18 (June 12, 2020): e020015. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v18i0.8657089.

Full text
Abstract:
A formulação de definições de termos médicos para uso em sistemas de informação baseados em ontologias é fundamental para a continuidade do cuidado quando um paciente se move entre diferentes unidades médicas. Entretanto, a prática de criar boas definições não é uma tarefa trivial e a literatura não contempla metodologias para tal. Este artigo tem como objetivo apresentar um método que estabelece princípios para sistematização do processo de criação de definições padronizadas, as quais possam para proporcionar a esperada comunicação entre sistema de informação médicos, e, portanto, melhor atendimento ao cidadão. A criação e teste do método foi conduzido no domínio das leucemias, no âmbito do projeto Blood Ontology. Os resultados mostram que definições de entidades biomédicas são definidas por uma variedade de critérios, que nem sempre atendem aos requisitos de representação ontológica para a adequada comunicação entre sistemas médicos. Problemas verificados dizem respeito a identificação de características essenciais de cada entidade e envolvem a circularidade, a intangibilidade e a complexidade em diagnosticar doenças complexas como leucemias. Espera-se que essa experiência possa contribuir para a melhorias nos projetos em que a Ciência da Informação apoia a medicina e os cuidados à saúde na busca por melhor atendimento ao cidadão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Vlaxio, Felipe, and Elionilde Rodrigues de França. "Ópera fashion em Manaus." Revista Informação na Sociedade Contemporânea 6 (May 19, 2022): e27504. http://dx.doi.org/10.21680/2447-0198.2022v6n0id27504.

Full text
Abstract:
O artigo propõe uma base teórico-semiótica para representação descritiva e temática de figurinos de ópera. Trata-se de uma pesquisa vinculada a um projeto institucional desenvolvido na Universidade Federal do Amazonas para criação de um Catálogo Virtual da Ópera Manauara. Tem como objetivo a elaboração de uma ferramenta de representação descritiva e temática para figurinos de ópera. A pesquisa utiliza-se da semiótica da cultura para embasamento teórico da ferramenta proposta. A ficha elaborada foi aplicada a um total de 48 espetáculos de ópera e quatro musicais realizados entre os anos de 1997 e 2011 por ocasião do Festival Amazonas de Ópera. Espera-se, desta feita, contribuir para o resgate e manutenção do patrimônio artístico e cultural da cidade de Manaus, de modo a proporcionar sua recuperabilidade em sistemas de informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Meireles, Fernando, and Luciana Vieira Rubim Andrade. "Magnitude eleitoral e representação de mulheres nos municípios brasileiros." Revista de Sociologia e Política 25, no. 63 (2017): 79–101. http://dx.doi.org/10.1590/1678-987317256304.

Full text
Abstract:
Resumo É argumento corrente na literatura sobre representação política de mulheres que sistemas mais proporcionais aumentam as chances de mulheres serem eleitas. O objetivo deste artigo é testar esta hipótese usando dados dos municípios brasileiros. Explorando uma regra estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2004 e 2008, que fixou o número de vereadores de cada município de acordo com o número de habitantes, utilizamos regressão descontínua (RD) para estimar o efeito causal de uma cadeira a mais na representação política de mulheres nas câmaras municipais. Nossos resultados mostram que este efeito é substantivo: onde havia uma cadeira adicional, quase 40% mais mulheres foram eleitas, e a probabilidade de um município eleger ao menos uma mulher aumentou em cerca de 20 pontos percentuais. Por outro lado, a explicação deste fenômeno contraria as hipóteses da literatura: especificamente, mostramos que uma cadeira a mais aumentou apenas o número de candidatos homens concorrendo, o que fragmentou suas votações e os deixou com desempenhos eleitorais piores. Deste modo, mesmo não tendo suas votações afetadas pelo número de cadeiras, mais mulheres acabaram eleitas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Debtil, Selma Josette Silveira, Luma Alves Lopes, Hugo Leonardo Petla, and Maria Salete Marcon Gomes Vaz. "Uma Ontologia para a cadeia produtiva de sementes." Revista Brasileira de Computação Aplicada 11, no. 2 (2019): 56–63. http://dx.doi.org/10.5335/rbca.v11i2.8945.

Full text
Abstract:
A utilização de processos de rastreabilidade proporciona segurança e qualidade aos produtos. Esses fatoressão importantes para a produção de sementes, cuja a preocupação pela utilização de sementes certificadas efiscalizadas vem crescendo. O objetivo desse artigo é apresentar o desenvolvimento de uma ontologia, comoforma de representar o conhecimento, para garantir a qualidade e melhoria dos processos da rastreabilidade dacadeia produtiva de sementes. Para a construção da antologia, realizou-se o levantamento de leis, regulamentose normativas inerentes a produção de sementes. Foi utilizada a ferramenta Protégé com a combinação dasmetodologias Enteprise, Methontology, On-toKnowledge e do guia Ontology Development 101. Como resultado,foi obtido um sistema de representação de conhecimento com sessenta e nove classes. O roteiro metodológicodessa pesquisa, possibilita a obtenção dos principais termos do domínio e a taxionomia gerada na ontologia, oque possibilita a sua utilização por outros sistemas de rastreabilidade de sementes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Sabbag, Gustavo Reis. "CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO LEGISLATIVA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, DE 2007 A 2010 / CHARACTERISTICS OF THE LEGISLATIVE PRODUCTION IN THE CHAMBER OF DEPUTIES FROM 2007 TO 2010." E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 10, no. 22 (2017): 7–24. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v10i22.300.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é investigar as características e buscar os possíveis condicionantes das leis propostas por deputados e aprovadas no período de 2007 a 2010. Utiliza-se uma metodologia desagregativa que as classifica quanto a sua abrangência, seus efeitos e sua temática. Investiga-se a hipótese de que as leis sejam de abrangência nacional e benéficas, resultado do condicionamento do regime formal de trabalhos. A análise demonstra que a maioria das leis apresentam abrangência nacional e setorial, temática honorífica e efeitos neutros. Argumenta-se que essas características são consequência do controle da agenda parlamentar pelo Executivo e de um sistema de representação proporcional em uma população elevada e que tem regiões de alta magnitude eleitoral, o que atropela a atuação legislativa da Câmara, tornando-a cada vez mais focada em assuntos secundários como nomenclatura de estradas, pontes e prédios públicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Rios, Isaac Rozas, Wagner Junqueira de Araújo, and Marckson Roberto Ferreira de Sousa. "Information architecture and metadata as information representation elements." Informação & Informação 28, no. 2 (2024): 225–49. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n2p225.

Full text
Abstract:
Objetivo: Trabalhar os conceitos, características e atributos dos metadados como elemento de representação da informação, destacando sua importância e os tipos de padrões de metadados mais utilizados nos domínios específicos da Ciência da Informação (CI). Metodologia: Esta pesquisa é de cunho teórico e abordagem qualitativa, realizada através de leitura de fontes bibliográficas e periódicos qualificados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Resultados: Proporciona reflexões sobre conceitos, características e atributos dos metadados, consolidando suas potencialidades e padrões, relacionados especificamente nas áreas da Ciência da informação, ampliando discussões acerca da representação dos recursos informacionais nesses domínios específicos. Conclusões: Com o crescimento significativo dos ambientes digitais e das variedades tecnológicas existentes, cabe aos profissionais da informação analisar e decidir quais os metadados mais adequados para determinado cenário, possibilitando padronização e minimização de esforços nas atividades cognitivas de indexação, bem como, ganho de qualidade operacional e otimização de tempo, proporcionando a interoperabilidade de sistemas e instituições; eficiência e eficácia da gestão; e, compartilhamento e recuperação das informações pelos usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Oliveira Filho, Sileno Fernandes, Amanda Cristiane Gonçalves Fernandes, Igo Marinho Serafim Borges, et al. "Uso da ferramenta SIG para o monitoramento no desenvolvimento de culturas na região do semiárido paraibano." Research, Society and Development 11, no. 4 (2022): e53611427728. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i4.27728.

Full text
Abstract:
O principal objetivo dessa pesquisa é análisar de forma preliminar da região Cariri Ocidental Paraibano, para se detectar quais seriam os possíveis tipos de culturas que podem ter maior viabilidade de desenvolvimento agrário na região estuda, tomando como base uma área localizada no semiárido paraibano. Como metodologia aplicada nessa pesquisa foi utilizado o programa de mapeamento SIG, Um sistema de informação geográfica, também conhecido como GIS, é um sistema de hardware, software, informação espacial, procedimentos computacionais e recursos humanos que permite e facilita a análise, gestão ou representação de informação geográfica. Os principais resultados obtidos foram além de conseguir mensurar quais culturas mais adequadas através de analises de mapas temáticos com características capazes de dar informação com certa antecipação e confiabilidade. Tendo uma boa avaliação sistematica do ambiente estudado com o propósito de aplicar nesses solos estudados sistemas de correções ou culturas coniventes aos seus nutrientes encontrados através da pesquisa. Conclui-se que, o uso do SIG proporciona uma concepção mais detalhada e cuidadosa de qual tipo de cultura pode ser aplicado a uma área de estudo, tendo como proposito melhor qualidade agrícola e melhor desempenho ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Brito, Maria Leticia Juliano Diniz. "A REPRESENTAÇÃO DAS MINORIAS: ANÁLISE DO DEBATE DESENVOLVIDO POR FRANCISCO BELISÁRIO SOARES DE SOUZA E JOSÉ DE ALENCAR." PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP 9, no. 2 (2016): 09. http://dx.doi.org/10.18468/pracs.2016v9n2.p09-22.

Full text
Abstract:
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify;"><span style="font-size: 10.0pt;">O artigo analisa </span><span style="font-size: 10.0pt;" lang="PT">as concepções formuladas </span><span style="font-size: 10.0pt;">na segunda metade do século XIX por dois intelectuais brasileiros, Francisco Belisário Soares de Souza e José de Alencar, </span><span style="font-size: 10.0pt;" lang="PT">sobre a representação política das minorias, principalmente no que concerne ao sistema proporcional como mecanismo eleitoral.</span><span style="font-size: 10.0pt;"> Além disso, recorreremos a outros intelectuais, como John Stuart Mill, no qual os dois autores em grande medida se apoiam para fazer as suas discussões, com a finalidade de compreender o debate sobre o tema na época.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; line-height: 150%;"><strong><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%;"> </span></strong></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Martínez, Jorge. "INGENIERÍA DE GESTIÓN DE CALIDAD POR PROCESOS Y LA MEJORA CONTINÚA APLICADA A LOS SISTEMAS DE PRODUCCIÓN DE LAS ORGANIZACIONES EMPRESARIALES COMPLEJAS." Scientia 30, no. 2 (2020): 68–95. http://dx.doi.org/10.48204/j.scientia.v30n2a5.

Full text
Abstract:
La investigación tiene como propósito demostrar que existe una correlación entre las variables de estudio, determinando que la ingeniería de gestión de calidad por procesos depende de la mejora continua, de una manera directamente proporcional, en los sistemas de producción en las organizaciones complejas. Se fundamenta la variable independiente, en la teoría de las restricciones representando a la mejora continua y la variable dependiente normas de calidad ISO:9001 como ingeniería de gestión de calidad por Procesos. Se realizó en cinco empresas y el método de investigación es inductivo, cuasi experimental, empírico con un enfoque cualitativo, que conduce al análisis y revisión bibliográfica, y de artículos científicos. De la población se obtuvo una muestra representativa para poder inferenciar. Se determina la hipótesis a comprobar y se utiliza estadística paramétrica y no paramétrica según las variables de estudio, utilizando programas SPSS para la utilización de estas pruebas estadísticas. Se diseño y elaboro un instrumento de medición documental probando su validez y confiabilidad para obtener los datos y poder analizarlos. Los resultados de los cuadros estadísticos determinaron que existe una correlación entre las variables de estudio en los sistemas de producción de las organizaciones empresariales complejas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Fujita, Mariângela Spotti Lopes, and Sonia Troitiño. "Política de indexação no contexto da política arquivística de preservação digital do Centro de Documentação e Memória da UNESP – CEDEM." PragMATIZES, no. 16 (June 3, 2019): 91. http://dx.doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i16.27982.

Full text
Abstract:
Resumo: O acesso e recuperação de documentos da memória social brasileira é necessário para comprovar a identidade de movimentos político-sociais brasileiros. Para isso, existe uma logística operacional que envolve estratégias metodológicas da arquivística, da indexação, de interoperabilidade tecnológica e de preservação digital. A união dessas estratégias necessita planejamento mediante elaboração de política de indexação para representação documental com finalidade de precisão e revocação na recuperação. Este trabalho, de característica ensaística, propõe uma abordagem sobre as relações existentes entre as políticas de gestão documental e de indexação com o objetivo de refletir sobre a aplicabilidade da elaboração e implementação da política de indexação no âmbito arquivístico do Centro de Documentação e Memória da Unesp. A análise de uma política de indexação realizou-se com a avaliação do contexto da instituição mediante requisitos para a definição de elementos e variáveis influentes tanto na indexação quanto na recuperação. Entre os resultados destacam-se a necessidade de uso de vocabulário controlado e a sistematização do processo de indexação que propiciarão especificidade e/ou exaustividade. Considera-se que os resultados desta análise ensaística têm inovação porque proporciona visão gerencial à sistemas de recuperação da informação e de recursos informacionais em suporte digital para o contínuo aprimoramento dos métodos e instrumentos de representação documental direcionados ao contexto arquivístico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Silva Neto, Carlos Eugênio, and João Wandemberg Gonçalves Maciel. "A era da gestão eletrônica de documentos: o uso de hipertexto na recuperção da informação em arquivos." PontodeAcesso 6, no. 1 (2012): 49. http://dx.doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v6i1.4541.

Full text
Abstract:
Apresenta um protótipo de recuperação de informações eletrônicas – feito a partir do uso de sistemas de hipertextos, em ambientes arquivísticos jurídicos. A hipótese levantada é a de que o hipertexto potencializa a recuperação da informação em arquivos, de onde há de necessitar de abordagens teóricas metodológicas que compreendam a complexidade da organização documental para proporcionar o acesso otimizado a informação registrada em ambientes virtuais. Discute o hipertexto no processo de representação e de recuperação da informação em arquivos jurídicos, uma vez que quando usa o hipertexto o usuário tem a oportunidade de ampliar as ocasiões de produção de sentido e enriquecer sua leitura. Assim, o tipo de pesquisa utilizada pelo presente trabalho, tem o caráter exploratório, insere-se em um campo teórico, mas acenando para um futuro experimento e tem como abordagem o método qualitativo.
 
 
 Palavras-chave: Hipertexto. Recuperação da Informação. Arquivo Jurídico. Informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Radaeski, Jefferson Nunes, and Soraia Girardi Bauermann. "Avaliação da produção polínica de Bromus catharticus Vahl e Guadua trinii (Nees) Nees ex Rupr. (Poaceae) para a interpretação de dados fósseis." Biotemas 29, no. 4 (2016): 9. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n4p9.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n4p9Neste trabalho é apresentada a produção polínica por antera, por flor e por espigueta das espécies Bromus catharicus (campestre) e Guadua trinii (florestal), ambas da família Poaceae, que apresentam a síndrome da polinização divergente. Com o objetivo de averiguar diferenças de produção polínica dependente do sistema de polinização, foram coletadas dez anteras de cada táxon que após maceradas foram contabilizados os grãos de pólen em câmara de Neubauer. As morfologias polínicas também foram observadas sob microscopia óptica para estabelecer relação entre produção-morfologia dos grãos de pólen. A espécie anemófila Bromus catharticus (2.556.000 grãos de pólen por espigueta) apresenta o dobro de produção polínica por antera e por espigueta em relação à espécie com assistência biótica para polinização Guadua trinii (1.716.000 grãos de pólen por espigueta). O tamanho do grão de pólen é inversamente proporcional à produção polínica. A ornamentação microequinada não esperada para espécies anemófilas foi observada nos dois táxons. Os resultados indicam que a frequência de espécies florestais de Poaceae em registros quaternários pode ser subestimada, enquanto táxons campestres de gramíneas são superestimados, interferindo na representação de suas respectivas floras no passado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Almeida, Gabriel Brazão de, and Jacy Soares Côrrea Neto. "Aplicação de tecnologia de realidade aumentada em modelos tridimensionais de arquitetura e engenharia." REVES - Revista Relações Sociais 6, no. 1 (2023): 15344–01. http://dx.doi.org/10.18540/revesvl6iss1pp15344-01e.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve por objetivo aplicar a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) em modelos de arquitetura e instalações prediais utilizados em cursos de arquitetura e urbanismo e engenharia civil. Para tanto, partiu-se do procedimento de Design Science Research para elaborar modelos digitais a partir do software SketchUp, além de sua integração no software Unity3D e Vuforia para gerar modelos de RA. Adicionalmente, foi elaborado um recurso educacional aberto explicando os procedimentos para elaboração de RA utilizando os softwares mencionados. Os resultados mostraram que a RA pode contribuir para o ensino nas áreas supracitadas, isso porque em contraste aos meios tradicionais de representação e visualização, a RA é uma tecnologia de baixo custo que proporciona melhor simulação e visualização de projetos e seus elementos construtivos, bem como mostra a sua relevância para diversos usos como apresentações de projetos, de maquetes virtuais e compreensão de elementos e sistemas construtivos de maneira mais aprofundada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Lopes, Tamires Muniz Avelar da Silva, Maria Conceição Oliveira Costa, Christianne Sheilla Leal Almeida Barreto, et al. "Cenário epidemiológico dos casos de HIV-AIDS na adolescência e juventude no estado da Bahia." Revista Eletrônica Acervo Saúde 15, no. 2 (2022): e9563. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e9563.2022.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar casos soropositivos e delineamento espacial, para registros de HIV/AIDS, entre adolescentes e adultos jovens, no Estado da Bahia, 2014 a 2019. Métodos: Estudo descritivo, seccional, que envolve a juventude de ambos os sexos, entre 15 e 29 anos. Dados secundários foram coletados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), variáveis agrupadas em: sociodemográficas; via de transmissão; categoria de exposição; evolução do caso. Para sistematização e análise, foram utilizados: software estatístico SPSS versão 17; programa Microsoft Office Excel (versão 2013), para representação gráfica; Tabwin para descrever padrão de distribuição dos casos por municípios. Resultados: Média de idade 23,8 anos, maior proporção de casos entre 20 e 29 anos, maioria masculina, baixa escolaridade. Principal transmissão via sexual. Expressiva proporção masculina, para exposição homossexual, predominância feminina para heterossexual, baixas proporções (<7%) de coinfecções. Análise geoespacial apontou baixas prevalências de registros no primeiro triênio, com aumento de notificações, no segundo triênio (25 a 76%) na capital (Salvador) e quatro municípios das regiões Sul e Extremo Sul, sede de Núcleos Regionais de Saúde. Conclusão: Perfil epidemiológico predominantemente masculino apresentando maior exposição homosexual, maior proporção entre 20 e 29 anos, baixa escolaridade, geograficamente sinalizou aumento proporcional de casos notificados no segundo triênio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Alves, Maria da Conceição Amaral, Liliane Lopes Machado, and Kéren Cássia Alves dos Santos Monteiro. "A importância da monitoria na disciplina de sistema geométrico de representação." Revista Geometria Gráfica 5, no. 2 (2021): 19. http://dx.doi.org/10.51359/2595-0797.2021.252734.

Full text
Abstract:
A monitoria desenvolve autonomia e contribui de maneira contundente no processo de formação acadêmica e profissional. Neste artigo, relata-se a experiência de duas alunas-monitoras e respectiva atuação na disciplina de Sistema Geométrico de Representação que faz parte do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana, sob a orientação da professora. Compreende-se que esta disciplina fornece subsídios para outras áreas que compõem a grade curricular do curso e que a monitoria é vista como um recurso pedagógico no processo de aprendizagem. O artigo se fundamenta na pesquisa descritiva e bibliográfica, buscando maior aproximação com a temática quanto ao seu significado, através de produções em livros, artigos e dissertações. Durante todo o período de monitoria, a qual se encontra em andamento, evidencia-se a relevância da experiência, pois além de proporcionar um crescimento pessoal e profissional, proporciona uma visão clara da realidade docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Victorino, Marcio De Carvalho, Luiz Martins, Maristela Holanda, and Rodrigo Fonseca. "Arquitetura de publicação de dados abertos conectados governamentais da Universidade de Brasília." Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 25 (May 8, 2020): 1–25. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e67665.

Full text
Abstract:
O governo brasileiro tem investido em meios para ampliar a transparência de suas ações incentivando a sociedade a participar ativamente da gestão pública, a fim de incrementar sua eficiência. Esta iniciativa foi consolidada pela Lei de Acesso à Informação que garante o acesso de qualquer cidadão a qualquer informação de interesse público, desde que não seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, proporcionado a disponibilização de um volume massivo de dados oriundos de diversos órgãos da administração pública federal. Esses dados são gerados independentemente, dificultando a realização de integrações, comparações ou combinações de conjuntos de dados de origens diferentes. Então, torna-se necessário a criação de uma arquitetura que auxilie a publicação dos dados descritos semanticamente para promover a integração entre as diversas bases, e dessa forma, facilitar a análise conjunta desses dados. Assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma arquitetura baseada em sistemas de organização da informação e do conhecimento, para dar suporte à publicação de dados abertos conectados. A arquitetura proposta foi desenvolvida utilizando metadados e ontologias para conexão e representação semântica dos dados. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, sendo a pesquisa exploratória, visto que partiu dos estudos dos dados abertos conectados governamentais, de metadados, de ontologias e de Resource Description Framework, para estabelecer um elo entre tais conceitos. Em seguida, formulou-se uma arquitetura de publicação que foi validada por meio de um estudo de caso utilizando dados abertos oriundos dos sistemas de informação da Universidade de Brasília.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Pinto, Júlio Roberto de Souza. "Entre um sistema eleitoral dispersivo e um regramento parlamentar concentrador: O Comportamento dos Deputados Federais." Revista Direito GV 11, no. 2 (2015): 589–622. http://dx.doi.org/10.1590/1808-2432201526.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho procura combinar uma explicação da ação dos deputados federais da 53ª Legislatura (2007-2011), a partir de elementos estruturais, sobretudo as constrições e as potencialidades objetivas inscritas nas estruturas partidárias, com uma compreensão das representações que esses parlamentares fazem da própria conduta. No curso desse processo, busca explicar/ compreender a influência da combinação presidencialismo/ representação proporcional com lista aberta, de um lado, e da combinação de poder de agenda do presidente da República/ centralização dos trabalhos da Câmara dos Deputados nas mãos dos líderes partidários, de outro, sobre o comportamento parlamentar, assim como as ações dos deputados tendentes a reproduzir ou transformar esse estado de coisas. Conclui que as regras políticas vigentes no Brasil têm concorrido para a formação de uma multiplicidade de partidos políticos fracos, com pouca capilaridade social, identidade ideológico-programática e coesão, consistindo de políticos individualistas, particularistas, personalistas e apartidários, bem como de lideranças parlamentares que não conseguem influenciar, de modo decisivo, o comportamento das respectivas bancadas. Em compensação, o governo tem ocupado todos os vazios de poder que os partidos e as lideranças partidárias não têm sido capazes de preencher nas estruturas da Câmara dos Deputados. Valendo-se dos poderosos recursos postos a sua disposição, o governo tem definido a configuração do tabuleiro político da Câmara, não somente cooptando deputados da oposição, mas também determinando a escolha e a manutenção dos líderes das bancadas partidárias que integram sua base de sustentação. A análise comparada das últimas tentativas de reforma do sistema eleitoral-partidário, de uma banda, e de limitação dos poderes de agenda do presidente, de outra, deixa claro que o governo é a grande força mobilizadora das estruturas existentes na Câmara dos Deputados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Sillmann, Thais Akemi, Giovanna Maria Da Silva, Matheus Felipe Maranhão Matos Alves dos Santos, and Demóstenes Ferreira da Silva Filho. "AVALIAÇÃO POR SENSORIAMENTO REMOTO DA FLORESTA URBANA DO BAIRRO VILA MONTEIRO, PIRACICABA, SP." Revista Geociências - UNG-Ser 20, no. 2 (2021): 28. http://dx.doi.org/10.33947/1981-741x-v20n2-4831.

Full text
Abstract:
A floresta urbana proporciona inúmeros benefícios nas cidades, interferindo na qualidade de vida e ambiental. A falta de informações quali-quantitativas sobre a cobertura arbórea é vista como uma barreira para o correto planejamento e monitoramento da arborização de vias públicas. Tecnologias como o sensoriamento remoto são relevantes para a coleta de grande quantidade de dados de forma eficaz, a classificação supervisionada por imagens multiespectrais e Sistemas de Informações Geográficas (SIG) permitem obter descrições mais precisas da floresta urbana. Este trabalho teve por objetivo avaliar a cobertura arbórea viária do bairro Vila Monteiro, localizado em Piracicaba, SP, realizando pela classificação supervisionada a caracterização da floresta urbana do bairro e a descrição da arborização de cada via do local, inferindo a necessidade de plantio e substituição das árvores, por meio da avaliação remota. A classificação supervisionada foi considerada excelente, sendo uma boa representação da realidade. O bairro apresenta 14,91% de área vegetada, com 20 m2/habitante e índice de floresta urbana de 0,72. Há a necessidade de plantio de 653 árvores e substituição de 133 indivíduos nas vias. Considera-se a arborização existente não adequada para o bairro, ou seja, a floresta urbana não cumpre plenamente seu papel ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Cosson, Rildo, and Roberto C. R. Miranda. "Editorial." E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 5, no. 5 (2010): 3. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v5i5.71.

Full text
Abstract:
Em seu quinto número, a E-Legis traz contribuições de autores que conduzem o leitor desde temas internos a sua atuação legiferante até assuntos mais gerais que passam pelo Parlamento enquanto arena política. Na senda do saber legislativo, o foco nas Leis é o mote principal das discussões apresentadas nos artigos. Não se deixa de contemplar, porém, a função institucional de estímulo e promoção da democracia, própria do Poder Legislativo, ao tratar de questões relacionadas às minorias.Assim, Jair Francelino Ferreira abre o rol de temas discutindo as causas das falhas dos procedimentos de alteração das leis e aponta possíveis caminhos para a solução do problema em “A Lei Complementar n. 95/1998 e a técnica de alteração das Leis”. O artigo de Vilma Pereira,“Comissão Parlamentar de Inquérito, representação proporcional e minoria parlamentar: estudo de caso”, analisa dados numéricos e de conteúdo das notas taquigráficas da chamada CPI da Crise do Tráfego Aéreo mostrando que, apesar da participação intensa da Minoria, o resultado da votação é favorável ao Governo Federal pelo voto da Maioria governista. Em uma Passando análise de fundo historiográfico, Mauricio Matos Mendes resgata, pelo método de, “A experiência anarquista no Brasil: algumas anotações sobre as greves de 1917 e suas repercussões na Câmara dos Deputados”. No contexto da atuação macrorregional, Renato Salles Feltrin analisa a importância do Poder Legislativo no Mercado Comum do Sul — Mercosul, principalmente acerca da dificuldade de aplicação do direito acordado entre as nações que compõem o Bloco e da contribuição do Legislativo brasileiro quanto à internalização das regras mercossulinas, em “Lex América: os tratados e o legislativo no Mercosul”. Tratando de uma questão polêmica e apresentando posição particular do autor, não convergente com a desta editoria, mas instigante ao julgamento do leitor, Gabriel Nunes apresenta “Uma discussão sobre os sistemas de cotas”, em que debate o sistema de cotas étnico-racial conforme praticado em universidades brasileiras. Marilene Sow, a seu turno, mostra em “A participação feminina na construção de um Parlamento Democrático”, os caminhos da conquista da cidadania brasileira pelas mulheres nas Assembleia Constituinte de 1933 e Assembleia Nacional Constituinte de 1987. Finalmente, Rildo Cosson, no contexto da onda de profissionalização do servidor público, analisa criticamente o perfil desejado para o profissional do Legislativo em função da criação de escolas do legislativo e da preocupação com a adoção de modernas técnicas de gestão pública, em “A profissionalização dos servidores do legislativo e o curso superior de administração legislativa da UNISUL ”. Boa leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Mainar de Medeiros, Raimundo, Luciano Marcelo Falle Saboya, Manoel Vieira de França, et al. "TEMPERATURAS DECADAIS EXTREMAS E MÉDIA EM SÃO BENTO DO UNA- PERNAMBUCO, BRASIL." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 9 (2021): e29751. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i9.751.

Full text
Abstract:
As temperaturas extremas do ar são mutáveis ao longo do tempo e regiões e possui variação anual quanto às suas características, a analise de períodos curtos, desde que realizados para anos sucessivos de no mínimo dez anos, proporcionar avaliar o comportamento do clima da área. Objetiva-se analisar, temporal e espacialmente, as tendências climáticas, anuais e estacionais, da temperatura máxima, média e mínima do ar em São Bento do Una - PE, no período de 1950-2016, bem como discutir possíveis causas. Espera-se que essas informações possam subsidiar pesquisadores e tomadores de decisão em diversas áreas de atividade, especialmente na agricultura e avicultura. Os dados de temperatura máxima, média e mínima do ar foram estimadas pelo software Estima_T do período 1950-2016 e dividiu-se os referidos dados a cada 10 anos. Utilizou-se da estatística básica para calcular as médias e outros parâmetros relevantes ao desenvolvimento do estudo. A temperatura média é a representação da variabilidade e suas oscilações das temperaturas extremas, qualquer variabilidade nestes elementos as temperaturas médias se adequam as suas oscilações e decorrem dos sistemas sinóticos atuantes na época do período chuvoso e seco tal como dos impactos no meio ambiente e a sua elevação em relação ao nível do mar. Variabilidades climáticas registradas em escala global, regional e local foram constatadas na área estudada, no período de sessenta e seis anos de dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Oliveira do Nascimento, Eduardo. "CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICAS DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM MATEMÁTICA." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 5, no. 1 (2024): e514774. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4774.

Full text
Abstract:
Objetivo: Conhecer as contribuições didáticas das novas tecnologias para o ensino-aprendizagem de Matemática. Método: pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, de revisão bibliográfica do tipo narrativa, cuja fonte de informações foi constituída de livros, artigos científicos e dissertações de Mestrado impressos ou disponibilizados na Internet, em língua portuguesa, publicados entre os anos de 2013 e 2023, que apresentam relação com o tema em tela. Quanto aos artigos científicos e dissertações de Mestrado, usou-se como plataformas de busca Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), SciELO (Scientific Electronic Library Online) e Google Acadêmico, a partir das palavras-chave: Didática, Educação Matemática e Novas Tecnologias. Considerações: A contribuição didática de diversos recursos tecnológicos está comprovada, sendo sua aplicação em sala de aula geralmente muito benéfica, e principalmente nas aulas de matemática, agregando novas possibilidades em termos de sistemas de representação, visualização e interatividade. Verificou-se que as ferramentas tecnológicas não só proporcionam aos alunos uma importante dose extra de motivação, mas que são realmente úteis em muitos aspectos do processo de aprendizagem da matemática. O ensino não pode ser automatizado e o professor não pode ser substituído. Porém, as novas tecnologias abrem espaços nos quais o aluno pode vivenciar experiências matemáticas difíceis de reproduzir com meios tradicionais como lápis e papel.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Medeiros, Raimundo Mainar de, Romildo Morant de Holanda, Luciano Marcelo Fallé Saboya, Wagner Rodolfo de Araújo, Manoel Vieira de França, and Fernando Cartaxo Rolim Neto. "Temperaturas decadais extremas e média em São Bento do Una - Pernambuco, Brasil." Research, Society and Development 10, no. 4 (2021): e40110413726. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13726.

Full text
Abstract:
As temperaturas extremas do ar são mutáveis ao percurso do tempo e regiões e possui variação anual quanto às suas características, a análise de períodos curtos, desde que realizados para anos sucessivos de no mínimo dez anos, proporcionar avaliar o comportamento do clima da área. Tem-se como objetivo avaliar, temporal e espacialmente, as tendências climáticas, anuais e estacionais, da temperatura extremam e média para São Bento do Una - Pernambuco entre 1950-2020, bem como discutir possíveis causas. Espera-se que essas informações possam subsidiar pesquisadores e as autoridades governamentais em diversas áreas de atividade, especialmente na agricultura e avicultura. Os dados térmicos extremos e média foram gerados pelo software Estima_T (1950-2020) e dividiu-se os referidos dados a cada 10 anos. Utilizou-se da estatística básica para calcular as médias e outros parâmetros relevantes ao desenvolvimento do estudo. Os dados das flutuabilidades térmicas do ar auxiliam as tomadas de decisões do meio agropecuário, agronegócio urbano e rural em múltiplas áreas do conhecimento. A temperatura média é a representação da variabilidade e suas oscilações das temperaturas extremas, qualquer variabilidade nestes elementos as temperaturas médias se adequam as suas oscilações dos sistemas sinóticos atuantes na quadra chuvosa e seco tal como dos impactos no meio ambiente e a sua elevação em relação ao nível do mar. Variabilidades climáticas registradas em escala global, regional e local foram constatadas na área estudada, para sessenta e sete anos de dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Lima, Cláudia Simone Madruga, Michel Aldrighi Gonçalves, Zeni Fonseca Pinto Tomaz, Andrea De Rossi Rufato, and José Carlos Fachinello. "Sistemas de tutoramento e épocas de transplante de physalis." Ciência Rural 40, no. 12 (2010): 2472–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782010001200006.

Full text
Abstract:
A physalis (Physalis peruviana) é uma pequena fruta com grandes potencialidades, que, associadas ao seu ciclo curto e às propriedades nutracêuticas, apresenta possibilidade de alto retorno econômico. O objetivo deste trabalho foi avaliar o sistema de tutoramento e a época de transplante mais adequados para o crescimento e a produção de frutos de P. peruviana nas condições edafoclimáticas do sul do Rio Grande do Sul. O trabalho foi desenvolvido em Pelotas, RS, na safra de 2007/2008. O transplante de mudas de physalis foi realizado em duas épocas (época 1, 21/11/2007 e época 2 15/01/2008), sendo as plantas tutoradas em quatro sistemas de condução (sistema "V" invertido, sistema triangular, sistema vertical com bambu e sistema vertical com fitilho), semelhantes aos utilizados na cultura do tomateiro. O delineamento experimental adotado foi de blocos casualizados, com três repetições, sendo cada um representado por dez plantas. Os tratamentos formaram um fatorial 2x4 (épocas de transplante x sistemas de tutoramento). As variáveis analisadas foram: incremento do comprimento e da área da seção do ramo principal, área da seção do ramo principal, produtividade e eficiência produtiva. Foi evidenciado que a primeira época de transplante associada aos sistemas de tutoramento "V" invertido e triangular proporciona melhor desempenho agronômico das plantas de physalis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Simões, Diana. "VOZES PÓSTUMAS ESQUECIDAS DO OUTRO LADO DA HISTÓRIA: A VARANDA DE FRANGIPANI, DE MIA COUTO." Revista Debates Insubmissos 2, no. 7 (2020): 158. http://dx.doi.org/10.32359/debin2019.v2.n7.p158-185.

Full text
Abstract:
Em literatura, a morte é uma construção, a representação de um conceito abstrato. Num cenário mimético, os mortos são incapazes de falar e, certamente, incapazes de escrever livros. No entanto, vozes defuntas têm sido usadas durante séculos para contar histórias, desde a herança grega dos Diálogos dos Mortos, de Luciano de Samósata (século II d.C.), passando pelas Memórias Póstumas de Brás Cubas, do brasileiro Machado de Assis (1881), até aos nossos dias. Através da lente do fantástico, este artigo analisa o uso da narração póstuma ficcional no romance A Varanda do Frangipani, do autor moçambicano Mia Couto, que desafia as convenções narrativas de verisimilitude, ao apresentar uma figura impossível de qualificar de acordo com as leis naturais. Questiono o motivo pelo qual uma voz defunta é mais apropriada para contar uma determinada história, e contesto as limitações da definição de fantástico de Tzvetan Todorov, contrapondo-as com a abordagem mais abrangente de Rosemary Jackson ao fantástico enquanto um tipo de literatura capaz de transmitir mais precisamente o estranho sentimento de deslocalização em relação a certos sistemas políticos e sociais. Sublinho o potencial da narração póstuma enquanto meio de pôr a descoberto e debater temas contemporâneos relevantes de identidade pessoal, política e social, pois, enquanto figura transcendente, este defunto tem a autoridade de revelar a verdade e confessar segredos sobre a sua vida e a dos que o rodeiam. A morte proporciona uma plataforma segura para contar um lado da história das guerras vividas em Moçambique que tinha mantido em silêncio enquanto estava vivo, ao mesmo tempo que lhe permite adquirir postumamente conhecimentos sobre a realidade do seu país e da sociedade em que se insere.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Menêzes, Regilda da Costa Silva, and Enrique López Droguett. "Análise da confiabilidade humana via redes Bayesianas: uma aplicação à manutenção de linhas de transmissão." Production 17, no. 1 (2007): 162–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132007000100012.

Full text
Abstract:
A análise de confiabilidade humana (ACH) estuda a execução das ações humanas em um determinado sistema, considerando suas limitações e os fatores que influenciam no seu desempenho. A literatura apresenta os modelos de ACH de primeira e segunda geração. Esses modelos apresentam algumas deficiências. Dentre elas, destacam-se suposições irreais de independência e simples representação binária de eventos. Diante disso, apresentam uma grande dificuldade na modelagem das ações humanas. Este artigo mostra que modelar ações humanas por redes Bayesianas (RBs) proporciona uma maior flexibilidade às variáveis componentes de um determinado sistema, pois além de permitir uma representação mais realista da natureza dinâmica da interface homem-sistema, também representa a relação de dependência entre eventos e entre fatores de desempenho. Neste artigo, utilizam-se RBs para ACH em atividades de manutenção de linhas de transmissão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Fernandes, Flávia Gonçalves, and Erivan de Paula Santos Neto. "Sistema para Controle de Velocidade de uma Esteira Transportadora Industrial." Abakós 9, no. 1 (2021): 3–25. http://dx.doi.org/10.5752/p.2316-9451.2021v9n1p3-25.

Full text
Abstract:
Dentre as muitas atribuições de um engenheiro eletricista, o controle de sistemas é uma tarefa primordial para o sucesso de um negócio. Esse gerenciamento é fundamental para garantir o controle da produção, reduzir custos, evitar prejuízos e visar lucros. No entanto, gerenciar sistemas de controle é um desafio que pode consumir muito tempo do gestor, inviabilizando outras ações de extrema importância para a produtividade e o crescimento da empresa. Para facilitar esse trabalho, o mercado tem desenvolvido e aperfeiçoado programas que possibilitam esse controle de forma mais simples e funcional. Nessa perspectiva, esse trabalho tem como objetivo utilizar fundamentos de sistemas de controle para ajustar a velocidade desejada de uma esteira transportadora industrial. Para isso, também foram inseridos controladores com ações independentes no sistema: do tipo proporcional (P), proporcional-integral (PI), proporcional-derivativo (PD) e proporcional-integral-derivativo (PID), apresentando os resultados obtidos a partir do desempenho do sistema para cada um dos casos, com suas respectivas discussões e conclusões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Braga, Ricardo De João, and Antonio Teixeira de Barros. "EDITORIAL." E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 9, no. 19 (2016): 3–4. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v9i19.287.

Full text
Abstract:
A Revista E-Legis, em seu esforço continuado de divulgar pesquisas e reflexões de qualidade sobre o Legislativo e a Democracia, traz seu número 19 com quatro seções de artigos, os quais visam tanto o aprofundamento de temas teóricos quanto a aplicabilidade de conhecimentos numa ação de crítica e reconstrução das instituições e práticas políticas.Em seu artigo convidado apresenta um clássico trabalho de F. A. Hermens, intitulado O Cavalo de Tróia da Democracia, traduzido pelo professor André Rehbein Sathler Guimarães. O artigo discute os principais sistemas eleitorais ­– majoritário e proporcional – e suas relações com o funcionamento do Legislativo, questão perene para aqueles que refletem sobre a qualidade da democracia e, tanto mais no Brasil de agora, dedicam esforços a compreender o que seja e o que pode realizar uma “reforma política”.A segunda parte da revista traz um Dossiê sobre tema candente, “A Crise da Democracia Representativa”, coordenado e apresentado pelos professores Júlio Roberto de Souza Pinto, Débora Messenberg Guimarães e Flávia Lessa de Barros.Leslie Schwindt-Bayer, em seu Women’s representation and democratic consolidation in Latin America, traça o perfil da participação feminina na política da América Latina, especialmente sua presença nos parlamentos. A autora apresenta a evolução desta representação e discute suas causas e significados.O sistema eleitoral brasileiro é abordado por John M. Carey em Legislative accountability: should Brazil break up its big electoral districts? A perspectiva reformadora do artigo discute os ganhos em accountability se os grandes distritos eleitorais que há hoje – os estados federados – pudessem ser divididos em circunscrições menores, de 4 a 8 deputados.O terceiro número do dossiê, Inovação institucional e opinião pública um estudo sobre a imagem pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, de Mário Fuks, discute tema caro àqueles que militam nas assembleias representativas, qual seja, a capacidade de ações oriundas de um deliberado planejamento burocrático e político modificarem a percepção da sociedade sobre o Legislativo. O impacto positivo, segundo Fuks, é baixo, limitado ao público que interage diretamente com o órgão. Contudo, numa atitude científica prudente, diz que a avaliação conclusiva das inovações institucionais ainda depende da total maturação do processo, ainda não ocorrida.Na seção de artigos livres, Fernando M. R. Bittencourt discute o sempre presente problema orçamentário-fiscal em democracias representativas com o seu Comportamento legislativo e gasto público: as respostas distributivistas ao problema do common pool. Dois clássicos dos estudos legislativos neoinstitucionalistas, David Mayhew e Douglas Arnold, baseiam a reflexão sobre o fenômeno, num profícuo empreendimento analítico.Renon Pessoa Fonseca analisa a construção teórica do controverso pensador alemão Carl Schmitt e sua relação com o nazismo. Em O conflito político em Carl Schmitt e a democracia constitucional discute conceitos centrais do autor, como a polaridade política amigo-inimigo, e ainda reflete sobre a possível recepção de tais conceitos no quadro jurídico-politico atual.A importante questão das relações Justiça-Política ganha uma reflexão específica de Adahilton Dourado Júnior em Jurisdição constitucional e política: um diálogo com Arendt e Agamben. A partir da obra dos dois pensadores, discute a legitimidade das ações judiciárias que “interpretam-reescrevem” a Constituição, sobretudo relacionando-as à ideia da representação.Por fim, na perspectiva de disseminar reflexões práticas e imediatas sobre os Legislativos, a seção Relatos de Experiência traz o artigo Rede de conhecimentos: uma experiência-piloto na gestão de pessoas do Senado Federal, de Paulo Ricardo Meira e Rodrigo Martins Brum. Trata-se da descrição e análise de uma iniciativa do Senado Federal no âmbito da gestão do conhecimento, com vistas a tornar explícito e disseminado o conhecimento de importantes áreas legislativas da instituição.A compreensão dos problemas da sociedade neste início de século XXI dá-se em termos por vezes complexos, muitas vezes trazidos à forma a partir do desconhecido. A democracia e o Legislativo atuais são abordados pela iniciativa de pesquisadores e pensadores que os tentam tornar compreensíveis e, sobretudo, tratáveis. Conhecê-las é a parte de cada um no esforço de mudança e melhoria. Boa leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!